pode entrar, sentar-se e assistir qualquer ensaio sem ser incomodado. Há, porém,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "pode entrar, sentar-se e assistir qualquer ensaio sem ser incomodado. Há, porém,"

Transcrição

1 219 entrada na Igreja é pública e qualquer pessoa interessada ou algum transeunte pode entrar, sentar-se e assistir qualquer ensaio sem ser incomodado. Há, porém, um controle de presença dos efetivos e de suas participações nos eventos, figura 136. Figura 134. Maestro Wainner à esquerda e Maestro Samuel à direita, conduzindo o ensaio no mesmo dia. Nos detalhes, ao fundo, vê-se pessoas assistindo esse ensaio. Figura 135. Nos detalhes, vêem-se crianças no meio da Orquestra durante o ensaio. Figura 136. Relatório de controle de presenças de efetivos, preenchido durante os ensaios e cultos.

2 220 Em outubro de 2009 a Orquestra Jahn Sörheim e Coro Principal apresentaram o Gloria de Antonio Vivaldi, fizeram mais de seis meses de ensaios com coral, dividiram a orquestra em naipes, figura 137, e prepararam cada naipe antes do ensaio geral com o Coral. Na apresentação nos chamou a atenção: a) um cravo que foi alugado exclusivamente para a apresentação dessa peça, figura 138; b) a montagem da orquestra, seguindo padrões anteriores ao que vemos na orquestra moderna, [violas à frente dos violoncelos]; c) uma equipe de filmagem que entrava na orquestra durante a execução para filmar os músicos; pareceu-nos que a intervenção de tais cinegrafistas não atrapalhou a regência, nem os conduzidos; o Coro, os Solistas e a Orquestra seguiram tocando e cantando como se fosse normal um cinegrafista andar entre o Maestro e os músicos com uma câmera na mão durante a execução da alguma peça; d) a execução da música três, Laudamos te : nessa música há um solo de soprano e contralto, esse solo é melismático 154, dessa forma, o texto não é facilmente compreendido por um ouvido destreinado, o que se ouve são seqüências escalares de u, a e i ; depois, então, duas ou três silabas completam a palavra do texto. O Maestro Wainner explicou-nos que o idioma original em latim tem pronúncias com vogais abertas, quando traduzidas, as palavras com vogais de pronúncia fechada como ã e ão, dificultaram a execução do melisma, dessa forma onde no texto original se lê glorificamus te se cantou glorificámos-te em vez de te glorificamos e o mesmo procedimento foi repetido com os demais melismas do texto, vídeo 06 do CD anexo. Uma versão resolveria esses problemas com a prosódia; colocamos um 154 Melisma um grupo de mais de cinco ou seis notas cantadas sobre uma única sílaba, especialmente no canto litúrgico. É uma característica de graduais, tratos, responsórios e aleluias no repertório gregoriano. No antigo canto medieval, um melisma podia ser inserido ou removido de um cântico, adquirindo com isso características melódicas estereotipadas. Os melismas gregorianos eram usados como cantus firmus na polifonia, do séc. XII ao XV; o estilo melismático foi usado com regularidade na música polifônica a partir do séc. XIV. (SADIE, Pg. 591)

3 221 vídeo disponível no Youtube com uma execução que pensamos ser a mais adequada nessas peças: execução no idioma original, vídeo 07 do CD anexo. Figura 137. No destaque da foto à esquerda, vários ouvintes assistem ao ensaio das cordas. Figura 138. Nos detalhes da foto e sua ampliação ao lado, vê-se o cravo alugado para a execução do Glória de Vivaldi no Templo da Igreja Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém. Tal peça é uma missa 155, e cremos ser um avanço a execução de uma peça desse gênero em tal Igreja. Talvez seja uma porta aberta para execução 155 Missa pode ser considerada um gênero musical responsável pela composição de um volume enorme de obras e pela inspiração de outras tantas. A missa como liturgia é dividida em duas partes: o PRÓPRIO que possui texto variável e atraíam um grande repertório de cantochão; fazem parte do PRÓPRIO: Intróito, Gradual, Seqüência do Aleluia ou Trato, Ofertório e Comunhão; e o ORDINÁRIO que possui texto fixo; essa parte do ritual da Eucaristia, celebrado basicamente na Igreja Católica, é que tornou-se gênero musical e foi orquestrada pelos grandes compositores, sendo conhecida como missa. Ironicamente a missa mais importante foi composta por um protestante, a excepcional Missa em Si menor com a assinatura de J. S. Bach [S.D.G. (Soli Deo Gloria)], seguidas pelas: Missa Nelson de Haydn [com um equilíbrio sonoro impar, o que afirma Haydn como um dos melhores orquestradores], Missa da Coroação de Mozart [ Missa litúrgica para a coroação de uma estatua de Maria mãe de Jesus], Missa em La bemol e Missa em Mi bemol de Schubert; a partir da Missa Solene de Beethoven, em 1823 as Missas passaram a ser compostas para eventos especiais como a Missa Húngara de Liszt para a coroação do Imperador Francisco José, em 1867, Missa em Fá menor de Bruckner, em 1868, a grandiosa Missa de Igor Stravinsky composta para salas de concerto, entre outras. As partes fixas do ORDINÁRIO são: Kirie Eleison, Gloria in Excelsis Deo [Gloria], Credo, Sanctus Benedictus, Agnus Dei, Ite Missa Est ou Benedicamus Domino. (DOURADO, 2004; GRAÇA, 1962 (vol. I e vol. II); SADIE, 1994.)

4 222 de um samba ou uma peça de Tom Jobim num futuro próximo. Todos os gêneros musicais, assim como as variadas formações exigidas por eventuais estilos, podem ser aproveitados para se louvar a Deus e para o trabalho evangelístico. O mais importante é que as pessoas que executam um determinado estilo ou gênero, mesmo que supostamente seja o que mais goste, o executem sem preconceito ou imposição empírica; porque se as pessoas não respeitarem as diferenças culturais e sociais, jamais conseguirão louvar a Deus. Salvaguardamos que há estilos mais apropriados para determinadas liturgias e reuniões cúlticas que outros: é óbvio que será impróprio, música com estilo agitado, ou com características natalinas num culto fúnebre ou o inverso, também impróprio: música fúnebre, lamuriosa, num culto de casamento. Há que se ter percepção sóbria para escolha adequada, sem preferências pessoais ou preconceitos Testemunhos de músicos membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém que se tornaram músicos profissionais. Perfil profissional Professor Mauricio. Mauricio Nascimento Silva, 42 anos.

5 223 1 Quantos anos tinha quando começou estudar música? Comecei estudar oficialmente com 11 anos quando entrei na Banda do parque Guarani, [Igreja filial do Belém]. Freqüento a Assembléia de Deus desde os meus sete anos e sempre via a Banda. Então aos 11 anos resolvi estudar música para tocar na Banda, aprendi com quem estava aprendendo, era um aprendizado bem primário. Aprendia por imitação! Mas hoje só sou músico profissional por causa da Igreja Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém. 2 Já começou estudando seu instrumento atual ou estudou outro anteriormente? Tentei o trompete, tive dificuldades para soprar; o ar saía pelo nariz, em três dias troquei para o saxofone. 3 Como foi seu primeiro contato com a música instrumental? Na igreja mesmo, embora minhas primeiras audições musicais fossem através de LP s de cantores evangélicos. A primeira vez que ouvi a Banda tocar, de imediato já quis tocar algum instrumento. Era uma igreja filial de 70 a 100 pessoas. 4 Em sua tenra infância, tinha oportunidade de andar no meio dos músicos da Banda ou Orquestra, nos cultos ou ensaios? Não estava no meio dos músicos antes de começar estudar, embora essa oportunidade não me fosse negada. Demorei um pouco para me aproximar porque imaginava que na igreja não havia ninguém desenvolvido tecnicamente para ensinar algum instrumento. Quando vi que não teria oportunidade de estudar com algum profissional, então com 11 anos fui estudar na igreja mesmo. Era vontade de aprender!! 5 Quando começou tocar na igreja, chegou tocar os arranjos para Banda do Harpão Azul? Toquei muito tempo no Harpão Azul. 6 Qual foi seu primeiro emprego como músico profissional? A transição foi a partir do aprendizado na Banda. Foi percebido meu destaque pela vontade e disposição ao aprendizado; interesse. Quando saiu nosso líder musical, fui indicado para substituí-lo, eu tinha 15 anos. Tornei-me Maestro da Banda, do Coro e do Grupo de Jovens. Então notei minha limitação e minhas responsabilidades, vi certa incompatibilidade; então busquei me profissionalizar: Entrei no coral da USP, lá comecei ter contato com pessoas que possuíam formação acadêmica e comecei entender o que era uma boa formação técnica, lá me tornei monitor e trabalhava com os iniciantes, dessa forma fui treinado pelo Maestro Alberto Cunha, como regente. Isso melhorou minha lida com pessoas voluntárias, sem cultura e sem tempo. Aprendi ensiná-los. Em seguida entrei na

6 224 UNESP e tornei-me bacharel em regência coral. Meu primeiro emprego foi numa escola infantil, dava aula de Iniciação Musical. 7 Descreva escolas importantes que lecionou. Conservatório Music Center, Colégio Santa Catarina, Colégio Panorama [um menino que teve aula comigo nesse colégio no primeiro ano, tornou-se flautista importante do cenário musical brasileiro: Guilherme dos Anjos] e Colégio Brasília. 8 Descreva concursos importantes que ganhou com o conhecimento musical e a experiência didática que o ensino na igreja lhe proporcionou. Vestibular da UNESP. 9 Enquanto estava preparando-se no aprimoramento técnico, estudou em alguma escola de música importante do cenário brasileiro? Quantos anos tinha? Nunca estudei em outro lugar além da Igreja até entrar na UNESP. O que fiz foi participar de alguns Workshops na antiga ULM e na EMM. 10 Onde trabalha atualmente? Trabalho de 2ª a 6ª nos colégios Brasília e Santa Catarina. 11 O que faz para que outras pessoas de sua igreja possam usar o conhecimento musical para projetar-se profissionalmente? Dou aulas e quando vejo alguma criança com talento musical, oriento seus pais a procurarem boas escolas com professores bem capacitados, normalmente indico algumas. Mas há alguns equívocos na Igreja que precisam ser corrigidos e que eu, pessoalmente, não posso fazer nada: falta esclarecimento cultural nas lideranças; faltam boas referências técnicas para os alunos uma vez que, na Igreja, só estudam materiais evangélicos; os alunos abandonam a rotina de estudo logo no começo, tocam um hino e pensam já estarem prontos, dessa forma não avançam para os próximos estágios do aprendizado; a música é tida como um hobby. Podiam trazer profissionais para que tocassem seus instrumentos e demonstrassem uma execução adequada, com técnica e afinação; visitar salas de concertos; capacitar professores de música e disponibilizar assessores capacitados para trabalhar com os Maestros. Extinguir o pensamento que temos que nos mostrar inferior para demonstrar humildade.

7 225 Perfil profissional Maestro Sueldo. Sueldo Nascimento Francisco, 43 anos. 1 Quantos anos tinha quando começou estudar música? 12 anos com meu pai aqui nessa igreja. 2 Já começou estudando seu instrumento atual ou estudou outro anteriormente? Comecei estudando o trompete, toquei na Banda do Belém durante alguns anos, depois fui incentivado a aprender violoncelo. 3 Como foi seu primeiro contato com a música instrumental? Foi muito boa, pois tinha no falecido irmão Azor Massambani [Ex Maestro da Igreja Sede do Belém] (pai do Gilberto [Massambani, Ex Maestro da Igreja Sede do Belém]), um grande incentivador e professor de música de câmara. Ele sempre nos cercava na igreja para irmos com ele em alguma sala para fazer boa música. No final ele me ajudou muito em todos os aspectos que envolvem o músico. 4 Em sua tenra infância, tinha oportunidade de andar no meio dos músicos da Banda ou Orquestra, nos cultos ou ensaios? Sim, eu assistia aos cultos, aqui no Belém, no colo do meu pai que tocava na Banda do Belém. Ele colocava uma estante de metal na minha frente e eu ficava o culto todo montando e desmontando as estantes. Cresci com o cheiro de óleo das válvulas do baixo tuba e bombardino. Para mim a Igreja do Belém tinha aquele cheiro. 5 Quando começou tocar na igreja, chegou tocar os arranjos para Banda do Harpão Azul? Sim e com muito orgulho. Senti espiritualmente o sentido deste trabalho do querido irmão João Quirante ao viajar com a Orquestra Janh Sörheim para bem longe (não me lembro o nome da cidade), e ao chegar lá tinha uma Banda, de uma igreja filial, de mais longe ainda, visitando também aquele trabalho, e eu pude perceber que eles tocavam naquele harpão abençoado. Foi um trabalho de divulgação da música instrumental sem precedentes nas A. D. [Assembléias de Deus].

8 226 6 Qual foi seu primeiro emprego como músico profissional? Primeiro registro em carteira foi como trompetista da orquestra Sinfônica de Sorocaba. 7 Descreva shows importantes que tocou. Milton Nascimento, Xitaozinho e Xororó, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, Zizi Possi, Toquinho, Vânia Bastos, Agnaldo Rayol, Festival de Música da Cultura e muitos outros. 8 Descreva concursos importantes que ganhou com o domínio da técnica instrumental e sua performance artística. Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de Santos, Orquestra da Câmara da USP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Jazz Sinfônica entre outras e também musicais. 9 Enquanto estava preparando-se no aprimoramento técnico, estudou em alguma escola de música importante do cenário brasileiro? Quantos anos tinha? Universidade de São Paulo, Escola Municipal de Música. Iniciei meus estudos formais com 17 anos 10 Onde trabalha atualmente? Sou regente assistente na Orquestra Sinfônica de Santo Andre, faço cachê na OSESP. Dou aulas no conservatório Villa Lobos, na escola Rudolf Steiner e Associação Musical Jahn Sörheim. 11 O que faz para que outras pessoas de sua igreja possam usar o conhecimento musical para projetar-se profissionalmente? Existem poucos interessados em serem profissionais na música na minha Igreja, e no meu instrumento. Nas aulas gosto de fazer como faria com um estudante que quer ser profissional, ou seja, sigo os mesmos programas para todos meus alunos, sempre respeitando o ritmo de cada um. Tenho muitos alunos na igreja que já possuem outra profissão.

9 227 Perfil profissional Maestro Marcos. Marcos Antonio Motta 34 anos. 1 Quantos anos tinha quando começou estudar música? Eu comecei estudar música com sete anos, na igreja filial da Vila Diva, zona leste de São Paulo. 2 Já começou estudando seu instrumento atual ou estudou outro anteriormente? O meu primeiro instrumento já foi o trompete. 3 Como foi seu primeiro contato com a música instrumental? Quando criança a banda da minha igreja, filial da Vila Diva, já me encantava. 4 Em sua tenra infância, tinha oportunidade de andar no meio dos músicos da Banda ou Orquestra, nos cultos ou ensaios? Com certeza eu gostava demais de estar nos ensaios, os meus irmãos congregavam na Vila Guarani, igreja filial do Belém, e eu ia sempre aos ensaios com eles também. 5 Quando começou tocar na igreja, chegou tocar os arranjos para Banda do Harpão Azul? Não, pois na Vila Diva tocávamos os arranjos maravilhosos de Guarapuava. Não gostávamos do Harpão Azul, era muito simples. 6 Qual foi seu primeiro emprego como músico profissional? Meu primeiro emprego profissional foi com a Orquestra Sinfônica de Santo André (1996/2000), depois fizeram parte da minha trajetória: Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Cultura (1998/2005), Orquestra Nova Filarmônica de São Paulo (1999/2000), Orquestra Filarmônica de São Bernardo (2001/2008), Musical My Fair Lady no teatro Alfa em São Paulo (2007), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (2007 ao presente), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo OSESP (2008/2009), Companhia Brasileira de Ópera dirigida pelo maestro John Neschling (2010 ao presente), além de inúmeras participações como músico convidado com grupos como: Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra

10 228 Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, entre outras. 7 Descreva shows importantes que tocou. Foram muitos os momentos importantes, mas ressalto o Concerto para Trompete de ARATUNIAN onde solei com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o Concerto para Trompete de Joseph F. Haydn com a Orquestra de Câmara da UNESP em São Paulo, o concerto com a OSESP com a Abertura Leonore 2 de Beethoven na Sala São Paulo, quando fiz a parte do trompete solo fora de palco. Para mim, essas foram ocasiões muito especiais. 8 Descreva concursos importantes que ganhou com o domínio da técnica instrumental e sua performance artística. Durante a minha trajetória, não sei por que, más não competi em nenhum concurso solista, somente venci concursos para ingressar nos trabalhos acima citados. 9 Enquanto estava preparando-se no aprimoramento técnico, estudou em alguma escola de música importante do cenário brasileiro? Quantos anos tinha? Tenho o maior orgulho de dizer que toda a minha formação musical até o ingresso na faculdade, foi feita na igreja Assembléia de Deus Sede do Ministério do Belém. Meu inicio de solfejo foi com o Bona (1983), depois ingressei na Associação musical Jahn Söhreim (1991), da Assembléia de Deus no Belenzinho, e lá fiz o melhor curso que poderia ter feito de teoria/solfejo/rítmica, sendo o primeiro aluno da mesma a completar o curso inteiro na época (1994). 10 Onde trabalha atualmente? Atualmente sou membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Companhia Brasileira de Ópera a convite do maestro John Neschling. 11 O que faz para que outras pessoas de sua igreja possam usar o conhecimento musical para projetar-se profissionalmente? Procuro descobrir novos talentos e incentivá-los a estudarem muito, sem nunca deixarem o trabalho do Senhor Jesus, pois tudo o que fiz, faço e ainda farei, acredito de todo o meu coração que tem a mão do Senhor Jesus dirigindo a minha vida.

11 Vi que também é arranjador. O seu contato com a harmonia foi com sua esposa que é pianista ou a estudou em algum lugar? E a orquestração, estudou em algum lugar ou o que faz é baseado na vivencia e experiência do meio profissional? Harmonia, estudei na faculdade; a orquestração é toda baseada na minha vivência musical no meio de tantas orquestras, e dos tratados de orquestração que procuro ler, mas pretendo começar aulas de orquestração em fevereiro de 2011, já está quase tudo acertado. 13 Há alguma sugestão, agora que já é músico profissional, de procedimentos educacionais assembleianos falhos que muito facilmente pode ser corrigido, como substituição de livros didáticos, referenciais de bandas, orquestras e músicos profissionais? Acredito que seja importante termos professores qualificados na Igreja Assembléia de Deus do Belém, e com certeza incentivar os alunos a irem aos concertos ao vivo. Também é de singular importância a qualificação dos nossos maestros, para que haja o crescimento técnico e musical dos grupos musicais, sejam eles bandas ou orquestras.

12 230 Conclusão O levantamento histórico, abordado nesse trabalho, incide na análise do pentecostalismo e suas particularidades, assim como o relacionamento e conflitos entre as Igrejas Históricas e as do Pentecostalismo de Primeira Onda. Questões sobre a origem, características, organização administrativa e procedimentos funcionais das Igrejas Pentecostais, foram refletidos, completando assim nossa abordagem, para que dessa forma, então, pudesse ser compreendidas e em qual ambiente se dão as atividades artísticas musicais. Já no que concerne aos procedimentos musicais, destarte relacionamos as atividades artísticas dos músicos, seus Maestros e a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Sede do Ministério do Belém, além de exposição das características, que lhes são próprias, características dos músicos, maestros, suas evoluções técnicas, aprimoramentos e principais atividades: educacionais, litúrgicas e evangelísticas. Ainda, sobre esse assunto, foi desenvolvido importante material analítico sobre os hinos, elaboração e desenvolvimento da Harpa Cristã, hinário oficial das Assembléias de Deus, usado por diversas Igrejas Pentecostais de outras denominações Sobre o papel do Maestro da Igreja, observamos que por suas atividades, melhor seria classificado como: Pastor Músico, Ministro de Música 156, Facilitador de Música ou Gestor de Música. Qualquer uma dessas classificações, mais apropriadas, desvincula esses profissionais da Igreja, dos Maestros tais como 156 Função presente nas Igrejas Batistas, que serve de exemplo, (tanto no reconhecimento como na exigência do preparo técnico profissional), e referência como lida eficiente na problemática da valorização deste profissional esquecido no meio pentecostal.

13 231 os conhecemos na vida secular, que são conhecedores da História da cultura artística erudita, que se debruçaram sobre a tetralogia de Richard Wagner, das sinfonias dos grandes compositores, das peças para violoncelo de Johann Sebastian Bach, entre outras obras básicas de formação e da História da Música. Seus papéis são híbridos: músicos, pastores, maestros e regentes; ao desenvolverem várias funções. Na maior parte do tempo, trabalham as músicas dos hinários e as cantatas estadunidenses. Sobre a hinologia, um aspecto muito importante identificado entre a membresia das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus, é que se criaram novas melodias para diversos hinos catalogados e harmonizados na Harpa Cristã, essas melodias, que em nosso trabalho classificamos como Melodias Inventadas, reforçam as características musicais brasileiras que foram observadas nos hinos catalogados na Harpa Cristã. Observa-se ainda que essas melodias, somente são utilizadas nas Igrejas Filiais onde o departamento musical é pouco desenvolvido, todavia, quando se canta na Igreja Sede ou em alguma Igreja Filial os hinos que possuem Melodias Inventadas, acompanhados com algum músico, há um choque entre a membresia mais antiga e os músicos, justamente por falta de transcrição, ou de harmonização de transcrição, dessas Melodias Inventadas. Esse fato interessante foi contemplado em nosso trabalho ao transcrevermos e harmonizarmos onze dessas Melodias Inventadas. O trabalho do Maestro Quirante, (seu conjunto de arranjos), foi estudado, detalhados procedimentos e acontecimentos históricos que envolvem esse feito. Assim como Quirante, o importante trabalho de seus pares e substitutos estão expostos e detalhados.

14 232 Bibliografia ALVARES, Carmelo E. et al A Força do Espírito: Os Pentecostais na América Latina: Um desafio às Igrejas Históricas / Benjamim F. Gutiérrez & Leonildo Silveira Campos (editores); tradução de Júlio Paulo Tavares Zabatiero. São Paulo: Associação Literária Pendão Real, p. ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, p. BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência. São Paulo: Irmãos Vitale, p. BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, p. BERG, Daniel. Enviado por Deus. Memórias de Daniel Berg. São Paulo: Gráfica São José, p. Bíblia Thompson Edição Contemporânea; tradução João Ferreira de Almeida; compilado e redigido por Frank Charles Thompson, D.D, Ph.D. São Paulo: Editora Vida, 16ª impressão, p. Bíblia Sagrada; tradução de Pe. Matos Soares; coordenação de Honório Dalbosco; revisão de Dom Mateus Rocha. São Paulo: edições Paulinas, p. BONA, Paschoal. Método Musical. Indústria Grafia e Editora Augusto, p. BRAMELD, Theodore. O Poder da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, BRUM, Oscar da Silveira. Conhecendo a Banda de música. São Paulo: Ricordi, p. CALDAS, Carlos. O Último Missionário. São Paulo: Mundo Cristão, p. CAMPOS, Leonildo Silveira. et al A Força do Espírito: Os Pentecostais na América Latina: Um desafio às Igrejas Históricas / Benjamim F. Gutiérrez & Leonildo Silveira Campos (editores); tradução de Júlio Paulo Tavares Zabatiero. São Paulo: Associação Literária Pendão Real, p. Cantor Cristão Com Música. 10ª Ed. Rio de Janeiro: JUERP, P. CARDOSO, Ruth. et al A Aventura Antropológica: Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro: editora Paz e Terra, 4ª ed p.

15 233 CASSIRER, Ernest. Antropologia Filosófica: Ensaio sobre o Homem: Introdução a Uma Filosofia da Cultura Humana; Tradução de Dr. Vicente Felix de Queiroz. São Paulo: editora Mestre Jou, p. CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, p. DAVIS, John D. Dicionário da Bíblia; Tradução do Rev. J. R. Carvalho Braga. 9ª edição. Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e Publicações, p. DAYTON, Donald W. Raíces Teológicas del Pentecostalismo. Buenos Aires, Argentina: Nueva Creación, p. DORANCE, Sylvia. 50 Atividades para Estimular a Interação na Escola; tradução de Sonia Führman. Petrópolis, RJ: Vozes, p. Título original: 50 Activités pour Apprendre à vivre ensemble. DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de Termos e Expressões da Música. São Paulo: Editora 34, p. ECO, Umberto. Como se Faz Uma Tese; tradução Gilson César Cardoso de Souza. 21ª ed. São Paulo: Perspectiva, p. ENTREVISTADO 1: João Quirante Blanques, Aposentado, Maestro Voluntário da Banda Musical da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém no período de 1960 a Entrevista concedida em junho de ENTREVISTADO 2: Wainner Fernandes da Silva, Empresário, Maestro Voluntário do Coral e Orquestra da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém, presidente da Associação Musical John Sörheim, eleito em Entrevista concedida em novembro de ENTREVISTADO 3: Gilberto José Massambani, Músico, Maestro Voluntário da Orquestra Filarmônica John Sörheim da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém no período de 1973 a Entrevista concedida em janeiro de ENTREVISTADO 4: Noel Vitorio de Freitas, Autônomo, Maestro Voluntário atual da Banda da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém, assumiu em 2000, até hoje. Entrevista concedida em janeiro de ENTREVISTADO 5: José Wellington Bezerra da Costa, Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém, presidente da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil). Entrevista concedida em novembro de ENTREVISTADO 6: Samuel Apulcro do Nascimento, Gerente Comercial, Maestro Voluntário atual da Orquestra Filarmônica John Sörheim da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Sede do Ministério do Belém. Entrevista concedida em abril de 2010.

16 234 ENTREVISTADO 7: Sueldo Nascimento Francisco, Músico, Coordenador Pedagógico da Escola de Música da Associação Musical Janh Sörheim. Entrevista concedida em abril de FREDDI JÚNIOR, Sergio. Música Cristã Contemporânea. São Paulo: Editorial Press, p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, p.. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. GRAÇA, Fernando Lopes. Dicionário de Música. Lisboa: Edições Cosmos, (vol. I) p.. Dicionário de Música. Lisboa: Edições Cosmos, (vol. II) p. GOHN, Daniel Marcondes. Auto-Aprendizagem Musical: Alternativas Tecnológicas. São Paulo: Annablume/ Fapesp, p. GUTIÉRREZ, Benjamim F. et al A Força do Espírito: Os Pentecostais na América Latina: Um desafio às Igrejas Históricas / Benjamim F. Gutiérrez & Leonildo Silveira Campos (editores); tradução de Júlio Paulo Tavares Zabatiero. São Paulo: Associação Literária Pendão Real, p. Harpa Cristã. 6ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, Harpa Cristã Com Música. 13ª ed. Rio de janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, Harpa Crista Com Música Ampliada. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, Harpa Cristã Com Música Mi Bemol. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, Harpa Cristã Cifrada. 2ª ed. Rio de janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, p. Hinário Para o Culto Cristão. 5ª imp. São Paulo: Bompastor Editora, P. HYBELS, Bill. A revolução no Voluntariado. Traduzido por: Valéria Lamin Delgado Fernandes. São Paulo: Mundo Cristão, p. KINNAMAN, Gary D. Y Estas Señalles Seguiran: Uma Mirada a Los Puntos mas Controvertidos de la Enseñanza Carismatica. Barcelona, Espana: editorial Clie, 1991, 192p.

17 235 KUHLMAN, Kathryn. Eu creio em milagres: Torrentes de curas fluem do coração de uma mulher de fé; tradução de Gordon Chow. São Paulo: The Way Books, p. LAGO, Sylvio. Arte da Regência: História, Técnica e Maestros. São Paulo: Algol Editora, p. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de Caso Uma Estratégia de Pesquisa. 2ª ed., São Paulo: Atlas, p. MOEN, Don; HAYFORD, Jack W; HARTLEY, Tom; FETTKE, Tom; KIRKLANAD, Camp. God With Us. Brentwood, Tenesse: The Sparrow Corporation, p. MULHOLLAND, Edith Brock. Notas Históricas. Rio de Janeiro: JUERP, p. Novo Cântico Hinário Presbiteriano. 4ª ed. São Paulo: Editora Cultural Cristã, P. OLIVEIRA, José de. Breve História do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. OLIVEIRA, Joanyr de. As Assembléias de Deus no Brasil Sumário Histórico Ilustrado. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, 199p. POZZOLI, Heitor. Guia Teórico-Prático para o Ensino do Ditado Musical. São Paulo: Ricordi Brasileira (I e II partes) p.. Guida Teorico-Pratica per L Insegnamento del Dettato Musicale. Milano: Casa Ricordi Editore. 1997, 137p. RIMSK-KORSAKOV, Nicolas. Principios de Orquestación. Buenos Aires: Ricordi, (vol I). 1912, 171p. ROLIM, Francisco Cartaxo. O que é Pentecostalismo. São Paulo: editora Brasiliense. 1987, 95p.. Pentecostalismo Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: editora Vozes, p. ROUTH, E. C. Quem São Eles; tradução de A. Ben Oliver. 2ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, p. ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social; tradução de Junior Vicente Sabino. São Paulo: José Bushatsky Editor, p. SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Tradução, Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed p.

18 236 SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante; tradução Marisa Trenc de Fonterrad, Magda R. Gomas da Silva, Maria Lucia Pascoal. São Paulo: Fundação editora da Unesp, p. SINZIG, Frei Pedro, O.F.M.. Dicionário Musical. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Editora, p. SOUZA, Irene Sales de. Dicionário de Psicologia Prática. Rio de Janeiro: Editora Esparsa. 543p. VINGREN, Ivar. Gunnar Vingren O Diário do Pioneiro. Rio de Janeiro: Casa publicadora das Assembléias de Deus, p. ZANDER, Oscar. Regência Coral. Porto Alegre: Movimento, p. Discografia Dainel Berg. Memória das Assembléias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD. Mahalia Jackson. Greatest Hits. Manaus: Sony Music. Banda do Belém. Hinos da Harpa Cristã. Vol. 1. São Paulo. Banda do Belém. Hinos da Harpa Cristã. Vol. 2. São Paulo. Banda do Belém. Hinos da Harpa Cristã. Vol. 3. São Paulo. Banda do Belém. Hinos da Harpa Cristã. Vol. 4. São Paulo. Banda do Belém. Hinos da Harpa Cristã. Vol. 5. São Paulo. Orquestra Filarmônica Evangélica Jahn Sorheim. São Paulo: Continental. The Chris McDonald Orchestra. Big-Band Hymns. Nashville: Quad Studios. Youtube Coletâneas.

19 237 Anexo I Estatuto da Associação Musical Jahn Sörheim

20 238 Anexo II Cópias das Grades Originais dos arranjos do Harpão Azul

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Projeto Tocarei ao Senhor

Projeto Tocarei ao Senhor Projeto Tocarei ao Senhor Formando Bandas Sinfônicas nas igrejas Objetivo: Formar Bandas Sinfônicas com uso de instrumentos de sopro (madeiras flautas, clarinetes, saxofones, oboé, fagote), metais (trompetes,

Leia mais

A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO. Igor Luiz Medeiros 2. igorluiz.m@hotmail.

A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO. Igor Luiz Medeiros 2. igorluiz.m@hotmail. A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO Igor Luiz Medeiros 2 igorluiz.m@hotmail.com Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Artes, Filosofia

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL X EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAL

EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL X EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAL EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL X EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAL Segundo Green (2000), existe uma enorme discrepância entre os tipos de aprendizagem proporcionados no âmbito da Educação Musical Formal e no contexto

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO SOBRE INTERCÂMBIO ACADÊMICO REALIZADO NA UNIVERSIDADE DO MINHO, GUIMARÃES - PORTUGAL NOME:

Leia mais

Como a comunicação e a educação podem andar de mãos dadas 1

Como a comunicação e a educação podem andar de mãos dadas 1 Como a comunicação e a educação podem andar de mãos dadas 1 Entrevista com Ricardo de Paiva e Souza. Por Flávia Gomes. 2 Flávia Gomes Você acha importante o uso de meios de comunicação na escola? RICARDO

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID Victor Silva de ARAÚJO Universidade Estadual da Paraiba sr.victorsa@gmail.com INTRODUÇÃO A monitoria é uma modalidade

Leia mais

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO Rebeca Vieira de Queiroz Almeida Faculdade Saberes Introdução O presente texto é um relato da experiência do desenvolvimento do projeto

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

instrumentos passaram a ser tocados muitas vezes de maneira diferente da regular

instrumentos passaram a ser tocados muitas vezes de maneira diferente da regular INTRODUÇÃO A música do século XX foi marcada por grandes inovações em estruturações e outros procedimentos. As estruturações passaram a ter formas cada vez mais livres como na poesia sem metro ou rima;

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Regência Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Flávia Vieira Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

(PI): 01 - O 01 (A1):

(PI): 01 - O 01 (A1): Tema do Projeto: Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir de sequências harmónicas

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

2. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO (*):

2. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO (*): EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ACADEMIA DE REGÊNCIA DA OSESP 1 Estão abertas as inscrições para a ACADEMIA DE REGÊNCIA DA OSESP Curso Livre de Regência. Criado por iniciativa da Diretora Musical e Regente Titular

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento INTRODUÇÃO Educadores musicais têm manifestado sua preocupação com a observância da Lei nº 11769, que é a lei de inclusão da música no currículo das

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA: TEORIA E PRÁTICA

DIREITO DE FAMÍLIA: TEORIA E PRÁTICA DIREITO DE FAMÍLIA: TEORIA E PRÁTICA TESTEMUNHOS DOS PARTICIPANTES ALUNOS OUVINTES Nome Completo: Norma Maria da Cruz 1. O que representou para você o curso Direito de Família Teoria e Pratica? Em linhas

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

a) Encontrar na música de inspiração cristã, novos talentos e novas melodias que sejam uma mais-valia em momentos de louvor e adoração a Deus.

a) Encontrar na música de inspiração cristã, novos talentos e novas melodias que sejam uma mais-valia em momentos de louvor e adoração a Deus. Halal Festival Regulamento Festival do Hino I. Objectivos 1. OBJECTIVO GERAL a) Encontrar na música de inspiração cristã, novos talentos e novas melodias que sejam uma mais-valia em momentos de louvor

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Excelência em gente. Espírito de donos

Excelência em gente. Espírito de donos Excelência em gente Espírito de donos A seleção e formação de pessoas é um dos aspectos estratégicos para que a atuação da GP Investments no mercado de private equity proporcione o alcance de resultados

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014 2014 Visão MDA [Digite o subtítulo do documento] VI [Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo é um apanhado geral do conteúdo do documento. Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Pr. Presidente : Raul C. Batista e Miss. Ruthe Ribeiro Ministra do MMO: Lourdes Ramalho Assembléia de Deus de Imperatriz- MA Liderança Pr. Raul C. Batista

Leia mais

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005 FESTA DO Pai-Nosso Igreja de S. José de S. Lázaro 1º ano 1 7 de Maio de 2005 I PARTE O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista. Durante

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Canto Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Me. Helen Luce Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Só Deus é bom! do jovem rico

Só Deus é bom! do jovem rico Só Deus é bom! As memórias do jovem rico Carlos Mesters Só Deus é bom! As memórias do jovem rico Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão:

Leia mais

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19 FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS DAURIMAR PINHEIRO LEÃO (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Violão Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Teresinha Rodrigues Prada Soares Ato interno de criação

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Curso: Teologia Prof: Nicanor Lopes Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Objetivos da aula Analisar métodos e técnicas de treinamento na administração eclesiástica;

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais