Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões objetivas 05 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo: a) varreu 95% das formas de vida / varreu-as. Comentário: varrer é VTD, logo deve ser acompanhado por lo, la, los e las quando terminar com r, s ou z ; ou no, na, nos e nas quando os verbos terminam com som nasais. Nos demais casos usa-se o a os as. Assim, a alternativa está correta. b) O estudo lista cinco razões / as lista. Comentário: listar é VTD, logo, aplicando o mesmo entendimento acima, a construção está correta. c) A perda da biodiversidade terá consequências / as terá. Comentário: o verbo ter é VTD e está no futuro do presente. O futuro do presente pede mesóclise, mas antes existe uma expressão substantiva que atrai ou não o pronome. Logo, a alternativa está correta. Também seria correta a forma tê-las-á. d) mantêm o equilíbrio ambiental / mantêm-no. Comentário: o verbo manter é VTD, e terminou com som nasal. Logo, deve ser acompanhado por no, sendo a alternativa correta. e) o mundo sofreu uma redução / sofreu-la. Gabarito: o verbo sofrer é VTD, mas não terminou com r, s ou z para ser acompanhado por lo, la, los e las. Logo, o correto seria a sofreu ou sofreu-a 2) (FUNCAB) Em eu tinha 11 anos e o QUE me fascinava era a vitrina dos romances de aventuras, o componente destacado é um(a): a) preposição.

2 Página2 b) conjunção subordinativa integrante. c) pronome relativo. d) conjunção subordinativa adverbial. e) pronome interrogativo. Gabarito: letra C. O termo o equivale a aquilo, logo não é artigo, mas um pronome demonstrativo. Aquilo o qual me fascinava. A expressão que é um pronome relativo. 3) Tendo em vista o enunciado Foi nesse meio tempo, por volta dos 13 anos, que descobri o livreiro Amadeu. Quando o colégio em que eu estudava se mudou para a avenida Paraná, no meio do caminho havia um livreiro, havia um livreiro no meio do caminho. Maravilha: Amadeu vendia e comprava livros usados, analise as afirmativas a seguir. I. Se a frase havia um livreiro no meio do caminho fosse passada para o plural, o verbo, também, iria para o plural. Comentário: o verbo haver no sentido de existir é um verbo impessoal, logo não possui sujeito e fica sempre no singular. A afirmação está incorreta. II. O sujeito da forma verbal descobri é elíptico. Comentário: trata-se de sujeito desinencial, elíptico ou implítico. A assertiva está correta. III. A colocação pronominal do se, no segundo período, de acordo com a norma culta, é inaceitável. Comentário: Em quando o colégio em que eu estudava se mudou para a avenida Paraná, o trecho em que eu estudava é uma oração subordinada adjetiva restritiva intercalada. Quando é uma conjunção subordinativa adverbial temporal. Nas orações com conjunções subordinativas, mesmo distante o ideal é usar a próclise. Logo, o item III está incorreto. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) II e III. b) I. c) II. d) I e III. e) I e II. Gabarito: letra C.

3 Página3 4) Do ponto de vista da norma culta, a única substituição pronominal realizada que feriu a regra de colocação foi: a) Os brancos se inquietavam com aquela desobediência = Os brancos inquietavam-se com aquela desobediência. Comentário: com substantivo ( os brancos ) a próclise é facultativa. b) Chamavam-lhe o passarinheiro = Lhe chamavam o passarinheiro. Gabarito: é incorreto iniciar período com pronome oblíquo átono. c) Eles se igualam aos bichos silvestres, concluíram = Eles igualam-se aos bichos silvestres, concluíram. Comentário: com pronome pessoal do caso reto ( eles ) a próclise é facultativa. Logo, tanto a construção eles se igualam quanto eles igualam-se estão corretas. d) O remédio, enfim, se haveria de pensar = O remédio, enfim, haver-se-ia de pensar. Comentário: embora exista um elemento intercalado ( enfim ), o que importa é que diante de um substantivo ( o remédio ) a próclise é facultativa. Logo, é possível usar próclise ou mesóclise (pois há um verbo no futuro do pretérito). e) O mundo inteiro se fabulava = O mundo inteiro fabulava-se. Comentário: não há fator que torne obrigatória a próclise. 5) A posição do pronome se destacado atende às exigências da norma-padrão da língua portuguesa em: a) É preciso que os estados em que há maior degradação ambiental não neguem-se a tomar as providências necessárias para enfrentar o problema. Comentário: a palavra não é fator de próclise. b) Há uma grande pressão social para que as pessoas mantenham-se felizes e sintam-se realizadas permanentemente. Comentário: a expressão para que é uma conjunção subordinativa adverbial final. Segundo o professor Becara, em orações com conjunções subordinativas com verbo flexionado, o ideal é usar a próclise. Logo, o adequado seria para que as pessoas se mantenham. c) Se os órgãos responsáveis pela proteção ambiental dedicarem-se mais a sua missão, as matas brasileiras poderão sobreviver à degradação. Comentário: há uma conjunção subordinativa adverbial condicional e um verbo flexionado, logo o ideal é que haja próclise ( se dedicarem ).

4 Página4 d) Quando os institutos de pesquisa se preocuparem em analisar o grau de felicidade da população, descobrirão que os índices são muito baixos. Gabarito: quando é uma conjunção subordinativa adverbial temporal, e quando há uma oração com conjunção subordinativa deve haver próclise. e) Livros de autoajuda fazem muito sucesso atualmente porque ensinam as pessoas a nunca sentirem-se infelizes ao enfrentarem dificuldades. Comentário: nunca é fator de próclise (advérbio de tempo, logo atrativa). 6) Assinale a opção em que é possível alterar a colocação do pronome sem ferir a norma gramatical. a) [...] dessa dureza na convivência: amigos se destratam por motivos banais [...]. Gabarito: amigos é um substantivo, logo é possível a próclise ou a ênclise. b) [...] falha ou deslize. Nunca se soube de tantos gritos, palavrões e choros em ambiente organizacionais. Comentário: nunca é uma palavra atrativa, logo não é possível ênclise. c) [...] nas famílias claro! isso se repete. Muitas mães e peis que vivem [...]. Comentário: pronome demonstrativo neutro atrai o pronome, é fator de próclise. Logo, só é possível usar desta forma. d) [...] o número de pais que se ocupam com os ensinamentos de virtudes a seus filhos. Comentário: pronomes relativos, interrogativos, indefinidos pedem próclise. Logo, não caberia mudança. e) [...] nos espaços públicos entre pessoas que não se conhecem acontece a mesma coisa. Comentário: não é uma palavra negativa, que atrai o pronome. Logo, não cabe mudança. 7) Em Se acostuma a não ouvir passarinho, o pronome não está colocado de acordo com a norma-padrão. Esse desvio da norma-padrão ocorre também em: a) Ele estava-nos guiando. Comentário: no caso de locução verbal, estando o último verbo (verbo principal) no infinitivo ou no gerúndio duas configurações são possíveis: eles estava-nos seguindo ou ele estava seguindonos. Porém, em razão do pronome pessoal do caso reto, há uma terceira forma correta: ele nos estava seguindo.

5 Página5 Obs.: segundo o professor Bechara, gramaticalmente é mais adequado que o pronome esteja com hífen. b) Espero que nunca nos julgue. Comentário: nunca é uma palavra atrativa. c) Não me disseram a verdade. Comentário: não é uma palavra atrativa. d) Sempre valorizaram-me muito! Gabarito: frases exclamativas pedem próclise ( sempre me valorizaram muito ). e) A mulher encheu-se de esperanças. Comentário: diante de substantivos a próclise é facultativa. Portanto, se encheu e encheu-se estão corretas. 8) Dentre os trechos retirados do Texto I, a alteração da colocação do pronome oblíquo está feita de acordo com a norma padrão em: a) a olhar-me desapontado a me olhar desapontado. Gabarito: é possível usar a forma a me olhar e a olhar-me. b) lapsos que me têm ocorrido lapsos que me têm ocorrido-me. Comentário: nas locuções verbais com particípio o oblíquo nunca ficará depois do verbo no particípio. c) trata-se de um desses se trata de um desses. Comentário: iniciou com o se. d) contou-se ainda o sobrinho me contou ainda o sobrinho. Comentário: iniciou com o me. e) já lhe aconteceu já aconteceu-lhe. Comentário: o advérbio já é fator de próclise. O correto seria já lhe aconteceu.

6 Página6 9) Na oração Essa consistir-se-ia num mínimo de valores..., houve um desvio da norma culta em relação à colocação pronominal. Assinale a opção que apresenta o uso correto do pronome no que diz respeito à sua posição na oração. a) Não me parece ruim trabalhar naquela empresa. Gabarito: não é fator de próclise. b) Ninguém disse-lhe a verdade. Comentário: ninguém é uma palavra negativa e um pronome indefinido. c) Quem explica-me-á a razão dessa diferença? Comentário: quem é um pronome interrogativo, mesmo estando o verbo no futuro, deve ser usada a próclise ( quem me explicará ). d) Sempre recebiam-me bem. Comentário: sempre é um advérbio. e) Me deu a notícia. Comentário: não se inicia frase com pronome oblíquo átono ( me ). 10) Entre as opções apresentadas abaixo, assinale aquela em que a mudança da posição do pronome destacado obedece à norma padrão. a) Se não, pode-se realizar atividades se não, se pode realizar. Comentário: após uma pausa, o ideal é não utilizar a próclise Porém, há gramáticos que admitem. b) o que nos dá acesso à grande parte o que dá-nos acesso à grande parte. Comentário: que é pronome relativo (aquilo, o qual), logo só é possível o que nos dá. c) muitos têm se preocupado, mas essa prática muitos têm preocupado-se, mas essa prática. Comentário: preocupado é particípio, que não admite o pronome oblíquo após. d) e de que maneira vão estimulá-los a ler e de que maneira os vão estimular a ler. Gabarito: vão estimular é uma locução verbal. Logo, são corretas as formas vão estimulá-los ou os vão estimular. e) o ideal é que todos se sintam preparados o ideal é que todos sintam-se preparados. Comentário: todos é pronome indefinido, que atrai o oblíquo átono.

7 Página7 11) O termo destacado está adequadamente substituído por um pronome oblíquo em: a) fiz várias campanhas imobiliárias / fiz-las Comentário: quando o verbo termina com r, s ou z, as consoantes devem ser cortadas ( filas ). b) procuramos um médico / procuramo-no. Comentário: terminando com o verbo com as consoantes r, s ou z, deve ser acompanhado por lo, não no. c) seguimos o gosto de fantasmas / seguimos-lhe Comentário: seguir é VTD, o certo seria seguimo-lo. Lhe é essencialmente objeto indireto. d) ter uma opinião relevante / tê-la. Gabarito. e) roubaria o mercado de trabalho dos psicanalistas / roubaria-lhe. Comentário: roubaria é futuro do pretérito, portanto pede mesóclise; e é VTD, logo o certo seria lo em vez do lhe (roubá-lo-ia). 12) Indique a frase que, de acordo com a norma culta, apresenta o uso correto do pronome pessoal oblíquo a) Vou ver-me livre daquilo em breve. Comentário: locução verbal com infinitivo sendo verbo principal. Assim, duas construções são possíveis: vou ver-me livre ou vou-me ver livre. b) Aqueles que reúnem-se no local. Comentário: pronome relativo pede próclise ( aqueles que se reúnem ). c) Esse trabalho não é para mim fazer. Comentário: não é para eu fazer. d) Me deixa falar com ela, por favor. Comentário: não é possível iniciar frase com pronome oblíquo átono. e) Cumprimentou os presentes, se retirando. Comentário: o gerúndio pede ênclise, não próclise.

8 Página8 Obs.: Em + gerúndio próclise. / Apenas palavra no gerúndio ênclise. 13) Indique a opção em que o pronome oblíquo não está colocado corretamente, de acordo com a norma culta. a) O professor levou a moto para ser consertada - levou-a. Comentário: professor é substantivo, logo a próclise é facultativa ( o professor levou-a ou o professor a levou ). b) O professor levará a moto para ser consertada - levá-la-á. Comentário: futuro do presente pede mesóclise, mas como há também um substantivo, duas são as formas corretas: o professor a levará e o professor levá-la-á. c) O professor levaria a moto para ser consertada - a levaria. Comentário: sendo futuro do pretérito, duas são as formas corretas: o professor a levaria e o professor levá-la-ia. d) O professor tinha levado a moto para ser consertada - tinha levado-a. Comentário: verbo no particípio não admite oblíquo depois. e) O professor estava levando a moto para ser consertada - a estava levando. Gabarito: locução verbal com infinitivo ou gerúndio no verbo principal é possível: o professor a estava levando ; o professor estava-a levando e o professor estava levando-a. 14) A posição dos pronomes oblíquos foi alterada nos trechos abaixo. I. A mensagem nos remete... Comentário: correto. Mensagem é substantivo. II. Tal abundância de água não protege-nos. Comentário: incorreto. Não é uma palavra atrativa. III. O homem, por sua vez, tem apropriado-se dos recursos... Comentário: incorreto. Apropriado é particípio, que não admite oblíquo depois. IV. A disponibilidade da água se tornou limitada... Comentário: em razão do substantivo, duas formas são possíveis: se tornou ou tornou-se. De acordo com a norma culta, são possíveis apenas as alterações feitas em:

9 Página9 a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. Gabarito: letra C. 15) Em que opção o pronome pessoal oblíquo átono foi, de acordo com a norma culta da língua, INCORRETAMENTE colocado? a) Referiam-se a uma nova técnica. Comentário: referiam não é futuro pretérito, mas imperfeito do indicativo. b) Espero que não queira encontrar-me. Comentário: locução vebval com infinitivo. Mesmo havendo a palavra atrativa não, é possível usar o me no final ( não queira encontrar-me ) ou antes ( não me queira encontrar ). c) Ninguém se preocupava com aqueles novos pacientes. Comentário: ninguém é pronome indefinido, logo é fator de próclise. d) Em se tratando dos pacientes, ele dava a última palavra. Comentário: em + gerúndio é fator de próclise. e) Diria-se que a nova terapia ajudou na recuperação dos pacientes. Gabarito: diria está no futuro do pretérito, logo o correto é dir-se-ia.

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari. Português Colocação Pronominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A posição do pronome se destacado atende às exigências

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase.

Leia mais

Prof. André Moraes PRONOMES

Prof. André Moraes PRONOMES Prof. André Moraes PRONOMES PRONOME é a palavra que determina o substantivo (como se fosse um adjetivo) ou ocupa lugar do próprio substantivo. Daí, pronome adjetivo e pronome substantivo. Exs.: Todas saíram

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal Bárbara da Silva Português Aula 9 Colocação pronominal A colocação pronominal observa o posicionamento dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS Me Te Se, lhe, o, a Nos Vos Se, lhes, os, as LEMBRANDO... Verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal COLOCAÇÃO PRONOMINAL Vejamos como se devem colocar os pronomes oblíquos átonos ( os clíticos ) Pro + clítico = o pronome

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Raquel Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes)

Leia mais

COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO

COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO Próclise É a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRÓCLISE 1. Palavras de sentido negativo não, nunca, jamais, nada, nenhum, nem, ninguém Estrutura: Palavra negativa + Pronome oblíquo + Verbo Ele não

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as. 1- PRÓCLISE - quando o pronome está antes do verbo Usa-se a próclise

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

Colocação Pronominal

Colocação Pronominal Colocação Pronominal Os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as, lhe, lhes, me, te, se, nos e vos) podem aparecer em três posições diferentes em relação ao verbo: PRÓCLISE Quando o pronome se posiciona

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 Pronome: (Substitui ou acompanha o substantivo) Ex.: Prendi teu cachorro, mas não o maltratei. Quando um pronome acompanha um substantivo é chamado de pronome adjetivo. Já,

Leia mais

A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ)

A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ) A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ) crisffp@yahoo.com.br É comum encontrar certas divergências em relação às regras propostas

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Mariana Antunes Pereira Unidade:Conselheiro lafaiete Falar sobre completo e adjunto adnominal, as diferenças e particularidades de cada um. Resposta : Complemento

Leia mais

Colocação Pronominal II

Colocação Pronominal II PORTUGUÊS aula Colocação Pronominal II Colocação pronominal + Locução verbal SEM casos de próclise obrigatória Eu LHEdevo LHEobedecer -LHE TE TE -TE A mulher estava chamando ME ME -ME Você havia convidado

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal COLOCAÇÃO PRONOMINAL A colocação pronominal é a parte da gramática normativa que determina qual deve ser a posição ocupada pelos pronomes oblíquos em relação aos verbos, a depender do contexto sintático

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

OBSERVAÇÃO Considera-se errado o emprego de si e consigo quando estes não indicam reflexividade: Carlos, quero falar consigo. (errado) Carlos, quero

OBSERVAÇÃO Considera-se errado o emprego de si e consigo quando estes não indicam reflexividade: Carlos, quero falar consigo. (errado) Carlos, quero OBSERVAÇÃO Considera-se errado o emprego de si e consigo quando estes não indicam reflexividade: Carlos, quero falar consigo. (errado) Carlos, quero falar com você. (correto) j) Os pronomes conosco e convosco

Leia mais

Posição do pronome em relação ao verbo. Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos:

Posição do pronome em relação ao verbo. Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Prof. Daniel Posição do pronome em relação ao verbo Próclise: Eu te amo. Mesóclise: Amar-te-ei. Ênclise: Amo-te. ANTES NO MEIO DEPOIS Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos: PALAVRAS

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS

CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS #1 20 DICAS DE PORTUGUÊS USO DOS PORQUÊS GRAFIA POR QUE PORQUE POR QUÊ PORQUÊ USO Substituível pelas expressões pelo(s) qual(s), pela(s) qual(s);

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Analise as afirmativas feitas sobre o texto.

Analise as afirmativas feitas sobre o texto. Caros alunos A FEPESE não surpreendeu e elaborou uma prova relativamente fácil, repetindo seu estilo tradicional (e muito conservador) de explorar os conteúdos da língua portuguesa. Abordou os básicos

Leia mais

QUESTÃO 1 Concordância verbal

QUESTÃO 1 Concordância verbal PROF. ALBERTO MENEGOTTO COMENTÁRIOS À PROVA DE DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE BOMBEIRO E POLÍCIA OSTENSIVA DA BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL Certame elaborado pela banca EXATUS Prova ocorrida

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS

ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS Profª. Raquel Freitas Sampaio PERÍODOS COMPOSTOS ORAÇÕES DESENVOLVIDAS ORAÇÕES REDUZIDAS Com conjunção e com verbo conjugado. Sem conjunção

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

PRONOMES. nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo).

PRONOMES. nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo). PRONOMES PRONOMES Palavra usada em lugar de um substantivo ou nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo). Pronomes Pronome

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 12. Colocação de Pronomes

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 12. Colocação de Pronomes Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 12 Colocação de Pronomes Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

colocação do pronome antes do verbo.

colocação do pronome antes do verbo. Colocação Pronominal Aprenda a aplicá-la corretamente! Professor Lucas gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL A colocação pronominal está diretamente ligada à posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam em

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Em Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança, o vocábulo em destaque é A)Pronome relativo. B) conjunção causal. C) conjunção integrante. D)

Leia mais

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Pronomes pessoais Uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos Eu e tu pronomes pessoais retos (= sujeito): Ela trouxe o livro para eu ler ; Ela

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ 2009 Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica Objectivos de aprendizagem Competências comunicativas Conteúdos

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 49 Vozes do verbo

Bárbara da Silva. Português. Aula 49 Vozes do verbo Bárbara da Silva Português Aula 49 Vozes do verbo Vozes do Verbo Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:

Leia mais

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas. Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Avançado Bom Sucesso - IF SUDESTE MG

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Avançado Bom Sucesso - IF SUDESTE MG Dados do Num. Inscrição 00006 Num. Recurso 1 Assunto Questão 5 Anexo BRUNO FRANCESCHINI Prezada Comissão Organizadora, O gabarito da referida questão indica a alternativa b como sendo a correta, mas, em

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA Estado do Paraná CONCURSO - EDITAL Nº 105/2017 PARECERES DOS RECURSOS PERÍODO DA MANHÃ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA Estado do Paraná CONCURSO - EDITAL Nº 105/2017 PARECERES DOS RECURSOS PERÍODO DA MANHÃ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA Estado do Paraná CONCURSO - EDITAL Nº 105/2017 PARECERES DOS RECURSOS PERÍODO DA MANHÃ A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS (1.) 2. 3.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS (1.) 2. 3. Atenção! INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Há dois layouts diferentes de questões: 4. 5. 6. 7. (1.) 1. 2. 3. No layout acima, o texto é apresentado, posteriormente os enunciados e as questões. Normalmente,

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS

ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA - INTENSIVO ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES REDUZIDAS - CARACTERÍSTICAS Possuem o verbo nas formas de GERÚNDIO, PARTICÍPIO ou INFINITIVO,

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni. e-tec Brasil Redação e Expressão Oral

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni. e-tec Brasil Redação e Expressão Oral 8 COLOCAÇÃO PRONOMINAL Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni e-tec Brasil Redação e Expressão Oral Meta Demonstrar a aplicação e a colocação dos pronomes em uma frase. Objetivo Ao final do estudo desta aula,

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU RICARDO DO AMARAL ERSE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA 6.ª edição revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 2 Morfologia 2 PRONOMES O pronome

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

A gente não quer só alimento. Queremos amor e paz [silepse de número - o verbo querer ficou no plural, e seu sujeito oculto (A gente) é singular]

A gente não quer só alimento. Queremos amor e paz [silepse de número - o verbo querer ficou no plural, e seu sujeito oculto (A gente) é singular] m) Silepse - É a concordância que se faz com a ideia, e não com a palavra expressa. É também chamada de concordância ideológica. Há três tipos de silepse: de gênero (a concordância se faz com a ideia feminina

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARA QUE SABER? Professora Cristiane Lourenço

COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARA QUE SABER? Professora Cristiane Lourenço COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARA QUE SABER? Professora Cristiane Lourenço Os pronomes pessoais subdividem-se em dois grupos: PESSOA DO DISCURSO PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO Função de sujeito PRONOMES PESSOAIS

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais