Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos da estratégia de saúde da família em relação à saúde bucal de crianças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos da estratégia de saúde da família em relação à saúde bucal de crianças"

Transcrição

1 67 Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos da estratégia de saúde da família em relação à saúde bucal de crianças Knowledge and practices concerning oral health promotion in childhood among physicians in family and community medicine Verônica Oliveira Dias 1 Carolina de Castro Oliveira 2 José Mansano Bauman 3 Maria José Lages de Oliveira 4 Milene Aparecida Torres Saar Martins 5 Naiara Gonçalves Fonseca Maia 6 RESUMO Na atenção primária as ações de cuidado à saúde bucal da criança devem ser realizadas por toda a Equipe de Saúde. O objetivo deste estudo foi verificar os conhecimentos, atitudes e práticas de médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Montes Claros-MG, Brasil, acerca da promoção da saúde bucal em crianças. Os dados foram coletados por meio de um questionário que abordava aspectos relacionados a formação profissional dos médicos, orientações em relação amamentação, dieta, higiene bucal e encaminhamento ao dentista.a análise estatística foi realizada empregando-se o Software Package for Social Sciences (SPSS), versão 2. Foram entrevistados 47 médicos atuantes na ESF, e verificou-se que a maioria era do gênero masculino e possuía faixa etária entre 24 a 63 anos de idade. Dos entrevistados 55,3% relataram que foram orientados sobre saúde bucal e 34,% mencionaram repassar essas orientações aos pais das crianças atendidas.quando questionados sobre o seu conhecimento sobre a cárie dentária, 53,2% relataram ter uma informação relativamente satisfatória sobre a 1 Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).veronicaunimontes@yahoo.com.br 2 Doutora em Odontopediatria, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).carolinadcastro@yahoo.com.br 3 Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial. Professor do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).jmbauman@gmail.com. 4 Doutora em Odontopediatria, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros(UNIMONTES).lagesdeoliveira@gmail.com 5 Doutora em Odontopediatria, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros(UNIMONTES.mileneelaura@yahoo.com.br 6 Mestre em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).naigfm@gmail.com

2 68 doença. Os médicos apesar de considerarem confiantes no que se refere ao aconselhamento de cuidados dentais, mostraram ainda desconhecimento sobre alguns aspectos importantes relacionados com a promoção da saúde bucal na primeira infância, indicando uma necessidade de qualificação para uma melhor atuação dentro de um contexto de integralidade que a ESF contempla. PALAVRAS-CHAVE:Saúde da Família; Saúde Bucal; Odontopediatria. ABSTRACT The entire health team should implement primary oral health care actions directed to children. The objective of this study was to verify the knowledge, attitudes and practices of physicians of the Family Health Strategy (ESF) of the municipality of Montes Claros -MG, Brazil, on the promotion of oral health in children.the data were collected through a questionnaire that addressed aspects related to the professional training of physicians, guidelines regarding breastfeeding, diet, oral hygiene and referral to the dentist. Statistical analysis was performed using the Software Package for Social Sciences (SPSS), version 2. We interviewed 47 physicians working at the ESF, and it was verified that the majority were male and had an age range between 24 and 63 years of age. Of the interviewees 55.3% reported that they were oriented on oral health and 34.% mentioned guiding parents of children about oral health care in childhood. When questioned about their knowledge about dental caries, 53.2% reported having a relatively satisfactory information about the disease. Eventhough the physicians include guidance and care related to oral health in their practices, there is still lack of knowledge concerning some important aspects related to the promotion of oral health in early childhood, indicating a need for qualification for a better performance within a context of integrality that the ESF contemplates. KEYWORDS: Family Health; Oral Health; Pediatric Dentistry. INTRODUÇÃO A Atenção Básica de Saúde, a partir de 1994, foi reestruturada e reorganizada com a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), posteriormente denominado como Estratégia Saúde da Família (ESF) (OLIVEIRA et al., 21). As unidades de ESF passaram a agir com equipes multiprofissionais, compostas por: médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.

3 69 Em 2, o Ministério da Saúde (MS) com o intuito de ampliar o acesso dos usuários às ações básicas de saúde bucal, promoveu a inclusão das equipes de Saúde bucal (ESB) na ESF(BRASIL, 2). Neste novo modelo de atenção da saúde, as intervenções são baseadas em atendimento precoce, iniciado antes do primeiro ano de vida da criança, assumindo atividades preventivas como ações prioritárias (BRASIL,26; GUISSO & GEIB, 27). A infância é um período essencial para o desenvolvimento de ações positivas com relação à saúde bucal, principalmente a faixa de zero aos três anos, quando acontece a concepção de hábitos, dentre os quais se abrangem os hábitos higiênicos, que compõem fatores determinantes na prevenção da cárie dentária (LOSSO et al., 29). Na área de saúde bucal, o cirurgião-dentista é o principal responsável por realizar ações educativas e preventivas para a mãe e seu bebê. Entretanto, os pais costumam levar seus filhos, nos primeiros anos de vida, rotineiramente ao médico, colocando este profissional em posição privilegiada no contato com a criança e seus responsáveis, tornando-o importante na prevenção de doenças bucais (DALTO et al., 28, OLIVEIRA et al.,21).este profissional pode ainda, detectar precocemente sinais de cárie e alertar os pais, sendo que suas recomendações são bem aceitas(pastor & ROCHA, 23). O trabalho em equipe é essencial para a atenção em saúde bucal das crianças (GUISSO & GEIB, 27). É preciso que todos os profissionais das unidades de ESF se sintam responsabilizados e que esta não seja apenas uma atribuição da equipe de saúde bucal (LIMA et al., 26). Com base no exposto, o objetivo deste estudo foi verificar os conhecimentos, atitudes e práticas de médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Montes Claros- MG, Brasil, acerca da promoção da saúde bucal em crianças.

4 7 METODOLOGIA Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Parecer nº /213 e conduzido dentro dos preceitos determinados pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) - nº466/212. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, que contou com a participação dos médicos da ESF, atuantes na zona urbana do município de Montes Claros MG, durante o período de fevereiro a junho de 214.Uma amostra total de 59 médicos atuantes na ESF foi eleita para a participação no estudo, relação fornecida pela Secretária de Saúde de Montes Claros (MG). Foram excluídos sete médicos por participarem do estudo piloto e cinco por recusarem a participar do estudo, totalizando uma amostra final de 47 médicos. Os médicos foram esclarecidos sobre os objetivos da pesquisa, e concordando em participar do estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado abordando o conhecimento e atitudes dos médicos ESF em promoção da saúde bucal em crianças. Para adequação do instrumento de coleta de dados, foi realizado um estudo-piloto, com sete médicos, escolhidos aleatoriamente, que não fizeram parte da amostra principal. No questionário foram abordadas questões com dados relativos à formação profissional destes médicos (tempo de formação, faculdade na qual se formaram pública ou privada, especializações), e orientações se realizadas ou não- em relação amamentação, dieta, higiene bucal, encaminhamento ao dentista, dentre outros temas que sejam relevantes para o resultado da entrevista e coleta de informações quanto à atuação destes profissionais na promoção da saúde bucal de crianças. Para a análise de dados foi elaborado um banco de dados no programa Software Package for Social Sciences (SPSS ), versão para Windows 2., e, posteriormente, submetidos a análise descritiva.

5 71 RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram entrevistados 47médicos atuantes na ESF do município de Montes Claros MG. Verificou-se que 51,1% dos entrevistados pertenciam ao sexo masculino, faixa etária entre 24 a 63 anos. A tabela 1 apresenta a distribuição dos médicos segundo seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação à saúde bucal de crianças. Dos médicos pesquisados, 55,3% relataram que foram orientados sobre saúde bucal, sendo que destes 27,7 % adquiriram tais conhecimentos durante seu curso de graduação. Guisso e Geib (27) mostraram que o curso de graduação é uma fonte de conhecimento pouco citada pelos médicos, uma vez que a maioria dos currículos dos cursos de medicina não tem disciplinas específicas sobre saúde bucal. Apenas 34,% dos entrevistados relataram repassar as orientações de saúde bucal aos pais das crianças atendidas e 21,3% repassavam esporadicamente. O médico tem papel fundamental nas primeiras orientações sobre a saúde bucal, isto porque tanto na saúde pública como na privada, os pais costumam levar seus bebês ao médico no primeiro ano de vida como rotina (OLIVEIRA et al., 21). Quando questionados sobre o seu nível de conhecimento sobre a cárie dentária, 53,2% relataram ter uma informação relativamente satisfatória sobre a cárie. Ao afirmarem que possuem conhecimento relativo sobre a doença cárie, os médicos assumem uma necessidade de maiores informações para que as mesmas possam ser repassadas com maior autonomia aos responsáveis pelas crianças. Plutzer e Spencer (28) observaram que as crianças cujas mães receberam orientações sobre saúde bucal durante a gestação e aos 6 e 12 meses de idade da criança tiveram a prevalência de cárie reduzida em quatro vezes. No presente estudo, 7,2% dos pesquisados relataram que a prevenção da cárie nos primeiros anos de vida da criança é de responsabilidade do cirurgião-dentista, apenas 4,3% citaram como responsáveis o médico e o cirurgião-dentista. A saúde bucal da criança está contida na ESF e deve ser de responsabilidade de toda a equipe de saúde. Conceitualmente, a saúde bucal constitui um campo de saberes e responsabilidades comuns ou confluentes a

6 72 várias profissões ou especialidades(rosa et al., 25). Desta forma é necessário que os profissionais da equipe de saúde estabeleçam trocas de saberes e uniformizem suas orientações sobre a saúde bucal. A grande maioria (91,5%) dos entrevistados relatou examinar a boca do seu paciente infantil, sendo que destes 72,3% realizam o exame da orofaringe, mucosa bucal e dentes e 91,5% encaminhariam o paciente infantil para o dentista ao perceberem alterações nos dentes ou mucosa bucal. O exame da saúde bucal deve fazer parte da consulta pediátrica, pois é um momento fundamental para o diagnóstico de doenças bucais e outras patologias que afetam a criança. A partir do exame, os médicos podem encaminhar a criança ao cirurgião-dentista, contribuindo para saúde bucal infantil (GUISSO & GEIB, 27). Verificou-se que 66,% dos pesquisados consideram a mãe responsável pela transmissão da cárie. Segundo Rosa et al.(25), a fonte mais provável de infecção intrafamiliar no plano vertical dos estreptococos cariogênicos seria a mãe, que apresenta cepas em comum com os filhos. Dos médicos pesquisados 61,7% declararam não acreditar que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento da cárie. Em condições normais de ingestão, o potencial cariogênico do leite materno é de pouco significado clínico, porém, quando o consumo é realizado em grande frequência e em situações em que os fatores protetores salivares estão reduzidos, como durante o sono, o leite materno é tão ou mais cariogênico que os outros alimentos contendo açúcares (LOSSOet al.,29, PERES et al., 29; ARTHI et al., 213). A grande maioria dos médicos (93,6%) considerou que deve iniciar a higienização dos dentes da criança antes da erupção dos primeiros dentes. O que concorda com a American Academy of Pediatric Dentistry (26) que preconiza que higienização bucal deve ser iniciada antes da erupção dos dentes, utilizando uma fralda ou gaze úmida e que logo após a erupção do primeiro dente deve ser iniciada a escovação. A cárie é a doença crônica mais comum na infância, mostrando a necessidade de uma integração dos profissionais da área da saúde que trabalham com crianças (LOSSO et al.,29). Dos pesquisados, 89,4% dos médicos apontaram como fatores do desenvolvimento da doença cárie a dieta

7 73 rica em sacarose, biofilme bacteriano e má higienização bucal. Semelhante resultado foi observado no estudo conduzido por Rampin et al. (29), no qual a maioria dos médicos considerou higiene oral precária, escovação dentária inadequada, ingestão de açúcar e amamentação com mamadeira como fatores de risco associados à doença cárie. Geralmente os pais costumam levar seus filhos, nos primeiros anos de vida, rotineiramente ao médico, colocando este profissional em posição privilegiada no contato com a criança e seus responsáveis, tornando-o importante na prevenção de doenças bucais (OLIVEIRA et al., 21). Entretanto, pode-se encontrar limitações no conhecimento técnico dos médicos tanto para a orientação dos pais nos cuidados bucais dos seus filhos, quanto para o encaminhamento de crianças pré-escolares aos cirurgiõesdentistas(guisso & GEIB, 27;RAMPIN et al.,29; OLIVEIRA et al., 21). Tabela 1: Distribuição absoluta e percentual dos médicos de acordo com seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação à saúde bucal de crianças (n= 47) Variáveis % n Recebeu orientação sobre saúde bucal? Não 55,3 44,7 Quando recebeu essas orientações: No curso de graduação Durante a especialização Durante a residência Mais de uma fonte de informação Mais de duas fontes de informação Outro curso de graduação Você repassa essas orientações aos pais das crianças? Não Às vezes Você considera seu nível de informação sobre a cárie: Satisfatório Relativamente satisfatório Não satisfatório A orientação sobre a prevenção da cárie nos primeiros anos de vida é tarefa: Do cirurgião-dentista Do médico Do médico e do cirurgião-dentista Da equipe da ESF Dos pais Do cirurgião-dentista, médico e pais A mãe é uma das responsáveis pela transmissão da doença cárie para o bebê? Não 27,7 8,5 12,8 44,7 34, 21,3 44,7 25,5 53,2 21,3 7,2 4,3 17, 6,4 66, 14,

8 74 Não sei 19,1 9 O aleitamento materno pode contribuir no desenvolvimento da doença cárie? Não Não sei Quando deve começar a higienização bucal da criança? Antes da erupção dos primeiros dentes Após a erupção dos primeiros dentes Somente quando trocar a dentição de leite/decíduo pela dentição permanente Não sei Fatores que atuam no desenvolvimento da doença cárie: Dieta rica em sacarose, Biofilme bacteriano e Má higienização bucal Resposta incompleta (deixou de citar algum fator) Você examina a boca do seu paciente infantil? Não Se sim, qual a frequência que você examina a boca de seu paciente infantil? Raramente ou nuca Se algum problema for mencionado pela mãe Sempre no exame inicial Se sim, o exame corresponde: Orofaringe Mucosa bucal Orofaringe e mucosa bucal Orofaringe, dentes e mucosa bucal 17, 61,7 21,3 93,6 6,4 89,4 1,6 91,5 6,4 34, 57,4 8,6 6,4 1,6 72,3 8,6 Se você percebe alguma alteração nos dentes ou mucosa do paciente infantil, você encaminha o paciente ao dentista? 97,7 2, Fonte: Dados coletados CONSIDERAÇÕES FINAIS Os médicos inseridos na ESF de Montes Claros-MG possuem conhecimentos parciais acerca de informações sobre saúde bucal, indicando uma necessidade de qualificação dessesprofissionais para uma melhor atuação dentro de um contexto de integralidade que a ESF contempla, tendo em vista que esses profissionais possuem participação ativa nos cuidados bucais dos seus pacientes infantis. REFERÊNCIAS AARTHI J; MUTHU MS; SUJATHA S. Cariogenic potential of milk and infant formulas: a systematic review. EurArchPaediatrDent. 14:

9 75 American Academy of Pediatric Dentistry. Clinical Guidelines. Guidelineonthe role of Dental Prophylaxis in Pediatric Dentistry. Reference Manual Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.444/GM. Estabelece incentivo financeiro para a reorganização da atenção à saúde bucal prestada nos municípios por meio do Programa Saúde da Família. Brasília, DF, 28 dez. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, nº 17; Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, 26. DALTO V; TURINI B; CORDONI JUNIOR L. Conhecimento e atitudes de pediatras em relação à cárie dentária. Interface, Botucatu, v. 12, n. 24, p , 28. FADEL CB, WAGNER DM, FURLAN EM. Associação entre características sociodentais maternas e experiência de cárie na primeira dentição da criança. Rev. odonto ciênc.; 23(1): 31-34,28. GUISSO SS; GEIB LTC. Conhecimento do médico pediatra acerca da promoção da saúde bucal na primeira infância em unidades básic.as de saúde da família. O Mundo da Saúde. São Paulo,; 31(3): LIMA CMG de; WATANABE MG de C; PALHA PF. Atenção precoce à saúde bucal: tarefa da equipe de saúde da família. Pediatria. São Paulo, 28(3): 191-8, 26. LOSSO EM; TAVARES MC; DA SILVA JY; URBAN CA. Severe early childhood caries: an integral approach. J Pediatr Rio J. 29;85:295-3,29. OLIVEIRA IMB; ALMEIDA MEL; MENEZES LMB.; TEIXEIRA AKM. Saúde bucal na primeira infância: conhecimentos e práticas de médicos residentes em saúde da família. SANARE, Sobral, v.9, n.2, p PASTORIMO; ROCHAMCBS; Integração da pediatria médica e odontológica: uma visão ampliada de promoção de saúde. R. Ci. méd. biol. v. 2, n. 1, p

10 76 PERES RC, COPPI LC, VOLPATO MC, GROPPO FC, CURY JA, ROSALEN PL. Cariogenic potential of cows, human and infant formula milks and effect of fluoride supplementation. Br J Nutr. ;11:376-82,29. PLUTZER K, SPENCER AJ. Efficacy of an oral health promotion intervention in the prevention of early childhood caries. Community Dent Oral Epidemiol.36:335-46,28. ROSA RT; GONÇALVES RB; ROSA EAR. Transmissibilidade de estreptococos cariogênicos: uma atualização conceitual. Rev. de Clín. Pesq. Odontol. v.1, n.4, abr./jun. 25. RAMPIN PT. et al. Conhecimento dos médicos pediatras Sobre Saúde bucal no município de Ribeirão Preto, SP. Cad. Saúde Colet. Rio de Janeiro, 17 (4): , 29. SARAVANAN S, MADIVANAN I, SUBASHINI B, FELIX JW. Prevalence pattern of dental caries in the primary dentition among schoolchildren. Indian J DentRes.;16:

PALAVRAS-CHAVE Redes de Atenção Materno-infantil; Saúde Bucal; Cuidado da criança.

PALAVRAS-CHAVE Redes de Atenção Materno-infantil; Saúde Bucal; Cuidado da criança. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE Patrícia Peres Bitencourt ¹ Geani Farias Machado Fernandes ² Introdução: Mortalidade

Leia mais

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE SEGUNDO RELATO DE MÃES EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Letícia de Sá Evelin (bolsista do PIBIC-AF/ UFPI 1 ), Teresinha Soares Pereira Lopes (Orientadora, Depto de

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL

A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL Annie Pozeczek Koltermann Jessye Melgarejo do Amaral Giordani Maria Teresa Anselmo Olinto Marcos Pascoal

Leia mais

uma revisão integrativa The practice of breastfeeding and the factors that take to early weaning: an integrating review

uma revisão integrativa The practice of breastfeeding and the factors that take to early weaning: an integrating review J. Health Biol Sci. 2018; 6(2):189-196 doi:10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1633.p.189-196.2018 ARTIGO DE REVISÃO uma revisão integrativa The practice of breastfeeding and the factors that take to early weaning:

Leia mais

PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE

PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE Hannah Magalhães Ehbrecht¹; Kelvin Saldanha Lopes¹; Adricia Kelly Marques Bento¹; Cláudia Holanda Mendes

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Paula Marino Costa 1, Danúbia Calgaro

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE A SAÚDE BUCAL DE SEUS BEBÊS: ESTUDO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PONTA GROSSA PARANÁ

PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE A SAÚDE BUCAL DE SEUS BEBÊS: ESTUDO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PONTA GROSSA PARANÁ 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES NO MUNICÍPIO DE APUCARANA PR

NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES NO MUNICÍPIO DE APUCARANA PR NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES NO MUNICÍPIO DE APUCARANA PR CARVALHO. S.C.O de; CECERE. P. F. F. P RESUMO O estudo teve como objetivo Avaliar o nível de conhecimento sobre

Leia mais

INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Saúde bucal. Bebê. Álbum seriado. ÁREA TEMÁTICA:

INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Saúde bucal. Bebê. Álbum seriado. ÁREA TEMÁTICA: ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ÁLBUM SERIADO COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp) Nome: LUIZA NAKAMA Nível: Doutorado defesa em 12/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora -

Leia mais

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS Aleitamento Materno Exclusivo e Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças menores de seis meses de vida, na cidade de Senhora dos Remédios (Minas Gerais) INTRODUÇÃO Segundo o Ministério

Leia mais

VEROSSIMILHANÇA ENTRE O REAL E O RELATADO SAÚDE BUCAL DE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE PONTA GROSSA

VEROSSIMILHANÇA ENTRE O REAL E O RELATADO SAÚDE BUCAL DE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos 0 Junia Cláudia de Lima Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos Monografia apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas

Leia mais

O CIRURGIÃO-DENTISTA E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO

O CIRURGIÃO-DENTISTA E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO O CIRURGIÃO-DENTISTA E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Kelvin Saldanha Lopes¹; Adricia Kelly Marques Bento¹; Cláudia Holanda Mendes Maia¹; Lorenna Maria Rosa

Leia mais

Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: Universidade Federal da Paraíba Brasil

Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: Universidade Federal da Paraíba Brasil Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: 1519-0501 apesb@terra.com.br Universidade Federal da Paraíba Brasil Gomes Cruz, Ana Amélia; Ferreira Gadelha, Clara Germana; Leite Cavalcanti,

Leia mais

A PERCEPÇÃO SOBRE O ACOLHIMENTO ENTRE CIRURGIÕES DENTISTAS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA ZONA URBANA DE FORMIGA /MG

A PERCEPÇÃO SOBRE O ACOLHIMENTO ENTRE CIRURGIÕES DENTISTAS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA ZONA URBANA DE FORMIGA /MG SÉRGIO MACHADO FORMIGA/MINAS GERAIS 2010 SÉRGIO MACHADO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais,

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS KAYANE DIAS CUBA 1 ;LIZANDRA COPETTI DUARTE 2 ; CAMILA PORTELA CASSOLA

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Departamento de Medicina Social Maria Angélica de Figueiredo Campos PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA ESCOLA

Leia mais

Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde para estudantes. RESUMO

Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde para estudantes. RESUMO Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Jomário Batista de Sousa Elida Maria Marcos Lima Adrícia Kelly Marques

Leia mais

Cuidados com o Câncer Bucal

Cuidados com o Câncer Bucal Programa Saúde da Família Cuidados com o Câncer Bucal A experiência de Resende, no Estado do Rio de Janeiro Autores Sylvio da Costa Júnior Carlos Gonçalves Serra Prefácio Eduardo Meohas Hésio Cordeiro

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

CIRURGIÕES DENTISTAS: O QUE MOTIVA SUA INSERÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA DENTISTs: WHAT MOTIVATE THEIR INSERTION IN FAMILY HEALTH STRATEGY

CIRURGIÕES DENTISTAS: O QUE MOTIVA SUA INSERÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA DENTISTs: WHAT MOTIVATE THEIR INSERTION IN FAMILY HEALTH STRATEGY CIRURGIÕES DENTISTAS: O QUE MOTIVA SUA INSERÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA DENTISTs: WHAT MOTIVATE THEIR INSERTION IN FAMILY HEALTH STRATEGY Davi Nascimento do Amaral 1 ; Leila Chevitarese 2 ; Maria

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Maisa de Oliveira Sanday 1 Sônia Regina Leite de Almeida Prado 2 INTRODUÇÃO Apesar dos avanços na atenção a saúde

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1

AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1 AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1 TAVARES, S. R. A. 2 ; ARAUJO, N. G. 3 ; OLIVEIRA, R. P. 4 ¹Parte do trabalho realizado com

Leia mais

ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA Elizabeth Souza Silva de Aguiar 1 Ednalva Maria Bezerra de Lira 2 Maria Júlia Guimarães Oliveira

Leia mais

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI Área: (ODONTOLOGIA) Pesquisador responsável (ou coordenador do projeto do grupo): PROF. ALEXANDRE VIANA FRASCINO e-mail: prof.alexandreviana@usjt.br / alexandre.frascino@usp.br Outros docentes envolvidos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA 1 AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA SILVA, L.D.C. da.; PIRES, P.C.; PAGNAN, F. M. Resumo: O leite materno é um alimento indispensável nos 6

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO: CAUSAS QUE LEVARAM AO DESMAME

ALEITAMENTO MATERNO: CAUSAS QUE LEVARAM AO DESMAME ALEITAMENTO MATERNO: CAUSAS QUE LEVARAM AO DESMAME SILVA, Ingrid Beatriz Alves Da¹; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski² RESUMO Objetivo: Identificar quais foram às causas do desmame precoce. Método:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO Percepção dos pais sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças atendidas no complexo odontólogico do Centro Universitário Católica de Quixadá. PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA SOBRE DOENÇA FALCIFORME SILVA, Patrícia Camila Souza¹; RODRIGUES Ana Áurea A.O.²; CARVALHO Evanilda Souza de Santana³

Leia mais

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS Roberta Braveza Maia, Berenilde Valeria de Oliveira Sousa, Maria de Fátima Matos Maia, Adelson Fernandes da Silva,

Leia mais

INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE E NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE E NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE E NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PAULINO, B. C. L. L.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Objetivo do estudo observar

Leia mais

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ SANTOS, M. A.²; BORGES, T. S.³; CAVALCANTE, M. P. R. 4 ¹Parte do Projeto Situação

Leia mais

Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Janeiro

Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Janeiro Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Prevalence of dental caries in students of 12 years of a public school of the municipality of Rio de Paulo

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL 1 PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL SILVA, T. P.; CECERE, P. F. F. P. Resumo: O objetivo é de ampliar o conhecimento sobre de açúcar

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL. PERÍODO PÓS- PARTO. PESQUISA EM ENFERMAGEM.

PALAVRAS-CHAVE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL. PERÍODO PÓS- PARTO. PESQUISA EM ENFERMAGEM. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

Leia mais

ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1

ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1 177 ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1 Guilherme Saporetti Filho 2, Bernardo Sollar Godoi 2, Daniel Silvério da Silva 2, Augusto Provensani de Almeida da Cunha

Leia mais

PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE SAUDE BUCAL MOTHER S PERCEPTION OF ORAL HEATH

PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE SAUDE BUCAL MOTHER S PERCEPTION OF ORAL HEATH PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE SAUDE BUCAL MOTHER S PERCEPTION OF ORAL HEATH Artigo Michele Natara Portilio Jaqueline Dalazen** Raíssa Rigo Garbin*** Lilian Rigo**** * RESUMO O atendimento ao bebê e, consequentemente,

Leia mais

Palavras-chave: Saúde da família. Agentes comunitários de saúde. Saúde bucal.

Palavras-chave: Saúde da família. Agentes comunitários de saúde. Saúde bucal. Capacitação em saúde bucal de Agentes Comunitários da cidade de Juiz de Fora-MG Hanny Reis Mockdeci * Thainara Salgueiro de Souza * Carolina Marangon Rodrigues * Isabel Cristina Gonçalves Leite ** Resumo

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade C: Apresentação de pesquisas advindas da extensão universitária

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade C: Apresentação de pesquisas advindas da extensão universitária 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ALEITAMENTO MATERNO

Leia mais

Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. RESUMO

Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. RESUMO Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br César Augusto Rodrigues Parente Natiane do Nascimento Colares Hyvina Maria Andrade

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ORIENTAÇÕES NO CUIDADO DA CAVIDADE BUCAL NO TMO DA CRIANÇA. Com foco na mãe multiplicadora

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ORIENTAÇÕES NO CUIDADO DA CAVIDADE BUCAL NO TMO DA CRIANÇA. Com foco na mãe multiplicadora 2ª edição EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ORIENTAÇÕES NO CUIDADO DA CAVIDADE BUCAL NO TMO DA CRIANÇA. Com foco na mãe multiplicadora Ministradora : Valkiria D Aiuto de Mattos ATENDIMENTO ODONTOPEDIATRIA FLUXO - TMO

Leia mais

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua.

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua. TCC em Re vista 2009 109 FERREIRA, Marília Alves 17. Presença e morfologia do tubérculo molar de acordo com a dentição, hemiarco e sexo. 2009. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PORTO ALEGRE SAÚDE BUCAL O Diretor-Presidente

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAPRINOS E OVINOS DO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE

CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAPRINOS E OVINOS DO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAPRINOS E OVINOS DO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE Paula Giovanna Gomes da SILVA* 1, Felipe Barroso de SOUSA 2, Luiz Carlos Oliveira de SOUSA 3, Fátima Révia Granja LIMA 4, Ana

Leia mais

rico-legal Reza a Constituição Federal do Brasil, de 1988:

rico-legal Reza a Constituição Federal do Brasil, de 1988: Políticas de saúde, Atenção Primária ria à Saúde e Estratégia Saúde da Família 13/4/2009 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Arcabouço o teórico rico-legal Reza a Constituição Federal do Brasil, de 1988:

Leia mais

DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DE ESMALTE EM DENTES DECÍDUOS E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES PERINATAIS, ESTADO NUTRICIONAL E DE SAÚDE NA INFÂNCIA

DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DE ESMALTE EM DENTES DECÍDUOS E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES PERINATAIS, ESTADO NUTRICIONAL E DE SAÚDE NA INFÂNCIA DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DE ESMALTE EM DENTES DECÍDUOS E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES PERINATAIS, ESTADO NUTRICIONAL E DE SAÚDE NA INFÂNCIA Fabiane Elis de Souza Rodrigues (PIBIC/ARAUCÁRIA-UEPG), Paula

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO SILVA, Rosane Aparecida¹; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski² RESUMO Objetivo: Compreender a importância da visita puerperal. Método: Trata-se de

Leia mais

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros 2004 Política Nacional de Saúde Bucal Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros AS POLITICAS PÚBLICAS condicionam Os determinantes sociais da saúde Inclusão

Leia mais

Conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros sobre saúde bucal na puericultura na APS

Conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros sobre saúde bucal na puericultura na APS Conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros sobre saúde bucal na puericultura na APS Oral health knowledge, attitudes, and practices of doctors and nurses in the PHC of children Mariana

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral

12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral 12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( )

Leia mais

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO.

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO. AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Aline Bailão Nunes Alves Moraes¹; Amanda Roberta B. Juliasse da Silva¹; Camila Brandão Lobo¹; Marcella Moreira da Silva¹; Maria Eduarda

Leia mais

Textos para Discussão nº

Textos para Discussão nº Textos para Discussão nº 66-2017 Comparação de qualidade de saúde bucal de beneficiários com planos exclusivamente odontológico e não beneficiários no Brasil, segundo o banco de dados da Pesquisa Nacional

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Grupo de Saúde Bucal - Atendimento de Crianças de 0 a 10 anos no CS Saco Grande.

Grupo de Saúde Bucal - Atendimento de Crianças de 0 a 10 anos no CS Saco Grande. TÍTULO DA PRÁTICA: Grupo de Saúde Bucal - Atendimento de Crianças de 0 a 10 anos no CS Saco Grande. CÓDIGO DA PRÁTICA: T17 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 a) Situação-problema e/ou

Leia mais

CUIDADO É FUNDAMENTAL

CUIDADO É FUNDAMENTAL R E V I S T A O N L I N E D E P E S Q U I S A CUIDADO É FUNDAMENTAL Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Anais do VII fórum nacional de mestrados profissionais

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE COM RELAÇÃO AO PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS), NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE

ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE COM RELAÇÃO AO PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS), NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE COM RELAÇÃO AO PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS), NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE CARLA DA SILVA GONÇALVES 1 ROSA LIDIA DIOGO FREIRE DA SILVA NOVAIS 2

Leia mais

Conhecimento de Médicos e Enfermeiros Sobre Saúde Bucal na Primeira Infância Knowledge of Physicians and Nurses about Oral Health in Early Childhood

Conhecimento de Médicos e Enfermeiros Sobre Saúde Bucal na Primeira Infância Knowledge of Physicians and Nurses about Oral Health in Early Childhood PESQUISA Revista Brasileira de Ciências da Saúde Research DOI:10.4034/RBCS.2016.20.02.07 Volume 20 Número 2 Páginas 133-140 2016 ISSN 1415-2177 Conhecimento de Médicos e Enfermeiros Sobre Saúde Bucal na

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DAS GESTANTES QUANTO A SAÚDE ORAL DO BEBÊ

AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DAS GESTANTES QUANTO A SAÚDE ORAL DO BEBÊ AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DAS GESTANTES QUANTO A SAÚDE ORAL DO BEBÊ Marília Moreira Torres Gadelha(1); Adailma Felipe de Lacerda(2); Aline Peixoto de Carvalho(3); Thyago Leite Campos de Araújo(4);

Leia mais

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS R e s u m o E x p a n d i d o &CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Marcos Roberto Tovani Palone 1 Thaieny Ribeiro da Silva 2 Cristiane Denise da Silva Moralejo 3

Leia mais

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III DE JOÃO PESSOA-PB AILMA DE SOUZA BARBOSA MARIA BETÂNIA MORAIS FAGNER BOSON SANTOS FÁBIO CORREIA SAMPAIO FRANKLIN DELANO SOARES FORTE

Leia mais

Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla

Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla Seguindo orientações das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, que enfatiza que a promoção de saúde bucal está

Leia mais

CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE O TEMA ALEITAMENTO MATERNO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE O TEMA ALEITAMENTO MATERNO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LUCIANY APARECIDA DIAS RITA DE CÁSSIA CARDOSO

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LUCIANY APARECIDA DIAS RITA DE CÁSSIA CARDOSO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LUCIANY APARECIDA DIAS Biguaçu 2009 LUCIANY APARECIDA DIAS Monografia apresentada como requisito parcial para

Leia mais

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO SUS NO MUNICÍPIO DE TAPERA

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO SUS NO MUNICÍPIO DE TAPERA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO SUS NO MUNICÍPIO DE TAPERA 1 PRESSER, V. J.; 2 PRESSER, J. J. L.; 3 SILVA, L. M. P. M.; 4 BEZUTTI, A. M.; 5 MEIRA, D. A.; 6 TOMAZONI, E.; 7 BOFF, M. A.; 8 VOGEL, M. T.; 9 DÓRO.

Leia mais

DESEMPENHO DOS SERVIÇOS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA MACRORREGIÃO DE SAÚDE CENTRO NORTE DA BAHIA

DESEMPENHO DOS SERVIÇOS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA MACRORREGIÃO DE SAÚDE CENTRO NORTE DA BAHIA DESEMPENHO DOS SERVIÇOS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA MACRORREGIÃO DE SAÚDE CENTRO NORTE DA BAHIA Macedo Cruz Pimenta, Rodolfo 1 Andrade Santos, José Lucas 2 Conceição Bastos Neto, Bartolomeu 3 De

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Leia mais

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS MOTTA, H.R; VAL, A.I. Resumo: O objetivo desta pesquisa foi à orientação dos educadores de um colégio

Leia mais

PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011*

PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011* PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011* ANABUKI, Anna Alice¹; GOMES, Heloísa de Sousa; MACHADO; Geovanna de Castro Morais; MUNDIM, Ana Paula; COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas sedação.

Leia mais

Luiz Roberto Augusto Noro Angelo Giuseppe Roncalli Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior Kenio Costa Lima

Luiz Roberto Augusto Noro Angelo Giuseppe Roncalli Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior Kenio Costa Lima Relação entre incidência de cárie dentária e fatores sócio-econômicos, acesso a serviços e autopercepção em população adolescente em município de médio porte do Nordeste brasileiro. Luiz Roberto Augusto

Leia mais

as principais características dos idosos brasileiros e a atual condição de saúde bucal desse coletivo.

as principais características dos idosos brasileiros e a atual condição de saúde bucal desse coletivo. 296 Koch HR Filho, Koch LFA, Bisinelli JC, Kusma SZ, Alanis LRA, Moysés ST. gico adequado a essa parcela da população ainda parece inadequada. O acesso aos serviços de qualidade apresenta uma série de

Leia mais

CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL

CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL Wliana Pontes de Lima (1); Kamilla Nathália Belmiro Silva (1); Fernando Antonio de Farias Aires Júnior (2); Sandra Aparecida

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA Nayanne Barros Queiroz¹; Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Natiane do Nascimento Colares¹;

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS

INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS Sandra Valéria Martins Pereira Marcela de Andrade

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL ATUALIZA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL MAÍZA BRAGA RAMOS IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA SALVADOR BAHIA 2010

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ACOLHENDO SORRISOS ESPECIAIS

PROJETO DE EXTENSÃO ACOLHENDO SORRISOS ESPECIAIS EXPRESSA EXTENSÃO (2016) - 64 PROJETO DE EXTENSÃO ACOLHENDO SORRISOS ESPECIAIS EXTENSION PROJECT "WELCOMING SPECIAL SMILES" Letícia Moreira Alcântara¹ José Ricardo Sousa Costa² Natália Marcumini Pola³

Leia mais

Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população?

Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população? Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população? Apresentação de experiência municipal Amparo Deolinda Marcia Pompeu Bueno Enfermeira,

Leia mais

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: Adoção da Saúde Bucal por pré-escolares de uma creche 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos e Justiça ( ) Cultura ( ) Meio

Leia mais

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ 608 Weliton Nepomuceno Rodrigues et al. O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ Weliton Nepomuceno Rodrigues², Soliana de Lima Rosa², Cristina Ferreira Tomé², Alessandra

Leia mais

Trabalho Produzido na ResidÊncia Multiprofissional em Saúde de Família de Santa Rosa 2

Trabalho Produzido na ResidÊncia Multiprofissional em Saúde de Família de Santa Rosa 2 EFEITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIJUÍ/FUMSSAR EM RELAÇÃO À PRODUTIVIDADE DO NASF DE SANTA ROSA 1 EFFECT OF MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY PROGRAM ON FAMILY HEALTH UNIJUÍ/FUMSSAR

Leia mais

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO O aumento da população idosa no Brasil segue uma tendência já ocorrida em países desenvolvidos¹.

Leia mais

Conhecimento dos cirurgiões-dentistas da estratégia saúde família quanto à utilização do dentifrício fluoretado em crianças

Conhecimento dos cirurgiões-dentistas da estratégia saúde família quanto à utilização do dentifrício fluoretado em crianças Revista Intercâmbio - vol. XI - 2018/ISNN - 2176-669x - Página 174 Conhecimento dos cirurgiões-dentistas da estratégia saúde família quanto à utilização do dentifrício fluoretado em crianças Knowledge

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

MORBIDADE DENTÁRIA E ACESSO AO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA MG

MORBIDADE DENTÁRIA E ACESSO AO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA MG MORBIDADE DENTÁRIA E ACESSO AO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA MG Gislayne Silva PARREIRA 1 Tamires Madeira TIAGO 2 Regina Coeli Cançado

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras. Knowledge, attitudes and practice of pediatricians in relation to oral health

Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras. Knowledge, attitudes and practice of pediatricians in relation to oral health Pesq Odont Bras v. 14, n. 1, p. 39-45, jan./mar. 2000. Odontologia Social Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras em relação à saúde bucal Knowledge, attitudes and practice of pediatricians

Leia mais

SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB

SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB Aluska Tavares ALEIXO 1 ; Rosângela Sousa LIMA 1 ; Rejane de Paula Roma NÓBREGA 1 ; 1. Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/UNAVIDA.

Leia mais