UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC ACNE. Disciplina: Métodos e Técnicas Faciais 3 Professora: Msc. Carine M. R. da Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC ACNE. Disciplina: Métodos e Técnicas Faciais 3 Professora: Msc. Carine M. R. da Costa"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC ACNE Disciplina: Métodos e Técnicas Faciais 3 Professora: Msc. Carine M. R. da Costa CUIABÁ, 2012

2 DEFINIÇÃO DE ACNE A ACNE é uma doença crônica, multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea (pêlo e glândula sebácea).

3 DEFINIÇÃO DE ACNE Geralmente surge na puberdade (80% das queixas de consultório dermatológico); Acomete ambos os sexos e é também denominada como acne juvenil. Feminina: 14 anos Masculina: 16 anos 60% das moças e 70% dos rapazes, sendo as formas mais intensas comuns nos homens.

4 LOCALIZAÇÕES Embora seja uma afecção que possa ocorrer em qualquer parte do corpo, apresenta algumas regiões com maior ocorrência; Se localizam preferencialmente na face e na região ântero-posterior do tórax.

5

6 LESÕES ELEMENTARES DA ACNE COMEDÕES ABERTOS E FECHADOS; PÁPULAS; PÚSTULAS; NÓDULOS; CISTOS.

7 COMEDÕES ABERTOS E FECHADOS

8 PÁPULAS E PÚSTULAS

9 NÓDULOS E CISTOS

10 PATOGENIA DA ACNE Multifatorial; Tendência hereditária (genes autossômicos dominantes) tamanho da glândula sebácea, queratinização anômala folicular e sua atividade na puberdade; Quando os pais tem acne a probabilidade do filho ter é de 50% (com gravidade variável);

11 PATOGENIA DA ACNE É causada por múltiplos fatores; Fatores hereditários (familiares); Hiperplasia sebácea e seborréica (hipersecreção); Hiperqueratinização folicular; Alteração da flora microbiana da pele BACTÉRIAS (Propioniobacterium acnes); Surgimento de mediadores inflamatórios ao redor da derme e do folículo.

12 ETIOPATOGENIA DA HIPERSECREÇÃO SEBÁCEA Sebum: substância oleosa complexa e composta de tri e diglicerídeos, ácidos graxos, ceras, esqualenos e esteróides. Mecanismos que influenciam no aumento da secreção: - Aumento dos andrógenos circulantes (Síndrome SAHA, Síndrome de Cushing e como manifestação iatrogênica) - Estímulo periférico do andrógeno: resposta hipersecretória da glândula sebácea por fatores genéticos e constitucionais.

13 TESTOSTERONA 5 alfa redutase DIIDROTESTOSTERONA (DHI)

14 ETIOPATOGENIA DAS BACTÉRIAS Propioniobacterium acnes (constante e abundante na porção profunda do folículo); Propioniobacterium granulosum (em menor quantidade); Propioniobacterium parvum (raramente é visto); Staphylococcus epidermidis (porção superficial do folículo); Pityrosporum furfur (superfície da pele e orifício folicular não interfere na acne).

15 MECANISMO DE AÇÃO Propioniobacterium acnes: Estearases hidrolisam triglicerídeos do Sebum Liberação de ácidos graxos irritação da parede folicular queratinização acúmulo de sebum rompimento do epitélio folicular libera ácidos graxos e microrganismos na Derme levando a um processo inflamatório (linfócitos, anticorpos, neutrófilos, macrófagos e linfocinas).

16 EFLORESCÊNCIAS COMUNS DA ACNE: COMEDÕES, PÁPULAS, PÚSTULAS e CISTOS E CICATRIZES em graus mais avançados

17 EFLORESCÊNCIAS COMUNS NA ACNE: COMEDÕES, PÁPULAS, PÚSTULAS e CISTOS E CICATRIZES em graus mais avançados

18 FORMAS CLÍNICAS DA ACNE Lesões mais comuns: comedões (aberto e fechado), pápulas e pústulas; Formas mais severas: tem nódulos e cistos; Sequelas comuns: cicatrizes hiper e hipotróficas.

19 FORMAS CLÍNICAS DA ACNE Acne não-inflamatória: aquela em que é observado somente a presença de comedões, sem inflamação; Acne inflamatória: - Acne pápulo-pustulosa: presença seborréica intensa e lesões inflamatórias de intensidade variável e dolorosa. Quando há pústulas, a pele apresenta-se muito inflamada (geralmente ocorre rompimento delas, com formação de crostas e cicatrizes);

20 FORMAS CLÍNICAS DA ACNE Formação de nódulos: quando há reação inflamatória considerável atingindo a profundidade do folículo pilossebáceo e rompimento da parede folicular; Formação de cistos: resultado da drenagem da secreção no interior dos nódulos, composto de células epiteliais e pus.

21 TIPOS DE ACNES Dentre os tipos a mais comum é a ACNE VULGAR, que subdivide-se em: 1) ACNE COMEDOGÊNIA ACNE GRAU 1: 2) ACNE PÁPULO-PUSTULOSA ACNE GRAU 2 3) ACNE NÓDULO-CÍSTICA ACNE GRAU 3: 4) ACNE CONGLOBATA ACNE GRAU 4: 5) ACNE FULMINAS ACNE GRAU 5:

22 ACNE NÃO-INFLAMATÓRIA ACNE COMEDOGÊNIA : ACNE GRAU 1 - Caracteriza-se pela presença de comedos; - Pode haver presença de algumas pápulas e raras pústulas; - Existem três tipos de Comedos: Microcomedo, Comedo Fechado e Comedo Aberto.

23 ACNE COMEDOGÊNICA GRAU 1:

24 ACNE INFLAMATÓRIA ACNE PÁPULO-PUSTULOSA: ACNE GRAU 2 - Caracteriza-se pela presença de comedos abertos, de pápulas, com ou sem eritema inflamatório e de pústulas; - O quadro tem intensidade variável, com poucas ou numerosas lesões; - Inflamação intensa; - Seborréia sempre presente.

25 ACNE PÁPULO-PUSTULOSA: GRAU 2

26 ACNE INFLAMATÓRIA ACNE NÓDULO-CÍSTICA : ACNE GRAU 3 - Tem comedos abertos, pápulas, pústulas e seborréia; - Reação inflamatória nos corneócitos e bactérias, onde pode atingir os pêlos formado nódulos furunculóides, com pûs no seu interior e cistos.

27 ACNE NÓDULO-CÍSTICA : GRAU 3

28 ACNE INFLAMATÓRIA ACNE CONGLOBATA : ACNE GRAU 4 - Uma das formas mais graves da acne; - Além dos outros quadros apresenta nódulos purulentos, com abcessos e fístulas que drenam pus; - É mais frequente em homens e em geral acomete a face, pescoço e as faces anterior e posterior de tórax, podendo chegar aos glúteos.

29 ACNE CONGLOBATA : GRAU 4

30 ACNE INFLAMATÓRIA ACNE FULMINAS : ACNE GRAU 5 - É rara; - Ocorre que em um quadro de acne conglobata surge subitamente uma febre, leucocitose, poliartralgia, com eritema inflamatório ou necrose e hemorragia em algumas lesões;

31 ACNE FULMINANS: GRAU 5

32 OUTROS TIPOS DE ACNES Neonatal; Infantil; Medicamentosa; Solar; Venenata; Cosmética; Mecânica; Ocupacional.

33 EVOLUÇÃO DA ACNE

34 - AUMENTO DA PRODUÇÃO SEBÁCEA (devido aos hormônios sexuais masculinos, temperatura, genética, stress). - OBSTRUÇÃO DOS FOLÍCULOS PILOSSEBÁCEOS POR HIPERQUERATINIZAÇÃO DA CAMADA CÓRNEA (podem ser estimulados pelos hormônios andrógenos, efeito irritativo do sebo e predisposição genética). - PROLIFERAÇÃO E AÇÃO DAS BACTÉRIAS (Propionibacterum Acnes, P.Granulosum, Estafilococus Epidermides). - INFLAMAÇÃO LOCAL (resultante de uma resposta do organismo devido a ruptura da membrana do folículo pilossebáceo com extravasamento de sebo, queratina e bactéria para a derme).

35 OBJETIVOS DO TRATAMENTO DA ACNE DIMINUIR A OBSTRUÇÃO DO FOLÍCULO PILOSSEBÁCEO DEVIDO A HIPERQUERATINIZAÇÃO (esfoliantes químicos físicos e enzimáticos, substâncias queratolíticas); DIMINUIR A HIPERSECREÇÃO SEBÁCEA (estrógenos e drogas anti-andrógenas). DIMINUIR A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS (antibióticos e assepsia); POSTERIORMENTE AMENIZAR SEQUELAS (peelings, abrasões, laser...).

36 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Sabonetes sulfurosos (anti-seborréicos) e/ou com ácido salicílico: diminuem os efeitos do excesso de sebo, mas, não diminuem sua produção; Derivados de ácidos da vit. A (ác. Retinóico, tretinoina): reduz o numero de comedões já formados e inibi novas formações por ação direta nos queratinócitos dos folículos pilossebáceos. Seu uso somente com prescrição médica, é teratogênico; Adapaleno: ação anti-inflamátoria e comedolítica;

37 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Peróxido de Benzoíla: tem ação anti-séptica até 10% atuando no P. acnes. É um queratolítico suave e antiseborréico, reduzindo os níveis de ácidos graxos livres. Secativo; - Ácido Azeláico: inibe crescimento do P. acnes. Bloqueia a formação de ácidos graxos. Normalmente usado a 20%, causando pouca irritação inicial e não é fotossensibilizante. - Azeloglicina: tem ação antibacterina, antiinflamatória e sebonormalizante. Normalmente não irrita a pele e é usado de 5 a 10%;

38 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Aqua Licorice: Inibe a enzima 5 alfa redutase, controlando a secreção sebácea. Inibe também a formação de ácidos graxos. É bacteriostático, não causa irritação, sendo usado de 0,5 a 1%; - Alfa Bisabolol: Extrato fluído da camomila, com propriedades antiinflamatórias, cicatrizante e antiséptica. Muito indicado para peles alérgicas, sensíveis e de bebê. Concentração de 0,1 a 1%; - Phytosphingosine: obtido da fermentação de leveduras, com propriedades antiinflamatórias e bacteriostática. Contituído por ceramidas exercendo função hidratante e protetora da pele;

39 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Takallophane: a base de Silicato de Alumínio, com ação de reduzir a oleosidade, agindo na absorção seletiva dos ácidos graxos de epiderme, evitando a formação de comedões; - Enxofre: ação queratolítica, germicida, fungicida, parasisticida e anti-seborréica. Pode causar irritação e secura na pele; - Óleo de Melaleuca: planta originária da Austrália, com ação anti-sética, anti-fúngica, anti-irritante e cicatrizante;

40 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Antibioticoterapia: Tetraciclina, Clindamicina, Eritromicina, azitromicina... Acido Salicílico: queratolitico, bacteriostático fungicida; Resorcina: queratolítico, anti-pruriginoso, antiseborréico e anti-séptico; Ácido lático: anti-pruriginoso, leva a diminui a coesão dos corneócitos; Óxido de zinco: anti-séptico, adstringente, secativo e antiinflamatório;

41 MEDICAMENTOS E ATIVOS USADOS NO TRATAMENTO - Ácido Lactobiônico: cicatrizante e queratolítico; Própolis: antibacteriano,antiinflamatória e secativo; Isotretinoina tópica: derivado da vit A, amolece a queratina facilitando a saída do sebo, diminue a produção sebácea reduzindo o processo inflamatório; Outros: azuleno, hamamelis, hortelã...

42 ISOTRETINOÍNA ORAL - Atua efetivamente sobre a glândula sebácea; - Diminui a sebogênese; - Normaliza a hiperqueratinização folicular; - Diminue a proliferação de bactérias.

43 EFEITOS COLATERAIS DA ISOTRETINOÍNA Secura labial,nasal e ocular; Pele seca e descamativa; Prurido; Mialgia, artralgia e cefaléia; Ação teratogênica.

44 TRATAMENTO CIRÚRGICO DA ACNE (MÉDICO) Drenagem de abcessos (cistos): realizado com anestesia intradérmica, faz-se uma pequena incisão com bisturi e aplica Ácido Tricloroacético (30 50%) por 3 ou 4 vezes; Dermatoesfoliação: indicado para cicatrizes profundas, com uma melhora de até 50%.Realizado em Centro cirúrgico com anestesia local e sedação ou anestesia geral, evitando posteriormente o sol; Preenchimentos

45 COLABORAÇÃO E CUIDADOS Explicar ao cliente o que é a patologia acne; Verificar e informar sobre os cuidados que o cliente deve ter com sua pele; Indicar para ele como realizar a assepsia de sua pele em domicílio; Em casos mais severos indicar o dermatologista; Cooperação do cliente para não espremer a pele (CICATRIZES); Realizar uma boa anamnese.

46 ORIENTAÇÕES AO CLIENTE Evitar compulsivas lavagens, pois apenas tira a oleosidade superficial e estimula ainda mais a produção sebácea. Lavar somente 2 a 3 vezes por dia; Evitar substância comedogênica (pomadas, filtro solares, cosméticos...). Usar preferencialmente oil free ; Encaminhá-lo ao dermatologista sempre que necessário; Caso não tenha indicação de dermatologista, orientá-lo a fazer higienização com sabonete anti-séptico, passar loção adstringente e gel ou loção secativa mais FPS; Orientá-lo a não mexer nas pápulas e pústulas.

47 CONSEQUÊNCIA DO TRATAMENTE E CUIDADOS INADEQUADOS CISTOS CICATRIZES QUELÓIDES HIPERCROMIAS

48 CICATRIZES DE ACNE

49 PROTOCOLO DE TRATAMENTO: LIMPEZA DE PELE HIGIENIZAR (sabonete ou gel de limpeza); ESFOLIAR (RESPEITANDO O GRAU DA ACNE, CUIDADO COM AS PÁPULAS E PÚSTULAS) DESINCRUSTAR TONIFICAR (LOÇÃO ANTI-SÉPTICA ou ADSTRINGENTE) AQUECIMENTO COM VAPOR DE OZÔNIO (MÁXIMO 8 MIN) EXTRAÇÃO (CUIDADO COM AS PÁPULAS E PÚSTULAS) ASSEPSIA (LOÇÃO ANTI-SÉPTICA) ALTA FREQUENCIA (FLUXAÇÃO 5 MIN E FULGURAÇÃO SE HOUVER ABERTURA DE PÚSTULAS)

50 PROTOCOLO DE TRATAMENTO: LIMPEZA DE PELE continuação IONTOFORESE (IONTOS ANTI ACNE) MÁSCARA SECATIVA OU CALMANTE OU DESCONGESTIONANTE. FINALIZAR COM LOÇÃO SECATIVA (sobre as acnes) E FPS LIVRE DE ÓLEO OU GEL.

51 PROTOCOLO DE TRATAMENTO (1) HIGIENIZAR (SABONETE ou GEL DE LIMPEZA); ESFOLIAR (SE POSSÍVEL,NÃO PODE SOBRE PÁPULAS E PÚSTULAS); DESINCRUSTAR (LAURIL SULFATO DE SÓDIO OU CARBONATO DE SÓDIO); TONIFICAR (TÔNICA ADSTRINGENTE); IONIZAR (IONTO ANTI-ACNE COM CORRENTE GALVÂNICA); MÁSCARA SECATIVA OU CALMANTE (20 minutos); FINALIZAÇÃO (LOÇÃO SECATIVA + FPS livre de óleo ou gel).

52 TRATAMENTO DE ACNE (2) HIGIENIZAR (SABONETE ou GEL DE LIMPEZA); DESENGORDURAR A PELE (ÁGUA + ÁLCOOL 70%); ABRASÃO QUIMICA SUPERFICIAL COM ÁC. SALICILICO / ÁC LACTOBIÔNICO /RESORSINA ( até 15 minutos depende da tolerância e sinais); NEUTRALIZAÇÃO (retirar com água) e passar Trietanolamina ou tônica calmante; MÁSCARA CALMANTE e/ou SECATIVA (20 minutos); FINALIZAÇÃO (LOÇÃO SECATIVA + FPS livre de óleo ou gel).

53 TRATAMENTO ACNE (3) HIGIENIZAR (SABONETE ou GEL DE LIMPEZA); DESENGORDURAR A PELE (ÁGUA + ÁLCOOL 70%); ABRASÃO QUIMICA SUPERFICIAL COM ÁC. SALICILICO / ÁC LACTOBIÔNICO /RESORSINA ( até 15 minutos depende da tolerância e sinais); NEUTRALIZAÇÃO (RETIRAR COM ÁGUA) e TRIETANOLAMINA OU TÔNICA CALMANTE IONIZAR ATIVOS ANTIACNE E SECATIVOS; MÁSCARA CALMANTE e/ou SECATIVA (20 minutos); FINALIZAÇÃO (LOÇÃO SECATIVA + FPS livre de óleo ou gel).

54 TRATAMENTO DE ACNE (4) HIGIENIZAR (SABONETE ou GEL DE LIMPEZA); PEELING ULTRA-SÔNICO - FASE DE LIMPEZA (COM LAURIL SULFATO DE SÓDIO); LAVAR O ROSTO COM ÁGUA OU RETIRAR COM ÁGUA; PEELING ULTRA-SÔNICO - FASE DE IONIZAÇÃO (COM IONTO (ATIVOS) ANTI - ACNE) MÁSCARA SECATIVA OU CALMANTE (20 minutos); FINALIZAÇÃO (LOÇÃO SECATIVA + FPS livre de óleo ou gel).

55 OBRIGADA!!! Profª. CARINE

ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE. Professora: Erika Liz

ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE. Professora: Erika Liz ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE Professora: Erika Liz Permeabilidade Cutânea É a capacidade que a pele tem de deixar passar, seletivamente, certas substâncias em função da natureza química ou de determinados

Leia mais

Tratamento cosmetológico da pele

Tratamento cosmetológico da pele Complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem, gel de limpeza, esfoliante. Além de equilibrar o ph natural da pele, refrescando e suavizando. 1 Benefícios do tônico na pele: Limpar

Leia mais

Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura.

Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura. Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura www.lavertuan.com.br Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura Envelhecimento na Derme: -Redução do número

Leia mais

Técnicas de extração dos comedões: Revisão de Literatura Technical extraction of comedones : Literature Review

Técnicas de extração dos comedões: Revisão de Literatura Technical extraction of comedones : Literature Review 1 Artigo de Revisão Técnicas de extração dos comedões: Revisão de Literatura Technical extraction of comedones : Literature Review Aline Salgado Melazo 1, Giulliano Gardenghi 2 Resumo Introdução: Atualmente,

Leia mais

Protocolo Facial Revitessence Clareamento de Manchas Seguro e Eficaz. www.lavertuan.com.br

Protocolo Facial Revitessence Clareamento de Manchas Seguro e Eficaz. www.lavertuan.com.br www.lavertuan.com.br Tipos de pigmentação: - Sardas ou efélides predominam nas área expostas ao sol. São mais comuns em pessoas de cabelos louros ou ruivos. São estimuladas com a exposição solar. - Melasma

Leia mais

Conheça alguns mitos e verdades sobre a acne

Conheça alguns mitos e verdades sobre a acne Uol - SP 16/05/2015-07:41 Conheça alguns mitos e verdades sobre a acne Da Redação Se a pessoa só apresenta cravos, sem espinhas, não tem acne. MITO: o cravo, cujo nome científico é comedão, é um tipo de

Leia mais

Acnebiol. Complexo Bio-Normalizador. Tratamento Global e Intensivo : Possui ação anti-acne e sebo-reguladora

Acnebiol. Complexo Bio-Normalizador. Tratamento Global e Intensivo : Possui ação anti-acne e sebo-reguladora Revisão 3 26/9/213 Complexo Bio-Normalizador Tratamento Global e Intensivo : 1 Possui ação anti-acne e sebo-reguladora 2 Restaura a textura da pele e controla a queratogenêse 3 Estimula a renovação celular

Leia mais

LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM?

LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM? LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM? Ø COMPLEXO PHYSIOGENYL 5mg/g Sódio PCA Magnésio PCA Zinco PCA Manganês PCA Ø COMPLEXO REENERGISANTE 10mg/g Extrato Glicerinado de Açaí Extrato Glicerinado

Leia mais

Evolução dos tratamentos com Luz de Diodo

Evolução dos tratamentos com Luz de Diodo Evolução dos tratamentos com Luz de Diodo Tecnologia de FOTOPERMEAÇÃO FOTOPERMEAÇÃO X FOTOATIVADO Fotoativados São produto que além da sua função principal, são indicados para uso com LED Aumento da atividade

Leia mais

Curitiba, 30 de novembro de 2015.

Curitiba, 30 de novembro de 2015. Curitiba, 30 de novembro de 2015. Em resposta a ofícios encaminhados sobre percentuais específicos de produtos a serem utilizados na execução de peelings em Fisioterapia Dermatofuncional: PARECER TÉCNICO

Leia mais

Você sabe qual é a Chave do Sucesso para se tornar uma ótima Consultora de Beleza Independente?

Você sabe qual é a Chave do Sucesso para se tornar uma ótima Consultora de Beleza Independente? APAIXONE-SE POR Você sabe qual é a Chave do Sucesso para se tornar uma ótima Consultora de Beleza Independente? Mary Kay Ash: Confiança. Conhecer o produto de A a Z, ter o conhecimento adequado de seu

Leia mais

Rejuvenescimento da Pele com Laser

Rejuvenescimento da Pele com Laser Rejuvenescimento da Pele com Laser O resurfacing a laser, também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO. Os produtos cosméticos podem ser para: - Higienizar; - Conservar/Proteger; - Reparara/Corrigir; - Maquilar/Enfeitar.; Higienizar Remover da superfície cutânea as impurezas

Leia mais

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA]

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] [DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] 2 A Dermatite Atópica é uma doença alérgica crônica comum que atinge em torno de 20% dos animais e está associada a uma reação a alérgenos ambientais. Há uma predisposição

Leia mais

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Conduta. QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS; HORÁRIO DE ATENDIMENTO ON-LINE; blog do professor:

Leia mais

Tratamento tópico de acne particularmente nas formas inflamatórias e pápulopustulosas. O período de tratamento não deve exceder as 4-6 semanas.

Tratamento tópico de acne particularmente nas formas inflamatórias e pápulopustulosas. O período de tratamento não deve exceder as 4-6 semanas. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO AKNE-MYCIN, 20 mg/g, creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100 g de creme contém 2 g de eritromicina. Excipientes:

Leia mais

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover cicatrizes as de acne de sol sardas melasma etc manch O que é o peeling químico? O peeling químico é um tratamento que

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Após reconstituição, um mililitro

Leia mais

D ra. A dria na V ida l S c hm idt

D ra. A dria na V ida l S c hm idt X meeting care D ra. A dria na V ida l S c hm idt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná Peeling Definição e indicações Peel off, descascar Tratamento

Leia mais

Clareamento de Hipercromias

Clareamento de Hipercromias Clareamento de Hipercromias Protocolo Perfetc Peel System Tratamento despigmentante inovador, desenvolvido especificamente para tratar todo os tipos de hipercromias em todos os tipos de pele e fototipos.

Leia mais

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos.

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos. Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos www.lavertuan.com.br Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos Os objetivos desse protocolo são: promover

Leia mais

Cosmecêutico. multifuncional. com. Azeloglicina

Cosmecêutico. multifuncional. com. Azeloglicina Cosmecêutico multifuncional com Azeloglicina Azeloglicina Diglicinato de azeloi-potássio Anti-acneico Anti-seborreica Anti-micótica Clareadora Azeloglicina Anti-acneico Interfere na patogenesia da acne

Leia mais

[DISPLASIA FOLICULAR DOS PÊLOS NEGROS]

[DISPLASIA FOLICULAR DOS PÊLOS NEGROS] [DISPLASIA FOLICULAR DOS PÊLOS NEGROS] 2 Anamnese: Canino, Yorkshire Terrier, preto e dourado, 5 meses, macho, não castrado; Histórico: Animal apresentando um quadro recidivante de piodermite acompanhado

Leia mais

Vamos falar sobre Acne???

Vamos falar sobre Acne??? Vamos falar sobre Acne??? O que é a acne? A acne é o nome dados aos cravos e espinhas resultantes de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos, que podem causar cicatrizes

Leia mais

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende!

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! #JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! PELE A pele é o maior órgão do corpo humano. É composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é constituída ainda

Leia mais

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g tioconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico de 10 mg/g: embalagem com 1 bisnaga com

Leia mais

Uso da Própolis na Prevenção e Tratamento da Acne Vulgar. Use of Propolis for Prevention and Treatment of Acne Vulgaris

Uso da Própolis na Prevenção e Tratamento da Acne Vulgar. Use of Propolis for Prevention and Treatment of Acne Vulgaris Matsuchita, h.l.p.; Matsuchita, a.s.p. Uso da Própolis na Prevenção e Tratamento da Acne Vulgar Use of Propolis for Prevention and Treatment of Acne Vulgaris Hugo Leonardo Pereira Matsuchita a *; Ana Silvia

Leia mais

Beauty Face. Alta frequência portátil com alta tecnologia

Beauty Face. Alta frequência portátil com alta tecnologia Alta frequência portátil com alta tecnologia Equipamento de alta frequência indicado para tratamentos faciais, capilares e podológicos Poderoso aliado no tratamento do acne Utilizado também em depilação

Leia mais

Glândulas e hormônios. Profª Talita Silva Pereira

Glândulas e hormônios. Profª Talita Silva Pereira Glândulas e hormônios Profª Talita Silva Pereira O sistema endócrino É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas

Leia mais

MODELO DE BULA. Clindoxyl Gel clindamicina 1% peróxido de benzoíla... USO EXTERNO. Uso adulto e em pacientes acima de 12 anos

MODELO DE BULA. Clindoxyl Gel clindamicina 1% peróxido de benzoíla... USO EXTERNO. Uso adulto e em pacientes acima de 12 anos 1 MODELO DE BULA Clindoxyl Gel clindamicina 1% peróxido de benzoíla 5% USO EXTERNO Uso adulto e em pacientes acima de 12 anos VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA STIEFEL Apresentação: Clindoxyl gel é apresentado

Leia mais

Linha de cuidados com a pele

Linha de cuidados com a pele Linha de cuidados com a pele Pele jovem: Primeiros sinais e sinais moderados: Sinais avançados: Tipos de pele Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Leia mais

Protocolo de Limpeza de Pele Masculina associada a Toalhaterapia.

Protocolo de Limpeza de Pele Masculina associada a Toalhaterapia. Protocolo de Limpeza de Pele Masculina associada a Toalhaterapia www.lavertuan.com.br Protocolo de Limpeza de Pele Masculina associada a Toalhaterapia Pele Masculina - A principal distinção entre as cútis

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina)

BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BRISTOL-MYERS SQUIBB OMCILON -A M acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina

Leia mais

Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla

Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla Atualização em: Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla Maior eficácia e tolerabilidade no tratamento da acne leve a moderada e apresenta vantagens para aplicações nas costas. J Drugs Dermatol. 2010

Leia mais

AcuPulse. Com Tecnologia MultiMode. Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento

AcuPulse. Com Tecnologia MultiMode. Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento AcuPulse Com Tecnologia MultiMode Recomendação Médica Parâmetros de Tratamento AcuPulse com tecnologia MultiMode TM Tecnologia Multimode única que permite ambas aplicações superficial e profunda com um

Leia mais

EXPERT ACNE SOLUTION TRATAMENTO COMPLETO PARA REVERSÃO DO QUADRO ACNEICO

EXPERT ACNE SOLUTION TRATAMENTO COMPLETO PARA REVERSÃO DO QUADRO ACNEICO EXPERT ACNE SOLUTION TRATAMENTO COMPLETO PARA REVERSÃO DO QUADRO ACNEICO LIMPEZA DE PELE ANTIACNE GEL MICELAR 120G Aplicar pequena quantidade no algodão e aplicar na área dos olhos, lábios e rosto. Não

Leia mais

Linha Anti-Acne Clear Proof. Diretora Patrícia Lacerda. Unidade Corações

Linha Anti-Acne Clear Proof. Diretora Patrícia Lacerda. Unidade Corações Linha Anti-Acne Clear Proof Diretora Patrícia Lacerda Unidade Corações Informações importantes Grande parte da população tem pele oleosa ou acneica. Não utilizar durante a gravidez (possui 2% de Ácido

Leia mais

TRATAMENTO COSMÉTICO PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PELE

TRATAMENTO COSMÉTICO PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PELE TRATAMENTO COSMÉTICO PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PELE 1 Neste e-book você encontrará: 4 etapas básicas de tratamento que devem sempre ser seguidas independente da idade e o tipo de pele; 5 Tipos de pele;

Leia mais

DRENISON LOÇÃO fludroxicortida - 5 mg

DRENISON LOÇÃO fludroxicortida - 5 mg DRENISON LOÇÃO fludroxicortida - 5 mg Farmacêutica Ltda. MODELO DE BULA DO PACIENTE DRENISON LOÇÃO fludroxicortida IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES: O Drenison loção (fludroxicortida) é apresentado

Leia mais

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): JULIANA CICELINI ORIENTADOR(ES):

Leia mais

SISTEMA TEGUMENTAR. Pele e anexos. Pele e anexos 14/04/2015

SISTEMA TEGUMENTAR. Pele e anexos. Pele e anexos 14/04/2015 SISTEMA TEGUMENTAR SISTEMA TEGUMENTAR Pele e anexos Origem: Ectodérmica Epiderme Mesodérmica Derme Hipoderme Pele e anexos Pele: epiderme, derme e hipoderme Anexos: pêlos; unhas, cascos e garras; glândulas

Leia mais

USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE

USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE Orientado por: Prof. Dr. Fernando Augusto Soares Prof.

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico)

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico) Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido ENVELHECIMENTO Envelhecimento cutâneo O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem,

Leia mais

Higienização das mãos. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Higienização das mãos. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Higienização das mãos Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira O que é higienização das mãos? É a medida individual mais simples e menos trabalhosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas

Leia mais

Linha Anti Acne ClearProof

Linha Anti Acne ClearProof Linha Anti Acne ClearProof Kit Antiacne Clear Proof Gel de Limpeza 127g Creme Secativo 29g Loção Purificante 50g 10-092466 Preço Sugerido: R$ 239,90 Pontos: 108 Clear Proof é a evolução da linha de Cuidados

Leia mais

nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g

nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome genérico: nistatina + óxido de zinco nistatina + óxido de zinco Medicamento

Leia mais

Veja os melhores produtos para tratar acne, indicados por dermatologistas

Veja os melhores produtos para tratar acne, indicados por dermatologistas Uol - SP 07/04/2015-07:43 Veja os melhores produtos para tratar acne, indicados por dermatologistas Da Redação Um tratamento de efeito duradouro contra espinhas e oleosidade requer o acompanhamento e a

Leia mais

GEL DE LIMPEZA COM ÁGUA FLORAL DE UVA LEITE DE LIMPEZA COM ÓLEO DE UVA

GEL DE LIMPEZA COM ÁGUA FLORAL DE UVA LEITE DE LIMPEZA COM ÓLEO DE UVA GEL DE LIMPEZA COM ÁGUA FLORAL DE UVA FUNÇÃO: Gel de Limpeza Facial de uso diário. Remove impurezas, partículas de poluição e maquilhagem hidrossolúvel. Regula a pele. TIPOS DE PELE: Todos os tipos de

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS ORIENTAÇÕES ÀS ESCOLAS PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS As infecções respiratórias agudas (IVAS) representam um dos principais problemas de saúde entre as crianças menores de 5 anos nos

Leia mais

A CURITYBINA (ácido salicílico)

A CURITYBINA (ácido salicílico) A CURITYBINA (ácido salicílico) União Química Farmacêutica Nacional S.A Pasta 280 mg/g A CURITYBINA ácido salicílico Pasta IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Pasta 280 mg/g: embalagem

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

Anatomia e fisiologia da pele.

Anatomia e fisiologia da pele. Anatomia e fisiologia da pele. Porque preciso estudar a pele? 1 A SAÚDE PSICOSSOCIAL DO HOMEM DEPENDE BASTANTE DE SUA APARÊNCIA EXTERNA E DA SUA ACEITAÇÃO PELO SEU GRUPO SOCIAL. INTRODUÇÃO: Apesar da complexidade

Leia mais

DIFFERIN adapaleno CREME E GEL. 1,0 mg/g

DIFFERIN adapaleno CREME E GEL. 1,0 mg/g DIFFERIN adapaleno CREME E GEL 1,0 mg/g 1 DIFFERIN adapaleno APRESENTAÇÕES Creme dermatológico, contendo 1 mg de adapaleno por g de produto, em embalagens contendo 10g e 30g. Gel dermatológico, contendo

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are)

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) Versão de 2016 1. O QUE SÃO AS ESPONDILARTRITES JUVENIS/ARTRITE RELACIONADA COM ENTESITE

Leia mais

Cuidados com a pele do Rosto Gilvana Gouvêa. Diretora de Vendas Independente Mary Kay

Cuidados com a pele do Rosto Gilvana Gouvêa. Diretora de Vendas Independente Mary Kay Cuidados com a pele do Rosto Gilvana Gouvêa Diretora de Vendas Independente Mary Kay Por que cuidar da pele? Sua pele é o maior órgão do seu corpo. Ela tem diversas funções essenciais como: A regulação

Leia mais

Mais moderna e mais completa, a Linha Antiacne Clear Proof é Um tratamento cosmético completo e eficaz para conquistar a pele perfeita e sem acne.

Mais moderna e mais completa, a Linha Antiacne Clear Proof é Um tratamento cosmético completo e eficaz para conquistar a pele perfeita e sem acne. Mais moderna e mais completa, a Linha Antiacne Clear Proof é Um tratamento cosmético completo e eficaz para conquistar a pele perfeita e sem acne. DE OLHO NO MERCADO: Em todo o mundo, o mercado de acne

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

APLICAÇÃO DE CALOR OU FRIO. Enfª(s): Andreia Paz, Sandra Chaves e Elisabete Novello

APLICAÇÃO DE CALOR OU FRIO. Enfª(s): Andreia Paz, Sandra Chaves e Elisabete Novello Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na aplicação externa de calor ou frio com finalidade terapêutica proporcionando efeito imediato. O calor ou frio podem ser aplicados através de bolsa térmica, compressa

Leia mais

COLO PERFEITO. Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas.

COLO PERFEITO. Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas. COLO PERFEITO Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas. Promove efeito firmador, colabora para a melhora da textura da pele e reduz linhas e rugas do colo. Ideal para complementar tratamentos

Leia mais

As lesões elementares

As lesões elementares Capítulo 2: As lesões elementares página: 8 As lesões elementares As máculas página: 9 2.1 As máculas Mácula eritematosa As máculas são manchas não infiltradas, que se diferenciam da pele adjacente pela

Leia mais

A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do

A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do Norte, Sul e Central. Fundada como uma empresa têxtil a

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

ONCIBEL. (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico

ONCIBEL. (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico ONCIBEL (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 1,0 mg + 2,5 mg + 0,25 mg + 100.000 UI ONCIBEL Triancinolona acetonida + sulfato de neomicina

Leia mais

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DISICPLINA DE COSMETOLOGIA Hiperpigmentação: aumento da pigmentação da pele Desordens de pigmentação da pele: adquiridas, hereditárias ou tumores JÚLIA SCHERER SANTOS Desordens

Leia mais

Nova linha antiacne Clear Proof. Diretora Sênior Karina Lima

Nova linha antiacne Clear Proof. Diretora Sênior Karina Lima Nova linha antiacne Clear Proof Diretora Sênior Karina Lima Embalagem mais moderna! Logo da linha em destaque Símbolo e cor representa a melhora contínua, clareando gradualmente Identidade com a qual TODO

Leia mais

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos.

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos. CETOCONAZOL EM ESPUMA Maior eficácia no tratamento da dermatite seborréica e da pitiríase versicolor Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento com CETOCONAZOL 2%

Leia mais

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina BULA PARA O PACIENTE GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES GARAMICINA Creme é indicado para uso dermatológico. GARAMICINA Creme apresenta-se em bisnagas de 30 g.

Leia mais

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina Forma farmacêutica, via de administração e apresentação: Creme - Uso dermatológico. GARAMICINA Creme em bisnagas de 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição: Cada

Leia mais

APROVADO EM 29-12-2010 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Finacea, 150 mg/g, gel

APROVADO EM 29-12-2010 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Finacea, 150 mg/g, gel RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Finacea, 150 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 g de Finacea contém 150 mg (15%) de ácido azelaico. Excipientes: 1 mg

Leia mais

PEELINGS DERMATOLÓGICOS

PEELINGS DERMATOLÓGICOS PEELINGS DERMATOLÓGICOS Tiago Tomaz da Rosa Farmacêutico Especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica Especialista em Peeling e Renovação Celular Responsável Técnico - Clínica Revive PEELING

Leia mais

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele DISQUERATINIZAÇÕES DISQUERATINIZAÇÕES PROFA.DRA. JULIANA PELOI VIDES Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele Seborreia Dermatose responsiva a vitamina A Hiperplasia da glândula

Leia mais

Lançamento de Janeiro

Lançamento de Janeiro Lançamento de Janeiro Bruna Fernandes Silva Diretora de Vendas Independente Mary Kay Gel Creme Redutor de Celulite Smooth-Action Timewise O Gel Creme Redutor de Celulite Smooth-Action TimeWise é um produto

Leia mais

Corrente Galvânica e Microgalvânica. Design inovador exclusivo Acelera a permeação de ativos

Corrente Galvânica e Microgalvânica. Design inovador exclusivo Acelera a permeação de ativos Segurança no tratamento estético de rugas e estrias Corrente Galvânica e Microgalvânica Design inovador exclusivo Acelera a permeação de ativos Teclas soft touch Caneta aplicadora com design anatômico

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

DICAS E TRUQUES DE MAQUIAGEM

DICAS E TRUQUES DE MAQUIAGEM DICAS E TRUQUES DE MAQUIAGEM Introdução ÍNDICE De nada adianta saber vários truques de maquiagem e esquecer do principal que é cuidar da pele corretamente. Os cuidados com a pele é fundamental para ter

Leia mais

Treinamento de Vendas.

Treinamento de Vendas. Treinamento de Vendas www.lavertuan.com.br Linha de Fotoproteção Diária Produto multifuncional desenvolvido para o homem e para a mulher moderna. Linha de Fotoproteção Diária Foi desenvolvida para proteger

Leia mais

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Ação seborreguladora, clareadora, antiinflamatória e antibacteriana Hipoalergênicos e não comedogênicos Ação antioxidante,

Leia mais

Anexo A DERMOBAN. Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 20mg

Anexo A DERMOBAN. Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 20mg Anexo A DERMOBAN Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Pomada 20mg DERMOBAN Mupirocina 20mg pomada LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

Gel para o corpo 2 em 1 Satin Body é um gel botânico único que traz em apenas uma embalagem o benefício de dois produtos: Gel de Banho para o Corpo e Creme Depilatório. O Gel para o corpo 2 em 1 Satin

Leia mais

TATIANA FERRARA BARROS

TATIANA FERRARA BARROS COSMÉTICOS E DERMOCOSMÉTICOS NA FARMÁCIA Conhecimentos essenciais para orientação do consumidor TATIANA FERRARA BARROS cosméticos e dermocosméticos na farmácia Conhecimentos essenciais para orientação

Leia mais

Há forte coesão entre as células camadas celulares contínuas

Há forte coesão entre as células camadas celulares contínuas Camadas de células que recobrem as superfícies e revestem as cavidades do corpo Há forte coesão entre as células camadas celulares contínuas Células epiteliais sempre se ligam ao um tecido conjuntivo subjacente

Leia mais

Tratamento de Feridas

Tratamento de Feridas Tratamento de Feridas O Tratamento de feridas se refere a proteção de lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS Classificação quanto às causas:

Leia mais

Modelo de Bula Página 1 de 5. vacina tétano

Modelo de Bula Página 1 de 5. vacina tétano Modelo de Bula Página 1 de 5 vacina tétano FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Suspensão injetável. - Cartucho contendo uma seringa de dose única de 0,5mL. A vacina tétano deve ser administrada por VIA INTRAMUSCULAR.

Leia mais

Patologia da haste capilar Os processos químicos capilares constituem um conjunto de agressões químicas aos cabelos. Qualquer que conseqüência, Degrad

Patologia da haste capilar Os processos químicos capilares constituem um conjunto de agressões químicas aos cabelos. Qualquer que conseqüência, Degrad Patologia da haste capilar Patologia da haste capilar Os processos químicos capilares constituem um conjunto de agressões químicas aos cabelos. Qualquer que conseqüência, Degradação da cutícula seja o

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

www.rogeriomorale.com.br Protetor Solar

www.rogeriomorale.com.br Protetor Solar Protetor Solar Atualmente, a maioria das pessoas está consciente de pelo menos alguns dos efeitos prejudiciais que a luz solar tem sobre a pele. Além de dolorosas queimaduras causadas pelo sol, a exposição

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente BELPELE Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g Belpele_AR011113_Bula Paciente BULA PACIENTE BELPELE adapaleno APRESENTAÇÕES: Gel adapaleno 3 mg/g (0,3%) embalagem contendo bisnaga com 30g. VIA TÓPICA USO ADULTO E

Leia mais

Úlceras de Perna. 2.1. Úlceras Venosas

Úlceras de Perna. 2.1. Úlceras Venosas 6 2 Úlceras de Perna As úlceras de perna estão se tornando feridas crônicas cada vez mais comuns e foram reconhecidas há vários anos. Até pouco tempo atrás, os médicos pouco se interessavam pelo tratamento

Leia mais

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis.

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis. Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis www.lavertuan.com.br Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis O tom difuso do rosto é uma característica das peles sensíveis, peles

Leia mais

Sejam BEM-VINDOS. Unidade Rosas Abençoadas

Sejam BEM-VINDOS. Unidade Rosas Abençoadas Sejam BEM-VINDOS LANÇAMENTO Clear ProofTM É a evolução da linha de Cuidados com a Pele com Tendência à Acne da Mary Kay. Esta nova linha traz fórmulas ainda mais eficientes para entregar diversos benefícios

Leia mais

LINHA CLEARPROOF. Reunião de Unidade 25/09/2017

LINHA CLEARPROOF. Reunião de Unidade 25/09/2017 LINHA CLEARPROOF Reunião de Unidade 25/09/2017 O QUE É? A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de comedões (cravos) e pústulas (espinhas), podendo causar também cistos, nódulos e cicatrizes. É

Leia mais

Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de

Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de dexametasona BAYCUTEN N clotrimazol acetato de dexametasona APRESENTAÇÕES

Leia mais

O CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA PROMOVENDO CONHECIMENTO AOS POFISSIONAIS CATADORES

O CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA PROMOVENDO CONHECIMENTO AOS POFISSIONAIS CATADORES O CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA PROMOVENDO CONHECIMENTO AOS POFISSIONAIS CATADORES SOUZA, Alessandra Polydoro¹; SANTOS, Letícia Priscila Fogliatto 1 ; HANSEN, Dinara²; DEUSCHLE, Viviane Cecilia Kessler

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL

Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL Ministério da Saúde Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL 29/3/2006 Josineire Melo Costa Sallum Gerente-Geral de Cosméticos A Gerência-Geral de Cosméticos na Instituição A Gerência-Geral de Cosméticos

Leia mais

Em maio tem. muitas. Novidades! Vamos entender?

Em maio tem. muitas. Novidades! Vamos entender? Em maio tem muitas Novidades! Vamos entender? A NOVA FERRAMENTA DIGITAL para o seu negócio independente A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA PARA O SEU NEGÓCIO INDEPENDENTE LÁ VOCÊ ENCONTRA: Para quem: Toda

Leia mais