Pontuação. Tipos de pausas. Uso da vírgula (,) Macetes. A importância da pontuação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontuação. Tipos de pausas. Uso da vírgula (,) Macetes. A importância da pontuação"

Transcrição

1 Pontuação Tipos de pausas As pausas rítmicas, que se assinalam na pronúncia por inflexões características e na escrita por sinais especiais, são de três tipos: 1. pausa indicativa de que a frase ainda não foi concluída. Marcam-na: a vírgula (, ), o travessão ( ), o parêntese ( ), o ponto-e-vírgula ( ; ), os dois-pontos ( : ). 2. pausa indicativa do término do discurso. Marcam-na: o ponto simples, o ponto final, o ponto parágrafo. 3. pausa indicativa de um estado emotivo ou intenção. Marcam-na: o ponto de interrogação (? ), o ponto de exclamação (! ), as reticências (...). Eis aqui um assunto de importância relevante. Uma vírgula mal colocada pode, às vezes, mudar o curso da História, ou deixar uma frase completamente ininteligível. Veja: A importância da pontuação Um homem rico, sentindo-se morrer, pediu papel e pena e escreveu assim: «Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres». Não teve tempo de pontuar e morreu. A quem deixava ele a sua riqueza? Eram quatro os concorrentes: Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: «Deixo os meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres». A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do escrito, e pontuou deste modo: «Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres». Surgiu o alfaiate que, pedindo a cópia do original, fez estas pontuações: «Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres». O juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade, e um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: «Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres! Uso da vírgula (,) Macetes 1. NUNCA USE UMA VÍRGULA ENTRE S V C S = Sujeito V = Verbo C = Complemento 2. SE ALGO SE INTROMETER (TI*), DEIXE-O ENTRE VÍRGULAS: S, TI, V, TI, C * TI = termo intrometido, intercalado

2 384 3., mas, porém sempre com a vírgula, pois antes da conjunção, portanto 4. conj E suj. = e (não) suj., e (facultativa) Não deve ocorrer vírgula Obs.: Os exemplos apresentam erros propositais. a) entre VERBO e SUJEITO: Os alunos, chegaram atrasados. O guerreiro, parece estar dormindo. b) entre VERBO e COMPLEMENTOS VERBAIS: Encontramos, o tesouro perdido. Obedecemos, aos nossos pais. O quarto permanecia, fechado. c) antes de «e», «nem», «ou» (SALVO CASOS PREVISTOS) Vens, ou vais? Cheguei, e saí rapidamente. Nem eu, nem você dormimos bem. d) antes de orações subordinadas substantivas: Convém, que sejamos otimistas. Espero, que ninguém cometa erros. Paguei, a quem sempre me paga. Devem vir entre vírgulas a) Vocativo: Venha, Miguel, estamos a sua espera. Deixe-me, menina! Limpai os mares, tufão! b) Aposto: Josué, lídimo historiador e pregador, chegou. «Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos...» (José de Alencar) c) Os adjuntos adverbiais (para assinalar a inversão ou para realçá-los): Segismunda partiu, inesperadamente, da cidade. Todos, em meio à festa, tiveram um instante de emoção. d) As orações intercaladas: Pareço, observou o rapaz, um infeliz. A mim me parece, tornou Josefina, que o casamento é impossível. e) As orações subordinadas adjetivas explicativas: O homem, que é mortal, pouco viu sobre a terra. Pelas oito horas, que foi de frio intenso, chegamos à lagoa. f) Expressões explicativas (isto é, a saber, por exemplo, a meu ver, na minha opinião, verbi gratia, ou melhor, quer dizer etc.): O amor, isto é, o melhor dos sentimentos, inicia-se em Deus. Joaquim Confeto, digo, Joaquim Confite estava doente. g) Conjunções coordenativas adversativas, quando pospostas (mas, porém, contudo, entretanto, todavia etc.): «Vens, pois, anunciar-me uma desventura». A. H. A chuva, porém, continuava. Os homens honestos, contudo, haviam saído da cidade. Devem vir precedidos de vírgula a) os elementos e orações coordenadas assindeticamente: Amor, fortuna, ciência, somente isso não traz felicidade. Vim, vi e venci.

3 385 b) as datas e o endereços: Curitiba, 7 de setembro de Avenida das Águias, nº 69. c) as orações subordinadas adverbiais e adjetivas restritivas (em geral) se as quisermos realçar: Um vegetal é um animal, que dorme. Juro que sempre te amarei, embora seja casado. Alcebíades, se quisesse, poderia conseguir-lhe o resultado. d) na indicação da elipse de um termo: Uns diziam que se matou; outros, que fora para o Rio. Às vezes, chega atrasado; outras, não vem. Procuramos o saber; você, o divertimento. e) as orações subordinadas reduzidas de gerúndio e particípio: Mentindo, será castigado. Chegaste, estrangulando a tua humanidade. Realizando o exercício, estaremos cientes do uso da vírgula. f) as orações principais pospostas: Embora eu estude, não aprendo. Quando eu voltar, abrace-me. g) antes de «e», quando as orações apresentarem sujeitos diferentes, ou quando o «e» se repetir: João escreveu uma carta, e José arrumou a cama. Fez-se o céu, e a terra, e o mar. h) os elementos paralelos de um provérbio: Mocidade ociosa, velhice vergonhosa. i) em construção com termos pleo-násticos: Estudante versátil, já não o sou. Arquiteto de importância, agora não o pareço. R E S U M O Onde cairá a vírgula? A. CAIRÁ DENTRO DA ORAÇÃO [,,, ] 1. emoldurando o, VOCATIVO, Dorme, cidade maldita, VOCATIVO. teu sono de escravidão! 2. emoldurando o, APOSTO, Nós, professores, queremos APOSTO. ajudar a todos. 3. emoldurando os, ADJ. ADV, Paulo saiu à tarde. ADJUNTOS ADVERBIAIS DESLOCADOS. À tarde, Paulo saiu.

4 separando,, Amor, fortuna, ciência, somente PALAVRAS DA MESMA CLASSE GRAMATICAL. isso não traz felicidade. 5. emoldurando CONJ. COORD. Porém a chuva continuava. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS A chuva, porém, continuava. DESLOCADAS. B. CAIRÁ ENTRE DUAS ORAÇÕES [ ], [ ], [ ] TODAS AS ORAÇÕES COSTUMAM ADMITIR VÍRGULA ENTRE SI, TODAVIA: 1. Não se emprega vírgula antes de ora- Saibamos [que a Bondade vencerá.] ções SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Convém [que sejamos otimistas.] 2. Não se emprega vírgula antes de ora- Aprende o aluno [que estuda.] ções SUBORDINADAS ADJETIVAS RES- Um vegetal é um animal [que dorme.] TRITIVAS. 3. Não se emprega vírgula antes de ora- Cheguei, [e Paulo saiu imediatamente.] ções COORDENADAS LIGADAS POR «E» Cheguei [e saí imediatamente.] que tenham o mesmo sujeito. C. OUTROS CASOS 1. QUANDO VOCÊ DATAR ESPAÇO E TEMPO. Curitiba, 10 de outubro de QUANDO VOCÊ SUPRIMIR, O espírito busca luz, que é razão; INTENCIONALMENTE, O VERBO. O coração, amor, que é saudade. Exercícios 1) Proceda à pontuação, de acordo com os casos estudados: 1. Hoje porém domamos os ventos as ondas as correntes. 2. «Abre a porta de teus mares Colombo!» 3. Rua XV de Novembro Sou disse ele um homem procurado. 5. O estudo na minha opinião torna-nos inteligentes. 6. Estudante venha aqui! 7. Seluciona partiu inesperadamente em meio da dança porque Rabiquino o bom de tango apertava-a com exagero.

5 O síndico homem probo queixa-se dos problemas administrativos. 9. Os alunos neste semestre estão convictos de que não desistirão de seus objetivos. 10. «Eis que aos poucos lá para as bandas do oriente clareia um cantinho do céu.» 2) Com base nas explicações do uso da vírgula pontue as frases abaixo, se convier: 1. Ele porém não obteve classificação. 2. Nós médicos salvamos os outros. 3. Mas veja bem não me aborreça. 4. Terminando desejo que todos sejam felizes. 5. Da morte ele tinha um medo doentio. 6. Juro que senti certo alívio quando nossos olhos se encontraram. 7. Nada diminuirá portanto as probabilidades de perigo. 8. Não és filha mas hóspeda da casa 9. A História diz Cícero é a mestra da vida. 10. Rio em 24 de maio de A todos nós só nos deram milho. 12. Os passantes chegam olham perguntam e prosseguem. 13. Se eu deixar de namorar não me caso. 14. Olha Vestiba você me chateia. 15. Vento chuva geadas insetos tudo ameaça as plantações. 16. Caindo as «colas» o Vestiba empalideceu. 17. Terminando agora este trabalho faço votos que todos tenham entendido o uso da vírgula. 3) O período abaixo é de Machado de Assis. Omitimos do original duas vírgulas e um ponto-e-vírgula. Tente recuperá-los, colocando-os nos lugares adequados: «Não tardou em perceber que os olhos de Rubião e os de Sofia caminhavam uns para os outros notou porém que os de Sofia eram menos freqüentes e menos demorados (...)» 4) Do fragmento abaixo, de Graciliano Ramos, foram omitidos os parênteses.tente reconstituí-los no lugar adequado: «Uma tarde surpreendi no oitão da capela a capela estava concluída; faltava pintura Luís Padilha discursando (...)» 5) Segue um trecho de Paulo Mendes Campos no qual há uma parte destacada que reproduz um diálogo entre o vigário e um menino. Transcreva essa parte, pontuando-a de maneira a dar-lhe sentido: CONTINHO «Era um vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: Você aí menino para onde vai essa estrada ela não vai não nós é que vamos nela engraçadinho duma figa como você se chama eu não me chamo não os outros é que me chamam Zé.» Resposta:... 6) Do período abaixo, de Rubem Braga, foram omitidos os seguintes sinais de pontuação: uma vírgula, um ponto-e-vírgula, os dois-pontos e as aspas. Tente recuperar esses sinais nos lugares adequados: «Estava solitário mas não triste lembrei o velho dito dos bêbedos. A noite ainda é uma criança.»

6 388 7) Do fragmento da crônica «A Fugitiva», de Carlos Drummond de Andrade, omitiram-se os sinais de pontuação: três travessões, quatro pontos-finais, duas vírgulas e duas exclamações. Recoloque-os, a fim de dar-lhe a forma original. «Daqui vocês não me tiram respondeu-lhes a bomba O primeiro que me tocar eu explodo Talvez este tempo de verbo não exista mas pouco estou ligando à gramática de vocês À gramática e ao resto Estou farta Farta» Testes 1. (UFPR) A frase: «O assunto desta reunião voltou a afirmar o presidente é sigiloso». Qual das alternativas apresenta as possibilidades corretas dentre as numeradas de I a V? I. O assunto desta reunião... voltou a afirmar o presidente... é sigiloso. II. O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente) é sigiloso. III. O assunto desta reunião; voltou a afirmar o presidente; é sigiloso. IV. O assunto desta reunião, voltou a afirmar o presidente, é sigiloso. V. O assunto desta reunião: voltou a afirmar o presidente: é sigiloso. a) I, II, III, IV, V. b) II, IV. c) I, III,V. d) I, IV, V. e) II, IV, V. 2. (PUC-MG) O período foi pontuado de cinco formas diferentes; selecione a alternativa correta: a) Ela, se chama Carmen; a irmã: Judite. b) Ela, se chama, Carmen, a irmã: Judite. c) Ela se chama, Carmen; a irmã Judite. d) Ela se chama Carmen; a irmã, Judite. e) Ela se chama Carmen, a irmã; Judite. 3. (UNAMA) Numa das opções, o emprego das vírgulas é facultativo: a) «Vam bora, lerdeza!» b) «Carece de ficar aí a vida inteira, feito estaca de dentro d água, feito esteio de moinho?!...» c) «Vamos, Canindé»!..» d) «Oi, seu mocinho, tu agora mesmo cai de nariz na lama!» e) «Então, ele abaixa as mãozinhas juntas, e bebe.» 4. (PUC-SP) Observe os seguintes enunciados: 1. Aos homens, que são racionais, coube o domínio da natureza. 2. Os brasileiros que moram no Sul estão mais habituados ao frio. 3. O livro que comprei ontem é de um autor brasileiro. 4. Esta é a casa onde nasci. Quanto à pontuação: a) todas as frases acima estão corretas. b) somente a primeira e a terceira estão corretas. c) somente a quarta está correta. d) somente a terceira e a quarta estão corretas. e) somente a primeira e a quarta estão corretas. 5. (UFBA) Observe neste trecho a colocação das vírgulas e os números que Ihes correspondem: «Foi no Rio de Janeiro, (1) começou ele,

7 389 (2) defronte da Capela Imperial, (3) que era então Real, (4) em dia de grande festa; minha avó saiu, (5) atravessou o adro, (6) para ir ter à cadeirinha, (7) que a esperava no largo do Paço.» No trecho acima: a) justificam-se as duas primeiras vírgulas, por separarem oração intercalada. b) justificam-se a 2ª, 3ª e 4ª vírgulas, por separarem, respectivamente, adjunto adverbial de lugar e de tempo. c) justificam-se a 5ª e 6ª vírgulas, por separarem orações coordenadas assindéticas e a 7ª por separar oração subordinada adjetiva explicativa. d) as opções a e b estão corretas. e) as opções a, b e c estão corretas. 6. (UFPR) Assinale a alternativa que apresenta o período devidamente pontuado: a) Creio, porém, que, ainda admitidas as exagerações do Jornal do Comércio, pode-se assegurar que a guerra está concluída. b) Creio porém, que ainda admitidas as exagerações do Jornal do Comércio, pode-se assegurar que a guerra está concluída. c) Creio, porém, que ainda admitidas as exagerações do Jornal do Comércio, pode-se assegurar que a guerra está concluída. d) Creio porém que, ainda admitidas as exagerações do Jornal do Comércio, pode-se assegurar que a guerra está concluída. e) Creio, porém, que ainda admitidas as exagerações do Jornal do Comércio pode-se assegurar que a guerra está concluída. 7. (UFPR) A vírgula está mal empregada. Por isso há uma frase correta. Assinale-a: a) Venho, por meio deste, solicitar, a V. Sª., a devolução dos documentos. b) Vieram dois aliás, três. c) Sei, que estudas. d) Grande inteligência muita aplicação procedimento exemplar, eis seus melhores atributos. e) Renato, amigo de meu filho, é um rapaz superdotado. 8. (PUCCAMP-SP) Observe os períodos: 1. O menino que estuda vai muito bem na escola. 2. O menino cuja mãe é professora vai muito bem na escola. Coloque vírgula para indicar que: no 1º período não se consideram outros meninos. no 2º período consideram-se outros meninos. a) não há necessidade de vírgula no 1º período. b) no 1º período, coloca-se vírgula depois de menino e depois de estuda. c) no 2º período, coloca-se vírgula depois de menino e depois de professora. d) no 1º período, coloca-se vírgula depois de bem. e) não há necessidade de vírgula nos 1º e 2º períodos. 9. (UFPR) Na oração «Mensageira da idéia, a palavra é a mais bela expressão da alma humana», emprega-se a vírgula para: a) separar vocativo. b) indicar a elipse de um termo. c) separar elementos paralelos. d) separar aposto. e) separar uma oração adjetiva de valor restritivo. 10. (ITA-SP) Dadas as sentenças: 1. Claudionor nosso jardineiro comprou mesmo uma televisão em cores?

8 A pessoa que luta vence. 3. Minha profissão nunca me enriqueceu ele me confessou. Constatamos que o uso de DUAS vírgulas PODE ser obrigatório: a) apenas na sentença nº 1. b) apenas na sentença nº 2. c) apenas na sentença nº 3. d) em todas as sentenças. e) n.d.a. 11. (SANTA CASA-SP) A pontuação está correta em: a) José dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio. b) José dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio. c) José dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio. d) José dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio. e) José dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio. 12. (UEM-PR) «Franco, no domingo de véspera, aproveitando a largura da vigilância no dia vago, fora vadiar ao jardim.» As vírgulas, empregadas na mesma ordem e pelo mesmo motivo do período acima, aparecem na alternativa: a) Sônia, às dez horas, saindo-se bem na prova, tomará seu lanche sossegada. b) Tomás, no recreio, embora fique brincando, parece estar preocupado. c) Nélson Piquet, ás do volante, dirigindo com inteligência e audácia, divulga o Brasil no exterior. d) Certas as alternativas a e b. e) Certas as alternativas b e c. 13. (PUCCAMP-SP) Observe: 1. Sentindo-se mal, foi para casa. 2. O pai joga futebol; o filho, basquete. 3. Terminada a reunião, todos se retiraram. 4. Aceitou a crítica e, chorando, afastouse do local. Quanto à pontuação: a) somente a 1 a e a 3 a frases estão corretas. b) somente a 2 a e a 4 a frases estão corretas. c) somente a 1 a e a 2 a frases estão corretas. d) todas as frases estão corretas. e) somente a 3 a e a 4 a frases estão corretas. Para resolver as questões 14 e 15, assinale as alternativas e some os valores. 14. (UFMS) Há erro de pontuação nas alternativas, exceto: 1. Era do conhecimento de todos a hora da prova, mas alguns se atrasaram. 2. A hora da prova era do conhecimento de todos; alguns se atrasaram, porém. 4. Todos conhecem a hora da prova; não se atrasem, pois. 8. Todos conhecem a hora da prova, portanto não se atrasem. 16. Todos conhecem a hora da prova mas, não se atrasem. 32. Alguns se atrasam apesar de que, o horário das provas, é do conhecimento de todos. 15. (FUrb-SC) Todas as frases estão corretas quanto à pontuação, exceto: 1. Cada qual, tem o ar que Deus Ihe deu. 2. Como estavam atarefadas não puderam vir ontem. 4. A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas. 8. Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunião ficou mais animada.

9 Quem foi que me disse que o Pedro estava à procura de uma gramática de alemão? 32. Ele foi, logo, eu não fui. 64. Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós. 16. (ITA-SP) Qual das seqüências abaixo jamais admitirá, de acordo com as nossas gramáticas, o emprego de duas vírgulas? a) O irmão meu que estava doente não chegou na hora. Sinais de pontuação b) Mesmo que tu chegues atrasado José não deixes de trazer as revistas que te emprestei sábado último. c) A mulher se divide em quatro partes cabeça tronco membros e espelho. d) Jamais Ihe poderei dizer que isto se passou na casa de uma das mais tradicionais famílias da região os Mesquitas. e) A muito custo após algumas horas disseram que não haviam chegado os impressos para formalizar a petição. Você deve entender, por pontuação, os diferentes sinais gráficos usados na escrita, para facilitar a leitura. Aprenda aqui a usá-los. E, quando você estiver escrevendo qualquer coisa, aplique corretamente os: Sinais de pontuação VÍRGULA, DOIS PONTOS : «ASPAS»,,,, TRAVESSÃO Já estudada nas páginas anteriores. Para indicar citações. Para indicar enumeração. Antes de orações apositivas. Para indicar citações. Com sentido pejorativo. Para indicar gíria inevitável. Para palavra de origem estrangeira inevitável. Para indicar a fala dos interlocutores nos diálogos. Para indicar trajetos Para destacar termos explicativos enfáticos. Disse Rui Barbosa: «Não há justiça sem Deus.» Eis os três grandes médicos infalíveis: a alegria, o exercício suave e a refeição frugal. «Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.» «Não julgueis, para que não sejais julgados». Sim, eu sei que ele era «inteligente». Os garotos estavam disputando uma renhida «pelada». Esse rapaz está se transformando num verdadeiro «play-boy». Disse o lobo ao cordeiro: Por que sujas a água que eu bebo? A estrada Belém Brasília. Uma palavra LIBERDADE te converte em escravo.

10 392 PONTO. RETICÊNCIAS... ( PARÊNTESES ) PONTO DE EXCLAMAÇÃO! PONTO DE INTERROGAÇÃO? PONTO -E- VÍRGULA ; Para terminar períodos. Para abreviar. Para indicar continuação do pensamento. Para encerrar orações, ou termos explicativos, alheios à frase. Nas interjeições, expressões ou frases que indiquem exclamação. No fim de uma interrogação direta. Para separar orações ou termos coordenados extensos. Nos diferentes considerandos ou itens. Cheguei, vi e venci. V. Ex.ª está de parabéns. Água mole em pedra dura... Esse movimento (o que já havíamos estudado) causa grandes perturbações. «Oh! Que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida!» «Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?» O corpo é sombra, é transitório e vai-se; a alma é luz, é permanente e fica. Considerando que...; considerando que...; considerando que... Resolvo: Exercícios 1) Os períodos abaixo fazem parte de testes de múltipla escolha da Fundação Carlos Chagas. Pontue-os da maneira correta: 1. O processo de renovação portanto foi lento e por vezes desviado do princípio científico. 2. João bradei esta sege anda ou não anda. 3. Se era verdade não o sabíamos. 4. Será que ele ainda não entendeu o recado que Ihe mandei. 5. A questão é saber qual droga faz sarar o enfermo. 6. Eu voltando a mim do receio entendi que devia cumprimentá-la também. 7. Não podendo aceitar aquelas explicações tão falsas Pedro aborrecido saiu. 8. Tu meu amigo se não me engano estás atrasado. 9. De há muito sonho esta ilha se é que não a sonhei sempre. 10. Apesar de toda a atenção o fato passou despercebido a todos. 11. Vai-te embora menino que estás atrasado. 12. Sendo necessária a minha intervenção procurem-me mas fora de expediente. 13. Inúteis que sejam estes botões velhos guardo-os pois um dia poderão ser aproveitados para alguma coisa. 14. Mesmo que me peçam não vou pois tenho mais que fazer. 15. Precisando de um pequeno empréstimo procurou Carlão seu velho amigo. 16. Se está tudo correto ainda não o verifiquei. 17. Eu posto creia no bem não sou daqueles que negam o mal. 18. Para mim ser é admirar-se de estar sendo.

11 Agora Pedro filho repara tu naquela tela sublime. 20. Se nome se gastasse com muito uso o de Mimiro já estava no fim. 21. Não sei se quando chegarem estaremos ainda aqui. 22. Tantos fatos agradáveis guardo-os a todos na memória. 23. Imagine comadre quem é que morreu. 24. Deixei a capital e fui advogar na roça mas por pouco tempo. 25. Pois sim ia tentar haveria de resolver o caso. 26. A linguagem a arte e a ciência são formas simbólicas. 27. De que se queixa se sua vida parece um mar de rosas. 28. A situação não me agrada em outras palavras não concordo com as soluções apresentadas até agora. 29. Já vai embora perguntou ele ao moço quando o viu tirar o casaco do cabide. 30. Cada livro dele de parte o estilo traz uma novidade. 2) Faça a correlação, de acordo com o seguinte código: a) se apenas a I estiver correta; b) se apenas a II estiver correta; c) se a I e a II estiverem corretas; d) se a I e a II estiverem erradas. I. «A Câmara Municipal discutia o orçamento para 1929, e os dois vereadores ponderavam ponto por ponto cada título da receita.» (C. D. de Andrade) II. «O dono da bodega, triste, fincava os cotovelos no balcão engordurado.» (G.Ramos) I. «Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1977.» II. «Minha mãe, minha tia nós, todos alagados de felicidade.» (Mário de Andrade) I. «José Baía, trôpego rompia a marcha.» (Graciliano Ramos) II. «Eu também não sabia que era tão compreensivo e humano o velhinho Aquiles.» (Augusto Meyer) I. «A llíada, que é o principal poema de Homero, tem por objeto a época mais importante da guerra de Tróia.» (A. Herculano) II. «Foi em sonho que revi a longamente amada; entretanto não era a mesma.» (Rubem Braga) I. «Toda vez que ele escapulia o medo da gente aumentava.» (L. Jardim) II. «Pensei que haveria mais gente mas achei-me sozinha.» (Cecília Meireles) 3) Coloque vírgula, quando necessário: 1. Se estudares serás aprovado; do contrário acabarás varrendo as ruas o que não deixa de ser uma atividade honrosa. 2. «Terás entendido que aquela lembrança do imperador acerca da medicina não era mais que a sugestão da minha pouca vontade de sair do Rio de Janeiro.» (M. de Assis) 3. «Logo no começo do Governo de Prudente de Moraes em janeiro de 1895 os ingleses se apossaram da llha de Trindade.» (Graciliano Ramos) 4. «No primeiro em data dos seus três poemas longos, a Drogaria de Éter e de

12 394 Sombra, escrito em 1921, são numerosos os traços dessa poesia corretiva.» (Mário de Andrade) 5. «O menino parou de chorar porque tinha brio mas como doía seu coração.» (Rubem Braga) 6. «De noite quando o céu pingava estrelas no ventre oleoso do Trombetas elas acendiam com alarido a fogueira do terreiro.» (Peregrino Jr.) 7. «Sexta-feira às 12 horas iremos esperálo na estação.» (José Lins do Rego) 8. «Ele a camisa; eu o avesso.» (João Antônio) 9. «Assim como há quem sofra de insônia sofro eu de despertar.» (A. Machado) 10. «Domingo pela manhã João se preparava para sair quando a ambulância silvou à porta, e dela desceu amparada a mulher de João.» (Carlos Drummond de Andrade) 11. «Sua casa ficava para trás da Serra do Mim quase no meio de um brejo de água limpa lugar chamado o Temor-de-Deus.» (Guimarães Rosa) 12. «Outros trouxeram saboneteira uma combinação de jérsei um broche de fantasia um vasinho de cáctus nada nada que a dona da casa pudesse realmente aproveitar para si mesma...» (Clarice Lispector) 13. «Este ano como se sabe vem por aí a galope. Um belo dia quer com a nossa presença quer mesmo sem ela dará o ar de sua graça por entre alaridos de que o homem for capaz.» (Josué Montello) 14. «Sequioso de escrever um poema que exprimisse a maior dor do mundo Poe chegou por exclusão à idéia da morte da mulher amada.» (Vinícius de Moraes) 15. «O maior solitário é o que tem medo de amar o que tem medo de ferir e de ferirse o ser casto da mulher do amigo do povo do mundo.» (Vinícius de Moraes) Questões discursivas 1. (FUVEST) Do texto abaixo, omitiram-se as vírgulas. Transcreva-o, colocando-as: «Quando eu Ihe pedi três meses depois que acabado o luto casasse comigo laiá Lindinha não estranhou nem me despediu.» (Machado de Assis) 2. (FAAP-SP) Justifique a pontuação do texto: «Entre lojas de flores e de sapatos, bares, mercados, butiques, viajo num ônibus Estrada de Ferro-Leblon.» Volto do trabalho, a noite em meio, fatigado de mentira.» 3. (FUVEST) «Donde houveste, ó pélago revolto, Esse rugido teu?» Explique o emprego das vírgulas no texto acima. 4. (FEI-SP) Justifique o emprego da vírgula nas questões que seguem: a) «Minha mãe é a lua macilenta E a preguiça, a mulher por quem suspiro.» (Álvares de Azevedo) Resp.:

13 395 b) «Fique descansado, camarada, que não o envergonharei (...)» (José de Alencar) c) «No chão coberto de areia havia cascas de queijo de Minas, restos de iscas de fígado, espinhas de peixe (...)» (Aluísio Azevedo) 5. (FAAP-SP) Justifique a pontuação da seguinte frase: Tangas, miçangas, sol, mar, toalhas estendidas, areia morna, garotas e celebridades seminuas curtindo o calor: eis a praia mais badalada do Brasil. 6. (UFRJ) Justifique a pontuação empregada por Carlos Drummond de Andrade em: «Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro.» Que outras possibilidades estão previstas pela gramática para este caso? 7. (CÁSPER LÍBERO-SP) Utilize os sinais de pontuação indicados: 2 vezes a vírgula e 1 vez as reticências. Às vezes o céu fica preto parece que vem a chuva mas aí 8. (FUVEST) O trecho que segue é de Carlos Drummond de Andrade e reproduz o diálogo em que um pai, em um restaurante, tenta convencer sua filha de quatro anos a pedir camarão em vez de lasanha. Transcrevemo-lo sem pontuação alguma. Tente efetuar a pontuação adequada, utilizando sobretudo o travessão para marcar a mudança dos interlocutores: «Vou querer lasanha filhinha por que não pedimos camarão você gosta tanto de camarão gosto mas quero lasanha eu sei eu sei que você adora camarão a gente pede uma fritada bem bacana de camarão tá quero lasanha papai não quero camarão.» 9.(FUVEST) Justifique o uso das reticências e dos dois-pontos nesses versos de Manuel Bandeira: «Não te afastes de mim, temendo a minha sanha E o meu veneno... Escuta a minha triste história: Aracne foi meu nome e na trama ilusória Das rendas florescia a minha graça estranha.»

14 (CEFET-PR) Coloque as vírgulas necessárias: Perambulando pela cidade os menores Sr. Juiz acabarão caindo nas mãos da polícia. 11. (UFSC) Reescreva o período abaixo, corrigindo-o, se necessário, quanto à pontuação. Justifique, sempre, a correção efetuada. Levantava-me descia os pequenos degraus da escada andava lentamente pelas ruas conversava com os conhecidos seguia feliz para o trabalho. CORREÇÃO:... JUSTIFICATIVA:... Testes 1. (ITA-SP) Qual das frases abaixo jamais admitirá, de acordo com as nossas gramáticas, o emprego de duas vírgulas? a) Vencemos não fique pois assim tão triste. b) Não esperava que inteligente e culto dissesse tamanha asneira. c) As viúvas inconsoláveis quando são jovens acham sempre alguém que as console. d) Em Bororé o prefeito está oferecendo vantagens aos empresários que se interessem pela instalação de indústrias no município. e) Aos homens que são racionais coube o domínio da natureza. 2. (UEPG-PR) A alternativa que acusa um mau emprego de vírgula: a) Em caso de necessidade, não deixe de me procurar. b) Você, porém, não deveria aceitar as desculpas. c) Aprecio música, escultura, literatura e cinema. d) A válvula que adquiri ontem, estava danificada. e) Aliás, acho que vocês se enganaram. 3. (PUCCAMP-SP) Destaque a frase em que o autor usou vírgula para separar o aposto: a) Por força de uma proposta de Cazuza Militão, dentista prático e grão-mestre da Loja Maçônica José Bonifácio, fizeram correr o pires da subscrição de modo a montar... b) E uma noite, trepado no coreto da Praça das Acácias, gritou:... c) O povo, de boca aberta, não lembrava em cem anos de ter acontecido um prefeito desse porte. d) No dia da posse, depois dos dobrados da Banda Carlos Gomes e dos versos atirados no rosto de Lulu Bergantim pela professora Andrelina Tupinambá, o novo prefeito de Curralzinho sacou do paletó... e) E andava o bronze no meio do trabalho de fundição, quando Lulu Bergantim, de repente, resolveu deixar o ofício de prefeito. 4. (CESGRANRIO) Numere os enunciados de acordo com as explicações dadas sobre o emprego dos sinais de pontuação: ( ) Será um exagero? Não o creio. ( ) Será um exagero? Não o creio! ( ) Será um exagero? Não o creio... ( ) Será um exagero? Não o creio!...

15 Sinal indicativo de que a frase foi concluída sob emoção, em tom veemente. 2. Sinal indicativo de que a frase foi concluída sem qualquer inflexão emotiva. 3. Sinal indicativo de que a frase foi concluída com prolongamento da inflexão emotiva. 4. Sinal indicativo de que a frase foi concluída em tom de hesitação. A numeração é: a) b) c) d) e) (UFRJ) Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo: Quando se trata de trabalho científico... duas coisas devem se consideradas... uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece... a outra é o valor prático que possa ter. a) dois-pontos, ponto-e-vírgula, ponto-evírgula. b) dois-pontos, vírgula, ponto-e-vírgula. c) vírgula, dois-pontos, ponto-e-vírgula. d) ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto-evírgula. e) ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula. 6. (UFSC) Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom nego e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro Oswald de Andrade O autor da poesia acima omitiu intencionalmente a pontuacão por se tratar de versos modernos. Se a escrevêssemos em prosa, teríamos de colocar pelo menos: a) dois pontos finais, três travessões, quatro vírgulas. b) um ponto final, três travessões, três vírgulas. c) um ponto final, três travessões, duas vírgulas de vocativo. d) dois pontos finais, dois travessões, duas vírgulas de vocativo. e) dois pontos finais, dois travessões, quatro vírgulas, uma vez dois-pontos. 7. (UFPR) «Antigamente, pensava-se que os dinossauros tinham morrido porque comiam plantas novas que os envenenavam. Também se pensava que estes grandes répteis tinham sido atacados por doenças. Hoje, a maioria dos cientistas acredita que os dinossauros foram vítimas do frio: o clima mudou e os grandes répteis não resistiram a temperaturas muito baixas.» Por que o autor usou os dois pontos no segundo parágrafo? a) Para anunciar uma citação. b) Para anunciar uma explicação. c) Para separar orações da mesma natureza, que têm uma certa extensão. d) Para isolar uma oração intercalada. e) Para separar uma oração reduzida. 8. (PUC-SP) Os dois períodos retratam situações diversas. Combine-os com as afirmativas que seguem: 1. Não soubemos dos filmes que não foram anunciados pelo jornal. 2. Não soubemos dos filmes, que não foram anunciados pelo jornal.

16 398 ( ) O jornal não anunciou todos os filmes. ( ) Apenas alguns filmes foram anunciados pelo jornal. ( ) Nenhum filme foi anunciado pelo jornal. ( ) Tivemos conhecimento de alguns filmes, de outros não. a) b) c) d) e) (UERJ) Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo: Ao serem introduzidos numa empresa... os computadores podem acarretar duas conseqüências que estão estreitamente relacionadas... uma, de natureza econômica, é a redução de custos... a outra, de implicações sociais, é a demissão de funcionários. a) vírgula, ponto e vírgula, vírgula. b) ponto-e-vírgula, dois-pontos, vírgula. c) vírgula, dois-pontos, dois-pontos. d) vírgula, dois-pontos, ponto-e-vírgula. e) ponto-e-vírgula, vírgula, ponto-e-vírgula. 10. (UEL-PR) Indique a frase corretamente pontuada. a) Se era verdade não o sabíamos. b) Se era, verdade não, o sabíamos. c) Se, era verdade não, o sabíamos. d) Se, era, verdade, não o sabíamos. e) Se era verdade, não o sabíamos. 11. (UPF-RS) A opção em que a frase não está corretamente pontuada é: a) Ansiosas, as crianças aguardavam a chegada do Papai Noel. b) As crianças aguardavam, ansiosas, a chegada do Papai Noel. c) As crianças, aguardavam ansiosas, a chegada do Papai Noel. d) As crianças ansiosas aguardavam a chegada do Papai Noel. e) As crianças, ansiosas, aguardavam a chegada do Papai Noel. 12. (FUVEST) Completando a pontuação dos períodos: 1. Os ladrões percebendo a chegada da polícia fugiram. 2. Apenas os alunos de bom comportamento terão o ponto extra. 3. Joselino o melhor aluno da sala foi aprovado no concurso da Fundação Getúlio Vargas. 4. A quem interessa o problema perguntou o professor Não sei respondeu o aluno devemse usar: a) 5 vírgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação. b) 5 vírgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais. c) 6 vírgulas, 3 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais. d) 7 vírgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais. e) 8 vírgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais. Para resolver as questões 13 a 15, assinale as alternativas e some so valores. 13. (UNAMA) Todas as frases estão corretas, exceto: 1. O menino, disse ele, não vai. 2. Deus, que é pai, não nos abandona. 4. Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas a seguir, importantes, para efeito de pesquisas relativas ao vestibular. 8. Muitas pessoas observavam com interesse, o eclipse solar.

17 Quase todos os habitantes daquela região pantanosa e longe da civilização, morrem de fome. 32. Pedra, que rola, não cria limo. 14. (PUC-MG) Todas as frases estão corretas, exceto: 1. Imaginei, que deveria ser sensacional uma luta entre os dois. 2. Era um quati, que se julgava cachorro. 4. O passarinho na gaiola pensa que uma árvore e o céu o prendem. 8. Hollywood perdeu o resto do folclore que ainda conservava. 16. Ele pensava, como todo apaixonado, que o mundo tinha os olhos e os ouvidos fechados. 32. Tinha, às vezes, vontade de se suicidar quando olhava do alto de seu apartamento. 64. Quando olhava do alto de seu apartamento, tinha vontade de se suicidar. 15. (UFBA) As frases estão corretas, exceto: 1. Ainda não sabemos quando se realizarão as provas. 2. Quando se realizarão as provas, ainda não sabemos. 4. Ainda não sabemos, quando se realizarão, as provas. 8. Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo a perder. 16. Justamente no momento, em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo, a perder. 32. Deus me pôs nesta rede, e o Diabo me fez dormir. 64. «E zumbia, e voava, e voava, e zumbia, Refulgindo ao clarão do sol (...)» 16. (ITA-SP) A seqüência «Solteiro foi um menino turbulento casado era um moço alegre viúvo tornara-se macambúzio». Ficará, quanto à pontuação, correta e mais facilmente inteligível se empregarmos: a) três vírgulas e dois pontos-e-vírgula; b) quatro vírgulas e dois parênteses; c) duas vírgulas e dois pontos-e-vírgula; d) um ponto final, um ponto-e-vírgula e dois pontos; ( ) E. três vírgulas e um ponto-e-vírgula. 17. (UNAMA) Neste item, arrolamos 5 (cinco) variações de pontuação de trechos do texto. Assinale a única que é inaceitável, segundo as regras gramaticais. a) Um comprou um Mercedes dourado por 60 mil dólares e o outro, uma mulinha branca, por 800 contos. (1º par.); b) Até, pelo contrário, fico muito satisfeito quando algum amigo me convida para passear os meus untos num daqueles veículos (2º par.); c) Dizem, que o carro tem injeção eletrônica, ou coisa que o valha, e que a gasolina... (2º par.); d) Vejo que inauguraram um avião que vai do Rio a Paris, em três horas. (5º par.); e) E a descoberta de água em Marte ou em Plutão não chega a consolar aqueles que viram suas minas secando, no princípio deste ano. (10º par.).

18 400 Respostas da unidade 27 Pontuação Exercícios pág ) 1. Hoje, porém, domamos os ventos, as ondas, as correntes. 2. «Abre a porta de teus mares, Colombo!» 3. Rua XV de novembro, Sou, disse ele, um homem procurado. 5. O estudo, na minha opinião, torna-nos inteligentes. 6. Estudante, venha aqui! 7. Seluciona partiu, inesperadamente, em meio da dança, porque Rabiquino, o bom de tango, apertava-a com exagero. 8. O síndico, homem probo, queixa-se dos problemas administrativos. 9. Os alunos, neste semestre, estão convictos de que não desistirão de seus objetivos. 10. «Eis que, aos poucos, lá para as bandas do oriente, clareia um cantinho do céu.» 2) 1. Ele, porém, não obteve classificação. 2. Nós, médicos, salvamos os outros. 3. Mas, veja bem, não me aborreça. 4. Terminando, desejo que todos sejam felizes. 5. Da morte, ele tinha um medo doentio. 6. Juro que senti certo alívio, quando nossos olhos se encontraram. 7. Nada diminuirá, portanto, as probabilidades de perigo. 8. Não és filha, mas hóspeda da casa. 9. A História, diz Cícero, é a mestra da vida. 10. Rio, em 24 de maio de A todos nós, só nos deram milho. 12. Os passantes chegam, olham, perguntam e prosseguem. 13. Se eu deixar de namorar, não me caso. 14. Olha, Vestiba, você me chateia. 15. Vento, chuva, geadas, insetos, tudo ameaça as plantações. 16. Caindo as «colas», o Vestiba empalideceu. 17. Terminando agora este trabalho, faço votos que todos tenham entendido o uso da vírgula. 3) «Não tardou em perceber que os olhos de Rubião e os de Sofia caminhavam uns para os outros; notou, porém, que os de Sofia eram menos freqüentes e menos demorados (...)» 4) «Uma tarde surpreendi no oitão da capela (a capela estava concluída; faltava pintura) Luís Padilha discursando (...)» 5) «Você aí, menino, para onde vai essa estrada? Ela não vai não: nós é que vamos nela. Engraçadinho duma figa! Como você se chama? Eu não me chamo não, os outros é que me chamam Zé.» 6) Estava solitário, mas não triste; lembrei o velho dito dos bêbedos: «A noite ainda é uma criança». 7) «Daqui vocês não me tiram respondeulhes a bomba. O primeiro que me tocar, eu explodo. Talvez este tempo de verbo não exista, mas pouco estou ligando à gramática de vocês. À gramática e ao resto. Estou farta! Farta!» Testes pág b 5 - a 9- d 13 - d 2 - d 6 - a 10 - a e 7 - e 11- e a 8 - b 12- a 16 - d Exercícios pág ) 1. O processo de renovação, portanto, foi lento e, por vezes, desviado do princípio científico. 2. João, bradei, esta sege anda ou não anda? 3. Se era verdade, não o sabíamos. 4. Será que ele ainda não entendeu o recado que lhe mandei? 5. A questão é saber qual droga faz sarar o enfermo. 6. Eu, voltando a mim do receio, entendi que devia cumprimentá-la também. 7. Não podendo aceitar aquelas explicações tão falsas, Pedro, aborrecido, saiu. 8. Tu, meu amigo, se não me engano, estás atrasado. 9. De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. 10. Apesar de toda a atenção, o fato passou despercebido a todos.

19 Vai-te embora, menino, que estás atrasado. 12. Sendo necessária a minha intervenção, procurem-me, mas fora de expediente. 13. Inúteis que sejam estes botões velhos, guardo-os, pois um dia poderão ser aproveitados para alguma coisa. 14. Mesmo que me peçam, não vou, pois tenho mais que fazer. 15. Precisando de um pequeno empréstimo, procurou Carlão, seu velho amigo. 16. Se está tudo correto, ainda não o verifiquei. 17. Eu, posto creia no bem, não sou daqueles que negam o mal. 18. Para mim, ser é admirar-me de estar sendo. 19. Agora, Pedro, filho, repara tu naquela tela sublime. 20. Se nome se gastasse com muito uso, o de Mimiro já estava no fim. 21. Não sei se, quando chegarem, estaremos ainda aqui. 22. Tantos fatos agradáveis, guardo-os a todos na memória. 23. Imagine, comadre, quem é que morreu. 24. Deixei a capital e fui advogar na roça, mas por pouco tempo. 25. Pois, sim, ia tentar... haveria de resolver o caso. 26. A linguagem, a arte e a ciência são formas simbólicas. 27. De que se queixa, se sua vida parece um mar de rosas? 28. A situação não me agrada; em outras palavras: não concordo com as soluções apresentadas até agora. 29. Já vai embora? perguntou ele ao moço, quando o viu tirar o casaco do cabide. 30. Cada livro dele, de parte o estilo, traz uma novidade. 2) C, A, B, A, D. 3) 1. Se estudares, serás aprovado; do contrário, acabarás varrendo as ruas, o que não deixa de ser uma atividade honrosa. 2. «Terás entendido que aquela lembrança do imperador, acerca da medicina, não era mais que a sugestão da minha pouca vontade de sair do Rio de Janeiro.» (Machado de Assis) 3. «Logo no começo do Governo de Prudente de Moraes, em janeiro de 1895, os ingleses se apossaram da llha de Trindade.» (Graciliano Ramos) 4. «No primeiro em data dos seus três poemas longos, a Drogaria de Éter e de Sombra, escrito em 1921, são numerosos os traços dessa poesia corretiva.» (Mário de Andrade) 5. «O menino parou de chorar porque tinha brio, mas como doía seu coração.» (Rubem Braga) 6. «De noite, quando o céu pingava estrelas no ventre oleoso do Trombetas, elas acendiam com alarido a fogueira do terreiro.» (Peregrino Jr.) 7. «Sexta-feira, às 12 horas, iremos esperálo na estação.» (José Lins do Rego) 8. «Ele, a camisa; eu, o avesso.» (J. Antônio) 9. «Assim como há quem sofra de insônia, sofro eu de despertar.» (Alcântara Machado) 10. «Domingo pela manhã, João se preparava para sair, quando a ambulância silvou à porta, e dela desceu amparada a mulher de João.» (C. D. de Andrade) 11. «Sua casa ficava para trás da Serra do Mim, quase no meio de um brejo de água limpa, lugar chamado o Temor-de-Deus.» (Guimarães Rosa) 12. «Outros trouxeram saboneteira, uma combinação de jérsei, um broche de fantasia, um vasinho de cáctus nada, nada que a dona da casa pudesse realmente aproveitar para si mesma...» (C. Lispector) 13. «Este ano, como se sabe, vem por aí a galope. Um belo dia, quer com a nossa presença, quer mesmo sem ela, dará o ar de sua graça, por entre alaridos de que o homem for capaz.» (Josué Montello) 14. «Sequioso de escrever um poema que exprimisse a maior dor do mundo, Poe chegou, por exclusão, à idéia da morte da mulher amada.» (Vinícius de Moraes) 15. «O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e de ferir- se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo.» (V. de Moraes) Questões discursivas pág ) «Quando eu lhe pedi, três meses depois, que, acabado o luto, casasse comigo, laiá Lindinha não estranhou nem me despediu.» 2) As vírgulas até «mercados» servem para separar elementos coordenativos. Após «butiques», marca deslocamento do adj. adv. anteposto ao verbo. Na 2. a oração, assinalam um adj. adv. intercalado.

20 402 3) isola vocativo. 4) a) marca a elipse do verbo b) isola vocativo c) separa termos coordenados (enumeração). 5) vírgulas separam elementos coordenativos; dois-pontos introduzem explicação, esclamrecimento da passagem anterior. 6) vírgulas separando coord. assind. Poderia, ainda, ser empregado o ( ; ) ou o (. ). 7) Às vezes o céu fica preto, parece que vem a chuva, mas aí... 8) «Vou querer lasanha. Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão. Gosto, mas quero lasanha. Eu sei, eu sei que você adora camarão. A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá? Quero lasanha, papai. Não quero camarão.» 9) Reticências: assumem aí função expressiva: indicam prolongamento da frase. Dois-pontos: introduzem passagem que vai esclarecer o que foi dito anteriormente. 10) Perambulando pela cidade, os menores, Sr. Juiz, acabarão caindo nas mãos da polícia. 11) Levantava-me, descia os pequenos degraus da escada, andava lentamente pelas ruas, conversava com os conhecidos, seguia feliz para o trabalho. JUSTIFICATIVA Separa orações coord. assindéticas. Testes pág d 5 - c 9- d c 2 - d 6 - e 10- e a 7 - b 11- c c 8 - d 12- b 16 - a

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Indica pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. Indica uma pergunta; usado no final de frase interrogativa direta.

Indica pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. Indica uma pergunta; usado no final de frase interrogativa direta. Objetivos: Empregar a pontuação adequadamente; Definir o uso correto da pontuação nas frases; Reconhecer os sinais de pontuação; Identificar as regras da pontuação em contextos diversos; Aplicar o conteúdo

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte II Período

Leia mais

Vai ao encontro! de quem mais precisa!

Vai ao encontro! de quem mais precisa! Vai ao encontro! 2ª feira, 05 de outubro: Dos mais pobres Bom dia meus amigos Este mês vamos tentar perceber como podemos ajudar os outros. Vocês já ouviram falar das muitas pessoas que estão a fugir dos

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Período composto por subordinação

Período composto por subordinação Período composto por subordinação GRAMÁTICA MAIO 2015 Na aula anterior Período composto por coordenação: conjunto de orações independentes Período composto por subordinação: conjunto no qual um oração

Leia mais

Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.

Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO - PORTUGUÊS Caro aluno, seguem abaixo os assuntos para a prova de exame. É só um lembrete, pois os mesmos estão nas apostilas do primeiro bimestre, segundo e terceiro

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Língua Portuguesa. Prof. Pablo Alex L. Gomes. Quem é você? Por que ninguém ligou? NÃO deve ser usado em perguntas INDIRETAS

Língua Portuguesa. Prof. Pablo Alex L. Gomes. Quem é você? Por que ninguém ligou? NÃO deve ser usado em perguntas INDIRETAS Língua Portuguesa Prof. Pablo Alex L. Gomes É utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Utilizado em abreviaturas: Sr. (senhor), Sra. (senhora), Srta. (senhorita), p. (página). Em

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

Valor Semântico de Conectivos. Coordenadas e Adverbiais

Valor Semântico de Conectivos. Coordenadas e Adverbiais Valor Semântico de Conectivos Coordenadas e Adverbiais As conjunções coordenativas, que encabeçam orações coordenadas, independentes, são de cinco tipos: 1. Aditivas: e, nem, não só...mas também, não só...como

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa O PASTOR AMOROSO Alberto Caeiro Fernando Pessoa Este texto foi digitado por Eduardo Lopes de Oliveira e Silva, no Rio de Janeiro, em maio de 2006. Manteve-se a ortografia vigente em Portugal. 2 SUMÁRIO

Leia mais

Revista Veja 18 de Fevereiro de 2009 Efésios 6. 1-4! Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

PONTUAÇÃO. 1) Para marcar a supressão ou omissão do verbo.

PONTUAÇÃO. 1) Para marcar a supressão ou omissão do verbo. EMPREGA-SE VÍRGULA: PONTUAÇÃO 1) Para marcar a supressão ou omissão do verbo. EX.: A moral legisla para o homem: o direito, para o cidadão. Adalberto estuda francês, e Osmar, Inglês. Uma flor, Quincas

Leia mais

MÚSICAS. Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé

MÚSICAS. Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé MÚSICAS Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé Hino da Praznik Do Fá Gosto de aqui estar Sol Do E contigo brincar E ao fim vou arranjar

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Equipe de Língua Portuguesa. Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA

Equipe de Língua Portuguesa. Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª TUTORIAL 3B Ensino Médio Data: Turma: Equipe de Língua Portuguesa Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA TERMOS INTEGRANTES = completam o sentido de determinados verbos e nomes. São

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero!

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! As pessoas com dificuldades de aprendizagem têm o poder para escolher os seus serviços de apoio. Este folheto está escrito em linguagem fácil. O que é um consumidor?

Leia mais

MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG

MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG I EXERCÍCIOS SOBRE O USO DE CONECTIVOS: Observe o modelo: Frase errada: Embora o Brasil seja um país de grandes recursos naturais,

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais