ÉTICA PUBLICIDADE PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÉTICA PUBLICIDADE PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A"

Transcrição

1 ÉTICA NA PUBLICIDADE

2 ÉTICA Ética significa CARÁTER, MODO DE SER. Isso vale tanto para indivíduos como para grupos da sociedade.???? A Palavra é originária do Grego - Ethos - costume, comportamento, caráter, modo de ser, hábito, forma de vida;

3 Ética é o estudo do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.

4 Afinal, o que é ética? Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca...

5 MORAL O termo moral é derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes. Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada"

6 Ou seja, são regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo. Moral conforme o tempo: Veja o chapéu, antes era desrespeitoso e imoral andar com a cabeça descoberta. Do rico ao homem do povo, todos traziam os seus chapéus nas cabeças.

7 Era moral de antigamente, que o cabelo da mulher fosse comprido. Mulher de cabelo curto só a prostituta usava.

8 Na Turquia é obrigatório, num jantar, o convidado dar, após a refeição, um sonoro arroto. Prova de que gostou da comida oferecida pelo dono da casa...caso não o faça, é considerado desrespeitoso.

9 Alguns diferenciam ética e moral de vários modos: 1. Ética é princípio, moral são condutas específicas; 2. Ética é permanente, moral é temporal; 3. Ética é universal, moral é cultural; 4. Ética é regra, moral é conduta da regra; 5. Ética é teoria, moral é prática.

10 Filme ética.mpeg

11 Tipos de Ética

12 Ética pessoal: diz respeito à ação individual. Ter ética é,ter consciência ou caráter. É ter seus valores e princípios alicerçados nas suas convicções.

13 Ética Pública (ou social): diz respeito à responsabilidade da sociedade como um todo pelo BEM COMUM. Aqui entra a ética política.

14 Ética Profissional: diz respeito à forma específica de agir da pessoa em sua atividade profissional. Ao assumir uma profissão assume-se uma responsabilidade com esta prática.

15 Comunicação ética No caso específico dos Meios de Comunicação de massa o poder político e econômico são determinantes nos relacionamentos a ponto de ditarem as regras. Em primeiro lugar, valem os valores e princípios dos donos ou da organização que dirigem os meios. Além da ética na concorrência.

16 A audiência e a ética A disputa de audiência da parte dos meios de comunicação social, especialmente a televisão é bastante polêmica. Vigora regulamentação por faixa horária indicativa da idade adequada para o programa que será apresentado. Mas, são constantes os casos em que esse critério não se aplica. Hoje, praticamente, vale tudo. Apelações não faltam.

17 Se você vai assumir a publicidade como profissão, você deve assumir também todo o Código de Autoregulamentação Publicitária aplicado pelo CONAR. MAS O QUE É O CONAR?

18 CONAR Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária

19 1 - DEFINIÇÃO: O CONAR é uma organização da sociedade civil, é uma ONG, fundada e mantida pela propaganda brasileira, ou seja, pelas agências de publicidade, por empresas anunciantes e veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio e televisão e outdoor; mais tarde, aderiram as associações de tv por assinatura, internet e cinema).

20 2 - OBEJTIVO: O CONAR foi criado com o objetivo de atribuir, estabelecer e aplicar as normas éticas aplicáveis à publicidade,que estão dispostas no Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, de modo a evitar a veiculação de anúncios e campanhas de conteúdo enganoso, ofensivo, abusivo ou que desrespeitam, entre outros, o direito concorrencial.

21 3 BREVE HISTÓRICO O Código de Auto-regulamentação não é tão repreensivo quanto parece, pelo contrário, devido ao surgimento dele que o setor da propaganda brasileira, se livrou da ameaça sugerida pelo governo federal, que pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda.

22 Se a lei fosse implantada, nenhum anúncio poderia ser veiculado sem que antes recebesse um carimbo De Acordo ou algo parecido.

23 O Código foi aprovado em 1978 pelo III Congresso Brasileiro de Propaganda.

24 15/02/2011

25 Na ocasião os principais redatores que o elaboraram foram os publicitários Mauro Salles e Caio Domingos. Mauro Salles Agência Publicis Brasil

26 Logo em seguida, foi fundado o CONAR, uma ONG encarregada de fazer valer o Código. Desde então e até esta data, o CONAR já instaurou mais de processos éticos e promoveu um sem-número de conciliações entre associados em conflito. 1ª Sede do CONAR

27 Janeiro de 1988 A J.Walter Thompson, agência voluntária do CONAR, cria campanha com testemunhais de artistas e jornalistas.

28 Outros anúncios sobre o CONAR

29 Filme CONAR.mpeg

30 Atualmente as normas éticas estão dispostas em 50 artigos e 20 anexos específicos sobre publicidade de alimentos, refrigerantes, cervejas, vinhos e demais bebidas alcoólicas, automóveis, medicamentos isentos de receita médica, etc. Sede Nacional Conjunto Nacional da Avenida Paulista São Paulo O CONAR não julga propaganda política. A propaganda política é fiscalizada pelos Tribunais Eleitorais.

31 4 - ESTRUTURA O Conar tem estatuto e diretoria próprios. É mantido por empresas anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. O Conselho de Ética da instituição é formado por publicitários e por representantes da sociedade civil (médicos, advogados, jornalistas, dentre outros), todos voluntários, que se reúnem em câmaras nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

32 DIRETORIA ATUAL DO CONAR

33 5 COMO FUNCIONA O CONAR O anúncio foi veiculado. Se alguém (consumidor, concorrente, autoridade pública) sentir-se prejudicado ou ofendido por essa publicidade poderá apresentar queixa ao CONAR. Falhas poderão também ser detectadas pelo serviço de monitoria do CONAR. Essas hipóteses darão início a um processo que determinará o exame do anúncio pelo Conselho de Ética, composto por representantes das agências de publicidade, dos anunciantes, dos veículos e dos consumidores.

34 O resultado final, a recomendação do Conselho, poderá determinar a alteração do anúncio ou impedir que ele venha a ser veiculado novamente. A decisão poderá, ainda, propor a Advertência do Anunciante e ou sua Agência e, excepcionalmente, a Divulgação Pública da reprovação do CONAR. Se resultar que o anúncio não fere qualquer dispositivo do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, a denúncia será arquivada.

35 Quando o anúncio for denunciado pelo CONAR, o anunciante e a agência terão prazo formal para defenderem-se ou oferecerem esclarecimentos. Essa defesa será anexada ao processo e um membro do Conselho de Ética, designado como relator, estudará o caso e emitirá sua opinião. Em sessão de julgamento da respectiva Câmara, o assunto será debatido e levado a votos. Dessa decisão, sempre cabe recurso.

36 Gráfico Como funciona o CONAR

37 Representantes de anunciantes e agências aguardam para participar das reuniões das Câmaras

38 Conselheiros e representantes de anunciantes e agências participam do julgamento e votação. O surpreendente é saber que todos trabalham sem ganhar um centavo. Muitas vezes sequer a notoriedade, já que as próprias atribuições do Conar o obrigam a manter um comportamento low profile, fugindo dos holofotes do noticiário. Luiz Celso de Piratininga vice presidente do CONAR

39 Você pagaria alguém para colocar limite no seu trabalho? Os publicitários fazem isso há anos.

40 Boletins do CONAR.

41 As decisões do CONAR são rigorosamente respeitadas pelos veículos de comunicação, que não voltarão a veicular o anúncio reprovado. GRÁFICO - CONAR EM 2007

42 GRÁFICO BEBIDAS ALCOOLICAS E TELEFONIA OS MAIORES PROBLEMAS COM O CONAR

43 ENTIDADES FUNDADORAS DO CONAR ABA - Associação Brasileira de Anunciantes ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV ANER - Associação Nacional de Editoras de Revistas ANJ - Associação Nacional de Jornais Central de Outdoor

44 Os preceitos básicos que definem a ética publicitária são: - todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país;

45 -deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais;

46 -deve respeitar o princípio da leal concorrência;

47 - deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta;

ÉTICA PUBLICIDADE PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

ÉTICA PUBLICIDADE PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A ÉTICA NA PUBLICIDADE ÉTICA Ética significa CARÁTER, MODO DE SER. Isso vale tanto para indivíduos como para grupos da sociedade.???? A Palavra é originária do Grego - Ethos - costume, comportamento, caráter,

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A Os Artigos 2º, 3º e 4º da Seção 1, relatam que é de responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor qualquer propaganda ofensiva, depreciativa e

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

O que é uma Rádio Comunitária?

O que é uma Rádio Comunitária? O que é uma Rádio Comunitária? 3 É uma emissora de rádio FM operada em baixa potência e cobertura restrita. Ela ajuda ao desenvolvimento local mediante a divulgação de eventos culturais e sociais, acontecimentos

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

REGULAMENTO 2º PRÊMIO MARANHENSE DA PROPAGANDA

REGULAMENTO 2º PRÊMIO MARANHENSE DA PROPAGANDA 1 DA EMPRESA PROMOTORA REGULAMENTO 2º PRÊMIO MARANHENSE DA PROPAGANDA 1.1 A Televisão Mirante Ltda, empresa afiliada Rede Globo, com sede na capital do estado do Maranhão, à Avenida Ana Jansen, 200, São

Leia mais

Ética na Publicidade: em defesa da criança e do adolescente 1

Ética na Publicidade: em defesa da criança e do adolescente 1 Ética na Publicidade: em defesa da criança e do adolescente 1 Patrícia Alessandra de SOUZA 2 Sodré BORGES 3 Stephania Stefanello Ribeiro GOMES 4 Maria Alice Campagnoli OTRE 5 UNIGRAN- Centro Universitário

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI INSTRUÇÕES GERAIS

EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI INSTRUÇÕES GERAIS EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI São convocados os senhores usuários dos serviços das empresas Telemar Norte Leste S.A., Oi S.A. e Oi Móvel S.A. (em conjunto denominadas

Leia mais

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2013

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2013 RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional FM para

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS Os objetivos deste modelo de regimento visam a padronização de critérios importantes para melhorar o funcionamento da comissão, estabelecer condições mínimas de composição e fortalecer a comissão junto

Leia mais

E agora, o que mudou?

E agora, o que mudou? ELEIÇÕES 2016 E agora, o que mudou? Sobre Candidaturas Prazo de filiação partidária 06 meses antes do pleito. O prazo de domicílio eleitoral continua de 1 ano (Art. 9º da Lei 9.504/97) Prazos de desincompatibilização

Leia mais

5 - O que significa ser voltado para orientação, análise e avaliação dos serviços?

5 - O que significa ser voltado para orientação, análise e avaliação dos serviços? 1 - Qual é a Resolução que fala sobre os Conselhos de Usuários? Resolução N o 623, de 18 de Outubro de 2013, e pode ser encontrada no site da ANATEL (www.anatel.gov.br) 2 - O que é o Conselho de Usuários?

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO Participação Política e Cidadania Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir O Que é participação política? O conceito de participação política tem seu significado fortemente

Leia mais

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 1. Objetivo EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 2016 1.1 Este edital estabelece as regras de participação na batalha de bandas 6º Cangaço Rock Fest. 1.2 A batalha de bandas tem

Leia mais

A área de Research é considerada uma área separada por controle de acesso físico (Chinese Walls) com o objetivo de:

A área de Research é considerada uma área separada por controle de acesso físico (Chinese Walls) com o objetivo de: 1. INTRODUÇÃO Em atendimento a instrução CVM 483 de 6 de Julho de 2010, e alterações posteriores, o Banco Santander Brasil S.A. demonstra o cumprimento das disposições aplicáveis às atividades dos analistas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ALMACO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ALMACO ALMACO A ALMACO ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE MATERIAIS COMPÓSITOS e suas Associadas resolvem estabelecer e consolidar o presente CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA, consoante o estabelecido abaixo : Considerando

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.501. Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio.

CIRCULAR Nº 3.501. Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio. CIRCULAR Nº 3.501 Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 15 de

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO

PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO Constituição Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos

Leia mais

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com Marketing Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com 1. Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios

Leia mais

A PUBLICIDADE E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A PUBLICIDADE E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROPAGANDA ENGANOSA A PUBLICIDADE E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Com a vigência do CDC, aprovado em 1990, a publicidade passou a integrar o contrato celebrado com o consumidor, produzindo todos os

Leia mais

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Está em Consulta Pública, até o próximo dia 12 de setembro, o processo de indicação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL - APROVADO EM 29.09.1947 -

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL - APROVADO EM 29.09.1947 - CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL - APROVADO EM 29.09.1947 - INTRODUÇÃO I Moral ou ética, pode ser conceituada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer

Leia mais

Prazo final para o alistamento eleitoral e transferências.

Prazo final para o alistamento eleitoral e transferências. CALENDÁRIO RESUMIDO RELATIVO ÀS ELEIÇÕES 2016 (Res. TSE 23.450/2015) 1º turno 02/10/16 2º turno 30/10/16 (se houver) 1º de janeiro 5 de março 2 de abril (sábado 6 meses antes) Data a partir da qual as

Leia mais

Regulamento do concurso de vídeo da Semana Cultural 2016 - Orgulho de ser IF Goiano Ação Facebook

Regulamento do concurso de vídeo da Semana Cultural 2016 - Orgulho de ser IF Goiano Ação Facebook Regulamento do concurso de vídeo da Semana Cultural 2016 - Orgulho de ser IF Goiano Ação Facebook 1. EMPRESA PROMOTORA: IF GOIANO-CAMPUS TRINDADE, estabelecida na AV. Wilton Monteiro da Rocha, S/N, Setor

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial Disciplina: Negócios Internacionais 1 Conceitos e Princípios É a ciência dos costumes

Leia mais

PARECER COREN-SP 010/2012 CT PRCI nº 99.093/2012 Ticket s nº 277.711, 279.026 e 293.554 Revisado e atualizado em 21/11/2013

PARECER COREN-SP 010/2012 CT PRCI nº 99.093/2012 Ticket s nº 277.711, 279.026 e 293.554 Revisado e atualizado em 21/11/2013 PARECER COREN-SP 010/2012 CT PRCI nº 99.093/2012 Ticket s nº 277.711, 279.026 e 293.554 Revisado e atualizado em 21/11/2013 Ementa: Dispensação de medicamentos. Função privativa de Farmacêutico. 1. Do

Leia mais

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, estratégias e o Ciclo de Vida de Produto UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 01.09.2011 Tipos de

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE MODALIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISEA/MS. 1. PROGRAMA 1.1 Definição/Conceito É um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam a partir de um mesmo referencial

Leia mais

NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS

NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS 10 de maio de 2016 NOTA AOS COMITÊS NACIONAIS E GRUPOS DA CCI SOBRE PROPOSTA DE ÁRBITROS I - Objetivo da Nota 1. Dada a importância de um sistema eficiente de nomeação de árbitros para a arbitragem da

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 1203634-1 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Proc. Criação Projeto III ETAPA 6ª Período

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB A Diretora da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Brasileiras - FIB, nos termos do artigo 12, inciso XXIII do Regimento Geral

Leia mais

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta.

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. JULHO DE 2006 Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira

Leia mais

REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA

REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA "A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola." Juan Deval

Leia mais

VERITAS E SERVEBEM. Luiz Carlos Bresser-Pereira

VERITAS E SERVEBEM. Luiz Carlos Bresser-Pereira VERITAS E SERVEBEM Luiz Carlos Bresser-Pereira Caso levantado para o curso de administração de empresas da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. 1962. Servebem S.A.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR O Núcleo de Projetos comunitários (NPC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3634-1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSO DE CRIAÇÃO PROJETO III ETAPA 6ª CH 04 ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

Únicas propagandas políticas permitidas: (I) Partidária: programa + inserções (Lei 9096/95) (II) Eleitoral (35 dias antes das eleições) (Lei 9504/97)

Únicas propagandas políticas permitidas: (I) Partidária: programa + inserções (Lei 9096/95) (II) Eleitoral (35 dias antes das eleições) (Lei 9504/97) Eleições 2016 A divulgação dos atos e programas dos órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo proibida a promoção pessoal de servidores ou órgãos públicos (art.

Leia mais

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR 1 NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR A intervenção do Município de Vendas Novas em matéria de transportes escolares consiste na oferta de um serviço dentro dos parâmetros estabelecidos

Leia mais

Reforma Política e Eleições 2016

Reforma Política e Eleições 2016 Reforma Política e Eleições 2016 Resumo das principais alterações promovidas pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, e seus impactos nas eleições municipais de 2016. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO TQM (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO TQM (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO TQM (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Masayuki Nakagawa Resumo: Até recentemente, especialmente no setor privado de educação, um dos grandes

Leia mais

Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060

Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060 Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060 FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA TV CULTURA E RÁDIOS CULTURA AM E FM A programação da TV Cultura abrange

Leia mais

POLÍTICA DE PUBLICIDADE SOCIAL GRPCOM. (válida a partir de maio de 2016)

POLÍTICA DE PUBLICIDADE SOCIAL GRPCOM. (válida a partir de maio de 2016) POLÍTICA DE PUBLICIDADE SOCIAL GRPCOM (válida a partir de maio de 2016) O GRPCOM, em situações a serem avaliadas e aprovadas a seu critério, é parceiro de causas de entidades do terceiro setor com veiculação

Leia mais

O RÁDIO E A TELEVISÃO

O RÁDIO E A TELEVISÃO ELEIÇÕES 2016, O RÁDIO E A TELEVISÃO Legislação Aplicável Lei nº 9.504/1997 Lei das Eleições; Lei nº 4.737/1965 - Código Eleitoral; Lei 9.096/1995 Lei dos Partidos Políticos; Lei Complementar 64/1990.

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 O PROGRAMA Sua diversão tem hora certa! O apresentador Rodrigo Faro comanda a atração nas tardes de domingo da Rede Record. Hora do Faro é uma opção de entretenimento,

Leia mais

INDICE 1. REGISTRO DE CANDIDATURA

INDICE 1. REGISTRO DE CANDIDATURA INDICE 1. REGISTRO DE CANDIDATURA 1.1. Prazo para realização das convenções 1.2. Prazo para registro de candidatura 1.3. Prazo para o julgamento dos registros de candidatura (inclusive os impugnados e

Leia mais

10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes

10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes 2011-10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes http://zip.net/brjjtv 10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes Trazido Até Si Por Wagner Jorge HTTP://www.aumentedindin.blogspot.com2011-10 Maneiras

Leia mais

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 Débora Dalcin Rodrigues Vice-Presidente Jurídico - Lei nº 9.504/97 com as alterações estabelecidas pela Lei nº 13.165, de 29/09/2015; - Código Eleitoral Lei 4.737/65; Resolução

Leia mais

UnP em Foco A Experiência na Universidade 1

UnP em Foco A Experiência na Universidade 1 UnP em Foco A Experiência na Universidade 1 Maria Vanessa Florencio da SILVA 2 João Paulo Cardoso MARTINS 3 Mari SUGAI 4 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO O projeto de extensão, UnP em Foco, consiste

Leia mais

Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa

Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais de Fernando V. Paulovich Agenda 1. Comunicação

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º Objeto 1. O presente Regulamento estabelece os princípios reguladores da FPDD do processo eleitoral da FPDD. 2. Os casos omissos serão resolvidos

Leia mais

Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking

Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking Nota Técnica 4 Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking A Ouvidoria da Agência Nacional de Aviação Civil- ANAC, em cumprimento ao previsto em seu Regimento Interno, no inciso III, do art.21, e, com

Leia mais

DECRETO Nº 4.054/14.

DECRETO Nº 4.054/14. 6 DECRETO Nº 4.054/14. INSTITUI O COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE MOBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE E FEBRE DO CHIKUNGUNYA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, APROVA O REGIMENTO INTERNO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Nome do programa ou pesquisa: Perspectivas para o mercado editorial e livreiro para 2005

Nome do programa ou pesquisa: Perspectivas para o mercado editorial e livreiro para 2005 Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Ministério da Cultura (MinC) Câmara Brasileira do Livro (CBL) Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. B

Leia mais

Produção do texto: Ilustração e Diagramação:

Produção do texto: Ilustração e Diagramação: Produção do texto: Flávia Azevedo Fernandes Mariana Alvarenga Eghrari Pereira Ilustração e Diagramação: Alex Leal - Mtb 4998/DF Uma promoção da Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania em

Leia mais

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE ANUNCIAR

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE ANUNCIAR DEMOCRACIA E LIBERDADE DE ANUNCIAR Por: Dr. João Luiz Faria Netto O Brasil tem a terceira melhor publicidade do mundo, segundo o reconhecimento em prêmios e resultados, depois, apenas, dos Estados Unidos,

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

Regulamento de realização de referendo interno. Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos.

Regulamento de realização de referendo interno. Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos. Regulamento de realização de referendo interno Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à realização de referendos internos. Artigo 2.º Tipos de referendos internos 1. Os referendos

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: LEI Nº 13.121, DE 7 DE JULHO DE 2008 Business Online Comunicação de Dados Altera a Lei nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a

Leia mais

A escolha de um presidente

A escolha de um presidente LIDERANÇA Por Peter Barth A escolha de um presidente Conduta ética (I1) 16 T&D INTELIGÊNCIA CORPORATIVA ED. 167 / 2011 Integridade, transparência e honestidade são algumas das condições essenciais para

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

Regulamento Passatempo PT Criativ Film / SAPO Vídeos

Regulamento Passatempo PT Criativ Film / SAPO Vídeos Regulamento Passatempo PT Criativ Film / SAPO Vídeos Os presentes termos e condições regulam o Passatempo PT Criativ Film / SAPO Vídeos, que decorre entre 5 de Janeiro de 2010 e 28 de Fevereiro de 2010,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS - AEMS

REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS - AEMS REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS - AEMS A Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, mantida pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, em respeito aos seus projetos pedagógicos, oferece

Leia mais

Código de Conduta para as relações entre a Indústria Farmacêutica e as Associações de Doentes

Código de Conduta para as relações entre a Indústria Farmacêutica e as Associações de Doentes Código de Conduta para as relações entre a Indústria Farmacêutica e as Associações de Doentes Desde o ano 1999 que a APIFARMA Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica tem uma Parceria com Associações

Leia mais

DISCIPLINAS QUE INTEGRAM O 4º ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA :

DISCIPLINAS QUE INTEGRAM O 4º ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA : REGULAMENTO PARA OS PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU SOBRE OS PROJETOS EXPERIMENTAIS Os alunos do quarto ano

Leia mais

Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO

Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO Resolução n o 623, de 18 de Outubro de 2013 1. Qual a Resolução que trata sobre Conselho de Usuários e onde ela está disponível? Trata-se da Resolução n

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Modalidade Tecnólogo em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 50/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Modalidade Tecnólogo em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 50/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE /99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE TURISMO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição que

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

Resumo das principais regras para propaganda do

Resumo das principais regras para propaganda do Resumo das principais regras para propaganda do Comícios e reuniões públicas Até 8 de dezembro, das 8 horas às 24 horas. Também pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico. Com a

Leia mais

CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016

CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016 CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016 1.Matrícula e escolha dos professores orientadores Os alunos da 4ª série em 2016 e os que não concluíram o TC em 2015, desde que tenham efetivado a matrícula na

Leia mais

Norma para a criação da Comissão de Apoio Técnico à Tecnologia da Informação CATI

Norma para a criação da Comissão de Apoio Técnico à Tecnologia da Informação CATI Norma para a criação da Comissão de Apoio Técnico à Tecnologia da Informação CATI Justificativa A Norma Derivada nº 005/95, de 14 de dezembro de 1995 instituiu o Conselho de Usuários de Informática CI

Leia mais

Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins

Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins Plenária do CONSEA, Outubro de 2013. Sobre o Idec Organização não governamental

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento Código SCS-NP 01 Assunto: DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Proibição da Tortura. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Proibição da Tortura. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Proibição da Tortura Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. Artigo 5º, Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA Controladoria Regional de Trânsito HELP DESK / CRT 2009 INFORMAÇÕES INICIAIS 1- Que candidatos terão que verificar a biometria e a partir de que momento? Todos os

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS MAIO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Princípios Gerais... 3 1.3. Metodologia... 3 1.4. Diretor e Organograma da Área de Risco... 6

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89 CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E FINALIDADE Artigo 1⁰ A presente Política de Exercício

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

Concurso Natal Ecológico. Regulamento

Concurso Natal Ecológico. Regulamento Concurso Natal Ecológico Regulamento Dos Objetivos 1.1 O Concurso Natal Ecológico, realizado pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental SANEAR, tem por objetivos: a) Sensibilizar

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE PROMOÇÃO, ACOMPANHAMENTO E DEFESA DA SAÚDE AUDIÊNCIA PÚBLICA ASSUNTO: OBTER SUBSÍDIOS PARA

Leia mais

USUÁRIOS COMEÇAM A ESCOLHER OPERADORA PELO CELULAR E A MUDANÇA APRESENTA NORMALIDADE

USUÁRIOS COMEÇAM A ESCOLHER OPERADORA PELO CELULAR E A MUDANÇA APRESENTA NORMALIDADE Brasília, 6 de julho de 2003 USUÁRIOS COMEÇAM A ESCOLHER OPERADORA PELO CELULAR E A MUDANÇA APRESENTA NORMALIDADE Desde a zero hora deste domingo, dia 6, os usuários das prestadoras do Serviço Móvel Celular

Leia mais

DA PARTICIPAÇÃO DAS CATEGORIAS

DA PARTICIPAÇÃO DAS CATEGORIAS 1 DA PARTICIPAÇÃO Poderão concorrer ao Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda 2015 as peças veiculadas pela primeira vez nos veículos do Sistema Verdes Mares, do Ceará TV Verdes Mares, TV Verdes Mares

Leia mais

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação.

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação. Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás agosto/2009 projeto IV.8.1 Elab.da Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás 1 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as

Leia mais

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009 P1. A reforma política voltou à pauta do Congresso. Sobre a regra de transição, na opinião do (a) senhor (a), as mudanças nas legislações eleitoral e partidária: Devem vigorar de imediato, valendo para

Leia mais

POR FAVOR, LEIA ESTES TERMOS DE USO (OS TERMOS ) COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O SITE.

POR FAVOR, LEIA ESTES TERMOS DE USO (OS TERMOS ) COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O SITE. Caro Usuário, POR FAVOR, LEIA ESTES TERMOS DE USO (OS TERMOS ) COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O SITE. MENORES DE IDADE DEVEM GARANTIR A ACEITAÇÃO POR SEUS PAIS OU TUTORES EM RELAÇÃO A ESTES TERMOS E AO ACESSO

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS

GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS Wilton Vieira Junior GUIA PRÁTICO PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS LIVROS Copyright by 2013 Wilton Vieira Jr. Projeto editorial: Wilbett Oliveira

Leia mais

Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes. Debate Público Online da Classificação Indicativa. Participação da Sociedade

Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes. Debate Público Online da Classificação Indicativa. Participação da Sociedade 5 ANOS Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes A Constituição Federal criou a Classificação Indicativa. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a primeira Portaria do Ministério da Justiça sobre

Leia mais