Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?"

Transcrição

1

2 Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa existe para a gente pensar a respeito e descobrir: Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Quando entendo como algo funciona tenho mais chances de usar melhor? É possível explicar alguma coisa que eu não saiba? É possível tratar uma hipótese como se fosse uma certeza? É comum a gente ter idéias sobre alguma coisa sem ter certeza? É normal a gente ter idéias sobre como algumas coisas funcionam? Quando a gente não entende algo parece que tem um bichinho cutucando nossa cabeça? Dá para perceber como a inteligência vai funcionando quando estamso curiosos para entender alguam coisa? Quando algo curioso aparece eu decido ficar incomodado ou não tenho controle sobre isso?

3 Como cuidamos de nossa escola? Olá! Outro dia tive uma conversa bem legal com a minha mãe sobre os cuidados com os lugares aonde a gente vive. É que íamos receber a visita de uns primos dela e estávamos arrumando tudo antes deles chegarem quando começamos a conversar sobre o carinho que temos com a nossa casa e como gostamos de ver tudo arrumadinho. Então fiquei pensando: com nossa escola não pode ser diferente, não é?! Aí vão algumas dicas para deixarmos nossa escola um brinco, como disse minha mãe e vivermos melhor nela. Não jogar lixo no chão ou no jardim. Lixo espalhado por aí deixa a escola feia e suja. Se sua escola tiver separação de lixo reciclável, acompanhe a matéria do Ronaldo. O melhor lugar para comer a merenda é a mesa de refeições. Comer no chão ou no banheiro, por exemplo, pode contaminar a comida com bactérias que fazem mal para a saúde. Manter o banheiro limpo, colocando o papel higiênico usado dentro do cesto de lixo e não espalhando água por todo lugar na hora de lavar a mão. Antes de ir embora, arrumar a sala colocando materiais e carteiras no lugar.

4 Um outro jeito de ler o Estatuto da Criança e do Adolescente... Oi, Corujinhas! Vocês já repararam como é bom ser criança? É claro que tem gente que vai dizer que queria crescer logo e mandar no próprio nariz mas, na maioria das vezes, os mesmos adultos que tomam as decisões por nós também são os que nos protegem, nos alimentam e nos dão carinho... No Brasil nós temos um conjunto de leis que determina os direitos das crianças e dos adolescentes que é considerado modelo para o mundo todo. É o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Vejam só as principais determinações do ECA: Direito à educação, à saúde, à cultura, ao esporte e ao lazer Quando a gente fala em sociedade estamos falando de um conjunto de setores sociais como, por exemplo, a prefeitura e seus serviços públicos, a escola, a família, as instituições e os órgãos estaduais e federais. Todos esses setores devem realizar ações para que o direito da criança à educação, à saúde, à cultura, ao esporte e ao lazer seja preservado.

5 Direito à vida Os primeiros direitos da criança são o de nascer e o de ter um nome e uma nacionalidade registrados na Certidão de Nascimento. A partir daí, ela tem o direito a crescer e a se desenvolver protegida pelos pais e pela sociedade. Mas como isso deve acontecer? Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade Toda criança tem o direito de fazer suas próprias descobertas e de ser protegida do abandono, da crueldade e da exploração. Também tem o direito de ser auxiliada a desenvolver sua inteligência e de se expressar sem distinção de raça, nacionalidade ou religião. Direito à convivência familiar e comunitária Para que todos esses direitos sejam respeitados é importante que a família e a sociedade estejam sempre atentas e participem do desenvolvimento da criança tratando-a com amor e carinho e respeitando seu direito de ser criança.

6 Corpo humano Oi, pessoal! Vocês se lembram que na última edição nós pesquisamos sobre as partes e as funções das plantas? Pois é, eu fiquei tão encafifada com todas aquelas informações que pensei: será que nosso corpo também tem partes e funções? Descobri um monte de coisas. Vejam só: 1 Assim como as plantas, nosso corpo também tem uma parte responsável por absorver nutrientes para nos alimentar. Essa parte, ou melhor, esse sistema é o aparelho digestivo. Aliás, vocês já repararam que quando chutamos uma bola não é só nosso pé que se movimenta? Na verdade, um bom chute na bola movimenta quase todo nosso corpo! Vejam só alguns dados sobre o nosso corpo que me deixaram de queixo caído : 3 Por fora é fácil, nosso corpo é dividido em cabeça, tronco e membros. Agora, por dentro existe tanta coisa funcionando junto que resolvi separar as principais para entender primeiro: 2 Para que todos os nossos músculos funcionem bem, além dos nutrientes absorvidos pelo aparelho digestivo, precisamos do sistema nervoso (por onde vêm as ordens do cérebro para a gente chutar uma bola, por exemplo) e do aparelho circulatório (por onde passa o sangue). 4 Como você é? Desenhe aqui seu corpo como você enxerga no espelho. O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue, que é distribuído pelo nosso corpo. O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é três vezes mais largo. A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

7 Como é bom ser criança! Oi, pessoal! Nesta edição resolvi conversar com vocês sobre o período de nossas vidas em que somos crianças. Sabe o que aconteceu? Semana passada eu ouvi meu pai reclamando com minha mãe que não tinha tempo para nada, que passava o tempo todo trabalhando, que chegava em casa e ainda tinha um monte de coisas para fazer e fiquei pensando: como eu era feliz! Por ser criança eu tenho tempo para ir à escola e lá eu estudo, faço um lanche, brinco e converso com meus amigos depois eu chego em casa e a minha mãe já está com o almoço me esperando (eu só preciso arrumar a mesa para nós comermos mas tudo bem). Mais tarde eu tenho um tempo para brincar na rua, outro tempo para fazer minhas tarefas e mais outro tempo para ver televisão. É...por ser criança eu tenho tempo para muitas coisas gostosas durante o dia. É claro que eu tenho minhas obrigações. E elas não são muito legais, não. Mas a maior parte do tempo eu me divirto. Como é bom ser criança, não é mesmo? Agora é sua vez de falar os motivos de como é bom ser criança!

8 Vamos ajudar! Oi, turma! Vocês já repararam como a gente joga lixo fora? Acho que o ser humano é o campeão da produção de lixo. Agora, para onde vai todo o lixo que a gente faz? Para o lixão (o nome certo é aterro sanitário)! Imagine só a montanha de lixo que chega lá todo dia que o caminhão recolhe o lixo da sua casa! Para melhorar essa situação foi inventada a reciclagem de alguns materiais como vidro, metal, plástico e papel. Esses materiais devem estar limpos, secos e separados para poderem ser reciclados. É isso que chamamos de coleta seletiva. Mas é preciso prestar atenção pois algumas coisas não podem ser recicladas como papel higiênico, guardanapos usados, embalagens mistas (por exemplo, papel por fora e plástico por dentro como as de picolé), etiquetas adesivas e espelhos. Por isso, os objetos mais reciclados são as garrafas de 2 litros e as latinhas de refrigerante. Para ajudar, estamos separando o lixo aqui em casa. Ajude também! a h n i l o B a s s a P Montar um Modo de fazer:retire o fundo de 2 garrafas, e encaixe uma sobre a outra, coloque dentro delas as 3 bolinhas de vidro. Coloque o fundo de uma delas sobre o topo para que a bolinha não escape, e fixe tudo com durex colorido. 01 Material: 3 garrafas de refrigerante de 2 litros, 3 bolinhas de vidro e durex colorido

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO RESUMO BÍBLICO: João 15 Conhecemos uma árvore pelo fruto que ela dá. Assim também é possível conhecer uma pessoa pelo fruto que ela apresenta. O Fruto não é uma produção

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA:

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORAS: Patrícia e Rose DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: NOME COMPLETO: Coordenação Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

PROMOÇÃO JUNHO 2017 PEDIDOS ACIMA DE 30%

PROMOÇÃO JUNHO 2017 PEDIDOS ACIMA DE 30% Cílios Perfeitos PROMOÇÃO JUNHO 2017 PEDIDOS ACIMA DE 30% De R$ 59,90 por R$ 49,90 De R$ 45,90 por R$ 37,90 Desconto Investimento Lucro % Lucro 30% R$ 34,93 R$ 24,97 71,5% 40% R$ 29,94 R$ 29,96 100,1%

Leia mais

COLETA SELETIVA EM BARUERI

COLETA SELETIVA EM BARUERI COLETA SELETIVA EM BARUERI Além do material reciclável, Barueri também está coletando óleo de fritura usado para a reciclagem. Saiba mais e participe desta ação em benefício do nosso meio ambiente COLETA

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

*PRECCI* Programa de Evangelização e Catequese Católico InfantoJuvenil TiaJane. Roteiro

*PRECCI* Programa de Evangelização e Catequese Católico InfantoJuvenil TiaJane. Roteiro Personagens: J- TIA JANE B- Anjo BENTINHO P- PEDRINHO C- CLARINHA Be- Bebel Roteiro J- É ano novo lalaia, é ano novo lalaia! Vou deixar tudo bonito pra esperar o menino Jesus que vai nascer!!! (cantando

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

José Sidinei Rodrigues Dias e João Vittor Rodrigues Brito

José Sidinei Rodrigues Dias e João Vittor Rodrigues Brito José Sidinei Rodrigues Dias e João Vittor Rodrigues Brito As Aventuras de Derry Pirce Derry Pirse é um adolescente órfão que mora com o tio porque os pais morreram em um incêndio onde tiveram 12 mortos

Leia mais

Nós. Plastivida apresenta. e o plástico

Nós. Plastivida apresenta. e o plástico Nós Plastivida apresenta e o plástico Copyright Plastivida PRESIDENTE Miguel Bahiense Neto CONSELHO EDITORIAL E REVISÃO Miguel Bahiense Neto Andréa Moraes Claudia Veiga Claudia T. Tsukamoto Rafael Lima

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

A Aventura Cerebral do Sam

A Aventura Cerebral do Sam A Aventura Cerebral do Sam Por Eric H. Chudler e Sam Chudler O Sam estava a estudar para O Sam adormeceu a pensar e começou a sonhar. um teste sobre o cérebro. sobre o sistema nervoso Eram tantas as palavras

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Aula 09 - Atitudes saudáveis

Aula 09 - Atitudes saudáveis Aula 09 - Atitudes saudáveis Objetivos Reconhecer o vocabulário referente a partes do corpo humano e a esportes, relacionando áudio, imagem e grafia; estabelecer diálogo sobre práticas esportivas, empregando

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 23 Leitura e Mediação Pedagógica S. Pesquisador: Helen Danyane Soares Caetano de Souza 04-set-10 Dentro de casa tem Transcrição (1) P: Bom dia S.? (2) C: Bom dia. (3) P: Tudo bem?

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

Olá, meu amigo(a)! Eu sou o Vilinha, e vim aqui hoje te conhecer porque soube que você perdeu uma pessoa especial, não foi isso? Eu imagino como você

Olá, meu amigo(a)! Eu sou o Vilinha, e vim aqui hoje te conhecer porque soube que você perdeu uma pessoa especial, não foi isso? Eu imagino como você APRESENTAÇÃO O mundo das crianças não é tão risonho como se pensa, há medos e muitas experiências de perdas. Os adultos não gostam de falar disso, muito provavelmente para escaparem dessa dor. (Rubem Alves)

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

FANTÁSTICO CORPO HUMANO LIVRO DO INCRÍVEIS NOSSO CORPO. Os FACTOS mais

FANTÁSTICO CORPO HUMANO LIVRO DO INCRÍVEIS NOSSO CORPO. Os FACTOS mais Adam Frost O FANTÁSTICO LIVRO DO CORPO HUMANO Os FACTOS mais INCRÍVEIS do NOSSO CORPO Para a Anna e a Eliza Todas as ilustrações utilizadas neste livro são consideradas as mais atuais e precisas, no momento

Leia mais

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS 2 apresentação coquetel Galera Com o Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Governo Federal, os alunos da rede pública também estão aprendendo a melhorar os hábitos de alimentação

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Coimbra-Portugal, 29 de março de 2011 Jornalista: Presidente, que notícias a senhora tem

Leia mais

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA A família tem papel central na proteção ao uso de drogas. Família é primeira referência. Pode estruturar ou desestruturar. A criança e o adolescente

Leia mais

2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar. Cultive essa ideia

2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar. Cultive essa ideia Componente: Filosofia Prof: Ricardo Data: / 03 / 2014 Nota: Nome: Nº Tipo de Prova: V.A. (Verificação de Aprendizagem) Ano: 8º ano Modalidade de Ensino Fundamental II Bimestre: 2º 1. Os testes apresentam

Leia mais

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos?

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? 11 10 9 8 7 Disciplina Me Ajuda a Crescer 5 Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? Gostaria! E é minha vez de escolher a receita. Não é não! É a minha. Claro que não, Tina! Você escolheu por último. Ai,

Leia mais

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan (Entra um jovem em cena e se depara com um cartaz da campanha da fraternidade (2015). O jovem lê o lema em voz alta): JOVEM: (Lendo) Eu vim para servir! JOVEM:

Leia mais

AGRIPINO E CAMPINO (Uma prosa curiosa) De: Camilo Tostes Produção: Cia Trem Bão de Teatro e Música e Espaço Oficina Cultural.

AGRIPINO E CAMPINO (Uma prosa curiosa) De: Camilo Tostes Produção: Cia Trem Bão de Teatro e Música e Espaço Oficina Cultural. AGRIPINO E CAMPINO (Uma prosa curiosa) De: Camilo Tostes Produção: Cia Trem Bão de Teatro e Música e Espaço Oficina Cultural. (O personagem AGRIPINO vai entrando pela lateral, de costas para o personagem

Leia mais

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013 FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo)

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo) COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A quarta-feira 4º B 4º C segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as

Leia mais

Estatuto do Idoso LEI N 0 10.741, DE 1 0 DE OUTUBRO DE 2003. Autor da Lei SENADO FEDERAL. Senador PAULO PAIM PT/RS

Estatuto do Idoso LEI N 0 10.741, DE 1 0 DE OUTUBRO DE 2003. Autor da Lei SENADO FEDERAL. Senador PAULO PAIM PT/RS SENADO FEDERAL Senador PAULO PAIM PT/RS Autor da Lei Estatuto do Idoso LEI N 0 10.741, DE 1 0 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. BRASÍLIA 2008 Reimpressão, 2008

Leia mais

Respeitando as diferenças uns dos outros

Respeitando as diferenças uns dos outros Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:20,21

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

0

0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família, muitas

Leia mais

1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20.

1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20. 1 PONTO DE FUGA 1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20. 30 1.2- Coloque essa planta na parte de cima

Leia mais

Pesquisa. Setembro 2014

Pesquisa. Setembro 2014 Pesquisa Setembro 2014 Perfil Quem é o nosso time? 66% está conosco há mais de 1 ano 69% são casadas 68% tem Filhos, 42% desses adolescentes Média de Idade 32 anos (20 a 56) 93% são mulheres 61% cursando

Leia mais

Meninos e Meninas Brincando

Meninos e Meninas Brincando Meninos e Meninas Brincando J. C. Ryle "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." (Zc.8:5) Queridas crianças, o texto acima fala de coisas que acontecerão. Deus está nos

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Rafaela MEZZOMO, rafinhamezzomo@hotmail.com, Cléa Maria BALLÃO, clea.ballao@uol.com.br,

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 605 quer para o CPII. União é ficar junto com sua família,

Leia mais

E SE FOSSE COM VOCÊ? Manuel Filho. Manuel Filho

E SE FOSSE COM VOCÊ? Manuel Filho. Manuel Filho E SE FOSSE COM VOCÊ? Manuel Filho Manuel Filho Manuel Filho Diretor editorial Marcelo Duarte Diretora comercial Patty Pachas Diretora de projetos especiais Tatiana Fulas Assistentes editoriais Vanessa

Leia mais

C artilha C do educando

C artilha C do educando C Cartilha educan do do D Apresentação W n G A Olá, amiguinho! F Estamos felizes com a sua chegada no Programa de Criança Petrobras, um local onde aprendemos a viver em grupo e participamos de diversas

Leia mais

Produção do aluno Rodrigo, da 4a série D, do Ensino Fundamental I.

Produção do aluno Rodrigo, da 4a série D, do Ensino Fundamental I. rodução do aluno odrigo, da 4a série, do nsino undamental. ?? antinho iterário araíso utebol e iodiversidade rodução da 4a série. alvemos a nfantil i e ostei... audades de um jacaré... rodução de árbara

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

Filhotes e seus cuidados

Filhotes e seus cuidados Filhotes e seus cuidados ÍNDICE: Como se compra um bom filhote? Qual o peso de uma ninhada em crescimento, existe uma tabela? Estes cães se adaptam bem a apartamentos? Eles gostam de música? Como educar

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com. Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br O que é Sagrado? Turma: Maternal II C Professora Marcelle Data: 1º

Leia mais

Já parou para pensar para onde ele vai? Em que você gasta mais?

Já parou para pensar para onde ele vai? Em que você gasta mais? Bem-vindo(a) ao módulo 1: Cuidando do caixa. Aqui estudaremos sobre como se faz o preenchimento da Planilha de Controle de Caixa e sobre a importância do uso do Controle de Caixa para a adequada gestão

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

AULA 03. Organização é tudo. Curso de confeitaria com Dani Noce

AULA 03. Organização é tudo. Curso de confeitaria com Dani Noce AULA 03 Organização é tudo Curso de confeitaria com Dani Noce AULA 03 Organização é tudo! 2 Claro que é tudo, você tem alguma dúvida disso? Será que tem aluno bagunceiro por aí? Na dúvida, vamos organizar

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 7 Bruno Monteiro AAULA 7 APRENDENDO A DESAFIAR A EQUIPE A CRESCERR Os bons líderes precisam viver o que eu chamo de melhoria contínua. Ou seja,

Leia mais

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: 5 PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS.

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: 5 PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: 5 PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: 16 /02 /16 TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA I NOME: O sucesso é um professor

Leia mais

Juliana Santiago você pode imprimir qualquer uma das páginas dicas bacanas para

Juliana Santiago você pode imprimir qualquer uma das páginas dicas bacanas para Olá! Meu nome é Juliana Santiago e eu sou a responsável pelo Blog Vida de Casada. Estou muito feliz por você ter adquirido esse e-book feito com tanto carinho, recheado de dicas bacanas para você receber

Leia mais

0 0

0 0 0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família,

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

O que são slow joias?

O que são slow joias? O que são slow joias? Quando pensamos em nossas forças, no que temos a dar ao mundo geralmente contabilizamos o que temos de bom, o que fazemos de melhor, o que temos em destaque. Nossas diferenças são

Leia mais

REALIZADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REALIZADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA INSPIRADO NO LIVRO REALIZADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Professoras: Marlene Campos e Claudia Rosas Ano 2015 Ele é um boxeador muito bom. Ele tem 29 anos e é muito rápido, forte e resistente. É muito

Leia mais

SEIS REGRAS DE OURO PARA MEDICINA ALTERNATIVA

SEIS REGRAS DE OURO PARA MEDICINA ALTERNATIVA SEIS REGRAS DE OURO PARA MEDICINA ALTERNATIVA Vou admitir antes que me acusem: sou fã de medicina alternativa e natural. Mas nem sempre foi assim. Houve época em que acreditava que ervas e plantinhas deveriam

Leia mais

Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa!

Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa! Olá amiguinho! Você conhece esse desenho? Isso mesmo! É o nosso Planeta Terra! O lugar onde vivem e moram os seres humanos, os animais e as plantas. Ou seja, a nossa casa! Em nosso planeta existem muitas

Leia mais

Lição 2 - Conversa de amigo

Lição 2 - Conversa de amigo Lição 2 - Conversa de amigo RESUMO BÍBLICO 1 Tessalonicenses 5:17; Tiago 5:16; Mateus 6:5-9; Provérbios 15:8; Atos 1:14; Filipense 4:6 Uma amizade verdadeira não pode ser construída a base de rituais obrigatórios

Leia mais

Higiene e problemas sociais

Higiene e problemas sociais Higiene e problemas sociais A saúde A nossa saúde depende dos nossos comportamentos e também do que nos rodeia, sendo influenciada por vários fatores: Higiene Problemas sociais Ambiente Clique nos tópicos

Leia mais

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 A cada ano que inicia, a Escola elege um novo tema com o propósito de mobilizar a Comunidade Escolar para uma reflexão, novos diálogos, para a ampliação e transformação de ideias, enfim, para uma mudança

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 601 quer para o CPII. A l e x a n d r e e J o ã o V i t o

Leia mais

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente.

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Atividades de revisão 2018 5º ano. Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Disponível em: .

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

Planejando suas Vendas Rumo ao Topo. Diretora: Sandra Liane

Planejando suas Vendas Rumo ao Topo. Diretora: Sandra Liane Planejando suas Vendas Rumo ao Topo Diretora: Sandra Liane Está passando rápido??? Como está sendo seu ano? Está atingindo as metas que estipulou para você até agora? O que você deixou de fazer? O que

Leia mais

Era domingo e o céu estava mais

Era domingo e o céu estava mais Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se possa imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental.

Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental. 27/04/2007 AMBIENTE CONSCIENTE Esse projeto expressa muito bem a importância da transformação. E é essa transformação que podemos (e devemos) aplicar em nossa vida, aderindo às novas idéias, dando asas

Leia mais

REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4

REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 03 Dados com PVC de 28cm x 28cm 40 Fichas coloridas em E.V.A. (10 para cada cor) Indicado para crianças a partir da 8 anos REF: 904 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 04

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Apresenta: Precisamos conhecer os. direitos. adolescente! da criança e do ESCOLA ECA. direitos lei do aprendiz. proibições.

Apresenta: Precisamos conhecer os. direitos. adolescente! da criança e do ESCOLA ECA. direitos lei do aprendiz. proibições. Apresenta: ESCOLA Precisamos conhecer os direitos da criança e do adolescente! ECA EStatuto direitos lei do aprendiz proibições O varejista convive com pessoas de todas as idades, todos os dias. Como cidadãos

Leia mais