APRENDENDO A LER PARTITURAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRENDENDO A LER PARTITURAS"

Transcrição

1 APRENDENDO A LER PARTITURAS Conceitos Básicos da Codificação dos símbolos musicais Prof. Denis Nogueira

2 PARTITURA NÃO É MÚSICA A Partitura é uma série de sinais que representam música. Para um músico profissional, os sinais representam a música na prática, na mente do músico ele é capaz de imaginar os sons, somente pelos símbolos. Interpretar os sinais é importante para se fazer música, porém os símbolos não são suficientes para se representar tudo que um compositor imagina numa peça.

3 ESCRITA ANTIDA Os neumas: são os elementos básicos do sistema de notação musical antes da invenção da notação de pautas de cinco linhas.

4 ESCRITA ANTIDA

5 ESCRITA ANTIDA

6 PAUTA OU PENTAGRAMA Definição: é o nome do conjunto de linhas utilizado para escrever as notas musicais de uma partitura, no sistema ocidental de notação musical. Atualmente a pauta contém 5 linhas e por isso também é chamada às vezes de pentagrama.

7 UM POUCO DE HISTÓRIA As pautas surgiram na idade média. Foram aperfeiçoadas por Guido D'Arezzo (por volta de d.c.) para representar as alturas das notas musicais, suas durações e no ensinamento musical. As primeiras pautas tinham uma única linha e eram colocadas sobre a letra da canção. A altura era representada pela distância das notas em relação à linha. Como isso não era muito preciso, o sistema evoluiu gradativamente para uma pauta de quatro linhas, chamada de tetragrama.

8 SURGE O PENTAGRAMA No século XV, uma quinta linha foi adicionada e esta configuração é utilizada até hoje.

9 O PENTAGRAMA MODERNO Os símbolos das notas podem ser escritos sobre cada uma das cinco linhas ou dentro dos quatro espaços da pauta. A altura das notas depende desta posição.

10 O PENTAGRAMA MODERNO As figuras na pauta, sem uma clave, não representam notas. É a clave que define as notas, as quais estabelecem um padrão de sons para a escrita.

11 O PENTAGRAMA MODERNO Se precisarmos representar notas mais graves ou agudas do que as nove notas representáveis nas linha ou espaços do pentagrama, utilizam-se linhas e espaços suplementares abaixo ou acima da pauta

12 TIPOS DE CLAVES A Clave de sol juntamente com a clave de fá na quarta linha é a mais utilizada na música atual. Com a posição mostrada na figura, a nota Sol-3 ocupa a segunda linha de baixo para cima, indicada pelo início do desenho (ponta da linha curva). Em algumas partituras antigas ou para fins de estudo, principalmente na França esta clave também pode ocupar a primeira linha, permitindo representar uma tessitura ligeiramente mais aguda.

13 TIPOS DE CLAVES: SOL Quando esta clave está na segunda linha, o dó central do piano ocupará a primeira linha suplementar inferior. Por esta razão, esta clave é utilizada para representar a mão direita em instrumentos de teclado. Utilizam esta clave, a maior parte dos instrumentos de madeira (flautas, clarinete, oboé), os metais mais agudos (trompete, trompa, flugelhorn), bem como o violino, o violão e alguns instrumentos de percussão obedientes à série harmônica. As vozes mais agudas (Soprano e Contralto e tenor) também são normalmente escritas em clave de sol.

14 TIPOS DE CLAVES: FÁ Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá-2. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-3 do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de fá começa onde a de sol termina. Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote e o trombone, bem como as vozes mais graves (barítono e baixo). Também é possível escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. No passado esta clave era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

15 TIPOS DE CLAVES: DÓ A nota Dó-3 é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os duas letra C invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzosoprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves. Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos únicos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola. Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda é utilizado quando são utilizadas partituras antigas.

16 TIPOS DE CLAVES: PERCUSSÃO Esta clave não tem o mesmo uso das demais. Sua utilização não permite determinar a altura das linhas e espaços da pauta. Serve apenas para indicar que a clave será utilizada para representar instrumentos de percussão de altura não determinada, como uma bateria, um tambor ou um conjunto de congas. Neste caso as notas são posicionadas arbitrariamente na pauta, indicando apenas as alturas relativas. Por exemplo em uma bateria, o bumbo pode ser representado na primeira linha por ser o tambor mais grave e um chimbal pode estar em uma das linhas mais altas por se tratar de instrumento mais agudo. Os instrumentos de percussão afináveis utilizam notação com as claves melódicas. Os tímpanos por exemplo são escritos na clave de fá.

17 O NOME DAS NOTAS Os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, baseando-se em um texto sagrado em latim, cantado pelas crianças do coral para que São João os protegesse da rouquidão: Utqueant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labi reatum Sancte Ioannes Que significa: "Para que nós, teus servos, possamos elogiar claramente o milagre e a força dos teus atos, absolve nossos lábios impuros, São João"

18 O APARECIMENTO DAS NOTAS DÓ E SI O sistema de Guido d'arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de Dó, derivando de Dominus (Senhor, em latim) e a nota San passou a ser chamada de Si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), enquanto que a pauta ganhou linhas e espaços a mais, embora sua essência continue a mesma.

19 AS NOTAS NO PENTAGRAMA

20 FIGURAS DE NOTAS MUSICAIS Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. E foram feitas por ordem decrescente de duração. Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. A duração real (medida em segundos) de uma nota depende da fórmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma nota pode ser executada com duração diferente em peças diferentes ou mesmo dentro da mesma música, caso haja uma mudança de andamento.

21 OS TIPOS DE FIGURAS Semibreve Mínima Semínima Colcheia Semicolcheia Fusa Semifusa Cada nota tem metade da duração da anterior. Se pretendermos representar uma nota de um tempo e meio (por exemplo, o tempo de uma mínima acrescentado ao de uma colcheia) usa-se um ponto a seguir à nota.

22 A REPRESENTAÇÃO DAS PAUSAS Pausas - representam o silêncio, isto é, o tempo em que o instrumento não produz som nenhum, sendo chamados de valores negativos. As pausas se subdividem também como as notas em termos de duração. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente à duração de uma semibreve. A correspondência é feita na seguinte ordem: Os nomes das figuras são os mesmo das notas tocadas

23 DEFINIÇÃO DE COMPASSO Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantizadamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e repousos. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4 ou 12/8. Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela. Os compassos são divididos na partitura a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. A soma dos valores temporais das notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração definida pela fórmula de compasso.

24 FÓRMULA DE COMPASSO A fórmula de compasso é escrita no início da composição ou de cada uma de suas seções e quando ocorre mudança de fórmula durante a música (nesse caso esta mudança é escrita diretamente no compasso que tem a nova duração). Certas composições podem ter uma estrutura rítmica que alterna fórmulas de compasso de uma forma sempre igual. Neste caso, todas as fórmulas podem ser indicadas no início da partitura ou da seção correspondente.

25 FÓRMULA DE COMPASSO A escolha da fórmula de compasso permite determinar uma pulsação à música. Cada pulsação, ou tempo, tem a mesma duração. Geralmente o primeiro tempo de um compasso é tocado de forma mais forte ou mais acentuada. Em alguns tipos de compasso, existe ainda um tempo com intensidade intermediária. Esta alternância de pulsos fortes e fracos cria uma sensação de repetição ou circularidade. Existem composições que não apresentam ritmo perceptível, chamadas composições com tempo livre. Para estas não é necessário utilizar fórmulas ou linhas de compasso na partitura.

26 COMPASSO SIMPLES Subdividido por 2 Compasso misto O número de cima representa o tempo musical por compasso (uma barra divisória do tempo l l ) O número de baixo representa a figura que vale um tempo dentro do compasso

27 COMPASSO COMPOSTO Subdividido por 3 Compasso misto O número de cima representa o tempo musical por compasso (uma barra divisória do tempo l l ) O número de baixo representa a figura que vale um tempo dentro do compasso

28 COMPASSO CONTEMPORÂNEO Subdivisão livre e mista pode-se qualquer numero fora das fórmulas anteriores ou mesmo misturada O número de baixo representa a figura que vale um tempo dentro do compasso. 11 8

29 ACIDENTES FIXOS E OCORRENTES Imagine você sair num dia de chuva com um fusca ano 63, pneu careca, motor de arranque falhando, carburador vazando gasolina, e uma série de problemas de ordem mecânica. O que se espera de uma carro assim? Haver um acidente da hora que sair, não é mesmo? Então chamaremos isto, de um Acidente fixo. Agora imagine sair no mesmo dia com uma carro importado, O km rodados, no plástico, totalmente novos e uso. O que se espera deste carro? Não acontecer nada, mas acontece um problema não esperado, chamaremos esta situação de Acidente ocorrente.

30 ACIDENTES NA MÚSICA Os acidentes em música são: Sustenido Dobrado sustenido Bequadro Dobrado bemol Bemol Dobrado Bequadro dois juntos

31 CONCEITUANDO Acidentes fixos quando aparecem no começo da partitura Acidentes ocorrentes quando aparecem no decorrer da peça

32 EXPRESSÃO EM MÚSICA Expressão, em música, é o conjunto de todas as características de uma composição musical que podem variar de acordo com a interpretação. Em geral, a expressão engloba variações de andamento (cinética musical) e de intensidade (dinâmica musical), bem como a forma com que as notas são tocadas individualmente (acentuação - staccatto, tenuto, legato) ou em conjunto (articulação ou fraseado). Em geral, o compositor da obra musical fornece na partitura todas as indicações da execução esperada, mas dois intérpretes nunca executarão a música da mesma forma. Mesmo entre duas execuções pelo mesmo intérprete, podem ocorrer pequenas variações. Essas variações não são falhas; ao contrário, são esperadas, e é a expressão que diferencia uma execução mecânica, excessivamente precisa, de uma boa interpretação, que consegue transmitir as emoções planejadas pelo compositor e também as do próprio intérprete.

33 MARCAS DE EXPRESSIVIDADE Na notação musical existe um conjunto de indicações de expressão que, combinadas, permitem ao intérprete conhecer a intenção do compositor ao criar determinada peça musical. Obviamente, o intérprete pode ignorar essas indicações e executar a música de outra forma, mas as marcas são bastante úteis quando se deseja conseguir a interpretação mais próxima do original. Geralmente, as indicações de expressão são utilizadas junto à indicação de andamento no início da composição, do movimento ou de uma seção, e fornecem uma indicação genérica do clima que deve dominar a execução. Essas indicações são apresentadas frequentemente junto à indicação de andamento, mas também podem ocorrer isoladamente. Como a maior parte dos termos da notação musical, as marcas de expressão são grafadas em italiano.

34 TERMOS COMUNS TERMO SIGNIFICADO ANDAMENTOS MAIS FREQÜENTES Affettuoso com afeto, com sentimento andante, adagio, largo Con brio ou Con Spirito com vigor, com espírito allegro, moderato, andante Cantabile cantando, lírico, leve allegro, moderato, andante Vivace vivo (leve e rápido) allegro Maestoso majestoso (notas bem marcadas) andante, adagio Dolce doce (leve e com sentimento) moderato, andante, adagio Agitato agitado (rápido e dramático) presto, allegro, allegretto Animato animado presto, allegro Bruscamente brusco (muito marcado) allegro, presto Con amore com amor moderato, andante, adagio Con fuoco com fogo (vivo e agressivo) allegro, presto Scherzando brincando allegro, andante

35 OBSERVAÇÕES Em alguns casos, o andamento pode ser omitido e a expressão será usada com o andamento mais freqüente. Por exemplo, vivace pode ser usado em vez de allegro vivace; ou maestoso, em vez de andante maestoso. Todas essas expressões podem ser reforçadas ou abrandadas pelas seguintes marcas: Molto - muito (ex.: allegro molto cantabile - rápido muito cantado) Assai - muito (ex.: allegro assai - muito rápido) Poco - um pouco (ex.: allegro poco agitato - rápido, um pouco agitado) ma non troppo - mas não muito - em geral se usa com allegro: rápido, mas não muito.

36 OUTROS TERMOS Accelerando ou, abreviadamente, accel. - acelera o andamento. A música se torna gradativamente mais rápida ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (accel ). Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de andante pode acelerar até allegro e permanecer no novo andamento). Ritardando ou rallentando - diminui o andamento. A música se torna gradativamente mais lenta ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (rall ). Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de allegro pode ralentar até andante). A tempo ou Tempo primo - o andamento volta ao pulso inicial da música ou movimento. Tempo rubatto - literalmente, tempo roubado. A música é executada com pequenas variações de andamento ao longo do fraseado. O intérprete escolhe a extensão da variação de acordo com o efeito desejado.

37 DINÂMICA MUSICAL Dinâmica é a variação de intensidade sonora, ou volume, ao longo da música. Em conjunto com as marcas de expressão inicial e com as variações de andamento, pode fornecer grande expressividade à música. Por exemplo, na abertura da ópera Guilherme Tell, de Rossini, a canção se inicia lenta e doce. Um tema pastoril é tocado em baixa intensidade. Aos poucos cresce e acelera, tornando-se cada vez mais agitada e forte. Esse efeito é usado para simular a chegada de uma tempestade, que após o seu clímax, tocado em fortíssimo e em andamento acelerado, volta a diminuir até tornar-se calmo e leve como o tema do início. "Depois da tempestade a bonança retorna". Sem a variação do andamento e a dinâmica, seria impossível transmitir essa imagem.

38 AS FIGURAS DE DINÂMICA Sforzando: Denota um aumento súbito de intensidade. Crescendo: Um crescimento gradual do volume. Essa marca pode ser estendida ao longo de muitas notas para indicar que o volume cresce gradualmente ao longo da frase musical. Diminuendo: Uma diminuição gradual do volume. Pode ser estendida como o crescendo.

39 AS FIGURAS DE DINÂMICA ppp - molto pianissimo muito suavíssimo pp - pianissimo suavíssimo p - piano - suave fp - mezzo - forte - meio forte f - forte - forte ff - fortissimo - fortíssimo fff - molto fortissimo - muito fortíssimo

40 ARTICULAÇÃO E ACENTUAÇÃO Em música devemos unir as notas em pequenos grupos que formam uma ideia musical completa. Esses grupos são chamados frases, e a forma como as frases são dispostas ao longo da música é chamada fraseado. O que permite distinguir as frases na música é a ligação ou separação de cada nota em relação às notas vizinhas. O executante pode inferir o fraseado durante o estudo da obra, mas quando o compositor deseja transmitir com precisão o fraseado desejado, ele pode usar marcas de articulação ou de acentuação.

41 ANALISANDO OS TERMOS NA PARTITURA (SOLO) Fórmula de compasso composto 7 compassos de silêncio Doce com muita expressão Linha da Melodia Clave de Sol Pausa de 2 tempos decrescendo e ir crescendo Ligadura Meio forte depois Suave acentuação 4 compassos de silêncio Meio suave e crescendo

42 ANALISANDO OUTRA PEÇA (PIANO SOLO) Fórmula de compasso simples Velocidade moderada Fermata segura mais tempo a nota forte ligadura Mudou para clave de fá sforçando Staccato Mudou para clave de sol novamente trinado forte Staccato e acento Símbolo padrão de piano suavíssimo Pausa De 4 tempos Meio suave Quiáltera Pausa Meio tempo Dobrado sustenido ligadura Suave e crescendo

43 A ESCRITA INSTRUMENTAL PARA PIANO E VOZ Tente observar e perceber os símbolos.

44 PIANO QUARTETO DE CORDAS Tente observar e perceber os símbolos.

45 HINÁRIO PARA VOZES Tente observar e perceber os símbolos.

46 HINÁRIO PARA VOZES Tente observar e perceber os símbolos.

47 DICAS: Ler partitura é um mundo de conhecimentos, são muitas informações a serem codificadas, e precisa de constante estudo e visualização, precisa olhar, pesquisar, e observar. Este é somente o início do pensar musical, sei, não é fácil, mas, você consegue, é uma tarefa longa e prazerosa, que ao final você estará sabendo cada vez mais estes sinais! Além de tudo precisa tocar ou cantar, sempre, Amém Prof. Denis Nogueira

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas Projeto Escola para Musicistas Iniciantes Metal Essência Orquestra Ebenézer Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas APOSTILA Conteúdo CAPÍTULO I... 2 NOTAS... 3 PENTAGRAMA...

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO Curso Lendo Partituras Em Minutos HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa

Leia mais

à duração das demais notas e pausas. Para efeito de definição a duração de uma semibreve será tomada como uma "duração de referência" (R).

à duração das demais notas e pausas. Para efeito de definição a duração de uma semibreve será tomada como uma duração de referência (R). Linhas Pauta ou Pentagrama São cinco linhas e quatro espaços. A pauta musical serve para escrever as partituras (feitas com notas, pausas, claves, etc.) Linhas e espaços suplementares São linhas que existem

Leia mais

Teoria Musical em Foco

Teoria Musical em Foco Henrique Rodrigues Teoria Musical em Foco Primeiros Passos Para Começar a Ler Partituras Versão 1.0 2 Índice Índice 3 Introdução 5 Capítulo 1: Música e Som 6 1.1 O que é Música 6 1.2 Mas o que é som? 7

Leia mais

Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / /

Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / / Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é música? 2. Qual elemento (a matéria) mais importante da música que sem ele, a mesma não existiria? 3. O que é som? 4. Existem duas espécies de sons.

Leia mais

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K PARTITURA DO ZERO A E S C R I T A D O S O M Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte. Beethoven Sumário Introdução

Leia mais

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo Teoria Musical Índice Geral: Notação Musical Linhas Suplementares, Clave de Sol Figuras de Notas Figuras de Pausas Clave de Fá Duração dos valores das figuras Compasso, Tempo, Barras ou Travessões Compasso

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE Educação Musical - Planificação Anual 5º ano Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º Período (Unidades 1 e 2) Pulsação. Tempo. Andamentos:

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO LEM I Módulo 01 HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa os diversos sentimentos,

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho Curitiba, PR 2012 ÍNDICE AULA 1 CARACTERISTICAS DA MÚSICA E DO SOM...03 AULA 2 NOTAS E PENTAGRAMA...04 AULA 3 CLAVES...07 AULA 4 NOTAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 01/017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Metas de Aprendizagem em EM / Manual 100%Músic@ 5ºano

Leia mais

Os termos são, geralmente, em italiano, mas muitos compositores os escrevem em sua língua materna Moderadamente (nem rápido, nem lento)

Os termos são, geralmente, em italiano, mas muitos compositores os escrevem em sua língua materna Moderadamente (nem rápido, nem lento) Página 1 de 5 Origem: Wikipédia Andamento Andamento, Variações e Expressividade Chama-se de andamento ao grau de velocidade do compasso. Ele é determinado no princípio da peça e algumas vezes no decurso

Leia mais

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO MATERIAL DE APOIO TEÓRICO ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA PROF. RANILDO LOPES MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. É a arte

Leia mais

- Ponto Simples - Ponto Duplo - Ponto Triplo

- Ponto Simples - Ponto Duplo - Ponto Triplo PONTO ADITIVO O ponto aditivo, também chamado ponto de aumento ou ponto de acréscimo é um sinal gráfico colocado à direita da figura para acrescentar-lhe a metade de sua duração, ou seja, o valor da figura

Leia mais

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Provas optativas 59 NOME: DATA / / 1º Modulo 1. Complete a cruzada abaixo de acordo com as perguntas: a. Manifestação dos afetos da alma mediante o som. b.

Leia mais

APOSTILA TEORIA MUSICAL

APOSTILA TEORIA MUSICAL OFICINA DE MÚSICA COM JACKIE FERREIRA (Santuário das Almas) APOSTILA DA TEORIA MUSICAL www.oficinademusica.org TEORIA MUSICAL O QUE É MÚSICA? A música é a arte de combinar bem os sons. Este, tem quatro

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens.

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL EDUCAÇÃO MUSICAL 1. INTRODUÇÃO O presente documento, visa dar a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, o objeto de avaliação da Prova Escrita e da Prova Prática, a sua estrutura,

Leia mais

A Notação Musical no Ocidente: uma História

A Notação Musical no Ocidente: uma História A Notação Musical no Ocidente: uma História O sistema de notação musical moderno teve suas origens nos NEUMAS (do latim: sinal), pequenos símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais do

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA

ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA EMT - Ranildo Lopes - Teoria IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 Prof. Ranildo Lopes https://escolademusicadeteresina.ordpress.com/ TEORIA MUSICAL MUSICA: DEFINIÇÃO É a arte e a ciência dos sons, pelo meio da

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

01. Escute o Exemplo Auditivo 1. Assinale a alternativa que indica corretamente a autoria do trecho da música executada.

01. Escute o Exemplo Auditivo 1. Assinale a alternativa que indica corretamente a autoria do trecho da música executada. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO VESTIBULAR 2017 PROVA ESPECÍFICA TESTE TEÓRICO-PERCEPTIVO Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2014 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

A ordem do nome das notas

A ordem do nome das notas Teoria Musical1 Cap.1 Altura dos sons João Carlos Almeida 1 1. ALTURA O SOM tem quatro características principais: Altura sons graves, médios e agudos; Duração sons curtos e longos; Intensidade sons muito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2017 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 Planificação Anual de Educação Musical 5.º/6º/7º/8º anos Ano letivo 2016/17 EDUCAÇÃO MUSICAL 5º ano 1.º período O que é a música?

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

Planificação de Música 1º ciclo

Planificação de Música 1º ciclo Planificação de Música 1º ciclo Notas previas: a) A presente planificação surge após reflexão e ponderação dos professores no seu conjunto, nomeadamente, no que respeita a Conteúdos e competências musicais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Elementos expressivos da Música Sons vocais, corporais e instrumentais; Dinâmica: fortissimo, pianissimo, crescendo e decrescendo; Andamento: presto, moderato,

Leia mais

Propriedades do som musical:

Propriedades do som musical: 2. SOM MUSICAL, PAUTA, CLAVE, LINHA SUPLEMENTAR Propriedades do som musical: altura musical é a propriedade do som que permite distinguir sons graves de sons agudos; duração musical é a propriedade do

Leia mais

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2016 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade. 1º Ciclo - Regime Integrado. Ano Letivo 2018/19

Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade. 1º Ciclo - Regime Integrado. Ano Letivo 2018/19 Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade 1º Ciclo - Regime Integrado Som e silêncio. Duração do som (sons curtos e longos) Pulsação, divisão do tempo e ritmo e compasso. Figuração:

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2013.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ESCOLA do 1º Ciclo: EB1 Pego, EB1 Alvega, EB1 Alvega/Concavada, EB1 Rossio

Leia mais

ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA

ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA ELABORADA POR ALUISIO FARIAS DE OLIVEIRA TEORIA MUSICAL A música se fez presente na vida dos seres humanos desde muito tempo. Hoje é praticamente impossível encontrar

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

Timbres semelhantes e contrastantes Timbres semelhantes: sons parecidos. Timbres contrastantes: sons muito diferentes.

Timbres semelhantes e contrastantes Timbres semelhantes: sons parecidos. Timbres contrastantes: sons muito diferentes. Propriedades do som Matéria 5º ano Educação Musical Timbre; Altura; Indica se o som é mais agudo ou mais grave. Intensidade; O mesmo que volume (som mais forte ou mais suave) Duração. Indica se o som é

Leia mais

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica.

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. Teoria Musical Definição de Musica O que é Musica? Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. O termo música

Leia mais

MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR

MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR 1. PROPRIEDADES DO SOM 1.1. Preencher os espaços com a propriedade correta: a)... : é a propriedade de o som ser agudo ou grave. b)... : é o tempo que o som permanece

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre.

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. A altura do som relaciona-se com a freqüência (audível 20 Hz a 20 khz). Um som mais baixo (respect. alto) é mais

Leia mais

Princípios do programa de Expressão Musical

Princípios do programa de Expressão Musical Princípios do programa de Expressão Musical Voz: Dizer, entoar e cantar rimas e lengalengas; cantar canções; experimentar sons vocais. Corpo: Experimentar percussão corporal; acompanhar canções e gravações

Leia mais

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01 EMT - Ranildo Lopes - Teoria Musical IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA DIREÇÃO PROF. AURÉLIO MELO COORD. ADMINISTRATIVA - LUCINEIDE COORD. PEDAGÓGICA PAULO DANTAS ORGANIZADOR PROF.

Leia mais

Apostila de Teoria Musical

Apostila de Teoria Musical Apostila de Teoria Musical NOME: SOM 1º Módulo Som é toda vibração percebida pelo ouvido humano. O nosso ouvido percebe duas espécies de sons: Musicais e não musicais. O som musical é resultado de vibrações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Compasso binário, ternário e quaternário Figuras rítmicas Notas na pauta e na flauta Organização da música Cânone Elementos expressivos da música Dinâmica Andamento

Leia mais

Departamento de Música da ECA-USP - Vestibular Gabarito da Prova Teórica de Música

Departamento de Música da ECA-USP - Vestibular Gabarito da Prova Teórica de Música Departamento de Música da ECA-USP - Vestibular 2013 Gabarito da Prova Teórica de Música 1 a 3. Percepção musical 1. Ditado melódico a uma voz. O ditado será repetido seis vezes, sempre precedido por dois

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Iniciação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS AMAC - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO MUSICAL 1 RITMO frases

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 07/08 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Manual 00%Músic@ 5ºano º CICLO EDUCAÇÃO MUSICAL 5ºANO - INSTRUMENTOS

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA

APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA Elaborada por: Vol. I STUDIO NOBRE GRAVANDO COM QUALIDADE (88) 9924 2049 MÚSICA: É a ARTE de combinar os SONS simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2015 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele

Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Guitarra e Violão 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Viola Caipira Bateria Piano, Teclado, Celesta, Órgão Acordeão Flauta-doce 6

Leia mais

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2018 Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas

Leia mais

Habilidade Específica

Habilidade Específica PROCESSO SELETIVO 2012 Anos Edital 08/2012-16/10/2011 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

C-FSG-MU/2013 CÓDIGO 11

C-FSG-MU/2013 CÓDIGO 11 l) O Acorde de 7ª da Dominante dizse estar na 2ª inversão quando o Baixo é a do acorde. (A) 2ª (B) 3ª (C) 4ª (D) 5ª (E) 6ª 2) O baixo recebe o nome de fundamental quando o acorde está na (A) segunda inversão

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ e CICLOS D. JOÃO V 5º Ano Turma 1 PERÍODO MATÉRIAS / CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Ritmo: Pulsação; Som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa); Altura: Registo agudo,

Leia mais

trecho musical ì í î ï ð

trecho musical ì í î ï ð Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. As questões 1, 4, 6, 7 e 9 exigem respostas a serem construídas; as questões 2 e 8 são de associação. As respostas a essas questões

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL ANO: 5º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE

Leia mais

Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE

Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE Ano letivo de 2012-2013 Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE - Ensaiar e apresentar publicamente interpretações individuais e em grupo de peças musicais em géneros e formas contrastantes

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em

Leia mais

Educação Musical. 5.º Ano. Planificação Anual

Educação Musical. 5.º Ano. Planificação Anual Educação Musical 5.º Ano Planificação Anual 2018.19 Dinâmica Altura Ritmo Timbre Planificação Anual Aprendizagens Essenciais 1. o Período Meio ambiente, vocal, corporal e Instrumentos de percussão: peles,

Leia mais

13 de fevereiro INÍCIO: 8h DURAÇÃO: 4 horas. 20 questões MÚSICA NOME: CARTEIRA :

13 de fevereiro INÍCIO: 8h DURAÇÃO: 4 horas. 20 questões MÚSICA NOME: CARTEIRA : 13 de fevereiro 2011 INÍCIO: 8h DURAÇÃO: 4 horas CONTEÚDO: 20 questões MÚSICA NOME: CARTEIRA : PERCEPÇÃO MUSICAL 01. Indique a notação correta da melodia que será ouvida a seguir. A melodia será tocada

Leia mais

Os ritmos básicos mais comuns, que combinam com os das pulsações cerebrais humanas 1, são os ritmos de 2, 3 e 4 pulsações:

Os ritmos básicos mais comuns, que combinam com os das pulsações cerebrais humanas 1, são os ritmos de 2, 3 e 4 pulsações: 4. RITMO, COMPASSO Ritmo: é a organização do tempo musical em pulsações fortes e fracas. Nossa percepção musical tende a agrupar e dar sentido a pulsações de acordo com regularidades de acentuação os ritmos.

Leia mais

Exemplo 13 figuras de tempo e suas relações básicas.

Exemplo 13 figuras de tempo e suas relações básicas. 3. FIGURAS DE TEMPO, PAUSAS Figuras de tempo: são usadas para representar as durações das notas. Assim como a representação das notas dentro da pauta, a representação das durações das notas são relativas,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 5º Ano PLANIFICAÇÃO Periódica 2016/2017 1º Período (planificação periódica)

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO:

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO: DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO: 07-08 ANO: 5º Ano / ºPeríodo OBJECTIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS/ ACTIVIDADES RECURSOS/ MATERIAIS AVALIAÇÃO TEMPO Identificar

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prova de Habilitação Específica. Música Teste Teórico-Perceptivo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prova de Habilitação Específica. Música Teste Teórico-Perceptivo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Prova de Habilitação Específica Música - 2015 Teste Teórico-Perceptivo Instruções Verifique se este caderno contém 20 questões do Teste Teórico-Perceptivo (questões

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2013 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2013 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA A questão 01 é acompanhada de um exemplo musical gravado, que será repetido 4 vezes, com um silêncio de 30 segundos entre cada repetição; um som de aviso (quatro toques ) aparecerá antes do extrato musical

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 5º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total:

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total: Instituto de Educação Infantil e Juvenil 7º ANO, 201. Londrina, de Nome: Tempo Início: Término: Total: Área do Conhecimento: ARTE Professora: Maria Kyoko PARÂMETROS DO SOM Você já percebeu como o mundo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano 5º Ano Ritmo - Pulsação; som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa). Altura - Registo agudo, médio e grave; linhas sonoras ascendentes e descendentes: ondulatórias, contínuas e descontínuas.

Leia mais

Aprenda a ler partitura em 5 passos

Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprender a ler a partitura sempre foi visto como algo muito difícil para alguns ate impossível e para outros talvez tenha sido motivo de desistência de aprender a tocar

Leia mais

Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1. Introdução Teórica

Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1. Introdução Teórica Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1 AULA 1 Introdução Teórica Iremos apresentar o que o estudante precisa saber de uma porção da teoria musical para poder ter uma compreensão

Leia mais

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Anual EDUCAÇÃO MUSICAL Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano Unidade Didática/Tema* Conceitos/Conteúdos Organizadores/Competências Específicas

Leia mais

Planificação Anual de Educação Musical 5º Ano Ano Letivo

Planificação Anual de Educação Musical 5º Ano Ano Letivo Dinâmica Altura Ritmo Timbre Planificação Anual de Educação Musical 5º Ano Ano Letivo 018-019 1º Período Meio ambiente, vocal, corporal e Instrumentos de percussão: peles, madeiras e metais Pulsação Semínima

Leia mais

Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas deste teste) I. TESTE PERCEPTIVO

Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas deste teste) I. TESTE PERCEPTIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO VESTIBULAR 2016 PROVA ESPECÍFICA TESTE TEÓRICO-PERCEPTIVO Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2011 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016 Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016 Atividades de Enriquecimento Curricular Ensino da Música no 1.º CEB Planificação Anual Introdução Considerando a importância do desenvolvimento

Leia mais

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS Para as aulas de Percepção e Solfejo CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO Ensino Fundamental de Música Disciplina de Teoria Musical, Percepção e Solfejo CADERNO DE EXERCÍCIOS Para

Leia mais

O SOM. Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam. E então, percebeu como o silêncio é algo quase impossível?

O SOM. Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam. E então, percebeu como o silêncio é algo quase impossível? O SOM Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando ou mesmo música! Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento.

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL PROVA 12/16 6º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 19/12, de 5 de julho, republicado pelo Decreto-Lei nº 91/1, de 10 de julho)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique se contém

Leia mais

2017/2018. Objetivos/ Descritores

2017/2018. Objetivos/ Descritores Planificação Anual Música 2º ciclo Turma dos 5º ano 2017/2018 Período Domínios Conteúdos/ Subdomínios Ao longo do ano letivo DESENVOLVIME CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Timbre Meio ambiente, vocal,

Leia mais

blog.opus3ensinomusical.com.br

blog.opus3ensinomusical.com.br Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Aprender a ler partitura é como aprender um novo idioma!... 3 Parte 1: Notas na Pauta... 4 Pauta ou Pentagrama... 4 Claves... 5 Dó Central... 7 Acidentes e Sinais

Leia mais

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2019 Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Alvide

Escola Básica e Secundária de Alvide Informação da Prova de Equivalência à Frequência de Educação Musical Prova 12 2016 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo 59 1º Modulo 1. Complete a cruzada abaixo de acordo com as perguntas: a. Manifestação dos afetos da alma mediante o som. b. Propriedade da musica que se manifesta

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Capítulo 1 16 O que é a Teoria musical afinal? 16 Como

Leia mais