FICHA TÉCNICA. Gestão de Projetos em Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA TÉCNICA. Gestão de Projetos em Saúde"

Transcrição

1

2 FICHA TÉCNICA Gestão de Projetos em Saúde As instituições de saúde modernas estão buscando cada vez mais investir em gestores de projetos. A competitividade necessária aos negócios de hoje obrigou as organizações a procurarem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos e serviços, reduzir custos, melhorar os controles. Com isso as organizações passam a enxergar projetos como atividades para atingir os objetivos estratégicos, sendo um instrumento poderoso de mobilização e concretização de uma estratégia. O planejamento estratégico torna a organização capaz de integrar as decisões administrativas e operacionais com as estratégicas, procurando dar ao mesmo tempo maior eficiência e eficácia à organização. Neste cenário, os projetos começam a extrapolar o ambiente interno da organização e passam a se relacionar com o negócio, havendo a necessidade de uma avaliação mais ampla da estratégia da organização, do mercado, dos stakeholders, de sua cadeia produtiva e de sua viabilidade financeira. Uma metodologia de gerenciamento de projetos implementada na organização pode contribuir em muito para o sucesso dos projetos. Uma das vantagens que uma metodologia pode trazer para a organização é estar baseada nas melhores práticas do mercado. Uma Metodologia traz dentro de seus processos, fluxogramas, instrumentos e ferramentas. O uso permite a redução de riscos de falha no projeto e aumentar a efetividade da gestão, alcançando melhores resultados, além de ser ajustável às necessidades e realidade da organização. 30 horas 40 dias* (recomendamos 1h por dia para estudo) *O acesso ao conteúdo estará disponível ao Aluno por até 30 (trinta) dias a contar da data de término do curso. Profissionais que atuam em funções como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde.

3 OBJETIVO Este curso busca instrumentalizar as técnicas e ferramentas para atuação por projetos para o alcance e implementação das inovações oferecidas no mercado competitivo da saúde. Ao final do curso, você estará apto a: Descrever e compreender a utilização dos seguintes conceitos na gestão de projetos: o Como surgem os projetos na organização; o As etapas de um planejamento estratégico; o Fases do projeto: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento; o Planejamento; o Gerenciamento e Acompanhamento; o Analisar as ferramentas que otimizam a tomada de decisão sobre investimentos em projetos. COMPETÊNCIA O curso foi construído baseado numa proposta de educação inovadora, com foco em competências e não considerando simplesmente o conteúdo. Sendo assim, segue as mesmas premissas norteadas pelas competências profissionais do Hospital Albert Einstein. Para esse curso foram consideradas as seguintes competências: Compromisso com excelência Gestão dos resultados Planejamento e organização Visão sistêmica PROGRAMA Unidade 1. Planejamento Estratégico Conceitos Propósito ou concepção da empresa (Missão, Valores e Visão) Análise Setorial e Ambiental Matriz SWOT Opções Estratégicas

4 Balanced Scorecard Unidade 2. Introdução à gestão de projetos Conceitos Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento Unidade 3. Viabilidade de Projetos Introdução Análise de Investimentos Conceitos Financeiros Fluxo de Caixa Líquido Custo de Capital Métodos de Avaliação (VPL, TIR e Payback) Unidade 4. Planejamento e Gerenciamento Introdução Planejamento do Escopo Definição do Escopo Criação da EAP Verificação do Escopo Controle do Escopo AUTOR Juliana Pan Gerente do Escritório de Projetos Corporativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Especialista em planejamento, gestão e controle de Projetos, Programas e Portfólio, atuou em empresas como Ford Motor Company, Accenture e Petrobras. MBA em Gestão de Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Certificação PMP (Project Manager Professional) pelo PMI - Project Management Institute. COAUTOR Fábio Gonçalves Gerente de Planejamento Estratégico da Sociedade Beneficente Israelita

5 Brasileira Albert Einstein. CERTIFICADO Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado* de conclusão do Curso de Atualização em Gestão de Projetos em Saúde. *Os alunos aprovados terão acesso ao certificado, que será disponibilizado no sistema de aprendizagem virtual, em até 5 dias corridos. METODOLOGIA O curso é realizado 100% a distância, com duração de 40 dias, não tendo necessidade de encontros presenciais. De modo geral, o curso segue a estrutura* abaixo, com datas programadas para a conclusão das unidades e atividades propostas. A discussão de tópicos relevantes nos fóruns, acesso às unidades e realização das atividades será acompanhada por um professortutor. A participação no fórum é fundamental para o melhor aproveitamento do curso.

6 Ambientação: aqui você poderá compreender o funcionamento do modelo de ensino a distância Einstein. Nesse momento é importante que acesse o guia do aluno e participe do fórum de boas-vindas. Conteúdo das Unidades: onde é abordado e discutido o conteúdo propriamente dito. Ao longo do curso são oferecidos: Conteúdo interativo: conteúdo em formato hipertextual, contendo textos, ilustrações, animações, glossário, referência bibliográfica e questões para reflexão. Vídeo: vídeo com especialistas, na modalidade entrevista ou debate, para provocar reflexão sobre temas e práticas atuais relevantes ou vídeos de técnicas e procedimentos de modo a facilitar a [re]construção de conhecimentos.

7 Material complementar: material que complementa o conteúdo das unidades e contempla textos técnico-científicos, indicação de sites para pesquisa, links para materiais disponíveis na internet. Momento de prática e reflexão: apresenta uma situação-problema para resolução. Há um estudo de caso para cada unidade proposta e um dos itens desse estudo é a participação em fórum de discussão para análise da situação-problema. Fórum de discussão: Para discussão de tópicos relevantes das unidades ou atividades propostas, sempre mediada por um professor-tutor. Atividade individual: tarefa relacionada às competências trabalhadas nas unidades. Encontro virtual: chat com o professor-tutor para discussão da atividade e fechamento do curso. Estarão disponíveis dois horários para sua escolha. Encerramento: fechamento do curso e realização de avaliação de satisfação. *Esse é um exemplo da metodologia padrão. Podem haver pequenas variações na estrutura do curso, bem como a quantidade de vídeos, materiais complementares, artigos, fóruns de discussões, etc.. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Para aprovação no curso, você deverá obter média final maior ou igual a 7.0. A média final é constituída por: Atividade Individual (NAI): nota referente à realização da atividade, a qual será avaliada de 0 a 5 pontos. Participação (NPA): nota referente à participação no curso e nos fóruns de discussão, a qual será avaliada de 0 a 5 pontos.

8 Bônus Chat (BC): bônus referente à participação no chat, de 0 a 1,0 ponto. MÉDIA FINAL = NAI + NPA + BC Caso não seja aprovado, haverá uma atividade de recuperação e para a obtenção da aprovação, a nota mínima é 7.0. Não será emitido certificado ao participante reprovado no curso. O participante que não atingir a nota mínima deverá realizar uma atividade de recuperação que anula todas as demais notas do curso. Para a obtenção da aprovação, a nota mínima na atividade de recuperação é 7.0. Uma nota inferior a 7.0 ou o não envio da atividade de recuperação na data prevista, resulta na reprovação do curso. Uma prorrogação no prazo de envio da atividade de recuperação poderá ser concedida apenas nos casos de problemas médicos, desde que comunicado dentro do prazo vigente das atividades e comprovadas através de atestado médico. Solicitações feitas após esse prazo, mesmo com atestado, serão desconsideradas e o participante será considerado reprovado no curso, perdendo o direito ao certificado. Caso o participante deseje uma nova oportunidade, após a reprovação no curso, será concedida a rematrícula com desconto de 50% sobre o valor vigente do curso, desde que para isso faça uma solicitação por à equipe EaD Einstein para que o desconto seja concedido. REQUISITOS PARA ACESSO AO CURSO O aluno é responsável pelas condições de acesso ao conteúdo, incluindo equipamentos (hardware), programa (software) e serviços de acesso à internet, , e/ou telefone, viabilizando seu acesso próprio a um computador com todos os requisitos e especificações técnicas detalhados abaixo, necessários para o desenvolvimento adequado do curso: Sistemas Operacionais Windows, Mac OS e Linux Navegador Internet Explorer 9.0 ou superior, Firefox 22.0 ou superior, Google Chrome 27.0 ou superior, Safari 5.0 ou superior e Opera 11.0 Processador de 1GHz ou superior Memória RAM de 512MB ou superior Monitor com, no mínimo, 1024 x 768 pixels Placa de som Conexão de internet banda larga igual ou superior à 1Mbps. Conexões de baixa velocidade interferirão no carregamento do conteúdo do curso.

9 Tablets Android versão 2 ou superior e IOS (ipad, iphone, ipod) versão 3 ou superior. Navegador nativo do sistema SUPORTE TÉCNICO A equipe de Ensino a Distância disponibilizará apoio técnico através de ou fórum do próprio ambiente virtual. Dúvidas e dificuldades técnicas serão respondidas dentro do prazo máximo de 24 horas a contar do recebimento da solicitação, exceto aos fins de semana. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo ACESSO AO CURSO Após a efetivação do cadastro e pagamento, o Aluno estará automaticamente com acesso ao sistema de aprendizagem virtual. Importante: o acesso ao conteúdo do curso será liberado de acordo com o cronograma disponibilizado na data de início do curso. O login é o CPF completo e a senha é a mesma que foi utilizada para fazer a inscrição, sendo de uso pessoal e intransferível. POLÍTICA DE PRIVACIDADE Por parte do Ensino Einstein O Ensino Einstein compromete-se a não divulgar ou comercializar as informações dos participantes (alunos e/ou inscritos nos eventos). Todos os dados de cadastro serão armazenados em um banco de dados protegido e sigiloso. Por parte do aluno Ao aluno fica expressamente proibida a distribuição da totalidade ou de parte do conteúdo do curso, informações enviadas ou recebidas em fóruns, listas de discussão ou trabalhos de curso sem autorização expressa e escrita do

10 Ensino Einstein, bem como é proibido o uso do material didático para quaisquer outros fins que não seja, exclusivamente, o de estudo do aluno que se inscreveu e realizou o pagamento. A compra de cursos pelo aluno não dá o direito de reutilizar ou revender o material de estudo a terceiros. CONDUTA NO AMBIENTE VIRTUAL Não serão tolerados comportamentos que firam as normas de convivência na internet, tais como: prática de publicidade não autorizada, ofensa ou agressão, troca de mensagens textuais, imagens ou arquivos que contenham referência à pornografia, à propaganda de cunho racista ou xenófobo, à incitação de crime ou pedofilia, à invasão de privacidade de outro(a) colega e integrantes do processo de aprendizagem do Ensino a Distância Einstein. Caso sejam identificadas algumas destas condutas, o Aluno poderá ser expulso do curso, além de perder o direito ao reembolso financeiro ou emissão de certificado. FORMAS DE PAGAMENTO E DOCUMENTO FISCAL As formas de pagamento disponíveis para os cursos de Ensino a Distância Einstein são: Cartão de Crédito Parcelamento em até 6 vezes sem juros (desde que as parcelas não tenham valor abaixo de R$ 50,00) Boleto Bancário - em nome do próprio inscrito Pagamento à vista, tendo vencimento de 3 dias corridos após data de emissão (essa opção é desabilitada em Boleto Bancário - em nome de terceiro ou instituição Pagamento à vista, realizado por uma instituição que está custeando o curso para algum colaborador, tendo vencimento de 3 dias corridos após data de emissão Para grupos acima de 5 pessoas, entre em contato pelo Nota fiscal Como o curso a distância é considerado uma prestação de serviço, a nota fiscal é emitida após a conclusão do curso, utilizando as informações do responsável

11 pelo pagamento e sendo enviada via ao participante em até 5 dias corridos após a finalização do curso. CANCELAMENTO E TRANSFERÊNCIA Cancelamento ou Transferência - iniciativa do participante O participante que optar pelo cancelamento da inscrição em até 1 dias antes da data de início previsto para o curso terá o direito à devolução do valor pago, desde que seja formalizado por para Ensino a Distância A devolução do valor pago não será integral, ficando retido 20% do valor total do curso para cobrir custos e encargos administrativos. A restituição acontecerá em até 30 (trinta) dias após a solicitação formal e envio de todos os documentos solicitados por . Caso o participante não se manifeste formalmente, por , sua desistência ou ausência no curso será caracterizada como abandono, perdendo assim o direito ao reembolso financeiro. As solicitações de cancelamento não formalizadas não terão direito a nenhuma restituição de valores. Cancelamento ou Transferência - iniciativa do Ensino Einstein O Ensino Einstein se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito mínimo de número de alunos inscritos ou por motivo de força maior. No caso de cancelamento de um curso, fica assegurado ao participante, a seu critério, o direito de: Receber a devolução integral (100%) do valor já pago Transferir-se para outro curso EAD de mesma carga horária, a sua escolha. Garantir sua vaga para a próxima turma do curso em que está inscrito, sem nenhum encargo adicional Importante: O aluno poderá solicitar a troca de turma ou curso apenas uma vez. DISPOSIÇÕES GERAIS O aceite dessas normas ocorrerá no ato da efetivação do pagamento.

FICHA TÉCNICA. Gestores e demais profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Gestores e demais profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO FICHA TÉCNICA Gestão de Fluxo de Pacientes A gestão eficiente do fluxo do paciente tornou-se um desafio para as instituições de saúde. Adaptar a relação entre capacidade e demanda é essencial para assegurar

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Processos em Saúde

FICHA TÉCNICA. Gestão de Processos em Saúde FICHA TÉCNICA Gestão de Processos em Saúde Os trabalhos importantes realizados nas empresas fazem parte de processos. Não existe um produto ou serviço oferecido sem um processo empresarial. Da mesma forma,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco e Segurança em Saúde

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco e Segurança em Saúde FICHA TÉCNICA Gestão de Risco e Segurança em Saúde O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no uso de ferramentas de gerenciamento de risco e na implantação de políticas de gestão de risco

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares

FICHA TÉCNICA. Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares FICHA TÉCNICA Exame Clínico e Conduta nas Doenças Valvares O curso aborda os principais temas em doença valvar, incluindo sua complicação mais temida: a endocardite infeciosa. O conteúdo também passa pelo

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Profissionais da área de saúde e administração. OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Profissionais da área de saúde e administração. OBJETIVO FICHA TÉCNICA Epidemiologia Gerencial O atual cenário de saúde tem exigido cada vez mais dos profissionais uma oferta equitativa de serviços (baseada na necessidade e expectativa dos clientes), sem deixar

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer

FICHA TÉCNICA. Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer FICHA TÉCNICA Estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil, segundo dados do IBGE, e a incidência vem aumentando em decorrência do envelhecimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Avaliação e conduta nutricional no paciente internado

FICHA TÉCNICA. Avaliação e conduta nutricional no paciente internado FICHA TÉCNICA Avaliação e conduta nutricional no paciente internado A avaliação nutricional permite a identificação dos pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição e a prescrição da terapia nutricional

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental)

FICHA TÉCNICA. Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental) FICHA TÉCNICA Gestão da Sustentabilidade em Serviços de Saúde (ênfase em Gestão Ambiental) Os serviços de saúde possuem importante papel social, na medida em que são responsáveis por atender a necessidades

Leia mais

FICHA TÉCNICA. A importância do Relacionamento

FICHA TÉCNICA. A importância do Relacionamento FICHA TÉCNICA A importância do Relacionamento Todas as organizações podem viabilizar um serviço excepcional, desde que a sua razão de existir esteja permeada no cruzamento entre processos, local e individuo.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Psicologia: Avaliação Hospitalar

FICHA TÉCNICA. Psicologia: Avaliação Hospitalar FICHA TÉCNICA Psicologia: Avaliação Hospitalar A inserção do psicólogo no hospital geral convoca a equipe a compreender a importância da dimensão psicológica dentro do contexto clínico do paciente. O adoecimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais

FICHA TÉCNICA. Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais FICHA TÉCNICA Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde é cada vez mais uma exigência da sociedade brasileira, reforçada tanto por compromissos

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave FICHA TÉCNICA Fisioterapia: Mobilização Precoce no Paciente Grave Vários estudos demonstram que até 60% de fraqueza muscular adquirida na UTI está relacionada ao tempo de internação. Quando bem conduzida,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia

FICHA TÉCNICA. Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia FICHA TÉCNICA Ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia Atualmente, a ventilação não invasiva em pediatria e neonatologia é uma ferramenta fundamental no tratamento desta população, visto que

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Comunicação de Más Notícias

FICHA TÉCNICA. Comunicação de Más Notícias FICHA TÉCNICA Comunicação de Más Notícias Comunicar más notícias a pacientes e seus familiares em Hospitais é uma das mais difíceis e importantes tarefas com que se deparam as equipes de saúde e, principalmente,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Profissionais da saúde e demais que atuam como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde.

FICHA TÉCNICA. Profissionais da saúde e demais que atuam como analistas, coordenadores, supervisores e gestores da área da saúde. FICHA TÉCNICA Lean 6 Sigma na Saúde A preocupação com a eficiência operacional dos processos está na pauta de instituições dos mais diversos segmentos. Na área da saúde, garantir um ambiente mais seguro

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Neuropsicologia da memória

FICHA TÉCNICA. Neuropsicologia da memória FICHA TÉCNICA Neuropsicologia da memória Com o aumento da população idosa e, consequentemente, das doenças relacionadas a esta faixa etária, as alterações de memória têm sido uma das principais queixas

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA Contrato de prestação de serviços educacionais que fazem entre si SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos

FICHA TÉCNICA. Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos FICHA TÉCNICA Cálculo de Medicação e Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos Saiba como realizar cálculos, preparo, diluição e transformação de soluções medicamentosas, bem como as metas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência

FICHA TÉCNICA. Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência FICHA TÉCNICA Urgências e Emergências - Rebaixamento de Nível de Consciência Saiba como reconhecer e atuar as situações de rebaixamento do nível de consciência nas emergências, seguindo as melhores práticas.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas

FICHA TÉCNICA. Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas FICHA TÉCNICA Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson para não neurologistas O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e estima-se que a prevalência de portadores mais do que

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Dispneia: abordagem clínico-radiológica

FICHA TÉCNICA. Dispneia: abordagem clínico-radiológica FICHA TÉCNICA Dispneia: abordagem clínico-radiológica Saiba como o diagnóstico por imagem pode contribuir nas principais afecções pulmonares nos cenários de urgência e emergência. 30 horas 40 dias* (recomendamos

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca

FICHA TÉCNICA. Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca FICHA TÉCNICA Fisioterapia: Reabilitação fase hospitalar para pacientes com insuficiência cardíaca Este curso auxiliará o fisioterapeuta a reabilitar o paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, recém-formados e profissional que busca reciclar/agregar conhecimento OBJETIVO

FICHA TÉCNICA. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, recém-formados e profissional que busca reciclar/agregar conhecimento OBJETIVO FICHA TÉCNICA Ventilação Mecânica Básica A ventilação mecânica trata-se de um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou como suporte ventilatório para pacientes

Leia mais

FICHA TÉCNICA OBJETIVO

FICHA TÉCNICA OBJETIVO FICHA TÉCNICA Nefrologia: Módulo Básico O aumento da expectativa de vida, maior incidência de doenças crônicas, novas opções terapêuticas e maior gravidade dos pacientes formam um cenário clinico cada

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento

FICHA TÉCNICA. Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento FICHA TÉCNICA Abordagem da Dor Torácica em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento O curso visa instrumentalizar e desenvolver competências específicas voltadas para o atendimento e gerenciamento da

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe

FICHA TÉCNICA. Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe FICHA TÉCNICA Emergências no Trauma e Gestão do Plano de Catástrofe Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Emergências Traumáticas são responsáveis pela morte de 5,8 milhões de pessoas por ano. E também

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Emergências Pediátricas para Enfermeiros

FICHA TÉCNICA. Emergências Pediátricas para Enfermeiros FICHA TÉCNICA Emergências Pediátricas para Enfermeiros O reconhecimento dos sinais e sintomas que demonstram gravidade nos pacientes da faixa etária pediátrica é de suma importância para o prognóstico.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares FICHA TÉCNICA Curso de Revisão em Medicina: Exames Complementares O curso tem com objetivo revisar os principais exames complementares da prática clínica e sua interpretação, a partir de uma abordagem

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas

FICHA TÉCNICA. Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas FICHA TÉCNICA Curso de Revisão em Medicina: Emergências Cirúrgicas O curso tem como objetivo revisar as principais emergências cirúrgicas, a partir de uma abordagem didática e interativa. O conteúdo contempla

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

FICHA TÉCNICA. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono FICHA TÉCNICA Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma condição clínica caracterizada pela obstrução da via aérea superior, ocasionando pausas respiratórias

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão Estratégica de Recursos Humanos

FICHA TÉCNICA. Gestão Estratégica de Recursos Humanos FICHA TÉCNICA Gestão Estratégica de Recursos Humanos As empresas não crescem sozinhas, são seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado. Por isso a gestão de pessoas é uma atividade essencial

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial

FICHA TÉCNICA. Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial FICHA TÉCNICA Gestão de Risco em Saúde: Segurança para Pacientes, Equipes e Ambiente Assistencial O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no uso de ferramentas de gerenciamento de risco

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde FICHA TÉCNICA Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde O atual cenário de saúde tem exigido cada vez mais dos profissionais uma oferta equitativa de serviços (baseada na

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Básico de SEO e Google Adwords 2. Objetivo Compreender as técnicas para otimização de resultados na busca

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Branding: criando e mantendo o principal ativo da empresa 2. Objetivo Preparar o aluno para gerenciar marcas,

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do curso Gestão de projetos 2. Objetivos Capacitar o aluno para entender a importância da estruturação e gestão de

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TERMO DE ADESÃO Leia com atenção: Ao aceitar o presente termo de adesão no site de cadastro - o que representa sua assinatura eletrônica, ou seja, tem a mesma validade jurídica de uma assinatura num documento

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD 1. O que é EAD? EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou Educação a Distância, uma modalidade de ensino que acontece a partir da união

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Básico de SEO e Google Adwords 2. Objetivo Compreender as técnicas para otimização de resultados na busca

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Comunicação eficaz em redes sociais 2. Objetivo Compreender formas e mecanismos de monitoramento, atuação

Leia mais

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa.

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa. FAQ BBC Como funciona o curso? O curso é EAD. Você faz o curso online através de um computador com acesso à banda larga. Professores-tutores estão disponíveis para resolver suas dúvidas e te dar suporte.

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência 1. Título do Curso Vendas de seguro de pessoas 2. Objetivo Capacitar o aluno a identificar e aplicar

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Design Thinking 2. Objetivo Capacitar os participantes a entender o que é Design Thinking e como aplicar

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do curso Ensinar e aprender por meio virtual Área Parceira: Núcleo de Tecnologias Mistas de Aprendizado 2. Objetivo

Leia mais

Guia de apresentação do portal Senac EAD

Guia de apresentação do portal Senac EAD Guia de apresentação do portal Senac EAD . Apresentação No dia 29 de abril, o Senac lançou o portal da Rede Nacional de Educação a Distância, Senac EAD. Atento ao crescimento do mercado de ensino online,

Leia mais

2. Objetivo Demonstrar e explicar as estratégias para a construção de um Social CRM.

2. Objetivo Demonstrar e explicar as estratégias para a construção de um Social CRM. REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2014 MODALIDADE: WEB CONFERÊNCIA Média duração Dias das aulas: toda segunda-feira a partir de 27/10 até 15/12 Horário das aulas:

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Consumo, Ética e Sustentabilidade 2. Objetivo Compreender como práticas do mercado refletem nas questões

Leia mais

4. Principais conteúdos e carga horária por disciplina

4. Principais conteúdos e carga horária por disciplina Série: Business Effectiveness Programa: Comunicação Empresarial 1. Estrutura do Curso Este curso foi planejado e organizado pelo Prof Renato Avanzi que lidera a gestão do conteúdo a ser transmitido, em

Leia mais

REGULAMENTO. Ação formativa. Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem

REGULAMENTO. Ação formativa. Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem REGULAMENTO Ação formativa São Paulo, setembro de 2014 1 SUMÁRIO A. APRESENTAÇÃO... 3 B. OBJETIVOS... 3 C. PÚBLICO-ALVO... 4 D. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS... 4 E. INSCRIÇÕES... 4 F. ESTRUTURA E CRONOGRAMA

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ. PAGAMENTO - considerações. Importante! TRANSFERÊNCIAS DE TURMA

TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ. PAGAMENTO - considerações. Importante! TRANSFERÊNCIAS DE TURMA TERMOS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO EM CURSO PRESENCIAL PROMOVIDO PELA FNQ PAGAMENTO - considerações A confirmação da inscrição nos cursos e eventos presenciais promovidos pela FNQ, por meio do portal (www.fnq.org.br)

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DO FGV CORPORATIVO NO ÂMBITO DA PARCERIA COM A ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

REGULAMENTO DOS CURSOS DO FGV CORPORATIVO NO ÂMBITO DA PARCERIA COM A ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGULAMENTO DOS CURSOS DO FGV CORPORATIVO NO ÂMBITO DA PARCERIA COM A ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE O Regulamento do Programa de Capacitação em Administração Pública a Distância é

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. O Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Gestão do Conhecimento 2. Objetivos Compreender como elementos do ambiente externo, sistemas e tecnologias

Leia mais

O CONTRATADO Escola de Educação Permanente - EEP, doravante denominada EEP ;

O CONTRATADO Escola de Educação Permanente - EEP, doravante denominada EEP ; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Leia atentamente o presente documento e seu Anexo, pois este é o contrato que regulará os serviços de material online oferecidos pela EEP Escola de Educação

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2 Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Etapa 2 1. Apresentação 1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS 1 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS 2 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA Contrato de prestação de serviços educacionais que

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2015.1

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2015.1 O Departamento Regional do SENAI Sergipe - SENAI/DR/SE, torna público o Edital para ingresso nos Cursos de Qualificação Profissional na modalidade à distância, o qual será regido pelas disposições a seguir.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gerenciamento de Projetos Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido? Para sua carreira,

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

REGULAMENTO Projeto Aula Interativa Curso Aula Interativa Hortolândia 2012

REGULAMENTO Projeto Aula Interativa Curso Aula Interativa Hortolândia 2012 REGULAMENTO Projeto Aula Interativa Curso Aula Interativa Hortolândia 2012 São Paulo, maio de 2012 SUMÁRIO A. Apresentação... 3 B. Objetivos... 3 C. Público-Alvo e inscrições... 3 D. Habilidades e Competências...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO DE PROJETOS EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2 -1- EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. O PROCESSO SELETIVO 1.1 O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos a Distância SENAI é realizado por t de chegada, a partir do dia 20/05/2016 1.2 A inscrição pode ser

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Projetos Sociais, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por meio da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital 2. Objetivo Compreender as etapas, metodologias e ferramentas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Gestão de projetos 2. Objetivos Capacitar o aluno para entender a importância da estruturação e gestão de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM

Leia mais

Como ter sucesso na educação a distância

Como ter sucesso na educação a distância Metodologia Diferenciada Ambiente de Aprendizagem Moderno Inovação Continuada e Empreendedorismo Como ter sucesso na educação a distância 1 Regulamento 2 1 Como ter sucesso na educação a distância Para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTE/ALUNOS Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, de um lado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Catálogo de Cursos. Knowledge for excellence management

Catálogo de Cursos. Knowledge for excellence management Knowledge for excellence management Atenção: as informações deste catálogo estão sujeitas à alteração sem prévio aviso. Assegure-se de consultar sempre a revisão vigente deste documento. www.softexpert.com.br

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PAULO RENATO COSTA SOUZA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PAULO RENATO COSTA SOUZA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PAULO RENATO COSTA SOUZA ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E REGULAMENTO DO CURSO Internet Segura.

Leia mais

UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados. MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância

UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados. MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância INTRODUÇÃO No curso de pós graduação em EAD da UNIGRAN o processo de aprendizagem é construído pelo próprio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente

REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente São Paulo, junho de 2012 A. APRESENTAÇÃO 1. Com o intuito de oferecer subsídios essenciais, capazes de gerar uma reflexão sobre

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE VAREJO 2015 1. Título 1º Congresso Virtual de Varejo 2. Objetivo Debater os principais temas de evolução do varejo, on-line e off-line, com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 Dúvidas mais Frequentes 1. O que é Processo Seletivo ENEM? É o processo que oferece vagas aos candidatos que pretendem cursar a Faculdade a partir de Fevereiro/2016,

Leia mais

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação Prezado aluno, É com imensa satisfação que a Universidade Estácio de Sá, em parceria tecnológica com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), apresentam os seus novos cursos de Pós Graduação em Direito,

Leia mais

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC 01 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA O AVA é o ambiente na internet no qual o aluno acessa todo o conteúdo pedagógico do curso. É o local de armazenamento

Leia mais

Características. Carga horária 24 horas presenciais.

Características. Carga horária 24 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso As organizações que apresentam melhores resultados financeiros, são nitidamente as que aprendem a lidar com as incertezas de forma proativa. Em mercados em constante mudança

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Business intelligence: desenvolvendo e monitorando estratégias 2. Objetivo Promover a compreensão do processo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais