CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA ON LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA ON LINE"

Transcrição

1 CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA ON LINE OBJETIVO Este curso visa proporcionar uma visão atual das mais diversas tecnologias para implantação de Sistemas Eletrônicos de Segurança compreendendo Sistemas de Controle de Acesso, Circuito Fechado de Televisão, Sensoriamento e Monitoramento de Alarmes, Detecção de Incêndio, integrados em uma Central de Segurança, através de diferentes topologias de rede ou atuando como sistemas independentes, proporcionando o domínio da técnica e conhecimento do emprego das melhores práticas no mercado, abordando integrações possíveis com sistemas externos, assim como a melhor metodologia de planejamento e avaliação. O curso de Extensão em Segurança Eletrônica é complementado com estudos de casos de forma integrada, com troca de idéias e experiências entre os profissionais. PÚBLICO ALVO O curso está dirigido a profissionais, gerentes, supervisores e chefes das áreas da segurança e proteção contra incêndio, técnicos eletrônicos, projetistas, administradores e engenheiros responsáveis pela elaboração e controle dos recursos tecnológicos dos sistemas de segurança.

2 RESULTADO Este curso proporcionará aos participantes o conhecimento geral sobre o mundo dos Sistemas de Segurança Eletrônica, aplicação destas tecnologias em casos reais, capacidade de escolha entre as alternativas que melhor se adequarão as necessidades, e estimular a pesquisa por novos produtos e soluções. PROGRAMA CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS Conceito da Aplicabilidade dos Sistemas de Controle de Acesso Arquitetura dos Sistemas de Controle de Acesso Tecnologias de leitores e Cartões de acesso existentes: tipos e princípios de funcionamento (barras, magnético, wiegand, proximidade e cartões inteligentes, biometria, tag s e boosters). Vantagens e Desvantagens das tecnologias. Tipos de Dispositivos auxiliares de controle de acesso Modelos, tipos, diferenças e aplicações de catracas. Acesso em portas (fechos, fechaduras, portas giratórias, eclusas) Acesso de veículos (cancelas, portões, garras de tigre) Apontamento de freqüência, ronda de vigia. Terminais auxiliares (visitantes, RH, restaurante, administração etc) Funções básicas dos Sistemas de Acesso Principais critérios para seleção e aquisição. Metodologia e planejamento de implantação.

3 CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO E DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS Definição da Aplicabilidade dos Circuitos Fechados de Televisão. Lentes e Câmeras: tipo, funcionamento características, evolução e aspectos gerais. Formas e meios de transmissão: coaxial, fibra ótica, RF, par trançado, IP. Elementos Complementares: panoramizadores, receptores, caixas de proteção, suportes. Monitoração e seleção e dos sinais de vídeo: seletores, centrais matriciais, multiplexadores e monitores. Captura, gravação e reprodução de sinal de vídeo: analógicos e digitais, sistemas de gravação. Vídeo Gravador: uso exaustivo das funções e características intrínsecas. Metodologia e Planejamento de Implantação. SISTEMAS DE SENSORIAMENTO E MONITORAMENTO DE ALARMES Conceito da aplicabilidade dos vários sistemas de sensoriamento, dispositivos, tecnologias de detecção e de transmissão para aplicação em áreas internas e externas. Tecnologias e Tendências Tecnológicas: sensores de abertura (magnético), de movimento (infravermelho passivo), de impacto, de quebra de vidro, de vibração (sísmicos), barreira anti-intrusão (infravermelho ativo), cerca eletrificada, cabo (fibra ótica, vazamento de RF, microfônico), sensores de fumaça analógicos inteligentes, sensores de fumaça a laser, sistemas sem fio por rádio freqüência digital, aplicações técnicas e princípios de funcionamento. Características dos Sistemas: aplicabilidade tática e vantagens e desvantagens de cada tecnologia, avaliação de sistemas wireless (sem fio) x hardwired (com fio). Dimensionamento: aplicações e dimensionamento dos sistema. Integração com outros Sistemas.

4 SISTEMAS DE DETEÇÃO E ALARMES DE INCÊNDIO Metodologia de planejamento e implantação para sensoriamento e alarme de segurança e proteção contra incêndio. Sistemas de Deteção e Sistemas de Combate à Incêndio Concepção básica de um Sistema de Deteção de Incêndio Tipos de Sistemas Existentes: Analógicos, Endereçáveis e Inteligentes Sensores de Fumaça, Sensores de Gases Conceito de Alarme / Conceito de Organização Conceito de Integração / Redes Integradas Supervisão de Rotas de Fuga, Monitoração de Bombas INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS E CENTRAL DE SEGURANÇA Conceito dos Sistemas Integrados; Necessidades dos sistemas de Controle de Acesso, Sensoriamento, CFTV; Tecnologias Existentes: aplicação das várias tipologias de rede; Centrais de Monitoramento: conceitos e objetivos; Centrais Internas e Externas, Complexas e Multidisciplinares; Estrutura física, equipamentos e mesa de comando; Escolha do local; Redundância da Central; Recursos humanos necessários; Suporte técnico e treinamentos específicos; Recomendação de Postura, Atendimento, Registro e Comunicado de ocorrências.

5 COORDENADOR DIREÇÃO TÉCNICA - ANTONIO CELSO RIBEIRO BRASILIANO Doutor em Science et Ingénierie de L Information et de L Intelligence Stratégique (Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica) pela UNIVERSITÉ EAST PARIS - MARNE LA VALLÉE Paris França; Master Degree - Diplome D Etudes Approfondies (DEA) en Information Scientifique et Technique Veille Technologique (Inteligência Competitiva) pela UNIVERSITE TOULON Toulon - França; Especializado em: Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Gestión da Seguridad Empresarial Internacional Universidad Comillas Espanha; Segurança Empresarial pela Universidad Pontifícia Comillas de Madrid Espanha; Planejamento Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas - SP; Elaboração de Currículos pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército - CEP, Bacharel em Ciências Militares, graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras; Bacharel em Administração de Empresas; Certificado como Especialista em Segurança Empresarial CES pela Associação Brasileira de Segurança Orgânica ABSO; Autor dos livros: Análise de Risco Corporativo Método Brasiliano ; Manual de Análise de Risco Para a Segurança Empresarial ; Manual de Planejamento: Gestão de Riscos Corporativos ; A (IN)Segurança nas Redes Empresarias: A Inteligência Competitiva e a Fuga Involuntária das Informações ; Planejamento da Segurança Empresarial: Metodologia e Implantação ; Co-Autor dos Livros: Manual de Planejamento Tático e Técnico em Segurança Empresarial ; Segurança de Executivos" - Noções Anti-Seqüestro e Seqüestro: Como se Defender; Atual Coordenador Técnico e Professor de Cursos: Especialização (MBA): Gestão em Segurança Empresarial, Cursos de Extensão e o Avançado em Segurança Empresarial, ambos em convênio com a Faculdade de Engenharia de São Paulo FESP SP e Faculdade de Administração de São Paulo FAPI - SP; Membro do Institute of Internal Auditors IIA; do Instituto dos Auditores Internos do Brasil AUDIBRA; Membro e Diretor de Planejamento

6 Estratégico da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança Orgânica ABSO, da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva ABRAIC; da Associação Brasileira de Logística ASLOG; Coordenou a 1ª Pesquisa de Vitimização Empresarial 2003 Contrato pela PENUD/ONU/SENASP; Diretor Executivo da BRASILIANO & ASSOCIADOS. PROFESSORES MARCELO BARBOSA DE SOUZA Graduado em Engenharia Elétrica (EFEI-91); Pós-Administração & Marketing (ESPM-96); AMC (USA-2007); Começou sua carreira no setor de segurança eletrônica em 1992 na Graber/Techsystem, posteriormente trabalhou na Philips como Gerente de Aplicação em Sistemas de Comunicação e Segurança-LATAM, na Tronex/DSC como Gerente de Vendas e Conta ADT - LATAM (Brasil e EUA). Retornado ao Brasil, trabalhou na ADT (Tyco) como Gerente Geral, sendo contratado posteriormente pela Siemens, para dirigir a área de Sistemas Integrados e por fim assumiu a parte de Monitoramento de Alarme e Rastreamento de Veículos. Possui certificações internacionais (S.I.A-Controle de Acesso, CANASA, etc.) e co-autor do livro Segurança Eletrônica/Proteção Ativa; Atualmente é o Diretor geral e Administrador da empresa SV Consultoria e Tecnologia. CELESTE APARECIDA DA SILVA Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Mackenzie, Graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial FE; Possui uma grande experiência em proteção eletrônica contra incêndio; Professora convidada a ministrar o Módulo de Detecção e Combate à Incêndio no Curso de Segurança Eletrônica pela Brasiliano & Associados e FAPI; e Atualmente é Engenheira de Marketing de Produto da Empresa Siemens.

7 INFORMAÇÕES Início: 08 de Maio de 2013 Término: 29 de Maio de 2013 Aulas Terças, Quarta e Quintas-feiras. Horário: 19H00 as 23H00 Carga Horária: 40 Horas/Aula Aulas: ON LINE. INSCRIÇÕES Você pode efetuar sua inscrição através do telefone: Adriana - Amanda INVESTIMENTO R$2.000,00 Valor à Vista: R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) Parcelado em até 05 vezes iguais. OBSERVAÇÃO Certificado expedido pela FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Incluso Material Didático Digital. Requisitos: Possuir Internet com Banda Larga de no mínimo 256Kbps; Browsers: FF, IE ou Safari; Flash Player 10,0,12,36 ou superior instalado; Portas 1935 e 80 liberadas no firewall, caso possua; Fone de ouvido ou auto-falantes; Microfone e webcam (Opcionais), para uma perfeita comunicação. Para início do curso é necessário atingirmos número suficiente de participantes

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA OBJETIVO Este curso visa proporcionar uma visão atual das mais diversas tecnologias para implementação de Sistemas Eletrônicos de Segurança, compreendendo

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS - MASTER BUSINESS SECURITY 49ª TURMA

CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS - MASTER BUSINESS SECURITY 49ª TURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS - MASTER BUSINESS SECURITY 49ª TURMA Na era da informação, onde as carreiras profissionais são moldadas, menos pelas hierarquias e muito mais pelo mercado, e,

Leia mais

MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS44ªTURMA CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL CURSO AVANÇADO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL MBS - MASTER BUSINESS SECURITY Na era da informação, onde as carreiras profissionais são moldadas pelo mercado

Leia mais

Auditoria Interna e Investigação de Fraudes

Auditoria Interna e Investigação de Fraudes Auditoria Interna e Investigação de Fraudes Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano,CRMA,CES,DEA,DSE,MBS Diretor Presidente da Brasiliano & Associados Experiência

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS - LATO SENSU

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS - LATO SENSU PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS - LATO SENSU APRESENTAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - GESTÃO EM RISCOS CORPORATIVOS, NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO CNE/CES N 1, DE 8 DE JUNHO

Leia mais

Sérgio Luiz Hoeflich M.Sc. em Engenharia Oceânica Tel. (11) 8239-6105 E-mail: hoeflich@fgvmail.br. Sérgio Luiz Hoeflich

Sérgio Luiz Hoeflich M.Sc. em Engenharia Oceânica Tel. (11) 8239-6105 E-mail: hoeflich@fgvmail.br. Sérgio Luiz Hoeflich COORDENAÇÃO ACADÊMICA Sérgio Luiz Hoeflich M.Sc. em Engenharia Oceânica Tel. (11) 8239-6105 E-mail: hoeflich@fgvmail.br CORPO DOCENTE Sérgio Luiz Hoeflich Mestre em Ciências em Engenharia Naval e Oceânica

Leia mais

Curso de Extensão Planejamento e Gestão de Segurança Física e Sistemas Técnicos

Curso de Extensão Planejamento e Gestão de Segurança Física e Sistemas Técnicos Curso de Extensão Planejamento e Gestão de Segurança Física e Sistemas Técnicos Dupla Titulação FACEI - Faculdade Einstein e CEAS INTERNACIONAL Modalidade à Distância Apresentação A segurança é uma necessidade

Leia mais

É um conjunto de medidas, capazes de gerar um estado, no qual os interesses vitais de uma empresa estejam livres de interferências e perturbações

É um conjunto de medidas, capazes de gerar um estado, no qual os interesses vitais de uma empresa estejam livres de interferências e perturbações PRINCÍPIOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DE SEGURANÇA PATRIMONIAL Conceitos: Segurança: E uma sensação na qual a pessoa ou empresa emprega recursos humanos capacitados agregando a isso o uso de equipamentos específicos

Leia mais

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Sistema de Informação Compartilhada e Criação de Valor Novos Modelos de Negócios Equipe Docente com Reconhecimento Internacional Universidade Candido Mendes GESTÃO E INTELIGÊNCIA

Leia mais

Bancada de CFTV - XI 102 -

Bancada de CFTV - XI 102 - T e c n o l o g i a Bancada de CFTV - XI 102 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada de CFTV - XI 102 - INTRODUÇÃO As instalações prediais nos novos

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e)

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) : CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresaria (EMP); Saúde (SAU); Entretenimento

Leia mais

TELE GUARD. Apresentação da empresa e do negócio. Integrantes: Leonardo Ramos Luis Claudio C Abreu

TELE GUARD. Apresentação da empresa e do negócio. Integrantes: Leonardo Ramos Luis Claudio C Abreu TELE GUARD Apresentação da empresa e do negócio. Integrantes: Leonardo Ramos Luis Claudio C Abreu A Empresa Há quase 15 anos no mercado, a Tele Guard é uma empresa de prestação de serviços, especializada

Leia mais

Gestão de Riscos Corporativos: Visão Holística

Gestão de Riscos Corporativos: Visão Holística Gestão de Riscos Corporativos: Visão Holística Objetivos 1. Sensibilizar sobre o conceito e aplicação do Processo de Gestão de Riscos Corporativos nas empresas. 2. Mostrar o Framework Melhores Práticas

Leia mais

GAMA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL LTDA.

GAMA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL LTDA. GAMA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL LTDA. GAMA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL LTDA. Criada em 2002, a GAMA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA foi fundada em João Pessoa PB, para prestar serviços de instalações

Leia mais

tecnologia para prédios inteligentes S

tecnologia para prédios inteligentes S tecnologia para prédios inteligentes S O Sistema: Características O VisAct é um produto da empresa Spherical Networks Ltda., um conjunto de softwares e hardwares integráveis que conforme suas configurações

Leia mais

Segurança a Eletrônica

Segurança a Eletrônica Segurança a Eletrônica 12 DE SETEMBRO DE 2007 www.abinee.org.br Sumário 1) Abinee 2) Grupo de Segurança a Eletrônica 3) Mercado 4) ISC Brasil 2008 Entidade de Classe representativa do complexo elétrico

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS S.A.F.- DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO 1/5 ANEXO I

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS S.A.F.- DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO 1/5 ANEXO I S.A.F.- DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO 1/5 ANEXO I MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO CENTRAIS DE ALARMES O presente memorial tem por objetivo descrever as instalações do sistema de proteção

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA Edição agosto de 2015 APRESENTAÇÃO O curso GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA aborda os aspectos conceituais

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Marketing e Vendas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA SEGURANÇA E COMUNICAÇÃO

TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA SEGURANÇA E COMUNICAÇÃO 5 CONHEÇA OS PRODUTOS QUE A KHRONOS DISTRIBUIDORA OFERECE PARA REVENDEDORES E INSTALADORES COM PREÇOS E CONDIÇÕES EXCLUSIVOS. SÃO EQUIPAMENTOS, ACESSÓRIOS E MUITO MAIS. TODOS COM TECNOLOGIAS DE MARCAS

Leia mais

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ APRESENTAÇÃO A UFRJ traz para BH, através da Mérito Escola de Negócios, o curso de extensão universitária nível pós graduação em Recursos Humanos.

Leia mais

MBA É COM A FGV. MBA em Logística e Supply. Chain Management SUA MELHOR DECISÃO.. São José dos Campos - SP

MBA É COM A FGV. MBA em Logística e Supply. Chain Management SUA MELHOR DECISÃO.. São José dos Campos - SP MBA É COM A FGV SUA MELHOR DECISÃO.. São José dos Campos - SP MBA em Logística e Supply Chain Management Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas

Leia mais

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

Gestão de Segurança no Serviço Público

Gestão de Segurança no Serviço Público Gestão de no Serviço Público 06 a 09 de outubro de 2015 1 - Apresentação: A segurança no âmbito da administração pública tem se configurado como uma área estratégica, requerendo investimentos na qualidade

Leia mais

CURSO DE PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, ANÁLISES DE INTELIGÊNCIA E CONTRA INTELIGÊNCIA CORPORATIVA Modalidade a Distância Com Serviço de Tutoria

CURSO DE PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, ANÁLISES DE INTELIGÊNCIA E CONTRA INTELIGÊNCIA CORPORATIVA Modalidade a Distância Com Serviço de Tutoria CURSO DE PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, ANÁLISES DE INTELIGÊNCIA E CONTRA INTELIGÊNCIA CORPORATIVA Modalidade a Distância Com Serviço de Tutoria APRESENTAÇÃO Importância do curso para as empresas: A Gestão de

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS SOLUÇÕES COMPLETAS. em produtos e serviços de segurança eletrônica e telecomunicações

SOLUÇÕES COMPLETAS SOLUÇÕES COMPLETAS. em produtos e serviços de segurança eletrônica e telecomunicações SOLUÇÕES COMPLETAS em produtos e serviços de segurança eletrônica e telecomunicações SOLUÇÕES COMPLETAS em produtos e serviços de segurança eletrônica e telecomunicações CFTV IP CABEAMENTO ESTRUTURADO

Leia mais

Pós Graduação em Gestão de Franquias

Pós Graduação em Gestão de Franquias Pós Graduação em Gestão de Franquias Público - alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Prof. Manuel A Rendón M

Prof. Manuel A Rendón M Prof. Manuel A Rendón M AGUIRRE, L. A. Enciclopédia da Automática, Volume II, Cap. 16 MORAES, C. C. Engenharia de Automação Industrial, Cap. 6 Microeletrônica equipamentos microprocessados necessidade

Leia mais

UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA.

UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. em Inteligência Empresarial UM LÍDER TEM O PODER DE PROMOVER GRANDES MUDANÇAS. INCLUSIVE NA PRÓPRIA CARREIRA. O PÓS-MBA FGV é um programa avançado para profissionais

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO

APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente os produtos financeiros para

Leia mais

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Educacional da POSGLOGAL visa a formação profissional de graduados que tenham

Leia mais

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Data: 04 à 30 de Setembro -terças e quintas-feiras Horário: 19h às 22h15 Carga horária: 28 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School

Leia mais

AUTOMAÇÃO PREDIAL INTRODUÇÃO

AUTOMAÇÃO PREDIAL INTRODUÇÃO AUTOMAÇÃO PREDIAL 1 INTRODUÇÃO A evolução da computação e dos sistemas digitais tem viabilizados aplicações, que se tornam presentes no cotidiano das pessoas, sendo hoje referenciais de conforto e praticidade

Leia mais

Soluções de Automação e Segurança Predial. Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br

Soluções de Automação e Segurança Predial. Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br Soluções de Automação e Segurança Predial Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br Veículo de Emergência A Telemont Overview Automação Predial Vídeo Monitoramento Controle de Acesso Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br

Leia mais

Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu E AUDITORIA.

Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu E AUDITORIA. Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E PROJETOS - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão Estratégica Empresarial 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Endereço: Rua Padre Natuzzi, 53 Centro -Campanha Minas Gerais

Endereço: Rua Padre Natuzzi, 53 Centro -Campanha Minas Gerais 1 Instituição: Fundação Cultural Campanha da Princesa - Faculdades Integradas Paiva de Vilhena Associada à UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais Endereço: Rua Padre Natuzzi, 53 Centro -Campanha Minas

Leia mais

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações.

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013/1 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS 2. MASTER EM GESTÃO EMPRESARIAL 3. MASTER EM MARKETING 4. MASTER EM HOSPITALIDADE 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano,CRMA,CES,DEA,DSE

Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano,CRMA,CES,DEA,DSE Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano,CRMA,CES,DEA,DSE Doutor em Science et Ingénierie de L Information et de L Intelligence Stratégique ( Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica)

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

www.gestaoleanmanufacturing.com.br

www.gestaoleanmanufacturing.com.br www.gestaoleanmanufacturing.com.br www.gestaoleanmanufacturing.com.br Master em Lean Manufacturing Processo de Solução de Problemas Competitividade nas Empresas Gestão de Processos & Produção x Eficiência

Leia mais

Segundo a NBR ISO/IEC 17799:2005,: Objetivo: Prevenir o acesso físico não autorizado, danos e interferências com as instalações e informações da

Segundo a NBR ISO/IEC 17799:2005,: Objetivo: Prevenir o acesso físico não autorizado, danos e interferências com as instalações e informações da 2. Importância da Segurança Física - Monitoramento Segundo a NBR ISO/IEC 17799:2005,: Objetivo: Prevenir o acesso físico não autorizado, danos e interferências com as instalações e informações da organização.

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia. Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia. Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP. Informações MBA em Marketing ESPM MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às

Leia mais

Soluções completas em tecnologia para Sistema de Telecomunicações e Segurança

Soluções completas em tecnologia para Sistema de Telecomunicações e Segurança Criada em 1988, a Aton Engenharia - Tecnologia e Soluções é uma empresa que atua no mercado de Engenharia de Telecomunicações, executando projetos de engenharia para sistemas de comunicação e segurança

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

Curso Intensivo. Prevenção de Perdas e sua Aplicação Estratégica no Varejo

Curso Intensivo. Prevenção de Perdas e sua Aplicação Estratégica no Varejo Curso Intensivo e sua Aplicação Estratégica no Varejo O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que visa a capacitação profissional

Leia mais

Gestão de. na prática. na prática

Gestão de. na prática. na prática Gestão de Controle de acesso na prática na prática Controlar Acesso É a determinação de quem, onde e quando pode entrar ou sair de um determinado local. Também inclui o monitoramento e relatórios de suas

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Universidade de Antioquia em Medellín, Colômbia RESUMO DO CASO. Localização: Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Sistema Instalado:

Universidade de Antioquia em Medellín, Colômbia RESUMO DO CASO. Localização: Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Sistema Instalado: Universidade de Antioquia em Medellín, Colômbia A Universidade de Antioquia, a universidade pública mais antiga e segunda maior da Colômbia, instalou CFTV (circuito fechado de televisão), prevenção contra

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO APRESENTAÇÃO Aprenda os princípios e conceitos de finanças pessoais para se organizar e criar a disciplina para o investimento. Conheça as melhores alternativas de investimento

Leia mais

Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS. COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor

Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS. COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor OBJETIVO: A Gestão de Pessoas vem passando por inúmeras transformações nestes últimos anos.

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Workshop de Preparação de Inteligência para Negociações. Data: 22 de Outubro de 2015 Carga Horária: 8horas São Paulo/ SP

Workshop de Preparação de Inteligência para Negociações. Data: 22 de Outubro de 2015 Carga Horária: 8horas São Paulo/ SP Workshop de Preparação de Inteligência para Negociações Data: 22 de Outubro de 2015 Carga Horária: 8horas São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Fusão Tecnologia. Apresentação da Empresa e Soluções. www.fusaotecnologia.com.br

Fusão Tecnologia. Apresentação da Empresa e Soluções. www.fusaotecnologia.com.br Fusão Tecnologia Apresentação da Empresa e Soluções APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Quem Somos: A Fusão Tecnologia é uma empresa TI, especializada em soluções de infraestrutura Etapa em 2 tecnologia nas áreas

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sustentabilidade deixou de ser uma escolha e tornou-se premissa fundamental para a competitividade

Leia mais

Tecnologia da Informação Apostila 02

Tecnologia da Informação Apostila 02 Parte 6 - Telecomunicações e Redes 1. Visão Geral dos Sistemas de Comunicações Comunicação => é a transmissão de um sinal, por um caminho, de um remetente para um destinatário. A mensagem (dados e informação)

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PLANEJAMENTO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão MANUAL DO CANDIDATO Extensão Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das disciplinas,

Leia mais

Pós Graduação em Gestão de Franquias. Carga horária e duração

Pós Graduação em Gestão de Franquias. Carga horária e duração Pós Graduação em Gestão de Franquias Público - alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão da Saúde Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido? Para sua carreira, é

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA)

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) : CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Engenharia de Computação Avançada UNIDADE: CENTRO: Centro de Tecnologia (CT) COORDENADOR:

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Controle de Acesso GS TOUCH CT. Leitor Biométrico. gigasecurity.com.br. Santa Rita do Sapucaí - MG Tel: 55 35 3473 4300

Controle de Acesso GS TOUCH CT. Leitor Biométrico. gigasecurity.com.br. Santa Rita do Sapucaí - MG Tel: 55 35 3473 4300 gigasecurity.com.br Controle de Acesso Leitor Biométrico Ambientes corporativos Áreas restritas GS TOUCH CT Rua José Pinto Vilela, 156 -Centro CEP: 37540-000 Santa Rita do Sapucaí - MG Tel: 55 35 3473

Leia mais

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. slide 1

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. slide 1 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio slide 1 Objetivos de estudo Quais os principais componentes das redes de telecomunicações e quais as principais tecnologias de rede? Quais os principais

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. EDUCAÇÃO CORPORATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

SOLUÇÃO DE TELEMETRIA PARA SANEAMENTO

SOLUÇÃO DE TELEMETRIA PARA SANEAMENTO SOLUÇÃO DE TELEMETRIA PARA SANEAMENTO Marcelo Pessoa Engenheiro de soluções para saneamento Introdução As indústrias buscam eficiência, aumento da qualidade e a redução de custos. Para alcançar isto investem

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Eletrônica IV Redes de Computadores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que é uma rede

Leia mais

Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada

Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada Público-alvo Indicado para profissionais de comunicação organizacional, relações públicas, assessores de comunicação, gestores de comunicação, bem

Leia mais

MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014

MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014 MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Marketing de Luxo: Estratégias para produtos e serviços

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização

Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização Treinamento Presencial: Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização Data: 10 de Março de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement

Leia mais

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA O aluno adquire conhecimentos básicos e essenciais sobre sustentabilidade

Leia mais

CURSO: Desenvolvimento de Coordenadores e Analistas de Treinamento & Desenvolvimento T&D

CURSO: Desenvolvimento de Coordenadores e Analistas de Treinamento & Desenvolvimento T&D CURSO: Desenvolvimento de Coordenadores e Analistas de Treinamento & Desenvolvimento T&D Objetivos do Treinamento: Levar os participantes ao enriquecimento da sua bagagem cognitiva e instrumental sobre

Leia mais

MBA EM BUSINESS INTELLIGENCE

MBA EM BUSINESS INTELLIGENCE MBA EM BUSINESS INTELLIGENCE Como a sua empresa estrutura informações estratégicas? Como as decisões são tomadas? São considerados, dados, informações e tendências, de macroambientes? O quanto você conhece

Leia mais

Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada

Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Início em 28 de Abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 18.130,00 À vista com desconto: R$ 16.679,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Consultorias Associadas

Consultorias Associadas BEM VINDOS! 2013 Coordenação Geral : Coordenação Acadêmica: Somando Talentos : Consultorias Associadas CONSIDERAÇÕES GERAIS : A implantação da Escola de Líderes pelo Clube de RH vem de atender a uma necessidade

Leia mais

Resultados em Vendas

Resultados em Vendas Resultados em Vendas Programa 2011 OBJETIVO: Desenvolver nos participantes as habilidades inerentes a arte de atender os clientes com base no atendimento de qualidade. Promover o aperfeiçoamento dos profissionais

Leia mais

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011 Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO Publicado em 19/01/2011 ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Leia mais

Projetando um. Futuro Sustentável.

Projetando um. Futuro Sustentável. Projetando um Futuro Sustentável. UMA NOVA FORMA DE PENSAR. UMA NOVA FORMA DE PENSAR O TODO. UTILITASfuncional Todo projeto tem a finalidade de transformar ideias e necessidades dos clientes em resultados

Leia mais

Alarme Conteúdo Detalhado:

Alarme Conteúdo Detalhado: 1 PRÉ REQUISITO: Alarme Conteúdo Detalhado: Ter interesse e disponibilidade para aprender conceitos teóricos e práticos em sistemas de alarme com ou sem monitoramento, cerca elétrica e sensores IVA (barreira

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO

LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO SIM da RMBS Sistema Integrado Metropolitano SISTEMA VLT AUDIÊNCIA PÚBLICA AQUISIÇÃO DE SISTEMAS Dezembro/2011 LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO 2 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO VLT Legenda: Traçado VLT: Trecho

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PGPE) Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (CGPPGL) Edital do processo seletivo referente

Leia mais