LEGALE Cursos Jurídicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGALE Cursos Jurídicos"

Transcrição

1 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

2 P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES Especialista em Direito Notarial e Registral pela Escola Paulista de Direito - EPD. Professor da Escola Superior de Advocacia ESA Professor do MBA Imobiliário - Legale Cursos Jurídicos Professor da Pós-Graduação em Direito Imobiliário da Unicuritiba Professor do SINDIMÓVEIS/PR Professor do Instituto Conde Matarazzo/SC Autor e coordenador do Manual Lex Magister de Prática Imobiliária Notarial e Registral publicado entre os anos de 2010 a 2013 (147 fascículos).

3 1. Introdução LITIGIOSO Poder judiciário = ofícios judiciais (JUSTIÇA) D.MATERIAL Desjudicialização CONSENSUAL Particulares ou Ofícios extrajudiciais

4 2. Relação dos direitos reais e pessoais CRITÉRIO D. PESSOAL D. REAL S. Ativo Credor Proprietário S. Passivo Devedor Coletividade (erga omnes) Objeto Prestação Imóvel FG Aquisição Consensualismo + Título (Formal e solene) Princípio matriz Registro no RI Autonomia Numerus clausus (art. 1225, CC) Ação judicial Inadimplente Contra quem esteja no bem

5 3. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 3.1. Conceito - Os serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. (art. 1º, da Lei Federal nº 8.935/94).

6 3. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 3.2. Regime jurídico a) Norma constitucional - art. 236, CF b) Norma Estruturante do Sistema - Lei 8.935/94 c) Norma Tributária - Lei /00 (emolumentos) - Leis estaduais (Em SP = Lei /02) d) Normas Procedimentais - Art. 22, XXV, CF - Competência privativa da União = Registros Públicos - Lei 6.015/73 (Lei dos Registros Públicos) - Lei 9.492/97 (Lei dos Tabelionatos de Protestos)

7 3. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 3.3. Princípio da autenticidade (fé pública) a) Forma (Registros públicos) Art. 212, L. 6015/73 e art , CC LRP. Art Se o registro ou a averbação for omissa, imprecisa ou não exprimir a verdade, a retificação será feita pelo Oficial do Registro de Imóveis competente, a requerimento do interessado, por meio do procedimento administrativo previsto no art. 213, facultado ao interessado requerer a retificação por meio de procedimento judicial. (Redação dada pela Lei nº , de 2004)

8 3. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 3.3. Princípio da autenticidade (fé pública) b) Conteúdo (Tabelionato de Notas) Art. 215, 1º, II e IV, CC Ora, ato notarial não se equipara a ato de registro e eles têm naturezas jurídicas distintas, não obstante sejam semelhantes quanto à forma pública: a) registro é ato administrativo e, portanto, ato jurídico de direito público; b) ato notarial (p. ex.: escritura pública de venda e compra, mandato por instrumento público, etc.) é negócio jurídico (bilateral, como no caso da venda e compra, e, por isso, qualificado como contrato ; ou unilateral, como no caso de declaração unilateral de vontade) que, não obstante tenha a forma pública e seja lavrado por servidor público, sua natureza (objeto ou conteúdo) é de direito privado, em regra, do sub-ramo do direito das obrigações. (Processo nº , D.J.E ª VRP/SP)

9 3. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 3.4. Comparativo das atividades notarial e registral CRITÉRIO D. NOTARIAL D. REGISTRAL Princípio BASE Autonomia Privada (4º, LINDB) ou juridicidade Legalidade (37, CF) Legalidade estrita Discricionária (dispositiva) Vinculada (cogente) Autenticidade Intrínseca Extrínseca Publicidade Inter partes/passiva Erga omnes/ativa Objeto de tutela Vontade (Imediação) Título aquisitivo de direitos (Não há imediação)

10 4. Ata notarial 4.1. Conceito é o instrumento dotado de fé pública, de competência exclusiva do Tabelião de Notas, no qual assenta a narração de fatos jurídicos, envolvendo ou não pessoas ou coisas, constatados pelos seus sentidos (olfato, paladar, audição, visão ou tato)

11 4. Ata notarial 4.2. Elementos (i) a narrativa de um fato; (ii) presença do Tabelião de Notas; 4.3. Bem jurídico Pré-constituição de prova de qualquer fato. Kioitsi Chicuta, (...) em seu sentido lógico, a prova nada mais significa do que a demonstração ou a comprovação da verdade de uma proposição, qualquer que seja sua natureza.

12 4. Ata notarial 4.4. Natureza jurídica Plano da existência apreensão do fato jurídico pelo Tabelião de Notas Plano da validade forma prescrita (art. 7º, inciso III, Lei nº 8.935/94) Plano da eficácia ato-fato jurídico

13 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Sujeito ativo - Tabelião de Notas (MG) (Provimento nº 260/CGJ/2013) - Art A ata notarial, dotada de fé pública e de força de prova pré-constituída, é o instrumento em que o tabelião, seu substituto ou escrevente, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente os fatos, as coisas, pessoas ou situações para comprovar a sua existência ou o seu estado. (grifo nosso)

14 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Sujeito ativo - Tabelião de Notas (PR) (Provimento 249/2013 CGJ) - Art Ata notarial é a certificação de fatos jurídicos, a requerimento da parte interessada e por constatação pessoal do tabelião, do substituto ou do escrevente, cujo objeto não comporte a lavratura de escritura pública. Pode ser lavrada ata notarial, entre outros exemplos, para a captura de imagens e de conteúdo de sites (Internet), vistorias em objetos e lugares, bem como narração de situações fáticas, com o intuito de prevenir direitos e responsabilidades.

15 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Sujeito ativo - Tabelião de Notas (SC) - Art Na lavratura da ata notarial, o tabelião deverá efetuar narração objetiva de uma ocorrência ou fato por ele constatado ou presenciado. (RS) (Prov. nº 32/06-CGJ, atualizado até o prov. 02/2015) - Art. 628 Ata Notarial é a narração objetiva de uma ocorrência ou fato, presenciado ou constatado pelo Tabelião. (SP) NSCGJ - Capítulo XIV - item 137. Ata notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos jurídicos presenciados ou verificados pessoalmente pelo Tabelião de Notas.

16 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Sujeito passivo QUALQUER PESSOA (CAPAZ ou INCAPAZ) Essa afirmação fundamenta-se na prescindibilidade da assinatura confirmatória da pessoa que requereu a ata notarial, haja vista a natureza narrativa da ata notarial, como aduz o art. 235, parágrafo segundo do Código de Normas do Estado de Minas Gerais, situação omitida nos Códigos de Normas de outros Estados Código de Normas do Pessoal Extrajudicial do Estado de Minas Gerais (Provimento nº 260/CGJ/ Art (...) 2º. Recusando-se o solicitante a assinar a ata, será anotada a circunstância no campo destinado à sua assinatura. (grifo nosso)

17 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Objeto QUALQUER FATO JURÍDICO (i) COISAS, na hipótese da narrativa da existência material ou não de algum objeto; (ii) DOCUMENTOS, que seria a situação da autenticação de documentos ou suas cópias, a verificação da presentação ou representação de uma associação, a posse por determinada pessoa ou a recusa de assinatura em documentos; (iii) PESSOAS, na situação da constatação da existência ou não de uma pessoa, situação pela qual exigiria a identificação do sujeito, ou seu estado físico; e (iv) ATOS HUMANOS, que seriam as hipóteses da autenticação das ações da pessoa.

18 4. Ata notarial 4.5. Estrutura jurídica Forma Protocolar (Eficácia) e Extraprotocolar (Formação) Não há impedimento legal algum para ambas as formas, pois a fé pública não se encontra no papel, mas na pessoa do Tabelião de Notas. Lei nº 8.935, de Art. 30. São deveres dos notários e dos oficiais de registro: I - manter em ordem os livros, papéis e documentos de sua serventia, guardando-os em locais seguros; (grifos nossos) OBS: RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA UNICIDADE DO ATO.

19 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.1. Tempo de posse Prov. 58/89 Tomo II Cap. XIV item Da ata notarial para fins de reconhecimento extrajudicial de usucapião, além do tempo de posse do interessado e de seus sucessores, poderão constar: a) declaração dos requerentes de que desconhecem a existência de ação possessória ou reivindicatória em trâmite envolvendo o imóvel usucapiendo;

20 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.1. Tempo de posse Prov. 58/89 Tomo II Cap. XIV item Da ata notarial para fins de reconhecimento extrajudicial de usucapião, além do tempo de posse do interessado e de seus sucessores, poderão constar: a) (...) b) declarações de pessoas a respeito do tempo da posse do interessado e de seus antecessores;

21 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.2. Organização dos documentos Prov. 58/89 Tomo II Cap. XIV item Da ata notarial para fins de reconhecimento extrajudicial de usucapião, além do tempo de posse do interessado e de seus sucessores, poderão constar: a) (...); b) (...); c) a relação dos documentos apresentados para os fins dos incisos II (planta), III (feitos ajuizados) e IV (justo título), do art. 216-A, Lei 6.015/73.

22 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.3. Arquivamento de documentos Prov. 58/89 Tomo II Cap. XIV item Os documentos apresentados para a lavratura da ata notarial serão arquivados em classificador próprio, obedecidos, no que couber, os itens da Seção II, deste Capítulo;

23 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.3. Arquivamento de documentos Prov. 58/89 Tomo II Cap. XIV item Aplicam-se à ata notarial de reconhecimento extrajudicial de usucapião os itens 5, 5.1 e 5.2, deste Capítulo XIV (Princípio da territorialidade).

24 5. Ata notarial para fins de usucapião extrajudicial 5.5. Base de cálculo dos emolumentos XX Congresso de Direito Notarial, realizado em 03/10/2015. Enunciado nº 08 - A ata notarial para fins de usucapião tem conteúdo econômico.

25 6. Usucapião extrajudicial 6.1. Do título de posse a) Documentos particulares - Recibos, Proposta com aceite, s, Cartas de cobrança b) Documentos públicos - Escrituras públicas, títulos judiciais c) Impostos - IPTU - ITR - CND - Contribuições condominiais

26 6. Usucapião extrajudicial 6.1. Do título de posse d) Ata(o) notarial - Será instrumento pré-processual. - A identidade, a declaração de posse, ou atos que não sejam sujeitos a fé pública, poderão ser qualificados pelo Registro de Imóveis. - Como haverá a audiência pelo RI, haveria necessidade da ata feita pelo Tabelião de Notas?

27 6. Usucapião extrajudicial 6.2. Da certidão de propriedade do imóvel usucapiendo e dos confrontantes a) Transcrição ou matrícula b) Títulos de vínculo jurídico - Títulos translativos - Títulos que onerem o imóvel (CCV, Procuração em causa própria ou Mandato em causa própria, cessões de direitos, etc) - Títulos judiciais (separação, inventário etc)

28 6. Usucapião extrajudicial 6.2. Da certidão de propriedade do imóvel usucapiendo e dos confrontantes c) Planta e memorial descritivo - Assinado por profissional habilitado - Anotação de responsabilidade técnica - Assinatura dos titulares de direitos reais - Assinatura dos titulares de outros direitos Obs: DISPENSADA A PLANTA QUANDO O IMÓVEL FOR EM CONDOMÍNIO EDILÍCIO

29 6. Usucapião extrajudicial 6.2. Da certidão de propriedade do imóvel usucapiendo e dos confrontantes c) Planta e memorial descritivo Obs: Será possível usucapir imóvel rural menor que a fração mínima de parcelamento (fmp)? Obs: Será possível usucapir imóvel com restrições urbanísticas? Obs: Poderia haver como objeto de usucapião, outros direitos reais?

30 6. Usucapião extrajudicial 6.3. Das certidões NEGATIVAS de feitos ajuizados a) Feitos ajuizados estaduais - Ações cíveis b) Feitos ajuizados federais - Ações cíveis - Ações fiscais c) Feitos ajuizados trabalhistas* d) CNDT* e) Certidão Negativa de Indisponibilidade*

31 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 1º) Requerimento 1.1. Será exigível o reconhecimento de firma? 1.2. A procuração do advogado será obrigatória? 1.3. Quais serão os elementos do requerimento? Será simples, ou deverá ser espelhada no modelo judicial? 1.4. Se no requerimento houver a assinatura do advogado, é possível suprimir a exigência da procuração, em analogia do procedimentos da Lei /07 (Separações, Divórcios e Inventários Extrajudiciais)?

32 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 2º) Base de cálculo No requerimento deverá constar o valor do bem usucapiendo. Obs: Poderá haver impugnação de valor pelo RI?

33 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 3º) Prenotação (art. 174 e 221, L /73) A prenotação do título na serventia imobiliária gera preferência (arts. 182, 183 e 205, L /73) contra direitos reais contraditórios advindos de outros títulos. Ler art. 12, L /73 Prov. 58/89, Tomo II, Cap. XX, item Nenhuma exigência fiscal, ou dúvida, obstará a apresentação de um título e o seu lançamento no Protocolo, com o respectivo número de ordem, salvo o depósito prévio de emolumentos, nas hipóteses em que há incidência deste.

34 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 4º) Autuação suspensão do prazo da prenotação 5º) Qualificação a) prazo legal: 30 dias (art. 188, L /73) b) prazo normativo: 10 dias (item 43, Cap. XX, Tomo II, Prov. 58/89) 43. O prazo para exame, qualificação e devolução do título, com exigências ou registro, será de 10 (dez) dias, contados da data em que ingressou na serventia.

35 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 5º) Qualificação c) Prazo excepcional: 20 dias (item 43.3, Cap. XX, Tomo II, Prov. 58/89) Caso ocorram dificuldades na qualificação registral em razão da complexidade, novidade da matéria, ou volume de títulos apresentados em um mesmo dia, o prazo poderá ser prorrogado, somente por uma vez, até o máximo de 10 (dez) dias, desde que emitida pelo Oficial nota escrita e fundamentada a ser arquivada, microfilmada ou digitalizada com a documentação de cada título As disposições acima não se aplicam às hipóteses de prazos previstos em lei ou decisão judicial.

36 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 5º) Qualificação (limites da independência jurídica) Ex: Apesar de se tratar de título judicial, está ele sujeito à qualificação registrária. O fato de tratar-se o título de mandado judicial não o torna imune à qualificação registrária, sob o estrito ângulo da regularidade formal, O exame da legalidade não promove incursão sobre o mérito da decisão judicial, mas à apreciação das formalidades extrínsecas da ordem e à conexão de seus dados com o registro e a sua formalização instrumental" (Ap. Cível nº /1).

37 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 6º) Notificações dos entes públicos ( 3º) a) Notificação pessoal (Cartório de Títulos e Documentos) b) Notificação pelo correio com AR c) Prazo para resposta: 15 dias

38 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 7º) Notificações dos titulares de direitos reais do imóvel usucapiendo ( 2º, art. 216-A, LRP) a) Notificação pessoal pelo REGISTRADOR COMPETENTE (RI) b) Notificação pelo correio com AR c) Prazo para resposta: 15 dias d) Efeito: Discordância* * VENIRE CONTRA FACTUM PROPRIUM LEGALIZADO

39 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 8º) Notificações dos confinantes ( 2º, art. 216-A, LRP) NCPC - Art. 246, 3o Na ação de usucapião de imóvel, os confinantes serão citados pessoalmente, exceto quando tiver por objeto unidade autônoma de prédio em condomínio, caso em que tal citação é dispensada.

40 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 9º) Publicação do edital para terceiros interessados ( 4º, art. 216-A, LRP) a) Jornal de grande circulação b) 15 (quinze) dias para manifestação

41 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 10º) Realização de diligências ( 5º, art. 216-A, LRP) a) Hipótese: Eventual dúvida do registrador imobiliário b) Procedimento: b.1. Exigência de saneamento da dúvida pelo interessado b.2. Saneamento da dúvida pelo próprio Oficial do Registro de Imóveis b.3. Possibilidade de haver audiência com o Oficial b.4. Possibilidade de haver a gravação da audiência

42 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 11º) Impugnação do pedido ( 10, art. 216-A, LRP) a) Titulares de direitos reais b) Titulares de outros direitos c) Entes públicos d) Terceiros interessados 1º Procedimento: Tentativa de conciliação pelo RI (item 418, Cap. XX, Tomo II, Prov. CGJ/SP 58/89) 2º Procedimento: Remessa ao juiz corregedor

43 6. Usucapião extrajudicial 6.4. Do procedimento registral 12º) Após o edital e diligências ( 6º, art. 216-A, LRP) a) Deferimento do pedido: Registra-se a USUCAPIÃO b) Indeferimento do pedido ( 8º, art. 216-A, LRP): b.1. Suscitação de dúvida ( 7º, art. 216-A, LRP) Procedimento do art. 198 a 204, L /73 b.2. Propositura de ação judicial ( 9º, art. 216-A, LRP) Procedimento dos arts. 246 e 259, NCPC.

44 6. Usucapião extrajudicial 6.5. Do parecer do MP NCPC - Art O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam: I - interesse público ou social; II (...); III (...). Obs: Será intimado de todos os atos do processo (art. 179, NCPC) Obs: Terá prazo em dobro (art. 180, NCPC)

45 OBRIGADO Contato: Facebook: Marcus Vinicius Kikunaga

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 14.09.2017 MBA 12 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

LEGALE EDUCACIONAL. Tema: ATA NOTARIAL Prof. Kikunaga

LEGALE EDUCACIONAL. Tema: ATA NOTARIAL Prof. Kikunaga LEGALE EDUCACIONAL Tema: ATA NOTARIAL 21.06.2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br) Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

Tema: Processo de dúvida registral Expositor: Marcus Kikunaga

Tema: Processo de dúvida registral Expositor: Marcus Kikunaga Tema: Processo de dúvida registral Expositor: Marcus Kikunaga 29.05.2019 Email: kikunaga@kikunaga.adv.br mkikunaga1 marcus vinicius kikunaga II P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO

PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO Em conformidade com o que estabelece o artigo 216-A da Lei n. 6.015/73, incluído pela Lei n. 13.105, de 16/3/2015, sem prejuízo da via jurisdicional,

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

PROVIMENTO Nº 05/2016. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROVIMENTO Nº 05/2016. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO Nº 05/2016 Dispõe sobre os procedimentos administrativos concernentes ao reconhecimento extrajudicial de usucapião. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS 1. A usucapião consiste em uma forma de aquisição originária de propriedade. Da própria análise da etimologia do termo usus capere extrai-se a ideia de

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. cartoriovolpi

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.  cartoriovolpi ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br cartoriovolpi Ata Notarial Previsão Legal: art.236 C.F. Lei 8935/94 arts. 6 e 7 incisos III. CPC art. 364. Provimentos

Leia mais

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE Usucapião Extrajudicial B ÍNDICE 11...11 Introdução...19 1._ Capítulo I Panorama Atual da Crise Judiciária...23 1.1. Considerações gerais... 24 1.2. Direito de acesso à jurisdição... 37 1.3. Celeridade

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

Ata Notarial. Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa

Ata Notarial. Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa Ata Notarial Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa Conceito Ata notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos jurídicos presenciados ou verificados pessoalmente pelo Tabelião de Notas. Item

Leia mais

Direito Notarial Imobiliário MBA 13

Direito Notarial Imobiliário MBA 13 Legale Educacional Direito Notarial Imobiliário 16.12.2017 MBA 13 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

2

2 A Usucapião surgiu nos primeiros séculos após a fundação da cidade de Roma, com objetivo de minimizar problemas sociais da época provocados pelas incertezas, cada vez mais crescentes, sobre posses e propriedades

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br Ata Notarial Previsão Legal: art.236 C.F. Lei 8935/94 arts. 6 e 7 incisos III. CPC art. 364. Provimento 59 Corregedoria

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins Facebook: Dennis Martins Cel.

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins   Facebook: Dennis Martins Cel. USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS Dennis Martins E-mail: martins.dennis@gmail.com Facebook: Dennis Martins Cel. (48) 9116-3266 O Novo CPC introduziu na Lei de Registros Públicos uma nova

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos Da teoria da representação Procurações comuns Procurações em causa própria 18/05/2017 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br)

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Estrutura Jurídica da Relação Notarial: Previsão está na Lei 8935, art. 7º, parágrafo único. Forma

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

Promessa e Compromisso de Compra e Venda

Promessa e Compromisso de Compra e Venda Legale Cursos Jurídicos Promessa e Compromisso de Compra e Venda 04/10/2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Direito Notarial Imobiliário MBA 11

Direito Notarial Imobiliário MBA 11 Legale Educacional Direito Notarial Imobiliário 04.03.2017 MBA 11 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG

Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Palestra apresentada em 29.09.2017 1 LRP: Art. 216-A. Sem prejuízo

Leia mais

DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral

DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral LEGALE EDUCACIONAL DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral 27/09/2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Legale Cursos Jurídicos

Legale Cursos Jurídicos Legale Cursos Jurídicos MBA 12 Noções fundamentais de Direito Imobiliário 2017 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015; b) Lei

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento X Certificação Situar o imóvel rural no globo terrestre,

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos Procuração em causa própria 16/12/2017 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br) Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos Procuração em causa própria 19/06/2018 Prof. Marcus Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br) Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

Direito Notarial Imobiliário MBA 13

Direito Notarial Imobiliário MBA 13 Legale Educacional Direito Notarial Imobiliário 17.02.2018 MBA 13 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE IMPORTANTE REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE A Ata Notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos presenciados ou verificados

Leia mais

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 CONCLUSÕES DA PLENÁRIA DE REGISTRO DE IMÓVEIS TEMA: GERAL 1. Deve-se realizar

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA NOVO CPC ART. 1.071 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (LEI N. 6.015/1973, ART. 216-A CIRCULAR N. 26/2016-CGJ-SC)

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO

DIREITO IMOBILIÁRIO P á g i n a 1 Professor Marcus V. Kikunaga DIREITO IMOBILIÁRIO imobiliário5@legale.com.br TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL PRINCÍPIOS 1- Publicidade (Discutido na aula anterior) Princípio da

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Art. 216-A da Lei Federal nº 6.015/1973, introduzido pela Lei Federal 13.105/2015 e alterado pela Lei Federal 13.465 de 11/07/2017) 1) Requerimento dos interessados, com sua qualificação

Leia mais

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular.

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular. PROFESSOR Kikunaga Aula 27.02.2019 Teoria Geral do Direito Notarial e Registral Art. 236 CF - Atividade Notarial (Sui Generis) Objetivo outorgar a fé pública do estado para um particular. OBS: Fé-Pública:

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016. Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro.

PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016. Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro. PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016 Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro. A Desembargadora MARIA AUGUSTA VAZ MONTEIRO DE FIGUEIREDO, Corregedora-Geral

Leia mais

Usucapião Extrajudicial. Ponta Grossa - Paraná Fevereiro

Usucapião Extrajudicial. Ponta Grossa - Paraná Fevereiro Usucapião Extrajudicial Ponta Grossa - Paraná Fevereiro - 2017 Usucapião extrajudicial Desjudicialização e Valorização dos Notários e Registradores imobiliários. Vantagens do pedido de usucapião extrajudicial

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL Direito Notarial Origem: decorre de uma função social = uniformizar linguagem para manifestação do consentimento (manifestação

Leia mais

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj.

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 10/05/2018 DO SISTEMA REGISTRAL. Necessário relembrar do DIREITO REAL: Direito Pessoal Direito Real Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação

Leia mais

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. DIFERENÇAS ENTRE OS CARTÓRIOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: Mandato Procuração É relação contratual bilateral

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016

PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016 PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016 Republicação corretiva * Acrescenta o Art. 219 A no Título II, Capítulo II, Seção III e o Capítulo XVI Da Usucapião Extrajudicial no Título VII do Código de Normas

Leia mais

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 35, DE 20 DE JULHO DE 2016. Dispõe sobre os procedimentos administrativos concernentes ao reconhecimento extrajudicial de usucapião, revogando o Provimento CGJ/AL nº 11, de 04 de maio de

Leia mais

Retificação Extrajudicial Daniela Rosário Rodrigues

Retificação Extrajudicial Daniela Rosário Rodrigues Daniela Rosário Rodrigues Retificação: finalidade e espécies artigo 212, LRP. Retificação extrajudicial Art. 213, LRP: de ofício; unilateral; bilateral. Retificação Bilateral artigo 213, II, LRP: RECURSO

Leia mais

Tabela de atos cartoriais

Tabela de atos cartoriais Page 1 of 6 Tabela de atos cartoriais Código Nome Natureza 1 Escritura pública de quitação 2 3 4 5 6 Escritura pública de extinção de condom. e div., sem conteúdo financ. e de individ. com determ. de econom.(lei

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADO 1 PACTO ANTENUPCIAL: Quando do registro da escritura pública de pacto antenupcial no Livro 3 Registro Auxiliar, na circunscrição competente (local do

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos notariais: - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J. Atos protocolares

Leia mais

IV Curso de Introdução à Atividade Notarial

IV Curso de Introdução à Atividade Notarial IV Curso de Introdução à Atividade Notarial Organização: Apoio: Conceito: A ata notarial é um documento público que possui o mesmo valor probatório de uma escritura pública, fazendo prova dos fatos nela

Leia mais

Direito Notarial Imobiliário MBA 15

Direito Notarial Imobiliário MBA 15 Legale Educacional Direito Notarial Imobiliário 09.3.2019 MBA 15 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE

ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE ENUNCIADO 1 CLÁUSULAS RESTRITIVAS: Nas escrituras de doação não é necessário justificar a imposição de cláusulas restritivas sobre a legítima. A necessidade de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Princípios Registrais: a) P. Inoponibilidade: direito real. Proteção do terceiro de boa-fé. Admissão

Leia mais

INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL.

INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL. Prof. Marcus Kikunaga TURMA 14 01/03/2018 INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL. O sistema jurídico é um conjunto de normas e princípios que regem as relações sociais, regulado pela Lei de Introdução as Normas do

Leia mais

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN 1. Requerimento devidamente assinado com a firma reconhecida,

Leia mais

Legale Cursos Jurídicos

Legale Cursos Jurídicos Legale Cursos Jurídicos Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 2016 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 2019 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0324.14.007011-5/001 Númeração 0070115- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Ana Paula Caixeta Des.(a) Ana Paula Caixeta 25/06/2015 02/07/2015 EMENTA:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Kikunaga 1-) Estrutura: Litigioso D. Material BUSCAR A PAZ SOCIAL Consensual Prescrito Plúrima Única Não Defeso Descumprimento

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Linguagem. Averbação é o ato administrativo de alteração

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos MBA 12 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga Tema: Vícios dos negócios, a necessidade de Due diligence e o falso princípio da concentração dos atos na matrícula 1. Vícios dos negócios jurídicos 1.1. Dos vícios

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - Teoria e Prática -

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - Teoria e Prática - USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - Teoria e Prática - ADRUALDO MONTE ALTO NETO, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, especialista em Direito Imobiliário pela Universidade Estácio

Leia mais

TABELA XI ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA XI ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA XI DOS TABELIÃES DE NOTAS I. Reconhecimento de firma: Sem valor declarado 21,73 R$ 3,41 b) Com valor declarado, e por autenticidade 43,60 R$ 6,85 II. Autenticações de papéis, documentos e fotocópias,

Leia mais

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2019 Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código Brutos (B/C do Recompe-MG) (Fundo de Compensação)

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2018 Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código 93,32 5,28 88,04 4,40 29,34

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL Página 1 TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL I - Escritura Pública com valor declarado: R$ 234.600,01 a R$ 351.900,00 R$ 4.005,64 R$ 7,53 R$ 200,66 R$ 120,39 R$ 200,66 R$ 240,79 R$ 401,32

Leia mais

Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado

Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 21-09-2017 Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos protocolares: a) Escritura: Previsão art. 215 do C.C + lei 7433/85

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. A atividade notarial é considerada fundamental para uniformização da linguagem.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. A atividade notarial é considerada fundamental para uniformização da linguagem. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Atividade notarial: A atividade notarial é considerada fundamental para uniformização da linguagem.

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Pablo Rodrigo Souza SILVA 1 Jose Eder Oliveira de PAULA 2 Misael Honorato de ALMEIDA 3 Guilherme Henrique Baby Carneiro SILVA 4 RESUMO: O novo Código de Processo Civil regulamentado

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral 2019 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL. Arthur Del Guércio Neto

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL. Arthur Del Guércio Neto USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL Arthur Del Guércio Neto Ata notarial é o instrumento público pelo qual o tabelião, ou preposto autorizado, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente os fatos,

Leia mais

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00.

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00. b) Sobre o que exceder de R$ 50,00 até R$.000,00, adicional de 2% 5% c) Sobre o que exceder de R$.00,00 até R$5.000,00. adicional de % 6% 2. Sobre o que exceder de R$ 5.00,00, adicional de 0,5% 6,50% a)

Leia mais

R$ 2,00 R$ 6,00 10,00 2,00 R$ 128,20 169,10 30,00 10,90 R$ 16,90 R$ 166,20 40,00 223,10 R$ 43,20 10,90 13,00

R$ 2,00 R$ 6,00 10,00 2,00 R$ 128,20 169,10 30,00 10,90 R$ 16,90 R$ 166,20 40,00 223,10 R$ 43,20 10,90 13,00 TABELA IV REGISTRO DE IMÓVEIS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS REGISTRADORES DE EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL IMÓVEIS 1. Dos atos relativos a situações jurídicas sem conteúdo financeiro: 1.1 Protocolo de qualquer

Leia mais

PROFESSOR Marcus Vinicius Kikunaga. Propriedade. Coisas próprias - Perpetuidade. Dir. Laje. - Norma Geral: C. Civil

PROFESSOR Marcus Vinicius Kikunaga. Propriedade. Coisas próprias - Perpetuidade. Dir. Laje. - Norma Geral: C. Civil PROFESSOR Marcus Vinicius Kikunaga P á g i n a 1 Direitos Reais - Norma Geral: C. Civil Coisas próprias - Perpetuidade Fruição Coisas alheias Garantia Aquisição Sui generis Propriedade Dir. Laje DL 58/37

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 2,00 R$631,80 de 234.600,01

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA EM DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO Des. José Olegário Monção

Leia mais

PORTARIAS Nº 4.593/2015 TABELA DE TABELIONATO DE NOTAS (TABELA 22 LEI 6370/12)

PORTARIAS Nº 4.593/2015 TABELA DE TABELIONATO DE NOTAS (TABELA 22 LEI 6370/12) 1 - Escritura com valor Declarado ATOS PORTARIAS Nº 4.593/2015 TABELA DE TABELIONATO DE NOTAS (TABELA 22 LEI 6370/12) Valor do Ato Tab.01.5 - FETJ - FUNPERJ FUNDPERJ FUNARPEN ATOS MUTUA/ Tab. 01.4 GRATUITOS

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo(s) proprietário(s) com reconhecimento de assinatura(s), indicando o número da matrícula/transcrição imobiliária. (Modelo

Leia mais