Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / /"

Transcrição

1 Prova (1º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é música? 2. Qual elemento (a matéria) mais importante da música que sem ele, a mesma não existiria? 3. O que é som? 4. Existem duas espécies de sons. Quais? 5. Defina sons naturais e sons produzidos. 6. O que são sons musicais? 7. O que são sons não musicais? 8. Existiria musica se não existisse o som? R: ( ) SIM ( ) NÃO 9. Quais são os 3 elementos mais importantes da música? 10. O que é melodia? 11. O que é harmonia? 12. O que é ritmo?

2 13. É correto afirmar que o ritmo é uma das primeiras manifestações musicais do homem? R: ( ) SIM ( ) NÃO 14. O som possui quantas propriedades? Quais? 15. O que é timbre? 16. O que é duração? 17. O que é intensidade? 18. O que é altura?

3 Prova (2º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que são figuras musicais? 2. O que são pausas musicais? 3. Existem quantas figuras musicais? Quais? 4. Existem quantas pausas? 5. Quais são as partes que compõe a figura? 6. Complete as frases abaixo: a) A mínima é a metade da semibreve. b) A semínima é a metade da c) A colcheia é a metade da d) A semicolcheia é a metade da e) A fusa é a metade da f) A semifusa é a metade da g) Eu preciso de mínimas para dar uma semibreve. h) Eu preciso de semínimas para dar uma mínima. i) Eu preciso de colcheias para dar uma mínima. j) Eu preciso de semicolcheias para dar uma colcheia. k) Eu preciso de fusas para dar uma semicolcheia. l) Eu preciso de semifusas para dar uma fusa. m) A soma de duas mínimas dá uma n) A soma de duas semínimas dá uma o) A soma de duas colcheias dá uma p) A soma de duas semicolcheias dá uma q) A soma de duas fusas dá uma r) A soma de duas semifusas dá uma

4 7. Responda: a) Vão quantas MÍNIMAS para uma SEMIBREVE: b) Vão quantas SEMICOLCHEIAS para uma MÍNIMA: c) Vão quantas SEMIFUZAS para uma SEMIBREVE: d) Vão quantas COLCHEIAS para uma MÍNIMAS: e) Vão quantas SEMIFUZAS para uma COLCHEIA: f) Vão quantas FUZAS para uma SEMÍNIMA: g) Vão quantas SEMICOLCHEIAS para uma SEMIBREVE: h) Vão quantas FUZAS para uma SEMICOLCHEIAS: i) Vão quantas SEMÍNIMAS para uma MÍNIMA: j) Vão quantas SEMICOLCHEIAS para uma SEMÍNIMA: k) Vão quantas SEMICOLCHEIAS para uma MÍNIMA: l) Vão quantas SEMICOLCHEIAS para uma COLCHEIA: m) Vão quantas FUZAS para uma MÍNIMA: n) Vão quantas SEMINIMAS para uma SEMIBREVE: o) Vão quantas SEMIFUZAS para uma COLCHEIA: p) Vão quantas COLCHEIAS para uma SEMIBREVE: q) Vão quantas SEMIFUZAS para uma MÍNIMA:

5 Prova (3º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é compasso? 2. O que é utilizado para determinar o ritmo e a duração das figuras de sons e silencio? 3. Os compassos são classificados de duas formas, quais? 4. De acordo com o compasso, os tempos são agrupados de três formas, quais? 5. O que são barras de compasso e para que serve? 6. Na música existe quatro tipos de barras de compasso. Quais? 7. O que é barra simples? 8. O que é barra final? 9. O que é barra dupla? 10. Explique barra de repetição ou sinais de ritornelo? 11. O que são casas de ritornelo? 12. Quantos tempos possui o compasso binário?

6 13. Quantos tempos possui o compasso ternário? 14. Quantos tempos possui o compasso quaternário? 15. O que é formula de compasso? 16. Como se chama o número de cima e para que serve? 17. Como se chama o número inferior e para que serve? 18. Quais são os números superiores do compasso simples? 19. Quais são os números inferiores do compasso simples? 20. O que é UT e o que ele indica? 21. O que é UC e o que ele indica? 22. O que é acentuação métrica? 23. Explique o que é acento tônico? 24. O que é um metrônomo? 25. Qual a utilização do metrônomo? 26. O que é BPM? R:

7 Prova (4ºMódulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é Pauta ou pentagrama? 2. O pentagrama possui quantas linhas e espaços? 3. Como são contados as linhas e espaços do pentagrama? 4. Qual é a origem da palavra Pentagrama? E o que significa? 5. O que é clave? 6. Para que serve a clave? 7. Existem quantos sinais de clave? 8. Em qual linha é escrita a Clave de Sol? 9. Em qual linha é escrita a Clave de Fá? 10. Em qual linha é escrita a Clave de Dó? 11. Em que linha do pentagrama a Clave de Sol aparece em nosso hinário? 12. Em que linha do pentagrama a Clave de Fá aparece em nosso hinário?

8 13. Em que linha do pentagrama a Clave de Dó aparece em nosso hinário? 14. O que é uma nota musical? 15. Existe quantas notas musicais? 16. Explique o que é escala. 17. Explique o que são notas ascendentes. 18. Explique o que são notas descendentes. 19. Qual é a origem da palavra Escala? E o que significa? 20. O que é notação musical? 21. Escreva o nome das sete notas musicais na ordem ascendente: 22. Escreva o nome das sete notas musicais em ordem descendente: 23. O que são linhas e espaços suplementares? 24. O que são linhas e espaços suplementares superiores e como são contados?

9 25. O que são linhas e espaços suplementares inferiores e como são contados? 26. O que é linha de oitava? 27. Quais os instrumentos da nossa orquestra que podem tocar uma oitava acima do escrito? 28. Quais os instrumentos da nossa orquestra que podem tocar uma oitava abaixo do escrito? 29. O que é e para que serve diapasão? 30. Quais os tipos de diapasão que existe?

10 Prova (5ºMódulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é solfejo? 2. Para que serve a marcação dos compassos? 3. Qual gesto de marcação de tempo sugere-se para a Linguagem Rítmica? 4. Qual gesto de marcação de tempo sugere-se para o solfejo? 5. No nosso hinário empregamos as famosas Vírgulas de Respiração para a respiração correta no exercício musical. Existem dois tipos. Quais? 6. Os exercícios de respiração abrangem três fases, quais? 7. O que é respiração diafragmática?

11 Prova (6ºMódulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é intervalo? 2. O intervalo possui outro nome? Se sim, qual? 3. O que é intervalo simples? 4. O que é intervalo composto? 5. O que é semitom? 6. O semitom é classificado em diatônico e cromático. Explique cada um: 7. O que é tom? 8. O que vem a ser um intervalo Uníssono? 9. O que vem a ser um intervalo Enarmônico? 10. O que é um intervalo melódico? 11. O que é um intervalo harmônico? 12. O que são microtons?

12 13. O que é melodia? 14. A melodia é um dos principais elementos da Música ou do Som? 15. O que é Harmonia? 16. No nosso hinário, quais são as vozes existentes? Explique. 17. O que é acorde? 18. O que é arpejo? 19. O que é sinais de alteração? 20. Existem quantos sinais de alteração? Cite o nome de cada um deles. 21. Qual o efeito do sustenido? 22. Qual o efeito do bemol? 23. Qual o efeito do dobrado sustenido? 24. Qual o efeito do dobrado bemol? 25. Qual o efeito do bequadro?

13 26. O que é escala cromática? 27. Assinale com um ( x ) onde possui intervalos de tons: a) Dó para Ré. ( ) b) Ré para Mi. ( ) c) Mi para Fá. ( ) d) Fá para Sol. ( ) e) Sol para Lá. ( ) f) Lá para Si. ( ) Responda: a) Qual nota tem a mesma altura que o Dó #? b) Qual nota tem a mesma altura que o Mi b? c) Qual nota tem a mesma altura que o Fá #? d) Qual nota tem a mesma altura que o Lá b? e) Qual nota tem a mesma altura que o Ré b? f) Qual nota tem a mesma altura que o Ré #? g) Qual nota tem a mesma altura que o Mi b? h) Qual nota tem a mesma altura que o Sol b? i) Qual nota tem a mesma altura que o Sol #? j) Qual nota tem a mesma altura que o Si b? 28. O que é fermata? 29. O que é suspensão? 30. As fermatas podem ser classificadas de duas formas. Quais? Explique.

14 Prova (7º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é subdivisão binária? 2. O que é subdivisão ternária? 3. O que é ponto de aumento? 4. O ponto de aumento é colocado em que posição em relação a figura? 5. Pausa pode ser pontuada? 6. Podemos utilizar até quantos pontos de aumento em uma figura? 7. Explique ponto simples. 8. Explique ponto duplo. 9. Explique ponto triplo. 10. O que é uma ligadura? 11. A ligadura é classificada em três tipos. Quais?

15 12. O que é ligadura de valor? 13. O que é ligadura de portamento? 14. O que é ligadura de fraseado? 15. Pausa pode ser ligada? ( ) SIM ( ) NÃO. 16. O que é síncopa ou síncope? 17. A síncope é responsável por qual efeito na música? 18. O que é síncope regular? 19. O que é síncope irregular? 20. O que é nota sincopada? 21. O que é contratempo? 22. O que é endecagrama? 23. O que é Dó Central? 24. O que é sistema? 25. Qual o significado de endecagrama?

16 Prova (8º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é frase musical? 2. O que é fraseado? 3. O que é fraseologia? 4. Explique o que é Motivo. 5. Explique o que é Semifrase. 6. O que são ritmos iniciais? 7. Existem quantos tipos de ritmos iniciais? Quais? 8. O que é ritmo tético? 9. O que é ritmo anacrúsico ou pro-tético? 10. O que é ritmo acéfalo? 11. O que é terminação das frases? 12. O que é terminação masculina?

17 13. O que é terminação feminina?

18 Prova (9º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é escalas diatônicas maior? 2. Qual a ordem dos tons e semitons em uma escala maior? 3. Onde se encontra os tons e semitons de uma escala maior? 4. O que são graus de uma escala? Quantos existem? 5. Escreva abaixo o nome dos 8 graus e seus respectivos números romanos: R 6. Explique como se faz escalas maiores com sustenidos. 7. Explique como se faz escalas maiores com bemóis. 8. Qual grau da escala é responsável pelo nome da mesma? 9. Qual o nome da escala modelo do Modo Maior? Pois é através dela que se originam todas as demais escalas desse modo. 10. O que são escalas relativas? 11. Qual é a principal diferença entre a escala do modo menor e a escala do modo maior?

19 12. Qual o nome da escala do modo menor? Pois é através dela que se originam todas as demais escalas desse modo. 13. Qual a ordem dos tons e semitons de uma escala menor? 14. Onde se encontra os tons e semitons de uma escala menor? 15. Como encontramos a relativa de uma escala maior? 16. Como encontramos a relativa de uma escala menor? 17. O que é armadura de clave? 18. Qual a ordem dos bemóis em uma armadura de clave? 19. Qual a ordem dos sustenidos em uma armadura de clave? 20. Como achamos a tonalidade em sustenidos em uma escala maior? 21. Quando classificamos uma tonalidade no modo maior e encontramos sua relativa no modo menor, a armadura de clave muda ou sempre permanece com os mesmos acidentes? 22. O que são acidentes? 23. Os acidentes podem ser classificados em três formas. Quais? 24. Explique acidente fixo.

20 25. Explique acidente ocorrente. 26. Explique acidente de precaução. 27. O que é tonalidade? 28. O que é tonalidade maior? 29. O que é tonalidade menor? 30. O que é círculo ou ciclo das quintas?

21 Prova (10º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que são quiálteras? 2. O que são tercinas? 3. Além de tercinas, existem outros tipos de quiálteras? 4. O que são hemíolas? 5. Em nosso hinário, existem hemíolas? ( ) SIM ( ) NÃO 6. O que é um compasso composto? 7. O que é formula de compasso? 8. No compasso composto, o número superior indica o que? 9. No compasso composto, o número inferior indica o que? 10. Quais os números superiores do compasso composto? 11. Quais os números inferiores do compasso composto? 12. Através da formula do compasso, conseguimos distinguir se o compasso é binário, ternário ou quaternário? R: ( ) sim ( ) não

22 13. O que é figura de movimento ou Unidade de Movimento? 14. Explique UT. 15. Explique UC. 16. Explique US.

23 Prova (11º Módulo) Nome do Aluno: data / / 1. O que é andamento? 2. Em quantas formas os andamentos são classificados? 3. O que é Agógica? 4. Explique o que é dinâmica musical? 5. O que é articulação? 6. Explique o que é Legato. 7. Explique o que é Stacatto. 8. Explique o que é Portato ou Non Legato. 9. Explique o que é Tenuto. 10. Explique o que é Martellato.

24 Prova (Módulo 12º) Nome do Aluno: data / / O que é expressão? 1. Existe quantos tipos de expressão? Quais? 2. Explique a expressão Solene. 3. Explique a expressão Majestoso. 4. Explique a expressão Com Júbilo. 5. Explique a expressão Com Veneração. 6. Explique a expressão Com Submissão. 7. Explique a expressão Com Humildade.

1º Módulo. 1. O Que é Musica? 2. Qual o elemento (a matéria) mais importante da musica que sem ele, a mesma não. existiria? 3. O que é Som?

1º Módulo. 1. O Que é Musica? 2. Qual o elemento (a matéria) mais importante da musica que sem ele, a mesma não. existiria? 3. O que é Som? 0 *Complementação Teórica Melodia é a Combinação de sons sucessivos (sons tocados um após o outro). Harmonia é a Combinação de sons simultâneos (Conjunto de vários sons tocando ao mesmo tempo). MÚSICA

Leia mais

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Provas optativas 59 NOME: DATA / / 1º Modulo 1. Complete a cruzada abaixo de acordo com as perguntas: a. Manifestação dos afetos da alma mediante o som. b.

Leia mais

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas Projeto Escola para Musicistas Iniciantes Metal Essência Orquestra Ebenézer Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas APOSTILA Conteúdo CAPÍTULO I... 2 NOTAS... 3 PENTAGRAMA...

Leia mais

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo

Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo Exercícios dinâmicos para fixação de Conteúdo 59 1º Modulo 1. Complete a cruzada abaixo de acordo com as perguntas: a. Manifestação dos afetos da alma mediante o som. b. Propriedade da musica que se manifesta

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq MTSK wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui Método de Teoria e Solfejo

Leia mais

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil Cidade: Bairro: Instrutora: Examinadora responsável: Conselhos para o melhor funcionamento dos Grupos

Leia mais

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO MATERIAL DE APOIO TEÓRICO ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA PROF. RANILDO LOPES MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. É a arte

Leia mais

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Capítulo 1 16 O que é a Teoria musical afinal? 16 Como

Leia mais

Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade. 1º Ciclo - Regime Integrado. Ano Letivo 2018/19

Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade. 1º Ciclo - Regime Integrado. Ano Letivo 2018/19 Planificação Anual de Formação Musical 1º Ano de Escolaridade 1º Ciclo - Regime Integrado Som e silêncio. Duração do som (sons curtos e longos) Pulsação, divisão do tempo e ritmo e compasso. Figuração:

Leia mais

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo Teoria Musical Índice Geral: Notação Musical Linhas Suplementares, Clave de Sol Figuras de Notas Figuras de Pausas Clave de Fá Duração dos valores das figuras Compasso, Tempo, Barras ou Travessões Compasso

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho Curitiba, PR 2012 ÍNDICE AULA 1 CARACTERISTICAS DA MÚSICA E DO SOM...03 AULA 2 NOTAS E PENTAGRAMA...04 AULA 3 CLAVES...07 AULA 4 NOTAÇÃO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano 5º Ano Ritmo - Pulsação; som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa). Altura - Registo agudo, médio e grave; linhas sonoras ascendentes e descendentes: ondulatórias, contínuas e descontínuas.

Leia mais

à duração das demais notas e pausas. Para efeito de definição a duração de uma semibreve será tomada como uma "duração de referência" (R).

à duração das demais notas e pausas. Para efeito de definição a duração de uma semibreve será tomada como uma duração de referência (R). Linhas Pauta ou Pentagrama São cinco linhas e quatro espaços. A pauta musical serve para escrever as partituras (feitas com notas, pausas, claves, etc.) Linhas e espaços suplementares São linhas que existem

Leia mais

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS 01. A barra dupla indica: 0-0) fim de um trecho musical. 1-1) mudança de compasso. 2-2) mudança de modo.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2015 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2016 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2011 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO - COPESE CONCURSO VESTIBULAR 2010 E MÓDULO III DO PISM - TRIÊNIO 2007/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO - COPESE CONCURSO VESTIBULAR 2010 E MÓDULO III DO PISM - TRIÊNIO 2007/2009 PROVA DE PERCEPÇÃO E TEORIA (HABILIDADE ESPECÍFICA IAD/UFJF 2010) Parte I: PERCEPÇÃO Instruções: Cada uma das questões de 1 a 5 é acompanhada de um exemplo musical gravado; cada exemplo musical será repetido

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

Teoria Musical. 01. Os ornamentos do primeiro compasso são, respectivamente: 02. Os ornamentos do segundo compasso são, respectivamente:

Teoria Musical. 01. Os ornamentos do primeiro compasso são, respectivamente: 02. Os ornamentos do segundo compasso são, respectivamente: Teoria Musical As questões 1 e 2 estão baseadas no trecho musical abaixo. 01. Os ornamentos do primeiro compasso são, respectivamente: 0-0) Acicatura, trinado simples e apojatura breve. 1-1) Apojatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2014 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA

LICENCIATURA EM MÚSICA Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Curso de Música Licenciatura com ênfase em Educação Musical, Instrumento ou Canto TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA

Leia mais

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K PARTITURA DO ZERO A E S C R I T A D O S O M Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte. Beethoven Sumário Introdução

Leia mais

C-FSG-MU/2013 CÓDIGO 11

C-FSG-MU/2013 CÓDIGO 11 l) O Acorde de 7ª da Dominante dizse estar na 2ª inversão quando o Baixo é a do acorde. (A) 2ª (B) 3ª (C) 4ª (D) 5ª (E) 6ª 2) O baixo recebe o nome de fundamental quando o acorde está na (A) segunda inversão

Leia mais

Apostila de Teoria Musical

Apostila de Teoria Musical Apostila de Teoria Musical NOME: SOM 1º Módulo Som é toda vibração percebida pelo ouvido humano. O nosso ouvido percebe duas espécies de sons: Musicais e não musicais. O som musical é resultado de vibrações

Leia mais

APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA

APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA APOSTILA MUSICAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA Elaborada por: Vol. I STUDIO NOBRE GRAVANDO COM QUALIDADE (88) 9924 2049 MÚSICA: É a ARTE de combinar os SONS simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2017 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros. blog: rodfaleiros.wordpress.com

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros.   blog: rodfaleiros.wordpress.com Teoria Musical Prof. Rodrigo Faleiros Prof. Rodrigo Faleiros e-mail: rodfaleiros@gmail.com blog: rodfaleiros.wordpress.com 2 Aula 1 Ritmo Ritmo é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2016 Edital nº 02/2016/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2016 Edital nº 02/2016/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2016/ º Ano Turma 1

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2016/ º Ano Turma 1 5º Ano Turma 1 Ritmo: Pulsação; Som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa); Altura: Registo agudo, médio e grave; Linhas sonoras ascendentes e descendentes: ondulatórias, contínuas e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Piano, Violino

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

1. COMPASSOS EM GERAL

1. COMPASSOS EM GERAL . COMPASSOS EM GERAL Teoria Musical Compasso é a união de tempo em pequenos blocos. Eles dividem a música em partes iguais e definem a unidade de tempo, o ritmo e o pulso da música. Separados por uma barra

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 Planificação Anual de Educação Musical 5.º/6º/7º/8º anos Ano letivo 2016/17 EDUCAÇÃO MUSICAL 5º ano 1.º período O que é a música?

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ e CICLOS D. JOÃO V 5º Ano Turma 1 PERÍODO MATÉRIAS / CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Ritmo: Pulsação; Som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa); Altura: Registo agudo,

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2013.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações:

Leia mais

Apostila de Teoria Musical I

Apostila de Teoria Musical I Apostila de Teoria Musical I 2009 Índice I Propriedades Físicas do Som...03 II O que é Música?...04 III Representação gráfica do pentagrama...05 IV Notação Musical...06 V Figuras e Valores das e pausas...07

Leia mais

Processo Seletivo

Processo Seletivo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo Seletivo 2011.2 2ª Fase Habilidades Específicas Candidato (a): Feira de Santana, de julho de 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

Teoria Musical. 01. Na primeira linha das claves de sol e de fá, tem-se, respectivamente, as notas : 02. A respeito do termo VALOR, pode-se dizer que:

Teoria Musical. 01. Na primeira linha das claves de sol e de fá, tem-se, respectivamente, as notas : 02. A respeito do termo VALOR, pode-se dizer que: Teoria Musical 01. Na primeira linha das claves de sol e de fá, tem-se, respectivamente, as notas : 0-0) mi e mi. 1-1) sol e mi. 2-2) sol e sol. 3-3) mi e sol. 4-4) mi e si. Resposta: FFFVF A clave de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Educação Musical Audição - Apreender conceitos musicais - Reconhecer instrumentos musicais Orff - Reconhecer figuras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA VESTIBULAR 2018 MÚSICA INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique se contém

Leia mais

NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES:

NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES: NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES: SUPERIORES: SOL LA SI DO RE MI FA SOL INFERIORES: RE DO SI LA SOL FA MI ESCALA COMPLETA: MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL 5 EXERCÍCIOS

Leia mais

APOSTILA TEORIA MUSICAL

APOSTILA TEORIA MUSICAL OFICINA DE MÚSICA COM JACKIE FERREIRA (Santuário das Almas) APOSTILA DA TEORIA MUSICAL www.oficinademusica.org TEORIA MUSICAL O QUE É MÚSICA? A música é a arte de combinar bem os sons. Este, tem quatro

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2017-18 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MÚSICA QUESTÃO:

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE Educação Musical - Planificação Anual 5º ano Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º Período (Unidades 1 e 2) Pulsação. Tempo. Andamentos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2017-18 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MÚSICA Em se

Leia mais

TEORIA MUSICAL. 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 02. Classifique os intervalos abaixo:

TEORIA MUSICAL. 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 02. Classifique os intervalos abaixo: TEORIA MUSICAL 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 0-0) si m - sol m - Lá M - mi m - fá# m 1-1) si m - Sol M - Lá M - mi m - fá# m 2-2) ré m - Sol M - Lá M - mi m - fá # m 3-3) si m - Sol M - lá m -

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL EDUCAÇÃO MUSICAL 1. INTRODUÇÃO O presente documento, visa dar a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, o objeto de avaliação da Prova Escrita e da Prova Prática, a sua estrutura,

Leia mais

Informação Prova. Prova código 12 de Educação Musical. Prova de Equivalência à Frequência do 2º Ciclo do Ensino Básico

Informação Prova. Prova código 12 de Educação Musical. Prova de Equivalência à Frequência do 2º Ciclo do Ensino Básico Informação Prova Prova código 12 de Educação Musical Prova de Equivalência à Frequência do 2º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2015.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica.

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. Teoria Musical Definição de Musica O que é Musica? Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. O termo música

Leia mais

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

MÚSICA. 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é. A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor.

MÚSICA. 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é. A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor. MÚSICA 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor. 2ª QUESTÃO A tonalidade de Si Maior tem, em sua armadura convencional,

Leia mais

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música vestibular 2014 001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música presencial Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto, Violoncelo e Piano)

Leia mais

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a.

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a. Prova de Habilidades Específicas M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / 2 0 1 6 M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 6º- ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

Habilidade Específica

Habilidade Específica PROCESSO SELETIVO 2012 Anos Edital 08/2012-16/10/2011 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 6º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY Unidade Didática

Leia mais

MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR

MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR MATERIAL DE REFORÇO PARA USO DO PROFESSOR 1. PROPRIEDADES DO SOM 1.1. Preencher os espaços com a propriedade correta: a)... : é a propriedade de o som ser agudo ou grave. b)... : é o tempo que o som permanece

Leia mais

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01 EMT - Ranildo Lopes - Teoria Musical IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA DIREÇÃO PROF. AURÉLIO MELO COORD. ADMINISTRATIVA - LUCINEIDE COORD. PEDAGÓGICA PAULO DANTAS ORGANIZADOR PROF.

Leia mais

Formação Musical. Escola de Música Paroquial de Avintes. Planificação de conteúdos e actividades

Formação Musical. Escola de Música Paroquial de Avintes. Planificação de conteúdos e actividades Formação Musical Escola de Música Paroquial de Avintes Planificação de conteúdos e actividades António José Ferreira 01 de Setembro de 2007 1º ANO MÓDULO 1 DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E AUDITIVO Pág. 2 À

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES. 1 ESCREVA seu nome com letra de forma apenas no quadro acima.

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES. 1 ESCREVA seu nome com letra de forma apenas no quadro acima. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENADORIA DE PROCESSOS DE SELEÇÃO VESTIBULAR DE VERÃO 2016 PROCESSO SELETIVO SERIADO PSS 2016 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA NOME

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem Ano Letivo - 2012/201 Conteúdos Objetivos Curriculares Metas de Aprendizagem Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Avaliação Calendarização Dinâmica Forma Ficheiro 1 Reconhece diferentes timbres,

Leia mais

ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA

ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA ESCOLA MUSICAL ORQUESTRA SANTA CECÍLIA ELABORADA POR ALUISIO FARIAS DE OLIVEIRA TEORIA MUSICAL A música se fez presente na vida dos seres humanos desde muito tempo. Hoje é praticamente impossível encontrar

Leia mais

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2019 Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2014.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL

EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2012-13 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE

Leia mais

PRIMEIROS PAÇOS PARTE TEORICA. Clave SOL

PRIMEIROS PAÇOS PARTE TEORICA. Clave SOL Digitalizando uma partitura Aqui vamos utilizar como fonte de aprendizagem, ao meu ver um dos melhores programas de notação musical.noteworthy composer. Mesmo com pouco conhecimento em musica escrita em

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo II juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL

UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL UFPE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2018 Cursos Licenciatura, Música/Canto Bacharelado/Instrumento Bacharelado, Música Licenciatura TEORIA MUSICAL LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo II juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

Teoria I. Mrto. Gabriel Dias Garcia Revisao: Juliano pontes Rita Costa

Teoria I. Mrto. Gabriel Dias Garcia Revisao: Juliano pontes Rita Costa Teoria I Mrto. Gabriel Dias Garcia Revisao: Juliano pontes Rita Costa Este livro faz parte do material pedagógico do Conservatório Musical de Santana de Parnaíba e deverá ser utilizado sob orientações

Leia mais

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Canto Popular,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Alvide

Escola Básica e Secundária de Alvide Informação da Prova de Equivalência à Frequência de Educação Musical Prova 12 2016 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o

Leia mais

Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas deste teste) I. TESTE PERCEPTIVO

Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas deste teste) I. TESTE PERCEPTIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO VESTIBULAR 2016 PROVA ESPECÍFICA TESTE TEÓRICO-PERCEPTIVO Nome: (ATENÇÃO: coloque seu nome em todas as páginas

Leia mais

Programação de 6º ano

Programação de 6º ano Programação de 6º ano 2011 12 Esta programação está organizada com base nos conteúdos a desenvolver ao longo do 5º ano de escolaridade. E é através das situações educativas descritas que se torna possível

Leia mais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Edição 2016 APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios

Leia mais

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO 1º ANO Intervalos melódicos e harmônicos de 2ª Maior e menor, 3ª Maior e menor, 4ª Justa e 5ª Justa, 6ª Maior e menor, 7ª Maior e menor e Trítono cantar e identificar a partir de ditados; Percepção auditiva

Leia mais

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Canto Popular,

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Iniciação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS AMAC - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO MUSICAL 1 RITMO frases

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Formação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS Academia Musical dos amigos das Crianças - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

OS PILARES DA MÚSICA

OS PILARES DA MÚSICA RICARDO SOUSA-CASTRO OS PILARES DA MÚSICA Descomplicando a teoria, a harmonia, o solfejo e a divisão rítmica THESAURUS by Ricardo Sousa-Castro 2016 Ficha Técnica Editoração Eletrônica Cláudia Gomes Arte

Leia mais

Para responder às questões 1 e 2, ouça atentamente o trecho musical 1 e considere o exemplo musical I, que corresponde a esse trecho musical.

Para responder às questões 1 e 2, ouça atentamente o trecho musical 1 e considere o exemplo musical I, que corresponde a esse trecho musical. Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. A questão 1 exige resposta a ser construída pelo próprio candidato; as questões 3, 4, 9 e 10 são de associação ou complementação.

Leia mais