Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF"

Transcrição

1 Prévia do Curso a Distância Preparatório para Concurso SES/DF TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental

2 Recursos 1. Apostila Teórica 2. Simulados online 3. Vídeo-aulas 4. Plantão de Dúvidas

3 Recursos 1. Apostila Teórica 2. Simulados online 3. Vídeo-aulas 4. Plantão de Dúvidas

4 REQUISITOS PARA ACESSAR A VÍDEO-AULA Internet banda larga de no mínimo 2mb; Computador com autofalantes ou fones de ouvido; Windows Media Player ou equivalente; Navegador de versão recente; Plug-in do Flash atualizado.

5 SELEÇÃO DAS QUESTÕES - Prioritariamente, questões da Banca IADES - Seleção pautada nos tópicos do edital do concurso SES-DF.

6 SELEÇÃO DAS QUESTÕES - Prioritariamente, questões da Banca IADES - Seleção pautada nos tópicos do edital do concurso SES-DF. Transtornos do Sono

7 Transtornos do Sono Dalgalarrondo (2008) Transtornos do Sono mais frequentes: 1. Insônia 30 a 40% 2. Síndrome das pernas inquietas 5 a 15% 3. Apnéia do sono 9% (homens de meia idade), 4% (mulheres pós menopausa) 4. Enurese noturna 15 a 25% das crianças e 2% dos adultos.

8 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

9 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

10 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

11 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

12 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

13 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

14 Insônia caracteriza-se por: Insônia Dalgalarrondo (2008) a. Insônia Inicial - Dificuldade em adormecer; b. Sono Entrecortado Dificuldade em permanecer adormecido a. Insônia Terminal - Despertar muito precoce, não conseguindo voltar a dormir

15 Insônia Dalgalarrondo (2008) Insônia caracteriza-se por: a. Insônia Inicial - Dificuldade em adormecer; b. Sono Entrecortado Dificuldade em permanecer adormecido a. Insônia Terminal - Despertar muito precoce, não conseguindo voltar a dormir Quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (p. 363) Quadros Depressivos

16 Insônia Dalgalarrondo (2008) Não só importa a redução da quantidade de sono, mas também a qualidade do sono e, sobretudo, a sensação de ter tido um sono reparador. (p. 363) Alguns dias até 3 meses: Insônia aguda. Mais de 3 meses: Insônia crônica Implicações: prejuízos no funcionamento diário e piora na qualidade de vida.

17 Insônia Higiene do Sono Dalgalarrondo (2008) Variáveis que favorecem a insônia: 1. Consumo de café à tarde ou à noite; 2. Consumo de bebidas alcóolicas à noite; 3. Alimentação abundante à noite; 4. Trabalhos estressantes ou atividades tensas à noite; 5. Televisão no quarto; 6. Falta de rotina na hora de levantar da cama; 7. Trabalho em turnos.

18 Insônia Higiene do Sono Dalgalarrondo (2008) Variáveis que favorecem o sono: 1. Rotina na hora de acordar; 2. Atividades relaxantes à noite; 3. Ambiente escuro, fresco e silencioso no quarto; 4. Atividades físicas regulares e peso adequado; 5. Não forçar o sono e não manter o despertador ao lado da cama.

19 Apnéia do Sono Dalgalarrondo (2008) Pausas respiratórias curtas (10 a 50 s) durante o sono. Indivíduo geralmente ronca; Com frequência, ocorre breve despertar Prejuízos: Pessoa dorme no carro, no trabalho, ou em outros lugares indevidos; Sensação de ansiedade, irritação, cansaço, tristeza. Morbidade e mortalidade aumentada (arritmias cardíacas, infartos, acidentes).

20 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

21 (EBSERH, IADES, 2013). Considerando que a insônia é um dos problemas mais comuns em saúde mental, assinale a alternativa correta. (A) A insônia inicial e (ou) o sono entrecortado geralmente ocorrem associados a quadros de ansiedade aguda ou crônica, tensão ou preocupação excessiva ou depressão. (B) A insônia terminal associa-se mais frequentemente a quadros ansiosos do que depressivos. (C) A insônia é sempre crônica. (D) De modo geral, a apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de pausas respiratórias curtas durante o sono. Apesar de frequente, é uma condição que não causa prejuízos. (E) Na insônia, importa apenas a redução da quantidade de sono, independentemente de outras variáveis.

22 OBRIGADA!

23 REFERÊNCIA Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre : Artmed, 2008.

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia)

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia) Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia) TAUANE PAULA GEHM Psicóloga, mestre e doutoranda Colaboradora do Educa Psico SELEÇÃO DAS QUESTÕES CRITÉRIOS: - Edital atual. - Prova anterior da

Leia mais

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Dormindo em pé Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Jornal da Tarde - 21/03/07 LOLA FELIX, lola.felix@grupoestado.com.br

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

MUITO OBRIGADA PELA SUA COLABORAÇÃO! DIÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA (DAF 1) Antes de iniciar, leia com atenção as instruções que se seguem.

MUITO OBRIGADA PELA SUA COLABORAÇÃO! DIÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA (DAF 1) Antes de iniciar, leia com atenção as instruções que se seguem. A preencher pelo entrevistador: MUITO OBRIGADA PELA SUA COLABORAÇÃO! DIÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA (DAF ) Criança 6- anos O preenchimento deste diário é imprescindível para o conhecimento da atividade física

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Agosto/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Analista

Leia mais

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais

A ANSIEDADE NOS EXAMES

A ANSIEDADE NOS EXAMES A ANSIEDADE NOS EXAMES Como tornar a Ansiedade nossa aliada? Ano Letivo 2014-2015 Ansiedade... O que é? Ansiedade... O que é? Quantas são as vezes que já nos sentimos nervosos e tensos com uma sensação

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Em saúde mental nem sempre

Leia mais

Dormimos cada vez menos: Cinco consequências da falta de sono Ter, 05 de Abril de 2016 11:17 - Última atualização Ter, 05 de Abril de 2016 11:23

Dormimos cada vez menos: Cinco consequências da falta de sono Ter, 05 de Abril de 2016 11:17 - Última atualização Ter, 05 de Abril de 2016 11:23 Especialistas confirmam: dormimos cada vez menos. "Os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45 porcento da população mundial", diz a Associação

Leia mais

SUPERANDO A ANSIEDADE DE PROVA. Rael Dill de Mello Psicólogo CRP 08/19.246 www.raelpsicologo.com.br raelpsicologo@gmail.com

SUPERANDO A ANSIEDADE DE PROVA. Rael Dill de Mello Psicólogo CRP 08/19.246 www.raelpsicologo.com.br raelpsicologo@gmail.com SUPERANDO A ANSIEDADE DE PROVA Rael Dill de Mello Psicólogo CRP 08/19.246 raelpsicologo@gmail.com A ansiedade de prova é um comportamento aprendido que envolve Respostas fisiológicas Tensão, dores de cabeça

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono. RESPEITE SEU SONO E SIGA SEU RITMO Porque devemos respeitar o sono e seguir o nosso ritmo? O QUE É CRONOTIPO Cada pessoa prefere realizar suas atividades

Leia mais

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: 1 Projeto de Lei do Senado nº., de 2005 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Obriga os estabelecimentos que especifica a fornecerem informações nutricionais dos alimentos e bebidas preparados. Art. 1º Os serviços

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Seminário II. Laboratório de Atenção às Condições Crônicas. Estratificação da Depressão. Gustavo Pradi Adam

Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Seminário II. Laboratório de Atenção às Condições Crônicas. Estratificação da Depressão. Gustavo Pradi Adam Modelo de Atenção às Condições Crônicas Seminário II Laboratório de Atenção às Condições Crônicas Estratificação da Depressão Gustavo Pradi Adam Estratificação Alguns episódios depressivos podem ser acompanhados

Leia mais

O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de

O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de O modo como a pessoa com deficiência física incorpora sua nova condição é único, dependente dos valores e conceitos formados durante sua história de vida. Pode apresentar algumas tendências comportamentais

Leia mais

TAREFAS NA SALA DE AULA SONO. Índice

TAREFAS NA SALA DE AULA SONO. Índice TAREFAS NA SALA DE AULA SONO Índice TAREFAS NA SALA DE AULA SONO... 1 Tarefa 1... 2 Tarefa 2... 3 Tarefa 3... 4 Tarefa 4... 5 Tarefa 5... 6 Tarefa 6... 7 Tarefa 7... 8 Tarefa 8... 9 Tarefa 1 Como qualquer

Leia mais

CONTROLE DO ESTRESSE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL ESTRESSE. Latim, vem do verbo DISTRINGERE

CONTROLE DO ESTRESSE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL ESTRESSE. Latim, vem do verbo DISTRINGERE CONTROLE DO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Ludmila Palhano Stress ou Estresse: Latim, vem do verbo DISTRINGERE DIS afastar + STRINGERE apertar, atar No Francês Antigo virou

Leia mais

"Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic

Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic "Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic treatment. Results from a multicentre, multinational study

Leia mais

ANEXO I TAI CHI CHUAN

ANEXO I TAI CHI CHUAN ANEXO I TAI CHI CHUAN Página 1 Tai Chi Chuan é destacada por Harvard como atividade física ideal para idosos A prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração,

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Março/2016 Março/2016

Março/2016 Março/2016 São Paulo 2030 Março/2016 Março/2016 2 de 80 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas, bem como

Leia mais

CURSO DE RONCO E APNEIA DO SONO. Ficha de diagnóstico e anamnese.

CURSO DE RONCO E APNEIA DO SONO. Ficha de diagnóstico e anamnese. CURSO DE RONCO E APNEIA DO SONO Ficha de diagnóstico e anamnese www.neom-rb.com.br ANAMNESE NEOM CURSO DE RONCO E APNEIA DO SONO Nome: Data: / / Data nascimento: / / Idade: anos Sexo: Masc. ( ) Fem. (

Leia mais

Arritmias. Hipertensão. Apneia Obstrutiva do Sono 30% 60% Síndrome coronariana aguda. Acidente Vascular Cerebral

Arritmias. Hipertensão. Apneia Obstrutiva do Sono 30% 60% Síndrome coronariana aguda. Acidente Vascular Cerebral Consequências Cardiovasculares da Apneia Obstrutiva ti do Sono Rodrigo Pinto Pedrosa rppedrosa@terra.com.br Hipertensão Arritmias 35% 50% Apneia Obstrutiva do Sono 30% 60% Síndrome coronariana aguda Acidente

Leia mais

29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa

29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa 29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa 29 de Novembro de 2010 Universidade Lusíada - Lisboa TEMA: O CONDUTOR SÉNIOR - características de saúde, estratégias de prevenção. Orador: Prof. Martins

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL

COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL COMO ENTENDER A MENOPAUSA E INSTABILIDADE EMOCIONAL Reproduzimos aqui uma parte da entrevista que o Dr. José Renó, médico psiquiatra, concedeu ao Dr. Dráuzio Varella. Nessa entrevista, ele fala com clareza

Leia mais

PRINCIPAIS TRANSTORNOS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS LINHAS GERAIS NA CONDUTA DESTES TRANSTORNOS

PRINCIPAIS TRANSTORNOS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS LINHAS GERAIS NA CONDUTA DESTES TRANSTORNOS DEPRESSÃO E ANSIEDADE PRINCIPAIS TRANSTORNOS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS LINHAS GERAIS NA CONDUTA DESTES TRANSTORNOS Alex Montano Wilhelms Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992-1997) Hospital das

Leia mais

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DOS TRANSTORNOS ANSIOSOS Autor: Dr. Iso Jorge Teixeira Adaptação: Dr Alexandre

Leia mais

Acalmar a mente para mudar o mundo. Michael Acton Smith. Tradução de: Ana Paula Nereu Reis. Pergaminho

Acalmar a mente para mudar o mundo. Michael Acton Smith. Tradução de: Ana Paula Nereu Reis. Pergaminho Acalmar a mente para mudar o mundo Michael Acton Smith Tradução de: Ana Paula Nereu Reis Pergaminho Em busca de uma vida mais calma Todos nós queremos ter o tipo de atitude mental que nos permita manter

Leia mais

Polinômios. Para mais informações sobre a história de monômios e polinômios, leia o artigo Monômios.

Polinômios. Para mais informações sobre a história de monômios e polinômios, leia o artigo Monômios. Um pouco de história Polinômios A grande maioria das pessoas que estão em processo de aprendizagem em matemática sempre buscam aplicações imediatas para os conteúdos. Não que esse deva ser um caminho único

Leia mais

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Circuito série e paralelo de resistências Instituto Superior de Engenharia do Porto- Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino

Leia mais

Perturbações do Sono-Vigília

Perturbações do Sono-Vigília Perturbações do Sono-Vigília Carlos Marinho Psiquilibrios Ter um sono reparador é fundamental para o nosso bem-estar. Contudo, por vezes confrontamo-nos com dificuldades em adormecer ou manter o sono durante

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR SETEMBRO/2013 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono www.absono.com.br www.semanadosono2017.com.br A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa: Todos já ouvimos em algum lugar que é necessário dormir 8

Leia mais

Nesse caso, responda aos itens a seguir:

Nesse caso, responda aos itens a seguir: 01 Uma mulher de 39 anos de idade, obesa mórbida, foi submetida à gastroplastia redutora. Evoluiu, no pós-operatório imediato, com dor abdominal intensa, hipotensão arterial, queda da saturação de oxigênio

Leia mais

PENSE Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012

PENSE Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 PENSE Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 ABRANGÊNCIA Constitui importante instrumento para subsidiar com informações os gestores, dando sustentabilidade ao Sistema Nacional de Monitoramento da

Leia mais

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO. Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO. Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO Dra. Nivia Maria Rodrigues Arrais Pediatra - Neonatologista Departamento de Pediatria - UFRN 10 PASSOS 22/04/2010 PARA A ATENÇÃO HOSPITALAR HUMANIZADA À CRIANÇA

Leia mais

Dra. Susan Andrews. Como gerenciar sua vida em tempos de crise

Dra. Susan Andrews. Como gerenciar sua vida em tempos de crise Dra. Susan Andrews Como gerenciar sua vida em tempos de crise STRESS A SEU FAVOR Como gerenciar sua vida em tempos de crise Copyright 2003, 2014 by Susan Andrews Direitos desta edição reservados por Summus

Leia mais

A Importância do Sono

A Importância do Sono A Importância do Sono Trabalho Anual Estatística e LIA Caroline Malheiros nº 05 Giulia Moura nº 14 Felipe Baraldi nº 08 Isabela Ribeiro nº 20 Vitor Motta nº 35 Felipe Baraldi, Giulia Moura, Isabela Ribeiro,

Leia mais

Dra. Veralice Meireles Sales de Bruin

Dra. Veralice Meireles Sales de Bruin Dra. Veralice Meireles Sales de Bruin Por que o sono é importante? Todos os organismos vivos dormem Ocupa um terço das nossas vidas Cognição e desempenho Saúde mental Saúde física Funções do sono Integridade

Leia mais

Programa psicoeducacional e de treino de competências em ambulatório

Programa psicoeducacional e de treino de competências em ambulatório EQUIPA COMUNITÁRIA DE LISBOA Programa psicoeducacional e de treino de competências em ambulatório HEM 20 NOVEMBRO 2014 As pessoas com doença mental apresentam dificuldades no funcionamento pessoal e social

Leia mais

EDITAL. Prêmio Promoção da Equidade em Saúde: Saúde da População Negra

EDITAL. Prêmio Promoção da Equidade em Saúde: Saúde da População Negra Do objetivo EDITAL Prêmio Promoção da Equidade em Saúde: Saúde da População Negra Art.1º - O Prêmio Promoção da Equidade em Saúde: Saúde da População Negra tem por objetivo incentivar a implementação da

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES 1. Onde estão as informações importantes? Resposta: No edital. O candidato deve ler atentamente o Edital que está disponível no sítio: www.concurso.ufjf.br.

Leia mais

(11)

(11) Olá, me chamo ALINE LISBOA FARIAS - C.R.P: 06/120305 sou psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Sócia proprietária do LYSIS CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA. Atuo realizando atendimentos

Leia mais

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

Inquérito dos Hábitos de Sono aos Alunos do IST

Inquérito dos Hábitos de Sono aos Alunos do IST Inquérito dos Hábitos de Sono aos Alunos do IST Sexo: Ano Nascimento: Estado Civil : Vive : Curso que frequenta: Ano de Curso: Média de Curso: Número de Reprovações: http://www.inqueritomedicinadosono.pt.vu/

Leia mais

A importância do sono na infância e na adolescência: Dormir bem para crescer melhor

A importância do sono na infância e na adolescência: Dormir bem para crescer melhor A importância do sono na infância e na adolescência: Dormir bem para crescer melhor Psicólogas: Maria João Correia Sílvia Fernandes 2017-2018 Crescimento Aprendizagem, memória, emoções SPO Serviço de Psicologia

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Novembro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE-UFAL UNCISAL

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Pelo presente instrumento, a empresa ESCOLA DE USINAGEM.COM PROF. MAÉRCIO, representada pelo administrador legal de acordo com o CONTRATO SOCIAL Sr MAÉRCIO NASCIMENTO,

Leia mais

PARAR DE FUMAR. Uma decisão saudável. Programa de Controle do Tabagismo

PARAR DE FUMAR. Uma decisão saudável. Programa de Controle do Tabagismo PARAR DE FUMAR Uma decisão saudável Programa de Controle do Tabagismo PARAR DE FUMAR Uma decisão saudável Elaboração Estela de Cássia Pereira Juliana Dias Pereira dos Santos Maria das Graças Rodrigues

Leia mais

Prof. Cleiton Coutinho

Prof. Cleiton Coutinho Prof. Cleiton Coutinho 01.Aos empregados domésticos, a Constituição assegura os mesmos direitos que aos trabalhadores urbanos e rurais, exceto (A) repouso semanal remunerado. (B) fundo de garantia do tempo

Leia mais

Bromazepam Arrowblue 6 mg Comprimidos

Bromazepam Arrowblue 6 mg Comprimidos Bromazepam Arrowblue 6 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Luciano João de Sousa. Plano de aula

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Luciano João de Sousa. Plano de aula FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Luciano João de Sousa Plano de aula Trabalho da disciplina Metodologia do português: a alfabetização Profa. Nilce da silva São Paulo 2012 Parte I caracterização

Leia mais

Compromisso da Kraft Foods Brasil

Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da empresa A Kraft Foods adota, mundialmente, regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras,

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. Recomendações para o correto encerramento da gestão

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. Recomendações para o correto encerramento da gestão Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS Recomendações para o correto encerramento da gestão 12 de julho de 2016 Responsabilidades Gestoras Último Ano Mandato Apoio Online CONASEMS

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Data: Experiência 01: LEI DE OHM

Data: Experiência 01: LEI DE OHM ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Licença concedida em decorrência de dano físico ou

Leia mais

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Índice Programa Escola Integrada Avaliação de impacto Amostra Pesquisa Indicadores Resultados Impactos estimados Comentários Programa

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: --- NOME ATUAL: --- NOVO NOME: SAÚDE MENTAL EM CUIDADOS PRIMÁRIOS

Leia mais

Incapacidade de adormecer com facilidade;

Incapacidade de adormecer com facilidade; Incapacidade de adormecer com facilidade; Acordar durante a noite; Sono intranquilo; Acordar muito cedo; Sono perturbado (Sonhos). Shen Mente Coração Hun Alma Etérea Fígado Zhi Força de Vontade - Rim A

Leia mais

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Muitos pais que procuram tratamento e ajuda para um filho que apresenta problemas com o uso ou abuso de drogas, acreditam que simplesmente porque ele usa drogas, ele é dependente

Leia mais

Efeito do exercício no ritmo cardíaco

Efeito do exercício no ritmo cardíaco Efeito do exercício no ritmo cardíaco Objectivos Demonstrar competências na interpretação de fenómenos científicos Realizar experiências controladas executando, coleccionando, registando dados. Explicar

Leia mais

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas Pergunta: Quais são as principais indicações do teste ergométrico? Resposta: Há décadas o ECG de esforço vem sendo o principal instrumento no diagnóstico da doença cardíaca isquêmica estável e sua indicação

Leia mais

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados Briefing hepatites Números gerais da Hepatite casos confirmados Casos acumulados 1999 a 2009 Taxa de incidência/detecção 2009 (nº de casos a cada 100 mil hab.) Óbitos acumulados 1999 a 2009 Coeficiente

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

Comprovar na prática, através das experiências, a veracidade das duas leis de Ohm.

Comprovar na prática, através das experiências, a veracidade das duas leis de Ohm. Disciplina: Experiência: Eletricidade e Magnetismo Leis de Ohm Objetivo Comprovar na prática, através das experiências, a veracidade das duas leis de Ohm. Introdução Teórica Georg Simon Ohm (1857 1854)

Leia mais

3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente

3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente Introdução Os problemas do sono são muito frequentes na criança, em particular entre os 18 meses

Leia mais

orientações sobre Licença Capacitação

orientações sobre Licença Capacitação orientações sobre Licença Capacitação O que é... Licença Capacitação A Licença Capacitação é um direito garantido aos servidores pelo artigo 87 da Lei 8.112/1990. 1 6 A licença capacitação não é cumulativa,

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54 Página: 1 de 5 Período 01 - - PS16101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS16102 - Sociologia - Ativa desde: PS16103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS16104 - Fundamentos do Desenvolvimento

Leia mais

Pesquisa Banda Larga Móvel

Pesquisa Banda Larga Móvel Pesquisa Banda Larga Móvel Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e Idec Apresentação para CDUST Veridiana Alimonti 17 de dezembro de 2012 2 Pesquisa realizada em parceria entre FNECDC

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

Projeto Ciclovida Reduzindo acidentes entre ciclistas: Um estudo de intervenção

Projeto Ciclovida Reduzindo acidentes entre ciclistas: Um estudo de intervenção Projeto Ciclovida Reduzindo acidentes entre ciclistas: Um estudo de intervenção Giancarlo Bacchieri Janaína Vieira dos Santos Denise Gigante Aluísio Barros - Não polui o meio-ambiente - Preserva os espaços

Leia mais

MANTENDO AS PESSOAS HIGIENE DO TRABALHO SAÚDE OCUPACIONAL SEGURANÇA DO TRABALHO

MANTENDO AS PESSOAS HIGIENE DO TRABALHO SAÚDE OCUPACIONAL SEGURANÇA DO TRABALHO MANTENDO AS PESSOAS Unidade III HIGIENE DO TRABALHO SAÚDE OCUPACIONAL SEGURANÇA DO TRABALHO HIGIENE DO TRABALHO Está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas. Refere-se a

Leia mais

Higiene do Sono Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria

Higiene do Sono Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria Higiene do Sono Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria A higiene do sono é definida como uma série de comportamentos (não dormir com fome, frio, estresse), condições ambientais (silêncio e

Leia mais

Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem. Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br

Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem. Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br Violência Sexual contra crianças e adolescentes A violência sexual contra crianças

Leia mais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais

Menopausa. É uma fase NORMAL na vida da mulher. Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Menopausa É uma fase NORMAL na vida da mulher Em termos muito simples, a menopausa é o desaparecimento dos período menstruais Quando surge a Menopausa? A menopausa, normalmente, surge por volta da 5ª década

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/RJ. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/RJ. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/RJ RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Outubro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Rio Janeiro Analista

Leia mais

MULHER, SAÚDE E O SISTEMA

MULHER, SAÚDE E O SISTEMA MULHER, SAÚDE E O SISTEMA INTERNACIONAL Saúde: conceitos e lutas... A saúde é resultante das condições de existência. Saúde é ter moradia decente, água potável para beber, é garantia de que a comida estará

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO 1 I - História Natural da Doença 1 - Padrões de progressão da 2 - Determinação da História Natural da Doença 3 - Fases da história natural da a) Período de

Leia mais

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação Leonor Trovão, Novembro Orientador: Prof. Humberto Jorge Problemas ambientais com os transportes Introdução de veículos eléctricos Utilização

Leia mais

Que nossos materiais tenham papel relevante em seus estudos e no aprimoramento profissional e sejam parceiros nas suas aprovações nos concursos.

Que nossos materiais tenham papel relevante em seus estudos e no aprimoramento profissional e sejam parceiros nas suas aprovações nos concursos. Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

Influência no conforto visual

Influência no conforto visual SHO 2011 Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais 10 e 11 de Fevereiro 2011 Universidade do Minho - Guimarães Influência no conforto visual Aida Pais Departamento de Saúde Ambiental

Leia mais

Tabela 1: Média diária de necessidade de sono.

Tabela 1: Média diária de necessidade de sono. M1 Estudantes: Davi Victor M. da Silva; Gabriel Henrique Alves de Souza; Giulia Gabriele Rezende; Matheus Rezende M. Augusto; Monise Alves de Souza; Raysse Cristine Salvino Teixeira Orientador: Tarcísio

Leia mais

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa.

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa. Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Estatística Variáveis Qualitativas, Quantitativas

Leia mais

a Gest d an l t a e una M

a Gest d an l t a e una M Gest a nt a d l Manua e 3. 11. 18. 24. 31. 36. ÍNDICE ASPECTOS EMOCIONAIS DA GESTAÇÃO, DO PARTO E DO NASCIMENTO DO BEBÊ 4. A gestação 7. O parto 9. O bebê TODO O CORPO PASSA POR MODIFICAÇÕES DURANTE A

Leia mais

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO Índice TESTE DE AGILIDADE... 3 TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL... 4 TESTE DE IMPULSÃO VERTICAL (SARGENT JUMP TEST)... 5 TESTE

Leia mais

Dormir pouco faz mal para coração e até para pele; dicas para melhorar sono

Dormir pouco faz mal para coração e até para pele; dicas para melhorar sono Não são só os bocejos e as marcas de olheira no rosto. A falta de sono crônica aumenta o risco de doenças cardíacas, de obesidade, de ansiedade e de disfunções sexuais. Se já não fosse o bastante, as horas

Leia mais

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Glaucoma Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho GLAUCOMA O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Glaucoma Crônico e agudo Crônico:

Leia mais

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho!

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! Alimentação Complementar após 6 meses Estagiárias-Nutrição UFMA A alimentação complementar, serve para complementar e não substituir o leite

Leia mais

Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Declaração Sem conflite de interesse para o tema da apresentação

Leia mais

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014.

Leia mais

67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN)

67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN) A Bexiga (PANGGUANG) 67 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Água Acoplado ao Rim (SHEN) A Bexiga (PANGGUANG) FUNÇÕES A Bexiga (PANGGUANG) tem como função reter os líquidos e expulsá-los, sendo responsável

Leia mais

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia Por: Yuri Miziara yuri@miziaraterapias.com.br Shiatsu 指圧 E a Inônia Nos dias atuais atravessamos uma mudança social no qual o estilo de vida de grande parte da população mundial se torna ameaçada com os

Leia mais

Acidente de Trabalho. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.

Acidente de Trabalho. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1. Acidente de Trabalho Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 O que é Acidente de Trabalho? Art. 19. Acidente do trabalho é o que

Leia mais

Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti

Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti Identificando os primeiros sintomas do Autismo Dra Karina de Araujo Ciquiguti Resenha do artigo: Zanon, R. et al. Identificação dos primeiros sintomas do Autismo pelos pais. Psicologia: teoria e pesquisa.

Leia mais

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Índice Padronização de cores para os módulos RIVED... 1 Padronização para os módulos educacionais (páginas web) e animações/simulações do Projeto

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER,

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, COMER PARA PODER CRESCER DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 02/2016 A Faculdade Ciências da Vida

Leia mais