Estudo do Pentateuco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo do Pentateuco"

Transcrição

1 1 Bibliografia básica Estudo do Pentateuco BLENKINSOPP, J. The Pentateuch. An introduction to the First Five Books of the Bible. London New York, 1992 (tradução espanhola, Estella Navarra, 1999). CRUSSEMANN, F. A Tora. Vozes, Petrópolis GÁRCIA LÓPEZ, F. O Pentateuco. Paulinas, São Paulo GÁRICA LÓPEZ, F. O Pentateuco. Vol. 3a. Ave Maria, São Paulo DE PURY, A. (ed.). O Pentateuco em questão: as origens e a composição dos cinco primeiros livros da Bíblia à luz das pesquisas recentes. Vozes, Petrópolis SCHMIDT, W. H. Introdução ao Antigo Testamento. Sinodal, Porto Alegre SKA, J. L. Introdução à leitura do Pentateuco. Loyola, São Paulo ZENGER, E. (ed.) Introdução ao Antigo Testamento. Loyola, São Paulo Noções introdutórias Tomemos Dt 1,1-5, como leitura inicial e introdução ao nosso estudo do Pentateuco. Que se percebe neste texto? Vê-se que uma voz anônima se apresenta e introduz as palavras que Moisés dirigiu a todo o Israel. Esta voz é do narrador que entra em cena como uma ponte colocada sobre o rio Jordão ligando as suas duas margens. Uma ponte que liga o presente do narrador e do seu ouvinte ao passado do seu povo. Para manter viva a voz de Moisés, que transmitia a voz de Deus, a voz do narrador se apresenta e coloca a voz de Moisés diante dos seus ouvintes. Acontece um elo entre épocas diversas, mas ao mesmo tempo indica que existe uma tradição viva. Quem lê ou escuta a voz do narrador, escuta a voz de Moisés que escuta a voz de Deus. O mesmo se dá com Jesus: quem vos recebe, a mim recebe e quem me recebe, recebe o que me enviou (Mt 10,40). Há entre o ouvinte-leitor e a voz de Moisés uma distância, marcada pelas duas margens do rio Jordão, que se unem na voz do narrador. No estudo e análise de qualquer obra literária é fundamental, para um bom aproveitamento, perceber, investigar e conhecer os dados que favorecerão o estudo de tal obra. Por exemplo: o nome do livro, a estrutura e o conteúdo, limites, dados de composição: autoria, data, lugar, circunstâncias etc. O Pentateuco é uma obra literária peculiar em vários aspectos. Em primeiro lugar, porque os estudiosos não chegaram a um acordo sobre a autoria ou sobre o redator final. Não existe uma palavra final que responda de forma plausível sobre o seu processo de formação. Este desacordo se converteu numa das principais questões para a exegese do Antigo Testamento. Por causa

2 2 Noções Introdutórias disso, não existe, também, um acordo sobre a extensão deste primeiro Corpus da Bíblia. Em segundo lugar, porque o Pentateuco apresenta-se como um conjunto literário extremamente complexo e possuidor de uma riqueza literária extraordinária. Complexidade e riqueza literária são dois traços típicos do Pentateuco, visto que possui textos com formas literárias diversas: relatos, leis, hinos, exortações etc. Todavia, tal complexidade existe devido aos problemas históricos presentes no texto, gerando as questões literárias que se tornam importantes para todos os que se aproximam do Pentateuco não só com a fé, mas também de forma crítica 1 : 1) Os relatos representam uma fonte confiável para o historiador moderno? 2) Em que contextos históricos (Sitz im Leben = contexto vital) os diferentes autores redigiram as diferentes tradições e/ou as reuniram num corpus literário? 2. Nome O termo Pentateuco é de origem grega penta,teucoj e significa cinco invólucros ou cinco estojos. Uma antiga tradição, que já se encontra na versão grega dos LXX, apresenta a t como um conjunto de cinco rolos: Gênesis (Gn), Êxodo (Ex), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronômio (Dt). O termo Pentateuco foi empregado pela primeira vez por Tolomeu, um gnóstico do séc. II d.c. em sua carta a Flora 2. Tertuliano (Adv. Marc., 1,10) latinizou o termo no início do séc. III d.c. em pentateuchus (liber) e Santo Isidoro (Etym., 6,22,1.2) converteu-o em um vocábulo neutro Pentateuchum. O Pentateuco é o livro que os judeus designavam com o nome de t (deriva da raiz hebraica hrt) e significa instrução e lei. Sabe-se que se escrevia, antigamente, em rolos de pele que eram guardados em vasilhas, estojos ou ânforas (em grego teu,coj = Pentateuco). Um único rolo é manuseado com facilidade se não for muito volumoso. Uma obra extensa, em função da praticidade, era divida em várias partes. Por isso, o rolo do Pentateuco foi dividido em cinco quintos (pe,nta) para facilitar a sua conservação, o seu transporte para o lugar da leitura, o seu manuseio e a sua reprodução, quando se fazia necessária, visto que o material tinha um curto tempo de vida útil. Cada uma destas cinco partes, ou rolos, é designada em hebraico pela primeira palavra importante do seu texto, assim temos: 1 Cf. Leonardo A. FERNANDES, Leituras inaceitáveis (espúrias) da Palavra de Deus, Coletânea 15 (Jan-Jun 2009) pp Consevada em S. Epifânio, Adv. Haer., 33,4.1 (PG 41,560).

3 3 tyviareb. () 3 tamv. () 4 = no princípio = nomes ar'q.yiw:. () 5 = e chamou rb;d>mib. () 6 ~yrib'd>h; () 7 = no deserto = as palavras Os judeus residentes em Alexandria, responsáveis pela versão grega dos LXX, designaram estes livros com nomes que, de algum modo, refletissem o seu conteúdo e tais nomes são os que usamos em nossas versões em vernáculo: Gênesis (Ge,nesij), para indicar a origem do mundo e das criaturas; Êxodo ( ;Exodoj), para indicar a saída do Egito; Levítico (Leuitico,n), para indicar a legislação relativa aos levitas ; Números ( variqmoi,), por causa dos recenseamentos relatados; Deuteronômio (Deuterono,mion), para indicar a segunda lei 8 dada nas planícies de Moab, que completariam as prescrições dadas no Sinai. Os judeus denominaram t o primeiro Corpus da sua Bíblia. Mas que significa o termo t? Na Bíblia hebraica, o termo t pode designar: a) uma lei, uma prescrição isolada e concreta (cf. Lv 6,2.7.8; 7,1; Nm 6,13). b) uma coleção mais extensa de prescrições legislativas (cf. Lv 11,46; 26,46). c) pode ter um sentido mais complexo e mais teológico. Em 2Rs narra-se a descoberta de uma Lei no Templo durante o reinado de Josias e designa este documento como livro da t (cf. 2Rs 22,8.11) ou como livro da Aliança (cf. 2Rs 23,2.21). Esta Lei corresponde provavelmente ao antigo núcleo do livro do Deuteronômio (Dt 12 26*). A reforma religiosa empreendida por Josias se apresenta detalhada em 2Rs 23, mas está de acordo com a legislação dada em Dt 12. A t aqui representa, então, o documento da aliança onde se expressa a relação privilegiada entre Deus e o seu povo. A palavra t é empregada neste mesmo sentido em Dt 1,5 para designar o conjunto do livro, que contém as palavras que Moisés dirigiu a todo o Israel. Ela reúne e combina relatos e leis. Os relatos falam das façanhas realizadas pelo 3 Preposição + substantivo comum feminino singular absoluto. 4 Substantivo comum masculino plural no estado constructo. 5 Conjunção + verbo no qal com waw consecutivo imperfeito 3 a masc.sg. 6 Preposição + substantivo comum masc.sg. no estado constructo. 7 Artigo + substantivo comum masculino plural absoluto. 8 Como veremos mais adiante, a nomeclatura deuteronômio não significa uma segunda lei no sentido estrito, mas possui o valor de cópia da lei (cf. Dt 17,18)

4 4 Noções Introdutórias Senhor a favor de Israel, e as leis, manifestam o compromisso de Israel para com seu Deus. A t, então, é vista e apresentada como a história de salvação e libertação. Nesta, a iniciativa pertence sempre ao Senhor, que dá as leis e as prescrições para Israel, que se compromete em respeitá-las como resposta à oferta salvífica, que é dom de Deus. Desta forma, o Pentateuco aparece como relato e texto normativo indissociáveis. O relato fundamenta a fé que se torna conduta de vida Divisão e Conteúdo A divisão do Pentateuco em cinco livros foi realizada levando-se em conta pontos de ruptura importantes: a) O livro do Gênesis inicia com os relatos da criação e termina com o relato dos Patriarcas, falando da morte de José; b) O livro Êxodo começa a história do povo de Israel no Egito, lembrando José, e termina com YHWH tomando posse da tenda-santuário; c) O livro do Levítico abre-se com YHWH falando a Moisés, e por ele a todo o povo, não mais do Sinai, mas da tenda-santuário, fazendo a regulamentação do culto. O livro termina falando das ordens de YHWH a Moisés no monte Sinai. d) O livro dos Números liga o Sinai à tenda-santuário, local onde YHWH fala a Moisés; retoma-se a marcha do Sinai em direção à terra prometida e termina aludindo aos mandamentos e às normas dadas por YHWH a Moisés nas estepes de Moab, isto é, às portas da terra prometida. e) O Deuteronômio inicia-se com um discurso de Moisés nas estepes de Moab no dia da sua morte (Dt 1-30). Dt se liga claramente com o que se diz em Nm 27, Neste sentido, Dt 1 30 é o discurso de despedida de Moisés. O livro termina falando da morte de Moisés e de Josué seu sucessor na condução do povo. O Pentateuco, portanto, é uma obra literária que relata, num estilo histórico, uma sucessão de eventos encadeados entre si, começa com a criação do mundo e o aparecimento dos povos, segue com a história dos Patriarcas para acabar concentrando-se na origem de Israel: permanência no Egito e subida pelo deserto até chegar às portas de Canaã. É uma história continuada, a história que transformou um povo escravo no povo de Israel. 4. Delimitação Dado que a história iniciada em Gênesis parece continuar, sem rupturas após o Deuteronômio, em Josué, Juízes, Samuel e Reis, houve quem defendesse que a historiográfica original compreendia não somente os cinco primeiros livros, mas seis (Hexateuco), sete (Heptateuco), oito (Octateuco) ou nove livros (Eneateuco). 9 Cf. Oliver ARTUS, Aproximación actual al Pentateuco, (Cuadernos Bíblicos 106), ed. Verbo Divino, Estela 2001, 7.

5 5 O começo desta obra não cria, a princípio, algum tipo problema: é Gn 1,1. A dificuldade reside em precisar onde a obra terminaria. Os estudiosos classificam e propõem a extensão da obra de forma diferente: Dado que o livro de Josué parece continuar a narrativa dos fatos dados no Deuteronômio (Js 1,1: Depois da morte de Moisés... ), porque não conectar este livro aos precedentes? Desta forma, resulta que não teríamos mais um Pentateuco, mas um Hexateuco. Muitos críticos apóiam este ponto de vista, sustentado já no séc. XVII por Bonfrère, Spinoza, e posteriormente por Benzinger, Smend, Eissfeldt, Löhr, Mongenster, G. von Rad etc. G. von Rad ( ) fala, seguindo o seu mestre J. Wellhausen ( ), em Hexateuco = Pentateuco + Josué. Como a temática central do Pentateuco gira em torno da Promessa e da caminhada rumo à terra boa, que corre leite e mel, este estudioso mostra que a conclusão natural do percurso acontece no livro de Josué. Para G. von Rad, o Hexateuco se desenvolveu a partir de núcleos narrativos, chamados Credos históricos, resumos da história de Israel (cf. Dt 6,21-23; 26,5b-9; Js 24,2b-13). Nestes credos encontrar-se-iam antigas tradições litúrgicas que relacionam três temas narrativos: 1) a descida e a escravidão no Egito; 2) a saída do Egito; 3) a entrada na Terra Prometida. Outros críticos, porém, dentre os quais se destaca M. Noth, querem, ao contrário, separar o Dt do conjunto do Pentateuco, considerando-o como o prefácio de uma grande obra histórica, a obra deuteronomista, que se estenderia de Moisés até o exílio em Babilônia. Neste caso, se deveria falar de um Tetrateuco (cf. M. Noth; H.S. Nyberg; L. de Voux etc). M. Noth ( ), embora influenciado pela teoria de J. Wellhausen, preferiu falar de um Tetrateuco = Gn Nm. Ele lançou a hipótese de que estes quatro livros eram independentes no início, pois neles não se encontram a linguagem e o estilo do Dt/Dtr. As fórmulas repetidas, por exemplo, só aparecem em algumas breves passagens. Em Js não se encontra o estilo do Tetrateuco. Assim, Gn Nm e Dt Rs são dois mundos diferentes, e entre eles há uma cisão. Este estudioso faz esta afirmação pautando-se na teoria documentária, de modo que o Dt seria o primeiro livro da ODtr, Obra Deuteronomista de História que continua seu relato até 2Rs 25. O Dt seria a pedra angular, o fundamento e o critério empregado para elaboração de uma historiografia de Israel, cujas bases estão claramente presentes neste livro, que serviria de introdução. Então, o que se tem são dois blocos distintos: Gn Nm (Tetrateuco); Dt 2Rs (ODtr). Engnell, numa linha semelhante a M. Noth, postulou a hipótese de que o redator do Tetrateuco, Gn Nm seria o Sacerdotal P. Outros estudiosos, como E. Zenger, preferem falar de um Eneateuco: Gn 2Rs, visto que nestes nove livros existe uma história que vai das Origens do mundo até a destruição do Templo de Jerusalém, o consequente exílio em Babilônia (587 a.c.), mas termina num modo positivo (cf. 2Rs 25,27-30).

6 6 Noções Introdutórias O AT possui duas historiografias que correm paralelamente: o Eneateuco e a Obra do Cronista (1-2Cro + Esd e Ne), que se inicia com Adão e vai até a reconstrução do templo. As hipóteses não apresentaram uma solução convincente e satisfatória. As mais comuns são as que defendem a existência de um Tetrateuco, um Pentateuco, um Hexateuco. Destas três a mais defendida e utilizada é a do Tetrateuco. Todavia, recentemente avança a convicção de que, prescindindo do complexo fenômeno da formação do Pentateuco, o estado atual do texto não forma uma unidade autônoma, mas seria o começo de uma obra mais ampla. A trama narrativa iniciada em Gn 1 chega evidentemente até 2Rs. Todo este conjunto forma uma unidade literária bem articulada, fazendo com que o estudo de qualquer perícope do Pentateuco deva ser situada num contexto mais amplo: o Eneateuco. O Pentateuco, sem dúvida alguma, possui uma importância capital tanto para o judaísmo como para o cristianismo, uma vez que nesta obra está contida a T (Lei-Instrução) de Deus para o seu povo. Na T se expressa o modo como Deus quer que o homem se comporte diante d Ele, diante do seu próximo e no mundo. A T para o povo de Israel está na base da sua identidade religiosa e social, pois nela estão os traços peculiares que o diferenciava dos demais povos. 5. Breve ex-curso para se perceber o que aconteceu no estudo do Pentateuco O Método Histórico Crítico (MHC) possui muitas operações e algumas delas são etapas imprescindíveis, fundamentais e decisivas para uma correta interpretação dos textos: a) Crítica Textual; b) Análise filológica 10 ; c) Análise semântica 11. Existem, também, modalidades específicas como a Crítica Literária (usada no Pentateuco para se falar da crítica das fontes). No século XIX, o MHC era o modo como se estudavam as obras antigas, como a Ilíada e a Odisséia de Homero, os Diálogos de Platão etc. O objetivo do MHC era o de estabelecer a paternidade literária do texto e produzir ou reproduzir um texto que fosse o mais fiel possível ao texto autógrafo, isto é, ao texto antigo que saiu das mãos do seu autor ou à cópia mais próxima do original. Para isso, era necessário eliminar os acréscimos, expurgando aquilo que se considerava glosa posterior e que pertencia à épocas e mãos diferentes. 10 Disciplina histórico-lingüística que possui por objeto o conhecimento das civilizações do passado através dos documentos escritos que foram preservados ou encontrados pela arqueologia. Compreende a lingüística, a ciência literária, a história, a filosofia, a etnologia, a arqueologia e a crítica textual. 11 Disciplina científica que estuda o significado dos sinais lingüísticos, de palavras e frases. Na filosofia da linguagem é a doutrina das relações entre língua, experiência, realidade e pensamento. A semântica é importante na exegese bíblica, sobretudo em relação à lexicografia e à análise do hebraico-aramaicogrego sobre o plano da comparação cultural do Oriente com o ambiente posterior de compreensão bíblica (Ocidente).

7 7 O mesmo procedimento foi aplicado ao estudo dos textos bíblicos. O pressuposto geral admite que os textos bíblicos são históricos e que foram se formando com uma complexa história literária, recebeu enriquecimento, acréscimos e desenvolvimentos. A razão dos acréscimos se dá porque os textos bíblicos, por serem antigos, possuem diferentes situações históricas e culturais que, com o passar do tempo, necessitavam de novas versões e adaptações às novas realidades da comunidade que os transmitia. O estudioso, de forma empírica e crítica, olha e vê que os textos não apresentam homogeneidade de vocabulário, de formas literárias, de ideologia e ainda possuem anomalias literárias. A repetição de um texto representa uma nova interpretação. Conta-se uma segunda vez com uma outra intenção. As tensões ideológicas não se coadunam; a lógica ocidental não funciona como a lógica oriental e se verificam claros sinais de harmonizações redacionais com acréscimos no início e no fim de um escrito. Por exemplo: Onde existe diferença de idade, pode-se estar diante de diferentes fontes ou paternidade textual; Onde existe ordem e autoridade superior, pode-se estar diante de uma temática que polemiza contra os falsos profetas ou os falsos sacerdotes, visto que eram duas classes que disputavam o controle do povo quando a monarquia era fraca, perdera o seu poder ou deixara de existir; Onde existe diversidade teológica em torno da Lei, da Retribuição, do Templo, do Messianismo e do Monoteísmo. Essas observações servem para os estudiosos falarem de diversidade de autores. O difícil é traçar e descobrir no texto os extratos redacionais. Busca-se o que é homogêneo e segue-se o que é igual do ponto de vista do estilo, da forma e da linha teológica. Isto está na base da Antologia, isto é, uma coleta de textos dos melhores autores de uma literatura ou de um período histórico ou uma escolha de páginas da obra de um único escritor ou ainda de obras que tratam de uma mesma temática. Este procedimento é típico para o estudo do Pentateuco e para confrontar e separar no livro de Jeremias o que seria de Jeremias do que seria releitura de Jeremias. A abordagem diacrônica busca determinar os extratos literários e tenta traçar a evolução do texto para explicar a história da formação do texto. É uma operação lícita e plausível, mas não é capaz de explicar e dizer tudo sobre um texto em questão.

8 8 Noções Introdutórias Por exemplo: Gn 1,1 2,4a e Gn 2,4b-25 são melhor entendidos quando se postula e se reconhece a existência de dois autores e de duas épocas diferentes, com objetivos teológicos também diferentes. É preciso, contudo, fazer uma avaliação geral dos limites internos e dos limites da natureza hermenêutica. 1) O que é convincente na metodologia aplicada à uma grande literatura bíblica, como no caso do Dtr e da suposta fonte Q no estudo dos Evangelhos Sinóticos, aparece problemático quando usada a um pequeno material literário, pois o aspecto conjetural prevalece sobre o que é objetivo. Não há resultados, na maioria das vezes, porque não há consenso entre os estudiosos. Exagera-se na avaliação, outorga-se patente às incoerências. A criteriologia literária vária tanto porque vária também a interpretação de um autor a outro autor, inclusive nas incongruências das gramáticas. Deve-se ponderar e dizer que um trabalho é realmente considerado científico, quando usa e apresenta argumentos bem fundamentados e plausíveis. 2) Estabelecer um texto como autêntico ou não autêntico é um caso ideal que até pode ser convincente, mas para um estudioso que respeita a Divina Revelação, prevalece o texto como ele é, com tudo o que ele comporta de problemático e na ordem em que ele aparece no cânon. Quando um texto não é homogêneo, não quer dizer que não se deva assumir a sua totalidade textual e considerar tudo nele como inspirado. Assim, tirar o espúrio, cancelar para purificar o texto não é uma melhor postura hermenêutica. A modalidade separatista é muito problemática, pois as fontes são complementares e não possuem a pretensão de cancelar um texto anterior. Não se pode interpretar o Deutero-Isaías (Is 40 55) fora da sua relação com o Proto-Isaías (Is 1 39*) e o Trito-Isaías (Is 56 66), pois as fontes são integrantes. Não é lícito pensar que o redator final de um texto bíblico não sabia o que estava fazendo. A harmonia textual que eu busco e quero encontrar é fruto da minha lógica aplicada ao texto, mas não é fruto da lógica pensada pelo autor, que possui a sua base retórica própria e com uma coerência que o estudioso é chamado a encontrar. Se um texto coloca o gênero lamentações e louvor lado a lado, é preciso aceitar o critério da diferença usado pelo redator final, pois tudo está interligado para formar um complexo e porque a verdade não é tão elementar quanto eu penso que ela seja. O procedimento que não valoriza o texto integral assemelha-se ao trabalho num campo arqueológico no qual se quer revelar os seus vários extratos. O texto é tratado como uma grande confusão e o estudioso busca organizá-lo por camadas literárias.

9 9 É preciso admitir que o MHC para ser válido desembocará no texto no seu estado final e que a abordagem sincrônica é tão legítima como a diacrônica, pois tentará explicá-lo como o texto está e foi redigido. É o texto último, no seu estado final que deve ser interpretado e não somente as partes reconhecidas pela abordagem diacrônica. Alguns pressupostos válidos A literatura bíblica é devedora da literatura circunvizinha, pois o autor usa o dado já usado e conhecido para realizar sua obra com um objetivo específico. Que é um gênero literário? É uma modalidade que identifica o que é próprio de cada coisa: piada, receita, lei, horóscopo etc. Os elementos são próprios de cada coisa. É importante entender a organização de um texto e pelo seu gênero se vê melhor como os elementos chegam a formar o produto final. Todavia, é preciso perceber as mudanças e fazer o confronto com gêneros semelhantes e na comparação ressaltar o que é igual do que é diferente. Quando se lê a Bíblia é preciso entender a sua linguagem, o seu modo de narrar, pois a mudança de gênero nem sempre é sinal de mudança de autor, que intencional-mente pode ter objetivado chamar a atenção do ouvinte-leitor com sua(s) escolha(s).

Linha do tempo. A História é a grande mestra. Aprendamos dela! Importa saber ler

Linha do tempo. A História é a grande mestra. Aprendamos dela! Importa saber ler Linha do tempo A História é a grande mestra Aprendamos dela! Importa saber ler 1 Como ler a História Linha reta: tudo já está determinado. Não há participação, nem liberdade Círculo: tudo se repete. O

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Jörg Garbres Ms. De Teologia O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Introdução ao AT e sua importância Introdução O AT faz parte do Cânon da cristandade! O AT abrange 4/5 da Bíblia! O AT é testemunho

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO A Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão 2 A Habilidades: Identificas as diferenças e semelhanças entre as religiões

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 2. Direito como objeto de conhecimento. Conforme pudemos observar nas aulas iniciais

Leia mais

Apresentação da Professora. Pentateuco. Aula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Organização da Aula

Apresentação da Professora. Pentateuco. Aula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Organização da Aula Pentateuco Aula 1 Profa. Me. Angela Natel Apresentação da Professora Licenciada em Letras Português Inglês pela PUC/PR Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis Mestra em Teologia pela PUC/PR Associada

Leia mais

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano A Bíblia, na parte denominada Antigo Testamento (Torá), é o principal documento da história dos hebreus. Foi escrita ao longo

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de

A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de Aula 1 19/11/2014 A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da santa trindade.) A Trindade pode ser definida

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Aula 1 Introdução e definição de termos

Aula 1 Introdução e definição de termos Aula 1 Aula 1 Introdução e definição de termos - Apresentação da Teologia do Culto (Adoração e Louvor - Definição dos principais termos relacionados à matéria Objetivo: ao final da aula, o aluno terá em

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER Duas explicações da Origem do mundo palavra (a linguagem verbal) associada ao poder mágico de criar. Atributo reservado a Deus. Através dela ele criou as

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 11 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Breve Histórico do Raciocínio Lógico

Breve Histórico do Raciocínio Lógico Breve Histórico do Raciocínio Lógico Enquanto muitas culturas tenham usado complicados sistemas de raciocínio, somente na China, Índia e Grécia os métodos de raciocínio tiveram um desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus 5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus Através do estudo dos evangelhos é possível captar elementos importantes da psicologia de Jesus. É possível conjeturar como Jesus se autocompreendia. Especialmente

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Ementas do Curso de Teologia. Código Disciplina Créditos

Ementas do Curso de Teologia. Código Disciplina Créditos Ementas do Curso de Teologia 601 ACONSELHAMENTO 5 75 Desenvolvimento das condições de prestação de ajuda às pessoas com necessidades diversas. Aplicação de conhecimentos psicológicos e espirituais no trabalho

Leia mais

Livros Históricos. Introdução

Livros Históricos. Introdução Livros Históricos Introdução Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Cânon Judaico: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel,

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Antonio Manzatto J. Décio Passos José Flávio Monnerat. a força dos pequenos. teologia do Espírito Santo

Antonio Manzatto J. Décio Passos José Flávio Monnerat. a força dos pequenos. teologia do Espírito Santo Antonio Manzatto J. Décio Passos José Flávio Monnerat a força dos pequenos teologia do Espírito Santo Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão:

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa 6 o ano 1 o bimestre PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa Escola: Nome: Turma: n o : Leia com atenção o texto a seguir, para responder às questões de 1 a 4. Lisboa: aventuras tomei um expresso cheguei de

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental Aulas 6 e 7 A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) III- I- Local: Economia: região da agricultura, Palestina pastoreio ( Canaã (rio ou Jordão) terra prometida ). e comércio Atualmente:

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Os salvos que já morreram ainda não se encontraram com o Senhor? (1Ts 4.13-18)

Os salvos que já morreram ainda não se encontraram com o Senhor? (1Ts 4.13-18) Os salvos que já morreram ainda não se encontraram com o Senhor? (1Ts 4.13-18) Compreendendo o destino humano 1 por Paulo Sérgio de Araújo Conforme a antropologia bíblica, a natureza humana consiste de

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA FILOMENA MARIA RATES SOARES VITOR TENÓRIO NOVA

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 08/06/2015 Avaliação de História 6º ano FAF Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 1. Nome Completo: * 2. Número: 3. Série: * Marcar apenas uma oval. 6ºA 6ºB Na Grécia Antiga se desenvolveu uma

Leia mais

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS5REIS DE ISRAEL 0 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL INTRODUÇÃO Nunca tinha sido intenção de Deus dar um rei a Israel. Um após outro, esses

Leia mais

Utilização do BibleWorks BHS

Utilização do BibleWorks BHS Utilização do BibleWorks BHS Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Introdução O software BibleWorks é um programa para todos aqueles que trabalham com textos bíblicos. O programa

Leia mais

Livros Históricos 2 SEFO 2013 Livros de 1 e 2 Crônicas- 2ª Aula

Livros Históricos 2 SEFO 2013 Livros de 1 e 2 Crônicas- 2ª Aula Livros Históricos 2 SEFO 2013 Livros de 1 e 2 Crônicas- 2ª Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático Seção Título Slide 1. Introdução

Leia mais

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO 25-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Como se deu a entrada messiânica em Jerusalém? No tempo estabelecido,

Leia mais

Deus tem o melhor pra mim

Deus tem o melhor pra mim Deus tem o melhor pra mim Is 1:19 "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor da terra." Numa tradução mais original deste versículo, encontramos algo mais ou menos assim: Is 1:19 "Se vocês estiverem

Leia mais

Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum

Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum 1- O que distingue a atitude científica da atitude costumeira ou do senso comum? Antes de qualquer coisa, a ciência desconfia da veracidade de nossas

Leia mais

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS Gustavo Leal - Toledo 1 RESUMO Pretende-se mostrar, neste trabalho, que a Exposição Metafísica não depende da Exposição Transcendental nem da geometria euclidiana.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES Introdução ao tema A importância da mitologia grega para a civilização ocidental é tão grande que, mesmo depois de séculos, ela continua presente no nosso imaginário. Muitas

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Virgindade perpétua de Maria Santíssima

Virgindade perpétua de Maria Santíssima Virgindade perpétua de Maria Santíssima Maternidade e virgindade são alternativas da mulher, que se excluem por natureza, que Deus quer reunir milagrosamente na sua Mãe. Os textos mais antigos chamam a

Leia mais

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota História de Israel Aula 5 História de Israel Ricardo Cota Salmos 66 : 4 Conhecendo a DEUS através da história do seu povo. Êxodo O Povo no Egito Gênesis 50 : 15 26. Povo na terra de GÓSEN; Êxodo 12: 40-41;

Leia mais

Curso Bíblico Básico

Curso Bíblico Básico Curso Bíblico Básico Euaggelion (euaggelion) boa notícia se referia a uma proclamação; Palavra usada para indicar vitória em batalhas, nascimento ou presença de um imperador (mundo romano); Na LXX indica

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO

PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / 6º ANO Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio (Sl 90,2) OS

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai Cláudio Ribeiro Objetivos Avaliar a doutrina de Trindade suas raízes, premissas fundamentais, ênfases e mudanças no contexto global da história da Igreja e as

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

As três revelações divinas: Moisés, Jesus e Kardec

As três revelações divinas: Moisés, Jesus e Kardec FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo I Metodologia para o estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita As três revelações

Leia mais

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS 1 1. CONCEITO BÁSICO DE DIREITO Somente podemos compreender o Direito, em função da sociedade. Se fosse possível ao indivíduo

Leia mais