CONCEITO DE ESPIRITISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITO DE ESPIRITISMO"

Transcrição

1 p. 1 CONCEITO DE ESPIRITISMO Doutrina Tema :: Conccei itto de Esspi irri itti issmo Introdução Allan Kardec na introdução do Livro dos Espíritos escreve: "Para as coisas novas necessitamos de palavras novas". E criou a palavra Espiritismo para designar a nova doutrina. O Espiritismo tem por principio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres invisíveis. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou espiritistas. O Espiritismo é o resultado dos ensinamentos dos Espíritos, portanto sem as comunicações dos Espíritos não haveria Espiritismo. Allan Kardec foi apenas o codificador da Doutrina dos Espíritos, dandolhe a feição didática e interpretando-a com lógica e sabedoria. O Espiritismo é um só.

2 p. 2 Fora da codificação Kardequiana não há Espiritismo, é errado dizer: Espiritismo de Umbanda; baixo Espiritismo; Espiritismo de terreiro, etc. Porque no Espiritismo não se adota: paramentos ou qualquer vestes especiais; beber vinho ou qualquer bebida alcóolica; incenso, fumo, ou outras substancias que produzam fumaça; altares, imagens, andores, velas, etc; hinos ou cantos; danças, procissões; atender a interesses materiais; pagamento por graça concedida ao próximo; talismãs, amuletos, orações miraculosas, etc. administração de sacramentos, etc. confeccionar horóscopos, exercer a cartomancia, a quiromancia, etc. rituais; fazer promessas e despachos, etc. Não há necessidade de dizer: " espírita kardecista", porque Kardecismo é a doutrina de Kardec, isto é, a doutrina que ele codificou e professou - o Espiritismo Todo espírita é simplesmente espírita e conseqüência necessariamente kardecista ou Kardequista.

3 p. 3 Diferença entre fatos espíritas e Doutrina espírita Fatos Espiritas - manifestações mediúnicas em todos os tempos. Doutrina Espírita - interpretação racional das manifestações mediúnicas. Cientifica, filosófica e religiosa. O Espiritismo tem por objeto especial o conhecimento das leis do principio espiritual. Os princípios básicos da Doutrina Espirita são: a existência de DEUS; a pluralidade das existências; a preexistência da alma antes do reencarne e a sobrevivência da alma após o desencarne; o intercâmbio entre os encarnados e desencarnados; recompensas e penas de acordo com os atos praticados; progresso infinito; comunicação universal entre os seres. Espiritismo Conceito e Definições Espiritismo, numa definição simplista, porém não menos exata, é a doutrina que provém dos espíritos.

4 p. 4 Para uma compreensão mais abrangente do termo em estudo, é necessário que se faça uma série de considerações iniciais. Essas informações iniciais, são de grande valia para que sejam afastadas uma série de equívocos. O primeiro tópico a ser analisado, até mesmo por uma questão de lógica é quanto ao vocabulário a ser utilizado dentro da Doutrina Espírita. Já no primeiro tópico do Livro dos Espíritos, notamos a importância de atribuirmos à palavra o correto aos significado e, vice-versa. A clareza da linguagem exige que utilizemos termos precisos, visando a evitarmos a confusão inerente a existência de múltiplos sentidos atribuídos ao mesmo vocábulo. Espiritualismo, conforme descrito pelo dicionário Aurélio, é doutrina cuja base é a prioridade do espírito com relação às condições materiais. Logo, por conclusão, é o oposto do materialismo. O espiritualista é aquele que acredita haver em sí mesmo alguma coisa além de matéria, e que esta coisa possui prioridade ao aspecto material. Daí não significa que haja por parte dos espiritualistas a crença em espíritos e a comunicação destes com o mundo físico. Este aspecto nos remete ao segundo tópico, que é o estudo do Espiritismo, situando-o dentro dos diversos sistemas religiosos existentes. Os materialistas, aqueles que crêem somente nos fenômenos explicados pela ciência oficial, por não possuírem crença em uma realidade espiritual, não podem ser considerados um sistema religioso. Todas as religiões, do Catolicismo ao Espiritismo, do Islamismo ao Budismo, todas crêem em um princípio espiritual, porém nem todas as religiões crêem na imortalidade da alma, na reencarnação e em outros princípios Espíritas.

5 p. 5 Os espíritas acreditam nas informações (postulados) que estão colocados no Livro dos Espíritos, em especial, e também nas demais obras da codificação. A Doutrina dos Espíritos foi abordada em todos os livros da codificação espírita, assim como em uma série de outras obras suplementares escritas por diversas das pessoas abordadas no capítulo das biografias 1. Entrando no terceiro tópico, ficaria, talvez, a pergunta: Mas porque o termo Espiritismo? É clara a definição. Porque a doutrina é proveniente dos ensinamentos dos espíritos, possuindo princípios, características e objetivos próprios. Os princípios básicos são : a) A existência de DEUS; b) A existência, sobrevivência e imortalidade de alma; c) Constituição de 3 partes no homem o corpo ou ser material; a alma ou ser espiritual o laço que prende a alma ao corpo. d) Comunicação entre encarnados e desencarnados; e) Reencarnação. 1 Nem todas as pessoas que escreveram obras espíritas foram apontadas no capítulo das biografias. Lá encontram-se apenas as principais pessoas, existindo muitas outras pessoas que foram espíritas e escreveram ou estudaram o espiritismo e deixaram material de seus estudos.

6 p. 6 As características diferenciadoras para com as outras religiões são o não dogmatismo e a inexistência de um corpo eclesiástico (hierarquia), apesar de ser organizadas segundos em federações, confederações, etc... Os objetivos são : a) O estudo dos fenômenos espíritas, em geral; b) Explicar os problemas do ser humano dentro do conceito da Justiça Divina ; c) Resgatar ensinos do Cristianismo primitivo. O quarto tópico a ser analisado, diz respeito ao que é exatamente Espiritismo. Espiritismo é uma filosofia? Por que? Espiritismo é uma ciência? Por que? Espiritismo é uma religião? Por que? Para todas as questões acima descritas, a resposta é afirmativa. O Espiritismo é uma filosofia no momento em que é baseado em estudo especulativo da realidade física e espiritual, formulando tese e desenvolvendo pensamentos visando entender o mundo. É a ciência dos Por quês? Tendo como objetivo a resposta das questões: Quem sou eu? De onde vim? Para onde irei?

7 p. 7 É também, uma ciência empírica (prática), no momento que desenvolve uma séria de experimentos científicos com fito na compreensão do universo exterior e interior ao ser humano. O campo de investigação desta ciência é a natureza, origem e destino dos espíritos, bem como as suas relações com o mundo corporal. Exemplo : Perispírito, clarividência, etc... Religião, também o é, posto que, é um meio de se religar com DEUS (Religião - provém do verbo latim religare, que significa religar, ligar de novo). Neste aspecto, os ensinamentos morais elaborados e deixados por JESUS, assim como por outros diversos espíritos, constituem o material necessário aos seus fins. É conseqüência da prática dos seus ensinamentos. O Conhecimento filosófico e o científico também levam ao conhecimento de DEUS, assim como a fé. O Espiritismo, por ser ciência e filosofia, possui um cunho religioso, não dogmatizado, eis porque muitos preferem dizer que o Espiritismo é uma doutrina filosófica de conseqüências religiosas. Religião, no sentido espírita, é diferente do conceito usualmente utilizado por outras religiões. Mas não creiamos que os argumentos acima descritos encerram o assunto em questão! É imprescindível pesquisar mais... Ciencia Espirita Herculano Pires, grande espírita do início do século, já afirmava que: "Religião sem ciência é superstição; ciência sem religião é loucura". Allan Kardec, por seu turno, na Obra "A Gênese", capítulo I, diz que a "ciência é obra coletiva dos séculos e dos homens que trouxeram suas observações."

8 p. 8 Ciência é o conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, obtidos mediante observação, experiência e métodos próprios, podendo definir-se, também, como um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza. Pesquisa, mais experimentação mais prova é igual a ciência natural. Podemos representar a ciência espírita através da equação: Pesquisa + experimentação + prova = Ciência natural Indução (lógica) é processo de dentro para fora (da mente), é afirmação, com base no descobrimento de uma relação constante entre dois ou mais fenômenos, de uma relação universal e necessária entre aqueles fenômenos. Dedução (lógica) é processo de fora para dentro (da mente), é afirmação pela qual, com base em uma dou mais premissas (afirmações), chega-se a uma conclusão necessária, em virtude de aplicação de regras lógicas. O objeto da ciência é fazer o mundo físico conhecido. Kardec explica que o Espiritismo veio no tempo certo, quando a ciência já se desenvolvera. O tripé de Kardec, ou o tripé Espírita, tem base na filosofia (O livro dos Espíritos), mais a ciência (O Livro dos Médiuns) mais a religião (Moral Cristã, O evangelho segundo o Espiritismo). A ciência natural (de percepção sensorial) requer formulações de hipóteses (pela observação e/ou experimentação), daí retirando, por dedução, conseqüências que serão aceitas, se confirmadas pela observação; a ciência espírita, por seu turno, requer formulação de hipóteses (pela observação e/ou experimentação mediúnica), daí retirando, por dedução, que serão aceitas, se confirmadas pela observação e expediência mediúnica.

9 p. 9 O caráter da revelação espírita é a verdade, se da revelação houver erro ou dúvida, não vem de DEUS. Sua origem é divina e a revelação é dos espíritos, embora elaborada pelo homem. Exemplos: 1) a existência da alma, 2) a sobrevivência da alma, 3) a individualidade da alma, 4) Se de todas as religiões que acreditam na alma temos uma demonstração teórico e dogmática, no Espiritismo, porém, há uma demonstração positiva (se a ciência provar que uma premissa espírita é falsa, deixa-se a premissa e segue-se a ciência, porque o Espiritismo é uma doutrina evolucionista, seguindo o processo da ciência). Muitos são os cientistas - Richet, Bozzano, Belanne, Frederich Myers, Crooks, Lombroso, Reichenbach, JB Rhine e outros - que estudaram e provaram as premissas espíritas. Em síntese, a revelação espírita têm duplo caráter : 1) revelação divina (pois provém do ensino dado pelos Espíritos encarregados por DEUS para esclarecer os homens); 2) revelação científica (tal ensino não é privilégio de nenhum indivíduo, mas é proporcionado a todo mundo pela mesma forma, como provam as experiências científicas. Filosofia Espírita A respeito da filosofia temos algumas considerações:

10 p Amor a sabedoria - Pensamento debruçado em si mesmo. A filosofia espírita procura entender os fenômenos espíritas naturais através de um pensamento lógico e racional. O pensamento lógico é base para o entendimento dos principais conhecimentos. Nenhuma informação proveniente dos espíritos devem ser aceitos senão aqueles que foram concordes com a lógica e a razão. Essa característica deve-se principalmente do momento histórico de quando surgiu o espiritismo. Como visto no histórico do espiritismo, a razão era o principal instrumento de investigação do homem na época iluminista. O Espiritismo absorveu essa característica como um método eficaz de analisar e criticar as informações e posicionamentos, especialmente tomados pelos espíritas de vanguarda (espíritas atuais). 2. Indagações - sobre a natureza - sobre a vida - sobre o próprio ser O espiritismo, como bem se pode observar com a análise dos textos que abrangem a codificação e as outras obras que lhe dão sustentação, procuram fazer uma indagação lógica do estado das coisas, da natureza, da vida do homem. Muito mais que entender as característica das coisas, o espiritismo também aborda uma série de conhecimentos morais que visam o reequilíbrio psico-espiritual do homem. Esses conhecimentos levam o homem a questionar a realidade do mundo em que vive, buscando alterar aquelas realidades que não lhe satisfazem. 3. Hefiel (filósofo) - Dialética das idéias - Evolução do princípio espiritual pela matéria.

11 p. 11 O espiritismo vê a possibilidade da evolução humana através do raciocínio baseado em estruturas lógicas. É como se a idéia espírita e suas informações dialogassem com aquele que as deseja conhecer propondo sempre novos temas que não foram abordados especificamente pela codificação. Essa dialética faz com que o espiritismo traga sempre à realidade alguma informação positiva sobre fenômenos atuais, mesmo tendo já mais de 150 anos de existência. 4. Kant (filósofo) - Crítica da Razão pura - Teoria espírita da alma e da matéria. O espiritismo busca mostrar que conhecimento existe dentro do próprio espírito. A utilização da razão e sua crítica dos acontecimentos do mundo físico, e espiritual, poderá levar aquele que deseja o conhecimento, entender as bases filosóficas e morais da doutrina. 5. Kardec - Da pesquisa científica, chegou a ciência espírita. - Da interpretação do resultado chegou à filosofia espírita. - Das conclusões morais, chegou à religião espírita. A filosofia espírita nasceu com a interpretação dos resultados encontrados por Allan Kardec dos fenômenos espíritas, em especial, e dos fenômenos naturais, em geral. 6. Espiritismo (Soriano) - "Síntese dos conhecimentos humanos aplicada na busca da verdade. Somente o fato de estarmos pensando, significa que estamos filosofando. As indagações são o campo da filosofia.

12 p. 12 Podemos representar a filosofia espírita através da equação: Observação + racionalização e problematização + explicação = Filosofia natural As pessoas estão em constante evolução. Não há sabedoria estanque, isto significa dizer que as pessoas devem estar sempre abertos ao conhecimento. A filosofia tem por finalidade as indagações da natureza, depois sobre a vida, e também sobre o próprio ser. O grande questionamento é a busca da verdade, e não encontrá-la. O Livro dos Espíritos é a base da filosofia espírita, baseado em perguntas e respostas, estas elaboradas de uma forma simples para possibilitar que pessoas com uma capacidade intelectual mediana possa entender. O pensamento não tem um lider, não tem um chefe. É um fenômeno natural oriundo da capacidade intelectual do homem. O homem é livre quando pensa, poderá, através de seu pensamento, realizar coisas que na realidade física não é capaz de realizar. Tal como ir à lua; voar sem asas e equipamentos, etc. O espírito tem que estar predisposto porque é ele quem recebe, se quiser. A verdade pode ser buscada por qualquer pessoa. Quando se analisa a razão, estamos diante da filosofia, quando analisamos a matéria, estamos diante da ciência.

13 p. 13 DEUS não poderá existir sem a moral, e a moral não poderia existir sem deus. Assim, podemos concluir que o Espiritismo também é uma filosofia, porque se questiona muito sobre o pensamento e com o pensamento, o conhecimento e a natureza das coisas. Alguns ensinos filosóficos existentes dentro do espiritismo: Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre,tal é a lei. Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade. Fora da caridade não há salvação. Religião Espírita O estudo do espiritismo traz conseqüências. Uma delas é o reconhecimento da organização universal, que acaba por levar a conclusão de que existe um ser que a tudo criou e organizou. Independente o nome que se dê a esse ser, o sentimento religioso nasce do reconhecimento de sua potência. O fato é que o conhecimento espírita faz com que o homem torne a se religar com a essência divina. Essa trajetória de busca pela essência é a finalidade de todas as religiões.

14 p. 14 Com características próprias e bem diferente das várias religiões que o mundo apresenta, o Espiritismo permite uma ligação do homem com a essência divina sem intermediários, se bem que é bem possível, como o agrupamento de espíritas para o estudo e a prática do espiritismo, que os médiuns traga do mundo espiritual informações consoladoras aos homens. Entretanto, nem assim estamos diante de um interlocutor divino, mas sim de espíritos que são semelhantes aos encarnados, em essência. Espiritismo e Espiritualismo Espiritualismo É o oposto do materialismo, que não acredita em nada além da matéria. Os espiritualistas acreditam haver em si algo além da matéria. Todas as religiões são espiritualistas. Os Espíritas são espiritualistas, mas nem todos os espiritualistas são espíritas, pois não acreditam: na pluralidade das existenciais na comunicação entre encarnados e desencarnados, etc. Para ser espiritualista, portanto, é necessário apenas se acreditar em um ser maior criador e organizador do universo (DEUS), contrariando o materialismo. Para ser espírita é necessário que haja o acatamento na vida de princípios espíritas por parte da pessoa.

15 p. 15 Principais Ensinos do Espiritismo DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. DEUS é eterno, único, imaterial, imutável, todo-poderoso, soberanamente justo e bem. DEUS criou a matéria que constitui os mundos; também criou seres inteligentes que chamamos de Espíritos, encarregados de administrar os mundos mateiais segundo as leis imutáveis da criação, e que são perfectíveis por sua natureza. Aperfeiçoando-se eles apreximam-se da Divindade. O espírito propriamente dito é o princípio inteligente; sua natureza íntima é deconhecida e imaterial, porque não tem analogia com o que chamamos matéria. Os espíritos são seres individuais; têm um envoltório etério, chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, semelhante a forma humana. Povoam os espaços, que percorrem com rapidez, e constituem o mundo invisível. A origem e a criação dos Espíritos nos são desconhecidos; só sabemos que são criados simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, mas com igual aptidão para tudo. DEUS na sua justiça não podia isentar uns do trabalho que teria imposto aos outros para chegar à perfeição. No princípio, ficam em uma espécie de infância, sem vontade própria e sem consciência perfeita de sua existência. Desenvolvendo-se o livre arbítrio nos Espíritos ao mesmo tempo que as idéias, DEUS lhes diz: "Vocês podem aspirar à felicidade suprema, assim que tiverem adquirido os conhecimentos que lhes faltam e trabalharão para seu engrandecimento, segundo as leis que gravei em sua consciência."

16 p. 16 Em conseqüência de seu livre arbítrio, uns tomam o caminho mais curto, que é o do bem, outros o mais longo, que é o mal. DEUS não criou o mal, estabeleceu leis, e essas leis são sempre boas, porque ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria perfeitamente feliz; mas os Espíritos, tendo seu livre arbítrio, nem sempre as observaram, e o mal veio de sua desobediência. Pode-se dizer que o bem é tudo que é conforme à lei de DEUS e o mal tudo que é contrário a essa lei. A encarnação não foi imposta ao Espírito, no princípio, como uma punição; ela é necessária ao seu desenvolvimento e para a realização das obras de DEUS, e todos devem resignar-se a ela, tomem o caminho do bem ou do mal; só os que seguem o caminho do bem, avançando mais rapidamente, demoram menos a chegar ao fim e lá chegam em condições menos penosas. Os Espíritos encarnados constituem a humanidade, que não está circunscrita à Terra, mas que povoa todos os mundos disseminados pelo espaço. Prática Espírita Toda prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho : "Dai de graça o que de graça recebeste". A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que DEUS deve ser adorado em espírito e verdade.

17 p. 17 O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomantes, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-los, a submeter os seus ensinamentos ao crivo da razão, antes de aceitá-los. A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independente de religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote. Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização em todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda que, "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza."

18 p. 18 CONCEITO DE ESPIRITISMO Trabalho para Entrega Nome: Turma: - Data: RESPONDA 1) O que você entendia a respeito do Espiritismo? 2) O que você acha que o espiritismo pode oferecer a você?

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela?

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? Talvez você já tenha feito perguntas como estas: De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? 1 / 7 Por que uns sofrem mais do que outros? Por que uns têm determinada aptidão

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA 1 TEMA Kardecistas falam de Deus 2 SÉRIE 3ª série ou 1ª etapa do ciclo II 3 ALUNO Maysa Nogueira da Silva maysa_ns@hotmail.com 4 OBJETIVOS Perceber que o Trascendente têm diferentes representações nas

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Revelação Espírita As Revelações Divinas através dos tempos Parte 1 ORIGEM

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

13 DE JUNHO DE 2009 "CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA?" O QUE É ISSO?

13 DE JUNHO DE 2009 CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA? O QUE É ISSO? 13 DE JUNHO DE 2009 "CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA?" O QUE É ISSO? Recentemente, confrades nos perguntaram se poderia e como seria realizado um casamento no centro espírita. Considerando que o assunto é

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo Muitos leitores têm se manifestado expressando suas opiniões, críticas e elogios. Muitos nos parabenizam por nossa linha editorial, sempre de cunho universalista. Portanto, gostaria de abordar este tema.

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos.

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos. Sentido amplo ciência significa simplesmente conhecimento, como na expressão tomar ciência disto ou daquilo. Sentido restrito ciência não significa um conhecimento qualquer, e sim um conhecimento que não

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

13 DE JUNHO DE 2009 DOUTRINA ESPÍRITA E OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS

13 DE JUNHO DE 2009 DOUTRINA ESPÍRITA E OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS 13 DE JUNHO DE 2009 DOUTRINA ESPÍRITA E OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS Para alguns confrades, o Espiritismo, no início do século XX no Brasil, ganhou uma tonalidade que o fez diferente daquele existente na

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos Estude e Viva Grupo de Estudos Avançados Espíritas 25 Anos 1992-2017 Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail ALLAN KARDEC 3 de outubro de 1804 Paris, 31 de março de

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois moviam-se, erguiamse no ar e respondiam

Leia mais

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap.

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. 46 Os castigos não são eternos Agosto Cap. 47 Liberdade de pensamento

Leia mais

Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Centro Espírita João Batista ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES Você veio a este curso trazido(a) pela dor? Ou pelo amor? Qualquer que seja o motivo que o(a) traz, você é bem-vindo(a) a este Curso de Iniciação

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Espiritismo e Política

Espiritismo e Política AYLTON PAIVA Espiritismo e Política Contribuições para a evolução do ser e da sociedade MEUS AGRADECIMENTOS A Maria Eny Rossetini Paiva, amada esposa, pelas apreciações e sugestões doutrinárias. Karen

Leia mais

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco Sumário 14 28 40 54 Capítulo 1 A DoutrinA EspíritA Antecedentes os Fenômenos de Hydesville As mesas Girantes Allan Kardec os Continuadores o Espírito de Verdade Capítulo 2 A CoDifiCAção obras Básicas De

Leia mais

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita Facilitadora: Mônica Oliveira / Mônica Urbano Data: 22/09/2012 Doutrina = Do latim Doctrina 1 - Conjunto de princípios em que

Leia mais

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO.

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. Queremos compartilhar com aqueles que vem aqui às quintas-feiras algumas informações que conseguimos reunir ao longo da vida através da busca de respostas sobre o TEMA: -O

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE 1. Mediunidade e Espiritismo...9 2. Kardec e a mediunidade...15 3. Intercâmbio mediúnico na casa espírita...21 4. As reuniões mediúnicas...29 5.

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS Claudio C. Conti www.ccconti.com Objetivo Analisar a nossa relação com a divindade. O estudo será dividido em duas partes: 1. Deus e o espírito; 2. Deus

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ?

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? COMO A FILOSOFIA ESPÍRITA DEFINE O PROCESSO DE ESPIRITUALIZAÇÃO DO SER HUMANO? QUANDO E COMO ELE COMEÇA? QUAL O REAL CONCEITO DE RELIGIÃO? A religião é caracterizada

Leia mais

ROTEIRO 23. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

ROTEIRO 23. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas ROTEIRO 23 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Objetivos Esclarecer por que a aceitação da influência espiritual comprova a continuidade

Leia mais

Aula 08 Terceiro Colegial.

Aula 08 Terceiro Colegial. Aula 08 Terceiro Colegial Cristianismo: Entre a Fé e a Razão Busca por uma base racional para sustentar a fé Formulações filosóficas se estendendo por mais de mil anos Cristianismo Palavra de Jesus, que

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS

COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS CARGA HORÁRIA: 120 h Professor: HARLEN CARDOSO DIVINO Polos: Janaúba / Pedra Azul - MG

Leia mais

O QUE É ESPIRITUALISMO

O QUE É ESPIRITUALISMO www.espiritualistas.org O QUE É ESPIRITUALISMO 19 de Setembro de 2005 ESPIRITUALISMO - ARTIGO N O 1 Caros amigos, se procurarmos entender o que é Espiritualismo, através de definições clássicas e/ou pragmáticas

Leia mais

O Estudo na Casa Espírita

O Estudo na Casa Espírita O Estudo na Casa Espírita Rose Mary Grebe Quando ingressamos no Espiritismo, muitas vezes não entendemos algumas situações. Vamos a uma determinada casa e percebemos o grande enfoque à Mediunidade, em

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

APRESENTAR DEUS NA VÁRIAS CONCEPÇOES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

APRESENTAR DEUS NA VÁRIAS CONCEPÇOES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE AULA 1 DEUS OBJETIVOS: Apresentar Deus nas várias concepções ao longo da história da humanidade Compreender a relação entre Deus e o infinito conhecendo os atributos da divindade Deus APRESENTAR DEUS NA

Leia mais

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia Espiritismo Jörg Garbers, Ms. de Teologia Aspectos Históricos As raízes são muito antigas. O racionalismo estragou o ambiente espírita. As irmãs Fox nos EUA e outros reavivaram sob novas perspectivas uma

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DAS LEIS DE PROGRESSO E DE TRABALHO 1º.

Leia mais

1 www.autoresespiritasclassicos.com Conteúdo Resumido das Obras de Cairbar Schutel Cairbar Schutel - A Vida no Outro Mundo (Vida no Além) / 1932 / O Descrição: Com clareza e objetividade, o autor desvenda

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO BIÊNIO: 2018-2019 EVANGELIZADOR: Sábado: Viviane Salge; Stella Borges Domingo: Leandra Coli; Irany Cabral CICLO: Pré-juventude II OBJETIVOS São objetivos da evangelização

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo Tema: O Principal Aspecto do Espiritismo

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo   Tema: O Principal Aspecto do Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo Http://www.Irc-espiritismo.org.br Tema: O Principal Aspecto do Espiritismo Palestrante: Gilson Bordallo Rio de Janeiro 22/03/2002 Organizadores da Palestra:

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 01 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 1 Reflexões sobre trechos de O Livro dos Médiuns

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15 SEE 3 de Outubro 15/mar/15 O fortalecimento dos laços de família em defesa da vida Marco Milani Quem ficou procurando diferentes configurações familiares na imagem anterior? A época, o local, os costumes,

Leia mais

É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O QUE É O ESPIRITISMO.

É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O QUE É O ESPIRITISMO. DISCIPLINA: MEDIUNIDADE II FUNDAMENTAÇÃO CIÊNCIA ESPÍRITA A teoria espírita não parte de idéias preconcebidas e imaginárias. É fruto de um árduo trabalho de pesquisa das inter-relações entre matéria e

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Ed. Reserva de Itaúna Outubro de 2014 Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus O Livro dos Espíritos Espírito Matéria Deus e o espírito O Livro dos Espíritos Questão 1: Que é Deus? --- "que" (qual coisa),

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 10/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 10/11/17 21/07/11 A Gênese (Manoela) Ciclo de Estudos (André de Paula) Revoluções gerais ou parciais Cap. IX, itens 1 a 5 O suicídio e a loucura ESE, cap. V, itens 14 a 17 Pureza doutrinária Esperar e alcançar

Leia mais

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Aula 09 Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Filosofia Patrística (séc. I ao VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. Foi obra não só desses

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20

Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20 Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20 O QUE É ESPIRITISMO? - 020 WILSON DA CUNHA 1 O que é espiritismo? O espiritismo é uma ciência e ao mesmo tempo uma doutrina filosófica, adicionando

Leia mais

Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia

Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia Tema 2 Fenômenos psíquicos Mediunidade Metapsíquica

Leia mais

A humanidade regenerada

A humanidade regenerada A humanidade regenerada Roteiro 9 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06 Sumário Religião dos Espíritos... 11 Se tiveres amor... 15 Aborto delituoso... 17 Tentação e remédio... 19 Memória além-túmulo... 21 Beneficência esquecida... 23 Alienação mental... 27 Ao redor do dinheiro...

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17 01/09/11 A Gênese (Lícia) Ciclo de Estudos (André de Paula) União do princípio espiritual à matéria Cap. XI, itens 10 a 16 Os tormentos voluntários ESE, cap. V, item 23 Voluntariado A exemplo do Cristo

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO AULA 07 CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Rev. Espírita / As Rev. Divinas através dos tempos 1 AULA 02: As

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 02 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 2 Definição de mediunidade Conceitos de mediunidade

Leia mais

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube Por Eliana Haddad Doutor e mestre em lógica e filosofia da ciência pela Unicamp, graduado em física pela UFRJ, Cosme Massi é hoje reconhecido no meio espírita por ser um grande estudioso da ciência e da

Leia mais

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns Elaboração: Antonio Nascimento acnascimento@terra.com.br O contexto histórico do século XIX na Europa Século XVIII - das Luzes Revolução Francesa Napoleão

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE PARTE II 2º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE

Leia mais

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina 12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina OBJETIVO: Conceituar Mediunidade e Médium; Identificar os sintomas que caracterizam a mediunidade iniciante; Explicar qual deve ser a conduta

Leia mais

VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO COLÉGIO SÃO PAULO TRABALHO 3ª ETAPA / 1ª Série do Ensino Médio DISCIPLINA: Ensino Religioso PROFESSORA: Teonila Leonel Soares Data: / /2012 Aluno(a) Nº: Turma: VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo Tema: Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo  Tema: Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência Palestrante: Miguel Labolida Rio de Janeiro 13/11/1998 Organizadores da palestra: Moderador:

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Deus e Seus Atributos

Deus e Seus Atributos Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha 07/09/2014 Continuação... Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo

Leia mais

Sinopses das obras de. Allan Kardec. Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com.

Sinopses das obras de. Allan Kardec. Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com. Sinopses das obras de Allan Kardec Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com Índice Obras Básicas 1 O Livro dos Espíritos... 2 2 O Livro dos Médiuns... 2 3

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais