Vacinação de bloqueio e intensificação contra rubéola e sarampo. em municípios com circulação de rubéola no Rio Grande do Sul SETEMBRO 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vacinação de bloqueio e intensificação contra rubéola e sarampo. em municípios com circulação de rubéola no Rio Grande do Sul SETEMBRO 2007"

Transcrição

1 Vacinação de bloqueio e intensificação contra rubéola e sarampo em municípios com circulação de rubéola no Rio Grande do Sul 1. Justificativa SETEMBRO 2007 Desde o início de 2007, alguns estados do Brasil vem apresentando surtos de rubéola: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo. Nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, existe uma continuidade dos surtos desde Pela análise epidemiológica realizada pelo Ministério da Saúde, o vírus da rubéola está disseminado nas regiões sudeste e nordeste do país. O conhecimento da ocorrência de surtos de rubéola em determinadas localidades demonstra a persistência de um segmento de suscetíveis e a vulnerabilidade para acontecer casos de rubéola congênita. Esta situação, favorável ao surgimento da casos, é reforçada pelo intenso fluxo de pessoas contribuindo para a circulação do vírus que pode ser importado em contato com viajantes. No Rio Grande do Sul, a Vigilância Epidemiológica detectou a ocorrência de casos de rubéola em Pelotas desde o final de maio deste ano. No período de 01/05/2007 a 30/08/2007, 321 novos casos suspeitos foram notificados no município, evidenciando a situação de surto, pela confirmação de 241 casos por diagnóstico laboratorial. O último caso confirmado de rubéola no município ocorreu em O acompanhamento da situação permitiu identificar a propagação para outros municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (anexo): Rio Grande (50 casos confirmados), Capão do Leão (08), Pedro Osório (01), Jaguarão (11), Canguçu (04), Piratini (03), Arroio do Padre (02), Arroio Grande (02), São Lourenço do Sul (01), Chuí (01), Turuçu (01), Pinheiro Machado (01) e São José do Norte (01), ainda havendo municípios que aguardam resultado de sorologia para confirmação do diagnóstico. Também há 01 caso confirmado em Bagé, 01 em Candiota, 01 em Santa Maria e 01 em Passo Fundo, municípios da 7ª, 4ª e 6ª CRS, respectivamente, com provável vínculo com Pelotas. Na região metropolitana há 16 casos

2 confirmados em Porto Alegre, cinco deles profissionais médicos, alguns com vínculo com o surto de Pelotas. Também há 01 caso confirmado em Cachoeirinha, 01 em São Leopoldo e 01 em Canoas, até o momento. Outro surto foi detectado em agosto, em Nova Roma do Sul, município da 5ª CRS, em trabalhadores de uma barragem hidroelétrica construída pela empreiteira Camargo Correa. Foram notificados 22 casos suspeitos com 09 casos confirmados até 30 de agosto, um residente em Antonio Prado. O estudo genômico classificou vírus da rubéola 2B, em amostras clínicas coletadas de cinco casos, a mesma identificada nos demais surtos que ocorrem no país. No Brasil esta cepa foi identificada apenas a partir do surto do Rio de Janeiro. A política do país de vacinar crianças e mulheres em idade fértil para o controle acelerado da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), a partir de 2001, não contemplou os homens nas estratégias realizadas. Com a inexistência anterior de vacinação de homens adultos fica evidenciado a suscetibilidade deste segmento da população para a rubéola. No presente surto, a distribuição dos casos mostra predominância de casos em homens (78%) na faixa etária de 15 a 39 anos (95%) e não vacinados. Cerca de 70% dos casos atingem a faixa etária de 20 a 29 anos. Em decorrência desta situação intensificamos a vacinação de bloqueio e está sendo realizada Campanha de Vacinação Indiscriminada com a Vacina Dupla Viral, de homens e mulheres entre 20 a 39 anos, em todos os municípios da 3ª CRS. No entanto, a disseminação da rubéola, atingindo outros municípios e regionais do Estado, requer que sejam promovidos esforços parta detecção precoce de casos e vacinação de bloqueio imediata de contatos. 2. Objetivos Evitar a ocorrência de surtos de rubéola. Diminuir a probabilidade de casos de Síndrome da Rubéola Congenita (SRC).

3 3. Estratégias recomendadas Implementação da Notificação por telefone de casos suspeitos de rubéola Implementar investigação imediata a partir da notificação Implementar a vacinação de bloqueio a partir da notificação, no domicílio, local de trabalho, de estudo e de lazer, etc. A vacinação de bloqueio é seletiva, devendo ser utilizada a vacina Dupla Viral (DV) para maiores de 12 anos e Tríplice Viral (TV) de 01 a 11 anos, seguindo os critérios abaixo: 1. Menores de 19 anos com duas doses de vacina TV/DV comprovadas, não vacinar; 2. Menores de 19 anos com uma dose de vacina TV/DV comprovada, vacinar; 3. De 20 a 49 anos com uma dose de TV/DV comprovada, não vacinar. 4. Registro das doses aplicadas As doses aplicadas devem ser registradas no Boletim de Doses Aplicadas - Vacina Dupla Viral, conforme o modelo entregue pela Coordenadoria e que contempla a coleta de informação por faixa etária, ordem de dose (1ª ou 2ª) e gênero (homem ou mulher). As doses aplicadas nos bloqueios também deverão ser registradas na ficha de investigação individual e digitadas no SINAN_NET. 5. Composição da Vacina A vacina dupla viral utilizada para esta estratégia tem a seguinte composição: vírus vivo atenuado de sarampo CEPA Edmoston-Zagreb; vírus vivo atenuado de rubéola estirpe Wistar RA27/3; gelatina modificada; hidrolisado de lactalbumina; D-sorbitol; lactose; gluconato de cálcio; tricina; R- histidina; L-alanina. Solvente 0.9% de NaCl, água para injeção.

4 Ambas as estirpes dos vírus da vacina foram adaptados e propagados em cultura de célula diplóide humana, não contendo proteínas de aves ou antibióticos, sendo indicada para pessoas sensíveis a estes componentes (por exemplo, alergia a proteínas de ovo). Laboratório produtor BernaBiotech SA (Suiça). 6. Apresentação, dose e administração Ampola de vacina liofilizada, em frascos contendo 10 doses, e ampola de solvente. Após reconstituição a vacina deve ser aplicada sub-cutânea, no volume de 0,5 ml, independente da idade. 7. Seringas e técnica de aplicação Para esta ação, as seringas a serem utilizadas para a vacina Dupla Viral serão as 3 ml com agulha de calibre 20x5,5. Os vacinadores deverão ser orientados para aplicar a vacina com técnica subcutânea, em ângulo de 45º. Para a vacina Tríplice Viral utilizar seringas de 3 ml e agulhas de calibre 13x4,5. 8. Eventos Adversos A vacina é segura e eventos adversos são raros. Quando ocorrem são benignos e auto-limitados. Os eventos mais comuns ocorrem entre o 5º e o 20º dia após a vacinação e são os seguintes: - Febre (5 a 15% dos vacinados) - Exantema (manchas vermelhas na pele) (5% dos vacinados) - Linfadenopatia (gânglios aumentados) (1% dos vacinados) - Artrite e artralgia, mais freqüentes em mulheres (15 % dos vacinados) As reações de hipersensibilidade raramente ocorrem e variam de urticária e prurido até reações anafiláticas (menos de 1 caso para de pessoas vacinadas). Dor, ardência ou enduração no local da aplicação são infreqüentes. Manifestações do sistema nervoso central como encefalite são extremamente raras (menos de 1 caso para de pessoas vacinadas).

5 9. Contra Indicação A vacina é contra-indicada em situações gerais para as vacinas de vírus vivos atenuados. Pessoas com doenças febris agudas; Estados de imunodepressão- os pacientes com leucemias, linfomas, câncer generalizado, ou aqueles em uso de cortico esteróides em esquemas imunodepressores ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, antimetabólicos); Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida; Em gestantes. 10. Gestantes e acompanhamento dos casos no SINAN_NET No período do surto, a notificação deve ser digitada ao menos duas vezes por semana, enviando lote imediatamente pelo SISNET e/ou para a Regional. Deve ser evitada a digitação da notificação apenas quando o caso está encerrado. Gestantes vacinadas Inadvertidamente e contato de caso suspeito de rubéola deverão ter a ficha anexo preenchida e enviada para a regional para acompanhamento. Gestante com sintomas de rubéola deverão ter a ficha de investigação individual preenchida e digitada no Sinan_Net como caso suspeito de rubéola. Apenas após o nascimento da criança deve ser preenchida e digitada a ficha de síndrome de rubéola congênita.

6 Casos confirmados de rubéola, descartados e pendentes por semana epidemiológica do início dos sintomas, RS, semana epidemiológica 01 a 34/ DESCARTADO 100 Pendentes RUBEOLA Distribuição dos confirmados casos de rubéola por sexo e faixa etária, RS, até se 34/2007

7 Feminino Masculino < Evolução do surto de rubéola no Rio Grande do Sul SE 18 a 34/ de maio 20 de Julho

8 30 de Agosto

9 Ficha para acompanhamento de Gestantes vacinadas inadvertidamente com vacina TV/DV ou Gestantes contato de caso confirmado de rubéola Nome da gestante Endereço Ponto de referência Bairro Município de Residência Data de Consulta Data da Notificação Regional Município Nome da Unidade de Saúde da Consulta Nome da Unidade de Saúde onde faz o Pré-Natal Telefones de Contato ANTECEDENTES DA GESTANTE Data de Nascimento-Gestante Data da ültima Menstruação Data da última dose de vacina TV/DV Teve dose anterior? Data Apresentou evento adverso após a última vacinação? Idade Idade Gestacional Qual? Tem em sorologia prévia contra rubéola? Resultado: IgG IgM Data do Exame Teve contato com caso de rubéola? Nome do contato No. Notificação Data/período do contato Classif. final do contato ( ) Confirmado ( ) Descartado Tipo do contato ( ) Domicilio ( ) Vizinhança ( ) Posto de saúde/hospital ( ) Trabalho ( ) Creche/Escola ( ) Ignorado Data Provável do Parto Intercorrências/Observações:

Febre amarela. Alceu Bisetto Júnior. Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores

Febre amarela. Alceu Bisetto Júnior. Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores Febre amarela Alceu Bisetto Júnior Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores Agente etiológico - Virus amarilico, arbovirus do gênero Flavivirus e família Flaviviridae. E um RNA virus. Vetores/reservatórios

Leia mais

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015. Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015. Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015 Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Campanha de Vacinação contra Influenza Período da campanha: 04 a 22 de maio 2015

Leia mais

INFORME TÉCNICO CAMPANHA NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DE CADERNETAS DE VACINAÇÃO EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS 18 A 24 DE AGOSTO DE 2012

INFORME TÉCNICO CAMPANHA NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DE CADERNETAS DE VACINAÇÃO EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS 18 A 24 DE AGOSTO DE 2012 CCD COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Prof. Alexandre Vranjac GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INFORME TÉCNICO CAMPANA NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DE CADERNETAS DE VACINAÇÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA NT 01 / DVDTV / 2016 26/01/2016 DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA

NOTA TÉCNICA NT 01 / DVDTV / 2016 26/01/2016 DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA NOTA TÉCNICA NT 01 / DVDTV / 2016 26/01/2016 DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA Epidemiologia Dengue, Chikungunya e Zika são arboviroses de grande importância sócio econômica, que afetam o ser humano e constituem

Leia mais

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados Briefing hepatites Números gerais da Hepatite casos confirmados Casos acumulados 1999 a 2009 Taxa de incidência/detecção 2009 (nº de casos a cada 100 mil hab.) Óbitos acumulados 1999 a 2009 Coeficiente

Leia mais

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO CONGÊNITA

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO CONGÊNITA 1. DENGUE Em 2016, até a 13ª semana epidemiológica (SE) foram notificados 36.702 casos suspeitos de dengue e identificada a circulação dos sorotipos DEN-1 (70%) e DEN-4 (30%). O quadro 1 mostra os casos

Leia mais

Recomendações da vacinação contra febre amarela, após a declaração da Organização Mundial da Saúde.

Recomendações da vacinação contra febre amarela, após a declaração da Organização Mundial da Saúde. II Reunião dos Coordenadores Estaduais e Municipais de Imunização Recomendações da vacinação contra febre amarela, após a declaração da Organização Mundial da Saúde. Cristiane Pereira de Barros Coordenação-Geral

Leia mais

Registro do monitoramento rápido. de cobertura 2015 vacinal (MRC)

Registro do monitoramento rápido. de cobertura 2015 vacinal (MRC) REGISTRO DE DOSES APLICADAS Campanha de Vacinação contra a Influenza - de cobertura 2015 vacinal (MRC) Registro do monitoramento rápido Coordenação do SIPNI-GO Gerência de Imunizações e Rede de Frio Cálculo

Leia mais

Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus Janeiro de 2016 Semana Epidemiológica 52 (27/12 a 02/01)* A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) por meio do Centro Estadual

Leia mais

Boletim de Microcefalia e/ou alterações do Sistema Nervoso Central (SNC) Goiás 2016

Boletim de Microcefalia e/ou alterações do Sistema Nervoso Central (SNC) Goiás 2016 SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E RESPOSTA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE Boletim de Microcefalia e/ou alterações do Sistema Nervoso

Leia mais

OFICINA INTEGRADA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS. Juazeiro, Setembro de 2012

OFICINA INTEGRADA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS. Juazeiro, Setembro de 2012 OFICINA INTEGRADA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS COQUELUCHE Juazeiro, Setembro de 2012 COQUELUCHE Características Gerais Doença infecciosa aguda, transmissível, imunoprevenível, de distribuição

Leia mais

VIGILÂNCIA DA COQUELUCHE E SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO BRASIL E NA BAHIA

VIGILÂNCIA DA COQUELUCHE E SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO BRASIL E NA BAHIA VIGILÂNCIA DA COQUELUCHE E SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO BRASIL E NA BAHIA Maria do Carmo Campos Aspectos Legais Arts. 7º e 8º, da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975: notificação compulsória é obrigatória:

Leia mais

INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da

INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Situação atual No Brasil e no mundo, caracteriza-se como um cenário de uma pandemia predominantemente com casos clinicamente

Leia mais

NOVO CALENDÁRIO VACINAÇÃO 2016 GVE 21 PRESIDENTE PRUDENTE 14 JANEIRO 2015

NOVO CALENDÁRIO VACINAÇÃO 2016 GVE 21 PRESIDENTE PRUDENTE 14 JANEIRO 2015 NOVO CALENDÁRIO VACINAÇÃO 2016 GVE 21 PRESIDENTE PRUDENTE 14 JANEIRO 2015 Ações propostas Período de janeiro a março de 2016 Municípios que tem VOPt Esquema vacinal 2016 Idade Vacina 2 meses VIP 4 meses

Leia mais

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos Introdução A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, causada pelo poliovírus. Caracteriza-se por quadro de paralisia flácida, cujas manifestações frequentemente não ultrapassam três dias.

Leia mais

Eliminação do sarampo no Brasil

Eliminação do sarampo no Brasil Eliminação do sarampo no Brasil Elizabeth David dos Santos SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros VERAS, RP., et al., orgs. Epidemiologia: contextos e pluralidade [online]. Rio de Janeiro: Editora

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA COQUELUCHE. Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. Maria do Carmo Campos

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA COQUELUCHE. Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. Maria do Carmo Campos SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA COQUELUCHE 7º Encontro de Coordenadores (as) Regionais e Municipais: Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Maria do Carmo Campos Aspectos Legais Portaria nº.

Leia mais

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA VARICELA. Situação Epidemiológica da Varicela nos Municípios da Bahia com Reserva Indígena e Medidas de Controle

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA VARICELA. Situação Epidemiológica da Varicela nos Municípios da Bahia com Reserva Indígena e Medidas de Controle VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA VARICELA Situação Epidemiológica da Varicela nos Municípios da Bahia com Reserva Indígena e Medidas de Controle Euma Fraga Marques e equipe COVEDI/CEI/CEVESP/VEO Mar. 2013

Leia mais

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014 Reunião extraordinária com Coordenadores de Imunização, Comissão de Implantação da Vacina dtp(a)e Campanha com as vacinas Tríplice Viral e poliomielite 1,2,3 (atenuada) no SUS - Bahia Vacinação segura:

Leia mais

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte relacionada ao vírus da zika,

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte relacionada ao vírus da zika, Ministério da Saúde confirma terceira morte relacionada ao vírus da zika Paciente era uma jovem de 20 anos, do município de Serrinha. Morte foi em 2015, mas resultado dos exames saiu quase 1 ano depois.

Leia mais

1. DENGUE. Gráfico 1 Incidência de casos de dengue por Distrito Sanitário em Goiânia 2015, SE 07. Fonte: IBGE 2000 e SINAN/DVE/DVS/SMS- Goiânia

1. DENGUE. Gráfico 1 Incidência de casos de dengue por Distrito Sanitário em Goiânia 2015, SE 07. Fonte: IBGE 2000 e SINAN/DVE/DVS/SMS- Goiânia 1. DENGUE Em 2015, até a sétima semana epidemiológica foram notificados 8.939 casos com incidência de 632,9/100.000 habitantes. O aumento do número de casos com a manutenção dos registros acima do limite

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL

Leia mais

Boletim da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Estado do Acre Informe Técnico 13 (Semana epidemiológica 1 a 19 03/01/2016 a 14/05/2016)

Boletim da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Estado do Acre Informe Técnico 13 (Semana epidemiológica 1 a 19 03/01/2016 a 14/05/2016) PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A DENGUE, A CHIKUNGUNYA E A ZIKA ESTÃO NA INTENSIDADE DOS SINTOMAS. Dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à Chikungunya e à Zika. Ela causa febre, dores

Leia mais

Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde COPROM Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças NUPREV / Imunizações.

Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde COPROM Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças NUPREV / Imunizações. Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde COPROM Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças NUPREV / Imunizações Informe Técnico Campanha de Vacinação Contra o Sarampo Fortaleza e Região Metropolitana

Leia mais

O QUE SÃO AS VACINAS?

O QUE SÃO AS VACINAS? VAMOS FALAR VACINAS SOBRE O QUE SÃO AS VACINAS? As vacinas são substâncias que estimulam o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Protegem milhões de crianças

Leia mais

HEPATITE A. Doença viral aguda. Manifestações clínicas variadas. Fulminante (menos 10% casos) Piora clínica de acordo com idade

HEPATITE A. Doença viral aguda. Manifestações clínicas variadas. Fulminante (menos 10% casos) Piora clínica de acordo com idade HEPATITES HEPATITE A Doença viral aguda Manifestações clínicas variadas Fulminante (menos 10% casos) Piora clínica de acordo com idade Transcurso da doença apresenta períodos distintos! HEPATITE A Incubação

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA VACINA ADSORVIDA dtpa NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DA GESTANTE

IMPLANTAÇÃO DA VACINA ADSORVIDA dtpa NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DA GESTANTE NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DA GESTANTE Joice Kellen S. S. Nogueira Dorneles Coordenação de Normatização SUVISA/GIRF/SES Goiânia, 08 de Outubro de 2014 Objetivos da implantação desta vacina: Proteção

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS Descrição da Doença NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS 15 de dezembro de 2015 Febre do Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada

Leia mais

Instruções para preenchimento

Instruções para preenchimento Formulário para notificação/investigação de eventos adversos pósvacinação associados ao uso de vacina, soro e imunoglobulina Instruções para preenchimento (*) Todos os campos que apresentarem este símbolo

Leia mais

INFORME EBOLA (10/10/2014)

INFORME EBOLA (10/10/2014) INFORME EBOLA (10/10/2014) O vírus Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo), e, desde então foi responsável por alguns surtos, restritos a algumas

Leia mais

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS SESI/DRMG Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas BELO HORIZONTE 2015 Serviço

Leia mais

7º Encontro de Coordenadores (as) Regionais e Municipais: Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica

7º Encontro de Coordenadores (as) Regionais e Municipais: Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica 7º Encontro de Coordenadores (as) Regionais e Municipais: Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Diretoria de Vigilância Epidemiológica DIVEP VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA VARICELA Euma

Leia mais

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA 1. DENGUE Em 2016, até a 4ª semana epidemiológica (SE) foram notificados 4.085 casos suspeitos de dengue. No ano de 2015, o município superou o registro de número de casos de anos anteriores, revelando

Leia mais

Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo vírus Zika

Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo vírus Zika ZIKA X MICROCEFALIA Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo vírus Zika Para informar à população sobre notícias falsas que têm circulado na internet, Ministério intensificou ações nas

Leia mais

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA 1. DENGUE Em 2016, até a 3ª semana epidemiológica (SE) foram notificados 2.420 casos suspeitos de dengue. No ano de 2015, o município superou o registro de número de casos de anos anteriores, revelando

Leia mais

NOTA TÉCNICA DVS/DVE/SESACRE Nº 09/2009 INFLUENZA A (H1N1)

NOTA TÉCNICA DVS/DVE/SESACRE Nº 09/2009 INFLUENZA A (H1N1) Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Divisão de Vigilância Epidemiológica Av. Antônio da Rocha Viana, nº 1294, Bairro Vila Ivonete E-mail: vgepidem.dabs@ac.gov.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL MÓDULO ABS DA CRIANÇA VACINAÇÃO ACD. SARAH MELGAÇO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL MÓDULO ABS DA CRIANÇA VACINAÇÃO ACD. SARAH MELGAÇO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL MÓDULO ABS DA CRIANÇA VACINAÇÃO ACD. SARAH MELGAÇO O que preciso saber? o Por que imunizar as crianças? Como interpretar a imunização?

Leia mais

Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro - Alterações

Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro - Alterações Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro - Alterações Salvador, 26 de setembro de 2013 Noemi Melo Cabral Especialista em Regulação e VISA Coordenação de Saúde do Viajante COSVI/GIMTV/GGPAF Motivações Alguns

Leia mais

Hepatites Virais no Rio Grande do Sul

Hepatites Virais no Rio Grande do Sul Hepatites Virais no Rio Grande do Sul Observamos na tabela abaixo um importante decréscimo na incidência da hepatite A, o que pode ser justificada pela melhor estrutura de saneamento público do estado,

Leia mais

PORTARIA Nº 1.533, DE 18 DE AGOSTO DE 2016

PORTARIA Nº 1.533, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 PORTARIA Nº 1.533, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 Redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa

Leia mais

Oficina Técnica de Cálculo de Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Tuberculose.

Oficina Técnica de Cálculo de Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Tuberculose. Oficina Técnica de Cálculo de Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Tuberculose. Data: 1ª turma: 05 e 06/04/2016-2ª turma: 12 e 13/04/2016 3ª turma: 19 e 20/04/2016 Realização: DVDST/AIDS/HIV/HV/TB

Leia mais

IMUNIZAÇÃO NO BRASIL

IMUNIZAÇÃO NO BRASIL IMUNIZAÇÃO NO BRASIL Carla Magda Allan Santos Domingues Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde A criação do PNI Criado em 1973 1975: institucionalizado

Leia mais

VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS - CCD CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC Divisão de Imunização VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA 1. Composição a

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 2

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 2 3. Vacinas de uso corrente no Brasil O Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde, estabeleceu as normas de uso de vacinas para prevenção e controle de doenças infecciosas humanas no País.

Leia mais

Calendário de Vacinação do Adulto/Trabalhador

Calendário de Vacinação do Adulto/Trabalhador Calendário de Vacinação do Adulto/Trabalhador Calendário de Vacinação do Adulto VACINAS PARA O ADULTO VACINAS PASSADO VACINAL CONDUTA HEPATITE B dupla adulto não vacinado 3 doses menos de 3 doses completar

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO

SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO EXERCÍCIOS PARA MRC-2015 Casa 1: Criança-1.18 meses de idade com as seguintes doses registradas no cartão: D1 hepatite B,

Leia mais

Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia da leptospirose humana

Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia da leptospirose humana SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COODENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS INSTITUTO ADOLFO LUTZ - SOROCABA Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia

Leia mais

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV O que é o Papiloma Vírus Humano (HPV)? O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 40 tipos afetam a área genital. Alguns causam verrugas

Leia mais

O MOSQUITO. O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

O MOSQUITO. O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O MOSQUITO O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando

Leia mais

Introdução BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO. Monitoramento dos casos de parotidite notificados no Distrito Federal, até a Semana Epidemiológica 31 de 2016

Introdução BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO. Monitoramento dos casos de parotidite notificados no Distrito Federal, até a Semana Epidemiológica 31 de 2016 BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E IMUNIZAÇÃO GEVEI Endereço: Setor Bancário Norte

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2013

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2013 Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2013 TÂNIA CRISTINA BARBOZA Enfermeira Coordenação

Leia mais

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: 04566-905 SYNAGIS

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: 04566-905 SYNAGIS SYNAGIS ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA PÓ LIÓFILO INJETÁVEL 100 MG/ML MODELO DE BULA PARA O PACIENTE SYNAGIS palivizumabe I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES Pó liófilo injetável de: - 100

Leia mais

A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros

A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros #UmaTarefaDeTodos Sumário Ações de Combate ao Aedes aegypti... Mobilização de conscientização da população:...

Leia mais

Meningite: O que você PRECISA SABER

Meningite: O que você PRECISA SABER SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVISÃO DE TRANSMISSÍVEIS E IMONUPREVINÍVEIS GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI OS-SantaCatarina Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COMO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI SE COMPORTA? O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do homem. Ele

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral) apresentada sob a forma liofilizada, em frasco monodose ou multidose,

Leia mais

NOTA TÉCNICA EBOLA SITUAÇÃO NA ÁFRICA E CONDUTAS PARA PROFISSIONIAS DE SAÚDE

NOTA TÉCNICA EBOLA SITUAÇÃO NA ÁFRICA E CONDUTAS PARA PROFISSIONIAS DE SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDMEIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC NOTA TÉCNICA EBOLA SITUAÇÃO NA ÁFRICA E CONDUTAS PARA PROFISSIONIAS

Leia mais

MANEJO CLÍNICO DE PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE

MANEJO CLÍNICO DE PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE Guia Prático MANEJO CLÍNICO DE PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE Estado de São Paulo 2015 Divisão de Dengue e Chikungunya Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac CCD COORDENADORIA DE

Leia mais

Enf. Lílian de Castro Corrêa Lima AuxII -2016

Enf. Lílian de Castro Corrêa Lima AuxII -2016 Enf. Lílian de Castro Corrêa Lima AuxII -2016 IMUNIDADE: estado de resistência associado à presença de anticorpos com ação específica sobre o microorganismo causador de determinada doença infecciosa ou

Leia mais

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde;

Leia mais

NOTA TÉCNICA 12/2014 DIVEP/SVS. Assunto: Definição e atualização internacional de casos.

NOTA TÉCNICA 12/2014 DIVEP/SVS. Assunto: Definição e atualização internacional de casos. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE NOTA TÉCNICA 12/2014 DIVEP/SVS Assunto: Definição e atualização internacional de casos.

Leia mais

Produção Nacional de Vacinas, Saúde Pública e Novos Desafios no Brasil

Produção Nacional de Vacinas, Saúde Pública e Novos Desafios no Brasil Produção Nacional de Vacinas, Saúde Pública e Novos Desafios no Brasil Carla Magda A. S. Domingues Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da

Leia mais

Informe Técnico. Assunto: Informe sobre a situação do sarampo e ações desenvolvidas - Brasil, 2013.

Informe Técnico. Assunto: Informe sobre a situação do sarampo e ações desenvolvidas - Brasil, 2013. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS COORDENAÇÃO-GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS SCS, Quadra 04, Edifício Principal, 4º andar CEP:

Leia mais

Número de consultas médicas (SUS) por habitante F.1

Número de consultas médicas (SUS) por habitante F.1 Número de consultas médicas (SUS) por habitante F.1 1. Conceituação Número médio de consultas médicas apresentadas 1 no Sistema Único de Saúde (SUS) por habitante, em determinado espaço geográfico, no

Leia mais

SITUAÇÃO VACINAL DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

SITUAÇÃO VACINAL DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI SITUAÇÃO VACINAL DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI Iara Bezerra Sales Faculdade de Medicina do ABC. iarabsales@hotmai.com Vânia Barbosa do Nascimento - Faculdade de Medicina

Leia mais

Rompendo o silêncio: a implantação da Notificação de Violências no estado de São Paulo

Rompendo o silêncio: a implantação da Notificação de Violências no estado de São Paulo Rompendo o silêncio: a implantação da Notificação de Violências no estado de São Paulo Considerações sobre a violência Bases legais Sistema de Notificação Dados de 2006 Vilma Pinheiro Gawryszewski, MD,

Leia mais

vacina Haemophilus influenzae b (conjugada)

vacina Haemophilus influenzae b (conjugada) Modelo de Bula Página 1 de 5 vacina Haemophilus influenzae b (conjugada) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Pó e solvente para solução para injeção. - Cartucho com 1 frasco-ampola, contendo 1 dose, e 1

Leia mais

vacina influenza (fragmentada e inativada)

vacina influenza (fragmentada e inativada) vacina influenza (fragmentada e inativada) CEPAS 20XX Hemisfério Sul 9mcg/cepa FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo uma seringa com sistema de microinjeção e microagulha

Leia mais

Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus Janeiro de 2016

Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus Janeiro de 2016 Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus Janeiro de 2016 Semana Epidemiológica 05 (31/01 a 06/02)* A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual

Leia mais

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO - Dengue, Zika, Chikungunya 04/12/2015

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO - Dengue, Zika, Chikungunya 04/12/2015 Risco de Dengue, Zika e Chikungunya Secretaria Municipal de Saúde - Diretoria de Vigilância em Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais que têm se tornado

Leia mais

Modelo de Bula Página 1 de 5. vacina tétano

Modelo de Bula Página 1 de 5. vacina tétano Modelo de Bula Página 1 de 5 vacina tétano FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Suspensão injetável. - Cartucho contendo uma seringa de dose única de 0,5mL. A vacina tétano deve ser administrada por VIA INTRAMUSCULAR.

Leia mais

2 meses VIP, Pentavalente (DTP-Hib-HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente. 4 meses VIP, Pentavalente (DTP-Hib-HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente

2 meses VIP, Pentavalente (DTP-Hib-HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente. 4 meses VIP, Pentavalente (DTP-Hib-HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente Calendários is Á GLOSSÁRIO BCG: vacina contra tuberculose Pneumocócica 23-valente: vacina pneumocócica 23valente (polissacarídica) DTP: vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis : vacina adsorvida

Leia mais

Página 1 de 7. vacina hepatite A (inativada) 160U. A vacina hepatite A (inativada) 160U deve ser administrada por VIA INTRAMUSCULAR.

Página 1 de 7. vacina hepatite A (inativada) 160U. A vacina hepatite A (inativada) 160U deve ser administrada por VIA INTRAMUSCULAR. Página 1 de 7 vacina hepatite A (inativada) 160U FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. Cartucho contendo uma seringa de uma dose de 0,5mL. Cartucho contendo 5 seringas de uma dose de

Leia mais

FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada)

FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) Página 1 de 6 FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) CEPAS 2015 - Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇAO Suspensão para injeção. - Cartucho com 5 seringas preenchidas

Leia mais

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA Iolanda Cristina da Costa (1) ; Regina Célia Teixeira (2) ; (1) Graduanda de Psicologia; Centro Universitário de Itajubá- FEPI; Iolanda.cristina@yahoo.com.br; (2) Professora/orientadora;

Leia mais

INFORME TÉCNICO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA 04/12/08

INFORME TÉCNICO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA 04/12/08 INFORME TÉCNICO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA 04/12/08 1. Indicação. A vacina é indicada para prevenir a doença e pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade nas áreas endêmicas (onde há casos

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS PARANÁ Semanas Epidemiológicas 25/2014

INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS PARANÁ Semanas Epidemiológicas 25/2014 INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS PARANÁ Semanas Epidemiológicas 25/2014 CENTRO DE INFORMAÇÕES E RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CIEVS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DE AGRAVOS ESTRATÉGICOS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Saúde Considerando a confirmação de um caso de sarampo e quatro fortemente suspeitos no Ceará; Considerando a confirmação de surto de sarampo em Pernambuco e casos confirmados relacionados à importação, nos

Leia mais

Algoritmo para classificação. das notificações de casos de. Gripe A (H1N1)

Algoritmo para classificação. das notificações de casos de. Gripe A (H1N1) Algoritmo para classificação das notificações de casos de Gripe A (H1N1) Situações para sua aplicação Roberto Dusi, Lívia Sant anna, Rosa Mossri, Adarc Flor, Ana Maria, Sueli Sabino, Rosilene Rodrigues,

Leia mais

Atenção à Saúde Indicadores de atenção preventiva

Atenção à Saúde Indicadores de atenção preventiva Ind030203RNE - Proporção de crianças com esquema vacinal básico completo na idade-alvo, por ano, segundo Brasil, Região Nordeste, regiões Indicador Proporção de crianças com esquema vacinal básico completo

Leia mais

DENGVAXIA vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada)

DENGVAXIA vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) Modelo de Bula Página 1 de 7 DENGVAXIA vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Pó liofilizado injetável e diluente para suspensão injetável. - Cartucho contendo

Leia mais

vacina sarampo, caxumba, rubéola

vacina sarampo, caxumba, rubéola vacina sarampo, caxumba, rubéola Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Pó liófilo injetável Cada dose de 0,5 ml da vacina reconstituída contém não menos que: vírus de sarampo 1.000 CCID 50 *, vírus de

Leia mais

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA PONTOS-CHAVE Permite determinar a presença e os níveis de anticorpos IgG a mais de 200 alimentos. A análise é realizada em duplicado a cada um dos alimentos,

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. Pó liófilizado para reconstituição com diluente para administração subcutânea.

LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. Pó liófilizado para reconstituição com diluente para administração subcutânea. LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES Pó liófilizado para reconstituição com diluente para administração subcutânea. Embalagens com: 1,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES INFORME TÉCNICO CAMPANHA PARA ATUALIZAÇÃO DO ESQUEMA

Leia mais