Reutilizáveis Descartáveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reutilizáveis Descartáveis"

Transcrição

1 Amália Espada 2012

2 PS Reutilizáveis Descartáveis

3 CLASSES DE RISCO DOS DM Fatores determinantes da classe de risco Classe III (ex. válvulas cardíacas, DIU) Classe IIb (ex. incubadoras, canetas insulina, preservativos) Classe IIa (ex. agulhas, seringas com agulha, compressas, lentes de cantacto, equipamentos de ressonância magnética e tomografia) Classe I (ex. camas e macas hospitalares, estetoscópio, fraldas e pensos para incontinência, cadeiras de rodas, ligaduras, instrumentos cirúrgicos reutilizáveis) 1.Duração do contacto com o corpo humano (temporário, curto prazo e longo prazo) 2.Invasibilidade do corpo humano (invasivo, não invasivo) 3.Anatomia afetada pela utilização (cérebro, coração, membros inferiores, etc.) 4.Riscos potenciais decorrentes da conceção técnica e do fabrico alto risco alto médio risco baixo médio risco baixo risco

4 Dispositivos Médicos Penetram a pele e as membranas mucosas? Sim Dispositivo invasivo penetra parcial ou totalmente no corpo por um dos seus orifícios, ou atravessando a sua superfície. Penetram tecidos estéreis e sistema vascular? Sim Dispositivos Médicos Críticos (cateteres, implantes, agulhas, instrumentos cirúrgicos)

5 Requisitos Regulamentares na Aquisição de DM (I) Aposição de marcação CE; Solicitar junto do fabricante ou distribuidor do DM documentos que atestem essa conformidade; Verificar se a rotulagem e o folheto informativo se encontra em língua portuguesa; Verificar se o dispositivo está devidamente identificado; Verificar se a finalidade do dispositivo está devidamente identificada; Verificar se o fabricante está devidamente identificado; Exigir Declaração comprovativa de pagamento de taxa de comercialização de DM.

6 Requisitos Regulamentares na Aquisição de DM (II) evidência do exercício da atividade de distribuição por grosso de DM; (ponto 1 da Deliberação n.º515/2010) evidência do exercício em território nacional da atividade de fabrico, montagem, acondicionamento, execução, renovação, remodelação, alteração do tipo, rotulagem ou esterilização de DM, destinados à colocação no mercado ou à exportação. (ponto 1 da Deliberação n.º515/2010)

7 Informações Fornecidas pelo Fabricante e Veiculadas pela Rotulagem e Folheto Informativo, conformes com os requisitos estabelecidos em (III) Anexo I, ponto 13, Decreto-Lei n.º145/2009, para os DM; Anexo X, pontos 14,15,16,17,18 e 19 do Decreto-Lei n.º 145/2009, para os DM implantáveis ativos; Estas informações podem ser apresentadas sob a forma de símbolos : Normas Europeias Harmonizadas (NP EN 980:2009); ou descritos na documentação que acompanha o DM.

8 Marcação CE Prova de conformidade essencial das diretivas que são aplicadas. Significa que está conforme com os Requisitos Essenciais previstos na legislação aplicável aos DM. Onde? EM TODOS OS DM (exceção - feitos por medida e destinados a investigações clínicas)

9 Identificação de Marcação CE Marcação CE + Código de quatro dígitos (número de identificação do ON)

10 Declaração CE de Conformidade Procedimento através do qual o fabricante, declara e garante que os dispositivos em questão obedecem às disposições aplicáveis do decreto-lei. (ponto 2, Anexo XI, D. Lei n.º 145/2009)

11 Folheto Informativo

12 Informação a ser fornecida pelo fabricante de dispositivos médicos destinados a serem esterilizados antes da sua utilização (I) A Direção de Produtos de Saúde (DPS) tem vindo a clarificar alguns requerentes da viabilidade de colocação no mercado de dispositivos médicos não esterilizados mas destinados pelo fabricante a serem esterilizados antes da sua utilização. Os referidos dispositivos devem estar em conformidade com os requisitos essenciais estabelecidos no Anexo I do Decreto-Lei n.º 145/2009, de 17 de junho, na sua atual redação, e conter na sua rotulagem todas as informações julgadas necessárias e obrigatórias de acordo com o ponto 13 (parte VII) do Anexo I do supramencionado diploma, garantindo a sua utilização em completa segurança.

13 Informação a ser fornecida pelo fabricante de dispositivos médicos destinados a serem esterilizados antes da sua utilização (II) os dispositivos médicos não esterilizados mas previamente embalados para serem submetidos à esterilização antes da sua utilização deverão: 1. Ser concebidos, fabricados e acondicionados numa embalagem descartável e ou em conformidade com processos adequados por forma a minimizar o risco de contaminação microbiana, bem como adequada ao método de esterilização indicado pelo fabricante; 2. Ter sido sujeitos a uma avaliação da conformidade por um Organismo Notificado escolhido pelo fabricante, nomeadamente no que respeita ao(s) método(s) de esterilização previsto(s) pelo fabricante, devendo constar na rotulagem um número composto por quatro dígitos precedido do símbolo CE, que constitui o código do Organismo Notificado;

14 Informação a ser fornecida pelo fabricante de dispositivos médicos destinados a serem esterilizados antes da sua utilização (II) os dispositivos médicos não esterilizados mas previamente embalados para serem submetidos à esterilização antes da sua utilização deverão: 3. Estar devidamente identificados do seu estado não estéril; 4. Conter na embalagem e/ou rotulagem, para além de todas as informações julgadas necessárias para uma utilização segura do dispositivo, instruções respeitantes ao(s) método(s) de esterilização apropriado(s) e instruções de como operar garantindo o grau de higiene e limpeza ;

15 Reprocessamento Manutenção de rotina, desmontagem, limpeza, desinfeção e ou esterilização de um DM usado, bem como os ensaios e a restauração da segurança funcional e higiénica, tendo em vista a reutilização segura. [COM (2010) 443, ]

16 Reprocessamento de DMR Dispositivos Médicos Críticos Não DM uso único? Sim Não processar o DM Fim do processo A esterilização a vapor é possível? Sim Pré-limpeza imediatamente após o uso Não Limpeza: alcalina Desinfeção: térmica e mecânica numa MLDDM Pré-limpeza imediatamente após o uso Limpeza e desinfeção automáticas e-labelling O fabricante especifica um nº limitado de ciclos de reprocessamento? Sim Esterilização baixa temperatura Esterilização a vapor

17

18 Circular Informativa N.º 170/CD 14/10/2008 (I) na aquisição dos dispositivos médicos implantáveis, que pressupõem a utilização de instrumentos cirúrgicos reutilizáveis em regime de empréstimo, seja estabelecido um protocolo entre o fabricante/distribuidor e os estabelecimentos de saúde envolvidos, no qual sejam definidas as condições do empréstimo. Solicitar ao distribuidor/fabricante, aquando do empréstimo do instrumental, evidência de como no processo de gestão do risco, os diferentes circuitos por onde o dispositivo circula são avaliados/geridos pelo fabricante.

19 Circular Informativa N.º 170/CD 14/10/2008 (II) Solicitar os Procedimentos que permitem o controlo de todos os passos do circuito a que são sujeitos os dispositivos após colocação no mercado e entrada em serviço, com especial relevância no que respeita à descontaminação, esterilização e rastreabilidade dos dispositivos. Deverão ser posteriormente, aquando do empréstimo, entregues cópias dos registos relativos à implementação destes procedimentos. O distribuidor/fabricante deverá garantir que toda a informação, disponibilizada pelo fabricante, que pressupõe a segura e adequada utilização dos dispositivos médicos, considerando o fim a que se destinam, nomeadamente rotulagem e, se aplicável, folhetos de instrução, são cedidos conjuntamente com os dispositivos em questão. Esta informação deverá ser cedida no idioma português.

20 Definição Dispositivo destinado a ser utilizado uma única vez num único doente. Diretiva 2007/47/CE (DM não ativos)

21 Reutilização de material clínico descartável por parte dos hospitais do SNS (I) Inspeção-Geral da Saúde Processo n.º 419/06 - SP Notícia publicada no jornal Público em 14 de Agosto de 2006 fazendo referência ao facto de que material clínico descartável estaria a ser indevidamente reutilizado em hospitais por desconhecimento e razões orçamentais, de acordo com denúncia efetuada pela APORMED e AESOP. Determinação do Senhor Ministro da Saúde para efetuar uma averiguação junto das entidades denunciantes. Solicitou ainda à IGS a divulgação de um pedido chamando a atenção para o risco de alguma eventual prática de reutilização indevida de material clínico. Oficiados todos os Hospitais integrados no SNS no sentido de informarem a IGS sobre a existência da eventual prática de reutilização indevida de material clínico descartável.

22 Reutilização de material clínico descartável por parte dos hospitais do SNS (II) Inspeção-Geral da Saúde Processo n.º 419/06 - SP Das 87 IS inquiridas, 9 (10%) referiram que procediam à reutilização de material clínico descartável. Instrução do processo, elaboração do relatório intercalar e conclusões. Conclusões Os poucos hospitais que tinham como prática a reutilização, após reprocessamento, de algum material clínico descartável, cessaram essa prática. Objetivos em termos da proteção da Saúde Pública e da manutenção da confiança dos cidadãos no SNS. A pronta disponibilidade das instituições para integral cumprimento do disposto na Circular Informativa n.º 131/CA do INFARMED, de alguma forma prejudica a ação de follow up proposta em sede do relatório intercalar.

23 Informações das entidades aos PS Grupo de Trabalho de Controlo da Infeção Texto de Apoio Reutilização de Dispositivos Médicos de Uso Único DGS, Dezembro 1997

24 Circular Informativa N.º 131 /CA 02/12/2005 Os dispositivos destinados a uso único pelo seu Fabricante não deverão ser reprocessados a não ser que a entidade responsável pelo reprocessamento garanta a avaliação da conformidade destes dispositivos com os requisitos essenciais, no que respeita à segurança, compatibilidade e desempenho dos mesmos. Ofício-circular /02/2007 Salienta-se a necessidade do cumprimento da recomendação do INFARMED. Alerta os Órgãos de Gestão para a sua responsabilidade nesta matéria ao permitirem o reprocessamento de material de uso único, tornam-se os responsáveis máximos por esta má prática.

25 Circular Informativa N.º 079/CD Nem todos os dispositivos médicos de uso único são passíveis de serem reprocessados, considerando as suas caraterísticas e complexidade. A possibilidade de reprocessamento depende dos materiais utilizados na constituição e da geometria do dispositivo médico. De forma a identificar e a reduzir os perigos potenciais associados com o reprocessamento de um determinado dispositivo de uso único, todo o ciclo de reprocessamento, desde a recolha do dispositivo após primeira utilização até à esterilização final e entrega aos utilizadores, incluindo o desempenho funcional, necessitam de ser validados e avaliados.

26 Scientific Committee on Emerging and Newly Identified Health Risks (SCENIHR) Identificação dos riscos principais Contaminação remanescente Persistência de substâncias químicas utilizadas durante o reprocessamento Alterações no desempenho dos DMUU causadas pelo reprocessamento Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (consultor)

27 Questões do reprocessamento O reprocessamento dos DMUU constitui um perigo para a saúde humana? A avaliação do reprocessamento dos DMUU considera a contaminação cruzada/infeção e /ou outro dano? Em que condição ou utilização os riscos reais ou potenciais para a saúde humana são colocados? Os DMUU reprocessados demonstram, através de evidências científicas validadas, segurança e efetividade do dispositivo?

28 Definição Dispositivo de uso único o dispositivo destinado a ser utilizado uma única vez num único doente. Um procedimento único pode envolver várias utilizações ou o uso prolongado no mesmo doente.

29 Propostas principais 1. O reprocessador de DMUU deve ser considerado fabricante do DM reprocessado e deve assumir as obrigações incumbidas ao fabricante e estabelecidas na proposta de alteração à Diretiva dos DM. 2. No caso de reprocessamento de DMUU para uso crítico, só pode ser efetuado o reprocessamento que seja considerado seguro de acordo com as mais recentes evidências científicas. 3. A Comissão deve estabelecer e atualizar regularmente uma lista de categorias ou grupos de DMUU para utilização crítica, reprocessados de acordo com as condições anteriores. 4. A rotulagem do DMUU reprocessado deve conter o nome e endereço do reprocessador e, quando aplicável nas instruções de utilização do DM reprocessado. 5. Um EM pode manter ou introduzir disposições nacionais no sentido de proibir o reprocessamento de DMUU e disponibilizar DMUU reprocessados.

30 Obrigada por me terem emprestado a vossa atenção mage.enf@gmail.com

31 Evidência da Conformidade com as Directivas Europeias dos DM Documentos Declaração CE de Conformidade Emissor: Fabricante Certificado CE de Conformidade (validade 5 anos) Emissor: Organismo Notificado para o fabricante Rotulagem e Instruções de Utilização em língua portuguesa (n.º 13 do anexo I, do DL n.º145/2009 )

32 Não conformidade associada ao protocolo estabelecido

33

Breve enquadramento regulamentar da notificação/registo de dispositivos médicos no INFARMED, I.P.

Breve enquadramento regulamentar da notificação/registo de dispositivos médicos no INFARMED, I.P. Breve enquadramento regulamentar da notificação/registo de dispositivos médicos no INFARMED, I.P. Lília Louzeiro 03-11-2016 Quadro Legislativo Dir 90/385/CEE - DM Implantável Activo Dir 93/42/CEE -DM

Leia mais

Comissão Controlo da Infecção

Comissão Controlo da Infecção Comissão Controlo da Infecção Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. Helena Pereira (Enfª núcleo executivo da CCI) (Re)utilização de dispositivos médicos (DM) implica o reprocessamento

Leia mais

Classificação e Processo Regulamentar de Dispositivos Médicos nos ensaios Intervencionais

Classificação e Processo Regulamentar de Dispositivos Médicos nos ensaios Intervencionais Classificação e Processo Regulamentar de Dispositivos Médicos nos ensaios Intervencionais Sónia Cardoso 23 anos de serviço público com valores e ética Objetivos Processo Regulamentar Critérios de Classificação

Leia mais

RECOMENDAÇÕES RELATIVAS À UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS

RECOMENDAÇÕES RELATIVAS À UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS RECOMENDAÇÕES RELATIVAS À UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS O INFARMED Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, na sua qualidade de Autoridade Competente nacional para a área dos dispositivos

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Luvas Cirúrgicas e de Exame

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Luvas Cirúrgicas e de Exame DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO Luvas Cirúrgicas e de Exame ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente para os Dispositivos

Leia mais

Deliberação n.º 516/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010)

Deliberação n.º 516/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) Define os elementos que devem instruir a notificação, a efectuar ao INFARMED, I. P., do exercício no território nacional das actividades de fabrico, montagem,

Leia mais

André Dias Pereira. Reutilização de dispositivos médicos? Perigo da infeção hospitalar

André Dias Pereira. Reutilização de dispositivos médicos? Perigo da infeção hospitalar André Dias Pereira CENTRO DE DIREITO BIOMÉDICO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TREASURER -WORLD ASSOCIATION FOR MEDICAL LAW Reutilização de dispositivos médicos? Perigo da infeção hospitalar

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE. Recipientes de Colheita de Amostras Biológicas

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE. Recipientes de Colheita de Amostras Biológicas DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE Recipientes de Colheita de Amostras Biológicas ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente para os Dispositivos Médicos,

Leia mais

Biodescontaminação dos Dispositivos Médicos

Biodescontaminação dos Dispositivos Médicos Biodescontaminação dos Dispositivos Médicos RESPONSABILIDADE DOS UTILIZADORES Importância da Certificação da Biodescontaminação dos Dispositivos Médicos, externos aos Hospitais. 1 OBJECTIVO Importância

Leia mais

Marcação CE: descrição

Marcação CE: descrição Marcação CE: descrição Marta Ferreira USGM Sistemas de Gestão e Melhoria Seminário Colagem de Produtos Cerâmicos segundo a NP EN 12004:2008 (Colas para ladrilhos) CTCV/Coimbra 13/11/2013 18-11-2013 1 Regulamento

Leia mais

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o 1 2 Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o ruido Econonomia de energia e isolamento termico 3

Leia mais

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Agulhas de Anestesia Epidural - Espinal

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Agulhas de Anestesia Epidural - Espinal DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO Agulhas de Anestesia Epidural - Espinal ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes - agulhas, lancetas e seringas Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes 17-07-2012

Leia mais

NP EN 365:2017 Equipamento de proteção individual para a prevenção de quedas em altura Requisitos gerais

NP EN 365:2017 Equipamento de proteção individual para a prevenção de quedas em altura Requisitos gerais Equipamento de proteção individual para a prevenção de quedas em altura - Requisitos gerais de utilização, manutenção, exames periódicos, reparação, marcação e embalagem Substitui a EN 365:1992; É a versão

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções para Lavagem Nasal

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções para Lavagem Nasal DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO Soluções para Lavagem Nasal ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente para os Dispositivos

Leia mais

A experiência das CCI

A experiência das CCI Comissão de SIMPÓSIO (RE)UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS A experiência das CCI 24 DE OUTUBRO DE 2012 DISPOSITIVO MÉDICO (dm) todo o material destinado pelo fabricante a ser utilizado em seres humanos

Leia mais

MARCAÇÃO CE VIGOTAS. Directiva 89/106/CEE

MARCAÇÃO CE VIGOTAS. Directiva 89/106/CEE MARCAÇÃO CE VIGOTAS Directiva 89/106/CEE Sessão ANIPB Coimbra 9 Dezembro 2010 1 Tópicos Legislação aplicável Definição de produtos de construção Marcação CE Certificação da conformidade Entidades públicas

Leia mais

Deliberação n.º 515/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010)

Deliberação n.º 515/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) Define os elementos que devem instruir a notificação, a efectuar ao INFARMED, I. P., do exercício da actividade de distribuição por grosso de dispositivos

Leia mais

DISPOSITIVOS MÉDICOS: CONDICIONALISMOS PARA A SUA IMPORTAÇÃO.

DISPOSITIVOS MÉDICOS: CONDICIONALISMOS PARA A SUA IMPORTAÇÃO. Classificação: 205.45.18 Seg.: Pública Proc.: ME D (3 ) Direção de Serviços de Regulação Aduaneira Ofício Circulado N.º: 15219/2013 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): Sua Ref.ª: Técnico: Ana

Leia mais

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções de Cuidado para Lentes de Contacto

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções de Cuidado para Lentes de Contacto DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO Soluções de Cuidado para Lentes de Contacto ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade

Leia mais

Certificação no Sector da Construção

Certificação no Sector da Construção Certificação no Sector da Construção Hélder Estradas 30 de Abril de 2010 Evolução do Sector da Construção Alterações Aumento da cadeia de fornecimento Como garantir a confiança Aumento das entidades intervenientes

Leia mais

Compressas de Gaze Hidrófila de Algodão, em Não Tecido e Não Aderentes

Compressas de Gaze Hidrófila de Algodão, em Não Tecido e Não Aderentes DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO Compressas de Gaze Hidrófila de Algodão, em Não Tecido e Não Aderentes ENQUADRAMENTO O INFARMED,

Leia mais

Regulamento dos Produtos de Construção

Regulamento dos Produtos de Construção Regulamento dos Produtos de Construção As novas exigências para a Marcação CE Directiva versus Regulamento Seminário APFAC / CTCV 20 de Outubro de 2011 Melo Arruda - DGAE Tópicos O Regulamento (UE) nº

Leia mais

Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN e EN A vigilância de mercado e as. obrigações do Estado Português

Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN e EN A vigilância de mercado e as. obrigações do Estado Português Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN 81-20 e EN 81-50 A vigilância de mercado e as obrigações do Estado Português Filipe Pinto 15-06-2015 1 Nova abordagem para as directivas produto:

Leia mais

livre de risco, perigo ou lesão No âmbito das UPCS

livre de risco, perigo ou lesão No âmbito das UPCS Amália Espada AMBIENTE SEGURO? SEC? Conceito AMBIENTE SEGURO livre de risco, perigo ou lesão Espaço que nos rodeia e no qual as pessoas não correm risco de infeção ou outros. No âmbito das UPCS Práticas

Leia mais

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Linhas de Perfusão e Administração Venosa

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO. Linhas de Perfusão e Administração Venosa DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIRECÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIRECÇÃO DE INSPECÇÃO E LICENCIAMENTO Linhas de Perfusão e Administração Venosa ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente

Leia mais

PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO Novo Regulamento, o que Muda

PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO Novo Regulamento, o que Muda 1 PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO Novo Regulamento, o que Muda Regulamento (UE) nº 305/2011 versus Diretiva nº 89/106/CEE Melo Arruda Encontro promovido pelo Bureau Veritas e IPQ 6 de novembro de 2012 2 Tópicos

Leia mais

O que muda em 1 de julho de 2013

O que muda em 1 de julho de 2013 Regulamento dos Produtos de Construção Novas exigências para a Marcação CE O que muda em 1 de julho de 2013 Armando Mendes 27desetembrode2012 1 Tópicos Regulamento (UE) nº 305/2011 Diretiva -Regulamento:

Leia mais

SENSOR DE MONITORIZAÇÃO DE ATUAÇÃO DA VÁLVULA DE ESCAPE ATMOSFÉRICO (VEA)

SENSOR DE MONITORIZAÇÃO DE ATUAÇÃO DA VÁLVULA DE ESCAPE ATMOSFÉRICO (VEA) ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (VEA) ET 449 18 de novembro de 2013 Página 2 de 10 ÍNDICE Registo das revisões... 3 1. Objetivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Definições / Siglas... 5 5. Requisitos...

Leia mais

utilização de dispositivos médicos MERCADO

utilização de dispositivos médicos MERCADO Classificação e âmbito de utilização de dispositivos médicos em farmácia hospitalar MERCADO Antonieta Lucas APORMED, Presidente da Direção 24 de fevereiro de 2018 Lisboa 1 Fonte: Youtube Meet the Runway

Leia mais

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM?

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? VERSÃO CONSOLIDADA RENOVAÇÕES DE AIM POR PROCEDIMENTO NACIONAL PERGUNTAS FREQUENTES 1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? Durante a renovação

Leia mais

A experiência da Comissão de Controlo de Infecção dos HUC

A experiência da Comissão de Controlo de Infecção dos HUC SIMPÓSIO (RE)UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS 24 de Outubro de 2012 APIH A experiência da Comissão de Controlo de Infecção dos HUC Ângela Diniz Hospital da Universidade de Coimbra Centro Hospitalar e

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Novo Estudo Clínico com Dispositivo Médico Nº EUDAMED (se aplicável): Nº CEIC: Nº RNEC: Realizado por: início: Válido fim: Não Válido Ofício nº Documento de confirmação do número EUDAMED

Leia mais

Consulta Pública nº 584 e o processamento de DMI s não-estéreis. Leandro Rodrigues Pereira II Fórum ABRAIDI Brasília, 20 de fevereiro de 2019

Consulta Pública nº 584 e o processamento de DMI s não-estéreis. Leandro Rodrigues Pereira II Fórum ABRAIDI Brasília, 20 de fevereiro de 2019 Consulta Pública nº 584 e o processamento de DMI s não-estéreis. Leandro Rodrigues Pereira II Fórum ABRAIDI Brasília, 20 de fevereiro de 2019 Evolução Histórica da Regulação Brasileira Regulamentos vigentes

Leia mais

CERTIF Associação para a Certificação Organismo Notificado Como preencher uma Declaração de Desempenho

CERTIF Associação para a Certificação Organismo Notificado Como preencher uma Declaração de Desempenho CERTIF Associação para a Certificação Organismo Notificado Como preencher uma Declaração de Desempenho Marta Silva Gestora de Processo Temas Diretiva dos Produtos da Construção (89/106/CEE) Regulamento

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 129 final.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 129 final. Conselho da União Europeia Bruxelas, 10 de março de 2017 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2012/0266 (COD) 7192/17 NOTA DE ENVIO de: data de receção: 9 de março de 2017 para: n. doc. Com.: Assunto: PHARM

Leia mais

Assunto: Reprocessamento de Instrumentos Cirúrgicos reutilizáveis cedidos ao SNS em regime de empréstimo

Assunto: Reprocessamento de Instrumentos Cirúrgicos reutilizáveis cedidos ao SNS em regime de empréstimo INFARMED Circular Informativa N.º 170/CD Data: 14/10/2008 Assunto: Reprocessamento de Instrumentos Cirúrgicos reutilizáveis cedidos ao SNS em regime de empréstimo Para: Direcção Geral de Saúde, Instituto

Leia mais

O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS

O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS 1 O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS Regulamento (UE) nº 305/2011 e Decreto-Lei n.º 130/2013 Melo Arruda Seminário promovido pela APCMC 23 de

Leia mais

A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão

A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão Seminário A nova directiva dos Equipamentos Sob Pressão e a marcação CE Ordem dos Engenheiros Lisboa, 2015-11-11 A «marcação CE» dos equipamentos sob pressão Alberto Fonseca A ESTRUTURA LEGAL E NORMATIVA

Leia mais

Reprocessamento de Dispositivos Médicos na Perspectiva do Utilizador. Maria Francelina Lopes Cirurgia Pediátrica CHUC Professora de Cirurgia FMUC

Reprocessamento de Dispositivos Médicos na Perspectiva do Utilizador. Maria Francelina Lopes Cirurgia Pediátrica CHUC Professora de Cirurgia FMUC Reprocessamento de Dispositivos Médicos na Perspectiva do Utilizador Maria Francelina Lopes Cirurgia Pediátrica CHUC Professora de Cirurgia FMUC Dispositivo uso único (DUU) reprocessado (R ) DUU: destinados

Leia mais

Aplicação do regime R&TTE

Aplicação do regime R&TTE Aplicação do regime R&TTE Workshop Fundação Dr. António Cupertino de Miranda Porto, 29 de Novembro de 2011 Nuno Castro Luís Novembro 2011 Regime R&TTE Radio and Telecommunications Terminal Equipment (Directiva

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO/DEPO Seminário Metrologia no Setor Alimentar FISCALIZAÇÃO EM METROLOGIA LEGAL OUTUBRO 2014 FISCALIZAÇÃO DO MERCADO FISCALIZAÇÃO DO MERCADO DEFINIÇÃO Conjunto

Leia mais

Desafios Regulamentares dos Dispositivos Médicos O que muda na saúde? 19 de setembro de 2018

Desafios Regulamentares dos Dispositivos Médicos O que muda na saúde? 19 de setembro de 2018 Desafios Regulamentares dos Dispositivos Médicos O que muda na saúde? 19 de setembro de 2018 Desafio Europeu Desafio Nacional 2 INFARMED. Dispositivos Médicos & Tecnologias Emergentes Discussão Legislativa

Leia mais

Esclarecer os conceitos relacionados com os diferentes tipos de indisponibilidade;

Esclarecer os conceitos relacionados com os diferentes tipos de indisponibilidade; Circular Normativa N.º 072/CD/2019 Data: 04/04/2019 Assunto: Gestão da Indisponibilidade do Medicamento Para: Divulgação geral Contacto: Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI);

Leia mais

Critérios de decisão na escolha dos dispositivos médicos. Departamento da Qualidade na Saúde. Divisão da Qualidade Clínica e Organizacional

Critérios de decisão na escolha dos dispositivos médicos. Departamento da Qualidade na Saúde. Divisão da Qualidade Clínica e Organizacional Amália Espada IACS DA GESTÃO À PRÁTICA CLINICA I. as JORNADAS DE CONTROLO DA INFECÇÃO DO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO 8e 9de Novembro de 2010 HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO Auditório Profº Alexandre Moreira Critérios

Leia mais

CTCV. centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal

CTCV. centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Ação de sensibilização para a adoção de ferramentas de melhoria dos Sistemas de Controlo da Produção e promoção da sua implementação como fator crítico de competitividade Marta Ferreira CTCV 09-02-2017

Leia mais

Como ter sucesso no processo? Cátia Faria Direção de Produtos de Saúde 3 de novembro 2016

Como ter sucesso no processo? Cátia Faria Direção de Produtos de Saúde 3 de novembro 2016 Como ter sucesso no processo? Cátia Faria Direção de Produtos de Saúde 3 de novembro 2016 Aspetos gerais Registo de DM Processos e funcionalidades Avaliação e critérios Dicas para o sucesso 2 ASPETOS GERAIS

Leia mais

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção A. Baio Dias Construção Sustentável Oportunidades e desafios na internacionalização 1 Concreta,

Leia mais

Assim, nos termos dos artigos 8.º e 14.º do Decreto-Lei n.º 273/95, de 23 de Outubro:

Assim, nos termos dos artigos 8.º e 14.º do Decreto-Lei n.º 273/95, de 23 de Outubro: Normas técnicas relativas ao fabrico, comercialização e entrada em serviço dos dispositivos médicos e respectivos acessórios Pelo Decreto-Lei n.º 273/95, de 23 de Outubro, foram fixadas as regras a que

Leia mais

Circular Informativa. humano. Divulgação geral

Circular Informativa. humano. Divulgação geral Circular Informativa N.º 108/CD/100.20.200 Data: 01/09/2017 Assunto: Implementação dos dispositivos de segurança nos medicamentos de uso humano Para: Divulgação geral Contacto: Centro de Informação do

Leia mais

L 94/8 Jornal Oficial da União Europeia DIRECTIVAS

L 94/8 Jornal Oficial da União Europeia DIRECTIVAS L 94/8 Jornal Oficial da União Europeia 5.4.2008 DIRECTIVAS DIRECTIVA 2008/43/CE DA COMISSÃO de 4 de Abril de 2008 que cria, nos termos da Directiva 93/15/CEE do Conselho, um sistema para a identificação

Leia mais

MediKit. evercare MediKit RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS DE AÇO DESCARTÁVEIS ESTÉREIS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS

MediKit. evercare MediKit RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS DE AÇO DESCARTÁVEIS ESTÉREIS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS evercare INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS DE AÇO DESCARTÁVEIS ESTÉREIS Os instrumentos cirúrgicos de aço descartáveis estéreis evercare são os dispositivos médicos de maior qualidade destinados

Leia mais

2. Documentos de instrução do processo

2. Documentos de instrução do processo PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO (MÉDICO DENTISTA, MÉDICO OU FARMACÊUTICO) PELOS MEDICAMENTOS DE USO HUMANO CONSTANTES DA LISTA DE SUBSTÂNCIAS ATIVAS (DCI) DO ANEXO I E/OU ANEXO II DA

Leia mais

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Comentários da Sociedade Ponto Verde (SPV) A Sociedade ponto Verde

Leia mais

PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL MÓDULO 1 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS

PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL MÓDULO 1 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL Nome do medicamento Nº de processo Data de Entrada Substância ativa Forma farmacêutica Dosagem

Leia mais

Procedimentos de fiscalização Workshop Lisboa, 03 de Dezembro de 2009

Procedimentos de fiscalização Workshop Lisboa, 03 de Dezembro de 2009 Procedimentos de fiscalização Workshop Lisboa, 03 de Dezembro de 2009 José Fonseca Dezembro 2009 Objectivos Globais: Garantia da conformidade de equipamentos Garantia de aplicação do regime Abordagem:

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS Descrição Os instrumentais Accuratus são instrumentais que preservam o tecido e possuem geometria oca, designados genericamente de retratores para cirurgias

Leia mais

2. Documentos de instrução do processo

2. Documentos de instrução do processo PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO (MÉDICO OU FARMACÊUTICO) PELOS MEDICAMENTOS DE USO HUMANO CONSTANTES DA LISTA DE SUBSTÂNCIAS ATIVAS (DCI) DA DELIBERAÇÃO DO INFARMED, IP N.º 97/CD/2014,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 374/98 de 24 de Novembro

Decreto-Lei n.º 374/98 de 24 de Novembro Decreto-Lei n.º 374/98 de 24 de Novembro O Decreto-Lei n.º 139/95, de 14 de Junho, transpôs para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 93/68/CEE do Conselho, de 22 de Julho de 1993, com o fim de harmonizar

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

Introdução de contentores reutilizáveis

Introdução de contentores reutilizáveis SERVIÇO DE SAÚDE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, E.P.E. Introdução de contentores reutilizáveis Grupos III e IV Grupo de Coordenação do PPCIRA do SESARAM, EPE Área Hoteleira 1/13 GRUPOS DE RESÍDUOS DESPACHO

Leia mais

Guia do Programa de Empréstimo

Guia do Programa de Empréstimo Guia do Programa de Empréstimo Este documento é válido apenas na data de impressão. Se não tiver a certeza de qual é a data de impressão, volte a imprimir o documento para assegurar que é utilizada a última

Leia mais

(Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)

(Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) C 14/36 PT Jornal Oficial da União Europeia 16.1.2015 Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 90/385/CEE do Conselho, de 20 de junho de 1990, relativa à aproximação das legislações dos

Leia mais

Instruções aos requerentes para Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos

Instruções aos requerentes para Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos Instruções aos requerentes para Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos 1 REGRAS A OBSERVAR PELOS REQUERENTES DE REGISTO SIMPLIFICADO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS 2 A. Legislação Decreto-Lei

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS: CME

CONCEITOS BÁSICOS: CME Enfª Juliana Aquino CONCEITOS BÁSICOS: CME O Centro de Material Esterilizado é uma unidade voltada à prestação de serviços, onde é realizado o trabalho de limpeza, montagem, embalagem, esterilização e

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objecto

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objecto DATA: Quinta-feira, 18 de Novembro de 1993 NÚMERO: 270/93 SÉRIE I-A EMISSOR: Ministério da Indústria e Energia DIPLOMA / ACTO: Decreto-Lei n.º 383/93 SUMÁRIO: Estabelece os requisitos a que devem obedecer

Leia mais

Marcação CE NP EN 14351: A1: informação técnica

Marcação CE NP EN 14351: A1: informação técnica Marcação CE NP EN 14351: 2008 + A1: 2011 informação técnica A Qualidade demonstra-se Na sequência da entrada em vigor das novas normativas europeias relativas aos sistemas de janelas e portas e a sua importância

Leia mais

GÉIS CONDUTORES E LUBRIFICANTES

GÉIS CONDUTORES E LUBRIFICANTES GÉIS CONDUTORES E LUBRIFICANTES Sumário Os géis condutores e os lubrificantes de dispositivos médicos são produtos usados rotineiramente na prática clínica. Apesar de se saber que muitas das infecções

Leia mais

Marcação CE obrigatória em Argamassas: uma garantia de Qualidade. Argamassas de Reboco

Marcação CE obrigatória em Argamassas: uma garantia de Qualidade. Argamassas de Reboco Marcação CE obrigatória em Argamassas: uma garantia de Qualidade Argamassas de Reboco João Garcia Lisboa, 18 de Março de 2005 O que é uma argamassa de reboco? 2 Argamassa de Reboco Mistura de um ou mais

Leia mais

Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO REUTILIZÁVEL PRODUTO NÃO ESTÉRIL ESTERILIZAR ANTES DO USO.

Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO REUTILIZÁVEL PRODUTO NÃO ESTÉRIL ESTERILIZAR ANTES DO USO. Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN Modelos: Código Medidas Imagens 101.11 2,3 mm x 400mm 101.12 2,3 mm x 400mm 101.13 2,3 mm Nome Técnico: Pinça Endoscópica Registro ANVISA: 80082910033 101.14

Leia mais

Eletrodo Estéril Karl Storz

Eletrodo Estéril Karl Storz 1 Eletrodo Estéril Karl Storz INSTRUÇÕES DE USO Fabricante e Distribuidor: Karl Storz Gmbh & Co.KG Mittelstrasse 8, Tuttligen Alemanha D: 78532 Fone: +49 7461 7080 Fax: +49 7461 708105 Importador: H. Strattner

Leia mais

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança Check-list Procedimentos de Segurança 1. 1.1 1.2 Cultura de Segurança Existe um elemento(s) definido(s) com responsabilidade atribuída para a segurança do doente Promove o trabalho em equipa multidisciplinar

Leia mais

Marta Ferreira. Guia de caracterização das ferramentas aplicáveis/adequadas ao setor e resultados previstos

Marta Ferreira. Guia de caracterização das ferramentas aplicáveis/adequadas ao setor e resultados previstos Guia de caracterização das ferramentas aplicáveis/adequadas ao setor e resultados previstos Marta Ferreira CTCV SGM Sistemas de Gestão e Melhoria 26/06/2018 1 Objetivo do Projeto Sensibilizar o tecido

Leia mais

EXERCICIO DA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA DOMICILIÁRIA DE GASES MEDICINAIS

EXERCICIO DA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA DOMICILIÁRIA DE GASES MEDICINAIS EXERCICIO DA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA DOMICILIÁRIA DE GASES MEDICINAIS São considerados gases medicinais os gases ou mistura de gases, liquefeitos ou não, destinados a entrar em contacto directo

Leia mais

Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS

Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS Sílvia Moutinho Publicado a 9 maio 2016 no site do IPQ 2 3 Termómetros Clínicos Grupo de Trabalho para a

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções para Lavagem Nasal

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO. Soluções para Lavagem Nasal DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE INSPEÇÃO E LICENCIAMENTO Soluções para Lavagem Nasal ENQUADRAMENTO O INFARMED, I.P., enquanto Autoridade Competente para os Dispositivos

Leia mais

KIT DE PONTEIRAS DESCARTÁVEL PARA ENT

KIT DE PONTEIRAS DESCARTÁVEL PARA ENT KIT DE PONTEIRAS DESCARTÁVEL PARA ENT Kit instrumental Manual do Usuário Kit de Ponteiras Descartável para ENT Rev.03 E-MED PRODUTOS MÉDICO-HOSPITALARES LTDA. Rua André de Leão, 77 - CEP 04762-030 Vila

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde MISSÃO DO ORGANISMO - Regular e supervisionar os sectores dos medicamentos e produtos de saúde, segundo os mais elevados padrões de protecção da saúde pública e garantir o acesso dos profissionais de saúde

Leia mais

Novos regimes RED e CEM: importadores e distribuidores. Nuno Castro Luís

Novos regimes RED e CEM: importadores e distribuidores. Nuno Castro Luís Novos regimes RED e CEM: importadores e distribuidores Nuno Castro Luís Porto, 12.10.2017 Lisboa, 19.10.2017 Legislação de referência Diretiva nº 2014/53/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16

Leia mais

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE Uma Rede de Tecnologia e Qualidade Directiva Equipamentos sob Pressão Nova Directiva 2014/68/UE instituto de soldadura e qualidade Apresentação: Mário Sapatinha ISQ Visão geral Fundado em 1965; Cerca de

Leia mais

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso 123

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso 123 Decreto-Lei n.º 273/95, de 23 de Outubro Regras a que devem obedecer o fabrico, a comercialização e a entrada em serviço dos dispositivos médicos e respectivos acessórios (Revogado pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME Bruxelas, 1 de fevereiro de 2019 PERGUNTAS E RESPOSTAS RELATIVAS À SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU. em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU. em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 9.3.2017 COM(2017) 127 final 2012/0267 (COD) COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União

Leia mais

Diretiva CEM 2014/30/UE Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março

Diretiva CEM 2014/30/UE Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março Diretiva CEM 2014/30/UE Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março Armanda Martins Porto, 12.out.2017 Lisboa, 19.out.2017 Diretiva CEM ÍNDICE Âmbito de aplicação Definições Requisitos essenciais Deveres dos

Leia mais

Anexo REGULAMENTO. (A que se refere a Deliberação n.º 05/CD/2018) Artigo 1.º. Objeto

Anexo REGULAMENTO. (A que se refere a Deliberação n.º 05/CD/2018) Artigo 1.º. Objeto Anexo REGULAMENTO (A que se refere a Deliberação n.º 05/CD/2018) Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece os moldes a que deve obedecer a disponibilização pelos serviços e estabelecimentos do

Leia mais

Despacho n.º 9114/2002, de 15 de Março (DR, 2.ª série, n.º 102, de 3 de Maio de 2002)

Despacho n.º 9114/2002, de 15 de Março (DR, 2.ª série, n.º 102, de 3 de Maio de 2002) Despacho n.º 9114/2002, de 15 de Março (DR, 2.ª série, n.º 102, de 3 de Maio de 2002) Regulamentação das autorizações de utilização especial de medicamentos (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 176/2006, de

Leia mais

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora Ricardo Fernandes, Vogal do CD do IPQ 31 de janeiro de 2017 IPQ- Instituto Português

Leia mais

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências.

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências. Resolução - REnº 2.606, de 11 de agosto de 2006 D.O.U. de 14/8/2006 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras

Leia mais

DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO. de

DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 25.1.2018 C(2018) 287 final DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO de 25.1.2018 relativa ao sistema aplicável para avaliar e verificar a regularidade do desempenho de dispositivos

Leia mais

(Actos legislativos) DIRECTIVAS

(Actos legislativos) DIRECTIVAS 16.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 334/1 I (Actos legislativos) DIRECTIVAS DIRECTIVA 2011/91/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 13 de Dezembro de 2011 relativa às menções ou marcas que

Leia mais

Guia do Programa de empréstimo

Guia do Programa de empréstimo Guia do Programa de empréstimo Este documento só é válido na data impressa. Caso não tenha certeza da data impressa, imprima novamente para garantir o uso da revisão mais recente deste documento (disponível

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Estojo Autoclavável para Esterilização PA

INSTRUÇÕES DE USO. Estojo Autoclavável para Esterilização PA Estojo Autoclavável para Esterilização PA Fabricado por: IMPLACIL DE BORTOLI MATERIAL ODONTOLOGICO LTDA. Rua Vicente de Carvalho, 182 Cambuci CEP 01521-020 São Paulo SP - Brasil Fone: (11) 3341-4083 Fax:(11)

Leia mais

EXPECTATIVAS DO SERVIÇO CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO PARA COM O BLOCO. Maria Helena da Silva Festas Maia

EXPECTATIVAS DO SERVIÇO CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO PARA COM O BLOCO. Maria Helena da Silva Festas Maia EXPECTATIVAS DO SERVIÇO CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO PARA COM O BLOCO Maria Helena da Silva Festas Maia 1- Cumprimento dos protocolos estabelecidos 2 -Cumprimento das práticas recomendadas 3 -Comunicação eficiente

Leia mais

RECOMENDAÇÕES (2014/881/UE)

RECOMENDAÇÕES (2014/881/UE) L 356/520 RECOMENDAÇÕES RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 18 de novembro de 2014 relativa ao procedimento de demonstração do nível de conformidade das linhas ferroviárias existentes com os parâmetros fundamentais

Leia mais

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização 4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização Associação Nacional de Esterilização Fundação Cupertino de Miranda 03 de Junho de 2006 Um Hospital Moderno A segurança dos pacientes é fundamental e assim deve ser

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS 4.1.2017 L 1/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/1 DA COMISSÃO de 3 de janeiro de 2017 relativo aos procedimentos para a identificação das embarcações nos termos

Leia mais

Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas

Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas Ordem dos Engenheiros Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas REGULAMENTAÇÃO Paulo Taveira 03-03-2008 1 S U M Á R I O 1 Enquadramento 2 Generalidades 3 Segurança das Instalações 4 Avaliação da

Leia mais

NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA

NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA Pretende-se melhorar as funcionalidades na aplicação "Poupe na Receita", nomeadamente o acesso ao custo dos medicamentos, à localização das farmácias, ao folheto informativo

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA:

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA: INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460001 Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT TI

Leia mais

EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A intermediação de medicamentos é qualquer atividade ligada à venda ou compra de medicamentos, com exceção

Leia mais