AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE - 2012"

Transcrição

1 AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE

2 Dando seguimento à programação de cursos promovidos por esta Escola Judicial, para magistrados e servidores deste Regional, apresentamos a agenda do segundo semestre de 2012, a qual contempla eventos na modalidade presencial e a distância. Os eventos previstos se encaixam em um dos seis eixos temáticos, conforme mais adiante especificamos. Além de videoconferências, palestras e cursos de curta e longa duração, a novidade para esse segundo semestre são as jornadas jurídicas. Nas três jornadas previstas para , a ideia é aprofundar a temática da responsabilidade civil e suas repercussões no âmbito das relações trabalhistas. Para tanto, convidamos como palestrantes destacados juristas para apresentarem diversas perspectivas desse amplo tema que, após a ampliação da competência desta Justiça Laboral pela Emenda Constitucional n. 45/2004, vem desafiando reflexões e estudos por parte dos magistrados trabalhistas. Eventualmente, novos eventos poderão vir a ser oferecidos, além dos que ora apresentamos. Enviaremos, por , a cada um dos magistrados e servidores, a agenda mensal, bem como o cartaz de cada um dos cursos isoladamente. Relembramos que a programação que ora apresentamos estará, ao longo de todo o segundo semestre, na página da Escola Judicial, de modo que poderá ser continuamente acessada pela internet ou pelo portal do TRT5. Naquele ambiente virtual encontram-se, ainda, regulamentos, artigos, vídeos e áudios de aulas. Escola Judicial do TRT5 Diretor-Geral: Edilton Meireles de Oliveira Santos Desembargador Federal do Trabalho Vice-Diretor: Cláudio Mascarenhas Brandão Desembargador Federal do Trabalho Coordenadora de Cursos: Marília Sacramento Juíza do Trabalho Vice-Coordenadora de Cursos: Luiza Aparecida Oliveira Lomba Desembargadora Federal do Trabalho INSCRIÇÕES - As inscrições para os eventos deverão ser solicitadas exclusivamente pelos seguintes s: Cursos presenciais: inscricao-escola@trt5.jus.br Cursos on line e videoconferências: inscricao-ead@trt5.jus.br

3 PRINCIPAIS EIXOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MAGISTRADOS 1º EIXO TEMÁTICO TEMAS ATUAIS DE DIREITO E PROCESSO 31 horas Aula: O PROCESSO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NOS DIVERSOS TIPOS SOCIETÁRIOS, 20/07 (3h) Aula: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E RELAÇÃO DE EMPREGO, 2/08 (3h) Aula: FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO DE EMPREGO, 21/09 de setembro (3h) Aula: QUESTÕES DE FAMÍLIA E SUCESSÓRIAS APLICÁVEIS AO PROCESSO DO TRABALHO, 4/10 (3h) 1ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 5/10 (6h) 2ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 19/10 (7h) 3ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 23/11 (6h) 2º EIXO TEMÁTICO QUESTÕES RELEVANTES SOBRE EXECUÇÃO TRABALHISTA 14 horas Videoconferência: EXECUÇÃO TRABALHISTA CONTRA MASSA FALIDA, EMPRESAS EM LI- QUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL E EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DESDOBRAMENTOS E QUES- TÕES RELEVANTES, 18/07 (3h) Aula: EXECUÇÃO TRABALHISTA - EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS PARA UMA MAIOR EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA, 17/08 (3h) Videoconferência: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE PENHORA E EMBARGOS DO DE- VEDOR, 25/10 (4h) Videoconferência: TEMAS INSTIGANTES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA, 29/11 (4h) 3º EIXO TEMÁTICO DIREITOS FUNDAMENTAIS 10 horas Video-aula: AS OMISSÕES DO PODER PÚBLICO E OS LIMITES DA TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELO PODER JUDICIÁRIO,16/07 (1h) Aula: PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL, 3/08 (3h) Aula: A PROTEÇÃO COMO FUNÇÃO JURÍDICO-OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, 24/08 (3h) Aula: DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS SOCIAIS DO TRABALHADOR, 14/09 (3h) 4º EIXO TEMÁTICO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJE - E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Minicurso: O OFICIAL DE JUSTIÇA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, 6/08 (4h) Videoconferência: O USO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NA EXECUÇÃO, 30/08 (4h) Aula: O JUIZ E A CONECTIVIDADE, 13/09 (3h) Videoconferência: PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO, 27/09 (3h) 5º EIXO TEMÁTICO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: TEMAS DIVERSOS 11 horas Curso: TÉCNICAS DE COLETA DE PROVA, 26 e 27/07 (8h) 6º EIXO TEMÁTICO FORMAÇÃO PARA O DESEMPENHO DE FUNÇÕES 80 horas Curso on line: PRÁTICA JURÍDICA, início 10/08 (45h) Curso on line: PREPARAÇÃO DE VOTO (35h) Obs.: A maior parte desses cursos prevê vagas para servidores, atendendo simultaneamente à sua demanda de desenvolvimento e atualização na área jurídica, em especial daqueles que exercem funções de assessoria e que ocupam cargos de natureza jurídica. Nos 2 primeiros eixos temáticos, a Escola certificará aqueles magistrados que participarem de, pelo menos, 10h de curso, ficando a seu critério a escolha das aulas conforme lhes despertem maior interesse.

4 << JULHO >> 16 de julho Vídeo-aula: AS OMISSÕES DO PODER PÚBLICO E OS LIMITES DA TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELO PODER JUDICIÁRIO Horário: 15h/16h, no auditório da Escola Judicial Professor: Saulo José Casali Bahia, Juiz Federal - Justiça Federal de 1ª Instância/SJBA Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia e em Direito do Estado pela PUC-SP. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Professora-Assistente-Mestre da PUC-SP. Lattes: *Palestra ministrada no XI Congresso Brasileiro de Direito do Estado, edição de julho Videoconferência: EXECUÇÃO TRABALHISTA CONTRA MASSA FALIDA, EMPRESAS EM LI- QUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL E EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DESDOBRAMENTOS E QUES- TÕES RELEVANTES Horário: 14h30/17h30, no auditório do IAT Instituto Anísio Teixeira Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor: João Glicério de Oliveira Filho, Advogado e Professor da UFBA Especialista e Mestre pela UFBA. Professor e Coordenador-geral de cursos e professor da especialização da Fundação Faculdade de Direito da Bahia/UFBA. Lattes: Programa: Direito Falimentar. Direito Recuperacional. Direito do Trabalho. Falência. Recuperação de Empresas. Judicial. Extrajudicial. Liquidação Extrajudicial. Créditos trabalhistas. Execução trabalhista. Suspensão. Juízo Universal da Falência. Efeitos da Falência. Credores. Habilitação. Divergência. Impugnação. 20 de julho Aula: O PROCESSO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NOS DIVERSOS TIPOS SOCIETÁRIOS Professor: João Glicério de Oliveira Filho, Advogado e Professor da UFBA Especialista e Mestre pela UFBA. Professor e Coordenador-geral de cursos e professor da especialização da Fundação Faculdade de Direito da Bahia/UFBA. Lattes: Programa: Direito do Trabalho e as sociedades empresárias. Direito Societário. Conceito. Classificação. Sócio. Penhorabilidade da participação societária e remuneração dos sócios. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Sociedade em comum. Sociedade Limitada. Sociedade Anônima. Operações Societárias.

