Portanto, há necessidade de um trabalho de prevenção que auxilia na diminuição da probabilidade de mulheres com esse desconforto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portanto, há necessidade de um trabalho de prevenção que auxilia na diminuição da probabilidade de mulheres com esse desconforto."

Transcrição

1 10 1. INTRODUÇÃO A gravidez é um momento de importante reestruturação na vida da mulher e nos papéis que ela exerce. Representa um período de intensas modificações físicas e psicológicas, transformando a vida social, familiar e profissional (BRANDÃO; GASPARETTO; PIVETTA, 2008). Durante a gestação há uma sequência de mudanças. O útero está em constante crescimento, formando um abdômen cada vez mais globoso. Há o deslocamento do centro de gravidade para frente devido ao crescimento uterino, aumento da base de sustentação para melhorar a estabilidade e o equilíbrio, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos. Todas essas modificações causam lordose lombar exagerada com anteversão pélvica, ocasionando sobrecarga dos músculos lombares e posteriores da coxa, podendo gerar um processo doloroso (NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006). Dentre as queixas mais frequentes e comuns na gestação está a lombalgia, que pode ser conceituada como um sintoma que afeta a área entre a parte mais baixa do dorso e a prega glútea, a região lombar, podendo ou não irradiar-se para os membros inferiores. É geralmente caracterizada como desconforto axial ou para-sagital na região lombar e de caráter músculo-esquelético. Isto pode ser devido a uma combinação de fatores mecânicos, hormonais, circulatórios, e psicossocial. Suas características clínicas seriam: dor de caráter constante, pouca dificuldade durante a marcha e em postura estática, redução da amplitude de movimento da coluna lombar, dor a palpação da musculatura paravertebral e teste para provocação da dor pélvica posterior negativo (PITANGUI; FERREIRA, 2008; SABINO; GRAUER, 2008). Estes sintomas, com intensidade e duração variáveis, geralmente aumentam com o decorrer da gravidez, ocasionando diversas interferências nas atividades de vida diária da gestante, tais como carregar objetos, limpar a casa, sentar e caminhar, além de também poder acarretar absenteísmo, distúrbios de sono, incapacidade motora e depressão, impedindo a gestante de levar sua vida normalmente (NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006; PENNICK; YOUNG, 2008; SABINO; GRAUER, 2008;).

2 11 Portanto, há necessidade de um trabalho de prevenção que auxilia na diminuição da probabilidade de mulheres com esse desconforto. Hábitos saudáveis na vida diária, antes e durante a gestação, causam grande bem-estar, e contribuem para diminuir a possibilidade de lombalgia na gravidez, desta forma, o ideal seria manter bons hábitos alimentares e posturais, adequar o ambiente de trabalho com orientação ergonômica, dormir pelo menos 8 horas por dia em posição e colchão confortável, não ingerir bebidas alcoólicas nem fumar, e principalmente, praticar exercícios regularmente, garantindo desta forma uma vida mais saudável e sem dor (NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006; DOMINGUES; BARROS, 2007). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2005), em seu documento que procede a análise da Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde (EG/OMS), há recomendação de que os indivíduos adotem níveis adequados de atividade física durante toda a vida. Diferentes tipos e quantidades de atividade física são necessários para obter diferentes resultados na saúde. Além de atuar na prevenção e no controle de diversas doenças, a prática da atividade física melhora a qualidade de vida, inclusive para grupos especiais, dentro dos quais se incluem as gestantes. Até pouco tempo, as recomendações limitavam a prática de atividade física para este grupo ou até mesmo as contraindiciavam para não arriscar suas vidas nem a de seus bebês. As mulheres eram orientadas a reduzir suas atividades e até mesmo interromper seu trabalho, especialmente no final da gestação. A questão é que este declínio na prática de atividade física pode ser um fator de risco a longo prazo para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros (DOMINGUES; BARROS, 2007; PEREIRA et al., 2007; SCHLÜSSEL et al., 2008; TAVARES et al., 2009ª; 2009b). Entretanto, esta concepção de inatividade mudou. Hoje já existe consenso sobre a importância da atividade física durante a gestação e especialistas relatam efeitos positivos para a prática da atividade física regular (DOMINGUES; BARROS, 2007; SCHLÜSSEL et al., 2008; TAVARES et al., 2009a). Na gestação, a atividade física é recomendada na total ausência de qualquer anormalidade, mediante avaliação médica especializada. As contra indicações absolutas são o sangramento uterino de qualquer causa, a

3 12 placentação baixa, o trabalho de parto prematuro, o retardo de crescimento intrauterino, os sinais de insuficiência placentária, a rotura prematura de membranas e a incompetência istmocervical. Durante uma gestação normal, quem já praticava exercícios pode continuar a fazê-lo, adequando a prescrição à gestação (LEITÃO et al., 2000). Tendo em vista esta prevenção da lombalgia durante a gravidez, fazem-se necessárias medidas profiláticas prévias à gestação. Além da prática de condicionamento físico regular, exercícios de percepção corpórea para que a mulher aprenda a conhecer seu próprio corpo e suas limitações, técnicas de relaxamento e orientação postural em atividades diárias são importantes. Também é indispensável a conscientização dos profissionais da área da saúde em relação às mulheres em fase reprodutiva que apresentem dor lombar, já que estas terão maiores chances de desenvolvê-la durante a gestação, fato este que torna imprescindível o tratamento adequado deste sintoma. Durante a gestação, as medidas preventivas devem ser realizadas o mais precocemente possível, com orientações ergonômicas, posturais, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento (PITANGUI; FERREIRA, 2008). Sendo assim, uma técnica que vem ganhando espaço e repercussão, e que trabalha todos os pontos acima citados é o Pilates. Técnica de baixo impacto, cujo trabalho envolve corpo e mente, com grande enfoque na musculatura do tronco, que permite proteger as estruturas da coluna vertebral e articulações sacroilíacas. Pode ser vista como uma técnica completa, pois há associado trabalho respiratório, de consciência corporal, de flexibilidade e força, de concentração e precisão na realização dos exercícios. O objetivo deste trabalho é de realizar uma revisão na literatura científica para verificar como a atividade física através do método Pilates pode ajudar a diminuir os efeitos decorrentes das modificações fisiológicas que ocorrem durante a gestação, principalmente no quadro de lombalgia tão relatado pelas gestantes.

4 13 2. METODOLOGIA Trata-se de uma revisão de literatura científica, dos aspectos da atividade física por meio do método Pilates na gestação. A pesquisa foi realizada por meio de artigos publicados período de , com os idiomas em português, espanhol e inglês. Tendo as bases de dados para a revisão bibliográfica: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). As palavras-chaves, sendo algumas descritas de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), foram: Pilates, lombalgia (low back pain, dolor de la región lumbar), gestantes (pregnant women, mujeres embarazadas), gestação/gravidez (pregnancy, embarazo), fisioterapia (physiotherapy, physical therapy, terapia física), exercícios na gestação (pregnancy s exercises, ejercicios durante el embarazo), atividade física na gestação (physical activity in pregnancy, physical exercise in pregnancy). Todo material obtido foi submetido à leitura cuidadosa e a análise apresentada de forma descritiva.

5 14 3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3.1 Alterações Biomecânicas na Gestação As principais alterações biomecânicas que ocorrem durante a gestação são: crescente crescimento uterino, deslocamento anterior do centro da gravidade, aumento da base de sustentação, afrouxamento dos ligamentos, aumento das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, sobrecarga da musculatura dos músculos lombares e posterior da coxa, fraqueza dos músculos abdominais e glúteos, abertura e elevação de costelas e aumento da pressão na musculatura perineal, resultando em má postura e aumentando a força de cisalhamento na região lombar (BALOGH, 2005; NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006). A necessidade de adaptar a postura na gravidez para compensar a mudança de seu centro de gravidade é feita de maneira individual e dependerá de muitos fatores, por exemplo, força muscular, extensão da articulação, fadiga e modelos de posição. Apesar de ser individual para cada mulher, a maioria tem as curvas lombares e torácicas aumentadas (NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006). Frente a estas modificações fisiológicas da gestação, praticamente todas as mulheres grávidas experimentam algum desconforto musculoesquelético neste período. Na literatura há relatos estimando que cerca de 25% delas apresentem ao menos sintomas temporários (BORG-STEIN; DUGAN; GRUBER, 2005). A lombalgia durante a gravidez é geralmente atribuída às modificações biomecânicas do período gestacional, claramente evidenciada pelo ganho ponderal e deslocamento anterior do centro de gravidade, aumentando a sobrecarga na região lombar. Além disso, a musculatura abdominal sofre um estiramento para tentar acomodar a expansão uterina, com isso, perde a capacidade de exercer corretamente sua função de estabilizar a lombar, causando maior estresse na região (SABINO: GRAUNER, 2008). Essas dores aumentam principalmente se a mulher apresentava esta queixa antes de engravidar. Caso ela tenha apresentado a lombalgia durante a primeira gestação, nas próximas gestações haverá maior chance de desenvolver

6 15 o mesmo quadro álgico. Esse sintoma pode perdurar no período puerperal e continuar interferindo com sua rotina diária e, consequentemente, em sua qualidade de vida (MARTINS; PINTO e SILVA, 2005; SABINO; GRAUER, 2008; PITANGUI; FERREIRA, 2008). Na tentativa de diminuir este desconforto, a literatura descreve que a prática de alguma atividade física atenua a dor lombar durante a gestação. Foi comprovado que o estilo de vida sedentário aumenta o risco de lombalgia quando comparado com pacientes que engajaram em um estilo de vida mais ativo, hoje a prática da atividade física durante o período gestacional vem sendo foco de debates na comunidade científica (SABINO; GRAUER, 2008; TAVARES et al., 2009b). Novaes, Shimo e Lopes (2006) evidenciaram a grande importância da aquisição de novos hábitos posturais, a realização de exercícios terapêuticos e técnicas de relaxamento para proporcionar melhor preservação da musculatura. A atividade física pode ser definida como um movimento corporal qualquer, produzido pelo sistema esquelético e que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Conceitualmente, diferencia-se do exercício físico cuja característica é tida como uma atividade física planejada, estruturada e realizada de forma sistemática com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão e o desempenho físico. O exercício físico é uma categoria da atividade física (TAVARES et al., 2009ª; 2009b; OMS, 2005). Sendo assim, embora todo exercício físico seja uma atividade física, nem toda atividade física é um exercício. A definição de atividade física engloba uma série de aspectos incluindo todas as atividades voluntárias, como o tempo de descanso, atividades domésticas, ocupacionais, entre outras. Quando se encoraja a gestante a praticar uma atividade física, é necessário que se mencione a frequência, intensidade e duração (SCHLÜSSEL et al., 2008). Lima e Oliveira (2005) recomendam que as gestantes tenham precauções durante a realização das atividades e que algumas sejam evitadas, como por exemplo, o mergulho e outras que envolvam riscos de quedas e desequilíbrios. Domingues e Barros (2007) relatam não existir evidências de danos nem para mãe nem para a criança nos casos de mães sedentárias que queiram iniciar uma atividade durante a gestação. Porém, a atividade deve ser prescrita

7 16 considerando as particularidades da gestante e seu nível de prática, as mulheres que não apresentam contraindicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento. Sabe-se que as gestantes envolvidas em um programa de exercícios que envolvem flexibilidade e resistência muscular, particularmente força abdominal, revelam diminuição nas alterações posturais e na severidade da dor no grupo que praticava exercícios. O fato é que durante a gestação, a musculatura abdominal sofre estiramento para acomodar a expansão uterina e perde a habilidade de desempenhar a função de manutenção da postura, o que gera sobrecarga da região lombar. Assim, o trabalho focado no reforço da musculatura abdominal faz com que haja menos estresse sobre a região lombar. No entanto, pacientes que tem alguma ocupação muito ativa ou que exigidos por uma intensa demanda física, também tem alto risco de desenvolver dor durante a gestação, sugerindo que atividades extremas não são provavelmente ideais (SABINO; GRAUER, 2008). 3.2 Os benefícios do Pilates no período gestacional Cada vez mais, a população vem buscando diferentes formas para melhorar a qualidade de vida. Cada indivíduo apresenta suas preferências e procura atividades que trabalhem o corpo de uma forma global e interessante. Nota-se um grande aumento no número de técnicas disponíveis para esses objetivos e entre elas está a moderna e discutida técnica Pilates (SACCO et al., 2005). Joseph Hubertus Pilates ( ) nasceu em Mönchengladbach, que fica próximo a Düsseldorf, na Alemanha. Quando criança, era doente, sofria de raquitismo, febre reumática e asma, já na sua adolescência ele visava superar as suas limitações físicas e autodidaticamente começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental, estudando diferentes formas de movimento durante toda a sua vida. O Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade e resistência. Através de uma multiplicidade de exercícios executados em aparelhos diferenciados, o método prioriza o fortalecimento da musculatura

8 17 abdominal e alongamento da parte posterior do corpo proporcionando um bom equilíbrio, alinhamento e postura corporal. O pilates alivia a maior parte das dores nas costas, corrigindo a coordenação, e a postura e também melhora a flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 2000). Pilates é uma forma de exercício que se trabalha o conjunto mentecorpo tendo como foco o controle do movimento, postura e respiração. Durante a última década, a popularidade dos exercícios cresceu, e o Pilates agora é usado no campo da reabilitação e fitness. O objetivo é aumentar a força e endurance muscular, bem como a flexibilidade e melhorar a postura e equilíbrio, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas da coluna. O trabalho mental no Pilates é evidenciado na respiração, que deve ser do tipo torácica lateral, e na concentração durante a execução dos exercícios (BALOGH, 2005; BERTOLLA et al., 2007; SOROSKY; STILP; AKUTHOTA, 2008; SILVA; MANNRICH, 2009). Visando o movimento consciente sem fadiga e dor, o método é baseado em seis princípios: concentração, respiração, centramento (power house), controle, precisão e fluidez de movimento (SACCO et al., 2005; BERTOLLA et al., 2007). A técnica que enfoca o power house, o centro, inclui o abdominal, o glúteo e a musculatura paraespinhal em particular, responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo. São realizados exercícios de baixo impacto contracional, onde o power house é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições (JAGO et al., 2006; SOROSKY; STILP; AKUTHOTA, 2008; SILVA; MANNRICH, 2009). Os músculos abdominais são muito importantes, pois em coordenação com os músculos dorsais, eles são o suporte contra a ação da gravidade e manutenção para uma postura alinhada (SACCO et al., 2005). O método Pilates apresenta muitas vantagens sendo apontado na literatura como uma técnica capaz de estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural. Pode também melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora. Tais benefícios ajudariam a prevenir lesões e proporcionar alívio de dores crônicas (SACCO et al., 2005).

9 18 Como outras técnicas, este método apresenta muitas variações de exercícios, o que proporciona um trabalho mais individualizado, respeitando os limites de cada pessoa. Assim, maior que as contra-indicações estão os cuidados que devem ser tomados. Respeitando sempre os princípios do método Pilates, o paciente é capaz de realizar os exercícios a ele desenhados, com suas respectivas modificações, em seu próprio ritmo e com progressão proporcional ao desempenho apresentado (SILVA; MANNRICH, 2009). As indicações são muitas e variadas, podendo ser aplicada em populações que vão desde indivíduos que buscam alguma atividade física, ou por aqueles que apresentam alguma condição especial onde a reabilitação é necessária, na qual se pode incluir as gestantes (SACCO et al., 2005; SILVA; MANNRICH, 2009). Exercícios realizados durante a gestação oferecem muitos benefícios físicos e emocionais, e por causa do caráter leve e suave dos exercícios do Pilates, é que cada vez mais mulheres estão procurando esta técnica durante e após a gravidez. Particularmente, muitos dos exercícios podem ser realizados em decúbito lateral ou até mesmo sentado, sendo seguros durante o segundo e terceiro trimestre de gestação quando a posição supina é contra-indiciada (BALOGH, 2005). No método, a prática física é aliada ao relaxamento mental, onde as gestantes tomam maior consciência corporal e se sentem mais preparadas e confiantes em si mesmas. Elas reorganizam o seu centro de força, como o abdômen, quadril e lombar, através de uma prática variada com poucas repetições, concentração, precisão de movimentos e fluidez (SACCO et al., 2005; BERTOLLA et al., 2007; SOROSKY; STILP; AKUTHOTA, 2008; SILVA; MANNRICH, 2009). Nota-se melhora na postura e nas compensações típicas do período gravídico, com diminuição das dores lombares. Além disso, há o alongamento e relaxamento muscular, fortalecimento dos músculos do períneo preparando para o parto e pós-parto, estimulação da circulação e melhora da respiração, bem como um aumento da sensação de bem-estar levando à melhora da autoestima. Para a prática segura, as orientações às gestantes devem ser voltadas para o alinhamento corporal e descarga de peso, a fim de evitar sobrecarga em algumas

10 19 articulações, principalmente na região lombar, o que gera inflamação e dor (BALOGH, 2005). Correlacionando a tão reportada lombalgia durante o período gestacional ao método Pilates, percebe-se que este vem ganhando espaço no tratamento desse quadro álgico, tão mencionado a cada dia devido sua crescente incidência, cuja influência vai desde as atividades profissionais até as de lazer (SILVA; MANNRICH, 2009). Rydeard, Leger e Smith (2006) comprovaram que o método Pilates foi eficaz para reduzir a lombalgia em indivíduos que participaram de quatro semanas de treinamento e foram seguidos três, seis e doze meses após seu término. Como tentativa de se trabalhar os músculos envolvidos nos movimentos de forma mais consciente, as mulheres grávidas procuram o método Pilates devido à leveza dos movimentos, e através dele obtêm relaxamento e aumento na abertura da caixa torácica, devido à respiração. Além disso, por trabalhar a musculatura abdominal e do assoalho pélvico, há prevenção da diástase abdominal e da incontinência urinária. Chama a atenção para que as mães sejam encorajadas e incentivadas a incorporar os exercícios em suas atividades funcionais (BALOGH, 2005). Dentre os exercícios do método, o Hundred é indicado para a diminuição de dores lombares e a melhora da mecânica respiratória. Os músculos abdominais são fundamentais para que haja uma ação funcional do músculo diafragma. Eles revestem as paredes laterais, anterior e posterior do abdômen, e também servem de apoio para o músculo diafragma. Assim, os músculos abdominais evitam que as vísceras se desloquem para frente e para baixo, formando um apoio para o centro frênico e permitindo que o diafragma eleve as costelas inferiores na inspiração. Além disso, na expiração ativa, são responsáveis pelo rebaixamento da caixa torácica e, com a contenção das vísceras, pelo relaxamento forçado do diafragma (SACCO et al., 2005). Não há muito que possa ser feito frente às inevitáveis mudanças da gravidez, pois elas são fisiológicas e hormonais. Entretanto, ao se reforçar o centro da força, o power house, estabilizando a musculatura da coluna e pelve, e melhorando o controle respiratório, pode-se esperar uma melhora postural e uma diminuição da lombalgia já que os músculos abdominais nas gestantes estão

11 20 sujeitos a uma sobrecarga de forças em todas as direções e que um fraco trabalho da musculatura abdominal reduz a estabilidade da coluna lombar e área pélvica (BALOGH, 2005; SABINO; GRAUER, 2008). E o foco do método Pilates é exatamente nesse engajamento do centro, na musculatura abdominal, paraespinhal e glútea, associado ao controle da respiração. Na evolução do trabalho, a gestante mais consciente com seu corpo e com os princípios do método, pode desafiar ainda mais seu centro de gravidade. Uma melhor consciência corporal se traduz no aumento do grau de dificuldade dos exercícios, associando a estes, movimentos com braços, pernas e acessórios, como bolas e rolos (BALOGH, 2005). Em fato, a prática de uma atividade física de grau leve e moderado durante uma gestação sem complicações provê vários benefícios. Os objetivos desta para as gestantes são a manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição de sintomas gravídicos, o melhor controle ponderal, a diminuição da tensão no parto, e uma recuperação no pós-parto imediato mais rápida (LEITÃO et al., 2000; TAVARES et al., 2009b). Adicionalmente, há melhora na redistribuição circulatória, o aumento da concentração sanguínea do útero e placenta para as extremidades. Este processo ajuda a reduzir e prevenir a dor lombar, reduzir o estresse cardiovascular, diminuir a retenção hídrica, aumentar a capacidade de oxigenação, diminuir a pressão sanguínea, reduzir o risco de diabetes gestacional, auxiliar no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes de membros inferiores. Além disso, também inclui benefícios sobre o quadro emocional, ao passo que a atividade física ajuda a mulher a se sentir mais autoconfiante e satisfeita com sua aparência, aumentando sua autoestima, e reduzindo assim o risco de depressão pós-parto (LEITÃO et al., 2000; SCHLÜSSEL et al., 2008). Garshasbi e Zadeh (2005) mostram claramente a melhora da dor na região lombar e mesmo a prevenção desta, antes e durante a gestação, na manutenção de uma atividade física regular. Evidenciaram que um programa de exercícios executado três vezes por semana durante a segunda metade da gravidez colabora na redução da intensidade das dores lombares, aumentando também a flexibilidade da coluna. Na revisão de Pennick e Young (2008) o objetivo foi avaliar os efeitos das intervenções para a prevenção e tratamento da dor lombar e pélvica durante a

12 21 gestação. Viu-se que as mulheres que participaram de programas de exercícios, que incluíam a fisioterapia, ou a ginástica aquática ou a acupuntura, informaram maior alívio de dor lombar, quando comparadas com as mulheres que não participaram de nenhum programa específico. Martins e Pinto e Silva (2005) mostraram que exercícios de alongamento através do método Stretching global ativo (SGA), orientados por fisioterapeutas, foram efetivos para a diminuição da dor lombar e pélvica posterior e que o grupo que somente seguiu as orientações médicas não apresentou efetiva melhora do quadro álgico. Verificou-se que um terço dos obstetras não recomendaram nenhuma orientação para o alívio das algias lombar e/ou pélvica posterior. Conduta esta que precisa ser repensada entre os profissionais da área, já que a prevalência destes sintomas no período gestacional é alta e pode durar até seis anos após o parto. Desta forma é possível notar que inúmeros são os benefícios, e que as gestantes devem sim praticar uma atividade física regular de intensidade moderada, melhorando não só o quadro álgico da lombalgia como também proporcionando mais disposição na execução de suas atividades diárias (NOVAES; SHIMO; LOPES, 2006; DOMINGUES; BARROS, 2007). 3.3 NASF Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica bem como sua resolutividade, além dos processos de territorialização e regionalização, o Ministério da Saúde criou com a Portaria GM nº 154 de 24 de Janeiro de 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família (ESF), compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. O NASF está dividido em nove áreas estratégicas sendo elas: atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço

13 22 social; saúde da criança/ do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011). As equipes criarão espaços de discussões para gestão do cuidado, como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família (CONASEMS, 2008). De acordo com o Ministério da Saúde (2011), são consideradas prioridades do NASF: atendimento compartilhado para uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos. Com ênfase em estudo e discussão de casos e situações, realização de projeto terapêutico, orientações, bem como atendimento conjunto; (criando espaços de reuniões, atendimento, apoio por telefone, ); intervenções específicas do NASF com usuários e famílias encaminhados pela equipe de SF, com discussões e negociação a priori entre os profissionais responsáveis pelo caso, de forma que o atendimento individualizado pelo NASF se dê apenas em situações extremamente necessária; e, ações comuns nos territórios de sua responsabilidade, desenvolvidas de forma articulada com as equipes de SF e outros setores. Como por exemplo o desenvolvimento do projeto de saúde no território, planejamentos, apoio aos grupos, trabalhos educativos, de inclusão social, enfrentamento da violência, ações junto aos equipamentos públicos (escolas, creches, igrejas, pastorais, entre outros). Dentro de tal perspectiva, implantar NASF implica, portanto, na necessidade de estabelecer espaços rotineiros de reunião de planejamentos, o que incluiria discussão de casos, estabelecimentos de contratos, definição de objetivos, critérios de prioridade, critérios de encaminhamento ou compartilhamento de casos, critérios de avaliação, resolução de conflitos, entre outros. Tudo isso não acontece automaticamente, tornando-se assim necessário que os profissionais assumam sua responsabilidade na co-gestão e os gestores coordenem estes processos, em constante construção.

14 O Fisioterapeuta no NASF O fisioterapeuta vem adquirindo crescente importância nos serviços de Atenção Básica à Saúde. A inserção desse profissional no serviço torna-se viável com a criação do NASF, entretanto, com a Portaria GM nº 154 de 24 de Janeiro de 2008 deixa a critério do gestor a inclusão ou não desse especialista. É necessário um estudo do perfil de cada município, é preciso a organização das práticas profissionais em todas as ações de sua responsabilidade para assistência às ESF. O profissional fisioterapeuta habilitado a atuar na promoção e proteção da saúde, prevenindo e reabilitando em níveis individual e coletivo, é de suma importância. Associado ao PSF, suas práticas se traduzem em um novo modelo de atenção que abrange e privilegia toda a comunidade, ganhando resolutividade e efetividade, valorizando a profissão por todos que são assistidos e os assistem. Tornando os profissionais agentes ativos transformadores do processo saúdedoença da população, o que implica em uma melhoria da qualidade de vida de todos. Afinal, são profissionais que buscam a integralidade para além do corpo físico. Com a inclusão do fisioterapeuta no NASF, ele adquire um potencial para construir grupos de gestantes e, em parceria com outros profissionais da área da saúde, contribuir para um pré natal, parto e pós parto de qualidade, respeitando a integralidade da mulher em um período de tantas transformações. O pilates pode ser feito tanto em uma sala mais ampla dentro da UBS, quanto em um salão da associação de moradores ou da igreja do bairro, de uma a duas vezes na semana, tanto no período da manhã ou tarde, o que for mais viável em cada UBS. O fisioterapeuta vai necessitar de colchonetes e bolas suíças, para um melhor atendimento, com mais atenção e cuidados com as gestantes os grupos não devem ser numerosos, com o máximo de oito a dez gestantes por grupos. São vários os benefícios que o método pilates traz para as gestantes, ele trabalha o aumento da força, flexibilidade, resistência, alongamento, alinhamento, postura corporal e respiração. Com isso diminui as dores na região lombar, melhora a circulação, diminui a pressão sanguínea e o risco de diabetes gestacional, auxilia no retorno venoso, prevenindo o aparecimento de varizes, fortalece os músculos do

15 24 períneo e abdômen preparando para o parto e pós parto, previne a diástase abdominal e melhora a autoestima da mulher, reduzindo o risco de depressão pós parto.

16 25 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS A preparação de atividade na gestação deve ser planejada de maneira especial para cada gestante, respeitando a individualidade e sem levar à exaustão. Deve ser o considerado o nível de atividade física que a gestante possuía antes da gravidez, o tempo de gestação, o tipo de exercício e a sua intensidade. Tendo monitoramento constante durante toda a prática e acompanhamento por profissionais especializados e habilitados. As melhorias relatadas pela literatura sobre a prática de uma atividade física regular, com intensidade moderada são inúmeras. Incluem redução nos níveis de ansiedade e estresse, diminuição dos transtornos ocasionados pelas alterações gravídicas, principalmente a lombalgia, proporcionando assim maior disposição para as atividades do dia a dia da gestante. O método Pilates vem crescendo dentre a população das gestantes, e pode ser uma forma de terapia muito agradável e eficaz. Com seus seis principais princípios, a técnica visa o alcance do movimento eficiente, retorno para movimentos funcionais e melhora da performance, que durante a gestação promove uma vida mais saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. O método Pilates pode ser útil também nas mudanças psicológicas e sociais enfrentadas pela gestante. Ela vivencia intensos e confusos sentimentos em relação ao tornar-se mãe. Frente a isto, pode ser realizado um trabalho em grupo onde o apoio do coletivo terá papel fundamental. A mulher, sentindo o apoio do grupo, poderá se sentir mais confortável e segura no processo da sua gestação. Assim, a prática de exercícios por meio do método Pilates possibilita a mulher manter-se saudável durante a gestação, preparando-a tanto física como emocionalmente para o parto e pós-parto, podendo assim ajudar a evitar aumento dos custos com os serviços públicos de saúde. O profissional fisioterapeuta habilitado a atuar na promoção e proteção da saúde, prevenindo e reabilitando em níveis individual e coletivo, é de suma importância. Associado ao PSF, suas práticas se traduzem em um novo modelo de atenção que abrange e privilegia toda a comunidade, ganhando resolutividade e efetividade, valorizando a profissão por todos que são assistidos e os assistem.

17 26 É importante salientar que para o desenvolvimento deste estudo, verificou-se a escassez de material relacionados com a inserção do fisioterapeuta no NASF, ressaltando a necessidade de novos estudos sobre o tema, a relevância de um projeto de educação permanente em saúde para todos os profissionais, potencializando o trabalho em equipe e o cuidado ao usuário.

18 27 REFERÊNCIAS BALOGH, A. Pilates and Pregnacy. RCM Midwives, v. 8, n. 5, p , may BERTOLLA, F. et al. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Rev Bras Med Esporte, v. 13, n. 4, jul.-ago BORG-STEIN, J.; DUGAN, S.A.; GRUBER, J. Musculoskeletal aspects of pregnancy. Am J Phys Med Rehabil, v. 84, p , BRANDÃO, A.C.S.; GASPARETTO, A.; PIVETTA, H.M.F. A Fisioterapia na atenção básica: atuação com gestante em caráter coletivo. Fisiot. Bras., v. 9, n. 2, p , mar.-abr DOMINGUES, M.R.; BARROS, A.J.D.Leisure-time physical activity during pregnancy in the 2004 Pelotas Birth Cohort Study. Rev Saúde Pública, v. 41, n. 2, p , GALLAGHER, S. P; KRYZANOWSKA, R. O método Pilates de condicionamento físico. 3 ed. São Paulo: The Pilates Studios do Brasil, GARSHASBI, A.; ZADEH, S.F. The effect of exercise on the intensity of low back pain in pregnant women. Int J Gynaecol Obstet, v. 88, p , JAGO, R.; et al. Effect of 4 weeks of Pilates on the body composition of young girls. Prev Med, v. 42, n. 3, p , LEITÃO, M.B. et al. Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: Atividade Física e Saúde na Mulher. Rev Bras Med Esporte, v. 6, n. 6, nov.-dez LIMA, F.R.; OLIVEIRA, N. Gravidez e Exercício. Rev Bras Reumatol, v. 45, n. 3, p , mai.-jun MARTINS, R.F; PINTO e SILVA, J.L. Tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior na gestação por um método de exercícios. Rev Bras Ginecol Obstet., v. 27, n. 5, p , MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: Acesso feito em setembro de 2011.

19 28 NOVAES, F.S.; SHIMO, A.K.K.; LOPES, M.H.B.M. Lombalgia na gestação. Rev Latino-am Enfermagem,v. 14, n. 4, p.620-4, jul.-ago ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Análise da Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde. Relatório do Grupo Técnico Assessor do Ministério da Saúde para Análise da Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde. Brasil: OMS; Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 14, n. 1, p , PENNICK, V.E.; YOUNG, G. Intervenciones para la prevención y el tratamiento Del dolor pélvico y lumbar durante el embarazo (Revisión Cochrane traducida). La Biblioteca Cochrane Plus, n.2, PEREIRA, M.A. et al. Predictor of Change in Physical Activity During and After Pregnancy: Project Viva. Am J Prev Med, v. 32, n. 4, p , PITANGUI, A.C.R.; FERREIRA, C.H.J. Avaliação Fisioterapêutica e Tratamento da Lombalgia Gestacional. Fisioter. Mov., v. 21, n. 2, p , abr.-jun RYDEARD, R.; LEGER, A.; SMITH, D. Pilates-Based Therapeutic Exercise: Effect on Subjects With Nonspecific Chronic Low Back Pain and Functional Disability: A Randomized Controlled Trial. J Orthop Sports Phys Ther, v. 36, n. 7, p , SABINO, J.; GRAUER, J.N. Pregnancy and low back pain. Curr Rev Musculoskelet Med,v. 1, p , SACCO, I.C.N et al. Método Pilates em revista: aspectos biomecânicos de movimentos específicos para reestruturação postural Estudos de caso. R. bras. Ci e Mov., v. 13, n. 4, p , SCHLÜSSEL, M.M. et al. Physical activity during pregnancy and maternalchild health outcomes: a systematic literature review. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, Sup 4:S531-S544, SILVA, A.C.L.G.; MANNRICH, G.. Pilates na Reabilitação: uma revisão sistemática. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 22, n. 3, p , jul./set SOROSKY, S.; STILP, S.; AKUTHOTA, V. Yoga and Pilates in the management of low back pain. Curr Rev Musculoskelet Med, v. 1, p , TAVARES, J.S. et al. Associação entre o padrão de atividade física materna, ganho ponderal gestacional e peso ao nascer em uma coorte de 118 gestantes no município de Campina Grande, nordeste do Brasil. Rev Assoc Med Bras, v. 55, n. 3, p , 2009a.

20 TAVARES, J.S. et al. Padrão de atividade física entre gestantes pela Estratégia Saúde da Família de Campina Grande -PB. Rev Bras Epidemiol, v. 12, n. 1, p , 2009b. 29

21 30

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA

A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA Nicole Trento Moraes¹ Thaine Cristina Garlet 1 Daniela Branco Liposcki 1,2 1 Centro Universitário Unifacvest, Lages, SC, Brasil 2 Pontifícia Universidade

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

A influência do método Pilates sobre a dor lombar

A influência do método Pilates sobre a dor lombar A influência do método Pilates sobre a dor lombar Pervin Ribeiro Ozer (IC)*, Laisa dos Santos Nogueira (IC) ¹, Jéssica Mártenes de Carvalho¹ (IC), Deivid Frederico Marques Melo¹ (IC), Thiago Vilela Lemos²

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1. Jussara Gonçalves Pena1, Andrês Chiapeta2

BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1. Jussara Gonçalves Pena1, Andrês Chiapeta2 306 7º SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE BENEFÍCIOS DO PILATES EM PACIENTES COM LOMBALGIA1 BENEFITS DO PILATES IN PATIENTS WITH LOMBALGIA1 Jussara Gonçalves

Leia mais

PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES CLÍMATÉRICAS ATRAVÉS DO MÉTODO PILATES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES CLÍMATÉRICAS ATRAVÉS DO MÉTODO PILATES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES CLÍMATÉRICAS ATRAVÉS DO MÉTODO PILATES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Natália de Oliveira Ribeiro (1); Maria Aneilma Ribeiro de Azevedo (2); Aline Medeiros Cavalcanti

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES. Denise Moura

AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES. Denise Moura AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES Denise Moura Avaliação O QUÊ POR QUÊ COMO E SE Pré-avaliação Roupa confortável (top, bermuda ou short) Exames de imagem Relatório médico Avaliação Anamnese Avaliação

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira²

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² 576 LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² Resumo: A dor lombar caracteriza-se como um problema do aparelho musculoesquelético,

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹ 260 ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM LOMBALGIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ¹ Aline Aparecida Soares de Sousa², Andréia Kelly³, Karina Oliveira Martinho4 Resumo: A gestação

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NICANOR DA SILVEIRA DORNELLES 1 VERONICA SILVA RUFINO DORNELLES 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 O presente estudo tem como objetivo fazer um

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE.

INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. INFLUÊNCIA DO PILATES E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. Introdução: ANNA PAULA GUIMARÃES FARIA SOUZA, MICHELINE OZANA, JANE VIDIGAL, ADELSON LUIZ ARAÚJO

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC)

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA RESUMO Ayrlene Maria Carlos de

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (JUN 2015) PORTO Os exercícios hipopressivos dizem respeito a um conjunto de exercícios posturais e respiratórios que se baseiam numa diminuição da pressão

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

Capítulo 2. Estratégia de Saúde da Família e a saúde mental. Rosane Lowenthal

Capítulo 2. Estratégia de Saúde da Família e a saúde mental. Rosane Lowenthal Capítulo 2 Estratégia de Saúde da Família e a saúde mental Rosane Lowenthal SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LOWENTHAL, R. Estratégia de Saúde da Família e a saúde mental. In: Saúde mental

Leia mais

AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES. Denise Moura

AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES. Denise Moura AVALIAÇÃO POSTURAL E FUNCIONAL NO PILATES Denise Moura Avaliação O QUÊ POR QUÊ COMO E SE Pré-avaliação Roupa confortável (top, bermuda ou short) Exames de imagem Relatório médico Anamnese Qual o motivo

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DURANTE A GESTAÇÃO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DURANTE A GESTAÇÃO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DURANTE A GESTAÇÃO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO

PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO PILATES NO TRATAMENTO DE COLUNA: SAIBA COMO AJUDAR UM ALUNO SUMÁRIO Introdução... 3 Problemas na Coluna: público potencial para um Studio de Pilates... 5 A importância da prática correta com apoio profissional...

Leia mais

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE Vittória Felix FAMETRO Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. vittoriarf@gmail.com

Leia mais

Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral

Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Riscos associados à manutenção manual Músculo-esqueléticos Lombares Membro superior Riscos

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada.

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada. PILATES NA GRAVIDEZ ALGUMAS ALTERAÇÕES 1º trimestre: as mulheres podem sentir os mesmos sintomas da TPM, mas de uma maneira mais forte. As mamas começam a crescer, a vontade de urinar fica mais constante

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR Andrea Guedes da Silva Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Wuendel Corsino de Souza Mestre em

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO Autor(a):Ednalva Dias da Silva G INESUL FISIOTERAPIA LONDRINA PR Orientadora e Docente: Mirela Casonato Roveratti PÔSTER tuca.dias@bol.com.br

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade Christina DCM Faria, P.T., Ph.D. Professora do Departamento de Fisioterapia Universidade Federal de Minas Gerais CUIDADOS COM A MOBILIDADE O que é

Leia mais

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates 10 ERROS + comuns durante a execução de exercícios de Pilates Este e-book é uma produção do Grupo VOLL Pilates. O QUE É VOLL PILATES? A VOLL Pilates é um grupo de empresas focado na formação, na capacitação

Leia mais

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Da Consulta Trate-se do questionamento abaixo, acerca do RPG: - Conceituar Método/Técnica

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde!

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde! FISIOTERAPIA E HIDROTERAPIA NA SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE Depois de viver anos sabendo que, originalmente, o exercício intenso e exaustivo ajudou-os a "dominar" sua doença, os pacientes com sequelas da

Leia mais

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício Biografia Bianca Vilela Bianca Vilela, profissional da área de Saúde, Educação Física e Fisiologia do Exercício,

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA OBJETIVOS: Aumentar a mobilidade torácica Melhorar a mecânica respirátoria Reduzir o gasto energético da respiração Prevenir

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

Benefícios Fisiológicos

Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil - Atividade física, exercícios físico, esporte, aptidão física

Leia mais

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA 10 EXERCÍCIOS DE PILATES QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA introdução A Fisioterapeuta, mestre em reabilitação, selecionou 10 exercícios do Método Pilates que podem melhorar -

Leia mais

Definição. Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital;

Definição. Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital; PROLAPSO GENITAL Definição Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital; Sistema de Fixação dos Órgãos Pélvicos Aparelho de Suspensão Conjunto de ligamentos

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

Posições, Movimentos e Respiração no Parto

Posições, Movimentos e Respiração no Parto ANATOMIA E PREPARAÇÃO PARA O PARTO COM NÚRIA VIVES Posições, Movimentos e Respiração no Parto Ciclo especial para enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, fisioterapeutas e outros profissionais

Leia mais

MOTIVOS E BENEFÍCIOS QUE LEVAM A PRATICA DA GINÁSTICA NO GRUPO NO RITMO

MOTIVOS E BENEFÍCIOS QUE LEVAM A PRATICA DA GINÁSTICA NO GRUPO NO RITMO MOTIVOS E BENEFÍCIOS QUE LEVAM A PRATICA DA GINÁSTICA NO GRUPO NO RITMO RESUMO Leonardo Gasparini Fernandes Lurian da Rocha Alves Thierri Caruccio Guerra Nabil Ferreira El Hodali Bernardo Carbone dos Santos

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Higiene, Segurança a e Saúde no Trabalho MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS

Higiene, Segurança a e Saúde no Trabalho MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS Entende-se por "movimentação manual de cargas" qualquer operação de transporte ou de sustentação de uma carga por um ou mais trabalhadores (Decreto-Lei n.º 330/93, de 25-09).

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural.

Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural. Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural. Prof. Daniel Boari Coelho E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE.

TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE. TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES):

Leia mais

Ao educador físico, também depende o bem-nascer da criança, resultado do programa que irá aplicar a futura mamãe.

Ao educador físico, também depende o bem-nascer da criança, resultado do programa que irá aplicar a futura mamãe. Exercícios Respiratórios, FC e Posturais para Gestantes Jun 21, '08 8:25 AM for everyone O objetivo do programa de atividade física para a futura mamãe, não é condicionar fisicamente. Cabe ao Educador

Leia mais

DATA LIMITE PARA ENTREGA 19/09/2018 ENTREGAR PARA FABRICIA, MAMEDE OU EDUARDO

DATA LIMITE PARA ENTREGA 19/09/2018 ENTREGAR PARA FABRICIA, MAMEDE OU EDUARDO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º/9º 3º Bimestre Valor: 10,0 Nota: DATA LIMITE PARA ENTREGA 19/09/2018 ENTREGAR PARA FABRICIA, MAMEDE OU EDUARDO O QUE É PILATES? O Pilates é um método composto por exercícios físicos

Leia mais

TÍTULO: A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR EM BAILARINOS COM DESEQUILÍBRIO MUSCULAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR EM BAILARINOS COM DESEQUILÍBRIO MUSCULAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR EM BAILARINOS COM DESEQUILÍBRIO MUSCULAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS

TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar. Professora Cíntia Domingues de Freitas

Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar. Professora Cíntia Domingues de Freitas Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar Professora Cíntia Domingues de Freitas Bem-vindos! Reabilitação dinâmico funcional da coluna lombar O que é funcional? O que qualquer pessoa precisa no

Leia mais

Cristiano Saldanha de Oliveira

Cristiano Saldanha de Oliveira Cristiano Saldanha de Oliveira PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES Vivência no atendimento a pacientes em diversas modalidades; Disponibilidade para atendimento domiciliar, mediante prévia agenda; Discrição e conduta

Leia mais

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( )

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( ) EXERCíCIO NO PRé E PóS-PARTO (OUT 2017) - PORTO Vá muito além da prescrição adequada e com segurança de exercício e planos de treino para as fases pré e pós-parto, tendo também em conta um estilo de vida

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2017) - COIMBRA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI Acácio Lustosa Dantas E-mail: acaciodantas@hotmail.com

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH Karla Ribeiro Costa Pereira ADERÊNCIA AO TRATAMENTO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO Condição física pré-tmo Confinamento / restrição ao leito Efeitos colaterais

Leia mais

Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia

Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia Trapézio Vilões Visíveis Masseter Esternocleiodomastoideo Escalenos Cintura Escapular Fáscia Craniana Globo Ocular Peitoral Menor Quadrado

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde!

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde! COMO TRATAR A FRAQUEZA MUSCULAR: EXCLUSIVO PARA SÍNDROME PÓS PÓLIO Esse artigo foi extraído do Manual de Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e Co-morbidades. Editado

Leia mais

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Biomecânica I Para se realizar um movimento são acionados diversos músculos, ligamentos e articulações do corpo. Os músculos fornecem força, os ligamentos desempenham funções

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Marcelo J es us Jus tino Ares * A reabilitação na osteoporose tem como objetivos o alívio da dor, a preservação da

Leia mais

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico Fisioterapia na Saúde da Mulher Obstetrícia Profa Elaine C. S. Ovalle Beta- hch Diagnóstico hormônio gonadotrófico coriônico 1 Conceitos - Embrião: até a 8ª semana - Feto: 9ª semana até o nascimento -

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

Santo André, 11 de março de Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4. Parecer n.03/2017

Santo André, 11 de março de Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4. Parecer n.03/2017 Parecer n.03/2017 Ao CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CREFITO 4 Parecer n.03/2017 Processo de Consulta: Ofício nº 0282/2017/GAPRE CREFITO-4 Assunto: Atuação da Fisioterapia com exercícios

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 6CCSDFTMT11 PROPOSTA DE ATIVIDADES DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA DOR PARA OS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Liliane Abrantes de Sena (1), Mariana Domingues de Miranda Pontes

Leia mais

DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS

DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS EDUCAÇÃO FÍSICA DP/AD DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS Leiam as questões com atenção! Todo o conteúdo exigido neste roteiro de estudo foi abordado em aula e pode ser encontrado

Leia mais

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação Análise Ergonômica do Trabalho - AET Ponto 02 Mario S. Ferreira Agosto, 2012 CONCEITUAÇÃO Análise Ergonômica do Trabalho Desdobramentos e consequências físicas e psicofisiológicas

Leia mais

Brasília, 20 de novembro de

Brasília, 20 de novembro de NOTA TÉCNICA /2012 Redefine as diretrizes e normas para a organização e o funcionamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no âmbito da Atenção Básica, cria a Modalidade NASF 3, e dá outras

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES TAÍS FERNANDES AMARAL 1 CARLOS SANTINI MOREIRA 2 CINTIA AREND POZZATTI MILESE 3 CATI RECKERBERG AZAMBUJA 4 RESUMO No período gestacional a mulher passa por

Leia mais

RPG. Reeducação Postural Global

RPG. Reeducação Postural Global RPG Reeducação Postural Global Criador do Método Philippe Emanuel Souchard Físico/Fisioterapeuta Criado em 1980 O que é a RPG? Micro e macro-ajustamento do sistema músculo-esquelético em decoaptação,detorção,

Leia mais