COLORIMETRIA APLICADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLORIMETRIA APLICADA - 2016"

Transcrição

1

2 COLORIMETRIA 2016

3 Essa apostila tem por objetivo esclarecer a matemática exta das cores e seu fundamento na Micropigmentação, numa linguagem simples e de fácil entendimento para profissionais que já atuam na área. Como a matemática numérica, a colorimetria é a soma das cores, considerando não apenas as que podemos ver mas também, as que possuímos na face e as que não vemos diretamente nos frascos como as cores bases dos pigmentos. CORES PRIMÁRIAS: AZUL VERMELHO AMARELO Assim são chamadas por não precisarem de outra cor para existir ao contrário das cores secundárias que dependem da mistura de duas primárias. AZUL O UMA (01) Molécula Grande, de alta densidade e baixa luminosidade VERMELHO OO DUAS (02) Moléculas Médias, de densidade e luminosidade médias AMARELO OOO TRES (03) Moléculas Pequenas, de baixa densidade e alta luminosidade OBS.: As bolinhas que aparecem antes da descrição das cores reproduzem, imaginariamente o tamanho de cada cor.

4 COLORIMETRIA APLICADA À MICROPIGMENTAÇÃO A colorimetria é a soma das cores, levando em consideração não apenas as cores que conseguimos ver, mas também a cor da face e as cores que não conseguimos ver diretamente nos pigmentos. É importante conhecer as bases dos pigmentos utilizados na Micropigmentação para facilitar a escolha correta do tom desejado. CORES PRIMÁRIAS: Vermelho Amarelo Azul Assim são chamadas por não precisarem de outra cor para existir ao contrário das cores secundárias que dependem da mistura de duas primárias. Cada cor tem o seu tamanho molecular, como vemos abaixo: Azul: 01 molécula grande, de alta densidade e baixa luminosidade. Vermelho: 02 moléculas médias, de densidade e luminosidade médias. Amarelo: 03 moléculas pequenas, de baixa densidade e alta luminosidade. A cor azul possui peso molecular maior que qualquer outra cor, sua molécula é densa e desprovida de luminosidade. Em qualquer mistura que contenha a cor azul, essa sempre se sobressairá das outras cores. O azul está presente em todos os lábios seja em maior ou menor intensidade. A cor vermelha possui peso molecular médio assim como luminosidade também e está presente na maioria das sobrancelhas de pessoas de sub tom de pele ou melanina quente. O amarelo é a cor que dá luminosidade aos trabalhos, com ela podemos clarear cores que tenham ficado escuras, fazer alterações de cores cinza claros ou dar um tom de dourado em sobrancelhas de pessoas de sub tom frio e cabelos claros.

5 CORES SECUNDÁRIAS: Laranja Roxo Verde Assim são chamadas por se originarem da mistura de duas cores primárias. Elas precisam ser misturadas para existir. Mistura de azul com amarelo = verde Mistura de azul com vermelho = roxo Mistura de vermelho com amarelo = laranja Com a mistura das três cores primárias (Azul, Vermelho e Amarelo) teremos a cor da neutralidade - marrom. Podemos com as cores primárias clarear ou escurecer o marrom criando assim várias nuances.

6 ESTRELA DE OSWALD Ela é a representação mais clara do funcionamento das cores. No pico, está o azul que é a cor mais forte entre todas. No sentido anti-horário, pulamos o roxo e vemos o vermelho. Unindo o azul com o vermelho, temos a cor roxa. Agora vamos para o vermelho e pulamos o laranja. Na união do vermelho com o amarelo temos a cor laranja. E unindo o amarelo com o azul, temos o verde. Para não nos esquecermos de como se neutralizam as cores, basta traçarmos algumas linhas imaginárias.

7 Se traçarmos uma linha que sai da ponta do azul e seguirmos até a ponta do laranja, teremos as cores que se neutralizam, ou seja o azul neutraliza o laranja e vice versa. Um traço imaginário que sai da ponta da cor roxa e segue até a ponta da cor amarela, nos mostra que, o roxo neutraliza o amarelo e vice versa. Assim acontece com a cor vermelha em direção ao verde. O vermelho vai neutralizar o verde e vice versa. Ao traçarmos uma linha bem no meio da estrela de Oswald, teremos: Metade acima: Cores frias tons de Azul, Verde e Roxo e assim são classificadas por possuírem maior quantidade de moléculas da cor azul. As cores frias são as que nos lembram inverno, tristeza e frio, são cores sem luminosidade e de alta densidade. Metade abaixo: Cores quentes - são o Vermelho, Amarelo e Laranja e assim são chamadas por terem maior luminosidade e por estarem mais próximas do calor. As cores quentes nos lembram verão, sol, brasa, fogo. No exercício com a tinta guache, as cores primárias que faltam nas cores secundárias, ao serem inclusas nos darão uma tonalidade de marrom. Mais uma vez, ressalto que o resultado desse marrom pode ser modificado por nós, acrescentando cores. A matemática das cores funciona com a soma, sempre somaremos uma cor à outra para alcançar o marrom, partindo das cores primárias, esteja elas já no rosto da cliente ou no frasco do pigmento escolhido. Costumo dizer que as 3 cores primárias devem andar sempre de braços dados, sempre juntas. Ao se separarem ficam degradadas. Para um marrom, é preciso as 3. Quando se deparar com uma cor secundária, saberá que falta uma primária para completar o trio! E quando se deparar com uma cor primária, saberá que falta uma secundária para novamente juntar o trio de cores.

8 EXERCÍCIOS PARA ENTENDER A COMPOSIÇÃO DAS CORES Na bandeja descartável comece fazendo as misturas das cores primárias, criando as secundárias cada uma num canto do recipiente. Misture Azul com amarelo = verde Azul com vermelho = roxo Amarelo com vermelho = laranja Escureça o verde com azul e depois clareie com amarelo, clareie o roxo com vermelho e depois escureça com azul, etc... Após as três cores secundárias feitas, acrescente a elas a cor que falta das três primárias e verá o resultado. Depois disso, misture todas e veja o tom de marrom que você fez. Sobre esse tom de marrom, podemos ainda escurecer ou clarear, avermelhar, amarelar ou manter em tom médio. Nesse exercício fixaremos na mente o funcionamento da mistura das cores e aplicaremos em nosso dia a dia de trabalho.

9 Estrela de Oswald Cores Primárias Cores Secundárias Cores Frias Cores Quentes Cor Neutra - Marrom

10 PIGMENTOS A micropigmentação tem durabilidade variável entre 12 a 18 meses. Essa variação ocorre devido à cor aplicada e hábitos da cliente, como exposição ao sol, prática de exercícios físicos diários que provoquem muito suor, contato frequente em água do mar ou piscina (natação, hidroginástica) e mesmo a própria regeneração celular do nosso organismo. Na tatuagem os pigmentos são orgânicos e na micropigmentação são inorgânicos. Pigmentos Orgânicos: Os pigmentos orgânicos são de cadeias carbônicas e base vegetal, proporcionam cores muito intensas e tem maior risco de toxidade. Tem maior facilidade para migração ou expansão, suas moléculas são menores, portanto com maior facilidade de absorção pelo organismo. Geralmente são muito aquosos, possuem brilho e são coloridos com corantes comestíveis e alguns vegetais. Incluem as cores mais vibrantes como o vermelho e o amarelo. São utilizados na tatuagem. Pigmentos Inorgânicos: Os pigmentos inorgânicos possuem uma gama de cores muito menor e menos vibrantes, porém são bem aceitos pelo organismo por serem derivados de dióxido de ferro, mineral existente no nosso organismo. São os mais usados na micropigmentação por serem mais opacos, e com menor risco de toxicidade. Os pigmentos inorgânicos têm as moléculas maiores e por ser assim, se acomodam com mais facilidade na camada de pele que queremos. São fabricados com propriedades minerais, extraídas da terra e por isso têm o peso molecular maior que os orgânicos. Não tem brilho e são mais densos.

11 A Escolha do Pigmento A escolha correta do pigmento a ser utilizado na Micropigmentação é um dos fatores mais importantes para um resultado natural. Para isso vamos estudar como identificar a melanina da cliente e entender a colorimetria aplicada à Micropigmentação. É importante saber qual a cor base de cada pigmento que usamos. A cor base é a cor que sobressai na formulação dos pigmentos. Todos possuem azul, vermelho, amarelo entre outras cores e uma das cores primárias será a de maior quantidade na mistura. Para sabermos qual a cor base de um pigmento, podemos degradá-lo e fazemos isso da seguinte forma: Pingamos uma gota do pigmento escolhido em uma cartolina branca e colocamos um algodão umedecido sobre essa gota. Vamos descer em movimento de S até que acabe o pigmento no algodão. Ao final poderemos ver a cor predominante no pigmento. Para que não erremos na identificação da cor base, precisamos treinar nossa visão para enxergar além da cor, chamo isso de segunda visão. Com isso, poderemos trabalhar com qualquer tipo e marca de pigmentos que julgarmos de qualidade e não ficamos amarrados a uma determinada marca.

12 MELANINA A Melanina é o pigmento natural responsável pela cor da pele e também dos cabelos, são os tons que vemos quando olhamos para as pessoas. Pessoas claras, morenas, morenas escuras e negras. Mas, além desses tons que vemos, existe também o sub tom de pele e o sub tom é definido pela cor que predomina em nossa mistura de cores de pele. Temos dois tons de melanina na face, vermelho e azul que sobressaem e tem papel importante na hora de optar por uma cor a ser implantada. Do meio da face para cima, na área das sobrancelhas, temos sub tom de pele ou melanina quente onde predomina o vermelho, salvo em pessoas de pele negra. Do meio da face para baixo, na área dos lábios, temos sub tom de pele ou melanina fria onde predomina a cor azul em todas as pessoas. Todos os lábios são frios! Pessoas morenas ou negras Pessoas claras sub tom de pele esverdeado. (melanina fria) sub tom de pele amarelado. (melanina quente) Como identificar se a melanina é fria ou quente? Melanina Fria: Pessoas frias tem o sub tom de pele esverdeado ou azulado. Quando tomam sol ficam bronzeadas sem ficarem vermelhas. Possuem a aréola num tom marrom médio à marrom escuro, lábios com tom azulado mais forte, cabelos e olhos escuros. No teste de antebraço veremos um subtom verde amarelado (cor fria, caso utilize um pigmento com base fria, aqueça o pigmento com laranja). Em pessoas frias utilizamos pigmentos com base quente. Melanina quente: Pessoas quentes tem o sub tom de pele avermelhado ou amarelado. Quando tomam sol ficam vermelhas e tem dificuldade para se bronzear, possuem a aréola em tons de rosado à marrom claro, cabelos e olhos claros. No teste de antebraço veremos um subtom amarelo esverdeado (cor quente, não aquecer o pigmento). Em pessoas quentes utilizamos pigmentos com base fria. Teste do antebraço: Pressione o antebraço da cliente com os dedos abertos e aguarde alguns segundos. Ao soltar veremos o subtom da cliente. É preciso também observar o nível de vascularização na área das sobrancelhas. Se a melanina for fria e o rosto muito vermelho, escolha sempre uma cor fria, descarte os testes de melanina. Abaixo temos 6 fototipos diferentes, que vão da pele mais clara até a pele negra, de acordo com a variação da quantidade de melanina que determina o fototipo.

13 Fototipo 1 - Pele clara, olhos azuis, sardentos.esse tipo de pele é extremamente sensível, sempre se queima e raramente se bronzeia. Fototipo 2 - Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos claros, cabelos loiros ou ruivos.pele muito sensível, sempre se queima e às vezes se bronzeia. Fototipo 3 - A média das pessoas brancas normais. Pele de sensibilidade média que queima e bronzeia moderadamente e, geralmente, de forma uniforme. Fototipo 4 - Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros. Pele de sensibilidade média que queima pouco e bronzeia bastante Fototipo 5 - Pessoas morenas. Pele pouco sensível que raramente queima e bronzeia muito. Fototipo 6 Pele negra

14 NEUTRALIZAÇÃO DE CORES INADEQUADAS: Nos casos de neutralização, vamos descartar a identificação do sub tom de melanina da cliente e vamos trabalhar a partir da cor existente nas sobrancelhas, olhos e lábios. Se nos deparamos com uma sobrancelha azul escuro é sinal de que faltam ainda duas cores para que ela fique marrom. Essas cores são vermelho e amarelo ou misturado, o laranja com maior quantidade de amarelo que faz a vez de clarear. A Técnica usada para esse trabalho é espiral perpendicular á 90º ou Ovóide com três passadas abertas, sem saturação de cor. Ao atendermos uma cliente com sobrancelhas roxas ou rosadas devemos ter em mente que essa cor se originou da união do azul com vermelho, portanto, está faltando a cor amarela para a neutralização. Clientes com sobrancelhas ou olhos esverdeados, nos mostram claramente que falta a cor vermelha uma vez que o verde já possui azul e amarelo. Vamos neutralizar com a cor laranja. IMPORTANTE: Jamais aquecer um tom para sobrancelhas com a cor primária VERMELHA, use sempre o LARANJA. Mesmo em pessoas de pele negra! Para neutralizarmos uma cor não precisamos implantar a cor que dará a neutralidade e depois a cor que sabemos que ficará bem na cliente. Elas podem ser misturadas entre si, evitando um número maior de passadas e uma agressão maior na pele. As cores mesmo misturadas farão seu papel independente de qual será implantada primeiro. Uma vez feita a neutralização de um trabalho, a cliente terá que refazer a neutralização mais ou menos a cada 8 a 12 meses, pois a cor inicialmente colocada na pele, sempre irá voltar.

15 Não devemos NUNCA usar pigmentos de cor preta em sobrancelhas, nem mesmo em mulheres de pele negra. É bom ressaltar que a composição da cor preta se dá da seguinte forma: 02 moléculas de azul 01 molécula de vermelho e 01 molécula de amarelo Por isso que o azul sempre será a cor predominante em qualquer trabalho se não for aquecido. E mesmo assim, um dia o azul irá aparecer. É válido lembrar também que o preto jamais deve ser usado em sobrancelhas, nem em mulheres de pele negra! Para as peles mais escuras temos várias opções de pigmentos com cores que se adéquam perfeitamente desde que aquecidas e dão maior naturalidade ao trabalho. Temos uma vasta gama de pigmentos no mercado, várias marcas e tonalidades. É de extrema importância saber qual a cor base que cada um carrega em sua composição. A matemática será sempre a mesma para aquecimento ou esfriamento. Uma vez que temos pigmentos para sobrancelhas com cor de base quente (vermelho) este servirá para neutralizar uma sobrancelha de cor verde. Para facilitar o entendimento basta ter em mente que: Pigmento frio + pele fria = GELO = azul, verde, roxo; Pigmento quente + pele quente = FOGO = vermelho, laranja. Portanto na maioria dos trabalhos devemos aquecer o pigmento frio ou esfriar o pigmento quente, considerando sempre o sub tom da pele da cliente.

16 Sobrancelhas Azuladas: neutralizar com modificador Laranja. Sobrancelhas Acinzentadas: neutralizar com modificador Laranja. Sobrancelhas Verdes: neutralizar com modificador Laranja. Sobrancelhas Roxas: neutralizar com marrom médio com base Amarela. Sobrancelhas Vermelhas: neutralizar com modificador Verde. Sobrancelhas Rosadas: neutralizar com marrom médio com base Amarela. Mesmo a matemática das cores sendo exata, nem sempre obtemos sucesso numa primeira aplicação. Não devemos esquecer que a pele e o organismo das pessoas variam muito e por isso as vezes, é preciso mais de uma aplicação. O organismo precisa de um tempo para processar as novas informações de cores nele postas.

17 CADA MARCA DE PIGMENTO TEM O SEU NOME, PROCURE CONHECER A BASE DE CADA PIGMENTO! PIGMENTOS IRON WORKS (autorizado pela ANVISA) 01 PH Esverdeado - Pig. frio...serve para neutralizar sobrancelhas avermelhadas e adicionar em pigmentos quentes. 02 Taupe - Pig quente...serve para neutralizar sobrancelhas azuladas/ esverdeadas desde que muito claras e misturas 03 Blondie - Pig frio...serve para sobrancelhas de louras que apresentam a pele avermelhada...(sugestão; misturar com castanho claro) 04 Castanho Medio - Pig neutro...serve para qualquer tipo de sobrancelhas...podendo usar puro ou/em misturas usando como base para clarear ou escurecer tons e é o que mais gosto. 05 Castanho Claro - pig. quente..serve para pessoas claras e deve ser usado com o ph esverdeado Castanho Intermediário - pig quente usado para pardas a negras, só uso puro em "melaninas" muito frias. 07 Castanho escuro - Pig. frio, usado para pardas a negras sempre aquecido por algum outro de base quente. 08 Castanho Avermelhado - Pig.quente,quase um terracota bem escuro, usado para pardas a negras bem vermelho ótimo para dar base ao preto Marrom Cafe - Pig frio...usado para contorno de olhos 10 - Preto Usado somente para contorno de olhos 11 - Vermelho, Vermelho Alaranjado, Salmão, Salmão Claro, Carmim e Mandarina costumo usar em lábios Mandarina corretivo para cores frias 13 - Ocre uso para clarear o pigmento 14 - Branco deve ser usado com extremo cuidado e por profissionais experientes Azul e verde uso em delineadores de olhos boa cor fantasia Cinza uso em sobrancelhas alaranjadas e para corrigir tons muito quentes de pigmentos. Não recomendo para efeito grisalho Magenta e Terracota só uso em algumas misturas pra lábios, evito seu uso puro.

18 IMPORTANTE: Quando fizer Misturas de pigmetnos, Não esquecer de mexer a mistura duarante o trabalho para garantir a missividade.

19

Colorimetria aplicada a Micropigmentação Todas as marcas Por Renatha Siqueira

Colorimetria aplicada a Micropigmentação Todas as marcas Por Renatha Siqueira Colorimetria aplicada a Micropigmentação Todas as marcas Por Renatha Siqueira Essa apostila tem por objetivo esclarecer a matemática exata das cores e seu fundamento na Micropigmentação, numa linguagem

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL As cores que usamos emitem luminosidade ao nosso rosto, realçando ou apagando a coloração da pele. Existe um conjunto de cores específico para cada pessoa, de acordo

Leia mais

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I As Cores Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I Apesar de serem o mesmo fenômeno físico, existe duas maneiras de entender as cores. A cor é uma radiação eletromagnética, corresponde à parte do

Leia mais

diariodocabelo.com.br

diariodocabelo.com.br Este e-book foi feito carinhosamente para você, reunindo as melhores dicas de colorimetria capilar e cortes que você precisa para alcançar seus objetivos profissionais. Cortes de Cabelo Técnicas maravilhosas

Leia mais

A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor. com Rudy Pont s

A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor. com Rudy Pont s A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor com Rudy Pont s A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor 2 Estrutura de um fio 1 2 3 4 1. Microfibrila e Macrofibrila 2. Medula

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria.

Leia mais

Goz Cosméticos. A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz dentro de si.

Goz Cosméticos. A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz dentro de si. Goz Cosméticos A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz dentro de si. Contribuímos para aperfeiçoamento do colorista, desenvolvendo colorações

Leia mais

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO O que é a cor? ? O que é a cor? O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina,

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

Sem luz não existe cor

Sem luz não existe cor Estudo da cor Sem luz não existe cor Aristóteles, um filósofo grego, que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente na nossa

Leia mais

A NUANCE Inorgânica é inspirada nos pigmentos providos de minerais apresentando uma gama incrível de cores pastéis e nudes.

A NUANCE Inorgânica é inspirada nos pigmentos providos de minerais apresentando uma gama incrível de cores pastéis e nudes. Com mais de 50 cores na coleção, a NUANCE nasce já sendo a maior e mais completa linha de pigmentos para micropigmentação do mundo. O compromisso de acrescentar beleza e segurança ao trabalho dos artistas

Leia mais

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins Design da Informação Aula 08 Usando cores Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Círculo cromático Um círculo cromático

Leia mais

Colorimetria de Bases Mary Kay

Colorimetria de Bases Mary Kay Colorimetria de Bases Mary Kay Definindo o seu tom Cada pessoa tem um tom específico de pele e seria impossível que as marcas desenvolvessem cores exatas para cada um deles. Mas é possível se aproximar

Leia mais

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela:

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela: Neste trabalho o objetivo é fazer uma apresentação de todas as fases da pintura espatulada do tema ARARA VERMELHA de uma forma descontraída para que os artistas participantes possa observar todos os recursos

Leia mais

Escola e Salão de Cabeleireiros A P O S T I L A C O L O R I M E T R I A

Escola e Salão de Cabeleireiros A P O S T I L A C O L O R I M E T R I A Escola e Salão de Cabeleireiros A P O S T I L A C O L O R I M E T R I A EXITUS ESCOLA DE SALÃO DE CABELEREIROS Só na Exitus você encontra a quali cação necessária e exigida pelos melhores pro ssionais.

Leia mais

Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom.

Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom. Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom. Há uma variedade de marrons que vai dos tons quentes ou frios, claros

Leia mais

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL adquiridos antes do início das aulas: 03/02/2014 A preferência por determinadas marcas se deve à constatação, em anos anteriores, de fatores como durabilidade, qualidade, entre

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

Estudo da cor [breve síntese]

Estudo da cor [breve síntese] Estudo da cor [breve síntese] Sem luz não existe cor Aristóteles, filósofo grego que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente

Leia mais

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade I Cor Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): 1 Cor No momento, meu espírito está inteiramente tomado pela lei

Leia mais

Índice 1. ESTRUTURA CAPILAR PIGMENTOS CORES PRIMÁRIAS CORES SECUNDÁRIAS CORES TERCIÁRIAS CÍRCULO CROMÁTICO...

Índice 1. ESTRUTURA CAPILAR PIGMENTOS CORES PRIMÁRIAS CORES SECUNDÁRIAS CORES TERCIÁRIAS CÍRCULO CROMÁTICO... A magia da cor Pensando em inovação, a Sweet Hair Professional lança uma exclusiva linha de coloração, desenvolvida por coloristas para atender todas as necessidades profissionais. Com microtecnologia

Leia mais

E-book. Passo a Passo Pintura em Tecido

E-book. Passo a Passo Pintura em Tecido E-book Passo a Passo Pintura em Tecido 1 Pintura em Tecido Técnica nº 312 TOMATES PATCH WORK Um dos passo a passos mais vistos do blogpintura.com.br Materiais Necessários Pincel Condor ref. 347 nºs 4 e

Leia mais

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão.

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Introdução Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Nesse Livro Digital vamos falar da Estrela de Oswald e resolver

Leia mais

IGORA ROYAL. Clique para mais informações sobre o produto:

IGORA ROYAL. Clique para mais informações sobre o produto: start IGORA ROYAL Clique para mais informações sobre o produto: IGORA ROYAL LOÇÃO ATIVADORA LÍPIDO-OLEICA TONS NATURAIS TONS NATURAIS EXTRA TONS MODA TONS SUPERCALARANTES SÉRIES 10- TONS SUPERACLARANTES

Leia mais

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Rose Ferreira Dificuldade: média Tempo de execução: 4 horas, sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco

Leia mais

Cores. 1ª Cores Primárias 2ª Cores Secundárias

Cores. 1ª Cores Primárias 2ª Cores Secundárias Estudo sobre Bases Cores 1ª Cores Primárias 2ª Cores Secundárias Cores Frias, Quentes e Neutras Você sabe o que é tom e subtom de Pele? Tons O tom da pele é a altura do tom que a pele possui, ou seja,

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Kit Pele Perfeita Mary kay

Kit Pele Perfeita Mary kay ARRASE NA BASE!! :) Kit Pele Perfeita Mary kay Primeiro Passo - Primer Facial Sua formula contém Silica, um mineral difusor ótico que ajuda a pele a parecer mais macia e ajuda a reduzir a aparência de

Leia mais

Tapete com boneco de neve

Tapete com boneco de neve Tapete com boneco de neve Maria Thereza de Toledo Contato: (11) 3621-4908 e faleconosco@selthe.com.br Tempo de execução: 2 horas (sem secagem) Dificuldade: Média Material: Tinta para tecido Acrilex: branco(519),

Leia mais

IGORA ROYAL. Clique para mais informações sobre o produto:

IGORA ROYAL. Clique para mais informações sobre o produto: start IGORA ROYAL Clique para mais informações sobre o produto: IGORA ROYAL LOÇÃO ATIVADORA LÍPIDO-OLEICA TONS NATURAIS TONS NATURAIS EXTRA TONS MODA TONS SUPERCALARANTES SÉRIES 10- TONS SUPERACLARANTES

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV Daniel C. Zanotta 13/08/2018 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Receita de Massinha de Modelar

Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Como fazer massinha de modelar caseira fácil Quem é que nunca brincou com massinha de modelar na infância não é mesmo? E que tal hoje aprender

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

LEITURA DA COLORIMETRIA

LEITURA DA COLORIMETRIA LEITURA DA COLORIMETRIA 1 LEITURA DA COLORIMETRIA Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. A construção de um

Leia mais

Apostila de rendering automotivo

Apostila de rendering automotivo Apostila de rendering automotivo idealização/ execução/ ilustrações: Leonardo Castilho INTRODUÇÃO Rendering, é uma forma de arte rápida, limpa, essencialmente é algo 3D projetado em uma folha de papel.

Leia mais

Sem título /03/ :52

Sem título /03/ :52 Sem título-1 1 19/03/2019 14:52 T A B E L A D E MIS TURAS D E CORANTE S Obs: cores apresentadas neste catálogo possuem somente valor indicativo podendo apresentar variações entre a cor aqui impressa e

Leia mais

Colorimetria Criativa Por Jean Philippe

Colorimetria Criativa Por Jean Philippe Colorimetria Criativa Por Jean Philippe Capítulo 1 Técnicas criativas de colorimetria Capítulo 2 Desvendando os mistérios dos ruivos e vermelhos Capítulo 3 Colorimetria criativa Tom pastel e cor fantasia:

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

Índice CORES. Naturais Superclareadores Marrons Cinzas Tizianos Matizadores Beges Dourados Acajus Acobreados Vermelhos Bronze Violetas Mix Tons

Índice CORES. Naturais Superclareadores Marrons Cinzas Tizianos Matizadores Beges Dourados Acajus Acobreados Vermelhos Bronze Violetas Mix Tons Índice Quem Somos Nossa Missão Nossos Valores Parque Fabril Nosso Atendimento Conceitos básicos Coloração Permanente Tecnologia e Mecanismo de Ação CORES 3 4 5 6 7 8 9 10 Naturais Superclareadores Marrons

Leia mais

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa?

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa? LUZ Uma pequena formiga e um planeta gigante têm algo em comum: ambos produzem uma sombra! A luz viaja em linha reta, portanto, se o seu caminho é bloqueado por um objeto, isso cria uma área escura, ou

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Cores Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Quais as cores das palavras abaixo? NÃO LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO!!! A VARIÁVEL VISUAL COR As cores que percebemos são produzidas

Leia mais

YE COLOR FORM TUDO NO MESMO DIA E NA MESMA HORA.

YE COLOR FORM TUDO NO MESMO DIA E NA MESMA HORA. BOOK TÉCNICO YE COLOR FORM A coloração em mousse, com fórmula inovadora, especialmente desenvolvida para colorir cabelos quimicamente processados. TUDO NO MESMO DIA E NA MESMA HORA. Presente em mais de

Leia mais

professional creative colors Dossier Tecnico

professional creative colors Dossier Tecnico professional creative colors Dossier Tecnico indice 2 / cor 3 / a cor dos cabelos 4 / a estrela DE ostwald 5 / cores permanentes: Ação 6 / o processo: da Coloração à Oxidação 7 / pigmentos & micropigmentos

Leia mais

Colorimetria de Bases Mary Kay. Releitura por Mila de Paula Diretora F. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay

Colorimetria de Bases Mary Kay. Releitura por Mila de Paula Diretora F. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay Colorimetria de Bases Mary Kay Releitura por Mila de Paula Diretora F. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay Deu pra perceber o quão diferentes somos, né? O pigmento que dá cor à pele é a melanina, e a quantidade

Leia mais

Goz Cosméticos. A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz de dentro de si.

Goz Cosméticos. A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz de dentro de si. 1 Goz Cosméticos A Goz acredita no potencial dos profissionais cabeleireiros e reconhece o dom da arte que cada um traz de dentro de si. Contribuindo para o aperfeiçoamento do colorista desenvolvemos colorações

Leia mais

Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Marrom, vermelho e preto

Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Marrom, vermelho e preto Tabela para mistura de cores Verde Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Vinho Marrom, vermelho e preto Cinza Roxo Marrom Marrom oliva Marrom telha Marrom castanha Marrom claro

Leia mais

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES Se enxergássemos o mundo assim... Mostra Amazônia Sebastião Salgado Gênesis Sebastião Salgado As cores são importantes fontes de expressão! Comunicam ideias e sentimentos

Leia mais

BIO EXTRATUS COLOR. A primeira com tutano na fórmula

BIO EXTRATUS COLOR. A primeira com tutano na fórmula BIO EXTRATUS COLOR A primeira com tutano na fórmula BIO EXTRATUS COLOR é uma coloração permanente de uso profissional que combina pigmentos de alta tecnologia com revelação precisa, maior fixação da cor

Leia mais

GUIA DE COLORAÇÃO NATURAL - HENNA

GUIA DE COLORAÇÃO NATURAL - HENNA Este guia contém dicas e conselhos de coloração natural dos cabelos. Poderá assim fazer a sua própria coloração em casa e misturas diferentes de pós de Henna. As colorações vegetais permitem obter as cores

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO Você já tentou perceber o mundo em preto e branco? Você já pensou

Leia mais

SORTIDO COLORAÇÃO SORTIDO CUIDADO

SORTIDO COLORAÇÃO SORTIDO CUIDADO NOVO BLONDME SORTIDO COLORAÇÃO SORTIDO CUIDADO Novo Produto Estrela Spray Protetor de Cabelo Pré-Aclaramento com Queratina: Proporciona máxima proteção antes do aclaramento e coloração 50% menos quebra

Leia mais

Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco

Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco Biomatemática 23 (23), 55 62 ISSN 679-365X Uma Publicação do Grupo de Biomatemática IMECC UNICAMP Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco Beatriz

Leia mais

Colorimetria de Bases Mary Kay

Colorimetria de Bases Mary Kay Colorimetria de Bases Mary Kay Definindo o seu tom Cada pessoa tem um tom específico de pele e seria impossível que as marcas desenvolvessem cores exatas para cada um deles. Mas é possível se aproximar

Leia mais

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático ou roda das cores pode

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 23 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RADIAÇÃO CONTATO INDIRETO 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento

Leia mais

EU MARY KAY Curso de Auto maquiagem MÓDULO I Abordagem 1º Momento: Cuidados com a pele pré maquiagem 2º Momento: Preparação da pele 3º Momento: Preparação da sobrancelha 4º Momento: Preparação dos olhos

Leia mais

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores As imagens formadas na retina são planas, entretanto, conseguimos enxergar o volume dos objetos, uma das razões disto ocorrer é devido à iluminação nas diferentes

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Blog Design e Poesia Prof. a Graciela Campos Link aulas

Leia mais

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL imagem COMUNICAÇÃO VISUAL Imagem (do latim imago) é toda e qualquer visualização gerada pelo ser humano, seja em forma de objeto, de obra de arte, de registro foto-mecânico, de construção pictórica (pintura,

Leia mais

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE Fig. 1 - Espectro de Cores Fig. 1.1 - RGB Aditivo Fig. 1.2 - CMY Subtrativo TEORIA BÁSICA DAS CORES É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada

Leia mais

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Dermatite de Contato O QUE É? A Dermatite de Contato é uma doença bastante comum, afetando a pele

Leia mais

QUAIS OS ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA BOA MAQUIAGEM?

QUAIS OS ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA BOA MAQUIAGEM? 1 QUAIS OS ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA BOA MAQUIAGEM? PRIMER: Esse produto serve para uniformizar a pele e controlar a oleosidade, além de preencher as linhas finas e aumentar a durabilidade da maquiagem.

Leia mais

Características da cor

Características da cor Características da cor Qualquer cor particular pode ser obtida a partir da combinação de VERMELHO AZUL VERDE (Primárias aditivas) (no caso de transmissão) Isto é, uma fonte de luz vermelha, uma fonte de

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 1. Alternativa B A flor

Leia mais

Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial

Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial Treinamento de Produtos Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial A importância do tratamento diário para pele e seus benefícios com muitas dicas. Veja a diferença

Leia mais

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES Prof Djavan Loureiro 1 COR Elemento para transmissão de idéias, conceitos, sensações e emoções. Utilizada em projetos arquitetônicos, design, gráfico, virtual, cenográfico,

Leia mais

Coordenadoria de Matemática. Apostila de Probabilidade

Coordenadoria de Matemática. Apostila de Probabilidade Coordenadoria de Matemática Apostila de Probabilidade Vitória ES 1. INTRODUÇÃO CAPÍTULO 03 Quando investigamos algum fenômeno, verificamos a necessidade de descrevê-lo por um modelo matemático que permite

Leia mais

Maquiagem para pele negra. com Daniele Da Mata 1 MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA

Maquiagem para pele negra. com Daniele Da Mata 1 MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA 1 Maquiagem para pele negra com Daniele Da Mata 2 MARCAS IMPORTADAS CUJO FOCO PRINCIPAL É A PELE NEGRA Black Opal Black Up Fashion Fair Covergirl Iman Cosmetics M.A.C Mary Kay VOCÊ SABIA? Black Up é uma

Leia mais

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor.

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor. Variações de cores entre dispositivos Todo trabalho feito em computação gráfica, mais especificamente com impressão, pode apresentar variações do tipo exibido abaixo. Você vê as cores de um modo na tela,

Leia mais

2-) Descreva algumas das diferenças entre mistura de cores de luz e mistura de cores de tintas.

2-) Descreva algumas das diferenças entre mistura de cores de luz e mistura de cores de tintas. Lista cores 1-) Três fontes de luz projetam luz sobre um anteparo como mostrado na figura ao lado. Cada fonte projeta uma região circular de cor diferente. A. Nomeie cada parte do anteparo com a cor apropriada.

Leia mais

COLORINDO SEUS SONHOS...

COLORINDO SEUS SONHOS... COLORINDO SEUS SONHOS... DICAS PARA PINTURA DE QUARTO DE SEU MAIOR TESOURO: UM FILHO... Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora

Leia mais

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA Venda exclusiva para instituições de ensino e carácter social Estimado Cliente, TOME NOTA PARA A SUA PRÓXIMA COMPRA DE GUACHE - TINTAS CENOGRÁFICAS LIQUIDAS PRONTAS A USAR (NÃO TÓXICA) Tinta de muito boa

Leia mais

MOBILIÁRIO CORPORATIVO

MOBILIÁRIO CORPORATIVO MOBILIÁRIO CORPORATIVO Mais uma vez a Work Solution sai na frente! LINHA STAR CALL CENTER A linha Star de Móveis para Call Center é um produto exclusivo, arrojado e que além de atender a norma vigente

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas

E-book. Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas E-book Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas 1 Pintura em Madeira FLORAL DECORATIVO Materiais Necessários Pincel Condor ref. 601 nº 16 Pincel Condor ref. 606 nº 10 e 16 Pinta-Bolinhas Condor ref. 555 Bandeja

Leia mais

Maquiagem para a noite

Maquiagem para a noite Maquiagem para a noite A maquiagem para ir à festas noturnas pode ser feita por você mesma e não tem muitos segredos. Quem não tem prática pode experimentar estes looks em casa algumas vezes antes de usar

Leia mais

BOLO PEQUENO PRÍNCIPE

BOLO PEQUENO PRÍNCIPE APOSTILA Bolos de biscuit: modele, faça e venda 2 BOLO PEQUENO PRÍNCIPE 1 andar: 1,100 kg de massa branca 500 g de massa azul médio Base redonda de isopor com 25 cm de diâmetro x 10 Cortador de coroa Molde

Leia mais

Escola Martinho Lutero ESCOLA LUTERANA DE ENSINO MÉDIO MARTINHO LUTERO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nome:

Escola Martinho Lutero ESCOLA LUTERANA DE ENSINO MÉDIO MARTINHO LUTERO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nome: LISTA DE MATERIAL ENSINO FUNDAMENTAL 6ª SÉRIE 2018 03 Folhas de papel cartaz nas cores preto, branco amarelo (uma de cada cor) 03 Metros TNT (vermelho, azul ou preto) 02 Folhas de EVA grande nas cores

Leia mais

ESTADO DE RORAIMA Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ANEXO I DESCRIÇÃO E QUANTITATIVO

ESTADO DE RORAIMA Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ANEXO I DESCRIÇÃO E QUANTITATIVO ANEXO I DESCRIÇÃO E QUANTITATIVO ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QTDE 1 Ácido Peracético 0,2%. Galão de 5 litros. Validade maior ou igual a 12 (doze) meses a contar GALÃO 800 Caneta marcadora atóxica, ideal

Leia mais

ÚNICO. BRILHANTE. ICÓNICO.

ÚNICO. BRILHANTE. ICÓNICO. ÚNICO. BRILHANTE. ICÓNICO. BLONDME - COLORAÇÃO Clique para mais informações: Benefícios Spray Protetor do Cabelo Pré-Aclaramento com Queratina Aclaramento Coloração Aclaramento e Cobertura de Brancos Descoloração

Leia mais

Princípios de Composição: Teoria da Cor. Prof. Edmilson José da Silva

Princípios de Composição: Teoria da Cor. Prof. Edmilson José da Silva Prof. Edmilson José da Silva [ ] a cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável

Leia mais

Prof.: Natalia Naoumova. Tarefas: treinar hachuras e desenhar formas simples, copiar técnicas de croquis

Prof.: Natalia Naoumova. Tarefas: treinar hachuras e desenhar formas simples, copiar técnicas de croquis Técnicas de representação gráfica 2 Aula 4 : Técnicas para desenho em hidrocor Prof.: Natalia Naoumova Tarefas: treinar hachuras e desenhar formas simples, copiar técnicas de croquis Treinar linhas e hachuras

Leia mais

A cozinha. A figura a seguir ilustra uma cozinha em que. aparecem alguns utensílios conhecidos de todos nós.

A cozinha. A figura a seguir ilustra uma cozinha em que. aparecem alguns utensílios conhecidos de todos nós. A U A UL LA A cozinha Atenção A figura a seguir ilustra uma cozinha em que aparecem alguns utensílios conhecidos de todos nós. fôrma de metal vasilha de vidro refratário cumbuca de barro Mãos à obra Entre

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL II - 2016

LISTA DE MATERIAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL II - 2016 1. AS AVENTURAS DE BAMBOLINA. Michele Iacocca. Editora Ática. 02 potes 250 ml de tinta guache (vermelho e amarelo); 03 folhas de EVA (vermelho, amarelo, laranja); 01 Corante Anilina comestível vermelho

Leia mais

Técnicas de maquiagem

Técnicas de maquiagem Técnicas de maquiagem Maquiagem A maquiagem é uma das formas mais poderosas de revelar o Feminino. Esse universo forte e delicado ao mesmo tempo. Nessa arte não existe fórmula. Existe, sim, identidade.

Leia mais

Treinameto de Produtos Bases Timewise

Treinameto de Produtos Bases Timewise Treinameto de Produtos Bases Timewise Quinta 10/09 21h https://www.eventials.com/futareanaclucileivafarinelli/bas es-time-wise/ Façam a inscrição!! Analisando os Tons de Base Definindo o tom Cada pessoa

Leia mais

O que é cor? Embora existam várias definições de diferentes pontos de vista, para tratar de definir o que é

O que é cor? Embora existam várias definições de diferentes pontos de vista, para tratar de definir o que é O que é cor? Embora existam várias definições de diferentes pontos de vista, para tratar de definir o que é cor, poderíamos dizer em uma forma muito simples que, A COR é a luz refletida por um objeto e

Leia mais

Fenômeno Físico Como a cor acontece

Fenômeno Físico Como a cor acontece Fenômeno Físico Como a cor acontece Teoria das Cores Definição Expressa uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos raios de luz irradiados em nosso planeta. A cor não existe, materialmente

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

apostila técnica COLORS www.lolacosmetics.com.br

apostila técnica COLORS www.lolacosmetics.com.br COLORS apresentação Prezado, É com imenso prazer que apresentamos a apostila de coloração da Lola. Nosso objetivo foi desenvolver um material completo que reunisse informações técnicas e alguns bons argumentos

Leia mais

Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água

Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água Dureza: Parâmetro característico das águas de abastecimento industrial e doméstico. Em suma é a dificuldade de uma água não dissolver

Leia mais