AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE - 2012"

Transcrição

1 AGENDA DE CURSOS 2º SEMESTRE

2 Dando seguimento à programação de cursos promovidos por esta Escola Judicial, para magistrados e servidores deste Regional, apresentamos a agenda do segundo semestre de 2012, a qual contempla eventos na modalidade presencial e a distância. Os eventos previstos se encaixam em um dos seis eixos temáticos, conforme mais adiante especificamos. Além de videoconferências, palestras e cursos de curta e longa duração, a novidade para esse segundo semestre são as jornadas jurídicas. Nas três jornadas previstas para , a ideia é aprofundar a temática da responsabilidade civil e suas repercussões no âmbito das relações trabalhistas. Para tanto, convidamos como palestrantes destacados juristas para apresentarem diversas perspectivas desse amplo tema que, após a ampliação da competência desta Justiça Laboral pela Emenda Constitucional n. 45/2004, vem desafiando reflexões e estudos por parte dos magistrados trabalhistas. Eventualmente, novos eventos poderão vir a ser oferecidos, além dos que ora apresentamos. Enviaremos, por , a cada um dos magistrados e servidores, a agenda mensal, bem como o cartaz de cada um dos cursos isoladamente. Relembramos que a programação que ora apresentamos estará, ao longo de todo o segundo semestre, na página da Escola Judicial, de modo que poderá ser continuamente acessada pela internet ou pelo portal do TRT5. Naquele ambiente virtual encontram-se, ainda, regulamentos, artigos, vídeos e áudios de aulas. Escola Judicial do TRT5 Diretor-Geral: Edilton Meireles de Oliveira Santos Desembargador Federal do Trabalho Vice-Diretor: Cláudio Mascarenhas Brandão Desembargador Federal do Trabalho Coordenadora de Cursos: Marília Sacramento Juíza do Trabalho Vice-Coordenadora de Cursos: Luiza Aparecida Oliveira Lomba Desembargadora Federal do Trabalho INSCRIÇÕES - As inscrições para os eventos deverão ser solicitadas exclusivamente pelos seguintes s: Cursos presenciais: Cursos on line e videoconferências:

3 PRINCIPAIS EIXOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MAGISTRADOS 1º EIXO TEMÁTICO TEMAS ATUAIS DE DIREITO E PROCESSO 31 horas Aula: O PROCESSO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NOS DIVERSOS TIPOS SOCIETÁRIOS, 20/07 (3h) Aula: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E RELAÇÃO DE EMPREGO, 2/08 (3h) Aula: FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO DE EMPREGO, 21/09 de setembro (3h) Aula: QUESTÕES DE FAMÍLIA E SUCESSÓRIAS APLICÁVEIS AO PROCESSO DO TRABALHO, 4/10 (3h) 1ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 5/10 (6h) 2ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 19/10 (7h) 3ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL, 23/11 (6h) 2º EIXO TEMÁTICO QUESTÕES RELEVANTES SOBRE EXECUÇÃO TRABALHISTA 14 horas Videoconferência: EXECUÇÃO TRABALHISTA CONTRA MASSA FALIDA, EMPRESAS EM LI- QUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL E EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DESDOBRAMENTOS E QUES- TÕES RELEVANTES, 18/07 (3h) Aula: EXECUÇÃO TRABALHISTA - EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS PARA UMA MAIOR EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA, 17/08 (3h) Videoconferência: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE PENHORA E EMBARGOS DO DE- VEDOR, 25/10 (4h) Videoconferência: TEMAS INSTIGANTES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA, 29/11 (4h) 3º EIXO TEMÁTICO DIREITOS FUNDAMENTAIS 10 horas Video-aula: AS OMISSÕES DO PODER PÚBLICO E OS LIMITES DA TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELO PODER JUDICIÁRIO,16/07 (1h) Aula: PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL, 3/08 (3h) Aula: A PROTEÇÃO COMO FUNÇÃO JURÍDICO-OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, 24/08 (3h) Aula: DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS SOCIAIS DO TRABALHADOR, 14/09 (3h) 4º EIXO TEMÁTICO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJE - E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Minicurso: O OFICIAL DE JUSTIÇA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, 6/08 (4h) Videoconferência: O USO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NA EXECUÇÃO, 30/08 (4h) Aula: O JUIZ E A CONECTIVIDADE, 13/09 (3h) Videoconferência: PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO, 27/09 (3h) 5º EIXO TEMÁTICO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: TEMAS DIVERSOS 11 horas Curso: TÉCNICAS DE COLETA DE PROVA, 26 e 27/07 (8h) 6º EIXO TEMÁTICO FORMAÇÃO PARA O DESEMPENHO DE FUNÇÕES 80 horas Curso on line: PRÁTICA JURÍDICA, início 10/08 (45h) Curso on line: PREPARAÇÃO DE VOTO (35h) Obs.: A maior parte desses cursos prevê vagas para servidores, atendendo simultaneamente à sua demanda de desenvolvimento e atualização na área jurídica, em especial daqueles que exercem funções de assessoria e que ocupam cargos de natureza jurídica. Nos 2 primeiros eixos temáticos, a Escola certificará aqueles magistrados que participarem de, pelo menos, 10h de curso, ficando a seu critério a escolha das aulas conforme lhes despertem maior interesse.

4 << JULHO >> 16 de julho Vídeo-aula: AS OMISSÕES DO PODER PÚBLICO E OS LIMITES DA TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELO PODER JUDICIÁRIO Horário: 15h/16h, no auditório da Escola Judicial Professor: Saulo José Casali Bahia, Juiz Federal - Justiça Federal de 1ª Instância/SJBA Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia e em Direito do Estado pela PUC-SP. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Professora-Assistente-Mestre da PUC-SP. Lattes: *Palestra ministrada no XI Congresso Brasileiro de Direito do Estado, edição de julho Videoconferência: EXECUÇÃO TRABALHISTA CONTRA MASSA FALIDA, EMPRESAS EM LI- QUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL E EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DESDOBRAMENTOS E QUES- TÕES RELEVANTES Horário: 14h30/17h30, no auditório do IAT Instituto Anísio Teixeira Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor: João Glicério de Oliveira Filho, Advogado e Professor da UFBA Especialista e Mestre pela UFBA. Professor e Coordenador-geral de cursos e professor da especialização da Fundação Faculdade de Direito da Bahia/UFBA. Lattes: Programa: Direito Falimentar. Direito Recuperacional. Direito do Trabalho. Falência. Recuperação de Empresas. Judicial. Extrajudicial. Liquidação Extrajudicial. Créditos trabalhistas. Execução trabalhista. Suspensão. Juízo Universal da Falência. Efeitos da Falência. Credores. Habilitação. Divergência. Impugnação. 20 de julho Aula: O PROCESSO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NOS DIVERSOS TIPOS SOCIETÁRIOS Professor: João Glicério de Oliveira Filho, Advogado e Professor da UFBA Especialista e Mestre pela UFBA. Professor e Coordenador-geral de cursos e professor da especialização da Fundação Faculdade de Direito da Bahia/UFBA. Lattes: Programa: Direito do Trabalho e as sociedades empresárias. Direito Societário. Conceito. Classificação. Sócio. Penhorabilidade da participação societária e remuneração dos sócios. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Sociedade em comum. Sociedade Limitada. Sociedade Anônima. Operações Societárias.

5 26 e 27 de julho Curso: TÉCNICAS DE COLETA DE PROVA Horários: dia 26/07-15h/19h, na Escola Judicial dia 27/07-8h30/12h30, no auditório do Comércio Público-alvo: Magistrados de 1ª Instância Professor: Oscar Marcelo Silveira de Silveira, Agente da Polícia Federal/RS Chefe de Operações da Polícia Federal em Cáceres/MT, fronteira Brasil/Bolívia, por 8 anos e, por 6 anos, responsável pela Unidade de Inteligência Policial em Rio Grande/RS. Professor das disciplinas de Investigação Policial e de Técnicas de Entrevista & Interrogatório na Academia Nacional de Polícia/DPF, Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Fundação Universidade do Tocantins, Especialista em antiterrorismo pelo New Mexico Tech/NM/USA. Programa: Análise do discurso não verbal. Técnicas para obtenção da colaboração. Obtenção do rapport. Saber ouvir. Saber perguntar. Fatores adversos à comunicação. Detectando a mentira. Objetivos e aplicações. Tipos de entrevista. Fases da entrevista << AGOSTO >> 2 de agosto Aula: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E RELAÇÃO DE EMPREGO Horário: 16h/19h, na Escola Judicial Palestrante: Murilo Sampaio Oliveira, Juiz do Trabalho do TRT5 Professor Adjunto da UFBA. Graduado, Especialista e Mestre em Direito pela UFBA e Doutor pela UFPR. É sócio-colaborador da AATR. Pesquisador na área de Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência econômica, subordinação jurídica e direito sindical. Lattes: Programa: Relação de emprego. Subordinação jurídica e dependência econômica. Relações contemporâneas de trabalho e emprego. Trabalho autônomo, trabalho subordinado e trabalho dependente. Trabalho intelectual, trabalho a domicílio, trabalho externo, teletrabalho e parassubordinação. Critérios de identificação do vínculo empregatício. 3 de agosto Aula: PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL Palestrante: Felipe Derbli de Carvalho Baptista, Procurador do Estado do Rio de Janeiro Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro. É Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Regimes Próprios de Previdência Social e Investimentos Financeiros. Lattes: Programa: Premissas teórico-dogmáticas: A subsistência do dirigismo constitucional. A fundamentalidade dos direitos sociais e a sua eficácia jurídica. O Princípio da Proibição do Retrocesso Social na Constituição de 1988: Antecedentes no Direito Comparado e no Direito Constitucional Brasileiro. Uma proposta de sistematização. Respostas às principais críticas.

6 6 de agosto Minicurso: O OFICIAL DE JUSTIÇA E AS NOVAS TECNOLOGIAS Horário: 14h/18h, no auditório da Escola Judicial Público preferencial: Oficiais de Justiça Palestrante: Neemias Ramos Freire, Oficial de Justiça Avaliador do TRT2/SP Pós-graduado em Excelência em Gestão Pública para Profissionais da Justiça (FGV). Bacharel em Direito (USP) e Comunicação Social - Jornalismo (Fiam). Presidente da AOJUSTRA - Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 2ª Região. Editor-assistente de Economia do jornal O Estado de S.Paulo. Programa: Trabalho solitário e trabalho em equipe: o impacto das novas tecnologias. A importância do Oficial de Justiça na engrenagem judicial. A informatização do processo processo eletrônico, uma breve visão do futuro. As novas tecnologias da informática e seus reflexos no dia a dia dos Oficiais de Justiça. A certidão como instrumento de comunicação no processo. Maximizando o uso das ferramentas tecnológicas. Curso on line: PRÁTICA JURÍDICA - 45h, com duração de 3 a 4 meses e início em agosto Público-alvo: Magistrados e Assistentes de Juiz de 1ª Instância, sendo esta última categoria restrita àqueles lotados no interior do Estado (exceto Grande Salvador) Número de vagas: 30 vagas Professor: João Paulo Balsini Pós-Graduado em Prática Jurídica Trabalhista pela UERJ, e em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba. È professor da UFRJ, lecionando Prática Jurídica Trabalhista e também professor da UERJ, lecionando Direito do Trabalho. Programa: Módulo 1, 15h: Conhecimento (Procedimento e peças) Módulo 2, 9h: Audiência Módulo 3, 9h: Liquidação e Cálculos Módulo 4, 12h: Execução (Procedimento e Peças) 17 de agosto Aula: EXECUÇÃO TRABALHISTA - EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS PARA UMA MAIOR EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Professor: Homero Batista Mateus da Silva, Juiz do Trabalho TRT2/SP, Mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Professor Doutor de Direito do Trabalho e Seguridade Social da USP. Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado contendo dez volumes, publicados pela Editora Campus Lattes: Programa: Formas alternativas de apresentação dos cálculos de liquidação; novas questões sobre o redirecionamento da execução sobre o patrimônio de sócios; designação de audiências em fase de execução e em embargos de terceiro; autuação em apartado do agravo de petição; autuação de carta de sentença de execução provisória e de execução definitiva.

7 24 de agosto Aula: A PROTEÇÃO COMO FUNÇÃO JURÍDICO-OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Professor: José Felipe Ledur, Desembargador do Trabalho TRT4/RS, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná Lattes: Programa: O Estado de Direito Liberal e os direitos fundamentais servindo de defesa do indivíduo em face do poder estatal. Superação da concepção liberal de Estado no século XX, dando lugar à construção de Estado Social e Democrático de Direito. Os direitos fundamentais tendo como núcleo a dignidade da pessoa dimensão prestacional. Emergência, em tempos mais recentes, de forças econômicas e sociais de poder, em face das quais a doutrina e jurisprudência constitucional afirmam funções jurídico-objetivas que emanam dos direitos fundamentais, dentre as quais sobreleva a proteção. A CF de 1988 e o reconhecimento dos direitos fundamentais do trabalho, na proteção das relações de trabalho e emprego. 30 de agosto Videoconferência: O USO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NA EXECUÇÃO Horário: 14h/18h, auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor: Rubem Dias Nascimento Jr, Juiz do Trabalho TRT5 Especialista em Direito Constitucional do Trabalho pela UFBa. Tutor em Ensino à Distância pela ENAMAT. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, especialmente Execução Trabalhista. Lattes: Programa: Realidade do processo de execução atual. Identificação do credor e devedor(es). Localização do devedor, seus bens e terceiros executáveis. Fontes informativas disponíveis na Justiça do Trabalho - públicas e conveniadas - Receita Federal, Juceb, Serpro, Correios. Habilitação servidores e juízes nos sistemas de pesquisa. Manutenção das senhas e perfis. Segurança e Responsabilidade no acesso. Utilização do Renajud, Infojud, Bacenjud. Central de Inteligência. Outros sistemas - CCS, Infoseg. Apreensão de ativos em operadoras de cartões de credito. << SETEMBRO >> 13 de setembro Aula: O JUIZ E A CONECTIVIDADE Horário: 16h/19h, no auditório da Escola Judicial Público-alvo: Magistrados Professor: José Eduardo de Resende Chaves Júnior, Juiz do Trabalho TRT3/MG Doutor em Direitos Fundamentais - Universidad Carlos III de Madrid. Atualmente é Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Professor dos cursos de formação de juízes da Escola Judicial do TRT-MG. Professor-Colaborador do Consejo General del Poder Judicial - CGPJ do Reino da Espanha e da ENAMAT. Lattes: Programa: A mudança da mídia papel para a mídia eletrônica e a alteração do raciocínio e principiologia da ciência processual. A mudança de uma lógica linear, para uma lógica reticular tem forte inflexão na teoria geral do processo.

8 14 de setembro Aula: DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS SOCIAIS DO TRABALHADOR Professora: Luciana Caplan, Juíza do Trabalho TRT15/SP Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutora em Derechos Humanos y Desarrollo pela Universidad Pablo de Olavide. Professora universitária com experiência na área de Direito e Educação, com ênfase em Direito Público. Lattes: Programa: Conceito e fundamentos críticos: os direitos humanos como processos de luta pela dignidade humana. Análise das diferentes teorias de direitos humanos. Crítica à teoria tradicional. Aspectos filosóficos, históricos e éticos. A teoria crítica dos direitos humanos. Concepção material da dignidade humana. A integralidade dos direitos humanos. Os direitos sociais, econômicos e culturais: direitos humanos e fundamentais. Direitos humanos e ordem global neoliberal. Análise da interconexão entre sistemas de valores dominantes e de direitos humanos. Direitos humanos e economia do trabalho. As armadilhas ideológicas à efetivação dos direitos humanos sociais do trabalho. 21 de setembro Aula: FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO DE EMPREGO Professor: Rodrigo Trindade de Souza, Juiz do Trabalho TRT4/RS Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pela UNIBRASIL. Tem experiência nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Lattes: Programa: Formação histórica dos contratos. Teoria contratual na contemporaneidade. Contrato e Direito do Trabalho. Noções gerais da função social. Função social do contrato de emprego: eficácia social; equilíbrio contratual. Protagonismo judicial na interpretação e aplicação. 27 de setembro Videoconferência: Processo Judicial Eletrônico Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - interior e capital. Professor e especificidades do tema a serem oportunamente definidos. Curso on line: PREPARAÇÃO DE VOTO (35h), (em processo de agendamento) Público-alvo: Desembargadores e servidores que compõem a equipe da assessoria jurídica dos gabinetes Professora: Vólia Bonfim Cassar, Juíza do Trabalho TRT1/RJ. Especialista em Direito do Trabalho, e em Processo Civil e Processo do Trabalho, e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Membro do corpo editorial da Série Jurídica e da Editora Ímpetus. Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Veiga de Almeida e da Robortella / Unilearn. Lattes: Programa: em definição

9 << OUTUBRO >> 04 de outubro Aula: QUESTÕES DE FAMÍLIA E SUCESSÓRIAS APLICÁVEIS AO PROCESSO DO TRABALHO Horário: 16h/19h, no auditório da Escola Judicial Professores: Marília Sacramento, Juíza do Trabalho TRT5 e Professora de Direito Civil da UCSAL. Cristiano Chaves de Farias, Promotor de Justiça do Estado da Bahia. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UCSal. Professor-Adjunto da Faculdade Jorge Amado. Programa: Sentido plural da família na Constituição Federal. Definição jurídica de parentesco. Transmissibilidade do dano moral. A legitimação para pedidos de danos morais e materiais. Sucessores e dependentes. Espólio e Dependentes à lua da Lei n / de outubro 1ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 9h/12h e 14h30/17h30, no auditório do Comércio TEORIA GERAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL ASPECTOS GERAIS RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA NO CÓDIGO CIVIL - 9h às 12h Professor: Eugênio de Souza Kruschewsky, Procurador do Estado da Bahia Especialista em Direito Civil pela UFBa e em Direito Público pela Unifacs. Mestre em Direito Privado pela UFBa. Atualmente é Advogado do Gabino Kruschewsky Advogados Associados, Professor da Unifacs, Professor do Curso Preparatório para a Carreira Jurídica, Procurador do Estado da Bahia e Professor da Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Lattes: Programa: Teoria Geral da Responsabilidade Civil. Histórico. Conceito. Requisitos. Modalidades. Liquidação e Reparação. Tendências. RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ E PÓS-CONTRATUAL - 14h30 às 17h30 Professor: Aldemiro Rezende Dantas Júnior, Juiz do Trabalho TRT11/AM Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, professor do Instituto de Ensino Superior da Amazônia. Lattes: Programa: Aspectos gerais do princípio da boa-fé, na visão da moderna ciência do direito. Repercussões no campo da responsabilidade civil. A boa-fé objetiva e seu aspecto normativo. As cláusulas gerais. A tendência expansionista da boa-fé. O fundamento constitucional da boa-fé como norma de conduta: o princípio da solidariedade social. A boa-fé objetiva no Direito Público e no campo processual. A complexidade das obrigações e a responsabilidade civil pré e pós-contratual.

10 19 de outubro 2ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 8h30/12h30 e 14h30/17h30, no auditório do Comércio ACIDENTE DO TRABALHO. INDENIZAÇÃO NO CASO DE MORTE DA VÍTIMA. BENEFICIÁRIOS, BASE DE CÁLCULO E TERMO FINAL DA PENSÃO. DIREITO DE ACRESCER DOS BENEFICIÁRIOS. RESPONSABILIDADE NOS ACIDENTES SEM ÓBITO. INCAPACIDADE TEMPORÁRIA, PERMA- NENTE, TOTAL E PARCIAL. FIXAÇÃO DA INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL - 8h30 às 12h30 Professor: Sebastião Geraldo de Oliveira, Desembargador Federal do Trabalho TRT3/MG Especialista em Direito de Empresa pela Universidade Gama Filho e em Direito do Trabalho pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Autor da obra Indenizações por acidente do trabalho ou doença ocupacional - LTR. Lattes: DANO MORAL E DANO ESTÉTICO NAS AÇÕES ACIDENTÁRIAS. PROVA. CRITÉRIO DE ARBI- TRAMENTO. DANO MORAL E INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. LEGITIMAÇÃO PARA PLEI- TEAR DANO MORAL E A INDETERMINAÇÃO DOS OFENDIDOS. TRANSMISSIBILIDADE DO DANO MORAL - 14h30 às 17h30 Professor: José Afonso Dallegrave Neto, Advogado Mestre e Doutor em Direito ambos pela Universidade Federal do Paraná. Professor convidado de inúmeras instituições de ensino além de autor e co-autor de 22 obras jurídicas. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico- -cultural são: Sistema jurídico, constituição e norma jurídica, norma trabalhista, novo Código Civil, Contrato de trabalho, Dano Moral, Rescisão por aposentadoria, Responsabilidade Civil e fexibilização. 25 de outubro Videoconferência: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE PENHORA E EMBARGOS DO DEVEDOR Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - capital e interior Professora: Luíza Lomba, Desembargadora do Trabalho - TRT5 << NOVEMBRO >> 23 de novembro 3ª Jornada sobre RESPONSABILIDADE CIVIL Horário: 9h/12h e 14h30/17h30, no auditório do Comércio DANOS À PESSOA HUMANA NO CONTEXTO DA PERSONALIDADE - 9h às 12h Professor: Pablo Stolze, Juiz de Direito do TJ/BA. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Pós-graduado em Direito Civil pela UFBA. Professor de Direito da UFBA, Escola de Magistrados da Bahia e da Rede Jurídica LFG. É autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo o Novo Curso de Direito Civil (Saraiva). DANO MORAL COLETIVO - 14h30 às 17h30 Professor: Xisto Thiago de Medeiros Neto, Procurador do Trabalho PRT/21ª Região Especialista em Direito e Cidadania e em Direito do Trabalho e Mestre em Direito Público pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Univ. Federal do Rio Grande do Norte e da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte. Autor do livro DANO MORAL COLETIVO (LTr). Lattes: Programa: Caracterização. Conceito. Fundamento Legal. Prova. Hipóteses de incidência. Reparação. Panorama Jurisprudencial.

11 29 de novembro Videoconferência: TEMAS INSTIGANTES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA Horário: 14h/18h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira IAT Público-alvo: Magistrados, servidores, procuradores, outras autoridades públicas, advogados e estudantes - capital e interior Professora: Cláudia Pisco, Juíza do Trabalho TRT1/RJ Mestre em Direito Processual, pós-graduada em Direito do Trabalho, emprocesso Civil e Processo do Trabalho; Publicou, entre outros títulos: Princípios Gerais no Processo do Trabalho, pela Editora Impetus. Programa: Sucessão de empresas e empregadores. Desconsideração da personalidade jurídica do devedor. O princípio da proporcionalidade e a possibilidade de penhora de salários. Penhora de imóveis particularidades. Alienação em hasta pública arrematação e adjudicação. Fraude à execução.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO Módulo: Meio Ambiente do Trabalho Professor: Raimundo Simão de Melo (Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP) Carga Horária: 40 horas Ementa: A questão ambiental no âmbito das relações de trabalho.

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes IDP Veduca 40h Sobre o curso O curso visa o estudo do novo perfil da Jurisdição Constitucional no Brasil. Dois novos institutos foram inseridos

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 Disciplina: Prática Jurídica Trabalhista Código:? Natureza: ( x ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( ) Anual ( x ) Modular ( ) Pré-requisito: 3º ano completo Co-requisito:

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

ADRIANA WYZYKOWSKI RENATO DA COSTA UNO DE GOES BARROS RODOLFO PAMPLONA FILHO

ADRIANA WYZYKOWSKI RENATO DA COSTA UNO DE GOES BARROS RODOLFO PAMPLONA FILHO ADRIANA WYZYKOWSKI Professora substituta da Universidade Federal da Bahia - (UFBA) e da Universidade Salvador UNI-FACS. Mestre em Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia -

Leia mais

Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito

Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito Data: 23/8 a 13/12/2013 (sextas-feiras) Horário: 18h às 22h45 Local: Av. Liberdade, 956, São Paulo/SP Apresentação

Leia mais

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de TUTELA COLETIVA - Projetos Sociais Para futuras contratações

Leia mais

Capacitação em Poder Judiciário

Capacitação em Poder Judiciário Capacitação em Poder Judiciário de 09 a 14 de junho Convênio da Escola Judicial do TRT-RS com a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro FGV SUMÁRIO 1. Sobre o Curso 2. Objetivos

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 6º SEMESTRE - NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Grupo de Pesquisa Institucional de Acesso à Justiça e Tutela de direitos Proposta de implementação I Objeto: Realização de estudos e pesquisas pela comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Campos

Leia mais

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã):

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã): Campos Carlos Luz Dia 15 de setembro (manhã): Palestra: Erros essenciais no Direito Penal Convidado: Alexandre Victor de Carvalho Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Gama Filho-RJ. Bacharel

Leia mais

CURRICULUM VITAE EROS PICELI

CURRICULUM VITAE EROS PICELI CURRICULUM VITAE DESEMBARGADOR EROS PICELI Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo DGJUD 1.2 - Serviço de Publicações e Divulgação Dados Pessoais Desembargador EROS PICELI Filiação: José Piceli Maria

Leia mais

informa Trabalhista NOTÍCIAS Maio de 2014 SUSPENSÃO DE PRAZOS E EXPEDIENTE NA JUSTIÇA DO TRABALHO DURANTE A COPA DO MUNDO

informa Trabalhista NOTÍCIAS Maio de 2014 SUSPENSÃO DE PRAZOS E EXPEDIENTE NA JUSTIÇA DO TRABALHO DURANTE A COPA DO MUNDO Maio de 2014 informa Trabalhista Nesta edição: Notícias Alterações da legislação trabalhista e previdenciária Jurisprudência trabalhista e previdenciária Este Boletim é um informe destinado aos clientes

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores

Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores 1 Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores Renato Rua de Almeida (*) O Direito do Trabalho distinguiu-se do Direito Civil, porque, enquanto o Direito Civil regulou de forma igual e recíproca os

Leia mais

Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL

Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REINALDO RAMOS - CESREI FACULDADE REINALDO RAMOS - FARR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL

Leia mais

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005;

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005; CAROLINA TUPINAMBÁ FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Direito concluído em Julho/2003; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

Currículo. rosangela@rosangelaribeiro.adv.br

Currículo. rosangela@rosangelaribeiro.adv.br Currículo DADOS PESSOAIS Nome: Rosângela Alves Ribeiro Estado civil: Solteira Data de nascimento: 21.03.1954 Endereço: Rua Pedra Bonita, nº 553 Aptº401. Bairro: Prado Cidade: Belo Horizonte, MG CEP: 30411-216

Leia mais

Programação Julho 2013

Programação Julho 2013 Programação Julho 2013 Processo Administrativo Fiscal Auditoria e Técnicas de Fiscalização em Estabelecimentos Desconsideração da Personalidade Jurídica Apresentação Escola do Servidor Público do Acre

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo I FLEXIBILIZAÇÃO... 21 1.1. Definição... 21 1.2. Flexibilização da norma... 23 1.3. Flexibilizar a interpretação e

Leia mais

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 8:00 Entrega de credenciais 8:30 Sessão Solene de Abertura 9:00 Conferência: Terceirização trabalhista e subordinação

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 10 o CN UNIDADES

Leia mais

Índice O Escritorio 4 Áreas de Especialização Direito Empresarial 6 Direito Administrativo 7 e Regulatório Direito Bancário 7 Direito Imobiliário 8 Direito de Família e Sucessões 8 Responsabilidade Civil

Leia mais

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 SUMÁRIO PREFÁCIO Paulo Roberto Coimbra Silva Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 APRESENTAÇÃO Carolina Pereira Lins Mesquita

Leia mais

PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO

PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO DIAS E LOCAIS 23 de outubro de 2015 TURNO MATUTINO 7h30min - 11h30min CREDENCIAMENTO 9hs às 10hs 24 de outubro de 2015 MESA-REDONDA:

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA R E L A T Ó R I O Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Ofício S nº 55, de 2011, de Partidos Liderança partidária, que indica, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal,

Leia mais

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Público alvo Magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público Responsabilidade Magistrados e servidores Escola

Leia mais

Inovação, consistência, solução.

Inovação, consistência, solução. Inovação, consistência, solução. Dar suporte, apoio, informação relevante e, com isso, encontrar o melhor caminho para cada cliente conquistar seus objetivos. Esse é o nosso trabalho. Um compromisso que

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO REGULAMENTAÇÃO Resolução CNE/CES nº 1/2007, Diário Oficial da União, Brasília, 08/06/2007, Seção 1, pág. 9 Estabelece normas para o funcionamento

Leia mais

ITINERÁRIO FORMATIVO DE ASSESSORES E ASSISTENTES DE MAGISTRADOS DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

ITINERÁRIO FORMATIVO DE ASSESSORES E ASSISTENTES DE MAGISTRADOS DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO ITINERÁRIO FORMATIVO DE ASSESSORES E ASSISTENTES DE MAGISTRADOS DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO 1. DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO (atividades desenvolvidas no exercício da função) 1.1.

Leia mais

ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO

ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO ESCOLA DE MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA EDITAL DE INSCRIÇÃO A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, por meio do Diretor do Núcleo Seccional da Paraíba,

Leia mais

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012)

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012) Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012) O Ensino de Direitos Humanos da Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Projeto de Pesquisa Individual Prof. FREDERICO VIEGAS DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão MANUAL DO CANDIDATO Extensão Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das disciplinas,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Parte 1 Carlos Barbosa Advogado e Consultor Jurídico em ; Professor de Direito, especialista em Aperfeiçoamento em Direito pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus - São Paulo

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES Curso Presencial de Curta Duração 8 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial Apresentação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

Pós Graduação em Prática em Direito Civil, Processual Civil e Processo Constitucional.

Pós Graduação em Prática em Direito Civil, Processual Civil e Processo Constitucional. Pós Graduação em Prática em Direito Civil, Processual Civil e Processo Constitucional. O curso de Especialização Prática em Direito Civil, Processual Civil e Processo Constitucional irá propiciar a você

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao QUESTÕES FUNDAMENTAIS E CONTROVERTIDAS Coordenador Científico: Fabrício Motta ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 24 HORAS DE TREINAMENTO - Planejamento das Contratações e Licitações

Leia mais

12.1 AÇÕES E INDICAÇÕES DE PROJETOS

12.1 AÇÕES E INDICAÇÕES DE PROJETOS 43 Considerando os Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas, foram elaboradas para cada Objetivo, as Ações e indicados Projetos com uma concepção corporativa. O Plano Operacional possui um caráter sistêmico,

Leia mais

TÍTULO Curso de Gestão de Rotinas e Métodos de Execução de VT s.

TÍTULO Curso de Gestão de Rotinas e Métodos de Execução de VT s. TÍTULO Curso de Gestão de Rotinas e Métodos de Execução de VT s. COORDENAÇÃO: Escola Judicial e Secretaria-Geral Judiciária. JUSTIFICATIVA: Necessidade de aperfeiçoamento de servidores investidos na função

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOSÉ CARLOS ZEBULUM TRF2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região Data de posse 27/06/2002 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF) Atuação

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade 17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Juiz de direito titular da 39ª Vara

Leia mais

META 4. LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CRFB/88, arts. 6 o 17; Doutrina: Direitos sociais; Nacionalidade; Direitos Políticos e Partidos Políticos.

META 4. LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CRFB/88, arts. 6 o 17; Doutrina: Direitos sociais; Nacionalidade; Direitos Políticos e Partidos Políticos. META 4 LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CRFB/88, arts. 6 o 17; Doutrina: Direitos sociais; Nacionalidade; Direitos Políticos e Partidos Políticos. EXERCÍCIO 1. (FGV - 2008 - Senado Federal - Policial Legislativo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEAcc-SP 2/2005

RESOLUÇÃO CONSEAcc-SP 2/2005 RESOLUÇÃO CONSEAcc-SP 2/2005 ALTERA AS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS CH1301 - COMERCIAL I, CH1306 - COMERCIAL II E CH1308 - COMERCIAL III, DO CURSO DE, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 10 o CN PLANO DE CURSO 2013/02

Leia mais

pela Lei n.º 11.101, de 9 de Fevereiro de 2005, sendo aplicável ao empresário e à sociedade empresária.

pela Lei n.º 11.101, de 9 de Fevereiro de 2005, sendo aplicável ao empresário e à sociedade empresária. Recuperação de Empresas do Setor Educacional Thiago Graça Couto Advogado Associado da Covac Sociedade de Advogados, especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE UNIÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE UNIÃO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE UNIÃO A avaliação institucional tem sido objeto de discussões na Faculdade Educacional de Ponta Grossa - Faculdade União e sempre foi reconhecida como um instrumento

Leia mais

Autores. Masters of Laws in International Law pela Universidade de Heidelberg, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Autores. Masters of Laws in International Law pela Universidade de Heidelberg, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. 5 Autores Procurador Federal, Loris Baena Cunha Neto Direito Constitucional Masters of Laws in International Law pela Universidade de Heidelberg, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual do Trabalho

Pós-graduação em Direito e Processual do Trabalho Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão Wadih Damous Stamato, Santa Cruz e Saboya Melaragno Costa & Pádua Gabriel e Medina Ribeiro de Gusmão Somam suas forças e experiências para prestar um serviço jurídico ainda melhor e mais amplo. NOSSOS

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO CADASTRO DE DORES 2015.2 E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com DESTINADOS ÀS ÇÕES BOTAFOGO MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO

Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Tributário. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer a doutrina,

Leia mais

ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA

ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA Ministra do Supremo Tribunal Federal, empossada em 19 de dezembro de 2011. Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 02 de outubro de 1948. Filha do médico José Júlio

Leia mais

Direito Notarial e Registral

Direito Notarial e Registral Avaliação Presencial - AP Chamada Tipo Curso Data horas Disciplinas Turmas 1ª Telepresencial 19/01/12 Quinta 18h30 às 21h30 2ª Telepresencial 28/01/12 Sábado 14h às 17h 1ª Web Center 28/01/12 Sábado 14h

Leia mais

EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA 1. Processo de execução Título executivo extrajudicial art. 876, CLT e art. 4º, Lei 6.830/80 (Lei de Execução Fiscal LEF) a) Termo de ajustamento de conduta firmado com

Leia mais

O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES

O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES Claudia Beatriz de Lima Ribeiro 1 ; Graziella

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO(*)

EDITAL DE INSCRIÇÃO(*) EDITAL DE INSCRIÇÃO(*) A Escola da Magistratura Federal da 5ª Região, por meio da Diretora do Núcleo Seccional do Ceará, Juíza Federal Germana de Oliveira Moraes, em cumprimento ao disposto no art. 93,

Leia mais

Inserindo-se no tema maior objeto do presente Encontro a recuperação

Inserindo-se no tema maior objeto do presente Encontro a recuperação RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EMPREGADOS. BREVES COMENTÁRIOS Gisela de Castro Chamoun * Inserindo-se no tema maior objeto do presente Encontro a recuperação judicial e seus reflexos nos créditos trabalhistas

Leia mais

Conheça a ENM. Colabore com o trabalho da ENM enviando sugestões que permitam oferecer uma Justiça melhor à população.

Conheça a ENM. Colabore com o trabalho da ENM enviando sugestões que permitam oferecer uma Justiça melhor à população. Conheça a ENM A Escola Nacional da Magistratura (ENM) é um órgão da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com cerca de 50 anos de experiência trabalhando na especialização, na atualização e no

Leia mais

Índice. 1. Apresentação Geral... 3. 2. Estrutura do Programa... 4. 3. Corpo Docente... 7. 4. Certificação... 8. 5. Matrícula e demais informações...

Índice. 1. Apresentação Geral... 3. 2. Estrutura do Programa... 4. 3. Corpo Docente... 7. 4. Certificação... 8. 5. Matrícula e demais informações... Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especializações em: Direito Constitucional Direito Processual Civil Entrada: 2011 2º Semestre Índice 1. Apresentação Geral... 3 2. Estrutura do Programa... 4 3. Corpo

Leia mais

Boschi Pigatti & Sigollo Advogados (BPSLAW) surgiu da união de advogados dedicados, experientes e comprometidos com a qualidade na prestação de serviços jurídicos. Com atuação em todo o território nacional,

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066.

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066. Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977.

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977. 1. IDENTIFICAÇÃO 1.01 - Nome: Paulo Roberto de Oliveira Lima 1.02 Filiação: Edvaldo Santos Lima Maria Aparecida de Oliveira Lima 1.03 Nacionalidade: Brasileira 1.04 Naturalidade: Alagoana 1.05 Nascimento:

Leia mais

IMPORTANTE: Consulte o edital e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos.

IMPORTANTE: Consulte o edital e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA GABINETE DA REITORIA EDITAL DE INCLUSÃO Nº 36 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS MINISTRO SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA RESOLUÇÃO Nº 3, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2013.

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS MINISTRO SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA RESOLUÇÃO Nº 3, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2013. ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS MINISTRO SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA RESOLUÇÃO Nº 3, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o curso oficial para ingresso, o curso de formação

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

I Das vagas abertas para seleção:

I Das vagas abertas para seleção: A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec/RJ torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de professor horista para o Curso de Graduação em Direito. I Das vagas abertas para seleção:

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS (41) 3087-6666 www.licidata.com.br SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS PENALIDADES, PROCEDIMENTOS E ASPECTOS POLÊMICOS 11 e 12 de Dezembro de 2014 - Vitória - ES Apresentação: As hipóteses

Leia mais

SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015

SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015 SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015 Estarão abertas, de 04 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015, as

Leia mais

MISSÃO CULTURAL AO BRASIL

MISSÃO CULTURAL AO BRASIL MISSÃO CULTURAL AO BRASIL 2013 GALERIA DE FOTOS DOS EVENTOS POR ORDEM DE REALIZAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO DO CONSUMIDOR: O ENFRENTAMENTO AO ENDIVIDAMENTO E A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROTETIVAS

Leia mais

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Banca: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO/RJ Edital SMA Nº 84/2010 (data da publicação: 27/09/2010) Carga horária (aulas presenciais): 126 horas

Leia mais

I. Apresentação Geral... 3

I. Apresentação Geral... 3 Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Constitucional Entrada: 2011 1º Semestre Índice I. Apresentação Geral... 3 II. Especialização em Direito Constitucional... 4 1. Plano de

Leia mais

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2.

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2. SUMÁRIO 1. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO 1.1 Fontes do Direito do Trabalho 1.1.1 Classificação 1.1.2 Hierarquia entre as fontes justrabalhistas 1.2 Princípios do direito do trabalho 1.2.1 Princípio

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL. 24 de novembro de 2014

II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL. 24 de novembro de 2014 II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL 24 de novembro de 2014 08h às 12h Sessão de comunicações Prédio 11 salas 301 e 307 Apresentação e debate dos trabalhos científicos inscritos.

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem Rafael Tocantins Maltez TJSP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Data de posse 26/03/1999 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF)

Leia mais

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS HISTÓRICO O escritório JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS, registrado, em 1968, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número OAB/MG 006, é, na verdade, o resultado

Leia mais

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 Data 27, 28 e 29 de MARÇO INVESTIMENTO: ATÉ O DIA 20 DE MARÇO DE 2014: ASSOCIADOS IAPE: R$ 150,00 (Parcelado

Leia mais

"CURSO DE FORMAÇÃO DE PERITOS JUDICIAIS e ASSISTENTES TÉCNICOS"

CURSO DE FORMAÇÃO DE PERITOS JUDICIAIS e ASSISTENTES TÉCNICOS "CURSO DE FORMAÇÃO DE PERITOS JUDICIAIS e ASSISTENTES TÉCNICOS" 1. Objetivo do Curso: Torne-se um perito judicial, profissão com grande flexibilidade de horários, prazos e que figura como uma das atividades

Leia mais

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO 0258 Direito do Trabalho II PROFESSOR(A) Profa.Esp. Denise de Fátima G.F.S. Farias 80h 6º Terça-feira 20h50min às 22h30min Sexta-feira 20h50min

Leia mais

ANO XIII N. 136 16/09/2015

ANO XIII N. 136 16/09/2015 ANO XIII N. 136 16/09/2015 1) EMENDA CONSTITUCIONAL N. 90 - Dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o transporte como direito social. 2) PORTARIA N. 13, DE 15 DE SETEMBRO DE

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II Código: DIR-369-b Pré-requisito: Direito Administrativo I Período

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101 PLANO DE ENSINO Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101 Pré-requisito: Carga horária: 30 (trinta) horas aula Créditos: 2 (dois) Natureza: semestral Docente: EMENTA Proteção

Leia mais