Palavras chave: Síndrome HELLP. Protocolo de emergência. Emergência hipertensiva. Enfermagem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras chave: Síndrome HELLP. Protocolo de emergência. Emergência hipertensiva. Enfermagem."

Transcrição

1 EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA: SÍNDROME HELLP Cibelly Alves Neves* RESUMO As Síndromes hipertensivas são complicações frequentes na gestação e estão presentes em até 30% dos atendimentos de emergência e urgência hipertensiva. Dentre as síndromes conhecidas encontra-se a Síndrome HELLP que por longo período foi considerada como complicação da eclâmpsia. Seus sinais e sintomas incluem hemólise (H), elevações das enzimas hepáticas (EL) e contagens baixas de plaquetas (LP). Este é um estudo do tipo revisão de literatura que tem como método a pesquisa bibliográfica, através da busca de dados Google Acadêmico, Bireme, Lilacs e Scielo nos idiomas português e espanhol e nas bibliotecas da Universidade Católica do Salvador e Centro Universitário Jorge Amado e referências sobre o tema Emergência Hipertensiva: Síndrome HELLP, no período de 1994 e Possui como objetivo descrever e identificar o protocolo de emergência para a Síndrome HELLP, descrever as principais prescrições de enfermagem, conhecer os sinais e sintomas da SH como tentativa de minimizar os agravos desta doença considerada de alto risco para a mulher gestante e também para o feto. Dos artigos selecionados dois descreveram o Protocolo de Emergências e Urgências em Obstetrícia das Maternidades vinculadas ao Programa Mãe Curitibana (2004) e o Protocolo Obstétrico do Instituto de Perinatologia da Bahia IPERBA (2006). Em relação ao parto, a preferência é a via vaginal e o tratamento medicamentos, escolhido pela instituição de saúde. A reposição de hemoderivados somente foi citada por uma instituição. Há deficiência de referências diretas relacionadas à assistência de enfermagem na emergência hipertensiva para a Síndrome HELLP, constatando também a importância do pré-natal de qualidade para prevenção, através do diagnóstico precoce da eclâmpsia e pré-eclâmpsia e realização da conduta correta. Observou-se que a maioria das instituições de saúde do país não disponibiliza seus protocolos de emergência obstétrica online. Palavras chave: Síndrome HELLP. Protocolo de emergência. Emergência hipertensiva. Enfermagem. * Enfermeira especialista em Enfermagem em Emergência Atualiza Pós-graduação bellyneves@hotmail.com

2 2 1 INTRODUÇÃO Diversos autores afirmam que 20 a 30 % dos atendimentos clínicos estejam relacionados às urgências e emergências hipertensivas. Almeida (2002) conceitua emergência hipertensiva como: O aumento abrupto e sintomático da pressão arterial (geralmente grave: pressão sistólica 180 mmhg ou pressão diastólica 110 mmhg) associado a lesões estabelecidas ou em progressão em órgãos-alvo com risco de morte iminente e que, portanto, necessita tratamento imediato (ALMEIDA, 2002). No entanto, o Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2007) define como hipertensão na gestação os seguintes níveis: pressão arterial sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmhg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmhg. As síndromes hipertensivas são as complicações mais frequentes na gestação e segundo dados do Ministério da Saúde (MS) é a primeira causa de morte materna no Brasil. As gestantes hipertensas requerem cuidados especiais por possuírem maior possibilidade de hospitalização durante a gestação devido os riscos maternos e fetais associados. Dentre as diversas síndromes hipertensivas, está a HELLP. Alguns autores conceituam Síndrome HELLP (SH) como uma variante da pré-eclâmpsia grave ou eclâmpsia, conhecida como grupo de sinais e sintomas, que incluem hemólise (H), elevações das enzimas hepáticas (EL) e contagens baixas de plaquetas (LP) (PERACOLI, PARPINELLI, 2005). A ocorrência da síndrome HELLP dá-se por distúrbios hipertensivos e suas complicações clínicas afetam tanto a mãe, quanto o feto. Durante a gestação é possível detectar precocemente estados hipertensivos, na busca pela redução dos riscos e complicações no parto. Gestantes hipertensas necessitam de cuidados especiais durante toda a gestação como forma de prevenir os riscos maternos e fetais associados a ela. É devido a isso que diversos autores afirmam que diante do diagnóstico sugestivo de síndrome HELLP, assim como para as demais doenças hipertensivas específicas da gestação, como a pré-eclampsia grave ou eclâmpsia, a gestante deve, preferencialmente, ser conduzida em centro terciário de atenção.

3 3 De acordo com o exposto acima, foi possível formular o seguinte questionamento: Existem protocolos de emergência e prescrições de enfermagem para assistir a paciente portadora de síndrome de HELLP? Busca-se com este estudo conhecer a Síndrome de HELLP, descrever o protocolo de emergência e as prescrições de enfermagem para a SH. A enfermagem possui como escopo o cuidado e suas ações remetem ao bem-estar dos pacientes e assistência holística. O presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Bireme, Lilacs e Scielo nos idiomas português e espanhol e nas bibliotecas da Universidade Católica do Salvador e Centro Universitário Jorge Amado, através dos seguintes descritores: Síndrome HELLP; Emergência hipertensiva; Hipertensão gestacional e Assistência de Enfermagem. As publicações encontradas foram organizadas como de pesquisa e de revisão de literatura. Para a revisão sistemática de literatura foram selecionados artigos e livros publicados no período entre 1994 e Foram levantados 08 artigos dos quais somente 02 foram selecionados e os demais descartados por não serem uteis ao estudo. Sendo assim, 06 livros, 02 protocolos 02 artigos e uma diretriz de atendimento foram utilizados no presente estudo. Como critério de inclusão, artigos, manuais, teses publicados na base de dados citadas. Após seleção, leitura e resumo dos artigos, os dados foram analisados e discutidos de acordo com a similaridade e correlacionados com o referencial teórico. Os resultados estão apresentados através de quadros representativos e relatório descritivo, digitados no Microsoft Office Word (version Windows 7).

