Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental. Transtorno do Pânico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental. Transtorno do Pânico"

Transcrição

1 Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental Transtorno do Pânico

2 Breve Histórico O termo Pânico pode ter sua origem na mitologia grega com o Deus Pan, são uns dos relatos mais antigos da palavra. Na primeira metade do século XIX prevaleceu a abordagem médica. Na segunda metade do XIX apareceu a abordagem psicológica da Ansiedade. No século XX na busca de um conceito para o diagnóstico e tratamento do Transtorno do Pânico fatores hereditário, orgânicos, psicológicos, psicofarmacológicos e ansiedade foram associados.

3 Definição Transtorno do Pânico é caracterizado por crises de ansiedade, que ocorrem de forma espontânea e não estão relacionadas uma determinada situação ou circunstância, como ocorre nas fobias. A crise alcança o seu pico em poucos minutos, sem durar muito, mais ou menos 10 minutos começa a regredir. Estes pacientes costumam relatar que pós crise fraqueza nos membros inferiores e sentem muita sonolência, podendo dormir horas ou até mesmo um dia todo.

4 Sintomatologia Os sintomas presentes em uma crise são: Irritabilidade; Espera ansiosa; Angústia; Palpitações; Sudorese; Tremores; Boca seca; Vertigens; Tontura; Diarréias; Parestesias; Rubor; Fobia (Agorafobia); Medo de morrer ou de perder o controle.

5 Agorafobia Definição Agorafobia (do grego ágora - assembleia; reunião de pessoas; multidão + phobos - medo) é originalmente o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. Em realidade, o agorafóbico teme a multidão pelo medo de que não possa sair do meio dela caso se sinta mal e não pelo medo da multidão em si. Muitas vezes é sequela de transtorno do pânico. Quando o medo surge é difícil saber se está tendo um ataque de pânico ou Agorafobia, porque ambos possuem quase os mesmos sintomas.

6 Agorafobia Definição A agorafobia poderia ser traduzida mais precisamente como o medo de ter medo. É a ansiedade associada a essa perturbação, classificada como antecipatória, já que se baseia no medo de se sentir mal e não poder chegar a um hospital ou obter socorro com facilidade.

7 Agorafobia Definição A antecipação da sensação de mal-estar é tão intensa que pode originar um episódio de pânico. É uma perturbação marcada por um estado de ansiedade exacerbada, que aparece sempre que a pessoa se encontra em locais ou situações dos quais seria difícil sair caso se sentisse mal (túneis, pontes, grandes avenidas, ônibus lotados, trens, barcos, festas, ajuntamentos de pessoas etc.).

8 Agorafobia Características Diferentemente da maior parte das pessoas, que sequer se preocupa com esse tipo de coisas, o agorafóbico não consegue desvincular-se dessas crenças irracionais, o que pode levar a comportamentos de fuga em relação a situações potencialmente ameaçadoras (ir a cinemas, concertos, centros comerciais etc.), limitando cada vez mais a sua qualidade de vida.

9 Susceptibilidade ao medo Apresentação Esta condição se refere a um estado emocional caracterizado por antecipação da sensação de dor ou perigo que muitas vezes é irracional ou infundada, em outras palavras, refere-se ao medo de algo que não está presente, mas que causa temor sobre o futuro.

10 Susceptibilidade ao medo Deficiência da Essência do Rim O Rim é a morada (ou casa) da emoção Medo, portanto se a Essência do Rim estiver deficiente poderá ocorrer Medo. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Fraqueza constitucional; * Doença crônica; * Envelhecimento; * Emissão seminal; * Atividade sexual desenfreada pode consumir a Essência e levar a uma Deficiência da Essência do Rim.

11 Susceptibilidade ao medo Deficiência da Essência do Rim Sintomas: * Medo; * Palpitações; * Fraqueza e dor na lombar e nos joelhos; * Cansaço do Espírito (Shen); * Tontura; * Zumbido; * Irritação; * Sono reduzido; * Emissão seminal; * Transpiração noturna; * Língua vermelha; * Pulso fino.

12 Susceptibilidade ao medo Deficiência da Essência do Rim Sugestão de Tratamento: Tonificar o Rim e evitar novas perdas de Essência - R3 e BA6 Nutrir o Coração - B15 Acalmar a Mente (Shen) - B23 Fortalecer o Zhi - B52

13 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi e Sangue Ocorrerá quando o Coração não estiver bem nutrido, falhando na função de Armazenar a Mente (Shen). Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Taxação; * Perda maciça ou crônica de sangue; * Deficiência de Baço ou doenças duradouras podem levar a Deficiência de Qi e Sangue.

14 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi e Sangue Sintomas: * Medo intermitente; * Palpitações; * Falta de ar; * Tez branca com rosto pálido; * Lábios e unhas pálidos; * Fadiga; * Aversão ao vento; * Transpiração espontânea; * Língua pálida com saburra fina; * Pulso fino e fraco.

15 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi e Sangue Sugestão de Tratamento Nutrir o Coração e Acalmar a Mente (Shen) - C7 e B15 Tonificar o Qi e nutrir o Sangue, de modo que o Coração pode armazenar a Mente (Shen) - BA6, E36 e B17

16 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi do Fígado e Vesícula Biliar Ocorrerá Medo quando o Qi do Fígado e da Vesícula Biliar estiverem em deficiência. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Deficiência Constitucional: pode levar à falha na transformação do Qi à partir da Essência; * Susto repentino pode danificar o Fígado e a Vesícula Biliar.

17 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi do Fígado e Vesícula Biliar Sintomas: * Medo; * Facilmente perde a coragem; * Indecisão quando a tomada de decisão é necessária; * Desconforto na região costal lateral; * Palpitações do Coração; * Possível irritação e insônia; * Língua pálida com saburra fina; * Pulso fino.

18 Susceptibilidade ao medo Deficiência de Qi do Fígado e Vesícula Biliar Sugestão de Tratamento: Acalmar a Mente (Shen) - VG24 Tonificar o Qi do Fígado e da Vesícula Biliar - VB35 Tonificar o Fígado e a Vesícula Biliar - F14, F13 e VC4.

19 Susceptibilidade ao Susto Apresentação Esta condição descreve o estado emocional de ser facilmente assustado por um estímulo mínimo ou ficar assustado por nada. Há uma sensação frequente de desconforto ou algo rolando na região do Coração.

20 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Qi do Coração e Vesícula Biliar Ocorrerá quando o Qi da Vesícula Biliar estiver em deficiência, levando ao Susto/Medo. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Deficiência Constitucional: Coração e timidez ou susto repentino podem danificar o Qi da Vesícula Biliar causando um prejuízo a Mente (Shen) do Coração.

21 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Qi do Coração e Vesícula Biliar Sintomas: * Timidez; * Susto; * Cansaço; * Palpitações; * Falta de ar; * Sono reduzido; * Excesso de sonhos; * Língua pálida com saburra fina; * Pulso fraco.

22 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Qi do Coração e Vesícula Biliar Sugestão de Tratamento: Acalmar a Mente (Shen) - C7 Tonificar o Qi - VC6 (Moxabustão) Tonificar o Coração - B15 Tonificar Vesícula Biliar - B19

23 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Yin e Sangue Quando não há Sangue suficiente para nutrir o Coração, a Mente (Shen) ficará perturbada, alterando a função de manter o Sangue do Coração, o que levará ao Susto/Medo. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Doença duradoura; * Perda maciça ou crônica de sangue, ou perda da Essência pode levar a Deficiência de Yin e Sangue.

24 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Yin e Sangue Sintomas: * Susto; * Vexação; * Sono reduzido; * Tez branca com rosto pálido; * Tonturas; * Dor lombar; * Febre em maré; * Transpiração noturna; * Calor nas palmas das mãos e nas solas dos pés; * Língua pálida ou vermelha; * Pulso fino e rápido.

25 Susceptibilidade ao Susto Deficiência de Yin e Sangue Sugestão de Tratamento: Limpar o Calor do Coração e Acalmar a Mente - C6 Nutrir o Sangue e armazenar a Mente (Shen) - B15 e B20 Nutrir o Yin - BA6 e R3

26 Susceptibilidade ao Susto Fogo Mucosidade Quando a Mente (Shen) estiver perturbada, causa irritação, levando ao Susto/Medo. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Excesso constitucional de Fogo Mucosidade ou Fogo transformado à partir de Mucosidade acumulada, por sua vez causada por estagnação de alimentos, que pode levar à formação de Fogo Mucosidade. * Distúrbios emocionais também podem dar origem ao Fogo Mucosidade por Depressão do Qi do Fígado que então se transforma em Fogo, queimando os fluídos gerando Mucosidade; * Fogo Mucosidade está sempre pronto para queimar para cima e perturbar a Mente (Shen).

27 Susceptibilidade ao Susto Fogo Mucosidade Sintomas: * Susto; * Palpitações; * Vertigem; * Tontura; * Insônia; * Dor de cabeça; * Secura e amargura na boca; * Língua vermelha com saburra viscosa e amarela; * Pulso rápido e escorregadio.

28 Susceptibilidade ao Susto Fogo Mucosidade Sugestão de tratamento: Dispersar o Fogo do Coração e do Fígado e Vesícula Biliar para acalmar a Mente (Shen) - PC7 e VB41 Harmonizar o Estômago, transformar a Mucosidade, e acalmar a Mente (Shen) - VC12 e E40

29 Susceptibilidade ao Susto Fogo excessivo do Coração Ocorre quando o Fogo do Coração perde força e se move de forma imprudente, perturbando a Mente (Shen) levando ao Susto/Medo. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Distúrbio emocional; * Desejos por alimentos picantes ou quentes; * Ingerir bebida alcoólica.

30 Susceptibilidade ao Susto Fogo excessivo do Coração Sintomas: * Susto; * Aflição do Coração; * Tez facial avermelhada; * Olhos vermelhos; * Feridas na boca e na língua; * Preferência para bebidas geladas; * Sono perturbado; * Dificuldade para urinar, com urina escura; * Língua vermelha com saburra fina e amarela; * Pulso rápido.

31 Susceptibilidade ao Susto Fogo excessivo do Coração Sugestão de Tratamento: Limpar o Calor do Coração para acalmar a Mente (Shen) - PC8 Dispersar o Calor no Coração através de ligação do Intestino Delgado com o Coração - ID7 Acalmar a Mente - C7 Liberar a micção - R4

32 Susceptibilidade ao Susto Depressão do Fígado e Deficiência do Sangue O Qi deprimido se transforma em Fogo, ele pode facilmente consumir o Sangue do Fígado e levar a deficiência do Sangue. Se o Sangue do Fígado torna-se deficiente, a alma Etérea (Hun) não será devidamente armazenada. Se o Sangue do Coração torna-se deficiente, o Coração vai deixar de guardar a Mente (Shen). Neste caso, o Espírito (Mente, Shen) do Coração e a alma etérea (Hun) ficarão caóticos. Fatores que poderão levar a esta deficiência: * Frustração leva a Depressão do Qi do Fígado.

33 Susceptibilidade ao Susto Depressão do Fígado e Deficiência do Sangue Sintomas: * Susto; * Irritabilidade; * Vexação e agitação; * Plenitude no peito e região costal lateral; * Tonturas; * Dores de cabeça; * Mau humor; * Tez branca pálida; * Unhas e língua pálidas, * Menstruação irregular; * Língua com saburra fina; * Pulso fino e em arame.

34 Susceptibilidade ao Susto Depressão do Fígado e Deficiência do Sangue Sugestão de Tratamento: Acalmar a Mente (Shen) - PC6 e PC7 Liberar o Fígado - F3 e F14 Fortalecer o Baço e o Estômago para gerar Qi e Sangue - E36

35 Obrigada!

9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado

9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado O CORAÇÃO (XIN) 9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado O CORAÇÃO (XIN) Tem como função governar o Sangue (XUE), comandar os Vasos Sangüíneos (XUEMAI) e encerrar o

Leia mais

Incapacidade de adormecer com facilidade;

Incapacidade de adormecer com facilidade; Incapacidade de adormecer com facilidade; Acordar durante a noite; Sono intranquilo; Acordar muito cedo; Sono perturbado (Sonhos). Shen Mente Coração Hun Alma Etérea Fígado Zhi Força de Vontade - Rim A

Leia mais

Fernanda Bento dos Santos

Fernanda Bento dos Santos Fernanda Bento dos Santos Protetor do Coração:Invasões de fatores patogênicos exteriores Residência da Mente:Problemas mental-emocionais Centro do Tórax :doença do canal Três fatores principais que diferenciam

Leia mais

67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN)

67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN) A Bexiga (PANGGUANG) 67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN) A Bexiga (PANGGUANG) FUNÇÕES A Bexiga (PANGGUANG) tem como função reter os líquidos e expulsá-los, sendo responsável

Leia mais

Ferramentas para a Avaliação com TCC dos Transtornos de Ansiedade

Ferramentas para a Avaliação com TCC dos Transtornos de Ansiedade Simpósio de Terapia Cognitivo-Comportamental nos Transtornos de Ansiedade Ferramentas para a Avaliação com TCC dos Transtornos de Ansiedade Edson Vizzoni Psicólogo Especialista em TCC - IBH Rio de Janeiro

Leia mais

VASOS CURIOSOS. Alberto Bastos

VASOS CURIOSOS. Alberto Bastos VASOS CURIOSOS Alberto Bastos O texto que se segue pretende informar de maneira objetiva indicações e formas de utilização dos chamados Vasos Curiosos. Os Vasos Curiosos ajudam na circulação de QI Defensivo

Leia mais

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor.

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor. O que é anemia? A Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, também denominados de hemácias ou eritrócitos. A hemoglobina é um pigmento vermelho

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias Colelitíase Pedras na Vesícula Biliar O QUE É A VESÍCULA BILIAR E O QUE ELA FAZ? A vesícula é uma pequena saculação (como uma bexiga murcha) que se encontra junto ao fígado e sua função é armazenar bile,

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

A ANSIEDADE NOS EXAMES

A ANSIEDADE NOS EXAMES A ANSIEDADE NOS EXAMES Como tornar a Ansiedade nossa aliada? Ano Letivo 2014-2015 Ansiedade... O que é? Ansiedade... O que é? Quantas são as vezes que já nos sentimos nervosos e tensos com uma sensação

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Saúde www.teachingforafrica.com página 1

Saúde www.teachingforafrica.com página 1 Saúde www.teachingforafrica.com página 1. Trazido por Every Child Ministries Uma ONG cristã trazendo esperança as crianças esquecidas da Africa Porque as crianças são os grandes recursos de qualquer nação

Leia mais

Bagang: Os Oito Parâmetros de Diagnóstico. Introduzido e Traduzido por Heiner Fruehauf

Bagang: Os Oito Parâmetros de Diagnóstico. Introduzido e Traduzido por Heiner Fruehauf 八 綱 辨 証 Bagang: Os Oito Parâmetros de Diagnóstico Introduzido e Traduzido por Heiner Fruehauf Versão em Português: Paulo Henrique Pereira Gonçalves Supervisão e Revisão : Ephraim Ferreira Medeiros www.medicinachinesaclassica.org

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS PRINCIPAIS (ORDINÁRIOS) (JING MAI) MERIDIANOS DISTINTOS (DIVERGENTES) (JING BIE) MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS (CURIOSOS OU MARAVILHOSOS) (BA MAI) MERIDIANOS

Leia mais

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal.

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. PERICÁRDIO PC1 (TIANCHI) Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetre o músculo peitoral maior e atinge

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

NarizSe sente que o nariz tem ficado entupido com freqüência, se têm aparecido cascas ou

NarizSe sente que o nariz tem ficado entupido com freqüência, se têm aparecido cascas ou DIA MUNDIAL DO HANSENIANO - 24/01/2007HANSENÍASE O que é?doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobac terium leprae ), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF

Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental Recursos 1. Apostila Teórica 2. Simulados online 3. Vídeo-aulas 4. Plantão

Leia mais

PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS. INSTITUTO Long Tao. Camille Elenne Egídio

PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS. INSTITUTO Long Tao. Camille Elenne Egídio PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS INSTITUTO Long Tao Camille Elenne Egídio DEFINIÇÃO Cromopuntura: é uma fusão entre a Cromoterapia 色 光 (Sèguāng) e a Acupuntura 針 法 (Zhēn Fǎ) A Cromoterapia

Leia mais

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986 DENGUE A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo confirmou a primeira morte causada por dengue hemorrágica no ano de 2009. A vítima era moradora da Serra (terceiro município em números de casos

Leia mais

PASSOS PARA TRATAMENTO

PASSOS PARA TRATAMENTO Ba Gang PASSOS PARA TRATAMENTO 1) Localização da doença; 2) Natureza da doença; 3) 4 tempos de diagnóstico; 4) Etiopatogenia; 5) Diferenciação de síndrome; * Ba Gang Bian Zhen (8 Princípios) * Zang Fu

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Em saúde mental nem sempre

Leia mais

Ferimentos, Hemorragias e Choques

Ferimentos, Hemorragias e Choques Ferimentos, Hemorragias e Choques Ferimentos AGRESSÃO À INTEGRIDADE DO TECIDO PODE SER ABERTO OU FECHADO ABERTO: OCORRE LESÃO ABERTA NA PELE OU MUSOCA, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE O MEIO INTERNO E EXTERNO.

Leia mais

Rejuvenescimento da Pele com Laser

Rejuvenescimento da Pele com Laser Rejuvenescimento da Pele com Laser O resurfacing a laser, também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores

Leia mais

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais

Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 O VÍRUS 1. O que é a gripe H1N1? 2. Como ela é contraída? 3. Quais são os sintomas?

Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 O VÍRUS 1. O que é a gripe H1N1? 2. Como ela é contraída? 3. Quais são os sintomas? Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 Ela já avançou por 11 Estados, matou 45 pessoas no país e tem provocado filas de horas por vacinas em hospitais e clínicas particulares de São Paulo. Veja

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Glaucoma Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho GLAUCOMA O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Glaucoma Crônico e agudo Crônico:

Leia mais

Observação Clínica. Medicina Tradicional Chinesa em Dermatologia: Nutrir o Sangue e Humedecer a Pele

Observação Clínica. Medicina Tradicional Chinesa em Dermatologia: Nutrir o Sangue e Humedecer a Pele Medicina Tradicional Chinesa em Dermatologia: Nutrir o Sangue e Humedecer a Pele Autor: Salomé Ferreira Enfermeira Especialista em enfermagem de reabilitação Professora Adjunta na escola Superior de Saúde

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos Incontinência urinária e estudos urodinâmicos A incontinência urinária de esforço é a perda involuntária de urina que ocorre quando há um aumento da pressão sobre a bexiga durante alguma atividade. A quantidade

Leia mais

Trimetazidina Generis, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Generis, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Generis, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

Compreendendo a ansiedade por uma perspectiva cognitiva

Compreendendo a ansiedade por uma perspectiva cognitiva Compreendendo a ansiedade por uma perspectiva cognitiva * Melissa Neves Sandrin, Psicóloga Introdução: perfil da ansiedade Algumas características da ansiedade são: Reações físicas: palma das mãos suadas,

Leia mais

O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de

O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de vida. Pode apresentar algumas tendências comportamentais

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Dormindo em pé Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Jornal da Tarde - 21/03/07 LOLA FELIX, lola.felix@grupoestado.com.br

Leia mais

Depressão e Transtornos de Ansiedade. Depressão. Prevalência. Critérios de depressão DSM-IV FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA.

Depressão e Transtornos de Ansiedade. Depressão. Prevalência. Critérios de depressão DSM-IV FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA. FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA Depressão e Transtornos de Ansiedade Alaor Santos Filho Professor de Psiquiatria da HGU/UNIC Doutor em Saúde Mental pela USP-FMRP alaorsantos@hotmail.com Prevalência

Leia mais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Menopausa É uma fase NORMAL na vida da mulher Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Quando surge a Menopausa? A menopausa, normalmente, surge por volta da 5ª década

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

Diabetes tipo 1: Para famílias e amigos. O diabetes nos jovens. O que é o diabetes tipo 1? O que provoca o diabetes tipo 1?

Diabetes tipo 1: Para famílias e amigos. O diabetes nos jovens. O que é o diabetes tipo 1? O que provoca o diabetes tipo 1? Diabetes tipo 1: Para famílias e amigos O diabetes nos jovens O diabetes tipo 1 é uma doença muito difícil de cuidar, especialmente quando se é jovem. Infelizmente, se algo vai mal com o diabetes, o jovem

Leia mais

AcuPulse. Com Tecnologia MultiMode. Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento

AcuPulse. Com Tecnologia MultiMode. Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento AcuPulse Com Tecnologia MultiMode Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento AcuPulse com tecnologia MultiMode TM Tecnologia Multimode única que permite ambas aplicações superficial e profunda com um

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia Etiopatogenia e Fisiopatologia Professor: José Rikio Dias suzuki Conceito Estudo das causas das doenças e dos mecanismos através dos quais os fatores patogênicos provocam as patologias. Na MTC, São causas

Leia mais

Anexo A. Folha de rosto para a bula. Sal de Frutas Eno. GlaxoSmithKline. Pó Efervescente

Anexo A. Folha de rosto para a bula. Sal de Frutas Eno. GlaxoSmithKline. Pó Efervescente Anexo A Folha de rosto para a bula Sal de Frutas Eno GlaxoSmithKline Efervescente bicarbonato de sódio (2,30g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,20g) bicarbonato de sódio (2,24g), carbonato

Leia mais

A chegada do paciente na unidade de Cuidados Paliativos. Psicóloga Silvana Aquino Hospital de Câncer IV

A chegada do paciente na unidade de Cuidados Paliativos. Psicóloga Silvana Aquino Hospital de Câncer IV A chegada do paciente na unidade de Cuidados Paliativos Psicóloga Silvana Aquino Hospital de Câncer IV Eu estou aqui pra ficar mais forte. O médico me disse que aqui tem mais recursos, que eu vou me fortalecer,

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

Silicea. ABRAH-NIT Ana Marta S Cavalcanti

Silicea. ABRAH-NIT Ana Marta S Cavalcanti Silicea ABRAH-NIT Ana Marta S Cavalcanti MATÉRIA MÉDICA ESTUDO DE CADA MEDICAMENTO FONTE NÃO PATOGENÉTICA sintomas tóxicos sintomas lesionais intoxicações agudas intoxicações crônicas envenenamentos Sintomas

Leia mais

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia Por: Yuri Miziara yuri@miziaraterapias.com.br Shiatsu 指圧 E a Inônia Nos dias atuais atravessamos uma mudança social no qual o estilo de vida de grande parte da população mundial se torna ameaçada com os

Leia mais

MEDO ANSIEDADE. Conjunto de respostas comportamentais e neurovegetativas a uma ameaça ao bem-estar, integridade ou sobrevivência do indivíduo

MEDO ANSIEDADE. Conjunto de respostas comportamentais e neurovegetativas a uma ameaça ao bem-estar, integridade ou sobrevivência do indivíduo Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA CLÍNICA 2013 / 2 Conjunto de respostas comportamentais e neurovegetativas a uma ameaça

Leia mais

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Muitos pais que procuram tratamento e ajuda para um filho que apresenta problemas com o uso ou abuso de drogas, acreditam que simplesmente porque ele usa drogas, ele é dependente

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador Hipertensão Arterial Promoção para a saúde Prevenção da doença Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador O que é a Pressão Arterial? É a pressão que o sangue exerce nas paredes das

Leia mais

Loradine. Comprimido 10mg

Loradine. Comprimido 10mg Loradine Comprimido 10mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Loradine loratadina APRESENTAÇÃO Comprimido 10mg Embalagem contendo 12 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

Leia mais

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim.

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim. XUE XUE na MTC O Xue é um líquido vermelho nutriente e vital que circula dentro vasos; As substâncias fundamentais necessárias para a formação do Xue vem da essência dos alimentos produzida pelo Baço e

Leia mais

THE BLACK BOOK OF FASHION

THE BLACK BOOK OF FASHION RESUMO EXECUTIVO Este relatório apresenta, de forma sucinta, alguns aspectos competitivos que são abordados no recém lançado livro THE BLACK BOOK OF FASHION Como ganhar Dinheiro com Moda, que foi escrito

Leia mais

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES Fertilidade Natural: Acupuntura CAPÍTULO 9 Acupuntura A Medicina Tradicional Chinesa tem mais de 3000 anos de história. Tem o objetivo de harmonizar e equilibrar

Leia mais

Comparar o efeito analgésico da Acupuntura Sistêmica e da Acupuntura Auricular em voluntários com lombalgia e lombociatalgia.

Comparar o efeito analgésico da Acupuntura Sistêmica e da Acupuntura Auricular em voluntários com lombalgia e lombociatalgia. LOMBALGIA E LOMBOCIATALGIA ESTUDO COMPARATIVO DA ANALGESIA COM ACUPUNTURA SISTÊMICA E AURICULAR INTRODUÇÃO ELISANGELA SILVA, SANDRA SILVÉRIO- LOPES, Programa de Pós Graduação em Acupuntura Instituto Brasileiro

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. ILDEU ARAUJO)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. ILDEU ARAUJO) PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. ILDEU ARAUJO) Dispõe sobre o fornecimento gratuito de medicamentos destinados ao tratamento da disfunção erétil. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º - Fica assegurada

Leia mais

DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar -

DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar - DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar - por Carla Mesquita -Ebramec-Junho 2018 ... TEMA DE ESTUDO O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar

Leia mais

PENSAMENTO claro mente CRIATIVA

PENSAMENTO claro mente CRIATIVA PENSAMENTO claro mente CRIATIVA Erica Martinovski Ilustrações: Constanza Menine Guia de movimentos para o corpo, a respiração e a retomada de foco. Para fazer em 15 minutos daquele dia difícil... Introdução

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa Módulo I Lição nº6 Respostas do Guia de Estudo do Módulo I do Curso de MTCE 2008 Lição nº6 Respostas ao Guia de Estudo 1. De que forma a Hipo-função do Baço (deficiência de Qi do Baço) afecta o corpo humano?

Leia mais

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL Reproduzimos aqui uma parte da entrevista que o Dr. José Renó, médico psiquiatra, concedeu ao Dr. Dráuzio Varella. Nessa entrevista, ele fala com clareza

Leia mais

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Classificação dos fatores patogênicos externos e internos Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Equilíbrio do organismo é mantido por força curativa natural : fatores antipatogêncios

Leia mais

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano. 1. A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano.

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo :

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : Nome: Prontuário: Idade: Peso: Altura: Sexo: ( ) Masculino Raça: ( ) Branco ( ) Negro ( ) Feminino

Leia mais

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva A DIAGNOSE EM MTC Delvo Ferraz da Silva Diagnóstico Etiológico e Diagnóstico Síndrômico Os quatro procedimentos diagnósticos: o Ver o Escutar o Interrogar o Apalpar Ver ( Inspecionar ) o Olha-se o reflexo

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Krka, 5 mg, comprimido revestido por película Desloratadina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Krka, 5 mg, comprimido revestido por película Desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Krka, 5 mg, comprimido revestido por película Desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Programa Saúde e Longevidade

Programa Saúde e Longevidade Programa Saúde e Longevidade Ossos Saudáveis, Vida Ativa! Leia e pratique as orientações da ABET Volume 3 Programa Saúde e Longevidade - Vol.3 OSTEOPOROSE 1. O que é Osteoporose? A Osteoporose é uma doença

Leia mais

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline Sal de Andrews GlaxoSmithKline Sulfato de magnésio(0,882) Sal de Andrews sulfato de magnésio APRESENTAÇÃO USO ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada de pó efervescente contém: sulfato de magnésio(0,882), bicarbonato

Leia mais

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa?

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa? O estoque de segurança remete a erros de previsão de demanda; Falta de confiança nas entregas devido a atrasos no ressuprimento de materiais; Rendimento da produção abaixo do esperado. Qual é o estoque

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Cefaleia. Professora Suzete Coló Rossetto

Cefaleia. Professora Suzete Coló Rossetto Cefaleia Professora Suzete Coló Rossetto 11-20617475 suzetecr2009@gmail.com PROFESSORA Suzete Coló Rossetto Fisiologista, Acupunturista, Terapeuta e professora de shiatsu Professora e Coordenadora da pós

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Generis 1500 mg Pó para solução oral (sulfato de glucosamina) Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

U R O L I T Í A S E UNESC - ENFERMAGEM 14/4/2015 CONCEITO. A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário.

U R O L I T Í A S E UNESC - ENFERMAGEM 14/4/2015 CONCEITO. A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário. CONCEITO UNESC - ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª.: FLÁVIA NUNES A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário. U R O L I T Í A S E COMO SÃO FORMADOS OS CÁLCULOS? São formados

Leia mais

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano 10 11 12 13 14 09 15 08 16 07 06 05 Ciclo circadiano 17 18 19 04 20 03 21 02 01 24 23 22 Amargo Azedo Doce Picante Salgado Quente Morno Neutro Fresco Frio Flor Caule e Talos Raiz Folhas Semente Coração

Leia mais

O mal nosso de cada dia. Ansiedade. Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015

O mal nosso de cada dia. Ansiedade. Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015 O mal nosso de cada dia Ansiedade Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015 Palestra ministrada por Ettore Riter, psicoterapeuta. Goiânia/GO, julho de 2015. ettore@pensaracao.com.br www.pensaracao.com.br

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIUM (omeprazol) APRESENTAÇÕES

Leia mais

EXAME MÉDICO DA INSPEÇÃO DE SAÚDE. Questionário Médico de Saúde

EXAME MÉDICO DA INSPEÇÃO DE SAÚDE. Questionário Médico de Saúde Secretaria do Planejamento e Gestão - SEPLAG Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE Secretaria da Justiça e Cidadania - SEJUS Comissão Executiva do Vestibular - CEV/UECE Concurso Público para

Leia mais

PROVA AO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TEAC/2011

PROVA AO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TEAC/2011 PROVA AO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TEAC/2011 01) Localizado em uma depressão imediatamente inferior à patela, inervado pelos ramos do nervo safeno e pelos ramos intrapatelares mediais e laterais

Leia mais

29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa

29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa 29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa 29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa TEMA: O CONDUTOR SÉNIOR - características de saúde, estratégias de prevenção. Orador: Prof. Martins

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

Insônia e Sonhos Vividos na visão da Medicina Chinesa

Insônia e Sonhos Vividos na visão da Medicina Chinesa Insônia e Sonhos Vividos na visão da Medicina Chinesa ê Heiner Fruehauf www.classicalchinesemedicine.org Versão em Português: Fabio Barbosa Athayde Supervisão e Revisão : Ephraim Ferreira Medeiros Projeto

Leia mais