13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha"

Transcrição

1 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador.

2 No navegador da esquerda, selecione Mapa de Vistas. No da direita, deixe Livro de Layouts.

3 Clique no ícone Novo Layout.... Através dele é possível criar as várias pranchas do seu projeto com um Novo Layout para cada uma delas.

4 Na janela que se abrirá, nomeie a prancha de Casa 514 e escolha como Layout Mestre, a folha A0 criada recentemente. Clique em Criar.

5 Clique duas vezes sobre a prancha criada em Livro de Layouts para abri-la. Observe que no campo FOLHA, o valor foi ajustado indicando que esta é a primeira prancha de no total de uma. Ao criar uma nova prancha, basta apenas colocá-la na ordem que desejar em Livro de Layouts que a contagem das folhas ocorrerá automaticamente.

6 Para inserir os desenhos do projeto na prancha, deve-se clicar na vista desejada do lado esquerdo do organizador e arrastá-lo para dentro da prancha criada. Selecione Piso Acabado no Mapa de Vistas e arraste para a prancha.

7 A imagem será inserida na prancha.

8 Para a nossa prancha, usaremos o corte já criado, aquele que passa pelo banheiro e que já foi cotado, assim como duas elevações (frontal e lateral oeste) e uma perspectiva.

9 Arraste as imagens para a prancha. Agora, faremos vários ajustes fora da prancha e você verá que os desenhos serão automaticamente modificados nas pranchas.

10 Volte ao desenho do projeto clicando duas vezes sobre Piso Acabado em Mapa de Projeto. Selecione as marcações dos cortes e abra a Caixa de Definições do Corte.

11 Volte ao desenho do projeto clicando duas vezes sobre Piso Acabado em Mapa de Projeto. Selecione as marcações dos cortes e abra a Caixa de Definições do Corte. Em Marcador, forneça os seguintes parâmetros: Tipo de Linha: Traço/Ponto Segmentado 60mm Cabeça de Marcador nas Extremidades Tamanho da fonte: 3mm Altura do Marcador: 12mm

12 Em Cabeça Marcador, forneça os seguintes parâmetros: Estilo Marcador: Estilo 6 Trama sólida Primeira Linha de Texto: Pessoal Texto pessoal: A (Nome do corte)

13 Em Níveis de Piso > Mostrar Níveis de Piso, escolha a opção Nenhum. Dê ok.

14 Selecione as marcações das elevações e abra a Caixa de Definições da Elevação. Em Marcador, forneça os seguintes parâmetros: Cabeça de Marcador no Meio Marcador Integrado ao Alçado Cabeça de Marcador nas Extremidades Tamanho da fonte: 3mm Altura do Marcador: 12mm Em Cabeça Marcador, forneça os seguintes parâmetros: Estilo Marcador: Estilo 2 Primeira Linha de Texto: Pessoal Texto pessoal: 1 (para a vista frontal) 2 (para a vista lateral oeste)

15 Em Níveis de Piso > Mostrar Níveis de Piso, escolha a opção Nenhum. Dê ok.

16 Como não é possível colocar o símbolo do Norte no ArchiCAD, será necessário desenhá-lo manualmente. Defina como origem do utilizador, algum ponto onde se deseja colocar o norte. Este ponto será o centro da circunferência do seu símbolo.

17 Na Caixa de Ferramentas, selecione Arco/ Círculo. Clique na origem e digite r para fornecer o valor do raio que será de 0,5cm.

18 Com a ferramenta Linha, crie uma linha vertical que passa pelo centro da circunferência.

19 Ainda com a ferramenta Linha e método de construção por uma polilinha, desenhe uma flecha para indicar o norte.

20 Com a ferramenta Texto, escreva N acima do símbolo.

21 Os símbolos dos cortes, elevações e norte estão ajustados na prancha. Falta aplicar a projeção da cobertura.

22 A cobertura não é visualizada inteiramente devido ao plano de corte que está abaixo do necessário. Selecione o piso da cobertura no livro de layouts. Clique com o botão direito e abra a opção Tipo de Projeção. Selecione a opção Definição de Plano de Corte em Planta.

23 Em Altura do Plano de Corte relativa ao piso atual forneça o valor de 1,80 para que o corte seja feito a 1,80m do nível do piso da cobertura. Dê ok.

24 A cobertura aparecerá integralmente.

25 Selecione a cobertura no desenho e abra a sua janela de definições. Na categoria Planta e Secção, vá para o item Visualização em Planta. Em Mostrar nos Pisos escolha a opção Editar Personalizada.

26 Na janela que se abrirá é possível configurar os pisos em que a cobertura aparecerá como projeção. Deseja-se que a projeção da cobertura apareça na planta do piso acabado localizado a dois pisos abaixo. Na opção Mostrar Contorno em, coloque 2 pisos abaixo. Não coloque a trama da cobertura na projeção, somente o contorno. Dê ok.

27 No item Contornos, faça as seguintes configurações: Linha Acima do nível de Corte: Tracejado 2:1 Caneta da Linha Acima: 0, 21 mm - preto Dê ok.

28 Retorne à folha de trabalho Casa 514. Selecione o desenho da planta do projeto na prancha, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Definições de Seleção de Desenho.

29 Em Identificação forneça os seguintes parâmetros: ID do desenho: Pessoal; 0 Nome do Desenho: Piso acabado

30 Em Propriedades forneça os seguintes parâmetros: Escala do Desenho: 1:50 Conjunto Canetas: 02 Arquitectura (é possível criar o seu próprio conjunto de canetas e espessuras através do menu Documentação > Conjunto de Canetas > Canetas & Cores (Livro de Layouts)).

31 Em Moldura forneça os seguintes parâmetros: Ajustar Moldura ao Desenho Desabilitar Adicionar Moldura para Imprimir

32 Em Título forneça os seguintes parâmetros: Título Integrado ao Desenho Fonte: 3mm Habilitar apenas a opção Uniformizar Canetas do Símbolo

33

34 Selecione o desenho do corte do projeto na prancha, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Definições de Seleção de Desenho. Em Identificação forneça os seguintes parâmetros: ID do desenho: Pessoal; A. Nome do Desenho: Pessoal; Corte Transversal.

35 Em Propriedades forneça os seguintes parâmetros: Escala do Desenho: 1:50 Conjunto Canetas: 02 Arquitectura Em Moldura : Ajustar Moldura ao Desenho Desabilitar Adicionar Moldura para Imprimir

36 Em Título forneça os mesmos parâmetros feitos para a planta do Piso Acabado.

37 Caso as cotas não estejam de acordo com o predefinido, é possível corrigi-las. Selecione o corte no Mapa de Vistas e Definições na parte de baixo do Organizador.

38 Em Documentos 2D/ 3D modifique as Dimensões para M. Dê ok. Abra novamente as Definições e desta vez modifique as Dimensões para M. Altimétrico.

39 Para as vistas, optaremos por visualizá-las com o acabamento dos materiais e a projeção das sombras. No Mapa de Vistas selecione a elevação 1. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Definições de Alçado... Em Visualização do Modelo > Elementos Não Cortados > Preencher Superfícies Em Vista com... escolha a opção Cores Próprias do Material (Sombreado). Dê ok.

40 Selecione o desenho da vista do projeto na prancha, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Definições de Seleção de Desenho. Em Identificação forneça os seguintes parâmetros: ID do desenho: Pessoal; 1 Nome do Desenho: Pessoal; Vista Frontal - Sul

41 Em Propriedades mantenha o conjunto de canetas 01 Cor Conceptual. Para o restante, repita as mesmas configurações feitas para o corte e a planta.

42 Na vista lateral, no campo Identificação forneça os seguintes parâmetros: ID do desenho: Pessoal; 2. Nome do Desenho: Pessoal; Vista Lateral Esquerda - Oeste. Para o restante, repita as mesmas configurações feitas para a outra elevação.

43 Organize o layout da prancha utilizando linhas auxiliares e arrastando as imagens para onde desejar.

44 Para inserir um desenho externo, selecione Desenho na Caixa de Ferramentas > Documentação. Clique em qualquer parte da prancha.

45 Na janela que se abrirá, habilite a opção um original externo, para procurar por um desenho externo ao ArchiCAD. Selecione Procurar...

46 Escolha um dos renderes salvo em JPEG.

47 Selecione o desenho, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Definições de Seleção de Desenho. Em Identificação forneça os seguintes parâmetros: ID do desenho: Pessoal; 3. Nome do Desenho: Pessoal; Perspectiva. Para o restante, repita as mesmas configurações feitas para os demais desenhos.

48 Caso queira redimensionar a figura, selecione-a e utilize a ferramenta Alongar na palete flutuante. A prancha está finalizada. Agora basta publicá-la em PDF Publicação PDF

49 No lado esquerdo do navegador, selecione Livro de Layouts e do lado direito, Conjuntos de Publicador. Aparecerá a prancha criada em formato PDF, formato em que o ArchiCAD sugere que se publique o arquivo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo A.01 CASA 514 e selecione a opção Propriedades a Publicar.

50 Em Percurso selecione o local onde o arquivo será salvo no seu computador. Dê ok.

51 Clique em Publicar na parte inferior do Organizador. Uma janela se abrirá revelando o status da gravação.

52 Abra o arquivo em PDF no local onde foi salvo.

53 Também é possível salvar o arquivo com outras extensões. Em Formato e possível modificar a opção PDF para JPEG e DWG, por exemplo.

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView Grazielle Anjos

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso 4. PISO E CONTRAPISO 4.1 Contrapiso O piso acabado é executado sobre um contrapiso, e esse sobre o terreno compactado. Caso, no lugar do contrapiso houvesse uma laje, as paredes superiores teriam sido

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis permite o cálculo das curvas de

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Georreferenciamento no Spring

Georreferenciamento no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte, 2007 O download

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow.

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow. Tutorial retirado do site: WikHow. Quando você se depara com vários problemas em um programa do Windows, é muito útil e prático mostrar os erros que você está recebendo da outra pessoa. Felizmente isso

Leia mais

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 Manual do Administrador Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 1 Painel de Administração do Joomla...1 Menu Superior...2 Menu de Acesso Rápido...4 Informações...4 Alterando a senha...5 Artigos...7 Criando

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Flange transitada Esboço A operação Flange transitada proporciona uma forma de criar seções de transição no modelo. Elas podem ser a única operação (ou a operação

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

Compatibilidade com ScanNCut (máquina de cortar da Brother)

Compatibilidade com ScanNCut (máquina de cortar da Brother) Recursos adicionais da versão 10.2 Compatiilidade com ScanNCut (máquina de cortar da Brother) Sore a aa [ScanNCut] (Layout & Editing) ScanNCut (máquina de cortar Brother) é compatível com o PE-DESIGN através

Leia mais

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. 6. ESQUADRIAS 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. Selecione Porta na Caixa de Ferramentas e método de construção pelo canto (Método de Geometria:

Leia mais

Procedimento de instalação para plotters GCC Este manual contém informação para todos os modelos da GCC

Procedimento de instalação para plotters GCC Este manual contém informação para todos os modelos da GCC 1º Passo: instale o item USB Driver com o cabo USB desconectado da plotter. Ao clicar no USB Driver, sobe as seguintes telas, pedindo para desconectar o cabo USB do equipamento, remova o cabo e clique

Leia mais

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões.

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7. COBERTURA A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7.1 Oitões Os oitões são formados por quatro paredes transversais paralelas apoiados

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.3 Maio de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA 1 INSERINDO RECURSOS SOBRE A SUA IMAGEM SALVA 1. Clique em Aplicações

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Consulta a banco de Dados no MapInfo

Consulta a banco de Dados no MapInfo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Renata Hungari Belo Horizonte, 2008 SELEÇÃO DE DADOS NO

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-2100AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Neste manual

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint Para seguir corretamente esta vídeo-aula, assista ao vídeo e execute a ação sugerida no documento que você criou. Pause o vídeo e volte a demonstração quantas vezes forem necessária. Ao final da vídeo-aula

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI GUIA BÁSICO CROQUI DIASI Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA Painel de Desenho: área na qual os elementos serão desenhados. Barra de Ferramentas Inferior: composta de três barras: Primeira:

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. SOBRE O PAINT... 3 2. USANDO O PAINT... 3 2.1.

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT POWER POINT Setembro, 2006 Apresentação O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da utilização

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE POP-UP DE ALARME SIM V5

CONFIGURAÇÃO DE POP-UP DE ALARME SIM V5 CONFIGURAÇÃO DE POP-UP DE ALARME SIM V5 São José, 02 de julho, 2012. Tomaremos como exemplo neste tutorial o procedimento para pop-up de alarme na ocorrência de uma Detecção de movimento, porém o mesmo

Leia mais

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Paulo Rafael Alves Goiânia, 2016 Acesso ao Conjunto de Imagens Landsat de 1989 a 2014 via WMS (Web Map Service) no QGIS 2.12 Inicie o programa através do ícone

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja.

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja. Página 1 de 10 Guia de impressão Esta seção explica como carregar bandejas para 250 e 550 folhas e o alimentador de várias funções. Ela também inclui informações sobre orientação do papel, definição do

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engengaria (Guilherme Brito Neves) Criar um arquivo template entendendo o conceito de famílias de sistemas

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais

Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento

Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento Primeiro de tudo cadastrar uma conta corrente para a conta. Entre no módulo Financeiro > conta corrente > cadastro de conta corrente. Atenção: É necessário

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO Cartilha para utilização de pen drives nas estações de trabalho do TJPE Novas regras de utilização 1º Edição

Leia mais

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes 3. ESTRUTURAS E VEDOS 3.1 Paredes Iniciaremos a construção com paredes genéricas que serão configuradas posteriormente. Em Mapa de Projetos, selecione Piso acabado como piso corrente. Na Caixa de Ferramentas

Leia mais

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO de Mobilidade 1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO TUTORIAL APLICATIVOS MAIO. 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Prezado ciclista, Os aplicativos apresentados a seguir são sugestões daqueles mais usados

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Manual Banco de dados SQL Server

Manual Banco de dados SQL Server Manual Banco de dados SQL Server Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados SQL Server. Incluindo a instalação do SQL Server Management Studio,

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces O que há de novo Audaces Vestuário Versão Clube Audaces Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é oferecer produtos inovadores e serviços

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação)

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) Bruno Andrade Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 2

Microsoft Excel Ficha prática n. 2 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro c2001_edificiosgrandeporto.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha2. 3. Faça uma cópia da folha c2001_alojamento no mesmo livro. A nova folha deve chamar-se Habitação.

Leia mais

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização.

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação da central Impacta. Clique

Leia mais

INICIANDO O POWER POINT...1 AMBIENTE DE TRABALHO...2

INICIANDO O POWER POINT...1 AMBIENTE DE TRABALHO...2 ÍNDICE INICIANDO O POWER POINT...1 AMBIENTE DE TRABALHO...2 FERRAMENTAS DE DESENHO...3 AUTOFORMAS...3 LINHAS...4 SETAS...4 QUADRADOS E RETÂNGULOS...4 CÍRCULOS E ELÍPSES...4 CAIXAS DE TEXTO...5 WORDART...5

Leia mais

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO 1.3 IMPRESSÃO de PÁGINAS Na banca, selecione um fascículo para ter acesso ao painel de leitura. Lá você vai encontrar a opção Imprimir. 1 2 3 4 Clicando na opção Imprimir,

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Índice Padronização de cores para os módulos RIVED... 1 Padronização para os módulos educacionais (páginas web) e animações/simulações do Projeto

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

Manual Loja Virtual 2.0

Manual Loja Virtual 2.0 Conteúdo Acessando o Gestor da Loja Virtual... 2 Trocar sua senha... 2 Meus Dados... 2 Produto... 3 Cadastrar novo produto... 3 Buscar Produto... 3 Subitens do Produto... 4 Categorias do Produto... 4 Itens

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Sumário. Realizar login no holmes Assist 3. Como configurar o escaner? Escanear documentos avulsos. Escanear documentos relacionados

Sumário. Realizar login no holmes Assist 3. Como configurar o escaner? Escanear documentos avulsos. Escanear documentos relacionados O Assistente de Digitalização agora é o Holmes Assist. O Holmes Assist é uma ferramenta que possibilita classificar, digitalizar e subir seus documentos para o holmes direto de escaners, do computador

Leia mais

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda Primeiramente o senhor abre o autopower e insere uma tomada, depois digite list na linha de comando selecione esta tomada e aperte enter, Aparecerá a tela acima, confira o nome da tomada, no caso a parte

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 ASSUNTO: ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE Objetivos: I. Visualização e interpretação de imagens II. Geração de mapas temáticos com dados de interpretação

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT)

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais