EMPREGO E COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPREGO E COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS"

Transcrição

1 EMPREGO E COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS

2 Os pronomes oblíquos átonos da língua portuguesa são extremamente importantes devido à função sintática que exercem dentro de uma oração. São os pronomes responsáveis por substituir os complementos.

3 Pedro ajudou Paulo.

4 Observe as frases: 1. Encontrei as crianças na rua. 2. Encontrei elas na rua. 3. Encontrei-as na rua 4. Encontrei-lhes na rua.

5 Atenção: Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -r, -s ou -z, o pronome assume a forma lo, los, la oulas, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida. Por exemplo: fiz + o = fi-lo fazeis + o = fazei-lo dizer + a = dizê-la Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas. Por exemplo: viram + o: viram-no repõe + os = repõe-nos retém + a = retém-na tem + as = tem-nas

6 O pronome átono lhe, quando completa verbo, é objeto indireto, geralmente introduzido pelas preposições a, para e em. 1. Esse assunto interessa bastante aos alunos 2. Esse assunto interessa-os bastante 3. Esse assunto interessa-lhes bastante 4. Esse assunto interessa a eles bastante.

7 Além da função de objeto indireto, o LHE pode ser adjunto adnominal com valor de posse. Exemplo: Roubaram-lhe a carteira. Nesse caso, o pronome LHE tem valor de posse, não funciona como complemento de verbo transitivo. Ele também pode funcionar como complemento nominal: a proposta LHE foi útil. Note que o pronome lhe completa o adjetivo útil.

8 COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS Item 5.6 do edital

9 VER BO

10 Critério 1: Ausência de Palavra atrativa. Nesse caso não ocorrerá a próclise por falta de atração. possibilidades, a mesóclise e a ênclise. Resta-nos imaginar duas Frases incorretas: Se espera a sua participação no evento. Se realizará uma revisão para essa prova. O pronome não pode ficar posicionado antes do verbo sem que exista uma palavra atrativa. Deve-se, então, observar em que tempo o verbo se encontra conjugado. Se ele não estiver nofuturodopresente ou nofuturodopretérito, ocorrerá a ênclise. Realizar-se-á uma revisão paraessa prova. A próclise é proibida devido à falta de palavra atrativa. Além disso, o verbo está no futuro do presente. Logo, a única colocação possível é a mesóclise.

11 Critério 2: Palavras de atração obrigatória / casos de próclise. Palavras de sentido negativo, advérbios em geral, pronomes não retos, que, conjunções de oração subordinada, frases optativas e interrogativas, em + gerúndio. Os termos acima tornam a próclise uma posição obrigatória, não podendo ocorrer alteração de posição com manutenção da correção gramatical. Observe as frases: Hoje se nota o seu empenho. Este é o político que se envolveu no escândalo. Esse jovem nunca se dedicou tanto. Em se tratando de política, devemos manter a cautela. Isso nos incomodou bastante. Não se trata de resolver esse problema. Fui eu quem o convidei para festa. Embora se dispusesse de recursos, a obra não foi concluída.

12 Critério 3: Palavras de atração facultativa Pronomes retos, substantivo núcleo expresso na frase antes do verbo, conjunções de oração coordenada, preposição + infinitivo, infinitivo flexionado (mesmo com palavras atrativas ). Nesses casos, a próclise é uma opção. As outras opções - excludentes entre si - são a mesóclise e a ênclise, a depender do tempo verbal. Observe as frases: Eu me frustrei por não ter visto a escola pronta. Eu frustrei-me por não ter visto a escola pronta. Ele se tornaria um grande médico. Ele tornar-se-ia grande médico. A China se transformou em uma espécie de fábrica do mundo. A China transformou-se em uma espécie fábrica do mundo. Para se fazer um grande trabalho, é preciso tempo. Para fazer-se um grande trabalho, é preciso tempo. Calei-me para não o contrariar. Calei-me para não contrariá-lo.

13 Opa! A vírgula proíbe a próclise? Não. O que a vírgula faz é retirar atração do elemento que ela isola. Portanto, muito cuidado com frases do tipo: A) No Brasil, se vive uma crise ética nas instituições. Correção: No Brasil, vive-se uma crise ética nas instituições. B) Este é o político que, no ano passado, se envolveu no escândalo. Mas fique muito atento! A atração desse elemento, que era obrigatória, passa a ser facultativa, devido ao elemento intercalado pelas vírgulas entre ele e o pronome átono. Portanto, esta frase também estaria correta da seguinte forma: Este é o político que, no ano passado, envolveu-se no escândalo.

14 Palavra de atração obrigatória antecedendo palavra de atração facultativa: Quando o candidato se dedicou de verdade, já era tarde. Nesta frase, a palavra candidato atrairia facultativamente a partícula se para antes do verbo. Certo? Porém, antes do substantivo núcleo expresso, há uma conjunção de oração subordinada, que exerce atração obrigatória. Pela lógica gramatical, a palavra de atração obrigatória prevalece sobre a facultativa, e a próclise se faz obrigatória.

15 Colocação pronominal nas locuções verbais. Fique atento para o uso do pronome átono em torno de dois verbos. Principalmente, em relação ao verbo principal. Note as estruturas: VÃO ABRIR / ESTÃO DEDICANDO / TINHA COMPROMETIDO São locuções verbais os trechos acima, compostas por verbo auxiliar e verbo principal, este ficará sempre no gerúndio, particípio ou infinitivo.

16 V.Aux. + Infinitivo (sem palavra de atração obrigatória) As portas se vão abrir para vocês. As portas vão-se abrir para vocês. As portas vão se abrir para vocês. As portas vão abrir-se para vocês.

17 V.Aux. + Gerúndio (sem palavra de atração obrigatória) Os alunos se estão dedicando para essa prova. Os alunos estão-se dedicando para essa prova. Os alunos estão se dedicando para essa prova. Os alunos estão dedicando-se para essa prova.

18 V.Aux. + Particípio (sem palavra de atração obrigatória) Ele se tinha comprometido com o projeto. Ele tinha-se comprometido com o projeto Ele tinha se comprometido com o projeto

19 V.Aux. + Infinitivo (COM palavra de atração obrigatória) As portas não se vão abrir para vocês. As portas não vão-se abrir para vocês. As portas não vão se abrir para vocês. As portas não vão abrir-se para vocês.

20 1. Considere o seguinte enunciado: A jornalista Eliane Brum aproximou-se das parteiras amapaenses e entrevistou as parteiras amapaenses para apresentar as parteiras amapaenses ao restante do Brasil. Para eliminar as repetições viciosas, as expressões destacadas devem ser substituídas, de acordo com a norma- padrão da língua portuguesa, respectivamente, por: a) as entrevistou - lhes apresentar b) entrevistou-nas - as apresentar c) entrevistou-as - apresentá-las d) entrevistou-lhes - apresentar-lhes e) lhes entrevistou - apresentar-nas

21 2. Com a substituição do complemento verbal por um pronome pessoal oblíquo, infringe-se norma de regência em: a) "... perpetrar qualquer absurdo..." ( 4) / perpetrá-lo b)... exigirem carteirinha de escritor..." ( 4) / a exigirem c) "... responder ao processo em liberdade..." ( 4) / responder a ele d) "... dizer a um sujeito..." ( 2 ) /dizer-lhe e) "... aspirar a uma posição de destaque." ( 1) / aspirar-lhe

22 3. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a expressão destacada no trecho do texto está corretamente substituída pelo pronome em: a) o restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim o restaurante o havia colocado b) Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho. Perguntei por que haviam decidido instalá-la. c) para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior. para os clientes lhes verem. d) já que as caixas cobriam toda a área do lugar. já que as caixas a cobriam. e) o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta. o lugar, agora com TV, não vai sentir-lhe.

23 4. Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que tentemos desfazer o mito... Assinale a alternativa em que os pronomes que substituem as expressões em destaque estão corretamente empregados, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. a) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-lhes para que tentemos desfazer-lhe.. b) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-lhes para que tentemos desfazê-lo... c) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-nos para que tentemos desfazê-lo.. d) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-nos para que tentemos desfazer-lhe.. e) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013

24 5

25 6. Haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso o pronome se", em Amanda recusou-se" (R.5), fosse deslocado para imediatamente antes da forma verbal recusou": Amanda se recusou.

26 7. A China se transformou em uma espécie de fábrica do mundo. Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir se transformou (R.5) por transformou-se.

27 8. O pronome se, em que se formaram (L.7), poderia ser corretamente deslocado para logo após a forma verbal formaram, escrevendo-se que formaram-se

28 9. Em que a mantêm coesa e saudável" (l. 41 e 42), o deslocamento do pronome a" para logo após a forma verbal mantêm" prejudicaria a correção gramatical do período.

29 10. No segmento isso então nem se fala (l.8), a posição do pronome se justifica-se pela presença de palavra de sentido negativo.

30 11. Conforme as regras de colocação pronominal, é correto reescrever o trecho é indubitável que se refere (linhas 11 e 12), deslocando-se o pronome oblíquo se para depois da forma verbal refere

31 12. Devido à presença do advérbio apenas (L.18), o pronome se (L.17) poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal coloca (L.17), da seguinte forma: coloca-se.

32 13. A colocação do pronome destacado atende às exigências da normapadrão da Língua Portuguesa em: a) Os clientes mais exigentes sempre comportaram-se bem diante das medidas favoráveis oferecidas pelos bancos. b) Efetivando-se os pagamentos com moedas virtuais, os clientes terão confiança para utilizar esse recurso financeiro. c) Os usuários constantes da internet não enganam-se a respeito das vantagens do comércio on-line. d) É preciso observar que a população interessa-se pelas formas de aprendizagem condizentes com a sua cultura. e) Os turistas tinham organizado-se para viajar quando as condições econômicas melhorassem.

33 14. Na linha 3, o termo se é um pronome apassivador e, caso sua colocação fosse alterada de proclítica como está no texto para enclítica que a doença transmitia-se, essa alteração incorreria em erro gramatical.

34 15. Haveria prejuízo da correção gramatical do texto caso a partícula se, no trecho Quando a gente se habitua a venerar os decretos da Providência (l. 9 e 10), fosse deslocada para imediatamente após a forma verbal habitua, escrevendose habitua-se.

35 16. Seria mantida a correção gramatical do período caso a partícula se, em se beneficiar (R.16), fosse deslocada para imediatamente após a forma verbal beneficiar escrevendo-se beneficiar-se.

36 17. Assinale a alternativa correta quanto à concordância, à regência e à colocação pronominal, em conformidade com a norma-padrão. a) Dado as dimensões da crise na Catalunha, as pessoas pedem que o governo as protejamdeatos violentos. b) Ensina-se espanhol na Catalunha para que no futuro não exista diferenças entre os cidadãos da nação. c) É vedado, nas escolas catalãs, aulas ministradas nessa língua, embora játenha admitido-seexceções. d) Para que a situação seja o mais rapidamente possível controlada, determinaram-semedidas drásticas. e) Certamente mais de um simpatizante do separatismo apoiam que recrute-se docentes partidários da causa.

37 18. Fazia dois anos que não numa cadeira de dentista. Não que meus dentes estivessem por todo esse tempo sem reclamar de um tratamento. Cheguei a marcar várias consultas, mas começava a suar frio folheando velhas revistas na antessala e antes de ser atendido. Na única ocasião em que botei o pé no gabinete do odontólogo tem uns seis meses -, quando ele o preço do serviço, a dor do dente para o bolso. NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. V.15. São Paulo: Ática, p.48 (Fragmento) Com relação à colocação pronominal, a sequência correta para preencher as lacunas é: a) me sentava, me escafedia, me informou, transferiu-se. b) me sentava, me escafedia, informou-me, se transferiu. c) sentava-me, escafedia-me, informou-me, se transferiu. d) sentava-me, escafedia-me, informou-me, transferiu-se.

38 CONCORDÂNCIA NOMINAL Item 5.4 do edital

39 Relação sintática que existe entre o NÚCLEO e os seus determinantes Regra: Os determinantes concordam com o núcleo em gênero e número. As nossas duas primeiras ótimas apresentações foram elogiadas pelos professores.

40 1. Adjetivo ligado a mais de um substantivo O pai e o aluno convocados faltaram à reunião. O pai e o aluno convocado faltaram à reunião. O aluno e a aluna estudiosos recitarão o poema. O aluno e a aluna estudiosa recitarão o poema. Avistamos, ao longe, altos prédios e casas. Avistamos, ao longe, altas edificações e prédios. Opa! Consideramos ridículos o deputado e o senador.

41 2. A expressão TAL QUAL O aluno era tal qual o mestre. Os alunos era tais qual o mestre. O filho é tal quais os pais. Os filhos são tais quais o pais.

42 3. Menos, pseudo e alerta Eles estavam alerta. (e não alertas) Tinha menos convicção. (e não menas) Opa! Se uma palavra for substantivada, irá normalmente ao plural. Ex.: o alerta os alertas o não os nãos.

43 4. Bastante Recebeu bastantes prêmios. (bastantes: pronome adjetivo indefinido) Recebeu prêmios bastantes. (bastantes: adjetivo) Estavam bastante cansados. (bastante: advérbio, pois modifica um adjetivo)

44 5. Anexo, obrigado, quite e lesosão variáveis. Fotografias anexas. Requerimento anexo. Mandei anexa uma cópia Opa! A expressão em anexo é invariável.

45 6. O mais... possível/ A mais... possível Histórias o mais tristes possível. Histórias as mais tristes possíveis. Histórias quanto possível tristes.

46 7. Só Só = sozinho variável Só = somente invariável Ex.: Os parentes ficaram sós. Só eles reclamaram. Obs.: A sós é invariável. Ex.: Ele está a sós. Eles estão a sós.

47 8. É bom.. É necessário... É proibido... É permitido... É proibido conversa entre os assistentes. É proibida a conversa entre os assistentes. Discussão acerca de política é necessári Aquela discussão é necessári Macarronada é gostos Sua macarronada é gostosa

48 RELAÇÕES DE SUBORDINAÇÃO ENTRE ORAÇÕES E ENTRE TERMOS DA ORAÇÃO Item 5.1 do edital

49 O conceito de subordinação e de coordenação Ele reconstruiu o hospital infantil. A chuva destruiu a nova praça e o hospital infantil. O jornal reforçou que houve fraude no exame. Este é o jornalista que foi demitido na semana passada. O freio apresenta problemas e o motor está praticamente comprometido.

50 Orações subordinadas substantivas Conectores conjunções integrantes que e se. Os alunos perceberam. Todos necessitam. Todos têm necessidade. Ele tem certeza. O importante é. É importante. Percebeu-se.

51 Orações subordinadas substantivas reduzidas É necessário. Foi importante. Eles precisam.

52 Orações subordinadas adjetivas Conectores pronomes relativos que, o qual, quem, onde, cujo. Este é o livro que eu indiquei. Visitei a cidade que meus familiares amam. Visitei a cidade em que meus familiares nasceram. O político em que vocês confiam está sendo investigado.

53 Orações subordinadas adjetivas Conectores pronomes relativos que, o qual, quem, onde, cujo. Ocuparam a cidade em que está o tráfico se estabeleceu. Ocuparam o Rio de Janeiro, em que o tráfico se estabeleceu. O time cuja camisa é alvinegra dará a volta por cima. O time cuja camisa eu gosto dará a volta por cima.

54 Orações subordinadas adverbiais e Orações coordenadas sindéticas O estudo das conjunções Como o assunto é cobrado?

55

56 Empregos das conjunções coordenativas: Aditivas: este jovem não só estudando mas também trabalhar. Alternativas: vamos de férias para Recife ou vamos para Salvador? Adversativas: o trabalho ficou ótimo, porém faltou algo que fizesse chamar a atenção. Conclusivas: eu trabalho por hoje já terminou, portanto vou para minha casa. Explicativas: você certamente fiz uma dieta muito rigorosa, pois está muito magro.

57

58 Emprego das conjunções subordinativas adverbiais: Causais: A torcida invadiu o campo durante o treinamento porque estava revoltada. (Poderia ser utilizada qualquer conjunção causal no lugar do porque). Consecutivas: O bebê gritou tanto que acordo todos os vizinhos. (Note a correlação do tanto, presente na primeira oração, com o que presente na segunda). Condicionais: Se aparecer qualquer emergência, pode me telefonar. (Observe que, se a banca propuser a troca do se pela conjunção caso, é preciso fazer um ajusteno verbo: caso apareça qualquer emergência...) Concessivas: Embora eu não tenha estudado frequentemente, passei no concurso. (Se a banda propusera troca da conjunção embora pela locução prepositiva apesar de, o verbo muda: apesar de não ter estudado). Conformativas: Conforme a previsão havia revelado, choveu a noitetoda. Comparativas: Este menino trabalha como um adulto. (Quando a conjunção como tiver o sentido da expressão tal qual, ela será comparativa.) Proporcionais: As matérias ficam mais difíceis à medida que os anos passam. (Cuidado para não confundir com a expressão na medida em que, a qual tem valor de causa ) Finais: Os alunos chegaram cedo para que não levassem bronca. Temporais: Saí de fininho assim que a confusão começou.

59

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase.

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 10 Sintaxe III A SUBORDINAÇÃO No período composto por subordinação, há uma que traz presa a si, como dependente, outra ou outras. Dependentes porque cada

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal Bárbara da Silva Português Aula 9 Colocação pronominal A colocação pronominal observa o posicionamento dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari. Português Colocação Pronominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A posição do pronome se destacado atende às exigências

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio.

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio. A) Restritiva: é aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da oração principal e não pode ser isolada por

Leia mais

Adjetivo (Adjunto Adnominal)

Adjetivo (Adjunto Adnominal) PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS Me Te Se, lhe, o, a Nos Vos Se, lhes, os, as LEMBRANDO... Verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se

Leia mais

Língua Portuguesa. Mara Rúbia

Língua Portuguesa. Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Atenção! Pare! Um vulto cresce na escuridão. Clarissa se encolhe. É Vasco. Convém que te apresses. Período Composto por Coordenação - Orações sintaticamente independentes.

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal COLOCAÇÃO PRONOMINAL Vejamos como se devem colocar os pronomes oblíquos átonos ( os clíticos ) Pro + clítico = o pronome

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Raquel Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes)

Leia mais

Resoluções de Atividades

Resoluções de Atividades Resoluções de Atividades Sumário Aula 24 Período composto por subordinação I...1 Aula 25 Período composto por subordinação II Período composto misto e reduzido...2 Aula 26 Regência verbal e nominal...

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas.

Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas. Análise sintática do período composto por subordinação: uma viagem pelas relações sintático-semânticas. As orações subordinadas podem ser: 1. Substantivas exercem na principal uma função própria do substantivo.

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo: Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões objetivas 05 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 05 QUESTÕES

Leia mais

@profdecioterror Décio Terror Filho (32)

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) @profdecioterror Décio Terror Filho (32) 98447 5981 Compreensão de texto contemporâneo. Reconhecimento de modos de organização de diferentes gêneros de texto. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Locução Conjuntiva - Duas ou mais palavras empregadas com

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição

Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição 1. Grupo relacional: preposição e conjunção PREPOSIÇÃ O CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Em Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança, o vocábulo em destaque é A)Pronome relativo. B) conjunção causal. C) conjunção integrante. D)

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III) Veja como as preposições influenciam os sentidos atribuídos pelos verbos: Vender ao mercado/vender no mercado Lutar contra/lutar por Brotar

Leia mais

Artigo, Preposição, Conjunção

Artigo, Preposição, Conjunção Língua Portuguesa Artigo, Preposição, Conjunção Artigo Certa vez, ao passar por uma rua, encontrei uma menina chorando. A rua estava muito movimentada e a menina, sozinha, pediu-me auxílio. Definidos:

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG O DIRETOR ACADÊMICO ADMINISTRATIVO DA FACULDADE GUANAMBI, no uso de suas atribuições legais, e entendendo

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS ORAÇÕES SUBORDINADAS As ORAÇÕES SUBORDINADAS funcionam sempre como um termo essencial, integrante e acessório da oração principal.

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as. 1- PRÓCLISE - quando o pronome está antes do verbo Usa-se a próclise

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

CURSO INTENSIVO MÓDULO 11 NEXOS

CURSO INTENSIVO MÓDULO 11 NEXOS 1) (I) Certo: o pronome relativo refere-se ao substantivo anterior. (II) Errado: nesse caso, LOGO é adjunto adverbial de tempo, e PORTANTO, conjunção conclusiva. (III) Certo: o sentido permaneceria igual,

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira ORAÇÕES SUBORDINADAS Exercem função sintática sobre as outras. Oração principal, orações desenvolvidas ou reduzidas. ORAÇÕES SUBORDINADAS

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período Língua Portuguesa Sintaxe do Período Orações Subordinadas Substantivas É necessário o seu auxílio. 1) Subjetivas: É necessário que me auxilie. Convém que me auxilie. Observou-se que foi um golpe de mestre.

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

Funções do que e do se

Funções do que e do se Funções do que e do se Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim de que

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Na interpretação deste professor, não há questões de Língua Portuguesa passíveis de recurso. Observe o cargo de referência abaixo. Perceba que foi feito o comentário de

Leia mais