CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV): UM ESTUDO DE CASO VOLTADO À VIGILÂNCIA PATRIMONIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV): UM ESTUDO DE CASO VOLTADO À VIGILÂNCIA PATRIMONIAL"

Transcrição

1 1 CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV): UM ESTUDO DE CASO VOLTADO À VIGILÂNCIA PATRIMONIAL Diego Alexandre Reis¹ James Fagundes Carvalho² RESUMO Devido a evolução das ferramentas tecnológicas utilizadas na prestação de serviços de segurança, o presente estudo foi direcionado para propor melhorias aos processos de Circuito Fechado Televisão (CFTV) de uma empresa de Vigilância Patrimonial na cidade de Santa Cruz do Sul-RS. O objetivo principal foi investigar qual modelo de câmeras IP pode tornar o CFTV mais ativo e inteligente potencializando as atividades desenvolvidas na Vigilância Patrimonial pela empresa. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, seguindo a modalidade de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados adotado foi uma entrevista semiestruturada, assim como uma investigação direcionada ao apontamento de melhorias ao processo de CFTV. Como resultados foram identificados um modelo de câmera IP, com tecnologia embarcada, assim como, os processos de monitoramento CFTV foram mapeados e um projeto de implementação desta solução foi sugerido. Palavras-chave: Vigilância Patrimonial. Segurança Privada. Câmera IP. ABSTRACT According to the evolution of the technological tools used in the provision of security services, the present study was directed to propose improvements to the Closed Circuit Television (CCTV) processes of a Security Surveillance company in the city of Santa Cruz do Sul. The main goal was to investigate which model of IP cameras can make the CCTV more active and intelligent enhancing the activities developed in the Patrimonial Surveillance by the company. The research used a qualitative, exploratory and descriptive approach, following the case study modality. The instrument of data collection adopted was a semi-structured interview, as well as an investigation aimed at pointing out improvements to the CCTV process. As results were identified an IP camera model, with embedded technology, as well as, the CCTV monitoring processes were mapped and a project implementation of this solution was suggested. Key-words: Patrimonial Surveillance. Private Security. IP Camera. ¹ Graduando do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto. ² Mestre em Sistemas de Processos Industriais pela UNISC. Professor na graduação em Administração da Faculdade Dom Alberto. Orientador deste trabalho de conclusão de curso.

2 2 1 INTRODUÇÃO A demanda de empresas e consumidores por atividades de segurança privada, mesmo em épocas de recessão da economia do país, tem mantido o mercado em uma crescente evolução, demonstrando a necessidade de proteção das organizações à medida que se desenvolvem e também das pessoas que buscam soluções para proteger seu patrimônio. Câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso ganham cada vez mais recursos tecnológicos visando atender as exigências de organizações e também da própria pessoa em particular. As novas opções de produtos eletrônicos se propagam com o avanço da tecnologia, sendo que essas novas ferramentas estão mudando os métodos de trabalho na Segurança Privada (GASPARI, 2017). Outro ponto que merece ser destacado é o desenvolvimento de novas opções de gerenciamento de imagens para circuito fechado de televisão (CFTV), onde a análise de vídeo ganha importância na hora de prevenir sinistros e auxiliar na tomada de decisão. Os benefícios com a evolução dos produtos para CFTV além de melhorar o projeto em desenvolvimento pela organização são adaptáveis a diversos segmentos, economizam recursos em infraestrutura e colaboram com a segurança física de maneira mais interativa evitando maiores danos ao patrimônio (INTELBRAS, 2017). Referência para o estudo a empresa ALFA Serviços de Vigilância Patrimonial, está a mais de trinta anos no mercado e já soma mais de colaboradores. A empresa mantém atuação nos principais estados do Brasil, atende segmentos que necessitam de serviços de qualidade sendo a maior empresa de segurança e limpeza do país. Durante a escolha do tema deste estudo, foi determinante analisar um assunto que produziria benefícios na execução do trabalho na vigilância patrimonial e como consequência proporcionaria uma resposta rápida no atendimento as necessidades do cliente da empresa. Surgiu então a seguinte questão para o presente trabalho: Qual modelo de câmera IP pode contribuir para tornar o CFTV mais ativo e inteligente, potencializando as atividades desenvolvidas na Vigilância Patrimonial? Para obter as respostas para a questão pertinente do estudo são traçados a seguir os objetivos geral e específicos: Objetivo Geral é identificar qual o modelo de câmera IP pode contribuir para tornar o CFTV mais ativo e inteligente, potencializando as atividades desenvolvidas na Vigilância Patrimonial. Objetivos específicos são: a)

3 3 mapear e otimizar os processos de vídeo monitoramento aplicados na empresa; b) identificar um modelo de câmera IP que torne mais ativo e inteligente o CFTV; c) analisar a aderência das tecnologias aos processos da empresa; d) sugerir um cronograma de implementação da nova tecnologia. O surgimento de novas tecnologias transforma diretamente o modo de viver das pessoas e contribuem para a evolução dos processos produtivos das empresas, negar a inclusão de novas ferramentas tecnológicas pode facilitar a entrada de novos concorrentes e a perda de produtividade no curto e longo prazo. Pesquisar novos produtos, desenvolver métodos de produção eficientes e manter uma postura ativa de apoio a entrada de avanços tecnológicos podem antecipar a adaptação das organizações aos desejos externos o mais hábil possível (OLIVEIRA, 2015). Dessa forma o estudo demonstrou relevância por apresentar maneiras de mensurar como a inclusão de novas tecnologias voltadas para a área de Vigilância Patrimonial, cada vez mais presente e inovadoras, podem propiciar um acréscimo de qualidade na execução e serviços prestados aos clientes. Para analisar e formular uma resposta a questão problema do trabalho, o estudo propõe formas para qualificar os processos de trabalho existentes na empresa. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O estudo e a busca de conhecimento para expor na revisão da literatura de forma preliminar, tem a intenção de apresentar os conceitos que estão à disposição pública, que podem colaborar e também trazer esclarecimentos sobre o conteúdo em análise. Destacar os assuntos que devem contribuir com o desenvolvimento do trabalho e a posterior busca teórica na literatura são fundamentais para validar o estudo proposto. 2.1 Segurança privada A segurança privada é realidade em todas as áreas no país, representando cada vez mais uma solução para proteção do patrimônio e da vida. É fato que o aumento da violência urbana faz aumentar a demanda por serviços relacionados a proteção, tanto nas organizações particulares como a nível pessoal. De certa forma a pouca representatividade ou inexistência da segurança pública em se fazer presente

4 4 em todos os lugares e ao mesmo tempo, pode ser considerado como um fator determinante para a expansão do setor que é regulamentado pela Polícia Federal e trabalha como complementar a segurança pública. Conforme conceitua ABCFAV (2010), as atividades da segurança privada somente podem ser desenvolvidas por empresas capacitadas em serviços de segurança ou por empresas que instituíram a segurança orgânica de maneira própria no seu estabelecimento. Compete aos profissionais chamados de vigilantes executar o serviço de proteção, inibindo ou impedindo atos contra pessoas e o patrimônio privado utilizando para isso armamento específico, barreiras físicas e equipamentos devidamente autorizado pela Polícia Federal. Anderle (2010, p. 3) aponta como conceito que A segurança privada é subsidiária e complementar à segurança pública e subordina-se aos princípios da necessidade, adequação e proporcionalidade. Para garantir e tornar a atividade de segurança privada legalizada cabe a Polícia Federal o controle e a responsabilidade de fiscalizar todas as empresas que prestam esse serviço. Somente ao cumprir uma série de exigências estipuladas pela Polícia Federal é que as empresas podem habilitar-se para oferecer serviços de segurança privada. O mercado de segurança privada tem na personificação do homem fardado a sua carta de apresentação, utilizando de recursos ostensivos para intervir e transmitir sensação de segurança no ambiente público (ANDERLE, 2010). 2.2 Vigilância patrimonial A busca pela proteção tanto pessoal como pelo resguardo dos bens materiais encontra na atividade de vigilância patrimonial uma solução correta para os mesmos. Muitas empresas especializadas oferecem seus serviços no mercado, bastando ao cliente que procura esse modelo de atividade, apenas encontrar a que melhor atende suas exigências e verificar se a mesma está cadastrada na Polícia Federal. Segundo Daliga (2012), do limite da propriedade para dentro o vigilante tem a total proteção das leis que regem e orientam a profissão, cabendo ao profissional cumprir suas atividades com denodo e hombridade. Vigilância patrimonial é exercida dentro dos limites da propriedade sendo ela pública ou privada, visa proteger as pessoas de qualquer dano ou perigo e garantir a integridade do patrimônio no qual realiza o serviço.

5 5 Compete a vigilância patrimonial prevenir e atuar de forma que atos destrutivos e danos não aconteçam, impedindo possíveis delitos, monitorando ameaças ao patrimônio e a integridade física das pessoas. Considerada como estratégica sua importância aumenta exponencialmente conforme o valor agregado dado aos produtos ou serviços finais de seus clientes, visto que uma perda patrimonial em caso de sinistro pode decretar o fim do negócio (BERALDO, 2016). Essa atividade da segurança privada é notadamente percebida pela forma ostensiva de atuação, que encontra no papel do profissional vigilante o trabalho de prevenir e desestimular práticas danosas as pessoas e ao patrimônio. A presença do vigilante devidamente uniformizado e atento ao trabalho e as suas regras de segurança são fundamentais para uma vigilância patrimonial eficiente. 2.3 Segurança eletrônica Nos últimos anos o custo dos produtos da segurança eletrônica reduziram muito e as suas funcionalidades foram atualizadas. Como consequências a substituição de trabalhadores por estas ferramentas vem sendo determinante na redução das despesas operacionais para as organizações. Muitos produtos eletrônicos de segurança estão disponíveis no mercado, sendo facilmente encontrados em lojas especializadas e com prestadores particulares desse serviço de proteção. Segundo Ramos (2007), segurança eletrônica é o ramo da segurança que utiliza equipamentos eletroeletrônicos desenvolvidos especificamente para a segurança de ambientes públicos ou privados. Como desenvolve uma atuação inibidora, preventiva, reativa ou de controle a segurança eletrônica pode ser exercida com ou sem a presença física do profissional de segurança. Conforme Paulo (2016), esse segmento da Segurança Privada cada vez mais tem demonstrado evolução de produtos e crescimento de mercado. Muitas empresas desenvolvem soluções de sistemas de vigilância e segurança eletrônica disponibilizando aos clientes uma variedade de produtos e preços. A constante realização de feiras e congressos sobre a segurança eletrônica destacam o desenvolvimento de produtos cada vez mais inteligentes e inovadores para uso na vigilância patrimonial.

6 6 É possível destacar que o uso de produtos para monitoramento está inserido no nosso cotidiano e muitas vezes nem são notados, a segurança eletrônica com câmeras e alarmes e outros sistemas para monitoramento ganham cada vez mais importância. Contar com ferramentas tecnológicas é fundamental no combate e inibição ao crime e até como método de provar eventuais delitos, a segurança eletrônica pode agilizar procedimentos e oferecer produtos diferenciados aos clientes potenciais. 2.4 Câmera IP com análise vídeo inteligente (AVI) Segundo Intelbras (2017), com a nova geração das câmeras inteligentes uma série de recursos podem ser destacados e que viabilizam um monitoramento de imagens mais ativo e inteligente. São destacadas a seguir cinco funções presentes nestes equipamentos como: Cerca virtual permite definir um perímetro específico, no qual ao ser ultrapassado ou um objeto ser retirado da área demarcada é acionado imediatamente o alarme de intrusão; Linha virtual possui a mesma configuração da cerca virtual alterando somente a maneira de configurar o perímetro, uma linha pode ser definida pela câmera, possui a funcionalidade de programar medidas e volumes de objetos para que aconteça o acionamento do alarme; Abandono ou retirada de objeto a análise de vídeo inteligente nessa opção possibilita que seja identificado objetos, quando os mesmos forem retirados ou abandonados em alguma cena após um tempo programado; Área de interesse mantém o foco em áreas onde a exigência por uma qualidade melhor de imagem se faz necessária; Detecção de áudio proporciona um recurso onde é captado alterações no ambiente através da detecção de ruídos, possibilitando definir níveis de sensibilidade do som para que se acione o alarme. Na figura 1 a seguir é mostrada a atuação do profissional de segurança durante um sinistro de invasão onde o alarme da AVI é dado no CFTV.

7 7 Figura 1 - Análise de Vídeo Inteligente no CFTV Fonte: (BOSCHSECURITY, 2014) A utilização de recursos automatizados permite um ganho real de antecipação e tempo de resposta em situações críticas como em casos de sinistros. Contar com esses recursos inteligentes permite precisão na análise do evento, e propor um monitoramento mais seguro além de um correto gerenciamento de todo o processo, seja em local físico fixo ou via internet com o uso de aplicativos. 2.5 Mapeamento de processos Ao se propor otimizar um setor ou a estrutura da empresa, o mapeamento de processos assume papel fundamental neste contexto, visto que através dele é possível identificar suas sequências e interações no decorrer do fluxo da atividade. Aplicando esse método que proporciona mapear todas as funções e possível identificar pontos críticos que apresentam desempenho abaixo do esperado. De acordo com Carvalho e Palatine (2012), é necessário destacar a importância que o mapeamento de processo traz para a gestão por processo. Essa atividade vai proporcionar que a fábrica oculta até então, seja conhecida com detalhe e profundidade. O mapeamento de processos possibilita uma visão horizontal para a empresa onde todos colaboram para uma entrega de um produto ou serviço com melhor qualidade. Com o desenvolvimento de novas tecnologias para mapeamento de processos, as empresas podem contar inclusive com softwares disponíveis gratuitamente e de fácil operação. Para Barbieri (2011), mapeamento de processos é a primeira fotografia, onde os processos do negócio devem contar com uma abordagem que possibilite seu

8 8 entendimento por completo. Através das técnicas de modelagem de processos de negócios (BPM), as empresas podem contar com uma nova opção para reinventar seus processos e melhorar seus resultados. Disponibilizar novas ferramentas para análise, documentação e aperfeiçoamento de processo é determinante para o enfrentamento da concorrência no momento atual, onde qualquer melhoria pode representar um ganho final para à empresa. Dentro deste contexto, podemos utilizar como ferramentas de apoio, a criação de modelagens mais detalhadas dos processos aplicando os conceitos destacados no BPM (Business process management). 2.6 Business process management (BPM) O Gerenciamento de processos de negócio (BPM), trata de um conjunto de práticas, conceitos e metodologias que são conhecidas ou vivenciadas nas organizações, possibilitando que os processos passam sofrer uma adequada análise gerencial. É uma boa forma de alinhar a estratégia da empresa aos processos de negócios, realizando melhorias na organização de forma sistêmica (XAVIER, XAVIER, et al., 2017, p. 25). Para Cruz (2008), o conceito de BPM abrange toda a cadeia que envolve o negócio, utilizando um conjunto de metodologias e tecnologias integradoras de processos. A visão sistêmica de todo o processo de negócio, possibilita que a operação da empresa no ambiente interno e externo atenda os interesses de todos os stakeholders do negócio. Segundo Junior e Scucuglia (2011), a medida que os objetivos estratégicos sofrem mudanças e novas metas são estipuladas, o controle sobre o fluxo de trabalho necessita de ferramentas voltadas a processos, o BPM engloba técnicas para gestão de negócios e softwares da tecnologia da informação, tão necessários para melhorar os processos comparativos dentro da empresa. A aplicação do BPM passa a ser decisivo dentro das organizações que analisam traçar estratégias que otimizem seus processos produtivos, adequando os mesmos as exigências do mercado e qualificando assim toda a sua estrutura. A gestão de processos de negócios quando aplicada na empresa garante a permanência somente do que é essencial para os objetivos do negócio, descartando assim velhos

9 9 processos que tornam lento e burocrático as atividades da empresa e impedem a melhoria contínua (BALDAM, VALLE e ROZENFELD, 2014). 2.7 Business process modeling notation (BPMN) A notação de modelagem de processos de negócios (BPMN) é a linguagem que tem como principal função auxiliar no processo de mapeamento, como também no entendimento de como vai proceder determinado fluxo do processo. Através da coleta de dados e a elaboração gráfica de uma estrutura é determinante que haja um entendimento do passo a passo do processo para que posteriormente estas informações possam ser transferidas para um sistema ou papel (XAVIER, XAVIER, et al., 2017). Essa notação possibilita a documentação do processo atual e auxilia a implantação de um novo, utilizando uma simbologia que facilita o entendimento de um processo. Sendo uma ferramenta de padrão internacional, proporciona identificar o passo a passo do processo, agregando valor e ganho de tempo. A (BPMN) está se consolidando como o mais importante padrão de notação gráfica aberta para desenhar e modelar processos de negócios (OLIVER, 2010, p. 217). A maioria das inciativas de melhoria nas organizações passam pela modelagem de processos, cujo objetivo é análise de processos deficitários que não respondem mais satisfatoriamente aos interesses da empresa e necessitam revisão. O BPMN tem a vantagem de ser uma notação de padrão aberto, sendo clara e objetiva sua compreensão, oferecendo recursos para áreas administrativas, financeira, operacional, serviços e da qualidade, colaborando assim para gerenciar e monitorar diversos processos. Supervisionado pela OMG (Object Management Group), que mantém o controle das especificações para as indústrias de softwares, esse grupo possibilitou consolidar um padrão único e altamente funcional para a notação (CAMPOS, 2014). 2.8 Gerenciamento de projetos Com o ritmo das mudanças globais cada vez mais rápidas, acabou sendo exigência para as organizações estabelecer formas de reunir um conjunto de boas práticas empresariais para se manter no mercado. O Gerenciamento de Projetos

10 10 (GP) é um ramo da Ciência da Administração que trata da iniciação, do planejamento, da execução, do monitoramento, do controle e do fechamento de projetos (XAVIER, XAVIER, et al., 2017, p. 11). Conforme Jugend, Barbalho e da Silva (2014), atualmente quando o assunto é gerenciamento de projetos, devem ser observados os métodos e as melhores práticas que estão em uso, pois essa atualização é vital para o sucesso do projeto. Após décadas de pesquisas e com uma base de conhecimento formada, foram reunidos em livros essas boas práticas objetivando uma cultura voltada para dar um suporte aos projetos das empresas, sendo compiladas em BOK (Body of Knowledge). Para Vargas (2016), o resultado positivo na gestão de projetos está conectado diretamente a maneira como as atividades são relacionadas e realizadas, como também ao retorno que esse desempenho é capaz de proporcionar na organização. Todo empreendimento que estimule a mudança de rotina, pode através de um gerenciamento de projetos estabelecer diretrizes para o alcance de metas, desde que mantenha separado o entendimento de projeto das demais tarefas realizadas pela empresa. Manter em constante diferenciação do que são os objetivos envolvidos no projeto e o que se tem de rotina ao realizar um trabalho, é a grande dificuldade para o êxito na gestão de projetos (VARGAS, 2018). 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Segundo Brocke e Rosemann (2013), quando existe a intenção por parte do pesquisador, ou indagação específica, de compreender o ponto de vista dos participantes de uma pesquisa buscando conhecer suas opiniões, ponto de vista e principalmente para a realidade na qual essa população ou grupo está inserido, devemos considerar a pesquisa qualitativa como a mais viável a ser usada, pois seu foco principal acaba por ser justamente compreender e aprofundar esses fenômenos em questionamentos. Todo o contexto que envolve o processo qualitativo terá como ponto de partida o surgimento da ideia de pesquisa, para posteriormente atender as demais fases sempre buscando dados e informações para que a relação entre pesquisador e participantes tenha êxito na construção do estudo. A pesquisa exploratória tem como vantagem selecionar prioridades a serem estudadas dentro da pesquisa e para a clarificação de conceitos, quanto aos métodos que a pesquisa pode utilizar, são amplos e versáteis. Cabe ressaltar dentro da

11 11 pesquisa exploratória o método do estudo de caso que através de entrevistas estruturadas e não estruturadas, podem visar estudo de uma organização ou um grupo delas. A pesquisa descritiva parte do ponto em que o objetivo é elencar o passo a passo do fenômeno em pesquisa, facilitando o trabalho do pesquisador (MATTAR, 2014). Visando alcançar na plenitude os objetivos destacados neste estudo, observouse que a opção pela pesquisa exploratória/descritiva como a mais promissora. Segundo Gil (2008) o estudo de caso é potencialmente utilizado em pesquisas exploratórias podendo ser aplicado nas mais diversas áreas do conhecimento além de destacar como procedimento de coleta a entrevista, observação e análise de documentos. A entrevista assume um importante papel como instrumento de coleta de dados nas variadas áreas do saber. Nas ciências sociais aplicar essa técnica traz resultados extremamente positivos através do contato direto entre as partes onde, o entrevistado com suas respostas de teor qualitativo e entrevistador que após efetuar seus questionamentos consiga analisar e obter a solução de suas inquietudes (SANTOS e CALDELORO, 2006). A respeito da busca de informações, sobre a utilização de câmeras IP em CFTV, é determinante pesquisar em livros, documentos eletrônicos e artigos científicos além de sites de empresas, sendo que através destas ações foi possível encontrar produtos inovadores e informações sobre tecnologias aplicáveis na área de CFTV que tem potencial para otimizar o trabalho desenvolvido pela empresa. Seguindo a linha proposta por Creswell (2014), o processo de análise dos dados está codificado, cabendo aos pesquisadores qualitativos procurarem três tipos de informações; ás já esperadas antes do estudo, as surpreendentes ou não esperadas e as conceitualmente incomuns para os pesquisadores e para o público. O processo de análise dos dados qualitativos, começa com o pesquisador analisando os dados brutos (p.ex., entrevistas), organizando os dados em códigos e depois organizando os códigos em temas mais amplos (CRESWELL, 2014, p. 165). 4 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS Essa seção foi dividida em quatro etapas, cujo a meta foi atender aos objetivos geral e específicos. Na primeira parte será apresentado o mapeamento atual e o redesenho do processo com a solução proposta, em seguida é demonstrado a entrevista com o gestor de segurança. No terceiro momento é elencado diversas

12 12 marcas de câmeras IP e apontado um modelo que otimizará o CFTV, e por último é sugerido um cronograma de implementação da nova solução. 4.1 Desenho e redesenho do processo CFTV Baseado nos conceitos do BPM e a notação BPMN optou-se por utilizar o software Bizagi devido a sua capacidade de documentar e publicar fluxos de processos. O Bizagi Modeler possui como qualidade permitir que os gestores, conforme seu entendimento, adaptem a melhor maneira de construir visualmente o caminho de seu processo organizacional. A construção do processo é realizada de maneira simples e objetiva para o entendimento de qualquer necessidade que o usuário esteja buscando. O software contribui desde a modelagem de simples projetos até necessidades industriais de organizações facilitando que as pessoas envolvidas determinem uma sequência lógica de tarefas (Bizagi BPMN Modeler, 2002). Ao ser mapeado pela primeira vez na empresa as atividades realizadas no CFTV, foi importante evidenciar todas as tarefas que compõem a rotina de trabalho dos funcionários do setor. Com a utilização da metodologia BPM e a notação BPMN na modelagem das atividades, foi possível visualizar o seguinte processo destacado na figura 2. Figura 2 - Processo atual CFTV Fonte: Produzido pelo autor, fluxo criado através do software Bizagi Modeler

13 13 A análise do processo atual ocorreu entre as visitas que foram realizadas na empresa no estágio, foi possível identificar todas as atividades desempenhadas pelos funcionários do CFTV que resultaram posteriormente no mapeamento determinado. Para a inclusão da nova solução que foi a proposta de implantação de câmera IP com análise de vídeo inteligente, foi estabelecido um novo mapeamento do processo CFTV conforme figura 3. Figura 3 - Processo proposto para o CFTV Fonte: Produzido pelo autor, fluxo criado através do software Bizagi Modeler Conforme transcrito, no redesenho das atividades fica demonstrado que a inclusão de câmeras IP proporcionará além de uma nova atividade para o processo também o desenvolvimento de novos métodos para realizar um monitoramento mais preciso. 4.2 A entrevista Para atestar que a proposta de otimizar o CFTV encontra-se aderência aos processos já realizados, foi fundamental realizar uma entrevista com a parte que

14 14 receberia a sugestão de melhoria, o gestor da área de segurança patrimonial. A entrevista com o gestor foi realizada para compreender o posicionamento da empresa quanto a possibilidade de aceitar uma nova solução em Câmeras para CFTV a viabilidade de uma possível aderência e aquisição para otimizar seus processos. Entre os assuntos escolhidos abordados estão: a) Investimentos futuros no CFTV; b) Ciência sobre câmeras IP para uso em CFTV; c) Desenvolvimento de novas tecnologias; d) Aderência da tecnologia aos processos; d) Aumento do nível de segurança patrimonial. O Entrevistado, gestor da área de segurança, relatou quando foi questionado sobre a empresa manter investimentos no setor de CFTV que: Nos últimos dez anos a Unidade de Santa Cruz do Sul, teve um upgrade muito significativo quando falamos de sistema de CFTV, aumentado seu campo monitorado por vídeo em mais de dez vezes. Sim, a empresa está com planos de padronização de equipamentos de forma Global para que todos seus sites tenham os mesmos tipos de tecnologias relacionado a Sistema de CFTV (GESTOR). Sendo assim a empresa planeja, dentro do relato do gestor de segurança, que é possível aplicar em seus processos tecnologias que desenvolvam com mais qualidade as atividades na área. Também fica evidente a preocupação da empresa em melhorar este setor que já é único em investimentos, quando comparado com outras organizações. Outra questão levantada na entrevista foi sobre o conhecimento específico em relação ao produto câmera IP, onde foi captado o seguinte relato: Sim a empresa já tem conhecimento de tal tecnologia, inclusive já utiliza a mesma em alguns dos seus sites (GESTOR). Embora a empresa já possuir alguns equipamentos na área de segurança patrimonial com tecnologia mais atualizada, a organização ainda não aplica na prática os recursos que são sugeridos no estudo. Quando questionado sobre aplicar os recursos que a câmera IP disponibiliza, como por exemplo: cerca virtual, linha virtual, abandono ou retirada de objeto, área de interesse e detecção de áudio o relato do gestor foi o seguinte: Sim, essa tecnologia está sendo avaliada pelo Departamento de Segurança Corporativa para análise de viabilidade técnica e financeira para aquisição futura (GESTOR).

15 15 Portanto conforme relato do gestor de segurança existe possibilidade de ser aplicado os recursos da análise de vídeo inteligente e a adesão de algumas funcionalidades para otimizar o CFTV. Ainda foi proposto mais um questionamento sobre o nível de segurança da empresa, onde ao adotar estes recursos inteligentes o Entrevistado acreditaria numa segurança patrimonial mais ativa, seu relato foi o seguinte: Sim, com certeza teremos um sistema de CFTV com uma Inteligência Embarcada que estará auxiliando nas atividades das centrais de monitoramento (GESTOR). Mais uma vez é destacado que a iniciativa em melhorar um processo pode trazer ganhos futuros para a empresa, o relato do gestor revela que novas sugestões são bem-vindas. Como o desenvolvimento de produtos eletrônicos é constante a indicação de novas possibilidades que auxiliem o trabalho pode fazer a diferença na organização. Através desta entrevista foi possível perceber os pensamentos corporativos da empresa e as possibilidades de adoção do produto proposto. Também dentro dos assuntos questionados evidenciou-se que a empresa possui em seus processos alguns equipamentos IP, porém não faz o uso da análise vídeo inteligente no monitoramento CFTV. 4.3 A escolha da câmera O setor de CFTV está estrategicamente ganhando importância nas empresas e assumindo novas responsabilidades. A tecnologia empregada nesses sistemas de vigilância vem sendo atualizada e o Protocolo de Internet IP já vem sendo utilizado como solução para transição, e a utilização de câmeras IP passa a ser um fator determinante de alto desempenho a custo mais baixo (CARDOSO, 2016). Muitas opções estão disponíveis no mercado para uso em CFTV, porém é importante estar atento aos recursos que cada equipamento disponibiliza. Como se trata de produtos em constante evolução escolher a solução com recursos mais atualizados e inovadores acaba trazendo uma vantagem para a organização. A escolha da câmera para uso no CFTV foi através de um somatório de benefícios e inovações que o produto disponibiliza para quem o utiliza. Dentre as opções que o mercado oferece o modelo da empresa Hikvision se destaca por

16 16 oferecer o melhor custo benefício e tecnologia diferenciada, como também a facilidade de adaptação ao processo de CFTV já existente. Na comparação feita na figura 4, a câmera Hikvision obteve maior pontuação quando comparada com as demais câmeras: Figura 4 - Análise comparativa Fonte: Produzido pelo autor Após ser realizada análise da tabela de comparação de câmeras IP, fica constatado que a câmera da empresa Hikvision modelo DS-2DF82361-AEL (W), atende com qualidade todas as especificações importantes a serem observadas quando da aquisição de uma câmera. Portanto conclui-se que está câmera pode ser uma sugestão benéfica ao trabalho no CFTV, tornando o processo mais ativo e inteligente. Outro destaque deste produto é estar em conformidade ao trabalho que a empresa realiza, sendo que a sua aderência aos processos poderá ocorrer sem empecilhos. Para melhor visualizar a solução de câmera proposta, a seguir na figura 5, é apresentada a imagem do produto escolhido para o CFTV.

17 17 Figura 5 - Câmera speed dome Hikvision DS-2DF82361-AEL(W) Fonte: (HIKVISION, 2018) Como a câmera Hikvision apresenta muitas especificações além do que foi demonstrada no referencial teórico do estudo, apresentar suas configurações gerais é importante para compreender mais sobre o produto escolhido. A seguir consta todos os detalhes informados pela empresa sobre a câmera: RS-485 Protocolos: HIKVISION, Pelco-P, Pelco-D, auto adaptável; Idioma do Manual: Inglês; Fonte de Energia: 24 VAC e Hi-Poe (energia e dados em um único cabo); Consumo de Energia: 60 Watts; Nível de Proteção: IP66, IK10, TVS 6,000V proteção contra raios, proteção contra vandalismo, surtos de tensão no equipamento; Montagem: Vários modos opcionais para montagem; Dimensões: 266.6(mm) x 365.2(mm); Peso: 8 kg aproximadamente; Opção de Montagem: Montagem de parede: DS-1602ZJ; Montagem de canto DS-1602ZJ-canto; Suporte para Poste: DS-1602ZJ-poste; Montagem pescoço de cisne: DS-1619ZJ (HIKVISION, 2018). 4.4 Proposição de cronograma de implementação Como sugestão foi desenvolvido uma proposta de cronograma de implementação da mudança, com o objetivo de colocar em prática a nova tecnologia de câmeras IP com AVI nos processos da empresa. Este cronograma terá a função

18 Jun/18 Jul/18 Ago/18 Set/18 Out/18 Nov/18 Dez/18 18 de estimar itens e as etapas necessárias para incluir nos processos de CFTV a câmera IP escolhida. Na figura 6 é apresentado o cronograma de execução: Figura 6 - Cronograma de Execução CRONOGRAMA Período de execução Item Atividades a serem desenvolvidas I Início do Projeto II Análise de Viabilidade III Definição do Escopo IV Definição de Orçamento V Definição de Recursos VI Mapeamento dos Processos VII Avaliação Tecnológica VIII Validação Tecnologia Processos IX Testes X Implantação XI Homologação XII Lançamento XIII Fechamento do Projeto Fonte: Produzido pelo autor. Para qualificar o cronograma proposto é sugerido as técnicas de gerenciamento de projetos do Guide project management body of knowledge (PMBOK Guide). O guia de conhecimento de gerenciamento de projetos (PMBOK) pode colaborar e fornecer conceitos para execução do projeto, como abrange muitas áreas do gerenciamento

19 19 de projetos essa ferramenta fornece um suporte com boas práticas para que o projeto se conclua no prazo, no orçamento e cumpra seu objetivo. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho propôs identificar um modelo de câmera IP com análise de vídeo inteligente para ser aplicada no trabalho realizado no CFTV, como também a sua aderência aos processos já realizados na empresa Alfa serviços de vigilância patrimonial. Através da revisão da literatura pesquisada, aplicação da metodologia e a realização de uma modelagem de processo, foi possível garantir o alcance dos objetivos geral e específicos determinados pelo trabalho. O estudo mapeou o processo atual de vídeo monitoramento, analisando as atividades e detalhando os fluxos de trabalho utilizando o BPM e a notação BPMN. Com este conhecimento, os processos foram redesenhados, incluindo a utilização da nova câmera, demonstrando assim a sua aderência ao processo. A validação desta melhoria foi baseada na entrevista realizada com o gestor de segurança, que apontou a possibilidade de otimização do processo de monitoramento. A análise das diversas opções de câmeras IPs disponíveis no mercado, propôs a escolha do modelo da marca Hikvision, onde a inclusão desta solução tem potencial para agregar valor nas tarefas e serviços prestados pela empresa de Vigilância Patrimonial. Neste ponto a realização de uma entrevista colaborou mais uma vez para o entendimento sobre o que a empresa planeja, onde foi verificado a possibilidade de inclusão de novos produtos e constatado que a empresa possui alguns equipamentos com análise de vídeo, porém não utiliza esse diferencial em seus processos. Por fim, foi sugerido a implementação da Câmera IP onde é proposto um cronograma de execução e indicado um guia de boas práticas para gerenciamento de projetos, atendendo assim ao último objetivo específico proposto no estudo. Como limitações está pesquisa não atende outras empresas de vigilância patrimonial que dispõem de CFTV, limita-se a etapa de identificação e modelagem do processo de trabalho atual e proposto aplicando a nova tecnologia de câmera, dependendo assim do aval da empresa citada para que o desenho e redesenho do processo sejam adotados como padrão de procedimentos. Ainda, como se trata de um estudo de caso único, está modelagem desenvolvida para a empresa Alfa Serviços de Vigilância Patrimonial, dificilmente pode ser aplicada em outro caso. Não

20 20 diminuindo a importância do trabalho que pode servir de benchmarking e contribuir na construção do conhecimento em modelagem de processos com a utilização de softwares freewares. Como contribuição para o meio acadêmico está pesquisa servirá para demonstrar como a metodologia BPM e a notação BPMN colaboram com os processos de trabalho evidenciando as atividades que são essenciais aos objetivos da empresa. Outro ponto a ser destacado é a proposta de melhoria contínua aplicando uma nova tecnologia que tem potencial para qualificar o serviço prestado ao cliente e aumentar a competitividade da empresa no mercado. Empresas que procuram otimizar seus processos de trabalho terão nesta pesquisa um caso prático dos objetivos destacados e alcançados. Como sugestão para futuras pesquisas, indica-se verificar a possibilidade de utilizar câmeras IP no controle e acesso de pessoas e veículos em empresas, utilizando a tecnologia de identificação facial para pessoas e de placas para veículos. Finalizando, acredita-se que todo o esforço dedicado no estudo visando alcançar o objetivo geral proporcionou benefícios. Pois, mesmo não ocorrendo a implementação do modelo de câmera IP, o mapeamento realizado das atividades gerou a elaboração e visualização do fluxo de trabalho, com grande potencial para ser aplicado e utilizado no setor de CFTV. REFERÊNCIAS ABCFAV. Manual do Vigilante. Polícia Federal, Disponivel em: < Acesso em: 09 Fevereiro ANDERLE, A. Manual do Vigilante. Polícia Federal, Disponivel em: < Acesso em: 10 Fevereiro 2018.

21 21 BALDAM, R. D. L.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócios - BPM: uma referência para implantação prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, BARBIERI, C. BI2]-Business Intelligence: modelagem e qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, BERALDO, W. Segurança Patrimonial: Gestão Operacional. Joinville: Clube de Autores, BIZAGI BPMN Modeler. Bizagi.com, Disponivel em: < Acesso em: 10 nov BOSCHSECURITY. Bosch Security - Video Analytics at the edge. Youtube: 27 mai min.27s, Disponivel em: < Acesso em: 29 Janeiro BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: AMGH, CAMPOS, A. L. N. Modelagem de processos com BPMN. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, CARDOSO, E. CFTV remotamente via TCP/IP. 1. ed. São Paulo: Baraúna, CARVALHO, M.; PALATINE,. Gestão da Qualidade: Teorias e Casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, CRUZ, T. BPM & BPMS: Business Process Management & Business Management Systems. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

22 22 DALIGA, C. Segurança Patrimonial e Contextos. 1. ed. Joinvile: Clube de Autores, GASPARI, C. O futuro do mercado de segurança eletrônica no Brasil. revistasegurancaeletronica, Disponivel em: < Acesso em: 07 abr GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, HIKVISION. DS-2DF8236I-AEL(W). Hikvision, Disponivel em: < Megapixel-series/IR/DS-2DF8236I-AEL(W)#prettyPhoto[]/0/>. Acesso em: 30 abr INTELBRAS. 5 funções da análise inteligente de vídeo que você precisa saber. Intelbras, Disponivel em: < Acesso em: 31 Janeiro INTELBRAS. Entenda o conceito de séries utilizado nos produtos para CFTV. Intelbras blog, Disponivel em: < Acesso em: 06 Fevereiro JUGEND, D.; BARBALHO, S. M.; DA SILVA, S. L. Gestão de projetos: teoria, prática e tendências. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, JUNIOR, O. P.; SCUCUGLIA,. Mapeamento e gestão de processos-bpm: business process management. São Paulo: M. Books, MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

23 23 OLIVEIRA, D. D. P. R. D. Planejamento Estrátegico: conceitos, metodologia e práticas. 33. ed. São Paulo: Atlas, OLIVER, P. R. C. Projetos de ECM/BPM: Os segredos da construção. 1. ed. São Paulo: Biblioteca24horas, v. I, PAULO, L. F. D. L. Projeto de segurança: Gestão, elaboração e execução. Timburi: Cia do ebook, RAMOS, C. M. Manual de Gestão de Segurança- Para Empresas, Estatais e Comunidades. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, SANTOS, V. D.; CALDELORO, R. J. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE, VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 8. ed. Rio de Janeiro : Brasport, VARGAS, R. V. Manual prático do plano de projetos: utilizando o PMBOK Guide. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, XAVIER, C. M. D. S. et al. Gerenciamento de projetos de mapeamento e redesenho de processos: uma adaptação da metodologia Basic Methodware. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Garantia da Qualidade dos Processos de Software Baseado no MPS.BR Um Estudo de Caso

Garantia da Qualidade dos Processos de Software Baseado no MPS.BR Um Estudo de Caso Garantia da Qualidade dos Processos de Software Baseado no MPS.BR Um Estudo de Caso Rafaella C. Carvalho¹, Rodolfo Miranda de Barros¹ 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro - CEP Pelotas, RS - Brasil

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro - CEP Pelotas, RS - Brasil A importância do Escritório de Processos como facilitador do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFPEL: a criação da Base de Conhecimento Milton Luis R. Bresque 1, Paulo de

Leia mais

BPMN x Alinhamento Estratégico

BPMN x Alinhamento Estratégico BPMN BPMN x Alinhamento Estratégico Por Karla Cristina Redondo Constantino dos Santos Publicado Setembro/2008 Analista de Sistemas, funcionária da empresa Accenture Brasília Consultoria para levantamento

Leia mais

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL Douglas

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) Denise Furini de Oliviera 1, Fernanda Cristina Pierre

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 4 Prof.ª Karen Estefan Dutra Modelagem significa que a representação pode ser usada para mostrar o desempenho do que está

Leia mais

RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes

RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA Ricardo Werzel RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

6. Considerações finais

6. Considerações finais 74 6. Considerações finais Esse trabalho propôs-se a responder a seguinte questão: de que maneira o Método do Quadro Lógico pode ser favorecido pelo emprego do Guia PMBOK na Gestão de Projetos de Desenvolvimento?

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT Ana Luiza de Oliveira - aninha_oliveira3179@hotmail.com Suellem Taynara Farias Marques caparrozsuellem@gmail.com Hugo ScagliaTorquetti hugo.torquetti@gmail.com Graduando

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação 01 Apresentação Somos uma consultoria de gestão integrada de riscos, especializada na elaboração, implantação e manutenção de projetos integrados de segurança patrimonial. Através do mapeamento dos riscos,

Leia mais

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R Um novo mundo de opções.... 4 Comunicação

Leia mais

mudanças estratégicas na Cia fizeram esta data ser adiada para abril de 2005.

mudanças estratégicas na Cia fizeram esta data ser adiada para abril de 2005. 1 Introdução Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional. Alguns de seus principais componentes são: aumento da variedade de produtos, entregas mais

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

PORTAL DA QUALIFICAÇÃO

PORTAL DA QUALIFICAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA RICARDO WERZEL PORTAL DA QUALIFICAÇÃO PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO TÍTULO: GERENCIAMENTO DE PROJETOS: CONCEITOS E FERRAMENTAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Renata Moreira Limiro 1, Vínicius Sobreira Braga 2, Kátia Kelvis Cassiano 1, Douglas Farias

Leia mais

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei Filme BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei almassei@gmail.com » A quantidade de informação gerada hoje pelos sistemas de informação dobra a cada 14 meses!» 90% dos dados no mundo hoje foram criados

Leia mais

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO Marina Gomes Murta MORENO 1 ; Bruna MACIEL 2 RESUMO A pesquisa desenvolvida diz respeito à elaboração de um modelo de gerenciamento

Leia mais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo Certificate in Business and People Management - CBPM Nome completo PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO São Paulo 2016 Nome do Autor(a) PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN Modelagem e Análise de Processos na área de TI Josué Vitor josuevitor16@gmail.com Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Um processo de negócio descreve o trabalho executado pelos recursos

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1 PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1 Fernanda Henke Gianluppi 2, Alinne Scheer Da Luz 3, Daniele Macena Dos Santos 4, Ana Paula Martins 5, Diovane Hagge 6, Roselí Lima

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

1. O PROBLEMA Introdução

1. O PROBLEMA Introdução 9 1. O PROBLEMA Nas últimas décadas, grande parte da literatura sobre administração tem se dedicado à mudança organizacional. Uma rápida consulta à literatura especializada revela a existência de centenas

Leia mais

Palavras-chave: Gestão de Projetos. Construção Civil. Gerenciamento de Obras. Planejamento de Obras.

Palavras-chave: Gestão de Projetos. Construção Civil. Gerenciamento de Obras. Planejamento de Obras. GESTÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Fábio Justiniano HERRERA 1 Danilo César RODRIGUES 2 RESUMO: Os empreendimentos de pequeno e médio porte, ainda nos dias de hoje, tem a sua concepção, planejamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.020

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.020 RESOLUÇÃO CUNI N 2.020 Aprova a criação e regulamenta as diretrizes do Escritório de Processos da Universidade Federal de Ouro Preto. O Conselho Universitário da, em sua 313 a reunião ordinária, realizada

Leia mais

IV Workshop PPI -CIESP

IV Workshop PPI -CIESP IV Workshop PPI -CIESP Por dentro da Segurança 25/10/2016 Por dentro da Segurança Inteligência Competitiva com Sistemas de Câmeras Integrados aaffonso@tpsolutions.com.br 2 a2 a3 Evolução Tecnológica A

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI PASTORE. M.F.L.; CASAVECHIA. C.I.; GOLÇALVES. V.L. RESUMO O presente trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e as fraquezas do Depósito Ferri

Leia mais

Modelagem de Processos. Rômulo César

Modelagem de Processos. Rômulo César Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ romulo.andrade@upe.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONSTRUÇÃO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONSTRUÇÃO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONSTRUÇÃO 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. JUSTIFICATIVA...3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS...4 4. ESPECIFICAÇÃO...5 4.1. Requisitos...5 4.2. Premissas...5 4.3. Restrições...5

Leia mais

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Vinicius Marques Chioratto 1, Rodolfo Miranda de Barros 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO

Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO I - APRESENTAÇÃO Estas instruções para elaboração de

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos Diretoria de Tecnologia da Informação Manual Gestão de Processos Juazeiro do Norte, Setembro de 2017 Sumário Sumário 2 Apresentação 3 Definições 3 Papéis 4 Artefatos 4 O Processo de Gestão dos Processos

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println("Evoluindo sempre."); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println(Evoluindo sempre.); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO Nos últimos anos, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas conseqüências da globalização econômica, das redefinições

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA Érico Dias Ferreira DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa?

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? Introdução INTRODUÇÃO O conceito de BPO está, atualmente, muito em alta, e não há dúvidas de que as empresas tecnologicamente

Leia mais

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri BPMN e BPMS Ad, Décio, Marcos, Yuri BPM - Business Process Management Surgimento Contexto Conceito Prós e Contras Ciclo de vida Design Modelagem Execução Monitoramento Otimização Reengenharia BPMn - Business

Leia mais

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM APLICADOS NO SETOR PÚBLICO Aluno: Jorge

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 INTRODUÇÃO Itacir Alves da Silva 2 Esta pesquisa apresenta como tema

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar

Leia mais

Categoria: Inovação Tecnológica

Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo III Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Inovação Tecnológica Dimensão

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Todas as nossas soluções: Controle de Acesso CFTV Cabeamento Estruturado Sistema de Alarme Rede Elétrica

APRESENTAÇÃO. Todas as nossas soluções: Controle de Acesso CFTV Cabeamento Estruturado Sistema de Alarme Rede Elétrica APRESENTAÇÃO EMPRESA A SO Engenharia foi fundada como principal objetivo, a prestação de serviços e apoio adequado garantindo soluções eficazes com resultado assertivo com excelente relação custo/benefício.

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Unidade 4 Sistemas de Gestão Ambiental. Prof a. Dr a. Luciana Leite

Unidade 4 Sistemas de Gestão Ambiental. Prof a. Dr a. Luciana Leite Unidade 4 Sistemas de Gestão Ambiental Prof a. Dr a. Luciana Leite Semana que vem 06/05 Apresentação da Nat.Genius www.natgenius.com.br Nesta Unidade... 4.1 Benefícios da Gestão Ambiental para as empresas

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar VII e

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar VII e UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar VII e VIII Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Recursos Humanos 1. Introdução Os Projetos

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente.

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. PORTARIA MMA Nº 126, DE 26 DE ABRIL DE 2018 Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. O Ministro de Estado do Meio Ambiente, Substituto, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira

Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira 1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de TI / Turma 24 29 de outubro de 2014 Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira RESUMO Analisando o cenário atual

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS: Estruturação e proposta de implantação de uma metodologia

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VISUALIZE COM SEU DISPOSITIVO NA HORIZONTAL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO WWW.NSRV.COM.BR DESCOBRINDO NOVAS POSSIBILIDADES 03SOBRE NÓS SAIBA MAIS SOBRE A NSRV 05MISSÃO

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Líder em segurança e tecnologia desde 2001

Líder em segurança e tecnologia desde 2001 Líder em segurança e tecnologia desde 2001 SERVIÇOS - SEGURANÇA QUEM SOMOS Há 17 anos atrás nasceu a Alcatraz, uma empresa, genuinamente curitibana, que se manteve sólida e em constante crescimento em

Leia mais

6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos

6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos 6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos Este capítulo tem o desafio de atender um dos objetivos principais desta pesquisa, qual

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

Curso Mapeamento de Processos com BPMN

Curso Mapeamento de Processos com BPMN UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Curso Mapeamento de Processos com BPMN 13, 14 e 15 de fevereiro (12 horas) Horário: 14 às 18 h Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça cmarcio@gmail.com 1 PROCESSOS BPM / BPMN 13/2

Leia mais

SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA

SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA José Luiz Alexandrino NETO 1, Leonardo dos Santos ROQUE 2, Sandra VIEIRA 3. 1,2 Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio (IFC/CAS), discentes do Curso Técnico

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML Anderson Fernando dos Santos Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdades Integradas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Carlos Azen Gerente da Indústria de TIC no BNDES 12/04/2018 Conteúdo O estudo Internet das Coisas: um plano para o Brasil Iniciativas do BNDES para IoT

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTOS DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ESQUADRIAS

ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTOS DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ESQUADRIAS ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTOS DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ESQUADRIAS SCHNEIDER, Carolina Gouvêa Graduanda em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal de Pelotas. renouah@hotmail.com

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS Knowledge Management in Clothing Company: Methods / Techniques and Tools Resumo Angleri, Sabrina; UDESC, 1 Silveira, Icléia;

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos de Negócios

Introdução à Gestão de Processos de Negócios Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João

Leia mais

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Capacitação ForRisco Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Apresentação: Fábio Henrique dos Anjos Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB Brasília, DF, 2018. Sumário

Leia mais

Modelagem de Processos para Gestão do Conhecimento: O Caso dos Salões da UFRGS

Modelagem de Processos para Gestão do Conhecimento: O Caso dos Salões da UFRGS Modelagem de Processos para Gestão do Conhecimento: O Caso dos Salões da UFRGS João Francisco da F. Vieira, Monica Schmatz Escritório de Processos PROPLAN Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

Gestão de Acesso e Segurança

Gestão de Acesso e Segurança Gestão de Acesso e Segurança COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ Sandra Teixeira da Silva; Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

Modelagem de Processos &

Modelagem de Processos & Modelagem de Processos & Business Process Modeling Notation (BPMN) DESCREVENDO REQUISITOS 2 Os requisitos de sistema podem ser descritos em diversos níveis de profundidade. Podem ir de uma simples descrição

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

A importância da identificação de Riscos no Gerenciamento de Projetos Marcos Vicente de Carvalho

A importância da identificação de Riscos no Gerenciamento de Projetos Marcos Vicente de Carvalho A importância da identificação de Riscos no Gerenciamento de Projetos Marcos Vicente de Carvalho RESUMO O gerenciamento de riscos em projetos tem ganhado cada vez mais importância nas organizações. Este

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 02h/aula 24h 02h/aula 02h/aula 14/03 a 29/04/16 14/03 a

Leia mais