Em Israel, o papel do profeta tendia a aumentar em épocas de crise sejam religiosas, políticas ou de identidade, conforme abaixo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em Israel, o papel do profeta tendia a aumentar em épocas de crise sejam religiosas, políticas ou de identidade, conforme abaixo:"

Transcrição

1 Introdução à literatura profética Antes de estudarmos a profecia, ou a literatura profética, devemos entender quem era o profeta e qual era sua função. Na antiguidade, de forma geral, o profeta era o representante oficial de Deus e, tal qual um embaixador de determinado país, que não possui mensagem própria, mas apenas transmite a mensagem do presidente, o profeta também não era dono de sua pregação, pois era o porta-voz de Deus. Em Êxodo 7:1 temos uma rara exceção, quando Arão é mencionado como profeta de Moisés e não diretamente de Deus. A designação mais comum para profeta era "o chamado", embora a Bíblia o apresente como "vidente", referindo-se ao método de revelação dado ao profeta. Isso não quer dizer que visões, transes ou sonhos fossem os únicos métodos pelos quais o profeta recebia a mensagem divina. Em Israel, o papel do profeta tendia a aumentar em épocas de crise sejam religiosas, políticas ou de identidade, conforme abaixo: Crise religiosa - oficialização do culto a baal Crise política - ameaças da Assíria e Babilônia Crise de identidade - pós-exílio A atividade profética não era exclusividade do povo hebreu, mas outros povos do Antigo Oriente Médio também possuíam textos e mensagens proféticas. O método de recebimento da profecia também se realizava por meio de sonhos, visões ou transes, tal qual os profetas hebreus. Entretanto, a despeito dessas semelhanças, existem inúmeras diferenças entre a profecia hebraica e a profecia do Antigo Oriente Médio. Profecia pré-clássica Chamamos de pré-clássico ao período profético anterior aos oráculos escritos e organizados por um profeta. Abrange ao período pré monárquico e monárquico até o século IX a.c. Durante a formação do povo de Israel, os profetas atuavam como líderes da comunidade, assim como Moisés no deserto, e, séculos depois Débora, no período dos juízes. Na transição do período dos juízes para o período monárquico, quem assumiu a liderança do povo de Israel foi o profeta Samuel, cujas credenciais estão mencionadas em 1 Samuel 3.

2 Após a ascensão de Saul ao trono de Israel o profeta passou a ser uma espécie de conselheiro do rei. Em algumas ocasiões esta relação não era oficial. A partir deste período, as profecias passaram a ser registradas de forma espalhada pelos livros que narram a história do povo de Israel. Podemos tomar como exemplo os oráculos do próprio profeta Samuel, que estão diluídos nas narrativas do seu livro. Outro profeta com uma situação semelhante é Natã, cujos pronunciamentos recheiam o livro de 2 Samuel. O profeta Elias é o exemplo do profeta conselheiro não oficial. Diferentemente de Natã, Elias não ficava na corte do rei Acabe, entretanto serviu como porta-voz de Deus e conselheiro para o rei. A principal característica da profecia neste tempo era o tom de incentivo ou advertência para o rei. Profecia clássica A profecias clássica é caracterizada pelos oráculos proféticos organizados em livros. Os livros proféticos da Bíblia são as coleções destes oráculos ditos pelos profetas a partir do século VIII, durante a liderança de Jeroboão II, no Reino do Norte, Israel. Ali, Amós e Oséias foram os primeiros profetas clássicos. No reino do Sul, Judá, Isaías e Miquéias foram os primeiros profetas a organizarem seus oráculos em livros e mudar o teor de sua mensagem. O profetismo clássico, grande parte das vezes, dirigia sua mensagem ao povo, ao invés de atingir apenas o rei, ou a corte. Por isso, sua mensagem não foi somente uma advertência ao rei, mas também continha uma grande parcela de crítica social e religiosa. Neste ponto a profecia hebraica se distingue da profecia das outras nações do Antigo Oriente Médio, pois, no profetismo pré-clássico não havia diferença na forma como os oráculos eram recebidos e pronunciados. Contudo, o profetismo hebraico do período clássico não encontra paralelos em outros povos. No período clássico, a mensagem profética encontrada em outras nações era restrita a rituais de manipulação da divindade, isto é, os escritos proféticos não hebraicos se preocupavam em acalmar a ira dos deuses com rituais e sacrifícios. A profecia clássica hebraica, no entanto, era antirritualista, pois oponham-se à ideia de que Deus pudesse ser manipulado. O fundamento da mensagem dos profetas do período clássico era a Aliança de Deus com o povo hebreu e seu propósito estabelecido na história para a humanidade. Nenhuma outra divindade tinha uma teologia semelhante. Apenas a mensagem profética hebraica possuía o conceito escatológico, isto é, Deus realizaria seu plano de longo prazo na história da humanidade, até o estágio final. Portanto, apenas os hebreus tinham uma

3 mensagem profética carregada, além das críticas sociais e religiosas, de esperança para o futuro. Veja Isaías 46:9-11. Apocalíptica A profecia clássica contém o subgênero conhecido como Apocalíptica, visto em Isaías 24-27, Daniel e Zacarias. Embora a Apocalíptica contenha muitos aspectos da profecia clássica ela se destaca por algumas particularidades, tais como: Simbolismo abundante, por vezes mitológico Visões Conversas com seres espirituais Catástrofes cósmicas Estabelecimento do Reino de Deus na terra O uso de símbolos confundem os intérpretes em virtude da associação direta entre a visão propriamente dita do profeta e a mensagem da profecia. A visão em si mesma não era a mensagem, mas apenas o meio da mensagem do profeta. Podemos citar o exemplo de Zacarias 1:8-11, que menciona os cavaleiros entre as moitas no vale. A profecia não deveria fazer os israelitas ficar olhando as moitas no vale esperando os cavaleiros de forma literal. Porém, como o texto deixa claro a seguir (1:14-17), o significado era que Javé ainda tinha amor por Jerusalém. Portanto, a interpretação de cada detalhe da visão não é necessária, uma vez que a visão não é a mensagem, mas o meio para a mensagem. Ficar especulando sobre o simbolismo de cada detalhe da mensagem leva à perda de tempo e, muitas vezes, ao distanciamento da mensagem verdadeira que os símbolos trazem consigo. Muitas vezes o texto explicita a significado da visão, todavia, quando isso não ocorre, é preciso muita cautela na hora de decifrar o símbolo. Além do mais, os símbolos usados na mensagem apocalíptica eram usados muitas vezes para ocultar uma mensagem ao invés de revelá-la. A mensagem do profeta Devemos ter ciência de que o profeta, ao receber a mensagem de Deus, tinha um entendimento atual para ele e sua geração. Isso não quer dizer que a profecia não tivesse um cumprimento futuro ou outro significado posterior.

4 A mensagem profética deve ser analisada sob o aspecto da sua mensagem para a geração que a ouviu originalmente e também sob o ponto de vista de seu cumprimento futuro. Em geral, os livros proféticos são estudados apenas sob a ótica futurista. Para compreendermos melhor o caráter da profecia, podemos dividi-la em quatro tipos principais: Acusação - descrição da ofensa Julgamento - aplicação futura do castigo pela ofensa cometida Instrução - como os acusados deveriam agir Esperança - restauração após o julgamento da ofensa Esta análise do caráter da profecia clássica nos ajuda a distinguir o conteúdo da mensagem dos profetas pré-exílicos e pós-exílicos. Em termos de acusação os profetas pré-exílicos enfatizavam os seguintes pontos na mensagem que transmitiam: 3:1-3. idolatria ritualismo injustiça social Estes temas podem ser observados nos textos de Is. 1:10-15; Jr. 2:2-3:5; Mq. Por sua vez, os profetas pós-exílicos destacavam a seguinte acusação: pecado do povo da aliança em não dar a honra que Javé merecia (Zc. 7:5-6; Ml. 1:7-14). O aspecto das profecias relacionado ao julgamento, assume um direcionamento distinto entre os períodos pré e pós-exílicos. No período pré-exílico o julgamento é estipulado para um futuro próximo, enquanto que no pós-exílico o julgamento acontece em virtude de crises contemporâneas (Ag. 1:6-11; Jl. 1). O aspecto relacionado à instrução na profecia pré-exílica não ganhou tanto destaque, pois a lei já incluía toda a instrução que o povo precisava. Entretanto, a instrução teve o papel de alertar o povo para o retorno ao Senhor, uma vez que haviam abandonado a conduta prescrita no Código da Aliança (Jr. 3:12-13; Am. 5:14-15; Mq. 6:8). A profecia pós-exílica dava mais atenção à instrução em virtude do redescobrimento da identidade do povo de Israel para situações específicas (Ag. 1:8; Ml. 3:10).

5 O caráter de esperança na profecia pré-exílica projetava o livramento para a geração futura de Israel, e não para o tempo contemporâneo do profeta. Este livramento, em geral, viria após o julgamento. Os profetas pós-exílicos, no quesito esperança, não enfatizaram um tempo definido, pois seria um processo gradual por um longo período. É importante destacar que cada um destes aspectos da profecia pré e pós-exílica tinha validade para o ouvinte original e ainda tem para a Igreja contemporânea, não tanto pela mensagem em si, mas pelo que ela revelava e continua revelando acerca do caráter de Deus. A profecia sob o aspecto da previsão e cumprimento A literatura profética foi associada a um caráter de previsão do futuro e seu consequente cumprimento. Contudo, se a profecia for interpretada somente sob o esquema da previsão - cumprimento haverá um desacerto acerca da verdadeira natureza da literatura profética. A previsão profética Como vimos anteriormente, a mensagem profética pertencia a Javé e não ao profeta, pois este era apenas o porta-voz de Deus. Então, na verdade, o profeta não previa nada, mas somente transmitia a mensagem divina. O Senhor era a causa final de todas as coisas e, portanto, não previa nada, mas apenas executava seus planos para as nações. Por isso devemos entender que a profecia estava mais empenhada na causa do que na previsão dos acontecimentos. Em última instância nem ao menos trata-se de uma previsão, afinal Deus não preveria a própria ação que tomaria. A profecia deve ser encarada como uma espécie de "programa divino" no qual Deus diz ao profeta o que ele fará no futuro. Portanto, o profeta não previu nada, mas apenas comunicou o plano de execução da vontade divina. O cumprimento da profecia Da mesma forma que a previsão, o conceito de cumprimento da profecia pode ser equivocado. Temos que levar em conta que o profeta não imaginava um acontecimento específico; embora tivesse ciência da mensagem, ele não sabia de que maneira Deus

6 executaria seu plano. Portanto não é necessário entender a intenção do profeta em termos do cumprimento da profecia, mas sim entender a mensagem propriamente dita que ele transmitiu. Vários trechos do Antigo Testamento, se lidos sob o contexto da época, parecem sugerir que certos acontecimentos se dariam de outra forma, porém no decorrer da história, o desfecho foi outro. Um bom exemplo é a visão do templo em Ezequiel. Os judeus que retornaram do exílio babilônico ficaram frustrados quando viram o tamanho do templo reconstruído se comparado com as profecias de Ezequiel. Outro texto neste sentido é Isaías 11:16. Se as pessoas que viveram naquela época pudessem ler este texto hoje interpretariam que os exilados do Reino do Norte para a Assíria retornariam a Israel. Contudo, sabemos que isso jamais aconteceu, pois não houve retorno do cativeiro assírio. Isso nos ensina que não devemos nos preocupar em como e quando o cumprimento acontecerá e nem negligenciarmos a mensagem que foi transmitida. É certo que o Novo Testamento fala sobre profecias que foram cumpridas, porém o uso que é feito do termo cumprimento é muito amplo. Os escritores do NT faziam uma correlação entre seus escritos e as profecias do Antigo Testamento, todavia esta correlação algumas vezes era mais próxima e aludia diretamente ao fato (Is. 61:1 e Lc. 4:18-19; Zc. 9:9 e Mt. 21:5). Outras vezes esta conexão era mais vaga (Os. 11:1 e Mt. 2:15). Desta forma, quando o escritor neotestamentário refere-se a uma profecia do Antigo Testamento cumprida no Novo Testamento ele não quer dizer que o autor do AT estivesse relacionando sua profecia diretamente a este fato. Na verdade os autores do AT enfatizaram o contexto histórico da época em que viviam e não estavam preocupados com um possível cumprimento, afinal estavam apenas declarando o plano de Deus. Por sua vez, os escritores do NT destacaram o processo do cumprimento em vez de se concentrarem na mensagem propriamente dita. Os autores do NT ao utilizarem-se do AT não tinham dúvidas acerca da messianidade de Jesus, entretanto o AT foi usado para fornecer mais provas sobre esta convicção, pois sua messianidade estava comprovada pelos seus milagres, palavras e ações. Ao citar os escritores do AT, os autores do NT indicaram sua confiança nas escrituras veterotestamentárias. Num primeiro momento a profecia era adequada ao público do mesmo contexto histórico, porém sua abrangência não estava restrita somente à sua época.

7 Portanto, apesar de algumas mudanças realizadas no texto original, pelos autores neotestamentários, as quais não foram a intenção original do profeta, eles fizeram correlações confiáveis e adequadas, pois compreendiam o contexto original da profecia e perceberam, pela revelação de Deus, o novo contexto no qual encontravam-se para comunicar a execução do plano de Deus prevista no Antigo Testamento. Abaixo estão alguns passos que ajudarão na compreensão da profecias: A profecia é um resumo da execução do plano de Deus e não simplesmente uma previsão do futuro A mensagem do profeta deve ser distinta do seu cumprimento Identifique a categoria da profecia de acordo com os tipos vistos anteriormente A visão é apenas o meio de transmissão da mensagem, e não a mensagem propriamente dita. A mensagem dita pelo profeta não está oculta sob símbolos ou padrões subliminares.

Introdução ao Livro de Miqueias Injustiça pouca é bobagem

Introdução ao Livro de Miqueias Injustiça pouca é bobagem Introdução ao Livro de Miqueias Injustiça pouca é bobagem Miqueias viveu na mesma época do profeta Isaías e é mencionado em Jeremias (26:18-19) acerca da destruição de Jerusalém cem anos depois. Esta citação

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27

Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Objetivo: Aprender porque a História dos Hebreus é importante para nós hoje. Essas coisas aconteceram a eles

Leia mais

Basicamente essa posição é sustentada pelos seguintes argumentos:

Basicamente essa posição é sustentada pelos seguintes argumentos: Introdução ao Livro de Joel - Mas que dia! Sabe-se pouco sobre a vida pessoal de Joel além do nome de seu pai, Petuel. Não é mencionado como profeta em nenhum outro livro do AT, embora seja citado como

Leia mais

Introdução ao Livro de Amós - O profeta da justiça social

Introdução ao Livro de Amós - O profeta da justiça social Introdução ao Livro de Amós - O profeta da justiça social Amós é o contemporâneo mais velho de Miquéias e Oséias e foi o primeiro dos profetas escritores. Seu nome significa "aquele que leva cargas pesadas".

Leia mais

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014 Revelação Progressiva 09 de março de 2014 Hebreus 1.1,2 Estrutura sugerida por Calvino em Exposição de Hebreus, Edições Paracletos, 1997. Deus falou Outrora, pelos profetas Agora, pelo Filho Então, aos

Leia mais

Em relação à autoria, o livro de Jonas é contestado em razão dos seguintes fatores:

Em relação à autoria, o livro de Jonas é contestado em razão dos seguintes fatores: Introdução ao Livro de Jonas - Corra para ver o que acontece O livro de Jonas difere dos demais profetas em razão do seu conteúdo narrativo em vez de oracular. Desta forma podemos dizer que a mensagem

Leia mais

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE Escatologia FATEBENE Valter Borges dos Santos Etimologia da Palavra O termo Escatologia tem origem em duas palavras gregas éschatos (último) e logos (estudo). Portanto, teologicamente a tradução da palavra

Leia mais

Introdução ao Livro de Daniel - Apocalipse now

Introdução ao Livro de Daniel - Apocalipse now Introdução ao Livro de Daniel - Apocalipse now O livro de Daniel é um dos mais conhecidos, ao menos sua parte histórica; entretanto é dos mais complexos e de difícil interpretação do Antigo Testamento.

Leia mais

Introdução ao Livro das Crônicas - Paz no futuro e glória no passado.

Introdução ao Livro das Crônicas - Paz no futuro e glória no passado. Introdução ao Livro das Crônicas - Paz no futuro e glória no passado. Os livros de 1 e 2 Crônicas, assim como os livros de Samuel e Reis, formavam um único volume, e, na Bíblia hebraica vinha logo após

Leia mais

Introdução ao Livro de Jeremias - A ameaça vem do Norte

Introdução ao Livro de Jeremias - A ameaça vem do Norte Introdução ao Livro de Jeremias - A ameaça vem do Norte A produção literária do profeta Jeremias é que mais ocupa volume no Antigo Testamento. Durante quarenta anos ele proclamou os oráculos de Javé no

Leia mais

O Livro dos Profetas

O Livro dos Profetas O Livro dos Profetas Os livros Proféticos são a parte da Bíblia que contém os escritos e a pregação de homens que desempenharam uma função fundamental no meio de seu povo:- os profetas. Os profetas não

Leia mais

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011 Leitura da Bíblia Disciplina 31/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros da Igreja Aliança Evangélica Missionária.

Leia mais

A História do povo hebreu tem início no século XIX a.c quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina.

A História do povo hebreu tem início no século XIX a.c quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina. 2A aula 05 Os Hebreus A História do povo hebreu tem início no século XIX a.c quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina. TORÁ Os cinco primeiros livros da Bíblia constitui o Pentateuco

Leia mais

Introdução ao Livro de Habacuque A lógica teológica!

Introdução ao Livro de Habacuque A lógica teológica! Introdução ao Livro de Habacuque A lógica teológica! Não nos é revelado nada no texto sobre o profeta Habacuque. Seu livro, ao invés de guardar seus oráculos, serve como um diário de suas crises teológicas

Leia mais

Informações Acadêmicas sobre o Professor. Hebraico Instrumental. Ementa da Disciplina. Organização da Disciplina. Teleaula 1. Prof.

Informações Acadêmicas sobre o Professor. Hebraico Instrumental. Ementa da Disciplina. Organização da Disciplina. Teleaula 1. Prof. Hebraico Instrumental Teleaula 1 Prof. Claudio Martins Informações Acadêmicas sobre o Professor Mestre em Teologia Bíblica pela PUC RJ Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória ES Ementa da

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução. Antigo Testamento

Evangelho Boa Nova. Introdução. Antigo Testamento Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação

LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS. Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8. Motivação LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS Texto bíblico: Apocalipse 6.1-8 Motivação Os quatro primeiros selos estão estruturalmente relacionados. São quatro assustadores cavaleiros montados em cavalos ainda mais

Leia mais

PROFETISMO E OS GRANDES PROFETAS

PROFETISMO E OS GRANDES PROFETAS PROFETISMO E OS GRANDES PROFETAS 1 Uma reflexão Para a Bíblia, profeta não é quem prevê ou adivinha o futuro. Não se confunde com o vidente ou o astrólogo. Profeta é aquele que, movido por profunda experiência

Leia mais

Apesar de não haver um consenso sobre a data dos acontecimentos, a narrativa de Jó é uma das mais antigas do Oriente Médio pelos seguintes fatores:

Apesar de não haver um consenso sobre a data dos acontecimentos, a narrativa de Jó é uma das mais antigas do Oriente Médio pelos seguintes fatores: Introdução ao Livro de Jó - Haja paciência. O livro de Jó, traduz para a vida prática uma das mais antigas perguntas filosóficas da humanidade: Por que sofremos? A busca racional pela compreensão do sofrimento

Leia mais

COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL

COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL A BÍBLIA O QUE É A BÍBLIA? A palavra Bíblia é de origem grega = "rolo pequeno de papiro", diminutivo de Biblos = "folha de papiro preparada para a escrita". A palavra

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO SOCIOLOGIA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (1,0) O termo religião vem do latim religare e significa algo que liga

Leia mais

A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração

A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração O Antigo Testamento toma para si a inspiração divina, com base no fato de se apresentar perante o povo de Deus e ser por este povo recebido

Leia mais

O estudo do livro de Gênesis é importante, pois fundamenta o ensino teológico de todo o Antigo Testamento.

O estudo do livro de Gênesis é importante, pois fundamenta o ensino teológico de todo o Antigo Testamento. Introdução ao livro de Gênesis - A promessa corre perigo O estudo do livro de Gênesis é importante, pois fundamenta o ensino teológico de todo o Antigo Testamento. Não se trata de um livro científico,

Leia mais

Introdução ao Livro de Provérbios - A aliança aplicada no cotidiano

Introdução ao Livro de Provérbios - A aliança aplicada no cotidiano Introdução ao Livro de Provérbios - A aliança aplicada no cotidiano O povo hebreu era regido pelo código da Aliança. Embora o livro de Provérbios não cite claramente este tema, isso fica evidente na maneira

Leia mais

FONTE ESTUDOS Semana 13 Jesus no Antigo Testamento - Profecias

FONTE ESTUDOS Semana 13 Jesus no Antigo Testamento - Profecias PERGUNTAS E RESPOSTAS ESTUDOS 2013 FONTE ESTUDOS - Semana 8 Caminhando com o Mestre 1. Pergunta: Assim como os discípulos, devemos seguir 3 passos em nossa caminhada com Cristo: Resposta: 1º Passo: Chamado

Leia mais

Filosofia Medieval e Moderna

Filosofia Medieval e Moderna Medieval e Moderna 1. Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível? I. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas II.

Leia mais

O que é que Sansão tem a ver com Jesus? Alguns princípios de interpretação da Bíblia\ IBVNG 16/10/2010 John Beswick Pallister

O que é que Sansão tem a ver com Jesus? Alguns princípios de interpretação da Bíblia\ IBVNG 16/10/2010 John Beswick Pallister O que é que Sansão tem a ver com Jesus? Alguns princípios de interpretação da Bíblia\ IBVNG 16/10/2010 John Beswick Pallister O problema 1. Fazer a ponte entre o texto original e nós 2. Interpretação:

Leia mais

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina Apreciar o Bem Não temos que aceitar tudo sobre uma pessoa para reconhecermos e valorizarmos algo que tenha feito ou dito que seja bom, belo ou a verdade. Podemos escolher o que é bom, apreciarmos, sermos

Leia mais

LIÇÃO 01 - PROFETA: VOZ DE DEUS OU VONTADE HUMANA? Textos Bíblicos: Amós 1.3, 3.7, 6.3, 7.11; Oséias 3.3-4, 13.10-11; Miquéias 1.10-16, Miquéias 3.

LIÇÃO 01 - PROFETA: VOZ DE DEUS OU VONTADE HUMANA? Textos Bíblicos: Amós 1.3, 3.7, 6.3, 7.11; Oséias 3.3-4, 13.10-11; Miquéias 1.10-16, Miquéias 3. LIÇÃO 01 - PROFETA: VOZ DE DEUS OU VONTADE HUMANA? Textos Bíblicos: Amós 1.3, 3.7, 6.3, 7.11; Oséias 3.3-4, 13.10-11; Miquéias 1.10-16, Miquéias 3.5 Certo pregador que se designava com veemência como sendo

Leia mais

Formação da literatura brasileira nos anos 1950. Em 1959 é publicado Formação da literatura brasileira. No mesmo ano também sai

Formação da literatura brasileira nos anos 1950. Em 1959 é publicado Formação da literatura brasileira. No mesmo ano também sai Formação da literatura brasileira nos anos 1950 Bernardo Ricupero 1 Em 1959 é publicado Formação da literatura brasileira. No mesmo ano também sai Formação econômica do Brasil e, no ano anterior, tinha

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos.

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O A morte física não é senão o início de nossa existência na eternidade. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

Hermenêutica Aula 4. Professora Edna

Hermenêutica Aula 4. Professora Edna Professora Edna Hermenêutica Aula 4 Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen: Crítica ao caráter ideológico da Escola da Exegese; A moldura da norma jurídica; ato de conhecimento de vontade; interpretação

Leia mais

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO Bíblia para crianças apresenta JEREMIAS O PROFETA CHORÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32

Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Lição 10 Israel no plano de Deus Texto Bíblico: Romanos 11.1-32 Deus projetou ter um povo especial para, através dele, concretizar o seu plano salvador. Jesus precisava tomar a forma humana, porque somente

Leia mais

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18);

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18); Algumas pessoas creem que Deus está no controle de tudo. Mas se Deus está no controle de tudo, porque temos fome, miséria, doenças cada vez piores, violências até contra crianças inocentes, estupros, pedofilia,

Leia mais

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor!

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! www.facebook.com/mensageiros deanguera Estamos no capítulo 2, do livro de Jeremias. Podemos ver claramente que Israel abandona o Senhor. Isso

Leia mais

Notas e Esboço de Conteúdos do Livro de Ezequiel (incompleto)

Notas e Esboço de Conteúdos do Livro de Ezequiel (incompleto) Notas e Esboço de Conteúdos do Livro de Ezequiel (incompleto) Jack Rendel Referencias Bíblicas são da versão Almeida Atualizada salvo indicação em contrario. Tradução por Pauline Meeker (Este é um estudo

Leia mais

INIMIGOS DE DEUS INTRODUÇÃO DOIS CAMPOS DE BATALHA QUEM SÃO OS NOSSOS INIMIGOS? Pr. José Rêgo Júnior

INIMIGOS DE DEUS INTRODUÇÃO DOIS CAMPOS DE BATALHA QUEM SÃO OS NOSSOS INIMIGOS? Pr. José Rêgo Júnior 1 INIMIGOS DE DEUS Pr. José Rêgo Júnior INTRODUÇÃO A companhia do Senhor como um poderoso guerreiro, como diz Jeremias 20:11 mostra a realidade espiritual também como um cenário de batalhas e lutas constantes

Leia mais

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível -

Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - A SOBERANIA DE DEUS A SOBERANIA DE DEUS Pensem bem. Lembrem sua história, sua longa e rica história. Eu sou o Eterno, o único Deus que já tiveram e terão - incomparável, insubstituível - Desde o começo

Leia mais

Liderança Cristã SEFO 2013

Liderança Cristã SEFO 2013 Liderança Cristã SEFO 2013 3ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

MESOPOTÂMIA. Corresponde hoje ao Iraque.

MESOPOTÂMIA. Corresponde hoje ao Iraque. MESOPOTÂMIA Corresponde hoje ao Iraque. 1 Sumérios Primeiros povoadores da Mesopotâmia Organizaram-se em cidades-estados: Ur, Uruk, Lagash e Nipur. Patesi: chefe militar, político e religioso. Atividade

Leia mais

LIÇÃO 1: O PONTO DE PARTIDA. Texto bíblico: Apocalipse 1.1-3. Motivação

LIÇÃO 1: O PONTO DE PARTIDA. Texto bíblico: Apocalipse 1.1-3. Motivação LIÇÃO 1: O PONTO DE PARTIDA Texto bíblico: Apocalipse 1.1-3 Motivação Como um bom mineiro, cresci ouvindo o conselho de minha mãe para comer o mingau pelas beiradas, pois assim eu não queimaria a boca.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

O Homem da Iniqüidade

O Homem da Iniqüidade O Homem da Iniqüidade Keith A. Mathison Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto 1 Interpretar 2 Tessalonicenses é uma das mais difíceis tarefas que qualquer estudante da Escritura enfrenta. Comentaristas

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

INTRODUÇÃO... 16 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA... 21

INTRODUÇÃO... 16 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA... 21 Jacqueline Andréa Furtado de Sousa 15 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 16 Situação problema...18 Justificativa...19 Objetivos da pesquisa...19 Contexto da investigação...20 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA...

Leia mais

Desperta Débora Oração e Ação

Desperta Débora Oração e Ação Desperta Débora Oração e Ação Em 1995 cerca de 5 mil líderes evangélicos representando aproximadamente duzentas nações foram reunidos pelo movimento AD 2000 em Seul, Coréia do Sul. O propósito era encorajar

Leia mais

Conceitos hist his óric óric

Conceitos hist his óric óric Conceitos históricos Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal

Leia mais

Romanos 13:11-14. Breve Cristo voltará! Já e Ainda Não Rm 13:11-14. Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? O Nosso Tempo.

Romanos 13:11-14. Breve Cristo voltará! Já e Ainda Não Rm 13:11-14. Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? O Nosso Tempo. Já e Ainda Não Rm 13:11-14 Romanos Para o Dia a Dia EBD - 15/05/2016 Luiz A. de P. Lima Jr. Breve Cristo voltará! Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? desastres naturais crise H1N1

Leia mais

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo Conhecer melhor a Bíblia, saber como e de que forma foi escrita, como lê-la de forma correta, demonstram amor e respeito pela palavra de Deus. Vamos conhece-la um pouco mais?! 01) Qual o significado da

Leia mais

Classificação da Pesquisa:

Classificação da Pesquisa: Classificação da Pesquisa: Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa. Pesquisa Pura: Pesquisa Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos novos

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data:

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data: Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data: Disciplina: História Professor: Eder Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar a unidade

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5 O Deus que tudo vê Lc 12:1-5 Pare e pense: será que podemos esconder algo de Deus? Será que tudo aquilo que fazemos não está diante de um Deus onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo)

Leia mais

TÉCNICAS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

TÉCNICAS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Plano Geral da Disciplina Ementa: 1. Definição de ciência; 2. Tipos de conhecimento; 3. O processo de construção do conhecimento científico; 4. Tipos de trabalhos acadêmicos; 5. Classificação da pesquisa

Leia mais

Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio

Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio Propostas e Projetos para o Ensino de Física Prof. Anne L. Scarinci Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio Henrique Gallo Jairo Mendes Marcos Teruo Ronaldo Belizário 2001

Leia mais

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos.

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. PESQUISA CONCEITOS E DEFINIÇÕES A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. A pesquisa parte, então, de uma dúvida ou problema

Leia mais

AS CRISES FINANCEIRAS IMPACTAM NAS VENDAS DE JOIAS? 1

AS CRISES FINANCEIRAS IMPACTAM NAS VENDAS DE JOIAS? 1 AS CRISES FINANCEIRAS IMPACTAM NAS VENDAS DE JOIAS? 1 Guilherme Batista 2, Daniel Knebel Baggio 3, Bruna Faccin 4. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí 2 Aluno

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de Lucas Este evangelho tem 24 capítulos 1 - O Autor Lucas, que também escreveu o Livro de Atos dos Apóstolos comparar Lucas 1.1-4 com Atos 1.1 - era gentio convertido, erudito nas letras,

Leia mais

PPROFECIA ESCATOLÓGICA

PPROFECIA ESCATOLÓGICA PPROFECIA ESCATOLÓGICA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS Este termo deve ser entendido como reverência ao estágio final do plano de Deus na história Esta profecia se baseia no conceito de que Deus tem um projeto

Leia mais

Estágios de desenvolvimento. Profa. Cibelle Celestino Silva IFSC USP

Estágios de desenvolvimento. Profa. Cibelle Celestino Silva IFSC USP Estágios de desenvolvimento Profa. Cibelle Celestino Silva IFSC USP Para Piaget, as mudanças cognitivas resultam de um processo de desenvolvimento. - processo coerente de sucessivas mudanças qualitativas

Leia mais

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES Introdução: Fazendo uma breve retrospectiva O ensino das chamadas quatro operações sempre teve grande destaque no trabalho desenvolvido nas séries

Leia mais

Introdução ao Livro de Samuel - O homem governa?

Introdução ao Livro de Samuel - O homem governa? Introdução ao Livro de Samuel - O homem governa? Na Bíblia hebraica, os livros de I e II Samuel formam um único livro, e, neste estudo, vamos tratá-lo desta maneira. O livro de Samuel faz a ponte entre

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITÁRIA MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NÚCLEO DE ENSINO BÁSICO MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS ABDÊNAGO LISBOA JUNIOR MARCELO FELTRIM HENRIQUE BLANDY 2 SUMÁRIO LIÇÃO ASSUNTO PÁGINA

Leia mais

Introdução. Fernanda Massi

Introdução. Fernanda Massi Introdução Fernanda Massi SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MASSI, F. Introdução. In: O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015,

Leia mais

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ 3 set 2007 Nº 35 Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da SAE Vagas na indústria de transformação foram deslocadas para outras regiões do

Leia mais

CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria. Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance,

CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria. Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance, CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance, passa a ter maior interesse e, a partir dos anos 60, passa a dominar

Leia mais

A Música Na Antiguidade

A Música Na Antiguidade 1 A Música Na Antiguidade Introdução Quando falamos da música na antiguidade, nos remetemos às pesquisas relacionadas às sociedades meso-orientais, peloponesas e itálicas que caracterizavam o início da

Leia mais

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia?

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. Encontro 06 Aconselhamos que você professor, estude e pratique o método de estudo da Bíblia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: Seminário de História Política I ACADÊMICO: Gabriel Farias Galinari - R.A. 69586 PROFESSOR: Rivail C. Rolim A CONSTRUÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Quando o estupro não é crime hediondo. Edison Miguel da Silva Jr * A norma a ser executada (...) forma apenas uma moldura dentro da qual são apresentadas várias possibilidades de

Leia mais

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO 1- O Que são as Narrativas? A. OS BENEFÍCIOS E AS VANTAGENS Narrativas são histórias. Na narrativa somos introduzidos a um cenário onde pessoas

Leia mais

TÍTULO DO PROGRAMA. Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA

TÍTULO DO PROGRAMA. Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA TÍTULO DO PROGRAMA Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA Diariamente no noticiário internacional, o conflito entre israelenses e palestinos parece uma história antiga. Porém, poucas pessoas sabem como

Leia mais

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus fez uma aliança divina com os israelitas porque Ele os amava. Ensinar que Deus nos promete um lar no céu se obedecermos a seus mandamentos.

Leia mais

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Projeto Presente! Formação / História 1 A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Texto 1 Cássia Marconi Ricardo Dreguer Os documentos são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR?

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? 8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? Na última vez em que falei com você, disse tão claro quanto me foi possível, através da mente de meu Canal: QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR, CRESCER E CRIAR A CORAGEM DE ABANDONAR

Leia mais

Instruções. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura, peça imediatamente ao Fiscal que o substitua.

Instruções. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura, peça imediatamente ao Fiscal que o substitua. 1 2 Instruções Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar,

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS ATO REGULATÓRIO: Consulta Pública CP nº 004/2014 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL EMENTA: Obter subsídios com vistas ao aprimoramento do novo procedimento

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8 Ambiente: Costuma-se chamar ao texto que vai dos v.9,36 a 11,1, o discurso da missão : nele, Jesus envia os discípulos e define a missão desses discípulos anunciar a chegada do Reino. Este discurso da

Leia mais

Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12. Fonte: 12.

Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12. Fonte:  12. Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12 Fonte: http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2013/2013-01- 12.htm Escola de Profetas: Instituição de ensino do Antigo Testamento

Leia mais

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo Antes mesmo de ingressar propriamente no trato das questões contemporâneas da ética cumpre justificar o salto da antiguidade clássica 1 para o atual.

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO) Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: tempo Início: Término: Total: Edição VII MMXII fase 3 parte 3 grupo A PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Filosofia. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 Índice 1. Elementos e Funções da Comunicação...3 1.1. Importância da Comunicação... 3 1.2. As Fases do Processo de Comunicação... 3 1.2.1. A pulsação vital... 3 1.2.2. A interação...

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais