CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"

Transcrição

1 II Congresso Brasileiro da ABECiPsi: A produção científica como resistência às políticas de desmonte CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Luciana Mourão Professora do PPG em Psicologia Universidade Salgado de Oliveira Abril de 2019

2 Importância das Revisões de Literatura O volume da produção científica tem se expandido rapidamente. O fazer ciência requer atualização cada vez mais constante. O conhecimento do estado da arte nas temáticas que se deseja pesquisar é imprescindível para definir os objetivos de pesquisa e para realizar análises críticas. Revisões de qualidade permitem que os pesquisadores ofereçam contribuições mais relevantes à comunidade científica.

3 Objetivos Apresentar as principais características, vantagens e etapas da revisão sistemática e compará-la com outros tipos de revisão de literatura.

4 Objetivos

5 Tipos de Revisão de Literatura Revisão narrativa ou tradicional Revisão integrativa Revisões de literatura Revisão bibliométrica Metanálise Revisão sistemática

6 Tipos de Revisão de Literatura Revisão narrativa ou tradicional É uma revisão em que a busca pelos estudos, em geral, não é ampla e a seleção dos estudos depende das escolhas subjetivas do pesquisador. O critério para a busca e a análise crítica das evidências não é sistemático (e algumas vezes nem é explicitado). Apresenta maior risco de viés, tanto na seleção dos artigos, quanto na interpretação das informações. É mais usada quando se quer integrar diversas temáticas em vez de estudar um tema específico. Pode ser útil como etapa inicial para aproximação com temas de pesquisa.

7 Tipos de Revisão de Literatura Revisão sistemática Na área da saúde, geralmente, são incluídos apenas estudos experimentais. É um método utilizado para responder a uma pergunta ou problema de pesquisa específico. Compreende uma síntese rigorosa de todas as pesquisas relacionadas à pergunta específica que se pretende responder. Adota rigor metodológico com critérios estabelecidos a priori para a seleção e a análise dos estudos incluídos. São desenhadas para serem metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Considera apenas estudos empíricos e busca avaliar a qualidade dos mesmos para decidir se serão ou não incluídos na revisão de literatura.

8 Diferenças entre Revisão Narrativa e Revisão Sistemática Itens Revisão Narrativa Revisão Sistemática Questão Ampla ou inexistente Específica Fonte Nem sempre especificada Fontes abrangentes com estratégia de busca explícita Seleção Sem critérios claros Baseada em critérios aplicados uniformemente Análise Subjetiva Criteriosa e reprodutível Inferências Baseadas em estudos diversos Baseada em estudos criteriosamente selecionados e avaliados Fonte: Adaptado de Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, 20(2), v-vi

9 Tipos de Revisão de Literatura Revisão bibliométrica Aplica métodos estatísticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica em determinado tema (biblioteconomia + ciência da informação cienciometria) A proposta é quantificar os processos de comunicação escrita sobre determinado tema. Tem abrangência multidisciplinar e permite trabalhar com um conjunto de indicadores advindos das publicações. Sem indicadores, ela pode ser confundida com uma pesquisa bibliográfica tradicional. Baseia-se em informações obtidas de grandes bases de dados (Web of Science, Scopus, GoogleScholar), com softwares de busca específicos (Publish or Perish). A ausência da análise quantitativa descaracteriza a pesquisa bibliométrica.

10 Tipos de Revisão de Literatura Revisão bibliométrica Indicadores usados Lei de Lotka Investiga as distribuições de frequência da autoria de artigos de determinado tema/área Lei de Bradford Investiga as distribuições de frequência do número de artigos publicados por periódicos de determinado tema/área Lei de Zipf Investiga as distribuições de frequência do vocabulário de textos de determinado tema/área Fonte: Soares, S., Picolli, I., & Casagrande, J. (2018). Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(2),

11 Tipos de Revisão de Literatura Revisão bibliométrica Indicadores usados Indicador Número de publicações Número de coautores Número de citações Número de cocitações ou copublicações* Índice de afinidade* Foco da investigação Volume de publicações por autor, revista, instituição ou tema Dinâmica do volume de pesquisa realizada de forma colaborativa Impacto dos artigos, dos periódicos e dos pesquisadores Cooperação entre representantes de instituições e países (rede científica) Taxa relativa de trocas científicas (entre países, instituições) por meio de citações * Indicadores de laços científicos (influência de redes entre comunidades científicas)

12 Tipos de Revisão de Literatura Revisão integrativa É um método de pesquisa que permite a busca, a avaliação crítica e a síntese da literatura sobre determinado tema. Dentre os métodos de revisão de literatura, a revisão integrativa é o mais amplo, porque permite a inclusão de estudos teóricos e empíricos. Não parte de uma pergunta específica porque seu objetivo consiste em mapear o estado atual do conhecimento do tema investigado. É usada para reunir e sintetizar a literatura sobre um tema, de forma abrangente, sistemática e ordenada. Permite identificar lacunas na literatura que direcionam o desenvolvimento de pesquisas futuras.

13 Tipos de Revisão de Literatura Metanálise Revisões sistemáticas com metanálise são a principal diretriz para orientar as práticas de saúde baseadas em evidências. É uma revisão sistemática da literatura que inclui uma técnica estatística desenvolvida para integrar os resultados de vários estudos independentes sobre uma mesma questão de pesquisa. Baseia-se na ideia de que a combinação dos dados de diferentes estudos é mais apropriada do que a observação de alguns trabalhos isolados. A síntese produzida por uma metanálise é ponderada, com pesos diferentes para cada estudo primário incluído na pesquisa. A metanálise é uma análise de análises anteriores... que busca ponderar e integrar os achados de vários estudos.

14 Tipos de Revisão de Literatura Revisão narrativa Revisão sistemática Metanálise Revisão bibliométrica Revisão integrativa É uma revisão que nãoadota critério explícito e sistemático para a busca e a análise crítica dos estudos investigados É uma revisão criteriosa da literatura utilizada para responder a uma pergunta específica de pesquisa É uma revisão focada em uma pergunta de pesquisa que analisa, de forma estatística, dados de estudos anteriores É uma revisão baseada em indicadores quantitativos de grandes bases de dados para analisar a dinâmica e a evolução de determinado tema É uma ampla revisão para mapear o estado atual do conhecimento em determinado tema, incluindo estudos teóricos e empíricos

15 Objetivos

16 Etapas da Revisão Sistemática Planejamento Seleção e Organização Análise e Relato 1) Formulação da pergunta de pesquisa 4) Identificação das referências primárias 7) Definição das categorias de análise 2) Definição do protocolo de seleção (inclusão) 3) Definição do protocolo de análise (exclusão) 5) Seleção das referências primárias 6) Organização da base de referências a ser analisada 8) Descrição e análise de cada categoria 9) Resposta à pergunta de pesquisa e discussão dos resultados obtidos

17 Etapas da Revisão Sistemática 1) Formular a pergunta A pergunta de pesquisa precisa ser formulada com clareza e precisão Ela deve explicitar o problema de pesquisa e a justificativa de sua relevância A pergunta de pesquisa deve nortear a seleção dos estudos, a coleta de dados e também a etapa de análise.

18 Etapas da Revisão Sistemática 2) Definir protocolo de seleção Compreende os critérios de inclusão dos estudos primários. A qualidade de uma revisão sistemática depende da qualidade dos estudos incluídos. Deve informar e justificar: os termos definidos para a busca; as bases a serem consultadas; a data da pesquisa e o lapso temporal coberto; os idiomas a serem abrangidos; os tipos de documentos contemplados (artigos, teses, anais, etc.).

19 Etapas da Revisão Sistemática 3) Definir protocolo de análise Compreende os critérios de exclusão dos estudos primários. Deve informar: Critérios de avaliação da qualidade dos estudos Processo de solução para discordâncias entre os revisores Métodos de extração de dados (o que deve ser extraído e como deve ser feito o registro)

20 Etapas da Revisão Sistemática 4) Identificar as referências primárias Usar comandos booleanos para as buscas: - (*) no radical da palavra para plural/singular, diferenças de gênero e palavras derivadas do mesmo radical; - AND para adicionar um termo; - OR quando a palavra pode ser escrita de mais de uma maneira; - NOT quando quiser excluir um termo da busca. É importante explorar traduções, variações e combinações de palavras.

21 Etapas da Revisão Sistemática 4) Identificar as referências primárias Realizar os descartes iniciais (documentos repetidos ou que não atendem as critérios especificados). Ao obter o conjunto das referências, é necessário verificar se o protocolo de seleção foi adequado ou se causou viés que pode influenciar os resultados. Verificar se a pesquisa foi suficiente ou se deve ser alterado o protocolo de seleção (abrangência temporal, idiomas, termos utilizados etc.). Os estudos que não preencherem os critérios de seleção devem ser citados e descritas as razões da não inclusão.

22 Etapas da Revisão Sistemática 5) Selecionar as referências primárias São aplicados procedimentos de filtragem e eliminação: trabalhos em duplicata; trabalhos apresentados em conferências; livros e capítulos de livros; trabalhos cujo conteúdo não se relaciona ao tema pesquisado, apesar de conter as palavras-chave. Os estudos que excluídos devem ser citados e descritas as razões da exclusão.

23 Etapas da Revisão Sistemática 5) Selecionar as referências primárias A análise das referências inicialmente selecionadas deve ser feita com o apoio de formulários, desenvolvidos pelos revisores. Os revisores devem aplicar os formulários para cada estudo primário que foi incluído. A concordância entre os revisores pode ser avaliada concomitantemente (análise consensual) ou posteriormente (juízes independentes).

24 Etapas da Revisão Sistemática 6) Organizar a base de dados É preciso organizar e sumarizar os resultados dos estudos primários em forma de resumos ou tabelas. As tabelas têm a vantagem de permitir o uso de filtros, bem como de análises verticais (por aspecto analisado) e horizontais (por estudo incluído). As tabelas também facilitam a análise de semelhança ou heterogeneidade dos estudos. Os estudos devem receber pesos diferenciados na análise (Ex.: uma metanálise tem mais valor que um estudo único e um experimento é mais sólido que um estudo correlacional).

25 Etapas da Revisão Sistemática Resumo das etapas de seleção e organização Selecionados (n = 55) Estudos identificados (n = 95) Não selecionados (n = 40) Incluídos (n = 47) Não incluídos (n = 8) Composição do banco de dados (n = 47)

26 Etapas da Revisão Sistemática 7) Definir as categorias de análise Nesta etapa os resultados dos estudos devem ser consistentemente sintetizados em categorias de análise. As categorias de análise podem ser definidas a priori (a partir de um modelo teórico) ou a posteriori (a partir da análise de conteúdo). Quanto mais homogêneos os resultados, mais consistente se tornam os achados da revisão de literatura. Quando os resultados dos estudos são muito diferentes a análise deve priorizar as razões desta dispersão.

27 Etapas da Revisão Sistemática 8) Descrever e analisar cada categoria Para além de organizar os achados em categorias de análise, é preciso descrever essas categorias e interpretálas, de forma a apresentar conclusões relevantes para o leitor. Também é importante discutir das contribuições teóricas advindas da revisão realizada e a aplicabilidade prática dos resultados. Sempre que possível, é interessante apresentar uma avaliação dos resultados que seja simultaneamente quantitativa e qualitativa.

28 Etapas da Revisão Sistemática 9) Responder à pergunta de pesquisa A discussão da revisão sistemática deve ser feita considerando a pergunta de pesquisa e buscando respondê-la. É preciso apontar de forma clara as conclusões que podem ser obtidas com a referida revisão e também as limitações que ela apresenta. É imprescindível que na conclusão sejam apontadas as lacunas identificadas na literatura e que sejam sugeridos novos estudos que permitam avançar o conhecimento naquela temática.

29 Síntese do que informar na Revisão Sistemática Pergunta de pesquisa Critérios claros (escolhas justificadas) Resultados encontrados Relevância Modelo teórico de suporte Data da pesquisa Bases selecionadas Palavras-chave (termos) utilizadas (e idiomas cobertos) Período de tempo coberto Critérios de inclusão e exclusão das referências Processo de análise (quem participou e os critérios usados) Categorias de análise Conclusões (resposta à pergunta de pesquisa) Limitações da revisão Lacunas na literatura Agenda de pesquisa

30 Methodi Ordinatio: identificação e seleção de referências O Methodi Ordinatio é uma nova proposta de metodologia para selecionar e ranquear os artigos mais relevantes para uma revisão sistemática. É uma metodologia multicritério de tomada de decisão que permite selecionar os artigos científicos considerando: a atualidade (ano da publicação); a relevância da publicação (número de citações do artigo); o reconhecimento do periódico (fator de impacto da revista). Demanda saber usar bases de dados (Emerald, Scopus), gerenciadores de referências (Mendeley, EndNotes) e planilhas (Excel).

31 Methodi Ordinatio: identificação e seleção de referências São propostas nove etapas: 1) Definição da intenção de pesquisa 2) Pesquisa preliminar exploratória nas bases de dados 3) Definição das palavras-chave, das bases de dados e da abrangência temporal 4) Busca nas bases de dados e coleta 5) Procedimentos de filtragem 6) Identificação do fator de impacto e número de citações 7) Ordenação da relevância científica dos artigos pelo InOrdinatio 8) Download dos artigos (PDF) 9) Leitura sistemática e análise dos artigos

32 Methodi Ordinatio: identificação e seleção de referências Como operacionalizar esse método: Criar uma planilha Excel para os artigos com as seguintes colunas: fator de impacto; número de citações; ano da publicação. Ordenar os artigos por meio da equação InOrdinatio: InOrdinatio = (Fi / 1000) + (α*(10 -(AnoPesq AnoPub)))+ (Ci) Onde: Fi = Fator de impacto α = Peso atribuído ao ano da publicação (atualidade do artigo) AnoPesq = Ano em que a pesquisa está sendo desenvolvida AnoPub = Ano da publicação dos artigos Ci = Número de Citações

33 Methodi Ordinatio: identificação e seleção de referências Entendendo a fórmula: O α corresponde ao peso que o pesquisador atribui ao critério da atualidade. Esse valor varia de 1 a 10, e quanto mais alto, maior o peso atribuído ao ano da publicação. Esse cálculo relativiza o número de citações, pois artigos mais novos costumam ser menos citados. InOrdinatio = (Fi / 1000) + (α*(10 -(AnoPesq AnoPub)))+ (Ci) O fator de impacto do periódico é dividido por mil para normalizar o seu valor, considerando os demais valores da fórmula. O número de citações do artigo é um indicador da relevância do mesmo.

34 Methodi Ordinatio: identificação e seleção de referências Vantagens do método: Adota o fator de impacto do periódico conta com uma avaliação prévia dos editore e pareceristas do periódico (Lógica subjacente: quanto maior o impacto, mais rigorosa a avaliação dos estudos publicados). Leva em conta a atualidade da publicação, permite uma leitura mais objetiva do estado da arte naquele determinado assunto. Considera o número de citações do artigo, que é um indicador da relevância do estudo. É um método mais rápido e objetivo de selecionar artigos para compor um portfólio bibliográfico para a revisão de literatura.

35 Processo de Produção da Revisão Sistemática Análise dos resultados Relato dos resultados Deve ser criteriosa, preferencialmente baseada em um modelo teóricoque ofereça suporte à pergunta de pesquisa Deve necessariamente retomar a pergunta de pesquisa e buscar respondê-la de forma crítica, apontando as lacunas da literatura

36 Processo de Produção da Revisão Sistemática Em síntese, como deveria ser uma revisão sistemática... Planejamento Pergunta de pesquisa Seleção e Organização Análise e Relato

37 Processo de Produção da Revisão Sistemática Mas o que costumamos ver em muitas revisões nacionais? Planejamento Pesquisadores estabelecem bem os critérios de busca Pergunta de pesquisa Seleção e Organização Análise e Relato

38 Processo de Produção da Revisão Sistemática Mas o que costumamos ver em muitas revisões nacionais? Normalmente se cumpre os critérios de busca, mas começa a se perder nas análises Planejamento Pergunta de pesquisa Seleção e Organização Análise e Relato

39 Processo de Produção da Revisão Sistemática Mas o que costumamos ver em muitas revisões nacionais? Planejamento Pergunta de pesquisa Raramente, se tem uma real resposta à pergunta de pesquisa com uma análise crítica dos achados da revisão Seleção e Organização Análise e Relato

40 Processo de Produção da Revisão Sistemática O que costumamos ver em muitas revisões nacionais? A pergunta de pesquisa, contudo, nem sempre está presente (e ela deveria ser o norteador de todo o processo...). Normalmente, os critérios de seleção dos estudos (bases selecionadas, palavras-chave utilizadas, período de tempo coberto) são corretamente descritos. Os critérios de descarte inicial também costumam ser relatados (trabalhos duplicados, tipos de documento inseridos, etc.) Mas os critérios de elegibilidade dos estudos que permanecem na revisão e os critérios de análise nem sempre são claros.

41 Processo de Produção da Revisão Sistemática O que costumamos ver em muitas revisões nacionais? Raramente é especificado: como foi feita a categorização dos achados; quantos pesquisadores trabalharam na análise; se os pesquisadores atuaram de forma independente com posterior confronto de resultados ou atuaram de forma dialógica durante o processo; se as categorias de análise foram estabelecidas a priori ou a posteriori; se houve avaliação de juízes para além dos pesquisadores envolvidos no estudo?

42 Desafios para as revistas Publicar boas revisões de literatura... Perguntas importantes para decidir sobre a publicação: Essa temática carece de uma revisão de literatura? A pergunta de pesquisa interessa ao leitor frequente deste periódico? O manuscrito apresenta todas as informações esperadas de uma revisão sistemática? Os autores foram rigorosos no uso do método científico? Há uma contribuição realmente relevante no estudo? A dificuldade de obter revisões de qualidade levou alguns periódicos a optarem para que publicações nessa modalidade ocorram somente a convite dos editores...

43 Desafios para os pesquisadores Publicar boas revisões de literatura... Perguntas importantes para decidir se vale a pena tentar uma publicação: Essa temática carece de uma revisão de literatura? A pergunta de pesquisa interessa apenas para a minha pesquisa ou para a comunidade científica que estuda o tema? Qual o tipo de revisão (sistemática com ou sem metanálise, bibliométrica, integrativa) mais indicada para este tema/pergunta de pesquisa? Consigo dar uma contribuição realmente relevante com essa revisão de literatura? A que periódico eu poderia submeter a revisão (que aceite uma submissão espontânea e não a convite)?

44 Algumas referências Atallah, A. N., & Castro, A. A. (1998). Revisão sistemática da literatura e metanálise. Medicina baseada em evidências: fundamentos da pesquisa clínica. São Paulo: Lemos-Editorial, Ercole, F. F., Melo, L. S. D., & Alcoforado, C. L. G. C. (2014). Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, 18(1), Figueiredo Filho, D. B., Paranhos, R., da Silva Júnior, J. A., da Rocha, E. C., & Alves, D. P. (2014). O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise?. Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, 23(2). Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23, Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2015). Redação, publicação e avaliação da qualidade da revisão sistemática. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24, Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. D. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 17(4), Monteiro, R. N. M. (2010). Metodologias de meta-análise aplicadas nas Ciências da Saúde (Tese de doutorado). Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Pagani, R. N., Kovaleski, J. L., & Resende, L. M. (2015). Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, 105(3),

45 Algumas referências Pagani, R., Kovaleski, J., & Resende, L. (2018). Avanços na composição da Methodi Ordinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência da Informação, 46(2). Pereira, M. G., & Galvão, T. F. (2014). Extração, avaliação da qualidade e síntese dos dados para revisão sistemática. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23, Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), v-vi. Sampaio, R.F. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), Santos, E. J. F. D., Ferreira, R. J. O., & Marques, A. A. (2016). Como Realizar e Interpretar uma Meta- Análise em Rede para Comparações Indiretas e Mistas: Estratégias Metodológicas Fundamentais. Revista de Enfermagem Referência, 8, Santos, E. J. F., & Cunha, M. (2013). Interpretação crítica dos resultados estatísticos de uma meta-análise: Estratégias metodológicas. Millenium, (44), Soares, S. V., Picolli, I. R. A., & Casagrande, J. L. (2018). Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(2), Souza, M. T., da Silva, M. D., & de Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8(1 Pt 1),

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,

Leia mais

Revisão Sistemática. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo

Revisão Sistemática. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Revisão Sistemática Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Estudos Experimentais Revisão Sistemática Mapeamento Sistemático

Leia mais

Revisão Integrativa de Literatura

Revisão Integrativa de Literatura Érick Igor dos Santos Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva (UGF). Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto e do Idoso (ABEN-RJ). Mestre em Enfermagem (UERJ). Docente do Centro Universitário Augusto Motta

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni Revisão Sistemática da Literatura Cynthia Cassoni Pesquisa bibliográfica Procedimento preparatório para a realização de outra pesquisa. Um trabalho em si mesma. Materiais escritos. Diferente da Pesquisa

Leia mais

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA Larissa Luiza Monteiro da Silva Graduada em Administração pela UEG CCSEH Ana Luísa de Souza Melo Advogada e Pós-graduanda

Leia mais

Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos

Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos A importância da aplicação de metodologia adequada para revisão sistemática bibliográfica Conteúdo adaptado de ANDERLE. D.F.(2017) e ZEITHAMER, C. R.(2017)

Leia mais

Revisões e Mapeamentos Sistemáticos

Revisões e Mapeamentos Sistemáticos Revisões e Mapeamentos Sistemáticos Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Estudos Experimentais Mapeamento Sistemático

Leia mais

Revisão de Literatura: como fazer?

Revisão de Literatura: como fazer? Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Revisão de Literatura: como fazer? Enfa. Ms. Mônica Cristina Ribeiro A. A. de lima Ribeirão Preto 2017 REVISÕES REVISÕES Necessitam de métodos

Leia mais

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Semana do Livro 2018 EACH - USP Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema 2) Delimitação do tema (objetivos) 3) Justificativa da escolha + motivação

Leia mais

Aula 2: Planejamento da RS

Aula 2: Planejamento da RS Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemática e de Computação SSC 5905 - Revisão Sistemática Aula 2: da RS Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1. Semestre de 2013 Processo de Revisão Sistemática

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS Classificação de confiabilidade dos resultados de trabalhos científicos

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática

Introdução à Revisão Sistemática Introdução à Revisão Sistemática Rafael Leonardo Vivian rlvivian.uem [at] gmail [dot] com Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Laboratório de Desenvolvimento Distribuído de Software

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Maria Claudia Silva Boeres boeres@inf.ufes.br Slides de autoria da professora Lucia Catabriga - UFES September 27, 2017 Maria Claudia Silva Boeres (UFES)

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

Revisão sistemática: o que é? Como fazer?

Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Profa Dra Graciele Sbruzzi gsbruzzi@hcpa.edu.br Conteúdos Abordados - O que é revisão sistemática e metanálise? - Etapas para a construção de uma revisão sistemática

Leia mais

Revisão/Mapeamento Sistemático

Revisão/Mapeamento Sistemático Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SSC0572 - Computadores, Sociedade e Ética Profissional Revisão/Mapeamento Sistemático Prof. Dr. José Carlos Maldonado PAE: Pedro

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA REVISÃO DA LITERATURA PAT RI CI A DE SÁ FREIRE, DRA EGC.UFSC 1 2 EGC.UFSC 2 Por que realizar uma Revisão? Definição da Pesquisa Levantamento da Literatura Análise da Literatura Mais importante do que saber

Leia mais

Mestrado em Sistema de Gestão

Mestrado em Sistema de Gestão Mestrado em Sistema de Gestão Tópicos em QT Estruturação de Textos Acadêmicos Lucila M. de Souza Campos lucila.campos@ufsc.br Paulo A. Cauchick Miguel paulo.cauchick@ufsc.br Conteúdo da Disciplina e Datas

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Recapitulando- bibliografia das aulas anteriores CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre:

Leia mais

3 MÉTODO DE PESQUISA

3 MÉTODO DE PESQUISA 3 MÉTODO DE PESQUISA Li e Cavusgil (1995) classificam as abordagens existentes para a investigação e sumarização do estado da arte de uma área específica em: método Delphi (método estimativo), meta-análise

Leia mais

Mestrado em Sistema de Gestão

Mestrado em Sistema de Gestão Mestrado em Sistema de Gestão Tópicos em QT Estruturação de Textos Acadêmicos Lucila M. de Souza Campos lucila.campos@ufsc.br Paulo A. Cauchick Miguel paulo.cauchick@ufsc.br Conteúdo da Disciplina e Datas

Leia mais

Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas. Brasília, 10 a 13 dezembro 2012

Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas. Brasília, 10 a 13 dezembro 2012 Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas Brasília, 10 a 13 dezembro 2012 Conteúdo 1. O que é uma revisão sistemática da literatura? 2. Como avaliar a qualidade de uma revisão sistemática?

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

Estudo Orientado. Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB

Estudo Orientado. Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB Intro Orientadores Linhas Pesquisa Refs Pós graduação em Telemática - Estudo Orientado Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB http://manoelcampos.com Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Revisão Sistemática de Validação de Ontologias

Revisão Sistemática de Validação de Ontologias Revisão Sistemática de Validação de Ontologias Alex Mateus Porn e Cristiane Huve Professor: Alexandre Ibrahim Direne Metodologia Científica 2015 Sumário 1. Introdução; 2. Revisão Sistemática; 3. Resultados;

Leia mais

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor.

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor. PROPOSTA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS As propostas de trabalho deverão contemplar o desenvolvimento de pesquisas qualitativas, realizadas no âmbito de cursos de mestrado e doutorado ou que contemplem mestres

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação

PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação Anna Helena Reali Costa Carlos Eduardo Cugnasca Aula 03 Parte 1 1 Sumário Revisão Bibliográfica Objetivo Fichas de Leitura Ferramentas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento Por quê? PROJETO DE PESQUISA Aderson Gegler Avaliação do projeto Comissões Ética e Pesquisa Órgãos financiadores Seleção candidatos para pós-graduação Roteiro para o desenvolvimento da pesquisa Antecipar

Leia mais

PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação

PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação PCS 5012 Metodologia de Pesquisa Científica em Engenharia de Computação Anna Helena Reali Costa Carlos Eduardo Cugnasca Aula 03 Parte 2 1 Sumário Revisão Sistemática da Literatura (RSL) Objetivo Fases

Leia mais

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Pereira MG. Artigos científicos como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. 4.1 ADVENTO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Comunicação 4.1

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Lucia Catabriga luciac@inf.ufes.br September 14, 2016 Lucia Catabriga (UFES) Metodologia de Pesquisa - PPGI September 14, 2016 1 / 18 Quais são as razões

Leia mais

EDITAL 01/2018 CHAMADA PARA ARTIGOS

EDITAL 01/2018 CHAMADA PARA ARTIGOS EDITAL 01/2018 CHAMADA PARA ARTIGOS UNIFUNEC CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E TECNOLOGIA O Centro Universitário de Santa Fé do Sul (SP) convida profissionais, professores, alunos e pesquisadores a submeterem

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos Diretrizes Clínicas Avaliação Crítica Bases de dados de diretrizes www.guidelines.gov (grátis) www.ebm-guidelines.com www.pubmed.gov (grátis) Definição Diretrizes ou Protocolos Objetivos Orientações sobre

Leia mais

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Redação Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Estrutura do Artigo Científico Prof. Gilson Yukio Sato satoutfpr.edu.br

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

*Não poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico.

*Não poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico. Normas para os trabalhos CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. Poderão ser submetidos trabalhos em duas categorias: Trabalho Completo e Pôster. OBSERVAÇÃO: Para cada inscrição é permitida a participação

Leia mais

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105:

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: Unidade de Pesquisa Clínica Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: 740-43 Apresentado em 13 de Maio de 2009 Mireile

Leia mais

SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE

SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE A Revista HUPE publica artigos inéditos sobre temas diversos na área de ciências da saúde e que não estejam simultaneamente em avaliação em nenhum outro periódico. É composta

Leia mais

15 de outubro de 2018 Submissão de Trabalhos Categoria Modalidades de apresentação banner Talk Show

15 de outubro de 2018 Submissão de Trabalhos Categoria Modalidades de apresentação banner Talk Show 1. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS O Congresso da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia receberá resumos de trabalhos até o dia 15 de outubro de 2018. O resumo será enviado através

Leia mais

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica Sumário Prefácio... 17 Estrutura pedagógica... 23 PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica 1 Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças...

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica RESOLUÇÃO N. 02/2015 DO COLEGIADO DE CURSO DO PPGEE Cria o IDA - Índice de Desempenho Acadêmico Anual - no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA 2

PESQUISA CIENTÍFICA 2 PESQUISA CIENTÍFICA 2 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA 3 4 Tipos de Pesquisa Quantitativas: aquelas em que predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem definidas e de cálculos estatísticos

Leia mais

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6 Revisão Bibliográfica ...para quê serve? é normalmente tratada como um capítulo do trabalho evitar abordagens infrutíferas, não deixando vc perder tempo...

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento.

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Palavras-chave Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Um bom critério para selecionar as palavras-chaves são os Vocabulários Controlados Termos organizados, segundo um método,

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras

O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras CARPEJANI, P. a, PINHEIRO DE LIMA, E. ab, MACHADO, C. G. a a. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Programa da Disciplina Objetivos: - Fornecer subsídios para os alunos delimitarem o tema de suas dissertações bem como definir a metodologia

Leia mais

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Pesquisa Científica Prof. Ricardo Tabach Metodologia Científica Para que serve a Metodologia Científica? Método vem do grego meta (através de) + odos (caminho). Significa seguir

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Revisão da literatura. Guilhermina Lobato Miranda

Revisão da literatura. Guilhermina Lobato Miranda Revisão da literatura Revisão da literatura Difícil de fazer A maioria dos estudantes de mestrado e doutoramento não sabe como fazer A maioria das revisões da literatura são fracas ou pobres Quando há

Leia mais

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ENSINO: ÉTICA EM PESQUISA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens pesquisadores de diferentes

Leia mais

A disseminação de conhecimento na valorização dos engenheiros

A disseminação de conhecimento na valorização dos engenheiros A disseminação de conhecimento na valorização dos engenheiros Como e porquê divulgar a minha investigação? (ELE307) 1 Apresentação do tema Como é um artigo científico constituído e quais as partes de maior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA E EXPERIMENTAÇÃO COORDENADOR : PROF. DR. JOSÉ LUIZ MARTINS ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA. Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA. Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa : UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa UNESP/FEG 2017 Em um projeto de pesquisa, a justificativa deve deixar clara a relevância do tema e o

Leia mais

O encaminhamento do manuscrito deverá ser feito de forma eletrônica pelo portal de periódicos da Universidade Estadual de Londrina.

O encaminhamento do manuscrito deverá ser feito de forma eletrônica pelo portal de periódicos da Universidade Estadual de Londrina. DIRETRIZES PARA AUTORES Orientações gerais Atenta às tendências no campo das publicações científicas, a Revista Espaço Para a Saúde passa a adotar os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a

Leia mais

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO DE REVISÃO SISTEMÁTICA (ARS)

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO DE REVISÃO SISTEMÁTICA (ARS) ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO DE REVISÃO SISTEMÁTICA (ARS) O que se pede ao revisor: A. Análise do artigo em todos os seus componentes; B. Cada componente tem um conjunto de itens. Só devem assinalar

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Revisão Sistemática (RS) Conceitos Básicos REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS. Revisão Bibliográfica (ou Revisão da Literatura)

Revisão Sistemática (RS) Conceitos Básicos REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS. Revisão Bibliográfica (ou Revisão da Literatura) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA GOS5713 - Tecnologia da Informação nas Organizações de Saúde Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde Mestrado Profissional Dra. Juliana P. de Souza

Leia mais

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos Prof. João Fernando C Silva PPGCC Organização ordenação das partes de um todo; arrumação; Trabalho conjunto de atividades produtivas ou criativas;

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: EXPERIÊNCIA DE JOVENS EDITORES

QUANTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: EXPERIÊNCIA DE JOVENS EDITORES QUANTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: EXPERIÊNCIA DE JOVENS EDITORES I CONGRESSO BRASILEIRO DA ABECIPSI: DESAFIOS DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Leia mais

10/09/2012. Preliminary Guidelines for Empirical Research in Software Engineering

10/09/2012. Preliminary Guidelines for Empirical Research in Software Engineering Preliminary Guidelines for Empirical Research in Software Engineering Kitchenham, B.A., Pfleeger, S.L., Pickard, L. M., Jones, P.W., Hoaglin, D.C., El-Emam, K., and Rosenberg, J. Aluna: Erica Rodrigues

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV Cadastro do Projeto Final de Curso 1. Instruções Enviar o formulário preenchido para e-mail do professor da disciplina do Projeto Final de Curso e aguardar aviso de recebimento. A cópia eletrônica será

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E

Leia mais

Avaliação da Qualidade de Estudos e Revisões Mistas

Avaliação da Qualidade de Estudos e Revisões Mistas Evidências para Decisões em Saúde Curso avançado para Bibliotecários Avaliação da Qualidade de Estudos e Revisões Mistas Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão mgalvao@usp.br Universidade de São Paulo

Leia mais

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I)

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) Etapas da pesquisa Planejamento Projeto de Pesquisa Execução Coleta e análise dos dados Relatório Final Monografia ou Artigo científico Projeto de Pesquisa Metodologia

Leia mais

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017 TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO [centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito] (linha sem texto) Nome Completo do (a) Autor (a) 1 Nome Completo do (a) Coautor (a) 2 (caso tenha)

Leia mais

ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa METODOLOGIA DA 30/01/2010. O tipo de pesquisa (desenho) serve a: Tipos de Pesquisa

ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa METODOLOGIA DA 30/01/2010. O tipo de pesquisa (desenho) serve a: Tipos de Pesquisa CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

Estudos de Revisão de Literatura

Estudos de Revisão de Literatura Estudos de Revisão de Literatura Maria de Fátima M. Martins Coordenação de Informação e Comunicação Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação/VPEIC/Fiocruz maria.correa@fiocruz.br Rio de Janeiro,

Leia mais

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Flávia

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Fator de Impacto Índice H Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Onde publicar artigos? Baseado em quais critérios? A quem interessa?

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

Confira o edital com os prazos!

Confira o edital com os prazos! NORMAS SUBMISSÕES DE TRABALHOS Grande oportunidade de apresentar o seu trabalho Confira o edital com os prazos! Normas para envio dos trabalhos para o 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Disciplina HSM 121- Informação Bibliográfica em Saúde Pública Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br ETAPAS DE PLANEJAMENTO Delimitação do tema Seleção das fontes de busca da informação Identificação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO O projeto deve conter no máximo 15 laudas (considerando da introdução a resultados esperados), digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço

Leia mais

Publicações Científicas

Publicações Científicas Publicações Científicas Bases de Dados Métricas e Indicadores de Qualidade Gerenciadores de citações e referências Elisabeth Dudziak SIBiUSP Abril 2016 Bases de Dados Multidisciplinares Veja mais >>> Bases

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington

TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington Cláudio Luiz Melo da Luz 1 ; Silvana Anita Walter 2 INTRODUÇÃO A estratégia das

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2015 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais