Organismos Geneticamente Modificados -OGMs (Transgênicos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organismos Geneticamente Modificados -OGMs (Transgênicos)"

Transcrição

1 Organismos Geneticamente Modificados -OGMs (Transgênicos) Brasília, 8 de novembro de 2012

2 O IBAMA, antes da lei de Biossegurança de 2005, balizava sua ações nas seguintes normas: - Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997 Anexo I. Atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Uso de recursos naturais: introdução de espécies exóticas e/ou geneticamente modificadas e uso da diversidade biológica pela biotecnologia. - Resolução CONAMA nº 305, de 12 de junho de 2002 dispõe sobre os critérios e os procedimentos a serem observados pelo órgão ambiental competente para o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos que façam uso de OGM e derivados, efetiva ou potencialmente poluidores, nos termos do art. 8º, da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e, quando for o caso, para elaboração de Estudos de Impacto Ambiental - EIA e respectivo Relatório de Impacto no Meio Ambiente - RIMA.

3 - Instrução Normativa nº 11, de 5 de dezembro de 2003 dispõe sobre o Termo de Referência - TR que orienta a apresentação do requerimento de licença ambiental, que instituirá o processo de Licenciamento Ambiental para atividades ou empreendimentos de pesquisa em campo (incisos de I a V do parágrafo 4, artigo 4 da Resolução CONAMA 305, de 12 de junho de 2002) com organismos geneticamente modificados destinados à agricultura, alimentação humana e animal com os ajustes que se fizerem necessários, caso a caso, de acordo com as peculiaridades do projeto. - Instrução Normativa nº 20, de 15 de março de 2004 aprovou o procedimento de registro no Cadastro Técnico Federal junto ao IBAMA, necessário à instalação e operação, por pessoas físicas e jurídicas, de laboratório, biotério e casa de vegetação, para fins de pesquisa em regime de confinamento envolvendo OGM e seus derivados exigidos no art. 3º da Resolução CONAMA nº 305, de 12 de junho de 2002.

4 Licença de Operação para Áreas de Pesquisa LOAP / requerimentos em análise - SP, PR, MG, GO, MT, BA, DF e RS - Milho, Algodão, Soja, Mamão, Feijão, Cana e Batata Coordenação de Licenciamento de OGM, composta de 7 (sete) técnicos e um apoio administrativo,

5 Conforme a Lei nº 8.974/95, a lei revogada pela /05, o OGM com características de agrotóxicos tinham que seguir os procedimentos elencados na Lei nº 7.802/89 e Decreto nº 4.074/02. O papel desse Instituto era Avaliação Ambiental Preliminar - AAP e Registro Especial Temporário - RET, registro para ambientes hídricos, proteção de florestas nativas e de outros ecossistemas.

6 Algumas atividades desenvolvidas pelo IBAMA até 2005: - Julho de Ação Judicial determinou a exigência de Registro Especial Temporário - RET para pesquisa e experimentação com OGM, caracterizados como agrotóxicos e afins, e exigiu Fiscalização das Estações Experimentais; - Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental - DILIQ solicitou à CTNBio parecer técnico prévio conclusivo, com o objetivo de orientar a AAP dos processos em tramitação no IBAMA. Posteriormente a DILIQ foi dividida na Diretoria de Licenciamento DILIC e Diretoria de Qualidade Ambiental DIQUA; - Agosto 2001 Formação do Grupo Técnico - GT para discutir e definir critérios e requisitos para a AAP. Participação das instituições de pesquisa.

7 - Reuniões com a CTNBio, objetivando estabelecer critérios de encaminhamento do Parecer Técnico Prévio Conclusivo e informação atualizada sobre o Certificado de Qualidade de Biossegurança CQB, forma de apresentação e do conteúdo desse parecer, procedimento de descarte e monitoramento ambiental necessário. Conforme a Lei de Biossegurança, A instituição de direito público ou privado que pretender realizar pesquisa em laboratório, regime de contenção ou campo, como parte do processo de obtenção de OGM ou de avaliação da biossegurança de OGM, o que engloba, no âmbito experimental, a construção, o cultivo, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a liberação no meio ambiente e o descarte de OGM, deverá requerer, junto à CTNBio, a emissão do CQB.

8 - Reuniões com consultores ad hoc com o intuito de auxiliar a equipe na elaboração da proposta de regulamentação específica e nas avaliações ambientais. - Reuniões com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Ministério da Saúde - MS, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO.

9 O IBAMA acompanhou a importação de milho transgênico proveniente da Argentina com destino aos avicultores de Pernambuco em Os exportadores argentinos se ajustaram para vender ao Brasil em torno de 2 milhões de toneladas de milho. Na primeira semana de maio de 2005, o Brasil recebeu carregamento de 27 mil toneladas o primeiro desde 2000, quando o governo baniu as compras do grão transgênico. A importação atendeu produtores de aves e suínos que solicitaram autorização da CTNBio para trazer o grão. Em março de 2005, avicultores de Pernambuco obtiveram licença para importar 400 mil toneladas e, em abril daquele ano, os avicultores/suinocultores gaúchos tiveram aprovação para comprar 1,5 milhão de toneladas

10 MARCO LEGAL Lei de Biossegurança Lei nº , de Art. 1º Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente.

11 - Alteração da descrição do Código 20 Uso dos recursos naturais do Anexo VIII da Lei nº 6.938/81; - Restringiu a Lei 7.802/89: somente OGMs desenvolvidos para servir de matéria-prima para agrotóxicos; - Cultivo de OGM em APA e Zonas de Amortecimento - Fim da Coordenação de Licenciamento de OGM/Ibama

12 IBAMA Emitir as autorizações e registros e fiscalizar produtos e atividades que envolvam OGMs e seus derivados liberados nos ecossistemas naturais, de acordo com a legislação em vigor e segundo o regulamento desta Lei, bem como o licenciamento (Resolução Conama nº 305/02), nos caso em que a CTNBio deliberar, na forma desta lei, que o OGM é potencialmente causador de significativa degradação ambiental

13 A CTNBio delibera, em última e definitiva instância, sobre os casos em que a atividade é potencial ou efetivamente causadora de degradação ambiental, bem como sobre a necessidade do licenciamento ambiental. As autorizações e registros estarão vinculados à decisão técnica da CTNBio correspondente, sendo vedadas exigências técnicas que extrapolem as condições estabelecidas naquela decisão, nos aspectos relacionados à biossegurança.

14 O IBAMA participou ativamente, por meio de seus analistas ambientais das áreas de licenciamento, qualidade ambiental e ecossistemas, da Comissão de Biossegurança do Ministério do Meio Ambiente, criada pela Portaria MMA nº 352, de 6 de dezembro de Competia à Comissão, em destaque: proceder ao levantamento e à análise das questões referentes à biossegurança, visando a identificar impactos dessa biotecnologia e suas correlações com o meio ambiente; identificar temas no campo da biotecnologia e da biossegurança cujos desdobramentos poderão demandar atuação do MMA, de forma preventiva; propor estudos para subsidiar o posicionamento do MMA na tomada de decisões sobre temas relativos à biossegurança; assessorar o Ministro do Meio Ambiente em temas relativos aos avanços recentes da biotecnologia e da biossegurança e seus reflexos e impactos sobre o meio ambiente; subsidiar tecnicamente os representantes do MMA na tomada de decisões relativas à formulação de políticas públicas nos grupos interministeriais relacionados ao assunto; e subsidiar tecnicamente os representantes do Ministério do Meio Ambiente na tomada de decisões referentes aos processos encaminhados à CTNBio.

15 Posteriormente, a Portaria MMA nº 313, de 31 de outubro de 2006, alterou a denominação para Comissão Interna de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados - OGM e derivados e de seus impactos sobre o meio ambiente, e aprovou o seu regimento interno. Em 2006 e 2007, a Comissão reuniu-se mais de seis vezes para analisar matérias relacionadas à temática de OGM e seus derivados, em especial, os processos de liberação comercial e resoluções normativas da CTNBio. Entretanto, com a mudança do Ministro do Meio Ambiente e a possibilidade de rever a atuação dos membros e ampliar a participação de técnicos de outras áreas do IBAMA, como a fiscalização, e do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade - ICMBio, a Comissão não se reuniu mais e teve suas atividades encerradas.

16 Principais Fiscalizações Ambientais a) Em agosto/setembro de 2005: O Escritório Regional de Passo Fundo/RS emitiu 17 advertências pelo plantio de soja OGM no entorno (Zona de Amortecimento) da Flona localizada nesse município; b) Uma multinacional foi multada em R$ 1 milhão, em março de 2006, pelo IBAMA, que constatou o plantio de transgênico na estação de pesquisas, na zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, uma faixa de dez quilômetros contada a partir dos limites da reserva. Além dessa área da multinacional, 8 propriedades também foram multadas (420 há e R$ ,00 em multas)

17 c) Em março de 2007, A divisão de Controle e Fiscalização da Superintendência do IBAMA/RS planejou e realizou novas operações de fiscalização mo entorno (faixa de 500 metros) da FLONA de Passo Fundo. Foram vistoriadas 49 propriedades (de 2 a 60 ha), nas quais foram coletadas amostras de soja (folhas e grãos) para análise, visando a verificação de transgenia. Com os resultados, 14 propriedades foram autuadas (R$ ,00); d) Em maio de 2008, IBAMA/RS realizou uma operação de fiscalização de soja transgênica no entorno da Floresta Nacional de Passo Fundo, localizada no município de Mato Castelhano, planalto médio gaúcho. Produtores foram multados

18 e) Em dezembro de 2008, durante uma fiscalização, dez agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) autuaram, multaram e embargaram 18 propriedades rurais por cultivarem soja transgênica no perímetro de 500 metros no entorno do Parque Nacional das Emas, em Goiás, e outras duas por usarem agrotóxicos das classes 1, 2 e 3 nas lavouras situadas a menos de dois quilômetros da unidade de conservação. As multas aplicadas nos produtores de soja transgênica somaram R$ 950 mil. Além da soja, os agentes constataram ainda que hectares do parque foram afetados pelo plantio de algodão transgênico. Pelo menos 18 produtores foram multados por cultivarem essa variedade de soja a menos de 500 metros da fronteira do parque e tiveram sua produção embargada.

19 f) Durante quatro dias, de abril/11, 12 fiscais da Superintendência do Ibama/RS coletaram amostras (resíduos e sementes) em 40 lavouras de soja localizadas na zona de exclusão de 500 metros no entorno da Floresta Nacional de Mato Castelhano, em Passo Fundo, com o objetivo de verificar a presença de soja transgênica no local. A fiscalização cumpre determinação judicial oriunda de uma ação civil pública. Também, foram coletadas amostras de milho.

20 OPERAÇÃO CÉU AZUL GO e MS Nesta Operação foram vistoriadas 24 propriedades rurais, totalizando R$ ,00 em multas aplicadas. No entanto, o principal resultado detectado foi a elevação da taxa de legalidade do uso de transgênicos na zona de amortecimento do PNE, passando de 28,5% para 95,83% em apenas três anos. Essa mesma operação foi realizada em 2008, com objetivo principal de fazer cumprir a determinação estabelecida pelo Decreto 5.950/2006 que delimita uma área limítrofe às unidades de conservação onde não é permitido o plantio de transgênicos (500 m para soja e 800 m para algodão), fiscalizando toda a área ao longo do perímetro do Parque Nacional das Emas.

21 Atualmente, este Instituto não efetua operações de fiscalização direcionadas exclusivamente em OGM. As fiscalizações de OGM pelo IBAMA são conduzidas de forma secundária a outras atividades fiscalizadas, tais como: fabricação, comércio e uso de agrotóxicos; plantio de OGM em desrespeito ao plano da Unidade de Conservação (área de competência do ICMBio - fiscalização conjunta com o ICMBio); Áreas de Preservação Permanentes APP; Reserva Legal; licenciamento ambiental; e entre outras. Por meio de denuncias ou demandas especificas do Ministério do Meio Ambiente ou de órgãos do judiciário, o IBAMA pode realizar operações fiscalizatórias pontuais. Os estados da federação, em sua grande maioria, possuem órgãos que realizam a fiscalização de OGM, como as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e de Saúde. Como exemplo, tem-se a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento SEAB do estado do Paraná.

22

23

24

25

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Fiscalização de atividades com organismos geneticamente modificados 15 Artigo Técnico 2 Fiscalização de Atividades

Leia mais

Marco Regulatorio envolvendo a Avaliação do Risco Ambiental de Organismos Geneticamente

Marco Regulatorio envolvendo a Avaliação do Risco Ambiental de Organismos Geneticamente Avaliação do Risco Ambiental de Plantas Geneticamente Modificadas Environmental Risk Assessment (ERA) of Genetically Modified Plants Marco Regulatorio envolvendo a Avaliação do Risco Ambiental de Organismos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE BIOSSEGURANÇA NO BRASIL CENÁRIO ATUAL. Conselho de Informações sobre Biotecnologia

LEGISLAÇÃO DE BIOSSEGURANÇA NO BRASIL CENÁRIO ATUAL. Conselho de Informações sobre Biotecnologia LEGISLAÇÃO DE BIOSSEGURANÇA NO BRASIL CENÁRIO ATUAL A PESQUISA COM OGMs NO BRASIL É REGULADA PASSO A PASSO, DESDE A CLONAGEM DO GENE ATÉ A OBTENÇÃO DA NOVA CULTIVAR, TESTANDO-SE SE SUA SEGURANÇA AMBIENTAL

Leia mais

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões)

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) Constitucionalizou a questão ambiental externa cumprida por outros países; Regularizou profusadamente o artigo

Leia mais

LEI Nº 8.974, DE 05 DE JANEIRO DE 1995

LEI Nº 8.974, DE 05 DE JANEIRO DE 1995 LEI Nº 8.974, DE 05 DE JANEIRO DE 1995 Regulamenta os incisos II e V do 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas para o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente

Leia mais

INFORMATIVO. Projeto de Incentivo à Aquariofilia no Brasil. Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA

INFORMATIVO. Projeto de Incentivo à Aquariofilia no Brasil. Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA INFORMATIVO Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA Projeto de Incentivo à Aquariofilia no Brasil Estamos em fase de discussão de um projeto inovador que será realizado nos aquários públicos

Leia mais

Biossegurança e Legislação. Mariana Almeida Franca João Carlos Bespalhok Filho

Biossegurança e Legislação. Mariana Almeida Franca João Carlos Bespalhok Filho Biossegurança e Legislação Mariana Almeida Franca João Carlos Bespalhok Filho Resumo Biossegurança (Mariana) Legislação Constituição Federal Lei de Biossegurança CTNBIO CQB CIBio Liberação Planejada Liberação

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.752, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1995. Regulamenta a Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, dispõe sobre a vinculação, competência e composição

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Biodiversidade, patrimônio genético, biossegurança e Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita INTRODUÇÃO A Lei de Biossegurança, como é

Leia mais

Cronologia do embargo judicial

Cronologia do embargo judicial Cronologia do embargo judicial Desde 1999, uma batalha jurídica impede a liberação da produção comercial de soja transgênica no Brasil. As ações foram movidas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC)

Leia mais

Legislação de Biossegurança no Brasil: Cenário Atual

Legislação de Biossegurança no Brasil: Cenário Atual Legislação de Biossegurança no Brasil: Cenário Atual Mônica Cibele Amâncio, com colaboração de Maria José Sampaio* Ao contrário do que a maioria da sociedade brasileira pensa, a pesquisa com plantas geneticamente

Leia mais

SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ

SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ PARANÁ PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA GRÃOS: TOTAL - 22,5 milhões de toneladas Soja: 9,3 milhões toneladas (41%) Milho: 8,5 milhões toneladas (38%) PECUÁRIA: - Aves: 1,5 milhões

Leia mais

PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010.

PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010. PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010. Dispõe sobre o Regimento para a Comissão Interna de Biossegurança da UFSCar O Reitor da Universidade Federal de São Carlos, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos Lei nº 7.802 de 1989 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita O art. 1º, da Lei nº 7.802/1989, estabelece que a pesquisa, a

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. TEMÁRIO: 1 Resolução Normativa nº 5, de 12 de março de 2008. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. RESOLUÇÃO NORMATIVA N o 5, DE 12 DE MARÇO DE 2008 Com as alterações da Resolução Normativa

Leia mais

FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL

FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL Lucilio Rogerio Aparecido Alves Prof. Dr. da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em

Leia mais

ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS

ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS XXXVI CICLO DE REUNIÕES CONJUNTAS DA CSM/PR SEMENTES DESAFIOS PARA O FUTURO ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS 20 de junho de 2017 Foz do Iguaçu - PR Virgínia Arantes Ferreira Carpi Coordenadora

Leia mais

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DAS FINALIDADES Art. 1 O Comitê Interno de Biossegurança da Universidade Castelo Branco, doravante denominado CIBio-UCB

Leia mais

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009 Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas Exigências legais do MAPA Jaguariúna SP junho de 2009 REGULAMENTAÇÃO Histórico da Legislação 1934: Decreto que aprova o Regulamento de

Leia mais

AÇÕES REGULAMENTARES E ATUAÇÃO DA CTNBio NO BRASIL

AÇÕES REGULAMENTARES E ATUAÇÃO DA CTNBio NO BRASIL AÇÕES REGULAMENTARES E ATUAÇÃO DA CTNBio NO BRASIL Edilson Paiva 1 A primeira Lei de Biossegurança brasileira, nº 8.974, foi elaborada em 1995 e regulamentada por decreto, criando a Comissão Técnica Nacional

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 24, Anexo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, nomeado por Decreto de 09 de janeiro, publicado no Diário

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

1 Instrução Normativa nº. 01 de 15 de dezembro de Seção 1. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO

1 Instrução Normativa nº. 01 de 15 de dezembro de Seção 1. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO TEMÁRIO: 1 Instrução Normativa nº. 01 de 15 de dezembro de 1998. Seção 1. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 1, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1998. O Ministro

Leia mais

LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS

LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS Bárbara França Dantas Pesquisadora da Embrapa Semiárido De acordo com FERNANDA YONEYA (O Estado de São Paulo de 21 de setembro de 2011), mesmo

Leia mais

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA Convenção Sobre Diversidade Biológica Art. 8 Conservação in situ

Leia mais

PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014

PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014 PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014 Estabelece procedimentos entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO Felipe BLENSKI 1 Fernando do Rego BARROS FILHO 2 Igor RATKOSKI 3 Genésio Aires de SIQUEIRA 4 1.1 CONCEITOS DE DIREITO AMBIENTAL Em sua obra de Direito Ambiental

Leia mais

SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL

SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL AGRICULTURA NA ECONOMIA BRASILEIRA REPRESENTA 28% PIB EMPREGA 37% DOS TRABALHADORES GERA 44% DAS EXPORTAÇÕES PRINCIPAIS CULTURAS BRASILEIRAS: SOJA, MILHO, ALGODÃO,

Leia mais

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS PECUÁRIOS SEFIP - GO Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro Márcia Virgínia Santos

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º. Por este Regimento regulamenta-se a composição, as

Leia mais

Ordenamento Jurídico Brasileiro e Lei de Biossegurança

Ordenamento Jurídico Brasileiro e Lei de Biossegurança Ordenamento Jurídico Brasileiro e Lei de Biossegurança Heren Otero Avila, Adv. OAB/RS 84634 Mestranda em Biotecnologia herenkoa@gmail.com Abordagens... Noções Básicas do Ordenamento Jurídico Lei de Biossegurança

Leia mais

Lei de Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6.938/1981

Lei de Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6.938/1981 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 02 DATA 25/08/2016 DISCIPLINA Direito Ambiental PROFESSOR Romeu Thomé MONITOR Thaís da Mata AULA 02 - Organizações dos Sistemas Nacionais de Meio Ambiente

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 69/XIII/1.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS

PROJETO DE LEI N.º 69/XIII/1.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 69/XIII/1.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Exposição de motivos O único organismo geneticamente modificado

Leia mais

Comércio Internacional de Sementes e Mudas

Comércio Internacional de Sementes e Mudas Comércio Internacional de Sementes e Mudas CAMILA DOS SANTOS VIEIRA AUDITORA FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIA SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS SEFIA/DDA/SFA-PR Panorama do Estado do Paraná - 2017

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS

PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Exposição de motivos No planeta, em 2013, 4% do solo agrícola

Leia mais

DECRETO Nº DE 26 DE ABRIL DE

DECRETO Nº DE 26 DE ABRIL DE DECRETO Nº 9.405 DE 26 DE ABRIL DE 2005 Altera o Regulamento da Lei nº 6.569, de 17 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Florestal no Estado da Bahia, aprovado pelo Decreto nº 6.785, de 23 de

Leia mais

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008 1 Lavouras 1.1 Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas A quinta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas 1, indica uma produção da ordem de 144,3 milhões de toneladas,

Leia mais

GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL

GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Gerente: João Carlos Gomes do Nascimento Apresentador: Henrique Noronha Figueiredo de Brito Atribuições quando do

Leia mais

Considerando a necessidade de garantir o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora; e

Considerando a necessidade de garantir o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora; e INSTRUÇAO NORMATIVA No- 6, DE 7 DE ABRIL DE 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 22 do Anexo

Leia mais

Decisões sobre biossegurança no Brasil

Decisões sobre biossegurança no Brasil Decisões sobre biossegurança no Brasil Mesa de controvérsias sobre transgênicos CONSEA 12 de julho de 2013 Gabriel B. Fernandes Transgênicos liberados Milho 19 Soja 5 Algodão 12 Feijão 01 15 Vacinas 02

Leia mais

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 Dispõe sobre o Termo de Autorização de Uso de Benzoato de Emamectina na transição para o manejo convencional em caráter regular

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS.

CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS. CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE 2008 Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS. A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA -

Leia mais

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO NOVEMBRO 2016 OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior consumidor de sementes transgênicas > 40 mi ha plantados OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior

Leia mais

PREZADOS (AS) SENHORES (AS):

PREZADOS (AS) SENHORES (AS): PREZADOS (AS) SENHORES (AS): PARA EFEITO DE ATUALIZAÇÃO, INFORMAMOS QUE NO MÊS DE JANEIRO/2015, FORAM PUBLICADAS AS SEGUINTES NORMAS: NBR 7503:2015 (N81307) - MA / SS / QL / SCL ESPECIFICA AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS

AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS Eng.ª Agr.ª Ane Beatriz Camargo Veronez Eng.ª Agr.ª Cristina Abi Rached Iost ENFISA REGIONAL 2013 FLORIANÓPOLIS/SC MAPA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS

Leia mais

Codex Alimentarius. 5º módulo.

Codex Alimentarius. 5º módulo. Codex Alimentarius 5º módulo CCAB Comitê do Codex Alimentarius do Brasil CCAB CCAB foi criado em 1980; Coordenação e a Secretaria Executiva responsabilidade do INMETRO; Ponto de Contato MRE. Membros do

Leia mais

EVANDRO LUIS GAVA, Prefeito Municipal de Nova Veneza, faz saber a todos, que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

EVANDRO LUIS GAVA, Prefeito Municipal de Nova Veneza, faz saber a todos, que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: 1/5 LEI Nº 2416, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. "DISPÕE SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE IMPACTO LOCAL, INSTITUI A TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (TLAM), A TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

Leia mais

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA Legislação Federal NORMA EMENTA TEMA Constituição Federal 1988 Lei 6.938/1981 Lei 12.187/2009 7.390/2010 Lei 9.433/1997 Lei 10.257/2001 Constituição Federal

Leia mais

Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009

Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009 Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009 Publicado no DO em 8 abr 2009 Dispõe sobre a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação - ASV e as respectivas Autorizações de Utilização de Matéria-Prima

Leia mais

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Conceitos - AIA: Avaliação de Impactos Ambientais Processo que visa prever os possíveis impactos causados

Leia mais

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos LEGISLAÇÃO SANITÁRIA APLICADA À AGROINDÚSTRIA DE ALIMENTOS 1 Agroindústria de alimentos A agroindustrialização de alimentos deve ser compreendida

Leia mais

Objetivos da detecção de OGM em alimentos. Flavio Finardi Filho Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Objetivos da detecção de OGM em alimentos. Flavio Finardi Filho Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental Faculdade de Ciências Farmacêuticas Objetivos da detecção de OGM em alimentos Flavio Finardi Filho Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental Faculdade de Ciências Farmacêuticas Objetivos da detecção de OGM em alimentos Aspectos legais

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012

Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012 Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

Meio Ambiente. Ministério do Meio Ambiente FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS FLONA TAPAJÓS. Unidade de Conservação Federal

Meio Ambiente. Ministério do Meio Ambiente FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS FLONA TAPAJÓS. Unidade de Conservação Federal FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS FLONA TAPAJÓS Unidade de Conservação Federal A Gestão Socioambiental da Flona e a sua relacão com o Manejo Florestal e as Pesquisas na UC 2010 Floresta Nacional do Tapajós

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 ALTERADA PELA PORTARIA MMA Nº 98/2015, PORTARIA MMA Nº 163/2015. PORTARIA MMA Nº 163, DE 08 DE JUNHO DE PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 2015 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA São Paulo, fevereiro de 2017 BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA A D R I A N A B R O N D A N I A BIOTECNOLOGIA MODERNA REÚNE AS TÉCNICAS DE MAIOR PRECISÃO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS MELHORAMENTO

Leia mais

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Dezembro 2009 ATENÇÃO: GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS

Leia mais

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Maio 2009 CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PLANEJAMENTO...

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE 27-08-2015 DOU 28-08-2015 Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental dos aeroportos regionais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das

Leia mais

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis Seminário de Condicionantes Ambientais e Capacidade de Suporte IPUF / Prefeitura Municipal de Florianópolis Atribuições da FATMA no município de Florianópolis ELAINE ZUCHIWSCHI Analista Técnica em Gestão

Leia mais

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários Victor Bassetti Martinho 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP Curriculum vitae 2 Victor Bassetti Martinho Engenheiro Ambiental graduado

Leia mais

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 469/2015 465/2014 452/2012 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Dispõe sobre os requisitos

Leia mais

O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL

O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL NLA-SP Núcleo de Licenciamento Ambiental da Superintendência do Ibama em São Paulo ESTRUTURA DO IBAMA ESTRUTURA REGIMENTAL DECRETO Nº 6.099,

Leia mais

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL 7 Nº 34 30 de maio de 2018 COMPENSAÇÃO AMBIENTAL Planalto altera leis no âmbito do IBAMA e ICMBio Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 29 de maio de 2018, a Lei Federal n 13.668/2018 que

Leia mais

12 CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Política Agrícola para Florestas Plantadas

12 CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Política Agrícola para Florestas Plantadas 12 CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL Política Agrícola para Florestas Plantadas Florestas Plantadas Legislação Lei 12.187/2009 Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC

Leia mais

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo Alimentos transgênicos Aluna: Maria Eugênia Araújo Sumário O que é um transgênico? Métodos de transgenia Aplicações da transgenia Pontos positivos Pontos negativos Rotulagem dos transgênicos Considerações

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/12 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

Estrutura e planejamento de controles oficiais

Estrutura e planejamento de controles oficiais Estrutura e planejamento de controles oficiais I Workshop de Laboratórios de Alimentação Animal Fernanda Marcussi Tucci Coordenadora Fiscalização de Produtos para Alimentação Animal - Estrutura DFIP -

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 30, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 30, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012 1 de 5 INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 30, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DOU de 21/09/2012 (nº 184, Seção 1, pág. 74) Estabelecer

Leia mais

Fiscalização de Produtos para Alimentação Animal

Fiscalização de Produtos para Alimentação Animal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários Fiscalização de Produtos para Alimentação

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Biodiversidade, patrimônio genético, biossegurança e Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita VEDAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E

Leia mais

Metodologia. Modelos de Séries Temporais Específicos para previsão

Metodologia. Modelos de Séries Temporais Específicos para previsão Metodologia CONAB IBGE MAPA EMBRAPA FAPRI (Food and Agricultural Policy Research Institute ) USDA (United States Department of Agriculture) Modelos de Séries Temporais Específicos para previsão Foram usados

Leia mais

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

II FÓRUM DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE. Transgênicos, Saúde e Meio Ambiente 2011

II FÓRUM DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE. Transgênicos, Saúde e Meio Ambiente 2011 II FÓRUM DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE Transgênicos, Saúde e Meio Ambiente 2011 Silvio Valle - valle.fiocruz@gmail.com Lei 11.105, de 24 de março de 2005 Regulamenta os incisos II, IV e V do 1º do art.

Leia mais

Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014

Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014 Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014 Norma Estadual - Goiás Publicado no DOE em 11 nov 2014 Dispõe sobre ações e medidas fitossanitárias que visem à prevenção e controle da Ferrugem Asiática

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. TEMÁRIO: 1 Instrução Normativa n 52, de 1 de dezembro de 2016 Publicação: D.O.U. do dia 19.12.16, Seção 1. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 52, DE 1º DEZEMBRO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA Rua 20 de Maio, Centro MORRO DA FUMAÇA-SC CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA Rua 20 de Maio, Centro MORRO DA FUMAÇA-SC CNPJ: / LEI Nº 1329/2009 "CRIA A TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TLAM E A TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇAO AMBIENTAL MUNICIPAL TCFAM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. " BALTAZAR PELLEGRIN, Prefeito Municipal de Morro

Leia mais

Seção I Da importação de artigo regulamentado para pesquisa e experimentação

Seção I Da importação de artigo regulamentado para pesquisa e experimentação INSTRUÇÃO NORMATIVA N DE DE DE 2014 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 87, parágrafo único, inciso II da Constituição Federal,

Leia mais

Esta Norma aplica-se aos empreendimentos e atividades para os quais sejam requeridos documentos do Sistema de Licenciamento Ambiental SLAM.

Esta Norma aplica-se aos empreendimentos e atividades para os quais sejam requeridos documentos do Sistema de Licenciamento Ambiental SLAM. INDENIZAÇÃO DOS CUSTOS DE ANÁLISE E PROCESSAMENTO DOS REQUERIMENTOS DE LICENÇAS, CERTIFICADOS, AUTORIZAÇÕES E CERTIDÕES AMBIENTAIS 1 OBJETIVO Estabelecer os valores e os critérios de indenização ao Instituto

Leia mais

Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Biotecnologia Organismos Geneticamente Modificados Breve Panorama da Soja Transgênica no Brasil e no Mundo Antônio Carlos Roessing

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 13-04-2018 DOU 17-04-2018 Altera a Instrução Normativa nº 6, de 15 de março de 2013, que regulamenta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 909 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Lei Nº 391, de 04 de Agosto de 2018 - Dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM - do município

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. TEMÁRIO: 1 Resolução Normativa nº 6, de 6 de novembro de 2008. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre as normas para liberação

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas.

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de 2015. Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. I. Introdução. Recentemente, a ANVISA publicou a Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA

AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA PERÍODO DE 2001 A 2006 INTRODUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA FACULDADE ASCES

REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA FACULDADE ASCES REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA FACULDADE ASCES CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. A Comissão Interna de Biossegurança da Faculdade Asces (CIBio/Faculdade Asces) é um órgão

Leia mais

GT: 7 - DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA LEVANTAMENTO DAS AÇÕES REFERENTES A DANOS OCORRIDOS PELOS AGROTÓXICOS NO PARANÁ

GT: 7 - DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA LEVANTAMENTO DAS AÇÕES REFERENTES A DANOS OCORRIDOS PELOS AGROTÓXICOS NO PARANÁ GT: 7 - DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA LEVANTAMENTO DAS AÇÕES REFERENTES A DANOS OCORRIDOS PELOS AGROTÓXICOS NO PARANÁ Alanna Cultz (UEPG); Email: alana96_@hotmail.com TEMÁTICA: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Leia mais

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - SEMADE Presidência da República Casa

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula A PNMA no ordenamento jurídico brasileiro Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes

Leia mais

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 Institui a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV da

Leia mais