FICHA TÉCNICA. Profissionais da saúde e demais que atuam como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA TÉCNICA. Profissionais da saúde e demais que atuam como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde."

Transcrição

1

2 FICHA TÉCNICA Lean 6 Sigma na Saúde A preocupação com a eficiência operacional dos processos está na pauta de instituições dos mais diversos segmentos. Na área da saúde, garantir um ambiente mais seguro e propício à prática assistencial e melhorar o uso de recursos financeiros e humanos estão na lista de prioridades. Utilizando o Lean Six Sigma (LSS), metodologia voltada à melhoria contínua de processos, é possível alcançar diversos benefícios, tais como a redução do tempo de permanência dos pacientes no pronto atendimento e o aumento do giro de salas no centro cirúrgico. Esse curso visa capacitar colaboradores da área da saúde na metodologia LSS e no uso de ferramentas que poderão ser aplicadas a qualquer tipo de processo buscando a excelência operacional. 30 horas 40 dias (recomendamos 1h por dia para estudo) *O acesso ao conteúdo estará disponível ao Aluno por até 30 (trinta) dias a contar da data de término do curso. Profissionais da saúde e demais que atuam como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde. Ao final do curso, você estará apto a: OBJETIVO entender a metodologia Lean Six Sigma em suas diferentes fases; aplicar os conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para solução de problemas reais de suas respectivas empresas e/ou instituições; atuar como agente de mudança e disseminador dos conceitos de excelência operacional em suas respectivas empresas.

3 COMPETÊNCIA O curso foi construído baseado numa proposta de educação inovadora, com foco em competências e não considerando simplesmente o conteúdo. Sendo assim, segue as mesmas premissas norteadas pelas competências profissionais do Hospital Albert Einstein. Para esse curso foram consideradas as seguintes competências: Compromisso com a Excelência Garantir a prestação de serviços de excelência de acordo com os padrões Institucionais e as normas e legislações vigentes na área da saúde, por meio de atendimento diferenciado e uso de novas tecnologias. Gestão dos Resultados Garantir o alcance de resultados assistenciais, técnicos, administrativos e financeiros. PROGRAMA Unidade 1. Conceitos e Métodos em Melhoria Contínua Objetivos das metodologias Lean e Seis Sigma Aplicação Integrada através do DMAIC Unidade 2. Definição e Medição Fase de Definição o Ferramentas para compreender o cenário inicial do problema/objetivo do projeto Fase de Medição o Aplicação das ferramentas qualitativas para mapeamento do processo e identificação de causas relacionadas aos objetivos do projeto Unidade 3. Análise Fase de Análise o Ferramentas estatísticas para mensuração do impacto das causas ao problema/objetivo do projeto o Prioridades para tomada de ação Unidade 4. Melhoria e Controle Melhoria e Controle

4 o o o Ferramentas usadas no mercado para melhoria de processos Resultado de um projeto: avaliação e comparação Finalização do ciclo do projeto Lean Six Sigma AUTOR Ederson Haroldo Pereira de Almeida Gerente do Programa Einstein de Melhoria de Processos e Master Black Belt. Éderson possui formação em Engenharia de Produção Mecânica e MBA Executivo. É certificado como Consultor de Kaizens, Lean Six Sigma Green, Black e Master Black Belt. Em atuação no Programa Einstein de Melhoria de Processos desde o início (abril/2009), possui experiência de mais de 10 anos no acompanhamento e desenvolvimento de projetos de melhoria, empregando a metodologia Lean Six Sigma na indústria e na área da saúde em diversas áreas funcionais, como: TI, Vendas, Marketing, Operações, Desenvolvimento de Produtos, Finanças e Recursos Humanos. COAUTOR José Militão Baier Júnior Engenheiro Ambiental pelo SENAI Mario Amato e com Especializações em Gestão Industrial e Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho, ambas pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência de 15 anos em Sistemas de Gestão e Melhoria Contínua de Processos, aplicando ferramentas da qualidade e a metodologia Lean Six Sigma em empresas de médio e grande porte do segmento automotivo, como Volkswagen, Bosch, Continental, TRW, Kostal, entre outras. Em março de 2014, juntou-se ao time da SBIBAE com o objetivo de suportar a implementação do Programa Einstein de Melhoria Contínua e de realizar projetos de melhoria de processos em toda a Instituição. CERTIFICADO Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado* de conclusão do Curso de Atualização em Lean 6 Sigma na Saúde. *Os alunos aprovados terão acesso ao certificado, que será disponibilizado no sistema de aprendizagem virtual, em até 5 dias corridos.

5 METODOLOGIA O curso é realizado 100% a distância, com duração de 40 dias, não tendo necessidade de encontros presenciais. De modo geral, o curso segue a estrutura* abaixo, com datas programadas para a conclusão das unidades e atividades propostas. A discussão de tópicos relevantes nos fóruns, acesso às unidades e realização das atividades será acompanhada por um professortutor. A participação no fórum é fundamental para o melhor aproveitamento do curso.

6 Ambientação: aqui você poderá compreender o funcionamento do modelo de ensino a distância Einstein. Nesse momento é importante que acesse o guia do aluno e participe do fórum de boas-vindas. Conteúdo das Unidades: onde é abordado e discutido o conteúdo propriamente dito. Ao longo do curso são oferecidos: Conteúdo interativo: conteúdo em formato hipertextual, contendo textos, ilustrações, animações, glossário, referência bibliográfica e questões para reflexão. Vídeo: vídeo com especialistas, na modalidade entrevista ou debate, para provocar reflexão sobre temas e práticas atuais relevantes ou vídeos de técnicas e procedimentos de modo a facilitar a [re]construção de conhecimentos. Material complementar: material que complementa o conteúdo das unidades e contempla textos técnico-científicos, indicação de sites para pesquisa, links para materiais disponíveis na internet. Momento de prática e reflexão: apresenta uma situação-problema para resolução. Há um estudo de caso para cada unidade proposta e um dos itens desse estudo é a participação em fórum de discussão para análise da situação-problema. Fórum de discussão: Para discussão de tópicos relevantes das unidades ou atividades propostas, sempre mediada por um professor-tutor. Atividade individual: tarefa relacionada às competências trabalhadas nas unidades. Encontro virtual: chat com o professor-tutor para discussão da atividade e fechamento do curso. Estarão disponíveis dois horários para sua escolha. Encerramento: fechamento do curso e realização de avaliação de satisfação. *Esse é um exemplo da metodologia padrão. Podem haver pequenas variações na estrutura do curso, bem como a quantidade de vídeos, materiais complementares, artigos, fóruns de discussões, etc..

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Para aprovação no curso, você deverá obter média final maior ou igual a 7.0. A média final é constituída por: Atividade Individual (NAI): nota referente à realização da atividade, a qual será avaliada de 0 a 5 pontos. Participação (NPA): nota referente à participação no curso e nos fóruns de discussão, a qual será avaliada de 0 a 5 pontos. Bônus Chat (BC): bônus referente à participação no chat, de 0 a 1,0 ponto. MÉDIA FINAL = NAI + NPA + BC Caso não seja aprovado, haverá uma atividade de recuperação e para a obtenção da aprovação, a nota mínima é 7.0. Não será emitido certificado ao participante reprovado no curso. O participante que não atingir a nota mínima deverá realizar uma atividade de recuperação que anula todas as demais notas do curso. Para a obtenção da aprovação, a nota mínima na atividade de recuperação é 7.0. Uma nota inferior a 7.0 ou o não envio da atividade de recuperação na data prevista, resulta na reprovação do curso. Uma prorrogação no prazo de envio da atividade de recuperação poderá ser concedida apenas nos casos de problemas médicos, desde que comunicado dentro do prazo vigente das atividades e comprovadas através de atestado médico. Solicitações feitas após esse prazo, mesmo com atestado, serão desconsideradas e o participante será considerado reprovado no curso, perdendo o direito ao certificado. Caso o participante deseje uma nova oportunidade, após a reprovação no curso, será concedida a rematrícula com desconto de 50% sobre o valor vigente do curso, desde que para isso faça uma solicitação por à equipe EaD Einstein para que o desconto seja concedido. REQUISITOS PARA ACESSO AO CURSO O aluno é responsável pelas condições de acesso ao conteúdo, incluindo equipamentos (hardware), programa (software) e serviços de acesso à internet, , e/ou telefone, viabilizando seu acesso próprio a um computador com todos os requisitos e especificações técnicas detalhados abaixo, necessários

8 para o desenvolvimento adequado do curso: Sistemas Operacionais Windows, Mac OS e Linux Navegador Internet Explorer 9.0 ou superior, Firefox 22.0 ou superior, Google Chrome 27.0 ou superior, Safari 5.0 ou superior e Opera 11.0 Processador de 1GHz ou superior Memória RAM de 512MB ou superior Monitor com, no mínimo, 1024 x 768 pixels Placa de som Conexão de internet banda larga igual ou superior à 1Mbps. Conexões de baixa velocidade interferirão no carregamento do conteúdo do curso. Tablets Android versão 2 ou superior e IOS (ipad, iphone, ipod) versão 3 ou superior. Navegador nativo do sistema SUPORTE TÉCNICO A equipe de Ensino a Distância disponibilizará apoio técnico através de ou fórum do próprio ambiente virtual. Dúvidas e dificuldades técnicas serão respondidas dentro do prazo máximo de 24 horas a contar do recebimento da solicitação, exceto aos fins de semana. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo ACESSO AO CURSO Após a efetivação do cadastro e pagamento, o Aluno estará automaticamente com acesso ao sistema de aprendizagem virtual. Importante: o acesso ao conteúdo do curso será liberado de acordo com o cronograma disponibilizado na data de início do curso. O login é o CPF completo e a senha é a mesma que foi utilizada para fazer a inscrição, sendo de uso pessoal e intransferível.

9 POLÍTICA DE PRIVACIDADE Por parte do Ensino Einstein O Ensino Einstein compromete-se a não divulgar ou comercializar as informações dos participantes (alunos e/ou inscritos nos eventos). Todos os dados de cadastro serão armazenados em um banco de dados protegido e sigiloso. Por parte do aluno Ao aluno fica expressamente proibida a distribuição da totalidade ou de parte do conteúdo do curso, informações enviadas ou recebidas em fóruns, listas de discussão ou trabalhos de curso sem autorização expressa e escrita do Ensino Einstein, bem como é proibido o uso do material didático para quaisquer outros fins que não seja, exclusivamente, o de estudo do aluno que se inscreveu e realizou o pagamento. A compra de cursos pelo aluno não dá o direito de reutilizar ou revender o material de estudo a terceiros. CONDUTA NO AMBIENTE VIRTUAL Não serão tolerados comportamentos que firam as normas de convivência na internet, tais como: prática de publicidade não autorizada, ofensa ou agressão, troca de mensagens textuais, imagens ou arquivos que contenham referência à pornografia, à propaganda de cunho racista ou xenófobo, à incitação de crime ou pedofilia, à invasão de privacidade de outro(a) colega e integrantes do processo de aprendizagem do Ensino a Distância Einstein. Caso sejam identificadas algumas destas condutas, o Aluno poderá ser expulso do curso, além de perder o direito ao reembolso financeiro ou emissão de certificado. FORMAS DE PAGAMENTO E DOCUMENTO FISCAL As formas de pagamento disponíveis para os cursos de Ensino a Distância Einstein são: Cartão de Crédito Parcelamento em até 6 vezes sem juros (desde que as parcelas não tenham valor abaixo de R$ 50,00)

10 Boleto Bancário - em nome do próprio inscrito Pagamento à vista, tendo vencimento de 3 dias corridos após data de emissão (essa opção é desabilitada em Boleto Bancário - em nome de terceiro ou instituição Pagamento à vista, realizado por uma instituição que está custeando o curso para algum colaborador, tendo vencimento de 3 dias corridos após data de emissão Para grupos acima de 5 pessoas, entre em contato pelo Nota fiscal Como o curso a distância é considerado uma prestação de serviço, a nota fiscal é emitida após a conclusão do curso, utilizando as informações do responsável pelo pagamento e sendo enviada via ao participante em até 5 dias corridos após a finalização do curso. CANCELAMENTO E TRANSFERÊNCIA Cancelamento ou Transferência - iniciativa do participante O participante que optar pelo cancelamento da inscrição em até 10 dias antes da data de início previsto para o curso terá o direito à devolução do valor pago, desde que seja formalizado por para Ensino a Distância A devolução do valor pago não será integral, ficando retido 20% do valor total do curso para cobrir custos e encargos administrativos. A restituição acontecerá em até 30 (trinta) dias após a solicitação formal e envio de todos os documentos solicitados por . Caso o participante não se manifeste formalmente, por , sua desistência ou ausência no curso será caracterizada como abandono, perdendo assim o direito ao reembolso financeiro. As solicitações de cancelamento não formalizadas não terão direito a nenhuma restituição de valores. Cancelamento ou Transferência - iniciativa do Ensino Einstein O Ensino Einstein se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito mínimo de número de alunos inscritos ou por motivo de força maior. No caso de cancelamento de um curso, fica assegurado ao participante, a seu critério, o direito de: Receber a devolução integral (100%) do valor já pago Transferir-se para outro curso EAD de mesma carga horária, a sua

11 escolha Garantir sua vaga para a próxima turma do curso em que está inscrito, sem nenhum encargo adicional Importante: O aluno poderá solicitar a troca de turma ou curso apenas uma vez. DISPOSIÇÕES GERAIS O aceite dessas normas ocorrerá no ato da efetivação do pagamento.

FICHA TÉCNICA. Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais

FICHA TÉCNICA. Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais FICHA TÉCNICA Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde é cada vez mais uma exigência da sociedade brasileira, reforçada tanto por compromissos

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos

FICHA TÉCNICA. Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos FICHA TÉCNICA Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos Saiba como realizar cálculos, preparo, diluição e transformação de soluções medicamentosas, bem como as metas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas

FICHA TÉCNICA. Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas FICHA TÉCNICA Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e estima-se que a prevalência de portadores mais do que

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Comunicação de Más Notícias

FICHA TÉCNICA. Comunicação de Más Notícias FICHA TÉCNICA Comunicação de Más Notícias Comunicar más notícias a pacientes e seus familiares em Hospitais é uma das mais difíceis e importantes tarefas com que se deparam as equipes de saúde e, principalmente,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Dispneia: abordagem clínico-radiológica

FICHA TÉCNICA. Dispneia: abordagem clínico-radiológica FICHA TÉCNICA Dispneia: abordagem clínico-radiológica Saiba como o diagnóstico por imagem pode contribuir nas principais afecções pulmonares nos cenários de urgência e emergência. 30 horas 40 dias* (recomendamos

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Neuropsicologia da memória

FICHA TÉCNICA. Neuropsicologia da memória FICHA TÉCNICA Neuropsicologia da memória Com o aumento da população idosa e, consequentemente, das doenças relacionadas a esta faixa etária, as alterações de memória têm sido uma das principais queixas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, recém-formados e profissional que busca reciclar/agregar conhecimento OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, recém-formados e profissional que busca reciclar/agregar conhecimento OBJETIVO FICHA TÉCNICA Ventilação Mecânica Básica A ventilação mecânica trata-se de um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou como suporte ventilatório para pacientes

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Processos em Saúde

FICHA TÉCNICA. Gestão de Processos em Saúde FICHA TÉCNICA Gestão de Processos em Saúde Os trabalhos importantes realizados nas empresas fazem parte de processos. Não existe um produto ou serviço oferecido sem um processo empresarial. Da mesma forma,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestores e demais profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Gestores e demais profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO FICHA TÉCNICA Gestão de Fluxo de Pacientes A gestão eficiente do fluxo do paciente tornou-se um desafio para as instituições de saúde. Adaptar a relação entre capacidade e demanda é essencial para assegurar

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares FICHA TÉCNICA Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares O curso tem com objetivo revisar os principais exames complementares da prática clínica e sua interpretação, a partir de uma abordagem

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas FICHA TÉCNICA Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas O curso tem como objetivo revisar as principais emergências cirúrgicas, a partir de uma abordagem didática e interativa. O conteúdo contempla

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco e Segurança em Saúde

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco e Segurança em Saúde FICHA TÉCNICA Gestão de Risco e Segurança em Saúde O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no uso de ferramentas de gerenciamento de risco e na implantação de políticas de gestão de risco

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares

FICHA TÉCNICA. Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares FICHA TÉCNICA Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares O curso aborda os principais temas em doença valvar, incluindo sua complicação mais temida: a endocardite infeciosa. O conteúdo também passa pelo

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA Contrato de prestação de serviços educacionais que fazem entre si SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Profissionais da área de saúde e administração. OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Profissionais da área de saúde e administração. OBJETIVO FICHA TÉCNICA Epidemiologia Gerencial O atual cenário de saúde tem exigido cada vez mais dos profissionais uma oferta equitativa de serviços (baseada na necessidade e expectativa dos clientes), sem deixar

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer

FICHA TÉCNICA. Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer FICHA TÉCNICA Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil, segundo dados do IBGE, e a incidência vem aumentando em decorrência do envelhecimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Psicologia: Avaliação Hospitalar

FICHA TÉCNICA. Psicologia: Avaliação Hospitalar FICHA TÉCNICA Psicologia: Avaliação Hospitalar A inserção do psicólogo no hospital geral convoca a equipe a compreender a importância da dimensão psicológica dentro do contexto clínico do paciente. O adoecimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Avaliação e conduta nutricional no paciente internado

FICHA TÉCNICA. Avaliação e conduta nutricional no paciente internado FICHA TÉCNICA Avaliação e conduta nutricional no paciente internado A avaliação nutricional permite a identificação dos pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição e a prescrição da terapia nutricional

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Projetos em Saúde

FICHA TÉCNICA. Gestão de Projetos em Saúde FICHA TÉCNICA Gestão de Projetos em Saúde As instituições de saúde modernas estão buscando cada vez mais investir em gestores de projetos. A competitividade necessária aos negócios de hoje obrigou as organizações

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental)

FICHA TÉCNICA. Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental) FICHA TÉCNICA Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental) Os serviços de saúde possuem importante papel social, na medida em que são responsáveis por atender a necessidades

Leia mais

FICHA TÉCNICA. A importância do Relacionamento

FICHA TÉCNICA. A importância do Relacionamento FICHA TÉCNICA A importância do Relacionamento Todas as organizações podem viabilizar um serviço excepcional, desde que a sua razão de existir esteja permeada no cruzamento entre processos, local e individuo.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência

FICHA TÉCNICA. Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência FICHA TÉCNICA Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência Saiba como reconhecer e atuar as situações de rebaixamento do nível de consciência nas emergências, seguindo as melhores práticas.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia

FICHA TÉCNICA. Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia FICHA TÉCNICA Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia Atualmente, a ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia é uma ferramenta fundamental no tratamento desta população, visto que

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave FICHA TÉCNICA Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave Vários estudos demonstram que até 60% de fraqueza muscular adquirida na UTI está relacionada ao tempo de internação. Quando bem conduzida,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca FICHA TÉCNICA Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca Este curso auxiliará o fisioterapeuta a reabilitar o paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe

FICHA TÉCNICA. Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe FICHA TÉCNICA Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Emergências Traumáticas são responsáveis pela morte de 5,8 milhões de pessoas por ano. E também

Leia mais

FICHA TÉCNICA OBJETIVO

FICHA TÉCNICA OBJETIVO FICHA TÉCNICA Nefrologia: Módulo Básico O aumento da expectativa de vida, maior incidência de doenças crônicas, novas opções terapêuticas e maior gravidade dos pacientes formam um cenário clinico cada

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Emergências Pediátricas para Enfermeiros

FICHA TÉCNICA. Emergências Pediátricas para Enfermeiros FICHA TÉCNICA Emergências Pediátricas para Enfermeiros O reconhecimento dos sinais e sintomas que demonstram gravidade nos pacientes da faixa etária pediátrica é de suma importância para o prognóstico.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento

FICHA TÉCNICA. Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento FICHA TÉCNICA Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento O curso visa instrumentalizar e desenvolver competências específicas voltadas para o atendimento e gerenciamento da

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão Estratégica de Recursos Humanos

FICHA TÉCNICA. Gestão Estratégica de Recursos Humanos FICHA TÉCNICA Gestão Estratégica de Recursos Humanos As empresas não crescem sozinhas, são seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado. Por isso a gestão de pessoas é uma atividade essencial

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

FICHA TÉCNICA. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono FICHA TÉCNICA Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma condição clínica caracterizada pela obstrução da via aérea superior, ocasionando pausas respiratórias

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial FICHA TÉCNICA Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no uso de ferramentas de gerenciamento de risco

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão Financeira

FICHA TÉCNICA. Gestão Financeira FICHA TÉCNICA Gestão Financeira O curso de Gestão Financeira objetiva auxiliar os diversos profissionais da área de saúde a melhorar o desempenho de suas funções de gestão, através do entendimento dos

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, de um lado

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Business intelligence: desenvolvendo e monitorando estratégias 2. Objetivo Promover a compreensão do processo

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS 1 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS 2 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA Contrato de prestação de serviços educacionais que

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde FICHA TÉCNICA Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde O atual cenário de saúde tem exigido cada vez mais dos profissionais uma oferta equitativa de serviços (baseada na

Leia mais

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2 -1- EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. O PROCESSO SELETIVO 1.1 O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos a Distância SENAI é realizado por t de chegada, a partir do dia 20/05/2016 1.2 A inscrição pode ser

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital 2. Objetivo Compreender as etapas, metodologias e ferramentas

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ. PAGAMENTO - considerações. Importante! TRANSFERÊNCIAS DE TURMA

TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ. PAGAMENTO - considerações. Importante! TRANSFERÊNCIAS DE TURMA TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ PAGAMENTO - considerações A confirmação da inscrição nos cursos e eventos presenciais promovidos pela FNQ, por meio do portal (www.fnq.org.br)

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2015.1

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2015.1 O Departamento Regional do SENAI Sergipe - SENAI/DR/SE, torna público o Edital para ingresso nos Cursos de Qualificação Profissional na modalidade à distância, o qual será regido pelas disposições a seguir.

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Expressão e comunicação para apresentações 2. Objetivo Desenvolver a capacidade expressiva dos participantes

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015 1. Título 1º Congresso Virtual de Varejo 2. Objetivo Debater os principais temas de evolução do varejo, on-line e off-line, com

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Gestão de projetos 2. Objetivos Capacitar o aluno para entender a importância da estruturação e gestão de

Leia mais

Edição 2011 REGULAMENTO

Edição 2011 REGULAMENTO REGULAMENTO 1. OBJETO O Talento Empreendedor é uma competição aberta ao público profissional e acadêmico que tem por objetivo desenvolver competências de gestão nos participantes através da metodologia

Leia mais

Série: Business Effectiveness Programa: Marketing Digital

Série: Business Effectiveness Programa: Marketing Digital Série: Business Effectiveness Programa: Marketing Digital 1. Estrutura do Curso Em uma abordagem inédita, o programa apresenta uma visão contemporânea tanto teórica como prática a respeito das ações de

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Gerenciamento de projetos publicitários utilizando PMI e Scrum/Agiles 2. Objetivo Compreender os conceitos

Leia mais

METODOLOGIA A participação no fórum é fundamental para o melhor aproveitamento do curso.

METODOLOGIA A participação no fórum é fundamental para o melhor aproveitamento do curso. METODOLOGIA O curso é realizado 100% a distância, com duração de dias, não tendo necessidade de encontros presenciais. De modo geral, o curso segue a estrutura* abaixo, com datas programadas para a conclusão

Leia mais

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE MATRÍCULA PARA AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de até a data de. 1.2 equivalente ou ter concluído

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO GESTOR DA QUALIDADE EM EAD (ENSINO A DISTÂNCIA)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO GESTOR DA QUALIDADE EM EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) PROGRAMA FORMAÇÃO DE GESTOR DA QUALIDADE - MODALIDADE EAD OBJETIVOS Formar Gestores na área da Qualidade, consolidando conhecimentos técnicos mais especializados: Formar Líderes de Equipe do SGQ Prover

Leia mais

TERMOS DE USO. a A duração do(s) curso(s) da CONTRATADA terão tempo de duração determinado.

TERMOS DE USO. a A duração do(s) curso(s) da CONTRATADA terão tempo de duração determinado. TERMOS DE USO 1. O acesso ao(s) curso(s) contratado(s) só será efetivado com o correto preenchimento do cadastro de inscrição e após a confirmação do pagamento, conforme especificações no item 4 5, abaixo.

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância em Psicologia do Esporte, na modalidade virtual. O Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por meio

Leia mais

CONTRATO DE ASSINATURA, CESSÃO DE DIREITO DE USO, LICENÇA DE USO DE SOFTWARE E OUTRAS AVENÇAS.

CONTRATO DE ASSINATURA, CESSÃO DE DIREITO DE USO, LICENÇA DE USO DE SOFTWARE E OUTRAS AVENÇAS. CONTRATO DE ASSINATURA, CESSÃO DE DIREITO DE USO, LICENÇA DE USO DE SOFTWARE E OUTRAS AVENÇAS. MÓDULO SISTEMAS DE GESTÃO LTDA, com sede na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, na Rua Amapá, 309

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Básico de SEO e Google Adwords 2. Objetivo Compreender as técnicas para otimização de resultados na busca

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Live Marketing: marcas se relacionando ao vivo com os consumidores 2. Objetivo Compreender os principais

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência 1. Título do Curso Vendas de seguro de pessoas 2. Objetivo Capacitar o aluno a identificar e aplicar

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 7 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Design Thinking 2. Objetivo Capacitar os participantes a entender o que é Design Thinking e como aplicar

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA DO CURSO Endereço: Avenida Alberto Bins, 467 Centro Histórico Cidade / UF: Porto Alegre RS CEP: 90030 140 Telefone: (051) 3211 2100

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Branding: criando e mantendo o principal ativo da empresa 2. Objetivo Preparar o aluno para gerenciar marcas,

Leia mais

Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 006/2016

Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 006/2016 Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 006/2016 O Diretor Regional do SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, Jesner Marcos Escandolhero, no uso de suas atribuições

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO EM SAÚDE Unidade

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Voice Design Coaching, o pensamento projetado na forma de voz 2. Objetivo Transformar-se em um comunicador

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TERMO DE ADESÃO Leia com atenção: Ao aceitar o presente termo de adesão no site de cadastro - o que representa sua assinatura eletrônica, ou seja, tem a mesma validade jurídica de uma assinatura num documento

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO. 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet

TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO. 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet 1.1 O Portal Vets4Vet, encontrado na internet sob o domínio www.vets4vet.com.br, tem por objetivo aproximar

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - RIO Unidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA -

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE - BH Unidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

REGULAMENTO UNIJOGOS EMPREENDEDOR

REGULAMENTO UNIJOGOS EMPREENDEDOR REGULAMENTO UNIJOGOS EMPREENDEDOR A Univille Campus São Bento do Sul pelo Departamento de Administração de Empresas lança o UniJogos Empreendedor, este desafio pretende oportunizar aos participantes desenvolverem

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS TOKIO MARINE SEGURADORA S.A., inscrita no CNPJ sob o número 33.164.021/0001-00 pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO

REGULAMENTO DO CURSO REGULAMENTO DO CURSO Este Regulamento é um instrumento normativo que descreve os processos acadêmicos e administrativos relativos ao desenvolvimento do Programa Trilhas de Desenvolvimento e Competências

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2016 Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos Estarão abertas, no período de 11/04/2016 a 29/04/2016, as inscrições para o processo seletivo destinado ao

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL SECRETARIA DE NAVEGAÇÃO AÉREA CIVIL Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR EDITAL Nº 04/2016 SENAV/SAC-PR A Secretaria de Navegação

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR NOVAS FUNCIONALIDADES DO WEB PORTFÓLIO PROVAB 2015 Brasília/DF, 12 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO NOVAS FUNCIONALIDADES

Leia mais

Federação das APAEs do Estado do Espírito Santo

Federação das APAEs do Estado do Espírito Santo CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA QUE ENTRE SI FAZEM A FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO E O ALUNO (A) E/OU SEU REPRESENTANTE LEGAL DEVIDAMENTE CONTRATADO

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE APRESENTAÇÃO O Curso Ênfase tem a satisfação de enviar este guia com as informações referentes ao Curso Advogado de Estatais 2016. DESCRIÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção1) Segunda a sexta 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br www.espm.br

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

GUIA COMERCIAL PCMULTITEF+

GUIA COMERCIAL PCMULTITEF+ GUIA COMERCIAL PCMULTITEF+ DATAREGIS S. A. FORM-7.2-037r00 Página 1 de 6 ÍNDICE 1. Definição do produto PCMULTITEF+ 2. Normas de comercialização do produto PCMULTITEF+ 3. Responsabilidades do Integrador

Leia mais

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS SCHULTZ-INGÁ TURISMO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 04.628.135/0001-57 com sede na cidade de Curitiba, estado do

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Básico de SEO e Google Adwords 2. Objetivo Compreender as técnicas para otimização de resultados na busca

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR NOVAS FUNCIONALIDADES DO WEB PORTFÓLIO PROVAB 2015 Brasília/DF, 12 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO NOVAS FUNCIONALIDADES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EDITAL ESTABELECE NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2014 Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos Vice-Coordenador: Prof. Dr. Roberto Fernandes dos Santos Estarão abertas, no período de 14/10/2013 a 08/11/2013,

Leia mais

A2. A modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica está dividida nas seguintes categorias:

A2. A modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica está dividida nas seguintes categorias: PRÊMIO SER HUMANO PAULO FREIRE 2015 MODALIDADE: GESTÃO DE PESSOAS / ACADÊMICA A. OBJETIVO A1. O Prêmio Ser Humano Paulo Freire Modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica premia trabalhos de caráter técnico

Leia mais