DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO SOCIAL"

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO SOCIAL Gerência: Mario Cesar Ralise

2 DESENVOLVIMENTO SOCIAL A partir de 2017 o Departamento de Promoção Social do SESCOOP/SP passa a ser chamado de Departamento de Desenvolvimento Social. A mudança se deve à necessidade de maior alinhamento com o mercado e com o SESCOOP Nacional. Desenvolvimento Social: (conceito geral) programas e projetos que promovem a evolução dos componentes da sociedade (capital humano) e a maneira como estes se relacionam (capital social). Só há desenvolvimento quando existe desenvolvimento social. Desenvolvimento Social das Cooperativas: modelo de gestão associativo e negocial da sociedade cooperativa que visa integrar os resultados econômicos do negócio cooperativo aos propósitos de seu quadro associativo e de colaboradores, promovendo o bem estar destes, além de contribuir para a melhoria da comunidade e sociedade.

3 PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL COOPERATIVIDADE EDUCAÇÃO COOPERATIVA COOPERATIVA SAUDÁVEL SUSTENTABILIDADE PORTIFÓLIO Desenvolvimento Social Baixa Complexidade CIRCUITO SESCOOP DE CULTURA CULTURA ERGONÔMICA DIA C COOPERATIVA INCLUSIVA

4 NÚCLEO DE ESPORTES E SAÚDE O maior investimento que as cooperativas podem fazer é em seu capital humano.

5 AÇÕES ESPECÍFICAS AÇÕES ESPECÍFICAS PROGRAMAS DE ESPORTE E SAÚDE AÇÕES ESPECÍFICAS Os programas de esporte e saúde tem na estrutura geral objetivos mais amplos. Envolvem atividades cíclicas, repetitivas e sua finalização não prevê datas precisas. PORTIFÓLIO ESPORTE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA Baixa Complexidade AÇÕES ESPECÍFICAS CULTURA ERGONÔMICA Além disso, os programas, por incluírem maior número de variáveis, são mais complexos e geram maior número de produtos. Devido a complexidade estes programas são executados pelo SESCOOP/SP, em parceria com as cooperativas locais. Entretanto, em todos os programas destacamos ações de baixa complexidade que podem ser executadas pela própria cooperativa. Estas ações estão disponíveis para solicitação no GDH, trata-se de oficinas, palestras, esquetes e peças teatrais.

6

7 O que é? É um PROGRAMA que busca fomentar e incentivar ações para que haja melhoria na qualidade de vida da comunidade cooperativa por meio da atividade física. Objetivo Além de elevar a qualidade de vida, o programa acredita que espírito de equipe, liderança e comprometimento, são algumas qualidades que podem ser trazidas para dentro das cooperativas por meio da prática esportiva. Associar essas características ao dia-a-dia da cooperativa é o objetivo do Cooperatividade. A proposta é mostrar que os princípios da prática esportiva podem transformar a vida dos colaboradores e cooperados e os resultados da cooperativa. Benefícios: Capacitação a produção de eventos esportivos Relacionamento com o cooperado Produtividade do colaborador Ações Envolvidas: Marketing social Visibilidade de Marcas Canais de Comunicação COOPERATIVA Intercooperação

8 O que é? É organizado em conjunto com as cooperativas uma CAMINHADA, CORRIDA e PASSEIO CICLÍSTICO. Objetivos O evento quer estimular hábitos de vida saudáveis por meio de atividades físicas leves. Ações envolvidas Além de participar do evento o público que comparecer terá acesso a outros serviços, como cálculos do índice de massa corporal (IMC), medições de circunferência abdominal, aferições de pressão, bioimpedância, teste de flexibilidade, oficina de monitoria esportiva e profissionais darão dicas de reeducação alimentar. Benefícios Específicos 1.Fornece um diagnóstico básico da saúde do público participante ao poder publico local para que este possa estruturar ações específicas na comunidade, por meio do relatório extraído da aplicação do Circuito de aferições. 2.Oportunidade de criar relacionamento com cooperados, poder público e canais de comunicação. 3.Oferece a cooperativa a oportunidade de trabalhar o marketing social. 4.Capacitação da equipe interna da cooperativa à produção de eventos esportivos. 5.Mídia Espontânea. Como solicitar A indicação de interesse é feita no período de planejamento/replanejamento. É necessário encaminhar uma PROPOSTA (Modelo disponibilizado pela área de Desenvolvimento Social) via Consultor da sua Regional ou para: ana.lana@sescoopsp.coop.br. A aprovação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

9 O que é? É um CAMPEONATO organizado entre as cooperativas em um raio de 100km. Ele poderá acontecer para ramos específicos. Objetivos Elevar a qualidade de vida e Incentivar a prática esportiva para que os princípios do esporte como espírito de equipe, liderança e comprometimento transformem a vida dos colaboradores e cooperados e os resultados da cooperativa. Ações envolvidas Além de participar de um campeonato, o público que comparecer aos eventos terá acesso a outros serviços, como oficinas de atividade física, atividades culturais e de saúde. O Sescoop/SP apoia na organização do campeonato, no chaveamento e na criação e produção de kits esportivos (medalhas, troféus, camiseta, squeeze e mochila). Principais modalidades: Futebol de Campo, Futebol Sete Máster, Futsal, Voleibol, Vôlei de areia, Truco, Xadrez, Atletismo, Natação e Tênis de Campo. Benefícios Específicos 1.Promove integração, cooperação, motivação e o trabalho em equipe por meio da prática esportiva. 2.Os atletas trabalham valores importantes como o companheirismo, atuação em equipe, responsabilidade e a busca por metas e vitórias no dia a dia. O resultado são profissionais mais engajados e motivados no ambiente de trabalho. 3.Oportunidade de criar relacionamento com cooperados, poder público e canais de comunicação. 4. Capacitação da equipe interna da cooperativa à produção de eventos esportivos. Como solicitar A indicação de interesse é feita no período de planejamento/replanejamento. É necessário encaminhar uma PROPOSTA (Modelo disponibilizado pela área de Desenvolvimento Social) via Consultor da sua Regional ou para: ana.lana@sescoopsp.coop.br. A aprovação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

10

11 O que é? Um programa que busca desenvolver a implementação de programas de promoção a Saúde com as cooperativas colaborando com o cumprimento da NR 07 PCMSO (Programa de Controle da Saúde Ocupacional). Objetivo Gerar um diagnóstico e através de dados sobre doenças crônicas não transmissíveis e absenteísmo conhecer a situação da saúde nas cooperativas do estado de São Paulo. Capacitar colaboradores para a elaboração e gestão sustentável de programas de promoção a saúde nas cooperativas e com isso promover um estilo de vida mais saudável e auxiliar a cooperativa a atender a NR 07 PCMSO Programas de controle médico da saúde ocupacional Ações Envolvidas Ele conta com diagnóstico dos indivíduos e da cooperativa, formação e capacitação de um comitê de saúde para a elaboração de plano de ação de melhorias. Também conta com diversas Oficinas/Palestras e Esquetes de Saúde e Qualidade de Vida. Benefícios 1. Fornecer um diagnóstico básico da saúde do público participante a cooperativa e ao SESCOOP/SP para que estes possam estruturar ações específicas, por meio do relatório extraído da aplicação dos diagnósticos. 2. Oferece a cooperativa a oportunidade de trabalhar o marketing social. 3. Promove integração, cooperação, motivação e o trabalho em equipe. Como solicitar A indicação de interesse é feita no período de planejamento/replanejamento. É necessário encaminhar uma PROPOSTA (Modelo disponibilizado pela área de Desenvolvimento Social) via Consultor da sua Regional ou para: ana.lana@sescoopsp.coop.br. A aprovação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

12 CULTURA ERGONÔMICA

13 CULTURA ERGONÔMICA O que é? Um programa que busca desenvolver as cooperativas em gestão de programas de ergonomia colaborando com o cumprimento da NR 07 PCMSO (Programa de Controle da Saúde Ocupacional) e da NR4. Objetivo: Elaboração de diagnóstico e plano de intervenção ergonômica. Gerar um diagnóstico e através de dados sobre doenças crônicas não transmissíveis e absenteísmo conhecer a situação da saúde nas cooperativas do estado de São Paulo. Capacitar colaboradores para a elaboração e gestão sustentável de plano de intervenção ergonômica nas cooperativas e com isso diminuir acidentes a colaboradores e multas as cooperativas e auxiliar a cooperativa a atender a NR 07 e NR04. Ações Envolvidas Formação e capacitação modular de um comitê de saúde para a elaboração de plano de ação de melhorias. Também conta com diversas Oficinas/Palestras e Esquetes de Saúde e Qualidade de Vida. Benefícios: Maior produtividade e redução do absenteísmo. Redução significativa na incidência de ações judiciais tanto na vara trabalhistas quanto na cível. Cumprimento da legislação trabalhista - NR 7 e NR-9. Criar e manter uma cultura prevencionista. Causar boa imagem social. Redução do absenteísmo ou afastamentos por doenças do trabalho. Como solicitar A indicação de interesse é feita no período de planejamento/replanejamento. É necessário encaminhar uma PROPOSTA (Modelo disponibilizado pela área de Desenvolvimento Social) via Consultor da sua Regional ou para: ana.lana@sescoopsp.coop.br. A aprovação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

14 O que é? Um projeto que busca apoiar as cooperativas na execução da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Objetivo: construir em conjunto com a cooperativa a programação da SIPAT e propor ações educativas que contribuam para esta semana de prevenção de acidentes do trabalho. Ações envolvidas Palestras de acordo com o tema solicitado pela cooperativa: saúde e segurança no trabalho / prevenção de acidentes; sensibilização para utilização de EPI; qualidade de vida; ergonomia; entre outros. Intervenção Teatral com a finalidade de envolver todos os participantes de forma lúdica e bem humorada. Oficinas de acordo com o tema solicitado pela cooperativa: Saúde e Qualidade de Vida Benefícios Sensibilização dos participantes acerca da importância dos temas tratados durante a SIPAT; Possibilidade de abordagem de temas delicados por meio de atividades lúdicas como oficinas e intervenções teatrais; Não existência de custos para a cooperativa; Possibilidade da escolha de atividades de acordo com as necessidades de cada cooperativa. Como solicitar A indicação de interesse é feita no período de planejamento/replanejamento. É necessário encaminhar uma PROPOSTA (Modelo disponibilizado pela área de Desenvolvimento Social) via Consultor da sua Regional ou para: ana.lana@sescoopsp.coop.br. A aprovação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

15 EQUIPE RESPONSÁVEL Coodernação Ana Cristina Lana IN COMPANY Assistente Marina Ricarti Assistente Bibiana Sobrinho Analista de Esporte Maurício Andrade Analista de Saúde Mirna Taino Analista de RS Flávio Datino Analista de RS Tatiana Albertini

16 NÚCLEO DE PROJETOS CULTURAIS O maior investimento que as cooperativas podem fazer é em seu capital humano.

17 NPC Núcleo de Projetos Culturais O NPC é responsável pelo Circuito SESCOOP/SP de Cultura, resultado da experiência consagrada do Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada e Mosaico Jovem, realizados entre os anos 2001 e Para além do mérito de contribuir com a democratização do acesso ao bem cultural de comunidades muitas vezes carentes de lazer criativo, as ações empreendidas congregam cooperativas dos mais diversos ramos em torno de ideais comuns, que visam ao exercício e divulgação da cultura cooperativista e seus princípios. Essa oportunidade de comunicação também é compartilhada pela Campanha Dia C, iniciativa nacional, coordenada em SP pelo NPC, na qual as cooperativas celebram o impacto positivo de suas ações na comunidade, e estimulam projetos voluntários e engajamento em ações transformadoras. A geração de valor para as cooperativas é potencializada pelas capacitações e orientações oferecidas que visam instrumentalizar as cooperativas parcerias em suas ações autônomas. As atividades coordenadas pelo NPC são oferecidas às cooperativas de forma centralizada (proposição do SESCOOP/SP) e sua realização sujeita a avaliações técnicas e orçamentárias.

18 Núcleo de Projetos Culturais Teatro Circuito Sescoop/SP de Cultura Música Dança NPC Capacitação de Agentes de Desenvolvimento Social Cinema Formação de Publico DIA C Ações de Responsabilidade Social Dia de Cooperar - 1º sábado de julho

19

20 O que é: É uma iniciativa que amplia a atuação do cooperativismo paulista no cenário cultural do estado. A programação cultural inclui espetáculos teatrais, shows de música, dança, circo, cinema e ações culturais que abordam o cooperativismo de forma lúdica e didática para instituições educacionais. O Programa orienta funcionários e cooperados para a atuação em projetos socioculturais, por meio de experiência prática. Objetivos: Exercitar os princípios cooperativistas de Intercooperação; Educação, Formação e Informação e Preocupação com a Comunidade; Disseminar a Cultura da Cooperação; Contribuir com a democratização do acesso ao bem cultural; Fomentar a responsabilidade social no ambiente cooperativista; Promover a visibilidade das Cooperativas (Marketing Cultural e Social). Benefícios: Capacitação para o desenvolvimento social das cooperativas; Disponibilização de ferramentas e estratégias para produção de eventos socioculturais; Contribui para a imagem da cooperativa como instituição socialmente responsável; Abre canal de comunicação com a comunidade; Viabiliza a criação de uma rede com parceiros do setor público e privado; Sensibilização de cooperados, colaboradores para a diversidade de linguagens artísticas.

21 Apresentações teatrais, musicais, dança e cinema O que é: Programação cultural levada para cidades de todo estado em parceria com cooperativas locais, envolve formação de equipes com representantes de cooperativas, que recebem orientação para produção de em evento cultural. Teatro Responsabilidades SESCOO/SP: seleção e cadastro de espetáculos, análise técnica das solicitações das cooperativas, contratação e pagamento do cachê das apresentações, acompanhamentos e orientação das equipes para a produção cultural, disponibilização de arte para material de divulgação. Cinema Responsabilidades Cooperativas: representação e participação ativa nas equipes de produção local, contato e agendamento do local de apresentação, considerando exigências de segurança legais (alvará e AVCB), realização de ações de produção conforme definido pela equipe, aporte financeiro para impressão de material de divulgação, eventuais necessidades técnicas e custos locais, demais itens constantes do Termo de Responsabilidade. Música Como Participar: Como se trata de uma ação centralizada (proposição do SESCOOP/SP), a indicação de interesse é feito via regional ou diretamente ao NPC (Núcleo de Projetos Culturais) no período de planejamento/replanejamento. A aprovação da ação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários. Dança

22 Formação de Público para a Cooperação e o Cooperativismo O que é: A proposta oferece a instituições de ensino intervenções culturais (espetáculos artísticos, oficinas criativas e literatura) que abordam a cooperação de forma lúdica e didática. Responsabilidades SESCOO/SP: seleção e cadastro de espetáculos e oficinas artísticas, análise técnica das solicitações das cooperativas, contratação e pagamento do cachê das apresentações e honorários dos oficineiros. Responsabilidades Cooperativas: contato e agendamento local, inserção do logo e citação do SESCOOP/SP em qualquer material de divulgação da ação, aporte financeiro para eventuais necessidades técnicas e custos locais, demais itens constantes do Termo de Responsabilidade. Como Participar: Como se trata de uma ação centralizada (proposição do SESCOOP/SP), a indicação de interesse é feito via regional ou diretamente ao NPC (Núcleo de Projetos Culturais) no período de planejamento/replanejamento. A aprovação da ação está sujeita a critérios técnicos e orçamentários.

23 Capacitação de Agentes de Desenvolvimento Social O que é: Oferecimento regional de oficinas, palestras, cursos, encontros e material teórico com foco no fortalecimento das ações de Responsabilidade Social das Cooperativas e seu Desenvolvimento Social. Responsabilidades SESCOO/SP: definição, seleção e contratação de oficinas, palestras, cursos, desenvolvimento de encontros e material teórico. Responsabilidades Cooperativas: liberação de colaboradores e/ou cooperados para participação nas atividades, eventual parceria na disponibilização de espaços e coffes para as atividades. Como Participar: adesão é feita por meio de inscrição, conforme agenda divulgada pelo SESCOOP/SP e limitada ao número de vagas. Próximas Ações: Curso de Gerenciamento e Controle da Execução de Projetos Sociais - (vide tabela ao lado). Em breve mais informações. Curso de Gerenciamento e Controle da Execução de Projetos Sociais. CIDADE DATA OURINHOS 21/10/16 SÃO PAULO 25/10/16 PIRACICABA 09/11/16 SÃO JOSÉ DO RIO 18/11/16 PRETO

24 DIA DE COOPERAR DIA C

25 O que é? A proposta do Dia C é ampliar o alcance das atividades sociais já existentes nas cooperativas, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. A ideia é que ao longo do ano, as cooperativas, apoiadas pelas unidades estaduais do Sistema OCB, promovam ações voluntárias transformadoras em prol de suas comunidades. No dia que chamamos de Dia de Cooperar, realiza-se em todo o pais a grande comemoração dos resultados. Qual o objetivo? Estimular a realização e divulgar as ações de responsabilidade social e voluntariado diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza. Quais as ações envolvidas? O Dia de Cooperar põe em prática os princípios, valores e virtudes cooperativistas, pilares universais do setor, evidenciando ações interessantes como: educação, formação e informação; intercooperação; interesse pela comunidade; equidade; solidariedade e qualidade de vida. A partir de 2016, o Dia C passou a colaborar com a nova agenda da ONU por um mundo melhor através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS? São 17 ODS, aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro/2015) foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODM), de forma a completá-los e responder a novos desafios. São integrados, indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental

26 Por que participar? As cooperativas, como agentes de transformação, estão perfeitamente alinhadas com os desafios dos ODS, por meio dos projetos do Dia C, que contribuem para a sociedade. Entender os desafios é criar soluções locais que somadas a outras, transformarão o global. Como participar? As cooperativas participam do Dia C realizando, nas localidades onde estão instaladas, uma ou mais iniciativas com finalidades sociais, ambientais e/ou econômicas. A atividade deve ser cadastrada com o preenchimento da inscrição online no site diac.brasilcooperativo.coop.br. Um cooperativa ou Posto de Atendimento (PA) poderá unir-se a outras para realização de uma ação conjunta. È possível começar com iniciativas pontuais (no dia da Celebração do Dia C, porém é importante que os projetos e ações, ao longo do tempo, tornem-se contínuas). Quais os benefícios? Aproximação com a comunidade, fortalecer e divulgar o cooperativismo, dar visibilidade as ações de responsabilidade social das cooperativas, alinhar as ações realizadas pelas cooperativas com os ODS, inserir as atividades do Dia C no Balanço Social das cooperativas; por se tratar de um Programa Nacional, maior visibilidade na mídia. Qual o desafio? Criar projetos estruturados de Responsabilidade Social que promovam uma verdadeira transformação nas comunidades utilizando as áreas: de cultura, saúde, esporte, meio ambiente, educação.=, geração de renda.

27 EQUIPE RESPONSÁVEL Coordenação Sueli Gonçalves IN COMPANY Assistente Diogo Novaes Assistente Henrique Jorge Analista de RS Camila Carvalho Analista de Projetos Culturais Fernanda Vieira Analista de Projetos Culturais Jonas Vilar Analista de Projetos Culturais Nilza Lopes Analista de Projetos Culturais Paulo Belchior Analista de Projetos Culturais Silvia Rodrigues

28 NÚCLEO DE PROJETOS SOCIAIS

29 PROJETOS SOCIAIS O Núcleo de Projetos Sociais é composto por três áreas: Educação Cooperativa, Cooperativa Inclusiva e Sustentabilidade. COOPERJOVEM PORTFÓLIO PROJETOS SOCIAIS COOPERATIVA INCLUSIVA Visa a transformação social das cooperativas e das comunidades em que estão inseridas por meio de programas, projetos e ações específicas voltadas à disseminação da Cultura da Cooperação, Princípios e os Valores do Cooperativismo, Inclusão de Pessoas com Deficiência e Sustentabilidade. SUSTENTABILIDADE Os Programas são executados pelo SESCOOP/SP em parceria com as cooperativas e outras instituições.

30 Cooperativa Inclusiva

31 O que é? O PROGRAMA COOPERATIVA INCLUSIVA desenvolve projetos e ações de sensibilização, mobilização e desenvolvimento no cooperativismo paulista, em prol da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e na vida social. Objetivo Promover a inclusão de pessoas com deficiência no cooperativismo paulista e comunidade. Benefícios Apoio para cumprimento de legislação relacionada a inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade Vincular a imagem da cooperativa como instituição acessível e inclusiva Ampliar o acesso do público aos serviços da cooperativa Promover desenvolvimento profissional e qualidade de vida dos colaboradores Promoção da gestão democrática e do interesse pela comunidade Ações Envolvidas Curso de Libras Projeto Incluir Workshop de Inclusão Social Ações centralizadas Ações descentralizadas

32 O que é? Curso de Libras Projeto que desenvolve capacitação na Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, por meio de curso em três níveis: básico, intermediário e avançado. Cada nível tem carga horária de 40h, dividido em 10 módulos de 4h. Objetivo Garantir excelência no atendimento ao cliente e promover inclusão social no cooperativismo paulista por meio de capacitação em Libras Língua Brasileira de Sinais. Benefícios específicos Aprendizado da segunda língua oficial brasileira Acessibilidade no ambiente de trabalho, favorecendo a inclusão de surdos Conhecimento sobre as singularidades da surdez, referente a contextos sociais e relacionamento Vincular a imagem da cooperativa, como acessível a população surda Ampliação do atendimento ao público externo Promoção da gestão democrática e do interesse pela comunidade Ações Envolvidas Curso Básico de Libras 40h; Curso Intermediário de Libras 40h; Curso Avançado de Libras 40h Como solicitar Trata-se de um projeto centralizado, por isso a solicitação deverá ser feita no momento do planejamento ou replanejamento diretamente à área de Desenvolvimento Social ( para Pâmela: pamela.ramos@sescoopsp.coop.br, tel: ) ou em contato com o regional responsável pela região, estando a aprovação sujeita à disponibilidade orçamentária.

33 O que é? Projeto Incluir Projeto que visa desenvolver a cooperativa para promover a inclusão de pessoas com deficiência em seu ambiente de forma sustentável, capacitando todos os agentes envolvidos. Objetivo Formação integrada em prol da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho da cooperativa. Benefícios específicos Desenvolvimento de todos os colaboradores Capacitação visando a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho Apoio no cumprimento da legislação Ações Envolvidas Etapas: diagnóstico, plano de ação, intervenção com a liderança, intervenção com os colaboradores, intervenção com os colaboradores com deficiência. Como solicitar O projeto pode ser realizado em qualquer cooperativa independente da sua maturidade quanto a inclusão de pessoas com deficiência, pois a partir do diagnóstico as etapas serão construídas.trata-se de um projeto centralizado, por isso a solicitação deverá ser feita no momento do planejamento ou replanejamento diretamente à área de Desenvolvimento Social ( para Pâmela: pamela.ramos@sescoopsp.coop.br, tel: ). A aprovação estará sujeita a disponibilidade orçamentária.

34 O que é? Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo Evento anual, que ocorre na sede do Sescoop/SP, em parceria com o Programa Aprendiz, visa discutir os temas mais atuais referente a inclusão de jovens e pessoas com deficiência. Objetivo Promover a inclusão de jovens aprendizes e pessoas com deficiência nas cooperativas de São Paulo. Benefícios específicos Troca de experiências com cooperativas de todo o estado de São Paulo, além de outras Unidades Estaduais Abordagem generalista, tanto para pessoas envolvidas com o tema, quanto para os interessados que ainda não tem envolvimento Atualização sobre os temas com profissionais de referência da área Desenvolvimento pessoal e profissional Ações Envolvidas Palestras, oficinas, mesa-redonda, dentre outras ações, dependendo da programação estabelecida para cada edição do evento. Em 2016 irá ocorrer no dia 08/11/2016 na sede do Sescoop/SP. Como solicitar Trata-se de um evento aberto a todas as cooperativas e interessados. As inscrições ficam abertas no site, cerca de 30 dias antes do evento.

35 O que é? Ações Centralizadas Ações que constam no catálogo do Programa Cooperativa Inclusiva, mas, devido as suas peculiaridades, não são solicitadas pela cooperativa diretamente no sistema GDH. Objetivo Promover a inclusão de pessoas com deficiência no cooperativismo paulista e comunidade. Benefícios específicos Promover acessibilidade nas ações realizadas em parceria com o Sescoop/SP Vincular a imagem da cooperativa como instituição acessível e inclusiva Ampliar o acesso do público aos serviços da cooperativa Sensibilizar e promover qualidade de vida aos participantes Ações Envolvidas No momento as ações centralizadas são as seguintes: serviço de audiodescrição, serviço de interpretação de libras e massoterapia inclusiva (quick massage realizada por profissionais com deficiência visual, baixa visão ou cegos). Como solicitar Por serem ações centralizadas, a solicitação deverá ser feita no momento do planejamento diretamente à área de Desenvolvimento Social ( para Pâmela: pamela.ramos@sescoopsp.coop.br, tel: ), estando a aprovação sujeita à disponibilidade orçamentária.

36 O que é? Ações Descentralizadas Ações que constam no catálogo do Programa Cooperativa Inclusiva, que devem ser solicitadas pela cooperativa diretamente no sistema GDH. Objetivo Promover a inclusão de pessoas com deficiência no cooperativismo paulista e comunidade. Benefícios específicos Desenvolvimento do público interno e externo quanto a inclusão de pessoas com deficiência Desenvolver a cultura inclusiva Inserir ações que promovam a inclusão de pessoas com deficiência no cronograma de treinamento da cooperativa Inserir ações que promovam a inclusão de pessoas com deficiência nas ações realizadas pela cooperativa junto à comunidade Variedade de linguagens nas ações de Inclusão de Pessoas com Deficiência que constam no catálogo Ações Envolvidas As ações descentralizadas de inclusão de pessoas com deficiência constam no catálogo disponível das ações a serem inseridas no GDH e seguem em arquivo anexo. Como solicitar As ações descentralizadas deverão ser inseridas no GDH no momento do planejamento e/ou replanejamento pelo Agente de Desenvolvimento Humano da própria cooperativa.

37 EDUCAÇÃO COOPERATIVA

38 O que é? O Cooperjovem é um programa desenvolvido em âmbito estadual pelo SescoopSP em parceria com cooperativas de diversos ramos (especialmente Educacionais), Poder Público e escolas. Seu foco é a qualificação de educadores e gestores educacionais nos princípios e práticas da Educação Cooperativa, além do desenvolvimento, gestão e monitoramento de Projetos Educacionais Cooperativos (PECs) nas escolas participantes. O tempo de duração da parceria é de 3 anos. O PEC desenvolvido objetiva identificar e lidar com problemas ligados ao contexto de cada escola, potencializando as soluções e envolvendo professores, alunos, funcionários, gestores da escola, pais, comunidade do entorno, cooperativa e poder público em prol do ambiente escolar, tudo permeado por práticas cooperativas. O Programa se pauta nos princípios cooperativistas de Educação, Formação e Informação (5º princípio), Intercooperação (6º princípio) e Interesse pela Comunidade (7º princípio). Objetivos Objetivo geral: Disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. Ações envolvidas Ações de 1º Ano Formação básica com 10 Aulas Presenciais; Construção de um Projeto Educacional Cooperativo por escola participante; Evento de Encerramento do Curso; reuniões. Ações de 2º e 3º Anos Acompanhamento presencial e online da gestão dos PECs; Envio de ações para as escolas; visitas; reuniões. Ações Permanentes Encontro Estadual Cooperjovem e Prêmio de Redação Cooperjovem

39 Benefícios Específicos 1.Oferecer a oportunidade de qualificação gratuita para professores de cooperativas educacionais e escolas públicas, com certificação 2.Realizar o Projeto Educacional Cooperativo (PEC) nas escolas, com resultados positivos diretos sobre a escola e comunidade, por meio do exercício da cooperação 3.Oportunidade de criar relacionamento com cooperados, poder público, comunidade e canais de comunicação 4.Oferecer à cooperativa a oportunidade de trabalhar o marketing social e mídia espontânea Contrapartidas da Cooperativa A cooperativa parceira do Programa Cooperjovem deve se comprometer a: 1.Designar uma pessoa de referência dentro da cooperativa para a gestão da parceria 2.Trabalhar ativamente junto ao SescoopSP na busca e manutenção da parceria com o poder público, escolas e professores participantes 3.Acompanhar os módulos do curso, os PECs e as ações realizadas nas escolas 4.Dar visibilidade ao programa e seus resultados na localidade 5.Estimular a visita de professores e alunos à cooperativa parceira Formas de acesso ao Programa Cooperjovem É necessário expressar interesse em ser parceiro do Cooperjovem por meio do Consultor Regional ou por comunicação direta (telefone, ou correio) ao Subnúcleo de Educação Cooperativa. Posteriormente, o poder público será consultado e haverá articulação com as escolas para formação de uma turma de professores. A parceria se oficializa com a assinatura do Termo de Compromisso entre os envolvidos e com o início das aulas.

40 O programa é realizado graças a parceira do Sescoop SP com as cooperativas e as Secretarias Municipais de Educação. Publico alvo: Educadores e educandos da rede pública de ensino e de cooperativas educacionais.

41 SUSTENTABILIDADE

42 Sustentabilidade O que é? É um Programa alinhado aos ODS que busca consolidar a Sustentabilidade como força propulsora de novos modelos econômicos que se pautam no equilíbrio de valores financeiros, sociais e ecológicos. Objetivo Estimular e viabilizar a implantação de práticas sustentáveis utilizando estratégias de sensibilização, mobilização, capacitação, reporte e reconhecimento, para impulsionar iniciativas e impactos positivos nos ambientes organizacionais. Fortalecer a imagem do cooperativismo como forma de Desenvolvimento Sustentável. Ações Envolvidas GDH - Através de Planejamento e Replanejamento Anuais, a Cooperativa pode acessar Palestras, Cursos, Oficinas Temáticas, Apresentações e Esquetes Teatrais. Planetário - Sessões de Planetário Móvel com produções variadas, abordando conhecimentos de Astronomia, Biologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e em conformidade com o currículo escolar. Desenvolvimento Sustentável - Plataforma para divulgação e replicação de projetos e ações de sustentabilidade das cooperativas paulistas ao mesmo tempo em que fornece elementos para o mapeamento da sustentabilidade no Estado. Autogestão Ambiental Visa apoiar as Cooperativas do Ramo Agro no processo de adequação ambiental tendo em vista o Novo Código Florestal e os demais diplomas legais que regulam a questão no Estado de São Paulo através de material de divulgação e capacitação.

43 Sustentabilidade Exigências e Contrapartidas GDH - Cumprir o número mínimo de atendimentos previstos para cada ação; tomar conhecimento das exigências de instalações e materiais de consumo que deverão ser providenciados como contrapartida para a realização das oficinas; garantir estrutura física adequada para realização das apresentações, esquetes, palestras, cursos e oficinas. Planetário - Manifestar seu interesse ( para fabio.pellaes@sescoopsp.coop.br, tel: ) com estimativa de número de diárias e cidades para cômputo no processo licitatório. Os locais propostos deverão atender especificações técnicas quanto a dimensões, fornecimento de energia, condições de piso etc. Desenvolvimento Sustentável - Realizar o acesso por meio de site institucional. Autogestão Ambiental Disponibilidade de corpo técnico e eventualmente espaço para participar das turmas a serem desenhadas com o Departamento de Monitoramento.

44 Sustentabilidade Benefícios Possibilidade de consolidação da cooperativa como referência regional; Associação da cultura cooperativista à sustentabilidade; Adoção da sustentabilidade como valor estratégico na tomada de decisões das Cooperativas; Utilização de práticas inovadoras e sustentáveis em eventos, campanhas e ações promovidas pelas Cooperativas para seus stakeholders; Implantação e aprimoramento de práticas de sustentabilidade; Criação de programas mais complexos por meio da combinação de atividades; Posicionamento estratégico em relação à sustentabilidade.

45

46 EQUIPE RESPONSÁVEL Coodernação Ana Banin Assistente Priscila Moreira Assistente Jessica Lobosque Analista de RS Instrutora Juliana Rodrigues Ramal 6354 Instrutora Vanessa Maestro Ramal 6325 Instrutor Paulo Henrique Ramal Analista de Sustentabilidade Fábio Pellaes Analista de Inclusão Pâmela Ramos

47

Departamento de Promoção Social

Departamento de Promoção Social Departamento de Promoção Social Núcleo de Projetos Esportivos e Responsabilidade Social Gerência - Mario Cesar Ralise Coordenação - Ana Cristina Lana Teixeira Produtos do Núcleo de Esportes e Reponsabilidade

Leia mais

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações PLANEJAMENTO 2017 Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações Capacitação, formação e desenvolvimento profissional Objetivos Ampliar o acesso das cooperativas à educação em gestão cooperativista,

Leia mais

REPLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações

REPLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações REPLANEJAMENTO 2017 Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações Capacitação, formação e desenvolvimento profissional Objetivos Ampliar o acesso das cooperativas à educação em gestão cooperativista,

Leia mais

PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA. Apresentação

PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA. Apresentação PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA Apresentação PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2013 - OFICINAS E PALESTRAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES PRIORIDADES DO PLANO DIRETOR 4 ANOS Considerando os... Desafios Desafios Desafios Desafios Desafios Defina em grupo as prioridades, segundo os critérios de... PRIORIDADES DO PLANO

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS PÚBLICOS: SISTEMA COOPERATIVISTA: OCB, OCE S, SESCOOP, Cooperativas de Crédito, Ministério Público Entidades de Classe Parcerias Públicas

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

01/01/2015 PACTO GLOBAL REDE BRASILEIRA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CULTURAL E ASSISTENCIAL MIESPERANZA COMUNICAÇÃO DE ENGAJAMENTO COE

01/01/2015 PACTO GLOBAL REDE BRASILEIRA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CULTURAL E ASSISTENCIAL MIESPERANZA COMUNICAÇÃO DE ENGAJAMENTO COE ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CULTURAL E ASSISTENCIAL MIESPERANZA COMUNICAÇÃO DE ENGAJAMENTO COE 2014-2015 01/01/2015 PACTO GLOBAL REDE BRASILEIRA A seguir descrevemos as atividades realizadas pela Associação

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

Política de Sustentabilidade Introdução

Política de Sustentabilidade Introdução Introdução Para a Unimed Cascavel, cooperativa de trabalho médico que desenvolve planejamento estratégico, o compromisso com a sustentabilidade é inerente ao negócio. Esse posicionamento está em nossa

Leia mais

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS CARGO EFETIVO NÍVEL MÉDIO CARGO: TÉCNICO Missão do cargo: Apoiar na execução das atividades da Unidade Estadual, com o objetivo de facilitar o atingimento de resultados

Leia mais

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Ações Educativas e Sociais Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Belém-PA 1 2019 SUMÁRIO Identificação do projeto 3 Apresentação 3 Justificativa 4 Público - alvo 5 Objetivos

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16.

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16. - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Esportes e Lazer Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº 12.660/06, nº 12.979/06 e nº 16.385/15 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário Municipal

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 138.17 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 138.17 sob contratação em

Leia mais

Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP

Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP O Programa Juventude Cooperativista - JovemCoop Objetivo Geral Promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas brasileiras Sustentabilidade

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

RELATÓRIO VARGINHA

RELATÓRIO VARGINHA RELATÓRIO VARGINHA 16-07-13 GRUPOS PARTICIPANTES Grupo 1 Marcelo Martins Mirasul Clovis CAARG João Emídio - Coopama Grupo 2 Gláucio Carneiro Pinto Cocarive Leonardo de Mello Brandão Coccamig Sandro da

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

Compliance aplicado às cooperativas

Compliance aplicado às cooperativas Compliance aplicado às cooperativas A implantação do Programa na Unimed-BH Outubro de 2016 Unimed BH 45 anos Nossa Unimed bem cuidada para cuidar bem de você Unimed-BH 1ª operadora de plano de saúde de

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado?

Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado? 03/08/2016 Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado? GRUPO 1: mediado por Marcela Marchi 1)Programa de Voluntariado como ferramenta

Leia mais

Atividades 1º Semestre

Atividades 1º Semestre Relatório de Atividades 1º Semestre - 2017 sicrediuniaomsto.coop.br sicredi.com.br Sumário 3 Assembleias 2017 4 Curso Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central 7 União do Futuro 8 Programa União Faz

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

MANUAL DE RELACIONAMENTO

MANUAL DE RELACIONAMENTO MANUAL DE RELACIONAMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DOS PARCEIROS DO BAIRRO-ESCOLA 2009. 1 Índice 1. Apresentação... 3 2. Papel das Instituições Parceiras... 4 3. Papel da Prefeitura da

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

Diretoria Executiva Gestão Eudes de Freitas Aquino Presidente. Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente

Diretoria Executiva Gestão Eudes de Freitas Aquino Presidente. Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente Diretoria Executiva Gestão 2013 2017 Eudes de Freitas Aquino Presidente Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente João Saad Diretor Administrativo Euclides Malta Carpi Diretor Financeiro Valdmário

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

Gestão. Comunicação. Tomada de decisões. Avaliação

Gestão. Comunicação. Tomada de decisões. Avaliação DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Gestão Planejamento Organização Seleção e contratação Comunicação Tomada de decisões Direção (liderança) Motivação Avaliação EEFEUSP

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC Cooperativismo É um sistema fundamentado na união voluntária de pessoas em torno de necessidades comuns. Busca prosperidade conjunta e se baseia no

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

Classificação: Interno RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

Classificação: Interno RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 Missão do Instituto Lojas Renner Promover a inserção da mulher no mercado de trabalho, apoiando ações sociais empreendedoras, desenvolvidas por organizações da sociedade civil,

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013 A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, no uso de suas atribuições legais, em parceria com

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade.

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade. 26. POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26.1 Introdução Nossa visão é ser uma referência em performance sustentável e em satisfação dos associados. Para nós, performance sustentável

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO FILANTRÓPICO DE INCENTIVO A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

REGULAMENTO DO FUNDO FILANTRÓPICO DE INCENTIVO A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL REGULAMENTO DO FUNDO FILANTRÓPICO DE INCENTIVO A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL REGULAMENTO DO FUNDO FILANTRÓPICO DE INCENTIVO A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DISPOSIÇÕES GERAIS Em atendimento

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2019 2 FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO

Leia mais

I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº01/2016

I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº01/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS

Leia mais

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações PLANEJAMENTO 2016 Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações Capacitação, formação e desenvolvimento profissional Objetivos Ampliar o acesso das cooperativas à educação em gestão cooperativista,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

DICAS DE PLANEJAMENTO

DICAS DE PLANEJAMENTO DICAS DE PLANEJAMENTO 9/9/2014 www.sescoopsp.coop.br PROGRAMAS E PROJETOS SESCOOP/SP FORMATOS DE ATENDIMENTO Ações descentralizadas São ações solicitadas pelas Cooperativas em seu Planejamento e Replanejamento

Leia mais

Reunião de Planejamento. Grupo Estratégico

Reunião de Planejamento. Grupo Estratégico Reunião de Planejamento Grupo Estratégico Paulo Gadelha 21/02/2019 Fiocruz PONTOS Historical DE ATENÇÃO Desafios e acordos do novo cenário; Sensibilidade dos relacionamentos (atores, convergência e divergências);

Leia mais

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Apresentação Institucional Sobre a Consultoria Unidades de Negócios Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Administração Empresarial; Gestão de Projetos, Programas e Portfólios Gestão de Processos

Leia mais

CtP Informações Gerais

CtP Informações Gerais Diesel Systems América Latina CtP Informações Gerais Colaboradores 2.690 Fundação 1978 Área Total - 587.232 m² Construída - 84.176 m² Outubro 2013 Fonte: CtP/HRL Fundação Robert Bosch Por decisão testamentária

Leia mais

AGENDA 1. DIVERSIDADE +INCLUSÃO DESAFIOS DE PROFISSIONAIS DEFICIÊNCIA

AGENDA 1. DIVERSIDADE +INCLUSÃO DESAFIOS DE PROFISSIONAIS DEFICIÊNCIA AGENDA 1. DIVERSIDADE +INCLUSÃO CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE DIVERSIDADE OS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMO PREPARAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Edital UFRGS EAD 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Edital UFRGS EAD 12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Edital UFRGS EAD 12 I. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 44/09

PROJETO DE LEI N.º 44/09 PROJETO DE LEI N.º 44/09 Dispõe sobre a Política Municipal de Esporte e Lazer de Santa Bárbara d Oeste". A Câmara Municipal Santa Bárbara d Oeste decreta: CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º. - A Política

Leia mais

Política de Concessão de Patrocínios e Projetos de Responsabilidade Social Sicoob Credivaz

Política de Concessão de Patrocínios e Projetos de Responsabilidade Social Sicoob Credivaz Política de Concessão de Patrocínios e Projetos de Responsabilidade Social Sicoob Credivaz APRESENTAÇÃO... 4 1 OBJETIVO GERAL... 6 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 7 3 LINHAS DE ATUAÇÃO... 9 3.1 Segmentos...

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 1 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 Índice 3 Sobre o Natura Musical 4 Categoria: Lançamento de Novos Trabalhos 5 Critérios de seleção 6 Informações

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO

PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO Sobre nós 2 Instituição sem fins lucrativos Criada em 1991, por representantes dos setores público e privado Responsável pela organização, promoção e avaliação do

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Inclusão de profissionais com deficiência

Inclusão de profissionais com deficiência Inclusão de profissionais com deficiência RH que DESCENTRALIZA, REALIZA! Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Sua empresa cumpre

Leia mais

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae 1 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae Brasília DF 2 2017 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Todos

Leia mais

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros. São Paulo 17 de Janeiro de 2018

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros. São Paulo 17 de Janeiro de 2018 TIC CULTURA 2016 Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros São Paulo 17 de Janeiro de 2018 CGI.BR Comitê Gestor da Internet No Brasil NIC.BR

Leia mais

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto Rio de Janeiro 16/08/2011 Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas Francisco Teixeira Neto Só gerencia quem mede! O que é o MPE Brasil? Ferramenta de Gestão para medir o grau

Leia mais

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) FLO Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Instituto Constâncio pereira dias de responsabilidade socioambiental

Leia mais

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo Quem Somos O CVSP, fundado em 1997, é uma organização social da sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária e sem vínculos religiosos. A Nossa

Leia mais

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto Coneão Verde contempla a criação de uma rede que envolve

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis BRASIL SAUDÁVEL Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis Inserida no contexto do Bom Exemplo SECOM Coordenação Geral Ministério da Saúde Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Programa de Extensão da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO DO PROGRAMA DE

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO GT CAPOEIRA, ESPORTE E LAZER

CONTRIBUIÇÕES DO GT CAPOEIRA, ESPORTE E LAZER CONTRIBUIÇÕES DO GT CAPOEIRA, ESPORTE E LAZER Este documento apresenta os resultados dos debates desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Capoeira, Esporte e Lazer, do 1º Encontro Regional do Programa Nacional

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

POLÍTICA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

POLÍTICA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL ANEXO À PD.CA/BAK-26/2005 Aprovada pelo Conselho de Administração da Braskem S.A. em 4 de Outubro de 2005 PD.CA/BAK-26/2005 1. Objetivo ANEXO Reafirmar o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás 1. Antecedentes Global Communities está buscando empresas parceiras com experiência na elaboração

Leia mais

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes"

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Engenharia: Construindo Conexões e Pontes" 1. Apresentação do II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia O I Seminário do Grupo de Trabalho

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2018

EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2018 EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2018 APRESENTAÇÃO A ONG Parceiros Voluntários é uma organização não governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015 Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS Assembleia RNPI, novembro/ 2015 GT Proteção e Prevenção às Violências Histórico: - Criado em 2012 para tratar da temática da proteção e prevenção

Leia mais

Regulamento para aplicação dos recursos destinados à Projetos Sociais ( Fundo Social ) Sicredi União Metropolitana RS

Regulamento para aplicação dos recursos destinados à Projetos Sociais ( Fundo Social ) Sicredi União Metropolitana RS Regulamento para aplicação dos recursos destinados à Projetos Sociais ( Fundo Social ) Controle de Atualizações e Aprovações Versão Data Responsável Itens Revisados/Atualizados Aprovação 01 27/03/2018

Leia mais

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 1. Introdução POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. Nossa visão

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ###

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Responsável pelo Plano: Ricardo Ramos Carneiro da Cunha Meta ATIVIDADES Analisar requerimentos de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade;

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade; CONSTRUINDO MÚSICA O PROJETO Construindo Música é um programa que une iniciação musical e educação ambiental onde as crianças fabricam e aprendem a tocar Instrumentos feitos de material reciclado. As crianças

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais