Fasci-Tech AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO DE EVENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fasci-Tech AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO DE EVENTOS"

Transcrição

1 AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO DE EVENTOS RESUMO Danilo Pessoa Cardoso 1 Profa. Dra. Maria Márcia Matos Pinto 2 Atualmente, nota-se o grande crescimento de usuários de redes sociais em uma escala global. Para as empresas, as redes sociais passaram a ser muito mais que sites de relacionamentos, elas tornaram-se fortes ferramentas de marketing e estudo mercadológico. Desta forma, sites como Facebook, Orkut e Twitter estão sendo usados como uma forma de divulgação de seus produtos. Sendo assim, a proposta deste trabalho é estudar como as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta de divulgação de produtos ou serviços no meio digital. Pretende-se verificar como essa divulgação ocorre através da criação e análise de um website, cujo objetivo principal é a divulgação de eventos entre redes sociais. Palavras-chave: Marketing Digital; Redes Sociais; Ferramentas de Marketing; Publicidade. ABSTRACT Nowadays it is possible to observe the fast growth of social network users all over the world. For businesses, social networks have become much more than relationship sites, they have become powerful marketing tools and means of marketing analysis. This way, sites like Facebook, MySpace and Twitter are being used as a form of advertising products. Thus, the proposal of this paper is to study how social networks can be used as a tool to advertise products or services in the digital environment. In order to verify how digital advertising occurs, we intend to create and analyse a website whose main purpose is the dissemination of events among social networking sites. Keywords: Digital Marketing; Social Networking; Marketing Tools; Advertising. Introdução Com o novo paradigma de relacionamento interpessoal global, percebe-se que cada vez mais as redes sociais influenciam seus usuários, criando novas tendências, hábitos e comportamentos. 1 Aluno de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da FATEC-São Caetano do Sul. 2 Professora da FATEC-São Caetano do Sul (Orientadora do Trabalho).

2 Para as empresas, as redes sociais passaram a ser muito mais que sites de relacionamentos elas se tornaram fortes ferramentas de marketing e estudo mercadológico. Desta forma, sites como Facebook, Orkut e Twitter estão sendo usados pelas empresas como uma forma de divulgação de seus produtos, podendo-se olhar para as redes sociais sob uma nova perspectiva: a de uma poderosa ferramenta de divulgação digital. Assim sendo, este trabalho propõe-se a estudar a utilização das redes sociais como ferramenta de divulgação digital de produtos, marcas e serviços, demonstrando como isso ocorre, como funciona a dispersão da informação entre os usuários das redes sociais e como essa ferramenta pode ser usada para a promoção do que é produzido numa empresa. Para realização deste estudo, está sendo desenvolvido um website de divulgação de eventos, no qual serão usadas as redes sociais para disseminar informações sobre eles ao mesmo tempo em que o próprio site será promovido. 1 Redes Sociais As redes sociais representam uma das formas de comunicação e integração mais utilizadas atualmente. Porém, elas são muito mais do que um serviço ou um site. Para entender melhor como elas são definidas, tomamos alguns dos conceitos apresentados por estudiosos da área. Para Wasserman e Faust (1994, apud DEGENE e FORSÉ, 1999), uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores 3 e suas conexões 4, sendo que os atores criam conexões com outros atores, formando assim uma grande rede de interconexões. Analisando a definição proposta por Wasserman e Faust, percebe-se que as redes sociais têm como objetivo conectar diversos grupos sociais, propiciando interação e criando relacionamentos entre eles. Para RECUERO, uma rede social é definida como sendo: 3 Atores são definidos como sendo pessoas, instituições, grupos ou nós de uma rede de computadores. 4 Conexões são definidas como sendo interações ou laços sociais entre pessoas.

3 [...] aqueles que compreendem a categoria dos sistemas focados em expor e publicar as redes sociais dos atores. São sites cujo foco principal está na exposição pública das redes conectadas aos atores, ou seja, cuja finalidade está relacionada à publicação dessas redes (2009, p.104). Ainda, segundo Recuero (2009, p. 23), o estudo das redes sociais na internet foca o problema de como as estruturas sociais surgem, de que tipo são, como são compostas e como as interações são capazes de gerar fluxo de informações. Desta forma, ao analisar a definição proposta por Recuero, chega-se ao consenso de que as redes sociais são muito mais que serviços, sendo estas grandes sistemas de comunicação e integração social, que têm como objetivo conectar e sustentar o relacionamento entre atores. Uma rede social, por outro lado, é vista por Tomáel e Martelato como [...] um conjunto de pessoas (ou organizações ou outras entidades sociais) conectadas por relacionamentos sociais, motivados pela amizade e por relações de trabalho ou compartilhamento de informações e, por meio dessas ligações, vão construindo e reconstruindo a estrutura social (2006, p. 75). Ao analisar a concepção que Tomáel e Martelato têm em relação às redes sociais, conclui-se que estas são movidas por seus usuários assim como os relacionamentos que mantêm com outros usuários. Sendo assim, ao conceber a ideia de uma rede social, não se deve pensar somente em um exemplo específico, como Facebook ou Orkut, ou em alguma característica ou serviço, e sim em um sistema que tem o seu foco voltado a prover a seus usuários um ambiente de interação e relacionamento social. Este sistema é impulsionado por esses usuários e cresce proporcionalmente à quantidade de relacionamentos entre eles. 2 As Redes Sociais no Brasil Atualmente, a rede social mais acessada no Brasil é o Orkut. Segundo a comscore - empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing digital, o Orkut apresenta, no ano de 2011, cerca de 32,2 milhões de usuários mensais enquanto a segunda maior rede social no pais, o Facebook, apresenta cerca de 12,1 milhões de usuários mensais.

4 Ao analisar somente estes dados, pode-se concluir, erroneamente, que o Orkut consolidar-se-á como a rede social dominante no Brasil nos próximos anos. Este equivoco é de fácil percepção e explicação ao analisar as tendências de acessos diários das redes sociais no Brasil, acessos estes apresentados na figura 01. Figura 1 - Acessos diários das principais redes sociais no Brasil entre 2009 a 2011 Fonte: Google Trends Conforme evidenciado na figura 05, nota-se que o Orkut apresentou uma grande taxa de crescimento entre os períodos de janeiro de 2011 até julho de Porém, a partir desta data, nota-se o decréscimo do Orkut e a ascensão de acessos diários do Facebook. Segundo a comscore, entre os anos de 2009 e 2010, o Orkut apresentou uma taxa de crescimento de +28% enquanto o Facebook, nesse mesmo período de tempo, apresentou uma taxa de +258%. Pode-se perceber esta tendência de crescimento analisando-se com uma maior acuidade os acessos no ano de 2011, conforme explicitado na figura 02. Figura 2 - Acessos diários das principais redes sociais no Brasil no ano de 2011 Fonte: Google Trends

5 Logo, conclui-se que a rede social com mais usuários atualmente no Brasil ainda é o Orkut. Porém nota-se que este fato está propenso a mudar, pois o Facebook apresenta um grande crescimento em número de usuários enquanto o Orkut apresenta um declínio. 3 Marketing Digital O marketing digital tem como base os princípios do marketing tradicional para sustentar suas relações de troca. Desta forma, tem-se por objetivos a identificação das necessidades e desejos do cliente, o desenvolvimento de produtos e a geração de demanda. Conforme definido por Torres (2010, p.12), o marketing nas mídias sociais é o conjunto de ações de marketing digital que visam criar relacionamento entre a empresa e o consumidor para atrair a sua atenção e conquistar o consumidor online. Sendo assim, o marketing nas mídias sociais tem basicamente um único foco: o relacionamento com os clientes através da internet. Porém, Andreas Weigend, ex-cientista-chefe da Amazon e especialista em comportamento do consumidor online, afirma em entrevista à revista HSM Management: [...] A Dell vendeu cerca de US$ 1 milhão em equipamentos de informática a partir de promoções especiais anunciadas pelo Twitter. Ou seja, as empresas estão experimentando e a mudança é muito mais profunda do que a maioria das pessoas acha. Agora todo mundo se tornou marketeiro. Se adoro um produto, vou falar dele para todos os meus amigos, vou fazer um tweet sobre ele. O processo de tomada de decisão é altamente influenciado pelo que outras pessoas acha. (Weigend, 2009, p.45). Seguindo essa ideia, as redes sociais podem ser consideradas o "boca-a-boca" virtual, tornando-se, assim, uma grande ferramenta de divulgação. Desse modo, pode-se afirmar que atualmente as pessoas não procuram mais pelas noticias, mas as noticias encontram as pessoas. 4 Eventos sociais A origem da palavra eventos vem do termo eventual, o mesmo que casual, um acontecimento que foge à rotina e sempre é programado para reunir um grupo de pessoas (CAMPOS, WYSE & ARAÚJO, 2002).

6 De acordo com dados do SEBRAE (2004), acontecem, anualmente, no país mais de 330 mil eventos, envolvendo 80 milhões de participantes, o que resulta na geração de cerca de 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. Assim, os eventos passam a ser algo mais que simples reuniões de grupos, tornando-se um grande mercado com uma alta rentabilidade. O mercado gerado pelos eventos compreende diversas áreas da economia. Para Britto e Fontes (2002, p.19), O evento é muito mais do que o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento de uma seqüência de atividades destinadas a um público específico e realizadas em local apropriado. O evento deve ser pensado como uma atividade econômica e social que gera uma série de benefícios para os empreendedores, para a cidade promotora, para o comércio local, restaurantes, hotéis e para a comunidade. Logo, conclui-se que os eventos no Brasil representam um grande mercado a ser explorado e que ainda possui carências, como sua divulgação no meio digital. O Website de Eventos Para explorar a carência de divulgação de eventos no meio digital, propõe-se o desenvolvimento de um website que possibilite-a de uma maneira simples e eficiente. Para atender tal requisito, utilizar-se-á as redes sociais mais atuais para fazer a disseminação das informações dos eventos. Esse website apresentará diferenças de serviços semelhantes, pois tem como foco a facilidade de divulgação e compartilhamento, fatores estes não explorados pelos sites concorrentes, através da divulgação dos eventos entre múltiplas redes sociais. Nesse sentido, um único evento poderá ser divulgado em mais de um ambiente social ao mesmo tempo, aumentando, assim, sua capacidade e efetividade. Objetivos do Website e suas funcionalidades O website tem como objetivos principais: Criar eventos e divulgá-los através de múltiplas redes sociais; Disponibilizar ao usuário os feeds relacionados aos eventos escolhidos; Possibilitar ao usuário comentar, compartilhar informações e mídias digitais referentes a eventos;

7 Possibilitar ao usuário a criação de qualquer tipo de evento. Considerando tais objetivos, o website terá como foco a criação de uma página de evento, sendo que esta conterá todas as informações relevantes ao mesmo, possibilitando, assim, o armazenamento de comentários e mídias digitais referentes a ele. O usuário poderá criar qualquer tipo de eventos, desde uma simples festa de aniversário ou um encontro em alguma casa noturna, até grandes eventos como casamentos e shows. Interfaces do Sistema Para a versão beta do website, foi desenvolvida a interface da Home - página inicial do usuário no sistema, conforme mostrado na figura 03: Figura 3 - Interface da página Home

8 Considerações Finais Sendo o objetivo deste trabalho mostrar o papel relevante que as redes sociais têm exercido como estratégia de marketing, é importante verificar que, além de elas cada vez mais fazerem parte da vida dos indivíduos, as ferramentas que dispõem ao usuário também vêm se diversificando, abrindo espaço para a divulgação de grande número de serviços, como é o caso do entretenimento. Assim, a diversidade de ferramentas oferecidas contribui para que interesses mais específicos sejam alcançados pelos usuários, caso este da busca por informações sobre eventos, foco deste trabalho. Portanto, a construção de um website voltado a esses interesses deverá demonstrar o poder de divulgação de produtos e serviços que as redes sociais possuem. O website proposto ainda está na fase de desenvolvimento, não sendo possível, ainda, quantificar e qualificar seu desempenho na divulgação de informações nas mídias sociais. Ao concluí-lo, analisar-se-á como as redes sociais beneficiam a disseminação dos eventos, uma vez que o website proverá os dados necessários para este estudo. O que se pretende é verificar a viabilidade de esse tipo de website consolidar-se não somente como um difusor de informações, mas também como uma micro rede social. Referências AFONSO, A. S. Uma Análise da Utilização das Redes Sociais em Ambientes Corporativos. 2009, 163 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, AGUIAR, G. A.; SILVA, J. F. M. As Bibliotecas Universitárias Nas Redes Sociais: Facebook, Orkut, Myspace e Ning. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2004, Campinas. BACHA, M. L; REIS, M.; SCHAUN, A.; UTSUNOMYA, F. I. Produção científica brasileira na temática da mobilidade e redes sociais na internet entre 2005 e 2009: um olhar. SIMPÓSIO NACIONAL ABCIBER, São Paulo, BRIGNOL, L. D.; GOGO, D. Redes Sociais e os Estudos de Recepção na Internet. In: XIX ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. Rio de Janeiro, BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP: Aleph, 2002.

9 CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios. Rio de Janeiro, RJ: Senac Nacional, CARDOSO, G.; CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política. In: CONFERÊNCIA PROMOVIDA PELO PRESIDENTE. Belém, Imprensa Nacional DAMBRÓS, J.; REIS, C. A Marca nas Redes Sociais: uma proposta de gestão colaborativa. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO Natal, RN, DEGENNE, A.; FORSÉ, M. Introducing Social Networks. London: Sage, FICHTER, J. H. Definições para uso didático in: Fernades, Florestan. Comunidade e Sociedade: leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. SP, Ed Nacional, EDUSP, GALLI, F. C. S. Linguagem da internet: um meio de comunicação global. Disponível em < Acesso em 12 de Setembro de GUIMARÃES, F. A. O. Rede Social e Suas Contradições: espaço de disputa ideopolítica, 2007, 167 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Porto Alegre, KAUFMAN, D. O Processo de Tomada de Decisão no Ciberespaço: O papel das redes sociais no jogo das escolhas individuais, 2010, 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica, Signo e Significação nas Mídias) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, KOO, L. C. Estudo da Atratividade dos Ambientes de Comunidades Virtuais: Análise Comparativa LinkedIn e Orkut, 2006, 115 f. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, KRAUT R. et al. Internet paradox: a social technology that reduces social involvement and psychological well-being., American Pyschology., MEDEIROS, R. A. A Relação de fascínio de um grupo de adolescentes pelo Orkut: um retrato da modernidade líquida, 2008, 155 f. Dissertação (Mestrado Programa de Pós- Graduação em Educação.Área de Concentração : Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, OSTROW, A. Twitter-growth-rate-versus-facebook. Disponível em < Acesso em 04 de Agosto de RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

10 REICHERT, F.; ZSCHORNACK, F. Análise de Acessibilidade em Redes Sociais. Uniritter, Disponível em < Acesso em 04 de maio de STANLEY, Chris. A Web 2.0 e o marketing das redes sociais. HSMManagement. n. 75, p , julho-agosto TOMAÉL, M. L.; MARTELATO, R. M. Redes sociais: posição dos atores no fluxo da informação. Enc. Bibli: Revista Eletr. de Bibliotecon. Ci. Inf. Florianópolis, n. esp., p , 1 sem Disponível em: < Acesso em 25 de novembro de TORRES, C. Guia prático de marketing digital para pequenas empresas. Disponível em < Acesso em 04 de maio de 2011.

Fasci-Tech AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA PUBLICIDADE DIGITAL

Fasci-Tech AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA PUBLICIDADE DIGITAL AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA PUBLICIDADE DIGITAL Danilo P. Cardoso 1 Maria Márcia Matos Pinto 2 RESUMO: Atualmente, é possível notar o grande crescimento de usuários de redes sociais em uma escala

Leia mais

TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE IDENTIDADES VISUAIS SITES E LOJAS VIRTUAIS VÍDEOS E ANIMAÇÕES REDES SOCIAIS

TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE IDENTIDADES VISUAIS SITES E LOJAS VIRTUAIS VÍDEOS E ANIMAÇÕES REDES SOCIAIS OLÁ! SOMOS A TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE Qualquer negócio (mesmo os pequenos) podem crescer utilizando a internet e redes sociais. Só precisam da estratégia certa! IDENTIDADES

Leia mais

Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016

Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016 Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016 SITE Pacote de Banner na Página Inicial (Home Page).. p.2 Pacote da Página Catálogo de Expositores... p.3 Pacote da Página Visitar.....

Leia mais

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Interna - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Externa Associados, não associado e comunidade. COMUNICAÇÃO PRESENCIAL: Visitas de

Leia mais

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11)

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) 3506-1878 www.spiner.com.br spiner@spiner.com.br O QUE SÃO as REDES? O QUE SÃO AS REDES? Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas

Leia mais

O uso das Redes Sociais para comunicação e interação com o usuário: o caso das bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul

O uso das Redes Sociais para comunicação e interação com o usuário: o caso das bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O uso das Redes Sociais para comunicação e interação com o usuário: o caso das bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul Marlucy Veleda Farias (UNIPAMPA) - marlucyfarias@unipampa.edu.br

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital PROGRAMAÇÃO COMPLETA Módulo 1: Gestão de marcas e negócios nas redes sociais - 12 horas 12 (segunda-feira), 14 (quarta-feira), 19 (segunda-feira) e 21

Leia mais

TAW Tópicos de Ambiente Web

TAW Tópicos de Ambiente Web TAW Tópicos de Ambiente Web Desenvolvimento da Internet e Programas de Uso rveras@unip.br Aula - 03 Agenda A informação Software ou Aplicações Intranet Novas Tendências 2 A informação A Informação 3 A

Leia mais

#Curtiu? O Estudo do Marketing Aplicado as Redes Sociais nos Meios de Hospedagem Alternativos em João Pessoa Paraíba

#Curtiu? O Estudo do Marketing Aplicado as Redes Sociais nos Meios de Hospedagem Alternativos em João Pessoa Paraíba #Curtiu? O Estudo do Marketing Aplicado as Redes Sociais nos Meios de Hospedagem Alternativos em João Pessoa Paraíba Resumo: A internet no século XXI aparece como um dos principais meios de propagação

Leia mais

EDUCAÇÃO & NEGÓCIOS. Será que estamos preparados para a nova era da instantaneidade?

EDUCAÇÃO & NEGÓCIOS. Será que estamos preparados para a nova era da instantaneidade? EDUCAÇÃO & NEGÓCIOS Será que estamos preparados para a nova era da instantaneidade? FATEA Lorena 27/09/2011 TEMAS ABORDADOS: Como aprendemos? A nova geração de empreendedores e profissionais Cenário profissional

Leia mais

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online.

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online. APRESENTAÇÃO A Mistura Digital oferece serviços de criação de design e conteúdo online (sites, blogs, redes sociais), personalização e gerenciamento de redes sociais, e estratégia de comunicação digital.

Leia mais

Fernanda Travassos de Castro (1), Renato Pazos Vazquez (2), Igor Liborio da Silva (3), Cauana Mayrink de Oliveira (4)

Fernanda Travassos de Castro (1), Renato Pazos Vazquez (2), Igor Liborio da Silva (3), Cauana Mayrink de Oliveira (4) ADOÇÃO DE SITES GRATUITOS E REDES SOCIAIS PARA ORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: O CASO DA SEMANA ACADÊMICA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CTUR Fernanda

Leia mais

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Paula Carina de Araújo (UFPR) - paula.carina.a@gmail.com

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital. Fonte: A Bíblia do Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital. Fonte: A Bíblia do Marketing Digital Estratégias de Marketing Digital Fonte: A Bíblia do Marketing Digital O marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e para as empresas. Não é uma questão de tecnologia,

Leia mais

Mídias Socias. Luiz Trindade

Mídias Socias. Luiz Trindade Mídias Socias Luiz Trindade "Social media isn't just about big networks like Facebook, Orkut and MySpace, it's about brands having conversations. Lloyd Salmons, first chairman Internet Advertising Bureau

Leia mais

Site como referencia de comunicação Estudo de Site G Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4

Site como referencia de comunicação Estudo de Site G Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4 Site como referencia de comunicação Estudo de Site G1000 1 Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4 Resumo O Grupo de Mídia Interativa da Unfior (G1000) formado por

Leia mais

CONSEQUÊNCIAS DO DIGITAL PARA O MARKETING O REAL E O DIGITAL CONFUNDEM-SE

CONSEQUÊNCIAS DO DIGITAL PARA O MARKETING O REAL E O DIGITAL CONFUNDEM-SE CONSEQUÊNCIAS DO DIGITAL PARA O MARKETING O REAL E O DIGITAL CONFUNDEM-SE CONSEQUÊNCIAS DO DIGITAL PARA O MARKETING CONSEQUÊNCIAS DO DIGITAL PARA O MARKETING CONTRACÇÃO TEMPORAL IMPERA O IMEDIATO. É PRECISO

Leia mais

O que é economia criativa?

O que é economia criativa? O que é economia criativa? 15 A 20 SETORES DA ECONOMIA QUE MAIS CRESCEM, MAIS GERAM EMPREGOS E MELHOR PAGAM NO MUNDO ATUAL. JOHN HOWKINS NÚCLEO DAS ARTES MÚSICA, ARTES CÊNICAS, LITERATURA, ARTES VISUAIS,

Leia mais

search marketing strategies: SEO & SEM - foundations

search marketing strategies: SEO & SEM - foundations search marketing strategies: SEO & SEM - foundations workshop Lisboa search marketing strategies: Este workshop foi concebido por profissionais na área de Digital Marketing, que atuam na indústria nacional

Leia mais

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago TEMA E MOTIVAÇÃO A pesquisa se insere no âmbito do projeto de

Leia mais

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA 203 CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA INTRODUÇÃO ¹ Elias Barbosa de Lima filho ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ eliasbarbosalima141@gmail.com

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Comércio eletrônico - seções 3.3 Planejamento de marketing e de negócios na internet 3.4: Web e redes sociais plataformas digitais 1 Seção 3.1 PLANEJAMENTO DE MARKETING E DE NEGÓCIOS

Leia mais

Se você tem um livro para escrever, escreva. Se você quer gravar um álbum, grave. Não há necessidade de esperar que alguém num cubículo a quilômetros de você decida se você tem mérito. percepção

Leia mais

Pé no Altar: site de jornalismo especializado em assuntos do universo do casamento para a cidade de Uberaba 1

Pé no Altar: site de jornalismo especializado em assuntos do universo do casamento para a cidade de Uberaba 1 Pé no Altar: site de jornalismo especializado em assuntos do universo do casamento para a cidade de Uberaba 1 Ronailda Aparecida ABDALLA 2 Luís Fernando Ribeiro de OLIVEIRA 3 Universidade de Uberaba, Uberaba/MG

Leia mais

Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos:

Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos: Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos: Promovendo leitura, discussão online e inteligência social Antonio Mendes da Silva Filho Imagination is more important than knowledge. Knowledge is limited.

Leia mais

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de Docência On Line INTRODUÇÃO A educação a Distância (EAD) se tornou uma realidade necessária nos dias atuais, tendo como objetivo ajudar e qualificar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudarem

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

Nuno Rafael Couto da Silva

Nuno Rafael Couto da Silva Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Nuno Rafael Couto da Silva Rua Diogo Silves 33 Hab. 2.2 Vila Nova de Gaia - Mafamude, 4400-638 Vila Nova de Gaia (Portugal) 91 461 60 31 rafaelsilva.gmktnet@gmail.com

Leia mais

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO E-mail: wesley.pinheiro@fapcom.edu.br CONTEÚDO DA DISCIPLINA Diferenças entre redes sociais e mídias digitais Interatividade, Interação e Conversação

Leia mais

Sumário. Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX

Sumário. Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX Sumário Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX Parte I Cenários Contemporâneos em Marketing, 1 1 Marketing e Vantagem Competitiva, 3 Prof. André Giovanini Antas 1.1 Introdução, 4 1.2

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DO FACEBOOK NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1

A CONTRIBUIÇÃO DO FACEBOOK NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 A CONTRIBUIÇÃO DO FACEBOOK NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 Marcelo Moreira do Nascimento 2 RESUMO A rede social Facebook é uma ferramenta fundamental para a disseminação da

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais pretende mostrar o que

Leia mais

A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro

A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro Barbara Christian Vitiello (IFRJ) - babavitiello@gmail.com Ana Rosa Silva Santos

Leia mais

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization)

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization) Na medida em que se democratiza o acesso à rede mundial de computadores, mais pessoas passam a usar as ferramentas on line para se informar e manter contato com amigos e familiares. Com isso, as redes

Leia mais

Informática. Redes Sociais. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Redes Sociais. Professor Márcio Hunecke. Informática Redes Sociais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática REDES SOCIAIS Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

Gláucia Curtinaz Centeno de Rezende. O Brasil na moda: Novas representações do consumo e promoção da brasilidade. Dissertação de Mestrado

Gláucia Curtinaz Centeno de Rezende. O Brasil na moda: Novas representações do consumo e promoção da brasilidade. Dissertação de Mestrado Gláucia Curtinaz Centeno de Rezende O Brasil na moda: Novas representações do consumo e promoção da brasilidade Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida.

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida. 1ª Série 6NIC091 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Conceitos básicos de administração geral. Organizações e grupos formais e informais. Estrutura organizacional. Funções organizacionais da administração.

Leia mais

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING Introdução...3 O planejamento...5 Elaboração das metas...8 Definição das personas...12 Produção de conteúdos...17 Escolha dos canais...22 Análise de métricas...26

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA PROFESSORA: LUCIANA ALMEIDA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA PROFESSORA: LUCIANA ALMEIDA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA PROFESSORA: LUCIANA ALMEIDA PLANO DE NEGÓCIOS: BOATE FUN HOUSE AMANDA DA COSTA LIMA ALYSON BEZERRA

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO AEDU-LINUX ATRAVÉS DE MARKETING ONLINE

TÍTULO: ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO AEDU-LINUX ATRAVÉS DE MARKETING ONLINE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO AEDU-LINUX ATRAVÉS DE MARKETING ONLINE CATEGORIA:

Leia mais

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção.

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Mídia Kit 2012 O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Ele chega ao mercado com um conceito totalmente novo: proporcionar um conteúdo relevante, atualizado

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO A SER FRANQUEADO MERCADO DE ATUAÇÃO PÚBLICO-ALVO

DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO A SER FRANQUEADO MERCADO DE ATUAÇÃO PÚBLICO-ALVO DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO A SER FRANQUEADO MERCADO DE ATUAÇÃO PÚBLICO-ALVO BEM-VINDO AO FUTURO O FUTURO É DIGITAL E NOSSO NEGÓCIO É A PONTE QUE LIGA AS PEQUENAS EMPRESAS A ESSE FUTURO. Ainternet é um meio de

Leia mais

AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE

AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE Claudia Miyuki Werhmuller Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) claudiawerhmuller@gmail.com Ismar Frango Silveira (orientador)

Leia mais

A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido.

A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido. A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido. Quem somos Somos uma empresa especializada em Web há mais de 15 anos, com conhecimentos em ferramentas digitais e conteúdo em marketing

Leia mais

Computação Aplicada TÓPICOS AVANÇADOS COMPARATIVOS ENTRE OS SERVIDORES WEB: APACHE E IIS ADVANCED TOPICS IN COMPARATIVE WEB SERVERS: APACHE AND IIS

Computação Aplicada TÓPICOS AVANÇADOS COMPARATIVOS ENTRE OS SERVIDORES WEB: APACHE E IIS ADVANCED TOPICS IN COMPARATIVE WEB SERVERS: APACHE AND IIS Computação Aplicada TÓPICOS AVANÇADOS COMPARATIVOS ENTRE OS SERVIDORES WEB: APACHE E IIS ADVANCED TOPICS IN COMPARATIVE WEB SERVERS: APACHE AND IIS Edson Souza Linhares 1, Fernando Mitsuo Ogawa 2, Jadson

Leia mais

A ARTE DE FAZER SOCIAL LISTENING

A ARTE DE FAZER SOCIAL LISTENING A ARTE DE FAZER SOCIAL LISTENING AGENDA Apresentação do DAT [10H30 10H40] O que é Listening? E como o fazemos? [10H40 11H10] PAUSA Ferramentas e Exercício Prático [11H30-12H00] DIGITAL ACCELERATION TEAM

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL I - 2016 LIBRIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL I - 2016 LIBRIA 1) - APRESENTAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL I - 2016 LIBRIA A Aceleradora Libria (www.projetolibria.com.br) abre o seu segundo edital de inscrições

Leia mais

#disclaimer

#disclaimer #marcasúteis #disclaimer REVOLUÇÃO? REVOLUÇÃO? RÉvolução? EVOLUÇÃO INTERNET OF THINGS. NADA SE CRIA. Tudo se compartilha. MARCAS ENGAJADAS, ÚTEIS. #0. A VIDA COMO ELA ERA MUDOU ELES NÃO CONHECEM A

Leia mais

EVENTOS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

EVENTOS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EVENTOS Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! Daiane Jesus-Arquivo FCDA/CEUNSP A ANIMADA CONFRATERNIZAÇÃO SEXTA-FEIRA 13 FOI TODA PRODUZIDA PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE EVENTOS EVENTOS

Leia mais

A comunicação na era da economia de reputação

A comunicação na era da economia de reputação A comunicação na era da economia de reputação Phillipe Halley Martins Pereira 1 ANDERSON, Chris. Free: grátis: o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Dialogando com os novos negócios das

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

#MonitoramentodeMarcanaWeb

#MonitoramentodeMarcanaWeb #MonitoramentodeMarcanaWeb Consultoria Pesquisa Educação Executiva Copyright 2010. All rights reserved A pesar de a internet ter se tornado uma ferramenta cotidiana no trabalho de muitas empresas, poucas

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO

SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO O ESTUDO Na 4ª edição do estudo Horários Nobres, foram analisadas 86.489.600 publicações monitoradas pela ferramenta do Scup

Leia mais

Métodos de marketing digital e mídias sociais para marcas do agronegócio

Métodos de marketing digital e mídias sociais para marcas do agronegócio Volume 1 Métodos de marketing digital e mídias sociais para marcas do agronegócio 20 estratégias para gerar oportunidades e negócios no Facebook e Twitter No próximo volume: Google+, SEO, Youtube e Linkedin

Leia mais

NÓS SOMOS A HUNTER, muito prazer.

NÓS SOMOS A HUNTER, muito prazer. NÓS SOMOS A HUNTER, muito prazer. Olá, somos a Hunter. Uma agência digital movida pela constante busca por resultados. Nós desenvolvemos conceitos, criamos e compartilhamos experiências. Nosso compromisso

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação 2010 2018 Informar e dialogar são metas para uma comunicação oficial comprometida. Por isso, em 2003, a Uesb implantou a Assessoria de Comunicação,

Leia mais

PROMOÇÃO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO DA PROMOÇÃO NO MEIO DIGITAL

PROMOÇÃO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO DA PROMOÇÃO NO MEIO DIGITAL PROMOÇÃO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO DA PROMOÇÃO NO MEIO DIGITAL Francisco Teston¹, Jéssica Soares 2 1 Universidade Federal de Santa Catarina/Programa

Leia mais

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins Mídias Sociais Aula 01 Plano da disciplina Introdução Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Foco da disciplina

Leia mais

Resenha Uma Bíblia dos negócios e as redes sociais

Resenha Uma Bíblia dos negócios e as redes sociais Laércio Bento Mestre em Administração de Empresas e doutorando em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de temáticas relacionadas a Marketing e parecerista da Comissão

Leia mais

METADE ESTRATÉGIA METADE CRIATIVIDADE. Web Produtora

METADE ESTRATÉGIA METADE CRIATIVIDADE. Web Produtora METADE ESTRATÉGIA METADE CRIATIVIDADE Somos a Webprodutora, uma empresa composta por profissionais jovens e com formação estratégica, dinâmicos e criativos. Nossa empresa é especializada na área de desenvolvimento

Leia mais

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING MARKETING MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING DNA TRIP4U Nosso posicionamento ser um empresa de grife. Entregamos

Leia mais

Artigo original. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas

Artigo original. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas 1 Artigo original Analisa a evolução da Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur),

Leia mais

Como transformar seu site em uma máquina de vendas. Por Rodrigo Azevedo

Como transformar seu site em uma máquina de vendas. Por Rodrigo Azevedo Como transformar seu site em uma máquina de vendas Por Rodrigo Azevedo Sobre mim Sou apaixonado por tecnologia e internet, tenho dedicado minha vida a desenvolver soluções para facilitar a vida do profissional

Leia mais

2ª Edição Cláudio Torres

2ª Edição Cláudio Torres 2ª Edição Cláudio Torres Novatec Novatec Editora Ltda. 2009, 2018. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009

Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009 Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009 1 É fácil afirmar que vivemos um mundo global em mudança... Mas que significa exactamente isso? A mudança

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA

LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA Renata de Oliveira Sbrogio [FAAC (Unesp/Bauru) e UNILAGO] INTRODUÇÃO A cultura digital, advinda da rápida difusão

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

TORNE SEU EVENTO ÉPICO

TORNE SEU EVENTO ÉPICO TORNE SEU EVENTO ÉPICO Você já se fez alguma dessas perguntas? Como deixar meu evento mais interativo e divertido? Como engajar mais as pessoas com tudo que está rolando no meu evento? Como aproveitar

Leia mais

SAC Serviço de Atendimento ao Cliente como instrumento de satisfação do consumidor: um estudo de caso em um shopping center brasileiro

SAC Serviço de Atendimento ao Cliente como instrumento de satisfação do consumidor: um estudo de caso em um shopping center brasileiro Marcela Batista Soares SAC Serviço de Atendimento ao Cliente como instrumento de satisfação do consumidor: um estudo de caso em um shopping center brasileiro Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada

Leia mais

Mídias Sociais, da influência às vendas!

Mídias Sociais, da influência às vendas! Mídias Sociais, da influência às vendas! Gustavo Chapchap Sócio de Super PME Soluções em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas em modelo de Franquias Diretor BEST MKT de PERFORMANCE Campanhas

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

PASSEIO VIRTUAL VEGETAL

PASSEIO VIRTUAL VEGETAL PASSEIO VIRTUAL VEGETAL 1. RESUMO Joabe Inácio Da Silva Ribeiro, Luiz Antônio Santin. Universidade Federal de Mato Grosso joabeufmt@gmail.com, luiz_santin1@hotmail.com. O PASSEIO VIRTUAL VEGETAL é um projeto

Leia mais

ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS

ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS Perfil O Instituto Curitiba

Leia mais

Agenda. 03 de Dezembro de 2015. Hotel Green Place Flat São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br 2ª EDIÇÃO

Agenda. 03 de Dezembro de 2015. Hotel Green Place Flat São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br 2ª EDIÇÃO Agenda 2ª EDIÇÃO 03 de Dezembro de 2015 Hotel Green Place Flat São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Expo Brand Apoio Realização: APRESENTAÇÃO PORTAIS CORPORATIVOS:

Leia mais

APLICAÇÃO DE ALGORITMO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA NÃO-SUPERVISIONADO PARA CLASSIFICAÇÃO DE USUÁRIOS NA REDE SOCIAL ACADÊMICA SCIENTIA.

APLICAÇÃO DE ALGORITMO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA NÃO-SUPERVISIONADO PARA CLASSIFICAÇÃO DE USUÁRIOS NA REDE SOCIAL ACADÊMICA SCIENTIA. APLICAÇÃO DE ALGORITMO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA NÃO-SUPERVISIONADO PARA CLASSIFICAÇÃO DE USUÁRIOS NA REDE SOCIAL ACADÊMICA SCIENTIA.NET Heloína Alves Arnaldo (bolsista do PIBIC/UFPI), Vinicius Ponte

Leia mais

REGULAMENTO MARATONAS DE NEGÓCIOS CAMPUS PARTY RECIFE 2015

REGULAMENTO MARATONAS DE NEGÓCIOS CAMPUS PARTY RECIFE 2015 REGULAMENTO MARATONAS DE NEGÓCIOS CAMPUS PARTY RECIFE 2015 A participação neste evento implica na leitura e aceitação das condições estabelecidas nesse regulamento. INTRODUÇÃO A Campus Party Recife 2015

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN Equipe: Virtual Private Network Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network, ou seja, é uma rede de comunicações privada(com o acesso restrito)

Leia mais

Antecedentes da Web 2.0

Antecedentes da Web 2.0 Web 2.0 1 Antecedentes da Web 2.0 Quando a internet começou (Web 1.0) ela era feita de sites que publicavam conteúdo. Era uma forma digital de fazer exatamente a mesma coisa que a mídia impressa já fazia

Leia mais

Incorpore uma marca 1

Incorpore uma marca 1 Incorpore uma marca 1 Anne Lis SKRZYPIEC 2 Eveline SOBERANO 3 Fátima Dayane de OLIVEIRA 4 Luisa Verena PERINE 5 Profª Ms. Patrícia Piana Presas 6 FAE - Centro Universitário Franciscano do Paraná, PR RESUMO

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Com funcionalidades para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Funciona como uma rede social acadêmica (estilos são criados por grupos

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL. 1. Introdução. 2. Linguagens e Ferramentas. Digital library. Eduardo de Medeiros Ribeiro, Márcio José Sembay.

BIBLIOTECA DIGITAL. 1. Introdução. 2. Linguagens e Ferramentas. Digital library. Eduardo de Medeiros Ribeiro, Márcio José Sembay. BIBLIOTECA DIGITAL Digital library Eduardo de Medeiros Ribeiro, Márcio José Sembay. Centro Universitário Unifacvest - Unifacvest Departamento de Exatas - Bacharelado em Ciência da Computação {eduardo.de.medeiros@hotmail.com},

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA @ você também encontra... ula grátis online CURSOS APRENDA A MONTAR UM MICRO COMPUTADOR EM POUCO TEMPO... TUTORIAIS SERVIÇOS DE TI CONSULTORIA Formatação e instalação de sistema operacional Windows. Introdução

Leia mais

Análise do questionário de avaliação. Portal do Software Público Brasileiro

Análise do questionário de avaliação. Portal do Software Público Brasileiro Análise do questionário de avaliação Portal do Software Público Brasileiro Sumário Introdução 3 1 O questionário buscou saber mais sobre o usuário para planejar melhor o portal 3 2 Sobre o ambiente e tempo

Leia mais

Quem Somos. A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital. Conhecimento e Equipe

Quem Somos. A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital. Conhecimento e Equipe (11) 3926-2386 Quem Somos A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital Somos uma empresa de tecnologia especializada em Publicidade e Marketing Digital que, ao longo destes anos vem crescendo juntamente com o

Leia mais

Google AdWords. Sobre o curso. Criatividade - Marketing Digital. Promoção: 10% Desconto

Google AdWords. Sobre o curso. Criatividade - Marketing Digital. Promoção: 10% Desconto Google AdWords Criatividade - Marketing Digital Promoção: 10% Desconto Localidade: Braga Data: 24 Oct 2016 Preço: 400 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes.

Leia mais

DANCELIDOO: UMA FERRAMENTA COLABORATIVA DE COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS, POR CRIANÇAS

DANCELIDOO: UMA FERRAMENTA COLABORATIVA DE COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS, POR CRIANÇAS DANCELIDOO: UMA FERRAMENTA COLABORATIVA DE COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS, POR CRIANÇAS Ricardo Gonçalves, Paula Alexandra Silva, Rui Melo, Ademar Aguiar Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto,

Leia mais

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Diadema AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL

Leia mais

yellowbox Website Multiplataforma

yellowbox Website Multiplataforma yellowbox Website Multiplataforma Índice INTRODUÇÃO 1 WEBSITE COMO PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO DE MARKETING DIGITAL 2 WEBSITE YELLOWBOX: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 3 PACKS YELLOWBOX GOSTARIA DE ADQUIRIR

Leia mais

Ressignificação de Hábitos nas Redes Sociais

Ressignificação de Hábitos nas Redes Sociais Perfil Projetos Contato Pesquisar Perfil Projetos Contato Home #belicosa55 Ressignificação de Hábitos nas Redes Sociais Ressignificação de Hábitos nas Redes Sociais por Maria Augusta Ribeiro O uso das

Leia mais

Dados do site (período 10/03/16 a 08/04/16) *Fonte: Google Analytics / Blog do Bom Gosto

Dados do site (período 10/03/16 a 08/04/16) *Fonte: Google Analytics / Blog do Bom Gosto A marca A marca Bom Gosto por Gabriela Rossi engloba o site Blog do Bom Gosto, que aborda os temas gastronomia/bem-estar/moda; e seu respectivo canal no Youtube, que traz os programas Cozinha do Bom Gosto

Leia mais

REDES SOCIAIS, ATÉ AONDE VÃO SEUS BENEFÍCIOS?

REDES SOCIAIS, ATÉ AONDE VÃO SEUS BENEFÍCIOS? REDES SOCIAIS, ATÉ AONDE VÃO SEUS BENEFÍCIOS? Juliana Maria Santos da Silva 1,2 Lucas Vargas 1,2 Fabiano Moraes Miguel 3,4 ULBRA - Universidade Luterana do Brasil juliana.santosilva@hotmail.com RESUMO

Leia mais

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - DCI PPGCI/UFPB LABORATÓRIO

Leia mais

Augusto Roselli

Augusto Roselli Augusto Roselli augusto.roselli@dp6.com.br Desde 2011 atuo no mercado de digital analytics, web analytics e data visualization. Gerenciei mais de 40 projetos relacionados a data engineering, digital analytics,

Leia mais

Transformando ideias em negócios de sucesso...

Transformando ideias em negócios de sucesso... Transformando ideias em negócios de sucesso... O Brasil já alcançou uma marca superior a 120 milhões de pessoas online (estimativa Nielsen IBOPE 2014) tornando-se uma das maiores potências mundiais de

Leia mais