Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos"

Transcrição

1 Revisão Bibliográfica por Métodos Bibliométricos A importância da aplicação de metodologia adequada para revisão sistemática bibliográfica Conteúdo adaptado de ANDERLE. D.F.(2017) e ZEITHAMER, C. R.(2017) Prof. Dr. Silvestre Labiak Jr.

2 Estudo Bibliométrico A bibliometria é um instrumento que se utiliza do método quantitativo, permitindo minimizar a subjetividade inerente à indexação e recuperação das informações. Ela contribui para tomadas de decisão na organização e sistematização de informações científicas e tecnológicas (GUEDES; BORSCHIVER, 1995). A definição mais utilizada de bibliometria é a de Pritchard (1969), onde diz: Bibliometria são todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita, ou seja, é uma ferramenta estatística que foi desenvolvida com o intuito de possibilitar diferentes indicadores para tratamento e gestão da informação e do conhecimento, em especial, utilizando Sistemas de Informação e Comunicação tecnológicos baseados em premissas científicas a fim de apontar índices de produtividade, necessário ao planejamento, avaliação e gestão da produção científica de uma comunidade em específico.

3 Revisão Bibliográfica REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA (Galvão e Pereira,2014) Estudos primários: compreende-se os artigos científicos que relatam os produtos de pesquisas em primeira instância. Inicia-se com uma pesquisa exploratória, uma vez que, tem o objetivo de criar uma familiaridade do pesquisador com o campo de estudo de interesse. Proporciona definir as palavras-chaves a serem empregadas na pesquisa. A revisão sistemática da literatura, objetivo de identificar, selecionar, avaliar e resumir as evidências relevantes disponíveis, visando ser abrangente e imparcial na sua preparação. Os parâmetros adotados devem ser divulgados de forma que outros pesquisadores possam refazer o método. As revisões sistemáticas podem ser consideradas como estudos secundários, que têm nas pesquisas primárias sua fonte de dados.

4 Acessando o Portal Periódicos da Capes Através do IP da própria UTFPR, ou seja em qualquer computador ligado à rede da UTFPTR Como acessar de casa? Servidores e alunos da UTFPR podem acessar o portal da CAPES a partir de sua casa Para acessar o portal de periódicos da CAPES a partir de sua casa, utilize a seguinte configuração em seu navegador Internet Explorer: Ferramentas Opções na Internet Conexões Configurações da LAN Servidor Proxy marcar em Usar um servidor proxy para rede local (estas configurações não se aplicam a conexões dial-up ou VPN) Endereço proxyautenticado.utfpr.edu.br Porta 3128 ok ok digite o endereço do Portal Capes ( digite seu usuário e senha (os docentes e técnicos devem usar a mesma conta para acesso do institucional; os alunos devem utilizar a mesma conta de acesso aos Sistema Acadêmico, com a letra a precedendo o n de matrícula. Ex. para aluno: usuário a ). Link:

5 Estruturar Palavras Chave Após pesquisa preliminar no portal Periódicos da Capes, Science Direct, Scielo, Google Acadêmico; Estruturar as palavra chave que envolvem o seu problema de pesquisa; Inserir os termos em inglês e em português, para que se possa estruturar o universo de documentos que envolvem sua pesquisa Utilizar and / or

6 Seleção de Periódicos (GIL, 2010) A seleção dos periódicos científicos resultantes da pesquisa na base de dados Science Direct e demais bases, deve ser dividida em 4 classes, que avançam em função do processo de pesquisa bibliográfica, sendo: a) Leitura exploratória: tem por objetivo averiguar em que medida os textos encontrados interessam à pesquisa, resultará no máximo a 50% dos periódicos analisados; b) Leitura seletiva: Após efetuada a etapa anterior, proceder com a seleção dos textos, definindo assim, os materiais que de fato interessam à pesquisa. Nesta fasedevem ser lidos todos os abstracts dos periódicos científicos selecionados na leitura exploratória; c) Leitura analítica: executada com base nos periódicos científicos selecionados. A finalidade desta leitura é organizar e sumarizar as informações inclusas nas fontes, de maneira que, estas possibilitassem o alcance de respostas ao problema da pesquisa; d) Leitura interpretativa: esta constitui a última fase da sequência de leitura dos textos, em busca de um significado mais amplo que os resultados encontrados com a leitura analítica, nesta fase o pesquisador apoia-se nos dados, em uma leitura interpretativa e vai além, por meio de sua ligação com outros estudos já obtidos.

7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA A revisão integrativa tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo o rigor metodológico das revisões sistemáticas. Este método permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. A combinação de pesquisas com diferentes métodos combinações na revisão integrativa amplia as possibilidades de análise da literatura (MATTOS, 2015). Propósito é preencher lacunas da pesquisa bibliográfica sistemática, percebidas em função dos conhecimentos adquiridos inicialmente na pesquisa exploratória preliminar, buscou-se por outras obras de maneira que esta pesquisa transcorra com uma abrangência maior. O principal objetivo da revisão integrativa é a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional UFSCar (2017, p. 1). A pesquisa bibliográfica sistemática possibilita inúmeras contribuições contemporâneas sobre o tema pesquisado, porém, acredita-se que pelo fato do recorte temporal ser normalmente de 5 anos apenas, o resultado da busca não apresenta material explicitando a história e conceitos que fundamentam a base de tema pesquisado.

8 Ferramental tecnológico A partir dos registros retornados de cada uma das bases, é possível a geração de arquivos com as informações bibliométricas dos trabalhos. A obtenção dos resultados pode ser viabilizada por meio da importação desses arquivos para os softwares como o EndNote, HistCite (ver material em pdf na pag. Labiak), Mendeley e ou Excel. Esses softwares possibilitam a organização e visualização dos dados bibliográficos oriundos das bases que indexam publicações, permitindo uma análise mais rápida, completa e eficiente dos dados GRATUITO.html

9 Exemplo de Análise Bibliométrica smart city Devido a grande quantidade de artigos encontrados nas bases, foram utilizados como critério de seleção para análise os 05 artigos mais recentes, os 05 artigos com maior impacto, os 05 artigos mais citados e por fim as 05 publicações mais antigas de cada uma das bases. Todos os títulos e os resumos dos 20 artigos de cada uma das buscas foram lidos para excluir os artigos sem relação com o escopo da presente pesquisa. Por exemplo, foram identificados trabalhos que apenas faziam menção ao tema de pesquisa deste estudo, porém sem dar este enfoque e trabalhos cujo em nenhuma forma de busca foi encontrado o texto completo. Esses tipos de trabalhos foram excluídos e, portanto chegou-se a 27 trabalhos no final desta pesquisa.

10 Exemplo Neste Exemplo foram utilizados os seguintes indicadores bibliométricos: distribuição temporal dos trabalhos selecionados (publicações por ano); principais autores, instituições e países; principais palavras-chave; e os trabalhos mais citados. Para apresentar esses trabalhos mais citados, de modo sintetizado, foram selecionados os dois estudos mais citados em cada um dos grupos de análise estruturados.

11 Exemplo Os trabalhos analisados são compostos por um total de 27 estudos, obtidos a partir de duas fontes (base de dados de publicações científicas) e após a aplicação de todos os critérios definidos previamente para exclusão. Estes trabalhos foram escritos por 90 autores, vinculados a 25 instituições diferentes, provenientes de 18 países. Foram utilizadas 178 palavras-chave para identificar e indexar as publicações.

12 Exemplo

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 NTI Núcleo Técnico de Informações Março/2012 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

Instruções para acesso externo às Bases de Dados via proxy

Instruções para acesso externo às Bases de Dados via proxy EBSCO DISCOVERY SERVICE: Serviço de Descoberta do Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas é uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples, as coleções impressas e eletrônicas

Leia mais

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários É um software gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics que está

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE TUTORIAL ACESSO AOS LIVROS DIGITAIS DA UFRN (http://www.portaldapesquisa.com.br/ufrn) Os alunos, professores e demais servidores da UFRN, com cadastro em algum dos sistemas da universidade SIGAA, SIPAC

Leia mais

Gerenciadores de referências. Flávia Cassin (EESC)

Gerenciadores de referências. Flávia Cassin (EESC) Gerenciadores de referências Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,

Leia mais

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT Manual de Ativação Sumário Introdução 3 Conteúdo da Embalagem 3 Requisitos para Instalação 3 Guia de Configuração Rápida 3 Acessando o 4 Para acessar a interface de configuração do : 4 Configurações avançadas

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DE ANAIS DA UEG

TUTORIAL DO PORTAL DE ANAIS DA UEG TUTORIAL DO PORTAL DE ANAIS DA UEG www.anais.ueg.br Versão 1.0 Anápolis, GO Dezembro, 2016 SUMÁRIO Início... 3 Acessando o Portal de Anais de Eventos... 3 Login... 4 Anais/ Revista... 4 Editor-Gerente...

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

EndNote e EndNote Web:

EndNote e EndNote Web: EndNote e EndNote Web: ferramentas que agilizam a elaboração de trabalhos acadêmicos Juliana Takahashi Bibliotecária da EEUSP O gerenciador de referências É composto de duas funcionalidades: 1)Banco de

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Programa da Disciplina Objetivos: - Fornecer subsídios para os alunos delimitarem o tema de suas dissertações bem como definir a metodologia

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo Endnote WEB é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo selecionado. vantagens organização normalização

Leia mais

Aula 2: Planejamento da RS

Aula 2: Planejamento da RS Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemática e de Computação SSC 5905 - Revisão Sistemática Aula 2: da RS Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1. Semestre de 2013 Processo de Revisão Sistemática

Leia mais

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Este manual tem como objetivo demonstrar a utilização do portal NIX- UP para upload (carregamento) das notas fiscais de prestação

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Manual do coordenador. Listas. Serviço de Listas da UTFPR. Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DIRGTI

Manual do coordenador. Listas. Serviço de Listas da UTFPR. Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DIRGTI Manual do coordenador Listas Serviço de Listas da UTFPR Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DIRGTI Sumário 1. Introdução... 1 1.1. O Sympa... 1 1.2. Coordenador... 1 2. O sistema... 2 2.1.

Leia mais

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2015 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas;

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO UFMG. Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0

FACULDADE DE DIREITO UFMG. Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0 Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0 1) Na barra superior, clique em Ferramentas, em seguida clique em Opções. 2) Na barra superior da tela aberta, clique em Avançado, depois clique

Leia mais

Atualizações do sistema Adendo do usuário

Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema é um serviço do servidor de impressão que mantém o software de sistema de seu servidor de impressão atualizado com as últimas atualizações

Leia mais

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA REITORIA DE PESQUISA IV Fórum F de Editores de Periódicos Científicos da UFRGS Indexadores: o que são e qual sua importância? Rejane Raffo Klaes Bibliotecária,

Leia mais

É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a

É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a 1 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a partir de pesquisas elaboradas nas bases de dados

Leia mais

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA. Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA. Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa : UM ELEMENTO ESSENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA Thaís Vieira Nunhes Luis César Ferreira Motta Barbosa UNESP/FEG 2017 Em um projeto de pesquisa, a justificativa deve deixar clara a relevância do tema e o

Leia mais

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Fiery server e na impressora por meio de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA ENDNOTE WEB MANUAL BÁSICO MARÍLIA 2016 APRESENTAÇÃO EndNote é um software gerenciador de referências desenvolvido e disponibilizado

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Este manual tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal Acadêmico, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando

Leia mais

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário FINNET FAST WEB Manual do usuário Perfil Usuário 2/2 Controle do Documento Histórico: Ciclo V R Data Responsável Função Descrição Fabiane Elaboração inicial do documento Elaboração Gestor Ceccato V= Versão;

Leia mais

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Traçando o perfil; Perfil de interesse; Modos

Leia mais

Endnote. Flávia Cassin

Endnote. Flávia Cassin Endnote Flávia Cassin Nov. 2014 1 Características Versão gratuita; Thomson Reuters; Aceita até 50 mil referências; 2GB de armazenamento de arquivos; Pesquisa nas 6 bases de dados mais importantes; Gera

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Tutorial SICAD. Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social

Tutorial SICAD. Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação de SICAD PPs Jul/2014 2019 Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial SICAD SICAD 2019 SICAPP Sistema

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA II Congresso Brasileiro da ABECiPsi: A produção científica como resistência às políticas de desmonte CURSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Luciana Mourão Professora do PPG em Psicologia Universidade

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo Tutorial para configuração da rede wireless em notebooks - 1 - Histórico do documento Autoria Data de revisão 22/09/2016 Número de versão

Leia mais

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP Prezado usuário, este tutorial destina-se a orientar Coordenadores de curso e eventuais

Leia mais

ESTRATÉGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO O MÉTODO MULTICRITÉRIO DE BORDA NA PRIORIZAÇÃO DE ARTIGOS

ESTRATÉGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO O MÉTODO MULTICRITÉRIO DE BORDA NA PRIORIZAÇÃO DE ARTIGOS ESTRATÉGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO O MÉTODO MULTICRITÉRIO DE BORDA NA PRIORIZAÇÃO DE ARTIGOS Fernando Andrade (UFF) andradefernando@yahoo.com.br Jose Rodrigues de Farias Filho (UFF) fariasfilho@gmail.com

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Seção Técnica de Informática. Manual do Usuário. Curriculum Vitae ESALQ

Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Seção Técnica de Informática. Manual do Usuário. Curriculum Vitae ESALQ Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Seção Técnica de Informática Curriculum Vitae ESALQ Luciano Roberto Tapia Marcelo Corrêa Alves Sérgio Roberto Sigrist Piracicaba

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Versão: 1.0. Página: 1

Versão: 1.0. Página: 1 Manual de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES para os usuários do IMIP Página: 1 Versão: 1.0 SUMÁRIO 1. Requisitos de Acesso ao Portal CAPES por meio da rede do IMIP...3 2. Criação da VPN em um equipamento

Leia mais

Gerenciadores de referências. Flávia Helena Cassin

Gerenciadores de referências. Flávia Helena Cassin Gerenciadores de referências Flávia Helena Cassin 1 More Universidade Federal de Santa Catarina 2 MENDELEY: é uma alternativa aos Gerenciadores de referência (EndNote Web, Zotero, etc...) 3 4 É um software

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES)

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) 1. Introdução 1.1 Propósito Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema SAPES - Sistema de Apoio

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Com funcionalidades para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Funciona como uma rede social acadêmica (estilos são criados por grupos

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4 TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo orientar

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Funcionalidades: gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Grande rede social acadêmica (forma uma base de dados colaborativa); Possui

Leia mais

Lista de Fornecimento

Lista de Fornecimento MT-611-00021-3 Última Atualização 23/07/2015 Lista de Fornecimento Consulta lista de fornecimento Para realizar a busca por famílias de bens e serviços, o usuário deve acessar o Portal da Petronect, clicar

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO

MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO VERSÃO 1.0 DATA: 06/04/2018 Sobre o manual O objetivo deste manual é orientar os médicos e secretárias que prestam serviços ao Frei

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada

Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada TEA784 Fundamentos de Engenharia Ambiental Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) Material para auxiliar o Trabalho Final Emílio

Leia mais

Manual de Orientações do Curso do SEI

Manual de Orientações do Curso do SEI Manual de Orientações do Curso do SEI 2 SUMÁRIO 1. Apresentação...3 1.1. O que é o SEI?...3 1.2. Principais facilidades do SEI...3 2. Normativos...4 2.1. Decreto 45157...4 2.2. Decreto 8539...4 2.3. Lei

Leia mais

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX Requisitos Conta de e-mail para criar um registro no Dropbox. Recomendamos que seja uma conta criada apenas para utilização desse cadastro para que em casos

Leia mais

EndNote basic. Flávia Helena Cassin

EndNote basic. Flávia Helena Cassin Flávia Helena Cassin Maio 2018 1 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de trabalhos científicos 2 Desenvolvido pela empresa Clarivate Analytics;

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

TUTORIAL ENDNOTE BASIC

TUTORIAL ENDNOTE BASIC TUTORIAL ENDNOTE BASIC Este tutorial tem como objetivo orientar professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e técnicoadministrativos da Universidade Federal do Espírito Santo sobre

Leia mais

Revisão/Mapeamento Sistemático

Revisão/Mapeamento Sistemático Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SSC0572 - Computadores, Sociedade e Ética Profissional Revisão/Mapeamento Sistemático Prof. Dr. José Carlos Maldonado PAE: Pedro

Leia mais

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social Eleições CELOS 2017 Fundação Celesc de Seguridade de Social ELEIÇÕES CELOS 2017 Como votar? Resultados Cadastro no Autoatendimento Esqueci Minha Senha Dúvidas 2 ELEIÇÕES CELOS 2017 A eleição ocorrerá no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Capacitação SEI Parte I. Junho/Julho de Instrutor:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Capacitação SEI Parte I. Junho/Julho de Instrutor: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Capacitação SEI 2017 Parte I Junho/Julho de 2017 Instrutor: Projeto PEN O Processo Eletrônico Nacional é uma iniciativa coordenada pelo governo federal, que reúne órgãos e entidades

Leia mais

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Elaborado Por: Aline Onhas Pigatti 15/03/2012 Índice 1 Quadro de Horário...06 2 Minhas Turmas...07 3 Plano de Aula...09 4 Upload Materiais...11 5 Avaliações...13

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

Secure Roaming Client 2.0. Produto: Página: Introdução. Solução. Server. Configuração: é. Conexão.

Secure Roaming Client 2.0. Produto: Página: Introdução. Solução. Server. Configuração: é. Conexão. Introdução 1 de 6 Solução Este artigo mostra como é gerado um pacote de instalação do cliente Secure Roaming e também como distribuí-lo às estações Windows através do Active Directory, usando Group Police.

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

Confira o edital com os prazos!

Confira o edital com os prazos! NORMAS SUBMISSÕES DE TRABALHOS Grande oportunidade de apresentar o seu trabalho Confira o edital com os prazos! Normas para envio dos trabalhos para o 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle

Leia mais

Manuais de Utilização Nuvem

Manuais de Utilização Nuvem Página 1 Apresentação A CTI apresenta a todos o manual de utilização da solução de acesso ao repositório de arquivos institucionais através da internet. O serviço está disponível a todos os servidores

Leia mais

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA O Preâmbulo GECOBI é um sistema corporativo que possui um conjunto de ferramentas operacionais desenvolvidas para otimizar a gestão e a operação das empresas de cobrança. O sistema

Leia mais

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio EndNote Basic Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br Novembro/2015 EndNote Gerenciador de Referências Bibliográficas; Software da Thomson

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

INTRODUÇÃO. Henry Equipamentos e Sistemas Ltda.

INTRODUÇÃO. Henry Equipamentos e Sistemas Ltda. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo explicar a utilização do software embarcado do equipamento Ponto E Advanced. De fácil utilização e com suporte a navegadores de internet de todos os sistemas operacionais,

Leia mais

ATIVIDADES EXECUTADAS PELA COORDENADORIA DE ATENDIMENTO E SUA DIVISÃO DE SUPORTE COMPUTACIONAL

ATIVIDADES EXECUTADAS PELA COORDENADORIA DE ATENDIMENTO E SUA DIVISÃO DE SUPORTE COMPUTACIONAL ATIVIDADES EXECUTADAS PELA COORDENADORIA DE ATENDIMENTO E SUA DIVISÃO DE SUPORTE COMPUTACIONAL SERVIDORES ANGELA PINHO JÑANE NEIVA SERVIDORES PAULO MARRON VALMIR CAMORIM BOLSISTAS MANHÃ FRANCISCO GALVÃO

Leia mais

O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras

O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras O que é materialidade na GRI G4? Uma discussão e agenda para pesquisas futuras CARPEJANI, P. a, PINHEIRO DE LIMA, E. ab, MACHADO, C. G. a a. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

TREINAMENTO PARA USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

TREINAMENTO PARA USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES TREINAMENTO PARA USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES O QUE É UM PERIÓDICO CIENTÍFICO? É uma publicação seriada que promove a divulgação formal do conhecimento registrado através de pesquisas realizadas por

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

Sumário. Entrando no Portal da Cielo...2. Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4

Sumário. Entrando no Portal da Cielo...2. Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4 Sumário Entrando no Portal da Cielo...2 Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4 Extrato de Pagamentos - Cielo (Geração de arquivo e download)...5 Extrato de Ajustes e Chargebacks

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

TREINAMENTO SiBI Rio de Janeiro 2015

TREINAMENTO SiBI Rio de Janeiro 2015 TREINAMENTO SiBI 2015 Rio de Janeiro 2015 Origem: 29 de maio de 2012, através da parceria do Ministério da Saúde e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES; O que é: É uma plataforma

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R1 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R1 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido com a finalidade de apresentar os recursos do equipamento, modos de registro de ponto e comunicação. O equipamento Prisma Super Fácil Advanced foi desenvolvido com

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu e sua senha, clique em entrar ;

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu  e sua senha, clique em entrar ; Acessando o Webmail Neste tutorial você aprenderá como utilizar as funções básicas do webmail(enviar e-mails, adicionar contatos, editar assinatura, etc...), escolhemos trabalhar com a plataforma Roundcube,

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais