ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA"

Transcrição

1 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 1 II) ELEMENTOS DE HARDWARE: DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM COMPUTADOR 1) CPU - UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES DOS PROGRAMAS ARMAZENADOS NA MEMÓRIA PRINCIPAL. CADA CPU RECONHECE UM DETERMINADO CONJUNTO BE INSTRUÇÕES, ONDE CADA INSTRUÇÃO CORRESPONDE A UM CIRCUITO NA CPU. A UCP TRABALHA EM DOIS ESTADOS DISTINTOS: ESTADO PROBLEMA OU USUÁRIOS E ESTADO SUPERVISOR. NO ESTADO PROBLEMA SÃO EXECUTADAS AS INSTRUÇÕES QUE PODEM SER EXECUTADAS PELO PROGRAMA PROBLEMA, ENQUANTO NO ESTADO SUPERVISOR TODAS AS INSTRUÇÕES PODEM SER EXECUTADAS. 1.1) COMPONENTES DA CPU : ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA EXECUTA AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS E LÓGICAS. POSSUI CIRCUITOS ESPECÍFICOS PARA EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES DE MÁQUINA.

2 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.2 UNIDADE DE CONTROLE: RESPONSÁVEL PELA BUSCA DAS INSTRUÇÕES NA MEMÓRIA, NA ORDEM DE EXECUÇÃO ESPECIFICADA PELO PROGRAMADOR E PELA DECODIFICAÇÃO DAS MESMAS. RELÓGIO: GERA PULSOS ELETRÔNICOS QUE IMPULSIONAM E SINCRONIZAM AS ATIVIDADES DOS ELEMENTOS ATIVOS DA CPU. O RELÓGIO CONTROLA O RITMO DE TRABALHO, CUJA FREQÜÊNCIA DETERMINA A DURAÇÃO DO CICLO DE MÁQUINA, QUE CORRESPONDE AO INVERSO DA FREQÜÊNCIA DO CLOCK O CICLO DE MÁQUINA DE UM PROCESSADOR CUJA FREQUÊNCIA DE CLOCK É 500 MHZ CORRESPONDE A 1 / , OU 0, SEGUNDOS OU 2 NANOSEGUNDOS. REGISTRADORES: SÃO PEQUENAS PORÇÕES DE RAM DE ALTA VELOCIDADE, UTILIZADOS PARA CONTER OPERANDOS, PARA COMUNICAÇÃO ENTRE OS APLICATIVOS E O SISTEMA OPERACIONAL E, PRINCIPALMENTE, PARA CONTER VALORES QUE REPRESENTAM OS ENDEREÇOS LÓGICOS DE MEMÓRIA. OS ENDEREÇOS LÓGICOS SÃO DERIVADOS DE ENDEREÇOS FÍSICOS, E SÃO FORMADOS POR UM ENDEREÇO FÍSICO ASSOCIADO A UM DESLOCAMENTO, OS QUAIS SÃO DETERMINADOS EM MOMENTOS DISTINTOS. A QUANTIDADE, TAMANHO, E NOMENCLATURA DOS REGISTRADORES SÃO ESPECÍFICOS A DETERMINADA FAMÍLIA DE PROCESSADORES. FORMATO DE UMA INSTRUÇÃO : O CÓDIGO DA OPERAÇÃO IDENTIFICA A AÇÃO A SER REALIZADA PELA CPU (SOMA, SUBTRAÇÃO, ETC.) OS OPERANDOS, CUJA QUANTIDADE, TIPICAMENTE, É 1, 2, OU 3 SÃO OS ELEMENTOS QUE SOFRERÃO A AÇÃO EXECUTADA PELA CPU. OS OPERANDOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM:

3 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.3 IMEDIATOS MEMÓRIA, REGISTRADOR EM FUNÇÃO DOS TIPOS DE OPERANDOS UTILIZADOS, AS INSTRUÇÕES SÃO CLASSIFICADAS EM: MEMÓRIA - MEMÓRIA: OS DOIS OPERANDOS ESTÃO EM MEMÓRIA (USO RESTRITO). Ex.: mov x,y MEMÓRIA - REGISTRADOR UM OPERANDO EM MEMÓRIA E OUTRO EM REGISTRADOR Ex.:add rl,y ; add y,rl MEMÓRIA - IMEDIATO UM OPERANDO EM MEMÓRIA E OUTRO IMEDIATO. Ex.: add y,5 REGISTRADOR - REGISTRADOR AMBOS OPERANDOS EM REGISTRADORES. Ex.: add rl,r2 REGISTRADOR - IMEDIATO UM OPERANDO EM REGISTRADOR E O OUTRO IMEDIATO. Ex.:add rl,4 O CICLO DE EXECUÇÃO DE UMA INSTRUÇÃO, OBEDECE AOS SEGUINTES PASSOS : 1) BUSCA DA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA. 2) DECODIFICAÇÃO. 3) CÁLCULO DO ENDEREÇO DA PRÓXIMA INSTRUÇÃO. 4) ENDEREÇAMENTO DOS OPERANDOS. 5) ATIVAÇÃO. 6) VERIFICAÇÃO. 7) ARMAZENAMENTO DOS RESULTADOS. TRÊS ARQUITETURAS DE CPU : A) SISD -SINGLE INSTRUCTION SINGLE DATA (ESCALARES).

4 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PAG. 4 CORRESPONDE A MAQUINA TRADICIONAL DE VON NEUMANN, QUE TEM APENAS UM FLUXO DE INSTRUÇÕES E DE DADOS, EXECUTADO POR UMA ÚNICA CPU E UMA MEMÓRIA. A PRIMEIRA INSTRUÇÃO É BUSCADA NA MEMÓRIA E ENTÃO EXECUTADA, A SEGUIR A SEGUNDA INSTRUÇÃO É BUSCADA E EXECUTADA. PODE-SE OBTER ALGUM PARALELISMO NESSA ARQUITETURA, COM MÁQUINAS PIPELINE. (A EXECUÇÃO DA INSTRUÇÃO É FEITA COMO EM UMA LINHA DE MONTAGEM). ESSA ARQUITETURA CORRESPONDE A UMA MÁQUINA VON NEUMANN COM CARACTERÍSTICA PIPELINE, COM A DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES ENTRE 5 UNIDADES.

5 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.5 B) SIMD - SINGLEINSTRUCTION MULTIPLE DATA (VETORIAL) C) MIMD - MULTIPLE INSTRUCTIN MULTIPLE DATA (MULTIPROCESSADA)

6 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.6 2) BARRAMENTO: FORMADO POR 4 TIPOS DE LINHAS QUE INTERLIGAM OS COMPONENTES. 2.1) LINHAS DE TENSÃO : UTILIZADAS PARA CONDUZIR ENERGIA AOS COMPONENTES. 2.2) LINHAS DE CONTROLE : UTILIZADA PARA INDICAR A DIREÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO DOS DADOS EM RELAÇÃO À CPU, O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA, ETC. 2.3) LINHAS DE DADOS : UTILIZADAS PARA TRÁFEGO DOS DADOS E INSTRUÇÕES ENTRE A CPU / MEMÓRIA /CONTROLADORAS DE ENTRADA E SAÍDA. O TAMANHO (QTDE. DE BITS) DA BARRA DE DADOS ESTABELECE A QUANTIDADE DE BITS QUE A CPU PODE LER OU GRAVAR COM UM ÚNICO ACESSO (TAMANHO DA PALAVRA). QUANDO REFERENCIAMOS UMA MÁQUINA COMO "DE 8 BITS ", "DE 16 BITS", ETC, ESTAMOS REFERENCIANDO O TAMANHO DE SUA BARRA DE DADOS. OS TAMANHOS MAIS COMUNS SÃO : - 8 BITS -16 BITS - 32 BITS -64 BITS. 2.4) LINHAS DE ENDEREÇOS UTILIZADAS PARA TRANSMITIR O ENDEREÇO FÍSICO DE MEMÓRIA OU ENDEREÇO DO DISPOSITIVO ONDE SERÁ FEITA A LEITURA OU GRAVAÇÃO. O TAMANHO (QTDE. DE BITS) LIMITA O TAMANHO MÁXIMO DE MEMÓRIA QUE A CPU PODE ENDEREÇAR, SENDO OS MAIS COMUNS : 2.5) MEMÓRIA: 20 BITS - ENDEREÇAM 1 MB 24 BITS - ENDEREÇAM 16 MB 32 BITS - ENDEREÇAM 4 GB É A PARTE DO COMPUTADOR OSDE ESTÃO OS PROGRAMAS EM EXECUÇÃO E OS DADOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES.

7 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.7 A UNIDADE BÁSICA DE MEMÓRIA É O BIT, QUE PODE CONTER OS VALORES ZERO OU UM E QUE, AGRUPADOS DE 8 EM 8 FORMAM OS BYTES PARA A REPRESENTAÇÃO DE CARACTERES. O BYTE É A MENOR PORÇÃO DE MEMÓRIA ENDEREÇÁVEL (CÉLULA). OS CARACTERES SÃO FORMAOS A PARTIR DE DUAS TABELAS: ASCII E EBCDIC. UNIDADES DE MEDIDAS DE ARMAZENAMENTO EM COMPUTADOR: KILOBYTE = 1024 BYTES MEGABYTE = 1024 KB GIGABYTE = 1024 MB TERABYTE = 1024 GB PETABYTE = 1024 TB EXABYTE = 1024 PB ZETTABYTE = 1024 EB YOTTABYTE= 1024 ZB PARA A REPRESENTAÇÃO DOS CARACTERES DOIS MODELOS SÃO UTILIZADOS: SBCS (SINGLE BYTE CHARACTER SET) - UTILIZADO NO OCIDENTE, ONDE UM BYTE REPRESENTA UM CARACTERE. DBCS (DOUBLE BYTE CHARACTER SET) (PRÉ-UNICODE) - UTILIZADO NO ORIENTE, ONDE CADA CARACTERE É REPRESENTADO EM DOIS BYTES. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MEMÓRIA, COM DIFERENTES UTILIZAÇÕES: RAM - RANDOM ACCESS MEMORY MEMÓRIA VOLÁTIL, UTILIZADA PARA ARMAZENAR PROGRAMAS EM EXECUÇÃO E DADOS ACESSÁVEIS POR ESSES PROGRAMAS. A RAM DIVIDE-SE EM 2 GRUPOS : RAM DINÂMICA E RAM ESTÁTICA (MEMÓRIA CACHE). O TAMANHO MÁXIMO É DETERMINADO PELO TAMANHO DA LINHA DE ENDEREÇOS. PODE SER REFERENCIADA COMO MEMÓRIA REAL OU PRINCIPAL ROM - READ ONLY MEMORY MEMÓRIA APENAS PARA LEITURA, NÃO VOLÁTIL, TAMBÉM CONHECIDA COMO FIRMWARE (HARDWARE PROGRAMADO).

8 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.8 NOS PCs, CONTÉM ROTINAS ESPECIALISTAS DE I/O (MANIPULADORES DE INTERRUPÇÕES) E PROGRAMAS DE PARTIDA DO COMPUTADOR, COMO : ROTINAS DO BIOS : PRINT-SCREEN (05H) SERVIÇOS DE VÍDEO (10H) LISTA DE EQUIPTOS (11H) TAMANHO DA MEMÓRIA (12H) ACESSO A DISCO (13H) PORTA SERIAL (14H) TECLADO (16H) IMPRESSORA (17H) BOOT STRAP (19H) RELÓGIO (1AH) ROM BOOTSPTRAP, POST, SETUP EVOLUÇÃO DAS MEMÓRIAS ROM: ROM - FABRICADAS JÁ COM PROGRAMAÇÃO PROM - PROGRAMMABLE ROM EPROM - ERASEBLE PROM (RAIOS ULTRAVIOLETAS) EEPROM - ELECTRONICALLY EPROM CMOS - COMPLEMENTARY METAL OXIDE SEMICONDUCTOR: CHIP COM MEMÓRIA RAM COM BAIXO CONSUMO DE ENERGIA, ALIMENTADA POR BATERIA, QUE CONTÉM A CONFIGURAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA, A DATA, A HORA, SENHA, ETC. VIRTUAL ÁREA EM DISCO, GERENCIADA PELO SISTEMA OPERACIONAL, QUE FUNCIONA COMO EXTENSÃO DA MEMÓRIA PRINCIPAL. EM SISTEMAS QUE IMPLEMENTAM MEMÓRIA VIRTUAL, QUANDO É SOLICITADA A EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA, ELE PRIMEIRO É CARREGADO PARA A MEMÓRIA VIRTUAL E DAÍ PARA A MEMÓRIA PRINCIPAL, DE ACORDO COM A TÉCNICA DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA UTILIZADA.

for Information Interchange. 6 Memória:

for Information Interchange. 6 Memória: 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann 1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos.

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Aula 03 Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Máquina de Von Neuman Memória Entrada Unidade Central de Processamento

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de computador Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de Von Neuman A arquitetura de computador proposta por Von Neumann é composta basicamente por: Computadores

Leia mais

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA O que são as memórias? Armazenamento Instruções de um programa em execução Dados iniciais dos programas Resultados finais a serem transmitidos a

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática Aplicada Bacharelado em Engenharia de Pesca Flávia Coelho flaviacoelho@ufersa.edu.br 1 Elaborado por Yáskara Menescal e atualizado por Flávia Coelho, em março de 2009

Leia mais

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas IFBA Instituto Federal de Educ. Ciencia e Tec Bahia Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas Arquitetura de Computadores 9 e 10/40 Prof.

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa DCC-IM/NCE UFRJ Pós-Graduação em Informática Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho Introdução Gabriel P. Silva Ementa Revisão de Organização de Computadores Hierarquia de Memória Memória Virtual Memória

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho 2

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro airton.ribeiros@gmail.com Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Eletrônica Digital. Memórias Semicondutoras PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN

Eletrônica Digital. Memórias Semicondutoras PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Eletrônica Digital Memórias Semicondutoras PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Memórias Semicondutoras Os circuitos de memória estão presentes em sistemas computacionais como element de armazenamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4 Cristina Boeres Memória! É um dos componentes de um sistema de computação! Sua função é armazenar informações que são ou serão manipuladas

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 PROGRAMA É um conjunto de instruções LINGUAGEM BINÁRIA INTRODUÇÃO Os caracteres inteligíveis não são A, B, +, 0, etc., mas apenas zero(0) e um (1). É uma linguagem de comunicação

Leia mais

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo Prof. Benito Piropo Da-Rin Usadas predominantemente na MP devido às suas características: Permitem acesso apenas através do endereço. Ocupam pouco espaço. Grande quantidade de bits podem ser armazenados

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1 Computadores Computadores 1 Introdução Componentes: Processador; UC; Registradores; ALU s, FPU s, etc. Memória (Sistema de armazenamento de informações; Dispositivo de entrada e saída. Computadores 2 Introdução

Leia mais

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Componentes principais de um computador Introdução*à*Informática 15 Hardware Conceitos Básicos CPU (Unidade Central de

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

Adriano J. Holanda FAFRAM. 4 e 11 de maio de 2012

Adriano J. Holanda FAFRAM. 4 e 11 de maio de 2012 Memória Adriano J. Holanda FAFRAM 4 e 11 de maio de 2012 Trilha Introdução Hierarquia da memória Memórias RAM Memória ROM Introdução Arquitetura de Von Neumann Memória Aritmética Controle E/S Unidade central

Leia mais

Programador/a de Informática

Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4 SUMÁRIO Memórias Primárias RAM ROM Cache Comunicam diretamente com o processador; Armazenam pequenas quantidades de

Leia mais

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e saída. Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Organização de Computadores Dr. Jorge Luiz e Silva Cap 2 Memória Secundária Memória Principal Memória Secundária - Armazenam informações que precisam ser transferidas para a Memória

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

Computador (arquitetura básica): b

Computador (arquitetura básica): b Hardware É a parte física f de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos, elétricos e magnéticos). Componentes Básicos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

Conceitos e Gerenciamento de Memória

Conceitos e Gerenciamento de Memória Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução Num sistema computacional, temos diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: lsousa@id.uff.br site: http://www.ic.uff.br/~lsousa

Leia mais

Processador. Processador

Processador. Processador Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador

Leia mais

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Sistema de Memórias COMPUTADOR CONTROLE ENTRADA VIA DE DADOS SAÍDA PROCESSADOR MEMÓRIA S E TO R R EC RE CEI TA S T EM S E TO R C A RNE S

Sistema de Memórias COMPUTADOR CONTROLE ENTRADA VIA DE DADOS SAÍDA PROCESSADOR MEMÓRIA S E TO R R EC RE CEI TA S T EM S E TO R C A RNE S Sistema de Memórias COMPUTADOR S E TO R R EC EIT AS 0 16 32 RE CEI TA S 4 8 12 20 24 28 36 40 44 CONTROLE S E TO R T EM PER OS VIA DE DADOS ENTRADA 0 48 52 64 68 80 84 1 56 72 88 2 3 60 76 92 4 S E TO

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa 4. Memórias de Dados e de Programa Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP 4.1 Memórias Semicondutoras Algumas definições Célula: Dispositivo de armazenamento de 1 bit. Palavra:

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Componentes dos computadores CPU; Memórias; Dispositivos de Entrada e Saída (E/S) - Input/Output

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 COMPUTADOR COMPUTADOR Barramento de Endereços: Determina qual a posição de memória que irá ser lida ou escrita (unidirecional). Barramento de Endereços: Transporta o dados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus TIPOS DE MEMÓRIA RAM Random Access Memory E/L Escrita Leitura SRAM Static RAM DRAM Dynamic RAM FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto COMPUTADOR 2 Professor Adão de Melo Neto Modelo Barramento de Sistema É uma evolução do Modelo de Von Newman. Os dispositivos (processador, memória e dispositivos de E/S) são interligados por barramentos.

Leia mais

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Disciplina: Arquitetura de Computadores Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Slide 02 22/05/2017 Introdução à Computação Prof. Cleziel Franzoni da Costa @Cleziel 1 /Cleziel cleziel@hotmail.com cleziel.wordpress.com 42 3 Hardware x Software 4 Hardware x Software 5 Hardware Todo

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache Departamento de Ciência da Computação - UFF Principal Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Principal ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

Circuitos Lógicos Aula 26

Circuitos Lógicos Aula 26 Circuitos Lógicos Aula 26 Aula passada Mais adição Circuito com maior largura Subtração Mais ULA Aula de hoje Memória Funcionamento e arquitetura ROM, RAM e variações Processador Intel Memória Memória:

Leia mais

Fundamentos de Computação

Fundamentos de Computação Campus: Jequié Fundamentos de Computação Professor: Dr. Robson Cipriano 1 Hardware para Microcomputadores 1 O Computador... funciona executando o programa ou a sequência de operações que está armazenada

Leia mais

Geradores de Clock e Memórias

Geradores de Clock e Memórias Geradores de Clock e Memórias Prof. Ohara Kerusauskas Rayel Disciplina de Eletrônica Digital - ET75C Curitiba, PR 18 de junho de 2015 1 / 23 Geradores de Clock Multivibradores biestáveis: possuem 2 estados

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Definição São dispositivos que permitem armazenamento de dados, seja temporários

Leia mais

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Organização de Sistemas Computacionais. Prof.: Agostinho S. Riofrio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Organização de Sistemas Computacionais. Prof.: Agostinho S. Riofrio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Organização de Sistemas Computacionais Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Unidade Central de Processamento 2. Organização da CPU 3. Interpretador 4. RISC x CISC 5. Principios

Leia mais

Memórias RAM e ROM. Adriano J. Holanda 9/5/2017. [Introdução à Organização de Computadores]

Memórias RAM e ROM. Adriano J. Holanda 9/5/2017. [Introdução à Organização de Computadores] Memórias RAM e ROM [Introdução à Organização de Computadores] Adriano J Holanda 9/5/2017 Memória de acesso aleatório RAM Random Access Memory Armazenamento temporário de programas em execução e dados;

Leia mais

Fundamentos de Tecnologia da Informação

Fundamentos de Tecnologia da Informação Fundamentos de Tecnologia da Informação Prof. Cleziel Franzoni da Costa 1 cleziel@hotmail.com cleziel.wordpress.com /cleziel 42 3 Objetivos Compreender os conceitos de informação e sistemas, conhecer os

Leia mais

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Os computadores foram construídos inicialmente para fins militares.

Os computadores foram construídos inicialmente para fins militares. 1 CONCEITOS BÁSICOS Introdução Os computadores foram construídos inicialmente para fins militares. O primeiro computador construído era eletromecânico e possuía gigantescas dimensões. Funcionava a base

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 2 Introdução: conceitos, máquinas de níveis. Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva O que é um sistema operacional? um provedor de abstrações

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Organização Básica do Computador

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Organização Básica do Computador Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação Arquitetura de Computadores I Organização Básica do Computador Gabriel P. Silva Ementa Unidade 2: Organização Lógica e Funcional

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr.

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr. Arquitetura de Computadores Prof. João Bosco Jr. (CPU) Modelo do Computador Von Neumann Processador Memórias E/S Barramentos Simulação Contador http://courses.cs.vt.edu/csonline/machinearchitecture/lessons/cpu/countprogram.html

Leia mais

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL MEMÓRIA 1 MEMÓRIA VOLÁTIL Memória (conceitos) É aquela que perde a informação armazenada quando a energia elétrica desaparece MEMÓRIA DE SEMICONDUTORES Construídas com FLIP-FLOPS (que são construídas com

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino As principais arquiteturas de processadores são: Von Neumann; Harvard. ARQUITETURAS AULA 06 28/10/2015

Leia mais

Unidade Central de Processamento UCP (CPU)

Unidade Central de Processamento UCP (CPU) Unidade Central de Processamento UCP (CPU)! Arquitetura Convencional (Von Neumann) UCP BARRAMENTO MEMÓRIA PRINCIPAL ENTRADA E SAÍDA ! Visão geral da CPU UC - UNIDADE DE CONTROLE REGISTRADORES A B C D ALU

Leia mais

Placa Mãe (Principal)

Placa Mãe (Principal) 11011001 10010001 10101110 11101110 10000001 01010101 Olá, tudo bem?! Olá, tudo bem?! Placa Mãe (Principal) HD (Hard Disk Disco Rígido) HD - Aberto CPU Central Processing Unit CPU Central Processing Unit

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais