O Impacto das Mudanças. as Climáticas na Gestão de Recursos Hídricos: H Implicações para o Setor Mineral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Impacto das Mudanças. as Climáticas na Gestão de Recursos Hídricos: H Implicações para o Setor Mineral"

Transcrição

1 O Impacto das Mudanças as Climáticas na Gestão de Recursos Hídricos: H Implicações para o Setor Mineral - MÁRIO CICARELI PINHEIRO - 13 º CONGRESSO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO Belo Horizonte, 24 de setembro de 2009

2 SUMÁRIO TÓPICOS PARA ABORDAGEM A Gestão de Recursos Hídricos Os Recursos Hídricos e o Setor Mineral O Equilíbrio Climático Mudanças Climáticas Impactos nos Recursos Hídricos Impactos no Setor Mineral Recomendações

3 A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CONCEITOS BÁSICOSB Recursos hídricos: h água no planeta (superficial, subterrânea), atributos de quantidade e qualidade. Peculiaridades dos recursos hídricos: h a quantidade de água no planeta é finita, os estoques de água são variáveis veis no tempo e no espaço, a mobilidade da água superficial, os usos múltiplos m da água. ÁGUA recurso escasso necessidade de gestão.

4 A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CONCEITOS BÁSICOSB Diferenças básicas b entre GESTÃO e GERENCIAMENTO. GESTÃO ato de administrar ÁREA CORPORATIVA. GERENCIAMENTO ato de dirigir ÁREA OPERACIONAL

5 OS RECURSOS HÍDRICOS H E O SETOR MINERAL A ÁGUA NAS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO A água útil como insumo nos processos de beneficiamento e transporte de minério. A água nociva nas cavas (água( subterrânea e escoamento pluvial), água com substâncias químicas, água como veículo de sedimentos. Gerenciamento das águas na mineração: dimensionamento de obras hidráulicas, planos de manejo de uso da água, operação de barragens.

6 OS RECURSOS HÍDRICOS H E O SETOR MINERAL A ÁGUA NAS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO As interfaces das atividades de mineração com a água ocorrem através s das obras hidráulicas: Estações de bombeamento para captação de água. Barragens de rejeitos e de contenção de sedimentos. Sistemas de drenagem de cavas e pilhas. Sistemas de drenagem de rodovias e ferrovias. Instalações portuárias. rias. Qualidade das águas nos pontos de lançamento amento de efluentes. Segurança a das obras hidráulicas. Desativação das obras. Equilíbrio morfológico dos cursos de água. Estabilidade de taludes de cavas e pilhas.

7 OS RECURSOS HÍDRICOS H E O SETOR MINERAL A CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA A gestão e o gerenciamento dos recursos hídricos dependem das ofertas naturais de água e das dimensões das estruturas hidráulicas; O dimensionamento das estruturas hidráulicas é feito com base em vazões de projeto; As vazões de projeto e as ofertas hídricas dependem do regime hidrológico do curso de água; O regime hidrológico depende, dentre outros fatores, das condições climatológicas de cada região.

8 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A OCORRÊNCIA DA ÁGUA NO PLANETA O volume de água no planeta Terra é constante, igual a km 3 ; A água ocorre nos estados sólido, líquido e gasoso; A água é mantida no planeta devido à inversão térmica existente na atmosfera, a cerca de 12 km de altitude.

9 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A OCORRÊNCIA DA ÁGUA NO PLANETA Para cada parcela de m 3 de água na Terra

10 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A ATMOSFERA TERRESTRE Estrutura da atmosfera (Strahler, 1973)

11 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO O PROCESSO DE CONDENSAÇÃO Curva típica da variação da temperatura da atmosfera com a altitude (Strahler, 1973)

12 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO O BALANÇO O ENERGÉTICO Tempo & Clima, Abril Coleções, 1995

13 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO O BALANÇO O ENERGÉTICO Radiação e balanço de energia na atmosfera e na superfície terrestre (National Academy of Sciences, 1975)

14 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A CIRCULAÇÃO GERAL ATMOSFÉRICA Tempo & Clima, Abril Coleções, 1995

15 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A CIRCULAÇÃO GERAL ATMOSFÉRICA Esquema geral de circulação atmosférica (Strahler, 1973)

16 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A CIRCULAÇÃO GERAL ATMOSFÉRICA Diagrama esquemático de trocas de vapor de água ao longo do perfil de um meridiano (Strahler, 1970)

17 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO MONITORAMENTO DA CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA Fonte:

18 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO MODELO DE PRECIPITAÇÃO CONVECTIVA A - Ascensão forçada de ar estável; B Ascensão espontânea de ar instável (Strahler, 1973)

19 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO A PRECIPITAÇÃO CONVECTIVA Diagrama esquemático do interior de uma célula convectiva (Strahler, 1973)

20 EQUILÍBRIO CLIMÁTICO MODELO DE PRECIPITAÇÃO FRONTAL Uma típica frente fria (Strahler, 1973) Uma frente quente (Strahler, 1973)

21 RELAÇÃO CLIMA HIDROLOGIA - CICLO HIDROLÓGICO - Fonte:

22 RELAÇÃO CLIMA HIDROLOGIA - CICLO HIDROLÓGICO - Fonte:

23 RELAÇÃO CLIMA HIDROLOGIA - RELAÇÃO CHUVA-VAZÃO VAZÃO -

24 RELAÇÃO CLIMA GEOMORFOLOGIA FLUVIAL Equilíbrio morfodinâmico em rios estáveis (Lane, 1955)

25 MORFOLOGIA FLUVIAL Vazão dominante e modelado do equilíbrio morfodinâmico (POTAMOS, 2006)

26 RELAÇÃO CLIMA - HIDROGEOLOGIA Relações entre as águas doce e salina em ilhas e penínsulas (Strahler, 1973)

27 RELAÇÃO CLIMA - ESTUÁRIO Condições de equilíbrio em estuários: foto satélite estuário São Luis Cidade de São Luís

28 RELAÇÃO CLIMA - ESTUÁRIO Condições de equilíbrio em estuários: foto satélite estuário São Luis Cidade de São Luís Ponta da Madeira

29 EQUILÍBRIO DE RIOS DE ESTUÁRIO

30 RELAÇÃO CLIMA HIDROLOGIA - RELAÇÃO CHUVA-VAZÃO VAZÃO - Históricos pluviométrico e fluviométrico do igarapé Salobo na seção de implantação da Barragem de Finos 2 (Potamos, 2007)

31 RELAÇÃO CLIMA - HIDROLOGIA 10,000 Vazão Média Mensal / Q MLT 1,000 0,100 0,010 Região III Região I Região II 0,001 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Probabilidade de Excedência Curvas de permanência para cursos de água na Província Mineral de Carajás (Golder, 2007)

32 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS OS INDÍCIOS Desde 1750 (Revolução Industrial) a concentração de CO 2 na atmosfera aumentou 31%, sendo que mais da metade do aumento ocorreu nos últimos 50 anos. Amostras das geleiras da Antártica: concentrações atuais de carbono na atmosfera são as mais altas dos últimos anos.

33 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS PROGNÓSTICOS PESSIMISTAS Previsão de aumento da temperatura global entre 1,4 o C a 5,8 o C no período de 1990 a Para as latitudes baixas (Brasil), previsão de aumentos e diminuições na chuva regional continental, com forte variabilidade interanual.

34 AQUECIMENTO GLOBAL EFEITO ESTUFA Tempo & Clima, Abril Coleções, 1995

35 AQUECIMENTO GLOBAL EFEITO ESTUFA Revista Veja, edição no 2003

36 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS Revista Scientific American BRASIL, n o 12

37 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS NA MÍDIAM Revista Veja, Edição n o 1961

38 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Revista Scientific American BRASIL, n o 12

39 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Revista Scientific American BRASIL, n o 19

40 IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOSH CONCLUSÕES GERAIS DO IPCC International International Panel on Climate Change Alteração geral no ciclo hidrológico: maior intensidade nos processos, intensificação dos eventos extremos. Alteração na vazão média m de longo termo dos cursos de água. Aumento no consumo de água para abastecimento e irrigação. Eventos de secas mais prolongados. Aumento da freqüência de cheias. Elevação no nível n dos mares.

41 IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOSH EFEITOS NEGATIVOS SOBRE OS USUÁRIOS DE ÁGUA Maior necessidade de reservatórios rios de regularização construção de barragens Redução do calado para a navegação fluvial Redução do potencial de geração de energia elétrica Intrusão salina nos estuários e aqüí üíferos costeiros

42 IMPACTOS S NO SETOR MINERAL OBRAS HIDRÁULICAS BARRAGENS: vertedouros, tomadas de água, reservatórios, galerias, obras de desvio; TOMADAS DE ÁGUA: barragens vertentes, balsas, estações de bombeamento; TRAVESSIAS: pontes e bueiros; PORTOS: atracadouros, piers; DRENAGEM DE CAVAS E PILHAS: descidas de água, canais, estações de bombeamento, diques.

43 IMPACTOS NO SETOR MINERAL OBRAS HIDRÁULICAS Dimensionamento de BARRAGENS depende: Cheia de projeto: hidrograma de cheia e regime de chuvas intensas; Regime dos cursos de água: vazão média de longo termo e amplitude de variação entre vazões máximas e mínimas.

44 IMPACTOS NO SETOR MINERAL AMPLITUDE DE VARIAÇÃO DE VAZÕES

45 IMPACTOS NO SETOR MINERAL RESERVATÓRIO RIO DE BARRAGEM DE REJEITOS

46 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE VERTEDOURO

47 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE TOMADA DE ÁGUA Dimensionamento de TOMADAS DE ÁGUA depende: Vazão de captação: regime de vazões mínimas do curso de água; Cheia de projeto: proteção da estrutura de captação.

48 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE TOMADA DE ÁGUA

49 IMPACTOS NO SETOR R MINERAL DIMENSIONAMENTO DE TRAVESSIAS Dimensionamento de TRAVESSIAS depende: Cheia de projeto: hidrograma de cheia, vazão de pico e regime de chuvas intensas.

50 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE TRAVESSIAS

51 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE TRAVESSIAS

52 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE PORTOS Dimensionamento de PORTOS depende: Regime de flutuação do nível do mar: marés de sizígia e de quadratura; Regime dos cursos de água dos estuários: transporte de sedimentos, curvas de remanso, extensão da intrusão salina.

53 IMPACTOS NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE DRENAGEM Dimensionamento de ESTRUTURAS DE DRENAGEM depende: Cheia de projeto: hidrograma de cheia e regime de chuvas intensas; Água subterrânea e desaguamento de cavas.

54 IMPACTOS S NO SETOR MINERAL DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE DRENAGEM

55 IMPACTOS NO SETOR MINERAL CRITÉRIOS RIOS DE DIMENSIONAMENTO DE OBRAS HIDRÁULICAS Condições de contorno em macro-escala: equilíbrio morfológico dos rios estáveis, flutuação dos níveis de água dos mares e oceanos; Aplicação dos conceitos de estatística: premissa de estacionariedade; Equações de chuvas intensas: relação altura-duraçãofreqüência; Estimativa da PMP Precipitação Máxima Provável; Freqüência das vazões de cheias e presença de outliers; Dimensionamento de reservatórios: duração dos períodos de estiagem.

56 IMPACTOS NO SETOR MINERAL IMPACTOS SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE OBRAS HIDRÁULICAS Alterações na estimação de eventos hidrológicos máximos (chuva e vazão); Modificações no regime fluvial: variações na capacidade de regularização de vazões; A vazão média de longo termo, no entanto, não deverá sofrer mudanças importantes.

57 ESTIMAÇÃO DE EVENTOS MÁXIMOSM 431,6 431,6 mm mm 240 mm 240 mm 240 mm 129,50 mm 177,7 mm 129,5 mm 177,7 mm 129,5 mm

58 ESTIMAÇÃO DE EVENTOS MÁXIMOSM

59 RESERVATÓRIO RIO DE REGULARIZAÇÃO: IMPACTO DO REGIME TORRENCIAL 10,000 1,000 Região II Volume Útil / Deflúvio Médio 0,100 0,010 Região III Região I 0, % da MLT Curvas de regularização de cursos de água na Província Mineral de Carajás (Golder, 2007)

60 DIMENSIONAMENTO DE VERTEDOUROS - IMPACTO DE EVENTOS MÁXIMOS M - Q a vazão afluente: depende do regime pluviométrico e da bacia hidrográfica; Q d vazão de vertimento: depende das dimensões do vertedouro e da bacia hidráulica do reservatório.

61 DIMENSIONAMENTO DE VERTEDOUROS - IMPACTO DE EVENTOS MÁXIMOS M - Curva de descarga do vertedouro Q d = C L H 1,5 Curva cota x área x volume do reservatório V = a + b H + c 2 H

62 MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS x HIDROLOGIA - SÍNTESE - Derretimento das geleiras: aumento do nível médio dos mares, mudanças das correntes marítimas, mudança na circulação geral da atmosfera, mudanças climáticas globais, mudanças na distribuição espacial e temporal das chuvas; Mudança temporal das chuvas: rios torrenciais, não estacionariedade estatística; Aumento da PMP Precipitação Máxima Provável; Aumento da magnitude da vazão dominante: novo modelado fluvial; Aumento da intensidade das chuvas: aumento dos processos erosivos e novo modelado fluvial.

63 IMPACTOS NAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA AMBIENTES COSTEIROS: Intrusão salina em aqüíferos costeiros: abastecimento de terminais marítimos e de complexo industriais; Intrusão salina em rios de estuário: mudança dos perfis dos gradientes de salinidade nos rios; Aumento do nível médio dos mares: inundações e remansos nos sistemas de drenagem, inundações dos pátios de estocagem de minério.

64 IMPACTOS NAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA BARRAGENS DE CONTENÇÃO DE REJEITOS: Revisão das cheias de projeto e casos de barragens em cascata; Critérios para desativação de barragens: vertedouro de abandono, estabilidade do maciço; Adaptação construtiva geral dos vertedouros.

65 IMPACTOS NAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA TRAVESSIAS RODO-FERROVI FERROVIÁRIAS: RIAS: Bueiros rodo-ferroviários: possibilidade de mudança das condições de funcionamento hidráulico estabelecidas em projeto; Pontes dimensionadas para a vazão com período de retorno de 100 anos: aumento da probabilidade de ocorrência das vazões de projeto; Aumento da incidência de inundação ao longo dos traçados das rodovias e ferrovias.

66 IMPACTOS NAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA BARRAGENS DE REGULARIZAÇÃO: Sistemas que dependem de reservatórios de regularização; Necessidade de alteamento das barragens e aumento dos reservatórios.

67 RECOMENDAÇÕES Acompanhar a evolução das pesquisas científicas e promover debates internos em intervalos qüinqüenais; Rever os estudos de análise de freqüência de chuvas sempre que ocorrerem eventos diários acima de 180 mm (Amazônia) e 220 mm (Sudeste); Rever estudos de regularização de vazões caso ocorram eventos regulares de chuva anual inferiores a 1600 mm na Amazônia; Selecionar estações pluviométricas de referência e executar estudos de tendências de séries temporais em intervalos decenais.

68 RECOMENDAÇÕES Implantar sistemas de gerenciamento de recursos hídricos; Otimizar o uso da água nas unidades industriais; Elaborar planos decenais de uso da água; Trabalhar com amortizações de investimento até o ano 2050.

69 PROBLEMA REAL E IMEDIATO Os tabus: construção de barragens e transposição de bacias; O desmantelamento do setor público (aparelhamento ideológico); A falta de escala nas análises dos processos de licenciamento ambiental; A atuação das ONG s e dos movimentos sociais (estado apenas de direitos); As auditorias internas; A autonomia do Ministério Público; A inquisição jurídica e a era negra do desenvolvimento científico e tecnológico.

70 RECOMENDAÇÕES Dar maior foco para a razão e menos para a percepção e as imposições da legalidade; Planejar uma aproximação racional com o Ministério Público; Mapear o papel das ONG s e movimentos sociais: quem financia, quem chefia, qual o interesse real; Incorporar o Custo Brasil nas avaliações de capacidade de suporte dos empreendimentos.

SUSTENTABILIDADE DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO. Eng. Mário Cicareli Pinheiro POTAMOS Engenharia e Hidrologia Ltda.

SUSTENTABILIDADE DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO. Eng. Mário Cicareli Pinheiro POTAMOS Engenharia e Hidrologia Ltda. SUSTENTABILIDADE DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO Eng. Mário Cicareli Pinheiro POTAMOS Engenharia e Hidrologia Ltda. mario.cicareli@potamos.com.br CONTEXTO 1: AS EMPRESAS MINERADORASMINERADORAS A MAIORIA DAS

Leia mais

XII ENCOB - WWF FNCBH

XII ENCOB - WWF FNCBH Bases Conceituais Wagner Soares Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Centro de Ciência do Sistema Terrestre XII ENCOB - WWF FNCBH Fortaleza 11/2010 INTRODUÇÃO Mudança Climática Global Mudanças no

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. CONCEITUE HIDROLOGIA? 2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA HIDROLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL? 3. ASSINALE

Leia mais

PRECIPITAÇÕES EXTREMAS

PRECIPITAÇÕES EXTREMAS GPA CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS Eng. Walter Corrêa Carvalho Junior, Esp. Cálculos Pluviométricos; Conteúdo da Aula Cálculo de Chuvas Máximas (Eventos Extremos). Com

Leia mais

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras);

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); - 97,5% é água salgada - 2,5% apenas é água doce Distribuição:

Leia mais

Quantificação de grandezas Ambientais

Quantificação de grandezas Ambientais Quantificação de grandezas Ambientais Hidrologia Cursos d água Perenes: permanece com água o tempo todo, mesmo em períodos em seca. Intermitentes: escoam durante as chuvas, entretanto secam durante as

Leia mais

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060 PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS santos.ufpr@gmail.com PROGRAMA DA DISCIPLINA Introdução Fatores externos responsáveis pela elaboração do

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE PRECIPITAÇÃO. ESTUDO DE CASO: PRINCESA ISABEL PB

ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE PRECIPITAÇÃO. ESTUDO DE CASO: PRINCESA ISABEL PB ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE PRECIPITAÇÃO. ESTUDO DE CASO: PRINCESA ISABEL PB Kaio Sales de Tancredo Nunes (1); Amanda Maria Felix Badú (2); Maria Helena de Lucena Justiniano (3); (1) Universidade Federal

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1:

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: IPH 110 Hidráulica e Hidrologia Aplicadas Exercícios de Hidrologia Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: Tabela 1 Características

Leia mais

CC54Z - Hidrologia. Precipitação: definição, métodos de medição e grandezas características. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CC54Z - Hidrologia. Precipitação: definição, métodos de medição e grandezas características. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Precipitação: definição, métodos de medição e grandezas características Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Definir a importância

Leia mais

Hidrologia - Lista de exercícios 2008

Hidrologia - Lista de exercícios 2008 Hidrologia - Lista de exercícios 2008 1) Qual seria a vazão de saída de uma bacia completamente impermeável, com área de 22km 2, sob uma chuva constante à taxa de 50 mm.hora -1? 2) A região da bacia hidrográfica

Leia mais

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 14 DIVISORES Primeiro passo - delimitação do seu contorno Linha de separação que divide as precipitações em bacias vizinhas SÃO 3 OS DIVISORES

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

Precipitações Tipos, medição, interpretação, chuva média

Precipitações Tipos, medição, interpretação, chuva média Universidade de São Paulo PHA2307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Precipitações Tipos, medição, interpretação, chuva

Leia mais

OUTORGA. Obtenção da Outorga De Direito de Uso de Recursos, Órgão Responsável pela emissão D.A.E.E. Decreto Nº de 31/10/96

OUTORGA. Obtenção da Outorga De Direito de Uso de Recursos, Órgão Responsável pela emissão D.A.E.E. Decreto Nº de 31/10/96 LEGISLAÇÃO Legislação Federal: Lei Nº 9.433 08/01/1997 Legislação Estadual: Constituição do Estado de São Paulo Lei nº 6.134 02/06/1988 Decreto nº 32.955 07/02/1991 Lei nº 7.663 30/12/1991 Decreto nº 36.787

Leia mais

Figuras 3 e 4-Chuva Média e observada para o mês de fevereiro, respectivamente

Figuras 3 e 4-Chuva Média e observada para o mês de fevereiro, respectivamente ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O SEMIÁRIDO E LITORAL LESTE DO RIO GRANDE DO NORTE No monitoramento das chuvas que ocorrem sobre o Estado do Rio Grande do Norte é observado que durante o mês de Janeiro

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Precipitação: análise de dados pluviométricos. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Precipitação: análise de dados pluviométricos. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Precipitação: análise de dados pluviométricos Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Identificar erros em séries de dados

Leia mais

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da Hidrografia É uma parte da geografia física que classifica e estuda as. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. As águas podem ser divididas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LEB 1440 HIDROLOGIA E DRENAGEM Prof. Fernando Campos Mendonça PRECIPITAÇÕES

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LEB 1440 HIDROLOGIA E DRENAGEM Prof. Fernando Campos Mendonça PRECIPITAÇÕES Hidrologia e Drenagem Aula 3 1 ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LEB 1440 HIDROLOGIA E DRENAGEM Prof. Fernando Campos Mendonça PRECIPITAÇÕES 1. Importância dos dados de chuva Exemplos:

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS JOAQUIM GONDIM SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS E EVENTOS CRÍTICOS São

Leia mais

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP.

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. Rita Monteiro Falcão - Aluna do curso de Geografia da FFLCH/USP. E-mail: rita.falcao@usp.br Emerson Galvani

Leia mais

SEGURANÇA DE BARRAGENS E O PLANEJAMENTO HIDROLÓGICO

SEGURANÇA DE BARRAGENS E O PLANEJAMENTO HIDROLÓGICO SEGURANÇA DE BARRAGENS E O PLANEJAMENTO HIDROLÓGICO Maceió, 21 de novembro de 2018 INFLUÊNCIA DA HIDROLOGIA NA SEGURANÇA DE BARRAGENS E ONDE ATUAR PARA GARANTIR SUA CORRETA APLICAÇÃO - Eng. Mário Cicareli

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

TODOS COLÉGIOS. Simulado do Primeiro ano

TODOS COLÉGIOS. Simulado do Primeiro ano TODOS COLÉGIOS Simulado do Primeiro ano (FAVIC/BA) - Faculdade Visconde de Cairú - Questão 1: A partir da análise da ilustração e dos conhecimentos sobre a água, origem, ciclo, uso, causas e conseqüências,

Leia mais

Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456. Tema 1 Introdução ANO 2017

Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456. Tema 1 Introdução ANO 2017 Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 Introdução ANO 2017 Camilo Daleles Rennó Laura De Simone Borma http://www.dpi.inpe.br/~camilo/prochidr/ Hidrologia Definição: é a ciência que estuda a distribuição,

Leia mais

ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS. Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer

ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS. Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS TE- 033 Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer 1 Objetivo Apresentar os aspectos dos estudos hidrológicos correspondentes aos projetos de PCHs 2 Roteiro Estudos Hidrológico:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Hidrologia Cálculo de vazões Método Racional

Leia mais

DRENAGEM EM OBRAS VIÁRIAS. Waldir Moura Ayres Maio/2009

DRENAGEM EM OBRAS VIÁRIAS. Waldir Moura Ayres Maio/2009 DRENAGEM EM OBRAS VIÁRIAS Waldir Moura Ayres Maio/2009 DRENAGEM EM OBRAS VIÁRIAS Necessidade Travessia de talvegues em geral (rios, córregos, canais); Garantir e direcionar o escoamento superficial; Proteger

Leia mais

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva 1 Ciclo hidrológico global Energia do sol que atua sobre o sistema terrestre: 36% de toda a energia que chega a terra é utilizada

Leia mais

CC54Z - Hidrologia. Definições, aspectos gerais e o ciclo hidrológico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CC54Z - Hidrologia. Definições, aspectos gerais e o ciclo hidrológico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Definições, aspectos gerais e o ciclo hidrológico Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Definir hidrologia e engenharia hidrológica

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia Características gerais Amazônia Internacional Amazônia Legal Internacional Legal 7,0 milhões de Km 2 5,0

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

HIDROLOGIA AULAS 04 E 05

HIDROLOGIA AULAS 04 E 05 HIDROLOGIA AULAS 04 E 05 5 semestre - Engenharia Civil Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br Exercício revisão (balanço hídrico) 1. A região da bacia hidrográfica do rio Taquari recebe precipitações

Leia mais

LabSid Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões

LabSid Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões LabSid Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões ESTUDO DA VAZÃO NA ÁREA DE RESTINGA DO RIO ITAPANHAÚ APÓS A CAPTAÇÃO PARA O SISTEMA ALTO TIETÊ Relatório Técnico Março de 2016 INTRODUÇÃO O objetivo

Leia mais

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas INPE eprint: sid.inpe.br/eprint@80/006/08.04..54 v 006-08-05 Introdução a Hidrologia de Florestas Setembro 004 João Vianei Soares Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem Introdução a Hidrologia

Leia mais

CAPÍTULO 4. PRECIPITAÇÃO

CAPÍTULO 4. PRECIPITAÇÃO CAPÍTULO 4. PRECIPITAÇÃO 4.. Definição Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve,

Leia mais

Workshop Barragens de Rejeitos

Workshop Barragens de Rejeitos Workshop Barragens de Rejeitos Aspectos Críticos de Projeto para Fechamento de Barragens de Rejeitos Estabilidade Física F de Longo Prazo Geól.. Paulo C. Abrão IBRAM / DEMIN Belo Horizonte 24/09/2008 1

Leia mais

Estratégias de conservação de solo e da água em pequenas bacias hidrográficas. Jean PG Minella

Estratégias de conservação de solo e da água em pequenas bacias hidrográficas. Jean PG Minella Estratégias de conservação de solo e da água em pequenas bacias hidrográficas. Jean PG Minella Manejo da água no ambiente de produção Quais as imposições atuais do clima? Quais as adaptações necessárias?

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO - 2016 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural DEZEMBRO/2015 El Niño e perspectivas para 2016 Observações da temperatura das águas

Leia mais

BACIA HIDROGRÁFICA. Nomenclatura. Divisor de água da bacia. Talweg (talvegue) Lugar geométrico dos pontos de mínimas cotas das seções transversais

BACIA HIDROGRÁFICA. Nomenclatura. Divisor de água da bacia. Talweg (talvegue) Lugar geométrico dos pontos de mínimas cotas das seções transversais U 6 BCI HIDROGRÁFIC Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de uma seção de um curso d água é a área geográfica coletora de água de chuva que escoa pela superfície do solo e atinge a seção considerada.

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL PROF. MSC. JOÃO PAULO NARDIN TAVARES

CLIMAS DO BRASIL PROF. MSC. JOÃO PAULO NARDIN TAVARES CLIMAS DO BRASIL PROF. MSC. JOÃO PAULO NARDIN TAVARES Introdução O Brasil é um país de dimensões continentais, e a tropicalidade é uma de suas principais características, como já vimos. Ainda que se estenda

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

Professora: Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira HIDROLOGIA

Professora: Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira HIDROLOGIA Professora: Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira HIDROLOGIA O que é? Na hidrologia, estuda-se a água presente na natureza, buscando-se a quantificação do armazenamento e movimentação da água nos vários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

PARECER TÉCNICO ÁGUA SUPERFICIAL

PARECER TÉCNICO ÁGUA SUPERFICIAL Processo: 7093/2009 Protocolo: 375963/2013 Dados do Requerente/ Empreendedor Nome: MINERAÇÕES BRASILEIRAS REUNIDAS S.A CPF/CNPJ: 33417445002689 Endereço: AV DE LIGAÇÃO, 3580 Bairro: ÁGUAS CLARAS Município:

Leia mais

Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais

Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais A exploração dos Fatores Críticos de Mudança tem por objetivo problematizar as tendências emergentes mais relevantes e previsíveis, e salientar

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema

CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema Rosangela Teles Alves 1 Jonas Teixeira Nery 2 RESUMO Este trabalho tem por objetivo análise das séries pluviométricas, selecionadas para

Leia mais

UHE Santo Antônio Programa de Conservação da Ictiofauna Subprograma de Monitoramento do Sistema de Transposição de Peixes

UHE Santo Antônio Programa de Conservação da Ictiofauna Subprograma de Monitoramento do Sistema de Transposição de Peixes UHE Santo Antônio Programa de Conservação da Ictiofauna Subprograma de Monitoramento do Sistema de Transposição de Peixes Proposta apresentada à Santo Antônio Energia Belo Horizonte Junho de 2011 1 Apresentação

Leia mais

CLIMATOLOGIA E MUDANÇAS GLOBAIS VARIAÇÕES DECADAIS CLIMA DO FUTURO MUDANÇAS CLIMÁTICAS

CLIMATOLOGIA E MUDANÇAS GLOBAIS VARIAÇÕES DECADAIS CLIMA DO FUTURO MUDANÇAS CLIMÁTICAS Variabilidade Climática Eduardo Sávio P. R. Martins CLIMATOLOGIA E MUDANÇAS GLOBAIS SUMÁRIO CLIMA DO PRESENTE Conceitos Balanço de energia Circulação Atmosférica Circulação Atmosférica Sistemas Climáticos

Leia mais

ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE VAZÃO. ESTUDO DE CASO: RIO PARNAÍBA

ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE VAZÃO. ESTUDO DE CASO: RIO PARNAÍBA ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE VAZÃO. ESTUDO DE CASO: RIO PARNAÍBA Kaio Sales de Tancredo Nunes (1); Amanda Maria Felix Badú (2); Maria Helena de Lucena Justiniano (3); (1) Universidade Federal de Campina

Leia mais

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. REVISÃO PROVA 1º BIMESTRE Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. REVISÃO PROVA 1º BIMESTRE Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 09 5 semestre - Engenharia Civil REVISÃO PROVA 1º BIMESTRE Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br AULA 2 Bacia Hidrográfica É a área de captação natural dos fluxos de água originados

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL-2018 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural JANEIRO/2018 Sumário La Niña 2017-2018... 3 Previsão Climática FMA-2018... 3-4 Comportamento

Leia mais

14. Usinas Hidrelétricas

14. Usinas Hidrelétricas Fazem parte das usinas hidrelétricas as estruturas extravasoras, incluindo o canal de fuga e as unidades geradoras, compostas pela casa de máquinas, onde está localizado o conjunto gerador, do qual, por

Leia mais

Bacia Hidrográfica divisores de água rede de drenagem seção de controle.

Bacia Hidrográfica divisores de água rede de drenagem seção de controle. Bacia Hidrográfica Bacia hidrográfica, ou de captação, ou de drenagem, é uma área delimitada espacialmente pelo relevo através dos divisores de água (linha de pontos elevados), sendo drenada por um curso

Leia mais

Introdução. Universidade Regional do Cariri URCA. Coordenação da Construção Civil. Prof. MSc. Renato de Oliveira Fernandes

Introdução. Universidade Regional do Cariri URCA. Coordenação da Construção Civil. Prof. MSc. Renato de Oliveira Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoriade Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Drenagem de Rodovias Introdução Prof. MSc. Renato de Oliveira Fernandes Professor Assistente Dep.

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS PARECER TÉCNICO AGB PEIXE VIVO - 003/2011 PROCESSO Nº 04735 / 2010 - Vale S.A Empreendimento: Desvio parcial ou total de curso de água por meio de transposição de vazões do reservatório da Barragem Forquilha

Leia mais

PUA Plano de Uso da Água na Mineração. Votorantim Metais Holding Unidade Vazante - MG

PUA Plano de Uso da Água na Mineração. Votorantim Metais Holding Unidade Vazante - MG PUA Plano de Uso da Água na Mineração Votorantim Metais Holding Unidade Vazante - MG Votorantim Metais Holding PUA Plano de Utilização da Água PUA Documento que, considerando o porte do empreendimento

Leia mais

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007 Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste Antonio R. Magalhães Agosto 2007 ROTEIRO Introdução Definições Cenários Impactos Adaptação e Mitigação Vulnerabilidade Desenvolvimento

Leia mais

Sedimentos e hidrologia Morfologia fluvial. Walter Collischonn IPH UFRGS

Sedimentos e hidrologia Morfologia fluvial. Walter Collischonn IPH UFRGS Sedimentos e hidrologia Morfologia fluvial Walter Collischonn IPH UFRGS Rios aluviais Um rio é considerado aluvial quando a planície sobre a qual ele escoa é formada por sedimentos trazidos pelo próprio

Leia mais

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO DF:

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO DF: GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO DF: RESOLUÇÃO/ADASA Nº. 09, DE 2011 SIMPÓSIO OLHARES SOBRE O MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO DF16 RAFAEL MELLO BRASÍLIA MARÇO/2016 Precipitação (mm) Fonte: ADASA PRECIPITAÇÃO

Leia mais

Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Hidrologia Aplicada C A R O L I N A A.

Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Hidrologia Aplicada C A R O L I N A A. Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil Hidrologia Aplicada CICLO HIDROLÓGICO E BALANÇO HÍDRICO C A R O L I N A A. G H E L L I 1 Ciclo Hidrológico Fenômeno global

Leia mais

Escopo do Grupo de Trabalho 1 Base Científica das Mudanças Climáticas

Escopo do Grupo de Trabalho 1 Base Científica das Mudanças Climáticas CONTRIBUIÇÃO DO PAINEL BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA O PRIMEIRO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NACIONAL (RAN1) PBMC.GT1.RT.I DOC.2 Minuta do Escopo do Grupo de Trabalho 1 (versão_03) Volume 1 do Primeiro

Leia mais

Meteorologia e Oceanografia

Meteorologia e Oceanografia INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Meteorologia e Oceanografia Prof. Ricardo de Camargo Aula 1 - ACA 0430 - Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia

Leia mais

HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS. Os exames da disciplina de Hidrologia e Recursos Hídricos (LECivil) realizam-se nas seguintes datas e locais:

HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS. Os exames da disciplina de Hidrologia e Recursos Hídricos (LECivil) realizam-se nas seguintes datas e locais: HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS Exames Os exames da disciplina de Hidrologia e Recursos Hídricos (LECivil) realizam-se nas seguintes datas e locais: 4 de Janeiro de 2007, quinta-feira, às 17:00 no Pavilão

Leia mais

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo Clima e a Hidrologia Hidrologia Global X Hidrologia Local O fator que exerce maior influência sobre a hidrologia local é o CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO Fatores secundários: geologia

Leia mais

ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA. Bacias Hidrográficas. Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 2018

ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA. Bacias Hidrográficas. Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 2018 ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA Bacias Hidrográficas Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 208. INTRODUÇÃO O ciclo hidrológico é normalmente estudado com maior interesse na fase terrestre, onde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GESTÃO E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS CICLO HIDROLÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GESTÃO E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS CICLO HIDROLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GESTÃO E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS CICLO HIDROLÓGICO SÃO CRISTÓVÃO - SETEMBRO 2011 CICLO HIDROLÓGICO O comportamento natural da água quanto à sua ocorrência, transformações

Leia mais

Eventos climáticos extremos: monitoramento e previsão climática do INPE/CPTEC

Eventos climáticos extremos: monitoramento e previsão climática do INPE/CPTEC Eventos climáticos extremos: monitoramento e previsão climática do INPE/CPTEC Ariane Frassoni dos Santos ariane.frassoni@cptec.inpe.br Junho de 2014 Sumário Introdução Clima e variabilidade climática Monitoramento

Leia mais

S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E IGAM INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS

S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E IGAM INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E IGAM INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS ESTUDOS HIDROLÓGICOS ÁGUA SUPERFICIAL Wilson dos Santos Fernandes TÓPICOS ESTUDO HIDROLÓGICO DEMANDA

Leia mais

PROJETO SALITRE MINERAL. Patrocínio - MG FOSFERTIL. GEPEX Setembro/2009

PROJETO SALITRE MINERAL. Patrocínio - MG FOSFERTIL. GEPEX Setembro/2009 PROJETO SALITRE MINERAL Patrocínio - MG FOSFERTIL GEPEX Setembro/2009 1 Objetivos Apresentar o Projeto Salitre Mineral, empreendimento que será instalado em Patrocínio MG, e sua relação com a Bacia do

Leia mais

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado cientificamente. Distribuição na Terra A água cobre 71% da

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Disciplina de Drenagem Urbana Professora: Andréa Souza Castro Agosto de 2018 1 DEFINIÇÃO: Drenagem Urbana Fonte: Alagamentos Pelotas - ALM 2 DRENAGEM

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

Seção III. Do Saneamento Básico

Seção III. Do Saneamento Básico Seção III Do Saneamento Básico Art. 1º - Saneamento básico é o conjunto de serviços que compreende o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, drenagem

Leia mais

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE Programação do Curso Carga horária Formação Específica Tecnologias limpas 48 Gerenciamento das emissões 96 Disposição no meio ambiente 36 Análise de risco e segurança industrial 36 Gerenciamento estratégico

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange oceanos e mares. Águas Continentais: Rios,

Leia mais

MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO

MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.1 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE CIVIL 1.1.1 Construção Civil 1.1.1.01.00 Planialtimetria 1.1.1.01.01

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra

Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra CECIMIG-FaE/UF Secretaria de Estado da Educação - Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra Curso de Imersão Física 2007 Eixo II: Transferência, transformação e conservação da energia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 82, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL DEZEMBRO-2017/JANEIRO/FEVEREIRO-2018 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural NOVEMBRO/2017 Região Sul estará sob influência de La Niña no verão 2017-2018 Durante

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS PARA EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS

GESTÃO INTEGRADA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS PARA EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS GESTÃO INTEGRADA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS PARA EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS José Carlos Virgili 1 & Ana Paula Parenti Vianna 1 Resumo - São notáveis os avanços no conhecimento nas áreas de hidrogeologia

Leia mais

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE ESTUDO DO REGIME DAS PRECIPITAÇÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS DAS ZONAS CLIMÁTICAS DO LITORAL E SEMIÁRIDO DO ESTADO DE SERGIPE Lucas dos Santos

Leia mais

CONSTATAÇÃO DA VARIAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB: A PARTIR DA SÉRIE HISTÓRICA DE 1914 Á 2015

CONSTATAÇÃO DA VARIAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB: A PARTIR DA SÉRIE HISTÓRICA DE 1914 Á 2015 CONSTATAÇÃO DA VARIAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB: A PARTIR DA SÉRIE HISTÓRICA DE 1914 Á 2015 Lílian de Queiroz Firmino 1 ; Ana Cecília Novaes de Sá 2 ; Shieenia Kadydja de Sousa Pereira 3;

Leia mais

AS NOVAS NORMAS NBR ABNT E E SEUS EFEITOS NO SETOR MINERAL PAULO FRANCA

AS NOVAS NORMAS NBR ABNT E E SEUS EFEITOS NO SETOR MINERAL PAULO FRANCA AS NOVAS NORMAS NBR ABNT 13.028 E 13.029 E SEUS EFEITOS NO SETOR MINERAL PAULO FRANCA Itens da apresentação Histórico de elaboração das normas brasileiras 13.028 e 13.029 Comparação entre versões 2006

Leia mais

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37 Sumário Apresentação I... 19 Apresentação II... 23 Apresentação III... 29 Prefácio... 35 Capítulo 1 Introdução... 37 Capítulo 2 Bacia hidrográfica como Unidade de Planejamento... 47 Capítulo 3 Localização

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA HIDROLOGIA APLICADA SEMESTRE I

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA HIDROLOGIA APLICADA SEMESTRE I PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA HIDROLOGIA APLICADA SEMESTRE I 2016 PROF. M.Sc. Felipe Correa V. dos Santos Obs: Entregar no dia da avaliação de N1(antes de fazer a prova)

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO - 2018 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural DEZEMBRO/2017 La Niña 2017-2018 A temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019 O mês de abril foi marcado pela diminuição de episódios de chuva e também na intensidade dos mesmos, como é esperado para a época do

Leia mais

Como praticamente vivemos sobre bacias hidrográfica (bacias de drenagem) é fundamental que saibamos analisar, tanto o período de retorno como a

Como praticamente vivemos sobre bacias hidrográfica (bacias de drenagem) é fundamental que saibamos analisar, tanto o período de retorno como a Como praticamente vivemos sobre bacias hidrográfica (bacias de drenagem) é fundamental que saibamos analisar, tanto o período de retorno como a frequência dos totais precipitados, isto porque a precipitação,

Leia mais

PROCESSOS EROSIVOS E DEPOSICIONAIS: FONTES E IMPACTOS

PROCESSOS EROSIVOS E DEPOSICIONAIS: FONTES E IMPACTOS PROCESSOS EROSIVOS E DEPOSICIONAIS: FONTES E IMPACTOS Gustavo Merten 1 e Jean Minella 2 1 Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS 2 Centro de Ciências Rurais da UFSM Roteiro de apresentação: Produção

Leia mais

8. Para o traçado do perfil longitudinal de determinado curso de água determinaram-se os seguintes pontos. x (km) z (m)

8. Para o traçado do perfil longitudinal de determinado curso de água determinaram-se os seguintes pontos. x (km) z (m) 1. Da água doce existente no globo terrestre, cerca de 35x10 6 km 3, 30% reside em média 1400 a nos aquíferos subterrâneos e 0,006% reside em média 16 d nos rios. Calcule o volume médio de renovação anual

Leia mais

2.1. O CICLO HIDROLÓGICO: ALVO DOS ESTUDOS HIDROLÓGICOS

2.1. O CICLO HIDROLÓGICO: ALVO DOS ESTUDOS HIDROLÓGICOS ULA 2 CICLO HIDROLÓGICO BALANÇO HÍDRICO 2.1. O CICLO HIDROLÓGICO: ALVO DOS ESTUDOS HIDROLÓGICOS O ciclo hidrológico é o processo cíclico e contínuo de transporte das águas da Terra, interligando atmosfera,

Leia mais