Este projeto é inovador em vários sentidos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este projeto é inovador em vários sentidos:"

Transcrição

1 Cité Lib by Ha:mo, um novo tipo de mobilidade urbana baseada em veículos elétricos ultra compactos interligado ao sistema de transportes públicos, disponível em Grenoble, França Inovador serviço de partilha de automóvel visa preparar a cidade e a área metropolitana de Grenoble para a mobilidade elétrica num contexto de um plano de mobilidade multimodo. Projeto de 3 anos de testes junta competências e serviços de 5 parceiros: a Cidade de Grenoble, a Área Metropolitana, a empresa francesa de eletricidade EDF e a sua afiliada Sodetrel, a Toyota e a Cité Lib, o operador local de partilha de automóvel. 35 Toyota i-road, veículos elétricos de três rodas e 35 Toyota Auto Body COMS de quatro rodas vão estar disponíveis para deslocações urbanas em 27 pontos de recarga instaladas e operadas pela Sodetrel incluindo viagens de um percurso só, por exemplo de uma estação para outra. Um total de 120 pontos de recarga no âmbito deste projeto e outros 41 para veículos híbridos plug-in vão ser acrescentados à infraestrutura de transportes da cidade. Um plano de custos simples chamado 3, 2, 1 euros para, respetivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro incrementos de 15 minutos será proposto aos cidadãos de Grenoble. Para os portadores de passes anuais de transporte local o preço será reduzido, para 2, 1 para o primeiro e os seguintes 15 minutos, respetivamente. O serviço Cité lib by Ha:mo iniciam no dia 1 de Outubro de 2014 A cidade sustentável e amiga do ambiente de amanhã vai ter a mobilidade individual elétrica harmoniosamente ligada ao sistema de transportes públicos. Ao partilharem esta visão, cinco parceiros a Cidade de Grenoble (França), a sua área metropolitana Grenoble- Alpes Metropole, a EDF e a sua afiliada Sodetrel, a Toyota Motor Corporation e a Cité Llib lançaram hoje um novo serviço chamado Cité Lib by Ha:mo. Este projeto é inovador em vários sentidos: Não se trata apenas de mais um serviço de partilha de automóvel. Ao oferecer um novo tipo de mobilidade baseada em veículos elétricos ultracompactos, o projeto em causa tem como objetivo complementar o sistema de rede de transportes públicos de Grenoble com uma solução para pequenas deslocações incluindo deslocações de apenas um sentido que podem ser planeadas de forma integrada, ideal para as deslocações diárias na cidade.

2 Os veículos e as estações de recarga estão fortemente interligados à infraestrutura IT (tecnologia de informação) da rede de transportes de Grenoble, oferecendo a possibilidade de planificação de rotas e de reservas online via internet ou por telemóvel com uma aplicação específica. Os utilizadores podem usar um dos 70 veículos disponíveis e deixá-lo em qualquer estação próxima do seu destino sem que o tenham de devolver ao local onde o começaram a conduzir. E apenas vão pagar o tempo de deslocação. O programa dispõe de 35 Toyota i-road, o número mais elevado em todo o mundo. O Toyota i-road é um inovador e divertido de conduzir veículo de mobilidade pessoal de três rodas equipado com a tecnologia revolucionária Active Lean, que imita os movimentos de uma mota ou mesmo até um esquiador. O i-road é tão ágil como uma scooter e tem o conforto e a proteção tal como num automóvel. 35 veículos de quatro rodas Toyota Auto Body COMS vão participar igualmente neste projeto. Este serviço elimina a necessidade de procurar um lugar de estacionamento. Por outro lado, o caráter compacto destes veículos torna mais fácil a planificação e construção de infraestruturas de parqueamento assim como a sua desenvoltura em trânsito urbano. Através deste novo serviço, a área metropolitana de Grenoble continua a sua tradição de inovação e torna-se o palco dos ensaios do que será a mobilidade urbana do futuro. Grenoble torna-se uma referência pela sua capacidade de acompanhar as iniciativas emergentes e de as tornar sucessos em benefício de todos. Ao propor uma nova solução de mobilidade inovadora e amiga do ambiente que complementa o transporte público ou por bicicleta, estes testes Cité Lib by Ha:mo estão em total sintonia com esta tradição., comenta Jacques Wiart, vice-presidente da Cidade de Grenoble e responsável pelo departamento de Transporte Urbano e Mobilidade. A Grenoble-Alpes Metropole, responsável pela gestão da rede de transportes públicos, acredita que necessário promover os diferentes tipos de mobilidade e se necessário utilizar vários para chegar ao destino final idas para o trabalho, idas à escola ou como deslocações de trabalho, por exemplo. É uma forma de contribuir para uma substancial redução de emissões de CO 2, melhorar a qualidade do ar e reduzir o trafego. O projeto Cité Lib by Ha:mo é apenas o início, mas acreditamos que tem o potencial para encorajar a participação ativa dos nossos cidadãos para a criação da mobilidade do amanhã e que segue na direção que queremos tomar, afirma Christophe Ferrari, Presidente da Grenoble- Alpes Metropole. A EDF tem-se dedicado à investigação e à inovação desde os seus primórdios e é com orgulho que participa no projeto de Grenoble ao contribuir com as suas competências em termos de infraestrutura de recarga elétrica e o seu conhecimento em gestão de energia.

3 O fluxo de energia leva-nos a criar e a desenvolver soluções inovadoras para uma mobilidade assente em baixas emissões de carbono de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade local. É esse o significado real deste projeto para a EDF e para os seus parceiros. destaca Jean-Pierre Frémont, Director de Mercados Públicos na EDF. A participação do Grupo EDF neste projeto demonstra o seu empenho no desenvolvimento de soluções de mobilidade com baixas emissões de carbono enquanto fornecedor de serviços de mobilidade elétrica. O Grupo EDF, juntamente com a sua afiliada Sodetrel, tem como objetivo apoiar todos os seus clientes - públicos, corporativos e privados para se aproximar de modos de transporte amigos do ambiente, menos ruidosos e isentos de emissões de CO 2. A Toyota não contribui apenas com 70 veículos elétricos para este projeto. É igualmente responsável pelo sistema de gestão da partilha de automóveis chamado Ha:mo (Harmoniosa Mobilidade) que tem vindo a testar na sua cidade-natal de Toyota City, no Japão. A Toyota considera que os veículos elétricos são uma parte da solução global para transporte com baixas emissões de carbono e que são especialmente indicados para pequenas deslocações urbanas de pequena distância. Os híbridos, os plug-in e os veículos movidos hidrogénio (pilha de combustível) vão se revelar mais práticos para viagens mais longas. Este projeto viu a luz do dia porque todos os seus parceiros aspiram ao mesmo objetivo todos queremos ajudar a criar a mobilidade urbana do futuro. As soluções de mobilidade urbana vão ser uma área vital de crescimento para a Toyota no futuro. Estamos muito entusiasmados por poder trabalhar com a comunidade de Grenoble na resolução dos problemas colocados pelo tráfego urbano., diz Takeshi Uchiyamada, Presidente da Toyota Motor Corporation. Cité Lib by Ha:mo : um serviço simples e acessível para os cidadãos de Grenoble Depois de ter gerido um serviço de partilha de automóveis em Grenoble durante quase 10 anos (com 80 veículos, a gasolina, híbridos, a gás natural e elétricos) a Cité Lib vai encarregar-se da gestão diária operativa deste novo serviço. Os 35 i-road e COMs adicionais vão duplicar a frota e oferecer um tipo de serviço diferente para os seus assinantes. As principais vantagens para os nossos clientes e para os novos utilizadores vão ser a possibilidade de levantar e devolver os veículos em locais diferentes e também a flexibilidade de dispor de um veículo muito compacto para pequenas deslocações., explica Martin Lesage, Diretor da Cité Lib.

4 Quem pode usar o Cité Lib by Ha:mo? Qualquer pessoa com 18 anos e com carta de condução válida Os utilizadores têm que se registar do site da Cité Lib (www.citelib.com) ou num dos três escritórios de transporte multimodo em Grenoble Onde se situam as estações de recarga? Existem 27 estações de recarga em Grenoble, Fontaine, Gières, St Martin D Hères, Seyssinet-Pariset e La Tronche, nas proximidades de paragens de elétricos, de autocarros ou de comboios Cada estação encontra-se equipada com pelo menos 4 lugares para veículos i-road e COMS. Algumas estações dispõem igualmente de 1 ou 2 lugares para outros veículos elétricos (EV) ou híbridos de recarga externa (PHV) Como pode reservar um veículo? Depois de se tornar assinante da Cité Lib já poderá fazer o download de uma aplicação para o seu smartphone ou tablet (Cité Lib by Ha:mo na loja de aplicações) ou para o PC em Com a aplicação, os utilizadores podem ver os locais da cidade e quais os veículos disponíveis e com carga suficiente nas baterias para poderem ser utilizados Quando o utilizador devolve o veículo em qualquer estação e volta a ligá-lo à corrente a bateria do veículo começa a ser carregada e termina o período que lhe irá ser cobrado Quanto custa este serviço? A taxa de serviço está vocacionada para pequenas deslocações e contempla um desconto significativo para assinantes anuais dos transportes de Grenoble (MetroVelo, TAG, Itinisere ou mesmo comboio com a TER) Tempo de utilização Full fare Reduced fare (annual subscribers to MétroVélo, TAG, Itinisère or TER) 0 a 15* minutos 3 euros 2 euros 15 a 30 minutos + 2 euros (total = 5 euros) + 1 euro (total = 3 euros) 30 a 45 minutos + 1 euro (total = 6 euros) + 1 euro (total = 4 euros) 45 a 60 minutos + 1 euro (total = 7 euros) + 1 euro (total = 5 euros) 2 horas Total 11 euros Total 9 euros 4 horas Total 19 euros Total 17 euros *pagamentos a cada período de 15 minutos

5 Quando custa o serviço de recarga de EV/PHV? Uma vez que tenham sido liquidados os custos administrativos e dos identificadores (25 euros), os utilizadores dos veículos Plug-in vão poder recarregar a bateria de forma livre até 31 de dezembro de A partir de janeiro de 2015 vai ser fixada uma tabela de preços com custos que vão variar entre 2 e 5 euros por uma hora de carga, dependendo da velocidade de carga (normal ou rápida). O tempo de carga será limitado, especialmente durante o dia, de forma a desencorajar o estacionamento prolongado e a permitir o acesso máximo a estes lugares de estacionamento. Cité Lib by Ha:mo vai estar disponível para o público a partir de 1 de outubro de 2014 e durante um período de três anos. Os parceiros do projeto vão usar este período experimental para recolher dados valiosos relativos a aspetos técnicos e a comportamentais, contribuindo dessa forma para o futuro da mobilidade através de uma iniciativa muito concreta e prática. Notas para os editores: Grenoble-Alpes Métropole: Situata no coração de um excecional ambiente natural nos Alpes Franceses, Grenoble e a sua área metropolitana proporcionam uma elevada qualidade de vida numa zona económica de grande dinamismo. Com habitantes em 49 localidades, a missão da área metropolitana é de organizar mobilidade, desenvolvimento económico, proteção e promoção ambiental além de gerir programas de habitação social e gestão urbana. Esta área vai tornar-se em 2015 uma das 12 áreas metropolitanas francesas designadas pelo governo francês como grande polo de desenvolvimento económico com competências acrescidas. O Grupo EDF, um dos líderes no mercado energético europeu, é um grupo energético integrado em várias áreas do negócio: produção, transmissão, distribuição, fornecimento de energia e comércio. O Grupo é o maior produtor de eletricidade na Europa. Em França dispõe principalmente de instalações de produção nuclear e hidráulica de energia elétrica onde 95.9% da energia gerada é livre de CO 2. A subsidiárias de distribuição da EDF em França operam 1,285,000 km de linhas à superfície e subterrâneas de baixa e média voltagem e cerca de 100,000 km de redes de alta e muito alta voltagem. O Grupo está envolvido no fornecimento de energia e de serviços a aproximadamente 28.5 milhões de clientes em França, tendo gerado vendas consolidadas de 75.6 mil milhões em 2013, dos quais 46.8% fora de França. A EDF está cotada na Bolsa de Paris e é um membro do index CAC 40. A SODETREL, companhia totalmente detida pela EDF SA, é um parceiro de entidades governamentais locais e companhias para o desenvolvimento de inovadoras soluções de mobilidade elétrica. A SODETREL é um operador de serviços de pontos de recarga de eletricidade incluindo a concepção, instalação, gestão e manutenção das infraestrutras de carregamento para veículos elétricos e híbridos plug-in. A SODETREL gere em tempo real várias centenas de infraestruturas de recarga e faz uso do seu know-how para propor soluções para sistemas de recarga inteligentes. A SODETREL oferece ainda uma solução de partilha de automóveis elétricos, já com infraestrutura, veículos e sistema de gestão incluídos.

6 A SODETREL é líder em França em aluguer de baterias e manutenção do sistema de transportes públicos proporcionado veículos elétricos para os quilómetros da viagem urbana. A Toyota Motor Corporation (TMC) é uma empresa líder mundial no fabrico de automóveis. Em 1997 começou a comercializar os primeiros veículos híbridos produzidos em massa, o Prius, e desde então já vendeu mais de 6,5 milhões de veículos híbridos em todo o mundo. Produz hoje uma gama completa de modelos, desde automóveis de luxo a comerciais, pesados e mini veículos, com as suas subsidiárias Daihatsu Motor Co., Ltd e Hino Motors, Ltd. A Toyota constroi veículos em 60 fábricas a nível global e emprega pessoas. Para mais informações por favor visite A Toyota Motor Europe NV/SA (TME) é responsável pelas vendas e marketing de veículos Toyota e Lexus, peças e acessórios, além das atividades de produção e de engenharia Toyota na Europa. A Toyota emprega, direta ou indiretamente, cerca de pessoas na Europa e já investiu mais de 8 mil milhões de euros desde As operações da Toyota na Europa são apoiadas por uma rede de 30 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas em 56 países, por um total de cerca de pontos de vendas e por 9 fábricas. Em 2013 a Toyota vendeu veículos da Toyota e da Lexus na Europa. Para mais informações, visitar A Cité Lib é um operador de partilha de automóveis em Grenoble onde está em atividade há 10 anos. A Cité Lib é membro da rede Citiz, a primeira rede de partilha de automóveis em França. Fundada em 2002, com a designação France Auto-Partage, junta atualmente 15 operadores regionais independentes. Esta rede encontra-se atualmente presente em cerca de 50 localidades em França, permitindo que mais de utilizadores registados partilhem mais de 700 veículos que se encontram disponíveis em mais de 300 pontos de carregamento. Com os melhores cumprimentos, António Costa Relações Públicas Toyota Dep. Comunicação de Marketing

Cidade de Grenoble testa sistema público de partilha de viaturas Toyota i-road e Toyota COMS

Cidade de Grenoble testa sistema público de partilha de viaturas Toyota i-road e Toyota COMS Cidade de Grenoble testa sistema público de partilha de viaturas Toyota i-road e Toyota COMS # Grenoble, a cidade inteligente a partir de Outubro com a 'Citélib by Ha:mo', uma inovação recorrendo as últimas

Leia mais

Cidade sem Carros & Fiscalidade Verde Novembro 2014

Cidade sem Carros & Fiscalidade Verde Novembro 2014 Oradores: Cidade sem Carros & Fiscalidade Verde Novembro 2014 - Sousa Campos, diretor da divisão de marketing e vendas da Toyota Caetano Portugal - Mafalda Sousa, da associação ambientalista Quercus -

Leia mais

ALD SHARING. HÁ NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE NAS CIDADES CHEGOU O ALD SHARING! O primeiro sistema de partilha de veículos e mobilidade para empresas

ALD SHARING. HÁ NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE NAS CIDADES CHEGOU O ALD SHARING! O primeiro sistema de partilha de veículos e mobilidade para empresas ALD SHARING HÁ NOVAS FORMAS DE MOBILIDADE NAS CIDADES CHEGOU O ALD SHARING! O primeiro sistema de partilha de veículos e mobilidade para empresas SOLUCÕES INOVADORAS Uma das grandes prioridades para a

Leia mais

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i "Com as repentinas e drásticas evoluções no mundo automóvel, as formas convencionais de pensar e de fazer negócios já não nos permitem

Leia mais

Bruno Galante Comunicação Institucional e Sustentabilidade Toyota Caetano Portugal

Bruno Galante Comunicação Institucional e Sustentabilidade Toyota Caetano Portugal Mobilidade Urbana Eficiente: Visão Toyota Bruno Galante Comunicação Institucional e Sustentabilidade Toyota Caetano Portugal Mobilidade Urbana Eficiente Mobilidade = Pessoas Desafiamos os mais novos a

Leia mais

Aluguer Operacional e Gestão de Frotas

Aluguer Operacional e Gestão de Frotas the world leading fleet and vehicle management company LeasePlan Portugal Lagoas Park - Edifício 6-2740-244 Porto Salvo Ed. Cristal Douro - R. do Campo Alegre, nº 830 - sala 35-4150-171 Porto Tel.: 707

Leia mais

carregamento por cada carro ainda só foram vendidos 231 E23

carregamento por cada carro ainda só foram vendidos 231 E23 CARROS ELÉTRICOS: PREÇOS COMEÇAM A CAIRO Renault Twizy vai ser posto à venda em Portugal já em abril por 6990. Atualmente há 4,5 postos de carregamento por cada carro ainda só foram vendidos 231 E23 Tantas

Leia mais

Células de combustível

Células de combustível Células de combustível A procura de energia no Mundo está a aumentar a um ritmo alarmante. A organização WETO (World Energy Technology and Climate Policy Outlook) prevê um crescimento anual de 1,8 % do

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão dos Transportes e do Turismo 2014/2244(INI) 20.3.2015 PROJETO DE RELATÓRIO sobre a criação de um sistema integrado de bilhetes para as deslocações multimodais na Europa

Leia mais

são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A.

são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A. Automóveis Híbridos: H são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A. Veículos em circulação por região Biliões de Veículos 2.5 2 1.5 1 0.5 0 2000 2010 2020 2030 2040 2050 Total África América

Leia mais

Mobilidade Urbana e Competidores do Motor de Combustão Interna: o desafio da eficiência versus o custo. Paulo R. Feldmann- FEA USP

Mobilidade Urbana e Competidores do Motor de Combustão Interna: o desafio da eficiência versus o custo. Paulo R. Feldmann- FEA USP Mobilidade Urbana e Competidores do Motor de Combustão Interna: o desafio da eficiência versus o custo Paulo R. Feldmann- FEA USP Nossa experiência no IEE A recarga da bateria de 1 V.E. requer 24 kwh equivalente

Leia mais

MOB CARSHARING PROTOCOLOS

MOB CARSHARING PROTOCOLOS O QUE É O MOB CARSHARING A QUEM SE DESTINA VANTAGENS ECONÓMICAS VANTAGENS AMBIENTAIS MOB CARSHARING PARTICULARES MOB CARSHARING EMPRESAS MOB CARSHARING PROTOCOLOS COMO FUNCIONA A FROTA CONTACTOS 01 02

Leia mais

Relatório para os participantes da Pesquisa Delphi. O desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil.

Relatório para os participantes da Pesquisa Delphi. O desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil. Relatório para os participantes da Pesquisa Delphi O desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil. Caro colaborador, A partir da sua participação e de outros 496 especialistas em áreas relacionadas

Leia mais

Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos. Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto

Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos. Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto Senhores representantes das associações

Leia mais

Uma Chamada para a Ação: 10 medidas chave para conseguir mais pessoas a utilizar a bicicleta com maior frequência na Europa

Uma Chamada para a Ação: 10 medidas chave para conseguir mais pessoas a utilizar a bicicleta com maior frequência na Europa Uma Chamada para a Ação: 10 medidas chave para conseguir mais pessoas a utilizar a com maior frequência na Europa Manifesto da ECF para as eleições para o Parlamento Europeu de 2014 - Versão breve ECF

Leia mais

Ant A ón io Costa Cost

Ant A ón io Costa Cost Futuro do Automóvel Respeitando os Recursos Naturais António Costa Relações Publicas Toyota & Lexus Comunicação e Marketing Out. 2013 A Natureza impõe-nos um novo paradigma Tempestades Secas EUA, 2010

Leia mais

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios.

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios. Internet of Things 10 formas de utilizá-la em diversos tipos de negócios. INTRODUÇÃO As interfaces Machine to Machine (M2M) estão facilitando cada vez mais a comunicação entre objetos conectados. E essa

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro Indice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores de

Leia mais

Índice Apresentação Vantagens Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Profissional Funcionalidades Cartão Galp Frota Galp Frota Online

Índice Apresentação Vantagens Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Profissional Funcionalidades Cartão Galp Frota Galp Frota Online Índice Índice Apresentação Vantagens Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Cartão Galp Frota Profissional Funcionalidades Cartão Galp Frota Galp Frota Online Informação de Gestão Elementos de Personalização

Leia mais

2ii - Informática & Informação Lda - Consultores de Marketing e Estudos de Mercado Rua Ricardo Espírito Santo, 7 C/V Fte.

2ii - Informática & Informação Lda - Consultores de Marketing e Estudos de Mercado Rua Ricardo Espírito Santo, 7 C/V Fte. Mobilidade na Escola Com o estudo dos padrões de mobilidade na escola pretende-se calcular o impacto que as deslocações dos vários intervenientes na vida escolar tem na emissão de GEE. Estes cálculos tem

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS DE PROPULSÃO. Antonio C. Prataviera CALCAGNOTTO Vice-Presidente da ANFAVEA

NOVAS TECNOLOGIAS DE PROPULSÃO. Antonio C. Prataviera CALCAGNOTTO Vice-Presidente da ANFAVEA NOVAS TECNOLOGIAS DE PROPULSÃO (VEÍCULOS LEVES DE PASSAGEIROS E COMERCIAIS LEVES) Antonio C. Prataviera CALCAGNOTTO Vice-Presidente da ANFAVEA Diretor de Relações Institucionais RENAULT NISSAN PUBLIC AFFAIRS

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014 Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014 Indice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores de

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014 Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014 Índice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores

Leia mais

Mudança tecnológica na indústria automotiva

Mudança tecnológica na indústria automotiva ESTUDOS E PESQUISAS Nº 380 Mudança tecnológica na indústria automotiva Dyogo Oliveira * Fórum Especial 2010 Manifesto por um Brasil Desenvolvido (Fórum Nacional) Como Tornar o Brasil um País Desenvolvido,

Leia mais

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015 2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra Lisboa, 13 de Junho de 2015 EMEL EMEL Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., tem como objecto a gestão

Leia mais

Combate as alterações climáticas. Reduz a tua pegada e muda o mundo!!

Combate as alterações climáticas. Reduz a tua pegada e muda o mundo!! Combate as alterações climáticas Reduz a tua pegada e muda o mundo!! O dióxido de carbono é um gás naturalmente presente na atmosfera. À medida que crescem, as plantas absorvem dióxido de carbono, que

Leia mais

Impostos sobre Veículos

Impostos sobre Veículos Impostos sobre Veículos Além dos encargos com a sua aquisição, os proprietários de veículos motores, sejam pessoas singulares ou coletivas, têm obrigações fiscais a cumprir anualmente. A aquisição de veículos

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA.

DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA. DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA. Caro participante, Agradecemos a sua presença no III Megacity Logistics Workshop. Você é parte importante para o aprimoramento

Leia mais

XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva SIMEA 2009 VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS E A EMISSÃO DE POLUENTES

XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva SIMEA 2009 VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS E A EMISSÃO DE POLUENTES XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva SIMEA 2009 VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS E A EMISSÃO DE POLUENTES Sílvia Velázquez São Paulo, 17 de setembro de 2009. Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes

Leia mais

População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros

População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros 1.º lugar A cidade mais digital do Brasil Fundação CPqD e Momento Editorial 2.º Lugar em 2011

Leia mais

mudanças nos modelos de negócios do setor automobilístico, impulsionadas pelas pesquisas de novas tecnologias energéticas e de segurança.

mudanças nos modelos de negócios do setor automobilístico, impulsionadas pelas pesquisas de novas tecnologias energéticas e de segurança. AUTOMOTIVE Mudança de rumos Pressões dos consumidores por praticidade e economia, somadas à necessidade de adaptação dos veículos ao planejamento urbano, criam um cenário desafiador para a indústria automobilística

Leia mais

Mobilidade Sustentável

Mobilidade Sustentável Mobilidade Sustentável Eco-Condução e Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos 1 Índice 1. Conceito de Mobilidade Sustentável 2. Eco-condução (+ económica, + segura, + confortável) a) Informação, Formação

Leia mais

ANEXO 02- EXEMPLO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS HÍBRIDOS

ANEXO 02- EXEMPLO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS HÍBRIDOS ANEXO 02- EXEMPLO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS HÍBRIDOS 123 Conteúdo 1 Exemplo de Veículos eléctricos Híbridos... 124 1.1 Exemplo de Híbrido Paralelo... 124 1.1.1 Toyota Hybrid System II... 124 1.2 Exemplo de

Leia mais

Tenho de mudar. o meu estilo de. vida?

Tenho de mudar. o meu estilo de. vida? Tenho de mudar o meu estilo de vida? E se eu quiser percorrer mais quilómetros? Que distância posso percorrer só com bateria? Por que razão a electricidade é a energia do futuro? O Eléctrico com uma autonomia

Leia mais

Aproveitamento dos Potenciais de Veículos Híbridos e da Mobilidade Elétrica

Aproveitamento dos Potenciais de Veículos Híbridos e da Mobilidade Elétrica Aproveitamento dos Potenciais de Veículos Híbridos e da Mobilidade Elétrica Implicações para Políticas de Transportes Pietro Erber 18/06/2012 Fluxo de Energia em Automóvel EUA/DOE 100 6 3 13 4 87 Emissões

Leia mais

A Gestão de Frotas em 2015 Previsões sobre o futuro da Gestão de Frotas

A Gestão de Frotas em 2015 Previsões sobre o futuro da Gestão de Frotas P 1 A Gestão de Frotas em 2015 Estudo da Leasedrive Velo Vehicle Management P 1 Índice A Gestão de Frotas em 2015... 2 Empresas de gestão de frotas... 3 Frotas verdes... 3 Produtos e serviços AOV, ALD,

Leia mais

ALD PROFLEET2 SOLUÇÕES AVANÇADAS DE TELEMÁTICA

ALD PROFLEET2 SOLUÇÕES AVANÇADAS DE TELEMÁTICA ALD PROFLEET2 SOLUÇÕES AVANÇADAS DE TELEMÁTICA O que é o ALD ProFleet2? É um serviço de dados que utiliza um sistema telemático avançado de gestão de frotas e que lhe permite administrar, localizar em

Leia mais

PROJECTO TER TOTAL ENERGY ROCKS

PROJECTO TER TOTAL ENERGY ROCKS PROJECTO TER 15 DE DEZEMBRO DE 2009 Projecto desenvolvido por: Professora Ana Mafalda Henriques Alunos Adriano Félix Ana Filipa Gonçalves Ana Rita Castelão André Gomes Lady Burrell Lauro Espanhol Marta

Leia mais

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Quais as medidas para uma mobilidade sustentável? Amando Sousa Projeto FEUP 1ºANO MIEC: Francisco Piqueiro Equipa

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA ANDERSON WESLLEY DA SILVA ZAMPOLI BRUNO MIGUEL ABIB FELIPE MOREIRA DAQUILA ANÁLISE DE DEMANDA DE ENERGIA

Leia mais

PORTUGAL PRECISA DE DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA PARA O HIDROGÉNIO

PORTUGAL PRECISA DE DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA PARA O HIDROGÉNIO Pág: 9 Área: 22,57 x 29,17 cm² Corte: 1 de 5 PORTUGAL PRECISA DE DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA PARA O HIDROGÉNIO Em Portugal, os especialistas consideram que o hidrogénio poderá ser uma solução para a mobilidade

Leia mais

Plano de Distribuição de Veículos Elétricos para Seul

Plano de Distribuição de Veículos Elétricos para Seul Plano de Distribuição de Veículos Elétricos para Seul 2011. 05. 11(4a-f) Matriz de Proteção Ambiental Governo Metropolitano de Seul 1 Conteúdo Qualidade do Ar em Seul Gestão de qualidade do ar Esforços

Leia mais

Baterias representam dificuldades

Baterias representam dificuldades Página 1 de 6 Veículo elétrico: desafios para viabilidade Com o planeta em marcha para um provável cenário de mudanças climáticas diversas soluções são discutidas Matheus Gagliano, da Agência CanalEnergia,

Leia mais

Boas Práticas de aplicação nacional. Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável 1º Workshop Algarve 27 de junho de 2014

Boas Práticas de aplicação nacional. Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável 1º Workshop Algarve 27 de junho de 2014 Boas Práticas de aplicação nacional Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável 1º Workshop Algarve 27 de junho de 2014 A. Modos Suaves Infraestruturas Rede ciclável Murtosa EcoPista do Dão Viseu/ Santa

Leia mais

Cláudio Casimiro Conferência Sustentabilidade Energética Local Barreiro 22 de Outubro de 2010

Cláudio Casimiro Conferência Sustentabilidade Energética Local Barreiro 22 de Outubro de 2010 Uma contribuição para a Mobilidade Sustentável! Cláudio Casimiro Conferência Sustentabilidade Energética Local Barreiro 22 de Outubro de 2010 1 Enquadramento Parque com cerca de 5,81 Milhões de veículos

Leia mais

Mercedes-Benz Comercial Flagship Store da Marca em Portugal. www.mercedes-benz-comercial.pt

Mercedes-Benz Comercial Flagship Store da Marca em Portugal. www.mercedes-benz-comercial.pt Mercedes-Benz Comercial Flagship Store da Marca em Portugal www.mercedes-benz-comercial.pt A Mercedes-Benz Comercial A nossa viagem começou em abril de 2004. Enquanto concessionário da marca em Portugal,

Leia mais

MEDIDAS DE GESTÃO DA MOBILIDADE PARA ESCOLAS

MEDIDAS DE GESTÃO DA MOBILIDADE PARA ESCOLAS Informação para direções de escola, autoridades locais e nacionais, e associações Ficha Informativa 2 Políticas Públicas MEDIDAS DE GESTÃO DA MOBILIDADE PARA ESCOLAS A campanha Serpente Papa-Léguas jogo

Leia mais

ALUGUER DE CARROS À HORA COMBUSTÍVEL E PARQUÍMETRO INCLUÍDOS

ALUGUER DE CARROS À HORA COMBUSTÍVEL E PARQUÍMETRO INCLUÍDOS ALUGUER DE CARROS À HORA COMBUSTÍVEL E PARQUÍMETRO INCLUÍDOS Combustível e parquímetro O QUE É O MOB CARSHARING 2 A QUEM SE DESTINA 4 VANTAGENS ECONÓMICAS 5 VANTAGENS AMBIENTAIS 6 MOB CARSHARING PARTICULARES

Leia mais

Metro Sul do Tejo. Artigo de Opinião

Metro Sul do Tejo. Artigo de Opinião Metro Sul do Tejo Artigo de Opinião Neste artigo chama-se a atenção para as ineficiências do atual sistema de transportes públicos na zona de Almada, devida à descoordenação entre as carreiras do Metro

Leia mais

XVI Férias Técnicas VALORES

XVI Férias Técnicas VALORES XVI Férias Técnicas da POLIVALOR em parceria a Ford de 31 de Agosto a 11 de Setembro de 2015, abertas a todos os estudantes do Ensino Superior e todos os que gostem de automóveis, no Centro de Treino Ford.

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO REMOTA DE EQUIPAMENTOS

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO REMOTA DE EQUIPAMENTOS SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO REMOTA DE EQUIPAMENTOS Sobre a SOL-S e SOLSUNI Fundada em 1992; Integrador de Soluções, com vasta experiência de Tecnologias de Informação, disponibiliza um completo portfolio

Leia mais

Casa da América Latina. Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M.

Casa da América Latina. Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M. Casa da América Latina Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M. 2013.04.18 Lisboa, Portugal A Cidade de Lisboa A Cidade de Lisboa População : 500.000 habitantes; 2 milhões

Leia mais

PROJECTOS ENERGÉTICO-AMBIENTAIS EM LISBOA

PROJECTOS ENERGÉTICO-AMBIENTAIS EM LISBOA PROJECTOS ENERGÉTICO-AMBIENTAIS EM LISBOA AMBIURBE 17 a 20 de Junho 2009 PROJECTOS ENERGÉTICO-AMBIENTAIS EM LISBOA INDICE FUNDO MUNICIPAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PLANO MOBILIDADE DO EDIFICIO MOBILIDADE

Leia mais

O impacto dos veículos eléctricos na

O impacto dos veículos eléctricos na O impacto dos veículos eléctricos na mobilidade urbana Cláudio Casimiro Sessão de Debate Lisboa E-Nova Centro de Informação Urbana de Lisboa 7 de Dezembro de 2010 1 Enquadramento A mobilidade urbana é

Leia mais

09-11-09_C_Zerodef_FL9_640x480.flv

09-11-09_C_Zerodef_FL9_640x480.flv 09-11-09_C_Zerodef_FL9_640x480.flv HISTÓRIA DO VEÍCULO LIGEIRO ELÉCTRICO CITROËN EM PORTUGAL Automóveis Citroën, SA é sócia fundadora da APVE (Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico) A Citroën foi

Leia mais

PRESS info. Ecolution by Scania. Produtos e serviços para um melhor resultado económico

PRESS info. Ecolution by Scania. Produtos e serviços para um melhor resultado económico PRESS info 22/10/2013 Ecolution by Scania Produtos e serviços para um melhor resultado económico Ecolution by Scania é um novo modelo de negócio para as empresas de transporte preocupadas com os custos

Leia mais

Missão UP Unidos pelo Planeta

Missão UP Unidos pelo Planeta Missão UP Unidos pelo Planeta 1 Missão UP Unidos pelo Planeta A Galp Energia pretende contribuir para uma mudança dos comportamentos relacionados com a eficiência no consumo de energia, através de um projeto

Leia mais

A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL

A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL, entendendo a necessidade do mercado em serviços relacionados a segurança e proteção do patrimônio, reúne as melhores tecnologias em soluções de segurança e geolocalização.

Leia mais

mais do que uma forma de conduzir, ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias

mais do que uma forma de conduzir, ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias Eco-condução: mais do que uma forma de conduzir, uma forma de estar ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias 24 de Maio 2010 Mobilidade e Energia Diagnóstico Mais de 5 milhões de veículos

Leia mais

Bluefleet. Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos!

Bluefleet. Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos! Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos! ALD Automotive Mobilidade sustentável As Nações Unidas prevêm que em 2050 dois terços da população viverá nas cidades, ou seja cerca de 6 biliões de

Leia mais

FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID. Green light for efficiency

FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID. Green light for efficiency FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID Green light for efficiency RENTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Quando os desafios e tarefas dos transportes modernos se juntam às exigências europeias

Leia mais

Gestão de Frota. Engº Luís Prazeres Brisa Auto-estradas de Portugal

Gestão de Frota. Engº Luís Prazeres Brisa Auto-estradas de Portugal Gestão de Frota Engº Luís Prazeres Brisa Auto-estradas de Portugal Frota Grupo Brisa Índice 1 2 3 Diferentes modelos de gestão segundo a dimensão e diversidade da frota. Politica de combustiveis aplicada

Leia mais

ESTEJA SEMPRE LIGADO COM A NEW HOLLAND

ESTEJA SEMPRE LIGADO COM A NEW HOLLAND ESTEJA SEMPRE LIGADO COM A NEW HOLLAND Veículos ligados para uma agricultura eficiente Ligado. Produtivo. Eficiente. A agricultura está em constante evolução e a capacidade de tomar decisões rápidas tem

Leia mais

JORGE PINTO CEO da CAETANOBUS

JORGE PINTO CEO da CAETANOBUS JORGE PINTO CEO da CAETANOBUS NOVO MODO DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIO, MAIS EFICIENTE EM TERMOS ENERGÉTICOS, MAIS EFICIENTE NA AFETAÇÃO DOS RECURSOS, NOMEADAMENTE DOS FUNDOS PÚBLICOS

Leia mais

Estratégias Regionais (PMP) no âmbito dos Transportes Terrestres vs Linhas de Orientação do Plano Nacional de Reformas (PNR)

Estratégias Regionais (PMP) no âmbito dos Transportes Terrestres vs Linhas de Orientação do Plano Nacional de Reformas (PNR) Estratégias Regionais (PMP) no âmbito dos Transportes Terrestres vs Linhas de Orientação do Plano Nacional de Reformas (PNR) Estratégias Regionais (PMP) no âmbito dos Transportes Terrestres Objectivos

Leia mais

ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL, SA

ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL, SA ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL, SA 8º CICLO DE SEMINÁRIOS TRANSPORTES & NEGÓCIOS O PAPEL DO SISTEMA AEROPORTUÁRIO NAS SOLUÇÕES LOGÍSTICAS Outubro 2006 Preâmbulo Atendendo ao modelo económico de desenvolvimento

Leia mais

O que fazemos por si?

O que fazemos por si? O que fazemos por si? PT O que fazemos por si? Nos últimos anos, a Europa tem vindo a sofrer uma crise económica e financeira internacional de uma dimensão sem precedentes. A segurança social, os sistemas

Leia mais

O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma. "O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho

O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma. O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho Lançamento no mercado Informação à Imprensa Data: Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID garante eficiência e performance Outubro de 2014 O novo Mercedes- Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma configuração

Leia mais

ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS

ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS LOCALIZAÇÃO DE TORRES VEDRAS POPULAÇÃO O Município de Torres Vedras localiza-se na costa oeste de Portugal e a sua cidade,torres Vedras,

Leia mais

Melhoria do desempenho ambiental - implementação do Sistema de Gestão Ambiental

Melhoria do desempenho ambiental - implementação do Sistema de Gestão Ambiental Melhoria do desempenho ambiental - implementação do Sistema de Gestão Ambiental 1 Melhoria do desempenho ambiental implementação do Sistema de Gestão Ambiental A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem implementado

Leia mais

RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015

RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015 RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015 1 1 ISV tabelas A, B e C Aumento de 3%. 2 2 ISV redução nos veículos importados usados A tabela D mantém-se inalterada, apesar de ter existido uma proposta de alteração

Leia mais

Automóvel Club de Portugal Uma grande causa, muitos benefícios.

Automóvel Club de Portugal Uma grande causa, muitos benefícios. Automóvel Club de Portugal Uma grande causa, muitos benefícios. Bem vindo ao maior clube de Portugal Existimos para melhorar a sua experiência de mobilidade e de vida. Juntos, podemos fazer de Portugal

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Grupo PTV em expansão internacional - também na América do Sul PTV inaugura sua própria filial no Brasil Karlsruhe/São Paulo, 15/10/2015. Os especialistas em transportes do Grupo PTV estão expandindo ainda

Leia mais

Benefícios e Desafios das Tecnologias Veiculares Alternativas no Transporte Público de Curitiba

Benefícios e Desafios das Tecnologias Veiculares Alternativas no Transporte Público de Curitiba Benefícios e Desafios das Tecnologias Veiculares Alternativas no Transporte Público de Curitiba Roberto Gregorio da Silva Junior Presidente da Urbanização de Curitiba S.A. Belo Horizonte, 15 março 2016

Leia mais

Condução Económica e Ecológica CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA. Maj TTrans Freitas Lopes

Condução Económica e Ecológica CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA. Maj TTrans Freitas Lopes CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA Maj TTrans Freitas Lopes A preocupação com a sinistralidade rodoviária e a intenção de reduzir a sua incidência motivaram, e motivam ainda hoje, a necessidade da prática

Leia mais

METRO DO PORTO. Melhoria da mobilidade. Foto do site da Bombardier

METRO DO PORTO. Melhoria da mobilidade. Foto do site da Bombardier METRO DO PORTO Melhoria da mobilidade Foto do site da Bombardier Rui Site: Rodrigues www.maquinistas.org (Ver Opinião) Email rrodrigues.5@netcabo.pt Data: Público, 15 de Dezembro de 2003 METRO DO PORTO

Leia mais

Desafios para Melhoria da Mobilidade Urbana

Desafios para Melhoria da Mobilidade Urbana Desafios para Melhoria da Mobilidade Urbana O Desafio da CET 7,2 milhões de veículos registrados 12 milhões de habitantes 7,3 milhões de viagens a pé 156 mil viagens de bicicleta 15 milhões de viagens

Leia mais

PLANO DE SUSTENTABILIDADE

PLANO DE SUSTENTABILIDADE PLANO DE SUSTENTABILIDADE Rock in Rio 2013 O QUE NOS MOVE Temos que assumir não só as nossas próprias responsabilidades mas um compromisso coletivo, enquanto cidadãos e profissionais, em cada atividade

Leia mais

PROJETO MUTIRÃO DA CARONA SOLIDÁRIA

PROJETO MUTIRÃO DA CARONA SOLIDÁRIA PROJETO MUTIRÃO DA CARONA SOLIDÁRIA INTRODUÇÃO A mobilidade das cidades tem se tornado um desafio cada vez maior com o passar do tempo. Em 10 anos, a frota de automóveis e motocicletas cresceu 400% no

Leia mais

Solução Verde para o trasporte dacidade de São Paulo. Maio 2011, Rio de Janeiro

Solução Verde para o trasporte dacidade de São Paulo. Maio 2011, Rio de Janeiro Solução Verde para o trasporte dacidade de São Paulo Maio 2011, Rio de Janeiro Três principais questões ambientais Crise global de petróleo Emissões de CO2 Poluição do Ar 40%dos combustíveis fósseis líquidos

Leia mais

INOVAR PARA COMPETIR

INOVAR PARA COMPETIR Ciclo de Workshops INOVAR PARA COMPETIR Desafio actual na indústria automóvel Hotel Boavista, 19 de Novembro de 2009 Indústria Automóvel na Europa Inovação e Educação Produção & Emprego Vendas & Serviços

Leia mais

CONHEÇA OS INCENTIVOS DA LEI DA FISCALIDADE VERDE

CONHEÇA OS INCENTIVOS DA LEI DA FISCALIDADE VERDE Pág: 14 EM CARGA INCENTIVOS PARA VE S Corte: 1 de 8 100% 1000 DEDUÇÃO DE IVA PARA EMPRESAS DESCONTO NA AQUISIÇÃO DE QUADRICICLO PESADO CONHEÇA OS INCENTIVOS DA LEI DA FISCALIDADE VERDE O Orçamento de Estado

Leia mais

Envolvendo as pessoas!

Envolvendo as pessoas! Envolvendo as pessoas! Uso de consultoria ativa em mobilidade para promover a utilização dos transportes públicos em zonas rurais www.smartmove-project.eu Co-financiado pelo Programa Energia Inteligente

Leia mais

Diretoria de Planejamento de Transporte e de Gestão Corporativa APRESENTAÇÃO SMT 09 02 2012 RT DT/SPT 09/12

Diretoria de Planejamento de Transporte e de Gestão Corporativa APRESENTAÇÃO SMT 09 02 2012 RT DT/SPT 09/12 MOBILIDADE (e ACESSIBILIDADE) URBANA NO CONTEXTO DO PLANO ESTRATÉGICO SP2040 Superintendência de Planejamento de Transporte Diretoria de Planejamento de Transporte e de Gestão Corporativa planejamento@sptrans.com.br

Leia mais

Volvo HÍBRIDO. Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Volvo HÍBRIDO. Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE Volvo HÍBRIDO Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE O DESAFIO VERDE O cuidado com o meio ambiente está no centro das discussões da agenda social em todo o mundo. Cada vez mais,

Leia mais

NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO

NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO PEQUENA, MAS CONCEBIDA NA PERFEIÇÃO O ENCAIXE PERFEITO Com apenas 760 mm de largura, a nova micro escavadora sem traseira saliente Terex TC10 é suficientemente estreita para

Leia mais

Evolução e perspectivas dos veículos elétricos híbridos

Evolução e perspectivas dos veículos elétricos híbridos Evolução e perspectivas dos veículos elétricos híbridos 2 de julho de 2008 São Paulo - SP Antonio Nunes Jr ABVE- Associação Brasileira do Veículo Elétrico Como, em transporte, responder aos desafios da

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA MODELO DE ABERTURA À INICIATIVA PRIVADA DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

DOCUMENTO DE CONSULTA MODELO DE ABERTURA À INICIATIVA PRIVADA DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO DOCUMENTO DE CONSULTA MODELO DE ABERTURA À INICIATIVA PRIVADA DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO Fevereiro 2014 AVISO: Este documento de consulta é exclusivamente

Leia mais

Descubra A NOSSA AMBIÇÃO HÁ MAIS DE 25 ANOS: MUDAR A IMAGEM DOS SEGUROS. A RSE, um compromisso e actuação. Os nossos colaboradores

Descubra A NOSSA AMBIÇÃO HÁ MAIS DE 25 ANOS: MUDAR A IMAGEM DOS SEGUROS. A RSE, um compromisso e actuação. Os nossos colaboradores Descubra A NOSSA AMBIÇÃO HÁ MAIS DE 25 ANOS: MUDAR A IMAGEM DOS SEGUROS APRIL, um grupo sólido Grupo Internacional de Serviços de Seguro Bruno ROUSSET Presidente, CEO e fundador do grupo APRIL 6 Cotada

Leia mais

Dissertação de Mestrado Engenharia Eletrotécnica - Energia e Automação Industrial

Dissertação de Mestrado Engenharia Eletrotécnica - Energia e Automação Industrial Dissertação de Mestrado Engenharia Eletrotécnica - Energia e Automação Industrial Sistema de mobilidade elétrica de duas rodas de elevada eficiência e performance José Carlos Marques da Silva Dezembro

Leia mais

PEGADA DE CARBONO 2011. Vieira de Almeida & Associados

PEGADA DE CARBONO 2011. Vieira de Almeida & Associados PEGADA DE CARBONO 2011 Vieira de Almeida & Associados CONTEÚDO Índice Sobre a VdA e o Projeto Verde 03 Pegada de Carbono VdA 2011 05 Informação Adicional 09 Oportunidades de melhoria.. 11 Sobre este relatório

Leia mais

GULLIVER DEMONSTRAÇÕES - REGRAS DE UTILIZAÇÃO

GULLIVER DEMONSTRAÇÕES - REGRAS DE UTILIZAÇÃO GULLIVER DEMONSTRAÇÕES - REGRAS DE UTILIZAÇÃO Gulliver Demonstração de Mini-autocarros Eléctricos em Frotas de Transporte Público Urbano - é uma experiência com dois mini-autocarros eléctricos que podem

Leia mais

O controlo sobre os custos e utilizadores da frota

O controlo sobre os custos e utilizadores da frota PHC Frota CS O controlo sobre os custos e utilizadores da frota A solução para o controlo total sobre os custos e utilizadores da frota, a sua manutenção e o seu estado. BUSINESS AT SPEED Visite www.phc.pt

Leia mais

Vinícius Ladeira Gerente de Projetos Ambientais da CNT Junho de 2010

Vinícius Ladeira Gerente de Projetos Ambientais da CNT Junho de 2010 Combustíveis Alternativos e a Redução das Emissões de Poluentes 12ª Transpo-Sul Vinícius Ladeira Gerente de Projetos Ambientais da CNT Junho de 2010 Tecnologias, Combustíveis mais limpos e Redução das

Leia mais

CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009

CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009 CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009 Av. Vasco da Gama, 1410 4431-956 Telefone 22-7867000 Fax 22-7867215 Registada na C.R.C. de sob o nº 500239037 Capital Social: Euro 35.000.000 Sociedade Aberta

Leia mais

Plataformas para Manuseio de Estoques (Stock Pickers)

Plataformas para Manuseio de Estoques (Stock Pickers) Plataformas para Manuseio de Estoques (Stock Pickers) Plataformas para Manuseio de Estoques JLG Alcance um Nível Superior de Segurança e Produtividade com as Plataformas para Manuseio de Estoques JLG (Stock

Leia mais

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS (UACS) CONDIÇÕES EXCLUSIVAS PARA ASSOCIADOS Março 2014

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS (UACS) CONDIÇÕES EXCLUSIVAS PARA ASSOCIADOS Março 2014 UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS (UACS) CONDIÇÕES EXCLUSIVAS PARA ASSOCIADOS Março 2014 Para aderir ou obter mais informações: Consulte o seu gestor PT Empresas Envie email para protocoloseparceriasptempresas@telecom.pt

Leia mais

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Geral 2011

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Geral 2011 Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Geral 2011 Dezembro/2012 Relatório Geral 2011 1 Sumário executivo... 3 2 Mobilidade... 28 2.1 Valores para Brasil (municípios acima de 60 mil habitantes)...

Leia mais