Gestão Ambiental fator competitivo dentro do mundo dos negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Ambiental fator competitivo dentro do mundo dos negócios"

Transcrição

1 Gestão Ambiental fator competitivo dentro do mundo dos negócios Resumo Julio César Ferreira (FATI/UTFPR) Antonio Carlos de Francisco (UTFPR) Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico mostrando que a implantação de um programa de gestão ambiental hoje é fundamental para qualquer organização, e estar no mercado sem essa consciência pode colocar em risco a competitividade organizacional. Mostraremos que os conhecimentos sobre legislação ambiental podem render maior estabilidade para a empresa e maior lucratividade. O principal é a participação da empresa no cenário alterando decisivamente sua visão de mercado. Isso significa que a empresa que possui um programa de gestão ambiental cria um diferencial competitivo junto às demais do mesmo segmento e setor. Palavras chave: Ambiente, Educação, Beneficios Estratégicos. 1 - Introdução A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. Muitas vezes os investimentos em gestão ambiental são direcionados por fatores competitivos, mas existem fatores diversos que determinam a realização de investimento em gestão ambiental por parte de empresas, dependendo de sua realidade. Assim, o empresário e o investidor, que antes viam a gestão ambiental como mais um fator de aumento de custos do processo produtivo, se depara com vantagens competitivas e oportunidades econômicas de uma gestão responsável dos recursos naturais. O Sistema de Gestão Ambiental permite que a organização atinja o nível de desempenho ambiental por ela determinado e promova sua melhoria contínua ao longo do tempo. Consiste, essencialmente, no planejamento de suas atividades, visando à eliminação ou minimização dos impactos ao meio ambiente, por meio de ações preventivas ou medidas mitigadoras.

2 2. Gestão Ambiental Segundo Porter, a melhoria na relação com o meio ambiente é capaz de beneficiar a produtividade dos recursos utilizados na organização, uma vez que traz benefícios para o processo e para o produto. Dentre os benefícios para o processo, destacam-se: a) economia de materiais, decorrente do processamento, da substituição, da reutilização ou da reciclagem dos insumos de produção; b) melhor utilização dos subprodutos; c) menor consumo de energia durante o processo de fabricação; d) aumento no rendimento do processo; e) redução dos custos de armazenamento e manuseio de materiais; f) conversão dos desperdícios na forma de valor; g) eliminação ou redução do custo das atividades envolvidas na descarga, manuseio, transporte e descarte de resíduos. Muitos são os benefícios para o produto, podemos então relacionar esses benefícios com: a) melhoria da qualidade e uniformidade do produto; b) redução dos custos do produto; c) redução dos custos de embalagem; d) aumento da segurança do produto, e) utilização mais eficiente dos recursos na fabricação dos produtos; f) redução do custo líquido do descarte do produto pelo cliente; e, g) maior valor de revenda e de sucata do produto. Estas considerações fazem com que o clássico paradigma da responsabilidade social, percebida como um fator negativo para a competitividade da empresa, deva ser revisto uma vez que se tem focalizado apenas na progressão dos custos decorrentes da adoção de um posicionamento socialmente responsável, ignorando os efeitos compensadores importantes, como a melhor reputação (SILVERSTEIN,1993). Neste sentido autores argumentam que: as empresas costumam quantificar os investimentos feitos na melhoria dos produtos, dispositivos de segurança e antipoluentes. Mas é necessário avaliar também os gastos decorrentes das ações socialmente irresponsáveis, pois estas guardam estreita relação com os resultados da empresa, entre elas podemos citar a imagem como sendo um dos maiores ativos organizacionais. 3. Benefícios estratégicos e econômicos decorrentes da implantação do SGA Os benefícios estratégicos que as empresas obtêm após a implantação do SGA podem ser classificados de muitas maneiras como descrito abaixo: a) melhoria da imagem; sendo essa uma das mais importantes, uma vez que a imagem hoje representa uma vantagem competitiva. b) acesso assegurado ao mercado externo não ocorrendo o risco de enfrentar barreiras pela falta de certificação do SGA; muitas empresas para participar do mercado internacional necessitam de selos de certificação como o FSC florestas certificadas.

3 c) adequação aos padrões ambientais; aquilo que a legislação determina, reservas legais etc. d) fortalecimento das relações com órgãos ambientais, comunidades e grupos ambientalistas; e) melhoria nas relações de trabalho; diminuindo o absenteísmo e turnover. f) melhoria contínua através da implantação de processo específico; g) maior comprometimento dos funcionários na melhoria e adequação da organização aos padrões ambientais e, h) manutenção da participação dos acionistas na organização, devido à credibilidade dos mesmos na segurança dos processos produtivos. Podemos listar ainda como resultado desse processo: a) eliminação dos itens de não conformidade; b) incremento de segurança nos processos produtivos; e, c) aumento de ações preventivas na empresa. Deve-se observar que a paralisação das atividades fabris causa um prejuízo considerável, pois conforme sabemos se as atividades da organização fossem interrompidas por um órgão ambiental, mesmo que por um dia, a organização ficaria inativa por aproximadamente seis dias, porque além deste dia, levaria mais dois a três dias para desativar todos os equipamentos e mais dois a três dias para reativá-los. Os custos pela não observância da legislação ambiental são significativos, fora o desgaste da imagem, que não se têm como mensurar. 5. Princípios da educação ambiental A gestão ambiental passa primeiro pela educação ambiental e são princípios básicos da educação ambiental: enfoque humanístico, holístico, democrático e participativo; a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o entre o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais; a garantia de continuidade e permanência do processo educativo; a permanente avaliação crítica do processo educativo; a permanente avaliação crítica do processo educativo; abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais; o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural. Resumindo, a questão da educação ambiental é vista como um problema jurídicosócio cultural vinculado às questões éticas e morais.

4 6. Objetivos Fundamentais da Educação Ambiental São objetivos fundamentais da educação ambiental: desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; a garantia de democratização das informações ambientais; estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental social; incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como valor inseparável do exercício de cidadania; estímulo à cooperação entre as diversas regiões do país, em níveis micro e macro regionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade; fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia; fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. 7. Programas voltados para ações em educação ambiental As propostas de ações/atividades, em Educação Ambiental, serão concebidas em três áreas de incidência: Educação ambiental formal refere-se a projetos voltados para a inserção das questões ambientais na educação escolar, desenvolvida no âmbito, dos currículos das instituições, públicas e privada.(dias,1993) A educação ambiental deve ser inserida no contexto do programa curricular do ensino formal, atribuindo-se a ela um caráter construtivista, contribuindo para a formação pessoal e coletiva; e não ser implantada como disciplina específica de ensino. Educação ambiental não-formal refere-se a projetos voltados para trabalhos com instituições envolvendo a sociedade civil, em comunidade; refere-se às ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Capacitação é entendida como uma ação complementar para as áreas de educação formal e não-formal, implicando em aperfeiçoamento de pessoa técnica para exercício em atividades de controle, preservação, conservação, fiscalização e educação para o meio ambiente.

5 8. Sistema de controle ambiental Na proteção do Meio Ambiente é necessário recorrer a ferramentas legais e eficazes, no caso para prever as possíveis falhas do processo e estrutura da gestão ambiental, é fundamental aplicar uma sistemática legal eficaz, bem como uma fiscalização concreta na execução das políticas ambientais na execução de obras que demandem depredação ao meio ambiente. O controle ambiental relaciona-se ao mesmo sistema do meio ambiente, definindo este como uma unidade global organizada de inter-relações entre elementos, ações e indivíduos.(oliveira,1996) É importante a colaboração e controle do Poder Judiciário na repreensão dos transgressores ambientais para que seja mantida a ordem pública ambiental. As diferentes medidas de prevenção e organização legislativa, encontram um respaldo jurídico no Brasil, que abrange a presença das leis e normas dos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. A incidência do processo Legislativo integra com maior segurança as políticas regidas e constituídas dos diferentes artigos que formam a Legislação Ambiental. A respectiva fiscalização e controle de processos ambientais, permitem ter uma elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), Avaliação do Impacto Ambiental (AIA), peças fundamentais e obrigatórias nas obras com potencial de degradação ao meio ambiente. Dessa forma, a participação da mesma organização e sociedade pode e exarar um controle ambiental na execução de obras que demandem custo de alto impacto ambiental. 9 Conclusão A preocupação com o meio ambiente tem apresentado uma dinâmica diferenciada nas organizações e nas nações nas quais estas se encontram. O mercado não mais aceita o descaso no tratamento dos recursos naturais. Os consumidores estão interessados em produtos limpos. A legislação torna-se mais rígida, imputando sanções aos infratores, obrigando as empresas a encarar com seriedade e responsabilidade a variável ambiental em sua estratégia operacional.(callenbac, 1999) Os detentores de recursos não querem arriscar indefinidamente seus patrimônios em companhias que se recusem a tomar medidas preventivas na área ambiental. As empresas precisam administrar seus recursos sob a ótica ecológica e, para tanto, torna-se necessário integrar o controle ambiental com os aspectos econômicos e financeiros, a fim e melhor suportar suas estratégias e decisões, o que se converte em ganhos nos negócios e para a sociedade.

6 10. Referências Bibliográficas CALLENBAC, E. CAPRA F. et alli. Gerenciamento Ecológico. Editora Cultrix, São Paulo, DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental princípios e práticas. 2a. ed. Revisão Ampliada, São Paulo, OLIVEIRA, Elísio Márcio. Educação Ambiental Uma possível abordagem. Edições Ibama. Brasília, SILVERSTEIN, M. A Revolução Ambiental. Editora Nórdica, rio de janeiro, 1993.

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 Art. 4 o São princípios básicos da Educação Ambiental: Princípios Básicos I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 3274, de 28 de outubro de 2009. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MILTON SERAFIM, Prefeito Municipal de Vinhedo, Estado de São Paulo, usando de suas

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A POLÍTICA NACIONAL E O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei 6.938/1981 Regulamentada pelo Decreto 99.274/1990 Objetivo geral: preservação, melhoria e recuperação

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 16.586, DE 16 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos

Leia mais

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Versão consolidada, com alterações até o dia 25/08/2010 LEI Nº 4104, de 10 de dezembro de 2009

Versão consolidada, com alterações até o dia 25/08/2010 LEI Nº 4104, de 10 de dezembro de 2009 www.leismunicipais.com.br Versão consolidada, com alterações até o dia 25/08/2010 LEI Nº 4104, de 10 de dezembro de 2009 DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO

Leia mais

Política Nacional de Educação Ambiental Lei 9.795/99 Decreto 4.281/2002

Política Nacional de Educação Ambiental Lei 9.795/99 Decreto 4.281/2002 * Política Nacional de Educação Ambiental Lei 9.795/99 Decreto 4.281/2002 Conceitos oficiais: "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL Porto Alegre 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Reitor e Pró-Reitor de Graduação Roberto Pontes da Fonseca Coordenadora de Graduação Luciane Torezan

Leia mais

LEI Nº 445 DE 07 DE JUNHO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Faço saber que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 445 DE 07 DE JUNHO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Faço saber que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 445 DE 07 DE JUNHO DE 2004 Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental, cria o Programa Estadual de Educação Ambiental e complementa a Lei Federal nº 9.795/99,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 LEI Nº 3.833, DE 27 DE MARÇO DE 2006 (Autoria do Projeto: Deputado Chico Floresta) Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política de Educação Ambiental do Distrito Federal, cria o Programa de

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 1820, DE 4 DE OUTUBRO DE 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OCIMAR POLLI, Prefeito Municipal de Itupeva,

Leia mais

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa www.cursoeduambientalifbaiano.wordpress.com Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade Aula 2 Jaqueline Figuerêdo Rosa Mas, o que é Educação

Leia mais

Lei nº ³³¹⁵. Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental e dá outras providências

Lei nº ³³¹⁵. Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental e dá outras providências Categoria Lei Ordinária Número 3315 Autor Marisa de Souza Pinto Fontana Ementa Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental Lei nº ³³¹⁵ Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DISCIPLINA: Educação Ambiental no Ensino de Ciências PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Educação Ambiental Mas,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal do Meio Ambiente Centro de Educação e Informação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM Panorâmica Municipal Integrada 2016 Jaqueline Lessa Maciel

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 452/2015

PROJETO DE LEI Nº 452/2015 PROJETO DE LEI Nº 452/2015 Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental de Jaboticabal. Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de Educação Ambiental no Município de Jaboticabal, em consonância

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Etec Monsenhor Antonio Magliano Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Professor Responsável: TASSIANA DE CASTRO LA TERZA Equipe de Professores Responsáveis: Professores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 1 - Administração Estratégica e Competitividade Estratégica O ambiente competitivo contemporâneo As mudanças ocorridas no ambiente de negócios brasileiros

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Ana Marta Prado Barreto. Jaqueline Figuerêdo Rosa

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Ana Marta Prado Barreto. Jaqueline Figuerêdo Rosa CURSO DE ATUALIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Ana Marta Prado Barreto Jaqueline Figuerêdo Rosa 1 LEGISLAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1. Introdução 2. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 3. Decreto

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Negócios ambientais Prof. Adriana Gonzaga E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Slide 1 SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO Produtos homogêneos; Elevado grau de concentração com poucas empresas responsáveis por grande

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei N.º 2124, de 20 de Março de 2012 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 042/2018-CONSEPE, de 10 de abril de 2018. Institui a Política Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria D www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM. ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms.

Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM. ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht As Empresas e a Contaminação A preocupação com a qualidade de vida faz

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG EM-8N/Engenharia Ambiental Gestão Ambiental D.Sc. Enoque Pereira da Silva Paracatu - MG S G A SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES (O que é um SGA?) - OBJETIVOS E CONSEQUÊNCIAS (Por

Leia mais

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO CONSTRUINDO DIÁLOGOS EIXOS PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA INCLUSÃO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LEGISLAÇÃO Lei Municipal nº O4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental. Decreto 37526 de 08/08/2013

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

Acelere o seu negócio: Inove! Criatividade e inovação para Serviços Automotivos

Acelere o seu negócio: Inove! Criatividade e inovação para Serviços Automotivos Acelere o seu negócio: Inove! Criatividade e inovação para Serviços Automotivos INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA Criatividade e inovação são essenciais para aumentar a competitividade

Leia mais

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Sustentabilidade Parte 2 Desenvolvimento Sustentável A noção de civilização evoluída esteve por muito tempo associado ao nível

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado MEIO AMBIENTE Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 12 Gestão Ambiental Profº Cristovão Fernandes 1 Normas da Sério ISSO 14.000 ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 435, DE 2016

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 435, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 435, DE 2016 Altera o art. 7º da Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, para exigir a certificação de gestor de sistema de integridade como condição para atenuar sanções administrativas.

Leia mais

Fundamentos da Gestão Ambiental. Prof. Esp. Leandro Lima

Fundamentos da Gestão Ambiental. Prof. Esp. Leandro Lima Fundamentos da Gestão Ambiental Prof. Esp. Leandro Lima lima_biologia@hotmail.com Capítulo1 do livro: SHIGUNOV NETO, A. CAMPOS, L.M.S. SHIGUNOV, T. 2009. Fundamentos da Gestão Ambiental. Rio de Janeiro,

Leia mais

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis 06/11/12 A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis A importância desta certificação para as Compras Públicas Sustentáveis Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Os Sistemas de Gestão Conceitua-se Sistemas de Gestão (SGA) como um conjunto

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL (parte 2)

A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL (parte 2) A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL (parte 2) IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: (Segundo a norma NBR.ISO.14001) A evolução das iniciativas ambientais nas organizações trouxe a necessidade

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB

Eixo Temático ET Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB 958 Eixo Temático ET-09-014 - Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB Amanda Rodrigues Gomes¹, Augusto Victor Santos Matias¹, Bruna

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Conceito de Produção mais Limpa A partir de 1989 a United Nation Environmental

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS Marília Aguiar Rodrigues (1); Edmundo Lopes Silva (1); Kaique Brito Moreira (2); Thaine Damascena Silva

Leia mais

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 6. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização CRM. Instrumentalização

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 6. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização CRM. Instrumentalização Marketing Verde e Responsabilidade Social Aula 6 Prof. Me. Achiles B. Ferreira Junior 1 o Contextualização Apresentação dos tópicos a serem abordados, atualidades 2 o Instrumentalização Conceitos principais

Leia mais

Aplicação da gestão do conhecimento na implantação de um sistema de gestão ambiental numa indústria agroquímica

Aplicação da gestão do conhecimento na implantação de um sistema de gestão ambiental numa indústria agroquímica Aplicação da gestão do conhecimento na implantação de um sistema de gestão ambiental numa indústria agroquímica Elaine Ferreira (UNIVALI) elainefer@uol.com.br Maria José Barbosa de Souza (UNIVALI) mjbsouza@matrix.com.br

Leia mais

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula 11 A aula 11/16 tem como objetivos apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Posicionamento estratégico - Liderança no custo total

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

Noções de Sustentabilidade. Aula 01

Noções de Sustentabilidade. Aula 01 Noções de Sustentabilidade Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado nas disposições legais sobre Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Aula 01 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

Implementação do Programa de Produção Mais Limpa no Setor de Corte em uma Indústria Têxtil

Implementação do Programa de Produção Mais Limpa no Setor de Corte em uma Indústria Têxtil Implementação do Programa de Produção Mais Limpa no Setor de Corte em uma Indústria Têxtil Flávia F. Rubino a, Juacyara C. Campos b, Lídia Yokoyama c, Dilri S. A. Batista d a. Universidade Federal do Rio

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

O GERENCIAMENTO AMBIENTAL

O GERENCIAMENTO AMBIENTAL O GERENCIAMENTO AMBIENTAL 1 INTRODUÇÃO: Toda a humanidade vive no mesmo planeta e está sujeita às leis de ação e reação, ou de causa e efeito. Durante milhares de anos o ser humano usou e abusou dos recursos

Leia mais

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a.

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. P + L O resíduo é inerente ao processo? NÃO, ele é um indicativo da ineficiência A identificação e análise do resíduo dão início

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

Seminário sobre Emprego para Jovens Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados

Seminário sobre Emprego para Jovens Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados w w w. c a p l a b. o r g. p e Seminário sobre Emprego para Jovens Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 1 Objetivo

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título: Semeando Saberes com Propostas de Educação Ambiental e Defesa do Patrimônio. 1.2. Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos e Justiça

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS Brasil 1960 intenso ritmo de industrialização, com consequente aumento da população nas áreas urbanas, que provocou intensificação dos impactos no meio ambiente.

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015 Dispõe sobre a Política Institucional de Sustentabilidade do Tribunal de Contas da União e altera as Resoluções-TCU nº 187, de 5 de abril de 2006, que dispõe

Leia mais

POR QUE UMA EMPRESA DEVE

POR QUE UMA EMPRESA DEVE FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA POR QUE UMA EMPRESA DEVE MELHORAR SEU DESEMPENHO AMBIENTAL? Profa. M.Sc. Denisia Chagas Tavares Especialista em Desenvolvimento Econômico Local (UFS) Mestre em Desenvolvimento

Leia mais

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família

Leia mais

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs SUMÁRIO 1. Cenário 2. Objetivos 3. Desenvolvimento do trabalho 4. Análise de dados 5. Mapa 6. Marca 7. Marketing 8. Conclusão 1.

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS CURSO ONLINE ISO 14001 E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ISO e ISO 14.001 A Qualidade Total e o SGA Os conceitos de TQM - Total Quality Management, também devem agora convergir para a gestão

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PALAVRAS-CHAVE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE; RESPONSABILIDADE.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PALAVRAS-CHAVE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE; RESPONSABILIDADE. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Vinícius de Assis Oliveira 1 Georgina Maria de Faria Mucci 2 RESUMO Este artigo apresenta demonstrações de responsabilidade ambiental dentro de uma empresa para com a sociedade.

Leia mais

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. E/SUBE/CED/GPEC Semana de Meio Ambiente Mostra de Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Justificativa A Secretaria

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

XVII Encontro Nacional de Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Produçao Natal, maio de 2012 EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA PARA A SUSTENTABILIDADE

XVII Encontro Nacional de Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Produçao Natal, maio de 2012 EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA PARA A SUSTENTABILIDADE XVII Encontro Nacional de Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Produçao Natal, 16 18 maio de 2012 EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA PARA A SUSTENTABILIDADE Maria Jose Gazzi Salum Departamento de Engenharia de

Leia mais

edicao data Programa de Eficiência do Processo Produtivo do Setor de Esquadrias de Construções Metálicas da Região Metropolitana

edicao data Programa de Eficiência do Processo Produtivo do Setor de Esquadrias de Construções Metálicas da Região Metropolitana data 2017-01-09 Programa de Eficiência do Processo Produtivo do Setor de Esquadrias de Construções Metálicas da Região Metropolitana de São Paulo O projeto proposto visa aumentar a competitividade da micro

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas. Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME

BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas. Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME BASE NACIONAL COMUM EM DEBATE: desafios, perspectivas e expectativas Por: Gilvânia Nascimento Presidenta Nacional - UNCME UMA REFLEXÃO INICIAL Esta é uma conversa com muitos pontos de partida e alguns

Leia mais

Building Installation Performance - BIP. O novo programa de certificação. Building Installation Performance BIP

Building Installation Performance - BIP. O novo programa de certificação. Building Installation Performance BIP O novo programa de certificação Building Installation Performance BIP Uma visão estratégica para o mercado O que é o novo Porque é importante para o setor da construção civil As características e requisitos

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

PORTIFÓLIO DE TRABALHOS

PORTIFÓLIO DE TRABALHOS PORTIFÓLIO DE PALESTRAS Leonardo Gontijo Vieira Gomes CONSULTOR, PROFESSOR E PALESTRANTE PORTIFÓLIO DE TRABALHOS Currículo Formação Especialização MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa Responsabilidade

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA AULA 3: Controle Social em Saúde Ambiental: Os direitos humanos na garantia da saúde ambiental, controle social para a construção de políticas de saúde ambiental,

Leia mais

Qualidade. A) Ao longo da história, o homem procurou o que mais se adequasse às suas necessidades;

Qualidade. A) Ao longo da história, o homem procurou o que mais se adequasse às suas necessidades; Instituições Relacionadas à Qualidade Qualidade Ao longo da história, o homem procurou o que mais se adequasse às suas necessidades; A qualidade tem sua existência desde que o mundo é mundo; A qualidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Resolução CNJ nº 201/ Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Resolução CNJ nº 201/ Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade - Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS-PJ) PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS- PJ) Art. 10. O PLS-PJ é instrumento vinculado ao planejamento

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE Irene Szyszka 07/11/2002 Lucem Sistemas Integrados de Gestão - Direitos Reservados 1 O QUE É MOTIVAÇÃO? MOTIVOS PARA AÇÃO??? Segundo Michaelis: Ato de motivar. Espécie de energia

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

COMPETÊNCIA TÉCNICA-COGNITIVA Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

COMPETÊNCIA TÉCNICA-COGNITIVA Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Curso: Pesquisador: Tânia Maria Barza Ramos dos Santos Sugestão de carga horária: 855 horas PERFIL TÉCNICO- PROFISSIONAL O é o profissional com visão sistêmica

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas

Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas Marçal Paim da Rocha (UFSM) marcalrocha@yahoo.com.br Juliano Konrad da Roza julianoroza@bol.com.br Djalma Dias da Silveira (UFSM) djalma@smail.com.br

Leia mais

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MEDIAÇÕES ENTRE A PROMOÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-

Leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA A PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Leia mais

Código de Ética e Conduta dos Colaboradores da Fundação Educacional de Barretos

Código de Ética e Conduta dos Colaboradores da Fundação Educacional de Barretos Código de Ética e Conduta dos Colaboradores da Fundação Educacional de Barretos BARRETOS Agosto/2016 Podemos considerar ética como sendo aquilo que pode ser contado para a esposa, o filho e até publicado

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Esta pesquisa busca tratar sobre a Influência da Adoção das Normas da Qualidade

1 INTRODUÇÃO. Esta pesquisa busca tratar sobre a Influência da Adoção das Normas da Qualidade 1 INTRODUÇÃO 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO Esta pesquisa busca tratar sobre a Influência da Adoção das Normas da Qualidade NBR-9001, ISO 14.001, OHSAS 18.001, na Redução de Acidente de Trabalho: Estudo de Caso:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais