Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais"

Transcrição

1

2 Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais simples, prática e legal de gerenciar resíduos em sua própria casa. As práticas que serão apresentadas estão em consonância com a legislação brasileira e podem ser praticadas por todas as famílias do Distrito Federal sem a necessidade de grandes investimentos, utilizando apenas a premissa da mudança de comportamento, mudança esta, necessária para compreender que:

3 i) não existe jogar fora, porque não existe fora, existe dentro do planeta; ii) a decisão de consumir um produto traz o dever de descartar seus resíduos e rejeitos de forma ambientalmente correta, ou seja, o dever de descartar é de quem gera o resíduo, e portanto a decisão de consumir está intimamente ligada a necessidade de descartar corretamente; iii)a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, é fundamental, visto que, aproximadamente 90% de tudo que é gerado de lixo pelas famílias, pode ser reaproveitado ou reciclado, voltando assim para as prateleiras em forma de novas embalagens.

4 Esta estação tem como objetivo sugerir uma forma prática, simples e barata de separação e destinação adequada ambientalmente dos resíduos gerados pelas famílias no Distrito Federal.

5 COMO GERENCIAR SEU RESÍDUO CORRETAMENTE? Passo 1: Montagem da estrutura básica: 1 lixeira para resíduos orgânico, 1 lixeira para rejeitos (não reciclável), 1 lixeira para resíduos recicláveis, 1 vasilha para coleta de óleo, 1 vasilha para coleta de pilhas e baterias, 1 vasilha para coleta de lâmpadas fluorescentes/eletrônica, 1 coletor para vidros e 1 composteira para o resíduo Orgânico; Passo 2: Identificar as vasilhas, lixeiras e coletores; Passo 3: informar toda a família, empregados e colaboradores da casa; Passo 4: realizar a destinação correta.

6 Como destinar corretamente os resíduos? i) reciclável e eletrônico entregar ao sistema de coleta de sua rua ou entregar na cooperativa de catadores mais próxima da sua casa (informação no final desta apresentação); ii) rejeito (não reciclável) entregar no coletor do SLU para resíduos não recicláveis; iii) orgânico caso tenha composteira aproveite seu composto para adubar suas plantas. Caso não tenha, entregar no coletor do SLU (idem Item iii); iv) óleo de cozinha usado entregar os recipientes nos pontos de coleta (informação no final desta apresentação); v) pilhas e baterias entregar nos postos de logística reversa mais próximos de sua residência (informação no final desta apresentação); vi) vidros entregar no ponto de coleta mais próximo da empresa Green Ambiental(informação no final desta apresentação);

7 São aqueles de origem vegetal, animal ou de microrganismos. Como descartar corretamente os resíduos orgânicos? 1- separar dos inorgânicos e descartar em lixeira, ou 2- separar dos orgânicos e descartar em composteira, ou 3- separar dos inorgânicos e de orgânicos de origem animal, temperos ou citrus e descartar na minhocasa.

8

9 pg IMPORTANTE: Os resíduos inorgânicos recicláveis podem ser colocados juntos em uma só lixeira, exceto o vidro que necessita de uma lixeira exclusiva ou pode ser misturado com o rejeito(não reciclável).

10 Como armazenar adequadamente os plásticos? ng jpg 1- passar uma água para retirar o excesso de sobras de alimento na embalagem; 2- deixar secar; 3- colocar na lixeira de recicláveis.

11 Como armazenar adequadamente os metais? jpg cc.jpg 1- passar uma água para retirar o excesso de sobras de alimento na embalagem; 2- deixar secar; 3- colocar na lixeira de recicláveis.

