ACREDITAÇÃO NO DESMINADO HUMANITÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACREDITAÇÃO NO DESMINADO HUMANITÁRIO"

Transcrição

1 M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) MAR.2013 INFORME MENSAL ANO 6 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Nº Com satisfação eliminamos o sofrimento. jefemarminas@aicma.ec.org ACREDITAÇÃO NO DESMINADO HUMANITÁRIO NESTA EDIÇÃO Pág. Acreditação no DH. 1 Curso de Capacitação em Atenção Préhospitalar ao Traumatizado para os trabalhos de DH em Chiclayo-Peru. VIII Curso de Desativação de Munição. Operações no Vale do Cenepa. XVI Curso de SN e Básico em DH. Operações na Cordilheira do Condor. Reunião de Fim de Jornada. Pesquisa: Minas no Mundo e os Roedores do Bem. E q u a d o r - P e r u caminando juntos. Comunicação Social O movimento de acreditação começou nos Estados Unidos em 1917, por iniciativa do Colégio Americano de Cirurgiões, para estabelecer um programa de padronização hospitalar. Acreditação é um sistema de avaliação da qualidade e procedimentos, com base em regras internacionalmente legítimas. Esta avaliação gera um conjunto de orientações para a empresa melhorar o seu desempenho e recebe o reconhecimento de instituições de comprovada idoneidade. O processo de acreditação não se destina a simples supervisão ou o propósito de punir, mas sim incentivar a melhora contínua dos serviços e seus profissionais. A necessidade de ser identificada no mercado como instituição válida, legítima, séria e responsável, significa obter o reconhecimento como tal e, ao mesmo tempo, obter a confiança de seus pares e clientes. É esta busca de identidade, reconhecimento e confiança que fez surgir empresas especializadas em avaliação e acreditação. Em se tratando de desminado, em julho de 1996 na Dinamarca, grupos de trabalho propuseram a criação de normas internacionais para programas humanitários de desminagem. No final de 1996, como consequência do trabalho realizado em julho e sob a liderança da ONU, forma criadas as Normas Internacionais para Operações Humanitárias de Desminagem. O processo de desminagem humanitária realizada por Equador e Peru possui a etapa da acreditação das organizações de desminagem e de seus funcionários, acreditações que seguem as orientações da ONU (IMAS 7.30) e são conduzidas de forma independente. No Peru, cabe ao Centro Peruano de Ação Contra as Minas Antipessoal (CONTRAMINAS) eleger a organização que acreditará suas Unidades de Desminado. No Equador esta tarefa é da responsabilidade do Centro Nacional de Desminado do Equador (CENDESMI) e é executada pelo Programa de Ação Integral Contra Minas Antipessoal (AICMA-CE) conforme estabelecido no Processo de Acreditação do Pessoal do Desminado Humanitário do Comando Geral de Desminado (CGDEOD). Assim como foi em anos anteriores, os MI de MARMINAS estão capacitados para acreditar os desminadores equatorianos e peruanos.

2 Página 2 CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ATENÇÃO PRE-HOSPITALAR EM CHICLAYO-PERU Entre os dias 25 e 27 de março, foi realizada nova Capacitação em Atenção Pré-hospitalar ao Traumatizado, dessa vez nas dependências do Centro Nacional de Capacitação em Desminado Humanitário do Peru. Foi a primeira capacitação feita por MARMINAS naquele país, e a sexta do total. Participaram 19 alunos, entre os quais uma médica e duas dentistas, civis que trabalham no Centro Naiconal. Os demais eram militares de diferentes Unidades Militares do Peru, todos trabalhando no desminado, ou em condições de serem empregados no desminado humanitário. Com muita atenção e participativos, os alunos tiveram pleno êxito nas práticas, e ficaram muito agradecidos com os novos conhecimentos adquiridos, e em recordar antigos conhecimentos ora esquecidos. O Diretor do Centro Nacional, Major Belloso, se incumbiu em providenciar todas as condições logísticas para o desenvolvimento da capacitação, tendo recebido de maneira muito cordial e com grande camaradagem ao MIM MAJ UBIRATAN. Ao fim do curso, o MIM Major Ubiratan. MARMINAS parabeniza a todos os alunos e agradece a ajuda e o apoyo de AICMA-PE, CONTRAMINAS, DIGEDEHUME e do Centro Nacional de Capacitação em Desminado Humanitário do Peru. VIII CURSO DE DESATIVAÇÃO DE MUNIÇÃO E ARTEFATOS EXPLOSIVOS EM ESTADO DE RISCO (EOD) No último dia 13, ocorreu a cerimônia de abertura do VIII Curso de Desativação de Munições e Artefatos Explosivos em Estado de Risco. O Curso será ministrado pela Escola Nacional de Desminagem do Equador (ESNADE), cuja grade curricular apresenta conhecimentos básicos como: explosivos, lei de controle de armas, neutralizaçao e outras que são de importância para a formação do especialista nessa área do conhecimento militar. O Curso terá a duração de 24 semanas, um efetivo de 21 alunos e conta com a participação de militares das três Forças Armadas do Equador como instrutores e alunos.

3 Página 3 Asseguramento de Qualidade Externa empregando Cães Detectores de Minas. OPERAÇÕES NO VALE DO CENEPA Depois de cinco meses de ausencia e graças às gestões feitas por AICMA-PE, foi possível a presença de MARMINAS junto aos Desminadores Peruanos no Vale do Cenepa. Nessa jornada, dentro do processo de Gestão de Qualidade, o CT (FN) Omari observou a realizaçao do Asseguramento de Qualidade Externo, com emprego do método combinado de desminado manual e canino. A tarefa foi cumprida por CONTRAMINAS, com o apoio do Exército do Peru, o qual conduz os trabalhos de desminagem de maneira profissional, com pessoal capacitado e reponsável. Outro ponto de destaque na relação de MARMINAS com o Desminado Peruano em março, foi a aceitação de CONTRAMINAS em ter dois Observadores Interamericanos fixos nas operações peruanas a partir de junho e assim, por meio de uma assessoría técnica profissional e responsável, seguir fortalecendo a relação de confiança, cooperação e amizade entre peruanos e os militares de MARMINAS. Gen Luis Aguilar Alva, Comandante Geral da 7ª Brigada de Infantaria, na entrega de distintivo ao Major Zevallos. XVI CURSO DE SUPERVISORES NACIONAIS E BÁSICO EM DESMINAGEM HUMANITÁRIA No último dia 22 de março o Centro Nacional de Capacitação em Desminagem Humanitária concluiu o XVI Curso de Supervisores Nacionais e Básico em Desminagem Humanitária, entregando 14 novos militares, dentre Supervisores e Desminadores, prontos para os trabajos de DH nos Objetivos do Peru. O Centro Nacional, subordinado a CONTRAMINAS, tem por finalidade brindar capacitação, instrução e aperfeiçoamento em técnicas de DH por meio manual, canino e mecânico a todo integrante das Organizações de DH Nacional e extrangeiras, em conformidade com os Estándares Nacionais e Internacionais de Ação Contra Minas (IMAS). Major Belloso, Diretor do Centro de Capacitãção (centro), alunos e convidados.

4 OPERAÇÕES NA CORDILHEIRA DO CONDOR Página 4 Nesta jornada de março de 2013, deu-se continuidade as operações de Desminado Humanitário, na Cordilheira do Condor, na província de Morona-Santiago. Este trabalho é desenvolvido nos objetivos HUAINA-CAPAC (HC-06) e SANCHEZ RANCHO (SR-05), desde o segundo semestre de 2012, pelo Comando Regional de Desminado Amazonas (CRDA). Não obstante os esforços dispendidos por tão briosa organização militar (CRDA) e, sobretudo, pelo empenho pessoal de seu comandante (Cap Loza), no sentido de manter a coesão, a disciplina e a motivação da fração sob seu comando, ressalta-se que os rendimentos atinentes a atividade fim a que se destina DESMINAGEM HUMANI- TÁRIA não avançam na mesma proporção. De fato, grande parte dessa debilidade produtiva se deve, às condições climáticas atuais (chuvas), porém é inegável a ineficácia de alguns processos/ procedimentos. Uma análise mais detida indica, indubitavelmente, a necessidade de uma reformulação imediata desses processos/ procedimentos que realmente estejam alinhados aos discursos das autoridades nacionais e contextualmente adequados aos preceitos estabelecidos pelo regramento internacional pertinente. Essa atividade é materializada, no ambiente operacional, por MARMINAS (através de oficiais designados pelos países contribuintes Brasil e Chile) cujo propósito essencialmente colaborativo complementa a gestão de qualidade ao Desminado Humanitário, conferindo sinergia a este peculiar labor, na medida em que garante a aplicação de procedimentos operacionais seguros, eficazes e eficientes. Assim, dentro desta perspectiva, é importante relembrar que a busca pela ampliação da produtividade está umbilicalmente relacionada com a segurança. REUNIÃO DE FIM DE JORNADA Todos os meses MARMINAS realiza o que chamamos de Reunião de Fim de Jornada. Comparecem todos de MARMINAS e convidados, ultimamente estamos tendo o prazer de contar com a presença de representantes de AICMA-EC e do CENDESMI. A reunião tem como propósito apresentar as tarefas desenvolvidas nas frentes de trabalho, observações e considerações operativas, logísticas e administrativas por parte dos Monitores. Em seguida são expostos os assuntos ocorridos em Quito e que afetam MAR- MINAS, os objetivos para a próxima jornada e por fim, as considerações dos convidados. MARMINAS está trabalhando para que em um futuro próximo realize a Reunião de Fim de Jornada com a presença do representante do CGDEOD, a participação por video conferência dos oficiais com base no Peru e de representantes de CONTRAMINAS e da DIGEDEHUME.

5 Página 5 Minas terrestres e bombas de fragmentação são um perigo mortal. A cada 20 minutos, em algum lugar do mundo, explode uma mina terrestre e fere pelos menos uma pessoa. Geralmente, as vítimas da explosão sofrem com as conseqüências: deficiências físicas, como por exemplo, a perda de um membro ou a mutilação do corpo. A Kindernothilfe se engaja no Grupo de Ação Minas Terrestres (Aktionsbündnis Landmine.de) para proibir o uso de minas terrestres. Motivos PESQUISA Milhares de mulheres, homens e crianças morrem, a cada ano, em conseqüência da explosão de minas. Em 68 países do mundo, existem cerca de 100 milhões de minas terrestres espalhadas: nos campos de cultivo, nas ruas, atalhos ou tanques de água. A cada 20 minutos, uma pessoa é ferida ou aleijada devido à explosão. As minas não destroem só os seres humanos, elas ocasionam também grandes danos à agricultura e à infra-estrutura de um país. Os custos para a retirada de minas são enormes. A desativação de uma única mina custa cerca de US $ 1.000, contudo, gasta-se cinco vezes mais para dar assistência a uma vítima dessas explosões que, geralmente, causam a amputação de um membro, fazendo com que a vítima necessite de uma prótese para o resto de sua vida. As bombas de fragmentação são uma ameaça para a população em mais de 25 países. Apenas os EUA, a China e a Rússia possuem mais de três bilhões de exemplares deste tipo de munição. As bombas são utilizadas como munição de fragmentação e como são lançadas por aviões,se espalham por grandes áreas, se abrem e liberam centenas de pequenos explosivos nocivos e letais. O objetivo é coletar um milhão de assinaturas O Grupo de Ação Minas Terrestres (Landmine.de), do qual a Kindernothilfe faz parte, iniciou um abaixo-assinado entre os cidadãos para aumentar a pressão junto às autoridades responsáveis. Já foram colhidas, até agora, mais de assinaturas reivindicando os seguintes pontos: Proibição de todos os tipos de minas terrestres e munições similares, como por exemplo, bombas de fragmentação; Divulgação dos estoques de minas terrestres; Destruição de todas as minas terrestres existentes; Reversão dos recursos gastos com minas terrestres em favor das vítimas de explosões; Apoio no processo de retirada de minas e assistência às vítimas ocasionadas pelas as explosões. Roedores do Bem: ratos ajudam detectar presença de minas abandonadas na África. Ao menos 110 milhões de minas terrestres estão espalhas em 64 países. São heranças das guerras, que a cada 20 minutos, matam ou mutilam uma pessoa em uma explosão. A repórter Natália Leite esteve em um campo minado em Moçambique, na África, onde ratos gigantes estão ajudando a salvar vidas. Confira na reportagem da série: Roedores do Bem! - p r e s e n c a - de- m i n a s - a b a n d o n a d a s - na- f r i c a -

6 Página 6 EQUADOR-PERU CAMINHANDO JUNTOS PARA UMA REGIÃO LIVRE DE MINAS Na praça em frente à ONU (Genebra), há uma enorme escultura de madeira em forma de cadeira, com uma das pernas quebradas (Broken Chair), feita pelo artista suíço Daniel Berset. Simboliza a luta contra o uso e a fabricação de minas antipessoais. Equador e o Peru, ao longo de sua história republicana, enfrentaram uma disputa de fronteira, que se originou em 1995, o chamado conflito do Cenepa, no qual foram lançadas muitas minas antipessoal na fronteira comum, situação que atualmente ambos os Estados estão resolvendo de uma forma conjunta, coordenada e transparente. O trabalho do desminado humanitário entre Equador e Peru, constitui um compromisso dos Acordos de Paz assinados entre os dois países, que também fazem parte da Convenção de Ottawa sobre a proibição da utilização, armazenagem, produção e transferência de minas antipessoal e sobre sua destruição. Desde a assinatura do Acordo de Paz de Brasília entre Equador e Peru (1998), tornou-se Política de Estado a eliminação das minas na fronteira comum. A presença das minas terrestres tem causado impacto negativo em ambos os países, com destaque para um importante segmento da população de fronteira. A partir de 2001, essa Política de Estado que foi apresentada para a comunidade internacional, assim como suas necessidades de cooperação técnica e financeira a nível internacional. A comunidade internacional tem respondido de forma positiva com contribuições financeiras, materiais e assessoramento técnico. As ajudas financeiras e materiais são basicamente dos governos da Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, União Europeia, entre outros. A assessoria técnica é fornecida para equatorianos e peruanos, desde maio de 2003, por intermédio da OEA/JID, com a Missão de Assistência para a Remoção de Minas na América do Sul (MARMINAS). Assim, equatorianos e peruanos caminham juntos para declarar a América do Sul como território livre das minas antipessoais. É um desafio difícil que requer muito trabalho, confiança mútua, apoio e colaboração internacional.

7 COMUNICAÇÃO SOCIAL Página 7 1. ANIVERSÁRIOS: DATA NOME INSTITUIÇÃO 17/03 Antonio Vaz Freire Filho MARMINAS 19/03 José Roberto Nunes da Silva MARMINAS Os integrantes de MARMINAS saúdam os amigos, Cmt. Nunes e Capitão Vaz, desejando-lhes muita saúde, paz e sorte em todos os seus dias. 2. NOTÍCIAS DA IMPRENSA: Peru e Equador esperam terminar desminado da fronteira comum em LIMA - Peru e Equador esperam que o trabalho de desminado em sua fronteira comum seja concluído ao fim de 2013, afirmou a Ministra da Defesa do Equador, María Espinosa Garcés, em declarações publicadas hoje pela agencia oficial Andina. (03/03/2013). 3. BOAS VINDAS: É com grande alegria que no dia 18 de março, MARMINAS recebeu a noticia do nascimento do jovem José Tomás López Parra, segundo filho dos nossos amigos, Capitães Verónica Parra Poli e Miguel Angel López Arias, do Exército do Chile e irmão do querido Miguel Angel López Parra (Miguelito). Felicidades! Correio eletrônico: jefemarminas@hotmail.com marminas@aicma-ec.org Telefone: (593 2) Direção e revisão CMG (FN) JOSÉ ROBERTO NUNES DA SILVA Textos CMG (FN) JOSÉ ROBERTO NUNES DA SILVA MAJOR (Md) UBIRATAN DE O. MAGALHÃES CAP. (EB) ANTONIO VAZ FREIRE FILHO CAP. (EB) BRENO AlLBUQUERQUE SOUZA CT (FN) WAGNER FERREIRA OMARI Edição e tradução CAP.(CHILE) RODRIGO H. PINTO DÍAZ CAP.(CHILE) MARCELO A. GONZÁLEZ URBINA AD AUGUSTA PER ANGUSTA MISSÃO DE MARMINAS Supervisionar e monitorar o trabalho realizado pelo Equador e Peru, por intermédio do desenvolvimento de atividades de treinamento, assessoria técnica e monitoramento, a fim de certificar que as operações de Desminagem Humanitária levadas a cabo pelo CGDEOD (Equador) e pelo DIGEDEHUME (Peru), sejam realizadas de acordo com as Normas Nacionais de cada País, desde que estejam de acordo com as Normas Internacionais. Fotos

Página 2 UM POUCO DOS DEZ ANOS DE HISTÓRIA EM ALGUMAS IMAGENS

Página 2 UM POUCO DOS DEZ ANOS DE HISTÓRIA EM ALGUMAS IMAGENS M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) AGOSTO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T Ê N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) OUTUBRO 2013 NESTA EDIÇÃO Pág. Editorial. 1 Um pouco dos dez anos de história

Leia mais

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JAN.2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento! INFORME MENSAL ANO

Leia mais

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) DEZ.2012 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento! INFORME MENSAL ANO

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JULHO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Desde 2015 instrutores brasileiros ficam na Colômbia por dois anos, capacitando os militares da Marinha Nacional para a remoção

Leia mais

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L

M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L M I S S ÃO D E A S S I S T Ê N C I A À R E M O ÇÃO D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L Nesta Edição SET.2012 Mensagem do Chefe 1 AD AUGUSTA PER ANGUSTA (Com satisfação eliminamos o sofrimento) MENSAGEM

Leia mais

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR.

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR. Grupo de es Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) MENSAGEM DO CHEFE DO GMI-CO Primeiramente expressamos nossa satisfação em voltar às atividades de monitoreio nos sítios de trabalho de Desminagem Humanitária,

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA O GMI-CO realizou o Curso de Monitor Interamericano em Desminagem Humanitária, no período de 01 a 15 de abril para

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 11, NOVEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Mina Antipersonal

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 Em atendimento às normas fixadas na Resolução AG/RES 1452 (XXVII-0/97) 0/97) SUMÁRIO ESTRUTURA DA JID PRINCIPAIS ATIVIDADES DESMINAGEM HUMANITÁRIA MEDIDAS DE FOMENTO DA CONFIANÇA

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Em 11 de fevereiro, chegou em Bogotá-DC para realizar Visita Técnica ao o GMI-CO, o Cel Inf Carlos Henrique Guedes,

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 07, JULHO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA SITUAÇÃO DA DESMINAGEM NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Assistência

Leia mais

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S )

M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) M I S S Ã O D E A S S I S T E N C I A P A R A A R E M O Ç Ã O D E M I N A S N A A M É R I C A D O S U L ( M A R M I N A S ) JUNHO 2013 AD AUGUSTA PER ANGUSTA Com satisfação eliminamos o sofrimento. INFORME

Leia mais

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário Discurso de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário Chefe da Delegação de Portugal à Terceira Conferência de Revisão da Convenção sobre a Proibição da Utilização, Armazenagem,

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI Patricia Santos/CICV MISSÃO O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente

Leia mais

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Por Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos Com a crescente industrialização, aliada à busca de novas tecnologias, formas inovadoras de produção

Leia mais

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Líderes de alto escalão das forças armadas de 10 países reuniram-se no Chile para discutir a melhor forma de prestar assistência pan-regional em caso de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

PLC 116/10. Eduardo Levy

PLC 116/10. Eduardo Levy PLC 116/10 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Comissão de Assuntos Econômicos Comissão de Educação, Cultura

Leia mais

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA O CICV mantém um diálogo com as forças policiais dos países afetados por situações de violência que não atingem o nível de um conflito

Leia mais

Cenário Macroeconômico Brasileiro

Cenário Macroeconômico Brasileiro SWISSCAM Cenário Macroeconômico Brasileiro Antonio Delfim Netto 31 de Outubro de 2011 São Paulo, SP 1 I. Mundo: Passado e Presente 2,9% 1,6% 30% 23% 31% 24% 37% 22% 8% 2,4% 1,4% 7% 4,2 % 4% 3,3 % 3,7 %

Leia mais

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Linha Temática A A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ, DA CONFIANÇA, DA SEGURANÇA E DA COOPERAÇÃO NAS AMÉRICAS Subtema I Desenvolver Mecanismos para Fortalecer a Paz, a Segurança e a Cooperação no Hemisfério Equador

Leia mais

LAAD - Defence & Security

LAAD - Defence & Security LAAD - Defence & Security LAAD 2011 registra expansão inédita e presença recorde de autoridades e representantes da indústria A LAAD Defence & Security teve crescimento expressivo nesta oitava edição:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI facebook.com/cicv cicv_br www.cicv.org.br Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA N ACTIVIDADE RESPONSÁVEL LOCAL CORRESPONDENTE OBSERVAÇÕES 1.A Conformar um Grupo de Trabalho responsável de estabelecer

Leia mais

Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique

Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique Discurso de Sua Excelência Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique Cerimónia de Abertura da Conferência Renováveis na Eletrificação de Moçambique 2017 25 de Outubro de 2017

Leia mais

Instituto de Estudos e Marketing Industrial. Pesquisa de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações

Instituto de Estudos e Marketing Industrial. Pesquisa de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações Instituto de Estudos e Marketing Industrial Pesquisa de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações Apresentação Brasil Móveis 2006 Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil

Leia mais

PLANO GERAL DO SEMINÁRIO ON-LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO- AMERICANOS

PLANO GERAL DO SEMINÁRIO ON-LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO- AMERICANOS PLANO GERAL DO SEMINÁRIO ON-LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO- AMERICANOS Março de 2019 Página Intencionalmente em branco Página 1 de 8 IV

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular*

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Tomou posse nesta terça-feira (28) o novo secretário de Produtos de Defesa (Seprod), o economista Flávio Augusto Corrêa Basílio, sucedendo o brigadeiro

Leia mais

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO AG/RES. 2226 (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO (Aprovada na quarta sessão plenária, realizada em 6 de junho de 2006) A ASSEMBLÉIA GERAL, RECORDANDO suas resoluções AG/RES.

Leia mais

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO Viagens do Secretário-Geral Visita oficial à Espanha e participação no ciclo de conferências Iberoamérica: discursos claves, auspiciado pela

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS COM/TA/HOME/13/AD8 SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS A Comissão Europeia organiza um processo de seleção para criar uma lista de reserva para prover até quatro lugares

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA A República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, doravante referidas como as Partes

Leia mais

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)-Costa

Leia mais

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA FOLHETO Ed Ou/Getty Images/CICV Conflitos armados Segundo o Direito Internacional Humanitário (DIH), os restos mortais das pessoas que morreram durante um conflito

Leia mais

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Por Roberto Caiafa Em Brasília, evento inédito reúne grandes nomes nacionais e internacionais para debater a questão da segurança cibernética.

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

Pronunciamento do ministro Sergio Rezende, por ocasião da visita do presidente Lula ao Inpe (13/03/2007)

Pronunciamento do ministro Sergio Rezende, por ocasião da visita do presidente Lula ao Inpe (13/03/2007) Pronunciamento do ministro Sergio Rezende, por ocasião da visita do presidente Lula ao Inpe (13/03/2007) A contribuição do Inpe para o futuro do Brasil Há 60 anos, na década de 1940, o brigadeiro Casemiro

Leia mais

Fortalecimento das instituições de segurança: Capacidade Humana

Fortalecimento das instituições de segurança: Capacidade Humana Fortalecimento das instituições de segurança: Capacidade Humana Seminário de Líderes de Alto Nível Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS) Maio de 2017 Michelle Ndiaye Diretora do Programa de Paz

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 4 DE 26 DE ABRIL DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 4 DE 26 DE ABRIL DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 4 DE 26 DE ABRIL DE 2016. Institui projeto-piloto do teletrabalho no Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição conferida

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Sede Nacional - SP Fundação: 1937 - origem em um sindicato têxtil; Possui 1.200 empresas associadas e representa 4,5 mil empresas; Sede nacional

Leia mais

A Indústria de Defesa

A Indústria de Defesa A Indústria de Defesa Sergio Vaquelli Diretor Titular Adjunto COMDEFESA - Departamento da Indústria de Defesa Workshop A Base Industrial Mineira de Defesa FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N LD

PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N LD PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N 145 - LD 1. EMPRESA Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. 2. NOME DO PLANO Plano PAS 145 - LD 3. MODALIDADE DO STFC Serviço

Leia mais

Projeto: Estação Espacial

Projeto: Estação Espacial DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS DISCIPLINAS: FÍSICA, CIÊNCIAS NATURAIS, SOCIOLOGIA, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. Projeto: Estação Espacial DESCRIÇÃO Ao ver

Leia mais

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FRANCESA RELATIVO À COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FRANCESA RELATIVO À COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA Resolução da Assembleia da República n.º 30/2000 Tratado entre a República Portuguesa e a República Francesa Relativo à Cooperação no Domínio da Defesa, assinado em Paris em 30 de Julho de 1999 Resolução

Leia mais

AVANÇOS EM TECNOLOGIA: - Investimentos crescentes em P&D - Aumento da capacidade não-letal e maior precisão das armas - Custos crescentes dos equipamentos - Automação e robotização - Atuação em rede x

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 Alfeite, Corpo de Fuzileiros, 3 de junho de 2019 Senhores Embaixadores e representantes

Leia mais

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME 1 2001 2002 2003 2004 Transportes da Comunida Andina e interligações com o Brasil Educação justificativas Ciência e Tecnologia ações governamentais EU e NAFTA comparados ao Brasil Energia no Brasil Estágio

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Porto Príncipe, Haiti, 30 de setembro de 2010 17ª Edição BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Em 09 de setembro, a Força Tarefa 4º Esquadrão de Força de Paz realizou uma operação conjunta com

Leia mais

Direitos Humanos em Conflito Armado

Direitos Humanos em Conflito Armado Direitos Humanos em Conflito Armado Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria (...) são e manter-se-ão proibidas, em qualquer ocasião e lugar (...) As ofensas contra a vida e integridade física,

Leia mais

Assembleia Nacional. Assembleia Nacional, 29 de Outubro de Senhora Primeira Dama de Cabo Verde e Madrinha da Associação Colmeia

Assembleia Nacional. Assembleia Nacional, 29 de Outubro de Senhora Primeira Dama de Cabo Verde e Madrinha da Associação Colmeia Assembleia Nacional Discurso do Senhor Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, na abertura da I Conferência Internacional Para a Inclusão em Cabo Verde Assembleia Nacional, 29 de

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA 1.A Grupo de Trabalho sob a Perspectiva de Gênero Equador de Maio (por 1.B Seminário sob experiências dos Estados Membros

Leia mais

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE

Leia mais

A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea i) do artigo 161.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea i) do artigo 161.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. Resolução da Assembleia da República n.º 10/99 Protocolo de Adesão do Governo do Reino da Dinamarca ao Acordo Relativo à Supressão Gradual dos Controlos nas Fronteiras Comuns, assinado em Schengen a 14

Leia mais

Audiências do Governador

Audiências do Governador Relatório de Atividades Assessoria Especial para Assuntos Internacionais Exercício 216 1. Protocolo Em 216, foram organizadas24 audiências do Governador com autoridades estrangeiras. Seguem abaixo os gráfico

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO À BOLSA SANDUÍCHE DO EDITAL PrInt 2019 DO PPGAV/EBA/UFRJ

CHAMADA PÚBLICA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO À BOLSA SANDUÍCHE DO EDITAL PrInt 2019 DO PPGAV/EBA/UFRJ CHAMADA PÚBLICA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO À BOLSA SANDUÍCHE DO EDITAL PrInt 2019 DO PPGAV/EBA/UFRJ A Comissão PrInt-PPGAV e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da despedida da Força Nacional Destacada NRP Álvares Cabral Lisboa, 22 de janeiro

Leia mais

Cenário Mundial da Cafeicultura

Cenário Mundial da Cafeicultura Cenário Mundial da Cafeicultura VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil 22 a 25 de agosto de 2011 Araxá, MG, Brasil José Sette Diretor-Executivo interino Preço indicativo composto da OIC Médias mensais:

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/124/

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N LD

PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N LD PLANO ALTERNATIVO PARA CHAMADA LONGA DISTÂNCIA PLANO ALTERNATIVO N 178 - LD 1. EMPRESA Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. 2. NOME DO PLANO Plano Vip Único Internacional PAS N 178 LD

Leia mais

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO OBJETIVOS 1. Apresentar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); e 2.

Leia mais

O objetivo era maquiar suas contas a fim de que o país preenchesse os requisitos para ingressar na Zona do Euro, a moeda única europeia.

O objetivo era maquiar suas contas a fim de que o país preenchesse os requisitos para ingressar na Zona do Euro, a moeda única europeia. RISCO OPERACIONAL RISCO OPERACIONAL Em 2009, a situação da Grécia se complicou. Autoridades revisaram os relatórios financeiros e revelaram uma falsificação generalizada dos dados sobre o deficit e a dívida

Leia mais

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia CURRICULUM VITAE Identificação abreviada: Maj Eng João Correia 1. DADOS PESSOAIS Nome: João Manuel Pinto Correia Data de nascimento: 21 de março de 1977 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Militar Funções

Leia mais

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROPOSTA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOBRAL, 03/06/2015 PEDRO JORGE RAMOS VIANNA pjrvianna@hotmail.com COORDENADORIA

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Organização Internacional do Trabalho OIT. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Organização Internacional do Trabalho OIT Introdução Surgiu em 1919, na Conferência de Paz que aprovou o Tratado de Versalhes. Organização Internacional do Trabalho, conhecida como OIT, é uma agência especializada

Leia mais

PRIORIDADES EM SAÚDE GLOBAL. Experiências e reflexões da cooperação multi e bilateral da Fiocruz. Felix Rosenberg, MV, MMSc EPSJV / Fiocruz

PRIORIDADES EM SAÚDE GLOBAL. Experiências e reflexões da cooperação multi e bilateral da Fiocruz. Felix Rosenberg, MV, MMSc EPSJV / Fiocruz PRIORIDADES EM SAÚDE GLOBAL Experiências e reflexões da cooperação multi e bilateral da Fiocruz Felix Rosenberg, MV, MMSc EPSJV / Fiocruz Determinantes Sociais e Econômicos da Saúde As condições de saúde

Leia mais

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE I. Griberg/CICV ESTÁ ACONTECENDO AGORA... Médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância e socorristas são atacados enquanto tentam salvar

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

Robô usado no Afeganistão será 'arma' da PM na Copa em SP

Robô usado no Afeganistão será 'arma' da PM na Copa em SP G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 31/05/2014-09:52 Robô usado no Afeganistão será 'arma' da PM na Copa em SP Missão do Gate será combater terrorismo no estádio e nas ruas da cidade. Policiais terão

Leia mais

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, apresentou nesta quinta-feira (29) ao presidente da República Michel

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL PLANO ALTERNATIVO N LD

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL PLANO ALTERNATIVO N LD PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL PLANO ALTERNATIVO N 095 - LD 1. EMPRESA Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. 2. NOME DO PLANO Plano PAS - 095 - LD 3. MODALIDADE

Leia mais

Joint Comission International - JCI

Joint Comission International - JCI Joint Comission International - JCI Além dos padrões ONA, no Brasil, também é possível a acreditação pelos padrões da Joint Commission International (JCI), a divisão internacional da Joint Commission (EUA),

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO PRIMEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.11 17 de março de 2011 CICTE/DEC.1/11 Washington, D.C. 21 março 2011 Original: inglês DECLARAÇÃO

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Assinatura de Protocolos com Parceiros Institucionais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Assinatura de Protocolos com Parceiros Institucionais INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Assinatura de Protocolos com Parceiros Institucionais no âmbito do Dia da Defesa Nacional Ponta Delgada, Palácio da

Leia mais

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria-Executiva Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ivan Ramalho Secretário-Executivo RIO DE JANEIRO, 19 DE MAIO

Leia mais

SUMÁRIO. Sistema Tributário Nacional como Instrumento de Desenvolvimento. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL: PRINCÍPIOS e ESTRUTURA.

SUMÁRIO. Sistema Tributário Nacional como Instrumento de Desenvolvimento. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL: PRINCÍPIOS e ESTRUTURA. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE) SUMÁRIO Introdução Sistema Tributário Nacional como Instrumento de Desenvolvimento Marcelo Lettieri e-mail: marlettieri@gmail.com STN: princípios

Leia mais

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008. Brasil Brasília, setembro de 2008. I - Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional Índice Páginas 1.1 - Chegadas de turistas no Mundo por Regiões e Sub-regiões - 2003-2007 03 1.2 - Chegada de turistas:

Leia mais

Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil!

Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil! Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil! Michael Axmann Organização Internacional para Mão de Obra Departamento de Políticas de Emprego Curso eletivo 08 de agosto de 2016

Leia mais

MB ASSOCIADOS. A agenda econômica internacional do Brasil. CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011

MB ASSOCIADOS. A agenda econômica internacional do Brasil. CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011 MB ASSOCIADOS A agenda econômica internacional do Brasil CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011 1 Cenário base 2011 2014 Crescimento mundial deverá ser da ordem de 4,0% a.a. Os países do G7 devem crescer

Leia mais

Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy

Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy Em 2007 o PIB de São Paulo foi de R$902 bi (US$ 463 bi): 34 % do PIB do Brasil Só é menor que o PIB de 26 países no mundo É maior que o PIB dos seguintes

Leia mais

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE Em 11 de março de 1985, assume o governo soviético MIKHAIL GORBACHEV; Anuncia então os projetos da GLASNOST (liberdade de expressão) e da PERESTROIKA (reforma

Leia mais

14º Encontro de Energia - FIESP

14º Encontro de Energia - FIESP 14º Encontro de Energia - FIESP Aspectos Normativos e Legais da Eficiência Energética A contribuição da norma ISO 50001 para a Eficiência Energética São Paulo, 06 de agosto de 2013 Objetivo Promover a

Leia mais

Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais

Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais Prevenção e assistência na preparação frente a emergências potenciais Parte das iniciativas comunitárias do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) com nações parceiras das Américas do Sul e Central e o Caribe

Leia mais

NUEVOPAIS PAZ EQUIDAD lducacion

NUEVOPAIS PAZ EQUIDAD lducacion - colombla renace TODOSPORUN NUEVOPAIS PAZ EQUIDAD lducacion Gobernación denariño Secretaria-Geral Ibero-Americana QUEM SOMOS? A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) é o único organismo internacional

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Observatório do Turismo de Bonito-MS Boletim Informativo Setembro 2015

Observatório do Turismo de Bonito-MS Boletim Informativo Setembro 2015 Observatório do Turismo de Bonito-MS Boletim Informativo Setembro 215 Cooperação técnica: Observatório do Turismo de Bonito-MS Qual a quantidade de turistas de turistas que recebemos? De onde eles vêm?

Leia mais