Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom."

Transcrição

1

2

3 Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom. Há uma variedade de marrons que vai dos tons quentes ou frios, claros e escuros. O bege é uma variação de marrom que é obtido pela mistura de amarelo, roxo e branco, considerado um pigmento frio.

4 Para a micropigmentação a temperatura das cores é fundamental, pois o tom de pele também é classificado de acordo com a temperatura das cores de sua tez, dos cabelos e dos olhos. A pele tem uma tonalidade de base, que é azulada (fria) ou dourada (quente), e uma intensidade que vai do claro ao escuro.

5 Tipo Descrição da pele Reação solar Cor dos olhos e cabelos Escala de von Luschan I muito clara, ou "celta Queima com frequência, raramente bronzeia. A presença de sardas é frequente; cabelos ruivos, castanhos ou loiros e olhos claros: azuis, verdes, cinzas e etc. 1-5 II clara; europeu de pele clara. Queima com frequência, às vezes bronzeia. Cabelos claros ou escuros, e olhos azuis, verdes, castanhos, cinzas e âmbares III clara média; europeu de pele escura, ou ainda, caucasiano médio" Às vezes queima, bronzeia com frequência. Geralmente, cabelos castanhos e olhos azuis, verdes, castanhos, âmbares e, raramente, pretos IV escura média; pessoas típicas do "Mediterrâneo" (sul da Europa e norte da África), ou ainda, pele cor de oliva Raramente queima, bronzeia com frequência. Geralmente, cabelos castanhos escuros, pretos e olhos azuis, verdes, castanhos ou, ainda, pretos V escura, "marrom" ou "parda" Pele natural marromnegra. Cabelos pretos e olhos castanhos ou pretos VI muito escura ou "negra" Pele natural negra. Cabelos e olhos pretos, com poucas variações

6

7 A importância da colorimetria de cada indivíduo é documentada por um dos grandes mestres das artes: Johannes Itten. Itten tem uma perspectiva única sobre a natureza da cor. Em seu livro, " The Elements of Colour", descreve como ele descobriu o que ele chama do tom subjetivo. Ele percebeu que estudantes tendiam a escolher para as suas obras, a paleta de cores em relação a sua paleta de cores pessoal ( cor do cabelo, olhos, pele). Assim, concluiu que as loiras de olhos azuis escolhem cores puras e leves. Pessoas com cabelo preto, pele e olhos escuros escolhem uma paleta mais sombria. Ao mesmo tempo descobriu que as cores escolhidas pelo individuo geralmente são instintivamente as cores que os beneficiam.

8 Baseado nos estudos de Itten, Robert Dorr criou o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias. Suzanne Caygill fez a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, nos anos Para simplificar o uso da cor e identificar o tipo de pele, desde então as peles estão classificadas em quatro grupos. Quem mais difundiu este conceito nos últimos anos foi Claude Juillard, co-autor do livro Formes et Couleurs, mas antes dele, várias outras pessoas se dedicaram a manter esse conceito vivo. Claude foi o primeiro a criar um método, baseado na análise do comportamento (linguagem corporal) e nas características físicas. Foi um avanço grande, mas ainda limitado à percepção de como uma pessoa está e não de quem ela é.

9

10

11

12

13

14

15 Nos anos 1980, consultoras de moda e imagem norteamericanas e europeias, entre elas Carole Jackson, adaptaram os estudos do Sistema Sazonal de Cores desenvolvido por Itten, para a moda, aprimorando as cartelas de cores pessoais de guarda-roupa, acessórios e maquiagem para cada tipo cromático. As cores que não pertencem à nossa cartela tornam nossa pele pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. As cores pessoais que pertencem a cartela do indivíduo iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios e cabelos, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

16 Matiz, valor e croma Entre as varias contribuições de Hermann von Helmholtz ao estudo da percepção esta a definição da aparência da cor tomando por base três características principais, posteriormente utilizadas no sistema de cores de Albert Munsell: o matiz, o valor e o croma.

17 Por matiz, entendemos a própria coloração definida pelo comprimento de onda, e o que determina o que conhecemos por azul, vermelho, amarelo, verde etc.

18 Por valor, entendemos a luminosidade da cor, ou o quanto a cor se aproxima de branco ou do preto. Com o passar dos anos, o valor passou a ser conhecido também como brilho e o croma como saturação. É a quantidade de luz presente na cor, adicionando preto ou branco ao matiz; Cores próximas do branco são consideradas com valor alto; Cores próximas do preto são consideradas com valor baixo.

19 Por croma, entendemos o grau de pureza da cor. O croma se refere ao aspecto que varia entre uma cor intensa ou de máxima pureza e um apagado ou acinzentado.

20 É o grau de pureza de uma determinada cor; Não existe cor DESSATURADA; A cor terá mais intensidade se estiver menos misturada com outras cores em sua composição cromática; Cores insaturadas (puras), mesmo que não dominantes, tendem a ser mais intensas, chamando mais atenção em uma imagem.

21 Ao longo do século XX, foram pensados distintos modelos para ordenar as cores.um deles foi o círculo cromático. Atualmente um dos mais representativos foi idealizado por Albert Munsell (1905).

22 Este modelo apresenta as cores em um plano tridimensional, no qual agrega-se tom, valor e saturação. Círculo Munsell Círculo tradicional

23

24

25 A partir dos tipos cromáticos, a classificação das cores da pele, cabelos e olhos foram divididos por estações : primavera, verão, outono e inverno.

26 Primavera: cores quentes e claras, brilhantes, alegre e luminosas. Verão: Cores frias e suaves, acinzentadas e sutis. Outono: cores quentes, profundas e terrosas. Inverno: cores frias e puras, intensas e dramáticas.

27 O INVERNO mostra contrastes bem marcantes entre cores claras e escuras. As cores refletem a neve branca pura e são contrastadas nos troncos das árvores nuas. Dentro do conceito de Munsell, as cores do inverno pode ser encontrado na parte mais fria do espectro. No final da escala de valores, as cores são claras e escuras com pureza e alta intensidade cores.

28 Está alinhado com a direção de um novo nascimento, um raio quente de sol, as cores são claras, vibrantes e quente.

29 As cores do verão estão na parte mais fria do espectro que são mais suaves ou mais pastel na natureza. São mais baixas em croma e estão localizados perto do centro neutro. As cores são de valor baixo a médio.

30 Transmite um efeito mais profundo e mais escuro das paisagens, que mudam de azul para o ouro. Estes tons quentes são amortizados pela natureza, também menor em sua matiz. Está situada na parte quente do espectro.

31 Este tipo de análise considera principalmente a variação da temperatura na análise da pigmentação pessoal. Segundo este tipo de análise todos os tons de pele podem ser classificados em tons quentes ou frios. Existe uma parte das pessoas que podem ser classificadas com neutras, ou seja, não são quentes, nem frios.

32 Posteriormente as estações foram subdivididas em: Inverno puro/verdadeiro, inverno escuro/profundos e inverno intenso/brilhante. Primavera verdadeira/pura, primavera clara e primavera intensa/brilhante. Verão verdadeiro/pura, verão claro e verão suave. Outono verdadeiro/puro, outono escuro/profundos e outono suave.

33 Em resumo, pode-se concluir que as cores que representam Inverno e Verão pertencem aos tons frios, enquanto o Outono e Primavera, pertencem aos tons quentes. No livro "Color Me Beautifull" Carole Jackson identifica cada mulher pela cor do cabelo, olhos e pele com uma das quatro estações do ano. Cada estação é atribuída uma paleta de cores específica, que varia em tons mais suaves, mais escuras ou mais frios ou mais quentes.

34 QUENTE FRIO ESCURO OUTONO INVERNO CLARO PRIMAVERA VERÃO

35 A análise da colorimetria é uma ciência baseada em fatos. Não é uma tendência, mas a consciência de nossas cores e seus significados. O objetivo desta análise é identificar as cores naturais do indivíduo e, assim, alcançar uma harmonia. Assim como é importante que o analista seja um profissional experiente, também é importante para o cliente entender como e por que este sistema funciona, a fim de confiar nos resultados.

36

37

38 Quente Clara Opaca Fria Escura Viva

39 PRIMAVERA VERDADEIRA

40 PRIMAVERA VERDADEIRA

41

42

43 PRIMAVERA INTENSA BRILHANTE

44 PRIMAVERA BRILHANTE

45 VERÃO VERDADEIRO

46 VERÃO VERDADEIRO

47

48

49

50

51 OUTONO VERDADEIRO

52 OUTONO VERDADEIRO

53 OUTONO ESCURO

54 OUTONO ESCURO

55

56

57 INVERNO VERDADEIRO

58 INVERNO VERDADEIRO

59 INVERNO ESCURO

60 INVERNO ESCURO

61 INVERNO BRILHANTE

62 INVERNO BRILHANTE

63

64 Positivos Deixa o rosto iluminado. Aspecto saudável e descansado. Rejuvenesce. Harmoniza o conjunto. Rosto corado, colorido Suaviza a textura da pele. Valoriza os traços, equilibra as formas. Afina o rosto. Negativos Apaga ou escurece. Aspecto cansado. Aparência envelhecida. Sobrepuja. Extrai a coloração, deixa a pele amarela ou acinzenta. Acentua marcas de expressão. Distorce as proporções. Alarga o rosto.

65 Cadeira Iluminação natural Drapes de tecidos Capa cinza ou branca para cobrir a roupa Touca ou faixa cinza ou branca para cobrir o cabelo. Espelho. Cadeira. Removedor de maquiagem Ficha para anotar os dados

66 O cliente deve estar sem maquiagem, brincos chamativos, óculos. Cobrir sua roupa com a capa e o cabelo, caso a cor não seja natural. Comparar os drapes de temperatura, até determinar se a coloração é quente, fria ou neutra. Se a temperatura for quente, comparar PRIMAVERA PURA e OUTONO PURO

67 Se a temperatura for fria, comparar VERÃO PURO/VERDADEIRO e INVERNO PURO OU VERDADEIRO. Se a temperatura for neutra, observar: Coloração forte, rica e escura, comparar OUTONO PROFUNDO OU ESCURO e INVERNO PROFUNDO OU ESCURO. Coloração clara e pálida comparar PRIMAVERA CLARA e VERÃO CLARO Coloração suave e opaca, comparar VERÃO SUAVE e OUTONO SUAVE. Coloração intensa e luminosa, comparar PRIMAVERA INTENSA e INVERNO INTENSO.

68

69 TEMPERATURA: NEUTRO, FRIO, QUENTE NOMENCLATURA: PUROS OU VERDADEIROS PROFUNDOS OU ESCUROS INTENSOS OU BRILHANTES

70 AMBROSE, Gavin; HARRI, Paul. Cor. São Paulo: Editora 2AB, BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo. São Paulo: SENAC, FRASER, Tom; BANKS, Adams. Color la guía más completo. Köln, Alemanha: Taschen, Pedrosa, Israel. Da cor a cor inexistente. São Paulo: SENAC,

71

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL As cores que usamos emitem luminosidade ao nosso rosto, realçando ou apagando a coloração da pele. Existe um conjunto de cores específico para cada pessoa, de acordo

Leia mais

Círculo cromático. Parâmetros da cor, esfera e estrela J. Itten. Aula 2 - Jade Piaia

Círculo cromático. Parâmetros da cor, esfera e estrela J. Itten. Aula 2 - Jade Piaia Círculo cromático Parâmetros da cor, esfera e estrela J. Itten Aula 2 - Jade Piaia Parâmetros da cor Podemos ter três impressões diferentes da mesma cor: a cor pura, viva Parâmetros da cor Podemos ter

Leia mais

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES Prof Djavan Loureiro 1 COR Elemento para transmissão de idéias, conceitos, sensações e emoções. Utilizada em projetos arquitetônicos, design, gráfico, virtual, cenográfico,

Leia mais

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos Teoria da Cor - Fundamentos Básicos O objetivo desse material de apoio é trazer algumas informações básicas sobre teoria da cor, embora seu estudo seja muito mais amplo e envolve diversos aspectos de percepção,

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins Design da Informação Aula 08 Usando cores Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Círculo cromático Um círculo cromático

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO Você já tentou perceber o mundo em preto e branco? Você já pensou

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático ou roda das cores pode

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Características da cor

Características da cor Características da cor Qualquer cor particular pode ser obtida a partir da combinação de VERMELHO AZUL VERDE (Primárias aditivas) (no caso de transmissão) Isto é, uma fonte de luz vermelha, uma fonte de

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3 Material para a disciplina Projeto Visual 3 Teoria da cor - introduäåo Prof. www.ufrgs.br Teoria da cor. Propriedades das cores As cores têm algumas propriedades inerentes que lhes permite se distinguir

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

Tonalidade, luminosidade, saturação.

Tonalidade, luminosidade, saturação. Tonalidade, luminosidade, saturação. O mundo da cor é uma mistura desses três atributos. Figura 1: Roda das cores. Amarelo-Verde Amarelo Laranja Vermelho Verde Vermelho-Violeta Azul-Verde Azul Azul-Violeta

Leia mais

ANÁLISE DE CORES. Método Sazonal Expandido. belo horizonte 17 e 18 de agosto DE 2013

ANÁLISE DE CORES. Método Sazonal Expandido. belo horizonte 17 e 18 de agosto DE 2013 ANÁLISE DE CORES Método Sazonal Expandido belo horizonte 17 e 18 de agosto DE 2013 NOSSO CURSO A cor é o elemento na imagem que causa o primeiro impacto visual e deve ser selecionada com cautela na composição

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria.

Leia mais

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO O que é a cor? ? O que é a cor? O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina,

Leia mais

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Cores Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Quais as cores das palavras abaixo? NÃO LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO!!! A VARIÁVEL VISUAL COR As cores que percebemos são produzidas

Leia mais

Curso de Bacharelado em Design de Moda. Cor aplicada ao Design Claudia Albert Aula 1

Curso de Bacharelado em Design de Moda. Cor aplicada ao Design Claudia Albert Aula 1 Curso de Bacharelado em Design de Moda Cor aplicada ao Design Claudia Albert Aula 1 Material 1. Papel A4 2. Um pacote A4 de papel color set 3. Lápis de cor ou caneta colorida ou pastel 4. Tesoura 5. Cola

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite: melhorar a legibilidade da informação gerar imagens realistas focar a atenção do observador passar emoções etc. CORES

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Professora Cristina Cardoso 8º Ano- EDUCAÇÃO VISUAL Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco

Professora Cristina Cardoso 8º Ano- EDUCAÇÃO VISUAL Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco Professora Cristina Cardoso 8º Ano- EDUCAÇÃO VISUAL Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco LUZ E COR A COR A cor é um produto cultural; não existe se não for percebida, isto é, se

Leia mais

A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções.

A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções. A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções. A cor é construtiva: pois tendo um significado próprio, possui

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo SEMIÓTICA DAS CORES SEMIÓTICA DAS CORES A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. Não tem existência material, trata-se apenas de sensação produzida

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV Daniel C. Zanotta 13/08/2018 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I As Cores Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I Apesar de serem o mesmo fenômeno físico, existe duas maneiras de entender as cores. A cor é uma radiação eletromagnética, corresponde à parte do

Leia mais

Sem luz não existe cor

Sem luz não existe cor Estudo da cor Sem luz não existe cor Aristóteles, um filósofo grego, que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente na nossa

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

COLORIMETRIA APLICADA - 2016

COLORIMETRIA APLICADA - 2016 COLORIMETRIA 2016 Essa apostila tem por objetivo esclarecer a matemática exta das cores e seu fundamento na Micropigmentação, numa linguagem simples e de fácil entendimento para profissionais que já atuam

Leia mais

OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho

OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho 1 USAR CORES EM CONFLITO COM O NEGÓCIO QUE VOCÊ TRABALHA Evite se destacar pela cor errada! Nos ambientes

Leia mais

Engenharia da coloração: seja um mestre na criação de cores. com Rudy Pont s

Engenharia da coloração: seja um mestre na criação de cores. com Rudy Pont s Engenharia da coloração: seja um mestre na criação de cores com Rudy Pont s Engenharia da coloração: seja um mestre na criação de cores 2 Estudos sobre a teoria das cores Aristóteles: as cores eram uma

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

ANÁLISE DE CORES. Método Sazonal Expandido. são paulo 20 e 21 DE JUlHO DE 2013

ANÁLISE DE CORES. Método Sazonal Expandido. são paulo 20 e 21 DE JUlHO DE 2013 ANÁLISE DE CORES Método Sazonal Expandido são paulo 20 e 21 DE JUlHO DE 2013 NOSSO CURSO A cor é o elemento na imagem que causa o primeiro impacto visual e deve ser selecionada com cautela na composição

Leia mais

A HARMONIA DA COR NA IMAGEM PESSOAL ATRAVÉS DA MAQUIAGEM. Misciellen Charlou do Prado 1, Silvani Emiliano 2

A HARMONIA DA COR NA IMAGEM PESSOAL ATRAVÉS DA MAQUIAGEM. Misciellen Charlou do Prado 1, Silvani Emiliano 2 A HARMONIA DA COR NA IMAGEM PESSOAL ATRAVÉS DA MAQUIAGEM Misciellen Charlou do Prado 1, Silvani Emiliano 2 1. Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor. com Rudy Pont s

A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor. com Rudy Pont s A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor com Rudy Pont s A arte da coloração: obtenha os melhores resultados de cor 2 Estrutura de um fio 1 2 3 4 1. Microfibrila e Macrofibrila 2. Medula

Leia mais

Estudo da cor [breve síntese]

Estudo da cor [breve síntese] Estudo da cor [breve síntese] Sem luz não existe cor Aristóteles, filósofo grego que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente

Leia mais

Boletim Informativo. Cores por Números. Conteúdo. Introdução. O que é a Cor? Percepção da cor. A Sensação Visual da Cor. Representação Gráfica

Boletim Informativo. Cores por Números. Conteúdo. Introdução. O que é a Cor? Percepção da cor. A Sensação Visual da Cor. Representação Gráfica SOLUÇÕES EM COSTURA COATS Cores por Números Conteúdo Introdução O que é a Cor? Percepção da cor A Sensação Visual da Cor Representação Gráfica O Espectro Visível Espaço Uniforme da Cor Avaliação da Diferença

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Prof. Fernando Lang da Silveira

Prof. Fernando Lang da Silveira As sombras são coloridas com as três cores originais das lâmpadas (vermelho, verde e azul) e mais outras três cores (magenta, ciano e amarelo), além do branco e do preto. Prof. Fernando Lang da Silveira

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Blog Design e Poesia Prof. a Graciela Campos Link aulas

Leia mais

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa?

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa? LUZ Uma pequena formiga e um planeta gigante têm algo em comum: ambos produzem uma sombra! A luz viaja em linha reta, portanto, se o seu caminho é bloqueado por um objeto, isso cria uma área escura, ou

Leia mais

Aprofunde seus conhecimentos

Aprofunde seus conhecimentos Aprofunde seus conhecimentos PSICOLOGIA DAS CORES As cores são responsáveis por ativar sensações no cérebro humano. Cada cor que você escolhe para sua apresentação, pode ajudar ou atrapalhar a sua mensagem

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2018 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

diariodocabelo.com.br

diariodocabelo.com.br Este e-book foi feito carinhosamente para você, reunindo as melhores dicas de colorimetria capilar e cortes que você precisa para alcançar seus objetivos profissionais. Cortes de Cabelo Técnicas maravilhosas

Leia mais

Colorimetria de Bases Mary Kay

Colorimetria de Bases Mary Kay Colorimetria de Bases Mary Kay Definindo o seu tom Cada pessoa tem um tom específico de pele e seria impossível que as marcas desenvolvessem cores exatas para cada um deles. Mas é possível se aproximar

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Blog Design e Poesia Prof. a Graciela Campos Link aulas

Leia mais

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL imagem COMUNICAÇÃO VISUAL Imagem (do latim imago) é toda e qualquer visualização gerada pelo ser humano, seja em forma de objeto, de obra de arte, de registro foto-mecânico, de construção pictórica (pintura,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO CORRETA DA COR NA MAQUIAGEM PARA TIPOS CROMÁTICOS

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO CORRETA DA COR NA MAQUIAGEM PARA TIPOS CROMÁTICOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO CORRETA DA COR NA MAQUIAGEM PARA TIPOS CROMÁTICOS Isabelle Nicole Pappini 1, Danielle de Cassia 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

Princípios de Composição: Teoria da Cor. Prof. Edmilson José da Silva

Princípios de Composição: Teoria da Cor. Prof. Edmilson José da Silva Prof. Edmilson José da Silva [ ] a cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável

Leia mais

Curso de Coloração Pessoal - módulo 1 Método sazonal expandido com Luciana Ulrich. 26 e 27 de Maio de 2018 (integral) >> Belo Horizonte - MG <<

Curso de Coloração Pessoal - módulo 1 Método sazonal expandido com Luciana Ulrich. 26 e 27 de Maio de 2018 (integral) >> Belo Horizonte - MG << Curso de Coloração Pessoal - módulo 1 Método sazonal expandido com Luciana Ulrich 26 e 27 de Maio de 2018 (integral) >> Belo Horizonte - MG

Leia mais

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES Se enxergássemos o mundo assim... Mostra Amazônia Sebastião Salgado Gênesis Sebastião Salgado As cores são importantes fontes de expressão! Comunicam ideias e sentimentos

Leia mais

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio Luz e Cor por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio (adaptado por Luiz Fernando Martha para a disciplina CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia) Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10

Leia mais

bolsas e biotipos OttoMille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo

bolsas e biotipos OttoMille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo bolsas e biotipos ttomille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo acessório indispensável precisa estar em harmonia com você. Seu visual vai ficar muito mais equilibrado e bonito principal

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Interação Homem-Computador Faculdade de

Leia mais

HOSPITAL ANÁLISE DE CORES

HOSPITAL ANÁLISE DE CORES UFU Arquitetura e Urbanismo e Design Análise da Forma Luis Eduardo Jacqueline Avelhaneda Pablo Augusto Sofia Peliciari Ulisses Rocha HOSPITAL ANÁLISE DE CORES A cor pode ser entendida como sensações visuais

Leia mais

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Luz e Cor Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces 1 Luz Cromática Em termos perceptivos avaliamos a luz cromática pelas seguintes quantidades: 1. Matiz (Hue): distingue entre as várias cores

Leia mais

COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO!

COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO! COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO! Introdução 3 A roda de cores 6 Paleta de cores 10 Combinações que dão certo 15 Algumas dicas 20 Conclusão 26 Sobre a Valle Casa & Conforto

Leia mais

Fenômeno Físico Como a cor acontece

Fenômeno Físico Como a cor acontece Fenômeno Físico Como a cor acontece Teoria das Cores Definição Expressa uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos raios de luz irradiados em nosso planeta. A cor não existe, materialmente

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Cor

Processamento Digital de Imagens. Cor Processamento Digital de Imagens Cor Em uma descrição física a cor está associada ao seu comprimento de onda. Ao se analisar o espectro eletromagnético na região do visível, os menores comprimentos de

Leia mais

LEITURA DA COLORIMETRIA

LEITURA DA COLORIMETRIA LEITURA DA COLORIMETRIA 1 LEITURA DA COLORIMETRIA Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. A construção de um

Leia mais

curso Coloração Pessoal MÓDULO 1 13 e 14 de Setembro CURITIBA Método Sazonal Expandido

curso Coloração Pessoal MÓDULO 1 13 e 14 de Setembro CURITIBA Método Sazonal Expandido curso Coloração Pessoal 13 e 14 de Setembro CURITIBA MÓDULO 1 Método Sazonal Expandido MÓDULO DE NIVELAMENTO ONLINE Conteúdo Características da cor Conceito de temperatura Classificação de temperatura

Leia mais

FLG0243 Cartografia Temática

FLG0243 Cartografia Temática FLG0243 Cartografia Temática ELABORAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Fazer um mapa significa explorar sobre o plano as correspondências entre todos os elementos de um mesmo componente da informação o componente

Leia mais

Como decorar com branco

Como decorar com branco Como decorar com branco Diz-se que o branco é o novo preto e a verdade é que a cor mais pura e simples da roda das cores tem tido um protagonismo inigualável na decoração de interiores ao longo dos últimos

Leia mais

CURSOS DE COLORAÇÃO PESSOAL Nível I PORTO

CURSOS DE COLORAÇÃO PESSOAL Nível I PORTO CURSOS DE COLORAÇÃO PESSOAL Nível I PORTO Olá, Obrigada por escolher a Fashion School considerado, pelos especialistas, como um dos mais credíveis centros de formação, do país, certificado pela DGERT (Direção

Leia mais

Blog Design com Poesia [ ] Facebook GracicamposDesign [ ] Representação1

Blog Design com Poesia [  ] Facebook GracicamposDesign [  ] Representação1 Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [ www.facebook.com/gracicamposdesign ] Representação1 A luz circunda as coisas, é refletida por superfícies Luz.

Leia mais

Curso de Coloração Pessoal Método sazonal expandido com Luciana Ulrich. 30 de Set e 01 de Out de 2017 >> Rio de Janeiro - RJ <<

Curso de Coloração Pessoal Método sazonal expandido com Luciana Ulrich. 30 de Set e 01 de Out de 2017 >> Rio de Janeiro - RJ << Curso de Coloração Pessoal Método sazonal expandido com Luciana Ulrich 30 de Set e 01 de Out de 2017 >> Rio de Janeiro - RJ

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz)

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz) Marcelo Gattass, PUC-Rio Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10 6 10 8 10 10 10 12 10 14 10 16 10 18 10 20 (m) rádioam FM,TV Micro-Ondas Ultra-Violeta Infra-Vermelho RaiosX f (Hertz) 10 6 10 4 10 2 10

Leia mais

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade I Cor Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): 1 Cor No momento, meu espírito está inteiramente tomado pela lei

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

Fundamentos de Processamento Gráfico. Modelos de cores. Fátima Nunes. Profa. Fátima L. S. Nunes

Fundamentos de Processamento Gráfico. Modelos de cores. Fátima Nunes. Profa. Fátima L. S. Nunes Fundamentos de Processamento Gráfico Aula 10 Modelos de cores Fátima Nunes 1 Introdução Por que usar cor em processamento de imagens? 2 Introdução Por que usar cor em processamento de imagens? Cor: descritor

Leia mais

Eduardo Justiniano (http://brazilnature.com/foto)

Eduardo Justiniano (http://brazilnature.com/foto) Ao observarmos uma folha de papel no sol, interpretamos a luz irradiada como se fosse branca; se levarmos este papel para um ambiente iluminado por uma lâmpada fluorescente, nossa percepção da cor do papel

Leia mais

Ilustração 2. Blog Design com Poesia [ ] Facebook GracicamposDesign [ ]

Ilustração 2. Blog Design com Poesia [  ] Facebook GracicamposDesign [  ] Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [ www.facebook.com/gracicamposdesign ] Ilustração 2 Blog Design e Poesia Prof. Graciela Campos I Ilustração 2 HARMONIAS

Leia mais

Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida.

Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida. Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida. Ofereça versatilidade: estilo, acabamento, resistência, ótimo custo e entrega ágil, no tamanho que o cliente precisar. Conforto sob medida, passo a passo

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 30 de julho de 2015 Motivações: cor ajuda reconhecimento

Leia mais

Índice 1. ESTRUTURA CAPILAR PIGMENTOS CORES PRIMÁRIAS CORES SECUNDÁRIAS CORES TERCIÁRIAS CÍRCULO CROMÁTICO...

Índice 1. ESTRUTURA CAPILAR PIGMENTOS CORES PRIMÁRIAS CORES SECUNDÁRIAS CORES TERCIÁRIAS CÍRCULO CROMÁTICO... A magia da cor Pensando em inovação, a Sweet Hair Professional lança uma exclusiva linha de coloração, desenvolvida por coloristas para atender todas as necessidades profissionais. Com microtecnologia

Leia mais

COLORINDO SEUS SONHOS...

COLORINDO SEUS SONHOS... COLORINDO SEUS SONHOS... DICAS PARA PINTURA DE QUARTO DE SEU MAIOR TESOURO: UM FILHO... Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora

Leia mais

O cabelo não pode cobrir o rosto, nem estar jogado para a frente do ombro e nem estar molhado.

O cabelo não pode cobrir o rosto, nem estar jogado para a frente do ombro e nem estar molhado. Estética do âncora e repórter Maquiagem A maquiagem é usada para melhorar, corrigir e mudar a aparência. Ela é utilizada diariamente para acentuar ou melhorar características como: pequenas manchas na

Leia mais

Cores na Inteface Gráfica

Cores na Inteface Gráfica Cores na Inteface Gráfica Ana Paula Costa Fabiano Gonçalves Maria Cristina Díez Renato Pantel Introdução O uso correto da cor, facilita a formação do modelo mental. O uso adequado da cor pode facilitar

Leia mais

O Homem e suas necessidades lumínicas. O Olho Humano Visão das Cores e Percepção

O Homem e suas necessidades lumínicas. O Olho Humano Visão das Cores e Percepção O Homem e suas necessidades lumínicas O Olho Humano Visão das Cores e Percepção O olho é o órgão através do qual se torna possível perceber as sensações de luz e cor e interpretar, por meio da imagem,

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga mvieira@sc.usp.br

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais