7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões."

Transcrição

1 7. COBERTURA A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7.1 Oitões Os oitões são formados por quatro paredes transversais paralelas apoiados sobre as cintas de amarração. Sua forma triangular dará o caimento do telhado. Selecione Cobertura em Mapa de Projeto. Na Caixa de Ferramentas, escolha a opção Parede. Abra a caixa Diálogo Definições da parede. Aplique as configurações no favorito: Parede Ext. Tijolo Sahara 100m (Favoritos... > Parede Ext. Tijolo Sahara 100m > Aplicar).

2 Faça as seguintes alterações em Geometria e Posicionamento : Altura para o piso atual: 0 m. Altura para a Cota zero: 2,70 m. E em Listagem e Rotulagem : Tipo de Elemento IFC: Parede Layer: Exterior Cobertura Salve como favorito (Favoritos... > Gravar definições actuais como favorito). Dê o nome de Oitão Tijolo Sahara 100 mm. Dê ok para finalizar o processo.

3 Desenhe as quatro paredes dos oitões sobre as cintas de amarrações como indicado na figura.

4 É necessário modelar os oitões para que possuam a forma triangular e o ângulo certo para a aplicação das terças, caibros, ripas e telhas. Cortar pela Cobertura Para isso, utilize o recurso Cortar pela cobertura que consiste basicamente no desenho da cobertura e posteriormente, no recorte de tudo o que está acima ou abaixo dela. As Coberturas podem cortar o topo ou a base de: Paredes Vigas Pilares Lajes Portas

5 Janelas Objetos Os elementos só são cortados se interceptarem uma Cobertura em qualquer ponto, e estiverem selecionados ao habilitar a ferramenta Cortar pela Cobertura. A cobertura possui 80 cm de beiral. Para desenhá-la, construa um retângulo com uma polilinha para servir como guia na construção do telhado. Selecione a opção Polilinha na Caixa de Ferramentas e método de geometria retangular. Defina como origem do utilizador o ponto indicado no canto externo superior e esquerdo da casa. Digite d para abrir a caixa de coordenadas. Em Coordenada X forneça o valor -0,8 m (para a polilinha iniciar a 80 cm à esquerda da origem) e em Coordenada Y, 0,8 m (para que a polilinha inicie a 80 cm acima da origem). Dê Enter.

6 Clique no ponto marcado, e abra um retângulo.

7 Digite d para abrir a caixa de coordenadas. Em Dimensão 1 forneça o valor de 9,2 m (a casa possui largura total de 7,6 m mais 80 cm de beiral em ambos os lados). Em Dimensão 2 forneça o valor de 12 m (a casa possui comprimento total de 10,4 m mais 80 cm de beiral em ambos os lados). Dê Enter para finalizar a operação.

8 Selecione a opção Cobertura na Caixa de Ferramentas e abra a Janela de Definições de Cobertura. No momento, apenas indique a inclinação da cobertura genérica para a construção de sua estrutura. A inclinação escolhida é a necessária para prover altura suficiente para o acesso à caixa d água (considere mínimo de 1,80m para acesso e limpeza da mesma), a inclinação máxima sem que haja necessidade de usar arame de fixação e mínima para evitar a entrada de água. No caso, devido ao uso de Telha Francesa, uma conveniente inclinação do telhado é de 2:5, ou 40%, ou ainda 22. Em Geometria e Posicionamento forneça o ângulo de inclinação para a cobertura de 22. Esta é a inclinação da cobertura que usaremos no projeto. Dê Enter para finalizar a operação.

9 Escolha o método de geometria retangular. Inicie o desenho da cobertura indicando a base onde ela se inicia. No caso, desenhe sobre a linha esquerda criada com a poliline. Em seguida, indique o lado para onde a cobertura sobe. Quando aparecer o símbolo olho clique a direita da linha feita anteriormente.

10 Desenhe a cobertura, com um retângulo do beiral até o centro, como indicado na figura.

11 A primeira água está pronta.

12 Repita o processo para o outro lado.

13

14 Utilize o corte para ajustar a altura da cobertura.

15 Construa uma linha guia clicando sobre a régua lateral e trazendo a guia até o início da parede do oitão.

16 Selecione as duas águas da cobertura. Clique no ponto de intersecção da cobertura com a linha guia e desça a cobertura em linha reta até a intersecção com o topo da cinta de amarração.