4 4 2 SÍNDROME HELLP O termo HELLP foi inicialmente utilizado por Louis Weinstein, em 1982, e baseou-se nas iniciais das palavras Hemolisys (H), Elevated Liver functions tests (EL) e Low Platelet counts (LP), ou seja, hemólise, elevação de enzimas hepáticas e plaquetopenia. Seus sinais e sintomas estão associados à hemólise microangiopática, trombocitopenia e alterações nos testes de função hepática (PIATO, 2004). O diagnóstico é obtido através desse acrômio de hemólise, elevação das enzimas hepáticas e plaquetopenia. Durante anos essas complicações foram tratadas como da eclâmpsia e préeclâmpsia, sendo descrita somente em 1982 por Louis Weinstein. Diversos autores consideram a síndrome HELLP como uma forma grave da pré-eclâmpsia ou uma coagulação intravascular disseminada. Outros autores creem que a Síndrome e a préeclâmpsia são desordens distintas com sobreposição de características. (SILVA, MESQUITA, SASS, 2004). Esses pensamentos são divergentes talvez, devido à etiologia ser desconhecida. Este desconhecimento pode gerar confusão entre as diversas patologias obstétricas, entre elas a pré-eclampsia grave e eclâmpsia. Por isso a importância do conhecimento por parte da equipe multidisciplinar para um tratamento adequado. Para Peraçoli e Parpinelli (1998, p. 165) a síndrome é o achado extremo do espectro de alterações que ocorrem na hipertensão induzida pela gestação/pré-eclâmpsia. Seus sinais e sintomas comumente são confundidos com as demais doenças hipertensivas específicas da gestação e as formas mais leves podem inclusive passar despercebidas quando uma correta avaliação laboratorial não é realizada. Se isso realmente ocorrer, o diagnostico é feito quando a síndrome está avançada, o que fatalmente acompanha o aumento da morbidade e da mortalidade materna.

5 5 2.1 APRESENTAÇÃO CLÍNICA O surgimento da Síndrome HELLP pode ser observado no terceiro trimestre, podendo surgir antes da 27ª semana de gestação. Pode surgir também no pós-parto dentro de algumas horas e até seis dias após o parto (SILVA, MESQUITA, SASS, 2004). Para Rezende e Montenegro (2003, p. 235) a hemólise com anormalidade no esfregaço de sangue periférico é típica de anemia hemolítica angiopática. Sass (2007), afirma que o esfregaço anormal é considerado um critério sensível, porém, não específico. Há elevação da bilirrubina e das enzimas hepáticas como a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e DHL (Desidrogenase lática). Gestantes normais possuem valores de plaquetas entre 100 mil e 150 mil, nas pacientes com SH esse valor encontra-se inferior a 100 mil como mostra o quadro 1 abaixo: Quadro 1 Critérios para definição diagnóstica para HELLP Esfregaço periférico anormal Hemólise Bilirrubinas totais > 1,2 mg/dl DHL > 600 U/L Elevação de enzimas hepáticas TGO > 70 UI/L DHL > 600 U/L Plaquetopenia Plaquetas < / mm3 Fonte: Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gestação - Diretrizes e Rotinas Assistenciais, A SH pode apresentar-se através de diversos sinais e sintomas. As manifestações podem inclusive ser inespecíficas para diagnosticar a SH, como: queixa de mal-estar geral (cerca de 90% dos casos), inapetência, náuseas e vômitos (em torno de 80%), cefaleia e edema se apresentam em cerca de 50% dos casos. O principal sintoma da SH é a dor epigástrica que está presente em 80% dos casos (PIATO, 2004; REZENDE, MONTENEGRO, 2003; NEME, PARPINELLI, 2005). Icterícia e hematúria podem estar presentes e a proteinúria é encontrada em 85% dos casos. A pressão arterial aparece com valor de 160 X 110 mmhg, porém, a hipertensão pode não estar presente (cerca de 20 a 30%). Podem ocorrer convulsões, sangramentos

6 6 gastrointestinais e nas gengivas. Em alguns casos mais raros, confusão mental, diabetes insipidus, cegueira e hiponatremia grave podem ocorrer (PIATO, 2004; SILVA, MESQUITA, SASS, 2006). 2.2 PROTOCOLO DE ATENDIMENTO PARA SÍNDROME HELLP A existência de protocolos visa preferencialmente padronizar e estabelecer parâmetros seguros no atendimento ao paciente. O estudo possui como objetivo, descrever o protocolo de emergência para a Síndrome HELLP além de descrever as principais prescrições de enfermagem e a partir disto, buscou-se entre os autores pesquisados, similaridade nos atendimentos emergenciais dedicados à patologia. A grande maioria dos autores que fizeram referência ao tratamento da SH o construiu no modo geral, que em si, se mostra como uma emergência obstétrica. O tratamento se baseia em acompanhamento e escolha do tipo de parto, diminuição da pressão arterial, caso a gestante apresente esse sintoma, uso de medicamentos corticosteróides. Como os autores não apresentaram o tratamento em forma de protocolo, buscou-se então nas bases de dados, a identificação de instituições que mantivessem protocolos de emergência obstétrica para assim, obter informações confiáveis por intermédio de instituições conhecidas. Sendo assim, dois protocolos foram selecionados para servirem como fundamento teórico do protocolo emergencial para a síndrome HELLP: Protocolo de Emergências e Urgências em Obstetrícia das Maternidades vinculadas ao Programa Mãe Curitibana, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (2004); Protocolo de Obstetrícia do Instituto de Perinatologia da Bahia IPERBA (2006). O protocolo foi dividido em resolução da gestação; Profilaxia da convulsão, tratamento da hipertensão e uso de corticosteróide e critérios para reposição de hemoderivados e será descrito abaixo sob a forma de quadro 2, 3 e 4. Quadro 2 Protocolo de conduta emergencial para a Síndrome HELLP Resolução da gestação Resolução da gestação

7 7 Franco trabalho de parto; Boa vitalidade fetal; Colo favorável; Idade gestacional < 26 e > 34 sem; Parto Vaginal Feto morto ou inviável; Deve-se utilizar analgesia com meperidina e infiltração perineal; está contra-indicado bloqueio de pudendo ou epidural. Preconiza-se a anestesia geral; Incisão mediana infra-umbilical; Parto Cesário Drenagem sub-fascial (devido risco de hematoma); Monitoração intensiva por 48h após o parto. Fonte: NEVES, 2010, adaptado de NASCIMENTO et.al. (2004); IPERBA (2006). Foi possível observar algumas divergências ao que se refere à resolução da gestação. Segundo o Protocolo da mãe curitibana, não há indicação para a conduta conservadora (parto Cesário), enquanto no protocolo do IPERBA, há indicação de instituir esta conduta de forma seletiva, a depender do estado da gestante e do feto. Outros autores confirmam ser favorável à gestante, o parto vaginal. Corrêa (1994) e Rezende e Montenegro (2003), apontam a escolha de conduta conservadora como contribuinte para o aumento da morbimortalidade materna e fetal. Segundo Neme e Parpinelli (2005) a via cesárea quando comparada a vaginal possui o dobro de complicações e afirmam ainda que este tipo de parto não previne a morte materna e em alguns casos é o evento que poderá desencadear a cascata de complicações. Quadro 3 - Protocolo de conduta emergencial para a Síndrome HELLP Profilaxia da convulsão, tratamento da hipertensão e uso de corticosteroide. Profilaxia da convulsão, tratamento da hipertensão e uso de corticosteróide Profilaxia da convulsão Tratamento da hipertensão Mg SO 4. 7H 2 O (sulfato de magnésio) Usar hipotensores de ação imediata como a hidralazina ou nifedipina se pressão diastólica igual ou maior a 110 mmhg.

8 8 Corticoterapia com dexametasona 10 mg IV, Uso de corticosteróide de 12/12 horas até estabilização do quadro clínico e melhora do quadro laboratorial em todas as gestantes. Fonte: Neves, 2010, adaptado de NASCIMENTO et.al. (2004); IPERBA (2006); SASS (2007). O uso de dexametasona pode auxiliar na maturação pulmonar do feto além de rápida recuperação materna após o parto sendo inclusive mais significativa a melhora do que em gestantes tratadas convencionalmente para eclâmpsia e pré-eclâmpsia (NEME, PARPINELLI, 2005). Quadro 4 - Protocolo de conduta emergencial para a Síndrome HELLP - Critérios para reposição de hemoderivados Critérios para reposição de hemoderivados Concentrado de hemácias Concentrado de plaquetas Se houver manifestações hemorrágicas repor papa de hemácias de acordo com os dados clínicos e níveis laboratoriais: Se hemoglobina 7mg/dl; Se volume globular 25%; O objetivo é manter o hematócrito entre 25% e 30 %; Cada unidade de papa de hemácias aumenta o volume globular em 3%; Cada unidade de papa de hemácias aumenta em 1,5mg% a hemoglobina. Corrigir a plaquetopenia, antes e após o parto; Se parto via vaginal - repor quando a contagem for < / mm3; Se parto cesáreo ou sangramento grave - repor quando a contagem for< mm3; Transfundir 1 Unidade a cada 10 kg de peso uma ou duas vezes ao dia, a dose usual é de 6 a 10 unidades; Uma unidade transfundida aumenta a

9 9 Plasma fresco congelado (PFC) Fonte: NASCIMENTO et.al. (2004). contagem de plaquetas em 5 a / mm3. Deve ser usado para correção dos fatores de coagulação V, VIII e fibrinogênio; Não deve ser utilizado para correção de volume; Dose de ataque com 10ml/kg de peso; Dose de manutenção 10 a 30 ml/kg/dia dividido em 4 doses; Restringir o uso de PFC aos casos de CIVD 1 evidentes e quadros hemorrágicos maciços; Uma unidade de plasma fresco deve elevar o fibrinogênio sérico em cerca de 500mg/dl; É importante determinar a compatibilidade ABO e fator Rh das pacientes e se não for possível, utilizar o tipo O Rh negativo mesmo no concentrando de plaquetas, pois este concentrado possui pequena quantidade de hemácias. Estudos mostraram que inibidores da agregação placentária como prostaciclina e de corticóides utilizados na maturação pulmonar do feto tiveram comprovada a redução das enzimas hepáticas e elevação das plaquetas (NEME, PARPINELLI, 2005). A assistência de enfermagem é sempre direcionada às condições apresentadas pelas pacientes e serão mais incisivas de acordo com o grau de dependência de cada cliente individualmente. De acordo com Nettina (2007, p ), as prescrições foram divididas e serão descritas no quadro 5. Quadro 5 Prescrições de enfermagem MONITORAÇÕES Monitorar PA Monitorar peso diário para o ganho de peso Monitorar balanço hídrico Avaliar reflexos tendinosos profundo e o clônus Monitorar sinais vitais rigorosamente Avaliar edema, observando cuidadosamente a presença depois de 12 h ou mais de repouso no leito 1 Coagulação Intravascular Disseminada

10 10 Auscultar sons respiratórios a cada 2 horas a procura Monitorar sinais de intoxicação por MgSO 4, incluindo de edema pulmonar (sibilância, estertores, falta de ar, ausência do reflexo da percussão do joelho, depressão freqüência de pulso aumentada, freqüência respiratória respiratória e oligúria. aumentada) Monitorar nível de proteína para amostra de urina ao Monitorar a atividade fetal e avaliar os testes sem acaso estresse para determinar o estado fetal CUIDADOS DE SUPORTE Controlar a ingestão líquida IV usando bomba de Manter o ambiente mais tranquilo possível infusão contínua Manter a paciente em decúbito lateral esquerdo para Explicar a doença e que a hipertensão induzida pela promover a perfusão placentária gestação não provoca hipertensão crônica Incentivar a ingestão de proteínas extra na dieta a fim Se hospitalizada, garantir a proteção da gestante em de repor a perda através da via renal relação às grades e manter sempre à mão o carrinho de emergência e O 2. EDUCAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE Orientar sobre a importância do repouso no leito como Fornecer e sugerir atividades de lazer enquanto em forma de auxilio no controle dos sintomas repouso no leito Incentivar o apoio familiar sobre o repouso no leito Fornecer informações sobre exames e procedimentos para avaliar estado materno-fetal, como exames de sangue, ultrassonografia e testes sem estresse. Fonte: NETTINA, O controle da contínua infusão líquida está relacionado ao controle de complicações. A ingestão de proteínas correlaciona-se com a presença de proteinúria, citado por diversos autores como sinal de SH. Orientação é importante inclusive para manter em bom nível a confiança existente entre a equipe de enfermagem e a paciente gestante. O vínculo criado será imprescindível para esclarecer a paciente sobre o tratamento e o assentimento deste.

11 11 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso de protocolos em unidades de emergência favorece o atendimento ao cliente além de oferecer tratamento preconizado com medicamentos disponíveis em cada unidade de atendimento. Apresenta um mecanismo de controle, racionaliza as prescrições médicas e de enfermagem. A Síndrome HELLP é uma patologia ainda atualmente pouco conhecida por grande parte dos profissionais da área de saúde e por este motivo, o seu estudo é importante. Muitas mulheres morrem em decorrência desta doença e seus sintomas embora clássicos ainda são confundidos com os sintomas da eclâmpsia e pré-eclâmpsia. O objetivo do estudo era descrever o protocolo de emergência para a Síndrome HELLP, listando as principais condutas a serem utilizadas nestas gestantes de risco, além de descrever as principais prescrições de enfermagem para as pacientes acometidas por esta moléstia. O protocolo foi dividido para melhor visualização e descrição, no entanto, encontra-se sem cortes no apêndice A. Em relação ao parto, mostra-se evidente a preferência pelo parto via vaginal como modo de evitar complicações no puerpério. O tratamento medicamentoso, embora descrito por alguns autores pesquisados, deve ser, via de regra, escolhido por cada instituição de saúde a seu próprio critério e disponibilidade. Sobre a reposição de hemoderivados, somente uma instituição descreveu seu uso no protocolo, portanto, é possível que haja informações correspondentes a isso em outros protocolos das demais instituições do país. Dos autores e protocolos pesquisados somente um apresentava as prescrições de enfermagem, o que remete à necessidade de mais referências no que tange a assistência direta de enfermagem nas emergências hipertensivas e em especial a Síndrome HELLP. A gestação é uma etapa muito importante para a mulher e complicações nesta fase podem trazer sofrimento e angústias. A enfermagem é a ciência do cuidado e, portanto deve estar apta para reconhecer

12 12 a sintomatologia de doença tão relevante. As prescrições de enfermagem visam oferecer melhor conforto, controle e monitoração constante do quadro clínico dessas pacientes. Atualmente é quase improvável que as instituições não possuam protocolos de atendimentos de emergência obstétrica, no entanto, somente obteve-se acesso livre a dois protocolos, o que leva a acreditar que a grande maioria das instituições não mantenha essas informações acessíveis online, o que poderia limitar a pesquisa, porém, os dados obtidos nos referidos protocolos, são similares aos encontrados nas bibliografias clássicas consultadas.

13 13 HYPERTENSIVE EMERGENCY: HELLP SYNDROME ABSTRACT Hypertensive disorders are frequent complications in pregnancy and are present in up to 30% of emergency visits and hypertensive urgency. Among the known syndromes is that HELLP syndrome for a long time was considered as a complication of eclampsia. His signs and symptoms include hemolysis (H), elevated liver enzymes (EL) and low platelet counts (LP). This study is a literature review of the type that has the method to literature through the search data Google Scholar Bireme, Lilacs and Scielo in Portuguese and Spanish and the libraries of the Catholic University of Salvador University Center Jorge Amado and references Hypertensive Emergency on the theme: HELLP syndrome, between 1994 and It has to describe and identify the emergency protocol for HELLP syndrome, describe the main requirements of nursing, knowing the signs and symptoms of HS as an attempt to minimize the problems of this disease considered at high risk for pregnant women and also to the fetus. Two of the articles described the protocol Emergencies Emergencies in Obstetrics and linked to the Maternity Program Curitibana Mother (2004) Obstetric and Protocol of the Institute of Perinatology of Bahia - IPERBA (2006). In relation to delivery, the preference is the vaginal medication and treatment, chosen by the health institution. The replacement of blood products was mentioned by only one institution. There are direct references to disability-related nursing care for hypertensive emergency in HELLP syndrome, noting also the importance of prenatal care quality for prevention through early diagnosis of eclampsia and pre-eclampsia and realization of right conduct. It was observed that most health institutions in the country does not provide emergency obstetric protocols online. Keywords: HELLP Syndrome. Emergency protocol. Hypertensive emergency. Nursing.

14 14 REFERÊNCIAS ALMEIDA, Fernando Antônio de. Emergências hipertensivas: bases fisiopatológicas para o tratamento. Revista Brasileira de Hipertensão. Vol. 9. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 20 de novembro de INSTITUTO DE PERINATOLOGIA DA BAHIA IPERBA. Síndrome HELLP. Bahia, Disponível em:< OBS-037-Sindrome%20HELLP.pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de CORRÊA, Mário Dias. Hipertensão e Gravidez. In: Noções Práticas de Obstetrícia. 11ª ed. Belo Horizonte: Coopmed, NASCIMENTO, Dênis José. et al. Protocolo de emergências e urgências em obstetrícia das maternidades vinculadas ao Programa Mãe Curitibana - Curitiba: Secretaria Municipal da Saúde, Disponível em: < Acesso em: 10 de novembro de NEME, Bussâmara; PARPINELLI, Mary Ângela. Doença Hipertensiva da Gestação: Síndrome HELLP. Neme Obstetrícia Básica. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, NETTINA, Sandra Maria. Prática de enfermagem. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, PERAÇOLI, José Carlos.; PARPINELLI, Maria Angela. Síndromes hipertensivas da gestação: identificação de casos graves. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Vol. 27, n. 10, Disponível em: < Acesso em: 08 de setembro de PIATO, Sebastião. Síndrome de HELLP. 1ª ed. São Paulo: Artes Médicas, SASS, Nelson. Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gestação - Diretrizes e Rotinas Assistenciais. Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - Departamento de Obstetrícia. 2ª ed. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 10 de janeiro de 2010.

15 15 SILVA, Fabio Roberto Oliveira; MESQUITA, Maria Rita de Souza; SASS, Nelson. Síndrome HELLP. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, REZENDE, Jorge de; MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa. Obstetrícia fundamental. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2003.

16 16 APÊNDICE A Protocolo de conduta emergencial para a Síndrome HELLP Resolução da gestação Franco trabalho de parto; Boa vitalidade fetal; Colo favorável; Idade gestacional < 26 e > 34 sem; Parto Vaginal Feto morto ou inviável; Deve-se utilizar analgesia com meperidina e infiltração perineal; está contra-indicado bloqueio de pudendo ou epidural. Preconiza-se a anestesia geral; Incisão mediana infra-umbilical; Parto Cesário Drenagem sub-fascial (devido risco de hematoma); Profilaxia da convulsão, tratamento Monitoração da hipertensão intensiva e uso por de corticosteróide 48h após o parto. Profilaxia da convulsão Mg SO 4. 7H 2 O (sulfato de magnésio) Usar hipotensores de ação imediata como a Tratamento da hipertensão hidralazina ou nifedipina se pressão diastólica igual ou maior a 110 mmhg. Corticoterapia com dexametasona 10 mg IV, Uso de corticosteróide de 12/12 horas até estabilização do quadro clínico e melhora do quadro laboratorial em todas as gestantes. Critérios para reposição de hemoderivados Se houver manifestações hemorrágicas repor papa de hemácias de acordo com os dados clínicos e níveis laboratoriais: Se hemoglobina 7mg/dl; Se volume globular 25%; O objetivo é manter o Concentrado de hemácias hematócrito entre 25% e 30 %; Cada unidade

17 17 Concentrado de plaquetas Plasma fresco congelado (PFC) de papa de hemácias aumenta o volume globular em 3%; Cada unidade de papa de hemácias aumenta em 1,5mg% a hemoglobina. Corrigir a plaquetopenia, antes e após o parto; Se parto via vaginal - repor quando a contagem for < / mm3; Se parto cesáreo ou sangramento grave - repor quando a contagem for< mm3; Transfundir 1 Unidade a cada 10 kg de peso uma ou duas vezes ao dia, a dose usual é de 6 a 10 unidades; Uma unidade transfundida aumenta a contagem de plaquetas em 5 a / mm3. Deve ser usado para correção dos fatores de coagulação V, VIII e fibrinogênio; Não deve ser utilizado para correção de volume; Dose de ataque com 10ml/kg de peso; Dose de manutenção 10 a 30 ml/kg/dia dividido em 4 doses; Restringir o uso de PFC aos casos de CIVD 2 evidentes e quadros hemorrágicos maciços; Uma unidade de plasma fresco deve elevar o fibrinogênio sérico em cerca de 500mg/dl; 2 Coagulação Intravascular Disseminada

www.forumenfermagem.org

www.forumenfermagem.org Todos os conteúdos apresentados são propriedade dos referidos autores Retirado de: Comunidade On-line de Enfermagem www.forumenfermagem.org Hipertensão Arterial Considera-se se HTA quando a tensão arterial

Leia mais

O USO DE MEDICAÇÃO ANTI-HIPERTENSIVA NA GESTAÇÃO

O USO DE MEDICAÇÃO ANTI-HIPERTENSIVA NA GESTAÇÃO O USO DE MEDICAÇÃO ANTI-HIPERTENSIVA NA GESTAÇÃO LUSTOSA, L. S 1 ; MOREIRA, A. S 2 ; ABRANTES, M 3 ; FALCÃO, K. P. M 4 1 Bacharelando em Fisioterapia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB,

Leia mais

PRÉ-ECLÂMPSIA LEVE: COMO ACOMPANHAR E QUANDO INTERROMPER COM SEGURANÇA? Eliane Alves. Serviço do Prof. Marcelo Zugaib

PRÉ-ECLÂMPSIA LEVE: COMO ACOMPANHAR E QUANDO INTERROMPER COM SEGURANÇA? Eliane Alves. Serviço do Prof. Marcelo Zugaib PRÉ-ECLÂMPSIA LEVE: COMO ACOMPANHAR E QUANDO INTERROMPER COM SEGURANÇA? Eliane Alves Serviço do Prof. Marcelo Zugaib PRÉ-ECLÂMPSIA Conceito Desenvolvimento de hipertensão após a 20ª semana de gestação,

Leia mais

Diretrizes assistenciais

Diretrizes assistenciais MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND Diretrizes assistenciais PRÉ-ECLAMPSIA MEAC-UFC 1 PRÉ-ECLAMPSIA Francisco Edson de Lucena Feitosa Zuleika Studart Sampaio CRITÉRIOS DIAGNÓSTICO 1. HIPERTENSÃO PAs

Leia mais

Wladimir Correa Taborda Marília da Glória Martins

Wladimir Correa Taborda Marília da Glória Martins Coagulopatia em Obstetrícia Wladimir Correa Taborda Marília da Glória Martins Mecanismos desencadeadores de coagulação intravascular na gravidez Pré-eclâmpsia Hipovolemia Septicemia DPP Embolia do líquido

Leia mais

Graduada em Nutrição pela UFPE Especializanda em Saúde Coletiva e Sociedade do IBPEX/FACINTER walmafra@oi.com.br

Graduada em Nutrição pela UFPE Especializanda em Saúde Coletiva e Sociedade do IBPEX/FACINTER walmafra@oi.com.br MORTALIDADE MATERNA POR PRÉ-ECLAMPSIA/ECLAMPSIA: RECIFE, 1998 A 2006. Waléria Solange Mafra Santana Leite 1 ; Maria de Fátima Fernandes Alves 2 ; Sormani Soares de Souza 3 Introdução: A classificação Internacional

Leia mais

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL? Condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

ANÁLISE DA CAPTAÇÃO PRECOCE E ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PARA O PROGRAMA DE PRÉ-NATAL NO MUNICÍPIO DE PALOTINA PR

ANÁLISE DA CAPTAÇÃO PRECOCE E ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PARA O PROGRAMA DE PRÉ-NATAL NO MUNICÍPIO DE PALOTINA PR ANÁLISE DA CAPTAÇÃO PRECOCE E ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PARA O PROGRAMA DE PRÉ-NATAL NO MUNICÍPIO DE PALOTINA PR Caren Salvi 1 Darhtila Patrícia Zanon Jéssica Pricila Zanon RESUMO A Estratégia Saúde

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA 1) Um histograma construído a partir de informações amostrais de uma variável

Leia mais

O modelo lógico para um protocolo de atendimento à gestante. Gabriele dos Anjos e Isabel Rückert - FEE

O modelo lógico para um protocolo de atendimento à gestante. Gabriele dos Anjos e Isabel Rückert - FEE O modelo lógico para um protocolo de atendimento à gestante Gabriele dos Anjos e Isabel Rückert - FEE Apresentar os resultados da elaboração do modelo lógico para uma política de saúde. Trata-se da iniciativa

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA Vanessa Mota Lins Eder Rodrigues Machado RESUMO: Introdução: Trata-se de um estudo que sintetizou o conhecimento produzido acerca

Leia mais

PROTOCOLO DE ABORDAGEM E TRATAMENTO DA SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)/ ISGH

PROTOCOLO DE ABORDAGEM E TRATAMENTO DA SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)/ ISGH PROTOCOLO DE ABORDAGEM E TRATAMENTO DA SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)/ ISGH 1. APRESENTAÇÃO A SEPSE TEM ALTA INCIDÊNCIA, ALTA LETALIDADE E CUSTO ELEVADO, SENDO A

Leia mais

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP)

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP) TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP) José de Arimatea Barreto Os fenômenos tromboembólicos incidem em 0,2% a 1% durante o ciclo gravídico-puerperal. Metade das tromboses venosas é identificada antes do parto

Leia mais

predisposição a diabetes, pois Ablok Plus pode mascarar os sinais e sintomas da hipoglicemia ou causar um aumento na concentração da glicose

predisposição a diabetes, pois Ablok Plus pode mascarar os sinais e sintomas da hipoglicemia ou causar um aumento na concentração da glicose ABLOK PLUS Ablok Plus Atenolol Clortalidona Indicações - ABLOK PLUS No tratamento da hipertensão arterial. A combinação de baixas doses eficazes de um betabloqueador e umdiurético nos comprimidos de 50

Leia mais

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico 1. Importância do protocolo Elevada prevalência Elevada taxa de morbidade Elevada taxa de mortalidade

Leia mais

Portuguese Summary. Resumo

Portuguese Summary. Resumo Portuguese Summary Resumo 176 Resumo Cerca de 1 em 100 indivíduos não podem comer pão, macarrão ou biscoitos, pois eles têm uma condição chamada de doença celíaca (DC). DC é causada por uma das intolerâncias

Leia mais

A CONDUTA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM DIAGNÓSTICO DE DISTROFIA TORÁCICA ASFIXIANTE (SÍNDROME DE JEUNE)

A CONDUTA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM DIAGNÓSTICO DE DISTROFIA TORÁCICA ASFIXIANTE (SÍNDROME DE JEUNE) A CONDUTA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM DIAGNÓSTICO DE DISTROFIA TORÁCICA ASFIXIANTE (SÍNDROME DE JEUNE) Fabrício Martins Machado Carrijo (fmartinsmachadocarrijo@gmail.com); Mônica de Oliveira

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011 yl 162iR 1 CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011 Institui o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta: Art. 1 2 - Fica instituído

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS

TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS câncer. 3 Atualmente, fatores como envelhecimento populacional, intenso processo de TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS João Evangelista da Costa - UFRN. hevan33@oi.com.br

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE CRUTAC. Diabetes mellitus. Exames Laboratoriais. Extensão.

PALAVRAS-CHAVE CRUTAC. Diabetes mellitus. Exames Laboratoriais. Extensão. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AUTOCUIDADO

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não

A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos. Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil. Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em

Leia mais

Requisição incompleta, inadequada ou ilegível não será aceita pelo Serviço de Hemoterapia

Requisição incompleta, inadequada ou ilegível não será aceita pelo Serviço de Hemoterapia 1 1 - REQUISIÇÃO DE HEMOCOMPONENTES A enfermagem deve checar se a requisição de transfusão (MA5-036) foi preenchida corretamente, em duas ou mais vias, com os seguintes itens: - Nome completo do paciente

Leia mais

Resumo. Abstract. Síndrome HELLP: diagnóstico e conduta ATUALIZAÇÃO. HELLP Syndrome: Diagnosis and Management

Resumo. Abstract. Síndrome HELLP: diagnóstico e conduta ATUALIZAÇÃO. HELLP Syndrome: Diagnosis and Management HELLP Syndrome: Diagnosis and Management ATUALIZAÇÃO Resumo A síndrome HELLP é definida pela presença de hemólise, elevação de enzimas hepáticas e trombocitopenia em gestante com toxemia. Sua incidência

Leia mais

loratadina Xarope 1mg/mL

loratadina Xarope 1mg/mL loratadina Xarope 1mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Xarope 1mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 100mL + copo-medida.

Leia mais

Projeto coordenado por Denise Costa Dias

Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivos dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes, associados a um maior controle de qualidade nas diversas etapas desde a coleta

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 115. Recomendação Final

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 115. Recomendação Final TESTE DO CORAÇÃOZINHO (OXIMETRIA DE PULSO) NA TRIAGEM NEONATAL Demandante: Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde SAS/MS Contexto A Política de Atenção Integral à Saúde da Criança prevê entre

Leia mais

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS OBJETIVO Este manual foi elaborado para orientar o usuário quanto ao preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificados (CDS). Esse documento visa descrever

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Diabetes mellitus. Aconselhamento. Glicemia.

PALAVRAS-CHAVE Diabetes mellitus. Aconselhamento. Glicemia. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA 1 A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:

Leia mais

AULA 11: CRISE HIPERTENSIVA

AULA 11: CRISE HIPERTENSIVA AULA 11: CRISE HIPERTENSIVA 1- INTRODUÇÃO No Brasil a doença cardiovascular ocupa o primeiro lugar entre as causas de óbito, isto implica um enorme custo financeiro e social. Assim, a prevenção e o tratamento

Leia mais

Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO

Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO 1- O que mudou no tratamento da tuberculose (TB) padronizado no Brasil? A principal mudança consiste

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

INDICAÇÃO: Para toda puérpera em pós-parto de cesariana, no Alojamento Conjunto

INDICAÇÃO: Para toda puérpera em pós-parto de cesariana, no Alojamento Conjunto PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADÃO Título: Admissão da Puérpera no Pós-Parto de Cesariana Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP POP N 10 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N 01/2013 PROPOSTA DE PROJETO FERRAMENTAS PARA QUALIFICAÇÃO

Leia mais

Filosofia de trabalho e missões

Filosofia de trabalho e missões Filosofia de trabalho e missões As atividades de ensino e assistência na UTI Neonatal do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (HPS-EPM/Unifesp),

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO MATERNIDADEESCOLAASSISCHATEAUBRIAND Diretrizesassistenciais INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Gilberto Gomes Ribeiro Francisco Edson de Lucena Feitosa IMPORTÂNCIA A infecção do trato

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

Biomedicina PADRÃO DE RESPOSTA

Biomedicina PADRÃO DE RESPOSTA Biomedicina PADRÃO DE RESPOSTA Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante estabeleça relação entre a qualidade do serviço de esgotamento sanitário e de tratamento da água para o agravamento

Leia mais

PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574

PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574 PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574 Ementa: Realização da Prova do Laço por Técnico e Auxiliar de Enfermagem. 1. Do fato Profissional

Leia mais

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: loratadina xarope 1 mg/ml. Embalagem contendo 1 frasco de 100

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV 1) A vacina é mesmo necessária? Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Á GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GESTAÇÃO - DHEG

ORIENTAÇÃO DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Á GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GESTAÇÃO - DHEG ORIENTAÇÃO DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Á GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GESTAÇÃO - DHEG Daniela Cristina Zanotti Aline Zambom Helen Cristina Ferrato da Cruz Orientadora: Ludmila

Leia mais

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si A função da insulina é fazer com o que o açúcar entre nas células do nosso corpo, para depois poder

Leia mais

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida.

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida. Drenol hidroclorotiazida PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Drenol Nome genérico: hidroclorotiazida Forma farmacêutica e apresentações: Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais

MONICA AN24. Monitoramento ECG Abdominal Fetal

MONICA AN24. Monitoramento ECG Abdominal Fetal MONICA AN24 Monitoramento ECG Abdominal Fetal A solução de monitoramento fetal-maternal sem fios MONICA AN24 abre as portas a todo um novo mundo de vigilância passiva, gestão flexível e conforto da paciente

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde

A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde ALVES, Andréia Ferreira² BUCKY, Daniele de Almeida Carvalho ³ COSTA, Agrimeron Cavalcante ¹ FERREIRA, Lucilene

Leia mais

Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika

Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika - O que é o vírus Zika? O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue e da chikungunya,

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR III- SERVIÇOS DA REDE HOSPITALAR: UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA PORTO ALEGRE

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONTROLE DE TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTE Enf a Chefe de Enfermagem do Serviço de Hemoterapia: Gilce Erbe de

INSTALAÇÃO E CONTROLE DE TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTE Enf a Chefe de Enfermagem do Serviço de Hemoterapia: Gilce Erbe de Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Instalação e administração de concentrado de hemácias, plaquetas ou plasma fresco congelado. FINALIDADE Estabelecer a rotina para instalação e controle da transfusão de hemocomponentes

Leia mais

Resumo do artigo. Modelagem Organizacional com CommonKADS: O Serviço de Emergências Médicas

Resumo do artigo. Modelagem Organizacional com CommonKADS: O Serviço de Emergências Médicas Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Disciplina: PROJETOS I Aluno: Cleosvaldo G. Vieira Jr cgvjr@inf.ufsc.br Resumo do artigo Modelagem Organizacional com CommonKADS: O Serviço de

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: BVS -Bireme Parte IV 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ

MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ Diagnóstico de Enfermagem e a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association NANDA MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ Taxonomia I A primeira taxonomia da NANDA foi

Leia mais

PERCEPÇÃO DA GESTANTE PRÉ-ECLÂMPTICA QUANTO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O PERÍODO DE HOSPITALIZAÇÃO. Resumo

PERCEPÇÃO DA GESTANTE PRÉ-ECLÂMPTICA QUANTO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O PERÍODO DE HOSPITALIZAÇÃO. Resumo DOI: http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v7i19.223 Interface Saúde PERCEPÇÃO DA GESTANTE PRÉ-ECLÂMPTICA QUANTO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O PERÍODO DE HOSPITALIZAÇÃO Mariana Batista Freires (1)

Leia mais

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA 1 Introdução/ Desenvolvimento Alinne Vieira Alves 1 Ana Claudia Moreira Santaba 2 Ana Janielli de Souza 3 Juliana

Leia mais

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA Unidade de Assistência, Unidade de Laboratório e Rede de Direitos Humanos

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE ALDACTONE Espironolactona FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE Comprimidos de 25 mg - caixas contendo 20 unidades. Comprimidos de 100 mg - caixas contendo 16 unidades. USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Leia mais

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A obesidade é uma das patologias nutricionais que mais tem apresentado aumento em seus números, não apenas nos países ricos, mas também nos países industrializados. Nos últimos anos,

Leia mais

MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE

MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE Lizandra de Farias Rodrigues Queiroz; Juliana Meira de Vasconcelos Xavier Universidade Federal de Campina Grande-PB E-mail:

Leia mais

DHEG, Pré Eclâmpsia e Eclâmpsia

DHEG, Pré Eclâmpsia e Eclâmpsia FACULDADE DE MEDICINA FACIMED CACOAL - RO DHEG, Pré Eclâmpsia e Eclâmpsia Prof. Dr. José Meirelles Filho 7º semestre de Medicina Programa de Educação Médica Continuada CRM-MT FACULDADE DE CACOAL MEDICINA

Leia mais

Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada

Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada Como são desenvolvidos? Qual o Objetivo? resultado? FARMACOTERAPIA Cura, controla e previne uma enfermidade ou seus sintomas MELHORA A QUALIDADE DE VIDA FARMACOTERAPIA

Leia mais

Apresentação nortear os profissionais da atenção à saúde

Apresentação nortear os profissionais da atenção à saúde Apresentação Este Protocolo visa a nortear os profissionais da atenção à saúde, por meio de orientações e diretrizes para as ações de prevenção da infecção pelo vírus Zika em mulheres em idade fértil e

Leia mais

PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523

PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523 PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523 Ementa: Utilização de luvas de procedimentos para aplicação de vacina. 1. Do fato Profissionais de Enfermagem solicitam

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS Página Responsáveis Preparado por: Enfermeiros Analisado por: Serviço de Enfermagem Aprovado por: DAS. Objetivos. Aplicação Padronizar as técnicas de avaliação dos Sinais Vitais a fim de otimizar o serviço

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais