Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V"

Transcrição

1 Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V 4.º Ano, 7.º semestre 4 ECTS / 4 h semanais

2 4. Coberturas

3 Coberturas A cobertura é um dos elementos mais expressivos da composição arquitectónica. A sua função construtiva primordial é a criação de condições de habitabilidade pela impermeabilização e isolamento dos espaços cobertos. As coberturas podem ser classificadas segundo vários aspectos. Seguem-se alguns exemplos dessas classificações:

4 classificação de coberturas Convencionou-se classificar as coberturas quanto à sua inclinação nos seguintes tipos: Inclinação maior que 8% - cobertura inclinada Inclinação menor ou igual a 8%- cobertura em terraço

5 classificação de coberturas Quanto à pendente (classificação UEAtc) classe I a pendente origina estagnação de água e permite a aplicação de protecção pesada; classe II a pendente permite o escoamento de água e a aplicação de protecção pesada; classe III a pendente permite o fácil escoamento da água mas não aceita a aplicação de protecção pesada; classe IV a pendente impõe medidas especiais na aplicação das suas camadas.

6 classificação de coberturas Quanto à sua acessibilidade: Não acessíves (excepto para manutenção eventual) Acessíveis Especiais (p.ex., coberturas ajardinadas)

7 classificação de coberturas Quanto à protecção da impermeabilização: Sem protecção (impermeabilização aparente); Com protecção leve (auto-protecção de fábrica: areão ou gravilha, folha de alumínio ou cobre, folha de plástico. Aplicada in-situ: areão, gravilha, tinta de alumínio); Com protecção pesada (camada rígida: betonilha, lajetas de betão, material cerâmico, madeira. Protecção solta (godo, seixo ou material britado).

8 classificação de coberturas Quanto à localização da camada de isolamento térmico: Com isolamento sobre a estrutura resistente: Tradicional: isolamento térmico intermédio, suporte da impermeabilização ou da camada de forma; Invertida: isolamento térmico sobre a impermeabilização; Com o isolamento térmico sob a estrutura resistente (em tectos falsos ou aderente à camada resistente).

9 4.1 Coberturas em terraço

10 Uma cobertura em terraço é constituída pelos seguintes elementos, que poderão não existir todos e a sua ordem ser diversa da apresentada.

11 Composição típica de uma cobertura em terraço tradicional

12

13

14 Composição típica de uma cobertura em terraço invertida

15

16

17 apoios metálicos Tipos de apoios de lajetas apoios plásticos Tentos de argamassa

18 cobertura tradicional vs. invertida A cobertura plana tradicional ou convencional comporta uma série de efeitos que aceleram o desgaste do sistema de impermeabilização já que as membranas de impermeabilização, ao serem aplicadas por cima do isolamento térmico, estão submetidas a: "choque térmico", diário e também sazonal / anual; danos mecânicos, em particular durante a fase de obra: degradação por radiação ultravioleta degradação (também do isolamento térmico convencional) provocada por humidade presente na parte inferior do sistema de impermeabilização e proveniente de chuva que ocorra durante a execução, da própria humidade dos materiais de construção ou de condensação intersticial.

19 cobertura tradicional vs. invertida Na cobertura invertida a inversão das posições relativas dos sistemas de impermeabilização e isolamento térmico, com o isolamento térmico colocado sobre a impermeabilização, aumenta consideravelmente a sua durabilidade pela supressão ou mitigação dos efeitos já mencionados. A cobertura invertida implica a utilização de um isolamento térmico com absorção de água praticamente nula. Variação anual da temperatura do sistema de impermeabilização em coberturas tradicionais e invertidas

20 Composição típica de uma cobertura em terraço ajardinada

21

22

23 pontos singulares de uma cobertura Juntas de dilatação Junta de dilatação é uma separação física entre duas partes de uma estrutura, para que estas partes possam movimentar-se sem transmissão de esforço entre elas. A presença de material rígido ou de material de preenchimento que tenha perdido a sua elasticidade produz tensões indesejáveis na estrutura, podendo ocasionar fissuras nas lajes adjacentes à junta, com a possibilidade de se propagar às vigas e pilares próximos.

24 pontos singulares de uma cobertura Juntas de dilatação para coberturas ajardinadas

25 pontos singulares de uma cobertura Juntas de dilatação para coberturas com protecção pesada de godo ou betonilha e acabamento

26 pontos singulares de uma cobertura Juntas de dilatação sobre-elevadas

27 pontos singulares de uma cobertura Juntas de dilatação sobre-elevadas

28 pontos singulares de uma cobertura Esquema de junta de dilatação

29 pontos singulares de uma cobertura Tubos de queda Os tubos de queda têm por finalidade a condução das águas pluviais da cobertura até ao solo, ligando por exemplo as caleiras da cobertura às caixas de visita no pavimento.

30 pontos singulares de uma cobertura Esquema de tubo de queda com isolamento térmico em cobertura invertida

31 pontos singulares de uma cobertura Esquema de tubo de queda com isolamento térmico em cobertura tradicional

32 pontos singulares de uma cobertura Platibandas Tanto nas juntas de dilatação como nas platibandas e quaisquer outras construções emergentes da cobertura, o bordo superior do sistema de impermeabilização deve ser coberto, para evitar infiltrações de água sob a impermeabilização..

33 pontos singulares de uma cobertura Soluções de remate do sistema de impermeabilização: Integração de peças pré moldadas no paramento vertical; Recobrimento de argamassa armada; Rufos metálicos inseridos em rasgos fixados exteriormente com interposição de fitas vedantes

34 pontos singulares de uma cobertura Remates periféricos

35 Soluções de remate periférico do sistema de impermeabilização:

36 drenagem de coberturas em terraço

37 4.2 Coberturas inclinadas

38 Coberturas inclinadas Pela disseminação generalizada no nosso país, dentro das coberturas inclinadas há que distinguir as que utilizam a telha cerâmica como acabamento e primeira barreira de impermeabilização.

39 Coberturas inclinadas Encontram-se no mercado numerosas variações de cor e de texturas dentro de um mesmo formato de telha; no entanto, dentro do leque das telhas cerâmicas comercializadas em Portugal, em função da sua geometria e encaixes, distinguem-se: Telha Lusa; Telha Marselha; Telha Canudo; Telha Romana; Telha Plana.

40 Telha Lusa

41 Telha Marselha

42 Telha Canudo

43 Telha Romana

44 Telha Plana

45 Impermeabilidade de coberturas inclinadas Num telhado a estanqueidade é garantida pelas telhas. Se a inclinação for inferior a 20º (36%) tornase necessário um sistema complementar de impermeabilização, dado que com essas pendentes a água entra pela acção do vento entre as telhas. Esse sistema pode ser colocado sobre o isolamento térmico, como é o caso das sub-telhas, ou por baixo daquele, actuando nesse caso como cobertura invertida.

46 Impermeabilidade de coberturas inclinadas

47 Impermeabilidade de coberturas cobertura invertida Coberturas inclinadas com suporte contínuo: o sistema de impermeabilização deve ser aplicado sobre a laje que deverá estar devidamente regularizada. Coberturas inclinadas com suporte descontínuo: nesse caso, será necessária a aplicação de um elemento que constitua uma base adequada para o sistema de impermeabilização. Pode ser considerada, a título de exemplo, a instalação de placas de contraplacado marítimo, fixas à estrutura, sobre as quais se executa a impermeabilização. inclinadas

48 Isolamento térmico de coberturas inclinadas De uma forma geral, poder-se-ão considerar três posições distintas para a aplicação da camada de isolamento térmico: no lado exterior da vertente inclinada. no lado interior da vertente inclinada. na esteira, permanecendo o desvão não isolado. Vantagens da colocação do isolamento no lado exterior da vertente inclinada, sobre a estrutura: aproveitamento da inércia térmica da estrutura (especialmente de estruturas contínuas - laje maciça ou aligeirada). Protecção da estrutura das variações de temperatura criam-se condições de habitabilidade do espaço do desvão

49 Isolamento térmico de coberturas inclinadas Requisitos de um isolamento térmico para coberturas inclinadas, para além da sua capacidade isolante: Resistência mecânica para que as placas mantenham as suas propriedades inalteradas. Exemplos de esforços numa cobertura inclinada: o peso próprio do telhado (telhas e argamassas de aderência ou apoio); sobrecarga de utilização; o vento, que origina cargas à compressão, mas também efeitos de sucção. Insensibilidade à humidade. As placas de isolamento térmico aplicadas sobre a estrutura estarão sujeitas à acção da humidade proveniente de pequenas infiltrações que ocorram por capilaridade das telhas, ou por uma indesejável (mas possível) entrada de água, originada por uma telha partida, etc.

50 Isolamento térmico de coberturas inclinadas Ventilação do espaço sob as telhas: É extremamente importante que exista uma ventilação adequada sob as telhas. Esta ventilação tem essencialmente três objectivos: Evitar o levantamento de telhas em situações de vento forte. A ventilação sob as telhas permite que a diferença de pressão resultante da acção do vento forte seja compensada, através da passagem de ar para o exterior, contrariando a acção de sucção. Secagem mais rápida da humidade das telhas. Em situações de chuva ou forte humidade as telhas absorvem humidade que origina uma aceleração do seu desgaste, sobretudo em zonas onde se verificam temperaturas negativas. Diminuição da diferença de temperatura entre as duas faces da camada de isolamento térmico. Ao estar ventilado, o espaço sob as telhas apresentará temperaturas um pouco inferiores, melhorando a eficácia térmica do sistema. O que representa um factor da maior importância em coberturas com estrutura de fraca inércia térmica.

51 Pormenor de cobertura inclinada com isolamento sobre estrutura descontínua

52 Pormenor de cobertura inclinada com isolamento sobre estrutura contínua

53

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia Construção Civil Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS A leveza do EPS, gerando economia Enchimento para Lajes EPS Unidirecional Moldada (330 e 400mm) 330 / 400mm 1000mm 30 40 330 / 400

Leia mais

CAUSAS E CLASSIFICAÇÕES DE PATOLOGIAS EM PAREDES DE ALVENARIA DE PEDRA

CAUSAS E CLASSIFICAÇÕES DE PATOLOGIAS EM PAREDES DE ALVENARIA DE PEDRA N.17 Julho 2003 CAUSAS E CLASSIFICAÇÕES DE PATOLOGIAS EM PAREDES DE ALVENARIA DE PEDRA Ana Luísa Ferreira EDIÇÃO: CONSTRULINK PRESS Construlink, SA Tagus Park, - Edifício Eastecníca 2780-920 Porto Salvo,

Leia mais

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma.

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. WWW.CS-TELHAS.PT Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. Plasma TX1, cor Antracite e Plasma TX2, cor Cinza Aço. As fachadas

Leia mais

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO Anomalias e Mecanismos de Deterioração António Costa Instituto Superior Técnico As estruturas de betão são duráveis!? Nenhum material é por si próprio prio durável; é a interacção

Leia mais

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a alvenaria adequada; Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível); Especificar o tipo de argamassa de assentamento;

Leia mais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Marta Antunes - Kim Rosenbom - João Garcia 25 de Novembro de 2005 PEDRAS NATURAIS Imagem Nobreza Indestrutibilidade Elevada qualidade PEDRAS NATURAIS Exigências

Leia mais

Sistemas de Impermeabilização Boas Práticas

Sistemas de Impermeabilização Boas Práticas Sistemas de Impermeabilização Boas Práticas 18 de Abril 2012 IMPERMEABILIZAÇÃO Proteção contra a ação das águas - deve ser uma das maiores preocupações na construção ÁGUA principal factor de desgaste nas

Leia mais

07/05/2014. Professor

07/05/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Área de Construção Civil MSc. Dr. André Luís Gamino Professor Definição

Leia mais

CAPÍTULO VI FUNILARIAS

CAPÍTULO VI FUNILARIAS CAPÍTULO VI FUNILARIAS 6.1 INTRODUÇÃO O zinco como material utilizado na construção civil começa com a edificação de Paris moderna, aquela das grandes exposições universais. Ao longo dos tempos, foram

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Ficha de Instalação e Manutenção INDICAÇÕES GENÉRICAS O armazenamento dos perfis Sdeck Composite deverá ser feito numa superfície plana, devendo os perfis ser protegidos

Leia mais

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO Sika FloorJoint Junta Inovadora sem vibração, silenciosa e de rápida entrada em serviço. O RUÍDO E A SENSAÇÃO ao passar

Leia mais

Forros. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

Forros. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II Forros Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II Definição Revestimento da face inferior da laje ou de telhados de modo a constituir

Leia mais

Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra:

Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra: Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra: 1 - Sons aéreos entre o exterior e o interior dos apartamentos

Leia mais

GESTEC. Tecnologia da Construção de Edifícios Mestrado Integrado em Engenharia Civil. DECivil ESCORAMENTOS PARA CIMBRES AO SOLO CAP.

GESTEC. Tecnologia da Construção de Edifícios Mestrado Integrado em Engenharia Civil. DECivil ESCORAMENTOS PARA CIMBRES AO SOLO CAP. CAP.XVIII ESCORAMENTOS PARA CIMBRES AO SOLO 1/101 1. INTRODUÇÃO 2/101 1. INTRODUÇÃO ESCORAMENTO O CONJUNTO DE CONSTRUÇÕES PROVISÓRIAS, EM GERAL CONSTITUÍDAS POR PEÇAS ACOPLADAS E DEPOIS DESMONTÁVEIS, DESTINADAS

Leia mais

Reabilitação e Reforço de Estruturas

Reabilitação e Reforço de Estruturas Mestrado em Engenharia Civil 2011 / 2012 Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 06: Métodos de inspecção e diagnóstico. 6.1. Ensaios in situ. Eduardo S. Júlio 2011/2012 1/31 1/9 AVALIAÇÃO IN SITU DA

Leia mais

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS SECRETARIA DA CULTURA PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO ESTRUTURAL OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS BAURU / SP SETEMBRO/2013 SUMÁRIO 1. PROJETO ESTRUTURAL... 2 1.1. Reforço estrutural...

Leia mais

(54) Epígrafe: PROCESSO PARA COLOCAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS

(54) Epígrafe: PROCESSO PARA COLOCAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS (11) Número de Publicação: PT 10588 T (51) Classificação Internacional: F24J 2/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.06.14 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Gesso Acartonado Prof. Ederaldo Azevedo Aula 8 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 6.1. Introdução: Comparado com países Estados Unidos e Japão, o mercado de drywall no Brasil é ainda incipiente.

Leia mais

Projecto cbloco Aspectos Estruturais

Projecto cbloco Aspectos Estruturais Projecto cbloco Aspectos Estruturais Paulo B. Lourenço, G. Vasconcelos, J.P. Gouveia, P. Medeiros, N. Marques pbl@civil.uminho.pt www.civil.uminho.pt/masonry 2008-06-26 2 Alvenaria de Enchimento As alvenarias

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS - LAJES Elementos estruturais Elementos Lajes Elemento plano bidimensional Duas dimensões são da mesma ordem de grandeza

Leia mais

CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida

CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida STORY HOUSE PREÇO DESDE: 130.000 + IVA RIVER HOUSE PREÇO DESDE: 250.000 + IVA SEA HOUSE PREÇO DESDE: 350.000 + IVA COUNTRY

Leia mais

GUIÃO TÉCNICO ISOLAMENTO TÉRMICO DE PAVIMENTOS. FICHA TÉCNICA DOW Nº 13 Nº de pág.: 6 20 de Julho de 2005.

GUIÃO TÉCNICO ISOLAMENTO TÉRMICO DE PAVIMENTOS. FICHA TÉCNICA DOW Nº 13 Nº de pág.: 6 20 de Julho de 2005. GUIÃO TÉCNICO ISOLAMENTO TÉRMICO DE PAVIMENTOS FICHA TÉCNICA DOW Nº 13 Nº de pág.: 6 20 de Julho de 2005 www.construlink.com ISOLAMENTO TÉRMICO DE PAVIMENTOS Nos edifícios, as perdas de calor através dos

Leia mais

Atividade. 04) Qual a finalidade da cura do concreto? De que maneira a cura pode ser realizada (cite no mínimo 3 exemplos)?

Atividade. 04) Qual a finalidade da cura do concreto? De que maneira a cura pode ser realizada (cite no mínimo 3 exemplos)? Curso: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios - Disciplina: Construções de Concreto Armado - Data: / / Aluno: Turma: Professor: Marcos Valin Jr Atividade 01) Defina: A- Concreto B- Concreto

Leia mais

sistema construtivo Steel Frame

sistema construtivo Steel Frame sistema construtivo Steel Frame A Allmas é uma indústria da construção civil, especializada na fabricação de estruturas e na construção em Steel Frame ou Light Steel Frame (LSF). Atua nos segmentos residenciais,

Leia mais

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA CONSTRUÇÃO Bricocem Cimento Rápido Bricocem Argamassa Cinza Bricocem Argamassa Rápida Bricocem Argamassa Refractária Bricocem Pasta Niveladora Bricocem Cimento Cola Flexível Bricocem Junta Impermeável

Leia mais

SUMÁRIO. 2 Fundações 29. 1 Construindo Edifícios 3. 3 Madeira 85

SUMÁRIO. 2 Fundações 29. 1 Construindo Edifícios 3. 3 Madeira 85 SUMÁRIO 2 Fundações 29 1 Construindo Edifícios 3 Aprendendo a construir 4 Sustentabilidade 4 O trabalho do projetista: a escolha de sistemas construtivos 8 Normas para construção e fontes de informação

Leia mais

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO ETICS Constituição 1 4 2 3 5 1 Isolante térmico; 2 Camada de base 3 Rede de fibra de vidro; 4 Produto de colagem; 5 Suporte;

Leia mais

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores 1-6 Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores NOTA TÉCNICA 5 Informação Geral O uso de cal e de cimento nas massas para rebocos, proporciona argamassas altamente trabalháveis que são fáceis

Leia mais

ANEXO I AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DAS SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PARA PAVIMENTOS CÁLCULO

ANEXO I AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DAS SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PARA PAVIMENTOS CÁLCULO ESCOLA DE ENGENHARA Departamento de Engenharia Civil Mestrado em Engenharia Civil -Novas tecnologias construtivas com vista à sustentabilidade da construção- ANEXO AVALAÇÃO DA SUSTENTABLDADE DAS SOLUÇÕES

Leia mais

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO Reinventing how cork engages the world. COBERTURA DE FISSURAS COM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO A solução rápida e simples para revestimentos finais. Mais

Leia mais

CONTACTOS. > Sítio: www.estig.ipbeja.pt/~pdnl > E-mail: pedro.lanca@estig.ipbeja.pt. Pré-dimensionamento. Processos de Construção Docente: Pedro Lança

CONTACTOS. > Sítio: www.estig.ipbeja.pt/~pdnl > E-mail: pedro.lanca@estig.ipbeja.pt. Pré-dimensionamento. Processos de Construção Docente: Pedro Lança PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM BETÃO ARMADO E l S i d T l i Tecnologia e Gestão de Beja CONTACTOS > Sítio: www.estig.ipbeja.pt/~pdnl > E-mail: pedro.lanca@estig.ipbeja.pt

Leia mais

Exemplos de lajes mistas

Exemplos de lajes mistas Lajes Mistas Exemplos de lajes mistas Exemplos de utilização de lajes mistas Estruturas novas Reabilitação de estruturas Edifícios comerciais Edifícios industriais Edifícios de escritórios Armazéns logísticos

Leia mais

Telhas Térmicas Dânica.

Telhas Térmicas Dânica. Telhas Térmicas Dânica. Economizar se aprende em casa. As Telhas Térmicas Dânica são produzidas com núcleo de poliuretano isolante que bloqueia 95% do calor, contribuindo para um ambiente mais confortável

Leia mais

São constituídas por fenómenos que afectam a função estrutural de elementos da. desempenharem ou não outras funções.

São constituídas por fenómenos que afectam a função estrutural de elementos da. desempenharem ou não outras funções. UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA CONSTRUÇÃO E PROCESSOS Tema 11 Patologias na Construção Patologias na Construção Tipos de Patologias: Estruturais; Não-Estruturais. Patologias Estruturais

Leia mais

b. Referencias bibliográficas, endereço da página.

b. Referencias bibliográficas, endereço da página. Roteiro para Apresentação de Questões Orientações: 1. Cada grupo (e cada integrante do grupo) será responsável em pesquisar, responder e apresentar as questões (mostradas a seguir para cada grupo), bem

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO)

LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO) 1 LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO) 2 SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DO OBJETO...03 METODOLOGIA APLICADA NA VISTORIA...03 DESCRIÇÃO DAS OBSERVAÇÕES...03

Leia mais

Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis)

Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis) Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis) Paulo J Gonçalves 1 10.05.2012 Índice O projecto e a obra (ficha técnica)

Leia mais

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo.

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo. O Sanowet-System é um sistema de rega através de mangueiras especiais que são instaladas numa profundidade de cerca de 25 cm, na zona das raízes e que funciona como uma espécie de aquecimento de chão.

Leia mais

Bibliografia referência para esta aula. Propriedades dos materiais. Propriedades. Solicitações. Propriedades mecânicas. Carga X deformação

Bibliografia referência para esta aula. Propriedades dos materiais. Propriedades. Solicitações. Propriedades mecânicas. Carga X deformação Propriedades dos materiais Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

Isolamento térmico de pavimentos

Isolamento térmico de pavimentos Dow - Soluções para a Construção Isolamento térmico de pavimentos FLOORMATE 200-A FLOORMATE 500-A FLOORMATE 700-A Produto conforme as novas disposições meio ambientais Europeias (EC 2037/2000) 67 Introdução

Leia mais

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 205 ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Beatriz

Leia mais

COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO

COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO CAPÍTULO 1 COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO INTRODUÇÃO... 1 1.1 Enquadramento... 1 1.2 Objectivos... 4 1.3 Organização do texto... 4 CAPÍTULO 2 DEGRADAÇÃO

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Ficha de Instalação 1. Indicações Genéricas 1.1. Transporte É necessário ter em consideração as disposições legais do país para onde pretende transportar o produto. Se

Leia mais

Bloco de Concreto CONCEITO

Bloco de Concreto CONCEITO CONCEITO A alvenaria de bloco de concreto é empregada em paredes com função estrutural ou mesmo como vedação em edifícios com estrutura de concreto armado. Substituem a alvenaria de tijolos que, por falta

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB DITEC Reforma das instalações Código do Projeto: 1564-12 Pág. 2 Índice Sumário 1. Memorial Descritivo

Leia mais

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado Casa SmartHOME Brasil construída para a Feira Technohab/FEHAB 2003 Autor: Guilherme Corrêa Stamato arquitetura e engenharia Esta casa é um protótipo de residência utilizando as mais modernas tecnologias

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem 6303 0753 03/004 PT Para os técnicos especializados Instruções de montagem Conjunto de montagem para Cobertura de chapa ondulada Montagem sobre o telhado Leia atentamente antes da montagem Prefácio Acerca

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 34 Cálculo Estrutural da Fuselagem

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 34 Cálculo Estrutural da Fuselagem Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 34 Cálculo Estrutural da Fuselagem Tópicos Abordados Estrutura da Fuselagem. Projeto da Fuselagem. Estrutura da Fuselagem A fuselagem inclui a cabine de comandos,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS O que são plásticos Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente

Leia mais

COBERTURAS. CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni. UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof.

COBERTURAS. CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni. UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. COBERTURAS CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ASPECTOS GERAIS As coberturas respondem a algumas funções: Proteção

Leia mais

SILICONE LÍQUIDO SL3000 Ficha Técnica Versão: 05/2011

SILICONE LÍQUIDO SL3000 Ficha Técnica Versão: 05/2011 SILICONE LÍQUIDO SL3000 Ficha Técnica Versão: 05/2011 Revestimento Estanque Universal, Tecnologia Exclusiva SilicoTec Tipo de produto: Revestimento líquido baseado na tecnologia SilicoTec, exclusiva da

Leia mais

PRODUTOS NO BRASIL VERNIZ EXTERIOR MULTIRESINA IMPERBOX ELASTEQ STAIN ELASTEQ LAJES

PRODUTOS NO BRASIL VERNIZ EXTERIOR MULTIRESINA IMPERBOX ELASTEQ STAIN ELASTEQ LAJES 07/2012 HISTÓRIA A ELASTEQ nasceu em 1994, com primeira fábrica na Europa. O foco da Empresa foi produzir e comercializar produtos para construção civil, produtos de alta qualidade, economicamente viáveis,

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Casa de Plástico 18t de plástico reciclado. A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia

Leia mais

Construction. Sika Portugal, SA

Construction. Sika Portugal, SA SIKA Presença Global SIKA Tecnologia do Betão e Argamassas Túneis e Construção Hidráulica Juntas e Colagens Elásticas Reabilitação e Reforço de Estruturas Estanqueidade Pavimentação Industrial Anticorrosão

Leia mais

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento PERFIL COLABORANTE Dimensionamento O dimensionamento da laje mista, usando o perfil COLABORANTE, pode ser feito através da consulta, por parte do projectista, de tabelas de dimensionamento de uso directo,

Leia mais

As argamassas podem ser classificadas com relação à vários critérios, alguns dos quais são propostos no Quadro 1.

As argamassas podem ser classificadas com relação à vários critérios, alguns dos quais são propostos no Quadro 1. Argamassas DEFINIÇÃO Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água,

Leia mais

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o Passo-a-passo 1. Analisando o Contrapiso Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades, com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro. Se apresentar saliências

Leia mais

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Contactos: Vera Silva Tlm: +351 968 577 011 vsilva@iberfibran.pt www.fibran.com.pt Reabilitação térmica de pisos interiores Melhorar o conforto interior e

Leia mais

Figura 1 - Opções de localização da ponte.

Figura 1 - Opções de localização da ponte. MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA LOCALIZAÇÃO DA OBRA A obra localiza-se no Porto, sobre a Via de Cintura Interna, e providencia uma ligação do Jardim Botânico ao Estado Universitário, através de uma

Leia mais

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo Definição É uma argamassa, para preencher juntas de peças cerâmicas, pedras naturais ou placas de betão, para

Leia mais

Catálogo de produtos Grazimac Painéis de Fachada Grisol

Catálogo de produtos Grazimac Painéis de Fachada Grisol Catálogo de produtos Grazimac Painéis de Fachada Grisol www.grazimac.pt 2 GRAZIMAC Os painéis de fachada Grisol são aplicados em paramentos verticais (paredes, muros, etc.). Garantem bom comportamento

Leia mais

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS Maio de 2006 enquadramento legal / regulamentar publicada recentemente nova legislação há muito aguardada enquadramento legal / regulamentar... SCE Dec. Lei nº

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL APRESENTAÇÃO Agradecemos pela preferência na escolha de produtos International Refrigeração. Este documento foi elaborado cuidadosamente para orientar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.6. OBRAS DE CONTENÇÃO Sempre que a movimentação de terra implicar em riscos de perda de estabilidade do solo, há a necessidade da execução de estruturas ou obras de contenção para segurança da própria

Leia mais

Painéis de Concreto Armado

Painéis de Concreto Armado CONCEITO É constituído por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos. A

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

O sistema de cofragem para oaredes e pilares

O sistema de cofragem para oaredes e pilares O sistema de cofragem para oaredes e pilares Sistema de módulos adaptável a cada obra Stem ofrece soluções de cofragem para paredes de qualquer dimensão e forma, acoplando os seus paineis no sentido vertical

Leia mais

ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO. Sons Aéreos. Isolamento.

ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO. Sons Aéreos. Isolamento. ISOLAMENTO DE RUÍDOS DE PERCUSSÃO Isolamento Sons Aéreos Sons de Percussão Afecta apenas os locais mais próximos da fonte de emissão Propaga-se até locais muito afastados da fonte de emissão. A transmissão

Leia mais

Construções e Eletrificação Rural

Construções e Eletrificação Rural Universidade Federal de Goiás Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos Setor de Engenharia Rural Construções e Eletrificação Rural Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br INTRODUÇÃO

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

MENOR CALOR E ACÚSTICA MAIOR PRODUTIVIDADE E LUCRO ALTA TECNOLOGIA EM ISOLAMENTO TÉRMICO ACÚSTICO REFLETE E PROTEGE. revestimento re etivo

MENOR CALOR E ACÚSTICA MAIOR PRODUTIVIDADE E LUCRO ALTA TECNOLOGIA EM ISOLAMENTO TÉRMICO ACÚSTICO REFLETE E PROTEGE. revestimento re etivo MENOR CALOR E ACÚSTICA MAIOR PRODUTIVIDADE E LUCRO revestimento re etivo ALTA TECNOLOGIA EM ISOLAMENTO TÉRMICO ACÚSTICO REFLETE E PROTEGE revestimento re etivo O hm re etech gold é uma borracha liquida

Leia mais

1.1. Enumere as principais características e tendências da distribuição alimentar em Portugal.

1.1. Enumere as principais características e tendências da distribuição alimentar em Portugal. CAPÍTULO 1 1.1. Enumere as principais características e tendências da distribuição alimentar em Portugal. 1.2. Enumere as principais contribuições que a distribuição moderna trouxe ao nível da garantia

Leia mais

Reparos Hidráulicos. Para registros de pressão, gaveta, torneiras e misturadores.

Reparos Hidráulicos. Para registros de pressão, gaveta, torneiras e misturadores. Reparos Hidráulicos Para registros de pressão, gaveta, torneiras e misturadores. Os Reparos Hidráulicos Blukit são a solução ideal em hidrossanitários como registros, torneiras, misturadores e lavatórios.

Leia mais

URE Sistemas de Ar Comprimido. URE - Sistemas de Ar Comprimido. 1

URE Sistemas de Ar Comprimido. URE - Sistemas de Ar Comprimido. 1 URE Sistemas de Ar Comprimido URE - Sistemas de Ar Comprimido. 1 Aplicação do ar comprimido (I) O ar comprimido é utilizado atualmente em larga escala nos mais diversos processos porque apresenta inúmeras

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM PARA PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO CAXIAS DO SUL RS

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM PARA PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO CAXIAS DO SUL RS APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM PARA PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO CAXIAS DO SUL RS Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Fernando Spinelli Alves JULHO 1998 Revisado

Leia mais

Manifestações Patológicas em Edificações. Fissuras e trincas. Umidade. Descolamentos PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS

Manifestações Patológicas em Edificações. Fissuras e trincas. Umidade. Descolamentos PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS Departamento de Construção Civil e Urbana PCC-2436 Tecnologia de Construção de Edifícios II PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS Manifestações Patológicas em Edificações Profs. Fernando H. Sabbatini, Francisco

Leia mais

Loja com forte ar condicionado. Garagem. Fissuras no pilar. Fissuras no pilar. 6m 6m 6m 6m. Juntas entre as vigas. Pilar até à cobertura

Loja com forte ar condicionado. Garagem. Fissuras no pilar. Fissuras no pilar. 6m 6m 6m 6m. Juntas entre as vigas. Pilar até à cobertura EXEMPLO N O 138 ESTRUTUR : Construção em concreto armado com 2 pavimentos. Piso com vigas e lajes. Loja com FISSURÇÃO : Fissuras em todos os pilares das juntas de dilatação. ESQUEM : entre as vigas entre

Leia mais

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH Nome: TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS Grupo 1 (7,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia a construir no concelho de Alcochete, a uma altitude

Leia mais

Assunto: Parâmetros de Projeto Estrutural Prof. Ederaldo Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 2. PARAMETROS DE PROJETO 2.1. Projetos Os Projetos de uma edificação podem ser divididos em

Leia mais

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto 3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 3.1 Sistema Direto No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15575:2013 aplicada à Construção Civil Prof. André

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força 1 - INTRODUÇÃO A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições

Leia mais

GUIA PARA A REABILITAÇÃO CLIMATIZAÇÃO. PROJETO Cooperar para Reabilitar da InovaDomus

GUIA PARA A REABILITAÇÃO CLIMATIZAÇÃO. PROJETO Cooperar para Reabilitar da InovaDomus GUIA PARA A REABILITAÇÃO CLIMATIZAÇÃO PROJETO Cooperar para Reabilitar da InovaDomus Autoria do Relatório Consultoria Oliveira & Irmão, S.A. Índice 0. Preâmbulo 5 1. Anomalias no Funcionamento do Sistema

Leia mais

Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações

Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações Catálogo de Produto Andaimes Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações Andaime baseado em postes verticais que dispõem de um disco com 8 alojamentos a

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 10 - ALVENARIA Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro, ou ainda, obra composta de pedras naturais ou artificiais, ligadas ou não por argamassa. Modernamente

Leia mais

Dimensionamento de um sistema fotovoltaico. Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1

Dimensionamento de um sistema fotovoltaico. Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1 Dimensionamento de um sistema fotovoltaico Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1 Sistemas fotovoltaicos Geralmente são utilizado em zonas afastadas da rede de distribuição

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL. Impermeabilização e Injeção

CONSTRUÇÃO CIVIL. Impermeabilização e Injeção CONSTRUÇÃO CIVIL Impermeabilização e Injeção PROJETO E EXECUÇÃO DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM PISCINAS COM MEMBRANA DE POLIURETANO PALESTRANTE: ENG. PAULO ROBERTO FERRAZ DATA: 14/04/2016 OBJETIVOS PROJETO E

Leia mais

Isolamento térmico de paredes Correcção de pontes térmicas

Isolamento térmico de paredes Correcção de pontes térmicas Dow - Soluções para a Construção Isolamento térmico de paredes Correcção de pontes térmicas WALLMATE CW-A STYROFOAM IB-A Produto conforme as novas disposições meio ambientais Europeias (EC 2037/2000) 49

Leia mais

SUMIDOUROS PAVIMENTO SIFONADOS

SUMIDOUROS PAVIMENTO SIFONADOS Este produto é indicado para aplicação em locais unicamente com tráfego humano.tem tido uma aplicação bem sucedida em locais como hoteis, escolas, casas de banho públicas e balneários. A grelha é fabricada

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

PATOLOGIA DO SISTEMA ETICS José Maria Teixeira. Engenheiro Químico Licenciado i.s.e.p.

PATOLOGIA DO SISTEMA ETICS José Maria Teixeira. Engenheiro Químico Licenciado i.s.e.p. PATOLOGIA DO SISTEMA ETICS José Maria Teixeira Engenheiro Químico Licenciado i.s.e.p. APFAC/TEKTÓNICA Maio 2010 SUMÁRIO PRINCIPAIS ANOMALIAS SISTEMA ETICS O QUE SÃO FUNGOS TIPO DE FUNGOS FUNGOS - REBOCO

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade ARQUITECTURA E ARTES Licenciatura ARQUITECTURA Unidade Curricular DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL Semestre: 8 Nº ECTS: 3,5 Regente Professor Doutor Artur Jorge de Oliveira

Leia mais

Estaca pré-fabricada de concreto

Estaca pré-fabricada de concreto CONCEITO Podem ser de concreto armado ou protendido. São utilizadas com maior frequência em obras de pequeno e médio porte e causam grande vibração no solo. TIPOS/MODELOS Sua seção pode ser quadrada, hexagonal,

Leia mais

PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES

PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES CLASSIFICAÇÃO DAS FUNDAÇÕES -fundações superficiais (diretas, rasas); e - fundações profundas. D D 2B ou D 3m - fundação superficial D>2B e D >3m - fundação profunda B FUNDAÇÕES

Leia mais

A CASA DA RENDA. André Cerejeira Fontes Arquitecto e Engenheiro Civil, IMAGO

A CASA DA RENDA. André Cerejeira Fontes Arquitecto e Engenheiro Civil, IMAGO Tema 5 realizações 879 A CASA DA RENDA André Cerejeira Fontes Arquitecto e Engenheiro Civil, IMAGO Jorge Branco Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Civil, Portugal RESUMO Apresenta-se a proposta

Leia mais

Distribuição de Cargas Verticais

Distribuição de Cargas Verticais Distribuição de Cargas Verticais Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html jean.marie@ufrgs.br Funções das paredes de alvenaria Compressão axial Transmite as cargas

Leia mais

Exemplos: janelas ESQUADRIA. Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos

Exemplos: janelas ESQUADRIA. Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos Profs. Fernando H. Sabbatini, Luis Sergio Franco, Mercia M. B. Barros, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza e Agosto 2007 ESQUADRIA Elemento da Vedação Vertical

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reparos na Escola Municipal Marinho Fernandes. A planilha

Leia mais

DÂNICA PRESENTE EM TODA A AMÉRICA LATINA.

DÂNICA PRESENTE EM TODA A AMÉRICA LATINA. DÂNICA PRESENTE EM TODA A AMÉRICA LATINA. A Dânica é líder na América Latina em projetos, fabricação e montagem de sistemas termoisolantes para câmaras frigoríficas, construção civil, salas limpas e joint-venture

Leia mais

Resistência ao Fogo. Por exemplo:

Resistência ao Fogo. Por exemplo: Resistência ao Fogo Na atual regulamentação a resistência ao fogo é classificada pelas Euroclasses de resistência, através da conjugação de letras, sendo que as mais usadas são: R Resistência estrutural

Leia mais