Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Janeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Janeiro"

Transcrição

1 Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de Prevalence of dental caries in students of 12 years of a public school of the municipality of Rio de Paulo Rogério Nunes Barbosa Graduando. Odontologia. UERJ paulo96nunes@hotmail.com Robson Luís do Nascimento Cirurgião Dentista. Especialista Saúde Pública e Administração Pública drrobsonluis@gmail.com Resumo A cárie dentária é uma doença que vem acompanhando indivíduos de todas as idades, incluindo os escolares de 12 anos, idade ao qual se tem como referência para a dentição permanente. Estudos epidemiológicos recentes, como as Pesquisas Nacional SB Brasil, vem demonstrando um declínio da prevalência de cárie dentária. Estes levantamentos são fortes ferramentas que permitem verificar se a qualidade de atenção à saúde bucal que determinada população recebe é suficiente e eficaz, permitindo a avaliação e planejamento dos programas odontológicos através de ações educativas, preventivas e assistenciais. O Objetivo desse estudo foi determinar a prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos, matriculados na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, através do levantamento do índice CPO-D. Como resultado da pesquisa, o CPO-D médio dos escolares foi de 0.066, bem inferior quando comparado com o da Pesquisa SB Brasil 2010, tanto o nacional quanto o do município do Rio de. Isso pode sugerir que o Programa Saúde na Escola, presente nessa unidade de ensino, é uma das ações de políticas públicas que vem demonstrando resultados favoráveis para a qualidade de vida e saúde dos escolares. Palavras chave Cárie dentária, índice CPO-D, escolares, programa saúde na escola Abstract The dental caries is a disease that accompanies individuals of all ages, including 12-year-old young, the age of which is referred to as the permanent dentition. Recent epidemiological studies, such as SB Brazil National Surveys, have shown a declining prevalence of dental caries. Epidemiological surveys are powerful tools to verify if the quality of oral health care that a given population receives is sufficient and effective, allowing evaluation and planning of dental programs through educational, preventive and assistance actions.

2 The objective of this study was to determine the prevalence of dental caries in 12 years enrolled in the Municipal School Vicente Licínio Cardoso, through the survey of the CPO-D index. As a result of the research, the mean CPO-D of the students was 0.066, being much lower when compared to the SB Brazil Survey 2010 both the national and the city of Rio de. This may suggest that the School Health Program, present in this unit of education, is one of the actions of public policies present that has been showing favorable results for the quality of life and health of the students. Keywords Dental caries, CPO-D index, school children, health in school program Introdução A saúde bucal é um fator fundamental e integrante para a saúde geral, sendo assim, está diretamente relacionada com a qualidade de vida e inclusão social. Os agravos a saúde bucal são problemas de saúde pública pois atuam impactando no indivíduo e na comunidade, mas podem ser prevenidos e controlados através da ação conjunta desses com o profissional. O elevado índice de cárie dentária é uma realidade mundial que vem sendo comprovada ao longo dos anos. No Brasil, esse tema é mensurado através de levantamentos epidemiológicos, como a Pesquisa Nacional SB Brasil, que é realizada ao longo das décadas pelo Ministério da saúde. A última pesquisa, feita em 2010, mostrou que o CPO D médio (número médio de dentes cariados, perdidos e obturados) atingiu o valor de 2,1 dentes em jovens de 12 anos. 1,2,3 A idade de 12 anos é especialmente importante nos levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, pois o CPO-D encontrado nessa faixa etária é considerado como padrão para comparação de cárie internacional, já que reflete o ataque de processo cariogênico no começo da dentição permanente. 4 Infelizmente, a prevalência de cárie dentária ainda constitui um dos principais desafios para o Sistema Único de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde na maioria dos municípios brasileiros, principalmente no que se refere a universalização ao acesso do atendimento odontológico. Em parceria do Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, o Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos escolares da rede pública de ensino, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Dentre as ações programáticas existe a avaliação de saúde bucal, que permite a identificação das necessidades dos escolares, possibilitando o planejamento das ações a serem desenvolvidas. 5,6.

3 O propósito desse estudo foi verificar a prevalência de cárie dentária, por meio do levantamento do índice CPO-D, dos alunos de 12 anos que estudam na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso. Através do resultado obtido, buscou-se comparar com o índice CPO-D aos 12 anos de idade da última pesquisa SB brasil Após esses resultados, realizou-se uma análise do Programa Saúde na Escola, presente nessa unidade escolar, como uma das políticas públicas que pode influenciar na qualidade de vida e saúde dos alunos. Objetivo O presente trabalho teve como objetivo geral identificar a prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos matriculados na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, da 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do Rio de e realizar uma análise comparativa com o índice CPO-D aos 12 anos de idade da última pesquisa SB Brasil realizada em 2010 pelo Ministério da Saúde. Para isso, os objetivos específicos da pesquisa foram: Determinar o índice de dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D) na dentição permanente dos escolares de 12 anos de idade; Comparar os resultados encontrados com os resultados da Pesquisa SB Brasil feito em 2010; Realizar os devidos encaminhamentos para tratamento odontológico dos escolares que apresentaram qualquer necessidade de tratamento à saúde bucal; Propor a Secretária Municipal de Saúde estratégias para o enfrentamento dos problemas. Metodologia O Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo possui vínculo com 2 unidades escolares da 1ª CRE do Rio de : a E. M. Rivadávia Corrêa e a E. M. Vicente Licínio Cardoso, sendo assim, o Programa Saúde na Escola está incorporado a ambas. Para a realização do estudo, por questão de localização e facilidade de acesso, foi escolhida a E. M. Vicente Licínio Cardoso. Trata-se de um estudo transversal com escolares de ambos os sexos, na faixa etária de 12 anos completos no ano da pesquisa e matriculados no ensino fundamental da escola selecionada, localizada no bairro da Saúde, no município do Rio de. A amostra inicial incluiu 17 escolares e a amostra final constou de 15 escolares, já que 1 estudante que foi previamente selecionado saiu da escola participante e outro estudante não entregou os termos assinados, não manifestando interesse em participar da pesquisa.

4 Todos os responsáveis pelos escolares receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, cada escolar recebeu também um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, sendo convidados a participarem do estudo mediante suas livres escolhas e assinatura desses documentos, atendendo aos princípios éticos. O projeto de pesquisa, que antecedeu a execução deste estudo foi submetido à análise no Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de e foi aprovado sob nº do CAAE e parecer nº Resultado Com a escovação prévia da boca através da distribuição de kits de higiene bucal, cada escolar foi submetido ao exame bucal sob luz natural, com medidas adequadas de biossegurança, em uma sala reservada no interior da escola. Essa coleta de dados foi realizada pelo próprio autor da pesquisa (estudante de odontologia do 6º período da UERJ) e o orientador (cirurgião dentista, formado pela UFRJ), onde ambos se alternaram durante o levantamento, como examinador e anotador. O registro de prevalência de cárie nos dentes permanentes avaliados foi classificado de acordo com os componentes do índice CPO-D, sendo representado pelo número de dentes cariados (C), perdidos (P) e obturados (O), segundo a unidade dente7,8. No projeto de pesquisa foi decidido que para o escolar que apresentasse alguma necessidade de tratamento odontológico, seria entregue um encaminhamento para o mesmo se dirigir com o responsável à unidade de saúde mais próxima a sua residência. Entretanto, após a realização da pesquisa, nenhum escolar apresentou necessidade de tratamento, não sendo entregue nenhum encaminhamento. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados de forma estatística, através da frequência de ocorrência e representação com valores absolutos e percentuais. Foram realizados 15 exames clínicos nos escolares de 12 anos de idade da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso. A distribuição da amostra, segundo o índice CPO D, se encontra na tabela 1: Tabela 1 - Distribuição dos escolares em relação ao índice CPO D

5 A distribuição dos componentes do índice CPO D obtido na pesquisa se encontra no gráfico 1. O único componente que foi observado nessa pesquisa foi o obturado, sendo representado em apenas 1 dente. Gráfico 1 Distribuição da quantidade de dentes em relação a cada componente do índice CPO D. 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 Distribuição dos componentes do CPO - D 0 cariados perdidos obturados A partir do CPO-D de cada escolar, foi verificado que a média do índice do grupo foi um valor bastante baixo, demonstrando que a cárie dentária nesse espaço amostral considerado para a pesquisa não é um fator de alta prevalência como mostra o gráfico 2. Gráfico 2 Índice CPO-D médio dos escolares avaliados

6 Além da realização do exame bucal, algumas questões foram respondidas pelos próprios escolares como a quantidade de escovação dentária diária (gráfico 3) e a utilização do fio dental na higienização oral (gráfico 4). Ambas perguntas foram feitas com o propósito de buscar um pouco mais de informação sobre o hábito de higiene bucal de cada um, demonstrando que não utilizam o fio dental e que o componente de escovação dentária duas, três vezes por dia foram os mais frequentes. Gráfico 3 Número de indivíduos relacionados com a quantidade de escovação dental diária 7 Quantidade de escovação dental diária quantidade de alunos vez por dia 2 vezes por dia 3 vezes por dia 4 vezes por dia Gráfico 4 Escolares relacionados com a utilização do fio dental na higienização dental diária

7 quantidade de alunos Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública do município do Rio de 12 Uso do fio dental na higienização dental diária sim não raramente Dentre as necessidades de tratamento da população estudada, os participantes não apresentaram necessidade de encaminhamento. Discussão A cárie dental ainda é uma doença comum nas crianças e nos jovens, porém seu declínio tem sido relatado tanto mundialmente quanto no Brasil. Alguns fatores que vem contribuindo para isso são: o uso de flúor, maior acesso aos serviços odontológicos e também a maior ação e presença do Programa Saúde na Escola. 8,9,10 Desde 2007 o Programa Saúde na Escola vem contribuindo para a formação integral dos escolares por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde visando o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Na E. M. Vicente Licínio Cardoso a promoção de saúde oral e geral se encontra bastante presente através das ações de palestras, dinâmicas, avaliações e instruções de higiene oral. Quando o CPO D médio obtido pelo estudo (0,066) é comparado ao CPO - D médio da cidade do Rio de e da região sudeste, verificamos que esse se encontra bem abaixo dos valores estabelecidos pela última pesquisa SB Brasil Tabela 2 Média do índice CEO-D, CPO-D e proporção dos componentes em relação ao CEO/CPO total, segundo o grupo etário e os domínios de pesquisa, na Região Sudeste.

8 Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB Brasil 2010 Resultados Principais. Página 54 Gráfico 5 CPO D e componentes aos 12 anos, segundo a região Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB Brasil 2010 Resultados Principais. Página 59. Quando analisado com a média brasileira dessa pesquisa SB Brasil 2010, verificamos que o CPO-D médio que foi estabelecido pela pesquisa também se encontrou bem abaixo, alcançando assim uma das metas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI) para 2010 que seria de CPO-D em jovens de 12 anos menor ou igual a 1. 2,12 Gráfico 6 CPO-D médio da pesquisa realizada e CPO-D médio da pesquisa SB Brasil 2010 em crianças de 12 anos. 2,5 2 2,1 1,5 1 0,5 0 0,066 CPO-D da pesquisa CPO-D SB Brasil 2010

9 O declínio de cárie observado nesse espaço amostral, por ser uma média apenas desse grupo, não é homogêneo em todas as partes da cidade do Rio de e os diferentes escolares de outras escolas públicas. Embora tenha havido um resultado bastante favorável desse grupo, quantidade significativa de crianças e jovens ainda sofrem de problemas odontológicos como a cárie dental, gengivite, má oclusão dentária, dentre outros. Em relação ao hábito de higiene oral dos escolares deste estudo, foi verificado que o hábito de realizar a escovação pelo menos 2 vezes ao dia já se encontra incorporado no dia a dia. Entretanto, percebe-se que a utilização do fio dental na higienização ainda não é um hábito incorporado, já que 10 escolares responderam que não o utiliza. Os possíveis motivos para os valores encontrados do baixo CPO-D médio seria a grande influência do Programa Saúde na Escola sobre esses escolares, por meio de ações educativas e preventivas de promoção de saúde oral. Os dados obtidos sugerem que o PSE vem sendo uma estratégia eficiente na E. M. Vicente Licínio Cardoso, sendo necessária sua permanência e maior visibilidade e atenção aos seus valores. Conclusão Frente aos resultados encontrados, constatou-se que o grupo de escolares analisados apresentou um equilíbrio entre todos os componentes do CPO-D, onde apenas um dente obturado foi levantado dentre os escolares estudados. Isso nos leva a sugerir que o Programa Saúde na Escola, presente na E.M. Vicente Licínio Cardoso é um dos mecanismos de políticas públicas que vem demostrando resultados positivos para a qualidade de vida e saúde de crianças e jovens. Como estratégia para o enfrentamento da baixa utilização do fio dental na higienização dentária, sugere-se para as SMS uma maior abordagem pelo PSE, sobre sua importância e as consequências pelo não uso. Assim, podem ser realizados exames periódicos para verificar se o hábito do uso do fio dental vem se incorporando no dia a dia desses escolares e também para analisar o estado de saúde da gengiva e outros componentes do periodontais. Agradecimento Aos participantes da pesquisa, aos diretores do C.M.S e da E.M. Vicente Licínio Cardoso e ao orientador. Referência bibliográfica 1. BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010 Pesquisa Nacional de Saúde Bucal Manual da Equipe de Campo [internet]: 2009 [acesso em:

10 15/06/2016]. Disponível em: < quipe_campo.pdf > 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB Brasil 2010: resultados principais [internet]: 2012; [acesso em: 18/06/16]; Disponível em: < o_final.pdf> 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Coordenação nacional de saúde bucal. A Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil: registro de uma conquista histórica [internet]: 2006; [acesso em: 22/06/2016]; Disponível em:< nica_ 11_port.pdf> 4. Pine CM, Pitts NB, Nugent ZJ. British Association for the Study of Community Dentistry (BASCD) guidance on sampling for surveys of child dental health. A BASCD co-ordinated dental epidemiology program equality standard. Community Dent Health. 1997;14(1): BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde [internet]:2011, 5-9 e Acesso em: 21/06/2016.Disponível em:< a_passo_pse.pdf >. 6. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola [internet]: 2009, 96. [acesso em: 22/06/2016]. Disponível em: < 7. Klein H, Palmer CE. Dental caries in American Indianchildren. Public Health Bull. 1937; 23 (9): Klein H, Palmer CE, Knutson JW. Studies on dental caries: I. Dental status and dental needs of elementaryschoolchildren. Public Health Rep. 1938; 53 (1): Medeiros UVde, WEYNE SC. A doença cárie dentária no Brasil e no mundo. UFES Revista Odontológica Jan/Jun, 3 (1): Chaves SCL, Silva LMV da. As práticas preventivas no controle da cárie dental: uma síntese de pesquisas. Cad. Saúde Pública jan/fev; 18 (1):

11 11. Roncalli AG, Cortes MIDS, Peres KG. Perfis epidemiológicos de saúde bucal no Brasil e os modelos de vigilância. Cad. Saúde Pública. 2012, suplemento: Hobdell MH, Myburgh NG, Kelman M, Hausen H. Setting global goals for oral health for the year IntDent J Oct;50(5):245-9.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO/SMS/ RJ

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO/SMS/ RJ PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: Prevalência de cárie dentária de escolares de 12 anos em uma unidade escolar do município do Rio de Janeiro Pesquisador:

Leia mais

Prevalência de cárie dentária em crianças de uma instituição pública do município de Cascavel PR, Brasil

Prevalência de cárie dentária em crianças de uma instituição pública do município de Cascavel PR, Brasil Prevalência de cárie dentária em crianças de uma instituição pública do município de Cascavel PR, Brasil Prevalence of dental caries in children of a public institution of the city of Cascavel PR, Brazil

Leia mais

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ SANTOS, M. A.²; BORGES, T. S.³; CAVALCANTE, M. P. R. 4 ¹Parte do Projeto Situação

Leia mais

Avaliação da prevalência de cárie dentária em escolares de localidade urbana da região Sudeste do Brasil

Avaliação da prevalência de cárie dentária em escolares de localidade urbana da região Sudeste do Brasil 280 Rev. Saúde Pública, 30 (3): 280-4, 1996 Avaliação da prevalência de cárie dentária em escolares de localidade urbana da região Sudeste do Brasil Evaluation of the prevalence of dental caries en school-children

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

Conceituação tradicional

Conceituação tradicional Epidemiologia conceitos e métodos: desafios para a epidemiologia em saúde bucal 30/03/2018 16:05 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Conceituação tradicional O estudo da ocorrência e distribuição de eventos,

Leia mais

PERCEPÇÃO E CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL DE MORADORES DA COMUNIDADE CAFUNDÓ DE CHORÓ, CEARÁ

PERCEPÇÃO E CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL DE MORADORES DA COMUNIDADE CAFUNDÓ DE CHORÓ, CEARÁ PERCEPÇÃO E CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL DE MORADORES DA COMUNIDADE CAFUNDÓ DE CHORÓ, CEARÁ Cláudia Holanda Mendes Maia¹; Adrícia Kelly Marques Bento¹; Cíntia Leslie Pessoa Oliveira¹; Kelvin Saldanha Lopes¹;

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1

AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1 AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE PALMAS-TO: PREVALÊNCIA DE CÁRIE E NECESSIDADE DE TRATAMENTO 1 TAVARES, S. R. A. 2 ; ARAUJO, N. G. 3 ; OLIVEIRA, R. P. 4 ¹Parte do trabalho realizado com

Leia mais

CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DE MORADORES DE UMA ÁREA RURAL: estudo epidemiológico censitário de base domiciliar

CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DE MORADORES DE UMA ÁREA RURAL: estudo epidemiológico censitário de base domiciliar CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DE MORADORES DE UMA ÁREA RURAL: estudo epidemiológico censitário de base domiciliar ORAL HEALTH CONDITIONS OF RESIDENTS FROM A RURAL ZONE: epidemiological census study CEZAR AUGUSTO

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR BON, A. D; CECERE, P. F. F. P. RESUMO: Objetivou-se realizar avaliação antropométrica de estudantes de uma escola municipal de Cambira PR.

