Maria Eugenia Lemos DSAVRC- Seia Outubro Ovinicultura de leite /queijo na região da Serra da Estrela PROSE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Maria Eugenia Lemos DSAVRC- Seia Outubro - 2013. Ovinicultura de leite /queijo na região da Serra da Estrela PROSE"

Transcrição

1 Maria Eugenia Lemos DSAVRC- Seia Outubro Ovinicultura de leite /queijo na região da Serra da Estrela PROSE

2 Requisitos de Estruturas e procedimentos para a habilitação de exportação para Países Terceiros

3

4 Exportação para países terceiros Na área da DSAVRC, tem-se feito exportação para os seguintes Países Terceiros : - Angola, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Hong Kong, EUA, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e Rússia.

5 Exportações de queijo /requeijão na área da DSAVRC Em 2013 a DSAVRC procedeu às seguintes exportações QUEIJO E REQUEIJÃO - Angola ,58 Kg - África do Sul 1.002,16 Kg - Austrália 654 Kg - Brasil ,60 Kg- - Canadá 3.609,52 Kg - China Hong Kong 54 Kg - China Macau 2.378,18 Kg - China RP 854,22 Kg - EUA ,62Kg - Guiné Bissau 2.462,29 - Moçambique ,47 Kg Durante o ano de 2012 na área da DSAVRC procedemos às seguintes exportações: - Angola ,59 Kg - África do Sul ,12 Kg - Austrália ,3 Kg - Brasil ,2 Kg - Canadá Kg - China Macau 1.064,37 Kg - EUA Kg - Emirados Árabes Unidos 11,05 Kg - Filipinas 2,7 Kg - Moçambique ,47 Kg - Russia ,63 Kg

6

7

8 Requisitos de Estruturas e procedimentos para a habilitação de exportação para Países Terceiros INTRODUÇÃO Exportação para Países Terceiros Queijo / Requeijão A Exportação de Produtos Animais, obedece a Regras Sanitárias definidas pelo País de Destino. Implica a emissão de Certificados Sanitários em Portugal. LEMBRE-SE QUE PODE TER QUE SER CONSULTADO O PAÍS DE DESTINO, PELO QUE DEVE EFETUAR O SEU PEDIDO DE INFORMAÇÃO COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA. Por sua vez, pode também ser exigida documentação adicional, conforme os destinos. A Entidade emissora é a DSAVRC que detêm toda a informação inerente à Exportação em causa.

9 Requisitos de Estruturas e procedimentos para a habilitação de exportação para Países Terceiros Queijo e outros Produtos Lácteos O Queijo e requeijão podem apresentar riscos específicos para a saúde humana que tornam necessário o estabelecimento de regras específicas de higiene. Os operadores das empresas do setor alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação e distribuição de leite e produtos láteos, devem cumprir os requisitos gerais de higiene previstos no anexo II do Regulamento (CE) n.º 852/2004, e em quaisquer outras disposições específicas previstas no Regulamento (CE) n.º 853/2004. Os requisitos específicos que os Operadores do Setor do Leite e Produtos Lácteos devem respeitar, estão de uma forma geral, definidos no Regulamento (CE) n.º 853/2004. Os Operadores das empresas de queijo só podem colocar no mercado os produtos que tenham sido preparados e manipulados exclusivamente em estabelecimentos que tenham sido aprovados pela autoridade competente, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)- Queijarias aprovadas!

10 Certificação para exportação INFORMAÇÕES GERAIS 1.O interessado faz o pedido para exportar junto da Direção de Serviços Veterinários Regionais, do local onde se situa o estabelecimento de produção ou de armazenagem do produto a exportar; 2. Este pedido deverá ser efetuada atempadamente (pelo menos 48 horas antes da previsão de emissão do certificado hígio-sanitário), e indicar todas as informações consideradas necessárias. 3. No caso de se encontrar acordado um procedimento e/ou certificado hígio-sanitário entre Portugal e o país de destino, a DSVR procederá ao controlo documental e físico do produto, e se tudo estiver conforme, emitirá de seguida o respetivo certificado; 4. No caso de não se encontrar acordado um procedimento e/ou certificado hígio-sanitário entre Portugal e o país de destino, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária terá de entrar em contacto com a autoridade competente daquele país, e acordar o respetivo procedimento e/ou certificado; 5. Estabelecidos os procedimentos, proceder-se-á como descrito em 3; 6. Por vezes o país de destino não responde às questões colocadas, ou a urgência da exportação não permite aguardar por uma resposta e/ou estabelecimento de acordo prévio. Nestas situações, e caso o interessado insista em exportar, a DGAV não poderá responsabilizar-se pela entrada ou não do produto no país terceiro.

11 1- Obrigações dos operadores/produtores No setor do Leite e dos Produtos Lácteos são considerados Operadores, no âmbito da Higiene Pública Veterinária: 1. O Criador ou Produtor de Animais (vacas, ovelhas, cabras), numa exploração com vista à produção de Leite. 2. Os Responsáveis pelos Postos de Receção do Leite. 3. Os Responsáveis por Estabelecimentos que produzem, Queijo, Requeijão, Iogurte, Manteiga e outros Produtos Lácteos; 4. Os Distribuidores e Transportadores de Leite, Queijo e outros Produtos Lácteos. A procura de um elevado nível de proteção da vida e da saúde humanas, é um dos objetivos fundamentais da legislação alimentar europeia, tal como se encontra estabelecido no Regulamento (CE) n.º 178/2002 de 28 de janeiro Assim, todos os operadores ao longo da cadeia de produção, devem garantir que a segurança dos géneros alimentícios de origem animal não seja comprometida.

12 1- Responsabilidades e Obrigações Gerais dos Operadores LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS - ESTABELECIMENTOS A)-De acordo com a legislação alimentar comunitária, os operadores do sector alimentar, são os principais responsáveis pela segurança dos géneros alimentícios. B)- Os operadores das empresas do sector alimentar asseguram que todas as fases da produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios sob o seu controlo satisfaçam os requisitos pertinentes em matéria de higiene estabelecidos na legislação em vigor Os responsáveis pelos Estabelecimentos de Produtos Lácteos devem informar a DGAV, designadamente a Direção de Serviços de Veterinária da Região da sua área: Quem são os seus fornecedores de leite crú (para que possam ser informados do estatuto sanitário dos efetivos produtores de leite, dos seus fornecedores, e de qualquer alteração na sua classificação sanitária) Quando o leite cru não estiver conforme os requisitos legais em matéria de células somáticas, teor de mesófilos totais e presença de antibióticos.

13 1-Responsabilidades e Obrigações Gerais dos Operadores Cooperação com as Autoridades Competentes ESTABELECIMENTOS Os operadores das Empresas do Sector Alimentar devem cooperar com as autoridades competentes, nomeadamente nos seguintes aspetos: a) Informar a DSAVR de todos os estabelecimentos sob o seu controlo que se dedicam a qualquer das fases de produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios, tendo em vista o registo de cada estabelecimento; b) Assegurar que a autoridade competente dispõe em permanência de informações atualizadas sobre os estabelecimentos; c) Garantir que um estabelecimento deixe de operar se a autoridade competente retirar a sua autorização, ou, em caso de autorização condicional, se a não prorrogar ou não conceder a autorização definitiva; d) Permitir o acesso à autoridade competente a edifícios, locais, instalações e demais infraestruturas; e) Disponibilizar qualquer documentação e registos exigidos nos termos da legislação em vigor, ou considerados necessários pela autoridade competente para a avaliação da situação.

14 Atenção! É obrigação dos operadores conhecerem as normas exigidas pelos países para os quais pretendem exportar, devendo averiguar atempadamente junto da DSAVR, se já existem acordos estabelecidos ou histórico de exportação de determinado produto para determinado destino. Nesta página- pode encontrar informação relativa a Leite e Produtos Lácteos no que diz respeito : Obrigações do Operador/Produtor Controlos Oficiais Legislação Lista de Estabelecimentos Aprovados

15 2- Obrigações da Direção Geral de Alimentação e Veterinária Certificação da Exportação 2.1. A Direção Geral de Alimentação e Veterinária deve assegurar que todos os produtos de origem animal exportados da União Europeia obedecem à legislação da União Europeia e/ou aos requisitos estabelecidos pelo país importador, no que diz respeito às instalações onde são produzidos e à higiene da produção. 2.2 A certificação de exportação é feita por médicos veterinários oficiais habilitados para o efeito e de acordo com os procedimentos instituídos e as normas legais em vigor. 2.3 Dado que existem regras distintas na exportação, dependendo dos requisitos definidos pelo país de destino, os certificadores devem, previamente à emissão de certificados, obter detalhes dos requisitos de exportação para a mercadoria a certificar. Atenção! Nos certificados a emitir, são obrigatoriamente usados os modelos definidos pelos serviços centrais da DGAV que não deverão, em circunstância alguma, ser objeto de alteração.

16 2- Obrigações da Direção Geral de Alimentação e Veterinária Certificação da Exportação Estabelecimentos aprovados 2.4- A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) enquanto Autoridade competente, elabora e mantém atualizada a "Lista Oficial dos Estabelecimentos Aprovados" que utilizam Géneros Alimentícios de Origem Animal, 2.5- A DGAV é responsável por fazer as vistorias para habilitação das empresas para exportação para Países Terceiros, para verificação das condições necessárias para efetuar a exportação Às empresas autorizadas a exportar são feitas vistorias ANUAIS A DGAV é responsável pela verificação da conformidade dos produtos a exportar e pela emissão de respetivo certificado 2.8 A DGAV faz a consulta às autoridades de destino quando se efetuar uma exportação para um País pela primeira vez. 2.9 Manter atualizada a informação relativa aos certificados a utilizar para cada País, e conhecer as restrições para cada situação.

17 3- Modelos Generalistas de Certificados - Produtos de Origem Animal Quando as Condições hígio-sanitárias de exportação não são oficialmente conhecidas! Produtos de origem animal para consumo humano - (Mod. 757 DGAV) A utilização deste modelo pressupõe a prévia assunção de responsabilidade por parte do operador interessado quanto ao destino da mercadoria, porquanto apenas se aplica a situações em que as condições hígio-sanitárias de exportação não são oficialmente conhecidas! Importa garantir que, para as situações em que a exportação irá ocorrer pela primeira vez, deverá contactar a DSAVRC no sentido de concretizar a devida consulta às autoridades congéneres do país de destino. A DGAV deve verificar previamente se a exportação em causa (considerando o país de destino e o tipo de produto), tem já definido um modelo a utilizar e verificar quaisquer outras situações em que possa haver restrições conhecidas às exportações em causa.

18 3.1- Certificação novos mercados Costa do Marfim e Camarões, Mod DGAV - Não acordado, elaborado para a Costa do Marfim e Camarões, utilizar-se eventualmente em exportações para novos mercados.

19 Foto cedida por Queijaria da Natália

20 4- Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano A Comunidade Europeia celebra anualmente um certo número de acordos com países terceiros e organizações internacionais. Esses acordos podem ser de carácter abrangente, como os acordos de comércio ou específico nomeadamente na definição de requisitos hígio-sanitários. Assim, os países para os quais existem acordos ou condições específicas de certificação, são:

21 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Condições Específicas Síria -- Leite e Produtos Lácteos - Não havendo indicações da autoridade competente do país de destino, deverá ser emitido o certificado sanitário Mod. 818/DGV, a coberto de assunção de responsabilidades por parte do interessado quanto a eventual decisão desfavorável no destino da mercadoria. Suíça --Não é requerida certificação de produtos de origem animal para a Suíça. A certificação pode no entanto ser solicitada pelo expedidor por motivos vários como seja a exigência do agente importador ou do agente transportador, devendo, quando requeridos, ser emitidos pelos nossos serviços.

22 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Turquia Leite e Produtos Lácteos - Não havendo indicações da autoridade competente do país de destino, deverá ser emitido o certificado sanitário Mod. 709 DGAV, a coberto de assunção de responsabilidades por parte do interessado quanto a eventual decisão desfavorável no destino da mercadoria

23

24 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Angola Leite e Produtos Lácteos - Não havendo indicações da autoridade competente do país de destino, deverá ser emitido o certificado sanitário Mod. 748/DGAV, a coberto de assunção de responsabilidades por parte do interessado quanto a eventual decisão desfavorável no destino da mercadoria. (De acordo com indicações de alguns exportadores, as autoridades de controlo no destino (Angola), exigem, no contexto da crise alimentar dos produtos originários da China, uma declaração oficial relativa à ausência de contaminação com melamina (Modelo Declaração Melanina). Assim, esta declaração, poderá igualmente ser emitida a pedido do interessado.

25 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Arábia Saudita Leite e Produtos Lácteos (Arábia Saudita - Condições Especiais e Acta) Arábia Saudita - Condições Especiais Os certificados sanitários Mod. 690 DGAV e Mod. 691 DGAV, ambos aplicáveis à exportação de produtos lácteos para a Arábia Saudita foi elaborado de acordo com informações da autoridade competente do país de destino. Chama-se especial atenção dos serviços para o necessário cumprimento do preconizado nos pontos 2, 4, e 5 da acta da reunião realizada entre o Ministério do Comércio e da Industria do Reino da Arábia Saudita e a Embaixada da Republica Portuguesa em Riade, para discutir o embargo imposto pelo Reino da Arábia Saudita às importações de leite e de produtos lácteos de Portugal devido à BSE.

26 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Arabia Saudita: Exige que o leite seja proveniente de explorações sem BSE. Exige que o leite esteja isento de resíduos de antibióticos como o cloranfenicol e também de nitrofuranos. Que os contentores sejam devidamente selados pelas autoridades portuguesas. Nota: De acordo com as informações que possuímos, o exportador e o estabelecimento de produção têm de estar ambos registados na Autoridade Competente da Arábia Saudita

27

28 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Venezuela. A exportação deste tipo de produtos só está autorizada para estabelecimentos aprovados pelas Autoridades Sanitárias deste País, os estabelcimentos habilitados são os que constam nos certificados de habilitação: Indulac - Industrias Lácteas, Lda. (DLT 625) Formageries Bel Portugal, S.A. (Lacto Ibérica - Lacto Açoreana) (ALT 579)

29 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Argentina Para a exportação de produtos de origem animal para a Argentina é necessário constar em Listas de estabelecimentos autorizados (sistema de Pré-listagem) Qualquer empresa que pretenda exportar para este país, e não conste nas listas supracitadas, deve solicitar junto da DGAV a inclusão na mesma. Para exportar Produtos de Origem Animal para a Argentina deve ser seguido o procedimento seguinte: Para que um estabelecimento possa ser incluído no sistema de prélistagem, os operadores devem realizar o seu pedido à DSAVR em que esteja localizado o estabelecimento, mediante o preenchimento de um requerimento das autoridades da Argentina.

30 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano ARGENTINA Leite e Produtos Lácteos - relativamente a esta lista importa ter presente que apesar dos estabelecimentos estarem aprovados a exportar, ainda não existe certificado homologado para os produtos lácteos de ovinos e caprinos (uma vez que só existe para produtos lácteos de bovinos). A exportação de produtos lácteos de pequenos ruminantes está pendente da aprovação do modelo de certificado por parte das autoridades competentes daquele país.

31 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano- BRASIL BRASIL - Reconhecimento da equivalência do sistema de inspeção sanitária português O sistema de controlos oficiais português foi já, no sector das carnes, dos leites e do pescado, avaliado e considerado equivalente ao brasileiro. As autoridades competentes portuguesas responderam aos questionários técnicos fornecidos pelo Departamento de Inspecção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na resposta ao questionário são esclarecidos aspectos relativos à legislação aplicável ao sector, competências dos diferentes organismos e actividades e metodologias da inspecção sanitária portuguesa. Esta 1ª fase culminou, nos referidos sectores, com a realização pelo DIPOA de uma missão veterinária para verificar in loco o sistema de controlos oficiais português.

32 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano- BRASIL No decurso das missões foram visitados os estabelecimentos que, à data, haviam manifestado interesse em exportar. Esta fase ficou concluída com a publicação das listas de estabelecimentos autorizados a exportar e dos produtos autorizados. Esta informação está disponível para consulta no site do MAPA no item sistemas de informação, SIGSIF, Listas de Estabelecimentos Estrangeiros Habilitados à Exportação para o Brasil. O DIPOA poderá determinar visitas de auditoria periódicas aos países reconhecidos e aos seus estabelecimentos credenciados, com vista a assegurar a manutenção das condições aprovadas, podendo manter ou suspender, a qualquer tempo, essa habilitação, caso haja comprometimento do sistema de inspeção ou por queda do padrão hígio-sanitário dos mesmos.

33 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano- BRASIL NOVOS ESTABELECIMENTOS BRASIL 1.ª fase: Habilitação do estabelecimento Para que o seu estabelecimento fique habilitado a exportar leites e seus produtos, para além de cumprir com os requisitos legais comunitários e nacionais relacionados com a produção de géneros alimentícios, deverá, também, ter conhecimento dos requisitos legais e brasileiros e aplicá-los na sua produção A legislação brasileira pode ser consultada no Site Oficial da Autoridade Competente Brasileira. Deverá, então, formalizar a solicitação de habilitação de exportação para o Brasil com os Serviços Veterinários da Região (DSVR) onde se situa o seu estabelecimento. A DSVR efetuará um controlo ao seu estabelecimento para verificar se cumpre com os requisitos brasileiros. Se tudo estiver conforme com o seu estabelecimento, a Direção-geral de Alimentação e Veterinária propõe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o aditamento do seu estabelecimento à Lista de Estabelecimentos Habilitados a Exportar para o Brasil.

34 4- Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano BRASIL 2.ª fase: Registo dos rótulos Após a habilitação do seu estabelecimento a exportar para o Brasil -leites e seus produtos, terá de iniciar o processo de registo de rótulos que obedece a critérios estipulados pelas autoridades brasileiras. 1. Deverá fazer o preenchimento do Formulário e anexar o rótulo ao mesmo. 2. Após o preenchimento do formulário, deverá submetê-lo aos Serviços Veterinários da Região (DSVR) onde situa o estabelecimento, que assinam a página que lhes é destinada. 3. De seguida, deve submeter o formulário à consideração das autoridades brasileiras (MAPA/SDA/DIPOA). 4. deferimento por parte das autoridades brasileiras e encontrando-se o rótulo registado, o seu estabelecimento pode iniciar a exportação para aquele país, devendo para tal solicitar a emissão do certificado hígio-sanitário aos Serviços Veterinários da Região. 5. A DSVR procederá ao controlo documental e físico do produto e, se tudo estiver conforme, emitirá de seguida o respetivo certificado.

35 4- Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano É importante frisar que no registo de um rótulo está implícita, a aprovação da memória descritiva do modo de fabrico, da sua fórmula e respetiva embalagem autoridades competentes brasileiras.

36 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano África do Sul : Para a exportação de géneros alimentícios para a África do Sul, deverá obter uma autorização de importação por parte da autoridade competente (Department of Agriculture, Forestry and Fisheries) daquele país. Poderá consultar a legislação, os procedimentos de exportação e os formulários para obter a respetiva autorização de exportação, no site oficial da autoridade da África do Sul. Este formulário deve ser preenchido pelo importador, a fim de obter a respetiva autorização de exportação. Essa autorização de importação, deverá ser apresentada aos Serviços Veterinários da Região (DSVR) onde se situa o estabelecimento de produção ou de armazenagem, do produto que pretende exportar. A DSVR procederá ao controlo documental e físico do produto e, se tudo estiver conforme, preencherá e validará os dados solicitados na autorização de importação.

37 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Brasil Todos os produtos a exportar para o Brasil devem ter rótulos registados pelas autoridades brasileiras e ter origem em estabelecimentos que constem na Lista de Estabelecimentos Habilitados a Exportar para o Brasil. Produtos Lácteos A circular n.º 481/2013/CGPE/DIPOA alterou os requisitos sanitários que devem constar no certificado de leite e produtos lácteos ao Brasil e é aplicável a partir de 2 de setembro de No caso de exportação de leite e produtos lácteos produzidos com leite de ovelha e/ou cabra considerar a Circular n.º 817/2010/CGPE/DIPOA. Considerar as instruções normativas do Brasil referidas nos pontos 3 e 4 do Capítulo VI CERTIFICAÇÃO SANITÁRIA do Mod DGAV e nos pontos 8 e 9 do Capítulo VI CERTIFICAÇÃO SANITÁRIA do Mod. 1033A DGAV, a saber IN e

38 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano A exportação pra o Brasil pressupõe : 1- Que o queijo de leite cru, tenha mais de 60 dias de maturação a uma temperatura de + 5º C. 2- Que sejam feitas analises ao queijo a todos os parâmetros exigidos pela legislação comunitária e também a Coliformes a 45º. Analises feitas a 5 amostras de um lote. Resolução - RDC nº 12, de 2 de janeiro de Através da circular 481/2013/CGPE/DIPOA de julho -2013, ficou o operador obrigado a garantir também que o queijo cumpre com um nível aceitável de dioxinas, radioatividade, antiparasitários. 4- Aos estabelecimentos que exportam para o Brasil tem que ser feita obrigatoriamente uma vistoria por ano, qualquer que seja o grau de incumprimento da vistoria anterior ( o mesmo se aplica à Rússia ). 5-Todos os estabelecimentos forneçam leite para o estabelecimento tem que estar aprovados (exceto se for produção primaria- explorações ) AS autoridades Brasileiras poderão visitar os estabelecimentos, quando assim o entenderem dão muita atenção a: - Controlo de pragas - Vestuário do pessoal - Boas praticas de fabrico - Condensação de humidade nos tectos. - Barreira sanitária- o acesso à sala de fabrico.

39 Instruções para preenchimento do formulário de aprovação do rotulo Os diplomas citados podem ser consultados no site no item legislação

40

41

42

43

44 Resposta do DIPOA ao pedido de aprovação de rotulos

45 Formulário para pedido de Aprovação Rótulos- BRASIL

46

47

48

49

50

51 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Colômbia Os estabelecimentos, que produzem produtos lácteos, interessados em exportar para a Colômbia devem estar previamente autorizados e registados no ICA.-SUBGERENCIA DE PROTECCIÓN Y REGULACIÓN PECUARIA PREVENCIÓN DE RIESGOS ZOOSANITARIOS. Os estabelecimentos devem pedir a autorização no ICA, através do importador Colombiano, da seguinte forma: Preencher o formulário de habilitação dos estabelecimentos de leite e produtos lácteos. Este formulário deve ser remetido num documento original para o ICA, juntamente com os anexos da documentação solicitada no formulário. A documentação deve ir devidamente assinada pelo responsável do estabelecimento, assim como devidamente validada pelos serviços oficiais (assinada e carimbada). (Nota: a documentação anexa pode também ser apresentada em formato eletrónico) Terão que ser pagos $ pesos colombianos ao ICA. Uma vez avaliada positivamente a anterior documentação pelo ICA, o organismo procederá à inclusão na lista de estabelecimentos.

52 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Em cada exportação de produtos lácteos, o importador colombiano deve solicitar ao ICA a emissão de um Documento Zoosanitário de Importación. Este documento deve ser solicitado previamente ao embarque, sendo válido unicamente para um só carregamento, com uma vigência de 90 dias. Uma vez realizados os passos anteriormente descritos, pode ser feita a exportação dos produtos, acompanhados do certificado Mod DGAV.

53 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Marrocos Condições Especiais Não havendo indicações da autoridade competente do país de destino, o certificado sanitário -Mod. 696 DGAV deverá ser emitido a coberto de assunção de responsabilidades por parte do interessado quanto a eventual decisão desfavorável no destino da mercadoria. Para Marrocos poderá ser necessária a emissão de certificação suplementar por indicação do interessado, nomeadamente o certificado Mod. 470 DGAV, relativo à ausência de radioatividade no produto.

54 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano RUSSIA Qualquer empresa que pretenda exportar para este país e não conste na lista supracitada, deve solicitar junto dos serviços centrais, via DSAVRC, a inclusão na mesma. Estas empresas deverão ter, pelo menos, negociações em curso com importadores russos. O processo de inclusão nas listas implica um contacto prévio com as autoridades russas que aprovarão, ou não, a referida inclusão. Legislação Russa e Acordos As empresas exportadoras devem garantir o cumprimento dos requisitos hígio-sanitários da legislação russa/união Aduaneira.

55 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano RUSSIA Leite e Produtos Lácteos A 30 de Abril de 2009 é assinado entre a Direção Geral da Saúde e Consumidores da Comissão Europeia (DG SANCO) e Chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa (Rosselkhoznadzor) um acordo que determina que até 01 de Setembro de 2009, o conjunto de medidas que proporciona a segurança de leite e produtos lácteos exportados da CE para a FR, em conformidade com a legislação russa, será aplicado e controlado. O certificador oficial da autoridade competente só emite o certificado de exportação de leite e produtos lácteos, derivados de bovinos e pequenos ruminantes, a exportar da CE para a FR, quando os requisitos de certificação no ponto 1, 2 e 3 daquele protocolo são cumpridos: 1. Se o período de armazenamento e entrega para o leite cru na CE exceder as 24 horas, os produtores asseguram, com base em verificações próprias, que os níveis máximos russos de microrganismos (contagem bacteriana total em leite cru e de salmonela em produtos lácteos) são respeitados. A execução dessas garantias é controlada pelas autoridades veterinárias competentes dos Estados Membros (EM) da CE.

56 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano 2. Os produtores asseguram, e as autoridades veterinárias competentes dos EM realizam a vigilância e o acompanhamento da implementação dos requisitos e normas da FR, no que respeita aos níveis de resíduos de antibióticos em leite cru.. Análises laboratoriais oficiais, realizadas no âmbito deste acompanhamento, são efetuadas em laboratórios credenciados da CE, no que diz respeito aos níveis de resíduos de antibióticos em leite cru. A CE e FR comunicarão entre sim, os níveis de deteção e os métodos laboratoriais utilizados, respetivamente na CE e na FR.

57 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano 3. A CE informará a FR, quando ocorrer nos produtos lácteos da CE, um aumento nos níveis de radioatividdae acima dos níveis máximos russos..!!!!!!!!!!!! 29/09/2009: publicação da lista das primeiras empresas do sector do leite e produtos lácteos pelas autoridades da FR. Formação da União Aduaneira Mediante a assinatura de um acordo em Outubro de 2007 é formada a União Aduaneira (UA) entre a Federação Russa, a República do Cazaquistão e a República da Bielorrússia. A formação desta união interestatal prevê a abolição de taxas e restrições económicas no território dos 3 países. São então aprovados pela UA regras de vigilância veterinária comuns que deverão ser seguidas pelos países que pretendem exportar para qualquer dos estados membros da UA.

58 4-Condições Específicas Relativas à Certificação de Produtos de Origem Animal para Consumo Humano Rússia Normas explicativas para a certificação para a Rússia Pré-Notificação : 1-O exportador deverá solicitar previamente a licença de importação à autoridade competente do estado membro da UA de destino da mercadoria 2-As empresas exportadoras devem garantir o cumprimento dos requisitos hígiosanitários da legislação russa/união Aduaneira. Licença de importação A consulta dos diplomas é possível em : tm

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL HABILITAÇÃO COMO EXPORTADORES SOLICITAÇÃO VISTORIA E SUBMISSÃO DO PROCESSO REQUERIMENTO PARA CERTIFICAÇÃO Devem ser cumpridas as regras de preenchimento estabelecidas

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL DA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CARNES

CONGRESSO NACIONAL DA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CARNES CONGRESSO NACIONAL DA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CARNES Exportação de carne e produtos cárneos para países terceiros - Ponto de situação e estratégias futuras para eliminação das barreiras identificadas A

Leia mais

GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1

GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1 GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1 O presente guia permitirá às empresas avaliar as medidas de segurança tomadas em cumprimento dos critérios aplicáveis aos expedidores conhecidos, conforme previsto no

Leia mais

1 ST PORTUGAL JAPAN BUSINESS SESSION

1 ST PORTUGAL JAPAN BUSINESS SESSION 1 ST PORTUGAL JAPAN BUSINESS SESSION Dra. Maria José Marques Pinto Diretora de Serviços de Estratégia, Comunicação e Internacionalização da Direção Geral de Alimentação e Veterinária http://pix abay.com/pt

Leia mais

EXIGÊNCIAS GERAIS E DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DE CZI

EXIGÊNCIAS GERAIS E DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DE CZI EXIGÊNCIAS GERAIS E DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DE CZI Atenção!!! Para a emissão do CZI é necessária a apresentação dos documentos sempre em vias originais, acompanhados de uma fotocópia

Leia mais

DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO E DA APLICAÇÃO DO CERTIFICADO SANITÁRIO NACIONAL OU DA GUIA DE TRÂNSITO

DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO E DA APLICAÇÃO DO CERTIFICADO SANITÁRIO NACIONAL OU DA GUIA DE TRÂNSITO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 1º- DE ABRIL DE 2014 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Esclarecimento 13/2014

Esclarecimento 13/2014 Segurança Alimentar Registo de temperaturas e controlo metrológico de registadores automáticos Esclarecimento 13/2014 Resumo: A manutenção da cadeia de frio é essencial para a segurança de alguns géneros

Leia mais

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Os produtos vegetais, seus subprodutos

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 26/06 CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 20/02 do Conselho

Leia mais

MUNICÍPIO DE MACHICO REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO ZERO 1

MUNICÍPIO DE MACHICO REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO ZERO 1 MUNICÍPIO DE MACHICO REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO ZERO 1 Nota Justificativa A simplificação do exercício de atividades decorrente da publicação e entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 48/2011, de 1 de abril

Leia mais

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 ITEM 10 DOCUMENTAÇÕES E REGISTROS Palestrante: Carlos Cezar Martins RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO Carlos Cezar Martins DE 2013 Farmacêutico com especialização em Qualidade

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento D.O.U. Nº 225, sexta-feira, 24 de novembro de 2006. Pág. 10 SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 65, DE 21 DE NOVEMBRO

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS FARMACÊUTICOS NO ÂMBITO DO MERCOSUL

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS FARMACÊUTICOS NO ÂMBITO DO MERCOSUL MERCOSUL/GMC/RES. Nº 50/02 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS FARMACÊUTICOS NO ÂMBITO DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET BRASIL ABRIL de 2015 Matriz Cultural do Mercado O Brasil é grande consumidor de produtos gourmet, porém existe logicamente um processo seletivo destes

Leia mais

NOVO REGIME DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS COM CARÁCTER NÃO SEDENTÁRIO

NOVO REGIME DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS COM CARÁCTER NÃO SEDENTÁRIO NOVO REGIME DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS COM CARÁCTER NÃO SEDENTÁRIO CONCEITO: «Prestação de serviços de restauração ou de bebidas com carácter não sedentário», a prestação, mediante

Leia mais

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS MERCOSUL/GMC/RES Nº 25/98 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO Artigo 1º (Âmbito) O presente regulamento aplica se a todos os cursos ministrados no ISEP, podendo existir casos em

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS L 115/12 Jornal Oficial da União Europeia 27.4.2012 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 363/2012 DA COMISSÃO de 23 de fevereiro de 2012 respeitante às normas processuais

Leia mais

OBJETIVO DEFINIÇÕES. Para os efeitos deste Manual, define-se como: I MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

OBJETIVO DEFINIÇÕES. Para os efeitos deste Manual, define-se como: I MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; OBJETIVO O sistema SIGVIG instituído pelo MAPA destina-se a atender a necessidade de gerenciamento e controle do recebimento, envio e fiscalização das mercadorias importadas e exportadas através dos portos,

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR. b) Nota de rodapé 3: que outros produtos pode o produtor fornecer para além dos ovos, leite cru e mel?

SEGURANÇA ALIMENTAR. b) Nota de rodapé 3: que outros produtos pode o produtor fornecer para além dos ovos, leite cru e mel? 27.11.2014 SEGURANÇA ALIMENTAR Requisitos relativos à produção animal Questão 1 Relativamente ao indicador 1.1 da Área n.º 2 do Ato 12 do Aviso n.º 8269/2010 Existência de registo atualizado de tipo documental,

Leia mais

Concurso público urgente n.º 01/2012 Programa de concurso CONCURSO PÚBLICO URGENTE PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ E DADOS

Concurso público urgente n.º 01/2012 Programa de concurso CONCURSO PÚBLICO URGENTE PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ E DADOS CONCURSO PÚBLICO URGENTE PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ E DADOS PROGRAMA DE CONCURSO ÍNDICE Artigo 1.º - Identificação e objeto do concurso Artigo 2.º - Entidade adjudicante Artigo

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria n.º 114, de 29 de junho de 1998. O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais

Leia mais

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS E LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS... 3 5. INSTRUÇÕES GERAIS... 3 6. PROCEDIMENTOS... 4 7. NATUREZA DAS ALTERAÇÕES... 7 8. ANEXOS... 7 Elaboração:

Leia mais

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MA-0011-08_180x180_controle_social.indd 28-29 28 CAPA 01 02.02.09 09:50:10 Data: 02/02/2009 PIT: MA-0011/08 Formato (F): 360x180 Formato (A): 180x180mm

Leia mais

"suínos" significa suínos domésticos, javalis domésticos, suínos selvagens e javalis selvagens

suínos significa suínos domésticos, javalis domésticos, suínos selvagens e javalis selvagens Página: 1 de 6 Os requisitos de saúde animal para carne de porco etc. a exportar de para o Japão, são os seguintes: (Definições) No âmbito destes requisitos de saúde animal: "carne etc." significa carne

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

2. Conforme exigido no Anexo II, item 1.4 do edital os produtos devem atender às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego.

2. Conforme exigido no Anexo II, item 1.4 do edital os produtos devem atender às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego. Ilmo. Sr. Dr. Pregoeiro SESI/BA Pregão Eletrônico 20/2012 Objeto: Razões de Recurso IMUNOSUL DISTRIBUIDORA DE VACINAS E PRODUTOS MÉDICOS HOSPITALARES LTDA, já qualificada, em face do Pregão Presencial

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006.

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. Aprova o Regulamento Técnico Contratação de Terceirização para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

SECRETÁRIO REGIONAL DA PRESIDÊNCIA, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Portaria n.º 21/2012 de 7 de Fevereiro de 2012

SECRETÁRIO REGIONAL DA PRESIDÊNCIA, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Portaria n.º 21/2012 de 7 de Fevereiro de 2012 SECRETÁRIO REGIONAL DA PRESIDÊNCIA, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Portaria n.º 21/2012 de 7 de Fevereiro de 2012 O Decreto Legislativo Regional n.º 17/2011/A, de 6 de Junho, prevê que o pessoal

Leia mais

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE MERCOSUL/GMC/RES. Nº 14/05 GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 38/95, 77/98, 56/02,

Leia mais

colas. Qualidade e segurança

colas. Qualidade e segurança Curso Tecnologia Pós-Colheita P e Processamento Mínimo M de Produtos Hortofrutícolas colas. Qualidade e segurança Legislação respeitante à produção e comercialização de produtos minimamente processados

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO RDC Nº 2, DE 17 DE JANEIRO DE 2012

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO RDC Nº 2, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO RDC Nº 2, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Institui o protocolo eletrônico para emissão de Certificado de Registro de Medicamento e Certidão de Registro para

Leia mais

1. Trata-se de esclarecimento acerca da validade de Equipamento de Proteção, Individual - EPI e da validade do Certificado de Aprovação CA.

1. Trata-se de esclarecimento acerca da validade de Equipamento de Proteção, Individual - EPI e da validade do Certificado de Aprovação CA. MTE bfinistedo do Trabalho e Emprego Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação-Geral de Normalização e Programas NOTA TÉCNICA N2 01 cm, /2015/CGNOR/DSST/SIT

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de dezembro, alterado pelos Decretos

Leia mais

Principais Exigências Sanitárias e Fitossanitárias do Mercado Internacional

Principais Exigências Sanitárias e Fitossanitárias do Mercado Internacional ENCOMEX Empresarial Fortaleza, 19 de setembro de 2013 Principais Exigências Sanitárias e Fitossanitárias do Mercado Internacional Luís Henrique Barbosa da Silva Exportando... tenho o produto aqui no Brasil

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/XXXVI SGT Nº11/P. RES. N /11 PROCEDIMENTOS COMUNS PARA AS INSPEÇÕES NOS FABRICANTES DE PRODUTOS MÉDICOS E PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO NOS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DAS RES. GMC Nº

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.4 Agosto/2008 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão

Leia mais

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE 2 ÍNDICE ADSE Direta... 4 Serviços Disponíveis... 6 Atividade Convencionada... 7 Atualizar/Propor Locais de Prestação... 9 Propor Novo

Leia mais

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Este documento descreve o processo de credenciamento de contribuintes de ICMS estabelecidos no Estado de Minas Gerais como Emissores de Nota

Leia mais

IV - somente tiverem registro de importação em data anterior a 12 de agosto de 1997.

IV - somente tiverem registro de importação em data anterior a 12 de agosto de 1997. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 16 DE MAIO DE 2005 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Processo de Habilitação para Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal!

Processo de Habilitação para Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal! Processo de Habilitação para Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal! Via Appia Eventos, em Campinas-SP, 24.04.2013 FFA. Médico Veterinário Rodrigo do E.S.Padovani CGPE/DIPOA/DAS/MAPA Introdução

Leia mais

Condições Gerais de Venda

Condições Gerais de Venda Condições Gerais de Venda Em todas as situações omissas no presente documento assumem-se as Condições Gerais de Venda da CEPAC, a serem disponibilizadas pela Prado - Cartolinas da Lousã, S.A. sempre que

Leia mais

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO ACORDO DE PARCERIA ENTRE A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO L 194/12 Jornal Oficial da União Europeia 21.7.2012 DECISÕES DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 17 de julho de 2012 que altera os anexos I a IV da Decisão 2006/168/CE no que se refere a certos requisitos

Leia mais

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO.

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO. ANEXO NORMAS SOBRE REQUISITOS, CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE ESTABELECIMENTO, BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO E EXPEDIÇÃO DOS RESPECTIVOS CERTIFICADOS. 1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO,

Leia mais

ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO. José António Rousseau - Director Geral 1

ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO. José António Rousseau - Director Geral 1 ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO José António Rousseau - Director Geral 1 ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO 2- ROTULAGEM 3- RASTREABLILIDADE 4- DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PROTEGIDA 5- PROGRAMA EUROPEU-

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Pág. nº 1/5 1. OBJETIVO Este documento tem como objetivo descrever as regras relativas à Gestão de esíduos, de modo a garantir: Sempre que possível a edução, eutilização, ecuperação e a eciclagem de resíduos;

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO O presente Regulamento pretende enquadrar as principais regras e linhas de orientação pelas quais se rege a atividade formativa da LEXSEGUR, de forma a garantir

Leia mais

O MÉDICO VETERINÁRIO MUNICIPAL Sistematização das suas funções e competências Principal legislação aplicável

O MÉDICO VETERINÁRIO MUNICIPAL Sistematização das suas funções e competências Principal legislação aplicável O MÉDICO VETERINÁRIO MUNICIPAL Sistematização das suas funções e competências Principal legislação aplicável Introdução O exercício da actividade do Médico Veterinário Municipal (MVM) está regulamentado

Leia mais

Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas

Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas 1. Legislação e Regulamentos Aplicáveis Decreto-Lei n.º 38/2007, de 19 de Fevereiro, do

Leia mais

Rastreabilidade bovina: do campo ao prato - uma ferramenta a serviço da segurança alimentar Taulni Francisco Santos da Rosa (Chico)

Rastreabilidade bovina: do campo ao prato - uma ferramenta a serviço da segurança alimentar Taulni Francisco Santos da Rosa (Chico) Rastreabilidade bovina: do campo ao prato - uma ferramenta a serviço da segurança alimentar Taulni Francisco Santos da Rosa (Chico) Coordenador Agricultural Services SGS do Brasil Ltda. O que é Rastreabilidade?

Leia mais

Portaria n.º 348/98, de 15 de Junho Boas práticas de distribuição de medicamentos de uso humano e medicamentos veterinários

Portaria n.º 348/98, de 15 de Junho Boas práticas de distribuição de medicamentos de uso humano e medicamentos veterinários Boas práticas de distribuição de medicamentos de uso humano e medicamentos veterinários O sistema de garantia da qualidade dos medicamentos, quer sejam de uso humano, quer sejam veterinários, abarca não

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artigo 1.º Objeto e âmbito

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE) (2011/874/UE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) (2011/874/UE) 23.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 343/65 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 15 de Dezembro de 2011 que estabelece a lista de países terceiros e territórios autorizados para as importações de

Leia mais

A Segurança Alimentar no Âmbito da Autoridade Veterinária

A Segurança Alimentar no Âmbito da Autoridade Veterinária A Segurança Alimentar no Âmbito da Autoridade Veterinária Escola Professional de Hotelaria e Turismo da Madeira 7 de Junho de 2006 João Carlos Dória Médico Veterinário D. R. Veterinária Código Bases de

Leia mais

Regulamento de acesso à Startup Braga

Regulamento de acesso à Startup Braga Regulamento de acesso à Startup Braga Artigo 1º Âmbito A Startup Braga é uma iniciativa da InvestBraga e localiza- se no Edifício GNRation na Praça Conde Agrolongo, número 123, em Braga. O presente regulamento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO DDA 04/03

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO DDA 04/03 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO DDA 04/03 Assunto: definição dos formulários, fluxo de informações, testes laboratoriais e outros aspectos, a serem empregados para ingresso no Estado de Santa Catarina de ovinos,

Leia mais

REGULAMANTO DE CRIAÇÃO, ACREDITAÇÃO INTERNA E CREDITAÇÃO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO DA ESTG. Deliberação CTC-2013/1, de 13 de fevereiro PREÂMBULO

REGULAMANTO DE CRIAÇÃO, ACREDITAÇÃO INTERNA E CREDITAÇÃO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO DA ESTG. Deliberação CTC-2013/1, de 13 de fevereiro PREÂMBULO REGULAMANTO DE CRIAÇÃO, ACREDITAÇÃO INTERNA E CREDITAÇÃO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO DA ESTG Deliberação CTC-2013/1, de 13 de fevereiro 13 02 2013 00 PREÂMBULO A oferta de ações de formação insere-se no âmbito

Leia mais

Não DADOS DA EMPRESA RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO:

Não DADOS DA EMPRESA RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: Formulário para renovação de credenciamento para comercialização de vacina contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Sul (O preenchimento desse formulário deve ser realizado pelo Médico Veterinário

Leia mais

Deliberação n.º 939/2014, de 20 de março (DR, 2.ª série, n.º 75, de 16 de abril de 2014)

Deliberação n.º 939/2014, de 20 de março (DR, 2.ª série, n.º 75, de 16 de abril de 2014) (DR, 2.ª série, n.º 75, de 16 de abril de 2014) Aprova o formulário de notificação, a efetuar ao INFARMED, I. P., e orientações sobre a prática de reprocessamento de dispositivos médicos de uso único pelo

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.

TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS a) LICENCIAMENTO Para que uma mercadoria seja legalizada o primeiro passo a tomar deverá

Leia mais

Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau»

Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau» Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau» Com o objectivo de reforçar o intercâmbio e a cooperação económica e comercial entre o

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de e Economia REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ECONOMIA Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior, através do Departamento

Leia mais

Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos

Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos Cartilha do novo Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos SISBOV Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil COORDENAÇÃO:

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes I - De ordem geral: 1 - Em que consiste o incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida previsto na lei da fiscalidade verde (Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro) Consiste

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO SEAD ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ - EGEPI EDITAL Nº 01/2014

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO SEAD ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ - EGEPI EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU, SOB A RESPONSABILIDADE DA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ- EGEPI, DA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO-SEAD EM PARCERIA

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2008 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Todos os direitos reservados. É permitida

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia 6.2.2003 L 31/3 REGULAMENTO (CE) N. o 223/2003 DA COMISSÃO de 5 de Fevereiro de 2003 que diz respeito aos requisitos em matéria de rotulagem relacionados com o modo de produção biológico aplicáveis aos

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO AMBIENTAL E RESPETIVAS

ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO AMBIENTAL E RESPETIVAS ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO AMBIENTAL E RESPETIVAS I. Objetivo ATUALIZAÇÕES As Declarações Ambientais (DA) elaboradas no âmbito do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, devem

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL Sistema da Industria Responsável _ SIR Projeto de alteração à Tabela de taxas e licenças municipais decorrente da aplicação do SIR _ Sistema da Industria Responsável

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe conferem

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e

Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e Versão 1.0 Outubro/2009 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Conceitos Básicos... 3 Requisitos... 5 Credenciamento... 6 Fase de Homologação... 7 o Fase de Testes...

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas

Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas Portaria nº 231 de 27/12/1996 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 231, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996 O Secretário

Leia mais

Instruções aos requerentes Submissão de pedidos de Autorização de Introdução no Mercado

Instruções aos requerentes Submissão de pedidos de Autorização de Introdução no Mercado Instruções aos requerentes Submissão de pedidos de Autorização de Introdução no Mercado O presente documento tem como objetivo clarificar aspetos relativos à submissão ao INFARMED Autoridade Nacional do

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A Formação Profissional tem como objetivos: Proporcionar e promover a qualificação do trabalhador

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais