Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: / Fax:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060"

Transcrição

1 Plano Especial: Caminhos e Parcerias O Brasil que funciona. Rádio e TV Cultura Tel: / Fax:

2 FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA TV CULTURA E RÁDIOS CULTURA AM E FM A programação da TV Cultura abrange diversos gêneros e oferece um ambiente favorável à percepção positiva das marcas de seus patrocinadores. Fazer parte da Programação da TV Cultura é agregar ao seu produto ou serviço a credibilidade conquistada pela emissora ao longo de seus 35 anos. O comprometimento com a transformação qualitativa da sociedade tem sido alcançado por meio de programação imparcial, respeitada por jornalistas, formadores de opinião e pelo público telespectador. Nas Rádios e TV Cultura encontram-se os ambientes mais favoráveis à percepção positiva das marcas anunciantes, com menor dispersão e maior aceitação do público, que percebe o cuidado com a qualidade também nas inserções publicitárias veiculadas nos intervalos da programação.

3 FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA TV CULTURA E RÁDIOS CULTURA AM E FM Ao apoiar as programações das emissoras da Fundação Padre Anchieta, o anunciante obtém um retorno ainda maior e mais duradouro: o extraordinário ganho de imagem institucional valor que assume uma importância crescente neste mercado altamente competitivo - ao ter sua marca vinculada a um projeto que objetiva difundir informação e cultura brasileira por meio da televisão e rádio. Na Cultura, todo investimento publicitário é transformado em investimento para produção de programação. Apresentamos, a seguir, os detalhes deste plano especial e dados que demonstram que fazer parte de Caminhos e Parcerias, a ser exibido na TV Cultura será um excelente investimento.

4 Associações de moradores, Trabalho voluntário, Educação profissionalizante, Projetos de ONGs, são algumas das experiências de parcerias realizadas entre sociedade, governo, iniciativa privada e/ou cooperação internacional a serem retratados na série de documentários produzidos pela TV Cultura. Caminhos e Parcerias: O Brasil que funciona. A discussão de experiências e a análise de seus resultados em um meio de comunicação tão abrangente como a televisão através da TV Cultura -, abrem espaço para a reflexão, participação de maior número de pessoas/entidades e surgimento de novas iniciativas através do exemplo. Ao expor várias das iniciativas de parcerias já realizadas entre agentes sociais no Brasil, a TV Cultura apresenta resultados da conscientização participativa e do amadurecimento democrático do país.

5 Jornalismo da TV Cultura: o ambiente de maior credibilidade da televisão brasileira. Credibilidade e solidez nas informações transmitidas e analisadas marcam os programas jornalísticos apresentados pela TV Cultura. Debates, telejornais, revistas e programas esportivos formam uma programação consistente e de altíssima qualidade, sempre visando o aprimoramento educativo e cultural de seu público. O jornalismo da TV Cultura segue, de forma pioneira na televisão brasileira, o conceito que percorre toda a programação da emissora: oferecer meios para a formação crítica do cidadão. O jornalismo da Cultura é Jornalismo Público porque é voltado para o povo, privilegiando a compreensão dos fatos. O Jornalismo Público além de informar, explica, esclarece e critica. Com o seu conceito de Jornalismo Público, a TV Cultura introduz no telejornalismo a novidade mais antiga do bom jornalismo: repórteres que perguntam, estimulam o debate, pressionam pela busca dos fatos.

6

7 PLANO ESPECIAL Caminhos e Parcerias No momento em que o conceito de cidadania se fortalece entre os brasileiros e o país percebe cada vez mais a importância da mobilização da própria sociedade para encontrar soluções para os mais diversos problemas de ordem social e econômica, a TV Cultura faz a sua contribuição ao processo de conscientização nacional com a série Caminhos e Parcerias, apresentada pela jornalista Neide Duarte (foto). Perfil da Audiência Classe Social Apontando ações de organizações não governamentais em diversas comunidades ao redor do país, Caminhos e Parcerias não expõe problemas apenas, mas incentiva e estimula a prática da cidadania e solidariedade, expondo iniciativas vencedoras. Ações, serviços, novas ONGs, prêmios do setor e outras notícias relevantes farão parte de dois programas semanais, um deles em um novo formado de AGENDA, resumindo eventos Brasil afora. A/B C D/E Sexo Idade Panregional Masculino Feminino 04 a a 17 18/24 25/34 35/ Fonte: Ibope Telereport Abril a Junho/2004

8 PLANO ESPECIAL CAMINHOS CIDADANIA E PARCERIAS INCENTIVANDO A Espaço dedicado inteiramente a notícias relacionadas a ações de Responsabilidade Social: esta é a base do novo quadro semanal Agenda do Terceiro Setor, sob apresentação de Neide Duarte durante o Jornal da Cultura/Edição de Sábado. O novo quadro especial do jornalismo da Cultura irá tratar das mais relevantes notícias a respeito de ONGs em ação no Brasil, atualizando o espectador sobre eventos e premiações. A Agenda do Terceiro Setor está inserida em um programa jornalístico diferenciado, sem parâmetros na concorrência. De maneira vibrante, o Jornal da Cultura/Edição de Sábado enxerga seu público especialmente como cidadão e não somente como telespectador.

9 PLANO ESPECIAL CAMINHOS E PARCERIAS PRÊMIOS II Prêmio Ethos de Jornalismo - com o episódio PARALELAS CIDADES, recebeu dois Prêmios Melhor Trabalho na Categoria TV e Destaque para o melhor entre todos os finalistas de todas as categorias. II Prêmio Midia da Paz a EQUIPE DE REPORTAGEM e PRODUÇÃO do " Caminhos e Parcerias foi a grande vencedora do Prêmio Especial do Júri. Prêmio Barbosa Lima Sobrinho do IV Prêmio Imprensa Embratel - com o programa QUASE O PESO DE UM PASSARINHO. Prêmio da Organización de Estados Iberoamericanos e Prêmio FUNDTV 2002 com o episódio TRABALHO INFANTIL ganhou o Rubro Mercosur/Educación. Prêmio Ethos de Jornalismo - com o programa MESA SÃO PAULO/DESPERDÍCIO. Prêmio Mídia da Paz de Telejornalismo com o programa UMA COR NO RETRATO BRANCO E PRETO. XXII Prêmio Vladimir Herzog, nas categorias Melhor Reportagem de TV e Melhor Imagem de TV 2000 com os episódios TRABALHO INFANTIL e QUASE O PESO DE UM PASSARINHO. VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo melhor Programa Jornalístico pelo episódio TRABALHO INFANTIL. VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo 2000

10 Por que fazer parte deste projeto é um excelente investimento?

11 No Estado de São Paulo, a programação da TV Cultura chega a 31 milhões de pessoas, em mais de 400 municípios. A TV Cultura oferece cobertura de 93,4% da população paulista e ambiente favorável à percepção positiva de seus anunciantes Manter uma programação de alto nível é a característica principal da TV Cultura. Ao longo dos 35 anos de sua história, a Fundação Padre Anchieta, por meio de suas emissoras TV Cultura e Rádios Cultura AM e FM, vem ocupando uma posição relevante no contexto da comunicação brasileira, oferecendo informações de interesse público à sociedade brasileira e promovendo o aprimoramento educativo e cultural de seu público. O perfil do telespectador da Cultura, em geral, é bem distribuído entre todas as classes sociais e faixas etárias. A audiência tem percebido, desde 1998, a preocupação da Cultura também com a qualidade das inserções em seus intervalos de programas. E tem aprovado!

12 Perfil do Telespectador da TV Cultura Programação Geral % D/E 28% A/B 33% Classe Social 04 a 11 26% 35/49 21% C 39% 12 a 17 10% 25/34 14% 18/24 10% Faixa Etária Idade panregional 2001 Masculino 48% Feminino 52% Fonte: IBOPE/Telereport Média 4o Trimestre Out a Dez 2003 Dados de Domicílios Univ erso Grande São Paulo Departamento de Marketing Rádio e TV Cultura Sexo

13 Ranking comparativo de Audiência entre emissoras abertas Média anual de Audiência e Share das principais emissoras abertas, no período de Janeiro a Dezembro 2003, faixa horária entre 6h e 00h00. Universo: Grande São Paulo domicílios Média de Ligados no período estudado 41,2%, equivalente a domicílios. RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO 20,1% 48,7% RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO 8,4% 20,4% 2,2% 5,4% 1,4% 3,4% Fonte: IBOPE/Telereport Minuto a Minuto Média Anual Jan/Dez 2003 Faixa 6h-00h00 Departamento de Marketing Rádio e TV Cultura A TV Cultura apresenta competitividade em relação às demais emissoras. Sua audiência alcança picos de 7 pontos com a programação infantil, colocando-o com freqüência à frente da Band e Rede TV. RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO 3,9% 9,4% RAT% MÉDIO SHR% MÉDIO 1,8% 4,3%

14 Resumo dos Benefícios de Caminhos e Parcerias na Cultura

15 PLANO ESPECIAL CAMINHOS E PARCERIAS Sua marca estará aliada a 52 inserções mensais de mídia; e também ao prestígio da TV Cultura. TV CULTURA: PROGRAMA Exibição: Domingo, 18h30 Duração: 30 minutos Esquema de Mídia: Abertura e encerramento caracterizados de apoio (5 c/slogan). 01 filme de 30 por programa. TV CULTURA: AGENDA DO TERCEIRO SETOR Cobertura: Estado de São Paulo - Rede Cultura Resumo de Mídia Mensal Vinheta de Abertura Vinheta de Encerramento Filme 30" Chamadas Totais mensais Programa 30" Agenda Avulsos Total Mês Exibição: Sábado, 18h30, inserido na Edição de Sábado. Duração: 10 minutos Esquema de Mídia: Vinheta de Passagem caracterizada de apoio (5 c/slogan) 01 filme de 30 por programa TV CULTURA: INSERÇÕES AVULSAS 10 filmes institucionais avulsos, a serem veiculados em horários indeterminados, de segunda a domingo. 20 chamadas caracterizada de apoio (5 c/ slogan) por mês CUSTOS DE MÍDIA POR COTA VALOR MENSAL R$ , INSERÇÕES MENSAIS 52 ins./mês QUANTIDADE DE COTAS QUATRO COTAS Rádio e TV Cultura Telefone: / Fax:

Projeto Especial: Eleições 2004 Programação Especial Rádios e TV Cultura

Projeto Especial: Eleições 2004 Programação Especial Rádios e TV Cultura Projeto Especial: Eleições 2004 Programação Especial Rádios e TV Cultura Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060 FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA Rádios e TV Cultura A programação da TV Cultura abrange

Leia mais

Conceito. Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País são as principais regiões do plantio da cultura. 53,2 Milhões de Toneladas na safra 2009/2010

Conceito. Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País são as principais regiões do plantio da cultura. 53,2 Milhões de Toneladas na safra 2009/2010 Milho BR Conceito Brasil 3º Maior Produtor de Milho no Mundo 53,2 Milhões de Toneladas na safra 2009/2010 Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País são as principais regiões do plantio da cultura Conceito EQUIPES

Leia mais

Rádio CBN. - Ribeirão Preto. Jovem Pan. - Ribeirão Preto. - Araraquara. Jornal impresso e Portal. - Ribeirão Preto. - Araraquara.

Rádio CBN. - Ribeirão Preto. Jovem Pan. - Ribeirão Preto. - Araraquara. Jornal impresso e Portal. - Ribeirão Preto. - Araraquara. 4 emissoras afiliadas Rede Globo - Campinas - Ribeirão Preto - Central - Sul de Minas Portais G1 e Globoesporte.com - Campinas - Piracicaba - Ribeirão Preto - São Carlos - Sul de Minas Programas - Campinas

Leia mais

Um novo programa, apresentado por um dos nomes mais consagrados e disputados do rádio gaúcho, responsável pelas playlists BLINDADAS da Itapema.!

Um novo programa, apresentado por um dos nomes mais consagrados e disputados do rádio gaúcho, responsável pelas playlists BLINDADAS da Itapema.! As Magníficas Um novo programa, apresentado por um dos nomes mais consagrados e disputados do rádio gaúcho, responsável pelas playlists BLINDADAS da Itapema. Uma oportunidade única na programação da rádio,

Leia mais

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Apresentação Objetivo Geral e Justificativa Objetivos Específicos Resultados Metodologia Operacionalização Formas de investimento Orçamento Contrapartidas Apresentação

Leia mais

FUNÇÕES EM UMA RÁDIO

FUNÇÕES EM UMA RÁDIO FUNÇÕES EM UMA RÁDIO Produtor: é aquele que prepara o programa para ser apresentado. Faz a pesquisa e monta o texto, seleciona as músicas, marca as entrevistas e confirma tudo para ver se na hora vai dar

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR PROF. SAMUEL

ESTADO DO AMAZONAS CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR PROF. SAMUEL PROJETO DE LEI Nº012/ 2016 INSTITUI a Semana do Desarmamento Infantil e dá outras providências. Art. 1º - Fica instituída a Semana do Desarmamento Infantil, a ser comemorada no Município de Manaus, na

Leia mais

Superintendência de Acompanhamento de Mercado N 2 Março de 2008

Superintendência de Acompanhamento de Mercado N 2 Março de 2008 NOTA TÉCNICA Superintendência de Acompanhamento de Mercado N 2 Março de 2008 Perfil da Programação da TV Aberta 2007 1 O presente estudo se baseia no monitoramento de 70 mil horas de programação das nove

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 O PROGRAMA Sua diversão tem hora certa! O apresentador Rodrigo Faro comanda a atração nas tardes de domingo da Rede Record. Hora do Faro é uma opção de entretenimento,

Leia mais

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias Global Productivity Solutions Treinamento e Consultoria em Seis Sigma Seis Sigma em Serviços: desafios e adequações necessárias São Paulo, 23 de agosto de 2006 A importância do Seis Sigma e da Qualidade

Leia mais

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares 1 Rio de Janeiro, 17/01/2014 S I P D Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares O IBGE iniciou uma importante etapa no aprimoramento de seu sistema de pesquisas domiciliares, que propiciará maior eficácia

Leia mais

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Sempre na busca de uma linguagem inovadora, ao combinar educação e entretenimento, a TV Cultura se tornou a emissora mais premiada do Brasil com sua

Leia mais

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva MARKETING INSTITUCIONAL Prof. Daciane de Oliveira Silva Funções :Marketing Comercial e Marketing Institucional O QUE É MARKETING INSTITUCIONAL? Visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos stakeholders

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 O PROGRAMA Jornalismo, bom humor e irreverência! Os apresentadores Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro levam informação e entretenimento para

Leia mais

COTAS DE PARTICIPAÇÃO LOCAL

COTAS DE PARTICIPAÇÃO LOCAL COTAS DE PARTICIPAÇÃO LOCAL As Cotas de Participação Local do Futebol 2016 Depois do sucesso de vendas das cotas do Projeto Futebol 2016, estamos disponibilizando ao mercado publicitário mais uma excelente

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS JANEIRO 2015 1

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS JANEIRO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS JANEIRO 2015 1 ÍNDICE O PROGRAMA OPORTUNIDADES o PATROCÍNIO TV + DIGITAL OUTRAS OPORTUNIDADES SBT DIGITAL PROJETOS MOBILE DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS

Leia mais

Manifesto pela TV Pública independente e democrática

Manifesto pela TV Pública independente e democrática Manifesto pela TV Pública independente e democrática Nós, representantes das emissoras Públicas, Educativas, Culturais, Universitárias, Legislativas e Comunitárias, ativistas da sociedade civil e militantes

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

SANTA CATARINA MÍDIA AVULSA. FAIXA HORÁRIA INDETERMINADA Mídia Avulsa 30" 08h às 16h - Seg a Dom R$ 16h às 02h30 - Seg a Dom R$

SANTA CATARINA MÍDIA AVULSA. FAIXA HORÁRIA INDETERMINADA Mídia Avulsa 30 08h às 16h - Seg a Dom R$ 16h às 02h30 - Seg a Dom R$ MÍDIA AVULSA SANTA CATARINA Programas Exibição Inédita Horário 30" ABR.15 SET.15 Break Exclusivo Comercial Valorizado Insert de Vídeo Insert de Vídeo com Citação BOM DIA SC (REAPRESENTAÇÃO RBS TV) Seg

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes. Debate Público Online da Classificação Indicativa. Participação da Sociedade

Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes. Debate Público Online da Classificação Indicativa. Participação da Sociedade 5 ANOS Cidadania e Proteção Para Crianças e Adolescentes A Constituição Federal criou a Classificação Indicativa. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a primeira Portaria do Ministério da Justiça sobre

Leia mais

*Fonte: Marplan Brasil 2012 - Janeiro a Dezembro. Mercado - Grande Curitiba / Universo total.

*Fonte: Marplan Brasil 2012 - Janeiro a Dezembro. Mercado - Grande Curitiba / Universo total. Devido ao ritmo frenético de desenvolvimento que o mundo se encontra, o planeta Terra corre perigo de vida, pois gastamos os recursos naturais de forma impensável e desregrada. Assim, o que parecia não

Leia mais

Happy Business ABRH BAHIA 25 ANOS HOTEL MATIZ SALVADOR BA

Happy Business ABRH BAHIA 25 ANOS HOTEL MATIZ SALVADOR BA HOTEL MATIZ SALVADOR BA DIRETORIA EXECUTIVA Ana Claudia Athayde Presidente Emydio Andrade Palmeira Vice-Presidente Patrícia Otero Nogueira Diretora Financeiro COORDENAÇÃO DO EVENTO Iuri Veríssimo PROMOÇÃO,

Leia mais

Seleção dos meios/veículos de comunicação

Seleção dos meios/veículos de comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em comunicação, no que se refere à quantidade de veículos e ao consumo dos meios pela população. Mais de cem países consomem nossa

Leia mais

EDIÇÕES MARANHÃO TENDAS COLETIVAS VÁRIAS EMPRESAS E CONSULTORIAS

EDIÇÕES MARANHÃO TENDAS COLETIVAS VÁRIAS EMPRESAS E CONSULTORIAS ABRH NA PRAÇA O ABRH na Praça pode ser considerado o evento de maior impacto social realizado hoje pelas Seccionais da ABRH em todo o país. Criado em 2005 pela ABRH-RJ, o ABRH na Praça é voltado ao público

Leia mais

OFICINA: POR QUE E COMO UTILIZAR O JORNAL EM SALA DE AULA

OFICINA: POR QUE E COMO UTILIZAR O JORNAL EM SALA DE AULA OFICINA: POR QUE E COMO UTILIZAR O JORNAL EM SALA DE AULA Um resumo da Oficina ministrada aos professores participantes do Projeto Cultural Vamos Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã, no início do trabalho

Leia mais

Mídia Kit Correio de Uberlândia

Mídia Kit Correio de Uberlândia Mídia Kit Correio de Uberlândia UBERLÂNDIA, A CIDADE PERFEITA PARA SE INVESTIR O Correio de Uberlândia tem orgulho de fazer parte da vida desta cidade. Fundada em 1888, Uberlândia é a maior cidade do Triângulo

Leia mais

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA Parte 3 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO A definição do problema é a primeira e mais importante etapa da pesquisa, pois todo projeto

Leia mais

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Índice Programa Escola Integrada Avaliação de impacto Amostra Pesquisa Indicadores Resultados Impactos estimados Comentários Programa

Leia mais

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil A imprensa, a democracia e a cidadania

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil A imprensa, a democracia e a cidadania UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil A imprensa, a democracia e a cidadania Jorge Werthein Representante da UNESCO no Brasil Brasília 2004 Artigo publicado, em 08 de julho de 2004,

Leia mais

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL)

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) A ONU Mulheres Brasil convida organizações e redes da sociedade civil brasileira a apresentar candidaturas para o Grupo Assessor

Leia mais

térreo 4 /0 2 7 e Faria 1 d rato 2.1 2 2 ) 3 a Jo - Tel( 3 isas - R u esq lis M o p ó rar P teg ivin - D te: In tro

térreo 4 /0 2 7 e Faria 1 d rato 2.1 2 2 ) 3 a Jo - Tel( 3 isas - R u esq lis M o p ó rar P teg ivin - D te: In tro A Rádio Santana FM, mais uma vez se consolida como a emissora de maior audiência. Com elevado índice de aceitação é hoje a mais ouvida por 73,16% da população itaunense, que afirmou através de pesquisa

Leia mais

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das J O U R N A L I S M MOTIVAÇÃO Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das emissões de carbono no mundo vêm do ambiente urbano. No Brasil, número superior a 80% da população

Leia mais

MISTER BRAU. PLANO COMERCIAL 2ª Temporada 12 de abril a 2 de agosto de 2016

MISTER BRAU. PLANO COMERCIAL 2ª Temporada 12 de abril a 2 de agosto de 2016 MISTER BRAU PLANO COMERCIAL 2ª Temporada 12 de abril a 2 de agosto de 2016 NOVA TEMPORADA 1 2 d e a b r i l a 2 d e a g o s t o d e 2 0 1 6 Os altos e baixos do casal mais carismático e talentoso do showbizz,

Leia mais

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Está em Consulta Pública, até o próximo dia 12 de setembro, o processo de indicação

Leia mais

Projeto Especial: Copa das Confederações

Projeto Especial: Copa das Confederações Projeto Especial: Copa das Confederações Alemanha 2005 COBERTURA TOTAL DA TV CULTURA Rádio e TV Cultura Tel: 3874-3015 / Fax: 3611-2060 www.tvcultura.com.br/publicidade TV CULTURA Fundação Padre Anchieta

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

UnP em Foco A Experiência na Universidade 1

UnP em Foco A Experiência na Universidade 1 UnP em Foco A Experiência na Universidade 1 Maria Vanessa Florencio da SILVA 2 João Paulo Cardoso MARTINS 3 Mari SUGAI 4 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO O projeto de extensão, UnP em Foco, consiste

Leia mais

QUESTIONÁRIO. 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não

QUESTIONÁRIO. 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não QUESTIONÁRIO 1 - Ano de Ingresso no Programa a) 2007 b) 2008 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não 3 - Gênero: a) Masculino b) Feminino 4 - Identifique

Leia mais

Nome do programa ou pesquisa: Perspectivas para o mercado editorial e livreiro para 2005

Nome do programa ou pesquisa: Perspectivas para o mercado editorial e livreiro para 2005 Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Ministério da Cultura (MinC) Câmara Brasileira do Livro (CBL) Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. B

Leia mais

SAMAR Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria

SAMAR Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria SAMAR Experiências e estratégias nas áreas de meio ambiente, comunidade e ações de sustentabilidade Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria Onde estamos? Araçatuba está situada no noroeste do

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE MODALIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISEA/MS. 1. PROGRAMA 1.1 Definição/Conceito É um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam a partir de um mesmo referencial

Leia mais

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 1 Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 Boletim de Pesquisa n. 2, outubro de 2009. Um projeto do Centro Internacional de Estudos

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO SETEMBRO DE 2013 Porto de Galinhas - PE APRESENTAÇÃO Associação Nacional de Entidades de A ANEPREM Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios, uma entidade

Leia mais

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação.

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação. Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás agosto/2009 projeto IV.8.1 Elab.da Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás 1 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 NOV/11

Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 NOV/11 Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 NOV/11 A Novela ^ Uma história de Romeu e Julieta modernos ambientada em Porto Alegre, conta o drama entre o casal Rodrigo (Rafael

Leia mais

Cursos para valorizar a sua carreira profissional

Cursos para valorizar a sua carreira profissional Cursos para valorizar a sua carreira profissional APRESENTAÇÃO A FUNDAÇÃO REDE AMAZÔNICA (FRAM) é uma Instituição Educacional, sem fins lucrativos, criada e mantida pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão

Leia mais

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JUNHO DE 2012 12 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 5 Dezembro 2011 Universidade de Aveiro

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 5 Dezembro 2011 Universidade de Aveiro DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 5 Dezembro 2011 Universidade de Aveiro Centro de Informação Europe Direct Aveiro Centro de Informação Europe Direct Aveiro Centro de Informação Europe Direct Aveiro Ano

Leia mais

Memória. História. Intangível (+ subjetividade) Pesquisas Entrevistas Documentos. + Tangível (+ objetividade) Análise e reflexão Projetos e produtos

Memória. História. Intangível (+ subjetividade) Pesquisas Entrevistas Documentos. + Tangível (+ objetividade) Análise e reflexão Projetos e produtos Memória Memória História Intangível (+ subjetividade) Pesquisas Entrevistas Documentos + Tangível (+ objetividade) Análise e reflexão Projetos e produtos Transformar a memória em história Transformar informação

Leia mais

Projeto TV do Bem Palavras-chave: jornalismo, televisão, solidariedade, telejornalismo, reportagem Resumo

Projeto TV do Bem Palavras-chave: jornalismo, televisão, solidariedade, telejornalismo, reportagem Resumo FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) IV ENCONTRO PAULISTA DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DE TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO DE TRABALHO: Televisão Projeto TV do Bem Francisco

Leia mais

O JORNAL CORREIO. Produzido pelo Departamento de Marketing do Jornal Correio* Para uso exclusivo da Rede Bahia.

O JORNAL CORREIO. Produzido pelo Departamento de Marketing do Jornal Correio* Para uso exclusivo da Rede Bahia. 2012 O JORNAL CORREIO Jornal líder de circulação na Bahia e com o maior número de leitores na grande Salvador, o Correio é destaque na impressa nacional desde que implantou um projeto editorial e gráfico

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Federação Brasileira de Administradores Hospitalares Federação Brasileira de Administradores Hospitalares Os mais recentes e importantes avanços da administração hospitalar estarão em discussão na Revista Administrador Hospitalar da FBAH, além de melhores

Leia mais

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? POVO? E SE ALÉM DA SUA CIDADE, TODAS AS CIDADES DO MUNDO PUDESSEM CONHECER SUA RIQUEZA HISTÓRICA E CULTURAL? E SE ESSE LIVRO CONTASSE

Leia mais

O que é uma Rádio Comunitária?

O que é uma Rádio Comunitária? O que é uma Rádio Comunitária? 3 É uma emissora de rádio FM operada em baixa potência e cobertura restrita. Ela ajuda ao desenvolvimento local mediante a divulgação de eventos culturais e sociais, acontecimentos

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO 2015 1

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS

Leia mais

mais MULHERES na política 1 Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres IBOPE Mídia e Direitos

mais MULHERES na política 1 Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres IBOPE Mídia e Direitos mais MULHERES na política 1 IBOPE Mídia e Direitos Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres mais MULHERES na política 3 Realização Ibope / Instituto

Leia mais

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Modelo de Excelência em Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Conceitos Fundamentais Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que

Leia mais

Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE -

Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE - Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE - Elaboração: (SPM), Fundo de Desenvolvimento das Nações

Leia mais

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com Marketing Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com 1. Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios

Leia mais

Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira

Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira RESUMO EXECUTIVO Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira Conhecimento gera desenvolvimento INTRODUÇÃO Com o objetivo de traçar o perfil quantitativo e as principais tendências qualitativas do

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES

2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES PERFIL DO CONSUMIDOR COM E SEM DÍVIDAS NO BRASIL 1. PESQUISA Pesquisa inédita realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil dos brasileiros adimplentes e inadimplentes, sendo consideradoscomo:

Leia mais

WHORKSHOW 54. Eu não vou desistir, sigo firme e forte eu sei que vou conseguir! (Play, Jamirulus)

WHORKSHOW 54. Eu não vou desistir, sigo firme e forte eu sei que vou conseguir! (Play, Jamirulus) a banda Vontade de alcançar seus objetivos e ideais são os principais temas tratados nas letras da banda Jamirulus, que é formada por quatro jovens músicos. A banda tem se destacado por seu trabalho contínuo

Leia mais

危 機. QUANDO ESCRITA EM CHINÊS A PALAVRA CRISE COMPÕE-SE DE DOIS CARACTERES: um representa perigo e o outro representa oportunidade.

危 機. QUANDO ESCRITA EM CHINÊS A PALAVRA CRISE COMPÕE-SE DE DOIS CARACTERES: um representa perigo e o outro representa oportunidade. 危 機 QUANDO ESCRITA EM CHINÊS A PALAVRA CRISE COMPÕE-SE DE DOIS CARACTERES: um representa perigo e o outro representa oportunidade. John Kennedy Duas breves hipóteses 1. Porque em tempos de pouca grana,

Leia mais

Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado

Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado Victor Ulisses Pugliese viktao@msn.com IFSP Eduardo Noboru Sasaki ensasaki@uol.com.br IFSP Resumo:O projeto tem por objetivo a pesquisa e o estudo

Leia mais

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS DMM Um sonho compartilhado A 5ª edição do Dental Marketing Meeting DMM2016 - ABMO, maior evento de marketing em odontologia do mundo, será realizada em 26 de novembro

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO

MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO O propósito de reunir o que há de melhor para a construção de conhecimentos continua, e em 2012 a FACE vai além. Vamos apresentar uma feira

Leia mais

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP.

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados FEVEREIRO - 216 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. A Consultoria Técnica Especializada da Câmara Municipal de Limeira apresenta os dados do

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO PARALAPRACÁ

PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO PARALAPRACÁ PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO PARALAPRACÁ MODELO DE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA PROPOSTAS 2013 Documento de preparação para inscrições. A proposta final deverá ser encaminhada em formulário idêntico

Leia mais

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU 1 Quem Somos? 2 Players Iniciativa Realização Patrocínio Parceria Execução Ministério do Trabalho e Previdência Social Ministério do

Leia mais

SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO

SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO A SOCIOLOGIA É estudo científico dos fatos sociais e, portanto, da própria sociedade. Exerce influência: na ação de governos, na educação, na vida política, na religião,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Produção Jornalística. Perfil jornalístico. Cultura Popular. Projeto Cultura Plural.

PALAVRAS-CHAVE Produção Jornalística. Perfil jornalístico. Cultura Popular. Projeto Cultura Plural. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA A PRODUÇÃO DE PERFIL

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

Curitiba 2011. I Encontro Internacional de Curitiba em Gestão Pública para Resultados

Curitiba 2011. I Encontro Internacional de Curitiba em Gestão Pública para Resultados Gestão Prezados Senhores, Na história da administração pública de Curitiba, é frequente a adoção de soluções criativas e inovadoras. A cidade detém uma das mais expressivas tradições de planejamento urbano.

Leia mais

Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq

Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq Esta análise tem como base as principais bolsas de formação no País e de pesquisa, quais sejam: Iniciação Científica (IC),

Leia mais

Enem e Saeb: jornais destacam o baixo desempenho e elaboram rankings de melhores escolas Qui, 15 de Fevereiro de 2007 21:00

Enem e Saeb: jornais destacam o baixo desempenho e elaboram rankings de melhores escolas Qui, 15 de Fevereiro de 2007 21:00 A divulgação dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os principais exames de avaliação dos estudantes da educação básica, recebeu

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Vários estudos comprovam os benefícios que o animal de estimação traz à família. A companhia de cães e gatos é fundamental para quem quer ter

Vários estudos comprovam os benefícios que o animal de estimação traz à família. A companhia de cães e gatos é fundamental para quem quer ter Vários estudos comprovam os benefícios que o animal de estimação traz à família. A companhia de cães e gatos é fundamental para quem quer ter qualidade de vida. Quem tem um bichinho de estimação em casa

Leia mais

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Exposições 2/73 Longa duração maior tempo para pesquisar e conhecer o acervo, pensar a comunicação e as ações, desenvolver estratégias, avaliar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 314, DE 08 DE MAIO DE 2009

RESOLUÇÃO Nº 314, DE 08 DE MAIO DE 2009 RESOLUÇÃO Nº 314, DE 08 DE MAIO DE 2009 Estabelece procedimentos para a execução das campanhas educativas de trânsito a serem promovidas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. O CONSELHO

Leia mais

Cidadania e Participação: Responsabilidade Social (RS)

Cidadania e Participação: Responsabilidade Social (RS) Cidadania e Participação: Responsabilidade Social (RS) Introdução RS reflexão ética: conversão a novos valores RS a complexidade dos problemas tomar decisões com base na cooperação RS atitude democrática

Leia mais

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária. Professor: Walfrido Kühl. Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária. Professor: Walfrido Kühl. Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária Disciplina: Saúde Pública P I (MS052) Professor: Walfrido Kühl Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Leia mais

Ocemg/Sescoop-MG. Juliana Gomes de Carvalho

Ocemg/Sescoop-MG. Juliana Gomes de Carvalho A Comunicação no Sistema Ocemg/Sescoop-MG Juliana Gomes de Carvalho Quase a totalidade das dificuldades das empresas hoje está na comunicação. Miguel Ângelo Filiage É preciso tomar consciência do potencial

Leia mais

AUTOESPORTE. Os motores estão em alta na tela da Globo BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS

AUTOESPORTE. Os motores estão em alta na tela da Globo BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS Junho de 2005 n. 512 AUTOESPORTE Os motores estão em alta na tela da Globo Peugeot encontra no Autoesporte o que precisa para seus lançamentos Maserati: uma parceria

Leia mais

O QUE É E O QUE OFERECE?

O QUE É E O QUE OFERECE? O QUE É E O QUE OFERECE? O que é? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Maio 2004. São Paulo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Maio 2004. São Paulo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Pesquisa Mensal de Emprego Maio 2004 Região Metropolitana de São Paulo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 1 I) INTRODUÇÃO PESQUISA MENSAL DE EMPREGO ESTIMATIVAS PARA O MÊS DE MAIO DE

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional FM para

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

JORNAL ACADÊMICO TABELA PERIÓDICA

JORNAL ACADÊMICO TABELA PERIÓDICA JORNAL ACADÊMICO TABELA PERIÓDICA Marília V. Salvador 1 (IC), Geiziane da S. Oliveira 1 (IC), Daniel J. A. Santos 1 (IC), Murilo M. dos Anjos 1 (IC) Rayane L. Natali 1 (IC) Ademir L. Silva 1 (PQ) Valmir

Leia mais

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 O XI Concurso Jovens Escritores faz parte das atividades do XIV SALIPI, realizado em parceria pela Fundação Quixote e pelo Jornal O Dia que oportuniza a

Leia mais

SPTV 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H

SPTV 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H SPTV 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H O SPTV 1ª Edição traz as principais notícias do Oeste Paulista Exibido de segunda a sábado, o telejornal leva para os 56 municípios da área de cobertura da TV Fronteira,

Leia mais