Leia mais

Prevalência de cárie dental em...

Prevalência de cárie dental em... Prevalência de cárie dental em escolares de 12 anos na rede municipal de ensino de Parnaíba Piauí. Prevalence of dental caries in 12 years in school teaching municipal network Parnaíba, Piauí. Sylvana

Leia mais

PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE

PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ALUNOS DA CRECHE-ESCOLA RAINHA DA PAZ DE QUIXADÁ-CE Hannah Magalhães Ehbrecht¹; Kelvin Saldanha Lopes¹; Adricia Kelly Marques Bento¹; Cláudia Holanda Mendes

Leia mais

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros 2004 Política Nacional de Saúde Bucal Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros AS POLITICAS PÚBLICAS condicionam Os determinantes sociais da saúde Inclusão

Leia mais

VEROSSIMILHANÇA ENTRE O REAL E O RELATADO SAÚDE BUCAL DE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE PONTA GROSSA

VEROSSIMILHANÇA ENTRE O REAL E O RELATADO SAÚDE BUCAL DE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DO ÍNDICE CPO DOS 18 AOS 25 ANOS

SIMPLIFICAÇÃO DO ÍNDICE CPO DOS 18 AOS 25 ANOS SIMPLIFICAÇÃO DO ÍNDICE CPO DOS 18 AOS 25 ANOS Luiz O. C. Guimarães* Ana M. R. Guimarães** GUIMARÃES, L. O. C. & GUIMARÃES, A. M. R. Simplificação do índice CPO dos 18 aos 25 anos. Rev. Saúde públ., S.Paulo,

Leia mais

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM USF DO DISTRITO SANITÁRIO III DE JOÃO PESSOA-PB AILMA DE SOUZA BARBOSA MARIA BETÂNIA MORAIS FAGNER BOSON SANTOS FÁBIO CORREIA SAMPAIO FRANKLIN DELANO SOARES FORTE

Leia mais

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE 12 ANOS BONFIM-MG, 2017

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE 12 ANOS BONFIM-MG, 2017 Revista da Universidade Vale do Rio Verde ISSN: 1517-0276 / EISSN: 2236-5362 v. 17 n. 1 Ano 2019 Débora Souza Monteiro Graduação Odontologia - Universidade de Itaúna deboramonteiroodonto@hotmail.com Mikaelle

Leia mais

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Leia mais

Rev Saúde Pública 2001;35(3):283-8

Rev Saúde Pública 2001;35(3):283-8 Rev Saúde Pública 2001;35(3):283-8 283 Prevalência e severidade da cárie dentária em escolares de seis e doze anos de idade* Prevalence and severity of dental caries among schoolchildren aged six and twelve

Leia mais

Saúde bucal dos pré-escolares, Piracicaba, Brasil, 1999 Oral health among preschool children in Brazil, 1999

Saúde bucal dos pré-escolares, Piracicaba, Brasil, 1999 Oral health among preschool children in Brazil, 1999 247 Saúde bucal dos pré-escolares, Piracicaba, Brasil, 1999 Oral health among preschool children in Brazil, 1999 Silvia Cypriano, Maria da Luz Rosário de Sousa, Lilian Berta Rihs e Ronaldo S Wada Departamento

Leia mais

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: Adoção da Saúde Bucal por pré-escolares de uma creche 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos e Justiça ( ) Cultura ( ) Meio

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Paula Marino Costa 1, Danúbia Calgaro

Leia mais

ÍNDICES DE ATAQUE DE CÁRIE

ÍNDICES DE ATAQUE DE CÁRIE ÍNDICES DE ATAQUE DE CÁRIE ÍNDICE DE ATAQUE DE CÁRIE Unidade de medida: indivíduo dentes superfície dentária lesão ou cavidade estágio da lesão ÍNDICE DE ATAQUE DE CÁRIE Indivíduo: 2 grupos, presença ou

Leia mais

O EPI-INFO NA SAÚDE BUCAL *

O EPI-INFO NA SAÚDE BUCAL * 137 O EPI-INFO NA SAÚDE BUCAL * Ana Luiza Sarno Castro ** Carlos Maurício Cardeal Mendes *** Davi Félix M. Júnior * *** Renato Queiroz dos Santos * **** Sonia C. Lima Chaves * ***** RESUMO Os autores adaptaram

Leia mais

SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB

SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB SAÚDE BUCAL: perfil dos escolares na cidade de Alagoa Nova-PB Aluska Tavares ALEIXO 1 ; Rosângela Sousa LIMA 1 ; Rejane de Paula Roma NÓBREGA 1 ; 1. Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/UNAVIDA.

Leia mais

Sandra Ulinski Aguilera

Sandra Ulinski Aguilera Fluorose dentária em crianças de 12 anos de idade das escolas públicas de Rolândia, Paraná, 2006. ROLÂNDIA O município apresenta 12 equipes de Saúde Bucal. Esta pesquisa foi realizada em todas as escolas

Leia mais

Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública de Vitória-ES

Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de uma escola pública de Vitória-ES Daniele Petri De Bortolo 1 Maria Helena Monteiro de Barros Miotto 2 Ludmilla Awad Barcellos 3 Dental caries prevalence in 12 years-old schoolchildren from a public Prevalência de cárie dentária em escolares

Leia mais

Prevalência e severidade de cárie dentária e necessidade de tratamento odontológico em pequenos municípios brasileiros

Prevalência e severidade de cárie dentária e necessidade de tratamento odontológico em pequenos municípios brasileiros ARTIGO ARTICLE 817 Prevalência e severidade de cárie dentária e necessidade de tratamento odontológico em pequenos municípios brasileiros Prevalence and severity of dental caries and treatment needs in

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA

AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA Ana Cláudia Ramin Silva (PIBIC/Uem), Tânia Harumi Uchida, Larissa

Leia mais

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos 0 Junia Cláudia de Lima Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos Monografia apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas

Leia mais

Journal of Public Health

Journal of Public Health Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública VOLUME 34 NÚMERO 2 ABRIL 2000 p. 196-200 Revista de Saúde Pública Journal of Public Health Prevalência de cárie em dentes permanentes de escolares do

Leia mais

PROPOSTA DE UM INDICADOR COMUNITÁRIO EM SAÚDE BUCAL Proposal of a community oral health indicator

PROPOSTA DE UM INDICADOR COMUNITÁRIO EM SAÚDE BUCAL Proposal of a community oral health indicator Indicador comunitário em saúde bucal PROPOSTA DE UM INDICADOR COMUNITÁRIO EM SAÚDE BUCAL Proposal of a community oral health indicator Descrição ou avaliação de métodos, técnicas, procedimentos e instrumentais

Leia mais

de suas águas de abastecimento

de suas águas de abastecimento 34 Padrão Epidemiológico da Cárie Dentária e Necessidades de Tratamento em um Município com Prevalência Moderada de Cárie Dentária Epidemiologic Pattern of Dental Caries and Treatment Needs in a Town With

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES BUCAIS REALIZADAS EM ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM PONTA GROSSA, PARANÁ, DURANTE O ANO DE 2015.

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES BUCAIS REALIZADAS EM ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM PONTA GROSSA, PARANÁ, DURANTE O ANO DE 2015. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Textos para Discussão nº

Textos para Discussão nº Textos para Discussão nº 66-2017 Comparação de qualidade de saúde bucal de beneficiários com planos exclusivamente odontológico e não beneficiários no Brasil, segundo o banco de dados da Pesquisa Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE BUCAL COLETIVA EMENTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE BUCAL COLETIVA EMENTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU418 COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE BUCAL COLETIVA CH 45 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica/Prática PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Projeto SB Brasil 2003

Projeto SB Brasil 2003 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE BUCAL Projeto SB Brasil 2003 Condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003 Resultados

Leia mais

COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL. CIDADE DE SÃO PAULO,

COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL. CIDADE DE SÃO PAULO, COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL. CIDADE DE SÃO PAULO, 2008-2009 RESUMO DA PRIMEIRA FASE: CRIANÇAS E ADOLESCENTES JUNHO DE 2009 Gilberto

Leia mais

Revista de Saúde Pública. Journal of Public Health

Revista de Saúde Pública. Journal of Public Health Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública VOLUME 33 NÚMERO 4 AGOSTO 1999 p. 385-90 Revista de Saúde Pública 33 Journal of Public Health Prevalência de cárie e necessidades de tratamento em escolares

Leia mais

Luiz Roberto Augusto Noro Angelo Giuseppe Roncalli Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior Kenio Costa Lima

Luiz Roberto Augusto Noro Angelo Giuseppe Roncalli Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior Kenio Costa Lima Relação entre incidência de cárie dentária e fatores sócio-econômicos, acesso a serviços e autopercepção em população adolescente em município de médio porte do Nordeste brasileiro. Luiz Roberto Augusto

Leia mais

DECLÍNIO NA EXPERIÊNCIA DE CÁRIE EM DENTES PERMANENTES DE ESCOLARES BRASILEIROS NO FINAL DO SÉCULO XX

DECLÍNIO NA EXPERIÊNCIA DE CÁRIE EM DENTES PERMANENTES DE ESCOLARES BRASILEIROS NO FINAL DO SÉCULO XX DECLÍNIO NA EXPERIÊNCIA DE CÁRIE EM DENTES PERMANENTES DE ESCOLARES BRASILEIROS NO FINAL DO SÉCULO XX Rev. Odontologia e Sociedade, vol 1 n1/2, 1999 Paulo C. Narvai, Paulo Frazão, Roberto A. Castellanos

Leia mais

RELATÓRIO PACIENTES OBSERVADOS DURANTE O MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD, EM OUTUBRO DE 2003

RELATÓRIO PACIENTES OBSERVADOS DURANTE O MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD, EM OUTUBRO DE 2003 RELATÓRIO PACIENTES OBSERVADOS DURANTE O MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD, EM OUTUBRO DE 2003 Este relatório apresenta os dados recolhidos pelos participantes da campanha do Mês da Saúde Oral da Colgate

Leia mais

saúde bucal no estado de São Paulo

saúde bucal no estado de São Paulo O retrato da saúde bucal no estado de São Paulo Estudo feito com 17.560 pessoas em 162 municípios revela indicadores surpreendentes sobre as condições bucais da população paulista em 2015 24 REVISTA do

Leia mais

Gastos com saúde bucal no Brasil: Crescimento da população de dentistas brasileiros, no período :

Gastos com saúde bucal no Brasil: Crescimento da população de dentistas brasileiros, no período : Crescimento demográfico de dentistas brasileiros O perfil do cirurgião-dentista para a realidade social do Brasil 06/03/2005 Prof. Samuel Jorge Moyses, Ph.D. 1 Em dezembro de 1996, encontramos no Brasil

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO Percepção dos pais sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças atendidas no complexo odontólogico do Centro Universitário Católica de Quixadá. PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

Leia mais

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental 16 Estado nutricional das crianças de 7 a 10 anos de idade do Município de Vinhedo (SP) em 2005 e 2008, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (2007) Estela Marina Alves Boccaletto Doutoranda

Leia mais

VALÉRIA RODRIGUES CARVALHO A CÁRIE DENTÁRIA EM ESCOLARES NA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 12 ANOS EM FERROS-MG CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS

VALÉRIA RODRIGUES CARVALHO A CÁRIE DENTÁRIA EM ESCOLARES NA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 12 ANOS EM FERROS-MG CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS VALÉRIA RODRIGUES CARVALHO A CÁRIE DENTÁRIA EM ESCOLARES NA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 12 ANOS EM FERROS-MG CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS 2010 1 VALÉRIA RODRIGUES CARVALHO A CÁRIE DENTÁRIA EM ESCOLARES

Leia mais

ESTATÍSTICA DE LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS SOBRE CÁRIE DENTÁRIA, PUBLICADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR, DE 1960 a 2001

ESTATÍSTICA DE LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS SOBRE CÁRIE DENTÁRIA, PUBLICADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR, DE 1960 a 2001 Short Communication 149 ESTATÍSTICA DE LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS SOBRE CÁRIE DENTÁRIA, PUBLICADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR, DE 1960 a 2001 STATISTICS FROM EPIDEMIOLOGICAL SURVEYS ABOUT DENTAL DECAY,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS KAYANE DIAS CUBA 1 ;LIZANDRA COPETTI DUARTE 2 ; CAMILA PORTELA CASSOLA

Leia mais

PREVALÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO SEM FLUORETAÇÃO DE ÁGUA NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

PREVALÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO SEM FLUORETAÇÃO DE ÁGUA NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL Rev. Cient. Mult. UNIFLU v.2 n. 1 jan. jun. 2017 ISSN 2525-4421 PREVALÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO SEM FLUORETAÇÃO DE ÁGUA NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL Prevalence of Dental Caries

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: os desafios do Programa Saúde na Escola Adriana Tarlá Lorenzi * Aroldo Vieira de Moraes Filho * Andrielle de Castilho Fernandes * Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro *

Leia mais

Cárie dentária e fluorose em município na Região Norte sem água fluoretada

Cárie dentária e fluorose em município na Região Norte sem água fluoretada Recebido em 50 maio 2010. Aprovado em 21 out. 2010 Cárie dentária e fluorose em município na Região Norte sem água fluoretada Dental cavity and fluorosis in a city of the North Region without fluorinated

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA RENATO DE ALMEIDA MARTINS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA RENATO DE ALMEIDA MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA RENATO DE ALMEIDA MARTINS RELATO DAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES DE CÁRIE EM ESCOLARES DE 6 A 12 ANOS ANTES E

Leia mais

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SAÚDE BUCAL ( )

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SAÚDE BUCAL ( ) PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SAÚDE BUCAL (2005-2008) JOÃO PESSOA/PB 2008

Leia mais

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS R e s u m o E x p a n d i d o &CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Marcos Roberto Tovani Palone 1 Thaieny Ribeiro da Silva 2 Cristiane Denise da Silva Moralejo 3

Leia mais

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Rebelo de Sousa, Kathleen; Cruz de Almeida, Maria Eliana; Rosário de Sousa, Maria da Luz Cárie dentária

Leia mais

Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde para estudantes. RESUMO

Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde para estudantes. RESUMO Saúde bucal na escola: Um estudo sobre atividades de educação em saúde COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Jomário Batista de Sousa Elida Maria Marcos Lima Adrícia Kelly Marques

Leia mais

COMPARAÇÃO DA EFETIVIDADE DA HIGIENE BUCAL COM ESCOVA MANUAL E ELÉTRICA EM DEFICIENTES VISUAIS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS

COMPARAÇÃO DA EFETIVIDADE DA HIGIENE BUCAL COM ESCOVA MANUAL E ELÉTRICA EM DEFICIENTES VISUAIS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS COMPARAÇÃO DA EFETIVIDADE DA HIGIENE BUCAL COM ESCOVA MANUAL E ELÉTRICA EM DEFICIENTES VISUAIS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS MEDEIROS, Camylla Angélica de Oliveira (Unitri) camilla.angelica@bol.com.br NAVES,

Leia mais

Crianças livres de cárie dentária em um município sem água fluoretada

Crianças livres de cárie dentária em um município sem água fluoretada 79 Crianças livres de cárie dentária em um município sem água fluoretada Children free from dental caries on a city without fluoridated water Orlando Saliba 1, Nemre Adas Saliba 2, Cléa Adas Saliba Garbin

Leia mais

Estudo da prevalência de cárie dentária na dentição permanente em crianças de 6 a 12 anos da rede pública de ensino no município de Joinville (SC)

Estudo da prevalência de cárie dentária na dentição permanente em crianças de 6 a 12 anos da rede pública de ensino no município de Joinville (SC) ISSN 1806-7727 Estudo da prevalência de cárie dentária na dentição permanente em crianças de 6 a 12 anos da rede pública de ensino no município de Joinville (SC) Evaluated the prevalence of dental caries

Leia mais

SAÚDE BUCAL EM ADOLESCENTES: DIAGNÓSTICO PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

SAÚDE BUCAL EM ADOLESCENTES: DIAGNÓSTICO PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Maria José Trindade de Resende Alves SAÚDE BUCAL EM ADOLESCENTES: DIAGNÓSTICO PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE 2009 Maria José Trindade de Resende Alves

Leia mais

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL Heron Teixeira Lima¹; Ana Beatriz Guedes Quirino¹; Maikon Nogueira Lima¹; Zila Daniere Dutra dos Santos¹; Sofia Vasconcelos Carneiro²;

Leia mais

Comparison of two clinical criteria for evaluating caries lesions around restorations in primary teeth: a randomized clinical trial

Comparison of two clinical criteria for evaluating caries lesions around restorations in primary teeth: a randomized clinical trial clinical trial A Data Management Plan created using DMPTool Creators: Fausto Mendes, danielar@usp.br, mmbraga@usp.br Affiliation: University of São Paulo (USP) Template: Fundação de Amparo à Pesquisa do

Leia mais

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil de Alencar Maia, Savana; Cruz de Almeida, Maria Eliana; Melo Moutinho da Costa, Andrea; Rebelo, Kathleen

Leia mais

Changes in caries prevalence in 7-12-year-old children from Araraquara, São Paulo, Brazil:

Changes in caries prevalence in 7-12-year-old children from Araraquara, São Paulo, Brazil: NOTA RESEARCH NOTE 617 Changes in caries prevalence in 7-12-year-old children from Araraquara, São Paulo, Brazil: 1989-1995 Mudanças na prevalência de cárie em crianças de sete a 12 anos de Araraquara,

Leia mais

Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla

Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla Orientaçõ es Gerais sõbre as açõ es de Saú de Búcal nõ Prõgrama Saú de na Escõla Seguindo orientações das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, que enfatiza que a promoção de saúde bucal está

Leia mais

Sorria, mostre o que você tem de melhor!

Sorria, mostre o que você tem de melhor! Sorria, mostre o que você tem de melhor! Caro(a) beneficiário(a), a Interodonto apresenta a você algumas orientações sobre saúde bucal, higiene oral e prevenção de doenças bucais. Este guia tem caráter

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

Levantamento epidemiológico de cárie dentária Barão Geraldo Campinas SP

Levantamento epidemiológico de cárie dentária Barão Geraldo Campinas SP ORIGINAL ORIGINAL Levantamento epidemiológico de cárie dentária Barão Geraldo Campinas SP Dental caries epidemiological survey Barão Geraldo Campinas - SP Carlos Eduardo Reis de SOUZA 1 Danielle Ferreira

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MILENA CAROLINA SILVA CASTRO OLIVEIRA

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MILENA CAROLINA SILVA CASTRO OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MILENA CAROLINA SILVA CASTRO OLIVEIRA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E SUA ASSOCIAÇÃO COM EXCESSO DE PESO DE ESCOLARES BAURU 2016 MILENA CAROLINA SILVA CASTRO OLIVEIRA

Leia mais

PREVALÊNCIA DE CEFALEIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

PREVALÊNCIA DE CEFALEIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE PREVALÊNCIA DE CEFALEIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE Maria Eduarda Pontes dos Santos (1); Alison Oliveira da Silva (2) Centro Universitário Tabosa de

Leia mais

RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011

RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011 RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011 Estudo realizado em Abril 2012 ÍNDICE 1 - Contexto. 5 2 - Objetivos da campanha... 5 3 - Metodologia

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL

A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS NA DENTIÇÃO FUNCIONAL DE ADULTOS DO SUL DO BRASIL Annie Pozeczek Koltermann Jessye Melgarejo do Amaral Giordani Maria Teresa Anselmo Olinto Marcos Pascoal

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA CÁRIE DENTÁRIA NO BRASIL, PERÍODO DE 1986 A RESUMO

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA CÁRIE DENTÁRIA NO BRASIL, PERÍODO DE 1986 A RESUMO ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA CÁRIE DENTÁRIA NO BRASIL, PERÍODO DE 1986 A 2003 1 EVOLUATE THE EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF DENTAL CARIES IN BRAZIL FROM 1986 TO 2003 Ceci Baker de MELO 2 e Clélia Maria Algaranhar

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp) Nome: LUIZA NAKAMA Nível: Doutorado defesa em 12/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora -

Leia mais

Regiane Cristina do Amaral 1, Marília Jesus Batista 1, Silvia Cypriano 2, Maria da Luz Rosário de Sousa 1

Regiane Cristina do Amaral 1, Marília Jesus Batista 1, Silvia Cypriano 2, Maria da Luz Rosário de Sousa 1 ISSNe 2178-1990 Cuidados odontológicos e fatores associados em escolares do município de Indaiatuba-SP Dental care and associated factors in school children of Indaiatuba, São Paulo, Brazil Regiane Cristina

Leia mais

CONDIÇÃO DE SAUDE BUCAL DOS PACIENTES DA CLÍNICA INTEGRADA I DO COMPLEXO ODONTOLÓGICO FAMETRO

CONDIÇÃO DE SAUDE BUCAL DOS PACIENTES DA CLÍNICA INTEGRADA I DO COMPLEXO ODONTOLÓGICO FAMETRO CONEXÃO FAMETRO 2018: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CONDIÇÃO DE SAUDE BUCAL DOS PACIENTES DA CLÍNICA INTEGRADA I DO COMPLEXO ODONTOLÓGICO FAMETRO Diego Davi Santos Francisco

Leia mais

Perfil epidemiológico das condições dentárias e necessidade de tratamento dos portadores de deficiência da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil

Perfil epidemiológico das condições dentárias e necessidade de tratamento dos portadores de deficiência da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil ORIGINAL ORIGINAL Perfil epidemiológico das condições dentárias e necessidade de tratamento dos portadores de deficiência da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil Epidemiologic profile of dental condition

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Educação em Saúde. Odontologia preventiva. Extensão comunitária.

PALAVRAS-CHAVE Educação em Saúde. Odontologia preventiva. Extensão comunitária. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

CAMPINAS: A TENDÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM 3 PERÍODOS NO TEMPO ; ;

CAMPINAS: A TENDÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM 3 PERÍODOS NO TEMPO ; ; CAMPINAS: A TENDÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA EM 3 PERÍODOS NO TEMPO 1961-1976; 1976-1992; 1992-2002 CAMPINAS: TENDENCY OF DENTAL CARIES DURING THREE PERIODS OF TIME 1961-1976; 1976-1992; 1992-2002 Rosana Helena

Leia mais

Declínio da cárie em um município da região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil, no período de 1998 a 2004

Declínio da cárie em um município da região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil, no período de 1998 a 2004 ARTIGO ARTICLE 1035 Declínio da cárie em um município da região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil, no período de 1998 a 2004 Declining caries rate in a municipality in northwestern São Paulo State,

Leia mais

Epidemiologia e Vigilância em Saúde Bucal

Epidemiologia e Vigilância em Saúde Bucal Epidemiologia e Vigilância em Saúde Bucal XIX Encontro Nacional de Técnicos e Administradores do Serviço Público Odontológico VIII Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva 1/9/2008 15:56 Prof. Samuel

Leia mais

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE Tema: Educação Física/Ciências do Esporte: políticas, dilemas e controvérsias. 25 a 27 de Setembro na Universidade Federal de Lavras (MG) AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JANDAIA DO SUL PR

PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JANDAIA DO SUL PR PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JANDAIA DO SUL PR MATHEUS VINICIUS DE SOUZA NETO 1.; PATRÍCIA FERNANDA FERREIRA PIRES CECERE 2. RESUMO Objetivo:

Leia mais

COMPARAÇÃO DE ÍNDICE DE CEO-d EM CRIANÇAS DE 5 ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES

COMPARAÇÃO DE ÍNDICE DE CEO-d EM CRIANÇAS DE 5 ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES COMPARAÇÃO DE ÍNDICE DE CEO-d EM CRIANÇAS DE 5 ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES Jeiel Dias de Oliveira 1 ; Paula Ventura da Silveira 2 1 Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário

Leia mais

Revista de Saúde Pública ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista de Saúde Pública ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista de Saúde Pública ISSN: 34-891 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Litsue Gushi, Lívia; Berta Rihs, Lílian; da Candelária Soares, Maria; Bighetti Forni, Tania Izabel; Vieira, Vladen; Seichi

Leia mais

O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE

O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE O levantamento de necessidades é um instrumento de vigilância epidemiológica que mensura as necessidades

Leia mais

o PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES EM ARARAQUARA-SP - O DESEMPENHO EM 1988

o PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES EM ARARAQUARA-SP - O DESEMPENHO EM 1988 Rev. Odont. UNESP, São Paulo, 19:283-289,1990. o PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES EM ARARAQUARA-SP - O DESEMPENHO EM 1988 Maria do Carmo Costa VASCONCELLOS* Ana Ligia ROZATO** Cleide

Leia mais

EFEITO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO-PREVENTIVO NA HIGIENE BUCAL DE ESCOLARES

EFEITO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO-PREVENTIVO NA HIGIENE BUCAL DE ESCOLARES EFEITO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO-PREVENTIVO NA HIGIENE BUCAL DE ESCOLARES EDUCATIVE-PREVENTIVE PROGRAM EFFECT IN SCHOOLCHILDREN S ORAL HYGIENE Celso Patto Marcondes da Silva Departamento de Odontologia

Leia mais

Regiane Cristina do AMARAL Graduanda Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Piracicaba SP Brasil

Regiane Cristina do AMARAL Graduanda Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Piracicaba SP Brasil Prevalência de cárie e necessidades de tratamento em pré-escolares e escolares de Rafard SP Brasil Dental caries prevalence and treatment needs in preschool and school children from Rafard SP Brazil Regiane

Leia mais

Avaliação Básica de Saúde Bucal e Necessidades de Tratamento (Organização Mundial de Saúde WHO 1997)

Avaliação Básica de Saúde Bucal e Necessidades de Tratamento (Organização Mundial de Saúde WHO 1997) Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária UERJ/UFRJ Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva UFRJ Resumo de Aula Indicadores Epidemiológicos

Leia mais

Cárie dentária em escolares de Goiânia no período de 1988 a 2010: tendência e desigualdades

Cárie dentária em escolares de Goiânia no período de 1988 a 2010: tendência e desigualdades ISSN 1981-3708 Cárie dentária em escolares de Goiânia no período de 1988 a 2010: tendência e desigualdades Dental caries in schoolchildren from Goiânia in the period 1988-2010: trends and inequalities

Leia mais

Programa Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD Portugal, Outubro de 2004

Programa Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD Portugal, Outubro de 2004 Programa Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD Portugal, Outubro de 2004 Relatório sobre os dados recolhidos em Outubro de 2004 dos participantes dos programa. Durante o mês de Outono de 2004, a Colgate

Leia mais

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3 Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO.

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO. AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Aline Bailão Nunes Alves Moraes¹; Amanda Roberta B. Juliasse da Silva¹; Camila Brandão Lobo¹; Marcella Moreira da Silva¹; Maria Eduarda

Leia mais

Coordenação de Saúde Bucal da Superintendência de Saúde Coletiva

Coordenação de Saúde Bucal da Superintendência de Saúde Coletiva Atenção em promoção de saúde bucal Clotilde Teixeira 1 Mirella Giongo João P. Bittencourt Marcia Torres Elisete Casotti Coordenação de Saúde Bucal da Superintendência de Saúde Coletiva Introdução Ampliando

Leia mais

ANÁLISE DOS DADOS DE PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTAL NA CIDADE DE CAMPINAS, SP, BRASIL, DEPOIS DE DEZ ANOS DE FLUORAÇÃO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

ANÁLISE DOS DADOS DE PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTAL NA CIDADE DE CAMPINAS, SP, BRASIL, DEPOIS DE DEZ ANOS DE FLUORAÇÃO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO ANÁLISE DOS DADOS DE PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTAL NA CIDADE DE CAMPINAS, SP, BRASIL, DEPOIS DE DEZ ANOS DE FLUORAÇÃO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Yvette VIEGAS * Alfredo Reis VIEGAS * RSPU-B/234 VIEGAS,

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia

Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia ESTUDO DA COBERTURA VACINAL CONTRA INFLUENZA NO PERFIL DE MORTALIDADE DE IDOSOS NO BRASIL Autora:

Leia mais

Avaliação da experiência de cárie e necessidade de tratamento de pré-escolares de 5 e 6 anos das redes pública e privada do município de Porto Velho,

Avaliação da experiência de cárie e necessidade de tratamento de pré-escolares de 5 e 6 anos das redes pública e privada do município de Porto Velho, Artigo original / Original Artice Avaliação da experiência de cárie e necessidade de tratamento de pré-escolares de 5 e 6 anos das redes pública e privada do município de Porto Velho, Rondônia. Evaluation

Leia mais