Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita"

Transcrição

1 Centro Espírita João Batista ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES Você veio a este curso trazido(a) pela dor? Ou pelo amor? Qualquer que seja o motivo que o(a) traz, você é bem-vindo(a) a este Curso de Iniciação ao Espiritismo, no qual, em aulas semanais, ao longo de um ano, lhe serão oferecidos:

2 Centro Espírita João Batista Melhor orientação para sua vida, à luz do Espiritismo, que esclarece: quem somos, de onde viemos, por que estamos na Terra, como devemos aqui nos conduzir e para onde iremos depois; Convivência fraterna com pessoas que também buscam a fé e o equilíbrio espiritual; Oportunidade de iniciar o exercício de suas faculdades espirituais, em vibrações que equilibram, confortam e desenvolvem o nosso eu; e Ensejo de começar a servir nas tarefas assistenciais e administrativas do Centro Espírita, se assim o quiser.

3 Centro Espírita João Batista DIFICULDADES A SUPERAR De início, você talvez encontre alguns obstáculos para sua frequência ao curso. São dificuldades já esperadas, porque fazem parte das condições de vida na Terra, mas poderão nos desviar de nossos bons propósitos se não estivermos atentos. Exemplos: oposição da família, mal-estar repentino, desânimo, visitas na hora de vir para o Centro, pensamentos perturbadores (como o de descrença, de que o esforço para o bem seria inútil). Tudo isso poderá estar acrescido pela influência de Espíritos inferiores, que não querem a nossa melhora e o nosso progresso, e tudo farão para nos perturbarem e impedirem, se não nos firmarmos em nossa boa intenção.

4 Centro Espírita João Batista Esses naturais obstáculos serão superados, pouco a pouco, se mantivermos: Vigilância: atenção, a fim de não perdermos as boas oportunidades que aparecerem nem deixarmos que os descuidos nos prejudiquem. Boa vontade: disposição para entender e aplicar na vida diária o que aprendermos, a fim de nos melhorarmos e melhorarmos nossa vida. Perseverança: firmeza e constância nos bons propósitos.

5 Centro Espírita João Batista Atender ao horário programado pelo curso e apresentar-se 15 minutos antes do início da aula, para facilitar o registro de sua frequência. Esse registro é importante para se avaliar o interesse do participante e saber a que aulas já assistiu. FREQUÊNCIA E PONTUALIDADE

6 Centro Espírita João Batista PREPARO NO DIA DA REUNIÃO Para chegarmos bem dispostos à reunião e dela participarmos com proveito, precisamos nos preparar material e espiritualmente. Materialmente: cuidar da higiene do corpo, não se desgastar sem necessidade, evitar excessos de qualquer tipo, alimentar-se frugalmente (especialmente a refeição que antecede o estudo). Espiritualmente: vigiar atos, pensamentos, palavras e atitudes; orar, procurando manter, durante o dia todo, um clima de paz e de equilíbrio.

7 Centro Espírita João Batista Agindo assim: Passaremos a nos interessar pelos assuntos e atividades do curso; A nos entrosarmos com os participantes do grupo; A entendermos melhor a Doutrina Espírita; E nos firmaremos espiritualmente. E, ao fim do curso, teremos melhor visão espírita da vida, sentindo-nos mais equilibrados e mais firmes em nossas convicções. Teremos alcançado, enfim, a segurança, a tranquilidade e o progresso intelectual e moral, que só o tempo e o esforço próprio nos podem dar.

8 Centro Espírita João Batista Introdução ao Estudo do Espiritismo. Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

9 Objetivo Geral Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

10 Objetivo Específico Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto.

11 O que significa doutrina?

12 Doutrina Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.

13 O que é espiritualismo?

14 O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento.

15 Espiritualismo. Crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte (...); é o oposto de materialismo. Allan Kardec. Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas. p30-31

16 Doutrina Espírita É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

17 A Doutrina Espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes princípios: Existência e unicidade de Deus; Existência e imortalidade do Espírito; Defesa da reencarnação; Driação igualitária dos Espíritos; Comunicação com os Espíritos desencarnados; Lei de causa e efeito, entre outros.

18 Pontos relevantes deste estudo

19 O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

20 O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual. Allan Kardec. O que é o espiritismo Cap. II Noções Preliminares de Espiritismo. Item 20

21 O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

22 Como ciência prática, o Espiritismo consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

23 Como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam das relações entre nós e os Espíritos. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

24 O objeto da ciência é o estudo das leis do princípio material; O objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

25 O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

26 O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança. Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo cap. VI 4)

27 27

28 Marque V ou F a) O termo Espiritismo Kardec NÃO foi criado por Allan F b) Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. E são diferentes de Espiritismo. V c) Um enunciado é ambíguo e, portanto, anfibológico quando permite mais de uma interpretação. Exemplo: Onde está a cadela da sua mãe? - Está-se referindo à cadela que pertence à mãe ou estáse insultando-a? 28 V d) Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. V

29 Marque V ou F a) Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença na Doutrina Espírita, os termos espírita e espiritismo. V b) Todo o ESPIRITUALISTA É ESPÍRITA. F c) A doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. 29 V d) O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. V

30 Marque V ou F a) Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. V b) O Espiritismo e a Ciência não se completam reciprocamente F c) d) O estudo das leis da matéria tinha que preceder o da espiritualidade, porque a matéria é que PRIMEIRO FERE O SENTIDOS. 30 O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. V V

31 Marque V ou F a) Elemento material e elemento espiritual, esses os dois princípios, as duas forças vivas da Natureza. V b) O Espiritismo, tendo por objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo, toca forçosamente na maior parte das ciências; só podia, portanto, vir depois da elaboração delas; nasceu pela força mesma das coisas, pela impossibilidade de tudo se explicar com o auxílio 31 apenas das leis da matéria V

32 Conclusão: Diremos [...] que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. Allan Kardec. O livro dos espíritos Introdução, item 1. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Allan Kardec: O que é o espiritismo Preâmbulo O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações. Allan Kardec: O que é o espiritismo Preâmbulo. Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das 32 leis do princípio espiritual. Allan Kardec: A gênese. Cap. 1, item 16.

33 Bibliografia 1. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 1, item 5, p A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 1, item 16, p Item 18, p O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, Introdução. Item 1, p O que é o espiritismo. 53. ed. Rio de Janeiro: FEB, Preâmbulo, p BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo básico. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, (O espiritismo científico). Segunda parte, p Vade Mecum on line: 33

34

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Revelação Espírita As Revelações Divinas através dos tempos Parte 1 ORIGEM

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

ROTEIRO 2. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto. Objetivo específico.

ROTEIRO 2. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto. Objetivo específico. PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I Introdução ao Estudo do Espiritismo ROTEIRO 2 Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto Objetivo específico Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto.

Leia mais

14a edição CAMPINAS SP 2012

14a edição CAMPINAS SP 2012 14 a edição CAMPINAS SP 2012 SUMÁRIO Esclarecimentos preliminares... IX PRIMEIRA UNIDADE 1. Radiações ou vibrações...15 2. Deus...21 3. A criação...27 4. Os Espíritos...35 5. Classificação dos Espíritos

Leia mais

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita Facilitadora: Mônica Oliveira / Mônica Urbano Data: 22/09/2012 Doutrina = Do latim Doctrina 1 - Conjunto de princípios em que

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos.

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos. Sentido amplo ciência significa simplesmente conhecimento, como na expressão tomar ciência disto ou daquilo. Sentido restrito ciência não significa um conhecimento qualquer, e sim um conhecimento que não

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo I Metodologia para o Estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita Roteiro 1 Objetivo

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: As Obras da Codificação. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

O Estudo na Casa Espírita

O Estudo na Casa Espírita O Estudo na Casa Espírita Rose Mary Grebe Quando ingressamos no Espiritismo, muitas vezes não entendemos algumas situações. Vamos a uma determinada casa e percebemos o grande enfoque à Mediunidade, em

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Por onde começar? O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

A casa espírita e seu funcionamento

A casa espírita e seu funcionamento FUNDAMENTOS DO ESPIRITISMO I 2013 4ª FEIRA PROGRAMA DE ESTUDO Módulo I 01. Acolhimento dos Participantes E A casa espírita e seu funcionamento Função e significação Escola ou templo? Doutrina e movimento

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O QUE É O ESPIRITISMO.

É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O QUE É O ESPIRITISMO. DISCIPLINA: MEDIUNIDADE II FUNDAMENTAÇÃO CIÊNCIA ESPÍRITA A teoria espírita não parte de idéias preconcebidas e imaginárias. É fruto de um árduo trabalho de pesquisa das inter-relações entre matéria e

Leia mais

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita.

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. 1 2 É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza,

Leia mais

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia Espiritismo Jörg Garbers, Ms. de Teologia Aspectos Históricos As raízes são muito antigas. O racionalismo estragou o ambiente espírita. As irmãs Fox nos EUA e outros reavivaram sob novas perspectivas uma

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as Profecias Objetivos Explicar a sentença do Cristo de que

Leia mais

QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM

QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM ESTUDOS E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA OBRA, PARA AQUELE

Leia mais

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois moviam-se, erguiamse no ar e respondiam

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2016 Dia 03/10/16 ALLAN KARDEC E O ESPIRITISMO 1) O Que é o Espiritismo.

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE ABRIL, MAIO e JUNHO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE ABRIL/2017 Dia 03/04/17 PENSA UM POUCO 1) XAVIER, Francisco Candido. PAÕ NOSSO,

Leia mais

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ?

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? COMO A FILOSOFIA ESPÍRITA DEFINE O PROCESSO DE ESPIRITUALIZAÇÃO DO SER HUMANO? QUANDO E COMO ELE COMEÇA? QUAL O REAL CONCEITO DE RELIGIÃO? A religião é caracterizada

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2015 Dia 01/10/15 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15 SEE 3 de Outubro 15/mar/15 O fortalecimento dos laços de família em defesa da vida Marco Milani Quem ficou procurando diferentes configurações familiares na imagem anterior? A época, o local, os costumes,

Leia mais

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube Por Eliana Haddad Doutor e mestre em lógica e filosofia da ciência pela Unicamp, graduado em física pela UFRJ, Cosme Massi é hoje reconhecido no meio espírita por ser um grande estudioso da ciência e da

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE 1. Mediunidade e Espiritismo...9 2. Kardec e a mediunidade...15 3. Intercâmbio mediúnico na casa espírita...21 4. As reuniões mediúnicas...29 5.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA PROGRAMA 2013 Coordenadores: Aline Andrade Adriano Lino Greca José Maria Cechelero 19/01/2013 Conteúdo MÓDULO I... 4 01. ACOLHIMENTO

Leia mais

BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM

BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM ESTUDOS E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA OBRA A JESUS CRISTO GOVERNADOR

Leia mais

30/01/2015 CONDUTA ESPÍRITA ALEX VÂNIA COUTINHO FERNANDA ALENCAR. OBJETIVO Entender o que é e qual a importância da Conduta Espírita.

30/01/2015 CONDUTA ESPÍRITA ALEX VÂNIA COUTINHO FERNANDA ALENCAR. OBJETIVO Entender o que é e qual a importância da Conduta Espírita. CONDUTA ESPÍRITA ALEX VÂNIA COUTINHO FERNANDA ALENCAR OBJETIVO Entender o que é e qual a importância da Conduta Espírita. 1 ESPIRITISMO Uma ciência de observação e uma doutrina filosófica que trata da

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17 13:00 13:30 Evangelho (Walter) O duelo ESE, cap. XII, itens 11 a 16 15:30 ESDE (Olga) Programa Fundamental (Tomo II) 07/12/11 EADE (Beatriz) ESDE (Clotilde) Estudo Aprofundado da Doutrina Programa 1 (Tomo

Leia mais

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA 1 TEMA Kardecistas falam de Deus 2 SÉRIE 3ª série ou 1ª etapa do ciclo II 3 ALUNO Maysa Nogueira da Silva maysa_ns@hotmail.com 4 OBJETIVOS Perceber que o Trascendente têm diferentes representações nas

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC Programa Fundamentos III Das Esperanças e Consolações Ano 2017 Pré-requisitos: ter participado de Fundamentos I e II no CEIC. Módulo 01 - Paternidade Divina Programa

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes Plano de Aula 19 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida estagiária: Roberta Dia: 17/08/2015 Horário: 20 às 21 h Título:

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco Sumário 14 28 40 54 Capítulo 1 A DoutrinA EspíritA Antecedentes os Fenômenos de Hydesville As mesas Girantes Allan Kardec os Continuadores o Espírito de Verdade Capítulo 2 A CoDifiCAção obras Básicas De

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17 Mediunidade (Alda, Fausto e Lícia) Espiritismo (Gustavo) O Livro dos Médiuns Carregar sua cruz. Quem quiser salvar a vida, perdê-la-á Cap. XXIV, itens 17 a 19 13/12/11 Ciclo de Estudos (Henrique) Voluntariado

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 24/10/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 24/10/17 13:00 13:30 Evangelho (Lícia) Os inimigos desencarnados ESE, cap. XII, itens 5 e 6 15:30 ESDE (Olga) Programa Fundamental (Tomo II) 09/11/11 EADE (Beatriz) ESDE (Clotilde) Estudo Aprofundado da Doutrina

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

A humanidade regenerada

A humanidade regenerada A humanidade regenerada Roteiro 9 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? Sem a

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA. Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito. BIBLIOGRAFIA 1º semestre

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA. Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito. BIBLIOGRAFIA 1º semestre CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito BIBLIOGRAFIA 1º semestre 1. As folias de Momo. Observar algumas características do carnaval;

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA C.E.S. PERCORRER A ESPIRITA C.E.S. ESTUDO E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2019 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2019 Dia 03/01/19 EM PLENA ERA NOVA 1) O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Leia mais

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo Livro II Ensinos e parábolas de Jesus Parte I SUMÁRIO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO AULA 07 CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Rev. Espírita / As Rev. Divinas através dos tempos 1 AULA 02: As

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos Estude e Viva Grupo de Estudos Avançados Espíritas 25 Anos 1992-2017 Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail ALLAN KARDEC 3 de outubro de 1804 Paris, 31 de março de

Leia mais

Desobsessão: recursos espíritas

Desobsessão: recursos espíritas Desobsessão: recursos espíritas Tema 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão Recursos desobsessivos espíritas A prece Aprimoramento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17 Bem-aventurados os que são misericordiosos ESE, cap. X 06/10/11 A Gênese (Beatriz) Os milagres no sentido teológico Cap. XIII, itens 1 a 14 Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança

Leia mais

Avaliação da reunião mediúnica

Avaliação da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Avaliação da reunião mediúnica Tema 5 Por que realizar sempre a avaliação da prática

Leia mais

A Importância da Evangelização Infantil

A Importância da Evangelização Infantil A Importância da Evangelização Infantil "É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico? Sem a

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17 01/09/11 A Gênese (Lícia) Ciclo de Estudos (André de Paula) União do princípio espiritual à matéria Cap. XI, itens 10 a 16 Os tormentos voluntários ESE, cap. V, item 23 Voluntariado A exemplo do Cristo

Leia mais

Francisco Cândido Xavier VIDA E SEXO. pelo Espírito Emmanuel. vida e sexo.indd 3 08/07/ :19:38

Francisco Cândido Xavier VIDA E SEXO. pelo Espírito Emmanuel. vida e sexo.indd 3 08/07/ :19:38 Francisco Cândido Xavier VIDA E SEXO pelo Espírito Emmanuel vida e sexo.indd 3 08/07/2013 15:19:38 SUMÁRIO Vida e sexo... 7 1. Em torno do sexo... 9 2. Família... 11 3. Namoro... 13 4. Ambiente doméstico...

Leia mais

PROJETO O CONSOLADOR. TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ

PROJETO O CONSOLADOR. TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2016 Dia 04/01/16 VIVER NO MUNDO SEM SER DO MUNDO 1) O Evangelho

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela?

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? Talvez você já tenha feito perguntas como estas: De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? 1 / 7 Por que uns sofrem mais do que outros? Por que uns têm determinada aptidão

Leia mais

O Homem de bem. Roteiro 7

O Homem de bem. Roteiro 7 O Homem de bem Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Relacionar

Leia mais

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo Muitos leitores têm se manifestado expressando suas opiniões, críticas e elogios. Muitos nos parabenizam por nossa linha editorial, sempre de cunho universalista. Portanto, gostaria de abordar este tema.

Leia mais

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns Elaboração: Antonio Nascimento acnascimento@terra.com.br O contexto histórico do século XIX na Europa Século XVIII - das Luzes Revolução Francesa Napoleão

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar o significado destas palavras

Leia mais

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO BIÊNIO: 2018-2019 EVANGELIZADOR: Sábado: Viviane Salge; Stella Borges Domingo: Leandra Coli; Irany Cabral CICLO: Pré-juventude II OBJETIVOS São objetivos da evangelização

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN nº 05/2014 Brasília, 12 de fevereiro de 2014

RESOLUÇÃO CFN nº 05/2014 Brasília, 12 de fevereiro de 2014 RESOLUÇÃO CFN nº 05/2014 Brasília, 12 de fevereiro de 2014 O presidente da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Federativo Nacional da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, com fundamento no Estatuto

Leia mais

nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016

nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016 nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016 Agradeço imensamente a oportunidade para estar junto dos irmãos que tanto estimo, para reflexão e aprendizado

Leia mais

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 Baseado no segundo livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 1 - Federação Espírita Brasileira Revisão: Rosita

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JULHO, AGOSTO e SETEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JULHO/2016 Dia 01/07/16 DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE 1) O Evangelho

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

PRECE X EVANGELHO NO LAR. Apresentação disponível em

PRECE X EVANGELHO NO LAR. Apresentação disponível em PRECE X EVANGELHO NO LAR Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br PRECE A prece é a maneira pela qual as pessoas se comunicam com Deus. PRECE A prece ou oração é um dos modos de nos comunicar-mos

Leia mais

DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS ESTUDO DO ESPIRITISMO

DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS ESTUDO DO ESPIRITISMO Este material faz parte da Apostila fornecida pelo CEI Diretrizes de Apoio para as Atividades dos Grupos, Centros e Sociedades Espíritas DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS DE ESTUDO DO ESPIRITISMO

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

Consequências do Conhecimento Espírita

Consequências do Conhecimento Espírita Consequências do Conhecimento Espírita Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas 1 Objetivo 2 Avaliar a importância do conhecimento

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo Tema: As Conseqüências do Espiritismo para a Humanidade

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo  Tema: As Conseqüências do Espiritismo para a Humanidade Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: As Conseqüências do Espiritismo para a Humanidade Palestrante: Altivo Pamphiro Rio de Janeiro 30/06/2000 Organizadores da palestra:

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO PROJETO DE ESTUDO DE A GÊNESE - OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO (PROJETO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEB, COM ADAPTAÇÕES À REALIDADE DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA

Leia mais

Sinopses das obras de. Allan Kardec. Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com.

Sinopses das obras de. Allan Kardec. Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com. Sinopses das obras de Allan Kardec Organização e divulgação: Autores Espíritas Clássicos www.autoresespiritasclassicos.com Índice Obras Básicas 1 O Livro dos Espíritos... 2 2 O Livro dos Médiuns... 2 3

Leia mais

CULTO DO EVANGELHO NO LAR

CULTO DO EVANGELHO NO LAR CULTO DO EVANGELHO NO LAR Entendendo o Tratamento Espiritual Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro No lar se caldeiam os espíritos em luta diária nas tarefas de reajustamento

Leia mais

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita.

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

Leia mais