17 Agora a cobertura está corretamente posicionada.

18 Visualize o modelo em 3D para realizar o corte pela cobertura.

19 Selecione a cobertura e os elementos a serem cortados (no caso, as quatro paredes dos oitões).

20 Acione o menu Modelação > Cortar pela Cobertura...

21 Na janela Cortar pela Cobertura... verifique se a opção Cortar Topo está acionada. Clique em Cortar para finalizar a operação.

22 Este é o resultado obtido.

23 Apague a cobertura.

24 7.2 Terças Uma vez construído os oitões, parte-se para a estrutura que sustentará as telhas. A estrutura é metálica (em aço soldado no local). O projeto é formado por sete terças de 6 cm x 16 cm equidistantes 1,26 m uma das outras. Os elementos apresentados para a construção da cobertura no ArchiCAD não são os utilizados no Brasil. Correspondem às técnicas norte-americanas e europeias de estruturação do telhado no qual o madeiramento acontece através de encaixes e as telhas não são apoiadas diretamente sobre ele e sim pregados sobre uma manta. Na ausência de outras opções, adaptaremos esses elementos para a nossa cobertura. Selecione a opção Objeto na Caixa de Ferramentas e abra a Janela de Definições de Objeto. Selecione Bibliotecas Vinculadas > Biblioteca ArchiCAD 14 > 1.4 Estruturas Construção 14 > Construção Cobertura. Escolha a opção Madre 14. Utilize-a para a construção das terças e dos caibros.

25 Em Previsualização e Posicionamento forneça os seguintes parâmetros: Altura para piso atual: 0. Altura para Cota zero: 2,70 m. Dimensão 1 (largura da perfil): 0,06 m. Dimensão 2 (Comprimento total da terça): 12 m. Em Parâmetros, modifique a altura do perfil para 0,16 m. Em Modelo escolha a opção Mtl-Chapa Quinada e desabilite a opção Usar Materiais do Objeto : Em Listagem e Rotulagem, forneça os seguintes parâmetros: Função Estrutural: Elemento Estrutural Posição: Não definido Tipo de Elemento IFC: Viga

26 Layer: Exterior Cobertura Salve como favorito. Nomeie como Terça Chapa de Aço Quinada - 60 mm x 160 mm.

27 A inserção da terça no desenho acontece pelo centro do seu comprimento. Coloque-a sobre a cinta de amarração da lateral esquerda.

28 Transforme este mesmo ponto na origem do utilizador.

29 Selecione a viga e clique na sua aresta ou vértice de forma a abrir a palete flutuante. Selecione a opção Multiplicar...

30 A Multiplicação cria qualquer número de cópias de elementos selecionados, no mesmo piso, em função dos seguintes métodos e opções: Arrastar multiplica as cópias ao longo duma linha reta definida pela linha de referência. Rodar multiplica as cópias ao longo de um arco, utilizando o ângulo especificado no arco de referência. Elevar empilha as cópias com um deslocamento vertical. Matriz colocará as cópias dos elementos selecionados numa matriz definida por duas linhas de referência retangulares. Quando escolher a opção Matriz, é necessário definir o número de cópias para o primeiro e o segundo passo da matriz. Os dois parâmetros para o deslocamento vertical podem, também, ser definidos.

31 Em Número de Cópias digite 6. Acione a opção Distribuir. Dê ok.

32 Clique sobre a origem e desloque o cursor do mouse em linha reta para a direita até a última viga ficar rente à extremidade oposta (aparecerá um quadrado em negrito quando as duas linhas se sobreporem). Clique para finalizar o processo.

33 Selecione a vista em corte no Mapa de Projetos. Observe que as terças estão alinhadas da mesma altura. Faça os ajustes através do corte. Selecione a segunda e a penúltima terça.

34 Clique no vértice inferior esquerdo da terça e com o Shift pressionado eleve-a até encontrar a extremidade do oitão.

35 Repita o processo com a terceira e penúltima terça, elevando-as até a extremidade do oitão.

36 Eleve a terça central até os vértices da base interceptarem o fim do oitão.

37 Este é o resultado das terças.

38 7.3 Caibros O projeto é formado por onze caibros de seção 5 cm x 7 cm e equidistantes 1,2 m. Desenhe uma linha do beiral até o centro da casa para servir como referencia na inserção do caibro. Clique no canto inferior esquerdo do beiral e com o Shift pressionado digite d e forneça o valor de 4,6 m correspondente à largura do primeiro ponto até o centro.

39 Repita o mesmo processo das terças. Selecione a opção Objeto na Caixa de Ferramentas e abra a Janela de Definições de Objeto. Selecione Bibliotecas Vinculadas > Biblioteca ArchiCAD 14 > 1.4 Estruturas Construção 14 > Construção Cobertura. Escolha a opção Madre 14. Em Previsualização e Posicionamento forneça os seguintes parâmetros: Altura para piso atual: 0. Altura para Cota zero: 2,70 m. Essa é uma altura genérica, que será ajustada no corte Dimensão 1 (largura da perfil): 0,05 m. Dimensão 2 (Comprimento total da terça): 5 m. O comprimento também é genérico e será ajustado posteriormente Ângulo de rotação (plano horizontal): 90. O caibro é perpendicular à terça. Em Parâmetros, modifique a altura do perfil para 0,07 m e o Ângulo de Rotação (plano vertical) para 112 ( da inclinação do telhado).

40 Em Modelo escolha a opção Mtl-Chapa Quinada e desabilite a opção Usar Materiais do Objeto : Em Listagem e Rotulagem, forneça os seguintes parâmetros: Função Estrutural: Elemento Estrutural Posição: Não definido Tipo de Elemento IFC: Viga Layer: Exterior Cobertura Não salve ainda como favorito. É necessário alguns ajustes antes.

41 Insira o caibro sobre o centro da ultima linha de referência criada.

42

43 Selecione a opção Alçado na Caixa de Ferramentas e crie uma elevação correspondente à E-01 da imagem.

44 Visualize a elevação ( Mapa de Projeto > Casa Popular > Alçados > E-01)

45 Selecione o caibro e eleve-o com o Shift pressionado até encontrar a extremidade das terças.

46 Com o caibro selecionado, abra a janela de definições e salve o favorito como Caibro Chapa de Aço Quinada - 50 mm x 70 mm.

47 Transforme o ponto indicado na origem do utilizador.

48 Clique sobre a aresta do caibro para abrir sua palete flutuante. Selecione a opção Multiplicar.

49 Em Número de Cópias digite 10. Acione a opção Incrementar. Dê ok.

50 Selecione o ponto de origem e com o Shift pressionado, desloque o cursor do mouse para cima. Digite d para abrir a caixa de coordenadas. Forneça o valor 1,2 m em Distância para indicar o espaçamento entre caibros. Dê Enter para finalizar o processo.

51 O último caibro não está apoiado sobre a terça. É necessário ajustá-lo.

52 Em planta, selecione o caibro e a opção Arrastar na palete flutuante. Mova-o para terminar rente à terça.

53 Selecione todos os caibros. Acione o menu Edição > Mover > Simetria & Repetir

54 Faça uma linha reta de um centro ao outro.

55 Este é o modelo com os caibros e as terças.

56 7.4 Telhado Selecione Cobertura em Mapa de Projeto. Selecione a opção Cobertura na Caixa de Ferramentas e abra a Janela de Definições de Cobertura. Em Geometria e Posicionamento forneça o ângulo de inclinação para a cobertura de 22 e espessura de 0,05m. Nas etapas iniciais de projeto, no caso de anteprojeto, deve-se evitar o detalhamento excessivo, para não sobrecarregar o modelo e seu processamento em computador. A escolha das telhas está em fase preliminar e dela, dependem as dimensões das ripas. Por isso, ambas serão, neste momento, representadas por uma placa espessa. O cálculo do número de telhas e metros lineares de ripa poderá ser feito com base em catálogos de fornecedores, assim como a determinação dos seus custos. Aliás, toda a estrutura (das terças às telhas) poderia ter sido feita preliminarmente como uma ou duas placas sobrepostas em cada água, para serem detalhadas, gradualmente à medida que o projeto evoluísse. Em Modelo escolha a opção Cobertura-Vermelha Francesa (serão utilizadas no projeto, telhas francesas).

57 Em Listagem e Rotulagem forneça os seguintes parâmetros: Função Estrutural: Elemento Não Estrutural Posição: Exterior Tipo de Elemento IFC: Cobertura Layer: Exterior Cobertura. Ainda não salve como favorito.

58 Escolha o método de geometria retangular. Inicie o desenho da cobertura repetindo o processo feito anteriormente.

59 Construa as duas águas da cobertura utilizando a polilinha criada como referência. No projeto, optou-se que as terças devem estar encaixadas em recortes nas paredes dos oitões e não simplesmente apoiadas sobre eles. É necessário fazer um ajuste

60 Visualize o modelo em 3D

61 Selecione as quatro paredes dos oitões.

62 Abra a Janela de Definições dessa parede e em modelo acione Desfazer Cortar. Dê ok.

63 As paredes dos oitões voltaram ao seu estado original antes do corte pela cobertura.

64 Abra a vista em corte e selecione a cobertura. Com o uso de uma linha guia na face externa da parede, selecione o ponto de intersecção entre a linha e a cobertura e movaa em linha reta para baixo até encontrar a terça.

65

66 Na vista 3D, selecione novamente os quatro oitões e a cobertura. Faça um novo corte pela cobertura.

67 Acione a opção Cortar Topo.

68 Agora os oitões estão dimensionados corretamente.

69 Ajuste a altura da cobertura no corte ou elevação, erguendo-a sobre os caibros.

70 Com a cobertura selecionada, abra a Janela de Definições da Cobertura e salve o favorito com o nome Cobertura Telha Francesa 22.

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes 3. ESTRUTURAS E VEDOS 3.1 Paredes Iniciaremos a construção com paredes genéricas que serão configuradas posteriormente. Em Mapa de Projetos, selecione Piso acabado como piso corrente. Na Caixa de Ferramentas

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje 9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje Sobre o banheiro será construída uma laje de vigotas pré-fabricadas, de concreto armado em treliça, intercaladas com elementos cerâmicos ou de material leve

Leia mais

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. 6. ESQUADRIAS 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. Selecione Porta na Caixa de Ferramentas e método de construção pelo canto (Método de Geometria:

Leia mais

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso 4. PISO E CONTRAPISO 4.1 Contrapiso O piso acabado é executado sobre um contrapiso, e esse sobre o terreno compactado. Caso, no lugar do contrapiso houvesse uma laje, as paredes superiores teriam sido

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

Cap. 3: Iniciando um projeto

Cap. 3: Iniciando um projeto Cap. 3: Iniciando um projeto Bem-vindo ao Bentley topograph V8i! Seja você um usuário experiente no uso do sistema ou um iniciante, o Bentley topograph V8i lhe proporcionará maior produtividade em trabalhos

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Autores: Professor Jonathan Gazzola Professor Carlos Caetano de Almeida Professor Diego Andrade da Silva Apostila

Leia mais

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes:

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes: Arquitetura O menu de arquitetura destina-se a pequenos trabalhos de desenho de plantas de arquitetura que podem ocorrer mesmo em escritórios de cálculo estrutural. Estão disponíveis facilidades de desenho

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1 Exemplo 1 Entendendo o Exemplo 1 Neste primeiro exemplo, será executado um detalhamento de Painéis de Telas Soldadas formando as Plantas de Telas Soldadas e o Esquema de Corte de Telas Soldadas. O detalhamento

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Entrada de dados. Criação do edifício novo

Entrada de dados. Criação do edifício novo Entrada de dados Após a instalação do TQS é criado um ícone na Área de Trabalho do Windows com o símbolo TQS e colocada uma entrada do menu "Iniciar" "Programas". Para iniciar o TQS, dê um duplo clique

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO 4 CAPÍTULO I Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando 14 20 21 23 Exercício 23 DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO SUPERIOR

Leia mais

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura Lançando a Estrutura Entrando no Modelador Estrutural Toda a entrada de dados do pavimento é feito graficamente no Modelador Estrutural. Para inicializá-lo, selecione o pavimento Tipo (1) ative o sistema

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

TUTORIAL_3 FTOOL 2.11 Elaborado por: Rodrigo Barreto Caldas

TUTORIAL_3 FTOOL 2.11 Elaborado por: Rodrigo Barreto Caldas TUTORIAL_3 FTOOL 2.11 Elaborado por: Rodrigo Barreto Caldas Neste tutorial, analisa-se com o programa Ftool 2.11 a treliça mostrada abaixo: Nó 2 (2; 1,5; 0) y Barra 1 Barra 2 Barra 3 Barra 4 x z Nó 1 (0;

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

A barra de ferramentas de lajes nervuradas é orientada para a colocação de formas de nervuras.

A barra de ferramentas de lajes nervuradas é orientada para a colocação de formas de nervuras. Lajes e Cargas As lajes são definidas por uma poligonal fechada, paralela às linhas que passam pelo eixo das paredes de alvenaria, que são as linhas de carga ou contornos auxiliares, um texto de identificação

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Anexo I - Tabela de Tolerâncias Dimensionais e de Montagem de Elementos Pré-Fabricados

Anexo I - Tabela de Tolerâncias Dimensionais e de Montagem de Elementos Pré-Fabricados Identificação: A1.N2 Revisão: 04 Folha: 1 / 5 Função do Elemento Painéis Arquitetônicos (item b1 do requisito Pilares, Vigas, Pórticos, Terças e Escadas (itens b2, b3 e b4 do requisito Lajes Armadas ou

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA Edição de fotografias Profª Denise Silva EXERCÍCIOS Área de trabalho Identifique: - barra de menus BM - caixa de ferramentas CF - barra de propriedades BP - barra de status BS -

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as As imagens de base para a modelagem estarão disponíveis no final do tutorial. Elas devem ser alinhadas a origem para modelar o avião. Para começar vamos dividir o trabalho em layers para facilitar a modelagem.

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Cosmo Worlds. truques & dicas. cosmo Worlds. José Carlos Miranda 1

Cosmo Worlds. truques & dicas. cosmo Worlds. José Carlos Miranda 1 truques & dicas cosmo Worlds José Carlos Miranda 1 Nocões Básicas Criar primitivas gráficas? Transformações Geométricas 1. Criar um objecto Create Box 2. Aplicar transformações geométricas aos objectos

Leia mais

Análise dos resultados

Análise dos resultados Análise dos resultados Terminada a fase de processamento, será possível a visualização das listagens geradas na ocasião do processamento global, assim como a visualização os desenhos com os gráficos de

Leia mais

Metal Check. Entendendo o projeto. Projeto de arquitetura. Projeto de uma edificação detalhada com estrutura metálica e lajes treliçadas.

Metal Check. Entendendo o projeto. Projeto de arquitetura. Projeto de uma edificação detalhada com estrutura metálica e lajes treliçadas. Metal Check Projeto de uma edificação detalhada com estrutura metálica e lajes treliçadas. Entendendo o projeto São três pavimentos: Fundação, Mezanino e Cobertura. A seguir temos imagens do projeto. Projeto

Leia mais

Procedimentos para utilização do VLCD 2.3

Procedimentos para utilização do VLCD 2.3 Procedimentos para utilização do VLCD 2.3 O VLCD 2.3, é um aplicativo utilizado para verificar as configurações das plotters GCC Bob Cat, e Puma 2. Ele verifica com exatidão a pressão de corte, a área

Leia mais

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar Minicurso de FTOOL Lívia Braga Sydrião de Alencar 1 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS... 3 3 CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DA ESTRUTURA... 4 3.1 Menu de Edição... 4 3.1.1. Modo Seleção... 4 3.1.2.

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

Pórtico: Três Pisos com consolas

Pórtico: Três Pisos com consolas Nível básico - Exemplo 12 Pórtico: Três Pisos com consolas O EXEMPLO 12 dá início a um conjunto de exercícios centrado em estruturas porticadas. Ao longo deste exemplo vamos modelar um pórtico bidimensional

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Tutorial Joia Headband

Tutorial Joia Headband Tutorial Joia Headband Trabalho Final para a cadeira de Computação Gráfica I Curso Design de Produtos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/01 Aluna Manoela Moog Sautchuck 1. Abra o arquivo Headband

Leia mais

Instruções de Instalação TRADITIONAL

Instruções de Instalação TRADITIONAL Instruções de Instalação Nº PÁGINA : 1/5 PREFÁCIO A fácil e correta instalação em obra da telha asfáltica pressupõe uma base constituída por um fundo contínuo, plano, seco e limpo. O fundo é constituído

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes Cargas nas Lajes Modelos de Calculo Na teoria das estruturas, consideram-se elementos de superfície aqueles em que uma dimensão, usualmente chamada espessura, é relativamente pequena em face das demais,

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos:

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos: PLANO DE AULA Autora: Professora Rosa Descritor: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos Série: 8º ano Número de aulas previstas: 15 aulas Conteúdos: Elementos

Leia mais

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD 2 1- INTRODUÇÃO AO CAD O CAD é um software que se desenvolveu muito nos últimos 15 anos. Com o surgimento do sistema Windows, a utilização dos ícones associados aos menus flutuantes fez do CAD uma das

Leia mais

Pág. 1 TREINAMENTO PRÁTICO

Pág. 1 TREINAMENTO PRÁTICO 1. Para o primeiro exemplo, as peças do "quebra-cabeça" terão formas regulares e retangulares. Com o CorelDRAW aberto, abra ou importe a imagem a ser fragmentada (ela encontra-se em anexo, baixe-a para

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II DESENHO DE CORTES DE PEÇAS EM CAD Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com Funciona como elemento essencial de abrigo para os espaços internos de uma edificação. Sua forma e construção devem controlar a passagem de água, ar e

Leia mais

2. Configurações Básicas

2. Configurações Básicas 2. Configurações Básicas 2.1 Inserção das barras de ferramentas Para ativar ou desativar as barras de ferramentas, devemos acessar: no menu superior, TOOL >> Toolbars >>> AutoCAD ou simplesmente clicar

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas 5.1portas Antes de inserirmos a porta criada no projeto, podemos realizar um estudo de vãos, sendo este facilmente modificável. O grupo

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 03... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.1. Exercício 1... 21 1.2. Exercício 2... 29 2 1. Objetivos da Lição 03 Nesta lição serão abordadas novas técnicas de modelagem

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20 Atividade 20 1. Abra a base de dados Atividade 19 e guarda-a como Atividade 20. 2. Organize o painel dos objetos (à esquerda) por: Tabelas e vistas relacionadas, para que todos os objetos permaneçam junto

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

Escrito por Engª Lidiane Faccio de Faveri Qui, 12 de Março de :52 - Última revisão Sex, 13 de Março de 2015

Escrito por Engª Lidiane Faccio de Faveri Qui, 12 de Março de :52 - Última revisão Sex, 13 de Março de 2015 Tratamento de ferros inteligentes Reservatórios O reservatório que iremos editar a seguir é totalmente armado no TQS, Elementos Especiais da versão 18, de forma automática, com seus devidos esforços e

Leia mais

DESENVOLVENDO A FACHADA

DESENVOLVENDO A FACHADA www.datacad.com.br Aula Extra 3 DESENVOLVENDO A FACHADA DESENVOLVENDO A FACHADA DOS PAVIMENTOS A PARTIR DA PLANTA BAIXA: Para isso, utilizaremos como referência as plantas baixas de cada pavimento. Com

Leia mais

Movimento de um Projétil

Movimento de um Projétil Movimento de um Projétil INTRODUÇÃO Conforme proposto por Galileu, em Diálogos sobre novas ciências, o movimento de um projétil na superfície da Terra pode ser analisado, separadamente, na direção horizontal

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

AULA - 05 GEOMETRIA DO TELHADO

AULA - 05 GEOMETRIA DO TELHADO Código da Disciplina CCE0047 AULA - 05 GEOMETRIA DO TELHADO e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com Um telhado é constituído de duas ou mais faces inclinadas que são conhecidas por "águas". Linhas (retas) principais

Leia mais

RPU e RTE. RPU em planta. Representação

RPU e RTE. RPU em planta. Representação RPU e RTE O lançamento correto das Regiões de Protensão Uniforme (RPU) e das Regiões de Transferência de Esforços (RTE) é de extrema importância, pois as mesmas influenciarão tanto na extração dos esforços

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo Atividade 14 Sistema de Cotagem Tópico 1 - Configurações As cotas tem um papel vital na criação de um projeto. Sem elas, seria impossivel fazer com que qualquer projeto saísse do papel e fosse construído.

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

Nível 1A Inserção de dados Geométricos

Nível 1A Inserção de dados Geométricos Nível 1A Inserção de dados Geométricos Inserçã o dos desenhos DXF Entre no Prefwise. Escolha a opção (na barra de ferramentas à esquerda) Clique em materiais na aba a direita. Obs.: Os códigos dos perfis

Leia mais