12 Como armazenar corretamente o papel? 0.jpg 1- não amassar; 2- não sujar com gorduras, doces e etc; 3- não molhar 4- caso papel sujo, molhado e amassado não deve ser misturado com papel limpo sem amassar. m.jpg

13 jpg Como descartar embalagens ou pedaços de vidro? 1- Armazenar adequadamente em coletor exclusivo; 2- Encaminhar aos postos de coleta da Green Ambiental (informações de pontos de coleta no final da apresentação); 3- Caso não haja condição de encaminhar aos pontos de coleta da Green depositar o resíduos na lixeira de Rejeitos.

14 Como embalar objeto de vidro quebrado? 1- recolher todos os cacos; 2- colocar em recipiente rígido(caixa de sapato ou de papelão em geral, garrafas plásticas, entre outros); 3- lacrar com fita adesiva; 4- identificar o recipiente CACOS DE VIDRO ; 5- colocar na lixeira de vidros ou de rejeitos. 8_n.jpg

15 É tudo aquilo que não mais se possa reusar, reciclar ou reaproveitar g Como descartar corretamente os rejeitos? 1- descartar em lixeira exclusiva e encaminhar ao coletor da empresa de coleta pública mais próximo de sua casa.

16 jpg Como fazer para descartar corretamente os óleos e gorduras? 1- armazenar o óleo/ gordura em recipiente de plástico rígido com tampa(garrafas pet); 2- quando cheios, encaminhar aos pontos de coleta mais próximos à sua residência. Ou: 3- utilizar o resíduo para fabricação de sabão.

17 Como fazer para descartar corretamente pilhas e baterias? 1- armazenar em recipientes de plástico com tampa; 2- entregar no ponto de logística reversa mais próximo de sua residência.

18 Como descartar corretamente os medicamentos vencidos presentes em sua residência? armazenar em recipiente de parede rígida, preferencialmente de plastico; 2- encaminhar à farmácia mais próxima de sua residência.

19 e/ 0.jpg Como descartar os resíduos infectantes? 1- armazenar em recipiente rigido, com tampa (garrafas pet, descarpack ou caixas de plástico rígido; 2- identificar corretamente utilizando o símbolo de resíduo infectante; 3- entregar em pontos de coleta de resíduo hospitalar, localizados em postos de saúde e hospitais públicos.

20 VÍDEOS SUGERIDOS O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos? O que é compostagem? Como posso fazer a compostagem em meu apartamento? Como separar adequadamente os resíduos sólidos? Gestão de Resíduos sólidos no DF:

21 SITES SUGERIDOS COLETA SELETIVA NO DF: O que é a coleta seletiva de resíduos sólidos? Como separar os resíduos sólidos? Onde o GDF já realiza a coleta seletiva? Quais os dias e horários da coleta seletiva no meu bairro? Meu bairro ainda não possui coleta seletiva. Como posso solicitar o serviço? Onde estão localizadas das cooperativas de catadores?

22 Onde posso destinar adequadamente resíduos especiais (eletrônicos, medicamentos, pilhas e baterias, óleos de cozinha)? esiduos_especiais.pdf Onde estão localizados os pontos de coleta para logística reversa de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e eletrônicas, eletrodomésticos, pneus e outros? e.aspx Onde posso destinar adequadamente o vidro? interna_cidadesdf, /confira-onde-reciclar-vidro-no-df.shtml Onde posso destinar adequadamente medicamentos vencidos? ,% )&cep=Brasília%20-%20DF,%20Brasil&item=19&itemcategoria=3 3

23 PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE VIDROS 1 - ASBAC só para sócios 2 - Shopping ID 3 - cooperativa Recicla mais Paranoa 4 - cooperativa ecolimpe São Sebastião 5 - Pontao do Lago sul 6 - QI 9 Lago sul ao lado do Citybank 7 - QI 5 conjunto 9 de frente restante do lago 8 - Pier 21 estacionamento 9 - Dallas Bar EPTG 10 - Pão de Açúcar de Águas Claras 11 - Pão de Açúcar Lago Sul 12 - Pão de Açúcar 516 sul 13 - Pão de Açúcar 508 W3 Norte 14 - Pão de Açúcar 405 Norte.

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 Nome do Estabelecimento: Município: Endereço: CEP: Estado: Telefone:

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem?

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem? A Cartilha de Reciclagem de Lixo é um manual simples de uma nova prática a ser adotada pela sociedade. O objetivo é mostrar que apenas a mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor.

Leia mais

CARTILHA LIXO ZERO. Realização:

CARTILHA LIXO ZERO. Realização: CARTILHA LIXO ZERO Realização: O QUE É lixo zero? O Projeto UDESC Lixo Zero visa transformar todos os campi da UDESC em Lixo Zero, ou seja, reduzir a geração de resíduos e desviar, pelo menos, 90% dos

Leia mais

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R?

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA - UFSCAR C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? U M G U I A P R Á T I C O D E C O M O A C O M U N I D A D E A C A D Ê M I C A P O D

Leia mais

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor Coleta Seletiva O seu lixo tem valor Cartilha sobre Coleta Seletiva Esta cartilha tem por principal objetivo, informar os processos da coleta seletiva para empresas e seus colaboradores, ajudando-os como

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos O GPA NASCEU EM 1948. É A MAIOR EMPRESA VAREJISTA DO BRASIL E PERTENCE AO GRUPO CASINO, UM DOS LÍDERES MUNDIAIS NO VAREJO DE ALIMENTOS. Com 2.113 pontos de venda,

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

7 ERROS. A Turminha da OJI está brincando. Mas, observe as duas cenas e descubra os 7 erros.

7 ERROS. A Turminha da OJI está brincando. Mas, observe as duas cenas e descubra os 7 erros. EDIÇÃO 28 7 ERROS A Turminha da OJI está brincando. Mas, observe as duas cenas e descubra os 7 erros. CORUJITA GODOFREDO BANGO BOLINHA COGUMELO ÁRVORE COQUEIRO ARBUSTOS CÁCTOS Vamos logo, pessoal. Hoje

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Definição O Plano de Gerenciamento

Leia mais

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES A ARES DO PARANÁ foi criada para atender a todo o CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES processo de geração de resíduos até sua correta disposição

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 Reuniões mensais dos membros da Comissão USP Recicla/FSP: Dezembro 2010 Abril 2010 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2010): Membros ingressantes:

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política

Leia mais

Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações

Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações Cartilha REGER REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações ÍNDICE 01 - Mensagem das autoras 02 - O conceito de sustentabilidade 03 - Como são destinados

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA 1 Sobre o Programa ABINEE Recebe Pilhas Em 2010, foi publicada pelo Governo Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual consta, entre outros objetivos,

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado

Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado As professoras Káritha Macedo e Carolina Carioni, da área do Vestuário do Câmpus Gaspar, começaram em 2013 a desenvolver

Leia mais

Código PE-NOPD-8. Data: 29/04/2011

Código PE-NOPD-8. Data: 29/04/2011 1. Objetivo e campo de aplicação Este padrão tem como finalidade estabelecer a metodologia de descarte de resíduos e efluentes gerados no Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria de Petróleo

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política de

Leia mais

INFORMATIVO Descarte de Resíduos

INFORMATIVO Descarte de Resíduos INFORMATIVO Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de estimular a comunidade

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PS 14 2 Segurança do Trabalho Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Definir medidas mínimas de controle necessárias para minimizar o impacto ambiental e os riscos provenientes dos resíduos gerados pelas

Leia mais

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ).

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ). ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Comissão Administrativa da Engenharia Elétrica (CAEEL) Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE. Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente.

CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE. Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente. CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente. INTRODUÇÃO A coleta seletiva ajuda a proteger o meio ambiente A separação do lixo e a

Leia mais

Em Casa, no Trabalho, etc...

Em Casa, no Trabalho, etc... Em Casa, no Trabalho, etc... O que é lixo? Restos das atividades humanas, considerado pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Diagnóstico brasileiro A urbanização gera hábitos de consumo

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer a definição de Logística Reversa Conhecer os principais canais de

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2014 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início do ano letivo, ocorre a apresentação do programa,

Leia mais

Gestão De D Resídu d os

Gestão De D Resídu d os Gestão De Resíduos COLETA SELETIVA Projeto Gestão de Resíduos EcoMalzoni Como funcionava a coleta de resíduos antes do Projeto de Gestão de Resíduos? - 85% dos sacos retirados eram pretos, com

Leia mais

COLETA SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC

COLETA SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC COLETA G U I A D A SELETIVA ORIENTAÇÕES PARA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NO SISTEMA CNC SESC SENAC CNC CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO SENAC SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Leia mais

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1 PNRS e a Logística Reversa Page 1 História Roma de Júlio Cesar e Augusto Page 2 História Geena Fogo eterno Page 3 História Cambridge 1338 São Paulo 1722 Rio de Janeiro 1850 Page 4 Novidades da PNRS Bloco

Leia mais

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder Logística reversa de embalagens em geral Annelise Monteiro Steigleder Hierarquia das ações no manejo de resíduos sólidos Regulação Não geração Redução Reuso Reciclagem Tratamento Destinação final dos rejeitos

Leia mais

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

grandes geradores de lixo

grandes geradores de lixo grandes geradores de lixo Novas responsabilidades de quem produz mais de 120 litros de resíduos por dia grandes geradores de lixo grandes geradores de lixo Uma publicação do Governo de Brasília novembro

Leia mais

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha...

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... LIXO OU RESÍDUO? SEGREGAÇÃO NA ORIGEM Reciclável Orgânico Rejeito Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... Restos de alimentos; Cascas de frutas; Grama e poda; Cinzas de carvão e lenha...

Leia mais

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PGRSS Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde: conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir

Leia mais

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen.

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen. 1. Objetivo Implantar o sistema de coleta seletiva de lixo no Laboratórios de Radiometria Ambiental. 1.1. Compromisso O Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen

Leia mais

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

Ações práticas da igreja local

Ações práticas da igreja local Ações práticas da igreja local DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PONTO DE VISTA CRISTÃO IGREJA BATISTA DE TAUÁ Ilha do Governador RJ Pr. Josué Valandro de Oliveira Tema: Vida plena e meio ambiente Na esperança

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo O lixo Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Não podemos dizer que é lixo é aquilo que não tem mais valor, pois o que não tem valor para mim pode ter para outra pessoa. Média de lixo produzida

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL CGA RESÍDUOS NO CAMPUS DA GÁVEA GUIA DE DESCARTE CORRETO

COORDENAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL CGA RESÍDUOS NO CAMPUS DA GÁVEA GUIA DE DESCARTE CORRETO COORDENAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL CGA RESÍDUOS NO CAMPUS DA GÁVEA GUIA DE DESCARTE CORRETO Rio de Janeiro, Agosto de 2018 1. INTRODUÇÃO O Guia de Descarte Correto foi elaborado para orientar os alunos, funcionários,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS

RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS Educação Ambiental: Resíduos Sólidos Municipais Ano I, número 1 Editor: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT Redação Mônica de Abreu Azevedo André Santos

Leia mais

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos apartamentos (ou casas) de

Leia mais

O que os cidadãos de Caxias do Sul pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Caxias do Sul pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG

ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG 30 Introdução: BERTONI, Aline Cristina CAMPOS, Sandro Xavier de CRUZ, Gilson Campos Ferreira da As Universidades

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

Seminário A Evolução da Limpeza Pública

Seminário A Evolução da Limpeza Pública Seminário A Evolução da Rio de Janeiro Lei 12.305/10 POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Enfim a regulação do Setor de Resíduos Mudança de Paradigma Conceitos Inovadores Centro da discussão mundial,

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2013): Membros ingressantes: Profª Néia Meirezilda José Galdino Yago Adriano Júnior Carlos Alberto

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp.

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp. Sistemas de Gestão Ambiental Aula 5 Gestão de Resíduos Prof. Esp. Felipe Luiz Vídeo Contextualização Lixão no Oceano Pacífico. Disponível em:

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais

DECRETO Nº , de

DECRETO Nº , de DECRETO Nº 29.773, de 05-06-2009 D.O 08-06-2009 REGULAMENTA A LEI Nº13.103, DE 24 JANEIRO DE 2001, QUE DISPÕE SOBRE A POLITICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DO CEARÁ, INSTITUINDO A COLETA SELETIVA

Leia mais

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Reduz a poluição nas ruas, não deites lixo para o chão Enche os ecopontos e não o chão. TAR 3ºD O tempo

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS NO ICB

NORMAS GERAIS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS NO ICB NORMAS GERAIS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS NO ICB A Gerência de Resíduos e Biossegurança - GERES-Bio é um setor do ICB de caráter consultivo, deliberativo, educativo e executivo, que tem por finalidade estabelecer

Leia mais

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA 1 de 6 1 OBJETIVOS Definir procedimentos quanto à identificação, segregação, coleta e disponibilização de resíduos do Programa de coleta Seletiva, gerados na Câmara Municipal de Manaus. 2 DEFINIÇÕES E

Leia mais

Eixo Temático ET Saneamento Ambiental AVALIAÇÃO DE COMO OCORRE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ-PB

Eixo Temático ET Saneamento Ambiental AVALIAÇÃO DE COMO OCORRE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ-PB 323 Eixo Temático ET-02-009 - Saneamento Ambiental AVALIAÇÃO DE COMO OCORRE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ-PB Juliana de Sousa Alves¹, Marianna de Andrade Gomes², Rayssa Batista da

Leia mais

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental Sobre este relatório Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental que os organizadores do evento da 6ª edição da Feira Funerária do Brasil realizada no centro de convenções,

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Zilda Maria Faria Veloso Diretora de Ambiente Urbano Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS

Leia mais

Rede Integrada de Reciclagem e Consumo Sustentável Laboratório de Inovação para Economia Circular suporte@circularis.cc APRESENTAÇÃO RESUMIDA SET2018 SÍNTESE DO PROJETO INTERLIGANDO AS CADEIAS PRODUTIVAS

Leia mais

Realização: Guia de Descarte. Residuos. Centro de Ciências Rurais

Realização: Guia de Descarte. Residuos. Centro de Ciências Rurais Realização: Guia de Descarte de Residuos Guia de Descarte de Residuos Os resíduos sólidos recicláveis são depositados nas coletoras localizadas nos corredores e em frente aos prédios e são recolhidos pelos

Leia mais

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como?

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como? Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Ornelas e Isabela Monteiro Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 7

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2016 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início de cada ano letivo, são programadas apresentações

Leia mais

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa Published on UBB - Desde 1984 - Conquistando benefícios para o funcionalismo ( http://ubbonline.org.br/unificado) Início > Reciclagem - Material Orgânico O que é lixo orgânico? Retos de comida em geral,

Leia mais

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário Educação ambiental Seminário Qual o nosso desafio? Como utilizar a Educação Ambiental para a conscientização, respeitando valores e diferenças entre as pessoas. Educação Ambiental: pensar GLOBAL e agir

Leia mais

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo.

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Nacho Doce/Reuters/Latinstock Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Para onde vai o lixo recolhido das casas e das indústrias? Por que a reciclagem do

Leia mais

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS APRESENTAÇÃO O presente Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores, assim definidos como pessoas físicas ou jurídicas,

Leia mais

PROC. Nº 4214/09 PLL Nº 200/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 4214/09 PLL Nº 200/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Com o desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, aumentou proporcionalmente a quantidade de equipamentos descartados e restos de materiais tecnológicos inutilizados ou não utilizados,

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 08 de maio de 2014. EMMAV CAIC 2 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS Setembro/2014 Você conhece a Política Ambiental Sirtec? Disponível nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL - SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade

Leia mais

C A R T I L H A Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA Alagoas AMAAlagoas

C A R T I L H A Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA Alagoas AMAAlagoas C A R T I L H A www.ama.al.org.br Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA amaalagoas @amaalagoas AMA Alagoas AMAAlagoas AGOSTO DE 08 0 03 Olá meu nome é Zé Verdinho! vou

Leia mais

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil 1 Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil Carlos RV Silva Filho Abril 2017 APNRS e seus Avanços... Geração Total de RSU(t/dia) 225.000 220.000 215.000 210.000 205.000

Leia mais

XXI SEMANA DO MEIO AMBIENTE FIESP/CIESP/COSEMA/DDS

XXI SEMANA DO MEIO AMBIENTE FIESP/CIESP/COSEMA/DDS XXI SEMANA DO MEIO AMBIENTE FIESP/CIESP/COSEMA/DDS Logística Reversa PROBLEMAS E SOLUÇÕES PROF. PAULO ROBERTO LEITE www.clrb.com.br PESQUISA CLRB 2019 clrb@clrb.com.br MISSÃO DO CLRB Oferecer ganhos de

Leia mais

Aula 2 Resíduos Sólidos

Aula 2 Resíduos Sólidos RESÍDUOS SÓLIDOS Aula 2 Resíduos Sólidos Coleta seletiva no Brasil Contaminação/ Origem/ Química/ Física/ Biológica Quanto a Contaminação: (NBR 10.004/04 e CONAMA nº23/96) Classe I ou Perigosos: Apresentam

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

Introdução. O futuro a gente faz agora!

Introdução. O futuro a gente faz agora! Introdução Desde o seu surgimento, a ALE se preocupa com o meio ambiente. Sempre pensando no futuro, mas sem se descuidar do presente, a empresa promove ações que visam a preservação da natureza e a qualidade

Leia mais

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Reciclagem de Resíduos: oportunidades de negócios Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária - ORIS

Leia mais

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM ESTUDO PARA O RIO DE JANEIRO LUIZ CARLOS S. RIBEIRO (DEE/UFS)

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM ESTUDO PARA O RIO DE JANEIRO LUIZ CARLOS S. RIBEIRO (DEE/UFS) I Encontro de Gestão de Resíduos: mecanismo para alcance do Desenvolvimento Sustentável e empresarial no Campus da Universidade Estadual do Ceará ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante D 1 www.ecolmeia.org.br A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

ECONOMIA CIRCULAR: PAPEL DA INDÚSTRIA E LOGÍSTICA REVERSA. MSc. Rodrigo Martins Campos de Oliveira CEO FRAL CONSULTORIA Founder GREEN MINING

ECONOMIA CIRCULAR: PAPEL DA INDÚSTRIA E LOGÍSTICA REVERSA. MSc. Rodrigo Martins Campos de Oliveira CEO FRAL CONSULTORIA Founder GREEN MINING ECONOMIA CIRCULAR: PAPEL DA INDÚSTRIA E LOGÍSTICA REVERSA MSc. Rodrigo Martins Campos de Oliveira CEO FRAL CONSULTORIA Founder GREEN MINING Junho/2019 Contexto Brasil - Saneamento Brasil precisará investir

Leia mais

PANORAMA ATUAL DO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRB EM CRUZ DAS ALMAS

PANORAMA ATUAL DO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRB EM CRUZ DAS ALMAS PANORAMA ATUAL DO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRB EM CRUZ DAS ALMAS Jéssica Valéria Florêncio Barreto Raiza Bandeira dos Santos e Henrique Santos Junqueira Universidade

Leia mais

POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos

POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO POLI USP RECICLA Informativo Descarte de Resíduos O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de

Leia mais