5 26 e 27 de julho Curso: TÉCNICAS DE COLETA DE PROVA Horários: dia 26/07-15h/19h, na Escola Judicial dia 27/07-8h30/12h30, no auditório do Comércio Público-alvo: Magistrados de 1ª Instância Professor: Oscar Marcelo Silveira de Silveira, Agente da Polícia Federal/RS Chefe de Operações da Polícia Federal em Cáceres/MT, fronteira Brasil/Bolívia, por 8 anos e, por 6 anos, responsável pela Unidade de Inteligência Policial em Rio Grande/RS. Professor das disciplinas de Investigação Policial e de Técnicas de Entrevista & Interrogatório na Academia Nacional de Polícia/DPF, Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Fundação Universidade do Tocantins, Especialista em antiterrorismo pelo New Mexico Tech/NM/USA. Programa: Análise do discurso não verbal. Técnicas para obtenção da colaboração. Obtenção do rapport. Saber ouvir. Saber perguntar. Fatores adversos à comunicação. Detectando a mentira. Objetivos e aplicações. Tipos de entrevista. Fases da entrevista << AGOSTO >> 2 de agosto Aula: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E RELAÇÃO DE EMPREGO Horário: 16h/19h, na Escola Judicial Palestrante: Murilo Sampaio Oliveira, Juiz do Trabalho do TRT5 Professor Adjunto da UFBA. Graduado, Especialista e Mestre em Direito pela UFBA e Doutor pela UFPR. É sócio-colaborador da AATR. Pesquisador na área de Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência econômica, subordinação jurídica e direito sindical. Lattes: Programa: Relação de emprego. Subordinação jurídica e dependência econômica. Relações contemporâneas de trabalho e emprego. Trabalho autônomo, trabalho subordinado e trabalho dependente. Trabalho intelectual, trabalho a domicílio, trabalho externo, teletrabalho e parassubordinação. Critérios de identificação do vínculo empregatício. 3 de agosto Aula: PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL Palestrante: Felipe Derbli de Carvalho Baptista, Procurador do Estado do Rio de Janeiro Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro. É Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Regimes Próprios de Previdência Social e Investimentos Financeiros. Lattes: Programa: Premissas teórico-dogmáticas: A subsistência do dirigismo constitucional. A fundamentalidade dos direitos sociais e a sua eficácia jurídica. O Princípio da Proibição do Retrocesso Social na Constituição de 1988: Antecedentes no Direito Comparado e no Direito Constitucional Brasileiro. Uma proposta de sistematização. Respostas às principais críticas.

6 6 de agosto Minicurso: O OFICIAL DE JUSTIÇA E AS NOVAS TECNOLOGIAS Horário: 14h/18h, no auditório da Escola Judicial Público preferencial: Oficiais de Justiça Palestrante: Neemias Ramos Freire, Oficial de Justiça Avaliador do TRT2/SP Pós-graduado em Excelência em Gestão Pública para Profissionais da Justiça (FGV). Bacharel em Direito (USP) e Comunicação Social - Jornalismo (Fiam). Presidente da AOJUSTRA - Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 2ª Região. Editor-assistente de Economia do jornal O Estado de S.Paulo. Programa: Trabalho solitário e trabalho em equipe: o impacto das novas tecnologias. A importância do Oficial de Justiça na engrenagem judicial. A informatização do processo processo eletrônico, uma breve visão do futuro. As novas tecnologias da informática e seus reflexos no dia a dia dos Oficiais de Justiça. A certidão como instrumento de comunicação no processo. Maximizando o uso das ferramentas tecnológicas. Curso on line: PRÁTICA JURÍDICA - 45h, com duração de 3 a 4 meses e início em agosto Público-alvo: Magistrados e Assistentes de Juiz de 1ª Instância, sendo esta última categoria restrita àqueles lotados no interior do Estado (exceto Grande Salvador) Número de vagas: 30 vagas Professor: João Paulo Balsini Pós-Graduado em Prática Jurídica Trabalhista pela UERJ, e em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba. È professor da UFRJ, lecionando Prática Jurídica Trabalhista e também professor da UERJ, lecionando Direito do Trabalho. Programa: Módulo 1, 15h: Conhecimento (Procedimento e peças) Módulo 2, 9h: Audiência Módulo 3, 9h: Liquidação e Cálculos Módulo 4, 12h: Execução (Procedimento e Peças) 17 de agosto Aula: EXECUÇÃO TRABALHISTA - EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS PARA UMA MAIOR EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Professor: Homero Batista Mateus da Silva, Juiz do Trabalho TRT2/SP, Mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Professor Doutor de Direito do Trabalho e Seguridade Social da USP. Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado contendo dez volumes, publicados pela Editora Campus Lattes: Programa: Formas alternativas de apresentação dos cálculos de liquidação; novas questões sobre o redirecionamento da execução sobre o patrimônio de sócios; designação de audiências em fase de execução e em embargos de terceiro; autuação em apartado do agravo de petição; autuação de carta de sentença de execução provisória e de execução definitiva.

7 24 de agosto Aula: A PROTEÇÃO COMO FUNÇÃO JURÍDICO-OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Professor: José Felipe Ledur, Desembargador do Trabalho TRT4/RS, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná Lattes: Programa: O Estado de Direito Liberal e os direitos fundamentais servindo de defesa do indivíduo em face do poder estatal. Superação da concepção liberal de Estado no século XX, dando lugar à construção de Estado Social e Democrático de Direito. Os direitos fundamentais tendo como núcleo a dignidade da pessoa dimensão prestacional. Emergência, em tempos mais recentes, de forças econômicas e sociais de poder, em face das quais a doutrina e jurisprudência constitucional afirmam funções jurídico-objetivas que emanam dos direitos fundamentais, dentre as quais sobreleva a proteção. A CF de 1988 e o reconhecimento dos direitos fundamentais do trabalho, na proteção das relações de trabalho e emprego. 30 de agosto Videoconferência: O USO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NA EXECUÇÃO Horário: 14h/18h, auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor: Rubem Dias Nascimento Jr, Juiz do Trabalho TRT5 Especialista em Direito Constitucional do Trabalho pela UFBa. Tutor em Ensino à Distância pela ENAMAT. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, especialmente Execução Trabalhista. Lattes: Programa: Realidade do processo de execução atual. Identificação do credor e devedor(es). Localização do devedor, seus bens e terceiros executáveis. Fontes informativas disponíveis na Justiça do Trabalho - públicas e conveniadas - Receita Federal, Juceb, Serpro, Correios. Habilitação servidores e juízes nos sistemas de pesquisa. Manutenção das senhas e perfis. Segurança e Responsabilidade no acesso. Utilização do Renajud, Infojud, Bacenjud. Central de Inteligência. Outros sistemas - CCS, Infoseg. Apreensão de ativos em operadoras de cartões de credito. << SETEMBRO >> 13 de setembro Aula: O JUIZ E A CONECTIVIDADE Horário: 16h/19h, no auditório da Escola Judicial Público-alvo: Magistrados Professor: José Eduardo de Resende Chaves Júnior, Juiz do Trabalho TRT3/MG Doutor em Direitos Fundamentais - Universidad Carlos III de Madrid. Atualmente é Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Professor dos cursos de formação de juízes da Escola Judicial do TRT-MG. Professor-Colaborador do Consejo General del Poder Judicial - CGPJ do Reino da Espanha e da ENAMAT. Lattes: Programa: A mudança da mídia papel para a mídia eletrônica e a alteração do raciocínio e principiologia da ciência processual. A mudança de uma lógica linear, para uma lógica reticular tem forte inflexão na teoria geral do processo.

8 14 de setembro Aula: DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS SOCIAIS DO TRABALHADOR Professora: Luciana Caplan, Juíza do Trabalho TRT15/SP Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutora em Derechos Humanos y Desarrollo pela Universidad Pablo de Olavide. Professora universitária com experiência na área de Direito e Educação, com ênfase em Direito Público. Lattes: Programa: Conceito e fundamentos críticos: os direitos humanos como processos de luta pela dignidade humana. Análise das diferentes teorias de direitos humanos. Crítica à teoria tradicional. Aspectos filosóficos, históricos e éticos. A teoria crítica dos direitos humanos. Concepção material da dignidade humana. A integralidade dos direitos humanos. Os direitos sociais, econômicos e culturais: direitos humanos e fundamentais. Direitos humanos e ordem global neoliberal. Análise da interconexão entre sistemas de valores dominantes e de direitos humanos. Direitos humanos e economia do trabalho. As armadilhas ideológicas à efetivação dos direitos humanos sociais do trabalho. 21 de setembro Aula: FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO DE EMPREGO Professor: Rodrigo Trindade de Souza, Juiz do Trabalho TRT4/RS Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pela UNIBRASIL. Tem experiência nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Lattes: Programa: Formação histórica dos contratos. Teoria contratual na contemporaneidade. Contrato e Direito do Trabalho. Noções gerais da função social. Função social do contrato de emprego: eficácia social; equilíbrio contratual. Protagonismo judicial na interpretação e aplicação. 27 de setembro Videoconferência: Processo Judicial Eletrônico Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor e especificidades do tema a serem oportunamente definidos. Curso on line: PREPARAÇÃO DE VOTO (35h), (em processo de agendamento) Público-alvo: Desembargadores e servidores que compõem a equipe da assessoria jurídica dos gabinetes Professora: Vólia Bonfim Cassar, Juíza do Trabalho TRT1/RJ. Especialista em Direito do Trabalho, e em Processo Civil e Processo do Trabalho, e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Membro do corpo editorial da Série Jurídica e da Editora Ímpetus. Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Veiga de Almeida e da Robortella / Unilearn. Lattes: Programa: em definição

9 << OUTUBRO >> 04 de outubro Aula: QUESTÕES DE FAMÍLIA E SUCESSÓRIAS APLICÁVEIS AO PROCESSO DO TRABALHO Horário: 16h/19h, no auditório da Escola Judicial Professores: Marília Sacramento, Juíza do Trabalho TRT5 e Professora de Direito Civil da UCSAL. Cristiano Chaves de Farias, Promotor de Justiça do Estado da Bahia. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UCSal. Professor-Adjunto da Faculdade Jorge Amado. Programa: Sentido plural da família na Constituição Federal. Definição jurídica de parentesco. Transmissibilidade do dano moral. A legitimação para pedidos de danos morais e materiais. Sucessores e dependentes. Espólio e Dependentes à lua da Lei n / de outubro 1ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 9h/12h e 14h30/17h30, no auditório do Comércio TEORIA GERAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL ASPECTOS GERAIS RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA NO CÓDIGO CIVIL - 9h às 12h Professor: Eugênio de Souza Kruschewsky, Procurador do Estado da Bahia Especialista em Direito Civil pela UFBa e em Direito Público pela Unifacs. Mestre em Direito Privado pela UFBa. Atualmente é Advogado do Gabino Kruschewsky Advogados Associados, Professor da Unifacs, Professor do Curso Preparatório para a Carreira Jurídica, Procurador do Estado da Bahia e Professor da Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Lattes: Programa: Teoria Geral da Responsabilidade Civil. Histórico. Conceito. Requisitos. Modalidades. Liquidação e Reparação. Tendências. RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ E PÓS-CONTRATUAL - 14h30 às 17h30 Professor: Aldemiro Rezende Dantas Júnior, Juiz do Trabalho TRT11/AM Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, professor do Instituto de Ensino Superior da Amazônia. Lattes: Programa: Aspectos gerais do princípio da boa-fé, na visão da moderna ciência do direito. Repercussões no campo da responsabilidade civil. A boa-fé objetiva e seu aspecto normativo. As cláusulas gerais. A tendência expansionista da boa-fé. O fundamento constitucional da boa-fé como norma de conduta: o princípio da solidariedade social. A boa-fé objetiva no Direito Público e no campo processual. A complexidade das obrigações e a responsabilidade civil pré e pós-contratual.

10 19 de outubro 2ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 8h30/12h30 e 14h30/17h30, no auditório do Comércio ACIDENTE DO TRABALHO. INDENIZAÇÃO NO CASO DE MORTE DA VÍTIMA. BENEFICIÁRIOS, BASE DE CÁLCULO E TERMO FINAL DA PENSÃO. DIREITO DE ACRESCER DOS BENEFICIÁRIOS. RESPONSABILIDADE NOS ACIDENTES SEM ÓBITO. INCAPACIDADE TEMPORÁRIA, PERMA- NENTE, TOTAL E PARCIAL. FIXAÇÃO DA INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL - 8h30 às 12h30 Professor: Sebastião Geraldo de Oliveira, Desembargador Federal do Trabalho TRT3/MG Especialista em Direito de Empresa pela Universidade Gama Filho e em Direito do Trabalho pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Autor da obra Indenizações por acidente do trabalho ou doença ocupacional - LTR. Lattes: DANO MORAL E DANO ESTÉTICO NAS AÇÕES ACIDENTÁRIAS. PROVA. CRITÉRIO DE ARBI- TRAMENTO. DANO MORAL E INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. LEGITIMAÇÃO PARA PLEI- TEAR DANO MORAL E A INDETERMINAÇÃO DOS OFENDIDOS. TRANSMISSIBILIDADE DO DANO MORAL - 14h30 às 17h30 Professor: José Afonso Dallegrave Neto, Advogado Mestre e Doutor em Direito ambos pela Universidade Federal do Paraná. Professor convidado de inúmeras instituições de ensino além de autor e co-autor de 22 obras jurídicas. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico- -cultural são: Sistema jurídico, constituição e norma jurídica, norma trabalhista, novo Código Civil, Contrato de trabalho, Dano Moral, Rescisão por aposentadoria, Responsabilidade Civil e fexibilização. 25 de outubro Videoconferência: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE PENHORA E EMBARGOS DO DEVEDOR Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - capital e interior Professora: Luíza Lomba, Desembargadora do Trabalho - TRT5 << NOVEMBRO >> 23 de novembro 3ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 9h/12h e 14h30/17h30, no auditório do Comércio DANOS À PESSOA HUMANA NO CONTEXTO DA PERSONALIDADE - 9h às 12h Professor: Pablo Stolze, Juiz de Direito do TJ/BA. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Pós-graduado em Direito Civil pela UFBA. Professor de Direito da UFBA, Escola de Magistrados da Bahia e da Rede Jurídica LFG. É autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo o Novo Curso de Direito Civil (Saraiva). DANO MORAL COLETIVO - 14h30 às 17h30 Professor: Xisto Thiago de Medeiros Neto, Procurador do Trabalho PRT/21ª Região Especialista em Direito e Cidadania e em Direito do Trabalho e Mestre em Direito Público pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Univ. Federal do Rio Grande do Norte e da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte. Autor do livro DANO MORAL COLETIVO (LTr). Lattes: Programa: Caracterização. Conceito. Fundamento Legal. Prova. Hipóteses de incidência. Reparação. Panorama Jurisprudencial.

11 29 de novembro Videoconferência: TEMAS INSTIGANTES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - capital e interior Professora: Cláudia Pisco, Juíza do Trabalho TRT1/RJ Mestre em Direito Processual, pós-graduada em Direito do Trabalho, emprocesso Civil e Processo do Trabalho; Publicou, entre outros títulos: Princípios Gerais no Processo do Trabalho, pela Editora Impetus. Programa: Sucessão de empresas e empregadores. Desconsideração da personalidade jurídica do devedor. O princípio da proporcionalidade e a possibilidade de penhora de salários. Penhora de imóveis particularidades. Alienação em hasta pública arrematação e adjudicação. Fraude à execução.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO REGULAMENTAÇÃO Resolução CNE/CES nº 1/2007, Diário Oficial da União, Brasília, 08/06/2007, Seção 1, pág. 9 Estabelece normas para o funcionamento

Leia mais

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES Curso Presencial de Curta Duração 8 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial Apresentação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Público alvo Magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público Responsabilidade Magistrados e servidores Escola

Leia mais

Programação Julho 2013

Programação Julho 2013 Programação Julho 2013 Processo Administrativo Fiscal Auditoria e Técnicas de Fiscalização em Estabelecimentos Desconsideração da Personalidade Jurídica Apresentação Escola do Servidor Público do Acre

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes IDP Veduca 40h Sobre o curso O curso visa o estudo do novo perfil da Jurisdição Constitucional no Brasil. Dois novos institutos foram inseridos

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOSÉ CARLOS ZEBULUM TRF2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região Data de posse 27/06/2002 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF) Atuação

Leia mais

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA 1 Gestão de pessoas na organização contemporânea FIA Veduca 40h Sobre o curso O curso trabalhará com os participantes uma compreensão das tendências e desafios para a gestão de pessoas, procurando traçar

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ADRIANA WYZYKOWSKI RENATO DA COSTA UNO DE GOES BARROS RODOLFO PAMPLONA FILHO

ADRIANA WYZYKOWSKI RENATO DA COSTA UNO DE GOES BARROS RODOLFO PAMPLONA FILHO ADRIANA WYZYKOWSKI Professora substituta da Universidade Federal da Bahia - (UFBA) e da Universidade Salvador UNI-FACS. Mestre em Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia -

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de TUTELA COLETIVA - Projetos Sociais Para futuras contratações

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 6º SEMESTRE - NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

EDITAL nº 001/2013. Convocação de Audiência Pública

EDITAL nº 001/2013. Convocação de Audiência Pública EDITAL nº 001/2013 Convocação de Audiência Pública O Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no exercício da competência fixada no artigo 130-A, parágrafo 2º, inciso II, da Constituição

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO I - DADOS GERAIS 1- NOME DO CURSO Especialização em Direito Público 2- NÍVEL Pós-graduação - lato sensu 3- VAGAS Mínimo de 45 e máximo de 50 alunos 4-

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Modelo de Currículo Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Modelo de Currículo Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOÃO MAURICIO GUEDES ALCOFORADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. Data de posse 13/10/1992. Vaga a que deseja concorrer JUIZ DO CNMP Atuação Profissional Atual: Juiz Titular da

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais

Proteção de Dados Pessoais Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março e 3 e 4 de abril de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção de Dados

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Projeto de Pesquisa Individual Prof. FREDERICO VIEGAS DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 Disciplina: Prática Jurídica Trabalhista Código:? Natureza: ( x ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( ) Anual ( x ) Modular ( ) Pré-requisito: 3º ano completo Co-requisito:

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Ser reconhecido como o melhor tribunal para se trabalhar e de melhores resultados. Visão de Futuro do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que consiste

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

II Curso de Recuperação Judicial, Recuperação Extrajudicial e Falência

II Curso de Recuperação Judicial, Recuperação Extrajudicial e Falência II Curso de Recuperação Judicial, Recuperação Extrajudicial e Falência NOVA DATA B R A S Í L I A - Hotel Nacional 26, 27, 28 de agosto de 2015 CRISE FINANCEIRA NA EMPRESA: Como enfrentá-la e vencê-la;

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

VERITAE CURSO A EXECUÇÃO E OS RECURSOS NOS PROCESSOS TRABALHISTAS: ASPECTOS RELEVANTES E ATUALIZAÇÃO

VERITAE CURSO A EXECUÇÃO E OS RECURSOS NOS PROCESSOS TRABALHISTAS: ASPECTOS RELEVANTES E ATUALIZAÇÃO VERITAE CURSO Cursos/RJ/Janeiro/2013 A EXECUÇÃO E OS RECURSOS NOS PROCESSOS TRABALHISTAS: ASPECTOS RELEVANTES E ATUALIZAÇÃO Abrangendo a CNDT e os Recolhimentos Previdenciários e do Imposto de Renda relativos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA FORO CENTRAL 1 a VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA FORO CENTRAL 1 a VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS FORO CENTRAL 1 a VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES Pedido de Recuperação Judicial nº 0000379-30.2012.8.16.0185 proposto por PIERGO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AÇO LTDA. Retifique-se o valor da causa. 1. Acolho

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 1 ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL No tocante à composição e gestão da Enfam (art. 105, parágrafo único, I): Funcionarão junto ao Superior

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 89-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, modalidade de educação a distância, aprovado

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO PARANÁ

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO PARANÁ REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ATIVIDADES JURÍDICAS COMPLEMENTARES COMO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA, OFERTADO PELA 1 E PARA CONTAGEM DE TEMPO DE ATIVIDADE JURÍDICA PARA FINS

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO Módulo: Meio Ambiente do Trabalho Professor: Raimundo Simão de Melo (Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP) Carga Horária: 40 horas Ementa: A questão ambiental no âmbito das relações de trabalho.

Leia mais

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. FOCO: Conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica de recursos humanos e sobre principais dimensões da gestão de pessoas em geral e no serviço público paulista em particular. PÚBLICO ALVO: Gestores

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

I. Apresentação Geral... 3

I. Apresentação Geral... 3 Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Constitucional Entrada: 2011 1º Semestre Índice I. Apresentação Geral... 3 II. Especialização em Direito Constitucional... 4 1. Plano de

Leia mais

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína TO, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em EDUCAÇÃO

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360 PRIMEIRO SEMESTRE Teórica Fundamentos da Comunicação e do Jornalismo Comunicação em Língua Portuguesa I Teoria da Comunicação Sociologia da Comunicação Introdução à Economia Fundamentos Epistemológicos

Leia mais

ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO

ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, por meio do Diretor do Núcleo Seccional da Paraíba,

Leia mais

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 SUMÁRIO PREFÁCIO Paulo Roberto Coimbra Silva Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 APRESENTAÇÃO Carolina Pereira Lins Mesquita

Leia mais

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Conselheira do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior EAD NO BRASIL 1ª Fase: Década de 60 Ensino

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NA ADVOCACIA CONTENCIOSA 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES A 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul AJURIS, o Conselho Municipal dos Direitos

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO CADASTRO DE DORES 2015.2 E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com DESTINADOS ÀS ÇÕES BOTAFOGO MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em

Leia mais

Pós-Graduação em Produção Audiovisual

Pós-Graduação em Produção Audiovisual Produção Audiovisual Pós-Graduação em Produção Audiovisual Aula Inaugural - 28 de abril de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 15.698,00 À vista com desconto: R$ 14.913,00 Consultar

Leia mais

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas:

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas: CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14,

Leia mais

Constituição Federal

Constituição Federal Constituição Federal CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988 COM A INCORPORAÇÃO DA EMENDA 14 Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados

Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados Reis & Schuch Advogados A Empresa Atuando em diversas áreas do direito empresarial e civil, Reis & Schuch Advogados desenvolve soluções eficazes e inovadoras a fim de proporcionar melhores resultados a seus clientes. Sendo composto

Leia mais

Capacitação em Poder Judiciário

Capacitação em Poder Judiciário Capacitação em Poder Judiciário de 09 a 14 de junho Convênio da Escola Judicial do TRT-RS com a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro FGV SUMÁRIO 1. Sobre o Curso 2. Objetivos

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Análise de Jurisprudência II 40 2. Ciência Política I 40 2. Direito Civil I - Parte Geral I 40 2. História do Direito 40 2

PRIMEIRO SEMESTRE. Análise de Jurisprudência II 40 2. Ciência Política I 40 2. Direito Civil I - Parte Geral I 40 2. História do Direito 40 2 MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFERE-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE Análise de Jurisprudência I 40 2 Ciência Política I 40 2 Direito

Leia mais

Servidores das áreas de recursos humanos das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Servidores das áreas de recursos humanos das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. FOCO: Conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica de recursos humanos, e abordagem das principais estratégias disponíveis para o aprimoramento da gestão de RH no Setor Público Paulista, avaliando

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL De 23/03/2015 a Período de Inscrições 03/04/2015 Homologação das 07/04/2015 inscrições Análise do Currículo Lattes 10/04/2015 Análise do Pré-projeto

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual Penal

Pós-graduação em Direito e Processual Penal Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

Direito Notarial e Registral

Direito Notarial e Registral Avaliação Presencial - AP Chamada Tipo Curso Data horas Disciplinas Turmas 1ª Telepresencial 19/01/12 Quinta 18h30 às 21h30 2ª Telepresencial 28/01/12 Sábado 14h às 17h 1ª Web Center 28/01/12 Sábado 14h

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos*

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos* Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado Direito Cronograma 2015 1ºMódulo 2ª feira (noite) - 19h Teoria dos Direitos Humanos* 3 a feira (manhã) - 8h CAMPUS POA Temas de Antidiscriminação I 3ª feira

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO EDITAL 02/2011 1. OBJETIVOS A Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL, órgão do Ministério da Justiça que tem como objetivo institucional a preservação da ordem jurídica,

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS DOCENTES DO PROGRAMA MESTRADO E DOUTORADO DO UniCEUB

INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS DOCENTES DO PROGRAMA MESTRADO E DOUTORADO DO UniCEUB MESTRADO E DOUTORADO INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS DOCENTES DO PROGRAMA MESTRADO E DOUTORADO DO UniCEUB COORDENADOR: Prof. Dr. Marcelo Dias Varella Fevereiro de 2013 O presente documento tem por objetivo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

MC Coutinho Advocacia e Assessoria - QND 14 Lote 11 Sala 104 - Taguatinga Norte / DF Fone: (61) 3354-1575 (61) 3263-5362 Web Site:

MC Coutinho Advocacia e Assessoria - QND 14 Lote 11 Sala 104 - Taguatinga Norte / DF Fone: (61) 3354-1575 (61) 3263-5362 Web Site: APRESENTAÇÃO O Escritório MC Marins Coutinho é hoje referência em Direito Trabalhista e Sindical. A especialização em tais áreas do direito social faz parte de sua estratégia de diferenciação e excelência

Leia mais

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Letras e Linguística PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO

Leia mais

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO 0258 Direito do Trabalho II PROFESSOR(A) Profa.Esp. Denise de Fátima G.F.S. Farias 80h 6º Terça-feira 20h50min às 22h30min Sexta-feira 20h50min

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE

RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE REVOGA A PORTARIA N.º 26/10 E DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL FTECBRASIL O de Conselho de Administração,

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANEJAMENTO CEAF 2008

PLANEJAMENTO CEAF 2008 PLANEJAMENTO CEAF 2008 O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional- CEAF é o órgão responsável pela educação no Ministério Público. Através de projetos educacionais, o CEAF aperfeiçoa a atuação de

Leia mais

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977.

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977. 1. IDENTIFICAÇÃO 1.01 - Nome: Paulo Roberto de Oliveira Lima 1.02 Filiação: Edvaldo Santos Lima Maria Aparecida de Oliveira Lima 1.03 Nacionalidade: Brasileira 1.04 Naturalidade: Alagoana 1.05 Nascimento:

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais