NÃO PASSES PELO CAMINHO... DEIXA ANTES QUE O CAMINHO PASSE POR TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NÃO PASSES PELO CAMINHO... DEIXA ANTES QUE O CAMINHO PASSE POR TI"

Transcrição

1

2 2 Associação Confraria de São Tiago "Espaço Jacobeus

3 3 O Caminho a pé Antes de partir Como preparação para a Peregrinação, o Peregrino deve efetuar: - um ligeiro exame médico - alguns treinos, caminhando distâncias cada vez maiores, em dias sucessivos. A roupa e o calçado para a caminhada devem ser folgados e que ajudem a transpirar para evitar o roçar frequente que provoque dermatite pelo contacto, sobretudo na parte interna dos músculos. Logicamente, a roupa terá que ser adaptada à climatologia da época em que se realiza o trajeto.

4 4 O Caminho a pé Antes de partir O calçado é fundamental. Sugere-se a utilização de bota que proteja o tornozelo, pois os caminhos são irregulares, podendo produzir-se entorses que poderiam obrigar a suspender a caminhada. A bota deve ser alta, impermeável e que ajude à transpiração para evitar a sudação do pé, que pode ocasionar bolhas e micoses. As meias deverão ser de algodão, sem costuras. É necessário incluir-se um estojo com ligaduras, gases e pensos rápidos (para vendar os tornozelos perante uma entorse), anti-sépticos e desinfectantes para as bolhas, micóticos para tratar as micoses (fungos) e um anti-inflamatório.

5 5 O Caminho a pé Antes de partir Na véspera do início da Peregrinação não se deve fazer uma ingestão copiosa. É conveniente a ingestão de mais açúcar sob a forma de doces ou mel, do que habitualmente se tomaria. As gorduras (manteiga, toucinho, etc ) devem tomar-se em quantidades pequenas e repetidas.

6 6 O Caminho a pé Material para a caminhada O material que cada Peregrino deve atender para a sua caminhada é resultado da sua escolha pessoal. Contudo, sugerem-se uma lista de roupas e objetos que normalmente costumam ser imprescindíveis: - Documentos de Identificação Pessoal - Cartão de Saúde Europeu - Calçado apropriado usado - Impermeável - Camisas / camisola / casaco - Calções / calças / fato de treino - Chapéu ou boné / gorro - Roupa interior / fato de banho

7 7 O Caminho a pé Material para a caminhada - Vários pares de meias sem costuras - Faixas elásticas para tornozelos e joelhos - Cantil - Colete reflector - Acessórios de higiene pessoal - Protetor solar - Corta-unhas - Chinelos plásticos para balneários - Sabão / Gel de Banho / Shampô - Toalhas - Lanterna - Bloco de notas - Óculos de sol - (máquina fotográfica)

8 8 O Caminho a pé Já no Caminho As proteínas (ovos, carnes, peixe e leite) são menos imprescindíveis durante o esforço e têm a sua maior indicação nas épocas de descanso, treino e preparação. As vitaminas necessárias encontram-se nas frutas frescas (laranjas, limões, etc) e frutos secos (nozes, passas, etc.). A refeição mais abundante deve-se realizar no final de cada etapa. Se beber água, deve assegurar-se de que é potável. A sensação de sede é mais facilmente acalmada com sopas ou caldos mornos do que com a ingestão de líquidos muito frios.

9 9 O Caminho a pé Já no Caminho Nos casos de esgotamento devido ao calor, há que pôr a pessoa num sítio fresco e dar-lhe bastantes líquidos (num litro de água, dissolver meia colher de bicarbonato e uma de sal). Se sentir cãibras fortes, deve-se aumentar o sal. As bolhas e feridas nos pés devem-se a meias mal colocadas ou inadequadas, unhas compridas, calçado mal ajustado ou novo, costuras, remates interiores ou deformidades do calçado. As dores musculares têm as suas causas mais frequentes na falta de treino, esforços excessivos, mudanças bruscas de ritmo ou paragens em lugares húmidos.

10 10 O Caminho a pé Já no Caminho Deve proteger-se a cabeça para se evitar insolações e aplicar protetor solar quando a exposição solar é significativa, de modo a evitar os efeitos nocivos do sol. Se se viaja de noite ou se circular por estradas rodoviárias com trânsito significativo, não esquecer de usar colete refletor. Se se caminha por estrada, circular sempre pela berma do lado esquerdo. Evitar criar grupos e pequenas multidões na estrada. Cuidar a limpeza dos lugares de refúgio e acampamento e procurar ser respeitoso e amável com a população.

11 11 O Caminho a pé Já no Caminho Outras indicações: - Seguir apenas a sinalização do Caminho; - Evitar barulhos e atitudes que perturbem a Comunidade Local contígua ao Caminho; - Respeitar as tradições e costumes locais; - Nunca abandonar lixo no Caminho; - Respeitar a propriedade privada; - Não fazer lume; - Tenha o máximo cuidado com dias de nevoeiro e intempérie; - Procure sempre esclarecer as suas dúvidas recorrendo ao apoio dos habitantes locais.

12 12 O Caminho a pé Já no Caminho O Caminho não é uma corrida! Respeite para ser respeitado!

13 13 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas O estado dos nossos pés é essencial para podermos suportar vários dias de caminhada. Ainda que existam muitos remédios e pequenos truques, os seus resultados dependerão sempre do Peregrino, do seu hábito de andar e da sua própria natureza e morfologia. Para o bem-estar dos pés, podemos dividir os cuidados em: antes, durante e após caminhada.

14 14 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas Antes (1/2) - Cortar e limar as unhas, ajustando-as o mais possível ao dedo; - Não molhar os pés antes da caminhada. Se o fizer, faça-o com água fria e seque-os bem antes de calçar as meias; - Untar bem os pés com vaselina líquida (ou Nívea de lata azul; ou Vicks Vaporub; ou Akileine Antibolhas), na planta e peito do pé. Desta forma manterá o pé bem hidratado e evitará que este transpire em demasia e o suor se concentre em áreas sensíveis dos pés; - Escolher umas meias de algodão (ou em cuja composição o algodão seja maioritário), sem costuras. Caso tenha costuras, calce-as do avesso, de forma a que a costura fique voltada para a bota/sapatilha

15 15 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas Antes (2/2) - É referido, também, que se deve calçar, em primeiro lugar, uma meia de vidro (sim, aquelas que as mulheres usam!) e depois as meias mais grossas. Desta forma evitaremos o roçar direto da meia com a pele do pé; - O calçado deverá ser do tipo bota (com proteção para o tornozelo, se as etapas forem em terrenos muito irregulares) ou sapatilha de trekking; - Nunca devemos estrear meias ou calçado novo durante a Peregrinação. Devermos utilizar após um período razoável de treino com ambos (sobretudo o calçado) com resultados favoráveis. - Levar sempre na mochila pensos de silicone.

16 16 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas Durante - Apertar os atacadores com calma (ter especial cuidado com a posição das meias e da língua das botas/sapatilhas; - É normal, sobretudo com o tempo quente, que os pés inchem ao fim de alguns quilómetros. Por isso o calçado não deverá, especialmente no Verão, ser demasiado justo ao pé; - Devido ao facto anterior, devemos parar com frequência e se necessário retirar o calçado, deixar aliviar a pressão causada pelo inchaço, secar os pés, meias e botas. Se necessário trocar de meias; - Nunca molhar os pés. Se por ventura estes se molharem, se possível, deveremos trocar de meias (no mínimo) e calçado.

17 17 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas Após a Etapa (1/2) - Lavar os pés com água fria e voltar a aplicar um creme hidratante. Caso verifique a ocorrência de pontos avermelhados, devido à fricção, devemos arrefecer essa zona com mais água fria e aplicar hidratante com mais abundância; - Caso verifique a existência de ferida, aplicar antisséptico e deixar ao ar. Nunca colocar gaze, ou outro tecido, visto que isso irá fazer aumentar o calor na zona e criar condições para o desenvolvimento de uma infeção; - Nunca rebentar as bolhas que entretanto surjam. O ideal será colocar os pensos de silicone sobre elas, ou se conseguirmos furar com uma agulha desinfetada com um fio. Deve-se vazar a bolha com cuidado, cortar e deixar o fio para que este sirva de dreno. Depois de sêca o fio cai naturalmente.

18 18 O Caminho a pé Sobre as temíveis bolhas Após a Etapa (2/2) - Limpar interiormente o calçado utilizado durante a caminhada e coloca-lo a secar; - Utilizar, depois, um calçado largo e arejado (por exemplo sandálias, exceto as tipo havaianas, ou sapatilhas ligeiras); - As sandálias também são uteis para usar no duche dos albergues / balneários, já que previne a ocorrência de micoses. Caso aconteçam devem ser logo que possível tratadas com antimicóticos.

19 19 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Barcelos Domingo 23 de Junho 10km Tamel S. Fins Segunda-Feira 24 de Junho 24km Ponte de Lima

20 20 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Ponte de Lima Terça-Feira 25 de Junho 34km Valença

21 21 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Valença Quarta-Feira 26 de Junho 34km Redondela

22 22 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Redondela Quinta-Feira 27 de Junho 20km Pontevedra

23 23 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Pontevedra Sexta-Feira 28 de Junho 21km Caldas de Reis

24 24 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Caldas de Reis Sábado 29 de Junho 35km Padrón

25 25 Etapas do Barcelos a Caminho de Santiago Padrón Sábado 29 de Junho 35km O Milhadoiro Domingo 30 de Junho 6km Santiago de Compostela

26 26

27 27 Ritos e costumes do Peregrino Uma referência iniludível para o Peregrino jacobeu é a cripta da catedral compostelana, onde se localiza o sepulcro de Santiago e seus discípulos Atanasio e Teodoro. O lugar foi preparado no século XIX. As relíquias repousam numa urna de prata com o monograma de Cristo (Crismon) na tampa.

28 28 Ritos e costumes do Peregrino A tradicional subida à camara, sobre a cripta, onde uma estátua de Santiago é a destinatária dos emotivos abraços e orações dos Peregrinos desde a consagração da catedral (1211).

29 29 Compostela Antes de partir, quantos vão realizar o Caminho de Santiago deverão decidir se desejam obter a Compostela, diploma comprovativo da Peregrinação a Santiago que concede a Catedral Compostelana, através da Oficina do Peregrino. A Compostela é concedida aos Peregrinos que realizam o Caminho a pé (pelo menos 100km), a cavalo (100km) ou de bicicleta (200km), e por motivos religiosos. A certificação do trajeto percorrido na Oficina do Peregrino efetua-se com a Credencial do Peregrino, na qual deverão constar os carimbos ou assinaturas das paróquias, albergues e/ou refúgios por onde se realizou a Peregrinação (pelo menos dois por dia).

30 30 Bom Caminho!

Dicas para uma boa caminhada de apoio ao Peregrino http://www.paramedicos-internacional.org Antes das caminhadas Antes de se fazer uma caminhada, seja ela grande ou pequena, deve-se tomar algumas prevenções

Leia mais

No verão que cuidados ter com os pés?

No verão que cuidados ter com os pés? No verão que cuidados ter com os pés? Durante o verão O calor, a transpiração, o tipo de calçado e o contato direto dos pés com inúmeras superfícies, fazem com que estes fiquem mais expostos e indefesos,

Leia mais

Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira 24, 25 e 26 de maio de 2019

Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira 24, 25 e 26 de maio de 2019 Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira 24, 25 e 26 de maio de 2019 Parque Nacional do Caparaó Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional

Leia mais

SÍNTESE Caminhada dos castelos tem um total de 34 km a ser percorridos em dois dias. Ponto de partida Castelo de Palmela, pernoita no Parque de

SÍNTESE Caminhada dos castelos tem um total de 34 km a ser percorridos em dois dias. Ponto de partida Castelo de Palmela, pernoita no Parque de SÍNTESE Caminhada dos castelos tem um total de 34 km a ser percorridos em dois dias. Ponto de partida Castelo de Palmela, pernoita no Parque de Campismo dos Picheleiros e ponto de chegada a Castelo de

Leia mais

CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO

CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO guia para peregrinos 01 05 CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO 09 inicie o caminho bem preparado caminhar, comer, dormir e recomeçar CHEGADA A SANTIAGO a cidade de Santiago: para visitar 01 planificação

Leia mais

CAMINHOS DE SANTIAGO. Ponte de Lima Santiago 2012

CAMINHOS DE SANTIAGO. Ponte de Lima Santiago 2012 CAMINHOS DE SANTIAGO Ponte de Lima Santiago 2012 ALGUMAS REGRAS 1. A organização é da responsabilidade da ATC, ESTA ASSUME: 1.1. O transporte de Joane até Ponte de Lima e regresso de Santiago até Joane;

Leia mais

Peregrinação a pé entre Tondela e Santiago de Compostela

Peregrinação a pé entre Tondela e Santiago de Compostela Passeios Saturday, 24 July 2010 0 Comentários Peregrinação a pé entre Tondela e Santiago de Compostela A Razão de uma Peregrinação a Santiago de Compostela As peregrinações são uma das mais nobres práticas

Leia mais

Equipamento, Local de Prática e Segurança

Equipamento, Local de Prática e Segurança Curso de Formação Equipamento, Local de Prática e Segurança Paulo Baptista 1.- Equipamento A escolha do equipamento completo ( ), para a prática dos vários tipos de atividade física, pode ser feita, on-line,

Leia mais

ALBERGUE DE VISEU (FONTELO) NORMAS DE UTILIZAÇÃO

ALBERGUE DE VISEU (FONTELO) NORMAS DE UTILIZAÇÃO ALBERGUE DE VISEU (FONTELO) NORMAS DE UTILIZAÇÃO Enquanto agente efetivo na promoção, dinamização, concretização e credibilização de importantes projetos culturais, não só à escala local, mas também a

Leia mais

Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima

Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima Normas de Utilização Desde a Idade Média, a partir do início do movimento de Peregrinos ao Túmulo do Apóstolo São Tiago, naquele que passou a designar-se Caminho

Leia mais

CAMPOS DE férias diverlanhoso. Guia dos pais. Reservas em ou póvoa de lanhoso Braga

CAMPOS DE férias diverlanhoso. Guia dos pais. Reservas em ou póvoa de lanhoso Braga CAMPOS DE férias 2018 diverlanhoso Guia dos pais DIversão educação crescimento aventura PORQue nós? Ao decidir qual o campo de férias que o seu filho deve frequentar é natural que surjam dúvidas e receios

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

1º TRAIL DA RAPOSA REGULAMENTO. Recomendações gerais:

1º TRAIL DA RAPOSA REGULAMENTO. Recomendações gerais: 1º TRAIL DA RAPOSA REGULAMENTO Recomendações gerais: É necessário reunir as condições físicas e mentais adequadas às características da prova, quer pela sua quilometragem, terreno montanhoso, longa duração,

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES Medidas Gerais de Prevenção 1- Organização do trabalho Identificar os factores de risco relacionados com o trabalho: Temperatura ambiente elevada; Pouca circulação de ar

Leia mais

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES HIGIENE DAS INSTALAÇÕES Os locais de preparação e serviço de refeições devem ser concebidos por forma a facilitar a sua limpeza e desinfecção adequadas, bem como, reduzir os

Leia mais

DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO. 14 de Novembro. Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras. 10:00h Caminhada. 12:00h Entrega de Prémios

DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO. 14 de Novembro. Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras. 10:00h Caminhada. 12:00h Entrega de Prémios DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO 14 de Novembro Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras 10:00h Caminhada 12:00h Entrega de Prémios 12:30h Encerramento RECOMENDAÇÕES: Roupa confortável ou fato

Leia mais

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças e

Leia mais

2 - Faz-te ao Caminho. Programa Internacional Escutista

2 - Faz-te ao Caminho. Programa Internacional Escutista 2 - Faz-te ao Caminho Programa Internacional Escutista Introdução 02 Índice Antes do Caminho 03 01 Credencial do Peregrino O que levar Onde ficar Alimentação e hidratação Sinais Melhor época para ir Cuidados

Leia mais

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016 PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE OFICIAIS ENXOVAL SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2016 P á g i n a 2 ITENS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Ondas de calor. SST Maio 2019

12 Meses 12 Temas. Ondas de calor. SST Maio 2019 12 Meses 12 Temas Ondas de calor SST Maio 2019 Onda de Calor O que é? De acordo com a Organização Metereológica Mundial, considera-se que ocorre uma onda de calor quando, num intervalo de pelo menos 6

Leia mais

Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê

Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Que delícia é estar gravida! Para começar a já curtir seu bebê que ainda está dentro da barriga que tal ir às compras

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR Conduta geral No Laboratório Em caso de acidente GERAL o Pontualidade o Fechar a porta exterior o Ocupar o mais rapidamente possível o lugar na

Leia mais

Direção e Gestão Hoteleira

Direção e Gestão Hoteleira Direção e Gestão Hoteleira 2º Ano 1º Semestre Pastelaria Docente: Elias Silva Discentes: Maria Correia, nº7889 Marlene Romão, nº7922 Rita Gouveia, nº7887 Sara Matos, nº7898 Novembro 2015 Pastel de Nata

Leia mais

CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019

CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019 CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2019 P á g i n a 2 ITENS OBRIGATÓRIOS 01 Cópia da

Leia mais

Laboratório FOB: (31)

Laboratório FOB: (31) ORIENTAÇÕES PARA COLETAS A segurança e a confiabilidade dos exames depende diretamente de um preparo bem feito. Com você, em todos os sentidos! Laboratório FOB: (31) 3749-6142. GLICEMIA DE JEJUM - Realizar

Leia mais

COMO GERIR OS PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS NA SUA TERAPIA ONCOLÓGICA

COMO GERIR OS PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS NA SUA TERAPIA ONCOLÓGICA COMO GERIR OS PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS NA SUA TERAPIA ONCOLÓGICA 11217 11700820_Broch_Giotrif_Capa.indd Brochura Doente.indd 1 06/02/2017 4/6/17 11:03 14:20 AM Introdução Foi-lhe prescrita uma terapêutica

Leia mais

Queimaduras. Pele. Pele é o órgão mais extenso do corpo humano 04/03/2019. Funções:

Queimaduras. Pele. Pele é o órgão mais extenso do corpo humano 04/03/2019. Funções: Queimaduras 1 Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial 2 1 Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA

ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA 1 Apresentação de Susana Feitor, baseada na sua experiência como atleta de 20km Marcha. 2 MARCHA ATLÉTICA VERSUS CORRIDA (MARATONA) Circuito Condições das bebidas pessoais

Leia mais

SAMS MATERNIDADE. Para Uso da Mãe. Para Uso do Bebé

SAMS MATERNIDADE. Para Uso da Mãe. Para Uso do Bebé SAMS MATERNIDADE Para Uso da Mãe 3 Camisas largas de dormir com botão à frente 1 Roupão 1 par de chinelos de quarto Roupa interior Produtos de higiene pessoal Discos de proteção dos mamilos Cinta ou faixa

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS UNIVIÇOSA COORDENAÇÃO DOS LABOATÓRIOS Química I e II, Microscopias I, II e, III Biofísica/Fisiologia, Controle de qualidade e Anatomia Humana. NORMAS DE SEGURANÇA NO

Leia mais

CHECK LIST DE VIAGEM. Por Delavy Organizer. Delavy Organizer (11)

CHECK LIST DE VIAGEM. Por Delavy Organizer. Delavy Organizer (11) CHECK LIST DE VIAGEM Por Olá, Fico muito feliz que tenha confiado na para receber o Check List de viagem! Preparei com muito carinho e espero que você goste!! Leia, divulgue, compartilhe com amigos e familiares...

Leia mais

Âmbito dos Campos de Férias

Âmbito dos Campos de Férias Âmbito dos Campos de Férias Os campos de férias destinam-se a crianças e jovens, com idades de 6 a 15 anos, em 30 de junho, filhos e netos de colaboradores ou reformados/pensionistas do Grupo EDP, ou sobre

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO S III O Brócoli à Descoberta do Mundo dos Alimentos S III Soluções das fichas de trabalho Ficha de trabalho A Pequeno-almoço e Lanche: Leite ou Iogurte + Pão de mistura (com ou sem Fruta e Água) Meio

Leia mais

2018 Associação Brasileira de Estomaterapia

2018 Associação Brasileira de Estomaterapia 1 2018 Associação Brasileira de Estomaterapia Revisão Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas, Mônica Costa Ricarte, Eliane Serafim Sponton, Rosângela Aparecida de Oliveira Autores Jéssica Alessandra Pereira,

Leia mais

A PELE E OS CUIDADOS COM A PELE

A PELE E OS CUIDADOS COM A PELE A PELE E OS CUIDADOS O QUE É BELEZA PARA VOCÊ? Muito além de uma característica, beleza é estado de espírito, que parte de dentro para fora, que nos agrada e se faz ver nos olhos, no sorriso, na pele.

Leia mais

Colégio de Santa Maria Fardas

Colégio de Santa Maria Fardas Colégio de Santa Maria Fardas 1 Colégio de Santa Maria Fardas texto e imagens Farda formal Para os momentos formais, OBRIGATÓRIA para todos os alunos (Jardim de Infância / 1º Ciclo / 2º Ciclo / 3º Ciclo)

Leia mais

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS LIMPADOR DE VIDROS COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS O velho truque caseiro de usar para limpar os vidros pode até surtir algum efeito nas primeiras vezes, mas segundo especialistas, com

Leia mais

II encontro nacional universitário de neve 06

II encontro nacional universitário de neve 06 Informações Gerais 2.1 Verificação da Bagagem Não esquecer Creme protector com índice elevado Óculos de sol próprios para a neve Gorro e cachecol, dependendo das condições climatéricas Luvas adequadas

Leia mais

Queimaduras. Prof. Raquel Peverari de Campos

Queimaduras. Prof. Raquel Peverari de Campos Queimaduras Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Queimaduras Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial 1 Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

Fim-de-semana Campista

Fim-de-semana Campista Fim-de-semana Campista ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS 04 E 05 DE JUNHO DE 2016 Associação de Fuzileiros FUZILEIRO UMA VEZ, FUZILEIRO PARA SEMPRE Estás pronto para um mega-fim-de-semana CAMPISTA? Abaixo segue

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

Bolo Sensação 3 Recheios

Bolo Sensação 3 Recheios Bolo Sensação 3 Recheios Esse bolo foi feito no domingo passado, e degustado como comemoração do aniversário da Lilian (28/04) e do Lunardello (27/04). O pessoal gostou bastante, fui muito elogiado. Foi

Leia mais

EPILATOR LE 8820 PORTUGUÊS WITH INTERCHANGEABLE SHAVING HEAD

EPILATOR LE 8820 PORTUGUÊS WITH INTERCHANGEABLE SHAVING HEAD EPILATOR WITH INTERCHANGEABLE SHAVING HEAD LE 8820 PORTUGUÊS A B C D E F G H I J 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM RECOMENDAÇÕES PARA ESTABELECIMENTOS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS Os idosos são particularmente sensíveis aos efeitos da exposição ao calor intenso e podem facilmente desencadear episódios de desidratação,

Leia mais

A inscrição será feita através do site não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização.

A inscrição será feita através do site  não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização. 1. O CLUBE CUBA AVENTURA vai realizar no próximo dia 19 de Junho de 2016, pelas 09h30m, um evento denominado «I TRAIL RUNNING CUBA. 1.1. O trail terá a distância de 15 km. 1.2. A caminhada e o mini-trail

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO SGF

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO SGF PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO Químicos e de Agentes de Controlo Biológico Índice Código: _PR_07 Revisão: 02 ÍNDICE Índice... 2 1. Âmbito... 4 2. Referências...

Leia mais

Reunião Encarregados de Educação. 13 de abril de 2016

Reunião Encarregados de Educação. 13 de abril de 2016 Reunião Encarregados de Educação 13 de abril de 2016 Objetivos Conviver/confraternizar; Conhecer; Divertir-se, jogando; Desejo ver os meus jovens correr e pular alegremente no recreio. (D. Bosco) Comitiva

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clotrimazol Basi 10 mg/g Creme Clotrimazol Basi 10 mg/g Solução cutânea Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

1. Distâncias 1.1. A corrida terá a distância aproximada de 10 km A caminhada terá a distância aproximada de 5 km, com andamentos livres.

1. Distâncias 1.1. A corrida terá a distância aproximada de 10 km A caminhada terá a distância aproximada de 5 km, com andamentos livres. Regulamento Corrida do Porto de Sines A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA promoverá a realização da Corrida do Porto de Sines, no próximo dia 24 de junho de 2017, pelas 09h30m, enquadrada

Leia mais

Receitas com Frutos Secos

Receitas com Frutos Secos Receitas Receitas com Frutos Secos Bolo de Nozes Bolinhos de Fruta Seca Broas de Amendoim Compota de Tomate com Nozes Frutas de Inverno com Creme Pão de Passas e Nozes Salada de Acelgas com Iogurte e Nozes

Leia mais

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor - 2016 A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Onda de Calor como um período que se caracteriza por temperaturas anormalmente elevadas ou um ar muito

Leia mais

Cuidado com os Pés. Guia prático para prevenir feridas. Orientações para o autocuidado em pessoas portadoras de Diabetes mellitus

Cuidado com os Pés. Guia prático para prevenir feridas. Orientações para o autocuidado em pessoas portadoras de Diabetes mellitus Cuidado com os Pés Guia prático para prevenir feridas Orientações para o autocuidado em pessoas portadoras de Diabetes mellitus UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Centro de Ciências da Saúde CCS Mestrado

Leia mais

DE NOYLE S Sencha Chá Verde spa

DE NOYLE S Sencha Chá Verde spa DE NOYLE S Sencha Chá Verde spa Escolhemos o Chá Verde para preparar uma grande diversidade de tratamentos faciais e corporais, devido aos seus conhecidos efeitos benéficos para a saúde, por ser um ingrediente

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ABAMBRES SPORT CLUB

REGULAMENTO INTERNO DO ABAMBRES SPORT CLUB ABAMBRES SPORT CLUB REGULAMENTO INTERNO DO ABAMBRES SPORT CLUB E-mail - abambressportclub@sapo.pt Site http://abambres-sc.pt facebook.com/abambressportclub REGULAMENTO INTERNO DO ABAMBRES SPORT CLUB O

Leia mais

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho.

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Os cuidados com a higiene pessoal demonstram que a pessoa

Leia mais

GUIA DO PARTICIPANTE

GUIA DO PARTICIPANTE GUIA DO PARTICIPANTE 8 10 JUN 2018 BEM-VINDOS à VIII EDIÇÃO do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela! Esta prova tem como objetivo conjugar o espírito de aventura na natureza, o turismo e o desporto,

Leia mais

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S CURSO DE(D)EPILAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING M Y W A X I N G S E C R E T S TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES CUIDADOS PRÉ E PÓS (D)EPILAÇÃO Também deve ser parte da depilação profissional

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

A inscrição será feita através do site não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização.

A inscrição será feita através do site  não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização. 1. O CLUBE CUBA AVENTURA vai realizar no próximo dia 18 de Junho de 2017, pelas 09h00m, um evento denominado «II TRAIL RUNNING CUBA. 1.1. O trail terá as distâncias de 15 km (TC) e 24Km (TL). 1.2. A caminhada

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

Programa Geral (1º Dia )

Programa Geral (1º Dia ) Programa Geral (1º Dia 15-05-2015) 09h00 Abertura do Secretariado (Anfiteatro junto ao Del Rio Bar*) 09h45 Abertura oficial do Challenger da Nersant 2015 10H00 Briefing geral do Challenger 10H00 Briefing

Leia mais

Capítulo 5 Exercícios em clima quente

Capítulo 5 Exercícios em clima quente Capítulo 5 Exercícios em clima quente Objetivos de aprendizagem: 1. Ficar atento a como seu corpo responde ao fazer exercícios no calor 2. Saber como se exercitar com segurança quando está calor 3. Listar

Leia mais

O eczema atópico é uma doença crónica que pode complicar todos os gestos simples da vida. O relógio da atopia foi elaborado para ajudar as crianças

O eczema atópico é uma doença crónica que pode complicar todos os gestos simples da vida. O relógio da atopia foi elaborado para ajudar as crianças 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 O eczema atópico é uma doença crónica que pode complicar todos os gestos simples da vida. O relógio da

Leia mais

TABELA DE PONTOS DAS DOAÇÕES - ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS

TABELA DE PONTOS DAS DOAÇÕES - ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS Açúcar Arroz Aveia Azeite - ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS 5 pontos / 0,5 L Bolacha ( diversas ) Café Canjica / Milho Pipoca Realizar Chá ( diversos ações-de pómanutenção ou sachê ) ( elétrica, hidráulica, pintura,

Leia mais

MANUAL DO PÉ SAUDÁVEL. Cuidado dos pés para pessoas com diabetes

MANUAL DO PÉ SAUDÁVEL. Cuidado dos pés para pessoas com diabetes MANUAL DO PÉ SAUDÁVEL Cuidado dos pés para pessoas com diabetes Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa,

Leia mais

REGULAMENTO IV MTB MARATONA EM TUNES DE BTT

REGULAMENTO IV MTB MARATONA EM TUNES DE BTT Artigo 1º- Organização 1. A associação desportiva e cultural de Tunes (ADECT) organiza e promove uma prova de BTT denominada por IV MTB Maratona em Tunes de BTT e realiza-se no dia 25 de março de 2018.

Leia mais

Cardápios do Brasil. Episódio 1 GRAZIELA MILANESE

Cardápios do Brasil. Episódio 1 GRAZIELA MILANESE Cardápios do Brasil Episódio 1 GRAZIELA MILANESE CARDÁPIOS DO BRASIL - EPISÓDIO 1-2- Tintura de Urucum 4 a 6 porções 500 ml de óleo ou, se preferir, azeite de oliva 50 g de urucum em semente Em uma panela,

Leia mais

1. O que é Lamisil 1 e para que é utilizado

1. O que é Lamisil 1 e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Lamisil 1 10 mg/g solução cutânea Cloridrato de terbinafina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Leve capa de chuva e meias extras. Leve sacos plásticos (tipo de supermercado) para forrar o calçado.

Leve capa de chuva e meias extras. Leve sacos plásticos (tipo de supermercado) para forrar o calçado. Informativo 2 Por meio das atividades do ELO Nacional, milhares de jovens poderão vivenciar de forma mais intensa a diversa e unida comunidade escoteira. Inspirado no tema do 23º Jamboree Mundial Escoteiro,

Leia mais

Regulamento da Farda

Regulamento da Farda Regulamento da Farda Do Regulamento Interno: 1. O aluno deve usar sempre e corretamente o uniforme em vigor. 2. O uso do uniforme tem como objetivo: a. criar uma identidade de Escola; b. contribuir para

Leia mais

BEM-VINDO(A) À 2ª EDIÇÃO TRAIL RUN SERRA DA BODOQUENA!

BEM-VINDO(A) À 2ª EDIÇÃO TRAIL RUN SERRA DA BODOQUENA! BEM-VINDO A terra de Manoel de Barros recebe você com toda sutileza que a simplicidade é capaz. A Trilha dos Caminheiros da Fé, da Vila da Amizade e da Nascente em cima da serra dá a você boas vindas em

Leia mais

Pelas suas características fisiológicas e outras, são particularmente vulneráveis ao frio:

Pelas suas características fisiológicas e outras, são particularmente vulneráveis ao frio: A DIVULGAR ÀS POPULAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ALERTA DE FRIO INTENSO: A exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, pode provocar lesões relacionadas com o frio, como o enregelamento

Leia mais

3.1. A inscrição será feita através do site não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização.

3.1. A inscrição será feita através do site  não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para à organização. 1. O CLUBE CUBA AVENTURA em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Alva vai realizar no próximo dia 20 de agosto de 2016, pelas 19h00m, um evento denominado «I TRAIL RUNNING SUNSET FEIRINHA GASTRONÓMICA

Leia mais

Introdução Objetivo Objetivos específicos... 3

Introdução Objetivo Objetivos específicos... 3 Índice Introdução... 2 Objetivo... 2 Objetivos específicos... 3 Parcerias União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos, Junta de Freguesia da Rebolosa, Junta de Freguesia do Soito,

Leia mais

Fim-de-semana Campista

Fim-de-semana Campista Fim-de-semana Campista ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS 2018 Associação de Fuzileiros FUZILEIRO UMA VEZ, FUZILEIRO PARA SEMPRE Estás pronto para um mega-fim-de-semana CAMPISTA? Abaixo segue toda a informação que

Leia mais

Frutas Cristalizadas. (Mamão, Abacaxi, Figo, Laranja-da-terra)

Frutas Cristalizadas. (Mamão, Abacaxi, Figo, Laranja-da-terra) Frutas Cristalizadas (Mamão, Abacaxi, Figo, Laranja-da-terra) FRUTAS CRISTALIZADAS (Mamão, Abacaxi, Figo e Laranja-da-terra) Fruta cristalizada é o produto preparado com frutas, nas quais se substitui

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 13 CONTUSÃO TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 13.01 CONTUSÃO A contusão é uma lesão sem o rompimento da pele, tratando-se de uma forte compressão

Leia mais

Fim-de-semana Campista

Fim-de-semana Campista 06-06-2015 Fim-de-semana Campista ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS Associação de Fuzileiros FUZILEIRO UMA VEZ, FUZILEIRO PARA SEMPRE Estás pronto para um mega-fim-de-semana CAMPISTA? Abaixo segue toda a informação

Leia mais

HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO

HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO O ponto inicial para o Vestuário de trabalho Volvo foi a criação de uma colecção para oficinas, implementando o conceito de Volvo Personal Service (VPS), mas também inclui

Leia mais

Dicas para aproveitar o verão com muito mais Saúde. Fonte imagem: istock/ Banco de imagem Petrobras

Dicas para aproveitar o verão com muito mais Saúde. Fonte imagem: istock/ Banco de imagem Petrobras Dicas para aproveitar o verão com muito mais Saúde - JANEIRO 2019 Fonte imagem: istock/ Banco de imagem Petrobras CUIDE DE SUA PELE: Proteja sua Pele do Sol Evite a exposição solar prolongada das 10h às

Leia mais

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016 Queimaduras Conceito Lesão nos tecidos de revestimento do organismo (pele, músculo, vasos sanguíneos, nervos e ossos) geralmente causada por agentes térmicos, eletricidade, produtos químicos, radiação,

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

As mãos são o nosso principal instrumento de trabalho e não só imaginem o que deixariam de poder fazer se não tivéssemos mãos

As mãos são o nosso principal instrumento de trabalho e não só imaginem o que deixariam de poder fazer se não tivéssemos mãos EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL Depois de termos visto os deveres e direitos quer de empregadores quer de trabalhadores em relação ao Equipamentos de Protecção Individual, vamos agora ver os EPI s

Leia mais

BOLOS TARTES E TORTAS

BOLOS TARTES E TORTAS BOLOS TARTES E TORTAS P A R A F A Z E R N O F I M - D E - S E M A N A B O L O S C E N O U R A L A R A N J A M A Ç A B O L A C H A T A R T E S C O C O M A Ç Ã T O R T A L A R A N J A 03 Bolo de cenoura

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Clássico (12/500ml): 4060 Pôr-do-Sol (12/500ml): 4061 Noite de Sonhos (12/500ml): 4062 Dia de Frescor (12/500ml):

Leia mais

Introdução Objetivo Objetivos específicos Parcerias Calendarização Calendário das Caminhadas Inscrições...

Introdução Objetivo Objetivos específicos Parcerias Calendarização Calendário das Caminhadas Inscrições... Manual Índice Introdução... 2 Objetivo... 2 Objetivos específicos... 2 Parcerias... 3 Calendarização... 3 Calendário das Caminhadas... 3 Material Aconselhado aos Caminhantes.. 3 Inscrições... 4 Percursos...

Leia mais

INTRODUÇÃO Dipping Expert System método inovador não utilização de qualquer luz UV ou LED inúmeras as suas vantagens

INTRODUÇÃO Dipping Expert System método inovador não utilização de qualquer luz UV ou LED inúmeras as suas vantagens INTRODUÇÃO O novo Dipping Expert System é um método inovador que oferece a mesma qualidade e o mesmo ar natural que o acrílico tradicional ou gel, mas de forma muito mais prática, rápida e saudável para

Leia mais

Proibido: Tabaco, álcool e drogas. Objetos perigosos (facas, canivetes, etc), levando à expulsão do Campo de Férias.

Proibido: Tabaco, álcool e drogas. Objetos perigosos (facas, canivetes, etc), levando à expulsão do Campo de Férias. GUIA DOS PAIS 1. Porquê nós? Ao decidir qual o campo de férias que o seu filho deve frequentar é natural que surjam dúvidas e receios em relação ao funcionamento do mesmo. Por este motivo criámos esta

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

IFB Campus Planaltina Telefone DF 128 KM 21 CEP (61) / /

IFB Campus Planaltina Telefone DF 128 KM 21 CEP (61) / / RESULTADO FINAL DO EDITAL DE SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL 1º SEMESTRE DE 2016 A Diretora Geral do Campus Planaltina, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Welcome Students! We are about to go. School trip to London 25 th to 28 th February 2017

Welcome Students! We are about to go. School trip to London 25 th to 28 th February 2017 Welcome Students! We are about to go School trip to London 25 th to 28 th February 2017 Informações Gerais Na viagem, os alunos serão sempre acompanhados por um guia e pelos professores (haverá um professor

Leia mais

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA Gorro Tipos de gorro Gorro descartável Gorro pano Recomendações Prender o cabelo sem deixar mechas pendentes Recobrir todo o cabelo e orelhas Ao retirar o gorro,

Leia mais

RECEITAS DO CHEF BIJÚ

RECEITAS DO CHEF BIJÚ CREME DE TRUTA FRESCA - 4 trutas inteiras - 1 cebola - 2 dentes de alho - 1 folha de louro - Salsinha - Sal a gosto - Pouco azeite e pouca pimenta - Manteiga a gosto - Creme de leite - 1 copo de vinho

Leia mais

Segurança Alimentar na Restauração. Controlo de Temperaturas na Restauração

Segurança Alimentar na Restauração. Controlo de Temperaturas na Restauração Segurança Alimentar na Restauração Controlo de Temperaturas na Restauração 1 Índice Controlo de temperaturas na restauração... 3 Controlo da temperatura na receção das matérias-primas e produtos alimentares...

Leia mais