M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )"

Transcrição

1 M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JAN.2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento! INFORME MENSAL ANO 6 Nº marminas@aicma.ec.org MENSAGEM DO CHEFE Nesta Edição Pág. Mensagem do Chefe 1 Nossa experiência em MARMINAS. MARMINAS recebe novos Monitores Interamericanos. Nova ambulância e barracas para o DH do Equador. Comunicação Social O ano de 2013 é especial para MARMINAS. Cumprimos dez anos de continuada assessoria técnica junto ao Programa de Desminado Humanitário do Equador e Peru. O início da missão de monitoreo foi em 2002 com a designação de oficiais supervisores internacionais da Missão de Assistencia à Remoção de Minas na América Central (MARMINCA). A partir de maio de 2003, por intermédio do Programa de Ação Integral contra as Minas Antipessoal (AICMA/OEA) e mediante gestão da Junta Interamericana de Defesa (JID), é composto um grupo de nove Monitores do Brasil, Honduras e Nicarágua, que são designados e apresentados às Autoridades Nacionais do Equador e Peru como Monitores Internacionais (MI) e assim formarem a Missão de Assistencia à Remoção de Minas na América do Sul (MARMINAS). Ao longo de dez anos, MARMINAS recebeu um total de setenta e seis oficiais e subtenentes de quatro países: Brasil, Chile, Honduras e Nicarágua. Se hoje a cooperação dos governos de Equador e Peru, em matéria de trabalho de desminado na fronteira comum é um exemplo para a comunidade internacional, como dois países que lutaram uma guerra, curam feridas, reestabelecem confiança e se ajudam mutuamente para proteger suas populações, muito devem a OEA, a JID, ao Programa AICMA e principalmente, a todos os militares brasileiros, chilenos, equatorianos, hondurenhos, nicaraguenses e peruanos que trabalharam e trabalham nas áreas minadas equatorianas e peruanas. Por falar em cooperação e continuidade, este mês tivemos a substituição de dois MI. Agradeço a dedicação, o profissionalismo e o companheirismo dos capitães e amigos chilenos, Soto e López e formulo votos de sucesso aos capitães Pinto e González, também pertencentes ao glorioso Exército Chileno. JOSÉ ROBERTO NUNES DA SILVA Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN)

2 Página 2 NOSSA EXPERIÊNCIA EM MARMINAS A partir do momento em que um militar é nomeado para servir em outro país, ele carrega sobre seus ombros uma grande responsabilidade, uma vez que ele representa não só sua Força Armada, mas sua nação. Este foi nosso pensamento, desde que fomos nomeados para esta missão, longe de nosso país, amigos, costumes, etc. E junto das nossas famílias empreendemos confiantes este desconhecido desafio, uma experiência enriquecedora em todas as áreas chegamos em Quito no dia 3 de janeiro de 2012 com grandes expectativas pessoais e profissionais, particularmente sobre o processo de desminagem humanitaria desenvolvido por Equador e Peru. Passados alguns dias desde nossa chegada, deixamos nossas familias já em nossas casas novas e confiando de que tudo estaria bem, começamos, ao lado de capitães do Exército Brasileiro, nossa primeira viagem a Morona-Santiago, lugar onde os monitores interamericanos da OEA/JID realizam suas tarefas profissionais no Equador. Com uma floresta fértil, tempo chuvoso, desconhecido de flora e fauna, apresentados à realidade profissional dos nossos amigos equatorianos e peruanos. Com o passar do tempo, os laços de amizade com os monitores brasileiros foram se consolidando, a experiência gerada através do tempo foi ganhando importância em nossa vida e carreira profissional, o que significou um ano de experiências completamente novas e consequentemente, uma grande aprendizagem profissional e cultural. Depois de um ano como Monitores Interamericanos, como indivíduos e profissionais, o balanço final é totalmente positivo, já que foi um 2012 de novas experiências, novos amigos e desafios que nos enriqueceu, sempre tendo em conta que trata-se de uma missão que exije profissionalismo, esforço e entusiasmo. Agradecemos a todos os integrantes de MARMINAS, a nossos amigos brasileiros e equatorianos e especialmente ao Exército Chileno, que nos permitiu ter a satisfação de dever cumprido. Sem dúvida alguma, MARMINAS não é apenas uma missão de assistência humanitária, é também uma instância em que funcionários de diferentes países, com diferenças culturais e doutrinárias, aprendem e compartilham experiências no momento de resolver os desafios que surgem, conforme o andamento dos trabalhos. E assim, ao longo de treze meses contribuímos para o avanço da difícil tarefa de livrar terras contaminadas de engenhos explosivos, o que beneficiará as comunidades fronteiriças, a economia e principalmente, contribuir para a consolidação do processo de paz entre Equador e Peru. Por fim, só nos resta destacar e agradecer a grande qualidade humana de todo o pessoal que serve na missão, com os quais formamos uma amizade irrestrita, reforçada pelo trabalho e que chamamos "família MARMINAS". Jorge Andrés Soto Arias Capitão Oficial do Exército do Chile Monitor Interamericano de MARMINAS Miguel Angel López Arias Capitaã Oficial do Exército do Chile Monitor Interamericano de MARMINAS

3 Página 3 MARMINAS RECEBE NOVOS MONITORES INTERAMERICANOS No dia 1 de janeiro de 2013, chegaram a Quito - Equador, os novos integrantes de MARMINAS, oficiais do Exército do Chile capitão RO- DRIGO HERNÁN PINTO DIÁZ e capitão MARCELO ANDRES GON- ZALEZ URBINA, designados para substituírem os capitães Soto e López. Desde o dia 07 de janeiro de 2013, os capitães Pinto e Gonzalez iniciaram seu aprimoramento técnico com o Curso de Monitor Interamericano e Experto em Operações Antiminas. O referido curso tem como escopo capacitar os oficiais designados pelos países contribuintes (Brasil e Chile) a desempenharem de forma adequada e eficiente os labores atinentes ao Desminado Humanitário no Equador e no Peru, de acordo com as normas internacionais e nacionais vigentes. O curso divide-se em 03 (três) fases complementares entre si: uma primeira fase NÃO- PRESENCIAL (07 à 11 JAN13), na qual são repassados conhecimentos básicos, através da disponibilização de diretrizes e documentos diversos relacionados a MARMINAS; na segunda fase - PRESENCIAL (14 à 18 JAN13) - reforça-se as matérias estudadas na fase não-presencial, aclarando eventuais dúvidas e realizando instruções teóricas, dentre quais: Procedimento de Desminado Humanitário, Material e Equipamentos empregados no Desminado Humanitário, Apoio Médico, Diretrizes e Legislação de MARMINAS, Procedimentos de Monitoreo; além de uma visita ao Comando Geral de Desminado e EOD (CGDEOD), Organização Militar primordial para o desenvolvimento do Desminado Humanitário no Equador. Por derradeiro, uma terceira fase, PRÁTICA, a realizar-se a partir do dia 08 de fevereiro até 1 de março de 2013, na área de operações (Província de Morona Santiago), oportunidade em que os novos integrantes de MARMINAS, complementarão o conteúdo teórico visto até então, em um contexto bem mais amplo, agregando conhecimentos práticos, na medida em que observarão o trabalho realizado pelos Monitores Interamericanos in loco. Isto posto, mais uma vez, a família MARMINAS saúda aos capitães Pinto e Gonzalez, bem como às suas respectivas famílias, desejando-lhes sucesso nesta nova empreitada.

4 Página 4 PROGRAMA AICMA ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS PARA CGDEOD 1. AMBULÂNCIA: Em 20 de dezembro de 2012, o CGDEOD recebeu do Programa AICMA uma ambulância, marca Toyota, modelo Land Cruiser, ano 2007, doada pelo governo dos Estados Unidos. A a m b u l â n c i a possui equipamento de comunicação via rádio, luz de sinalização periscópica, sirene, maca articulável com rodas, foco de luz sobre a maca, instalação de oxigênio em rede, um aspirador tipo Venturi, instalações elétricas para uso geral inclusive para adaptação de um desfibrilador (ressuscitador), além de armários para medicamentos e equipamentos de uso médico. Depois de completa, com todos os medicamentos e equipamentos descartáveis tais como cânulas orofaríngeas, tubos orotraqueais, sondas de Folley e outros, será uma perfeita Ambulância de Suporte Básico, em condições de prestar excelentes serviços na área de desminado, garantindo ainda mais segurança e tranquilidade no transporte de feridos. Por questões administrativas, a ambulância ainda não foi apresentada na área de operações. 2. BARRACAS: As Operações de Desminado Humanitário exigem dos desminadores as melhores condições físicas e psicológicas para que cumpram sua missão da melhor maneira possível, principalmente quando esse trabalho é executado na região da Floresta Amazônica. Visando proporcionar um melhor conforto aos desminadores, na jornada do mês de janeiro, o Comando Regional de Desminado Amazonas (CRDA) começou a utilizar dez barracas, com capacidade para dez pessoas, doadas pelo Governo dos EUA. O material está sendo utilizado nos objetivos Sanchez Racho (SR-05) e Huaina Capac (HC-06) e, segundo os desminadores, as barracas são de excelente qualidade e irão melhorar significativamente o conforto, tão necessário ao desenvolvimento das Operações.

5 Página 5 1. ANIVERSÁRIO: COMUNICAÇÃO SOCIAL DATA NOME INSTITUIÇÃO 05/01 Sergio Ugarte Arguello AICMA EC-PE Os integrantes de MARMINAS saúdam o senhor Sergio Ugarte Arguello, Coordenador Nacional de AICMA EC-PE, por seu aniversário, desejando-lhe muita saúde, paz e sorte em todos os seus días de vida. 2. DESPEDIDAS E BOAS VINDAS: A familia brasileira de MARMINAS ofereceu uma feijoada com direito a caipirinha e farofa, em homenagem aos amigos chilenos Soto, Carmem, Santiago, López, Veronica, Miguelito, José Tomás, Pinto, Margaret, González y Claúdia. Correio eletrônico: jefemarminas@hotmail.com marminas@aicma-ec.org Telefone: (593 2) Direção e revisão CMG (FN) JOSÉ ROBERTO NUNES DA SILVA Textos CMG (FN) JOSÉ ROBERTO NUNES DA SILVA MAJOR (Md) UBIRATAN DE O. MAGALHÃES CAP. (EB) ANTONIO VAZ FREIRE FILHO CAP. (EB) BRENO AlLBUQUERQUE SOUZA CAP (CHILE) JORGE ANDRÉS SOTO ARIAS Edição e tradução CAP. (EB) ANTONIO VAZ FREIRE FILHO CAP.(CHILE) MARCELO A. GONZÁLEZ URBINA Fotos Arquivo de MARMINAS AD AUGUSTA PER ANGUSTA MISSÃO DE MARMINAS Supervisionar e monitorar o trabalho realizado pelo Equador e Peru, por intermédio do desenvolvimento de atividades de treinamento, assessoria técnica e monitoramento, a fim de certificar que as operações de Desminagem Humanitária levadas a cabo pelo CGDEOD (Equador) e pelo DIGEDEHUME (Peru), sejam realizadas de acordo com as Normas Nacionais de cada País, desde que estejam de acordo com as Normas Internacionais.

Página 2 UM POUCO DOS DEZ ANOS DE HISTÓRIA EM ALGUMAS IMAGENS

Página 2 UM POUCO DOS DEZ ANOS DE HISTÓRIA EM ALGUMAS IMAGENS M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) AGOSTO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L Nesta Edição SET.2012 Mensagem do Chefe 1 AD AUGUSTA PER ANGUSTA (Com satisfação eliminamos o sofrimento) MENSAGEM

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) OUTUBRO 2013 NESTA EDIÇÃO Pág. Editorial. 1 Um pouco dos dez anos de história

Leia mais

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) DEZ.2012 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento! INFORME MENSAL ANO

Leia mais

ACREDITAÇÃO NO DESMINADO HUMANITÁRIO

ACREDITAÇÃO NO DESMINADO HUMANITÁRIO M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) MAR.2013 INFORME MENSAL ANO 6 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Nº 3-2013 Com satisfação

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JULHO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 11, NOVEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Mina Antipersonal

Leia mais

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR.

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR. Grupo de es Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) MENSAGEM DO CHEFE DO GMI-CO Primeiramente expressamos nossa satisfação em voltar às atividades de monitoreio nos sítios de trabalho de Desminagem Humanitária,

Leia mais

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 Em atendimento às normas fixadas na Resolução AG/RES 1452 (XXVII-0/97) 0/97) SUMÁRIO ESTRUTURA DA JID PRINCIPAIS ATIVIDADES DESMINAGEM HUMANITÁRIA MEDIDAS DE FOMENTO DA CONFIANÇA

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA O GMI-CO realizou o Curso de Monitor Interamericano em Desminagem Humanitária, no período de 01 a 15 de abril para

Leia mais

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Desde 2015 instrutores brasileiros ficam na Colômbia por dois anos, capacitando os militares da Marinha Nacional para a remoção

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JUNHO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Em 11 de fevereiro, chegou em Bogotá-DC para realizar Visita Técnica ao o GMI-CO, o Cel Inf Carlos Henrique Guedes,

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 07, JULHO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA SITUAÇÃO DA DESMINAGEM NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Assistência

Leia mais

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO OBJETIVOS 1. Apresentar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); e 2.

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA N ACTIVIDADE RESPONSÁVEL LOCAL CORRESPONDENTE OBSERVAÇÕES 1.A Conformar um Grupo de Trabalho responsável de estabelecer

Leia mais

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Líderes de alto escalão das forças armadas de 10 países reuniram-se no Chile para discutir a melhor forma de prestar assistência pan-regional em caso de

Leia mais

ÍNDICE SITUAÇÃO NACIONAL DAS VÍTIMAS DE MINAS ANTIPESSOAIS NA COLÔMBIA INFORMATIVO DO GMI-CO AN0 2013 - N O 09

ÍNDICE SITUAÇÃO NACIONAL DAS VÍTIMAS DE MINAS ANTIPESSOAIS NA COLÔMBIA INFORMATIVO DO GMI-CO AN0 2013 - N O 09 ÍNDICE SITUAÇÃO NACIONAL DAS VÍTIMAS DE MINAS ANTIPESSOAIS NA COLÔMBIA SITUAÇÃO NACIONAL DAS VÍTIMAS DE MINAS ANTIPESSOAIS NA COLÔMBIA PÁGINA 01 COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL PÁGINA 02 VIDEOCONFERÊNCIA

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Desde então o GMI-CO, trabalhou na capacitação dos militares colombianos e no monitoramento das Operações que se desenvolveram nos anos seguintes.

Desde então o GMI-CO, trabalhou na capacitação dos militares colombianos e no monitoramento das Operações que se desenvolveram nos anos seguintes. A missão de Desminagem Humanitária na Colômbia teve sua origem em setembro de 2005 quando o Diretor do Programa de Ação Humanitária contra Minas da Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitou o

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA NO ÂMBITO DO COMANDO PORTUGUÊS DA FORÇA NAVAL DE REAÇÃO DA NATO (SNMG1) (08JUN-18DEZ15) (20 DE DEZEMBRO DE 2015)

Leia mais

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO Viagens do Secretário-Geral Visita oficial à Espanha e participação no ciclo de conferências Iberoamérica: discursos claves, auspiciado pela

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião da cerimónia de condecoração do Almirante General D. Fernando

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 Alfeite, Corpo de Fuzileiros, 3 de junho de 2019 Senhores Embaixadores e representantes

Leia mais

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA FOLHETO Ed Ou/Getty Images/CICV Conflitos armados Segundo o Direito Internacional Humanitário (DIH), os restos mortais das pessoas que morreram durante um conflito

Leia mais

Colaboração civil militar em desastres

Colaboração civil militar em desastres Colaboração civil militar em desastres construindo confiança e integração Expositor: Gen Bda (R) Guillermo Del Castillo Pantoja. ANEPE, Chile. PRESENTACIÓN Nosso objetivo Ao final da sessão, estarão em

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2 Porto Príncipe, Haiti, 15 de setembro de 2010 15ª Edição A Substituição do BRABATT 2 Em 15 de agosto, o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 13º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas

Leia mais

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, apresentou nesta quinta-feira (29) ao presidente da República Michel

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da tomada de posse do Inspetor-geral da Inspeção-geral da Defesa Nacional Ministério

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR

DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR - 2010 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. ARTE DA GUERRA, PENSAMENTO MILITAR E DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA II. A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA TERRESTRE NA HISTÓRIA MILITAR NACIONAL

Leia mais

DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR

DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR - 2010 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. ARTE DA GUERRA, PENSAMENTO MILITAR E DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA II. A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA TERRESTRE NA HISTÓRIA MILITAR NACIONAL

Leia mais

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Carlos Takahashi Presidência da República Federativa do Brasil Brasília - DF 1º de Janeiro de 2011 Decreto Federal

Leia mais

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 FEVEREIRO Pauta 1: Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias Palestrante: Renato Gerundio de Azevedo,

Leia mais

Testemunho Missionário

Testemunho Missionário Testemunho Missionário Graça e paz irmãos e irmãs! Neste mês especial de Oferta Missionária, compartilhamos com alegria e esperança os feitos do Senhor no meio do Seu povo aqui na REMA, em especial no

Leia mais

Navio hospital americano traz alívio à Nicarágua

Navio hospital americano traz alívio à Nicarágua Navio hospital americano traz alívio à Nicarágua Depois de mais de três anos convivendo com a catarata, o agricultor José Martinez, cujo rosto mostra os sinais de uma longa vida de trabalho honesto sob

Leia mais

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA O CICV mantém um diálogo com as forças policiais dos países afetados por situações de violência que não atingem o nível de um conflito

Leia mais

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular*

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Tomou posse nesta terça-feira (28) o novo secretário de Produtos de Defesa (Seprod), o economista Flávio Augusto Corrêa Basílio, sucedendo o brigadeiro

Leia mais

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros O Comando Aéreo de Combate Nº 4 (CACOM 4) está proporcionando o primeiro curso de pilotagem no helicóptero Bell

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

O CID é o estabelecimento de ensino da Junta Interamericana de Defesa (JID) que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O CID é o estabelecimento de ensino da Junta Interamericana de Defesa (JID) que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). 1 Boa tarde, sou o Coronel do Exército Brasileiro, João Marinonio Enke Carneiro, atualmente professor integrante da faculty do Colégio Interamericano de Defesa (CID). O CID é o estabelecimento de ensino

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na chegada

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na chegada José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na chegada da Fragata D. Francisco de Almeida, após seis meses de comando

Leia mais

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 PETS Apresentação: Comissão de Programas Ano Rotário 2016/2017 OBJETIVO Promover, incentivar, coordenar e administrar atividades, projetos

Leia mais

II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR DEFESA

II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR DEFESA II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR 1. LEGISLAÇÃO GERAL EXÉRCITO MARINHA FORÇA AÉREA INSTÂNCIAS DO SETOR 1.1. NORMATIVA PARA O INGRESSO DA MULHER MILITAR ÀS FORÇAS ARMADAS. 1.2. NORMATIVA

Leia mais

A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres

A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres COMITÊ DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA Espaço físico onde se

Leia mais

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes;

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes; 01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória de todos os Bombeiros já falecidos em particular

Leia mais

João Gomes Cravinho. Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho. Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da condecoração do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e cerimónia de receção

Leia mais

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso Lei 4630/76 Professor Rodrigo Cardoso LEI Nº 4.630, DE16 DEDEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Art. 1º - O presente

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da despedida da Força Nacional Destacada NRP Álvares Cabral Lisboa, 22 de janeiro

Leia mais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Secretaria de Estado do Ambiente Coordenador da CICCA José Maurício Padrone DECRETO N 43.641 DE 15 DE JUNHO DE 2012 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO,

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Ministério da

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Descrição da Organização e Funcionamento dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho

Descrição da Organização e Funcionamento dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho Descrição da Organização e Funcionamento dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho A. ENQUADRAMENTO POLÍTICO-ORGANIZACIONAL A Arsenal do Alfeite, S.A., consciente da importância da qualidade dos seus

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Por Roberto Caiafa Em Brasília, evento inédito reúne grandes nomes nacionais e internacionais para debater a questão da segurança cibernética.

Leia mais

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia CURRICULUM VITAE Identificação abreviada: Maj Eng João Correia 1. DADOS PESSOAIS Nome: João Manuel Pinto Correia Data de nascimento: 21 de março de 1977 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Militar Funções

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA: 2031 - Educação Profissional e Tecnológica INDICADORES Número de matrículas em cursos de educação profissional técnica de nível médio Número de matrículas em cursos de educação profissional tecnológica

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

ANEXO I CLASSES DO QUADRO DE PESSOAL OPERACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL T O T A L 1.000

ANEXO I CLASSES DO QUADRO DE PESSOAL OPERACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL T O T A L 1.000 ANEXO I CLASSES DO QUADRO DE PESSOAL OPERACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL Classe Operacional Nível Nº de Funcionários GUARDA MUNICIPAL Inspetor GM-6 VI 01 GUARDA MUNICIPAL Sub-Inspetor GM-5 V 14 GUARDA MUNICIPAL

Leia mais

Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais

Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais Parte das iniciativas comunitárias do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) com nações parceiras das Américas do Sul e Central e o Caribe

Leia mais

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL Página 6 B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL 17. Neste relatório de progresso se destina a oferecer uma visão integral da maneira

Leia mais

Serviços. A Lusom Express transportes é especializada em realizar serviços de moto frete e transporte e logística por motoboy e furgão.

Serviços. A Lusom Express transportes é especializada em realizar serviços de moto frete e transporte e logística por motoboy e furgão. A Empresa A Lusom Express é uma empresa séria e responsável, que vem agregando qualidade no setor de entregas rápidas, através da transparência, compromisso e profissionalismo na prestação de seus serviços.

Leia mais

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Linha Temática A A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ, DA CONFIANÇA, DA SEGURANÇA E DA COOPERAÇÃO NAS AMÉRICAS Subtema I Desenvolver Mecanismos para Fortalecer a Paz, a Segurança e a Cooperação no Hemisfério Equador

Leia mais

INDEPAC MISSÃO VISÃO

INDEPAC MISSÃO VISÃO O INDEPAC é especializado em serviços de Consultoria e Assessoria Educacional, nas dimensões: administrativa, jurídica e pedagógica, além de oferecer cursos de formação em serviço, voltados para o aprimoramento

Leia mais

Tenentes brasileiros são os primeiros colocados em academia militar dos EUA

Tenentes brasileiros são os primeiros colocados em academia militar dos EUA Tenentes brasileiros são os primeiros colocados em academia militar dos EUA Jackson e Clara foram os primeiros colocados em West Point, academia militar dos EUA - FOTO: Rafael Gomide Os tenentes do Exército

Leia mais

Guerra não, diplomacia sim

Guerra não, diplomacia sim Guerra não, diplomacia sim Corte Internacional de Haia tem cinco processos sobre questões territoriais, todas envolvendo países da região. Instâncias internacionais se tornam alternativas aos conflitos

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA Por ocasião da Comemoração do Dia do Comando Operacional dos Açores (26 de fevereiro de 2016) Senhor Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Excelência;

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA 1.A Grupo de Trabalho sob a Perspectiva de Gênero Equador de Maio (por 1.B Seminário sob experiências dos Estados Membros

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 19. A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 19. A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 19 A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos As relações do Brasil com organismos internacionais, como já debatido

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) SEXTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.6 22 a 24 de março de 2006 CICTE/doc.9/06 rev. 1 Bogotá, Colômbia 24 março 2006 Original: inglês PROJETO

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS PROFº CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Organização Internacional J São instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por

Leia mais

EXMO. SENHOR MINISTRO DA DEFESA NACIONAL SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA FORÇA AÉREA SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

EXMO. SENHOR MINISTRO DA DEFESA NACIONAL SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA FORÇA AÉREA SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO EXMO. SENHOR MINISTRO DA DEFESA NACIONAL SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA FORÇA AÉREA SENHOR GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO SENHOR VICE-ALMIRANTE EM REPRESENTAÇÃO DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR

Leia mais

Centro de Comunicação Social do Exército

Centro de Comunicação Social do Exército 28 Centro de Comunicação Social do Exército Ano AnoXLI XL Nº Nº 220 217 Julho ESPECIAL 2013 AGOSTO 2013 29 O Setor Cibernético contempla o emprego de modernos meios tecnológicos, enfaticamente as redes

Leia mais

Curso Internacional de Políticas Públicas em Direitos Humanos Edição 2018

Curso Internacional de Políticas Públicas em Direitos Humanos Edição 2018 Curso Internacional de Políticas Públicas em Direitos Humanos Edição 2018 Esta edição do Curso Internacional de Políticas Públicas em Direitos Humanos é organizada conjuntamente pelo Instituto de Políticas

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA A República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, doravante referidas como as Partes

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL: GOVERNANÇA E SEGURANÇA CIDADÃ NA AMÉRICA LATINA

ENCONTRO REGIONAL: GOVERNANÇA E SEGURANÇA CIDADÃ NA AMÉRICA LATINA ENCONTRO REGIONAL: GOVERNANÇA E SEGURANÇA CIDADÃ NA AMÉRICA LATINA DESENVOLVIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL PARA GERENCIAR CONHECIMENTO E PROMOVER A ABORGADEM DE GOVERNANÇA PARA A SEGURANÇA CIDADÃ BRASILIA,

Leia mais

01 de maio Aniversário dos Bombeiros

01 de maio Aniversário dos Bombeiros 1 Porque entendo/entendemos que devemos honrar a memória e homenagear todos os bombeiros já falecidos de forma simples, mas sentida, vos solicito que façamos 1 minuto de silêncio em honra de todos os Bombeiros

Leia mais

ARSENAL DE GUERRA DE SÃO PAULO 50 ANOS DE DESAFIOS

ARSENAL DE GUERRA DE SÃO PAULO 50 ANOS DE DESAFIOS ARSENAL DE GUERRA DE SÃO PAULO 50 ANOS DE DESAFIOS 1957 2007 No último dia 21 de maio do corrente o Arsenal de Guerra de São Paulo AGSP comemorou seu cinqüentenário, embora a festa propriamente dita se

Leia mais

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Uma vez que ensino e treinamento são necessários para se galgar postos mais altos na carreira militar, a revista Diálogo publicará, a cada trimestre,

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa Programa 0620 Adestramento e Operações Militares do Exército Justificativa O Exército Brasileiro tem a necessidade de instruir, adestrar os seus efetivos, formar e adestrar a reserva mobilizável, capacitar

Leia mais

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Artigo 01 DE JANEIRO DE 2018 Adotados em 21 de dezembro de 2017 e em vigor desde 1º de janeiro de 2018. Faça o download dos Estatutos do CICV O Comitê

Leia mais

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE.

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos - LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA CAPÍTULO I Natureza e Objetivos da CPA - Comissão Permanente de Avaliação Art. 1 A COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

COMERCIAL. + de de de dias. empresas expositoras. visitantes militares, empresários e acadêmicos. de palestras especializadas

COMERCIAL. + de de de dias. empresas expositoras. visitantes militares, empresários e acadêmicos. de palestras especializadas REALIZAÇÃO uma divisão da Prospectare Brasil CATÁLOGO COMERCIAL + de 1.700 visitantes militares, empresários e acadêmicos + de 30 empresas expositoras 3 dias de palestras especializadas + de 30 países

Leia mais

CONSENSO DE MONTEVIDÉU

CONSENSO DE MONTEVIDÉU VIII CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE MINISTROS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E REFORMA DO ESTADO (Montevidéu, Uruguai, 22 e 23 de junho de 2006) CONSENSO DE MONTEVIDÉU C L A D Código Iberoamericano de Bom Governo.

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA Alfeite, Escola de Tecnologias Navais, 21 de março de 2019 Senhora Secretária

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti Companhia Engenharia Força Paz - Haiti A Engenharia da Paz Informativo quinzenal da Cia E F Paz - Haiti 10º Contingente Porto Príncipe - Haiti, 1º Junho 10 - Ano V - Nr 70 Contingente recebe a medalha

Leia mais

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez A Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre espaço para a entrada das suas primeiras alunas. Agora, mulheres

Leia mais

Observações. O aprontamento ficou concluído a 31 de Maio de 2010, prevendo-se a projecção da Força em 03 de Junho de 2010.

Observações. O aprontamento ficou concluído a 31 de Maio de 2010, prevendo-se a projecção da Força em 03 de Junho de 2010. FND LIBANO País LIBANO Organização ONU Ramos Exercito Ano início 2006 Ano fim Em curso Observações Organização das Nações Unidas, mandatada pelas resoluções n.º 425 de 19/03/1978, n.º 426 de 19/03/1978

Leia mais

34/62. Relatório do secretário-geral da Reunião sobre Refugiados e Desabrigados no Sudeste Asiático

34/62. Relatório do secretário-geral da Reunião sobre Refugiados e Desabrigados no Sudeste Asiático VI. Resoluções adotadas sobre os relatórios do 3 o Comitê 175 34/62. Relatório do secretário-geral da Reunião sobre Refugiados e Desabrigados no Sudeste Asiático Tendo analisado o relatório do secretário-geral

Leia mais