Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem Lockout / Tagout (LOTO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem Lockout / Tagout (LOTO)"

Transcrição

1 Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem Lockout / Tagout (LOTO) Para todas as empresas que desejam se adequar a NR10, NR 12 e NR 33, no que se refere a Bloqueio e Etiquetagem.

2 Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre Procedimento e Instrução de Trabalho. O procedimento define um método, regras, enquanto a instrução de trabalho define uma atividade, um padrão técnico. Exemplo de Procedimentos Controle de documentos; Controle de registros; Controle de produtos não-conforme; Ação corretiva; Ação preventiva; Auditoria interna; Além de um processo completo de um determinado departamento ou setor. Exemplo de Instruções de Trabalho (IT) Operação de máquina de fresa; Armazenagem de matéria-prima a granel; Validação de novos produtos projetados; Seleção de candidatos a vagas de empregos; Polimento; Abastecimento de matéria-prima; Além de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente etc. Esta diferenciação é importante, pois poderemos elaborar tanto Procedimentos como Instruções de Trabalho para as operações com Bloqueio e Etiquetagem. Podemos elaborar um procedimento geral de Bloqueio e Etiquetagem que servirá para todas as operações em máquinas e equipamentos. Caso seja necessário especificar mais detalhadamente as etapas de bloqueio em determinado equipamento, podemos elaborar uma Instrução de Trabalho mostrando detalhes de onde desligar e em quais situações. Na maioria dos casos, um Procedimento geral bem feito supre todas as necessidades. Neste caso, quem fará a avaliação de quais disjuntores, seccionadoras, válvulas ou demais itens serão desligadas e bloqueadas será o pessoal técnico. Para cada situação exigirá uma avaliação do técnico responsável.

3 Sobre o Treinamento de Bloqueio e Etiquetagem O treinamento teórico e prático garantirá o uso correto do procedimento e dos dispositivos de bloqueio. Recomendamos pelo menos 2 horas de treinamento para todos os técnicos que farão os travamentos. É importante que após o treinamento seja feita uma avaliação prática e teórica para verificar o nível de aprendizado. Esta prova servirá como evidência da participação do técnico no treinamento e que o mesmo foi efetivo, ou seja, houve aprendizado adequado para a execução da tarefa. Sugerimos que seja escolhido pelo menos 1 técnico por turno para serem os multiplicadores deste treinamento. Os multiplicadores serão responsáveis por treinar novos técnicos, que por algum motivo não participaram do treinamento anterior, reforço anual. Sobre a auditoria de Bloqueio e Etiquetagem O principal objetivo da auditoria é verificar se os técnicos estão realizando os bloqueios corretamente conforme o procedimento. Caso não estejam, é preciso verificar qual o real motivo pelo qual não estejam fazendo. Pode ser que não tenham participado do treinamento ou não possuem os dispositivos de bloqueio adequados, ou até mesmo que o equipamento

4 não permite o bloqueio por não estar adequado, ou por algum motivo de processo industrial não é possível desligar o equipamento durante a manutenção, entre outros. Desta forma, a auditoria serve para entender o que está ocorrendo na prática e como os problemas podem ser resolvidos. Para cada problema resolvido, se corrige o procedimento e se treina novamente. Para elaborar seu próprio Procedimento sugerimos considerar os questionamentos abaixo listados, pois o mesmo deve ser elaborado de acordo com as características operacionais de cada empresa. Boa leitura!

5 1. Quem ou quais profissionais efetuarão os bloqueios? A empresa deve definir quais os profissionais farão o bloqueio. Ex.: manutenção elétrica, manutenção mecânica, instrumentação, terceiros, operação (produção), processos, etc. 2. Os dispositivos de bloqueio serão de uso individual ou coletivo? Cada técnico terá o seu cadeado e etiqueta ou terá um kit? Ou ainda, os dispositivos serão disponibilizados na área de trabalho e todos terão acesso? 3. Onde serão armazenados os dispositivos? Os dispositivos de bloqueio serão armazenados em um Centro de Controle e todos que precisarem se deslocam até lá e pegam o que precisam, ou os dispositivos serão armazenados em diferentes Estações de Bloqueio dentro da fábrica?

6 4. As manutenções são em sua maioria corretivas ou preventivas? Normalmente em manutenções preventivas o número de técnicos que trabalham ao mesmo tempo é maior. Para esses casos é recomendado o uso da Caixa de Bloqueio em grupo. Da mesma forma, deve-se ajustar o procedimento para o uso desta Caixa de Bloqueio. 5. É necessário abrir painéis elétricos para o bloqueio de máquinas e equipamentos ou as manoplas das chaves e disjuntores ficam fora dos painéis elétricos? Caso seja necessário abrir os painéis elétricos para desligar os disjuntores, apenas um técnico eletricista habilitado e capacitado pode fazer esta tarefa. Neste caso, deve-se usar uma caixa de bloqueio e proceder da seguinte forma: o técnico que fará a manutenção no equipamento deve solicitar à um eletricista que este desligue e bloqueio o equipamento em questão. Este eletricista deve colocar a chave do seu cadeado dentro da Caixa de Bloqueio e bloqueá-la. Os demais técnicos que farão o serviço colocam seus cadeados e etiquetas nos demais orifícios da Caixa de Bloqueio. Após a conclusão dos trabalhos todos que realizaram o serviço retiram seus cadeados, abrem a caixa e chama-se novamente o eletricista. Este pega sua chave de dentro da caixa e retira seu cadeado e etiqueta de dentro do painel elétrico e religa o equipamento.

7 6. Prever a troca de turnos dos técnicos durante a manutenção de um equipamento. Durante as manutenções podem ocorrer trocas de turnos, e neste caso é importante escrever no procedimento exatamente o que deve ser feito. Nossa sugestão é que os técnicos que estão saindo dos seus turnos retirem seus dispositivos de bloqueio, e que todos eles sejam substituídos pelos dispositivos dos técnicos que estão iniciando seus turnos. 7. Prever situações em que o técnico que efetua o bloqueio perde a chave ou esquece de desbloquear e leva a chave para a casa. O que fazer nesses casos? Nossa sugestão é que haja um procedimento o qual sempre responsabilize alguém pelos bloqueios realizados. Dessa forma, em casos como esse o responsável pelo bloqueio deve tentar se comunicar com técnico que esqueceu seu cadeado. Por medida de segurança, é importante falar com o técnico para saber se está tudo bem e o que aconteceu. Somente após confirmar que está tudo bem, deve-se tomar a decisão por quebrar ou não o cadeado. Observe que em indústrias com equipamentos de grande porte existe o risco de o técnico estar fazendo a manutenção dentro do equipamento sem contato visual e sem sinal de celular. 8. Existem ajustes de processo na produção de modo que seja necessário a operação utilizar os bloqueios? Nossa sugestão é que cada empresa faça uma análise de seus quadros elétricos. As manoplas dos disjuntores precisam estar fora dos quadros. 9. Como está à implementação da NR 10 na sua empresa? Caso a implementação da NR 10 já esteja em processo de implementação, inclua o procedimento de bloqueio e etiquetagem no plano de trabalho. Faça uma previsão de investimento.

8 10. Vocês trabalham com terceirizados? Se sim, eles estão autorizados a realizar os bloqueios dos equipamentos? Prever no procedimento em que situações os terceirizados irão bloquear, e se os mesmos usarão seus próprios dispositivos de bloqueio ou se sua empresa disponibilizará esse equipamento. 11. O procedimento será geral e único para toda a fábrica, ou será necessária a elaboração de instruções de trabalho específicas por equipamento? Recomendamos elaborar um procedimento geral de Bloqueio e Etiquetagem e depois analisar se é necessário o detalhamento de instruções para cada equipamento ou equipamentos mais complexos. Este detalhamento é chamado de Instrução de Trabalho, e nele devem ser colocadas fotos com os locais onde ocorrerão os bloqueios. 12. Existem permissões de trabalho e/ou análise de risco para cada operação? Caso sua empresa possua permissão de trabalho ou análise de risco, sugerimos incluir no seu procedimento a inclusão do bloqueio. 13. As manutenções em subestações são feitas com profissionais internos? Se não, os terceiros devem usar bloqueio? No caso das subestações, o risco de acidentes pode ser maior tanto no que se refere ao patrimônio da empresa quanto aos acidentes potenciais. Nossa sugestão é criar no seu procedimento um item específico que trate exclusivamente do bloqueio das subestações. 14. Os equipamentos são bloqueados totalmente no mesmo painel elétrico, ou são bloqueados parcialmente e em vários locais? É muito importante analisar o diagrama unifilar com ramal de entrada em média ou alta tensão, subestação, painel de média tensão, quadros de distribuições, quadros de máquinas

9 e equipamentos das instalações elétricas. Em alguns casos um único equipamento pode estar sendo alimentado por mais de um painel elétrico, ou seja, painéis diferentes. 15. Quantos profissionais participam em média das manutenções? Caso participem mais de 6 técnicos nas manutenções, sugerimos o uso da Caixa de Travamento em grupo. Prever seu uso no procedimento de bloqueio.

10 Boa sorte! Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. SÃO PAULO, BRASIL Telefone: Horário de atendimento: 8hs às 18hs Rua Mafalda Maria Imperato Pinhata, 71 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP CEP contato@tagout.com.br

As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal?

As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal? As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal? O objetivo dos dois sistemas é garantir a saúde e segurança de cada trabalhador atuando no local onde o sistema está instalado. A sigla

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO I- ABRANGÊNCIAS Este Procedimento é destinado ao uso dos empregados ligados ou não a área de manutenção da xxxxxxx. Manutenção Preventiva e/ou Corretiva; Limpeza Técnica em máquinas e equipamentos; Lubrificação

Leia mais

Sistemas de Segurança de Bloqueio/Sinalização (Lockout/ Tagout)

Sistemas de Segurança de Bloqueio/Sinalização (Lockout/ Tagout) Sistemas de Segurança de Bloqueio/Sinalização (Lockout/ Tagout) Riscos Mecânicos Bloqueador Universal de Válvulas Sistema modular que permite o bloqueio de vários tipos e tamanhos de válvulas. Pode ser

Leia mais

ACIDENTE 10/01/08. André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. LOTO Lock Out - Tag Out (Consignação de Equipamentos)

ACIDENTE 10/01/08. André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. LOTO Lock Out - Tag Out (Consignação de Equipamentos) André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. LOTO Lock Out - Tag Out (Consignação de Equipamentos) Escola Profissional de Aveiro Auditório Eng.º Victor Matos 5 de Maio de 2010 ACIDENTE 10/01/08 O trabalhador

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 201 - Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Estrutura Hierárquica de documentação de um Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente

Leia mais

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT ENERGIA Elétrica Mecânica Hidraúlica Pneumática Química Térmica Gravidade Radiação Os procedimentos de Bloqueio e Identificação de Energia são a maneira

Leia mais

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GMI - 18 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES

Leia mais

Se a organização da empresa praticar a importância dasegurança e saúde do trabalho (SST) e programar uma estrutura adequada ao cumprimento dos objetiv

Se a organização da empresa praticar a importância dasegurança e saúde do trabalho (SST) e programar uma estrutura adequada ao cumprimento dos objetiv 35 Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN 2447-0627 SEGURANÇA UM VALOR INEGOCIÁVEL: DISPOSITIVO UTILIZADO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM UMA INDÚSTRIA DE PAPEL Alex de Paula Lisboa 1, Alexandre Fernandes

Leia mais

PAPER. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações.

PAPER. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações. Propuesta de sesión * 1 Introdução Autores del Trabajo Fernando Reis da Cunha Brasil cunhac3e@yahoo.com.br

Leia mais

Chega! de acidentes de trabalho Consulte um especialista Kirk Tel.:

Chega! de acidentes de trabalho Consulte um especialista Kirk  Tel.: Chega! de acidentes de trabalho Consulte um especialista Kirk www.kirkkey.com.br Tel.: 11 236-3345 Sistema Kirk de Intertravamento Rua Paulo de Faria, 182 Sala 82 - Tucuruvi - CEP: 2267- - São Paulo Objetivo

Leia mais

Manual do Proprietário CILINDRO CS-60

Manual do Proprietário CILINDRO CS-60 Manual do Proprietário CILINDRO CS-60 Índice 1- Apresentação. 2- Instalação e Instruções. 3- Operação. 4- Limpeza. 5- Manutenção. 6- Possíveis Problemas e Soluções. 6.1- A Maquina não Liga. 6.2- Os Cilindros

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.:

CNPJ: / INSC. EST.: - SP - CEP 14.960-000- Cx. Postal 60 CONDIÇÕES GERAIS O cliente cujo padrão de entrada não esteja em conformidade com esta Norma, não será ligado. Recomenda-se que as instalações elétricas internas após

Leia mais

Máquinas e Equipamentos NR - 12

Máquinas e Equipamentos NR - 12 Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho

Leia mais

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 Janeiro/2016 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 2 Janeiro/2016 A Empresa A Prime In-Tech, empresa

Leia mais

CENTRO DE CONTROLE DO TRITURADOR

CENTRO DE CONTROLE DO TRITURADOR CENTRO DE CONTROLE DO TRITURADOR Manual de Instalação Modelo MRS indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada, pode resultar em morte ou ferimento grave. CUIDADO CUIDADO indica uma

Leia mais

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE Elaborado por Ana Karolina Kalil Oliveira dos Santos Visto Aprovado por Márcio Flávio Ribeiro Pereira Visto Revisado por - CONTROLE DE REVISÃO Revisão Data Item Natureza das alterações 0 20/09/2006 - Emissão

Leia mais

COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12:

COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12: COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12: Com a publicação do texto revisado da Norma Regulamentadora 12, em Dezembro de 2010 pela Portaria SIT 197 do Ministério do Trabalho e Emprego, surgiram

Leia mais

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade Sumário Riscos em instalações e serviços elétricos Visão geral sobre a NR-10 Medidas de Proteção Coletiva Equipamentos de Proteção Coletiva Medidas

Leia mais

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo QMASS NR 10 Prof. Felipe A. Camargo NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 01 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando

Leia mais

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO Andrea Cristina Rosa 1 ; Thiago Limido 2 1, 2 Universidade de Uberaba andrearosaeng@gmail.com thiagolimido@amonet.com.br Resumo Atividades de manutenção,

Leia mais

Check List de Instalação do Laser Fotona. Maio/2017

Check List de Instalação do Laser Fotona. Maio/2017 Check List de Instalação do Laser Fotona Maio/2017 A instalação e manutenção do seu LASER FOTONA será efetuada pela Tecnoclin. Para que o mesmo possa ser instalado de forma segura, precisamos que você

Leia mais

#e-book 6 A maneira certa de fazer uma instalação elétrica!

#e-book 6 A maneira certa de fazer uma instalação elétrica! PREFÁCIO Como já dissemos anteriormente, a revisão das instalações elétricas deve ser efetuada a cada cinco anos. Visualmente, é possível detectar se existem falhas na instalação elétrica. Fios desencapados,

Leia mais

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017 O que é sistema de hidrantes: Sistema de Hidrantes É um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio. É o principal meio de combate a

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Programa Risco Visto APR Realizada, riscos controlados, acidentes reduzidos

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Programa Risco Visto APR Realizada, riscos controlados, acidentes reduzidos XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Programa Risco Visto APR Realizada, riscos controlados, acidentes reduzidos Walmir

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978.

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. ENG GLAUBER MAURIN LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. Aprova as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V, título II, da CLT- Consolidação das Leis do

Leia mais

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

Manual Técnico. Transformadores de Potência. Versão: 5

Manual Técnico. Transformadores de Potência. Versão: 5 Manual Técnico Transformadores de Potência Versão: 5 Índice 2 8 Página 1 1 INTRODUÇÃO Este manual fornece instruções referentes ao recebimento, instalação e manutenção dos transformadores de potência a

Leia mais

Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010

Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010 Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010 Seccionadores primários e secundários Definições Iniciais Segundo a NBR 6935, chave é um dispositivo mecânico de manobra que na posição aberta

Leia mais

Check List de Instalação do Laser Fotona

Check List de Instalação do Laser Fotona Check List de Instalação do Laser Fotona 2018 A instalação e manutenção do seu LASER FOTONA será efetuada pela Tecnoclin. Para que o mesmo possa ser instalado de forma segura, precisamos que você siga

Leia mais

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE VISÃO GLOBAL CONSULTORIA EM GESTÃO INDUSTRIAL; ADEQUAÇÕES AS NORMAS REGULAMENTADORAS; CONSULTORIA INDUSTRIAL RELAÇÃO SINDICAL E COM O M.T.E. GESTÃO DE PESSOAS EFICIÊNCIA PRODUTIVIDADE ORGANIZAÇÃO PRODUÇÃO

Leia mais

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi.

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Índice 1- Apresentação. 2- Instalação e Instruções. 2.1- Local de instalação. 2.2- Instalação Hidráulica. 2.3-Instalação Elétrica. 3- Operação. 3.1-Programação.

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga 1 3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão na bancada da bomba centrífuga. DATA: / /. Nome dos alunos: São Paulo - 2016 Prof. Dr.

Leia mais

Eliminado de Ar AE 30 e AE 30 A Manual de Instalação e Manutenção

Eliminado de Ar AE 30 e AE 30 A Manual de Instalação e Manutenção Eliminado de Ar AE 30 e AE 30 A Manual de Instalação e Manutenção ÍNDICE Termo de Garantia 1.Descrição 2.Instalação 3.Manutenção 4.Peças de reposição 5.Informações Técnicas 1 TERMO DE GARANTIA A Spirax

Leia mais

Qualificação Setorial - Oferta 2017

Qualificação Setorial - Oferta 2017 CURSOS Caldeireiro Eletricista Industrial LOCAL Barra Barra ENREÇO Qualificação Setorial - Oferta 2017 CARGA HORÁRIA MODALIDA Nº VAGAS 300 Qualificação 20 568 Qualificação 20 ESCOLARIDA destinados a adultos,

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 CEP CONTROLE DE ENERGIAS PERIGOSAS BLOQUEIO DE ENERGIAS EM EQUIPAMENTOS MÓVEIS Maira Raiza Alves de Aguiar¹, Prof. Thiago Límido Santos² ¹,² Uniube Universidade de Uberaba maira.aguiar@outlook.com.br¹,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS COPEL DIS DDI DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SED SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO DESD DOMS DESENVOLVIMENTO DEPARTAMENTO DO OPERAÇÃO, SISTEMA DE MANUTENÇÃO DISTRIBUIÇÃO E SERVIÇOS MANUAL DE INSTRUÇÕES

Leia mais

Válvulas L-O-X para o Isolamento da Energia Pneumática ROSS South America Ltda

Válvulas L-O-X para o Isolamento da Energia Pneumática ROSS South America Ltda Válvulas L-O-X para o Isolamento da Energia Pneumática Válvulas L-O-X para o Isolamento da Energia Pneumática Válvulas para o fechamento e exaustão do ar comprimido para intervenções de manutenção, inspeção,

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

3 Arquitetura do Sistema

3 Arquitetura do Sistema Arquitetura do Sistema 22 3 Arquitetura do Sistema 3.1. Visão geral O sistema desenvolvido permite a criação de aplicações que possibilitam efetuar consultas em um banco de dados relacional utilizando

Leia mais

Programa de Capacitação de Técnicos Multifunção para Manutenção de Subestações

Programa de Capacitação de Técnicos Multifunção para Manutenção de Subestações XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Programa de Capacitação de Técnicos Multifunção para Manutenção de Subestações Werneck

Leia mais

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR LINHA PROFISSIONAL 2016 SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR Empresa A TAGOUT iniciou suas a vidades em 2011 na cidade de Vinhedo, SP como uma empresa prestadora de serviços e revenda de produtos para bloqueio

Leia mais

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN NORMA REGULAMENTADORA Nº 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Gerenciamento de risco Químico Edson Haddad CETESB Gerenciamento de risco Propósito do PGR Programa de Gerenciamento

Leia mais

EDITAL Nº 233/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFSP

EDITAL Nº 233/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFSP EDITAL Nº 233/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFSP REGULAMENTO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO 2ª FASE O reitor

Leia mais

EDGE DEBURRING TORVEL

EDGE DEBURRING TORVEL Manual de Instruções 1 Índice 1. Considerações Gerais...3 1. Instruções de recebimento...3 1.2 A segurança em foco...3 e 4 2.1 Dados técnicos...5 3. Descrição do produto...6, 7 e 8 4. Instruções de uso...9

Leia mais

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV.

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. Página 1 de 6 Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. Linha: UV-CON Manual de instalação Versão 6 Página 2 de 6 Características gerais O sistema Rasatronic da série UV-CON é um sistema eletromagnético

Leia mais

Segurança em Eletricidade

Segurança em Eletricidade Segurança em Eletricidade Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave. Essas atividades são responsáveis por um número elevado de mortes

Leia mais

Instruções básicas para implementação

Instruções básicas para implementação Manuais Configurações de domínio Instruções básicas para implementação SPF DKIM CNAME Saiba como configurar a validação de seu domínio e garanta uma melhor performance nas suas campanhas de e-mail marketing.

Leia mais

Instruções para montagem

Instruções para montagem Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Edição 1.0 Garra Created by EBCCW 96:05 00:06 Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Garra

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO E ANALISE DE RISCOS DOS CORTADORES CORTAG MODELOS ZAPP 1250-G2 E ZAPP 200-G2 CONFORME NR-12 DA PORTARIA 3214/78.

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO E ANALISE DE RISCOS DOS CORTADORES CORTAG MODELOS ZAPP 1250-G2 E ZAPP 200-G2 CONFORME NR-12 DA PORTARIA 3214/78. RELATÓRIO DE INSPEÇÃO E ANALISE DE RISCOS DOS CORTADORES CORTAG MODELOS ZAPP 1250-G2 E ZAPP 200-G2 CONFORME NR-12 DA PORTARIA 3214/78. CLIENTE: CORTAG INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Avenida Rainha, 380 Parque

Leia mais

ESTABILIZADOR TRIFÁSICO KTR 20 KVA A 60 KVA

ESTABILIZADOR TRIFÁSICO KTR 20 KVA A 60 KVA Sartor Indústria e Comércio LTDA CNPJ. 94.277.084/0001-59 Rua Evaristo de Antoni Nº 1062 Bairro São José CEP: 95041-000 CAXIAS DO SUL RS BRASIL MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTABILIZADOR TRIFÁSICO KTR 20 KVA A

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 69 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM. GUILHOTINA ELÉTRICA (Armação de Aço)

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 69 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM. GUILHOTINA ELÉTRICA (Armação de Aço) LISTA DE CHECAGEM GUILHOTINA ELÉTRICA (Armação de Aço) 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de construções:

Leia mais

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA MEMORIAL DESCRITIVO SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SESC-SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO 1.0 - DADOS BÁSICOS: 1.1 - Edifício: SESC

Leia mais

Sumário. 1. Introdução O que é o Waga? Como criar uma Conta no Waga? Entrar no Waga Cadastros Básicos...

Sumário. 1. Introdução O que é o Waga? Como criar uma Conta no Waga? Entrar no Waga Cadastros Básicos... MANUAL DO USUÁRIO Introdução 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 O que é o Waga?... 3 1.2 Como criar uma Conta no Waga?... 4 1.3 Entrar no Waga... 5 2. Cadastros Básicos... 7 2.1 Cadastro de Veículo... 7

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Melhoria Projetar processo futuro (TO-BE) Exercícios 2 PROJETAR PROCESSO

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12 Bruno Caruso Bilbao Adad Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações D.O.U. Portaria SSST n.º 12, de 06 de junho de 1983 14/06/83 Portaria

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1208. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1208. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE 10.3 - SEGURANÇA EM PROJETOS 10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais. Redes de Instalação Elétrica. Prof. Msc. Getúlio Tateoki

Instalações Elétricas Prediais. Redes de Instalação Elétrica. Prof. Msc. Getúlio Tateoki Redes de Instalação Elétrica Redes de Instalação Elétrica Produção Usinas Hidroelétricas, Termoelétricas, eólicas, etc. Transmissão Transporte de energia elétrica gerada até centros consumidores. Distribuição

Leia mais

CIANOVE Automação para Elevadores de Obra

CIANOVE Automação para Elevadores de Obra Florianópolis, 03 de abril de 2017 CIANOVE Automação para Elevadores de Obra A CIANOVE atua com o propósito de transformar o local de obra em um lugar mais seguro e produtivo, disponibilizando aos profissionais

Leia mais

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO m a n u a l d e i n s t r u ç ã o 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 ÍNDICE Informações Gerais 03 Função Painel Touch 04/05

Leia mais

AULA 7 Interpretação dos Diagramas Unifilares das Subestações Elétricas

AULA 7 Interpretação dos Diagramas Unifilares das Subestações Elétricas QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO UNIFILAR? AULA 7 Interpretação dos Diagramas Unifilares das Subestações Elétricas UNIFILAR SIGNIFICA DIZER QUE, EMBORA O SISTEMA ELÉTRICO POSSA INCORPORAR CIRCUITOS A DOIS OU

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA A SEGURANÇA

BOAS PRÁTICAS PARA A SEGURANÇA UNIDADE III BOAS PRÁTICAS PARA A SEGURANÇA 1. INTRODUÇÃO As múltiplas pesquisas, as estatísticas e a experiência cotidiana nos mostram que uma das maiores fontes de acidentes relacionadas às instalações

Leia mais

Treinamento Recomendado: - formal - leitura (sem necessidade de manter em registro) Controle de Revisão. Revisão Data Item Descrição das Alterações

Treinamento Recomendado: - formal - leitura (sem necessidade de manter em registro) Controle de Revisão. Revisão Data Item Descrição das Alterações Folha Página 1 de 9 Treinamento Recomendado: - formal - leitura (sem necessidade de manter em registro) Controle de Revisão Revisão Data Item Descrição das Alterações 03/10/2006 Emissão Inicial. 26/07/2007

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS COPEL DDI DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SED SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS COPEL DDI DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SED SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO COPEL DDI DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SED SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO DOMS DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS PASTA : OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE

Leia mais

Automação de Unidades Armazenadoras

Automação de Unidades Armazenadoras Paulo Carneiro Junqueira Gerente Geral de Armazéns Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Comigo A automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1006. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 350W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1006. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 350W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

CAL- COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA LTDA. GALPÃO CR

CAL- COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA LTDA. GALPÃO CR Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 Centro Fone: 637 77 65 Manaus / Amazonas CAL- COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS

Leia mais

HPS 28 DE AGOSTO. ELABORAÇÃO: Eng Seg. Reginaldo Beserra Alves

HPS 28 DE AGOSTO. ELABORAÇÃO: Eng Seg. Reginaldo Beserra Alves HPS 28 DE AGOSTO ELABORAÇÃO: Eng Seg. Reginaldo Beserra Alves Rev. 01 Novembro 2014 1 LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE 1. Apresentação A elaboração do Laudo Técnico de Periculosidade cumpre determinação

Leia mais

TEGG SOLUÇÕES INDUSTRIAIS LTDA Fone: (51)

TEGG SOLUÇÕES INDUSTRIAIS LTDA   Fone: (51) TEGG SOLUÇÕES INDUSTRIAIS LTDA WWW.TEGGSOLUCOES.COM.BR Fone: (51) 3340 0900 Conteúdo Garantia Informações importantes antes do uso Especificação Informações do Transmissor e Receptor Operação Geral - Iniciando

Leia mais

SERVIÇOS EM LINHA VIVA E SEGURANÇA

SERVIÇOS EM LINHA VIVA E SEGURANÇA SERVIÇOS EM LINHA VIVA E SEGURANÇA OBJETIVO Transmitir aos ouvintes conhecimentos básicos sobre técnicas de serviços em sistemas elétricos energizados e os cuidados a serem tomados nos mesmos. 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

ATENGE. Mais confiabilidade para o seu Sistema Elétrico. Serviços em Cabines Elétricas e Subestações de Alta, Média e Baixa Tensão ATENGE

ATENGE. Mais confiabilidade para o seu Sistema Elétrico. Serviços em Cabines Elétricas e Subestações de Alta, Média e Baixa Tensão ATENGE www.atenge.com Serviços em Cabines Elétricas e Subestações de Alta, Média e Baixa Tensão ATENGE Serviço Especializado de Manutenção Elétrica SOROCABA SÃO PAULO - BRASIL ATENGE Mais confiabilidade para

Leia mais

Método de Análise e Solução de Problemas PROGRAMA DE QUALIDADE USP. Tópicos principais: MÉTODO PDCA. 1 Método PDCA para gerenciamento de melhorias.

Método de Análise e Solução de Problemas PROGRAMA DE QUALIDADE USP. Tópicos principais: MÉTODO PDCA. 1 Método PDCA para gerenciamento de melhorias. Método de Análise e Solução de Problemas PROGRAMA DE QUALIDADE USP Ano 2006 Prof. Jésus L. Gomes Tópicos principais: 1 Método PDCA para gerenciamento de melhorias. 2 Abordagem para identificação de problemas

Leia mais

BR11 CHAVE PARA SECCIONAMENTO E ATERRAMENTO TEMPORÁRIO.

BR11 CHAVE PARA SECCIONAMENTO E ATERRAMENTO TEMPORÁRIO. R CHVE PR SECCIONMENTO E TERRMENTO TEMPORÁRIO www.krausnaimer.com.br terramento Temporário chave de seccionamento e aterramento da Kraus & Naimer tem a finalidade de estabelecer o aterramento de um circuito

Leia mais

MANUAL VALVULA MINI GLOBO SERIE 950

MANUAL VALVULA MINI GLOBO SERIE 950 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas globo de controle. As Válvulas mini globo Zanardo Série 950 foram

Leia mais

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão 1.1 Abrangência da NR-10 Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão O primeiro capítulo da NR-10 define o objetivo e o seu campo de aplicação. Logo no primeiro item a NR-10 deixa claro que

Leia mais

MANUAL VALVULA GLOBO SÉRIE VIAS

MANUAL VALVULA GLOBO SÉRIE VIAS A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas globo de 3 vias. As válvulas globo 3 vias Zanardo série 980 foram

Leia mais

Manual do Proprietário

Manual do Proprietário Manual do Proprietário Fatiadeira FTI-12 e FTI-14 Índice 1- Apresentação. 2- Instalação e Instruções. 3- Operação. 4- Limpeza. 5- Manutenção. 6- Possíveis Problemas e Soluções. 7- Esquema Elétrico. 7.1

Leia mais

Proteção e Acionamento Industrial DISJUNTOR e CONTATORES

Proteção e Acionamento Industrial DISJUNTOR e CONTATORES Proteção e Acionamento Industrial DISJUNTOR e CONTATORES Agenda DIA 01 03.10 Arena 1 Sistemas de Proteção Residencial DR Arena 2 Sistemas de Proteção Residencial Disjuntores e DPS DIA 02 04.10 Arena 1

Leia mais

Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência DINO - Divulgador de Notícias Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência A Cobrecom Fios e Cabos Elétricos ressalta que qualquer erro na confecção do projeto elétrico ou durante

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

EW1015 R3 Adaptador USB 2.0 para IDE e SATA 1 PORTUGUÊS

EW1015 R3 Adaptador USB 2.0 para IDE e SATA 1 PORTUGUÊS EW1015 R3 Adaptador USB 2.0 para IDE e SATA 1 PORTUGUÊS 2 PORTUGUÊS EW1015 R3 -Adaptador USB 2.0 para IDE e SATA Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem...

Leia mais

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Focada em Qualidade Fundada a pouco mais de sete anos, a Autoenge Solutions já se consolidou no mercado como referência em Qualidade nas áreas onde atua.

Leia mais

Submódulo Medição para Faturamento - Visão Geral

Submódulo Medição para Faturamento - Visão Geral Submódulo 12.1 Medição para Faturamento - Visão Geral Rev. N.º Motivo da Revisão 0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico Data de Aprovação pelo CA Data e Instrumento

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Sumário CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Eletricista Instalador... 5 Automação Predial Instalação de Sistemas Automatizados e de Segurança Eletrônica... 6 Máquinas Elétricas... 7 Comandos

Leia mais

Custo total das empilhadeiras

Custo total das empilhadeiras Custo total das empilhadeiras Se você vai adquirir empilhadeiras, não se iluda com o valor da aquisição, calcule o custo total de propriedade N os tempos de forte aperto financeiro, as empresas estão retomando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LIXADEIRA E POLITRIZ A UMIDO TECMAF

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LIXADEIRA E POLITRIZ A UMIDO TECMAF MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LIXADEIRA E POLITRIZ A UMIDO TECMAF Para sua segurança, devem ser lidas todas as informações contidas neste Manual de Instruções. O não cumprimento das instruções a seguir pode

Leia mais

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO Por favor, leia este manual com atenção para uso do equipamento. 1. Introdução O QTA (Quaro de transferência

Leia mais

/99 PT. Manual de instruções. Aparelho de regulação Logamatic Guarde para referência futura

/99 PT. Manual de instruções. Aparelho de regulação Logamatic Guarde para referência futura 63022884-06/99 PT Manual de instruções Aparelho de regulação Logamatic 2109 Guarde para referência futura Índice Página Manual de instruções 1 Colocação em serviço................................................................

Leia mais

ÍNDICE 1) APRESENTAÇÃO DO PRODUTO. 1) Apresentação do produto... 03

ÍNDICE 1) APRESENTAÇÃO DO PRODUTO. 1) Apresentação do produto... 03 , CERTIFICADO DE GARANTIA Este produto é garantido pela Amelco S.A. Indústria Eletrônica dentro das seguintes condições: 1- Fica garantida, por um período de 1 (hum) ano a contar da data de emissão da

Leia mais

Arco Elétrico: Causas, Efeitos, Medidas de Proteção e Cálculo de Energia Incidente

Arco Elétrico: Causas, Efeitos, Medidas de Proteção e Cálculo de Energia Incidente Arco Elétrico: Causas, Efeitos, Medidas de Proteção e Cálculo de Energia Incidente 1 Riscos em Eletricidade Os dois maiores riscos em eletricidade são choques elétricos e queimaduras: Proteção contra choques

Leia mais

TOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS IND. E COMÉRCIO LTDA. Av. Roberto Gordon, 171 Fone: Fax: CEP Diadema SP Brasil

TOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS IND. E COMÉRCIO LTDA. Av. Roberto Gordon, 171 Fone: Fax: CEP Diadema SP Brasil FRITADEIRA - SNACK MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia atentamente este manual antes de ligar e/ou utilizar o equipamento. TOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS IND. E COMÉRCIO LTDA. Av. Roberto Gordon, 171 Fone: 11 2134-7400

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EZL1006. Escopo de Garantia. Projetor Modular LED. 30W à 350W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EZL1006. Escopo de Garantia. Projetor Modular LED. 30W à 350W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav.

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 09/05/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: Verificado:

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS E REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA TURMA I

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS E REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA TURMA I CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS E REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA TURMA I EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO A Escola Técnica Estadual Deputado Salim Sedeh -

Leia mais

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Segurança e Saúde do Trabalho ao seu alcance! NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PREVENÇÃO Esta é a palavra do dia. TODOS OS DIAS! PRECAUÇÃO: Ato ou efeito de prevenir ou de se prevenir;

Leia mais

International Paper do Brasil Ltda

International Paper do Brasil Ltda International Paper do Brasil Ltda Autor do Doc.: Editores: Título: Tipo do Documento: SubTipo: Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim Controle e Bloqueio de Energia

Leia mais