Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental."

Transcrição

1 27/04/2007

2 AMBIENTE CONSCIENTE Esse projeto expressa muito bem a importância da transformação. E é essa transformação que podemos (e devemos) aplicar em nossa vida, aderindo às novas idéias, dando asas a nossa imaginação...

3 CONSUMO CONSCIENTE A humanidade caminha para um beco sem saída. Se o atual ritmo de exploração do planeta continuar, em um século não haverá fontes de água ou de energia, reservas de ar puro nem terras para agricultura em quantidade suficiente para a preservação da vida. Aos países em desenvolvimento, que têm todo o direito a crescer economicamente, cabe o desafio de não repetir o modelo predatório e buscar alternativas para gerar riquezas sem destruir florestas ou contaminar fontes de água. Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental. Nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas das quais vai comprar em função de sua responsabilidade social, você pode ajudar a construir uma sociedade mais sustentável e justa.

4 O QUE É CONSUMO SUSTENTÁVEL? É o que atende às necessidades da geração atual sem prejuízo para as gerações futuras. É saber usar para nunca faltar. É saber aprimorar suas escolhas optando por produtos ecologicamente corretos e socialmente justos! CONSUMIR DE FORMA SUSTENTÁVEL SIGNIFICA... Poupar os recursos naturais; Conter o desperdício; Sair do consumismo; Investir em tecnologia de reaproveitamento e reciclagem de materiais.

5 DICAS ÚTEIS: EM CASA OU NO TRABALHO Evite usar diversos aparelhos elétricos no horário de ponta, entre 17 e 22 horas. Ligue equipamentos como a lavadora de roupas ou ferro elétrico de uma só vez, utilizando sua capacidade total, em vez de acionar os eletrodomésticos várias vezes por pouco tempo. Na hora de comprar, prefira equipamentos com o selo PROCEL de Economia de Energia (O Selo PROCEL é concedido anualmente aos equipamentos que apresentam os melhores índices de eficiência energética, normalmente caracterizado pela faixa A da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE, dentro das suas categorias).

6 DURANTE O EXPEDIENTE: Economize o material de trabalho. Use o verso das folhas para rascunho ou para imprimir o que não necessite de um papel novo. Segundo o Instituto Akatu pelo consumo consciente, um milhão de pessoas que poupam 50 folhas de papel por mês poderiam salvar cerca de 10 mil árvores. Use racionalmente o telefone; fale somente o essencial. Para isso, antes da ligação, convém resumir e anotar os assuntos que serão tratados. Se possível, evite ligar para telefones celulares, pois o custo da ligação é mais alto do que de aparelhos fixos.

7 DICAS ÚTEIS: ILUMINAÇÃO Responsável por grande parte do consumo de energia elétrica nas empresas, a iluminação pode ser um forte aliado na economia: Pinte tetos e paredes com cores claras, pois isso aumenta a luminosidade interna; Não acenda lâmpadas durante o dia; Apague a luz quando for sair de um ambiente; Limpe lâmpadas e luminárias. A sujeira reduz a luminosidade e exige mais lâmpadas acessas; Reduza ao máximo, sem prejuízo de visão, o número de lâmpadas instaladas no mesmo ambiente; Se possível, instale sensores fotoelétricos e sensores de presença em locais de pouca movimentação, como escadas, garagens; Prefira lâmpadas fluorescentes porque são mais econômicas. As incandescentes consomem mais energia elétrica.

8 DICAS ÚTEIS: COMPUTADOR No ambiente de trabalho, eles são os grandes vilões do consumo de energia. Veja como minimizar este impacto: Use descanso de tela; Quando possível, coloque o computador em espera; Desligue a máquina quando for se ausentar por muito tempo; Não se esqueça de desligar também os periféricos do computador: estabilizadores, filtros de linha, scanner e impressoras.

9 DICAS ÚTEIS: AR CONDICIONADO É o outro vilão do consumo de energia elétrica nas empresas: Faça a adequação do ar condicionado para atender as dimensões do ambiente onde ele for instalado; Não obstrua o equipamento com cortinas, armários e caixas; Proteja-o da incidência do sol; Ajuste a temperatura do termostato para manter a climatização; Desligue o ar condicionado quando sair; Não abra portas e janelas quando o equipamento estiver ligado; Prefira a ventilação natural; Limpe e troque os filtros de ar com freqüência.

10 DICAS ÚTEIS: GELADEIRA Compre geladeiras do tamanho que você precisa. Quanto maior ela for, mais consumirá energia; Instale o equipamento em local bem ventilado; Evite colocar a geladeira próxima ao fogão, ou em áreas expostas ao sol; Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do eletrodoméstico para facilitar a ventilação; Não encoste a grade traseira na parede; Evite abrir a porta sem necessidade e não deixe que ela fique aberta por muito tempo; Deixe espaço para circulação do ar frio entre os alimentos no interior da geladeira.

11 DICAS ÚTEIS: GELADEIRA Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes; Não use recipientes sem tampa no interior da geladeira; Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado; Evite forrar as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação de ar frio; Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções do manual; Conserve limpas as serpentinas que ficam atrás da geladeira; Não sequem panos ou roupas nesse local; Retire de uma vez só os alimentos de que necessita.

12 COLETA SELETIVA A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: - A vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado; - Além disso o uso de matéria-prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais. A coleta seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos. Se um deles não for planejado a tendência é o programa de coleta seletiva não perseverar.

13 COLETA SELETIVA O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia. Ou seja: primeiro pensar em qual será a destinação, depois (e com coerência) a logística e por fim o programa de comunicação ou educação ambiental. Na verdade o indivíduo não recicla; quem recicla é a indústria. O que nós podemos fazer é preciclar (é pensar antes de comprar, pois 40% do que nós compramos é lixo) e também separar o lixo para a reciclagem. Verifique antes qual vai ser a destinação mais próxima. Procure uma cooperativa de catadores em sua cidade ou postos de entrega voluntária. No nosso caso, ASMARE. É muito importante pensar globalmente mas AGIR localmente!

14 3 R'S: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR Reduzir o desperdício, Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem. O termo reciclagem, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo. Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova. Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização. O que nós, como indivíduos, podemos fazer, é praticar os dois primeiros R's: reduzir e reutilizar. Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.

15 3 R'S: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR Porém existem dois outros itens igualmente importantes, nessa cadeia, que são a educação ambiental e a destinação. Sem que cada elo desta corrente seja previsto e planejado o sucesso da empreitada fica comprometido. Mas, em primeiro lugar, temos que pensar na destinação, pois não vai adiantar nada acumular materiais recicláveis em nosso quintal antes de saber que destino dar a esse material. A mudança de hábito é a parte mais importante. Uma vez mudados os hábitos, o cidadão passa a demandar a correção ambiental das indústrias. O cidadão consciente, que age localmente, gera uma demanda global de mudança, e também uma demanda por mais produtos verdes.

16 Tirar do lixo materiais que podem ser reciclados traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas.

17 BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM Dentre os inúmeros benefícios que a reciclagem traz, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano (único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta) podemos citar: A diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública, de impactos ambientais e da exploração dos recursos naturais; Vantagens econômicas: economia de recursos naturais; diminuição de gastos na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários; geração de empregos, tanto para a população não-qualificada quanto para o setor industrial; Inclusão e Interação Social: a oferta de emprego e renda para a população desprivilegiada permite que estas pessoas sejam retiradas das condições sub-humanas de trabalho que tinham nos lixões e nas ruas, e serem vistas como agentes sociais que contribuem com a limpeza da cidade e a conservação do meio ambiente.

18 O QUE É RECICLÁVEL MATERIAL RECICLÁVEIS NÃO RECICLÁVEIS PAPEL PLÁSTICO METAL VIDRO Jornais e revistas, envelopes, papel de fax, embalagens de ovo, rascunhos, caixas em geral... Embalagens de refrigerante, de materiais de limpeza e beleza, margarina, copinho de café, sacos plás:cos... Latas de óleo, leite em pó, alumínio, panela (sem cabo), arames, pregos... Recipientes em geral, garrafas de vários formatos, copos, cacos... E:queta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, guardanapos usados... Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito... Grampos, esponja de aço, canos, embalagens aluminadas (salgadinhos, café)... Espelhos, lâmpadas, porcelana, cerâmica... Papéis, plásticos, metais e vidros são os principais materiais recicláveis. Outros como tecidos, borracha, óleo, matéria orgânica, entre outros, também podem ser reciclados. Porém estes não devem ser encaminhados à Coleta Seletiva convencional e sim a programas diferenciados.

19 Dicas para você separar o seu lixo para a coleta seletiva: Não é complicado, nem precisa separar por tipo de material. Basta colocar uma lata de lixo a mais na sua cozinha e separar: em uma o lixo seco, e na outra lixo úmido. Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), garrafas PET, sacos e embalagens... Lixo úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro. Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas.

20 Dicas para você separar o seu lixo para a coleta seletiva: Lembre-se que pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo doméstico, pois contém metais pesados e, quando molhadas, contaminam o meio ambiente. Latas de conserva são de ferro, e as de refrigerante e cerveja geralmente são de alumínio. Elas devem ser acumuladas limpas e sem rótulo. As de alumínio podem ser amassadas como uma sanfoninha, o que economizará espaço.

21 DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAIS: Papel: 3 a 6 meses Filtro de cigarro: mais de 5 anos Metal: mais de 100 anos Alumínio: mais de 200 anos Plástico: mais de 400 anos Vidro: mais de anos Borracha: indeterminado...

22 Alguns produtos feitos com material reciclado: Plástico: mangueiras para jardim, garrafas plásticas para água sanitária ou outros produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, bacias e baldes, tubos, carpetes, cabides... Papel: Caixas de papelão, papel higiênico, papel de carta, lenços de papel, toalhas de papel, guardanapos, caixas de ovos, cartões, envelopes, folhas... Metal: Latinhas de alumínio viram novas latas e diversos outros metais são fundidos (derretidos) e transformados em novos produtos como tesouras, maçaneta, arame, peças de automóvel... Vidro: recipientes e frascos em geral e fibras de vidro.

23

24 É POSSÍVEL? E AÍ, VAMOS COMEÇAR? ENTÃO VAMOS PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE... Fonte: PROCEL / CEMIG FIEMG Campanha de Eficiência Energé:ca

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Ações práticas da igreja local

Ações práticas da igreja local Ações práticas da igreja local DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PONTO DE VISTA CRISTÃO IGREJA BATISTA DE TAUÁ Ilha do Governador RJ Pr. Josué Valandro de Oliveira Tema: Vida plena e meio ambiente Na esperança

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor Coleta Seletiva O seu lixo tem valor Cartilha sobre Coleta Seletiva Esta cartilha tem por principal objetivo, informar os processos da coleta seletiva para empresas e seus colaboradores, ajudando-os como

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política de

Leia mais

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA O QUE É? Coleta seletiva é o processo de separação dos materiais recicláveis do restante dos resíduos sólidos. Como definição de resíduos sólidos, pelo Wikipédia, entende-se

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ).

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ). ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Comissão Administrativa da Engenharia Elétrica (CAEEL) Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas

Leia mais

INFORMATIVO Descarte de Resíduos

INFORMATIVO Descarte de Resíduos INFORMATIVO Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de estimular a comunidade

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

Introdução. O futuro a gente faz agora!

Introdução. O futuro a gente faz agora! Introdução Desde o seu surgimento, a ALE se preocupa com o meio ambiente. Sempre pensando no futuro, mas sem se descuidar do presente, a empresa promove ações que visam a preservação da natureza e a qualidade

Leia mais

Manual de Boas Práticas e Ações

Manual de Boas Práticas e Ações Manual de Boas Práticas e Ações Núcleo de RSA SUMÁRIO I. Introdução II. Responsabilidade Social Voluntariado III. Responsabilidade Ambiental Água Energia Coleta Seletiva e Reciclagem No caminho de uma

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia Frigorífico / arca congeladora / combinado l Coloque o equipamento afastado de fontes de calor (ex.: forno, aquecedor, janela, etc.). l Afaste o equipamento da parede de modo a permitir a ventilação da

Leia mais

Reciclar, são ações que. Reduzir É o inicio da conservação do meio. Reutilizar Significa reutilizar um produto de

Reciclar, são ações que. Reduzir É o inicio da conservação do meio. Reutilizar Significa reutilizar um produto de Especialistas em meio ambiente alertam para a necessidade da utilização racional dos recursos naturais. Reduzir, Reutilizar e Reciclar, são ações que contribuem para o consumo responsável reduzindo o impacto

Leia mais

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa a) Razões para utilizar a logística reversa; b) Produtos no final da Cadeia de Suprimentos; c) Motivos para o retorno dos bens; d) Processo logístico: direto e reverso; e) Origens e destino dos materiais

Leia mais

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem?

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem? A Cartilha de Reciclagem de Lixo é um manual simples de uma nova prática a ser adotada pela sociedade. O objetivo é mostrar que apenas a mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor.

Leia mais

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen.

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen. 1. Objetivo Implantar o sistema de coleta seletiva de lixo no Laboratórios de Radiometria Ambiental. 1.1. Compromisso O Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R?

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA - UFSCAR C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? U M G U I A P R Á T I C O D E C O M O A C O M U N I D A D E A C A D Ê M I C A P O D

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos Com Pedal Escritório Pilhas / Baterias e Divertidas Porta Copos e Cinzeiros Chão ou Suporte Diversos s Com Pedal» para ambiente interno» Com cantos arredondados» Resistente» Ótimo custo x benefício» Utilizada

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

Em Casa, no Trabalho, etc...

Em Casa, no Trabalho, etc... Em Casa, no Trabalho, etc... O que é lixo? Restos das atividades humanas, considerado pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Diagnóstico brasileiro A urbanização gera hábitos de consumo

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Como economizar água? 1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa shampoo no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água,

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.

É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. A CLIMA LI M EN TA MORADIA Ç Ã O EDUCAÇÃO VIDA SOCIAL COMPANHIAS SAÚDE ECOSSISTEMAS Nenhum organismo, sendo

Leia mais

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES A ARES DO PARANÁ foi criada para atender a todo o CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES processo de geração de resíduos até sua correta disposição

Leia mais

COLETA SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC

COLETA SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC COLETA G U I A D A SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC CNC CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO SENAC SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Leia mais

Sustentabilidade do planeta. Este assunto diz respeito a todos nós!

Sustentabilidade do planeta. Este assunto diz respeito a todos nós! Sustentabilidade do planeta Este assunto diz respeito a todos nós! Situação no mundo atual O Planeta pede socorro!!! A atividade humana tem impactado negativamente o meio ambiente Os padrões de consumo

Leia mais

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade Dicas de Ecoeficiência santander.com.br/sustentabilidade água Torneira aberta Cada minuto utilizado para escovar os dentes com a torneira aberta, é gasto de 12 a 20 litros de água. Por isso, recomenda-se

Leia mais

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Existem vários tipos de impressoras, mas os mais comuns para o usuário doméstico são as impressoras de jato

Leia mais

Mensagem do Ministério Público do Estado de Goiás

Mensagem do Ministério Público do Estado de Goiás PRATIQUE COLETA SELETIVA Mensagem do Ministério Público do Estado de Goiás O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tem a missão de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419 Obrigado por adquirir o Aquecedor Termoventilador Cadence AQC418 AQC419, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-SP É permitida a reprodução total ou parcial, desde

Leia mais

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF A zero hora do dia 15 de outubro, na madrugada de sábado para domingo, população deve adiantar o relógio em uma hora. A medida vale para o Distrito

Leia mais

Produção do aluno Rodrigo, da 4a série D, do Ensino Fundamental I.

Produção do aluno Rodrigo, da 4a série D, do Ensino Fundamental I. rodução do aluno odrigo, da 4a série, do nsino undamental. ?? antinho iterário araíso utebol e iodiversidade rodução da 4a série. alvemos a nfantil i e ostei... audades de um jacaré... rodução de árbara

Leia mais

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização Eficiência energética o que é? A Eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de Energia empregada para uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. Ou em outras palavras,

Leia mais

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Cláudia Lins Consultora Ambiental Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e

Leia mais

RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A Comissão Ministerial de Gestão Ambiental foi criada através da Portaria POR-PGJ n 204/08, com o fim de estudar, sugerir e acompanhar a implementação de medidas administrativas

Leia mais

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA?

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Energia consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Confira, nas próximas páginas, dicas para uma utilização mais racional e consciente da energia. LUZ Durante o

Leia mais

Fluxos de resíduos - Papel Cartão

Fluxos de resíduos - Papel Cartão Fluxos de resíduos - Papel Cartão Caixas de cartão; Embalagens de cartão; Rolos de cartão; Papel de escrita; Jornais, revistas e livros; Catálogos; Prospetos publicitários; Papel e cartão encerado; Papel

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais

Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais simples, prática e legal de gerenciar resíduos em sua própria

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Acadêmicas: Claines Kremer e Genisele Oliveira Data: Setembro 2015 PLANO

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE QUEM SOMOS? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS QUEM SOMOS? Quem Somos? O que fazemos? A Sociedade Ponto

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O que é Sustentabilidade 2- Conceito de Repensar 3- Conceito de Reduzir 4- Conceito de Reutilizar 5- Conceito de Reaproveitar 6- Conceito de Reciclar 7- Conceito de

Leia mais

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES 3 Definições de lixo: No dicionário: sujeira, imundice, coisa(s) inúteis, velhas, sem valor. Na linguagem técnica: sinônimo

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Com o intuito de melhorarmos a qualidade do ambiente de trabalho em 2015, a Bartholomeu Consultoria de Imóveis irá desenvolver ações de sustentabilidade

Leia mais

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO?

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? No Escritório Ar-condicionado Pela manhã, abra as janelas para resfriar o ambiente Na hora da compra, verifique se o aparelho possui

Leia mais

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR ENERGIA ELÉTRICA NO LAR O consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil em virtude do desenvolvimento econômico

Leia mais

POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos

POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de

Leia mais

III CICLO DE PALESTRAS SEGURANÇA E SAÚDE

III CICLO DE PALESTRAS SEGURANÇA E SAÚDE III CICLO DE PALESTRAS SEGURANÇA E SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE 1 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Enfa. Gisele de J. Batistini SECONCI-SP Objetivos Estimular a reflexão sobre os riscos

Leia mais

Almanaque nº 12 - CONSUMO CONSCIENTE

Almanaque nº 12 - CONSUMO CONSCIENTE Estar presente na comunidade e poder falar de Educação Ambiental de uma forma lúdica aliada ao conceito de um almanaque cultural, assim nasceu o Almanaque Menino Caranguejo. Com o objetivo de trazer em

Leia mais

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL EXCLUSIVO PARA EMPRESAS QUE REDUZIR SEUS CUSTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL 10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL Prezado Empresário, O Grupo Quality preparou esse manual para ajudá-lo a implantar ações

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Boletim nº 025 / AL 2010/11 Guararapes, 08 de Fevereiro de 2011 Consumo consciente A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo

Leia mais

Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano

Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano 2010-2011 Apresentamos nosso terceiro Relatório Anual COP 2011. Ratificamos nosso compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, e por conseqüência

Leia mais

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha...

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... LIXO OU RESÍDUO? SEGREGAÇÃO NA ORIGEM Reciclável Orgânico Rejeito Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... Restos de alimentos; Cascas de frutas; Grama e poda; Cinzas de carvão e lenha...

Leia mais

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DE ÁGUA a) Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar dê sempre preferência aos modelos com o Selo Procel. b) Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatórios)

Leia mais

ECOCENTRO DA VARZIELA RESIDUOS ADMISSÍVEIS E NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

ECOCENTRO DA VARZIELA RESIDUOS ADMISSÍVEIS E NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS Equipamentos de frio (frigoríficos, combinados, arcas congeladoras, aparelhos ar condicionado/precisam de um transporte seguro, salvaguardando sua a integridade

Leia mais

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes O que é a higiene de utensílios, equipamentos e ambientes? Qual o objetivos destes procedimentos?

Leia mais

Apresenta: Supermercado

Apresenta: Supermercado Apresenta: Supermercado Red desper uzindo o dício de energia no seu negóci o. CAPItao VAREJO em: eficiencia energetica Bom dia, Capitão Varejo! Temos um novo desafio para hoje. Desta vez, vamos ensinar

Leia mais

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA O QUE É? Coleta seletiva é o processo de separação dos materiais recicláveis do restante dos resíduos sólidos. Como definição de resíduos sólidos, pelo Wikipédia, entende-se

Leia mais

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Estamos cansados de saber que, para poupar a natureza, devemos evitar o desperdício de papel. Só que com vários tipos de papéis disponíveis no mercado,

Leia mais

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) 1

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo)   1 Coleta Seletiva Consciência limpa Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) E-mail: cecgodoy@gmail.com 1 Proposta da palestra Apresentar para a Comunidade Móbile informações importantes sobre Responsabilidade

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos O GPA NASCEU EM 1948. É A MAIOR EMPRESA VAREJISTA DO BRASIL E PERTENCE AO GRUPO CASINO, UM DOS LÍDERES MUNDIAIS NO VAREJO DE ALIMENTOS. Com 2.113 pontos de venda,

Leia mais

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

use a ENERGIA com inteligência

use a ENERGIA com inteligência use a ENERGIA com inteligência Brasília 2013 Energia elétrica. Saber usar para usar sempre. PROGRAMA DE PEE Eficiência Energética Durante o dia, prefira iluminar sua casa apenas com luz natural. Fazendo

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42

Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42 GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42 Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos na conta de luz Lucas Guimarães Barros CFP/UFRB 21 de setembro de 2013 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta

Leia mais

FAZ SEULIXO? Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? o que você LIXO SECO & LIXO ÚMIDO. Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo?

FAZ SEULIXO? Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? o que você LIXO SECO & LIXO ÚMIDO. Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo? FAZ SEULIXO? o que você COM Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? A compostagem é o processo de valorização da matéria orgânica LIXO SECO & LIXO ÚMIDO Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo?

Leia mais

A importância da água

A importância da água 2 2 de junho de 2017 Nosso planeta é composto por 3/4 de água divididos em três categorias: água salgada, geleiras e água doce. A salgada ocupa cerca de 96%, porém, não são potáveis e não podemos bebê-la.

Leia mais

Endereço electrónico: dgc@dg.consumidor.pt ; Sítio web: http://www.consumidor.pt

Endereço electrónico: dgc@dg.consumidor.pt ; Sítio web: http://www.consumidor.pt Frigorifico O frigorífico é o electrodoméstico mais consumidor de energia das habitações portuguesas. É responsável por praticamente 32% do consumo de electricidade. Este equipamento tem etiqueta energética.

Leia mais

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo)

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo) PERSONAL ORGANIZER Deixe nos armários apenas o que vai ser usado no dia a dia, como pratos e copos. Inclusive, o ideal é que esses itens fiquem na altura do rosto. Pratarias, taças de cristais e as louças

Leia mais

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA 1 de 6 1 OBJETIVOS Definir procedimentos quanto à identificação, segregação, coleta e disponibilização de resíduos do Programa de coleta Seletiva, gerados na Câmara Municipal de Manaus. 2 DEFINIÇÕES E

Leia mais