1. - Introdução. Sindroma Respiratória Aguda: sistema de informação para a Fase Pós-Surto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. - Introdução. Sindroma Respiratória Aguda: sistema de informação para a Fase Pós-Surto"

Transcrição

1 Ministério da Saúde Assunto: Sindroma Respiratória Aguda: sistema de informação para a Fase Pós-Surto Nº: 17/DSIA DATA: Para: Contacto na DGS: Todos os profissionais de saúde de unidades de cuidados de saúde 1 e em particular os clínicos, as equipas de controlo da infecção, as equipas de saúde pública, as Autoridades de Saúde, os profissionais dos serviços de internamento dos Hospitais de Referência para o SRA e os da Unidade de Vírus Respiratórios e Enterovírus do INSA. Dra Judite Catarino, Divisão de Epidemiologia Introdução O controlo, com êxito, da epidemia por Sindroma Respiratória Aguda (SRA) que ocorreu no primeiro semestre de 2003, não permite concluir que desapareceu o risco que esta infecção viral representa, uma vez que não se pode excluir a possibilidade de se verificar a sua reemergência. Para enfrentar esse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs a todos os países que adoptassem medidas de vigilância específicas durante o actual período de pós-surto, tendo por finalidade a identificação precoce de qualquer novo caso e o controlo imediato de um eventual surto com ele relacionado. Portugal integra o conjunto de países classificados de baixo risco quanto à possibilidade de nele se verificar o início de um novo surto de SRA. No entanto, não se deve negligenciar aquela hipótese, pelo que, de acordo com indicações da OMS é importante efectuar vigilância epidemiológica de SRA em todas as unidades de cuidados de saúde. Nesse contexto foi elaborado o documento SRA6/PSA de , disponível no site no qual a (DGS) propõe medidas concretas sobre mecanismos de alerta em fase pós-surto. Consideram-se essenciais as definições que constam deste documento para efeitos de comunicação e notificação de eventuais casos-alerta de SRA 2. A presente circular define o sistema de informação que será utilizado nesta fase pós-surto em que nos encontramos. 1 Uma UCS tanto pode corresponder a uma instituição inteira (por exemplo, um Centro de Saúde) como a um departamento ou ala de um grande hospital central. 2 Qualquer doente que preencha os critérios clínicos da definição de caso e na ausência de diagnóstico alternativo, será considerado um eventual portador de SRA (caso-alerta).

2 2.- Sistema de informação Informação relativa a um caso-alerta Tendo em consideração as recomendações da OMS, a vigilância em Portugal nesta fase pós-surto incidirá, em especial, sobre os profissionais que exercem nas unidades de cuidados de saúde, os doentes nelas internados, assim como sobre as visitas. Todos os profissionais de saúde devem estar atentos à possibilidade de reemergência de SRA nestes grupos, pelo que será necessário implementar mecanismos de vigilância nos serviços de saúde (se possível com o envolvimento de equipas de controlo da infecção nos hospitais, ou de equipas de saúde pública nas unidades extra-hospitalares). Há que ter especial atenção à possibilidade de aparecimento de sintomas nos funcionários dos laboratórios que identificam ou estudam o SARS-CoV e nos seus contactos. Também se considera importante a informação da população em geral sobre a transmissão, clínica e prevenção da SRA, assim como a disponibilização de um acesso fácil e permanente aos serviços de saúde, através da Linha Saúde Pública pelo telefone Qualquer suspeita de um caso-alerta de SRA ou a sua confirmação laboratorial deverá ser, de imediato, comunicada à. Nesta fase de pós-surto, a DGS coordenará as acções a desenvolver sempre que surgir um eventual caso-alerta. Para isso, será necessário assegurar a comunicação dos seguintes dados: A identificação da origem da comunicação; A identificação do indivíduo, eventual caso-alerta de SRA; A sua relação com uma (ou mais) unidade de cuidados de saúde (incluindo laboratórios); A história de viagens recentes (últimas 2 semanas); Os sintomas que apresenta; Os resultados de um Rx torax. A informação recolhida pela DGS deverá ser registada na Ficha de eventuais casos-alerta, que constitui o anexo n o 1 da presente. Estes e outros elementos que, caso a caso, se considerem importantes, serão usados na validação do eventual caso-alerta. Sempre que se optar pelo seu isolamento e referenciação, proceder-se-á, de imediato, à identificação dos seus contactos próximos (ver pontos 2.2 e 2.3). São contactos próximos, as pessoas sujeitas à exposição de risco, tais como os coabitantes, os que prestaram assistência sem protecção adequada, os que contactaram directamente com secreções respiratórias, fluidos orgânicos e/ou excreções de doentes com SRA. Assim, todos os que possam ter estado expostos ao risco serão considerados contactos próximos, até que o diagnóstico de SRA seja excluído.

3 A confirmação do internamento de um eventual caso-alerta, determinará o início do processo conducente à localização dos contactos identificados, para que sejam informados dos riscos que correm e para que iniciem procedimentos de vigilância activa, previamente definidos Informação relativa aos contactos dentro das unidades de cuidados de saúde De acordo com indicações e expectativas da OMS, como referido, um primeiro caso de SRA nesta fase pós-surto, a verificar-se em Portugal, ocorrerá muito provavelmente num profissional de saúde, num doente ou numa visita de uma qualquer unidade de cuidados de saúde. Por isso, sempre que se proceder ao internamento de um caso-alerta com essas características, será necessário identificar os seus contactos próximos na unidade onde o suspeito trabalha, está internado, ou que visitou nas últimas 2 semanas. Eles serão outros doentes internados na mesma unidade e/ou profissionais expostos, pelo que este processo em muito beneficiaria se pudesse contar com o envolvimento de equipas de controlo da infecção nos hospitais. A identificação de cada contacto e a informação sobre os procedimentos a adoptar para a sua vigilância (ver documento SRA6/PSA), serão anotadas em suporte normalizado, denominado Ficha/Lista de Contactos Hospitalares, que constitui o anexo n o 2 da presente. Tratando-se de uma ficha destinada à gestão do processo, ela será usada pela estrutura da unidade de cuidados de saúde responsável pela vigilância dos contactos que informará, diariamente, a Autoridade de Saúde sobre o seu número entre os funcionários e doentes. A Ficha/Lista de Contactos Hospitalares também inclui campos para o registo das razões que vierem a determinar o final da vigilância e a respectiva data, para cada contacto Informação relativa aos contactos na comunidade Sempre que se tomar a decisão de enviar/propor o internamento de um caso-alerta num Hospital de Referência, é indispensável identificar, de imediato, os seus contactos próximos, na comunidade. Para esse efeito e sempre que possível, a Autoridade de Saúde do concelho onde se verificar a ocorrência, em estreita colaboração com o respectivo Adjunto do Delegado Regional de Saúde, assumirá a condução desse processo. A localização de cada contacto é indispensável para que lhe seja transmitida informação sobre a doença (transmissão, clínica e prevenção) e sobre os procedimentos de vigilância a adoptar. A informação sobre as medidas adoptadas, de acordo com o estabelecido pelo documento SRA6/PSA, será anotada em suporte normalizado, denominado Ficha/Lista de Contactos na Comunidade, que constitui o anexo n o 3 da presente Circular Normativa.

4 A Ficha/Lista de Contactos na Comunidade, a ser usada pelas Autoridades de Saúde, é um suporte de informação destinado à monitorização do processo, permitindo quantificar o número de contactos identificados e em vigilância, na comunidade. A Ficha/Lista de Contactos na Comunidade também inclui campos para o registo das razões que vierem a determinar o final da vigilância e a respectiva data, para cada contacto Informação do laboratório de referência O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge enviará à informação sobre a confirmação ou infirmação dos casos-alerta, logo após o conhecimento dos resultados. O Director-Geral e Alto-Comissário da Saúde Prof. Doutor José Pereira Miguel Notas: 1- A Autoridade de Saúde/Delegado Regional de Saúde informará diariamente o nível central sobre o número de contactos identificados e em vigilância, nas unidades de cuidados de saúde e na comunidade. 2 -Se se vier a verificar a confirmação de um caso-alerta para o SRA, o sistema de informação a utilizar será o de fase pós-reemergência, o qual será divulgado por.

5

6 Anexo n o 1 SRA FASE PÓS-SURTO Ficha de eventuais casos-alerta Origem da comunicação Data / / Comunicação nº Nome do caso-alerta Sexo Data nasc. / / Morada Concelho Profissional em unidade cuidados saúde (UCS) S N Doente de UCS S N Visita de UCS S N Se sim, especifique Fez viagem recente? S N Onde? Data da viagem / / a / / Sintomatologia: Febre o C Mal-estar Mialgias Cefaleias Tremores Tosse Secreções respiratórias Dificuldade respiratória Diarreia Outro(s) Tem Rx tórax? S N Se sim, é sugestivo de Pneumonia Atípica? S N E de SDRA? S N Decisão DGS: Enviar a Hospital Referência? S N Se sim, informar: INSA ADRS INEM Iniciar identificação de contactos N o de contactos identificados: Funcionários expostos Doentes internados Na comunidade O Hospital de Referência é Confirmou indicação para internamento? S N Se sim, iniciar localização dos contactos Quem? : N o de contactos em vigilância (período de internamento do caso-alerta) : Funcionários do Hospital Referência Funcionários da UCS Doentes internados na UCS Na comunidade Resultado laboratorial definitivo: Não se confirma o caso-alerta Alerta SRA confirmado

7 Anexo n o 2 SRA FASE PÓS-SURTO Ficha/Lista de Contactos Hospitalares Referente ao caso-alerta (nome) Internado no Hospital de Referência (nome do Hospital) em / / Contacto nº1 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO Contacto nº2 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO Contacto nº3 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO

8 Ficha/Lista de Contactos Hospitalares (continuação) Folha de continuação nº referente ao caso-alerta (nome)

9 Anexo n o 3 SRA FASE PÓS-SURTO Ficha/Lista de Contactos na Comunidade Referente ao caso-alerta (nome) Internado no Hospital de Referência (nome do Hospital) em / / Contacto nº1 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO Contacto nº2 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO Contacto nº3 IDENTIFICAÇÂO E SEGUIMENTO DO CONTACTO

10 Ficha/Lista de Contactos na Comunidade (continuação) Folha de continuação nº referente ao eventual alerta (nome)

Medidas de vigilância e controlo no país Plano de Contingência

Medidas de vigilância e controlo no país Plano de Contingência SÍNDROMA RESPIRATÓRIA AGUDA Forum Nacional no contexto de uma nova estratégia para as Doenças Transmissíveis Medidas de vigilância e controlo no país Plano de Contingência Coimbra, 22 de Setembro de 200

Leia mais

Inquérito epidemiológico *

Inquérito epidemiológico * ETAPA de MITIGAÇÃO Diagnóstico, vigilância e tratamento Inquérito epidemiológico * A preencher pelo Delegado de Saúde da área do hospital ou pelo Delegado de Saúde de residência do doente em colaboração

Leia mais

Inquérito epidemiológico *

Inquérito epidemiológico * Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 5 - OMS Inquérito epidemiológico * A preencher pelo Delegado de Saúde designado pelo Delegado de Saúde Regional da área do Hospital de Referência

Leia mais

Investigação epidemiológica de casos e vigilância de pessoas expostas

Investigação epidemiológica de casos e vigilância de pessoas expostas GAH 6 17-02-06 Doença humana por vírus da gripe de origem aviária A(H5N1) Período de Alerta Pandémico Fase 3 (Baixa probabilidade de aparecimento de casos esporádicos na Europa) Investigação epidemiológica

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM 2. Objetivo da circular normativa Implementar a gestão

Leia mais

Assunto: VIGILÂNCIA E CONTROLO DAS TOXINFECÇÕES ALIMENTARES COLECTIVAS. I. Introdução. II. Norma. Para: Médicos do Ministério da Saúde

Assunto: VIGILÂNCIA E CONTROLO DAS TOXINFECÇÕES ALIMENTARES COLECTIVAS. I. Introdução. II. Norma. Para: Médicos do Ministério da Saúde Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: VIGILÂNCIA E CONTROLO DAS TOXINFECÇÕES ALIMENTARES COLECTIVAS Nº 14/DT Data: 09/10/2001 Para: Médicos do Ministério da Saúde Contacto

Leia mais

Vigilância do viajante (via aérea)

Vigilância do viajante (via aérea) Doença humana por vírus da gripe de origem aviária A(H5N1) Período de Alerta Pandémico Fase 3 (Baixa probabilidade de aparecimento de casos esporádicos na Europa) Vigilância do viajante (via aérea) Procedimentos

Leia mais

Assunto: BIOTERRORISMO PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A SAÚDE

Assunto: BIOTERRORISMO PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A SAÚDE Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: BIOTERRORISMO PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A SAÚDE Nº 12/DT Data: 02/09/2002 Para: Serviço Nacional de Saúde. Todos os profissionais

Leia mais

WORKSHOP Prevenção e Controlo da Legionella nos sistemas de água IPQ, Covilhã 11/04/2018

WORKSHOP Prevenção e Controlo da Legionella nos sistemas de água IPQ, Covilhã 11/04/2018 WORKSHOP Prevenção e Controlo da Legionella nos sistemas de água IPQ, Covilhã 11/04/2018 Gestão de surtos em Saúde Pública João Pedro Pimentel Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de

Leia mais

OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 3 de Outubro de 2014

OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 3 de Outubro de 2014 OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 3 de Outubro de 2014 De acordo com a estrutura do roteiro 1, os relatórios dos países recaem em duas categorias: países com transmissão generalizada e

Leia mais

Quinquagésima-terceira sessão Joanesburgo, África do Sul, 1-5 de Setembro de 2003

Quinquagésima-terceira sessão Joanesburgo, África do Sul, 1-5 de Setembro de 2003 WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-terceira

Leia mais

Informe Técnico - SARAMPO nº4 Atualização da Situação Epidemiológica

Informe Técnico - SARAMPO nº4 Atualização da Situação Epidemiológica SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIA Informe Técnico - SARAMPO nº4

Leia mais

ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA

ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA DESTAQUES RELATÓRIO EBOLA RESPONSE DA ROADMAP SITUAÇÃO SITUATION REPORT DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 3 DE OUTUBRO DE 204 Desde o início do surto, ocorreram 3 567 casos de Ébola em oito países afectados,

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde

Direcção-Geral da Saúde Assunto: PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA AS ONDAS DE CALOR 2009 PROCEDIMENTOS Nº: 08/DA DATA: 09/07/09 Para: Contacto na DGS: Administrações Regionais de Saúde Divisão de Saúde Ambiental No âmbito do Plano

Leia mais

Orientações para resposta a surto de Gripe Pandémica A (H1N1)

Orientações para resposta a surto de Gripe Pandémica A (H1N1) Orientações para resposta a surto de Gripe Pandémica A (H1N1) Setembro de 2009 Introdução O vírus da gripe A (H1N1) transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo

Leia mais

O Papel dos Diferentes Serviços de Saúde no Controlo da Tuberculose

O Papel dos Diferentes Serviços de Saúde no Controlo da Tuberculose O Controlo da Tuberculose Diagnóstico e Tratamento Porto, 22 e 23 de Novembro 2011 O Papel dos Diferentes Serviços de Saúde no Controlo da Tuberculose Ana Maria Correia DSP ARS Norte, I.P. Sumário Modelos

Leia mais

SECRETARIA SECRET MUNICIP ARIA

SECRETARIA SECRET MUNICIP ARIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL Influenza A (H1N1) Estratégias para Atenuação de Epidemia Márcio Garcia Centro de Informações Estratégicas em Vig. em Saúde marciogarcia@rio.rj.gov.br cievs.rio@gmail.com

Leia mais

Situação epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1), no Pará, semanas epidemiológicas 1 a 43 de 2009.

Situação epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1), no Pará, semanas epidemiológicas 1 a 43 de 2009. GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA Situação epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1),

Leia mais

1. Introdução. 2. Definição de Caso suspeito durante uma viagem marítima

1. Introdução. 2. Definição de Caso suspeito durante uma viagem marítima NÚMERO: 013/2014 DATA: 11/08/2014 ATUALIZAÇÃO 13/11/2015 ASSUNTO: Doença por vírus Ébola. Procedimentos de vigilância de viajantes por via marítima PALAVRAS-CHAVE: Ébola; Portos; Autoridades de Saúde;

Leia mais

Síndrome de Insuficiência Respiratória Aguda Grave (SARS)

Síndrome de Insuficiência Respiratória Aguda Grave (SARS) Síndrome de Insuficiência Respiratória Aguda Grave (SARS) Dra. Patrizia Allegro Abril 2003 Definição Enfermidade recentemente descrita ( 1 caso confirmado em 2003) como doença respiratória aguda, com quadro

Leia mais

Informe Influenza: julho COVISA - Campinas

Informe Influenza: julho COVISA - Campinas PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenadoria de Vigilância em Saúde Avenida Anchieta, 200 11º andar Centro CEP: 13015-904 Tel. (19) 2116-0187 / 0286 E-mail: covisa@campinas.sp.gov.br

Leia mais

Influenza A Novo subtipo viral H1N1, MSP

Influenza A Novo subtipo viral H1N1, MSP Nº1 - Agosto de 2009 Influenza A Novo subtipo viral H1N1, MSP O início da primeira pandemia do século XXI, desencadeada pela circulação entre os seres humanos de um novo vírus da influenza A (H1N1) foi

Leia mais

Doença por vírus Ébola. Procedimentos a adotar pela LSA

Doença por vírus Ébola. Procedimentos a adotar pela LSA Para: Linha de Saúde Açores (LSA) Assunto: Fonte: Contacto na DRS: Doença por vírus Ébola. Procedimentos a adotar pela LSA (revoga a CN n.º25, de 22.09.2014) Direção Regional da Saúde Direção de Serviços

Leia mais

OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 26 Setembro 2014

OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 26 Setembro 2014 1 OMS: ACTUALIZAÇÃO DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 26 Setembro 2014 De acordo com a estrutura do roteiro 1, os relatórios dos países recaem em duas categorias: países com transmissão generalizada e intensa

Leia mais

Boletim Informativo INFLUENZA

Boletim Informativo INFLUENZA CRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Porto Alegre, 22 de Julho de 16. Boletim Informativo INFLUENZA Até a Semana Epidemiológica () 29 (3//16 a *23/7/16) foram investigados 1841 casos suspeitos de Síndrome Respiratória

Leia mais

Assunto: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA DA DOENÇA MENINGOCÓCICA I NORMA

Assunto: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA DA DOENÇA MENINGOCÓCICA I NORMA Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA DA DOENÇA MENINGOCÓCICA Nº 13/DEP Data: 05/09/02 Para: Todos os profissionais de saúde dos serviços

Leia mais

Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P. Área Funcional de Alerta e Resposta em Saúde Pública Investigação laboratorial.

Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P. Área Funcional de Alerta e Resposta em Saúde Pública Investigação laboratorial. Ministério da Saúde DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA Agosto 2012 Índice 1. Introdução.. 3 2. Investigação e intervenção. 3 2.1. Investigação laboratorial. 3 2.2. Inquérito epidemiológico 4 2.3. Controlo da

Leia mais

ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA

ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA DESTAQUES RELATÓRIO EBOLA RESPONSE DA ROADMAP SITUAÇÃO SITUATION REPORT DO ROTEIRO DE RESPOSTA AO ÉBOLA 25 DE OUTUBRO DE 204 Desde o início do surto, ocorreram 0 4 casos de EVD em oito países afectados,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Saúde Considerando a confirmação de um caso de sarampo e quatro fortemente suspeitos no Ceará; Considerando a confirmação de surto de sarampo em Pernambuco e casos confirmados relacionados à importação, nos

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 51/ a 23 dezembro. Data de publicação: 28/12/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 51/ a 23 dezembro. Data de publicação: 28/12/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 51/2018 17 a 23 dezembro Data de publicação: 28/12/2018 Síntese Atividade gripal não epidémica Na semana 51/2018, a taxa de incidência da síndrome

Leia mais

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP n.º 019/2015 Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2015.

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP n.º 019/2015 Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2015. 1 Ofício Circular S/SUBPAV/SAP n.º 019/2015 Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2015. Às Coordenadorias Gerais de Atenção Primária com vistas às Unidades de Saúde Assunto: Procedimentos para notificação

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SOBRE A SITUAÇÃO DA INFLUENZA NO RS 24/06/11

CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SOBRE A SITUAÇÃO DA INFLUENZA NO RS 24/06/11 BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SOBRE A SITUAÇÃO DA INFLUENZA NO RS 24/06/11 Em 2009, o mundo enfrentou pandemia de Influenza por um novo subtipo viral, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga

Leia mais

NOTA DE ALERTA SARAMPO

NOTA DE ALERTA SARAMPO NOTA DE ALERTA SARAMPO Atualização em 21/09/2017 A OPAS/Brasil faz o segundo Alerta Epidemiológico referente a um surto de sarampo no estado de Bolívar (Venezuela) que faz fronteira com o Brasil e também

Leia mais

CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS

CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS Data: 30-04-2018 Assunto: Realização de testes rápidos (testes point of care) de rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB nas farmácias comunitárias

Leia mais

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção Sarampo Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção O que é O Sarampo é uma doença grave, causada por vírus e extremamente contagiosa. Como ocorre a transmissão: De forma direta, de pessoa para

Leia mais

Guarda 16 de Junho de 2015 Auditório do Hospital Sousa Martins. Mariana Martins

Guarda 16 de Junho de 2015 Auditório do Hospital Sousa Martins. Mariana Martins Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde na Beira Interior Guarda 16 de Junho de 2015 Auditório do Hospital Sousa Martins SESSÃO 2 Comunicação 2 O Controlo de Infecção - do hospital à comunidade. Experiência

Leia mais

ESTRATÉGIA DE ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE EBOLA. Versão 1 14 de agosto de 2014

ESTRATÉGIA DE ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE EBOLA. Versão 1 14 de agosto de 2014 ESTRATÉGIA DE ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE EBOLA Versão 1 14 de agosto de 2014 Grupo e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Núcleo de Vigilância Epidemiológica Divisão e Departamento

Leia mais

Tendo side declarada pela OMS a fase 5 do periodo de alerta pandemico, remetem-se as seguintes orientac;aestecnicas para os servic;osde saude:

Tendo side declarada pela OMS a fase 5 do periodo de alerta pandemico, remetem-se as seguintes orientac;aestecnicas para os servic;osde saude: it Mlnlslirlo da S~ll.de. - ADMINISTRACAO!\~~c REGIONAL DE SAUDE DO CENTRO, I.p. DE: Presidente do Conselho Directivo e Delegado Regional de Saude DESTINATARlOS: Directores executivos dos agrupamentos

Leia mais

Vigilância de Influenza no Município de São Paulo

Vigilância de Influenza no Município de São Paulo Vigilância de Influenza no Município de São Paulo A atividade do vírus da Influenza pode ser variável e imprevisível. No município de São Paulo (MSP), nos últimos anos, o maior número de casos de Síndrome

Leia mais

Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza

Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza Jarbas Barbosa da Silva Jr Secretário de Vigilância em Saúde Rio de Janeiro, novembro de 2005 Cenário Mundial da Influenza

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 57/2018-CGDT/DEVIT/SVS/MS

NOTA INFORMATIVA Nº 57/2018-CGDT/DEVIT/SVS/MS MINISTÉRIO DA SAÚDE COORDENAÇÃO-GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - CGDT SRTV 702, Via W5 Norte - Bairro Asa Norte, Brasília/DF, CEP 70723-040 Site - saude.gov.br NOTA INFORMATIVA Nº 57/2018-CGDT/DEVIT/SVS/MS

Leia mais

DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA

DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA 29-212 VOLUME I DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA 29-212 29-212 VOLUME I DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE LISBOA Março de 214 Portugal. Direção-Geral da Saúde. Direção de Serviços

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 10/ a 10 março. Data de publicação: 15/03/2019

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 10/ a 10 março. Data de publicação: 15/03/2019 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 10/2019 04 a 10 março Data de publicação: 15/03/2019 Síntese Atividade gripal baixa intensidade, tendência estável. Na semana 10/2019, a taxa

Leia mais

Estudos caso-controle como complemento de investigações de surto

Estudos caso-controle como complemento de investigações de surto Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Estudos caso-controle como complemento de investigações de surto ANA PAULA SAYURI SATO 1) Preparar para o trabalho de

Leia mais

Este relatório de vigilância epidemiológica da gripe sazonal época 2016/2017 foi construído com base nos seguintes dados:

Este relatório de vigilância epidemiológica da gripe sazonal época 2016/2017 foi construído com base nos seguintes dados: Região de Saúde do Norte Gripe sazonal - Vigilância epidemiológica e vacinação Semana 40 a 51 de 2016 (3 de outubro a 25 de dezembro de 2016) 1. Nota metodológica Este relatório de vigilância epidemiológica

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 48/ novembro a 02 dezembro. Data de publicação: 07/12/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 48/ novembro a 02 dezembro. Data de publicação: 07/12/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 48/2018 26 novembro a 02 dezembro Data de publicação: 07/12/2018 Síntese Atividade gripal esporádica Na semana 48/2018, a taxa de incidência

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 08/ a 25 fevereiro. Data de publicação: 01/03/2019

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 08/ a 25 fevereiro. Data de publicação: 01/03/2019 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 08/2019 19 a 25 fevereiro Data de publicação: 01/03/2019 Síntese Atividade gripal epidémica de baixa intensidade, tendência estável. Na semana

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 12/ a 24 março. Data de publicação: 29/03/2019

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 12/ a 24 março. Data de publicação: 29/03/2019 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 12/2019 18 a 24 março Data de publicação: 29/03/2019 Síntese Atividade gripal não epidémica. Na semana 12/2019, a taxa de incidência da síndrome

Leia mais

CAMPANHA DE PRECAUÇÕES BÁSICAS DE CONTROLO DE INFECÇÃO PPCIRA

CAMPANHA DE PRECAUÇÕES BÁSICAS DE CONTROLO DE INFECÇÃO PPCIRA CAMPANHA DE PRECAUÇÕES BÁSICAS DE CONTROLO DE INFECÇÃO PPCIRA Caso 1. LIÇÕES APRENDIDAS COM O SARS (Experiência de 2 hospitais no Canadá, durante a epidemia de SARS/SRA) Homem cuja mãe falece dias antes

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 03/ a 20 janeiro. Data de publicação: 25/01/2019

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 03/ a 20 janeiro. Data de publicação: 25/01/2019 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 03/2019 14 a 20 janeiro Data de publicação: 25/01/2019 Síntese Atividade gripal epidémica de intensidade moderada com tendência crescente Na

Leia mais

O QUE O PÚBLICO DEVE SABER SOBRE A GRIPE PANDEMICA H1N1 2009

O QUE O PÚBLICO DEVE SABER SOBRE A GRIPE PANDEMICA H1N1 2009 O QUE O PÚBLICO DEVE SABER SOBRE A GRIPE PANDEMICA H1N1 2009 1. Introdução Dado que a gripe pandémica H1N1 2009 foi assinalada em vários países de outras regiões, é possível que se propague em breve a

Leia mais

SÍNDROMA RESPIRATÓRIA AGUDA (SRA) Informação aos profissionais de saúde MECANISMOS DE ALERTA EM FASE PÓS-SURTO

SÍNDROMA RESPIRATÓRIA AGUDA (SRA) Informação aos profissionais de saúde MECANISMOS DE ALERTA EM FASE PÓS-SURTO MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE SÍNDROMA RESPIRATÓRIA AGUDA (SRA) Informação aos profissionais de saúde MECANISMOS DE ALERTA EM FASE PÓS-SURTO Documento adaptado de: Alert verification and

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 Denominações Correspondentes: Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs) Doenças Veiculadas por Água e Alimentos Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos

Leia mais

Descrevem-se a seguir, sumariamente, os resultados obtidos. RESULTADOS

Descrevem-se a seguir, sumariamente, os resultados obtidos. RESULTADOS RESUMO DO ESTUDO-PILOTO SOBRE CASOS DE GRIPE, COM CONFIRMAÇÃO LABORATORIAL, ADMITIDOS EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE 6 HOSPITAIS PORTUGUESES, NA ÉPOCA 2011-2012 Durante a época de gripe 2011-2012

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 44/ outubro a 04 novembro. Data de publicação: 09/11/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 44/ outubro a 04 novembro. Data de publicação: 09/11/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 44/2018 29 outubro a 04 novembro Data de publicação: 09/11/2018 Síntese Atividade gripal esporádica Na semana 44/2018, a taxa de incidência

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 17/ a 29 abril. Data de publicação: 04/05/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 17/ a 29 abril. Data de publicação: 04/05/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 17/2018 23 a 29 abril Data de publicação: 04/05/2018 Síntese Ausência de atividade gripal no país. Na semana 17/2018, a taxa de incidência

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 16/ a 22 abril. Data de publicação: 27/04/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 16/ a 22 abril. Data de publicação: 27/04/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 16/2018 16 a 22 abril Data de publicação: 27/04/2018 Síntese Atividade gripal esporádica no país. Na semana 16/2018, a taxa de incidência da

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 52/ a 30 dezembro. Data de publicação: 04/01/2019

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese 2018/19. Semana 52/ a 30 dezembro. Data de publicação: 04/01/2019 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 52/2018 24 a 30 dezembro Data de publicação: 04/01/2019 Síntese Atividade gripal disseminada Na semana 52/2018, a taxa de incidência da síndrome

Leia mais

Assunto: Atualização da investigação de caso suspeito de sarampo em João Pessoa/PB - 22 de outubro de 2010

Assunto: Atualização da investigação de caso suspeito de sarampo em João Pessoa/PB - 22 de outubro de 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Departamento de Vigilância Epidemiológica Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, 1º andar 70.058-900 Brasília-DF Tel. 3315 2755/2812 NOTA TÉCNICA

Leia mais

Informe Técnico. Assunto: Informe sobre a situação do sarampo e ações desenvolvidas - Brasil, 2013.

Informe Técnico. Assunto: Informe sobre a situação do sarampo e ações desenvolvidas - Brasil, 2013. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS COORDENAÇÃO-GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS SCS, Quadra 04, Edifício Principal, 4º andar CEP:

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus*

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* Fonte: Sociedade Brasileira de Imunologia MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* INTRODUÇÃO O vírus da influenza A (H1N1) é um novo sub-tipo

Leia mais

NOTA TÉCNICA FEBRE AMARELA SESA/ES 02/2017. Assunto: Informações e procedimentos para a vigilância de Febre Amarela no Espírito Santo.

NOTA TÉCNICA FEBRE AMARELA SESA/ES 02/2017. Assunto: Informações e procedimentos para a vigilância de Febre Amarela no Espírito Santo. NOTA TÉCNICA FEBRE AMARELA SESA/ES 02/2017 Assunto: Informações e procedimentos para a vigilância de Febre Amarela no Espírito Santo. Considerando a ocorrência de casos e óbitos suspeitos de Febre Amarela

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES MENINGITES: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 07/ a 18 fevereiro. Data de publicação: 23/02/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 07/ a 18 fevereiro. Data de publicação: 23/02/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 07/2018 12 a 18 fevereiro Data de publicação: 23/02/2018 Síntese Atividade gripal epidémica de baixa intensidade no país. Na semana 07/2018,

Leia mais

Rede Médicos Sentinela: instrumento de observação e investigação em saúde

Rede Médicos Sentinela: instrumento de observação e investigação em saúde Rede Médicos Sentinela: instrumento de observação e investigação em saúde Ana Paula Rodrigues 20 de Maio de 2015 Rede Médicos Sentinela Departamento de Epidemiologia Unidade de Observação e Vigilância

Leia mais

Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) Desmaterialização da notificação obrigatória de doenças transmissíveis

Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) Desmaterialização da notificação obrigatória de doenças transmissíveis Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) Desmaterialização da notificação obrigatória de doenças transmissíveis Cátia Sousa Pinto 2014 1 SINAVE Institui um sistema de vigilância em saúde

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: NÚMERO: 002/2014 DATA: 28/04/2014 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Doença por vírus Ebola. Procedimentos a adotar pelos Serviços de Saúde. Vírus; Ebola Serviço Nacional de Saúde (Instituições

Leia mais

Dos Hospitais aos Cuidados Continuados

Dos Hospitais aos Cuidados Continuados D o s H o s p i t a i s a o s C u i d a d o s C o n t i n u a d o s 8 N o v e m b r o 2 0 1 0 M a d a l e n a F i l g u e i r a s, E n f e r m e i r a G C R C I Resumo Enquadramento das UCC Acesso dos

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2019

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2019 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2019 Gerência de Doenças Imunopreveníveis

Leia mais

Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose

Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose Dia Mundial da tuberculose 24 de março de 2015 Programa Nacional para a Tuberculose Sumário Abertura Dados nacionais provisórios (10 de março de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA. Gripe Sazonal Vigilância Epidemiológica. Região de Saúde do Norte Época 2014/2015

DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA. Gripe Sazonal Vigilância Epidemiológica. Região de Saúde do Norte Época 2014/2015 DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA Gripe Sazonal Vigilância Epidemiológica Região de Saúde do Norte Época 2014/2015 Setembro de 2015 Ficha Técnica Título Gripe Sazonal Vigilância Epidemiológica Região de Saúde

Leia mais

Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose Dia Mundial da Tuberculose 24 de março de 2015 Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose Programa Nacional para a Tuberculose O Dia Mundial da Tuberculose e as frases-chave 2012 Melhor é

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 12/ a 25 março. Data de publicação: 03/04/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 12/ a 25 março. Data de publicação: 03/04/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 12/2018 19 a 25 março Data de publicação: 03/04/2018 Síntese Atividade gripal não epidémica no país. Na semana 12/2018, a taxa de incidência

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Gestão Integrada da Esclerose Múltipla - Indicadores de Qualidade e Desempenho Assistencial Nº: 47/DQS/DGIDI DATA: 11/12/09 Para: Contacto na DGS: Centros de Tratamento em Esclerose Múltipla e

Leia mais

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 15/ a 15 abril. Data de publicação: 20/04/2018

Boletim informativo. Vigilância Epidemiológica da Gripe. Síntese. Semana 15/ a 15 abril. Data de publicação: 20/04/2018 Boletim informativo Vigilância Epidemiológica da Gripe Semana 15/2018 09 a 15 abril Data de publicação: 20/04/2018 Síntese Atividade gripal esporádica no país. Na semana 15/2018, a taxa de incidência da

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde

Direcção-Geral da Saúde Assunto: Reforço da vigilância epidemiológica e controlo do sarampo Nº: 16/DSCS/DPCD DATA: 04/08/08 Para: Contacto na DGS: Todos os médicos (serviços públicos e privados); Autoridades de Saúde; Administrações

Leia mais

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Síndrome Respiratória Aguda Grave Síndrome Respiratória Aguda Grave CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) Etiologia: Novo patógeno, um vírus da família

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: Comissões de Controlo de Infecção Nº: 18/DSQC/DSC DATA: 15/10/07 Para: Contacto na DGS: Todas as Unidades de Saúde Direcção de Serviços da Qualidade Clínica, Divisão da Segurança Clínica NORMA

Leia mais

SAÚDE. 436 Diário da República, 1.ª série N.º de fevereiro de 2016

SAÚDE. 436 Diário da República, 1.ª série N.º de fevereiro de 2016 436 Diário da República, 1.ª série N.º 28 10 de fevereiro de 2016 SAÚDE Portaria n.º 22/2016 de 10 de fevereiro A Portaria n.º 248/2013, de 5 de agosto, aprovou o Regulamento de Notificação Obrigatória

Leia mais

Mortalidade e Morbilidade das I.A.C.S. em Portugal

Mortalidade e Morbilidade das I.A.C.S. em Portugal Mortalidade e Morbilidade das I.A.C.S. em Portugal Introdução Em 1930 a D.G.S. aborda o problema Em 1974 vai a enf.franco Henriques ao grupo de trabalho do Conselho da Europa Em 1978 criada a 1ª CCI,no

Leia mais

Vigilância Epidemiológica nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais

Vigilância Epidemiológica nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais Vigilância Epidemiológica nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais Maria Teresa Neto Hospital Dona Estefânia Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE Coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica

Leia mais

Mortes de macacos e a prevenção da febre amarela no Brasil, 2007 e 2008.

Mortes de macacos e a prevenção da febre amarela no Brasil, 2007 e 2008. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, 1º andar, Ala Sul 70.058-900

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde

Direcção-Geral da Saúde Assunto: Grupos Coordenadores Regionais de Prevenção e Controlo de Infecção (GCR) Nº: 24/DSQC/DSC DATA: 17/12/07 Para: Administrações Regionais de Saúde Contacto na DGS: Direcção de Serviços da Qualidade

Leia mais

Orientações para Notificação / Investigação de casos suspeitos de Sarampo (CID 10: B05)

Orientações para Notificação / Investigação de casos suspeitos de Sarampo (CID 10: B05) PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE COORDENAÇÃO DE ÁREA PROGRAMÁTICA 5.1 DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Leia mais

- Procura dos serviços de urgência hospitalares por síndrome gripal, tendo como fonte a pasta

- Procura dos serviços de urgência hospitalares por síndrome gripal, tendo como fonte a pasta Região de Saúde do Norte Gripe sazonal - Vigilância epidemiológica Semana 40 a 45 de 2017 (2 de outubro a 12 de novembro de 2017) 1. Nota metodológica Este é o primeiro relatório com dados de vigilância

Leia mais

DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA

DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA 2010-2013 VOLUME I - Portugal DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA 2010-2013 2010-2013 VOLUME I - PORTUGAL DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE LISBOA 2015 Portugal. Direção-Geral da Saúde.

Leia mais

INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS

INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS Direção-Geral da Saúde 17/12/2014 1 INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno Plano:

Leia mais

Vigilância da Influenza A (H1N1)

Vigilância da Influenza A (H1N1) Vigilância da Influenza A (H1N1) Aspectos Epidemiológicos Ceará, 2009 Pandemias de Influenza Pandemias de Influenza no século XX 1918 - gripe espanhola (H1N1) Acima de 40 milhões de óbitos 1957 - gripe

Leia mais

I N S T I T U T O N A C I O N A L D E S A Ú D E D O U T O R R I C A R D O J O R G E MÉDICOS-SENTINELA. O que se fez em 2000

I N S T I T U T O N A C I O N A L D E S A Ú D E D O U T O R R I C A R D O J O R G E MÉDICOS-SENTINELA. O que se fez em 2000 I N S T I T U T O N A C I O N A L D E S A Ú D E D O U T O R R I C A R D O J O R G E MÉDICOS-SENTINELA O que se fez em 2000 14 Lisboa Setembro de 2014 D e p a r t a m e n t o d e E p i d e m i o l o g i

Leia mais

Convergência entre o Protocolo Genérico OPAS/CDC para a Vigilância de Influenza

Convergência entre o Protocolo Genérico OPAS/CDC para a Vigilância de Influenza Simpósio Internacional de Doença Pneumocócica e Influenza Convergência entre o Protocolo Genérico OPAS/CDC para a Vigilância de Influenza e a Prática de Vigilância de Pneumonias e Meningites Bacterianas

Leia mais

Doença por vírus Ébola. Definição de Caso e procedimentos gerais. Vírus; Ébola; Transmissão; Procedimentos Profissionais do Sistema de Saúde

Doença por vírus Ébola. Definição de Caso e procedimentos gerais. Vírus; Ébola; Transmissão; Procedimentos Profissionais do Sistema de Saúde ORIENTAÇÃO NÚMERO: 003/2019 DATA: 20/07/2019 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: Doença por vírus Ébola. Definição de Caso e procedimentos gerais. Vírus; Ébola; Transmissão; Procedimentos Profissionais do Sistema

Leia mais

R E G U L A M E N T O. Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Preâmbulo

R E G U L A M E N T O. Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Preâmbulo R E G U L A M E N T O Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE Preâmbulo Nos termos e para os efeitos previstos no ponto número 15 do Despacho n.º 2837/2004,

Leia mais

Sistemas de Vigilância e Informação BRASIL. Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Departamento de Saúde Animal

Sistemas de Vigilância e Informação BRASIL. Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Departamento de Saúde Animal Sistemas de Vigilância e Informação BRASIL Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa Departamento de Saúde Animal Vigilância epidemiológica OIE Investigação contínua de uma população

Leia mais

Clostridium difficile

Clostridium difficile III Jornadas Nacionais de Controlo de Infecção Clostridium difficile Ana Dora Veiga Novembro 2009 ccihcf@gmail.com Formação multidisciplinar; Formação em serviço; Recomendações escritas; Relação de proximidade

Leia mais

Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará

Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará O segundo informe do ano apresenta 212 casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti Dados do novo informe

Leia mais

Semana 40 a 45 de 2016 (3 de outubro a 13 de novembro de 2016)

Semana 40 a 45 de 2016 (3 de outubro a 13 de novembro de 2016) Região de Saúde do Norte Gripe sazonal - Vigilância epidemiológica e vacinação Semana 40 a 45 de 2016 (3 de outubro a 13 de novembro de 2016) 1. Nota metodológica Este é o primeiro relatório com dados

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 92, DE 2017/SVS/MS

NOTA INFORMATIVA Nº 92, DE 2017/SVS/MS MINISTÉRIO DA SAÚDE NOTA INFORMATIVA Nº 92, DE 2017/SVS/MS Orientações sobre a distribuição e utilização do Teste Rápido de Dengue IgM/IgG, Chikungunya IgM e Zika IgM/IgG Combo BahiaFarma. I CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais